sábado, 16 de fevereiro de 2019

F.C.Porto 2 - Vitória F.C. 0. Um excelente Manafá no regresso às vitórias


Frente a um Vitória muito fechado, F.C.Porto foi claramente superior, dominador, conseguiu até ao golo de Herrera, iam decorridos 15 minutos, ser paciente, ter uma boa dinâmica, largura, jogo interior, chegar ao último terço com perigo. Depois do golo, com a equipa sadina a manter a tracção à rectaguarda, os Dragões perderam alguma clarividência, o jogo ficou mais incaracterístico, até ao intervalo, tirando a saída de Danilo por lesão, alguns ameaços e um desinibido e bom de bola, Manafá, nada mais a registar.
Tudo em aberto para a 2ª parte.

Que começou com o campeão novamente a impor-se e os setubalenses a manterem a mesma postura, mesmo em desvantagem, procurando apenas defender. Mais defenderam quando Éber Bessa foi expulso por acumulação de amarelos, iam decorridos 53 minutos - não foi penalty, também não acho que tenha havido simulação, mas acho que ele devia ter levado o 1º amarelo quando foi à perna de Danilo e o lesionou. A jogar frente a um adversário com menos um, ainda ficou mais fácil para a equipa de Sérgio Conceição. Já com André Pereira no lugar de Otávio, aos 65 minutos Soares aumentou a vantagem e daí até final quase nada de relevante se passou. Os sadinos conformados e sem capacidade de reacção, os azuis e brancos, com os três pontos garantidos, apenas preocupados em deixar passar o tempo, em não se desgastarem muito.

Notas finais:
Realçar o excelente jogo de Manafá - é verdade que o Vitória não obrigou a grandes trabalho defensivo, mas esteve sempre bem posicionado, deu profundidade, foi por dentro, por fora, cruzou e assistiu bem, prometeu muito - e para um amarelo a Soares que o coloca de fora no próximo jogo. E se não há Aboubakar e Marega, se André Pereira parece apostado em não aproveitar as oportunidades, mesmo em jogos, como foi o caso de hoje, fáceis, fica complicado.

De lamentar a lesão de Danilo. Esperemos que não seja grave.

Agora temos quase uma semana até ao difícil jogo em Tondela, um luxo nos tempos que correm.

Não somos o mais maior, melhor, grande, mas somos jeitosinhos...


84 comentários:

  1. Caro DVP

    Vitória justa mas por números escassos. A boa exibição merecia mais golos.

    Creio que é unânime que a Manafa fez uma boa exibição. Muito bom jogo. Permite recolocar Militão no meio onde de facto rende mais não apenas a defender mas também a construir.

    Espero que este jogo signifique a retoma nos golos e nas exibições.

    Finalmente uma palavra para André Pereira que como, diz continua sem aproveitar as oportunidades e pior do que isso julgo que enquanto representante da formação do FCP deixa muito a desejar.

    Raoc

    ResponderEliminar
  2. Foi uma vitoria inequivoca mas sem grande brilho ‚ faltas desnecesarias ‚ alguma sofreguidão na hora de delinear jogadas em progressão ‚ equipa do Setubál sempre muito faltosa ‚ impetuosa e sempre lá atrás .
    Perdemos mais um jogador por lesão (Danilo) e o Soares não joga em Tondela por causa dos amarelos ‚ se juntar-mos Marega ‚ Aboubakar e provavelmente Brahimi ‚ temo pelo jogo em Tondela ‚ aonde estará uma equipa super motivada (contra nós estão sempre) ‚ Fernando/André Pereira na frente ?

    ResponderEliminar
  3. Depois do Wakaso ter tentado assassinar o Otávio em Guimarães e ter saído do jogo com o prémio de melhor em campo na mão; agora foi a vez do Danilo levar uma paulada e não ter a mesma sorte do Otávio. Em nenhuma destas duas entradas assassinas foi sequer assinalada falta quanto mais amarelo ou vermelho.

    É o futebol português em que toda a gente pode dar paulada nos jogadores do Porto impunemente.

    Gostei do Manafa, não vi as autoestradas dos últimos jogos no lado direito. Achei a equipa mais equilibrada embora a falta de poder de fogo e de frescura de alguns seja por demais evidente. Espero que esta semaman inteira de descanso consiga ajudar a recuperar alguns dos nossos melhores jogadores.

    Agora foi o Danilo outra vez. Temos que ir à bruxa.

    ResponderEliminar
  4. Estamos condenados a jogar em Tondela com o Andre Pereira a titular. Nao podemos perder a liderança na semana antes de jogar com o Benfica. Seria muito mau para o animo e vamos para Tondela com uma equipa completamente remodelada.

    ResponderEliminar
  5. Grande SC em não ter problemas em por o Pepe no banco, mostra que só lhe interessa os superiores interesses do Porto!! Mas por mim quem iria para o banco seria o Felipe! Viva o FC Porto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 3asifa se o filipe fosse para o banco, depois do filme na imprensa por causa do dedo levantado, era dar combustivel a essas patetices.

      AM

      Eliminar
  6. Jogamos o suficiente para ganhar. Nesta fase é o que interessa. Mas não podemos fingir que está tudo bem.

    Não estamos numa boa fase e tudo nos acontece (lesões, amarelos em jogadores chave). E logo numa fase decisiva.

    Não tenho dúvidas, os próximos 4 jogos podem definir a época. Objetivo mínimo: Ganhar em tondela, empatar com os benficas e não ser goleado em casa com a Roma. Objetivos minimos atenção

    O manafa fez um bom jogo e, mais importante, mostrou que temos que ter um lateral ofensivo. Além disso acho importante ter um central rápido pois tem sido sempre os contra ataques a causarem perigo. Por isso Militão no meio. Depois filipe e pepe para um lugar à direita de Militão. Pepe sempre jogou à direita, por exemplo, e nesta fase dá uma saída melhor de bola.

    Muita preocupação para Tondela. Um campo pequeno e uma equipa que se fecha bem e nós sem um verdadeiro ponta.

    PS: Fala-se do jfelix e do paciência mas ainda não os vi falar mal do clube. "Não me adaptei", "nunca fui aposta" foi o máximo que ouvi. O Benfica aproveitou e bem. Eu quero ser é campeão pois já fizemos muito dinheiro antes com vendas e isso não garantiu títulos. Estar a bater sempre na mesma tecla é dar valor a mais ao jogador. Espero que no dragão não seja assobiado senão faz o jogo da vida

    ResponderEliminar
  7. Jogando o suficiente para justificar uma vitória justíssima e sem contestação, o FC Porto mantém a liderança isolado independentemente do que façam os adversários mais directos. Sexta-feira deslocamo-nos a Tondela para um jogo difícil, se é que há jogos fáceis, sem o trio atacante, se calhar também sem Brahimi e Danilo. Como adepto preocupo-me, mas por outro lado vale-me a confiança de SC que não se refugia em lamentos, acreditando que encontrará soluções para que saiamos de Tondela com mais uma vitória. Assim seja.

    Gostei imenso de Manafá, uma estreia prometedora.

    P.S.- Fiquei desagradavelmente surpreendido com as declarações de Jorge Andrade no final do jogo à Sport TV.

    ResponderEliminar
  8. Embora esteja obviamente satisfeito com a vitória, não gosto nada deste jogo excessivamente lateralizado e em que, muitas vezes, a bola vem do ataque para a defesa...mesmo em situações de desequilíbrio do adversário!
    Falta poder de fogo porque falta MUITO critério (e classe por vezes...)
    Em Tondela, com todas as limitações q temos, talvez Ádrian possa jogar no centro num sistema de 4-3-3...mas vai ser muito complicado!

    ResponderEliminar
  9. Pessoal,
    Eu ja o tinha dito aqui há 5 meses com oliver não perdemos nenhum jogo!! Pois n jogou em roma perdemos apenas uma coincidencia.
    Marius terá q ser convocado e caso for necessário terá q ser lancado as feras
    Quanto a questão dos centrais eu insisto o porto tem q jogar con 3 centrais e o pepe a líbero tal como foi na sua ultima passagem no Dragão.
    Um bom jogo para fazer experiência é contra o braga no Dragão para taça posso ser teimoso mas n m engano no resultado final esta provado com a minha insistência no oliver vai por mim sergio!

    ResponderEliminar
  10. Bom, um jogo tipicamente de ressaca Europeia, jogamos qb, circulamos, tivemos bola, controlamos (coisa que raramente fazemos), por momentos dominamos sem subjugar (se o fizessemos marcariamos mais um ou 2 golos), e o Casillas não fez praticamente uma defesa. Portanto, ganhamos, era o objectivo desta jornada, e sobretudo "descansamos", porque vem aí umas Penhas da Saúde, e de seguida uma Senhora da Graça!

    Etapa Porto_Tondela, cerca de 120 Kms, uma etapa curta, mas com diversos tipos de terrenos, desde troços planos, passando por contrarrelógios individuais e coletivos, até pequenos terrenos montanhosos. Fundamental nesta etapa, não perder a camisola amarela, etapa essa em que os roladores podem ser decisivos, tal como alguns sprints (não há Marega), sem esquecer a importância do Chefe de fila (Herrera), para colocar em prática uma estratégia bem definida para manter a camisola amarela (Ó Pedro Pinto, brevemente chego lá :)).

    A propósito da profundidade deste plantel, vou decalcar o onze de ontem para Tondela (mas sem Danilo e Tiquinho): Casillas, Manafá, Felipe/Militão e Telles; Herrera/Oliver; Otávio, Corona, Adrian Lopes e André Pereira. No banco 7 suplentes: Vaná, Maxi, Pepe, Loum (não esteve ontem), Hernani, Fernando e Marius (provavelmente regressa hoje à B). Fora dessa convocatória ainda ficam 7 atletas: Fabiano, Diogo Costa, João Pedro, Mbemba, Diogo Leite, Jorge (até dá para ter uma defesa completa não convocada), e o Bruno Costa. Se acrescentarmos as lesões do Danilo, Brahimi (creio que já irá a Tondela), Marega, e Abou, a que se junta o castigo do Tiquinho, totalizamos neste plantel 30 Atletas. Onde é que eu pretendo chegar? Não vamos ter 4 Atletas de vocação ofensiva em Tondela, mas teremos 4+3: Otávio, Corona, Adrian e André + 3 no banco: Hernâni, Fernando e provavelmente o africano Marius, mt preocupado estaria se não tivessemos alternativas, o que nem é o caso.

    Se alguns Portistas, já revelam aqui uma grande preocupação, porque em Tondela, provavelmente teremos 4/5 ausências, se me sinto também preocupado, com essas ausências? Naturalmente, porque por alguma razão, num plantel há titulares, e suplentes...Porém, se em Tondela, não vamos ter 4/5 titulares, mas esta semana teremos uma semana completa para preparar esse jogo (tão invulgar nos últimos 2 meses), e depois vamos jogar com 11, e teremos 7 suplentes no banco.

    O onze apresentado ontem, foi o mais assertivo na minha opinião, dar profundidade na direita com o Manafá, aproveitar o golo do Adrian Lopez em Roma (nunca vi o Dragão tributar ao espanhol aqueles calorosos aplausos). Sobre o Adrian, era bom que o Sérgio não visse apenas nele, a alternativa ao Brahimi na esquerda, mas talvez uma solução para a ausencia do Marega,
    não considero o Adrian um ponta de lança, nem extremo , mas sim um avançado ou 2º avançado. É o Atleta mais inteligente que temos em movimentações interiores e capacidade de jogar entre linhas que era o que fazia no A. Madrid, e no D. Corunha (aqui a jogar da direita para dentro), e depois, também garante golos. Ontem, não esteve mal (sem estar brilhante, não esteve péssimo), mas tudo o que fez, fez bem, juntou uma bela cabeça para uma grande defesa do Cristiano na 1ª parte, precisa de jogar!

    Quanto ao Manafá? É "apenas" aquilo, que até me surpreendeu tal o à vontade na estreia no Dragão a titular, por fora, por dentro, também a fechar, como referi aqui quando foi contratado, o FC Porto resgatou ao Leicester o Ricardo Manafá, porque há tanto Manafá no Ricardo, ou o inverso... Felisberto, o Manafá também não está aprovado? Ah... o Manafá também faz aquilo na esquerda!

    PT

    ResponderEliminar
  11. Se o André Pereira jogar no lugar de Soares, não estou a ver qual a aflição de alguns. Afinal ainda ontem Soares falhou 2 golos cantados!!!

    ResponderEliminar
  12. Foi um jogo típico no Dragão. O Setubal lá atrás, com dois autocarros, com falta de ambição - objetivo passava po perder pelo menor numero de golos possível. Destacar Manafá que fez uma série de cruzamentos perigosos. Andamos em maré de azar...nos últimos jogos há sempre alguém que se lesiona - ontem foi Danilo. Vai ser muito complicado substituir Soares. André Pereira ou fernando andrade perfilam-se como principais substitutos. A ver vamos.

    ResponderEliminar
  13. Um exercicio que faço habitualmente, é dividir os campeonatos em três terços distintos, no caso de campeonatos com 34 jornadas, 11 + 11 + 12 jornadas, o 3º terço tem mais uma jornada. Ontem disputamos a jornada 22, e se no 1º terço perdemos 6 pontos (duas derrotas), no 2º terço perdemos os mesmos 6 pontos (três empates).

    No nosso caso concreto FC Porto, já disputamos 2 terços do campeonato, com 22 jornadas jogadas. O que também faço habitualmente? observar classificação/pontuação do FC Porto pela 22ª jornada (2º terço do campeonato fechado), e neste caso, em campeonatos com 34 jornadas, e em que a vitória valia/vale 3 pontos, vamos ver as classificações/pontuações do FC Porto nos últimos 16 campeonatos, com 34 jornadas, e com a vitória a valer 3 pontos:

    1995/96- 60 pontos (61-07). 22ª jorn: 1º lugar, fomos Campeões. Tr Robson.
    1996/97- 57 pontos (53-14). 22ª jorn: 1º lugar, fomos Campeões. Tr Oliveira.
    1997/98- 50 pontos (49-24). 22ª jorn: 1º lugar, fomos Campeões. Tr Oliveira.
    1998/99- 49 pontos (52-20). 22ª jorn: 1º lugar, fomos Campeões. Tr F. Santos.
    1999/00- 48 pontos (44-12). 22º jorn: liderança partilhada com o Sporting, terminamos Vice-Campeões. Tr F. Santos.
    2000/01- 44 pontos (41-18). 22ª jorn: 2º lugar, fomos Vice-Campeões. Tr Fernando Santos.
    2001/02- 42 pontos (37-21). 22ª jorn: 3º lugar, terminamos no 3º lugar. Tr. Octávio/Mourinho.
    2002/03- 57 pontos (48-19). 22ª jorn: 1º lugar, fomos Campeões. Tr Mourinho.
    2003/04- 56 pontos (48-14). 22ª jorn: 1º lugar, fomos Campeões. Tr Mourinho.
    2004/05- 41 pontos (27-14), 22ª jorn: liderança partilhada com o Benfica, terminamos Vice-Campeões. Tr. Fernandez/Couceiro.
    2005/06- 48 pontos (34-13). 22ª jorn: 1º lugar, fomos Campeões. Tr Adriaanse.
    (entre as temporadas 2006/07 e 2013/14, 8 campeonatos disputados com apenas 30 jornadas).
    2014/15- 52 pontos (52-10), 22ª jorn: 2º lugar, terminamos Vice-Campeões. Tr. Lopetegui.
    2015/16- 49 pontos (43-15), 22ª jorn: 3º lugar, terminamos no 3º lugar. Tr. Lopetegui/Peseiro.
    2016/17- 53 pontos (45-11), 22ª jorn: 2º lugar, terminamos Vice-Campeões. Tr. NES.
    2017/18- 58 pontos (56-11), 22ª jorn. 1º lugar, fomos Campeões. Tr. S Conceição.
    2018/19- 54 pontos (42-12). 22ª jorn: 1º lugar. Tr Sérgio Conceição.

    Considerações genéricas:

    1 Nesta amostra com os últimos 15 campeonatos disputados com 34 jornadas, sempre que o FC Porto liderava isolado à 22ª jornada (final do 2º terço) , foi Campeão!

    2 Este actual Porto é o 6º melhor em termos pontuais, pela 22ª jornada.

    3 Aquelas duas últimas deslocações consecutivas (jornada 20 e 21), com a perda de 4 pontos, fez descolar o Porto anterior do SC então com 58 pontos, o actual está com 54 pontos, menos 4 pontos (os tais dois empates).

    4 Já aqui referi, naqueles dois empates consecutivos (Guimarães e Moreira), custou-me mt o primeiro (porque mereciamos ganhar, e ganhar bem), já em Moreira, o empate foi justo, e, até ganhamos 1 ponto no "lavar dois cestos", esse ponto, até nos permite continuar a liderar isolados, e esse é um "pormaior" psicológico nada dispiciente, por exemplo, permite-nos abordar o clássico em vantagem, e na liderança isolada, isto se vencermos em Tondela!

    PT

    ResponderEliminar
  14. Boa tarde Sr. Vilapouca. Folgo em pensar, pelo menos pelo que 'oiço' e 'vejo', que com o amigo tudo bem. Faz-nos falta.
    Quanto ao jogo nada para dizer de novo. Defesa mais equilibrada, sim! Concordo. Também prefiro o Manafá na direita (estou certo que depressa fará esquecer Ricardo e Dalot) e o Militão no centro esquerda. No centro direita já gostaria de ver o Pepe e fazer descansar o Felipe alguns minutos (pelo menos até à Roma). É que há muita batalha (Alô 1893) para travar e, em algumas delas, iremos ser espoliados à força toda, desavergonhadamente.
    Tondela sem Tiquinho? E se ele alinhasse em Tondela e ficasse amarelado para o jogo com os toupeiras vigaristas? Acho que seria pior.
    1 abç, viva o FCPorto e... até aos Aliados, claro.
    Luís Oliveira

    ResponderEliminar
  15. Há lesões até dizer chega no FCP, será que o Polvo encomendou algum bruxedo ao bruxo vermelho da Guiné Bissau!!! Eles são capaz de tudo, até de vender gato por lebre ao futebol europeu.
    O jogo de ontem só teve um Vector, a baliza adversária, vitoria justíssima do FCP.

    A. C.

    ResponderEliminar
  16. Podiam ter sido 5, 6. Era um jogo muito importante para manter a pressão -- CONSEGUIMOS. A memória é curta, tivemos série de vitórias que muitos (inimigos e portistas) ignoram. Quero ver quando Lage perder pontos (já perdeu contra nós), quero muito ver. Keizer passou de Imperador a Nulidade (acho injusto, SCP tem plantel muito mais fraco do que ano passado). Tenho certa esperança de que Aves-Inácio saque pontos ao SLB. Que a arbitragem seja limpa e que dêem o máximo e não sofram no início. Força, Aves.

    ResponderEliminar
  17. Art, "Não tenho dúvidas, os próximos 4 jogos podem definir a época. Objetivo mínimo: Ganhar em tondela, empatar com os benficas e não ser goleado em casa com a Roma. Objetivos minimos atenção"
    No FCP não se pensa assim, os objectivos são sempre ganhar, só se pensa em ganhar. Depois podemos não ganhar, mas a filosofia é essa.

    Concordo totalmente com as duas ideias: Felipe precisa de descansar, Pepe pela direita rende muita mais, mas depois do que aconteceu em Roma, Felipe de fora, era motivo para conversa.

    ResponderEliminar
  18. Incrível o que se passou no jogo dos juniores.
    Se Pinto da Costa tivesse a energia de outros tempos esta pouca vergonha toda não passaria pelos pingos da chuva. 1ue país nojento.

    ResponderEliminar
  19. Lamachã,

    Eu acrescentaria, o Oliver, nestas duas últimas temporadas com o Sérgio, zero golos marcados, os médios também devem fazer golo, ou não?...O Oliver não jogou nas três derrotas nesta temporada: na Luz, com o VSC (OT entrou nos 15 minutos finais, ganhavamos 2-1, e perdemos 2-3 no quarto de hora final), e em Roma, mas em Moreira quando saiu perdiamos 0-1, não vou por aí, mas recordo que nesse jogo em Moreira falhou escandalosamente um golo cantado ainda na 1ª parte.

    Quando o Oliver foi contratado definitivamente em 16/17, "só" por 20 M€(85% do passe), então o Bruno Fernandes quase se "ofereceu" ao FC Porto por 6/7 M€, Bruno Fernandes que chegaria ao Sporting no ano seguinte, e que nas duas últimas temporadas no Sporting, marcou "só" 21 golos no campeonato. Onde pretendo chegar? Em 16/17, escolhia o Oliver em detrimento do Bruno (pela imagem mt positiva que tinha deixado com uma ideia de jogo distinta, com Lopetegui), hoje, nem pestanejava, escolhia o Bruno Fernandes sem dúvida alguma, vou mais longe, o Bruno Fernandes é o melhor jogador deste campeonato!

    Lamachã, Bruno ou Oliver? Vá lá, uma resposta sem fundamentalismos...

    PT

    ResponderEliminar
  20. Posicionamento tático diferente do habitual, Adrien a fazer o corredor esquerdo e a entrar por dentro, Corona no centro solto, otávio a fazer o corredor direito e a entrar por dentro, Soares a referência na área. Foi um Porto mandão, dominador, do primeiro até ao ultimo minuto. casillas não fez uma defesa... Vitória justa.

    ResponderEliminar
  21. Filipe neccessita ir ao banco para refrescar a cabeça. Faz faltas desnecessárias, mas se fosse ontem, então é que a CS tendenciosa, hipócrita e manipuladora não se calava! Em vez do Filipe erguer o indicador, teriamos nós todos que ergeur o dedo médio a esses pacóvios.

    PT nunca aqui (ou algum outro lado) disse mal do manafá. Só disse que também dentro de portas temos ou tivemos soluções para não andar a comprar por atacado! Temos laterais e centrais até dizer chega e falta-nos o óbvio: um matador!
    Ah! Ontem o Rafa Soares no Vitória-Portimonense foi o homem do jogo... e não digo mais nada.

    ResponderEliminar
  22. O Oliver enganou toda a gente. Prometeu muito e não deu em nada. Paciência acontece. Graças a Deus o Otávio regressou mas mal da nossa sorte agora lesionou-se o Danilo.

    Rezemos para que o Brahimi e o Danilo possam regressar em breve.

    ResponderEliminar
  23. Depois dos juniores agora foram os B's. A direcção do Porto que não acorde para a vida. É nas modalidades é no futebol, em todos os escalões. É um fartar vilanagem e anda tudo a assobiar para o lado.

    ResponderEliminar
  24. OLIVER para mim ´dá muito à equipa mais que OTÀVIO, são opiniões

    ResponderEliminar
  25. Numa fase crucial da época, esta vitória, relativamente tranquila, dá moral, esta semana de repouso ativo é boa, temos contrariedades devido às lesões que não nos largam, mas acredito que vamos dar uma boa resposta em Tondela, jogue quem jogar, sendo preciso encarar o jogo a sério, logo desde o apito inicial.Temos ali gente, que mais rodados, acredito que vão dar mais (Adrien Lopez, por exemplo.
    Gostei de ver as modificações na defesa, com o regresso do Militão a central e um bom Manafá.
    Quanto às opiniões sobre este ou aquele,dos que estão no plantel, é melhor falarmos no fim, todos eles têm de ser apoiados, no momento.
    Compras por atacado / jogadores da casa, concordo com o Felisberto,como concordo com o Soren e o Vila Pouca, andamos muito mansos de novo, em relação aos escândalos que acontecem em todo o lado.E eles andem aí, com a força toda, no reino da impunidade...

    ResponderEliminar
  26. Eu falo de jogadores que pertencem ao clube Pt
    Insisto o melhor medio que temos e o Oliver independentemente de marcar ou nao

    ResponderEliminar
  27. Então PT, já percebeste o porquê do Sporting descansar aquela gente toda contra o Villarreal?

    A diferença que fizeram mais uns diazinhos de descanso (e um Bruno Fernandes em forma claro).
    Vamos estar mais frescos com o Tondela e espero uma equipa de 2as linhas com o Braga para atacar benfica e Roma com tudo o que for possível.

    ResponderEliminar
  28. Exibição qb, sendo a vitória incontestável. O vitória veio á antiga, com autocarro, mas com uma entrada forte conseguimos quebrar o muro sadino, depois a expulsão e o 2 golo acabaram com o jogo. Estreia muito boa de Manafa, muita disponibilidade física, rápido e o que mais me surpreendeu, qualidade nos cruzamentos.
    Militão sente-se muito mais confortável na zona central, a lesão de Danilo não foi má para o jogo de ontem, mas poderá vir a sê-lo se falhar algum dos próximos jogos. Corona é mais forte a jogar sobre o lado esquerdo, sempre que descaiu nessa ala, criou desiquilibrios. Concordo com o PT, acho que o Adrian é mais forte a jogar como 2 avançado. Primeiro para jogar na ala não é muito rápido nem forte no um para um, é sim forte em jogo de apoios, desmarcações e inteligente taticamente. Apesar de Tiquinho estar longe da melhor forma é de facto preocupante não termos nenhum ponta disponível contra o Tondela. É que apesar do que o Felisberto diz ser verdade (Tiquinho precisa de 3 oportunidades para fazer 1 golo) o André Pereira precisa de 3 oportunidades para dominar bem uma bola quanto mais para fazer um golo. Para piorar é um campo mais reduzido, promove mais um jogo de contacto... ou SC tira um coelho da cortola ou não se avizinha um jogo nada fácil, onde estamos expressamente proibidos de perder pontos (também não convém nada que Telles e Herrera vejam amarelo).
    Alexandre F.

    ResponderEliminar
  29. Pois essa é outra Alexandre, temos o Telles e o Herrera quase proibidos de fazer faltas. E o adversário sabe...

    ResponderEliminar
  30. Já ouço por aí muitas bocas que Jorge Jesus pode vir a treinar o FCP, no dia que esse senhor assinar pelo FCP, deixo de pagar cotas e ser sócio do FCP.
    O presidente pode gostar muito do bronco e como parece é presidente vitalício, porque não deixa a presidência mesmo com a idade que tem, mas eu, não gosto desse treinador por várias razões, e como tal... Sempre FCP mas não sócio.

    A. C.

    ResponderEliminar
  31. Pessoal,
    Vejo aqui muita gente a ter receio do jogo do tondela, meus amigos se o porto quer ser campeão não pode ter medo dos tondelas desta vida!!!!!pela amor de deus mesmo sem soares, nem marega, nem brahimi, estamos a falar do porto que tem plantel mais do que suficiente para ganhar ao tondela!!!! até parece que vamos jogar com o bayern de munique calma
    Há que colocar os jogadores que estejam melhor fisicamente nomeadamente, neste jogo pouparia, felipe jogava o Pepe, lançava o Loum e o andré pereira na frente sem medos
    Abraço

    ResponderEliminar
  32. Boa vitória... Seremos campeões (digo isto em relação a uma superstição que tenho e que nunca falhou), e porque é na adversidade que melhor nos damos... quando temos que serrar os dentes e ir pra cima deles carago!
    Vem aí o Tondela... e vamos ganhar. Com André Pereira ou outro qualquer... vamos ser 11 contra 11 e os nossos são muito melhores.
    Felizmente o mister soube mudar a defesa... há que lhe dar os parabéns pela coragem... porque os jornalistas estavam mortinhos por dizer... ah e tal nós bem diziamos que o Militão à direita não funcionava e o treinador mudou porque nós dissemos... lol... eu quero lá saber o que dizem os comentadores da treta, eu quero é que o meu Porto jogue bem e ganhe. É isto que o Mister tem que saber... Outra coisa... e sei que muitos me vão criticar por isso... mas... nestes jogos tipo... Setubal e Tondelas... acho que o nosso meio campo é melhor sem Danilo... eu gosto muito do Danilo, mas... em defesas fechadas o Danilo não tem visão de jogo. Acho que ontem até defendemos melhor sem Danilo... Oliver sabe esconder a bola, sabe fazê-la girar com paciência e de um momento para o outro faz um passe a rasgar fantástico... mas notem bem... para jogos tipo Roma e Galinhas... para esses Danilo faz muita falta... só a minha opinião.
    Quanto ao jogo de Tondela... caramba... eu só peço é que não chova muito esta semana, para depois aquilo não parecer um batatal... de resto... vamos ganhar!
    Um abraço
    Cila Ferreira

    ResponderEliminar
  33. Bom dia Sr.DVP
    Existem coisas esquisitas como tudo.
    O FCPORTO é a melhor equipa do campeonato, em Novembro o Braga fez um grande jogo no dragão com uma personalidade de equipa que quer ser campeã. Vi uma equipa a querer ganhar, com determinação com atitude como nem os lagartos e as galinhas fazem. Para espanto meu, nas saídas aos outros 2, o Braga foi uma equipa pequenina. Não entendo, ou melhor desconfio.
    Manafá faz lembrar o Cissoko.

    PT
    Para Tondela, não colocava Telles nem Herrera senão levam amarelo. Porque não jogar assim, julgo que seria suficiente para ganhar.:

    Casillas,
    Manafá,
    Felipe
    Militão
    Maxi
    Loum
    Oliver
    Otávio
    Corona
    Adrian Lopes
    André Pereira

    Ainda temos Hernâni, Fernando, Pepe, Bruno Costa, Mbemba, Jorge e João Pedro para mudar algo durante o jogo.
    Assumia o risco por completo. Aliás assumia o risco para sexta e para terça contra a equipa que joga bem contra nós mas que abre as pernas aos outros. Descansava a equipa, julgo que este 11 tem obrigação de ganhar em Tondela e chega para não perder contra o braga. Dava confiança a estes jogadores e preparava equipa para os 2 jogos decisivos contra Galinhas e Roma.
    Depois de ontem e se ganharmos em Tondela, uma vitoria contra as galinhas praticamente sentencia o campeonato.
    Não concorda?
    Cumprimentos
    Bruno Moutinho Guedes - 23657.

    ResponderEliminar
  34. Foi uma boa vitória no sábado. Apesar de termos jogado com um adversário pouco preocupado em ganhar o jogo e mais em defender atrás com tudo. Gostei sobretudo de ver o Manafá (deixou bons apontamentos, mas tenham calma com o rapaz. Não podemos gerar demasiada expectativa porque está num grande clube há pouco menos de 1 mês), gostei de Herrera (que máquina, nem parece que tem jogado os jogos todos) e gostei do Telles (Enormíssimo jogador, que classe. Os cruzamentos que ele faz são tirados a régua e esquadro). Dá pena no entanto ver o Pepe no banco, mas o que importa é a equipa. Lamentamos mais uma lesão, parece moda agora. Parecendo que não, estas lesões não ajudam nada à consistência das exibições da equipa e se a isto juntarmos o castigo do Soares para Tondela... temo bastantes dificuldades ao nível da finalização. Oxalá consigamos recuperar ao menos o nosso mágico argelino. Mas vamos ver... Quanto aos amarelos, vai ser outra questão para gerir. Veremos se o capitão Herrera e o Alex conseguem fugir ao cartão.

    Gostava só de deixar outro apontamento. Engraçado, que a melhor escola de formação de Portugal e do Sistema Solar precise de 2 penaltys para se salvar em casa contra o FC Porto. Temos ali muita qualidade para aproveitar. Temos é de os proteger e dar-lhes confiança.

    Pedro Nuno

    ResponderEliminar

  35. https://www.ojogo.pt/opiniao/cronistas/josemanuelribeiro/noticias/interior/quem-quer-ser-juiz-do-supremo-tribunal-10587944.html?target=conteudo_fechado

    Alguem pode colocar aqui para se ler este artigo do Jose manuel Ribeiro diretor do OJOGO ?

    ResponderEliminar
  36. LAMACHA disse...
    Eu falo de jogadores que pertencem ao clube Pt
    Insisto o melhor medio que temos e o Oliver independentemente de marcar ou nao
    ............

    Um médio num campeonato como o portugues a jogar numa equipa grande que nao faz um golo, é uma enorme pecha.

    Mas tem certo valor .

    ResponderEliminar
  37. A mim não me preocupam as ausências forçadas da formação principal da equipa. Esse, é problema para Sérgio Conceição resolver. Foi escolhido com critério e é pago para isso. Seja qual for a constituição da equipa, para mim é a melhor e aplaudo. Faço o meu papel. Se o meu Porto ganha, fico contente e aplaudo. Se o resultado não tiver sido o que mais me convinha e desejava, sofro com o Sérgio e com a "minha" equipa de sempre. Faço a roda com eles e grito que para a próxima vai ser melhor. E nunca deixarei de perdoar o que de pior possa acontecer, pois sei que todos quiseram e fizeram, mais do que eu, VENCER.

    DRAGÃO, SEMPRE!

    ResponderEliminar
  38. Anónimo disse...
    Já ouço por aí muitas bocas que Jorge Jesus pode vir a treinar o FCP, no dia que esse senhor assinar pelo FCP, deixo de pagar cotas e ser sócio do FCP.
    O presidente pode gostar muito do bronco e como parece é presidente vitalício, porque não deixa a presidência mesmo com a idade que tem, mas eu, não gosto desse treinador por várias razões, e como tal... Sempre FCP mas não sócio.
    ........

    Eu tenho esperança que SC permaneça no FCP , ganhe todos os campeonatos ou nao.
    Eu exijo que se dispute as provas até ao fim ( ou perto disso) e nao posso exijir a vitoria porque os outros tambem tem valor e o nosso plantel é apenas aceitavel.
    Agora a decisao acima é lamentavel. Eu tambem nao gosto muito do JJ mas uma coisa é PC outra o FCP....

    ResponderEliminar
  39. Boa tarde Sr.DVP
    Em resposta ao sr. A.C do comentário das 09:38.
    Respeito isso, e compreendo mas o clube para mim estará sempre acima de qualquer treinador,presidente ou jogador.
    Deixar de ser sócio só se não tiver dinheiro para comer. Deixar de ser sócio por um treinador ou por não gostar de um presidente não faz sentido.
    Mas respeito.
    Eu disse que enquanto o Maxi estivesse no FCPORTO que não ia ver jogos, olhe o amor foi maior que isso e já fui ver jogos portanto compreendo que diga isso mas depois vai arrepender-se, como eu me arrependi.
    Bruno Moutinho Guedes - 23657

    ResponderEliminar
  40. Vitória clara, mas realmente o amarelo ao Soares é motivo de preocupação. Frente ao Tondela vai ser um jogo muito complicado. Eu apostaria num 4-3-3 com Corona, Adrián e A. Pereira na frente. O Fernando e o Hernâni ficariam como alternativas ofensivas no banco.

    A classe do Oliver nos passes é uma coisa única no nosso plantel, mas como 10 acho que lhe faltam os golos. Acho que nunca vai passar de um jogador bom, mas nao muito bom. Vejo mais potencial no Otávio, mas ainda nao conseguiu ter a regularidade desejada, infelizmente também devido a algumas lesoes...

    ResponderEliminar
  41. O Corona o ano passado era uma andorinha com bons pés. Este ano depois de grande trabalho físico é um jogadorzaço. O Otávio o ano passado era uma andorinha para 20 minutos cada parte, este ano é um guerreiro que vai a todas e está implacável no choque, o que é extraordinário dada a sua altura. São jogadores que trabalharam físicamente e estão com mais força, pique e poder de choque. O Corona continua a falhar muito remate apesar de marcar alguns grandes golos. O Otávio sempre rematou bem. O Otávio e o Corona eram fáceis de ultrapassar a defender, hoje é muito complicado passar por qualquer um. O Corona hoje puxa a bola para um lado arranca e adeus, o defesa ou vai à perna ou agarra porque ir ao corpo já não chega para o derrubar. Com o Otávio a coisa está a chegar a esse ponto também.

    Tudo trabalho do Sérgio e deles obviamente, que entenderam o trabalho que tinham que fazer para se tornarem jogadores de nível europeu.

    O Oliver sempre foi o médio com melhores pés e melhor último passe. Mas fisicamente estagnou. Não evoluiu a defender, perde bolas comprometedoras (a um ritmo assustador) e não sabe (nunca soube) rematar. Portanto ou o Oliver que tanto prometeu, trabalha muito fisicamente para aumentar a explosão muscular e treina até à exaustão para começar a saber rematar, ou então vai-se perder por equipas medianas e vai ser mais um jogador com bons pés e visão de jogo que nunca conseguiu chegar onde devia. Gosto muito do Oliver e é com tristeza que tenho visto o futebol dele estagnar. Acho que se trabalhar a parte física ainda pode lá ir apesar da sua morfologia não ser tão vantajosa como a do Otávio.

    ResponderEliminar
  42. O que faz OTÁVIO de especial que diga que é um predestinado ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não disse que o Otávio é um predestinado. Disse precisamente o contrário. Que teve de trabalhar muito para elevar o nível e que o Oliver é o nosso melhor médio tecnicamente. Mas isso não chega para este nível.

      O que digo é que dada a morfologia do Oliver (não é tão atlético como o Otávio), pode ser mais difícil tornar-se mais explosivo e ganhar mais pique e poder de choque.

      Depois o Otávio é um jogador de guerra que nunca tem medo de meter o pé.

      O Oliver tem o mesmo problema do Sérgio Oliveira, são jogadores demasiado lentos para um futebol de Champions por exemplo. Não quer dizer que não façam grande jogos, porque tecnicamente são muito bons, mas têm um défice físico brutal. E o Sérgio tem um grande remate.

      Eliminar
  43. Acabei de ver o Mais Tabaco na nossa "querida" TVI, e tenho de partilhar convosco mais um disparate do propagandista oficial e oficioso do Benfica na TVI:

    "A lesão de Danilo, não parece grave, não sabemos se estará disponivel para jogar em Braga, mas, o Loum está impedido de defrontar o Sp Braga, porque está emprestado..."

    (By bacalhau à Braz)

    1 Na próxima semana, dia 26 de fevereiro (terça feira), 1ª mão da T Portugal, FC Porto/Sp Braga, no Dragão e não em Braga, como erradamente anunciou o propagandista.

    2 A Taça de Portugal é uma prova organizada pela FPF, como tal, os regulamentos da Liga de Clubes não tem efeito nesta prova. Recordo que na nossa última final no Jamor, o Josué jogou, e até marcou ao FC Porto, e estava emprestado ao Sp Braga. Nesta edição, o Pêpê, está emprestado pelo Benfica ao VSC, e nos quartos final da Taça, constou da ficha de jogo do VSC Benfica (TP), apenas não foi utilizado, e, estranhamente, porque o Vitória registava ausencias no meio campo.

    Portanto, o propagandista é de uma incompetência e amadorismo atroz, mas curioso, sempre tão assertivo, quando as notícias passam pelo Benfica.

    Bruno Guedes, neste mês e meio, e neste novo ano, o FC Porto já disputou 12 jogos oficiais, e, o Telles e o Herrera são os únicos totalistas nessas 12 partidas. Com tantas limitações para Tondela, não acredito nessas duas poupanças, pela influência que ambos tem nas dinâmicas da equipa, isto é, faria mais sentido terem sido poupados com o V Setúbal.

    Soren, eu entendi que o Keiser poupou 7 titulares com o Villarreal, para que todos jogassem "fresquinhos" com o Sp Braga, mas quanto a mim, foi uma estratégia errada, qual a diferença entre os 3ª ou 4º lugar? Nenhuma, teria outra opinião, se o Sporting/Braga fosse decisivo para garantir o 2º lugar e o acesso à Champions. Desprezar a L Europa, e poupar 7 titulares, tendo como adversário o moribundo Villarreal em Alvalade? Não é entendível...

    Felisberto, creio ter lido num post anterior uma abordagem tua deste tipo: "Jankos, Ewertons e Manafás, quando temos igual ou melhor em casa?", como não meto o Manafá no mesmo saco... Rafa Soares? A minha opinião, muito interessante no processo ofensivo, algumas lacunas a defender, e um lateral tem como prioridade, 1º defender bem, não me parece que o Rafa o faça bem, vou mais longe, considero o Oleg mais consistente que o Rafa Soares, é a minha opinião. Há uns 2/3 anos, também me iludi com o lateral venezuelano Garcia, depois de ter estado no Nacional, e agora no VSC, nem "calça" ...

    Felisberto, em todas as décadas surgiram jovens promissores na Formação do FC Porto, porém, muitos deles, na "fronteira" juniores/seniores, não deram o tal salto qualitativo que muitos de nós esperamos, por exemplo, recordo-me do médio Helder Ernesto no inicio da década de 70, qual foi o trajecto desse então médio promissor? Paços e Sp Espinho... Enfim, poderia estar aqui todo o dia a deixar "n" exemplos desses!

    Termino, não acredito que o D Aves hoje roube pontos, tem muita gente no plantel com ligações ao Benfica com passes partilhados: André Ferreira, Ponck, Mato Milos, Farina, Derley ou o "famoso" Lukinhas, quem puder ver, observem bem o Mama Baldé "Marega", também tem uma força sobre-humana...

    Vou agora espreitar a 1ª parte da Roma Bolonha, mais uma missão de "espionagem industrial"!

    PT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A estratégia foi provavelmente acordada com a direcção, porque a decapitação do Keiser pode ser a decapitação da direcção.

      Foi milho para os pombos comerem. E eles comem.

      Eliminar
  44. Curioso como não consigo destrinçar Otávio de... Oliver!
    São ambos pequenitos, são ambos tecnicistas (Otávio talvez um bocadinho mais) e tem visão de jogo (Oliver talvez um bocadinho mais) conforme as necessidades. Pena é que não sejam constantes. Isso sim é grande pecha de ambos. Mas também se o fossem a esta hora acham que ainda estariam no FC PORTO?

    Estou plenamente de acordo com o Lamachã. Há que ter respeito pelo Tondela, mas francamanete, medo? Então nesse caso nem sequer teriamos ido a Roma!

    ResponderEliminar
  45. Tal como previa, ao intervalo o Benfica ganha 2-0 nas Aves, tudo, mas tudo lhes corre bem, 1º ataque, 1º remate, e golo ... O Aves vai para cima, o Vlachodimos faz duas boas defesas, e numa nem meia oportunidade fazem o 2-0. Recordo o D Aves FC Porto, o FC Porto somou 4/5 oportunidades na 1ª parte, e virou 0-0. O Hugo Miguel "bolinhas" que apita a tudo, logo no inicio da partida, numa disputa de bola o Rambo Dias, mete o braço/cotovelo na cara do adversario, nem falta marcou, qual amarelo?!

    Roma Bolonha, vi a 1ª parte, o Bolonha desperdiçou 4 oportunidades flagrantes, duas do Soriano, outras duas do Santander, Roma que foi para o intervalo empatado a zero, nem sei como ... o público despediu-se na 1ª parte da equipa com um sonoro coro de assobios...

    Já na 2ª parte, fizeram o 1-0 de penalty pelo Kolarov "Telles", e num canto o central Fazio "fazio" o 2-0, agora mesmo o Bolonha fez o 1-2, Bolonha que ocupa o 18ª lugar na classificação da Liga Italiana ...

    Ressaca Champions? Não me parece, jogaram há 6 dias (quase uma semana), como tenho referido, esta Roma está perfeitamente ao alcançe do FC Porto.

    Quais as mudanças de hoje no onze, relativamente ao jogo com o FC Porto? Foram 3 mudanças no onze, na baliza jogou o Robin Olsen (decisivo na 1ª parte, com duas boas defesas com selo de golo, e ainda viu uma bola na barra), também jogou o 6 Nzonzi, e ainda o Kluivert jogou sobre a esquerda, relativamente ao jogo da Champions com o FC Porto, foram para o banco, o G Redes Mirante, o De Rossi, e El Shaarawy.

    PT

    ResponderEliminar
  46. Formação outra vez.

    Anda tudo doido com o último espasmo provindo do Seixal que, com um mix de irresponsabilidade, sorte, talento, mais tudo o que sabemos sobre feitiçaria lisboeta e os empates do FC Porto, aparece com todo o tesão de quem acha que tudo o que mexe é para comer.

    Ora é aí que entra o FC Porto, que enrredado nas malditas lesões mais a incrível e estúpida ineficácia que acontece quando não devia e que até faz lembrar um homem no apogeu do seu vigor, mas que sem saber ler e escrever algo se passa entretanto na cabeça e de um momento para outro a preguiça se instala, digamos assim. E mais ou menos assim que nos encontramos agora.

    Só que não devemos esquecer que temos um treinador de top europeu, que consegue fazer do balneário um lugar sagrado e onde nesse espaço consegue fazer perceber os jogadores que o mais importante é a camisola que vestem e sabendo disso, confio plenamente na aparição dos. Lopez, Hernanis, Octavios A.Pereiras, etc. Nao vamos vacilar, porque a equipa está forte, unida e focada.

    Agora um bocadinho de formação.
    Exceptuando um periodo dos fins de 80 e quase toda a década de 90, nunca esteve no ADN do FC Porto um aproveitamento intenso da sua formação, a sua história assim o diz, ao contrário, o lema foi sempre termos os melhores, fossem eles quem fossem, desde que lá podessemos chegar. Se calhar esta política deu-nos projeção internacional em detrimento da nacional, ou seja na sua génese o FC Porto tem a ambição internacional plasmada nos títulos até agora conquistados.
    A formação é essencialmente uma opção política de um clube que custa muito dinheiro e se não houver pelo 1 que consiga impor-se na equipa A, a coisa ao fim de uns anos poderá ser catastrófica. Por isso vem à baila os gigantes africanos.

    P.S.
    Na minha opinião quaisquer dos Filhos desde o redes ao medio, passando pelos centrais, poderia jogar na A

    ResponderEliminar
  47. Claro que a aposta nos africanos, com passaportes duvidosos ou com um desenvolvimento físico mais acelerado na adolescência, pode aumentar a probabilidade de títulos nacionais.

    Mas pasa formar para o futuro ou para voos internacionais, é uma aposta, eu diria quase estúpida. É tal coisa de dar milho aos pombos ou palha aos burros. E em Lisboa comem à doida.

    O problema é que nós (por muitos factores) apesar de termos uma boa formação não estamos a rentabiliza-la desportivamente. E mesmo financeiramente aquilo que aconteceu com o Rubén e com o Dalot já todos sabemos que pode voltar a acontecer se não nos acautelarmos.

    Contra a propaganda do seixalinho já estamos todos vacinados. Já sabemos como é e vai continuar a ser.

    Agora que falta um centro é infraestrutura fixa para a formação, ai isso falta.

    ResponderEliminar
  48. O melhor médio do FCP é só e apenas o Herrera. Preocupa-me que não haja mais ninguém no plantel capaz de o substituir. Tínhamos Sergio Oliveira que por vezes se aproximava, mas já não mora cá.

    ResponderEliminar
  49. O OLIVER enche mais o meio campo recupera mais bolas e a nível de construção de jogo faz grandes passes para dinâmica ofensiva muitos para golo, o OTÁVIO joga mais à frente bom a nível técnico grandes passes, os dois com uma grande pecha falta de goolo, isto traduz para mim o grande problema da equipa, a este problema dos médios não marcarem é preciso 20 a 30 jogadas de golo para marcar um golo, o SOARES e o ABOUBAKAR estão para mim a um nível mais baixo FALCÃO JACKSON e outros que nos habituamos ter, mas é o que temos e é assim que vamos ser CAMPEÕES

    VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO

    ResponderEliminar
  50. "Exceptuando um periodo dos fins de 80 e quase toda a década de 90, nunca esteve no ADN do FC Porto"

    Ega, estamos de acordo, mas, na primeira Final Europeia do FC Porto em 1984, nessa final foram titulares, o Zé Beto, João Pinto, Magalhães e Gomes, eram 4, portanto eram 4 Made in Formação, isto é, o FC Porto também nas décadas de 60/70 produziu muito, e bem. No Bicampeonato na década de 70, tinhamos o Gabriel, o Rodolfo, o Oliveira e o Gomes, todos titulares absolutos.

    Já neste século, é facto, houve um decréscimo ora de qualidade, ora de investimento em jovens da Formação, ou talvez uma questão estratégica, por exemplo, em Dublin na última final Europeia, mão tinhamos no onze nenhum Atleta formado no Clube. Já no biénio e finais Europeias com o Mourinho sim, mas esses, já eram da leva década de 90!

    Fundamental nessa questão, haver um ponto de equilibrio: maturidade/irreverência, isto sem desprezar a necessidade de se fomentarem referências de balneário!

    Vou mais longe, quem ganhou dentro e fora na Europa neste século, com equipas assentes na formação? Apenas o Barça, com Busquets, Xavi, Iniesta, Messi e companhia...Falamos hoje na extraordinária Formação do Ajax, com os putos maravilha de 19/20 anos, mas, quantos campeonatos venceu o Ajax com a "putalhada" nos últimos 5 anos? Apenas um, e já foi em 2014...

    PT

    ResponderEliminar
  51. Bom, o Sérgio se por um mero acaso vier aqui "ouler" o Vila Pouca, deverá ficar seriamente preocupado, porquê? Pode ter o lugar em risco, porque são tantos putativos candidatos à "cadeira de sonho", eu também me incluo, claro!

    PT

    P.S. Se o Lamachã aceitasse, seria o meu adjunto/scout, a versão Peter Taylor, o inglês adjunto/scout, braço direito, ou a razão do Brian Clough!

    ResponderEliminar
  52. Bem,
    PT não poderia aceitar um convite desses..... só de pensar que o meu treinador principal achava que os melhores jogadores estaria nos clubes rivais deixava me logo sem ambiente!!
    Mas agradeço é sinal de reconhecimento das minhas ideias e forma de pensar
    Abraço

    ResponderEliminar
  53. Outro penalty no jogo das galinhas....
    O samaris é guarda redes agora...e o Rúben dias está autorizado a jogar com os cotovelos em cada jogo.

    ResponderEliminar
  54. "Anónimo disse...

    "Bom, o Sérgio se por um mero acaso vier aqui "ouler" o Vila Pouca, deverá ficar seriamente preocupado, porquê? Pode ter o lugar em risco, porque são tantos putativos candidatos à "cadeira de sonho", eu também me incluo, claro!"

    Com a devida vénia.

    Dragão, Sempre!

    ResponderEliminar
  55. Oh Aires o Oliver recupera mais bolas? Do que quem? O Oliver é o médio que menos bolas recupera. Se recuperar uma por jogo é muito e é porque a pressão é bem feita por todos os outros à sua volta.

    ResponderEliminar
  56. Ontem vi o D Aves Benfica, e, curioso, em 3 lances claros para amarelo, e, todos no limite, o Rambo Dias, só por uma única vez viu o amarelo, quando o deveria ter visto por 3 X.

    Agora vejamos o "registo criminal", desse central, viril, mas leal, mas nada violento, no futebol sénior, e sobretudo, comparem os registos no Benfica B, e agora na equipa principal:

    Benfica B, II Liga:
    15/16- 25 JOGOS. 8 AMARELOS e 2 VERMELHOS.
    16/17- 28 JOGOS. 12 AMARELOS.

    Benfica, I Liga:
    17/18 24 JOGOS. 4 AMARELOS.
    18/19 21 JOGOS. 6 AMARELOS.

    Ora vejamos:
    1 - O "Rambo" na II Liga no Benfica B, em 53 jogos disputados, viu 20 amarelos e 2 vermelhos.

    2 - Já na I Liga, na principal equipa do Benfica, em 45 jogos, viu apenas 10 amarelos. Na temporada passada (em Paços lembram-se? Chegou ao fim do jogo sem ver um único amarelos, entre outros jogos, como o de ontem), mas na temporada passada, nem atingiu a acumulação de amarelos, e não foi castigado, nesta temporada já atingiu o 5º amarelo.

    Esse Atleta viril, mas nada violento, nunca foi expulso na I Liga Portuguesa, mas na Champions já sabe o que isso é, ou mesmo na II Liga. Porque razão há tamanha discrepância disciplinar, entre os jogos que fez na II Liga, e posteriormente na I Liga?

    Sou "picuinhas"? Nada disso, o Benfica ganhou 3-0 de forma clara (e o "bolinhas" não teve qq influência no resultado), mas a arbitragem foi aquilo que quase todos vimos, o Rambo não foi expulso, o Samaris fez transporte (como no voleibol) dentro de area, e nada se passou, a máquina de propaganda do Benfica, o que diria se esses lances grosseiros, sempre a beneficiar o mesmo, fossem protagonizados pelo FC Porto?

    PT

    ResponderEliminar
  57. Oh Soren só com o Feirense "fez 12 recuperações, protagonizou 71 ações com bola, acertou 41 dos 48 passes que arriscou e venceu os dois duelos aéreos que disputou " este é um dado estatístico que tive acesso mas deve haver muitos mais, considero o OLIVER dos melhores que o PORTO tem, mas isto é apenas a minha opinião que vale pouco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vale pouco, só estamos em desacordo em relação ao que o jogador vale neste momento.
      Para mim o Oliver tem sido uma desilusão. Passes para o lado e para trás ele tem feito muitos não há dúvida. E há jogos que recuperações nem vê-las.

      Oxalá um dia tenha um treinador que se adeque ao seu tipo de jogo. Com a bola no pé é um craque, mas nestes dois anos de Sérgio Conceição não gosto do que ele dá à equipa. Não sei se é dele ou do sistema de jogo. O que é facto é que eu acho que neste tipo de jogo o Otávio rende mais.

      Eliminar
  58. Soren vai me desculpar, presume que não vá ver jogos ao vivo caso contrário não diria uma barbaridade dessas!!! Não sabe o que está a dizer.
    Convido a ver o jogo da taça liga em braga contra os dois grandes e vamos ver quem é que recuperou mais bolas!!!!

    ResponderEliminar
  59. Notícia...estranha em timing...oportuno!...

    https://desporto.sapo.pt/futebol/artigos/fc-porto-castigado-pela-fifa-por-influencia-de-fundos


    Lá se começa a perceber a contratação do "guru" Luís Horta

    https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/benfica-quer-controlo-antidoping-em-todos-os-seus-jogos-e-do-fc-porto

    ResponderEliminar
  60. Pedro Pinto, relativamente ao tema sensível doping, só afirmo, quando temos representantes do FC Porto nos serões de segunda feira a "asneirar", e a fazer "auto-golos" com graçolas... Pergunto, quem te manda a ti sapateiro Anibal, tocar rabecão?

    O que é que um advogado sabe sobre o tema doping? De igual forma, o que saberá um médico de providências cautelares e afins?

    Sim, e naturalmente eles estão bem respaldados com o Luís Horta, porque tem inside information via ADoP ... Mais, FC Porto ou Sporting já foram controlados recentemente de surpresa, mas, tais práticas já são invulgares no Benfica, porquê?

    E, como não tenho pruridos em abordar esse tema, afirmo que o doping não é apenas uma prática habitual no ciclismo, por exemplo, porque razão são frequentes e comuns as ressacas europeias (no transfer Europa/campeonatos internos, é habitual as equipas somarem maus resultados pós Champions ou Liga Europa, nos seus campeonatos), isso é tão frequente por essa Europa fora... Será apenas pelo cansaço acumulado nas jornadas Europeias? Também, mas não só, mas vou-me ficar por aqui ...

    PT

    ResponderEliminar
  61. Concordo com o post na íntegra. Manafá não teve grandes trabalhos defensivos mas ofensivamente esteve bem, com um punhado de cruzamentos perigosos. O Porto dominou sempre, não dando azo a qq contra ataque ou transição rápida por parte do setubal. Tondela será um jogo bem mais complicado, mas esperemos que o Porto comece e acabe o jogo com atitude de campeão.

    ResponderEliminar
  62. Pois é Lamacha. O Oliver num ou outro jogo até é quem recupera mais bolas, é verdade. Como num jogo no Dragão em que recuperou 6 bolas em 40 minutos. E foi substituído aos 40 minutos. Sabe porquê? Porque falhou 10 passes em 40 minutos. Sim 10! Um em cada 4 minutos. Cada bola nos pés cada bola perdida. Que é o que acontece 90% das vezes quando não passa para trás ou para os lados. O Sérgio Conceição perdeu a paciência e entrou o Herrera.

    Estava lá a ver ao vivo e lembro-me bem. E há recuperar bolas e recuperar bolas. Se é que me faço entender.

    No competo geral o Oliver defende mal e é uma desilusão para o preço que custou. É como andarem aqui a dar loas ao Adrián López. Enquanto emprestamos o Sérgio Oliveira e vendemos o Rubén Neves porque estávamos com a navalha da UEFA no pescoço. Isso é que são barbaridades.

    Se vocês acham que o Oliver é um craque, força. Eu achei que viria a ser e agora vejo que pelo menos neste tipo de futebol do Sérgio não rende. O que eu acho é que ficou no plantel porque foi caro e tem que ser rentabilizado. Compromete defensivamente, não sabe rematar e falha passes uns atrás dos outros. Será do sistema de jogo? Será que estagnou? Ou então é apenas mais um barrete a la Adrian López?

    O Otávio é muito mais raçudo, consegue fazer um drible e sabe rematar.

    É a minha opinião, tal como é a minha opinião que o Adrian não vale nada, muito menos o preço que custou e espero que vá à vida dele quando o Galeno for integrado.
    Só espero que depois não venha dizer que sofreu bullying como o Bueno. Para já parece que foi "marginalizado". E pagava eu o salário a estes gajos para ver os putos bons da formação desaparecer.

    ResponderEliminar
  63. No controlo anti-doping há cavalos de Tróia se é que me faço entender. É mais uma manobra suja do primeiro ministro. E como o governo da Nação não actua, o criminoso continua impune a pressionar e coagir tudo e todos na opinião pública.

    Os resultados das últimas semanas não são alheios aquela entrevista no final da meia final da taça da liga.

    ResponderEliminar
  64. Até acho que a formação tem produzido alguns craques mas depois não são aproveitados pela equipa principal. O sérgio oliveira é um desses craques, Ruben Neves,... . Tivemos o André Silva. Temos agora Galeno, Oleg,... .

    ResponderEliminar
  65. Soren você não desarma parece o MST com o HERRERA, não pode ver o OLIVER nem pintado ao menos não baseie os seus argumentos com factos falsos, na minha opinião o OTÁVIO é um jogador de bom nível mas nunca será um grande jogador ao contrário do OLIVER, quer encontrar jogadores banais no plantel, procure nos avançados. Encerro aqui esta polémica em torno do miúdo espanhol, CASILLAS MILITÂO ALEX TELES BRAHIMI CORONA DANILO HERRERA e OLIVER estão para mim a um patamar superior, são jogadores top não ficam nada a dever a jogadores de equipas top europeu

    VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO

    ResponderEliminar
  66. Pronto leve a bicicleta. Se fazer passes que comprometem e deixam a defesa aos papeis, não saber rematar, não ter poder de choque no futebol moderno é ser craque, força.
    Argumentos com factos falsos? Isso queria você.

    Quem me dera que o Oliver evoluisse ou encaixasse no futebol do Sérgio Conceição.

    ResponderEliminar
  67. SOREN, não tem razão o oliver desde que começou a jogar este ano o porto não perdeu o resto é conversa.....da sua parte, não gosta dele é outro assunto admite que prefere o bruno (tal como o PT) agora não tente denegrir a qualidade do jogador pelo seu preço, fica lhe mal.
    Deve ter dito o mesmo do marega naltura e agora é o MAIOR....enfim!!

    ResponderEliminar
  68. "admite que prefere o bruno (tal como o PT) agora não tente denegrir a qualidade do jogador pelo seu preço, fica lhe mal."

    Lamachã, não queria entrar no vosso debate de ideias, mas vou novamente repetir qual a minha opinião do Oliver. Com uma ideia de jogo à Lopetegui, ou à Castro, o Oliver seria intocável e nuclear, aliás, fez uma temporada 2014/15 extraordinária, vou mais longe, o Oliver seria habitualmente titular com o Guardiola!

    Porém, num meio campo a dois, com um futebol mais musculado, mais robusto ou "machão", como preconiza o Sérgio, pode dar, mas não é a mesma coisa, por alguma razão o Simeone o dispensou, quando regressou a Madrid fez alguns jogos com o Simeone, mas sobretudo como suplente utilizado. E pergunto, porque razão o Oliver não é um indiscutível com o Sérgio, nem o foi com o Simeone? Porque a ideia de jogo desses treinadores (de alguma forma semelhante), não encaixa no futebol curto, de posse, filigranado, e de pouca dimensão fisica do Oliver. Está aqui a explicação para o facto do Oliver não ser um nuclear neste FC Porto do Sérgio!

    "o oliver desde que começou a jogar este ano o porto não perdeu"

    Avaliar um Atleta por aí, parece-me extremamente redutor (o futebol deixou se ser jogado por 11, e já não é um desporto colectivo?), o FC Porto em 39 jogos oficiais, somou apenas 3 derrotas: Luz, VSC no Dragão, e Roma. Mas se vamos por aí, recordo que no FCP 2 VSC 3, o Oliver entrou aos 75 minutos, o FC Porto vencia 2-1, e nos 15 minutos finais, o Vitória deu a volta, e ganhou 3-2, justamente com o Oliver em campo (e nem estou a culpá-lo por essa derrota, mas sim a equipa). Se vamos mesmo por aí, o FC Porto com o Oliver a titular em Moreira, perdia 0-1 quando foi substituido, e viria a empatar a 1 golo (recordo que falhou um golo cantado ainda na 1ª parte, com o resultado a zero), ou recordo ainda o FC Porto 4 Portimão 1, em que o Oliver foi substituido ainda na 1ª parte e perdiamos 0-1 . Portanto, se é um resultado compreensível uma derrota na Luz, ou em Roma, já não se aceita uma derrota em casa com o VSC, e quem estava em campo nos 15 minutos da remontada? O Oliver, mas repito, nem quero ir por aí, porque a responsabilidade é da Equipa, e não do Quim, ou do Manel ...

    Outra questão, qualidade do jogador/preço ... Recordo que o Oliver custou 20 M€ (85% do passe), qual o Atleta do FC Porto que teve esse custo? Apenas o Hulk, contudo, depois de 5 temporadas em que o FC Porto gerou encaixes desportivos com o Hulk, foi transferido por 40 M€ ... (aqui não incluo naturalmente o Imbula, porque foi uma "parceria" com a Doyen, "estacionou" 5/6 meses no FC Porto.)

    É verdade Lamachã, prefiro o Bruno Fernandes ao Oliver, só se eu fosse maluco, perguntem ao Sérgio se não tem a mesma opinião... Um Bruno Fernandes que já fez 11 golos só no campeonato (e não bate penaltys), joga, e faz jogar, rouba bolas, faz faltas, vamos comparar o incomparável? Quantos golos fez o médio Oliver nos últimos 2 anos no FC Porto? (zero) Vou mudar de opinião, só porque o Bruno joga no Sporting?

    Todavia, também sou coerente, o Oliver foi contratado definitivamente na temporada 2016/17, nessa mm temporada, recordo-me bem, o Bruno Fernandes quase se "ofereceu" ao FC Porto (custava então 6 M€, nesse ano a Sampdória pagou à Udine 6 M€, no ano seguinte foi vendido ao Sporting por 9 M€), porém, sublinho, em 2016, eu escolhia o Oliver em detrimento do Bruno, sobretudo pela boa imagem que tinha deixado em 14/15 com Lopetegui!

    O que verdadeiramente me causa estranheza? Este inusitado FC Oliver ...

    PT

    PS Comparar Oliver/Otávio, são Futebolistas com características quase opostas, e tão distintos ...

    ResponderEliminar
  69. Ah... Lamachã, o Oliver perdeu o estatuto de titular com o Sérgio, em setembro de 2017: FC Porto 1 Besiktas 3, a partir daí, só "calçou" praticamente nas Tças.

    Nessa mm temporada, já em janeiro de 2018, o Danilo lesiona-se na Taça da Liga com o Sporting, e na jornada seguinte, o FC Porto joga em Moreira de Cónegos: Moreirense 0 FC Porto 0, meio campo Herrera/Oliver, nova oportunidade para o Oliver, para na jornada seguinte num FC Porto 3 Braga 1, encaixar até ao final a dupla Herrera/Sérgio Oliveira, e o Oliver regressar ao banco ...

    A talhe de foice, neste último ano e meio com o Sérgio, a dupla que melhor funcionou no meio campo, foi Herrera/Sérgio Oliveira (2ª parte da temporada passada), ambos fundamentais e decisivos no campeonato que conquistamos, é a minha opinião!

    PT

    ResponderEliminar
  70. Parece que o Kelvin está de volta - pode ser um bom reforço para o lado esquerdo do ataque portista. Há vários clubes brasileiros que o querem...a ver vamos o que vai acontecer!

    ResponderEliminar
  71. PT gosto muito do futebol de Guardiola e fico-me mesmo por aqui nem digo mais nada para esta missa

    ResponderEliminar
  72. Aires, quando uma Admnistração contrata um Treinador, contrata também uma ideia de jogo, estamos de acordo?

    Qual o Treinador e ideia de jogo, mas também qual o plantel (dentro das nossas reais possibilidades) que nos permite ganhar? O FC Porto andar pelos oitavos da Champions a jogar no "tika-taka"? Também gosto desse futebol apelativo, mas temos meios financeiros para contratar artistas que valem M€, para jogarmos com essa qualidade na Champions? É verdade, o Lopetegui teve esses meios, mas estamos a pagar essa factura...

    Não há da minha parte qualquer má vontade com o Oliver, apenas sublinho e repito isto, não encaixa na ideia de jogo do Sérgio, como não encaixou na ideia de jogo do Simeone (hoje ganhou à Juve, uma vitória à Sérgio, e com 2 centrais a marcar), isto pese embora o OT ser de facto um extraordinário futebolista!

    Se o Ivo Vieira, o Silas, o Luís Castro, ou o Spalletti da Trofa, se um deles treinasse o FC Porto, seria Oliver e + 10!

    Aires, o Oliver faz-me lembrar o Frasco, e eu pergunto, o Frasco conseguiria fazer de Rodolfo ou de André? Lá está, não peçam ao Oliver, aquilo que ele não sabe fazer, não tem capacidade fisica/atlética para tal, ou faz em esforço...

    PT

    ResponderEliminar
  73. PT com todo o respeito não percebe nada de futebol, poderá perceber de estatistica agora de futebol pelo amor de deus!!!
    Dizer que o oliver com o guardiola era titular!!!!! enfim......o oliver é titular do porto de caras!!!
    O oliver para concluir é o jogador mais completo que tem no meio campo do porto e digo mais.........vamos falar no futuro e eu tenho boa memória...é atualmente o maior ativo dos jogadores de meio campo que compõe o atual plantel....o resto ....
    PT, um grande jogador não é apenas dar uns pontapés, marcar livres, é preciso ser um jogador que saiba estar, e depois do que se passou em alcochete, demonstrou que não valia nada, fazer chantagem com um clube naquela situação esqueçam, para mim não serve, não vale tudo, é um chulo!!!
    Nunca pensei que o meu amigo quisesses um jogador dessa envergadura...PT, vces desiludiu me acredita!!!

    ResponderEliminar
  74. "PT com todo o respeito não percebe nada de futebol, poderá perceber de estatistica agora de futebol pelo amor de deus!!!"

    Lamachã, estamos de acordo, "de bola, percebo bola", e a propósito da estatística, minutos jogados pelos médios do FC Porto em 2018/19, nos 39 jogos oficiais até agora disputados:

    Herrera 3166 minutos, 34 jogos oficiais titular.
    Danilo 2097 minutos, 24 jogos titular (não começou a temporada, devido à lesão da temporada passada, outra lesão em janeiro, e nova paragem de 1 mês).
    Oliver 1733 minutos, 16 jogos titular. (sem lesões, nem castigos)
    Sérgio Oliveira 809 minutos, 8 jogos titular (nos dois primeiros meses desta temporada, era titular absoluto, antes do regresso do Danilo).

    TEMPORADA 2017/18, em 52 jogos oficiais disputados pelo FC Porto:
    Herrera 40 jogos titular.
    Danilo 29 jogos titular.
    Sérgio Oliveira 22 jogos titular.
    Oliver 14 jogos titular.
    André André 9 jogos titular.

    Lamachã, não é surpresa alguma para mim, não perceber nada disto, mas o nosso Treinador, o Sérgio Conceição, também não percebe nada disto, pois não? Porquê? Porque nunca considerou o Oliver titular, mas sim uma alternativa aos titulares, os números estão aí, e são como o algodão ...

    E não é que a minha "muleta", a maluca da estatística, teimosa, acaba por contrariar a tese de que o Oliver é titular, ou um nuclear, para o Sérgio Conceição nos dois últimos anos?

    Sobre o Bruno Fernandes, "não escrevo mais na carta", quantas Internacionalizações já soma, na A, e em todos os escalões da Formação? ...

    PT


    ResponderEliminar
  75. Lamachã, e para terminar esta conversa que não interessa a ninguém.

    1 O PT nunca afirmou que o Oliver não tem qualidade, é facto, tecnicamente é um extraordinário Futebolista.

    2 O que o PT afirma, e reafirma é que o Oliver não encaixa na ideia de jogo do nosso Treinador, nem encaixou com o Simeone, ambos privilegiam um futebol musculado, muito fisico, ou muito "machão"!

    3 O que o PT já afirmou vezes sem conta é que o Oliver, com um Treinador que dê privilégio á posse de bola, ao controlo do jogo, ao futebol filigranado, então sim, é Oliver e mais 10, titular absoluto, é o melhor jogador do FC Porto neste plantel, nessa ideia de jogo!

    PT

    ResponderEliminar
  76. Volto a carga...PT,
    Desde que o Oliver é titular do porto este ano, com o treinador Sergio CONCEIÇÂO o PORTO somou quantos jogos seguidos a ganhar???
    E não são jogos de preparação, estamos a falar de jogos de champions, pergunto quantos????
    Bruno fernandes, quantas vezes foi titular da seleção????? tem tantas internacionalizações como tem MAKUKULA...já agora PT jogador que estava livre em agosto foi para onde o CHULO???? não brinquem comigo!!!!

    ResponderEliminar
  77. Lamachã, o silêncio nem sempre representa falta de argumentos, mas, seria melhor colocar um ponto final nesta conversa.

    Mas vou mesmo terminar, e sobre o Bruno, duas ou três achegas acessórias, Europeu 2016 Sub-21 Portugal Vice Campeão Europeu, cuja figura de proa foi? Bruno Fernandes. Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, no mesmo ano, e "mais do mesmo..." Bruno e + 10 ...

    O Bruno Fernandes é atualmente o médio a atuar nos principais campeonatos da Europa que tem mais golos no total das competições, são "apenas" 21 golos (e só estamos em fevereiro), e quem bate os penaltys é o Dost (o melhor marcador do FC Porto em todas as competições é o avançado Marega, fez 16 golos, alguns de penalty), no campeonato o BF já fez 11 golos (os melhores marcadores deste campeonato, são o Dost, o Diego Souza, e o Seferovic, fizeram todos 14 golos, mas todos são P Lança). Pergunto, estes registos serão "bulgaros" ou vulgares? Por falar em bulgaros, o BF vai superar o médio canhoto Balakov (um verdadeiro crack) no que diz respeito aos registos concretizadores...

    No último Mundial da Russia, foi um dos 6 médios convocados, e médios Portugal tem em quantidade, e qualidade, e muita qualidade foi excluída desse Mundial...

    Portanto, vou ignorar o factual, registos ou provas irrefutáveis, e vou alterar a minha opinião sobre a qualidade do futebolista, porque o Bruno joga no Sporting... E o Bruno Fernandes é o Makukula II ...

    E, ponto final.

    PT

    PS Curiosidade académica, o Oliver é Internacional A? Sinceramente, nem sei se alguma vez foi chamado ...

    ResponderEliminar
  78. PT eu cheguei a dizer que devíamos ter ido buscar o Bruno Fernandes ao Sporting neste Verão quente verde, em que Pinto da Costa preferiu respeitar o momento desastroso que lá se passava.
    Acho a posição de Pinto da Costa louvável mas fica a minha opinião sobre Bruno Fernandes, que tem 3 Olivers em cada perna e é jogador à Porto. Tem coração e raça.

    O Oliver estagnou, ponto final. E avaliar pelas opções tomadas o Sérgio Conceição partilha da minha opinião.

    ResponderEliminar
  79. Soren,

    Só acrescentaria estes "pormaiores":

    1 Temporada 2016/17, Oliver é transferido do A Madrid para o FC Porto por 20 M€ (85% do passe). (dispensado pelo Simeone, para que conste)

    2 Temporada 2016/17, Bruno Fernandes é transferido da Udinese para a Sampdória por 6 M€, isto quando no verão de 2016, tinha sido Vice Campeão Europeu sub 21, sendo aliás, uma das principais figuras desse Europeu!

    Na temporada seguinte, o Sporting pagou 9/10 M€ à Sampdória para contratar o BF ...

    Já o referi aqui, quem é que o FC Porto contratou por 20 M€? O Hulk e o Oliver .... (O Imbula não entra nestas contas, porque esteve no Porto "estacionado" via Doyen)

    PT

    ResponderEliminar
  80. Verdade seja dita, n'a Bola de hoje Lucas Africo é bem expulso. N'o Jogo é mal expulso... Ainda dizem que o jogo é um jornal do Porto...

    Como é que alguém pode considerar o gajo mal expulso? Entre Marega e a baliza existe apenas o guarda-redes, Marega vai na direcção da baliza. Enfim, querem fazer da arbitragem de um jogo de futebol uma ciência... E das complicadas. Cambada de taralhocos iletrados.

    ResponderEliminar