quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Um fim-de-semana de alguma azia, mas... houve uma (enorme) excepção!, por Pedro Pinto


Precisam-se de portistas com resiliência por favor!
Numa jornada em que voltámos a perder vantagem para os nossos perseguidores, quanto a mim, por culpa própria, num jogo demasiado sofrível em entrega e qualidade, houve um deles que consegui um resultado que, só por si, justificaria que hoje fosse feriado nacional, terminasse o campeonato e fosse entregue o troféu por Chalana a montar a águia Vitória, ao som das palmas efusivas no parlamento…mas, por enquanto, acima de nós…SÓ o céu azul!!! No basket, conseguimos a infeliz marca de 11-0 em derrotas com a UD Oliveirense, num registo que, na minha opinião, roça já uma questão de profissionalismo, por melhor que sejam os actuais campeões nacionais! É certo que os parciais vão diminuindo mas…são 11 seguidas! Já no hóquei, arrancámos uma vitória dificílima mas merecida no reduto de um excelente Paço d´ Arcos, chegando ao 1º lugar, beneficiando do empate entre regime e Oliveirense num jogo com mais um lance escandaloso a favorecer os do costume - Aqui.

E finalmente, o Andebol!
E aqui, quero deter-me um pouco para dizer o seguinte: não é normal termos um jogo desta envergadura num Dragão Caixa que, apesar da lotação dizer esgotada, estava apenas cheinho e, pasme-se, SEM CLAQUE!!! Vi (nunca tinha visto tal!) Fernando Madureira entrar sozinho na bancada Sul (a da claque) e a pedir a toda a gente que se encontrava ali dispersa para se juntar no sector central da mesma, por forma a…simular uma claque. De seguida pediu a alguém para tocar um bombo e pegou no megafone para cantar a, assim, orientar a claque e até os restantes adeptos presentes!!! Do outro lado…a maior e melhor claque que vi no Caixa, preenchendo meia bancada Norte e com um barulho ensurdecedor de apoio à equipa espanhola e de assobios à nossa!!! E, pelos vistos, queriam ainda mais bilhetes(…) - Aqui

Interpretem isto como quiserem mas…confesso que me ficou uma angústia enorme constatar a ausência de uma qq claque do clube num jogo destes e num dia em que não havia outro sítio onde estar!!! Quanto à nossa EXTRAORDINÁRIA equipa…bem, foi extraordinária, vencendo o jogo categoricamente frente a uns espanhóis ambiciosos, marcando 37 golos, o melhor score da prova nesta 1º jornada da Fase de Grupos da EHF Cup! Tenho pena de quem não viu…

Andebol:
No Andebol, após uma vitória caseira a meio da semana, frente ao Fafe por 40-18, o FC Porto estreou-se no passado Sábado na Fase de Grupos de EHF Cup, segunda prova do calendário europeu de clubes, logo a seguir à Champions, mas com equipas claramente de Champions. Frente aos espanhóis do Liberbank Cuenca, arrancámos para uma exibição soberba, tanto individual como colectiva, demonstrando mais uma vez a excelente qualidade do trabalho desenvolvido por Magnus Andersson e respectiva equipa técnica, tão bem interpretada pelos jogadores que (e aqui reside o segredo) mentalmente, são inexcedíveis! O resultado final de 37-26 dirá quase tudo sobre o nosso potencial de momento… Todos estiveram soberbos mas destaco Fábio Magalhães e, sobretudo, Quintana! Monstruoso! Seguem-se agora 2 jogos fora nesta competição, numa altura em que respiramos saúde e capacidade mental por todos os lados (é a diferença de ter um plantel forte e equilibrado).
Resumo
Notícia
Classificação Andebol 1(*)
Classificação Taça EHF

(*) Acrescentar mais 3 pontos relativos à vitória de ontem frente ao Belenenses por 34 - 22.
Próximo jogo: HC Constanta – FC Porto (EHF Cup – Group Phase/J2) City Hall Constanta / Sáb / 16 Fev - 12h45.

Basket:
No basket, havia mesmo um feeling que seria desta que conseguiríamos derrotar a Oliveirense e…de facto andámos lá perto, pois foi um jogo extremamente equilibrado, com ausências de peso no adversário mas que, ainda assim, teve aquela estrela ou mentalidade de campeão que, por mais que queira, não temos! Tudo se acabou por decidir no último período, com um 86-82 que poderia ser bem diferente se a nossa equipa tivesse outra tarimba e outro élan, pois 10 vitórias seguidas (a de ontem foi a 11ª !!!) conferem MUITA confiança! E…não há muito mais a dizer ou que ainda não tenha já sido dito sobre estes confrontos entre UDO e FCP…a não ser que já não existem justificações plausíveis para este descalabro, mais parecendo a malapata que temos no hóquei com o Barça (e mesmo aí é BEM diferente!). Apenas registar os 23 pontos de Sheey e 19 de Sasa na contabilidade geral, mostrando que estão num patamar acima da média apesar de, nos últimos jogos, Sasa não ter estado bem…
Jogo completo
Notícia
Classificação

Próximo jogo: Galitos FC - FC Porto (LPB) Pav. Mun. Prof. Luís de Carvalho / Sáb / 16 Fev - 17h30.

Hóquei em Patins:
No hóquei, num jogo em que o nosso treinador cumpriu um inenarrável castigo, devido aos vergonhosos acontecimentos no (onde mais poderia ser) pavilhão do regime, o FC Porto não teve vida fácil frente a um difícil Paço d´Arcos que, bem fechadinho atrás foi adiando o nosso golo até aos 44 minutos, altura em que o capitão Hélder Nunes nos adiantou no marcador, através de um livre directo! O 0-2 final, fruto de um excelente golo de Rafa valeu-nos o primeiro lugar isolado em véspera da recepção ao…regime, logo a seguir à jornada europeia do próximo fim de semana em Saint Omer, onde um empate nos levará aos 1/4 de final da prova. Apesar de até nos favorecer, não posso deixar de voltar a referir o escandaloso lance que daria o 3-4 para a Oliveirense no pavilhão do regime, como poderão ver no link inicial deste post, em que é invalidado um golo limpo aos forasteiros…ou seja, “mais um dia no escritório!”
Resumo
Notícia
Classificação

Próximos jogos: Saint Omer - FC Porto (Liga Europeia) Salle des Sports du Brockus / Sáb / 16 Fev - 19h30
FC Porto – SL Benfica (Campeonato Nacional) Dragão Caixa / Qua / 20 Fev - 20h30

37 comentários:

  1. De facto essa situação do Andebol não lembra ao diabo. Sinais de uma sociedade futebolizada.

    Embora o futebol seja o que move o clube e o seu rendimento até determina a qualidade do investimento nas modalidades, não há razão para não ter portistas a apoiar fervorosamente nos grandes jogos.

    Quiçá também tenha que haver maior divulgação das modalidades. Não digo chegarmos à parolada do que se passa no Estádio de Alvalade, mas talvez mais publicidade das modalidades fosse importante.

    ResponderEliminar
  2. Esta na altura de uma equipa feminina de futebol ja agora..
    Aquele lance no pavilhao do regime é tao triste e surreal que ate doi (desde o GR do clube do regime ate aos arbitros).

    ResponderEliminar

  3. Acho que se o clube conjugar esforços com o Porto Canal, na promoção PELO MENOS dos jogos grandes das modalidades (talvez mais fácil no hóquei e no andebol, pela capacidade das nossas equipas), poderíamos ter mais gente no Caixa…mas a claque deveria sempre estar lá, pois o "grande ambiente" puxa adeptos e só assim se conseguiria cultivar a paixão pelas modalidades.

    Convém perceber que o andebol é, a meu ver, a nossa modalidade de pavilhão com mais potencial para crescer! Das 3 modalidades é, a par do basket, a que melhores espetáculos e encaixe proporciona, quando jogada ao mais alto nível (só que no basket...estamos conversados).

    Acho por isso que o clube deveria apostar A SÉRIO no andebol, no fundo, seguindo os excelentes sinais que temos dado ultimamente.

    ResponderEliminar
  4. Sou portista desde que me conheço e foi precisamente num jogo de andebol (embora de 11, no pelado da Constituição) que vi pela primeirissima vez o brasão abençoado e, até ganhei a bola do jogo!

    Contudo e sem hipocrisias, é desporto que não me atrai pelo que não sinto remorsos em lá não ter estado, conforme não estou na natação, no basquete, no bilhar (modalidade que gosto e que via bastas vezes no extinto pavilhão Américo de Sá, tal e qual o voleibol), ou no desporto adaptado. Sei que sou um "futeboleiro", não me culpem, culpem a cultura desportiva deste país onde só há programas a falar (mal) de futebol, embora a RTP 2 ao fim-de-semana atenue um bocadinho essa lacuna. E precisamente por até no desporto a nossa cultura ser "centralizada" as modalidades que para além do futebol e das 2 já citadas, as únicas que sigo com atenção, carinho e até alguma paixão, são o ciclismo (adoro ver a volta á França) e o atletismo!

    ResponderEliminar
  5. Sei que os tempos são outros, que o dinheiro não abunda, mas gostava de ver o Porto forte nas modalidades e mais eclético... Longe vão os tempos em que se passava um sábado nas Antas, a ver jogos, treinos, das mais variadas modalidades,inclusive Atletismo e Volei, tudo concentrado...uma pena.
    Agora, com o que temos, o Andebol em grande, bem o Hoquei e o Basket a precisar de melhorar...

    ResponderEliminar

  6. É isso mesmo !
    Precisamos de reforçar o Basquetebol ...
    Porque , treinador de classe (conhecedor e competente) há muito que temos !

    ResponderEliminar
  7. Andebol e Hoquei, volto a repetir no bom caminho, estao de parabens os tecnicos e dirigentes.

    O Basquetebol ,precisa que dirigentes e Tecnicos, se reunam e façam oma GRANDE REFLEXAO mas de Qualidade.

    ResponderEliminar
  8. Paulo Teixeira Pinto substitui Pedro Marques Lopes.
    Não podiam encontrar alguém melhor. Temos um portista politicamente correcto, cheio de mesuras, muito certinho e que na sua anterior coluna de senador, nunca foi capaz de dizer nada sobre vouchers, mala ciao, e-toupeira, caso dos e-mails, etc., dizer preto no branco que o que se passa na Luz é uma vergonha.
    É destes portistas que eles gostam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também notei.

      E, cereja em topo do bolo, EXIGE saber quem dispensou o Félix. A bolha não poderia querer melhor.

      Eliminar
    2. Eles adoram totós como o Teixeira Pinto. Portistas como esse são o tiro no pé perfeito. Se por acaso resolver ser homem é relegado para segundo plano.

      Os que os têm no sítio quase nunca se aguentam. Os que vão sobrevivendo são o Guedes e o Sousa Tavares (este por mercado e reputação).

      Eliminar
  9. Vila Pouca, é o fenómeno da intelectualização da opinião, com o tratamento ou análise, em que se privilegia aspetos abstratos, teóricos e racionais, próprios de um genial pensamento, com uma apurada inteligência linguística, tudo isso, em detrimento de outros fatores comuns ao mero adepto (emocionais ou intuitivos, ou outros).

    Confesso, na anterior pequena coluna do PTP, apenas olhava o título e passava à frente, porquê? Porque quando o li em anteriores edições, terminava a tal coluna, e muitas vezes, pensei com os meus botões: "O que é que este gajo nos quis dizer ou transmitir?", provavelmente eu é que serei um grande estúpido e não alcançava a coisa ...

    Bom, o Miguel Herrera Tavares que se cuide, porque qualquer dia também vai de pinote!

    Vila Pouca, opinião pessoal, prefiro ver o Pedro Marques Lopes na SIC, a lê-lo na Bola, é muito melhor num espaço televisivo, creio mesmo que ficamos a ganhar com essa troca!

    PT

    ResponderEliminar
  10. Dá gosto ver esta equipa de andebol!

    AM

    ResponderEliminar
  11. Pedro Pinto, sou do mesmo clube do Felisberto, e não responsabilizo apenas a falta de cultura desportiva em Portugal, mas também alguma "preguiça", ou falta de predisposição para a coisa, contudo, começo a despertar com estes posts semanais que leio atentamente, mas não me meto em aventuras, nem por atalhos, porque quando não sei ...

    Ainda na ressaca da Roma 2 FC Porto 1, e a propósito do resultado, aprendi há uns 40 e tal anos atrás que este 1-2 fora de casa nas provas da UEFA, era um extraordinário resultado, e no caso concreto do FC Porto, será que nos damos bem, quando trazemos para a 2ª mão no Porto, aquele 1-2? Fui à "sebenta" e torci o nariz, aliás, há algumas curiosidades, por exemplo, nas 4 primeiras participações do FC Porto em provas da UEFA, os Dragões jogaram sempre fora, e perderam sempre pelo "promissor" 1-2, porém, na 2ª mão disputada nas Antas, fomos sempre eliminados!

    Aí vão as 9 derrotas por 1-2 do FC Porto na 1ª mão (a jogar fora de casa), e posteriormente o desfecho da 2ª mão, todas jogadas nas Antas:
    1956/57 A Bilbao fora 1-2/ casa 2-3. T Campeões (eliminados).
    1959/60 R Brastilava fora 1-2/ casa 0-2. T Campeões (eliminados).
    1962/63 D Zagreb 1-2 fora/ casa 0-0. T das Cidades com Feiras (eliminados).
    1963/64 A Madrid 1-2 fora/ casa 0-0. T das Cidades com Feiras (eliminados).
    1972/73 D Dresden 1-2 fora/ casa 0-2. T UEFA (eliminados).
    1981/82 Vejle 1-2 fora/ casa 3-0. T Taças (apurados).
    1983/84 D Zagreb 1-2 fora/ casa 1-0. T Taças (apurados).
    1983/84 G Rangers 1-2 fora/ casa 1-0. T Taças (apurados).
    1987/88 R Madrid 1-2 fora/casa 1-2. T Campeões (eliminados).

    Curiosidades, na 1ª final Europeia do FC Porto (com a Juventus), duas eliminatórias tiveram o tal 1-2 na 1ª mão fora de casa, mas ambas com final feliz na 2ª mão, a Final com a Juve teve também o tal 1-2. Dinamo de Zagreb um habitual cliente do 1-2 na 1ª mão fora de casa, foram 2 X. Finalmente, ainda retenho na memória o 1-2 com o Real Madrid em 87/88 (jogado em Valência), na 1ª mão estivemos a ganhar até 5 minutos do final da partida (golo do Madjer), na 2ª mão nas Antas, fomos para o intervalo a ganhar 1-0 (golo do Sousa, e apurados ao intervalo), para a 2ª parte entrou o extremo Paco Llorente, e partiu aquilo tudo, e o Michel deu a volta, era a famosa equipa «La Quinta del Buitre», com o Chendo, Sanchis, Michel, Martin Vasquez, Llorente ou Butragueno.

    Relativamente á ressaca Liga Europa, o Benfica poupou 6 titulares, e deu um sinal mais que claro que a grande prioridade é o campeonato (nem se importariam de cair agora, pelo onze que apresentaram...), todavia, tudo lhes correu bem.

    Estranhamente, o Sporting, a 9 pontos do FC Porto, e a 8 pontos (na verdade são 9) do Benfica, com o campeonato perdido, o que fez em Alvalade com o Villarreal que luta pela manutenção? Mudou 7 titulares da última jornada, na defesa não jogaram 4 titulares (incluindo o G Redes), no meio campo não jogaram os titulares Gudelj e o Wendel, se a esta estranha rotatividade, juntarmos as lesões dos experientes Mathieu e Nani ... Por exemplo, na Feira, os jovens Miguel Luís e o Jovane, nem ao banco foram, ontem, foram titulares. Será que o Keiser hipotecou a passagem aos oitavos da L Europa, para a equipa estar "fresquinha", e ganhar ao Sp Braga na próxima jornada? Espero que o façam, mas creio que ninguém entende esta estúpida rotatividade do Sporting, isto quando tem apenas a 2ª mão da T Portugal, e esta Liga Europa, como objectivos desta temporada, porque no campeonato, o 2º lugar é quase impossivel. O incompreensível onze de ontem do Keiser, fez-me recordar um FC Porto 1 Sporting 3 para a T de Portugal, em outubro de 2014, Lopetegui numa fase prematura da temporada, mudou 9 titulares, e fomos eliminados da Taça de Portugal...

    PT

    ResponderEliminar

  12. Só para realçar a nossa qualidade no andebol…

    Os 2 melhores golos do Top5 desta 1ª jornada da EHF Cup:
    https://www.youtube.com/watch?v=oVAQ32_LwLw

    E a melhor defesa:
    https://www.youtube.com/watch?v=A1aLcLORqiw


    Entretanto, um off-topic:

    https://www.ojogo.pt/multimedia/videos/interior/sergio-sobre-pepe-militao-e-redes-sociais-antes-isso-que-falar-de-toupeiras-10581563.html

    Mister...não acha que essa desvalorização do assunto das toupeiras nos mina o discurso contra o benfiquistão??!! Isso assim é ouro para os vampiros da CC vermelha!

    ResponderEliminar
  13. Tenho pena que não tenha feito uma referência ao roubo que houve no pavilhão da luz no jogo de hóquei em patins benfica-oliveirense. O Resultado deveria ter sido 3-4 ao invés do 3-3. Foi anulado um golo ao oliveirense escandaloso,

    ResponderEliminar
  14. Concordo Pedro Pinto. A guerra interna de comunicação já está a passar para fora.

    ResponderEliminar
  15. Tmprat,

    Numa Opinião de um Portista na Bola, e hoje até o li:

    Coluna 1 - Assalto final em Roma, com os improvaveis Adrian Lopez, André Pereira, e Hernáni...

    Coluna 2 - João Félix I: ele até já previa há um ano atras que estava ali um talento.... (Perdeu-se um bom scout, mas sempre se ganhou um banqueiro que salvou o BCP do abismo)

    Coluna 3 - João Félix II: o Zaniolo da Roma? será que ele sabe que o jovem canhoto jogava nos juniores do Inter na temporada passada, e foi envolvido no negócio Nainggolan? E que foi vice campeáo Europeu Sub19? O scout PTP só o ficou a conhecer na 3ª feira?

    Coluna 4 - Chalana, nº 10, e "dez e zero...", no dia de aniversário do nº 10 Chalana ...(mas que tarde/noite perfeita, acrescentaria eu, mais parecia o jogo de homenagem ao Eusébio em janeiro de 2014)

    Este colunista, será mesmo Portista ou benfiquista? Fico mesmo "confúcio"...

    PT

    ResponderEliminar
  16. Mais roubado que a Oliveirense, no pavilhão da Luz, foi o FCP, de tal ordem foi a coisa, que o treinador do FCP que tem tido sempre um comportamento exemplar, perdeu a traquitana. Portanto em termos de campeonato e classificação, as coisas estão equilibradas.

    ResponderEliminar
  17. Paulo Teixeira Pinto é portista, tem um estilo próprio, e custa-me ver alguns portistas de faca afiada perante o homem, só porque o Vila Pouca o considera demasiado soft. Sabe o que diz e fala sobretudo da parte de futebol, como por exemplo Miguel Guedes, e ao contrário de MST que cada vez que fala de futebol só diz asneiras. Um exemplo execrável de representar as nossas cores na minha opinião é o Manel Serrão! Mas também na companhia em que estão aquilo não é um programa, é uma reunião de gordos numa tasca reles...
    E depois a história sobre João Félix... então não leio aqui portistas ressabiados com o nosso departamento por ele ter fugido? Não ouvi o Rodolfo a dizer que quem o deixou sair deveria levar com um pau nas costas. Não ouvi a desculpa esfarrapadissima do Bino sobre o miúdo? O miúdo é bom, pronto, paciência, foi nosso e não se fala mais nisso.
    PTP representa a voz comum do FC PORTO na sua versão polida. Já ouvi portistas a dizer que o Fábio Silva - que realmente desconheço - se estivesse num certo clube também teria jogado contra o Galatasaray!!!

    Porque há uma incongruencia de todo o tamanho - excepção feita ao Vila Pouca e ao PT pois nunca disseram isso e até assumem: é que os que o acusam de ser do "regime" é porque o lêem, certo? E se o lêem porque é que depois vem para aqui com postas de bacalhau dizer "façam como eu que não leio a Bola"???

    Haja decoro e solidariedade para quem pelo menos esgrima na casa do inimigo, e não no sofá, como eu por exemplo a mandar bitaites...
    É a minha opinião, e não levem a mal, mas não gosto de ver portistas depreciarem quem fala por nós.

    PT: 99% dos portistas só ficaram a conhecer o Zaniolo na... 3ª feira!!!

    ResponderEliminar
  18. E a talho de foice já que andamos a ser intoxicados pelos bébés do Seixal, nada como aquilo que há 2 anos eu dizia, mas que infelizmente se vai tornando escola no FC PORTO (com a licença é obvio do Vila Pouca):

    No meu entender, a formação ou o berço de um clube, precisa de alguém especial. É o sector mais importante da vida de um clube. Não é com mestrados nem canudos universitários, que se faz um bom pedagogo. Aliás os melhores formadores portugueses até quase que roçavam o básico escolar, e os melhores do FC PORTO não se escudavam em palestras de faculdades. Artur Baeta, Feliciano e Monteiro da Costa, sendo a meu ver Ilidio Vale o ultimo dos moicanos da formação portista, não se refugiavam em gabinetes a olhar para os monitores de computadores e somar estatísticas. Não! Saíam para a rua, davam uma volta pela cidade, viam os putos descalços a jogar nos paralelos da vida ou nas areias lacrimosas em praias de sonhos transformados em estádios de futebol. Quantos e quantos craques portistas não foram descobertos pelo olhar atento e pelo conhecimento empírico destes homens?
    Quantos craques não começaram por rasgar os joelhos nas pedras da rua?
    Hoje qualquer puto começa pelo sintético fofinho, com o papá a ver e a sonhar em Ronaldos!

    Bem sei que o futebol de rua acabou, mas existe o futebol dos rinques camarários, o futebol do parque da cidade, o futebol das escola. Emfim até nisso a tecnologia nos levou. Espero que não leve também a paixão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente, aliás alguns craques do nosso clube dos anos 80 e 90, foram descobertos a jogar à bola na escola.

      Hoje a coisa está mais complicada, há muito dinheiro envolvido e há Uita sanguessuga à volta dos putos.

      O benfica de hoje, por uma falta gritante de qualidade no plantel precisou de recorrer às escolas. Onde tem algumas boas promessas. Sim, promessas.
      Mas acho que não há dúvidas por exemplo que se o Gedson tiver cabecinha está ali um craque. O piscinas é uma incógnita embora queiram fazer dele um Eusébio branco.

      Eliminar
  19. Felisberto, o MST quando fala de futebol deixa a desejar, exagera nos "ódios" de estimação, mas quando foi e é preciso defender o FCP e em alturas bem difíceis em que alguns se encolheram e atacar o clube do regime, nunca lhe doem os dedos nem lhe falta a voz. O Miguel Guedes também não se encolçhe, já o PTP... fica caladinho e quietinho.

    O futebol o que importa é o momento e neste momento, tudo corre bem, veremos o que vai acontecer no futuro, quer sobre a 2ª edição do Special One, quer no novo Renato Sanches... ou será o novo Nélson Oliveira?

    ResponderEliminar
  20. Vila Pouca,
    Perfeitamente de acordo, mas isso não invalida que na nossa formação algo de muito estranho se passa. Jovens que venceram um campeonato da II liga. Jovens que venceram e/ou estiveram em várias finais da Youth League, nenhum deles se aproveita? Fernando Fonseca que ainda o ano passado tinha feito um jogo na formação principal, foi descartado como um pedaço de carne retirado dos dentes! Fede Varela, perdi-lhe o rumo nem sei onde joga. Francisco Ramos está no Santa Clara onde pegou de estaca. Rafa Soares que para mim vai ser um dos melhores laterais do futebol português já não é nosso.
    Em vez disso andamos a brincar aos fair-plays financeiros, com Jorges, Pedros, Bazoers, Paulinhos, Ewertons, Loums e Manafás...
    Ou como neste momento se aplica na perfeição o velho ditado: diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és! O FC PORTO é muito mas muito mais que os alexandres desta vida.

    ResponderEliminar
  21. Felisberto eu também não gosto de ver Portistas a defender o Teixeira Pinto. Acho que é dar tiros nos pés. Mas você é que sabe.

    Para mim é um gajo a ganhar dinheiro à custa do nome e marca FC Porto, mais nada.

    ResponderEliminar
  22. Felisberto, para mim já disse e está registado, com equipa B, o plantel devia ter apenas 22 jogadores, quando fosse necessário, íamos à B buscar jogadores., mas não é essa a filosofia e não é de agora. Também acho que devíamos ter um centro de formação, o senhor presidente prometeu esse projecto neste mandato, já ouvi umas coisitas, mas não vejo nada. Pode ser que no próximo ele apareça, porque é fundamnetal, decisivo, diria, se tiver um mini-estádio numa zona mais acessível que o Olival.

    ResponderEliminar
  23. Ah, mais uma grande vitória no andebol, Taça EHF, 2ª jornada, Fase de Grupos, HC Constanta 29 - FCP 35.

    ResponderEliminar
  24. É preciso tê-los no sítio para apostar na Juventude, mas também há que dizer que um clube grande (neste caso como o FCP) não pode apostar com jogadores aos molhos na equipa principal. O SC já aposto em alguns, mas, ele é que os treina e que os vê, e é que sabe o momento de os meter.
    Não nos deixemos iludir por aquilo que se passa casa do outro (Polvo), o treinador deles de momento ainda está num estado de Graça, vamos ver no futuro.
    Há muitas lesões temos que jogar com aquilo que temos, a cama é curta mas acredito, e logo espero mais uma vitoria.

    A. C.

    ResponderEliminar
  25. Felisberto, ainda tenho aqui a edição de ontem da Bola, com a Opinião do PTP, vou repetir, é composta por 4 colunas:

    1 A capacidade surpreendente do Adrian, Hernani e do André nos minutos finais em Roma.

    2 João Félix I (assim mesmo literalmente), a incapacidade do FC Porto reconhecer talento (até aqui, tudo bem, respeito opiniões, mas o rapaz tinha 14 anos), porém, o "scout" PTP diagnosticou precocemente o talento do Félix?

    3 João Félix II (também literalmente), é o Italiano Zaniolo, curiosamente, o Inter também o dispensou (mas com 19 anos, coisas diferentes), e quem se julga um putativo scout desconhece esse facto? E também desconhece o facto do Zaniolo, a par do Jota e do Trincão, terem sido as grandes figuras do último Europeu sub 19? Quem se mete por atalhos ...

    4 Uma coluna para falar do Chalana, ok, respeito o Chalana, não me esqueço do Portugal França de 1984, no Europeu do nosso descontentamento, não me caem os parentes na lama, reconhecer que o Chalana era a nossa estrela (fez grandes jogatanas, fomos a esse Europeu, via penalty mentiroso cometido sobre o Chalana, com a URSS), e sobretudo, respeito ainda mais a doença degenerativa do Chalana, mas, um colunista conotado com o FC Porto, cantar loas à vitória do Benfica por 10-0, no dia 10 de fevereiro, dia do 60º aniversário do nº 10 Chalana, por momentos até pensei, será que estou a ler a opinião do "papa-nicolau"? ... Bom, como referi em cima, na nossa derrota na Luz em Janeiro de 2014, no jogo de homenagem a Eusébio (um dia depois da sua morte), mt provavelmente o Portista PTP também se regozijou, com a vitória dos 11 Eusébios...

    Felisberto, a Opinião de ontem na Bola do PTP, foi mesmo pensada e escrita para o Portismo, e os Portistas? Em 4 colunas: 1 Um pequeno lamiré de Roma, e depois, 2 FéliX I, 3 Félix II, finalmente 4 Chalana? OHBALHAMASANTAQUITÉRIA, e não, não sou um Portista fundamentalista!

    Ainda a propósito do Félix, Portugal tem a segunda pior taxa de natalidade na Europa, porém, o Benfica pensa em tudo, aí estão os "bebés" do Benfica ... Nunca, em tempo algum, em Portugal os 3 Grandes jogaram com tantos jovens da Formação na principal equipa: EXTRAORDINÁRIO, NOTÁVEL, SINGULAR, ASSOMBROSO... Recuo cerca de 40 anos: FC Porto 1 Benfica 1 Maio de 1978, o épico golo do Ademir que deu o 6º Campeonato Nacional ao FC Porto, e o Benfica jogou com este onze: Fidalgo; Bastos Lopes, Humberto/Eurico e Alberto; Toni, Pietra e Shéu, Zé Luís, Chalana e Nené, 9 Atletas formados no Benfica (o Eurico, o Guineense Alberto, o Zé Luís e o Chalana, todos sub 21), os dois "estrangeiros" eram apenas o Toni formado na Académica, e o Pietra do Belém, porém só no século XXI ás portas da década 20, surgiu o "fenómeno Istambul"... Não, não pensem que é despeito, ou estarei a desdenhar dos jovens talentos do Benfica, mas, propaganda é uma coisa, jornalismoo é outra coisa bem distinta, e bem mais séria!

    PT

    ResponderEliminar
  26. Ainda a propósito da doença, e da infelicidade do Chalana, o Rui Cerqueira e bem, também se associou à causa. O mesmo Rui Cerqueira que quando a nossa equipa em outubro do ano passado, teve uma despedida ao som de "paso doble"na Luz, o inefável Rui Cerqueira não valorizou, nem relevou tamanha falta de respeito pelos nossos profissionais, para o RC foram meros faits divers que até "apimentam" a coisa...

    Depois do Calica de Paredes, do anafado de Torres Vedras fazerem parte FPF-TV, será que o Rui Cerqueira também estará a piscar o olho à Televisão da FPF? Não estranhem ...

    PT

    ResponderEliminar
  27. Sobre o Chalana não vou dizer muito, atravessa um momento difícil e nestas alturas temos de ter alguma contenção. Mas não me esqueço que a determinada altura da sua carreira, o SLB abandonou-o, foi no FCP e com a ajuda do professor José Neto, que recuperou. Mais tarde viria a esquecer-se desse pormaior e ter algumas frases pouco bonitas - fiz referência a isso em post - para com o FCP.

    ResponderEliminar
  28. Está aqui para quiser recordar...
    https://dragaodoente.blogspot.com/2008/04/o-freteiro-delgado-o-vendedor-de-pneus.html

    ResponderEliminar
  29. "Francisco Ramos está no Santa Clara onde pegou de estaca. Rafa Soares que para mim vai ser um dos melhores laterais do futebol português já não é nosso...."

    Felisberto,

    1 O Chico Ramos pegou de estaca nos Açores, mas faltou-lhe qualidade em Guimarães? Curioso, no VSC com três treinadores distintos (Pedro Martins, Peseiro, e Castro) provavelmente estavam todos errados...

    2 Já deixei a minha opinião sobre o Rafa, não vou repetir, mas sempre vou dizendo que um lateral esquerdo de enorme qualidade, e que no curto prazo poderá chegar à Selecção A, foi formado no Leixões, era um canhoto criativo, e um treinador "inventor" da formação do Leixões, baixou o rapaz para a lateral esquerda, quem é? Nuno Sequeira, chegou a Braga de "borla"... (mas o melhor será o Ruben Vinagre do Wolverhampton, é um Telles "tuga")

    PT

    ResponderEliminar
  30. "Uma coluna para falar do Chalana, ok, respeito o Chalana, não me esqueço do Portugal França de 1984, no Europeu do nosso descontentamento, não me caem os parentes na lama, reconhecer que o Chalana era a nossa estrela (fez grandes jogatanas, fomos a esse Europeu, via penalty mentiroso cometido sobre o Chalana, com a URSS), e sobretudo, respeito ainda mais a doença degenerativa do Chalana"

    Vila Pouca, isto é contenção e também respeito. E a propósito do professor Neto que sempre foi um consultor/conselheiro do Paços, o prof JN directa/indirectamente também levou o Chalana para adjunto do Paços algures em 2004, foi então adjunto do professor José Gomes que esteve esta temporada no Rio Ave!

    PT

    ResponderEliminar
  31. Já q andam por aqui a falar de promessas tipo Félix, deixo aqui para quem ainda não conhece, aquele que para mim será provavelmente um dos melhores valores da nossa formação (este vídeo não chega para lhe fazer jus!):

    https://youtu.be/OQNFx3s4adw

    Francisco Conceição, filho do nosso mister, capitão dos sub-17 do FCP tem um nível de jogo e uma maturidade à parte...

    ResponderEliminar
  32. PT
    O Sequeira não foi formado no Leixões!!!!
    Esteve 9 anos no Senhora da Hora e foi para o Leixões com idade de junior onde permaneceu apenas e só 1 época nesse escalão. Quando ascendeu a senior foi emprestado ao Fafe, regressando ao Leixões e sem sequer jogar foi transferido para o Nacional da Madeira.

    Agora que foi no Leixões que foi "adaptado" a defesa esquerdo, aí estamos de acordo já que no SH jogava a interior esquerdo. O defesa esquerdo era o meu filho.

    Ah! O rapaz é... portista!

    ResponderEliminar