Grande pujança das nossas modalidades!

Nas modalidades, o nosso andebol teve ontem uma tarde de sonho, ao conseguir eliminar o Sporting da Taça de Portugal, num jogo em que esteve sempre em desvantagem. A nossa ponta final fortíssima acabou por destruir os lagartos, mostrando bem o nível a que estamos! No basket…enfim, a glória!!! Num temporada com tantos equívocos e problemas, eis que veio a bonança! Os sinais já eram (finalmente!) evidentes desde a chegada de Tinsley e Graves, pois o nosso nível exibicional melhorou bastante, além da confiança que subiu exponencialmente! A conquista da Taça de Portugal 2018/19 vem confirmar este subir de patamar competitivo e augura mesmo um playoff de bom nível, em que temos legítimas expectativas no campeonato! No hóquei, e como duas alegrias nunca vêm só, excelente e importantíssima vitória sobre… o Sporting, num jogo altamente tático, com dois excelentes GR, em que fomos mais fortes, empurrados por um Caixa lotado e entusiasta, ficando agora o título bem mais perto, embora com algumas batalhas ainda por vencer!
Resumindo, o que mais poderia um portista querer deste fim de semana incrível??? Parabéns ás modalidades do nosso FC Porto!!! Foram ENORMES!!!
Andebol:
No Andebol, mais uma oportunidade para vencer o Sporting, esta época, desta feita para os 1/8 da Taça de Portugal! E, apesar de andar sempre atrás do resultado, o FC Porto conseguiu, através de uma ponta final fortíssima, com um parcial de 9-1 (!!!) nos últimos 12 minutos, vencer a partida por 28-23! Os ¼ de final serão jogados frente ao Belenenses, equipa aliás com quem iremos iniciar a fase final, já na próxima 4ª feira. Assim, partimos para a conquista da Taça de Portugal como favoritos, uma vez que Sporting e regime já estão fora!
Destaco ainda as declarações de Miguel Martins, no final, a mostrar o que é um jogador À PORTO, a contrastar com as do treinador do Sporting (de quem até gosto!) ao dizer que sai triste da competição porque o FC Porto é uma equipa perfeitamente ao alcance do Sporting…
Segue-se agora o primeiro jogo da Fase Final do Andebol 1, com a recepção ao Belenenses, para no fim de semana viajarmos até Cuenca para defrontar os espanhóis naquela que será a 5ª jornada da EHF Cup e que poderá dar-nos o apuramento para os ¼ em primeiro lugar!!!
Resumo
Notícia
Classificação EHF Cup
Próximos jogos:
FC Porto – Belenenses (Campeonato / Fase Final – 1ª J) Dragão Caixa / Qua / 20 Mar - 20h30
Liberbank Cuenca - FC Porto (EHF Cup / 5ª jornada) P.P. “El Sargal” / Dom / 24 Mar - 11h00
Basket:
No basket, eis que veio a glória!!! Ao fim de 11 derrotas seguidas com a UD Oliveirense, desde 2017, o FC Porto conseguiu ontem a tão desejada vitória frente à sua actual “besta negra”, por 83-80, após vitórias frente ao Barreirense e Lusitânia e que, no total, nos valeram uma saborosa Taça de Portugal, a confirmar que finalmente estamos aí para a luta, tanto nesta 2ª fase, que se inicia agora, como no playoff!
De facto, um jogador cerebral como Tinsley, que parece nunca ter saído de cá e uma “besta” como Graves, melhoraram substancialmente a nossa qualidade e opções…pelo que…os resultados estão à bem vista! Vamos ver o que nos traz o resto da época, sendo que este troféu já ninguém nos tira e vai direitinho para o nosso museu!!! Muitos Parabéns ao basket!!!
Notícia, inclui o vídeo de um resumo do jogo.
Classificação
Próximo jogo:
FC Porto – SC Lusitânia (LPB / 2ª Fase / 1ª jornada) Dragão Caixa / Dom / 24 Mar - 18h00
Hóquei em patins:
No hóquei, jogo decisivo frente ao último “grande” e actual campeão e que, provavelmente, decidiria o campeão para esta época…isto se não houver percalços, como por exemplo, em Braga, Barcelos ou até Valongo! Foi uma partida que me deu um gozo enorme, tal os argumentos tácticos apresentados, com um hóquei vertiginoso de parte a parte (este Sporting joga hóquei! Já o regime…mistura muito com a natação…) e com um 0-0 que se manteve até cerca dos últimos 12 minutos! Um penalty convertido por Gonçalo Alves acabou por desbloquear a partida, fechada nos últimos segundos, quando os forasteiros jogavam 5 para 4, sem GR. Reinaldo Garcia interceptou a bola, passou com mestria por Pedro Gil e deslizou com a redondinha para dentro da baliza leonina, fazendo o 3-1 final que, após vitórias sobre o regime e UD Oliveirense, nos coloca com um pé no título, DESDE que não haja surpresas desagradáveis até final.
Foi um jogo em que os GR brilharam, especialmente o nosso Filipão, uma autêntica muralha que só foi transposta uma única vez, aliás, após lance irregular que beneficiou os lagartos, quando Girão se atirou 1m para a frente da baliza, num livre directo de Hélder Nunes e que os árbitros, inexplicavelmente, não quiseram repetir!!!
Resumindo, temos tudo para trazer mais um caneco para o museu…haja concentração!!!
Resumo
Notícia
Classificação campeonato
Classificação e umas coisas mais sobre a Euroliga
Próximo jogo:
HC Forte dei Marmi – FC Porto (Liga Europeia ¼ Final -1ªmão) Palaforte / Sáb / 23 Mar - 20h00.
Grande vitórias: Se no andebol e no hóquei há muito que estamos no topo, o resurgir do basket foi uma agradável surpresa. Vai ser uma ponta final frenética nas 3 modalidades, mas aconteça o que acontecer, temos que estar muito orgulhosos destes profissionais que semana após semana dão tudo pelo brasão abençoado e, nos casos do andebol e do hóquei, até estão bem lançados na Europa.
ResponderEliminarNota negativa para a agressão no Dragão Caixa a pessoas do Sporting. Comportamentos desses não têm cabimento no desporto, nem no nosso grande Porto!
Força Porto!!!
foi de facto fantastico a todos os niveis, nem com campos inclinados.
ResponderEliminarparabens ao basket do FCP.
pedindo desculpa ao Pedro Pinto, mas sendo este o ultimo post, so dois bitaites da actualidade:
nao sei o que a manuela moura guedes quis dizer ontem com o "lfv e' intocavel" mas parece me que o maridinho deve tar com ideias...
outro bitaite, sobre o "senhor" boaventura, nao se deixem enganar, tal como paulo goncalves, todo este aparecimento em modo "kamikaze" nao e' a toa, esta a deixar se queimar, para alguem a serio nao se queimar, algo ja visto praquelas bandas.
ja agora, anda tudo a dormir na $AD a contar o guito da champions? nao se faz nada? o nosso grande presidente so fala quando ganha? enfim, spre nos a chatear mo nos...
manu365
foi uma coisa que tambem reparei, foi um fds top para as nossas modalidades. ganhámos tudo
ResponderEliminarO Andebol AZUL e BRANCO derrotou categoricamente, o clube cardinal, mas não se menospreze o ABC, pois com eles, no passado, já tivemos muitos amargos de boca.
ResponderEliminarNo Basquetebol, a vitória do DRAGÃO na Taça de Portugal, revelou finalmente, jogadores à imagem do GRANDE MONCHO LÓPEZ, VALOROSOS GUERREIROS.
Já no HP, o FCPORTO venceu com justiça, o clube mustafa. O título nacional está perto.
Mas não há bela sem senão, falhando 4 livres directos em 5, NÓS, OS PORTISTAS, não teremos quaisquer hipóteses de festejar a conquista de uma Liga dos Campeões.
Finalmente, se o orelhudo korrupto que dava OKS a tudo e mais alguma coisa não foi a tribunal, porque carga de água iria o boaventura. É apenas a palavra de uns contra o outro.
Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)
Pedro Pinto, tenho uma dúvida, caso o FC Porto e Sporting cheguem em igualdade pontual ao final neste campeonato de Hóquei Patins, o que determinará o Campeão, nesse cenário perfeitamente possivel? Será o goal-average, ou os dois confrontos directos? Perdemos com o Sporting em Lx 3-5, e ganhamos no Dragão Caixa 3-1, vitórias com a mesma diferença de golos, porém, o FC Porto marcou 3 golos como visitante, e o Sporting apenas marcou 1.
ResponderEliminarRelativamente à Oliveirense, como temos vantagem no confronto directo, empate em Oliveira, e vitória no Caixa, essa questão creio que será pacifica, mas numa liderança final tripartida em igualdade pontual: FC Porto, Sporting e Oliveirense, o FC Porto vence esse campeonato a três, em termos de confrontos directos, mas será que no Hoquei também prevalece essa fórmula de desempate?
Nota final, de lamentar e repudiar a atitude lamentável de um dos nossos no Dragão Caixa no clássico no Hoquei em Patins.... A Nação Portista não ficaria revoltada, se no Pavilhão João Rocha, um dos nossos também fosse vitima de agressões? ...
PT
Boa tarde Sr.DVP
ResponderEliminarBoa tarde Sr. Pedro Pinto.
Como tinha referido, anteriormente, o FCPORTO vai lutar para ser campeão em Basquetebol, mas lutar no sentido real e não figurativo. As últimas contratações vieram trazer a qualidade que faltava nesta equipa. O basquetebol é bom neste sentido que o que foi jogado até agora não conta para nada. Agora é que é a sério. Esta conquista trouxe confiança a equipa e aos adeptos.
No Andebol será mano a mano com os lagartos, a minha dúvida é se os jogadores e o próprio clube pretenderem apostar na Taça EHF. Eu apostava nessa competição, pois traria um prestigio enorme apesar de não ter a noção da qualidade dos outros adversários. E claro está, a Taça de Portugal teremos de a vencer após as saídas das galinhas e lagartos.
No Hóquei não está nada decidido. As saídas são complicadas. Contra o Barcelos perdemos sempre nos últimos 3 anos, contra o Braga, já no ano passado tivemos o jogo tremido até ao fim e contra o Valongo, temos a agravante de estar a lutar para não descer. Portanto 3 deslocações complicadas onde temos margem de erro mas não podemos cair em facilitismos, ainda por cima a deslocação a Braga é no meio de uma semana europeia. Como já o digo a muitos anos trocaria o campeonato de FUTEBOL, sim de futebol pelo titulo de campeão europeu de Hóquei. Ano após ano é uma tristeza e sabendo que Hélder Nunes vai sair, ou é este ano ou nunca mais. Tenho esperança que seja este ano.
Cumprimentos
Bruno Moutinho Guedes - 23657
ResponderEliminarPT,
Sobre o hóquei, os golos fora não interessam para as contas, apenas a diferença de golos, que neste caso de confronto direto com o Sporting é de 6-6. Já no goal-average, temos mais 10 golos de diferença q eles (pouco!).
Portanto, até final, poderemos empatar 1 jogo e nada mais, isto se queremos depender só de nós!
No caso de um empate a 3 (com UDO e Sporting) temos mais pontos e seremos campeões! Ou seja, Braga, Barcelos e Valongo...MUITO cuidado!
Bruno Guedes, sobre o basket...realmente estamos a melhorar a olhos vistos e o título pode ser uma realidade perfeitamente ao nosso alcance, pois esta injecção de confiança e até por ter sido contra a nossa "besta negra" pode ser decisiva nessa caminhada!
Sobre o hóquei...aí, já não consigo dizer que trocava um título de futebol dela LE d hóquei, apesar de sentir a mesmíssima frustração de que falas!!! Quem sabe não ganhamos os 2!!! E o de basket...e o de andebol...e o de hóquei!!!
Sobre o andebol, acredito que podemos ganhar o título (q vai ser disputado a 3!) e a TdP está bem encaminhada!
Quanto à EHF, estamos a fazer um autêntico brilharete, os jogadores merecem, para além de que temos um treinador de élite e que nos faz sonhar...porém, acreditando que o Porto irá confirmar o apuramento para os 1/4 de final EM PRIMEIRO já no Domingo, em Cuenca, a sequente passagem à Final 4, será quase de certeza jogada com mais 3 clubes alemães, entre eles o famoso Kiel (equipa de Champions) que a vai organizar no seu próprio pavilhão! Uma verdadeira montanha a escalar mas...o sonho comanda a vida e...este Porto de Magnus Andersson...quem sabe!!!
Um excelente fim de semana... espero que um bom presságio para as modalidades, contente com a Vitória em basket, mais um troféu e sobre um borrego de 11 derrotas...
ResponderEliminarO hoquei é k podia matar o borrego na champions, mas cada coisa a seu tempo...
E Força Porto
PT preciso ou precisamos de confirmacao...ha quanto tempo que o jogo rio ave - benfas se joga sempre na 2 volta e perto do final do campeonato.
ResponderEliminarNao sera estranho...os sorteios n serao viciados a partida!!!
"PT preciso ou precisamos de confirmacao...ha quanto tempo que o jogo rio ave - benfas se joga sempre na 2 volta e perto do final do campeonato."
ResponderEliminarLamachã, não vou por aí, nos últimos 5 campeonatos, este incluido, em que jornadas FC Porto, e Benfica jogaram em Vila do Conde:
14/15 Rio Ave-Benfica 26ª jornada/ Rio Ave-FC Porto 28ª jornada.
15/16 Rio Ave-Benfica 31ª jornada/Rio Ave-FC Porto 33ª jornada.
16/17 Rio Ave-Benfica 32ª jornada/Rio Ave-FC Porto 1ª jornada
17/18 Rio Ave-Benfica 4ª jornada/Rio Ave-FC Porto 6ª jornada.
18/19 Rio Ave-Benfica 33ª jornada/Rio Ave FC Porto 31ª jornada.
Aliás, em 14/15, 15/16, 17/18, e nesta temporada 18/19, FC Porto e Benfica jogaram, ou jogam em Vila do Conde com um intervalo de 2 jornadas, sorteio quase simétrico!
Mas é curioso, fui pesquisar, e encontrei interessantes curiosidades, sobretudo sobre o Lionn, nos jogos entre Rio Ave Benfica disputados em Vila do Conde.
14/15 - 26ª jornada: Rio Ave 2 Benfica 1:
Lionn e Marcelo titulares (o Marcelo sofreu uma lesão grave aos 35 minutos), o Cássio era então suplente do Ederson.
15/16 - 31ª jornada: Rio Ave 0 Benfica 1 (é este o jogo investigado):
Cássio e Marcelo titulares, o Lionn foi titular na jornada 30, e 32, só não jogou na jornada 31 com o Benfica. O Roderick com passe partilhado, viu o 5º amarelo em Arouca na jornada anterior, e não jogou. O Rio Ave tinha então 4 centrais: Marcelo, Roderick (castigado 5º amarelo), Nelson Monte (apanhado em escutas), e o Vilas Boas era então o 4º central, nesse Rio Ave Benfica, jogaram os centrais Marcelo e Vilas Boas, Vilas Boas que apenas foi titular em 4 jornadas desse campeonato, e já não jogava há cerca de 2 meses, isto quando o Nelson Monte estava no banco (recordo, apanhado neste processo em escutas).
16/17 - 32ª jornada: Rio Ave 0 Benfica 1:
Cássio, Lionn, Marcelo e Roderick, foram todos titulares. Via oficiosa, sei que o Luís Castro teve problemas para formar o onze, nomeadamente os titulares Roderick, e o extremo Gil Dias (foi abordado o interesse do Benfica neste jovem, nessa semana), Gil que fez um jogo penoso (foi substituido precocemente), isto quando estava em grande forma. Quem me confirmou esta tese foi um jornalista (e alguma coisa mais) mt credível, e que está muito próximo do Rio Ave.
17/18 - 4ª jornada: Rio Ave 1 Benfica 1:
Cássio e Marcelo foram titulares, porém, o Lionn foi titular na jornada 3, e na jornada 5, só não foi convocado na jornada 4 no Rio Ave Benfica, afinal, tal como aconteceu no Rio Ave Benfica de 15/16.
Curioso, nas temporadas 15/16 e 17/18, o Lionn foi titular nas jornadas anteriores, e posteriores aos dois Rio Ave-Benfica, porém, só não joga nas jornadas com o Benfica em Vila do Conde, estas duas coincidências sim, deixam-me com a "pulga atrás da orelha".
Ontem no Universo Porto, o Francisco J Marques creio que meteu os pés pelas mãos, quando faz referência ao Rio Ave Benfica de 14/15 (quando recordou o campeonato de Lopetegui), nesse Rio Ave 2 Benfica 1, disputado em março de 2015, na jornada 26, o Lionn e o Marcelo jogaram, e o Cássio perdeu a baliza para o Ederson. Recordo que as rotundas de V Conde estavam pintadas de vermelho, o Benfica perdeu o jogo, porém, no mm dia, e já à noite, o Porto de Lopetegui perdeu-se nas brumas da Choupana, empatamos a 1, estivemos em vantagem com um golo do Tello, para o Nacional empatar na 2ª parte, e perdemos 2 pontos, isto quando, durante a tarde o Benfica tinha perdido em V Conde, e desperdiçamos a oportunidade de colar ao Benfica na liderança!
PT
Obrigado....não deixa de ser curioso determinadas situações.
ResponderEliminarVamos estar atentos!
ResponderEliminarMas que GRANDE notícia!!!
https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20190321-pt-magnus-andersson-renova-ate-2022
Entrevista a ver, hoje no PC, pelas 22h30!
Já ontem (1ª jornada/2ª Fase): FC Porto 34-17 Belenenses
Bom dia Sr. DVP.
ResponderEliminarBom dia Pedro Pinto.
Uma questão, o Hugo Laurentino está lesionado? Agora apenas vejo Quintana e o Thomas Bauer, e como já disse, no inicio não acompanhei o andebol pois pensava que a época seria desastrosa,que seria uma época de transição de aprendizagem para voltar a ganahr no futuro, pois julgava eu que os lagartos iriam dominar a seu belo prazer. Apenas comecei a ligar após termos arrumado o Magdeburgo e atualmente este é o melhor Andebol que vi jogar do FCPORTO, nem quando fomos campeões ao fim de 30 e tal anos com Carlos Resende, Eduardo Filipe, Morgado entre outros, ou agora mais recente com o Obradovic.
Ontem na entrevista, apercebi-me do jogador que foi o do treinador que é este Magnus. Tem um curriculum extraordinário para treinar o FCPORTO. ATENÇÃO que o FCPORTO em Andebol é uma equipa sem nome. Da mesma forma que o Magdburgo no Andebol é TOP Mundial mas no futebol está na 2 devirão Alemã.
Cumprimentos
Bruno Moutinho Guedes - 23657.
ResponderEliminarBom dia Bruno,
O Laurentino fez uma cirurgia ao joelho que estava prevista há já algum tempo mas...correu mal! Julgo que desde aí voltou a fazer mais duas e ainda tem prognóstico reservado!...
Espero sinceramente que volte depressa pois além de ser um jogador EXTRAORDINÁRIO é tb um ser humano INCRÍVEL e, obviamente, uma mais-valia no balneário!
Sobre a entrevista, enquadrada na renovação do excelente técnico q temos, por mais 3 anos, fiquei RADIANTE, pois, uma vez q temos uma equipa muito jovem, em q vários jogadores têm contratos duradouros, vai permitir consolidar este projecto do nosso andebol e q num futuro próximo nos poderá fazer sonhar alto!