sexta-feira, 13 de março de 2020

Quem te manda a ti, sapateiro, tocar rabecão? A ignorância de Hélder Silva


Vá lá saber-se porquê e a mando de quem - alô, alô benfiquista de Paredes... -, Hélder Silva que até apresenta o Jornal da Tarde, apareceu a entrevistar Jorge Ferreira, o conhecido "Esquiça de Fafe" - AQUI Só que há realidades que só por ignorância lhe passaram ao lado e que explicam tudo. Como foi dito por Bruno Prata e Rui Malheiro e nem seria preciso, porque quem acompanha o futebol português sabe bem, o "Esquiça de Fafe" era muito fraquinho, incompetente até dizer basta, até a forma desengonçada de correr era alvo de gozo, mesmo entre os seus pares. E para além de não ter jeito para a coisa, e sobre isso há quase unanimidade, tinha outra característica que o distinguia, um histórico de favorecimentos ao Benfica que o novo Conselho de Arbitragem, nem com toda a boa vontade, podia pactuar. Portanto, desceu porque era um péssimo árbitro, ponto.
Assim, o que sobra daquela entrevista e que passou ao lado do entrevistador? Simples: como é possível que um árbitro com este currículo, no anterior Conselho de Arbitragem presidido por Vítor Pereira e que fazia parte o famigerado Ferreira Nunes, teve boas classificações, esteve perto de ser árbitro internacional? Já agora, como o processo está em investigação, esta pergunta terá de ser colocada pelos investigadores a quem de direito.
Concluindo, pode o "Esquiça de Fafe" tecer as mais tenebrosas teorias da conspiração para justificar a sua descida, mas elas são fáceis de explicar e tão óbvias que nem vale  apena repetir.
Curioso, mas não surpreendente, na entrevista, Hélder Silva ficou calado quando o "Esquiça" lhe disse e cito de cor: «Num Gafanha - FCP e já depois do jogo terminado, o 4º árbitro confessou-me que um dirigente do FCP tinha dito que era preciso fazer uma nova visita ao restaurante do meu pai». Então não se impunha uma pergunta óbvia: atendendo aos acontecimentos anteriores, fez queixa dessa ameaça à polícia, à APAF, Conselho de Arbitragem, Conselho de Disciplina?
Quando se é um ignorante na matéria e apenas se está interessado em criar um caso, corre-se o risco de fazer um papel muito triste.
É caso para dizer, Hélder Silva, quem te manda a ti, sapateiro, tocar rabecão?

Nota final:
Manuel José que também "botou faladura" no programa de ontem, está sempre a dizer que a memória já não é o que era, esquece-se facilmente dos nomes, mas há uma coisa que perdura: continua um grande ressabiado! E por mais voltas que dê ao texto, por mais histórias que conheça, mas que só insinua e nunca concretiza - quem tem cu tem medo -, a razão é apenas uma: o "Ti Manel Zé" não perdoa nunca ter sido convidado para treinar o FCP.

PS 1 - Adorei a carecterização da entrevista. Aquela camisola com o emblema de árbitro internacional... é a cereja em cima do bolo!

PS 2 - Só em Portugal é que este verdadeiro nabo da arbitragem se apresentaria como vítima do sistema e com direito a entrevista na estação pública de televisão.

82 comentários:

  1. Caro DVP e Amigos:
    Muito estranha esta entrevista...cheira a encomenda.
    Então o Manuel José (não há kompensan que lhe valha) soube que um árbitro andava a pedir dinheiro aos dois presidentes dos clubes que iam jogar entre si e não denunciou? E qual foi o clube nortenho que lhe ofereceu uma vitória a troco de duas derrotas na época seguinte e nada disse? E a SAD não reage ao facto de Manuel José ter afirmado que um árbitro foi nomeado seguidamente nos seus jogos contra o FCP para o derrotar?
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Bem tinha razão o Rui V. do Renovar o Porto quando disse que desconfiava da notícia por ser transmitida pela RTP. O rato escondido com rabo de fora era esta entrevista. O FCP tinha de estar na mira do benfiquista de Paredes.

    ResponderEliminar
  3. A questão que se coloca é, como é que é possivel o "esquiça" ter sido o 5º e 7º melhor árbitro em Portugal, respectivamente nas temporadas 14/15 e 15/16? Só o Ferreira Nunes, ex Vice da arbitragem (esse ex árbitro de andebol de Coimbra), e responsável pelas classificações conhecerá esse verdadeiro segredo. O "esquiça" nem na Distrital devia apitar, era tão mau, tão mau, mas andou ali pertinho da promoção a Internacional ...

    Naquele "treta" mal amanhado do Benfica, só de memória, recordo-me de alguns jogos "inclinados" pelo "esquiça": Belém 0 Benfica 1 (golo do Benfica irregular, expulsão do Fredy), Moreira 1 Benfica 3 (quando o Moreira ganhava 1-0 já na 2ª parte, expulsão do André Simões por palavras), Paços 1 Benfica 3 (quando o Benfica empatava a 1 golo na Mata Real, e sentia mtas dificuldades, penalti surreal sobre Jonas), Estoril 1 Benfica 2, 1ª mão da T Portugal, Meia Final (Mitroglou faz o 2-1, uns bons metros fora de jogo, golo irregular decisivo, porque o Estoril na 2ª mão empatou na Luz a 4 golos). Isto, só de memória, mas esta amostra é sem dúvida uma extraordinária carta de recomendação, do afilhado do Adão Mendes da AF Braga, mas o "esquiça" também contou com a preciosa ajuda do amigo e ex observador Júlio Loureiro, também ele de Fafe (arguido no e-toupeira), é que isto anda tudo interligado!

    O JJ conheceu o "esquiça" quando treinou o Benfica, e posteriormente já no Sporting. Num Sporting Estoril em Alvalade apitado pelo "esquiça", o JJ em modos bruscos abordou o 4º árbitro, e afirmou exaltado apontando para o "esquiça" : "Eu conheço-o. Eu sei muita coisa... atenção. Eu sei muitas coisas do ano passado... "

    Se o Benfica já tinha o "maleiro" Boaventura a trabalhar no bas-fond da marginalidade, agora resgata o "esquiça" também como reforço, aliás, já era colaborador da Rádio Estádio, onde começou essa campanha, devidamente suportado e sustentado pelo Benfica.

    Quando o "esquiça" apareceu, quando o vi a apitar, recordei-me do falecido Zé Silvano da Régua, mesmo morfológicamente tão parecidos, nenhum deles tinha jeitinho para apitar, vá se lá saber como é que lá chegaram. Se o Silvano era conotado com o FC Porto, mas ficou célebre pela arbitragem de um União da Madeira-Benfica, em que um jogador Benfica se atirou para o chão, a três metros da área, e ele assinalou penálti. Mas valha a verdade, também vi nas Antas o Aloíso dar uma cabeçada no Galo do Belém (salvo erro), e o Silvano deu um amarelo ao Aloíso... Incompreensível como alguns árbitros apitaram na I Divisão ou na I Liga!

    Quanto ao Manuel José, recordo, foi treinador do Benfica, Sporting, VSC de Guimarães, Braga, Boavista, Clubes todos eles da média/alta, curiosamente nunca treinou o FC Porto ...Enfim, a dor de cotovelo está para os homens, como a intriga para as mulheres ressabiadas!

    Quanto ao Hélder Silva, não estava minimamente preparado para fazer aquela entrevista, aliás, mais parecia uma encomenda. Vila Pouca bem encaixada ou apanhada a camisola encarnada do referee, se vi a entrevista, até me desliguei desse pormenor!

    PT

    ResponderEliminar
  4. E de ler:

    https://renovaroporto.blogspot.com/2020/03/conselho-de-arbitragem-da-fpfinvestigado.html

    ResponderEliminar
  5. Bom, e neste momento muito delicado para a Humanidade, a prioridade nem são os "futebois", mas é um tremendo vício, e temos de nos resguardar todos em quarentena, e se o nosso vício bom regressar em meados de abril, maio, ou em junho, é sobretudo uma boa notícia para a Humanidade.

    Como em cima referi, há prioridades, e todos nós nos sentimos assustados ou alarmados, mas com esta obrigatória quarentena lemos e ouvimos quase tudo, e não passamos ao lado de alguns editoriais, por exemplo, esta semana retive este :

    "Numa altura destas `que se lixe a Taça´"

    "Mas, porque estamos perante uma situação sem fim à vista, e ninguém pode dizer se vamos estar sob ataque durante mais três dias, três semanas ou três meses, importará, isso sim, manter viva a noção de que só decisões extraordinárias responderão cabalmente ao desafio extraordinário com que estamos a ser confrontados. E essas decisões, internas e internacionais, poderão passar por não haver resultados homologados em 2019/2020, jogando-se 2020/2021, nos termos existentes em Agosto de 2019; e pelo adiamento, especialmente, do Euro-2020 e dos Jogos de Tóquio.
    Soluções, haverá muitas. Fundamental é que cada um de nós, nestes tempos de guerra contra um inimigo comum, esteja à altura das circunstâncias."

    José Manuel Delgado, in A Bola

    A coisa até aí tão bem, e eis que o propagandista "descarrilou" no destino final deste "editorial":
    "poderão passar por não haver resultados homologados em 2019/2020, jogando-se 2020/2021, nos termos existentes em Agosto de 2019 ..." Portanto, este "editorial" numa jogada de antecipação, permite-nos saber qual é a posição oficial do Benfica nesta matéria, isto caso não se disputem as 10 jornadas finais, este campeonato não será homologado, e prevalece o campeonato anterior 2018/19, por exemplo em termos de apuramento para a Champions, ou Liga Europa ...

    Mas não é só, outro exemplo, este oriundo do "forno interno" da estupidez:

    "Sexta-feira, 13 de Março
    Hoje, pelo princípio da tarde, as autoridades decidiram-se pela suspensão dos campeonatos. Melhor ainda. Pode ser que, entretanto, o Gabriel recupere. É que o brasileiro Gabriel faz uma falta tremenda na equipa como, aliás, vem a provar-se jogo a jogo. Temos de ver estas coisas pelo lado positivo. Ou, pelo menos, tentar. Tenta, Benfica."
    Leonor Pinhão, in Record

    "Portantes", para a fofa com U, há males que até vêm por bem... Enfim, se a ignorância tem cura, já a estupidez é que não tem mesmo remédio...

    E termino, como comecei : Neste momento muito delicado para a Humanidade, a prioridade não são os "futebois" ...

    PT

    ResponderEliminar
  6. ahah querem travestir este borrego em alguem que nos favorecia. So neste pais. Realmente nem sei quem e mais miseravel, se os juizes, os procuradores, os politicos, ou os jornalistas! esta classe em Portugal simplesmente nao existe, coitados sao todos uns vendidos e nao sabem o que significa ser jornalista. Fazer perguntas, investigar, por em causa, etc. MISERIA

    ResponderEliminar
  7. Bom dia caro MVP e caros Portistas;

    Isto é encomenda ponto, e este artista vir-se fazer de vitima só dá mesmo para rir, este marrava mais no vermelho que muito Touro. Isto tudo para tentarem colar o nosso FC Porto ao assunto como é apanágio desta gente sem coluna vertebral.

    Quando ele se sai com a se houvesse VAR na altura teria sido dos melhores em Portugal então a entrevista ganhou tons circenses.

    Se não houver mais campeonato parece-me que o César das malas vai ter muitos kms pela frente para que o mais maior grande ganhe na secretaria com a benesse de quem é roubado imponentemente durante a competição e ainda lhes fazem vénia ao fim.


    Contra Tudo e Contra Todos. FC Porto Sempre

    JP

    ResponderEliminar
  8. O REGIONALISTA
    LAMENTAÇÕES DE UM PADRE DE CARTILHA.
    A encomenda é sempre do mesmo, do vermelho de Paredes, que faz parte daquela corja que pensa que a RTP é do benfica e do regime. canal centralista gastador, a viver à custa dos portugueses.
    Quanto ao manelzé o tretas, as bocas ao FCP, é porque este sempre o reconheceu como um treinador medíocre. Outro artista metido na RTP pelo vermelho de Paredes.

    ResponderEliminar
  9. Voltando ao tema conclusão deste campeonato, há infelizmente a possibilidade dele não ser concluído, dependerá desta tremenda pandemia, mas sobretudo, a bem da Humanidade, vamos todos esperar que tudo regresse à normalidade, seja daqui a um mês, dois ou três meses.

    Ok, hipótese académica, este campeonato não é homologado, porque não se concluiram as 10 jornadas finais. A pergunta que surge imediatamente, quais os representantes de Portugal, na próxima edição Champions, ou Liga Europa?

    Se este campeonato não for homologado, será justo validar o campeonato anterior (2018/19), para determinar os representantes de Portugal na Champions ou Liga Europa? Na minha opinião essa via não é justa.

    Como é que a UEFA irá descalçar esta bota? Na minha opinião, seguindo o critério do rendimento desportivo ora na Champions, ora na Liga Europa. Depois de ponderados todos esses critérios, os representantes terão acesso por convite à participação na Champions, ou Liga Europa. Recordo, na 1ª edição da Taça dos Campeões Europeus, em 1955/56, o 1º representante Português foi o Sporting, mas por convite da UEFA, mas o Benfica tinha sido Campeão Nacional em 1954/55, e sublinho, esse critério não obedeceu ao critério desportivo, portanto, na minha opinião, não foi justo.

    FC Porto e Benfica, qual dos dois Clubes, apresenta melhor rendimento desportivo na Europa num horizonte alargado, sejam os últimos 10, 20 ou 30 anos? O FC Porto em todos esses horizontes temporais. Neste século, em 20 edições da Champions, o FC Porto soma 16 presenças (chumbou 4 presenças, mas venceu T UEFA e L Europa, em duas ausências), já o Benfica soma 13 presenças na Champions. O FC Porto neste século venceu 3 Taças Europeias (entre elas a Champions), e o Benfica soma duas finais da Liga Europa.

    Agora vamos ver o rendimento desportivo do FC Porto nesta década 10, apenas e só na Champions:
    -Somou 8 presenças na Champions, e superou a fase de grupos em 5 edições (chumbou em 3 edições), uma taxa de sucesso de 62,5%, e uma taxa de insucesso de 37,5%.
    -O FC Porto nesta década esteve 3 X nos Oitavos final, e 2 X nos Quartos Final.
    -O FC Porto nesta década, nas suas 8 participações na Champions, disputou 48 jornadas na fase de grupos, e somou no seu total 87 pontos, uma média de 1,81 ponto/jornada.

    Rendimento desportivo do Benfica em igual período, nesta década 10, apenas na Champions:
    -Somou 10 presenças na Champions, superou a fase de grupos em 3 edições (chumbou em 7 edições), uma taxa de sucesso de 30%, e uma taxa de insucesso de 70%.
    - O Benfica nesta década esteve 2 X nos Quartos final, e 1 X nos Oitavos final.
    - O Benfica nesta década, nas suas 10 participações na Champions, disputou 60 jornadas na fase de grupos, e somou no seu total 73 pontos, uma média de 1,21 ponto/jornada.

    Termino, se o critério de acesso à Champions, for meramente desportivo, o FC Porto apresenta muito melhores resultados desportivos nessa prova, isto comparativamente com o Benfica, o que é que nos pode tramar, se o critério passar pelo convite? O "raio" do Fair Play Financeiro ...

    PT

    ResponderEliminar
  10. Ponto um, só os anormais - devem ser daqueles que andam pela net a dizer asneiras e a especular com o Coronavírus, Covid-19 -, é que podem achar estranho que se fale de futebol neste espaço. Falar de futebol, ler um livro, ouvir música, ver um filme, contactar com a família e os amigos pela net neste tempo em que todos os cuidados são poucos, é apenas uma forma de desanuviar, ao mesmo tempo que se cumprem as recomendações do Governo e Direcção Geral-de Saúde.

    Dois, PT, não é por acaso que apareceu aquela capa de ontem no chiquiero. Por isso, fiz um post no facebook e no twitter e que diz o seguinte:
    «Calma, chiqueiro da queimada!
    Se a situação se prolongar e o campeonato não recomeçar, o Governo, atendendo aos superiores interesses da Nação, decreta como campeão o SLB.»

    O freteiro Delgado é, a par do Guerra, o maior prostituto ao serviço do SLB.

    ResponderEliminar
  11. Claro que isto foi encomendado !!! quem não conhecer o Carlinhos Daniel que o compre !!!
    Agora convenhamos , a peça foi tão apressada e tão mal feita que parece ter sido realizada por amadores , e no entanto foi a RTP !!! uma estação publica !!!
    Temos um entrevistador e o um entrevistado ambos patuscos e toscos , cujo o único propósito é enlamear o nosso clube , e dar ao publico a ideia final que "afinal são todos iguais" ao que concerne ás pressões na arbitragem .
    Se o Carlos Daniel(e a RTP) quer ser levado a serio que façam reportagens serias sobre os Emails , outra peças sobre o E-toupeira , Operação Lex , Malas ciao , etc... claro que para isso é preciso tomates ...


    No comentário aqui acima o PT toca num assunto sensível e pertinente , afinal o que vai acontecer se este surto coronavirus continuar neste próximos tempos ??? para lá de Maio , espero que isto passe rápido e que se volte á normalidade rapidamente , mas , e se não houver mais jogos até final ??? o campeão será atribuído ??? quem vai á champions , é que temos de estar muito atentos , afinal nós estamos em primeiro , batemos o nosso rival duas vezes de forma clara , temos 1 ponto de vantagem , que só não é mais e nós sabemos bem o porque , acho que o titulo de campeão devia ser atribuído a nós , a classificação final devia de ser esta .
    Agora não sei se sequer se há um regulamento na liga que preveja estas situações e se é a mais justa .

    ResponderEliminar
  12. Os vírus andam à solta, o covid obriga-nos a ficar em casa e vai ter graves consequências.
    Mas, falando neste caso de futebol, bem sabemos que outro vírus, encarnado, centralista, apoiado pelos poderes deste país, anda à solta, a infetar tudo, e foi sempre o assobiar para o lado.
    Por isso, é estarmos atentos e cumprirmos as recomendações, em relação às nossas vidas e da comunidade, mas isso não invalida estarmos atentos ao outro surto encarnado que, como habitualmente, faz as coisas por outro lado e leva anos sem antídoto forte.
    Provavelmente estaremos para a semana todos em quarentena, só desejos aos amigos que se protejam, e que permaneçam saudáveis.

    ResponderEliminar
  13. "Agora não sei se sequer se há um regulamento na liga que preveja estas situações e se é a mais justa"

    Dragonguard, não há regulamentação para este tipo de situações. Vamos todos ser optimistas, e acreditar que a comunidade médico-científica vai mitigar esta pandemia, isto para além do trabalho notável que os profissionais de saúde tem feito pelo Mundo!

    O que eu creio que irá acontecer? Não teremos Jogos Olimpicos e Europeu neste verão, mas, teremos calendários disponiveis até ao dia 30 de junho. Por exemplo, se o Futebol hipotéticamente regressar em meados de maio (daqui a dois meses), haverá 8 fins de semana até ao final de junho, mas também 8 quartas-feiras disponiveis, isto é, teremos 16 datas disponiveis, isto se o Futebol regressar dentro de 2 meses, mas será sobretudo uma boa notícia para a Humanidade!

    Curioso, sempre que aqui abordamos o final do campeonato, é vulgar e comum referirmos o mês de maio como o mês dos festejos, ou das depressões, todavia, recordo que até ao final da década de 70, os campeonatos terminavam então em meados, ou mesmo no final de junho, deixo dois exemplos:

    Campeonato 1977/78 (depois de um hiato de 19 longos anos), 30ª jornada, 11 de junho de 1978, FC Porto 4 Sp Braga 0 (curioso, jogamos em Braga na última jornada neste campeonato).

    Campeonato 1978/79, 30ª jornada, 17 de junho de 1979, FC Porto 4 Barreirense 1.

    Na década de 70, fomos bi-campeões na última jornada, e ambas disputadas nas Antas, e também ambas disputadas já em meados de junho, mesmo às portas do verão!

    PT

    ResponderEliminar
  14. A propósito da década de 70, deixo os três melhores marcadores do FC Porto por campeonato, isto nos 10 campeonatos disputados nessa década de 70:

    1970/71- 3º lugar. Marcadores: Lemos 17, Abel 11, e Custódio Pinto 6 golos.
    1971/72- 5º lugar. Marcadores: Flávio 19, Abel 19, e Lemos 8 golos.
    1972/73- 4º lugar. Marcadores: Flávio 21, Abel 17, e Ricardo 6 golos.
    1973/74- 4º lugar. Marcadores: Abel 14, Marco Aurélio 11 e Cubillas 4 golos.
    1974/75- 2º lugar. Marcadores: Gomes 14, Lemos 13, e Oliveira 12 golos.
    1975/76- 4º lugar. Marcadores: Cubillas 28, Gomes 10, e Seninho 10 golos.
    1976/77- 3º lugar. Marcadores: Gomes 26, Oliveira 11 e Duda 11 golos.
    1977/78- Campeões. Marcadores: Gomes 24, Oliveira 19, e Ademir 12 golos.
    1978/79- Campeões. Marcadores: Gomes 26, Oliveira 17, e Vital 5 golos.
    1979/80- 2º lugar. Marcadores: Gomes 23, Frasco 6, e Costa 6 golos.

    Estes registos que deixo, é justamente para a rapaziada usada, mas como nova (como eu), por exemplo para o Aragão (que se lembra do Benje do Varzim), mas também para o Felisberto, ou o Aires, entre outros. Felisberto e Aires, podem acenar, ou não? É que não os tenho "oulido" a "ambos os dois" aqui no DAM, e fazem falta. Vila Pouca, quem diria que o "patinho feio" Ricardo, foi o 3º melhor marcador do Porto de Riera?

    Bom, como estamos de quarentena, podem pedir um disco "estatístico", isto se a minha "sebenta" souber responder!

    PT

    ResponderEliminar
  15. Caro PT , obrigado pela resposta , vamos todos esperar que esta pandemia passe rapidamente , seja por mitigação , ou por uma descoberta de uma vacina e tudo volte ao normal .

    O final de temporada é no final de Maio , ora , mesmo que se estique a temporada para Junho , teria de haver uma data final , até para a seguinte começar , pois haveria conflito de datas , mesmo jogando duas vezes por semana , depois faltaria a final da taça .


    Agora , concordo consigo em relação aos jogos olímpicos e também acho que não haverá europeu de selecções de futebol , assim como outros eventos desportivos como por exemplo as voltas á Itália e França em bicicleta .



    ResponderEliminar
  16. Bom dia caro MVP e caros Portistas;

    Bem parece que segundo o pasquim da queimada o mais maior grande já se começa a mover para que apenas se use a primeira volta para que seja anunciado campeão. Como disse no comentário anterior o César das malas vai ter km pela frente para dar maioria de votos às pretensões dos mais maiores grandes em serem campeões desta forma. Mostra bem o medo com que estão do resto do campeonato e mostram bem o quanto são pequeninos. Isto é anedótico e que ponham os olhos os que se acham os maiores com estas atitudes de cobarde.


    Contra Tudo e Contra Todos. FC Porto Sempre.

    JP

    ResponderEliminar

  17. OJOGO de domingo trazia assuntos para ler do FCP muito interessantes desde as eleicoes a arbitragem, Var etc.

    Mas o artigo do JOSE MANUEL RIBEIRO a "Quarentena das Linguas"´ merece ser lido e divulgado.

    ResponderEliminar
  18. EU ACHO QUE O CAMPEÂO DEVE SER O QUE ESTÀ ACTUALMENTE EM PRIMEIRO LUGAR

    ResponderEliminar
  19. PT, lembro-me dessa malta toda, adorava ver o Flávio, excelente jogador e finalizador...que com o Abel e o Lemos, faziam um excelente ataque.
    E também me lembro das diatribes em relação ao Ricardo, um cristo dos adeptos, mas até era bom jogador, com boa técnica, mas um pouco lento.
    Mas um dia num jogo, não me lembro qual, meteu três golos, foi o delírio...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  20. Eis a Bola a todo o vapor, esse fortíssimo veículo da propaganda encarnada :
    "Benfica informa-se sobre a possibilidade de apenas valer a primeira volta..." (ontem o meia foda na SIC, também já tinha abordado essa possibilidade, acossado pelo Rodolfo, lá afirmou que não concorda...)

    O propagandista Delgado deu o lamiré num editorial, prevalecer o campeonato anterior 18/19, caso este não seja homologado, hoje surge esta tese estapafúrdia, amanhã, e esta semana surgirão outras, desde que vá de encontro aos interesses do Benfica. Curioso, os outros dois desportivos, não traçam cenários sobre essa matéria, mas também é verdade, o Nuno Farinha já não está no Record ...

    Mas neste processo, há uma coisa que me deixa tranquilo, será a UEFA/FIFA a determinar ora sobre o Europeu, ora sobre os campeonatos internos, e não serão os Delgados, Guerras e quejandos, por mais propaganda que façam!

    PT

    ResponderEliminar
  21. Caríssimos, segundo instruções/aconselhamento/pedagogia e lógica da UEFA os campeonatos se não forem retomados deverão ser proclamados campeões as equipas que na altura da suspensão compulsiva dos respectivos campeonatos se encontravam lideres. Mas como toda a gente sabe, vivemos num país diferente com gente diferente, costumes diferentes e leis diferentes que no fundo até são iguais a todas as nações europeias, é apenas uma questão de afirmação bacoca e corrupta.. Vai daí ó pilantra o benfica cheio de garganta contratou novamente uns galácticos da advocacia para que o titulo de campeão seja precisamente aquilo que a UEFA e os países civilizados da Europa não preconizaram nem em sonhos: que o campeão português seja a equipa que liderava a classificação no final da 1ª volta! Eu digo-vos uma coisa, acho que eles deveriam efectivamente trocar de simbolo; em vez de uma galinha em cima de uma roda de bicicleta, deveriam ter um porco em cima de uma bicicleta completa! E com o focinho do Delgado.

    Tripeiro de Massarelos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já existe um precedente. Quando rebentou a guerra dos Balcãs, a UEFA declarou campeão a equipa que ia em primeiro lugar quando ainda faltavam 10 jornadas para o fim. O benfica pode guinchar o que quiser e arranjar maneira de que a liga o declare campeão, contra a opinião das principais ligas que acham que quem deve ser declarado campeão é quem vai à frente, mas a UEFA é que vai decidir quem tem o apuramento direto, para mal de muitos guerra, gonçalves, boaventuras,brazados, etc.

      Eliminar
  22. A partir do momento em que a UEFA determine uma metodologia, as federações nacionais irão acatar. Pura e simplesmente. Existe o precedente do Partizan de Belgrado em 1999, aquando da Guerra dos Balcãs que derrubou o Milosevic.

    Por mais que alguns estrebuchem, terá que ser assim. Ao fim de contas, é a UEFA que entrega os prémios de presença nas competições e tem o dinheiro. E quem tem o dinheiro, manda.

    Portugal, campeão europeu em título e vencedor da Liga das Nações, não se pode dar ao luxo de dar uma imagem externa de palhaçada à lá cartilha do colinho. O mundo está parado e concentrado.

    Temos pena. É fraco consolo face ao Covid-19, mas parece que o Porto será, mais tarde ou mais cedo, declarado campeão nacional.

    Tratem-se todos bem e a melhor saúde do mundo.

    Pedro Almeida

    ResponderEliminar
  23. *UMA CORRENTE DIÁRIA! 🌍 🇵🇹 👨‍🔬👩‍🔬

    Eles estão lá todos os dias, nós só temos de estar na janela, cantar o hino ou bater palmas às 22h, todos os dias. São 2 min. do nosso dia.

    Digno de se ouvir... Arrepiante! Até as crianças participaram.

    Obrigada a todos os profissionais de saúde e a todos os que têm de estar na linha da frente!!

    Por Eles, por nós, por Portugal e pelo Mundo façam isolamento voluntário.

    ResponderEliminar
  24. "Fonte da UEFA contactada por A BOLA desmentiu a notícia publicada, esta segunda-feira, pelo jornal espanhol «AS», onde é afirmado que já existe jurisprudência na decisão de atribuição do título e que seria quem estava em primeiro na altura da paragem do campeonato, tal como sucedeu com o Partizan, em 1999.

    UEFA afirmou que não tem jurisdição para decidir a entrega do título e que essa decisão cabe as Federações de cada país."

    Extraordinário, qual será a fonte da UEFA? Será o Jorge Baptista que era, ou ainda é Press Officer da UEFA?

    Mas ora vamos lá ser coerentes, e escarafunchar a tal da jurisprudência :

    Temporada 1998/99, interrompida em 12 de maio de 1999 devido a Guerra dos Balcãs, isto quando faltavam cerca de 10 jornadas para disputar, e o Partizan foi declarado campeão em 1998/99 porque liderava então o campeonato.

    Portanto, A Bola (Benfica) não lhe interessa essa possivel decisão, e "fonte da UEFA já desmentiu essa notícia", e manda a jurisprudência para o galheiro ...

    PT

    ResponderEliminar
  25. https://www.ojogo.pt/extra/noticias/o-que-esta-a-fechar-em-portugal-devido-ao-coronavirus-11903658.html

    ResponderEliminar
  26. O REGIONALISTA
    LIMPINHO COMO ALGODÃO
    Se não se poder levar o campeonato ate ao fim, é campeão o FCP para alem de ir à frente com mais 1 ponto, ganhou os dois jogos aos Toupeiras, alguma coisa mais acrescentar, é Limpinho como algodão, não é preciso fazer muitas contas. Claro que a Chouriçada da comunicação Social lá de Baixo da mouraria, ficavam em pulgas, mas para isso há drogarias e as farmácias que vendem o produto para os parasitas.

    ResponderEliminar
  27. Quanto a este "árbitro" miserável é de uma desfaçatez enorme darem tempo de antena a personagens destas quando vivemos uma situação de que não há memória, que deveria requerer todas as nossas atenções e sobre a qual todos os holofotes deveriam estar virados que é o combate ao Covid-19. Este personagem em concreto tem um histórico de favorecimentos a UM clube e todos sabem qual é. Vir dizer que os favorecimentos e as pressões eram em jogos dos três grandes é tentar tapar o sol com a peneira. Mas que se investigue tudo e que se acuse quem tiver que se sentar no banco dos réus.

    Quanto à questão dos campeonatos e quem deve ser campeão ou quem deve descer penso que é muito prematuro falar-se disso quando ainda não se sabe ao certo em que mês será o pico da pandemia. Diz-se que pode ser lá para Maio, mas pode ser antes ou depois dependendo do resultado das políticas para conter o vírus. Eu sou da opinião que, caso isto demore até lá para meados de Maio, que se deve adiar o Euro para o Inverno (já para preparar as equipas para a situação do Mundial 2022) e que se deve retomar as competições logo que se possa. Quanto às soluções que fui lendo na imprensa sinceramente não me parecem nem viáveis nem justas. Não é justo anular a temporada pois os esforços daqueles que correram dentro de campo todos estes meses serão em vão, assim como também não é justo decidir-se um campeão num playoff pois aí para que serve então uma vantagem de 20 pontos para um 3º ou 4º classificado que está virtualmente afastado do título? Também não me parece. Também sou da opinião que não se deve deixar as classificações tal e qual como estão. Apesar de ser o FCP que está em 1º, e eu queria muito que fôssemos campeões, não quero que o meu clube seja campeão assim. Tal como não íamos querer que fosse o slb se fossem eles que estivessem no 1º lugar. Em 10 jornadas muita coisa pode acontecer e com apenas 1 ponto de distância, é seguro dizer que tanto pode dar para um lado como para o outro. Portanto, esta situação tem de ser gerida com pinças e sempre em consonância com as entidades de saúde pública. Aguardemos por mais desenvolvimentos.

    Pedro Nuno

    ResponderEliminar
  28. No meio disto tudo era lindo o Porto ser declarado campeão.. Era vê Los como cães.
    Vejam só ontem falavam na possibilidade de ser atribuído o campeonato a quem estivesse a frente da 1 volta.. Está gente não tem a noção do ridiculo

    ResponderEliminar
  29. Caro DVP e Amigos:
    Os 2 jornaleiros da capital andam numa fona e já garantem que a UEFA nãp tem nada a ver com isso, que essa responsabilidade pertence a cada federação.
    Espero que a pandemia passe o mais depressa possível e que sejamos campeões a jogar.
    Se não houver mais jogos, Pedro Nuno, pode estar descansado que com pinças, as entidades responsáveis, nos vão tirar do nosso primeiro lugar e nos vão tratar da saúde.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  30. A parte da decisão do campeão fica para mais tarde. Em termos de FCP, o que esta situação nos traz é mais uma catástrofe para as nossas contas porque com esta situação vai haver necessariamente uma crise económica que vai levar a um forte desinvestimento no futebol e com decisões possivelmente para lá de junho. Portanto, ou a UEFA aligeira as regras ou estamos feitos. Mas bem pior que isto é o COVID. Que no final possamos todos continuar a defender ou atacar o treinador, o presidente, a julgar os jogadores. Um bem haja e que a vida volte à normalidade tão breve quanto possivel. Grande abraço a todos os frequentadores deste tasco.

    ResponderEliminar
  31. "Os 2 jornaleiros da capital andam numa fona e já garantem que a UEFA nãp tem nada a ver com isso, que essa responsabilidade pertence a cada federação"

    Kzar, isso seria a anarquia total, cada Federação estabelecia os seus critérios, e a UEFA deixava andar? Esta polémica em Espanha será a quintuplicar, e com Barça/Real. Na minha opinião a UEFA vai amanhã definir critérios uniformes, sem qq imposição ditatorial, mas todas as Federações irão segui-las!

    O que mais me revolta neste processo, o FC Porto, e todos os outros Clubes em Portugal ainda nem tomaram uma posição, mas o Benfica e a sua máquina de propaganda já criaram duas soluções para o problema: 1ª Não há campeão, e para definir os lugares europeus, prevalece o campeonato anterior (18/19). 2ª O campeão seria o líder da 1ª volta. Esta semana ainda vão surgir mais teses, por exemplo, o Guerra da Bola, ou o papanicolau amanhã, ainda vão sugerir a "moeda ao ar", desde que o beneficiado seja o Benfica, está tudo bem...

    Todavia, se de facto já existe jurisprudência na decisão de atribuição do título, e que seria quem estava em primeiro na altura da paragem do campeonato, tal como sucedeu com o Partizan, em 1999, a UEFA provavelmente seguirá este caminho, porque é o mais justo, isto tendo em conta as actuais condicionantes!

    Vila Pouca, qual é a tua opinião? Partilha aí!

    Bom, o que desejava como adepto? terminar este campeonato, mas com as condições sanitárias que ainda não temos, é impossivel, mas se as tivermos daqui a um mês, ou dois, sem muitas perdas humanas, esse sim, será o melhor campeonato que poderemos conquistar e desejar!

    Saúde para todos vós, e para as vossas famílias!

    PT

    ResponderEliminar
  32. Passei aqui só para desejar muita saude aos portistas (em geral)...estamos a viver uma situação unica e preocupante, que nos torna apreensivos, mas vamos acreditar que no próximo ano já estejamos a viver momentos de alegria com o nosso porto! FORÇA PORTO!

    ResponderEliminar
  33. Caros Portistas,

    É inacreditável os vermes dos fdp corruptos encornados, já andam com medo que sejamos campeões sem acabar o campeonato?? são mesmo fdp da pior espécie. Claro que todos os Portistas querem ser campeões a jogar no campo e sem padres(isso seriamos campeões de certeza) mas devido às circunstâncias ainda não sabemos se vai ser possível. Agora se fossemos campeões assim dar-me-ia um gozo a pentaplicar ver os vermes a espumarem-se todos quando todos nós todos sabemos que se fossem eles em 1º já teriam decretado o campeão sem hipóteses e por decreto. Muito bem o Presidente a responder aos cartilheiros de lixoboa fdp.
    A todos os Portistas boa sorte, muita coragem, o pior está para vir. Ontem ao ver o programa prós e contras fiquei completamente esclarecido em relação ao PR das selfies, é um banana que não vale nada!
    Parabéns à CMP por mandar fechar tudo antes do resto do País, que atitude fantástica e demonstradora da vontade de acabar com esta pandemia o quanto antes! Muita coragem Portistas, vamos acabar com o vírus e logo de seguida com os corruptos encornados!
    Viva o F.C.PORTO!!!

    FOMOS PORTO!
    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  34. Bom dia Sr. DVP
    Bom dia Portistas e espero que estejam bem e que se protejam. Isto vai ser mal.
    Relativamente a coisa mais importante das menos importantes que é o nosso FCPORTO e face ao campeonato é o seguinte.
    Não há mais futebol. E julgo que a próxima época pode começar lá para Outubro.
    Sendo assim a UEFA não vai decidir o campeão da Liga de cada país. Vai deixar essa decisão para as próprias ligas.
    Se estivéssemos com 4/5 jornadas, acredito que não haveria decisão. Mas já todas as ligas cumpriram 2/3 da prova portanto não há volta a dar.
    Acham que em Inglaterra, França, Alemanha, Espanha, Itália vão fazer o quê?
    Vão decidir tudo quanto a classificação atual. Subidas, descidas, competições europeias.
    Mas vou dizer isto, vai haver alguma mente iluminada que vai dizer que o campeão será decidido na final da Taça de Portugal.
    A coerência da Europa vai imperar.

    Para o PT.
    Julgo que em Itália na década de 50, aquando o acidente do Torino, a liga italiana decretou que o Torino fosse campeão, pois liderava o campeonato. Julgo que o 2º classificado era a Juventus, eterno rival e nem protestou.
    Acham que isso acontecia em portugal? Tanga.
    Cumprimentos
    Bruno Moutinho Guedes - 23657

    ResponderEliminar
  35. Qualquer prova, F1, ciclismo, maratona, seja o que for, quando interrompida antes do fim, ganha quem está na liderança. Há alguma duvída?

    ResponderEliminar
  36. O REGIONALISTA
    SÓ OS BURROS É QUE...
    Apesar de se jogar pouco, de um treinador que ferve em pouca água, de um presidente com mais de 80 anos, com as contas nas ruas da amargura vamos em primeiro, ganhamos 2 vezes aos toupeiras cheios de dinheiro! contra a Justiça, contra ao centralismo, contra meirins, árbitros & Compª, se a peste deste Vírus for para durar! A dar o titulo de Campeão Nacional a um Clube: só pode ser ao FCP.
    Seus idiotas dos Pasquins da mouraria, será difícil fazer contas e terem um pouquinho seriedade e de vergonha para entender...

    ResponderEliminar
  37. Lourenço Pinto, o candidato à mesa da Assembleia Geral na lista de Pinto da Costa? Meu Deus!

    ResponderEliminar
  38. O REGIONALISTA.
    VELHARIAS & LAMBE CUS.
    Ao que chega este presidente, é por estas e por outras, que eu gostava que ele calça-se uns patins e deixasse o FCP em Paz.
    Já tem tanta idade para ter um pouquinho de vergonha, mas Lata é coisa que não lhe falta. Quando é que nós nos vamos ver livre deste senhor...

    ResponderEliminar
  39. O REGIONALISTA.
    UM ESTADO DENTRO DE OUTRO ESTADO.
    Com o PR em quarentena e o senhor Todo poderoso do Tribunal de Contas com o Vírus do Matadouro de Campanhã do Porto três vezes em quarentona!... Sr Rui Moreira o senhor nunca vai ter resposta, já deu para ver! Meta as mãos à obra com plano B,C,D e manda o gajo aquela parte, não vê que está ser gozado.

    ResponderEliminar
  40. Vila Pouca, pegando numa expressão do passado, é o beija-mão da brigada do reumático..

    Triste.

    ResponderEliminar
  41. Euro adiado para 2021 para dar espaço à retoma aos campeonatos. Agora é esperar pelo pico da pandemia tendo em atenção que alguns clubes vão ter problemas com contratos a expirarem no fim de junho. Veremos como se irá desenrolar o processo cá. Curiosa a afirmação do presidente do Nacional da Madeira. Diz ele que se o slb fosse em 1º, as coisas seriam mais fáceis de se resolverem no sentido de as provas serem dado como concluídas e serem finais as classificações atuais quer da I quer da II liga. Isto diz muito do poder do slb em Portugal.

    Parece que o presidente Pinto da Costa entregou hoje a lista para concorrer às próximas eleições. Não merecemos saber nada sobre isso? Serão mais 4 anos de FC Porto em piloto automático?

    Pedro Nuno

    ResponderEliminar
  42. "Lourenço Pinto, o candidato à mesa da Assembleia Geral na lista de Pinto da Costa? Meu Deus!"

    Não tivemos recentemente uma promessa de renovação da direcção e do Conselho Superior? O pontapé de saída foi dado, justamente com Lourenço Pinto na AG, e sobretudo, vem comprovar que a propalada renovação não é uma palavra vã...

    “Curiosamente, o Papa Francisco também tem 82 anos e é um homem cheio de virtudes, capacidade intelectual e dirige uma grande comunidade. Daí que a idade não cause qualquer problema a um líder. A liderança não se mede pela idade, nem pelo aspeto, nem pelo vestir. Mede-se pela obra. As lideranças não são gestores executivos. São homens que pensam, idealizam e preveem o que poderá acontecer. E isso está ao alcance de Pinto da Costa, um líder de uma grandeza extraordinária”, argumenta Lourenço Pinto...

    Sucessão de Pinto da Costa

    Lourenço Pinto tem uma larga experiência no dirigismo e baseia-se nessa longa ligação à atividade e ao FC Porto, para afastar um cenário de concorrência a Pinto da Costa no sufrágio de abril de 2020. “Ainda não vejo ninguém nesta altura com capacidade para aquele cargo que exige muito trabalho, segurança, dinamismo e sobretudo conhecimento do futebol em toda a sua amplitude. Isso não está ao alcance de outros que possam aparecer”, considera.

    Lourenço Pinto não aceita renovação da liderança dos destinos do FC Porto no próximo mandato. “O futuro baseia-se naquilo que é cíclico e as instituições vivem porque sabem renovar-se de quando em quando. Só que a renovação deve ser feita quando for necessária para transmitir algo de mais forte e positivo ao clube. Nas circunstâncias atuais, penso que Jorge Nuno Pinto da Costa é o líder carismático e que o Porto exige por tudo o que representa para todos nós..."

    Mais palavras para quê?

    Se o Sérgio Conceição não transitar como Treinador, deixo uma sugestão também em jeito de renovação, o regresso do Artur Jorge ao FC Porto que já está com 74 ou 75 anos de idade, todavia, ainda está muito actualizado ...

    PT

    ResponderEliminar
  43. Pedro Nuno, para apresentar a lista basta os três presidentes, Direcção, AG e CF, e a lista para o CS. Os restantes directores ficam para mais tarde, bem como quem vai gerir a SAD

    ResponderEliminar
  44. O REGIONALISTA.
    OS GRAVITAS.
    Este presidente só não mete o filho na lista, porque sabe que muitos que ainda andam por lá e provavelmente vão fazer parte Lista dele davam um murro na mesa, mas, não se importam com algumas reservas, que ele gravite no clube para ganhar algum para a vidinha santa que o pai lhe dá.

    A TERNURA DOS OITENTA.
    Tantos bisavós que o nosso amado Clube tem, dinossauros ainda no activo. Sem duvida que o nosso amado FCP, ainda vai tendo algum leite para sustentar estas velharias.

    QUEM TE VIU E QUEM TE VÊ.
    Por muito respeito que eu tenha por ele, pela idade, por aquilo que ele fez no FCP, olho para a pessoa e nem sei o que sinto... Como tudo na vida, está no fim da linha. Se fosse pintor, cineasta, escritor, são artes que se levam até ao fim da vida se houver alguma saúde, quando se gosta e se sai quando muito bem entender, agora presidente de uma grande Instituição como é o FCP, valha me Deus sr JNPC.

    ResponderEliminar
  45. Vila Pouca, eu referia-me era a projetos futuros e que planos para sair da situação financeira atual. Gostava de saber qual o plano para os próximos 4 anos. Pelos vistos será mais do mesmo com o nome de Lourenço Pinto para presidente da MAG...

    Pedro Nuno

    ResponderEliminar
  46. Como está mais que visto, o que interessa é que o 2.º classificado seja declarado campeão. Para o efeito, não interessa se o critério é da classificação no final da 1.ª volta, ou o da classificação final do campeonato da época passada. Mas ainda vai por aí aparecer quem defenda o critério da equipa com mais golos marcados (52 / 50), ou menos golos sofridos (14 / 16); ou até mesmo que o que interessa é a classificação à data da 22.ª jornada, altura em que a COVID 19 ainda era coisa de que por cá não se antecipava que viesse a paralisar a competição. Porque, recorde-se, foi na 23.ª jornada da liga deste ano que o campeão da época passada perdeu a liderança. E nos meandros dos órgãos decisórios, haverá quem não vá poupar-se a esforços para que um qualquer destes critérios seja validado, para assegurar ao 2.º classificado a vitória final, com a chancela governamental do secretariozinho de juventude e do desporto: uma decisão de secretaria que caberá a um secretário. É para situação destas que existe o provérbio «quando o mal é da nação, nem a poder de sabão».

    ResponderEliminar
  47. Esse vírus deu muito jeito aos corruptos deste país. Antes do vírus, praticamente todos os dias apareciam na imprensa montes e montes de falcatruas - para além das já conhecidas - de juízes, empresários e devedores da banca.
    Depois do vírus, ficou tudo em 2º plano, diria mesmo 3º ou 4º plano.

    É certo que o mais importante disso tudo é o vírus não se espalhar ainda mais, e se todos nós fizermos a nossa parte, e obedecermos rigorosamente as diretrizes das autoridades de saúde, creio que não seremos igual a Italia ou Espanha.

    Mas na Bégica há quem esteja em muitos maus lençóis:

    https://twitter.com/jpiresf/status/1238236753867218952

    Por cá na nossa aprazível cidade de "Sucupira", o sempre calado e mudo Pedro Proença ficou indignado com as palavras do Costa e botou a boca no trombone, mas sobre toupeiras, mails, padres e missas, mala ciao e etc, não ficou nadica di nada indignado nem meteu a boca no trombone, não é?

    Entretanto, estou em casa em tele trabalho, sempre alerta ao PC e ao telemóvel. Nas horas vagas, já que não posso sair de casa, dou a dica de ginástica:

    https://twitter.com/BaiLinhaeCruza/status/1238959208340566016

    Abraço, fiquem em casa, cuidem de voces e dos outros. Mais vale sacrificar meses do que anos.
    À moda antiga, achei e comprei sabão azul e branco, aquele que a minha avó sempre usou pra lavar tudo, desde tetos, paredes e panelas, passando por cabelos, roupas, e etc...dizia ela que até piolhos o sabão matava:-)

    Veneza depois do vírus com águas límpidas e transparentes e...peixes. Os humanos pararam de lá ir, a natureza deu resposta rápida.

    O futebol é importante, mas a saúde de todos é muito mais.

    ResponderEliminar


  48. dragao vila pouca disse...
    Lourenço Pinto, o candidato à mesa da Assembleia Geral na lista de Pinto da Costa? Meu Deus!
    .............

    É esta a renovaçao de ideias e pessoas que o FCP, precisa ???!!!...

    o Lourenço Pinto e o Caldeira eram da lista do Martins Soares ha uns bons anos atras, salvo erro.

    ResponderEliminar
  49. Um quiz rápido, de quem é este editorial?

    "Quanto aos campeonatos internos, e mais especificamente olhando ao caso português, parece-me tão descabelada a ideia de declarar campeão aquele que estava em primeiro à altura da interrupção, como a outra, de dar o título a quem acabou a primeira volta na liderança. E se é relativamente simples decretar que em 2019/20 não há campeão, o mesmo não acontece quanto à indicação dos representantes nacionais em cada fase das competições europeias. Um teste tremendo, em perspectiva, à solidez da Liga de Clubes, e à autoridade da FPF ..."

    Pergunto, qual das duas ideias é mais descabelada? Continuando, não havendo campeão, prevalece o campeonato 2018/19? Consequentemente os lugares europeus ficam desde logo definidos com a classificação anterior, e eu pergunto, será justo o Tottenham que está actualmente no 8º lugar na Liga Inglesa, entrar directo na Champions, quando nem tão pouco ocupa uma posição de Liga Europa? Mas há mais exemplos ...

    Mas, mais curioso, o artista toma um partido (em forma de opinião), e de seguida passa a batata quente para a Liga e FPF, isto é, vai começar a pressão. Outra questão, caso os campeonatos não terminem, são as Ligas, ou Federações respectivas a definir critérios? Em Espanha seguem o critério X, em Itália o Z, e em Portugal o Y? Vai ser à vontade do freguês? E a UEFA irá mesmo anuir a esses critérios distintos por cada federação?

    Repito, caso os campeonatos não terminem (espero bem que sim, sobretudo a bem da Humanidade, porque esse é o campeonato mais importante), mas na minha opinião a UEFA caso os campeonatos não terminem, vai definir critérios uniformes, sem qq imposição ditatorial, mas todas as Federações irá segui-las!

    Voltando à primeira ideia descabelada, porque razão o artista do editorial, não recordou o exemplo do Partizan em 1999, aquando da Guerra dos Balcâs? Esse exemplo não fará jurisprudência? Pois é, esse exemplo é descabelado, ou não interessa ... Isto é, já tivemos um Campeão com 10 jornadas por disputar (por razões de força maior o campeonato terminou), mas nunca tivemos um Campeão no final da 1ª volta, e qual será a ideia mais descabelada? Bom, pela ordem escrita do artista é a primeira...

    Bom, peço desculpa, devia continuar recolhido, mas estes "editoriais" causam-me revolta, porque é propaganda pura e dura, e sabem que mais? Neste momento aquilo que eu queria muito, mas muito mesmo (é mesmo aquilo que eu mais quero), era que a Humanidade ganhasse este campeonato, e com o menor número de derrotas possiveis!

    Saúde e 1 abraço,

    PT

    ResponderEliminar
  50. O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) não considerou válidos os fundamentos do Benfica no recurso apresentado após a sanção imposta pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) no caso dos insultos proferidos por Valdemar Duarte, narrador da BTV, contra o FC Porto, na narração de um jogo entre os rivais a 22 de janeiro de 2019.

    Em maio do ano passado, o CD condenou o clube da Luz ao pagamento de uma multa de 34 430 euros. Recorde-se que no relato deste jogo, referente às meias-finais da Taça da Liga, Valdemar Duarte apelidou a equipa do FC Porto de "corja" e "bandidos".

    Na altura, o Benfica recorreu da sentença para o TAD, alegando que o clube não podia ser responsabilizado pelas declarações do jornalista. O TAD, por sua vez, considera que o a estação televisiva nada fez para impedir os referidos insultos e refere que não existem motivos para "excluir a ilicitude da conduta que lhe é imputada".

    ResponderEliminar
  51. No caso Valçdemar Duarte, mais que multas, o facto do SLB não o despedir de imediato, diz tudo sobre quem dirige o clube do regime.

    ResponderEliminar


  52. O processo eleitoral do FCP foi suspenso.

    Mas com as dificuldades de mobilidade de ha semanas para cá e com o estado de emergencia, as eventuais candidaturas ainda existents(Dr. Nuno Lobo e Martins Soares) obrigar as candidaturas a entregar as listas de assinaturas no primeiro dia util apos o fim do estado emergancia é correcto ???!!!

    ResponderEliminar
  53. Caro PT , caso esta situação do coronavirus se arraste e seja impossível concluir os muitos campeonatos espalhados pela Europa (e não só) a classificação final tem ser a actual , nem me passa pela cabeça que seja de outra forma , já sabemos que as toupeiras corruptas vão tentar de tudo para nos tramar , pois esta-lhes nos genes , querem ser campeões por decreto de lei e entrar na champions pela porta do cavalo , temos de ser intransigentes e implacáveis com essa seita ...



    Não é só por cá , na França o presidente do Olympic de Lyon quer a temporada cancelada sem classificação , e porque ??? porque o seu clube está em sétimo lugar e nem sequer vai ás competições europeias para o próximo ano , outro a tentar entrar para a champions pela porta do cavalo ...
    e não só , depois temos casos em que os actuais clubes que estão na zona de despromoção irão tentar tudo para que também os campeonatos sejam cancelados e nulos para assim evitarem descer de divisão .


    Sou apologista que a UEFA devia de se imiscuir nessa questão , "obrigar" as ligas que seja a actual classificação a final nos países europeus , até porque isto também é do interesse deles , que haja regras e ordem e não que reine o caos .

    ResponderEliminar
  54. Toupeiras, cuidado com o que vocês desejam aos portistas...

    ResponderEliminar
  55. Esta quarentena forçada em que estou em tele-trabalho deu a mim, e penso que a muita gente, um tempo pra pensar e fazer coisas que nós pensávamos que não tinhamos tempo:-)

    O vício das facilidades de fazer, ver e comprar tudo nos shoppings e nas grandes superfícies nos fez esquecer dos pequenos negócios e mercearias das freguesias e bairros, que parecem mais caros, mas se fizermos contas, se calhar não é bem assim.

    Na minha freguesia, no início da semana quando comprei o tal sabão azul e branco, em uma única manhã, fui a pé ao banco, ao barbeiro, a farmácia, ao talho, a mercearia e ao sapateiro. Até encontrei aniz estrelado, que dizem que é bom pra tudo e mais alguma coisa:-) Tenho é que colocar o carro a trabalhar um pouco pra não ficar sem bateria:-)

    Voltando ao nosso futebolzinho cá em Sucupira, depois de mais uma decisão do TAD a favor dos boificas ( já notaram que o TAD nunca decide contra o boifica ), partir de hoje, os comentadores do Portocanal, do Sportingcanal, do Bragacanal e etc podem chamar nomes ou o que quiserem aos rivais e o TAD obrigatoriamente terá que usar o mesmo critério que usou com o boifica...certo?

    ResponderEliminar
  56. Silvestre
    Boa noite Sr.Vila Pouca,antes de mais peço a si, á sua família e a todos os frequentadores deste prezado espaço que tenham cuidado convosco,bem como em relação ao mundo que vos rodeia,pois só trabalhando em uníssono e em prol da saúde poderemos utrapassar esta terrível pandemia.

    Depois em vez de andar a mandar bocas ao governo o Sr.Pedro Proença deveria em prol do presente e futuro do futebol português procurar estratégias para minorar os problemas financeiros que inevitavelmente vão aumentar com maior ou menor grau em todos os emblemas,por exemplo reduzir os salários de jogadores,treinadores e outros funcionários,como por exemplo admiradores de qualquer SAD deveria constituir uma prioridade,mas enfim parece que o futuro do futebol português não é algo signicativo para a Liga de Clubes ou até mesmo para a FPF.

    Finalmente deixo aqui um exemplo louvável e exemplar:

    https://www.rtp.pt/noticias/futebol-internacional/covid-19-jogadores-do-monchengladbach-aceitam-baixar-salarios_d1213484

    Um grande abraço

    Silvestre

    ResponderEliminar
  57. Duas notas: Deus queira simplesmente, que se não houver condições para finalizar os campeonatos, que seja a UEFA a impor as decisões. Se não, já todos estamos a ver o caminho que isto está a levar...

    Por outro lado, Lourenço Pinto, realmente, meu Deus. E para o conselho geral, salvo erro, Rui Moreira. Luís Montenegro, Eduardo Vítor Rodrigues ... Ainda não percebi muito bem a onde está gente quer chegar..

    Pedro

    ResponderEliminar
  58. Caros Portistas,

    Em primeiro lugar espero que todos os Portistas se encontrem bem de saúde.
    Bom o TAD acabou de dar razão ao FCP no caso dos emails, FJM é acusado de difamar. Como eles podem insultar e não são culpados o FCP nunca poderá ser culpado pelas declarações de FJM. Depois o FJM pode sempre mostrar há factos indesmentíveis (imagens da TVI)do energúmeno do pedro guerra à data funcionário do 5LB a mostar contratados do SCP na televisão portanto não há dúvidas sobre isto??
    Alguém por acaso sabe quem é o Juiz do TAD? De certeza que está na lista dos 44 Juízes que receberam convites, jantares, viagens, ou será tal o ricardo bosta, não sei quem souber é favor dizer.
    O meu voto não irá de certeza para Pinto da Costa, o FCP precisa de reduzir custos, limpeza em muitos sectores e correr com todos os funcionários que não são Portistas. Já dei meu número de sócio e assinatura ao Nuno Lobo, este ao menos é 100% dos nossos mas vou aguardar pelo programa que vai apresentar para saber se terá o meu voto.
    Outro assunto que ninguém falou na CS então o Arango jogador que foi do Aves está suspenso por causa das buscas na SAD do 5LB corruptos encornados e ninguém fala nisto? Mais um azar do orelhas puxa nunca vi um homem com tanto azar!!

    FOMOS PORTO!
    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  59. Ó meus amigos, este recolhimento sanitário, já nos está a fazer mal a todos, a nossa sanidade mental começa também a ser colocada em causa (falo por mim), mas todos sabemos que é a Humanidade que está em jogo, ou como diz o outro, é um tempo especialmente delicado para os goalpoints da vida, e essas estatísticas são-nos servidas ao almoço, ao jantar, o dia inteiro, porque afinal a saúde está primeiro ... Mas também vos digo, quando me entram em casa imagens de Itália, faço imediatamente zaping, ou entro em modo "meter a cabeça na areia", eu sei, não o devo fazer ...

    Nos entretantos, vou colocando a leitura em dia, já reli o "Mau tempo no canal" do Vitorino do "Se bem me lembro", e deixaram-me em casa o "Cebola crua com sal e broa" do Miguel Herrera Tavares, e já ando a viajar pelas encostas do Marão ...

    Ontem também revi na SportTv o Sporting 0 FC Porto 0, do campeonato passado, curioso, jogamos com Casillas, Maxi, Felipe/Militão e Telles, Danilo/Herrera; Corona, Brahimi, Marega e Tiquinho, e sabem que mais? Aquele clássico só podia dar "zero e zero", o jogo em que o Hugo "bolinhas" poupou a expulsão ao Bruno Fernandes, mas jogamos muito pouco, e eramos então líderes isoladissimos do campeonato. Daquele onze, num curto espaço, nem um ano, já não estão cá 6 Atletas (mais de meia equipa), 4 deles na defesa. Recordo-vos que perdemos 5 titulares absolutos da última temporada (Casillas, Militão, Felipe, Herrera e Brahimi), + 2 do nucleo duro, Maxi (foi titular absoluto na 1ª volta, antes do Militão virar lateral), e o Oliver (fez 22 jogos como titular).

    Porque "basculei" para a bola (porque já sentimos saudades de a ver a saltar, e de uma boa discussão), mas a propósito daquele onze de Alvalade, fui rever o nosso último onze no jogo com o Rio Ave no inicio deste mês: Marchesin; Corona, Mbemba/Marcano e Telles; Danilo, Sérgio Oliveira e Otávio; Marega, Nakajima e Tiquinho. Deste último onze, sabem quantos Atletas foram Campeões em 2017/18, e eram titulares indiscutiveis, isto há quase dois anos (e dois anos é muito tempo, neste futebol moderno)? Foram 8 titulares no jogo com o Rio Ave, também Campeões em 17/18 (e o Abou ainda cá está), apenas o Marchesin (e o redes não tem grande influencia nas dinâmicas da equipa), o Mbemba e o Nakajima, não estavam cá há dois anos...

    Depois deste último transfer 2017/18-2019/20 (com um campeonato perdido pelo meio, o 18/19), armei-me em director desportivo de bancada, fiz contas ao tal do Fair Play Financeiro, aos prementes e inevitáveis encaixes, juntei os Atletas com mais mercado (4 deles em final de contrato), e subtrai 5: Telles, Danilo, Otávio, Marega e Tiquinho. E agora, como vai ser no próximo ano? Ora aí vai um onze competitivo para 20/21: Marchesin; Mbemba (na direita), Pepe/Marcano e Manafá; Uribe e Sérgio Oliveira, Corona, Diaz, Zé Luís e Abou. Este onze até nos permite jogar com 3 centrais, é também mt competitivo. E reforços? Equipa B, dois laterais, direita e esquerda (deixo dois nomes low cost: Moufi e Matheus Reis), e um Taremi que o Osório até pode "pagar" ... Não me saí nada mal, pois não? Pelo menos desanuviei ...

    PT

    ResponderEliminar
  60. O REGIONALISTA.
    BENFICA VIEIRA VÍRUS PORTA 18
    O futebol português continua a ser contaminado por este vírus. Enquanto a Justiça põe tudo em quarentena e demora muito tempo a irradiar o vírus, havendo até alguma justiça que confunda como uma simples constipação, não vai haver vacinas nem qualquer medicamento que o irradie, E-mail, Toupeiras, Mal Chau continuam a matar o futebol é uma Pandemia no desporto.

    ResponderEliminar
  61. Em tempo de quarentena, leio quase todos os jornais em pdf, agora até leio os 3 desportivos, e destaco-vos isto que li n´O Jogo, edição de hoje:

    "Nova Zelândia, Auckland City declarado campeão, com duas jornadas por disputar, e quando tinha três pontos de avanço..."

    A Bola que diariamente tem uma página completa com as Ligas paradas, ou em competição pelo Mundo, nem deixou uma pequena nota de rodapé sobre esta decisão no futebol da Nova Zelândia...

    Mas nem tudo é mau, a dupla Casanova&Paulo Pinto, extremamente preocupados com as finanças do FC Porto, foram ouvir o Angelino Ferreira, justamente neste momento delicado para a Europa do futebol ...

    Mas a propósito dos 3 desportivos, sinceramente não sei como neste momento se pode "encher chouriços", é que no defeso ainda podem alimentar/especular com compras/vendas, e agora? Bom, sempre podem abordar a desertificação do Alentejo...

    PT

    ResponderEliminar
  62. PT, ainda se fosse para dizer algo que qualquer portista minimamente atento não soubesse...

    ResponderEliminar
  63. Protegam-se todos e muita saúde e paciência que isto vai ser duro. Barrabaz

    ResponderEliminar
  64. Vila Pouca, mas é muito engraçado, n´O Jogo, página 7, título: Fair-Play espera calendário (ADIAMENTO, a UEFA já começou a esticar alguns prazos...)

    O André Morais assina a coisa, e termina assim a última coluna:
    "no primeiro semestre de 2019/20, o prejuízo foi de quase 52 milhões de euros, muito inflacionado pelo investimento feito na equipa principal, depois das saídas de Felipe, Militão, Herrera ou Brahimi. O segundo semestre será muito melhor, e obrigatoriamente positivo. Além de Alex Telles, há jogadores como Soares, Marega ou Danilo que têm sido associados a vários clubes ao longo dos últimos meses."

    O André Morais tranquiliza-nos porque a UEFA vai alargar ou adiar os prazos do cumprimento do Fair Play Financeiro, naturalmente devido a esta tremenda pandemia, mas em contraste, nem projecta que nos próximos mercados de transferências teremos uma enorme regressão e recessão, por exemplo em Itália, isto é, o André Morais já está a contar com o ovo no cu da galinha ("o segundo semestre será muito melhor..."). Será que fazem mesmo de nós atrasados mentais? Temos de saber filtrar tudo muito bem ...

    O que Angelino afirmou, para mim e para nós (quem leu), vale zero, porque não são necessárias engenharias financeiras para concluirmos o que ele afirmou ...

    PT

    ResponderEliminar
  65. O REGIONALISTA.
    PSIQUIATRIA.
    O TÉDIO É TERRÍVEL. PONHAM-NOS EM QUARENTENA MAS NÃO NOS MASSACREM PSICOLOGICAMENTE.
    SRS GOVERNANTES POR FAVOR OBRIGUEM OS CANAIS DE TELEVISÃO PORTUGUESA A FALAREM NO CORONA/VÍRUS EM HORÁRIOS NOBRE DURANTE X TEMPO E PONHAM MUSICA, ENTRETENIMENTO E OUTROS ASSUNTOS DE INTERESSE NACIONAL NÃO AFECTEM MAIS O POVO...

    ResponderEliminar
  66. Caro DVP e Amigos:
    O SLB pondera abandonar a OPA face à actual conjectura!(aproveitamento para retirada estratégica). E a CMVM?Continua a nada dizer?!
    Fiquem todos bem.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  67. Passei pela bola tv e estava por acaso a falar da tal entrevista do Angelino Ferreira. Nessa "reportagem" foi falado Fernando Gomes, diretor financeiro da sad portista, ilustrado com a imagem de Fernando Gomes, o nosso bibota...oh santa incompetência!!!

    ResponderEliminar
  68. Bem, no mínimo lamentável, execrável, censurável, e mais uns quantos adjectivos podem acrescentar, eu já explico.

    Na semana passada, a Fofa Leonor com U, numa coluna de opinião no Record, escrevia esta coisa:

    "Sexta-feira, 13 de Março
    Hoje, pelo princípio da tarde, as autoridades decidiram-se pela suspensão dos campeonatos. Melhor ainda. Pode ser que, entretanto, o Gabriel recupere. É que o brasileiro Gabriel faz uma falta tremenda na equipa como, aliás, vem a provar-se jogo a jogo. Temos de ver estas coisas pelo lado positivo. Ou, pelo menos, tentar. Tenta, Benfica."

    Isto é, para a FOFA com U, até há males que vêm por bem...

    Neste momento em que TODOS queremos ganhar este vital Campeonato da Humanidade, mais uma opinião da FOFA, e novamente repugnante, indignante, ou revoltante, e ainda teve tempo de omitir quem deu o "pontapé de saída" quanto às possiveis decisões sobre o desfecho dos Campeonatos, caso eles não terminem. O que fomos lendo e ouvindo, quando o campeonato foi interrompido? Ou o campeão seria o líder da 1ª volta (segundo uma leitura ou uma "aberta" nos regulamentos da Liga, por parte dos advogados do Benfica), ou a tese de alguns propagandistas, este campeonato seria anulado, e os lugares europeus seriam ocupados, e corresponderiam ao campeonato anterior. Mas, recordo e repito, o Partizan foi campeão em 1999, sem disputar as 10 jornadas finais, porque deflagrou a Guerra dos Balcãs ...

    Há 4 dias, num qq evento, o Presidente do FC Porto foi questionado sobre esse tema, e ele teve uma resposta mordaz, usando a sua fina ironia, mas visava sobretudo responder aos propagandistas que anteriormente tinham defendido as duas teses que o Benfica pretendia validar, porque nunca o FC Porto de forma oficial se pronunciou sobre esse tema (nem foi divulgado publicamente que os advogados do FC Porto, iriam estudar a possibilidade x ou y), nessa mesma intervenção do Presidente, ele nem tão pouco deixou uma opinião pessoal ou oficial para o desfecho deste campeonato, caso ele não terminasse, repito, apenas fez uso da sua fina ironia.


    Só deixo o título, e o sub-título para não se enojarem com o conteúdo:

    "Falhou o primeiro ´chito´do século XXI"

    "A boleia de uma tragédia global vieram, paroquialmente, exigir que lhes fosse entregue o título de campeão, apregoando uma suposta legislação sustentada em boataria conveniente com os seus interesses de natureza desesperadamente financeira..."

    (É boato que foi atribuido o título de campeão ao Partizan em 1999? Esta semana terminou o campeonato da Nova Zelândia com duas jornadas por disputar, com o líder a sagrar-se campeão, também é ´boataria´?)

    Esta FOFA com U, é simplesmente nojosa, sórdida e sebenta, mas observem também o que tinha
    escrito na semana passada ...

    PT

    ResponderEliminar
  69. Olá DVP e amigos, hoje arranca a "Liga Nos Fica em Casa" de FIFA 20, com 1 jogador de cada clube da 1ª divisão.

    O "gamer" do FCP é o Fábio Silva. Mais jogadores no link abaixo

    https://www.abola.pt/nnh/2020-03-20/liga-conheca-os-16-jogadores-da-liga-fica-em-casa/834879

    Advinhem quem não quis participar? Pois claro.
    Sabem por que?
    Porque no FIFA 20 os árbitros não podem ser controlados, assinalam TUDO, sem olhar a cor das camisolas.

    Quem joga no FIFA 20 sabe perfeitamente que não se consegue fazer batota, nem mergulhos pá piscina nem penaltys fake, assim como se entrar de carrinho por trás é vermelho direto sem perdão. Ás vezes expulsa o jogador logo na primeira entrada no 1º minuto.

    No FIFA 20, é muito raro o árbitro errar, e são raríssimas as vezes em que perdoa o 2º amarelo.

    Mudando de assunto, eu desde 1972 acostumei acordar cedo aos domingos - a diferença europa-Brasil é sempre 4 ou 5 horas - para assistir as corridas do meu primeiro ídolo na F1, Emerson Fittipaldi, ano em que foi campeão do mundo pela 1ª vez em Monza.

    A partir daí, foram 22 anos consecutivos a ver corridas de automóveis, vibrando com os pilotos brasileiros Fittipaldi, José Carlos Pace, Nelson Piquet e Ayrton Senna até 1 de maio de 1994.

    A partir desta data, desliguei por completo, nunca mais na vida vi um GP completo de F1, simplesmente não queria saber mais daquilo. Mesmo porque nesta data acabou o romantismo e a competitividade que havia na F1.

    Nos 70's, Fittipaldi disputava o campeonato contra lendas como Jackie Stewart, Clay Reggazoni, Jody Schekter, Niki Lauda, James Hunt, Ronnie Peterson e etc

    Nos 80's, Piquet corria contra pesos pesados como Nigel Mansel, Alain Prost, Gilles Vileneuve, Mario Andretti, Keke Rosberg, ainda Niki Lauda e um novo talento que surgia chamado...Ayrton Senna.

    Nos 90's até maio, havia ainda Piquet, Mansel, Prost e Senna, e já surgiam Mika Hakinem, Schumacher, Damon Hill entre outros..

    Depois, o que aconteceu? Do pouco que vi e li,
    Schumacher não tinha adversário à altura, papou tudo, ou quase...e atualmente Lewis Hamilton corre sozinho porque também não tem adversário à altura, e vai papando tudo...

    Há tempos fiz um post sobre ele, sobre a sua vitória que mais me marcou.
    Hoje ele completaria 60 anos...

    https://pelethebest.blogspot.com/2014/05/pele-e-ayrton-senna-juntos-num-dia-que.html

    ResponderEliminar
  70. O jogo do Fábio Silva vai dar em direto no facebook do FCP:-)

    ResponderEliminar
  71. Parece que bola com público só em Outubro.

    ResponderEliminar
  72. Caro RBN

    Ainda hoje falei com várias pessoas sobre ele, teria agora 60 anos, e fica sempre a mágoa de não termos visto o que mais ele poderia ainda atingir.

    Eu era ainda muito novo para ter visto Estoril 85, ou até a vitória épica em Suzuka 88, mas a defesa dele no Mónaco contra o Mansell em 92 - quando o Ayrton tinha um carro muito inferior -, e a primeira volta absurda em Donington, são das melhores recordações desportivas que tenho de criança. Sobre Imola, é ainda difícil lembrar, mesmo passado todo este tempo.

    E numa altura tão difícil como a que estamos a viver, faz sentido relembrar as palavras do grande Ayrton: "Seja quem você for, seja qual for a posição social que você tenha na vida, a um nível altíssimo ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá... De alguma maneira você chega lá."

    Um abraço a todos os Portistas

    ResponderEliminar
  73. Amigos, acho que a Holanda tomou iniciativa e penso que é a mais sensata
    para esta realidade
    Suspender todas as provas até Junho e caso não haja condições o campeonato não é entregue, não desce ninguém e as 2 equipas sobem ficando um campeonato com mais equipas no próximo ano.
    Quanto a Europa mantém se os lugares da classificação atual ou seja Porto iria para champions diretamente

    ResponderEliminar
  74. Caros Portistas,

    Então a OPA dos corruptos encornados foi chumbada por irregularidades?? mais uma vez o orelhas tem muito azar com as pessoas com quem se dá! coitado do homem há uns anos até tinha medo que lhe tivessem metido droga no carro imaginem bem o azar do homem! Talvez a CMVM esteja a pedir algum por fora para puder passar à frente e esquecer as irregularidades, who knows?? investigue-se...
    Como sempre os corruptos encornados agora vêem com ameaças de tribunais etc a vergonha continua até quando?? O orelhas ofereceu um milhão ao SNS e os 599 milhões do BES e os 17 milhões do BPN etc etc até quando a nossa justiça permite a estes escroques gozarem connosco??
    Bom malta, bem sei que o mais importante neste momento é que haja saúde mas estas poucas vergonhas são por demais evidentes.
    Boa sorte e coragem Portistas temos de continuar em casa para que isto melhore o mais rápido possível
    VIVA O F.C.PORTO!

    FOMOS PORTO!
    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  75. Bem, neste tempo de recolhimento, mas também de ócio, até tenho tempo para ler os 3 desportivos, e hoje, já li a "opinião" do Guerra da Bola que é uma autêntica "ode triunfal" ao labrego iletrado, com muitos momentos de stand-up comedy, não quero ser fastidioso, mas podem soltar uma boa gargalhada:

    "Além de tudo isto (tinha abordado o património do Benfica, a saúde financeira e a estabilidade), é o emblema que soma mais Campeonatos, e mais Taças de Portugal e, ainda o que mais prestigio internacional detém em todos os continentes..."
    (o que será mesmo prestigio internacional? É conquistar Taças Europeias em 3 décadas distintas? É conquistar títulos internacionais nesta era do futebol indústria? É conquistar 4 títulos internacionais em pleno século XXI?)


    "O que falta, então? Recuperar a hegemonia temporariamente perdida para o FC Porto" (e depois lá vem o Vale e Azevedo, o desgraçado que já deixou o Benfica há 20 anos, mas ainda é o Cristo).
    (Hegemonia temporariamente perdida? Como se medirá ou quantificará o "temporariamente"? Décadas de 80/90/2000? 3 décadas, são 30 anos, e foi uma coisa temporaria ou esporádica? Ó Guerra, nos últimos 50 campeonatos disputados em Portugal, o FC Porto venceu 23, e o Benfica 20, e nesta quantificação, já alarguei a coisa ao tempo do Eusébio)

    "Nos últimos dez anos o Benfica conquistou seis campeonatos, e o FC Porto quatro, e nos últimos seis anos passou de seis anos para a águia, e um para o dragão"

    (aqui o Guerra tem um sério problema com a matemática, nos últimos seis anos, o Benfica venceu seis títulos de campeão? Bom, eu sei, nós sabemos que a narrativa da máquina de propaganda, foi mesmo parir um penta em seis anos, mas o Guerra conseguiu parir um hexa).

    Relativamente aos seis campeonatos ganhos nos últimos dez anos, tenho o hábito de fazer essas contas por décadas, e se o Guerra vem aqui "ouler" o Vila Pouca, deixo-lhe as 5 últimas décadas do Futebol Português, e não os últimos 5, ou 6, ou 15 campeonatos disputados, ou seja, quando lhes dá mais jeito:

    Década de 70:
    Benfica 6, FC Porto 2, Sporting 2.

    Década de 80 (nesta década o FC Porto conquistou 3 títulos internacionais):
    Benfica 5, FC Porto 4, Sporting 1.

    Década de 90:
    FC Porto 7, Benfica 2, Sporting 1.

    Década 2000 (nesta década o FCP conquistou 3 títulos internacionais):
    FC Porto 6, Benfica 2, Sporting 1, e Boavista 1.

    Década 10 (o FCP conquistou 1 título internacional):
    Benfica 5, FC Porto 4 (falta terminar este campeonato 19/20, para fechar esta década).

    E agora termino, o que é que o Guerra omitiu? "O FC Porto clube intervencionado pela UEFA desde 2017", nos 3 últimos anos, ganhou um campeonato, perdeu outro, e neste campeonato segue líder com vantagem pontual, mas também com vantagem no confronto directo, tendo como adversário directo "o clube que está 10 anos à frente dos rivais", como soletrou o labrego iletrado!

    PT

    ResponderEliminar
  76. Perdão, esqueci-me desta verdadeira pérola na coluna final da "opinião" do Guerra, a propósito do Lage:

    "Prescindir de um treinador com um ano de trabalho e que apresenta 86% de vitórias no campeonato, em comparação com os 69% do fabuloso Klopp na Premier League, como li em A Bola, devido a um mês mau ..."

    Bem, quanto a preferências, prefiro ler um Guerra absolutamente ridículo (sempre dá para gargalhar), a ter de ler um papanicolau absolutamente chato, na página oposta!

    PT

    ResponderEliminar
  77. O United e o Dortmund devem estar super contentes com as compras que fizeram, Bruno e Haaland.
    O dinheiro que deram por dois jogadores que pegaram logo de estaca, cerca de 80 milhões, devem estar a deixar o Atletico Madrid louco de raiva porque pagou 120 por um barrete:-)
    Mas nem tudo foi mau, porque o "nosso" Felipe segundo a imprensa espanhola, já fez esquecer o grande defesa, diria mesmo craque, Diego Godin...o barrete só faz querer o Griezman de volta...

    Ora bem, e por cá em Sucupira, em relação a OPA, a CMVM está errada e o boifikistão é que está certo, foi "apenas uma questão de interpretação"...será que vão colocar a CMVM em tribunal?
    Já vi tanta coisa que já não me espanto com mainada...
    Como diria Odorico Paraguassú, são as "intremetências dos malfeticismos que apertam a corda no pescoço das pernas do progressismo":-)

    ResponderEliminar
  78. As 3 irmãs Cajazeira, Dorotéia, Dulcinéia e Judicéia, as secretárias do prefeito, foram ao gabinete de Odorico e disseram em uníssono, como de costume:
    "Ó seu Prefeito, o homem do caminhão de cimento que o sr encomendou pro cemitério novo taí na porta com a fatura. Ele disse que o total é 60 mil cruzeiros".

    E sentado na cadeira a escrever sobre papéis na escrivaninha, Odorico retrucou sem olhar: "Tragam o livro de cheques, preencham tudo certinho e tragam pra eu assinar".

    Minutos depois voltam elas e Dorotéia pergunta: " Ó seu prefeito, como é que se escreve 60?"

    Dulcinéia: "É com dois S, com C ou com C cedilha?"

    Judicéia: "É claro que o seu prefeito sabe, não é?"

    E Dorotéia: " Oh Judicéia! É claro que o seu prefeito sabe, que pergunta mais descabelada e descabida!"

    Dulcinéia: "Ó xente, é claro que ele sabe! Afinal se o seu prefeito quando faz discurso, usa e abusa daquelas palavras difíceis que só homi inteligente é que sabe, não vai saber como se escreve 60?"

    Judicéia: "Tá bão, tá bão, já entendi! O seu prefeito então que faça o favor de escrever o cheque com as próprias mãos"

    Odorico engoliu em seco, também não sabia, mas não podia admitir que não sabia.
    E continuou de cabeça baixa, a escrever nos papéis, sempre sem olhar para as 3 Cajazeiras.

    De repente levantou-se da cadeira, deu soco na escrivaninha e ralhou com as 3:
    "Mas eu juro que nunca vi tanta burrice junta!!!!
    Vósmicês as tres não sabem usar essas cabeças ocas, nem junto nem separado???
    Preencham 2 cheques de 30 mil cruzeiros e tragam pra eu assinar!
    JÁÁÁÁÁÁÁ!!!!"

    ResponderEliminar
  79. RBN, ó cara, sabia que o Paulo Isidoro que pertencia aquele timaço na Copa de 1982, tem um filho a jogar no Algarve há 4 anos? O caçula chama-se Fabrício Isidoro, joga no Farense como "vólantche", e "é bom di bola"!

    Sobre o Odorico Paraguaçu, ele diria, "essa opa entrará para os anais e menstruais de Sucupira e do país", porque "vamos botar de lado os entretanto, e partir logo pros finalmente...", um destes dias ainda ouviremos o labrego a soletrar Odorico Paraguaçu!

    1 abraço, e saúde,

    PT

    ResponderEliminar
  80. Ò PT, é Paraguassú ou Paraguaçú?:-)

    ResponderEliminar
  81. Cara, a wikipedia, a Globo, ou o YouTurbe, chamam ao Paulo Gracindo, "córóneu" Odorico Paraguaço, com ç de cedilha ...

    Bons tempos esses, em que as novelas brasileiras eram poucas, mas boas, e quem não lia Jorge Amado, via o Bem-Amado que quase parava Portugal, e o Odorico é tão actual, mas que extraordinária farsa politico-social. A primeira novela foi a Gabriela, claro. A Gabriela surgiu ali por meados, finais da década de 70, quando o Porto de Pedroto foi Bi-Campeão!

    PT

    ResponderEliminar