segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019
Foi um passo atrás, mas às vezes há males que se forem bem ponderados podem vir por bem
Sem ter feito uma exibição de encher o olho, em particular na segunda-parte, o F.C.Porto foi superior em todos os capítulos do jogo - mais bola, mais remates, muitos mais cantos, uma mão cheia de oportunidades contra zero do Vitória... -, merecia ganhar. Não ganhou porque não foi eficaz, foi incapaz de concretizar uma de várias oportunidades que teve e quando meteu a bola lá dentro não valeu. E esta é uma pecha que nos jogos frente ao Vitória custaram 5 pontos. Aliás, tirando o jogo da Luz em que não mereciam vencer e com o Braga em que o empate talvez fosse o resultado mais justo, em todos os outros jogos os Dragões foram sempre superiores.
De lamentar a lesão de Marega, mas não é propriamente uma surpresa, já tinha acontecido na temporada anterior. O maliano é uma força da natureza, mas não é de ferro. Quer jogar sempre, faz cara feia mesmo quando é substituído com o resultado feito e perto do fim, dá sempre tudo, rebentou e agora fica parado numa altura importante da época com a Champions ao virar da esquina. Sem Marega, talvez entre um médio, Danilo ou Otávio, passemos a jogar em 4x3x3 e daí não venha nenhum mal ao mundo azul e branco.
Como o F.C.Porto é sempre preso por ter cão e por não ter em lances duvidosos de fora-de-jogo, nem vale a pena comentar o golo invalidado a Pepe - no Jogo o tribunal é unânime em considerar o golo irregular, na mesma linha do que tinha acontecido com o golo do Benfica na Taça da Liga e que tanta celeuma deu. Coerência, uma coerência que alguns dudus desta vida nunca terão. Esses vão variando conforme dá jeito, mas sempre a favor do mesmo e contra o mesmo. Para que fique claro, se não foi por culpa de Rui Costa que o F.C.Porto não ganhou, também não posso deixar de dizer que o árbitro é fraquinho, fez uma arbitragem ao nível daquilo que é a sua pouca qualidade.
A prestação de António Perdigão no Porto Canal, no pós-jogo, é mais uma prestação lamentável e que atingiu o ponto mais alto quando amuou, vitimizou-se, apenas porque os outros comentadores não tinham a mesma opinião.
Foi um passo atrás, mas às vezes há males que se forem bem analisados, ponderados, aproveitados podem vir por bem. Já andava muita gente iludida com os cantos de algumas sereias, muita euforia, eram só facilidades. Não é assim, ao F.C.Porto nada é dado de mão beijada, é preciso trabalhar e lutar muito para conseguir ter sucesso.
Sexta-feira em Moreira de Cónegos vai ser mais um jogo difícil, o Moreirense em casa tem um histórico de criar muitas dificuldades ao F.C. Porto. Mais que estar a lamentar este empate injusto e que já originou uma grande festança no Portugal dos pequeninos, é importante reagir, dar um sinal forte que não é um empate que abala a confiança de um Dragão que quer muito o bicampeonato.
Maior enchente da época no D.Afonso Henriques. Tem piada...
Nota final:
Um porco é sempre um porco, uma toupeira é sempre uma toupeira, um rato de esgoto é sempre um rato de esgoto, alguém que nunca foi intelectualmente sério não é agora que vai começar a ser. Por isso não admira que nunca tenha tido a coragem de atacar Vieira, mas não perdeu a oportunidade para atacar Varandas, apenas porque o presidente do Sporting disse o óbvio, Vieira não presta, está a mais no futebol português. É o mesmo porco que não teve uma única palavra de condenação sobre aquilo que foi dito por Valdemar Duarte na BTV.
O jogo até foi agradável, com 2 equipas perfeitamente encaixadas e uma outra completamente desalinhada como salienta e bem o Sérgio Conceição. Creio que foi um jogo em que poderiamos estar ali toda a noite que o raio da bola jamais entraria na baliza. Já com as toupeiras foi ao contrário; cada tiro, cada melro... e já agora; não há por um aí na nossa formação um João Félix qualquer?
ResponderEliminarSe há sentimento que me enoja, a raiva ou o ódio por não ter conseguido impôr-se no FC PORTO, leva-me a questionar esse parvalhão do Tozé. Já sei que muitos dirão que é um profissional que defende as cores que enverga. O Rafa Soares também as defende e não se comporta assim cada vez que defronta o clube que lhe deu o ser. Tozé contra o FC PORTo dá 110%, atira-se para o chão como se tivesse sido agredido, é o dono da bola no Vitória, enfim, faz das tripas coração. Pena é que nos restantes 32 jogos seja apenas e só mais um jogador banal...
Estava escrito nas estrelas, como dizia o outro, que um resultado destes aconteceria, mais cedo ou mais tarde. Acaba por ser um resultado normal, frente a uma equipa que só na boca dos festeiros e na do seu técnico "se ajusta". Mas não se ajusta nada. Só em Portugal é que devem acontecer este tipo de arbitragens e adversários, uns porque apitam a tudo, trocando tudo, outros porque jogam para destruir, ou seja, o Vitória limitou-se a bater na defesa e principalmente a meio campo, colocando os habituais ciclistas nas frente para atrapalhar(pouco). Depois é tempo dos jogadores de FC Porto terem a serenidade necessária para, neste tipo de jogos, que afinal são mais de 90% do total, marcarem um golo e não esbanjaram oportunidades seguidas, que chegam a ser confrangedoras. De qualquer modo ainda estamos em cima e o grupo deve reflectir para saberem ultrapassar estas dificuldades.
ResponderEliminarForça, que este mar azul, que mais parece um oceano, merece tudo.
A única coisa que não percebi foi a substituição do Pepe pelo Hernâni no tempo de desconto. Mas como os misticismos no futebol existem e o Hernâni tinha decidido dois jogos nos últimos minutos...
ResponderEliminarTambém não percebi a entrada do hernani aos 90 minutos. devia ter entrado mais cedo. E também não percebi dois médios defensivos no banco (loum e Danilo). Mas apesar disto merecemos a vitória. Agora temos um osso que vai ser duro de roer - o Moreirense, uma das equipas sensação da prova.
ResponderEliminarJá disse que o transmontano treinador do Guimarães nos tirou cinco pontos sem saber ler nem escrever, é vida, também é verdade que não tem culpa de os jogadores do FCP não serem eficazes frente à baliza. Mas também não se esqueçam que há outra ratoeira, falo desse ladrãozinho de árbitro de nome rui costa, esse bruxedo quando apita o FCP, dá sempre na dúvida uma mãozinha ao adversário é mais um padre.
ResponderEliminarUm analfabeto, um doente, um vigarista, quando fica a ver o jogo (se é que viu) no balneário é um cobardola um sem carácter. Mas desta peste há que se esperar tudo e mais alguma coisa.
O Tribunal de Contas é uma praga na sociedade económica deste país centralista. Deixa passar obras faraónicas na capital do Império e castiga o resto do país com pintelhos que só eles é que descobrem, foi mais um NÃO á Obra do Matadouro de Campanhã, que é neste momento um buraco de sujidade na cidade. PR o anti/Regionalista, também deu uma mãozinha a dizer que abra era cara mas importante ( uma no cravo outra na ferradura).
Só me apetece dizer: QUE OS PARIU.
A. C.
Felisberto, pelo que tenho ouvido falar temos o Fábio Silva, filho de Jorge Silva ex jogador e campeão no Boavista, e sobrinho ou afilhado de Nuno Gomes. Tem idade de juvenil mas já é o melhor marcador da equipa de sub-19...Há uma enorme expectativa nele...
ResponderEliminarCurioso, estamos na jornada 20, e, sabem onde jogamos na jornada 20 no campeonato passado? Em Moreira de Cónegos, concelho de Guimarães, resultado, Moreirense 0 FC Porto 0, quando o Waris marcou nos descontos, e o golo foi invalidado (afinal, tal como ontem com o Pepe). Porém, em Guimarães, a exibição, caudal ofensivo, e oportunidades, foi superior ao jogo em Moreira na temporada passada.
ResponderEliminarQuais os 4 primeiros classificados no campeonato 17/18, e neste campeonato 18/19, isto pela actual 20ª jornada.
Classificação à 20ª jornada, temporada 2017/18:
1º FC Porto 52 pontos (49-10).
2º Sporting 50 pontos.
3º Benfica 47 pontos.
4º Braga 43 pontos.
Tinhamos na temporada 17/18 pela 20ª jornada, 7 deslocações para fazer: Chaves, Portimão, Paços, Belém, Benfica, Maritimo e Guimarães. Jogos de grau de dificuldade elevado no Dragão: Braga e Sporting.
Classificação à 20ª jornada, nesta temporada 2018/19:
1º FC Porto 50 pontos (41-11), temos hoje menos 2 pontos vs 17/18.
2º Benfica 47 pontos, a mesma pontuação da temporada passada.
3º Braga 46 pontos, mais 3 pontos relativamente à temporada passada.
4º Sporting 39 pontos, menos 11 pontos relativamente à temporada passada.
Temos nesta temporada pela 20ª jornada, 7 deslocações para fazer: Moreira, Tondela, Feirense, Braga, Portimão, Rio Ave e Nacional. Jogos de grau de dificuldade elevado no Dragão: Benfica e Sporting.
Ressacas Champions Oitavos final:
12 Fev. Roma fora/16 Fev V Setúbal casa.
06 Março Roma casa/ 10 Março Feirense fora.
Ressacas Champions, se eliminarmos a Roma, Quartos final:
09/10 Abril 1ª mão/ 13/14 Abril Portimão fora.
16/17 Abril 2ª mão/ 20/21 Abril Sta Clara casa.
(e vou parar por aqui...)
PT
Concordo com o post ‚ e acrecentar que há jogos assim no campeonato ‚ podiamos estar a noite toda que não ía lá ...
ResponderEliminarO Marega já dava sinais de estar a baixar de rendimento e produção ‚ mas já se sabe com o Sergio Conçeição será sempre assim ‚ antes partir do que torcer .
Não acho que a equipa vá ressentir-se como na temporada passada ‚ temos boas alternativas .
Deixemos os benfiquistaneses se deslumbrarem de só estarem a 3 pontos ‚ eles que tem tido uma eficacia e sorte fora do normal ‚ mas isto não vai durar para sempre ‚ eles ainda não tiveram um jogo como o nosso de ontem ‚ e ele vai acontecer ‚ eles que façam a festa ‚ deitem os foguetes e apanhem as canas .
" única coisa que não percebi foi a substituição do Pepe pelo Hernâni no tempo de desconto. Mas como os misticismos no futebol existem e o Hernâni tinha decidido dois jogos nos últimos minutos..."
ResponderEliminar"Fezadas", nem sempre resultam, mas pelo menos tentou, apenas desajustado o timing. Eu treinador de bancada, pelos 80 minutos tirava o Pepe ou o Militão, um deles ficava no eixo, e o Manafá entrava para dar profundidade á direita, tal como fazia o Telles na esquerda, sobretudo para ambos criarem desequilibrios e superioridade, mas totobola à 2ª feira ...
Uma curiosidade, que provavelmente alguns nem deram conta, o Pepe e o Danilo, nunca cohabitaram no onze titular, o Pepe fez os 5 últimos jogos como titular (o 1º no Estádio do Mar, o Danilo tinha-se lesionado 3 dias antes em Alvalade), em contraste o Danilo não fez os 5 últimos jogos, ou estava a recuperar de lesão, ou estava no banco, com certeza a estreia fica guardada para Roma, numa defesa Champions, com uma impressionante dimensão fisica!
PT
É revoltante a postura deste treinador ressabiado..fustrado que tem uma postura nojenta quando defronta o FCP...Aos mouros da três vitórias...aos Dragão tira cinco pontos....e depois com discurso de padre bem falar no grande FCP...Cínico...
ResponderEliminarTambém não percebi a substituição do Pepe pelo Hernâni, numa fase do jogo em que a altura do Pepe na área era precisa, para bombear ou cruzar.
ResponderEliminarMas enfim, não foi por isso nem pelo árbitro que empatamos. Empatamos porque falhamos golos atrás de golos. Até estivemos bem na pressão, mostramos frescura física, vontade e engenho para criar uma mão cheia de oportunidades clarissimas. Mas entre uma bola ao poste, uma à trave, uma bola salva em cima da linha e duas defesas impossíveis do guarda redes do Vitória ... Há dias em que a bola não entra, há que esquecer este jogo e focarmo-nos no próximo.
Embora soubesse que o Sporting é fraquissimo e não tem sequer cabedal para jogar duas vezes por semana, tinha esperança que a jogar em casa baixassem as linhas como fizeram connosco e fossem levando a água ao seu moinho. Mas só contra nós é que joga tudo à defesa.
A arbitragem foi o esperado, o Guimarães jogou rugby e passou mais de 80 minutos sem ver um amarelo. Assim é fácil parar o jogo de qualquer equipa. É o país vermelho que temos.
podia ter sido um fim de semana de sonho, mas afinal saiu nos a semi fava.
ResponderEliminarlagartos tao mas tao fraquinhos, que ainda faz custar mais ter mos perdido a taca da liga para eles.
mas SC que aprende, que nao vale a pena ir a medo pra estes jogos.
mta falta de pontaria e de sorte ontem, acontece, em 10 jogos a jogar assim ganhariamos 9.
recuperar para moreira de conegos, equipa do moreirense joga bem, e ja mtas malas edvem comecar a rodar nesta ponta final... as armadilhas (como a de ontem) vao se rmais que muitas.
sei que ha mt gente com opiniao contraria, pq da prestigio, bla bla bla, mas espero que nao passemos a eliminatoria com a roma, da mesma maneira que espero que o regime passa o galatasary
manu365
Acho que fizemos um jogo bem conseguido, tirando a conclusão das jogadas, mas aí temos 2 avançados voluntariosos, com um algum défice técnico. Apenas Braihmi, talvez lesionado, não esteve ao seu nível. Militar começa a subir melhor pela direita e , a defesa já não deu tantas balsas. Quanto ao árbitro, um refinado gatunos, inclinou o campo a seu bem prazer. Mais que o golo anulado, a mim pareceu me escandalosa uma falta apitada a Marega, quando este deixou o Soares na cara do golo. Houve , por parte de Rui Costa, o cuidado de apitar antes de Soares rematar, para que o Var não pudesse intervir. Sabe Largo, este Rui Costa e, como sempre, ninguém fala neste lance. Os comentadores afectos ao Porto, são muito fraquinhos, excepção feita ao Rodolfo . Retiro também o Amaral, pois acho que este não pode falar para não perder o emprego e, dinheiro da sempre jeito, mesmo machucando a coluna vertebral.
ResponderEliminarBoa tarde caro MVP e caros Portistas;
ResponderEliminarConcordo em absoluto com a sua abordagem e leitura do jogo e para mim faria muito mais sentido ter colocado Pepe ou Filipe a ponta de lança do que acrescentar Hernani ao jogo. Não gosto de Hernani mas esta época já nos salvou um par de vezes no fim do jogo e só por isso vejo a opção de SC como viável. O misticismo como acrescenta é na realidade forte no futebol as temos de contar tb com a motivação com que o própria entra dps de já ter ajudado nesses momento.
O árbitro lá marcou o encontro pela negativa e chamo aqui a atenção até mais para o bandeirinha que ficou com o ataque do FC Porto na segunda parte. Não teve dúvidas no fora de jogo de Pepe e em lances em que Marega se encostava nos defesas do Vitória levantava sempre a bandeirola. Wacaso figura do jogo para a Sport TV só pode ser para rir. às faltas que fez nem o jogo devia ter terminado.
Já sabíamos que depois das palavras do LFV as arbitragens seriam ainda mais tendenciosas e prefiro ver erros crassos que nos prejudiquem a estes jogos de faltinhas e faltinhas que nos prejudicam mais pois deixam que se quebre de mais o fio de jogo e enerva os jogadores.
Contra Tudo e Contra Todos. FC Porto Sempre.
JP
Perdemos pontos quando não podíamos perder. Apesar do 0-0 foi um bom jogo de futebol. O Porto criou oportunidades suficientes para ganhar o jogo. Agora não podemos dar abébias até ao fcporto - benfica. Temos de manter os 3 pontos de vantagem até lá. Em Moreira vamos ter á nossa espera muitas dificuldades, basta lembrar o 4-3 no Dragão com 9 jogadores que não eram titulares.
ResponderEliminarBoa Tarde,
ResponderEliminaro FC Porto é conhecido a escala mundial por ter ganho 7 títulos internacionais, nenhum deles conquistado no tempo do futebol amador, antes de 1969 (data da minha autoria).
o FC Porto é conhecido a escala mundial por ter sido a primeira equipa europeia a ganhar a taça do campeões europeus, a supertaça europeia e o campeonato do mundo de clubes.
o FC Porto é conhecido a escala mundial por ser um dos 3 clubes com mais participações na CL.
podia enumerar mais alguns feitos.
o FC Porto se tivesse ganho 70 taças da liga, NÃO seria conhecido em lado algum.
com os recursos que temos as prioridades estão bem estabelecidas, quem não entende isto............
todos sabemos que vivemos num país feudal, habitado por um bando de abutres e gatunos. Não vai ser fácil, temos de ganhar os jogos até a visita do senhor feudal e a 2 de março, no dragão, fazermos um inferno a esse bando de trafulhas ( não estou a falar dos jogodores).
Saudações
Manuel Cardoso
Subscrevo por inteiro
EliminarBoa tarde.
ResponderEliminarCusta perder pontos assim, mais ainda quando vimos o nosso rival direto fazer muito menos do que aquilo que fizemos em Guimarães e sair de lá com 3 pontos e nós apenas com 1. Pena também que o senhor Luís Castro tenha precisado perder o jogo contra o Benfica, por não se contentar com um ponto, tendo a cada substituição retirado equilíbrio á equipa, colocando gente que só ataca (tal como João Carlos Teixeira), acabando por sofrer golo já depois dos 80 min, num lance de contra ataque. Mas pronto, ontem já percebeu que 1 ponto é melhor que 0, até anti jogo houve.
Relativamente ao comportamento dos jogadores que já foram nossos existem 2 tipos de comportamentos, o do Tozé e o dos outros. O dos “outros” é normal, o do Tozé é absolutamente nojento, nunca devia ter tido o privilegio de ter vestido as nossas cores.
Quanto aos nossos, Pepe ainda não está ao nível desejado, Marega esteve desastrado e os nossos alas inconsistentes, no entanto podíamos, devíamos e merecíamos ter ganho o jogo.
Quanto ao nosso Mister, só o responsabilizo numa coisa, a lesão do Marega. Já se sabia que um jogador com historial de lesões recentes de Marega, a jogar de forma intensa como joga o maliano, sem descansar, isto ia acontecer. E atenção que outros atletas correm o mesmo risco.
Pareceu me ainda que, na conferência de imprensa no final do jogo, SC mandou uma boca á direção quando, ao responder ao jornalista disse que não tinha mais opções atacantes no banco, e lhe perguntou se entrava ele. Pareceu-me que SC estava á espera que chegasse um ponta de lança no mercado de janeiro..
Alexandre F
Como portista fervoroso naturalmente que sou acometido de alguma azia sempre que o FC Porto não ganha, mais ainda com o orgasmo que por aí vai neste Portugal dos pequeninos como refere e bem o Vila Pouca, sempre que tal acontece.
ResponderEliminarSobre o jogo de ontem, eu gostei da prestação da Equipa. Note-se que jogámos em Guimarães, uma deslocação tradicionalmente difícil e não só para o FC Porto, e o que vi foi um FC Porto superior ao adversário, não permitindo ao Vitória qualquer oportunidade digna desse nome em contraponto com as várias criadas pelo FC Porto e algumas flagrantes e desperdiçadas de forma, diria mesmo, escandalosa, Marega e Corona por exemplo, e por isso o FC não ganhou independentemente da prestação da equipa de arbitragem. A pouca fiabilidade dos nossos avançadas é a grande pecha do FC Porto e não foi só no jogo de ontem, lembro que já tivemos vários jogos com vitórias sofridas sem necessidade precisamente por não concretizarmos as oportunidades criadas. Em minha opinião o FC Porto precisava de um avançado que não estivesse tão "zangado" com as balizas, mas isso já não são contas do meu rosário.
Um abraço
De há 3/4 anos para cá que se nota (e agora cada vez mais) que seja qual for o plantel que tivermos, se não tivermos um matador, um jogador que na cara do guarda-redes, ou defesas, mantenha a frieza necessária, a oportunidade que não desperdiça, bem outro galo cantaria, mesmo com padres!
ResponderEliminarO exemplo mais flagrante de ontem foi... o chapéu de Marega!!!
Antes de nada, dizer que acho que o FCP jogou muito bem. O Guimaraes que frente ao 5LB tinha jogado de igual para igual, dominando até grandes partes do jogo, levou um baile de bola e desde bem cedo que passou a jogar para o pontinho.
ResponderEliminarFoi daqueles jogos em que a bola simplesmente nao quer entrar e quando é assim, nao há nada a fazer, mas tiro muitas elaçoes positivas deste jogo:
- Capacidade de gerar oportunidades;
- Pressing avassalador;
- Defesa sólida;
Os principais aspectos negativos já foram comentados:
- Falta um Falcao ou um Jackson;
- O Marega lesionou-se, o que muitos já vinham previsto há algum tempo;
Agora o jogo do Moreirense passa a ser ainda mais importante. Chrgar ao Dragao com os 3 pontos de avanço é fundamental. Confio que passando para um 4-3-3 a ausência do Marega possa ser superada sem sobressalto.
Vamos, Porto!
Caro DVP,
ResponderEliminarVoltamos a falhar na finalização e em muitas circunstâncias naquela definição de último passe. De resto, fomos iguais a nós próprios e claramente merecíamos ganhar. O futebol é muitas vezes ingrato. Vi a mouraria a ganhar em Guimarães para o campeonato num jogo em que estavam encostados às cordas e com pouquíssimas oportunidades. Ontem, empurramos os Guimarães e nada. Também ontem vi os lagartos a pressionarem o guarda redes dos mouros. Contra nós, não saíram do meio campo defensivo. Enfim, é o campeonato que temos.
Fiquei com aquela sensação que o mister podia ter feito a terceira substituição mais cedo mas nem vale a pena especular.
O pior de tudo foi ter perdido o Marega. Vai fazer muita falta.
Vamos Porto.
Raoc
curioso que nestas jornada os lideres dos principais campeonatos todos perderam pontos.
ResponderEliminarsignifica que nao ha invenciveis, e como o MVP diz, tal como na primeira volta apos derrota tb com os de guimaraes, serviu para a equipa se reorganizar.
sexta feira jogo mtooo dificil, moreirense em 5o e a jogar bem, com previsivel ratoeira.
tem a palavra SC.
manu365
O Macaco e a Toupeira.
ResponderEliminarQuem é que gosta de bichos peçonhentos, rasteiros, nojentos!? Ninguém. O Dono, o vermelho lampião o criminoso que deveria ir a julgamento mas que foi poupado pela madre de Calcutá, mas, que ainda não se livrou de lá ir sentar o rabo, comprou o bicho escroque pagando tudo e mais alguma coisa para que este recadeiro escroque ficasse só ele com o crime. O recado ao escroque foi dado por um macaco como podia ser dado por um leão ou outro animal qualquer, ninguém gosta deste tipo de peste.
A. C.
Afinal sempre falta um PL? Penso que o Adrian Lopez ainda vai ser ao contrário do que muita gente pensa um grande PL de área, Temos e que apoiá-lo e SC e perito em dar-lhe asas. É o meu desejo que tenha também a sorte que nos tem faltado. Embora tenha feito um hat trick em jogo não importante, esperamos que o meta a jogar e o pessoal apoia-lo em força
ResponderEliminarUm abraço a todos
HS
Felisberto Costa, um ponta-de-lança matador é o que querem todas as equipas. Só que não é fácil de encontrar e quando há, estão logo milhões e milhões em disputa.
ResponderEliminarNão é todos os dias que se vai a Chiapas buscar um Jackson Martinez.
Infelizmente, a rotura muscular do Marega, ao que consta é de grau III, o pior diagnóstico, dois meses e pico, e uns 10/12 jogos ausente (Roma 2 X, Benfica, e Braga c/TP 2 X) ...
ResponderEliminarO Abou já trabalha, e está no 5º mês de recuperação (ligamentos cruzados 6 meses em média), se bem que o Derley no Natal de 2003, lesionou-se em Alverca, e em abril regressou (também ligamentos, em apenas 4 meses, invulgar recuperação), precisavamos hoje do Abou, e quando ele regressar á relva e aos treinos sem limitações, porque não jogar e ganhar ritmo na B, para estar mais rápidamente disponivel?
Solução imediata para a ausencia do Marega? O 4-3-3, Otávio ou Herrera a jogarem nas costas do Tiquinho, no 4/4/2 entra o Fernando já para Moreira (que não é Marega, mas pode ser um Derley), mas o que sabemos é que temos de jogar de forma distinta sem Marega. Para Roma, perspectivo um meio campo a 3: Danilo, Oliver e Herrera (neste jogo, mais adiantado nas costas do Tiquinho), e um tridente com Corona, Brahimi e Tiquinho.
Já atentaram na mala_suerte ou mala_pata Champions/P Lança?
1 Tiquinho lesiona-se em agosto e não foi inscrito na Champions.
2 Abou faz apenas um jogo na Alemanha com o Schalke, posteriormente lesiona-se.
3 Marega a semana e meia de se disputar os oitavos da Champions, lesiona-se, e vai falhar os dois jogos com a Roma.
Alguns Portistas pedem aqui um P Lança goleador um verdadeiro matador, concordo parcialmente com essa sugestão (com um matador ganhavamos em Guimaraes), mas ficariamos dependentes de um "Jardel" que faça 40 golos/época, creio que é perigoso, e se ele se constipa? Prefiro a distribuição equilibrada e equitativa dos marcadores, por exemplo, na temporada passada: Marega/Abou/Tiquinho, a chatice é que dois deles constiparam-se nesta temporada...
Alguém falou aqui no Jackson, gosto muito do Futebolista, mas sobretudo do Homem, o que ele está a fazer em Portimão, é notável, e de um esforço sobre-humano, a jogar a 50%, a mancar, e a marcar, com o Benfica o bis de auto-golos tiveram a contribuição do JM, e observem os minutos e golos marcados pelo Jackson, mas também dos 4 P Lança do FC Porto, minutos/golos apenas no campeonato:
Marega 1533 minutos - 7 golos-
Tiquinho 1098 minutos - 8 golos.
Abou 435 minutos - 4 golos.
André Pereira 260 minutos - 1 golo.
Jackson 1161 minutos - 5 golos.
JM mesmo a jogar a 50%, a mancar, num Portimão, o Jackson já fez 5 golos, nenhum de penalty... O melhor ratio é do Abou!
Aviso amarelo: Telles, Herrera, Tiquinho e Fernando com 4 amarelos, até ao jogo para o Benfica, temos Moreira, V Setubal no Dragão, e Tondela, se o Telles, Herrera e o Tiquinho limpassem com o V Setubal, não estava mal visto, mas tem de ver todos amarelo em Moreira.
Termino com uma referencia "elogiosa" à Bola: O Guerra, releva a elevação, a nobreza, bons costumes, boas práticas e elegância do labrego iletrado, em contraste, para o Guerra, o Varandas é um "carroçeiro", enfim... Já o "papa-nicolau" ficou escandalizado, pelo facto do nosso treinador ter afirmado : "se o Sporting vencer o derbi, ninguém aqui ficará chateado ...", bom, o que mais aprecio no Sérgio é a sua frontalidade, sem qualquer ponta de hipocrisia, mas eu pergunto ao "papa-nicolau, o Sérgio, ou um mero adepto do FC Porto ia desejar a derrota do 4º classificado (Sporting), e a vitória do 2º classificado (Benfica) no derby, porquè? Bem, em Portugal, é necessária uma certa dose de estupidez para se criarem estes Ministros...
PT
HS, o Sérgio não vê o Adrian Lopez como um P Lança, mas numa final Champions (na Luz), o Adrian entrou ainda na 1ª parte para o lugar do P Lança lesionado Diego Costa, porém, para o SC o Adrian é a alternativa ao Brahimi na esquerda. Vi na temporada passada alguns jogos (e bons) do A Lopez no D Corunha, e ali jogava sobre a direita a cair para dentro ...
ResponderEliminarCurioso, o Adrian Lopez no FC Porto já marcou na Champions (na goleada ao Bate Borisov), já fez um póker em Vila Real na Taça, mas ainda não marcou um unico golo no campeonato, já o Bueno, precisou de sair do FC Porto para marcar no nosso campeonato, este último fim de semana no Bessa fez estreia, e logo marcou ...
PT
Lamentável o comentador de arbitragem do Porto Canal. A pretensa isenção parece mais corporativa e para agradar sabe-se lá a quem. Queremos análises correctas e isentas mesmo que nos possa doer. A partir de agora sempre que esse senhor estiver em cena eu mudo de canal...
ResponderEliminarManuel Magalhães
A propósito do Adrian Lopez, e do facto de ainda não ter feito golos pelo FC Porto no campeonato, lembrei-me do Baroni, e, curioso, Sir Bobby Robson foi Treinador do FC Porto durante duas temporadas e meia, e tinha cá um talento para "pescar" P Lança:
ResponderEliminar1994/95 o argentino Mogrovejo, nem um único minuto de jogo.
1994/95 Baroni, 1 golo marcado no campeonato.
1995/96 Quinzinho, 2 golos marcados no campeonato.
Scouting is a movement that aims to support young people, scouting or the scout movement? Para Sir Robson scouting era mesmo um movimento de escoteiros!
Já que todos pedem aqui um matador, e se o Vila Pouca me permitir, deixem aqui sugestões com o melhor P Lança que viram jogar no FC Porto, mas também o pior, "bou botar o meu boto":
Melhor: Jardel.
Pior: Vinha (era muito grande, mas não era lá grande coisa, fez 2 golos ao Benfica, e outro ao Sporting, mas era mesmo mt mauzinho, e praticamente a única alternativa à sociedade Domingos&Kosta...).
Caros Portistas, deixo um aviso prévio: o melhor, ou pior Bife, está "reserBado" para o Felisberto!
PT
PS Nessa "gaveta" Pontas de Lança, vou dar uma ajuda: Kaviedes ou o Maric, não foi no legado de Bobby Robson, também não abusem da boa vontade do Sir, essas "vedetas" chegaram, e também jogaram mt pouco, já neste século, isto sem omitir neste passado recente, o Pablo "atolambado" Osvaldo, ou o Eng. Depoitre!
Sem Marega talvez joguemos em 4 3 3 com otávio ou Danilo a entrarem para o onze. Já o ano passado se lesionou por esta altura - sobrecarga de jogos. Vai ser complicado jogar sem o Marega. Quanto á compra de um ponta de lança mais eficaz, isso custa uma pipa de massa. Vamos ter fé no Fernando.
ResponderEliminarSaudações portistas
PT...
ResponderEliminarRealmente para mim o Bife foi o pior de todos (a par, quiçá, com o falecido Toninho Metralha)... mas há algo que me intriga seriamente: se o FC PORTO na sua formação não é capaz de formar (passe o pleonasmo) pontas-de-lança em vez de centrais, ou em conjunto com centrais? E se formos á história somos um clube formador de marcador de golos excelso: Custódio Pinto, Lemos, Chico Gordo, Fernando Gomes, Domingos Paciência, André Silva...
Estamos atentos.
ResponderEliminarO comentador das 17,05 tem toda a razão em relação ao perito em arbitragem do Porto Canal o sr Perdigão. Este senhor em primeiro lugar fala muito para dizer pouca coisa, depois não lhe agrada a opinião dos outros colegas fica chateado, é um politicamente correto que quer agradar a Deus e ao diabo. é um cara de pau palrador, embora, me pareça que tem bastante conhecimento de arbitragem.
O sr Cândido Costa está melhor, já deixa falar mais os outros e não emprega tantos adjectivos nos seus comentários. Não estou a criticar ninguém mas sou um espectador atento a tudo que seja FCP.
A. C.
Felisberto, de Fernando Gomes para trás nunca vi jogar mas Domingos e André Silva nunca foram os tais matadores. Fernando Gomes sim, era o tal nove! Depois dele no FCP só estrangeiros. Jardel, Falcão e Jackson que acho que nos dava um enorme jeito em jogos de menor exigência fisica. Dos miúdos sempre achei que Gonçalo podia ter dado mais mas nesta última passagem fiquei um pouco desiludido. Acho que houve uma altura em que devia ter tido mais oportunidades e talvez tivesse feito o clique. Sem marega vamos perder força mas vamos ganhar em técnica seja qual for a solução que SC escolha. Mal estaria o FCP se dependesse de marega para ganhar o campeonato.
ResponderEliminarMuito se fala na ausência do Marega...eu penso que temos de ter confiança no plantel do Porto. Soares tem 9 golos marcados (o melhor marcador da liga tem 13 golos) e Fernando vai-se afirmar.
ResponderEliminarCaros Confrades,
ResponderEliminarSe o DVP me permite, entro na conversa para evocar o Mike Walsh e ler a vossa opinião sobre este ilustre irlandês, que um dia, se a memória não me falha, o "amigo" Toni mandou para o estaleiro...
Um grande abraço portista!
AI
Caros Portistas,
ResponderEliminarVamos à luta com o que temos e nāo esquecer o menino Marius que já marcou neste campeonato e é muito forte.
Agora a propósito da nossa ida a Roma nós para termos bilhete temos de dar o nome o número do CC e data de nascimento, já quando fomos à Juventes há 2 anos foi a mesma coisa e pediam o CC à porta para verificar, porquê o FCPORTO no jogo com os Toupeiras corruptos fazer/exigir o mesmo? Parece-me que assim os assaninos estariam todos indentificados e seria mais fácil de apanhar os cobardes. Fica a ideia para a nossa direcção.
Então o 5lb não tem nada com o toupeira corrupto da justiça que actuava sozinho e vêem defendê-lo? Será que a justiça Portuguesa anda a nanar?
É uma vergonha este CD da FPF então um jogador do Rio Ave diz o que lhe vai na alma e é suspenso e o maior corrupto, traficante e assanino orelhas diz barbaridades e não lhe acontece nada?
Dra. Ana Gomes candidate-se à Presidência da República para limpar todos os corruptos do País, conte com o meu voto e de muitos mais Portugueses que estão fartos da podridão do nosso País.
FOMOS PORTO
SEMPRE F.C.PORTO
Adrián López e Marius? Por amor de Deus amigos portistas, a sério?
ResponderEliminarDois coxos, um cheio de força o outro nem isso. Esqueçam. Não foi por acaso que fomos buscar o Fernando a quem falta aquela fineza no drible mas na área é matador. Com os pés até mais que o Soares.
É triste dizer isto mas o Marega faz muita falta e todos sabemos. É o ponto a que chegámos depois de anos de péssima gestão desportiva. Como disseram aqui é ir para o 433 com Danilo e um Corona que é a maior revelação da época para mim. O que o treino físico pode fazer a uma andorinha. Incrível. Mérito para o Sérgio Conceição e para o Corona.
Vamos à guerra com o que temos, e o que temos é melhor que os rivais.
Atenção às autoestradas do lado direito da defesa. Em Portugal a coisa passa, na Champions pode ser a morte do artista.
Para quem queria o Vinicius, vejam o Nakajima. Nem para ele houve dinheiro. O Fernando foi o possível e parece-me melhor do que muitos pintam. E o Pepe só vai melhorar.
Ultimas.
ResponderEliminarJoão Félix é lampião porque foi escorraçado do FCP pelo ex/ Conde Redondo, nada de admirar desta criatura, mas sendo vendido ainda rende dinheiro ao FCP.
Fernando Andrade vai ocupar o lugar de Marega, (eis a sua prova dos nove no FCP), eu acredito no jogador. Por morrer uma andorinha não acaba a primavera.
A ERC, Secretário do desporto, IPDJ são um ninho de ratos ao serviço dos Lampiões, e têm aprovação do Costa e do Negrão e aval do Centeno. É triste mas é verdade.
O presidente dos afectos o Beijocas foi inaugurar uma casa do benfica ao bairro da Jamaica, (que carinho) como não havia foguetes foram carros e caixotes do lixo incendiados.
Tudo a bem do Império da moirama.
Comunicado dos Super Dragões: BRAVO!!!
ResponderEliminarhttps://www.facebook.com/superdragoes1986/posts/2222452337776783?__tn__=K-R
"Adrián López e Marius? Por amor de Deus amigos portistas, a sério?"
ResponderEliminarSoren, há ano e meio atrás, eu aqui dizia o mesmo do Marega (não tinha qualidade para jogar no FC Porto), aliás, em 2016 o Marega tinha entrada directa no top10 dos piores P Lança/avançados na história do FC Porto, e, fiquei vacinado.
Opinião pessoal sobre o Adrian Lopez e o Marius:
Adrian Lopez, está muito longe de ser um cepo, jogou e muito no A Madrid de Simeone (jogou, ou era alternativa ao Diego Costa ou Falcao), jogou uma Final Champions na Luz, ganhou uma Liga Europa, e na Espanha tem um interessante registo de golos, em 11/12 fez 19 golos no A Madrid, na temporada passada no despromovido D Corunha fez 9 golos, e, o Adrian é um avançado, não é um P Lança.
O que aconteceu, ou tem acontecido com o A Lopez nestes 5 anos de ligação ao FC Porto, um estranho problema de adaptação, mas também psicológico (pressão dos 11 M€ que custou por 60% do passe?), vi alguns jogos na temporada passada do Adrian em Espanha pelo Deportivo (com os Grandes), e pensei com os meus botões: "porque é que este gajo em Portugal, não joga assim?". Em Vila Real fez 4 golos (é verdade, foi com o V Real, porém, nunca foi fácil fazer 4 golos), em jeito de brincadeira, até referi aqui, o Adrian na viagem para Vila Real na A4 viu a placa Espanha, assim como também pensou que ia jogar a Villarreal (Valência, clube onde aliás esteve emprestado) daí tanta inspiração goleadora. Bom, então pensei que finalmente o A Lopez se tinha libertado (até acreditei que seria titular em Moscovo, 5 dias depois de Vila Real), porém, as oportunidades não foram muitas, apenas nas Taças, ou uns 10/15 minutos finais, mas, recordo que foi decisivo no Bessa, tal como no Estádio do Mar. Se nesta temporada já revelou sinais positivos, neste passado recente, já começa a aparecer o tristonho e "patinho feio" Adrian Lopez. Neste momento, com tantas ausências ofensivas, vamos precisar de todos, e, a qualidade que o A Lopez de facto tem, aliado à sua maturidade pode nos ajudar.
O processo Marius, é mais fácil explicar, tem 20 anos, um africano que chegou em bruto dos Camarões, sem qq formação na Europa, mas, com todas as faculdades fisica/atléticas num P Lança, e é "matador", 9 minutos contra o D Chaves, e numa oportunidade fez golo, na II Liga tem feito golos. Está naturalmente a maturar na II Liga, creio que precisa na próxima temporada de jogar na I Liga para elevar o grau de exigência competitiva (com um Treinador formador, e numa Equipa com futebol positivo, tão importante o critério dos empréstimos), se crescer de forma organizada durante 2/3 anos, pode estar ali um bom P Lança, mas, como em tudo, perspectivar o futuro de um jovem com 20 anos, é extremamente dificil, mas tem condições fisicas e técnicas para ser um P Lança de Grande!
PT
Fora do anterior contexto (comentário do Soren), recordo que na temporada passada, entre fevereiro/março (derrotas em Paços e Belém), também tivemos problemas com P Lança, o Marega, o Tiquinho e o Abou, todos eles estiveram lesionados, e nunca disponiveis em simultaneo ( o Gonçalo foi titular com o Sporting, ou o Waris em Paços e Liverpool), daí terem surgido alguns problemas de finalização naqueles dois meses (não, não foi só a ausencia do Marega, porque então, o Abou e o Tiquinho também ora jogavam, ora paravam).
ResponderEliminarComo vamos abordar estes dois meses em termos de opções ofensivas (P Lança/avançados): Tiquinho, Fernando, André Pereira, e o Marius também pode ajudar. O Sérgio não vê no Adrian Lopez um avançado, mas sim uma alternativa ao Brahimi na esquerda. Como também sabemos, o André Pereira esteve pertinho dos Açores (envolvido no negócio Fernando), felizmente ficou... Neste momento, a minha maior preocupação é o Tiquinho, porquê? É um Atleta propenso a lesões, sobretudo musculares (uma mera micro-rotura, paragem de 3 semanas a 1 mês), e agora está mesmo proibido de se lesionar, em alguns jogos mais ou menos resolvidos, não será desajustado poupar o Tiquinho nos 15/20 minutos finais (está no 4º amarelo também).
A propósito do Tiquinho, recordam-se quando ele fez estreia a bisar com o Sporting em janeiro/2017, e fez 9/10 golos em 6/7 jornadas consecutivas? Precisavamos agora desse Tiquinho, ou um Fernando a replicar esse Tiquinho de 2017, se o Fernando já marcou ao Benfica e Sporting na T Liga, agora que terá mais oportunidades e minutos, que nos traga golos, porque vamos precisar desses golos.
Uma boa notícia, seria mesmo o regresso aos treinos do Abou, talvez só em meados de março, quando completar os 6 meses de recuperação. Não temos Marega e Abou, temos de caçar com gato: Corona apenas 1 golo no campeonato (tem de se aproximar dos 7 golos do Brahimi), Otávio (tem de ter mais golo, pela posição que ocupa), assim como o Adrian Lopez, ou Hernâni, são opções ofensivas, mas que sobretudo também precisam de nos dar golos, nestes 2 meses decisivos, porque se não temos os 2 habituais P Lança, já temos muitas opções ofensivas, embora distintas, o que nos obrigará a jogar de forma também distinta!
PT
Nestes dois meses decisivos, e em que não teremos o Marega e o Abou, recordo os marcadores dos 41 golos do FC Porto nas 20 jornadas já disputadas do campeonato (e a prioridade é o campeonato), são 15 marcadores e 1 auto-golo:
ResponderEliminarTiquinho 9, Marega 7, Brahimi 7, Abou 4, Otávio 2, Militão 2 Corona 1, Marius 1, Diogo Leite 1, Alex Telles 1, André Pereira 1, Herrera 1, Sérgio Oliveira 1, Felipe 1, Hernâni 1, auto-golo do Nuno A Coelho 1 (o NAC "roubou" um golo ao Fernando Andrade).
Ainda há gente que ainda não marcou neste campeonato, o Fernando (já tinha 4 no Sta Clara), o Adrian Lopez, ou mesmo o Pepe. Aquela "patada" do Telles, tem de gerar mais golos (na bola parada por exemplo), o Branco na década de 90, fazia 3/4 golos na bola parada, o pontapé dos três dedos, nessa década o FC Porto tinha mesmo defesas goleadores: Geraldão 12 golos, Demol 11 golos (ok, muitos de penalty), Paulo Pereira 7 golos, ou o Branco 4 golos, registos só numa temporada, e apenas golos para o campeonato, um Geraldão fazer 12 golos em apenas 24 jogos que fez no campeonato 1990/91, é notável!
PT
Pessoal,
ResponderEliminarO Sergio deveria pensar em jogar em 3 5 2
Com CASILAS
FELIPE (lado direito) PEPE MILITÃO (lado esquerdo)
DANILO
CORONA HERRERA OLIVER TELES
BRAHIMI SOARES
Deixo a consideração!
Caros Portistas
ResponderEliminarVamos acreditar que é o Fernando a chave para a obtenção de golos. Comprámos o seu passe para ser reforço. Se fosse o SC continuava a jogar em 4 4 2 metendo logo de início a carne toda no assador.
Falta ao Porto um jogador desequilibrador super estrela, como foram Hulk, Falcão, Jardel, António Oliveira, Deco, Jackson Martinez, Fernando Gomes, Paulo Futre,...e tantos outros. Temos um plantel que em termos defensivos é de luxo, do melhor que temos tido, mas do meio campo para a frente deixa algo a desejar. Esperemos que venham melhores dias e que o plantel melhore qualitativamente (temos quantidade).
ResponderEliminarNão vale a pena lamuriar a ausência do Marega. Não temos o Marega, ponto final. Tem que jogar outro. Se fosse com o Jorge Jesus, não tendo o jogador x jogava o "manel" ou outro. Não podemos ser dependentes de um jogador que até tem deficiências técnicas - é um "boi" de força. Entendo que o plantel tem algumas debilidades mas é o que temos.
ResponderEliminar