domingo, 16 de dezembro de 2018

S.Clara 1 - F.C.Porto 2. A inspiração não foi muita, mas nunca faltou atitude, numa vitória que teve tanto de difícil como de justa


Depois da vitória em Istambul frente ao Galatasaray - a Turquia continua amiga, seis jogos, quatro vitórias e dois empates -, o F.C.Porto mal teve tempo para desfazer as malas, chegou na madrugada de quinta-feira, nova viagem passados dois dias, desta feita para os Açores e para defrontar o Santa Clara.

Sérgio Conceição fez algumas alterações em relação ao onze que jogou de início na Champions League: Maxi deu lugar a Corona; Diogo Leite a Militão; Sérgio Oliveira a Óliver; Hernâni a Soares; Adrián López a Brahimi, uma equipa refrescada e pronta para as dificuldades que se adivinhavam e se confirmaram. Um relvado muito difícil, solto e que prejudicava a circulação e as saídas rápidas, junto a um Santa Clara bem estruturado, organizado e competitivo, complicaram a tarefa do campeão nacional, obrigando os azuis e brancos a fazer um apelo ao espírito de sacrifício e ao carácter para trazerem os três pontos para a Invicta.
Não foi uma exibição brilhante do líder, isolado, mas foi uma vitória justíssima, muito valorizada pela excelente réplica dos açorianos.
Os são bernardos continuam a ladrar e a caravana continua a passar.

Forte, intensa, boa pressão, algumas oportunidades claras, foi prometedora a entrada dos portistas no jogo. Mas a partir de certa altura o meio-campo começou a emperrar, a tardar em soltar, não conseguia desequilibrar nem servir o ataque, chegar à frente em condições de poder assistir ou finalizar, a qualidade baixou. Disso se aproveitou o Santa Clara que soube utilizar bem as faixas laterais e as subidas constantes de Corona e Alex Telles, para criar perigo. Aos 26 minutos valeu um corte providencial de Militão, já com Casillas batido, aos 38 a partir da direita, boa jogada da equipa da casa, Alex adiantado, defesa, descompensada, Zé Manel no coração da área e no meio dos centrais, colocou o Santa Clara na frente do marcador. Reagiu o conjunto de Sérgio Conceição, numa bola parada e depois de um remate de Óliver, que o guarda-redes Serginho - tinha acabado de substituir o lesionado Marco - defendeu com dificuldade, Marega recuperou a bola, centrou, Soares fez o empate, colocou justiça no marcador já no período de descontos, resultado com que terminou a 1ª parte.

Resumindo, numa partida bem disputada, o empate ao intervalo ajustava-se. Entrou melhor o F.C.Porto, a partir do 20 minutos, os insulares reagiram, equilibraram, fizeram pela vida, foram compensados.

Para a 2ª parte Sérgio Conceição tirou um Óliver a perder confiança e fulgor, entrou Otávio e os Dragões foram à procura de dar da reviravolta. Otávio até nem entrou bem - muito trapalhão, a querer fazer tudo sozinho, não trouxe qualquer melhoria à equipa -, a qualidade de jogo não era famosa, mas numa saída bem delineada para o ataque, Soares recebeu no peito - jogada sem qualquer falta -, interiorizou, rematou, o guarda-redes defendeu para a frente, Moussa Marega sempre em cima da jogada, recargou, fez o segundo, F.C.Porto na frente do marcador iam decorridos 58 minutos.
Estava conseguido o mais difícil, mas ainda faltava muito jogo, por isso era fundamental não relaxar, manter a concentração e organização, procurar marcar, colocar-se a coberto de qualquer surpresa. Não foi o que aconteceu, os campeões não só não marcaram como nunca tiveram o jogo controlado,  sofreram até ao fim, brilhou Casillas com algumas excelentes intervenções em lances de elevado grau de dificuldade. Já na parte final e numa altura em que mais que tudo era preciso aguentar, saíram Soares para a entrada de Sérgio Oliveira, e Brahimi para a entrada de Maxi.

Concluindo, frente a uma equipa que durou 90 minutos e nunca se rendeu, o F.C.Porto, naturalmente, cansado - um exemplo: aquela bola que Casillas meteu na frente de Marega, noutras circunstâncias não terminava com o maliano a rematar fraco e de fora da área...- à custa de muito trabalho e muito suor, conseguiu o principal objectivo, vencer, somar a 13ª vitória consecutiva, num jogo em que não houve inspiração, mas nunca faltou atitude.

Nota final:
Mal acabou o jogo o SLB reagiu e para apelidar de suja a vitória do F.C.Porto.
Nenhuma novidade nesse comportamento rasca e que tem como objectivo pressionar, condicionar, coagir. A vitória do F.C.Porto foi limpa, fruto de muito trabalho e muito suor, muito espírito de sacrifício, carácter e personalidade de uma equipa que pode não jogar bem, mas não nega esforços para vencer.
Se este comportamento do SLB é recorrente - recordo sempre como exemplo paradigmático a época 2007/2008, época em que o clube do regime ficou em 4° lugar a vinte e tal pontos do campeão F.C.Porto e Vieira, sem pudor e vergonha na cara, veio falar em jogos viciados. Se amanhã o F.C.Porto ficar no mesmo lugar e a uma distância semelhante e algum dirigente portista disser algo parecido, juro que encabeço uma petição para o mandar internar - e por isso nem dever ser levado a sério... pena é que aqueles que enchem a boca a falar deste clima doentio, os que estão sempre preocupados com a imagem da liga portuguesa, não tenham coragem de dizer e em voz alta para o Benfica se calar, ter vergonha, que a desfaçatez e os delírio que alimentam os comedores de palha e de gelados com a testa, tem limites.

Última hora:
Roma - FCP
A.Madrid - Juventus
Ajax - Real Madrid
Liverpool - Bayern
Tottenham - B.Dortmund
Manchester United - PSG
Schalke - Manchester City
O.Lyon - Barcelona
12 de Fevereiro em Roma, 6 de Março no Porto

38 comentários:

  1. Faz mais sentido este meu comentário aqui que no post anterior:

    Pelos vistos o 5LB é um espectador assiduo dos jogos do nosso FC PORTO.
    Curioso é que não conseguem aprender nada! Pelo menos a nivel internacional. Proponho a sua determinação, vontade e fidelidade em seguir os nossos jogos com um Dragão de ouro!
    Mas lá está, vêem mas não conseguem discernir, já que o ódio que destilam é tanto que lhes turva a vistinha:

    1. Porque razão a Sport Tv não mostra o lance inicial do golo do Santa Clara? Com medo de ser insultada pelas toupeiras? Ou porque o marcador do golo aproveita-se da sua situação de fora-de-jogo?

    2. E porque razão as badalhocas das toupeiras dizem que é falta de Soares se foi o vermelhudo Patrick (contra o Sporting até foi expulso, contra os vermelhos parece um santinho) que tenta empurrar Soares e este defende-se? E que eu saiba quando 2 jogadores se estorvam um ao outro o árbitro não pode mandar moedinha ao ar e escolher para que lado é falta!

    3. E porque motivo é que os golos do FC PORTO são todos sujeitos a VAR e o do Santa Clara não foi?

    4. E para os cobardolas da Sport TV. Quanto mais vocês desejam as nossas derrotas, mais a gente vence. Já vamos em 13 seguidinhas, seus palermas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É simples. O golo do Santa Clara pode ser ilegal. O rapaz que desmarca o outro que centra para a área, vem receber a bola na direita de uma posição de fora de jogo? Ou estava em jogo no momento em que a bola é lançada nas costas do nosso lateral?

      Nenhum comentário, não há imagens nem repetições desse momento da jogada.

      Uma vergonha.

      Eliminar
  2. Caro DVP e Amigos:
    Foi, na verdade, uma vitória conseguida com muito esforço e em que esteve patente alguma fadiga. Não se entende que uma equipa jogue na Turquia e logo de imediato nos Açores só por causa de um "calendário" televisivo.
    Devemos estar preparados, para não termos um mínimo de benefício de dúvida, pois todos os nossos lances estão a ser"varados" e mesmo assim há quem não queira ver, são os piores cegor. Por exemplo o Diamantino e o tipo da arbitragem na TV24 metem nojo. Se o Manha até reconheceu que o golo foi limpo pois o futebol não é basquest...
    Casillas e Felipe em grande.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Se há dois anos atrás me dissessem que um tal de Sérgio Conceição iria devolver a esperança aos milhões adeptos portistas, fartar-me-ia de rir e diria que rasgava o cartão se ele entrasse no Dragão.
    É impressionante - independentemente do que acontecerá a partir de agora - a qualidade do trabalho desenvolvido por este rapaz (peço desculpa, mas continuo a olhar para o Sérgio como se ainda fosse aquele jogador talentoso e de raça, compreendam p.f) e a sua equipa, demonstrando à saciedade que a competência não só é ilimitada como, também, intemporal. Depois, se a isso juntarmos a humildade natural, que por norma se desenvolve em pessoas cuja proveniência familiar é moldada á custa de muitas dificuldades, então não custa admitir estarmos em presença de um predestinado. É claro que Sérgio não escapará ao peso de maus resultados, mas o saber, a crença, a fibra e fundamentalmente aquele talento que é inato aos especiais, serão suficientes para o levar a grandes proezas. Há muito que não tínhamos um tipo assim, temos sorte.

    Ontem, foi um jogo igual a muitos que são disputados após um jogo de Champions, é difícil mudar o driver, os oponentes agigantam-se sempre e a nossa vitória tem de ser autenticada em Lisboa, temos de ser sempre melhores em dobro.

    A organização criminosa espuma raiva e ódio e mentira, nada de anormal, tudo como dantes.


    PS.
    O despacho de pronúncia, relativamente aos e-mails, não deveria ter sido feito no dia 13?





    ResponderEliminar
  4. Boa tarde Sr. Vila Pouca.
    Uma observação: L. Godinho no SCL-FCPorto??? e A.S. Dias no Caceteiros de Ramalde-Tondela? Porque nomeiam sistematicamente estas pérolas para arbitrar o FCPorto? cà por mim os 5LToupeira está ainda, e apesar de tudo o que temos vindo a saber, muito activo e influente. Ontem foi simplesmente ridícula e vergonhosa a atual~\ao do sr. árbitro. Durante quanto tempo mais teremos que suportar isto? É normal os golos do FCP oito serem esmiuçados até ao ínfimo pormenor? Porque é que os comentadores da Sport(B)TV deixam descaradamente dicas para o VAR? O Sr. L.F.Lobo não poderia ser um pouco mais profissional e equidistante das cores que se defrontam em campo? Ontem, no golo do FCP, chegou ao cúmulo de referir que a falta sobre o ronhas carnidense Patrick havia sido simulação deste para, no minuto seguinte, enviar uma mensagem ao VAR BE de que teria havido falta do Brahimi para que o árbitro godinho não marcasse pontapé de pénalti a favor do FCPorto. (estupidamente)Tenho que assistir aos jogos do FCP sempre enervado e revoltado contra estas situações. Porque é que o FCPorto ganha limpinho na Europa e, nesta merda de campeonato, tem sempre que jogar nos limites para, contra tudo e contra todos, mostrar que é melhor. Será que estes FdP de Carnide não acabam de vez (já que dificilmente passam de Badajoz)?
    1 abç e viva o FCPorto.
    Luís Oliveira

    ResponderEliminar
  5. Luís, não é por acaso que o SLB, como foi o caso de ontem, mesmo não tendo razão nenhuma, mal acabou o jogo disse o que disse. Eles sabem que isso resulta, eles sabem que ninguém os vai questionar, dizer que deviam estar calados. Há neste país, desportivamente, mas não só, que se curva ao clube do regime, presta vassalagem, estende a passadeira.

    ResponderEliminar
  6. Vencida a etapa nos vermelhos dos açores e chegados à 13 jornada faltando para o final do campeonato 4+17 jornadas,com excepção da ida a lixoboa,defrontar o sportemcashball,só teremos mais dois jogos (Portimão e Madeira-Nacional)fora da zona norte(Aves,sportem,Chaves,Guimarães,Moreirense,Tondela,Feirense,Braga,Portimonense à 29ª,Rio Ave e à 33ªNacional da Madeira)A MARÉ AZUL irá ajudar e será determinante.
    Cumprimentos
    CP

    ResponderEliminar
  7. Já não vivo em Portugal há mais de uma década e estou habituado a ver os jogos todos do Porto em canais estrangeiros.

    Esta é uma das principais razões da minha sanidade mental.

    O meu pai no ano passado acabou com a subscrição da Sporttv. É vergonhoso o nível de vassalagem prestada a Lisboa e à maioria da carneirada portuguesa por parte de todos os canais. Todos.

    Mas a Sporttv cujo negócio é o futebol, deveria saber preservar a sua sua equidistância para poder proteger o seu negócio e quota de mercado. Nem isso sabem fazer.

    São os Henriques, os Lobos e a puta que os pariu a todos, centralistas, vendidos, sem espinha dorsal ou anti-Portistas primários, há de tudo o que não presta por ali e não se vê nada que preste.

    O escrutínio dos árbitros a tudo o que é golo que o Porto marque já chega a ser confrangedor.
    O que é facto é que mesmo a contra gosto, com o VAR, os árbitros têm e terão cada vez mais dificuldades em oferecer títulos ao Benfica.

    E o nosso clube tem que responder à letra às asneiras e à constante intoxicação vermelha das televisões.
    Lutemos contra este polvo, senão somos engolidos. O campeonato está demasiado equilibrado para a diferença de futebol apresentada entre Porto e os demais. Na Europa não há padres e a diferença é bem maior.

    ResponderEliminar
  8. Vitória sofrida sem dúvida, mas uma vitória justíssima, uma vitória do carácter, do acreditar, da atitude que dignifica a camisola. Por outro lado, convém ter presente a qualidade do adversário a quem a performance do FC Porto confere um incentivo extra.

    Já o clube do regime voltar referir-se a uma vitória suja do FC Porto, apenas tenho a dizer que é o que acontece quando se escreve a mirar-se ao espelho. Alguém devia explicar àquela seita o que é ter vergonha na cara.

    ResponderEliminar
  9. São belos 3 pontos, de sofrimentos, na raça.

    Nota-se o cansaço, e que as equipas contrárias têm uma motivacao extra (a forma como o Patrick se manda ao chão e desiste da jogada quando o Militão salva o remate, é exemplificativa).

    O Telles deveria descansar mais um jogo ou dois que está cansadote, parece-me.

    E sim, concordo com o que escrevem acima. Os nossos golos têm de ser autenticados até à exaustão, enquanto que dos rivais, nem por isso. Só mais uma forma de desiquilibrar a balança.

    AM

    ResponderEliminar
  10. Ó Toninho, vai comer gelados com a testa para bem longe. Aqui toupeira não entra.

    ResponderEliminar
  11. Caro DVP,

    Vitoria difícil mas completamente merecida, contra uma equipa muito difícil e que valorizou a vitória.

    É incrível como hoje se analisa os jogos do fcp. O segundo golo é completamente limpo. Na primeira parte, o árbitro transforma um pênalti a nosso favor numa falta que não existiu contra nós. É obra. Uma vergonha.

    Gostei dos centrais e de Herrera, que fez um bom jogo. Não gostei nada de Octávio. Entrou mal, apático, a perder bolas fáceis e sem sentido de marcação. Nota-se algum cansaço na equipa mas mantém uma maturidade e mentalidade muito acima da media e isso faz toda a diferença.

    Raoc

    P.s - acabei de ver o pênalti sacado pelo piscineiro...e não é preciso dizer mais nada.

    ResponderEliminar
  12. Não pude jantar direito, pois vi o jogo num restaurante e sofri um bocado...
    No fim, foi uma boa sobremesa...
    Notou-se cansaço, e o meio campo a partir de certa altura, funcionou mal...
    Não fizemos um grande jogo, mas fomos sérios e solidários.
    As questões do VAR, a mostrar que tudo é bem escrutinado... e mesmo assim, a benfaria continua à solta e a pressionar...
    Agora preparar o Moreirense (uf) e assim sucessivamente.

    ResponderEliminar
  13. Silvestre

    Boa noite Vila Pouca,o triunfo do FC Porto ontem conquistado diante do Santa Clara não foi fácil,no entanto o FC Porto com galhardia, destreza e sagacidade conseguiu ultrapassar os obstáculos que teve pela frente e somou três preciosos pontos na caminhada rumo ao bicampeonato.

    Depois em termos individuais destaque para as prestações de Casillas, Militão, Felipe,Danilo,Marega e Soares,pela segurança ou equilíbrio que deram à equipa,bem como pelos golos que marcaram.

    Finalmente a permanente perseguição dos lampiões ao FC Porto é patética,cheira a desespero devido aos diversos casos judiciais que rodeiam os mesmos e transmitem uma mensagem de gente fraca que não olha a meios para atingir os seus propósitos,enfim os lampiões sob a tutela de Luís Filipe Vieira e companhia são realmente um bando de criminosos.

    Abraços
    Silvestre

    ResponderEliminar
  14. Pelos vistos o choradinho compensa para os lampiões ‚ mais um mergulho do Jonas piscinas para os 3 pontos ‚ confesso que em lance corrido até parecia penalti ‚ vejam bem em replay ‚ curioso que contra nós hà sempre VAR ‚ para aquela gente nunca o hà ...

    ResponderEliminar
  15. Boa noite caro MVP e caros Portistas;

    Para começar só tenho a afirmar que estas vitórias me dão um gosto enorme mas como referido aqui é um sofrimento para qq portista ver as artimanhas de sport tvs, padres e comentadores. Graças a deus vi o jogo sem comentários e mesmo assim o sr. do apito já me estava a por doente. Aquele pênalti que não quis marcar sobre o Herrera por falta de Brahimi quando o próprio deixa o lance seguir e o vê de frente, só mostra para o que ia. Quanto ao sr do apito apenas o último lance do jogo em que transforma uma falta de Ukra sobre Corona numa falta a favor do St. Clara.

    Sport tv ao ploro... Uma vergonha como esmiuçam os lances capitais do FC Porto e depois o lance do St. Clara que deu golo e me parece precedido de fora de jogo nada, não mostram o lance de forma séria e equidistante. São uns palerminhas amestrados... já que estamos no natal, embrulhem e desembrulhem dia 24 pelas 24. Tristes, só fazem acreditar que realmente o lance é ilegal.

    Quanto a quem ladra... Nada a dizer, que embrulhem como os meninos da Sport tv, o natal tá ai. Mas concordo com o MVP, qu apareça alguém de corrones para os por no sitio.

    Contra Tudo e Contra Todos. FC Porto Sempre.

    JP

    ResponderEliminar
  16. Os penálties assinalados sobre Bas Dost já entraram para o anedotário nacional.

    ResponderEliminar
  17. Manuel vou me focar no alarido dos vermelhos.
    Continuo preocupado porque acho que estão a conseguir condicionar como ainda hoje se viu..o seu menino bonito benfiquista lá foi hoje entrar no jogo deles..assim e fácil.. E eles estão a perceber que a coisa está a resultar...digo mais depois de ver também o jogo do Sporting não sei como estamos isolados na frente do campeonato..

    ResponderEliminar
  18. Os jogos dos toupeiras e dos calimeros esta jornada bateram todos os recordes da sem vergonhice. E nós ficamos calados? É preciso denunciar estes roubos sem medo. O Porto Canal serve para quê? Para lá levar betinhos de lisboa? É preciso deixarmos de ser politicamente corretos.

    ResponderEliminar
  19. Boa noite Vila Pouca

    Vitória fora nos Açores por 2-1 inteiramente justa, que logo algumas aves de rapina tentaram transformar numa vitória injusta.

    Mas hoje ainda não vi ninguém colocar em causa as vitórias dos clubes da capital e os respectivos penaltis do Jonas e do Bas Dost (2) que foram surreais.

    Mas esta era uma jornada onde há partida e analisando as 3 duplas de arbitragem, nenhuma diferença se poderia esperar do que aconteceu na prática.

    Senão vejamos, os jogadores do Santa Clara encostavam e empurravam e nem falta era, pois sabiam que com o Godinho ia passar tudo em claro e com o relvado, como bem diz o Vila Pouca, "solto", sempre que se tentava uma transição rápida os jogadores demoravam a arrancar.

    Alguns jogadores apresentaram alguma fadiga e como o próximo jogo é já terça, seria aconselhável olhar para esse aspecto e mexer um pouco em algumas posições.

    De resto, 3 pontos muito importantes, que naquilo que foi a dificuldade de viagens sucessivas, jogadores em esforço, interessou foi ganhar, para o próximo jogo a ver se voltamos a jogar bom futebol.


    Falando dos jogos de hoje, não vi o Marítimo e fui vendo o Nacional, no entanto pude ver os resumos e os 3 lances de penalti assinados e só posso RIR, a sério, é RIR.

    Nós andamos 4/5 épocas a ser roubados no que toca aos penaltis, ou então agora a regra é diferente, só pode, o Jonas mergulha á frente do GR e todos dizem que é penalti, o Bas Dost atira-se para o meio dos defesas, logo força contacto, logo 2 penaltis assinalados, isto no basket era falta ofensiva...
    Enfim, assim, com esta média o Bas Dost rapidamente chega ao fim da época com 30 penaltis assinalados a favor, já vão em 8.

    E aqui chegados verificamos que para o clube do regime foi o João Pinheiro, padre que está referenciado nos Mails e que continua a desvirtuar jogos a seu belo prazer.
    Mas se pensava que não podia ser pior, logo a seguir veio o Veríssimo que permitiu que os jogadores do Sporting dessem pau a torto e direito, o Bruno tinha que ser expulso neste jogo e assim pode fazer 2 golos e os 2 penaltis são de um surrealismo, mas enfim, com estes 3 jogos ficou demonstrado, se ainda faltassem provas, que somos um alvo a abater e os outros 2 vão ser levados ao colo pelos padres sempre que estiverem em dificuldades...como foi o caso de hoje.


    Portanto, estar para aqui a dizer que devíamos jogar melhor, com este ou aquele a titular e outros que deviam correr mais e o treinador devia... etc...

    Não vale a pena, olhamos para como ganham os 2 de Lisboa e percebe-se que isto continua minado e jogamos ao sabor de quem escolhe os árbitros para os jogos dos 3 grandes e com isso condiciona os resultados finais.


    Depois assistimos a esta situação surreal, os treinadores que jogam contra o FCPORTO sabem que devem dizer que nos lances de duvida foram prejudicados, mas contra os outros 2 clubes de Lisboa já se calam, mesmo quando têm razão, como foi o caso do Costinha hoje, e alargo isto também para o jogo do FCPORTO B (apenas vi o resultado final) que foi ganhar a Paços e lá veio o Vitor Manuel queixar-se, esta tendência de nos atacarem sempre a nós e meterem o rabinho entre as pernas quando jogam com os clubes de Lisboa é algo que está enraizado na maneira de muitos treinadores que sabem a quem devem agradar, não vão perder o "apoio" da com. social se começarem a dizer as verdades todas...


    Abraço, Gil Lopes

    ResponderEliminar
  20. Eu até ia comentar o nosso jogo mas...depois do nojo dos clubes da capital do império...nem me apetece!
    E ainda há quem entre nós tenha problemas de consciência!!!
    Só digo isto: OXALÁ SC fique conosco por MUITO tempo!...

    ResponderEliminar
  21. Os comentadores aziados da Sportv o tal Freitas dizia: “claro todos sabemos a fragilidade do Casillas nesta fase da carreira no que diz respeito aos lances na pequena área”, e o Porto está a “tentar controlar mas não consegue, e assim adivinha se a qualquer momento o golo do empate”.

    Estes tristes são uns frustrados ...

    ResponderEliminar

  22. Que penaltys em Alvalade !!!!!!!!......

    Tudo calado.

    ResponderEliminar
  23. Vou tentar ser sintético, e elencar meia dúzia de notas avulso:

    1 Como referi neste blog na antevisão: "acredito que o FC Porto vai marcar golos hoje nos Açores, mas, também os poderá sofrer."..." Para os adeptos do Oliver, não me parece que este seja jogo para o espanhol..." ambas se confirmaram, e nem sou o Prof Karamba!

    2 Bom, se contava com dificuldades, não esperava tantas oportunidades do Sta Clara (foram 4 flagrantes), aliás, o Sta Clara 1 Sporting 2 (jogo que vi), teve um filme identico, entraram a ganhar (novamente com golo do Zé Manel), e o Sporting deu a volta, todavia, o Sporting não sofreu tanto quanto nós. Pelos 70 minutos, tivemos algumas dificuldades em controlar o jogo, tal como o jogo directo do Sta Clara, o Sérgio Ol. deveria ter entrado mais cedo na minha opinião. Quando o Casillas e o Felipe foram fundamentais, este sinal revela o grau de dificuldade da partida, numa vitória justa mas sofrida, tal como o empate também seria justo.

    3 VAR, e o tal "claro e óbvio". Ainda ninguém aqui identificou o VAR? Eu ajudo: Arcebispo Esteves da margem sul, e... foi também VAR naquele D Aves 1 FC Porto 1 (a anteceder o clássico no Dragão com o Benfica), sim, esse mesmo em que o Benfica "roubou" um frame do penalty COMBOIO sobre o Danilo. Qual foi o critério do mesmo VAR nos Açores? Mt interventivo, com duas decisões mt discutíveis ambas a penalizar o FC Porto, e na Vila das Aves? ... Lance do 2º golo, o Patrick "Boaventura" (esteve em todas, vamos ver como estará em janeiro no Sta Clara Benfica...), foi o primeiro a agarrar a camisola ao Tiquinho, de seguida o Soares dá-lhe um "chega para lá", o arbitro deveria marcar qual falta, caso não tivesse um critério largo? A primeira, ou a segunda? E se esse lance fosse dentro de área, prevalecia a 1ª falta, o agarrão do "Boaventura", ou o "chega para lá" do Tiquinho? Conclusão, o árbitro esteve bem, o Arcebispo Esteves muito mal, golo limpo!

    4 Pós paragem das Selecções, o jogo nos Açores foi o 6º em 21 dias: 3 jogos Campeonato (com duas ressacas europeias), 2 Champions, e Belem T Portugal, há sinais naturais de cansaço. Para os 2 jogos esta semana (Moreira Taça, e Rio Ave), a rotatividade com critério seria ajustada, por exemplo no meio campo: Danilo/Sérgio no 1º jogo, Herrera/Sérgio no 2º. Com o Moreira, também pouparia e sentava o Marega (se o "Messe" do Mali "rasga", estamos fodidos) e o Brahimi, portanto com o Moreira para a Taça, uma poupança de 3/4 Atletas, sem mexer na estrutura defensiva da equipa.

    5 Sorteio de hoje, era "uindo" : FC Porto/Ajax, e Benfica/Gala, seria interessante, sobretudo para tiramos a "prova dos nove". Porém, isso não vai acontecer, repito, grandes probabilidades de irmos à "ilha maldita" (não quero mesmo o Liverpool), e fortes possibilidades de apanharmos o A Madrid (não podem cruzar com o Real, Barça, e B Dortmund, sobram-lhes apenas 5 adversários). Tenho uma "fezada" que será o Man United, e se tal acontecer, não me pareceu oportuna a "bicada" do Casillas no Mourinho. A talhe de foice, para o Sporting escolhia o Zenit (em fevereiro estão sem ritmo competitivo, pós paragem de inverno), e o Sporting arrumava uma equipa da Russia, dava muito jeito para o Ranking!

    6 Vila Pouca, a camisola do Telles é para mim, não é? Na Jornada 13, carimbamos a 13ª vitória consecutiva, tenho de me deixar dessas crendices. E já agora, o Professor bomboca já que vai a Montalegre, dava um saltinho a V Perdizes, pelos caminhos do Padre Fontes, entre contrabandistas, o diabo e as bruxas..

    PT

    ResponderEliminar
  24. Uma grande penalidade que ficou por marcar contra o satélite dos corruptos de carnide.
    Encontramos um verdadeiro actor neste patrick, quer no lance do Soares, quer no lance do Brahimi.
    Temos uma MALDIÇÃO Béla Guttmann no seio do DRAGÃO. Confesso que já perdi a esperança de ver o HP AZUL E BRANCO ganhar alguma coisa de substancial a nível internacional.

    Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar
  25. FC Porto/Roma, e, a coisa creio que estará nos 50/50, mas no histórico, sempre que nos cruzamos com a Roma seguimos em frente:

    T Taças 1981/82:
    FC Porto 2 Roma 0, golos, Walsh e Costa.
    Roma 0 FC Porto 0.

    Champions, play off 2016/17:
    FC Porto 1 Roma 1, golo: André André.
    Roma 0 FC Porto 3, golos: Felipe, Layun e Corona.

    (tenho de rever para ver se há mais confrontos com a Roma).

    1ª mão em Roma 12 fevereiro/19, 2ª mão no Dragão 5 de Março/19, pós clássico com o Benfica.

    A Roma investiu 130 M€ em reforços, mas algumas vendas geraram 149 M€, portanto um saldo positivo. Entre outros, venderam o Nainggolan, e o Senhor 62 M€ Alisson ao Liverpool

    Tem um plantel avaliado em 382 M€, já o FC Porto tem um plantel avaliado em 267 M€, nestas rubricas estamos em clara desvantagem, porém, com outros possiveis adversários, a diferença seria bem maior!

    O actual 6º lugar da Roma na Liga Italiana, tem colocado o Treinador Di Francesco, com um pé fora, e outro dentro.

    Foi 2º classificado no Grupo G, e somou 9 pontos, com os seguintes resultados:

    R Madrid casa 0-2, fora 0-2.
    V Plzen casa 5-0, fora 1-2.
    CSKA casa 3-0, fora 2-1.

    PT

    P.S. O regresso do Marcano ao Dragão, Marcano que fez apenas 5 jogos pela Roma, tem sido aliás habitual suplente.

    ResponderEliminar
  26. Boas.
    Eu acho que o Porto tem de reagir a este nojo do Benfica, nem que compre alguma publicidade na TV e denunciar a hipocrisia destes tipos...eles querem voltar a controlar os árbitros!! É clarinho como água! Vamos reagir quando perdermos? É esta a altura de o fazer!

    Abraço.

    ResponderEliminar
  27. Mais uma grande vitória da nossa equipa, a 13ª! Os criminosos de vermelho da segunda circular parecem cães raivosos. Não há 1 jogo nosso que não venham apelidar de jogo sujo... Não admira. Para quem acha que vale tudo e ganhou 4 campeonatos que estão sob investigação e nunca admite o sucesso dos outros... Mas isto mexe com os árbitros. Basta ver que em todos os golos que o FCP marca, é logo aberta a janelinha do VAR. Não nos dão nenhuma abébia. Sinceramente, eu acho que o que faz a diferença neste momento é a nossa atitude competitiva pois temos enfrentado obstáculos dos mais diversos tipos que nos têm criado imensas dificuldades. Ou são os nossos golos todos que são festejados e depois analisados pelo VAR e criam ali um suspanse (basta ver que os nossos jogadores já nem festejam de forma exuberante quando marcam golos que sabem que há ali qualquer coisa mesmo que por minima que seja em que possam pegar para o anular), ou é este calendário terrível (porque não nos facilitam nos dias e horas de jogo sabendo que jogámos para a Champions a meio da semana?), ou é os adversários que se for preciso contra nós correm atrás da bola como se não houvesse amanhã mas na jornada seguinte jogam com um adversário da sua igualha e não dão uma para a caixa.

    Terça temos mais um jogo para uma competição diferente. Vai ser bom regressar ao Dragão.

    Pedro Nuno

    ResponderEliminar
  28. O karma é fodido, vão apanhar com o "fraquinho" Galatasaray, e o Sporting sem ser cabeça de série, até teve um sorteio melhor, porque o Villarreal do Layun está mal.

    PT

    ResponderEliminar
  29. Apanhá-mos com o Roma que para mim era o melhor (com o Lyon) que podíamos apanhar.
    Mas cuidado é uma equipa recheada de bom jogadores.
    Contente de rever o Marcano.
    PS: agora vamos ver se eles ganham ao muito "fraco" Galatasaray.

    ResponderEliminar
  30. É verdade, o hoquei em patins tem o seu quê de amaldiçoado!!!

    ResponderEliminar

  31. A 2ª mão com a Roma será a 6/Mar e não a 5, pois não podíamos jogar à terça-feira nos 2 jogos.

    Sendo o jogo com o regime no fds anterior, podemos dizer que a temporada terá uma grande dose de decisão nestes dois jogos!

    ResponderEliminar
  32. Boa tarde caro MVP e caros Portistas;

    Uma vergonha o que se passou este fim de semana, uma puta vergonha e ninguém fala nada... Começo a ficar cansado, enquanto cada vez mais a jogo e jogo que temos somos puxados ao limite mental e fisico, é uma passadeira vermelha e verde aos nosso amigos (aqueles que não queremos pelas costas nem à frente) com constantes benefícios das equipas de amarelo. O veríssimo devia ser irradiado e os dois srs. do VAR desses dois jogos pelo mesmo caminho. O Sporting dvd que o Varandas tomou posse é constantemente levado ao colo e dps é folhas de imprensa cheias de golos e estatísticas bonitinhas para parolo comer.

    Desculpe MVP mas hoje vou descer de nível e dizer que quero mais é que esses mouros se fodam. E que na verdade se fodam todos, CS, palradores de serviço, governo, o país e tudo que continua a alimentar esta máquina bafienta de protecção a toda a merda que se passa aqui no cantinho da Europa.

    Fiquei feliz com o sorteio mas vamos com calma, focados e com a garra do costume, com os pés bem assentes no chão. E ainda fiquei mais feliz com o que calhou aos lamps... Agora é que vamos ver o quão fácil era o nosso grupo...

    Contra Tudo e Contra Todos. FC Porto Sempre

    JP

    ResponderEliminar
  33. Vamos jogar com a Roma. Algo curioso seria se quando jogarmos, eles já tivessem pre-acordo com o Herrera e Brahimi.

    AM

    ResponderEliminar
  34. Descobriram uma nova forma de sacar penaltis, agora basta ajoelhar. O Bas Dost ontem ajoelhou-se duas vezes e sacou dois penaltis. Até o VAR fica ceguinho e não consegue ver.
    Agora já sabem, um avançado que sinta um defesa por perto, basta deixar-se cair de joelhos à Jesus e tem o seu penaltizinho no bolso. Nada mais fácil.

    João D. Silva

    ResponderEliminar
  35. Falta de espelhos na 2ª circular.
    Falta de espelhos e de alguma vergonha. Foi um jogo difícil mas uma vitoria justa, e se alguém foi prejudicado foi o FCP, para quem viu o jogo e não coma gelados com a testa não é preciso acrescentar mais nada, o mesmo não se pode dizer dos dois clubes da 2ª circular.

    Os crimes do Polvo são tão graves, que o castigo se é que vai haver coragem para castigar peca por tardio. Só burros, estúpidos e ignorantes é que podem crer no caso Toupeira, que os Vieiras e Companhia nada sabiam. O dr Gonçalves desceu ao mais baixo que um ser humano pode descer culpabilizando-se para defender o resto da trupe. Quanto é que este sr vai receber por chibar-se a ele próprio, é que o crime é muito grave!?...

    A. C.



    ResponderEliminar
  36. Nalguns jornais franceses falam da vontade de regressar ao futebol português do pepe que terminou contrato com o besiktas.
    Também falam duma proposta do FC Porto porque se calhar vamos perder o militao?
    Não vi nada nos jornais tugas, alguém tem algumas informações?

    ResponderEliminar