terça-feira, 8 de janeiro de 2019
F.C.Porto 3 - C.D.Nacional 1. Na 18ª vitória consecutiva, o simbolismo de campeões de Inverno
Numa noite muito fria e com o jogo a começar às 21:15, hora imprópria, sempre, pior ainda no pico do Inverno, o F.C.Porto, líder à procura de manter distâncias para Braga e Benfica que venceram os seus jogos e aumentar a vantagem sobre o Sporting que perdeu em Tondela e da 18ª vitória consecutiva, numa partida a contar para a 16ª jornada do campeonato/Liga NOS, defrontou e venceu por 3-1 o Nacional da Madeira. Com mais esta vitória que não merece discussão, os Dragões cumpriram todos os objectivos, aconteça o que acontecer na próximo sábado em Alvalade, são os simbólicos campeões de Inverno.
De início com Casillas, Maxi, Militão, Mbemba e Alex Telles, Herrera e Danilo, Corona, Marega(Fernando aos 89 minutos), Soares(Óliver aos 76) e Brahimi( Adrián López aos 60), o conjunto de Sérgio Conceição pareceu surpreendido com um Nacional que entrou desinibido e atrevido, tentando jogar no campo todo, ter bola, não tendo receio em a manter, para depois procurar chegar à frente com perigo. E conseguiram, depois de Marega obrigar o guarda-redes insular a uma boa intervenção, foi Iker Casillas quem teve de se aplicar para evitar nova entrada a perder da equipa azul e branca.
Aos poucos o campeão foi ajustando, melhorando a qualidade de jogo, evitou e contrariou o bom jogo da equipa de Costinha, chegou à vantagem por Brahimi - assistência de Maxi -, aumentou a contagem após uma jogada genial pela direita de Corona, com o mexicano a fazer um cruzamento para Soares de cabeça concretizar.
Tudo parecia encaminhado para uma noite tranquila para a equipa de Sérgio Conceição, mas passados apenas 2 minutos e numa jogada esquisita, Róchez beneficiou de um ressalto, bateu Casillas, reduziu, resultado com que terminou a primeira-parte.
Pelo que as duas equipas fizeram nos 45 minutos iniciais, a vantagem mínima para os portistas ajustava-se ao desenrolar da partida.
Na etapa complementar nunca o Nacional ameaçou o empate, foi com naturalidade que o F.C.Porto chegou ao terceiro, marcou novamente Brahimi - de assinalar o grande passe de rotura de Tecatito Corona que colocou o argelino na cara do golo. Depois e até final, os azuis e branco foram sempre superiores, tiveram o jogo controlado, podiam ter aproveitado alguns espaços dados pelos insulares, para, com mais critério a definir, mais qualidade no último passe e mais eficácia na hora de finalizar, aumentado a vantagem. Não conseguiram, o jogo terminou com o resultado em 3-1, um resultado que premeia a melhor equipa e não penaliza demasiado a equipa do Nacional, equipa que teve uma prestação muito aceitável.
Não foi uma exibição deslumbrante do líder, mas houve alguns momentos, principalmente através de Corona, que valeram o preço do bilhete.
Com 6, 7 e 8 pontos de vantagem para Braga, Benfica e Sporting, o F.C.Porto está numa posição privilegiada, bem acima das expectativas. Mas nada está decidido, ainda falta muito campeonato, por isso nada de excessos de confiança, embandeirar em arco. É preciso manter o foco, os pés bem assentes no chão, a humildade, encarar os próximos jogos com o mesmo espírito com que encaramos todos os anteriores.
Mbemba, titular pela 1ª vez num jogo do campeonato, cumpriu, mostrou potencial para no futuro ser uma boa alternativa.
Fernando Andrade também se estreou, mas jogou apenas uns minutinhos, não pode ser avaliado.
Pepe está de volta ao F.C.Porto, assinou por dois anos e meio, até Junho de 2021.
É uma contratação à Porto. Houve uma oportunidade de negócio, as verbas estavam dentro das nossas possibilidades, fomos a jogo, fechamos.
Apesar de ter 35 anos, Pepe ainda está na posse de todas as suas capacidades, continua um jogador de qualidade, fiável, porque tem uma grande experiência num futebol ao mais alto nível de exigência, pode ser muito útil ao F.C.Porto, dá a Sérgio Conceição várias possibilidades para formar a defesa portista. Se já éramos fortes e perigosos nas bolas paradas...
Foi uma vitoria sem macúla ‚ pena o golo sofrido ‚ grande jogo do Brahimi e do Corona .
ResponderEliminarVem aí o jogo com o Sporting em Alvalade aonde prevejo que seremos roubados pelo padre de serviço ‚ para bem da nação do benfiquistáo ‚ só saimos de lá com a vitoria se jogarem o dobro do Sporting .
Bem vindo Pepe ao regresso a casa ‚ com a sua incursão prevejo que o Edér Militão passe para a lateral ‚ todavia precisamos de um medio ‚ até porque o Bazoer jà saiu .
PS- O Orelhas deve andar desesperado para aparecer em programas da manhã para donas de casa e reformados verem ‚ confesso que ainda vi um pouco na hora do almoço ‚ o presidente do benfica estava com uma cara triste e enfadonha ‚ mas a coisa melhorou quando começou a jogar à bisca com a rainha da malveira ‚ se calhar jà està a treinar para quando for para a Cargueira (LOOOOOOOL)
E...o orgulho neste grupo continua de vento em popa!!!
ResponderEliminarNão pude ver o jogo com toda a atenção, mas vi o suficiente para dizer que fizemos um jogo agradável e até seguro, embora com algumas oportunidades falhadas, como habitualmente, fruto de uma definição deficiente no último passe...a rever!
Pepe é uma óptima contratação, a lembrar tempos que julguei desaparecidos, mas que acabam por confirmar a nossa retoma desportiva, por ENORME mérito de SC!
Sonho que este mercado nos traga um DD e um PL, que seriam ouro sobre azul para enfrentar as 4 competições que aspiramos ganhar (Manafá e Vinicius seriam excelentes!)
Espero que no Sábado não haja traumas nem medo de ganhar, frente a um clube que tem sido bastante beneficiado nesta e na época anterior...espero um Porto igual ao da época passada em Alvalade. Se jogarmos assim e formos EFICAZES, os 3 pontos não fogem!!!
Mais uma vez o FCP sem fazer uma grande exibição mas o suficiente QB para vencer.
ResponderEliminarAinda falta muito campeonato ou seja a procissão ainda vai no adro, mas é sempre mais confortável olhar para trás.
"A morte de um caixeiro de banha da cobra"
Depois da saída do Sonso. Só falta o Vieira, só falta o Vieira é o novo hino lampiónico.
Ó Vieira paga a Boda, ó vieira paga a boda com dinheiro do benfica claro.
Poços de petróleo na 2ª circular.
Segundo o megalonamo vermelho, dinheiro não falta no clube!!! Para pagar as Bodas, aos Reinaldos da advocacia, e até para ir buscar o MOURA... e depois quem vier atrás... apague a LUZ.
A. C.
Uma vitória tranquila num bom show de Tecatito
ResponderEliminarÉ inevitável as comparações com a temporada passada, portanto, quando falta uma jornada para terminar a 1ª volta, como está a coisa pela 16ª jornada:
ResponderEliminar17/18 - 42 pontos (41-07).
18/19 - 42 pontos (34-10).
Rendimento pontual simétrico, porém neste campeonato, menos afoitos ofensivamente (menos 7 golos marcados em 18/19), e maior vulnerabilidade defensiva (sofremos mais 3 golos neste campeonato), explicações, para este menor rendimento defensivo/ofensivo?
Defensivamente, Felipe/Marcano já era a dupla do NES, já havia rotinas naturais. O que aconteceu nesta temporada? Nas 3 primeiras jornadas sem Militão o FC Porto sofreu 5 golos, mas restantes 13 com Militão, os mesmos 5 golos sofridos, porém, nas últimas 5 jornadas sofremos 4 golos, alguns muito consentidos, se o Militão chegou já com ritmo competitivo, todavia, soma já 22 jogos completos no FC Porto, e outros tantos no S Paulo, assim como o Felipe era totalista até ontem, e o Telles é totalista no campeonato, também estará no cansaço, a explicação para os 4 golos sofridos nas ultimas 5 jornadas?
Ofensivamente nesta temporada nunca tivemos em simultaneo o Abou e o Tiquinho, quando esteve um, não esteve o outro, e vice/versa (ambos por lesão).
Este mês de janeiro é, e será duro e de enorme densidade competitiva, serão 7/8 jogos em 3 competições distintas:
03 D Aves fora 1-0.
07 Nacional casa 3-1.
12 Sporting fora.
15 Leixões fora 1/4 T Portugal.
18 D Chaves fora.
22 Benfica 1/2 T Liga.
26 T Liga Final Sporting/Braga ?
30 Belém casa.
Recordam-se do mês de janeiro de 2018, isto já na temporada passada? Façam um esforço para também se recordarem das exibições, e do também cansaço latente ou não da Equipa, recordo-vos os jogos de janeiro/18, com um calendário muito simétrico com o desta temporada, foram então 6 jogos e meio (Estoril):
03 Feirense fora 2-1.
07 VSC casa 4-2.
11 Moreira fora 2-1 1/4 T Portugal.
14 Estoril fora 0-1 (1ª parte).
19 Tondela casa 1-0.
24 Sporting 0-0 1/2 T Liga (perdemos nas GP).
30 Moreira fora 0-0.
(recordam-se dessas 6 partidas e meia, e das exibições respectivas? Afirmavamos então, a Equipa está cansada...)
Hoje nem falo da partida de ontem que sobretudo valeu pelo resultado, mas, a minha "muleta" (a estatística) é sempre preciosa para me dar algumas, e variadas explicações.
E termino, hoje ao ler a avaliação individual dos 14 atletas ontem utilizados pelo FC Porto na Bola, li qq coisa extraordinária como esta : "O Adrian Lopez entrou bem, também ajudou o Maxi na direita nas tarefas defensivas...", alguém no Dragão vislumbrou o A Lopez a jogar na direita? É que só o vi na esquerda, será que o Paulo Pinto da Bola esteve mesmo no Dragão? Pobre jornalismo com estes "jornalistas" ...
PT
Jogamos mal, os primeiros 20 então foram uma miséria, a única acção era o esbracejar do SC. Corona jogava nada e depois faz cá uma finta, Brahimi na primeira parte nada, na segunda pumba (a lesao deve ter tido impacto).
ResponderEliminarMilitão: o gajo é mesmo, mesmo, muito muito bom.
Passamos um friozinho do carago mas há uma aura à volta da equipa extraordinária.
Venha o pepe (sai militao, ou militão vai para a direita?), mas 2.5 anos é mau (mas presumo que se fosse só 1.5, como deveria, ele não vinha).
E Venha a lagartada.
PT, comparar pontos com igual jornada do ano passado ainda pode fazer algum sentido, agora golos marcados e sofridos já acho mais rebuscado, dado que nuns anos jogamos em casa e fora com adversários diferentes. Mas se parece que no ano passado estavamos maior rolo compressor, na prática isso não se traduz em mais pontos conquistados, como se comprova. Portanto, era preciso aguentar este mês e parece-me que alguns jogadores estarao efetivamente prestes a encostar na enfermaria, como também vimos no passado.
ResponderEliminarUm ponta de lança era bem-vindo que nao sei o que o Abou trará quando voltar, assim como um extremo que isto de sacar o Adrian do banco nao dá aquela esperança de grande agitação no jogo.
AM.
Duplamente satisfeito, pela 18ª consecutiva que não consegui ver e pelo regresso de Pepe ao FC Porto. Força FC Porto.
ResponderEliminarPepe assinou por 2,5 anos. èmuito dizem alguns. Se assinasse por uma só época era pouco, diriam os mesmos. Quando não é das calças...
ResponderEliminarVila Pouca, quem é que falou em Jorge Mendes desviar o Pepe para o Mónaco? Eu não fui, não sou agente!
Mais uma vitória, nem sempre bem jogado, mas a ganhar...
ResponderEliminarExcelente a vinda do Pepe, este ano, janeiro está a ser mais bem preparado, com contratações quase logo de imediato, faz falta, quanto a mim, um avançado, veremos o que nos traz o resto do tempo, num calendário tremendo e que pode fazer mossa.
Muita atenção e cautelas, isto anda bem, mas está longe de estar resolvido, muitas armadilhas vão ainda surgir, temos de continuar humildes e a trabalhar bem.Já no domingo, com o sporting...
O resto,quando pensava que tinha visto tudo, foi deprimente o programa com o orelhas(que, ou me engano muito, está a fazer tudo para trazer o Mourinho...). Infelizmente estamos num País onde reina o obscurantismo, até o Marcelo deu uma ajuda!!!
"PT, comparar pontos com igual jornada do ano passado ainda pode fazer algum sentido, agora golos marcados e sofridos já acho mais rebuscado"
ResponderEliminarAM, uma amostra com 16 jornadas, com a relação golos marcados/sofridos, primeiro, essa amostra é mais que suficiente, e rebuscado porquê? os golos não são quase sempre um importante indicador?
Por exemplo, na temporada passada tinhamos marcado 41 golos, nesta ficamos pelos 34, qual o possivel diagnóstico para termos marcado menos 7 golos?
Nesta temporada, tivemos o Abou entre Agosto e Setembro (mas nesse período não tivemos o Tiquinho, lesionado), em Outubro regressou verdadeiramente o Tiquinho, mas já não temos o Abou, até parece que combinaram não se encontrar, aliás, o Tiquinho (depois de cerca de 2 meses parado) substituiu o Abou com o Tondela (quando o Abou se lesionou gravemente) isto no final de setembro, e o Tiquinho até marcou o único golo ao Tondela. Temos Marega? Não vejo o Marega como um 9, mas sim como um avançado!
A talhe de foice, o Abou lesionou-se no final de Setembro, e está no 4º mês de recuperação, como sabemos, a rotura de ligamentos do joelho é a pior lesão para um Atleta, porque implica uma paragem/recuperação em média com a duração de 6 meses, se o Abou cumprir os 6 meses, no final de Março, ou meados de Abril se a coisa não complicar regressa. O Atleta do FC Porto que teve uma recuperação extraordinária após uma rotura de ligamentos do joelho, foi o Derley, lesionou-se em Alverca perto do Natal de 2003, e regressou 4 meses depois, no final de abril de 2004 justamente com o mesmo Alverca, mas já na 2ª volta no Dragão. O Derley fez provavelmente a recuperação record com ligamentos, apenas 4 meses, não fora isso, não jogaria a Meia Final com o Corunha, e a Final, isto se estivesse parado os 6 meses habituais!
PT
Como isto muda rápido e muito, uma espécie de tsunami.
ResponderEliminarHá dois anos atrás andávamos a torrar o NES, PC e quando se ouviu o nome de Sérgio Conceição, só faltou dizer que havia chegado o apocalipse. Eu, por exemplo, disse que rasgava o cartão.
Agora, Janeiro 2019, estamos a frente do campeonato, com o mérito dos humildes, porque contra nós todos jogam bem, são mais intensos, fazem mais faltas, mas também sentimos quando os adversários entram em campo,
já vem a perder por ½ a zero, ora isso chama-se medo. Medo que Sérgio Conceição induz com o olhar, seja para quem for quando as coisas não correm.
Agora o Presidente aparece feliz, não se fala em contas e contratamos o Pepe, grandíssima contratação. Estou contente, mas em alerta. Sábado, com sorte, podemos começar a pensar um bocado mais a frente.
Que puto de orgulho sinto.
"Há dois anos atrás andávamos a torrar o NES, PC e quando se ouviu o nome de Sérgio Conceição, só faltou dizer que havia chegado o apocalipse."
ResponderEliminarEga, há três anos atras, janeiro de 2016, VSC 1 FC Porto 0, o Sérgio no banco do Vitória, e o Rui Barros interino, enquanto não chegou o Peseiro, mas o Sérgio então esteve com pé e meio no FC Porto, quase com as malas feitas... Infelizmente, chegou um ano e meio atrasado.
Hoje quando se fala no Castro ir para o Benfica (não acredito), quando tem duas partidas para disputar com eles, e logo em Guimarães, recordo-me de janeiro de 2016 quando o Sérgio quis "ganhar ao Pai e à Mãe", e ganhou-nos mesmo com todas as ganas e profissionalismo, mas logo me ocorre o Tyler Boyd um rapaz da Nova Zelândia que o Sérgio foi buscar ao Vitória B e que fez um jogaço contra o FC Porto ...
PT
Caro DVP
ResponderEliminarBoa vitória contra uma boa equipa. Muito boa leitura do mister nas declarações após o jogo. Não fomos brilhantes, o colectivo não foi tão entusiasmante mas fomos sempre superiores. Gostei muito, muito de Corona e de Herrera que fez quilómetros. A equipa está bem e confiante.
Considero excelente a contratação de Pepe. Foi como diz, à Porto.
Raoc
Grande vitória de um grande Porto! Continuo a achar que se nota algum cansaço, mas a entrega e a raça é fantástica. Tal como a qualidade de muitos dos nossos jogadores: Casillas, Felipe, Militao, Telles, Danilo, Brahimi, Corona e Marega perecem-me jogadores de top mundial! Tal como o nosso caro Pepe. Gostei muito da contrataçao dele. Será que o Militao passará para a direita?
ResponderEliminarVitória tranquila..contra uma equipa que nos obrigou a correr mais do que se calhar pensávamos...este campeonato está a sair melhor que a encomenda 😊..seguimos tranquilos,reforços de peso sem grande alarido..a trabalhar a Porto como a muito não víamos..espero que não voltem os velhos vícios e que a ainda consigamos ir a tempo de recuperar o que de muito mal fizemos até agora em termos financeiros..
ResponderEliminarMilitão já era...
ResponderEliminarAproveitemos enquanto pudermos de ver este jovem prodigio com as nossas cores, pois no final da época um tubarão espera por ele. Se for racional, ponderado e gostar daquilo que faz, escolherá entre o Real ou o Barcelona. Para um dia mais tarde regressar, á la Pepe!
Entretanto ao que se vai sabendo o FC PORTO tem em olho um Militão versão 2.0 com apenas 19 anos de idade e, claro está, brasileiro. Aguardemos.
Eu também estou convencido que o Edér vai sair no final da epocá ‚ é daqueles jogadores que não engana .
Eliminar50K não são nada para os tubarões ‚ espero que os nossos dirigentes renovem e almentem a clausula para os
70 milhões .
Uma pedra no sapato da República Portuguesa.
ResponderEliminarbenfica Clube do regime só falta mesmo oficializar. Para alem da Inquisição o benfica é outra nódoa negra deste país, este Clube faz tudo à margem da lei e não acontece nada, transmissões dos seus jogos, com imagens manipuladas, pagamentos ao fisco com acções sem cotação, domínio na arbitragem, infiltrações de gente vermelha em todas as instituições desportivas no IPDJ, ministério do desporto, infiltrados no segredo da Justiça T-toupeiras, Imails comprometedores, etc etc, o que falta mais para que este Clube e suas gentes sejam severamente castigado... Neste país altamente centralista e vermelho, ninguém se atreve a castigar este praga! País Nojento...
A. C.
Caro amigo ‚ neste pobre país à beira mar plantado ninguém toca no clube do regime ‚ assim como ninguém toca em politicos e banqueiros por mais malfeitorias que façam e por mais provas que haja ‚ estão á margem da lei ‚ Portugal em termos de justiça confunde-se com qualquer país sul americano ou até africano .
EliminarAnónimo das 15:44
ResponderEliminarA clausula de rescisão está nos... 75 milhões.
Fantástica a contratação do Pepe. Um regresso fabuloso para o nosso clube. Ter Pepe e Casillas no mesmo balneário é receita para o sucesso por mil e uma razões.
ResponderEliminarA melhor exibição de Corona desde que vestiu a nossa camisola. O trabalho físico a que foi submetido pelo Sérgio não fez dele aquele jogador 100% consistente para a Europa, mas os quilos que ganhou fizeram dele outro jogador, diferente daquela andorinha das épocas anteriores.
A estabilidade que dá a um clube um treinador de topo.
Quanto às galinhas, são um nojo institucional. São o esgoto de Portugal
Boa noite Vila Pouca
ResponderEliminarBoa vitória frente ao Nacional, inteiramente justa, mas faltaram mais golos ao ataque do FCPORTO, ainda temos de melhorar nesse aspecto, na eficácia.
Quanto ao Pepe, 2 anos e meio parece-me bem, pois acredito que até ao verão de 2020 o Pepe quer continuar na selecção, logo precisa de jogar ou estar apto a tal.
Depois tem mais 1 ano onde pode passar testemunho e sempre pode ir ensinando os jovens da nossa formação...
Quanto ao Éder Militão, acredito que não sai em Janeiro, mas em Julho, espero que se consiga colocar a clausula num valor a rondar os 100 milhões, assim sempre podemos negociar por cima...
Parece vir a ser um portento como central no futuro...
Agora temos 6 centrais e apenas precisamos de 4, emprestar 2 seria a melhor opção, entre Mbemba, Diogo Leite e Chidozie, 2 deviam rodar...
Eu rodaria mais a equipa no seu todo, mas para os jogos mais difíceis e para a champions seria algo deste género em 433:
Iker
Militão, Filipe, Pepe, Alex
Danilo, Oliver, Herrera
Corona, Marega, Brahimi
Mas para estes jogadores aguentarem bem a época seria bom que se rodasse mais em algumas posições, onde já se nota desgaste...
Por ultimo, 18 Vitórias consecutivas, muito bom, excelente é passar esse numero e continuar a somar jogo sim, jogo sim...
Abraço, Gil Lopes
ATENÇAO:
ResponderEliminarAo que parece os vermelhos apresentaram certificados falsos que davam descida de divisao (pelos vistos foi o que disse o Vilarinho, presidente) durante dois anos ???!!!
E a ser assim tudo se calou e continua calado ?????????!!!!!!!!!
Ninguem faz nada ( desportivamente e nao só) ?!
Finalmente o FCP dá perceber aos oportunistas aos Trutas do futebol europeu que os jogadores não estão a Saldo, depois o negócio a fazer-se é outra coisa. Também não devemos valorizar este tipo de notícias porque muitas das vezes é muita parra e pouca uva, vemos o caso do Herrera e Militão que já foram vendidos não sei a quantos clubes, que os Gregos querem comprar o n/ guarda redes Sá, mas dão tuta e meia etc etc.
ResponderEliminarComprador, comprador sem olhar a meios financeiros está o Clube Vermelho da 2ª circular, embora a SAD tenha uma dívida de 500 milhões, eles querem o Mourinho e toda a casta de jogadores do futebol europeu dinheiro é o que não falta por aquelas bandas segundo o Caloteiro! Claro que isto são sintomas de desespero e megalomania.
A. C.
Caro DVP,
ResponderEliminarSó para lhe mandar um abraço e as melhoras, Viva o FCP
Abraço
Teófilo
O Juquinha Magalhães esteve no programa da Cristina.
ResponderEliminarPartiste-me todo, ó Juquinha!
Amor com amor se paga e fazer (lóbi) para o Porto canal acho bem e é preciso. abraço ao Mundo Portista. MKOELHO.
ResponderEliminarKoelho, eh pá, porque não me lembrei disso? Lóbi? Fantástico! Sendo assim, será que vamos ter a saloia a ser entrevistada pelo Juca no Porto Canal?
ResponderEliminarO único que não descansa é o Alex Teles
ResponderEliminarMas que vergonha este passeio vermelho na casa do Benfas b.
ResponderEliminarEspero que o Fábio Cardoso tenha feito um bom negócio porque o seu jogo foi incrível.