domingo, 19 de setembro de 2021

F.C.Porto 5 - Moreirense F.C. 0. Competência e eficácia, numa 2ª parte bem conseguida


Na ressaca de um jogo muito bem conseguido em Madrid, com um resultado - empate - que não fez jus à exibição, o F.C.Porto - Diogo Costa, João Mário, Mbemba, Marcano e Wendell aos 75 minutos Corona, Uribe aos 81 Grujic, e Vitinha, Otávio, aos 75 Francisco Conceição, Fábio Vieira aos 81 Evanilson e Luis Díaz, aos 75 Pepê e Taremi -, bem melhor na 2ª que na 1ª parte, fez um jogo sério, competente, com saídas com criterio para o contra-ataque, teve uma eficácia que deve ser realçada, goleou uma equipa do Moreirense que nos 45 minutos iniciais ainda incomodou.


Entrou e manteve-se atrevido o Moreirense, F.C.Porto demorou a impor-se. Ritmo lento, pouca dinâmica, muito tempo para pensar e executar, poucas oportunidades, um golo de Taremi num penálti indiscutível, deu vantagem aos portistas, mas a equipa de Moreira de Cónegos não se rendia. Manteve sempre o jogo discutido, também chegou a baliza de Diogo Costa com perigo, particularmente pela esquerda, onde Abdu Conté beneficiou de algumas facilidades.


A vantagem mínima dos Dragões ao intervalo, não era injusta, mas o empate também não escandalizaria.


Sérgio Conceição manteve a mesma equipa na etapa complementar e logo nos primeiros minutos o F.C.Porto fez o 2º golo, marcou Luis Díaz, depois de um passe de qualidade de Fábio Vieira. Com uma vantagem de dois golos, os Dragões soltaram-se, passaram a recuperar a bola mais rapidamente, saíram bem para o contra ataque, chegaram ao 3º por Taremi, ao 4 por Luis Díaz, outra assistência de Fábio Vieira, fechou a contagem Pepê, após mais um passe açucarado de internacional sub-21. 


Resumindo, nada a opor à vitória portista, numa exibição que teve bons períodos, particularmente nos segundos 45 minutos.


Uma nota para Fábio Vieira:

Fez três assistências e um jogador que faz três assistências não pode ter nota negativa. Mas na 1ª parte o jovem médio do F.C.Porto nunca teve intensidade, agressividade, não ganhou uma bola dividida. Na 2ª parte, com mais espaço e com a bola no pé, teve critério, definiu e assistiu bem. Ora, o problema é que numa equipa como este F.C.Porto de Sérgio Conceição, não dá para jogar apenas com a bola no pé e quando há espaços.


Outra para algumas exbições, concretamente, Vitinha e Wendell. Gostei do português, o brasileiro também não esteve mal para quem fez o 1º jogo de início. Vê-se que tem qualidade, sabe jogar, preciso de ver em jogos em que seja mais solicitado defensivamente.


PS - Como sabem a partir de amanhã não são permitidos comentários anónimos. Lamento, tentei evitar esta decisão o mais possível, mas estou sem pachorra para aturar alguns verdadeiros especialistas do anonimato.

Caixa de comentários



95 comentários:

  1. Uma vez mais o DVP viu o mesmo jogo que eu. Se o resultado não se tivesse avolumado sem dúvida que Fábio era o primeiro candidato à saída. Ainda bem que correu bem e acabou por ser importante no jogo com três assistências.

    ResponderEliminar
  2. Boa noite DVP.

    Excelente comentário.
    Os miúdos têm imensa qualidade e só espero que
    O treinador não os queime quando tiverem um
    Jogo menos conseguido.

    Obviamente que em jogos mais a sério como a LC
    Necessitamos de mais experiência e músculo e
    aí temos Gujic e SO.

    Na frente temos muita qualidade também.
    O problema por vezes é a tática e a falta de paciência dos adeptos.

    Abraço.

    PR

    ResponderEliminar
  3. Ola à todos,
    Faz bem ver dois jogos seguidos do porto à gostar da maneira.
    Hoje, sobretudo na segunda parte houve boms momentos de futebol.
    Vitinha é mesmo espectacular nunca perde uma bola e sempre com calma é um prazer de o ver jogar.
    Agora repito outra vez mas temos que prolongar os contrato do Diogo Costa e do Fabio Vieira porque do Mbemba e Corona ja nao espero muito.

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito da segunda parte. Acho que nestes jogos do campeonato é que estes jovens tem de ganhar ritmo e cabedal para outros voos. O Fábio Vieira tem muito futebol e visão, agora não o estou a ver a correr o jogo todo atrás da bola…o Vitinha fez um jogo muito seguro e maduro.
    Acho que o Bruno Costa e o Manafa vão ter muitas dificuldades em voltar a entrar na equipa

    ResponderEliminar
  5. pelos vistos tive sorte em só conseguir ver a segunda parte(sorriso)
    Grande resposta depois de um jogo super difícil em Madrid.
    Eu acredito.
    Temos um bom conjunto... tem de ser bem liderado!
    fico bem disposto e sou um rabujas!
    cumprimentos

    ResponderEliminar
  6. NORTADA.
    GOLEADA, SEM DISCUSÂO.
    Tem-se que apostar nesta juventude, corrigir, ensinar olhar para o futuro! mas, teso como o FCP está, o futuro pra já ainda é uma miragem.
    Boa vitoria do FCP com muitos golos, devesse a uma boa 2ª parte do FCP.

    ResponderEliminar
  7. Concordo em absoluto com a análise do DVP. Gostei muito da 2ª parte, mas a 1ª parte deixou muito a desejar... . Não acho que a juventude seja por aí além, mas SC está a fazer estes miudos evoluírem. Só espero que não deixem sair o Luis Diaz por menos de 50 milhões.

    ResponderEliminar
  8. Análise exemplar. O Fábio Vieira é grande jogador mas o problema é quando a equipa não tem a bola e lá está, na champions, o risco de jogar com ele é bem maior. Foi com grande alegria que descobri há algumas semanas o regresso do Vitinha. Acho que tem tudo para ser um dos melhores médios do mundo.
    Acho que o Sérgio Conceição vai rodar muito a equipa entre a liga dos campeões e o campeonato, muito na base da melhor equipa para jogos onde temos de fechar rapidamente os espaços e jogos em que temos de conseguir criar espaços. Não sendo o melhor plantel dos últimos anos, tem plantel para conseguir disputar todas as competições

    ResponderEliminar
  9. Primeira parte pouco conseguida, mas os golos libertaram a equipa. É preciso continuar a apostar em quem tem qualidade. A confirmar no próximo jogo

    ResponderEliminar
  10. Apesar do resultado, muitos contra ataques foram permitidos e o jogo ficou partido em alguns momentos. Principalmente na 1a parte.

    Não percebi a substituição do Fábio Vieira pelo evanilson em vez do Taremi. O miúdo devia ter feito os 90 e o iraniano precisa de descanso.

    De resto os que entraram também podiam ter entrado mais cedo. Ao menos não foi aos 90.

    ResponderEliminar
  11. Fábio Vieira é um jogador de último passe, bom finalizador mas vai ter que crescer na agressividade e intensidade. Mas isso também se faz jogando, para ele perceber que a sua importância para a equipa vai ser maior, quanto maior for o seu compromisso em termos defensivos.

    Ontem, se o Diaz não estivesse em fora de jogo eram quatro assistências e isso também é revelador da qualidade que pode trazer à equipa em determinados jogos.

    ResponderEliminar
  12. Ontem foi um dia especial para mim. Foi o meu regresso ao Dragão depois da abertura dos estádios. E que maneira de regressar! A primeira parte foi menos conseguida, notaram-se muitas das lacunas deste FCP contra equipas da primeira liga nomeadamente a dificuldade em construir jogo contra blocos baixos e com isso o Moreirense aproveitou algumas vezes para chegar à nossa área. Depois do penalty, o mais difícil estava feito e a questão que se colocava era que FCP ia surgir na 2ª parte. Foi um FCP muito mais aguerrido, mais agressivo na recuperação e sobretudo eficaz a aproveitar os erros do adversário. Quando fizemos o 2º golo a equipa libertou-se e fizemos uns segundos 45 minutos de grande nível. O MVP é mais que merecido para o Luis Díaz em mais um grande jogo do colombiano, mas tenho que destacar a importância do Vitinha. Já aqui disse que precisávamos que ele jogasse mais vezes e não desiludiu. Sabe sempre o que fazer com a bola e sem ela esteve sempre bem. Quanto ao Fábio Vieira acabou por me surpreender na 2ª parte e pensei que fosse dos primeiros a sair mas aquele início de segundo tempo deu-lhe fôlego e acabou por fazer uma boa exibição.
    No cômputo geral foi um fim de tarde/início de noite agradável, venham mais assim.

    ResponderEliminar
  13. Já custa a aceitar as possíveis saídas a custo zero de Corona e Mbemba, saídas nessas condições de Diogo Costa e Fábio Vieira dava para despedimento com justa causa.

    Para mim e em relação ao Fábio, é preciso colocar nos pratos da balança: aquilo que ele nos pode dar na visão de jogo, qualidade de passe, assistências, remate; versus falta de intensidade, agressividade, capacidade para recuperar bola, pressionar; e depois decidir o que é melhor para a equipa. Tendo a dizer que todas as equipas precisam destes jogadores. Mas como Fábio não é ou ainda não é, um daqueles jogadores capaz de sozinho resolver e como se viu ontem na 1ª parte, é preciso ponderar muito bem. Concordo que quando mais jogar mais vai crescer naquilas que são as suas lacunas. acrescento, também tudo tem a ver com este Porto de Sérgio Conceição, onde ninguém está livre do compromisso em prol da equipa.

    ResponderEliminar
  14. Boa vitória com bons números e juventude, com os seus defeitos por limar e as suas virtudes.
    É deste crescimento sustentável que falo, irem jogando e aproveitarem para crescer, sem serem crucificados se falharem aqui e ali.
    De qualquer modo, dois reparos, um para as substituições tardias, que não gosto, ainda por cima com o resultado feito, outra e esta mais importante, apesar dos números, o Moreirense entrou com perigo na área várias vezes e isto não pode acontecer. Desta vez calhou bem, mas nem sempre será assim. Processo a rever e com urgência.

    ResponderEliminar
  15. Sintetizando, primeira parte menos boa, um Moreira mt bem organizado defensivamente, e com saídas rápidas na transição, já do lado do FCP "muita parra, e pouca uva", nesse período não identifiquei uma oportunidade flagrante do FCP. Jogo desbloqueado com o 1-0 (duplo penalti, antes da falta do Paulinho sobre o Taremi, na mm jogada, o remate do Vitinha foi defendido com o braço de Rosic).

    Na 2ª parte, surge um Moreirense distinto, e desorganizado, a velocidade, criatividade, e mobilidade de Diaz, Taremi, Fábio, Otávio e Vitinha, a levarem o jogo para a goleada, na minha opinião, números excessivos, porque sobretudo fomos mt eficazes

    Meia dúzia de notas avulso:

    1 Como mudar o chip Champions/Campeonato, ontem a introdução de 5 unidades frescas no onze, e que querem agarrar o lugar, fizeram do Moreirense um jogo Champions. Temos soluções em quantidade e qualidade para essa rotação, isto sem desvirtuar os principios de jogo da equipa, e os seus mecanismos.

    2 O Sporting de Alcochete, ontem no Estoril não teve nenhum representante no onze titular (a tal equipa jovem made in Alcochete), já o FCP jogou com 4 sub 21, made in Olival no seu onze (40% dos titulares), não obrigado, não precisamos de propaganda!

    3 "Para mim e em relação ao Fábio, é preciso colocar nos pratos da balança: aquilo que ele nos pode dar na visão de jogo, qualidade de passe, assistências, remate; versus falta de intensidade, agressividade, capacidade para recuperar bola, pressionar; e depois decidir o que é melhor para a equipa. Tendo a dizer que todas as equipas precisam destes jogadores. Mas como Fábio não é ou ainda não é, um daqueles jogadores capaz de sozinho resolver e como se viu ontem na 1ª parte, é preciso ponderar muito bem."
    Assino por baixo, e repito, o Vitinha sim, esse não engana, é um "motorzinho" sempre regular, consistente, e que não sabe jogar mal.

    4 O Diaz, continua com a corda toda, no campeonato passado, fez 6 golos, neste campeonato, à 6ª jornada já leva 5 golos marcados. A minha projecção quanto a marcadores, Diaz e Taremi estarão entre os 3 melhores marcadores deste campeonato. O Taremi é sem dúvida o nosso melhor ponta de lança (mas também precisa de descansar).

    5 A propósito de descanso, Uribe, Taremi e Diaz, não páram, isto se juntarmos as selecções. Ontem o Uribe podia ser poupado do onze, já o Taremi fez ontem os 90 minutos, tal como no Iraque, em Alvalade e Madrid, e o Diaz saiu para a ovação, mas o Diaz tem 24 anos, já o Uribe está nos 30 ...

    6 O FCP em 7 jogos oficiais, já utilizou 22 jogadores, 19 deles como titulares, e 3 como suplentes utilizados (Chico, Pepê e Evanilson). Do plantel composto por 27 Atletas, ainda não somaram minutos, Marchesin, Claúdio, Meixedo, Nanú e Fábio Cardoso.

    ResponderEliminar
  16. Entroncando no comentário do Jorge Aragão, a propósito das substituições tardias, isto quando o jogo estava já arquivado, ou ainda pelo facto do Uribe não ter sido poupado, e o Taremi somar o 4º jogo consecutivo com 90 minutos somados. É sabido, o excesso de competição, é um convite às lesões musculares (depois chegam as paragens de 4/6 ou 8 semanas), também está provado que o excesso de competição aumenta exponencialmente o risco lesional. Não questiono a competência da equipa do Nélson Puga, mas questiono sim a teimosia do Sérgio Conceição, isto quando tem um plantel com muitas, e boas soluções.

    Deixo-vos um exemplo, Matheus Uribe, 30 anos, joga numa posição em que tem de correr como um desalmado, observem as milhas que correu o Uribe só neste mês de setembro:
    02 Bolivia fora 1-1 (conhecem o risco de jogar na altitude da Bolivia?), jogou 74 minutos.
    05 Paraguai fora 1-1, jogou 79 minutos.
    10 Chile casa 3-1, jogou 90 minutos.
    11 Sporting fora 1-1, jogou 90 minutos.
    15 A Madrid fora 0-0, jogou 66 minutos.
    19 Moreirense casa 5-0, jogou 81 minutos.

    O Uribe somou 6 jogos como titular em apenas 17 dias, 5 desses jogos de elevado risco de dificuldade, com muitas milhas pelo meio, com a altitude da Bolivia, pergunto, ontem o Uribe não poderia ser poupado? Ok, o Diaz está no mesmo barco, mas o Diaz na Selecção não foi titular num jogo, e é habitualmente substituido, finalmente, o Diaz tem 24 anos, o Uribe tem 30, com 24 anos, eu fazia coisas que aos 30, já tinha dificuldades em fazer... O Grujic em Madrid na minha opinião, foi o melhor jogador do FCP, não poderia ontem repetir a titularidade? O Grujic chegou de lesão? Há Bruno Costa, ou o Sérgio ... Ele há coisas que não entendo...

    ResponderEliminar
  17. Boa Vitória, com muitos jogadores formados no Clube.
    Aos poucos vamos respirando melhor, apesar de o ambiente por cá não ser fácil.
    Viva o F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  18. Boas.
    O SC já mostrou que privilegia jogadores competitivos, e muitos aqui ao fim de uns anos já entendem, a diferença entre "jogar bonito" e ser competitivo. Se não fores competitivo não tens a mínima hipótese contra equipas como A.Madrid, Chelsea, Juventus...jogamos contra estas 3 recentemente e não fomos esmagados como o Sporting foi contra o Ajax. É que no futebol, há muita coisa que não se vê, ou melhor, vê se mas dá mais trabalho, que é aguentares o jogo até ao fim, saber jogar sem bola, sofrer, entreajuda...E sabendo que falta dinheiro ao Porto para ter jogadores com mais classe, que saibam tratar a bola, ser competitivo é um caminho possível. Sobre o Fábio, vai ter de crescer. Se conseguir as duas coisas, infelizmente não ficará muito tempo no Porto.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  19. Habitualmente faço balanços comparativos entre campeonatos distintos, pela 10ª ou 11ª jornada (1º terço do campeonato), isto porque a amostra é maior, todavia, com 6 jornadas disputadas, também se pode extrair sinais, por exemplo, na relação golos marcados/sofridos, ou pontos perdidos neste período.

    Aí vão os 10 últimos Portos à 6ª jornada:
    2012/13- 14 pontos (15-04), fomos campeões, Tr V. Pereira.
    2013/14- 16 pontos (12-03), fomos 3º classificado, Tr P. Fonseca.
    2014/15- 12 pontos (08-02), fomos vice, Tr Lopetegui.
    2015/16- 14 pontos (12-04), fomos 3º classificados, Tr Lopetegui.
    2016/17- 13 pontos (11-04), fomos vice, Tr NES.
    2017/18- 18 pontos (14-01), fomos campeões, Tr S. Conceição.
    2918/19- 15 pontos (16-05), fomos vice. Tr S. Conceição.
    2019/20- 15 pontos (15-04), fomos campeões, Tr S. Conceição.
    2020/21- 10 pontos (15-09), fomos vice, Tr S. Conceição.
    2021/22- 14 pontos (14-03), faltam 28 jornadas, Tr S. Conceição.

    1 Apresentamos neste campeonato um registo defensivo/ofensivo equilibrado.

    2 O melhor Porto à 6ª jornada, é o primeiro Porto de Conceição.
    O pior Porto à 6ª jornada, é o último Porto de Conceição em 20/21. Os únicos Portos de Conceição sem derrotas à 6ª jornada, é o primeiro, 2017/18, e este 2021/22.

    3 Comparativamente à última temporada, somamos mais 4 pontos, e também temos menos 6 golos sofridos, mas na última temporada, perdemos 8 pontos nas 6 primeiras jornadas.

    4 O único resultado anormal nesta temporada, é mesmo o empate nos Barreiros, isto num jogo que poderia ficar arquivado ao intervalo.

    5 O único Porto imaculado, sem perder pontos à 6ª jornada, foi o primeiro Porto de Conceição, aliás, sofreu o 1º golo nesse campeonato, justamente à 6ª jornada em Vila do Conde, numa vitória por 2-1, golo de Nuno Santos perto do fim, Casillas somava mais de 500 minutos no campeonato sem sofrer golos.

    6 O Porto Kelvin 12/13, á 6ª jornada, somava os mesmos pontos deste Porto 21/22, e ambos com um saldo positivo de 11 golos.

    ResponderEliminar
  20. "Em prol da equipa" - esse é outro ponto que o Fábio vai ter que crescer. Ainda ontem quando estava tudo a correr bem, recomeçou a querer fazer bonito em vez de prático. Estes jogadores têm que entender que quanto mais simplificarem mais eficientes se tornam e por vezes, o mais simples em futebol também é bonito de se ver. Ele, em particular, tem a facilidade de jogar a um, dois toques e não precisa de ser de calcanhar.

    Em relação à eficácia no jogo, eu acho que também pode ter a haver com o tipo de jogadores que tinhamos em campo, melhores a decidir no último passe, na finalização porque tecnicamente a equipa ontem, teve todos os melhores em campo.

    ResponderEliminar
  21. Há cada um que tenho de aturar... Há quem se julgue muito importante ao ponto de pensar que cada comentário que faço é para ele. Continua a tentar e ainda não entendeu que não lhe passo cartão nenhum. Que Deus me dê paciência para aturar esta gentinha...

    ResponderEliminar
  22. Boa vitória...deu gosto ver o fcporto na 2a parte...a 1a parte foi sofrivel...

    ResponderEliminar
  23. Jogo com 2 partes distintas : Na primeira uma mão-cheia de nada e na 2ª parte uma mão-cheia de erros do adversário que fez vir ao de cima a valia técnica de muitos dos nossos jogadores ; aliás, nem era preciso ir à procura da bola ela ia ter aos pés deles e depois vinham as avenidas em direção à baliza adversária... Estou a retirar mérito à nossa 2ªparte? Não, até porque alguns erros são provocados pela alteração da nossa postura no jogo ; porém, quero chamar a atenção que este é um daqueles jogos que a acontecer com um dos nossos adversários diríamos algo assim "porque é que estes adversários contra nós jogam fechados e contra eles jogam todos abertos e é só ofertas..." . Quanto ao Uribe também estou de acordo, devia descansar mas também penso que se no balneário há todo aquele espírito de dragão e de equipa o departamento médico dá o OK à "teimosia" do SC .Em contrapartida todos sabemos de anos anteriores que o S.Oliveira é daqueles jogadores que se não jogar nunca mais vai estar em forma . Entretanto devemos ainda pensar no fato de terem estado no Dragão 14.009 espectadores .

    ResponderEliminar
  24. “o ataque ganha jogos, a defesa ganha campeonatos”. Esta ex_citação do Phil Jackson, treinador de basquete e campeoníssimo na NBA, foi também adoptada no futebol, será que essa frase traduz mesmo a verdade?

    Estava com a mão na massa, e, nos 87 campeonatos disputados em Portugal, quais foram os Portos com menos golos sofridos, ou as melhores defesas?
    Foram dois, temporadas 1979/80, e 1983/84, o FC Porto nesses dois campeonatos sofreu apenas 9 golos em cada campeonato, e foi em ambos vice-campeão, uma nota, ambos também são Portos de Pedroto. Eis duas amargas excepções, afinal, nem sempre uma boa defesa ganha campeonatos.

    Agora observem esta singularidade, qual o Porto Campeão, com mais golos marcados? Foi o Porto de Ivic na temporada 1987/88, fez 88 golos, mas Ivic é o treinador do FC Porto, mais conotado com "trincos e ferrolhos", todos nos recordamos da "banheira de Roterdão", com um FCP a jogar praticamente com 4 centrais, jogamos literalmente para o "zero e zero". Curiosamente, Ivic é o treinador Campeão no FCP mais concretizador.

    Interessante contraste concretizador, e já neste século, mas já lá vou. Quais os Portos Campeões, com menos golos marcados? O primeiro Campeão em Portugal temporada 1934/35, o Porto de Szabo em apenas 22 jornadas fez 43 golos. Depois, surpreendentemente, surge o Porto de Adriaanse (escola holandesa), jogava com 3 defesas, 3 médios, 2 extremos e 2 ponta de lança, num 3-3-4, esse Porto de Adriaanse na temporada 2005/06, fez apenas 54 golos nesse campeonato com 34 jornadas, e com uma equipa tracção à frente, mas esse de facto é o 2º pior Porto Campeão no capítulo da concretização, ou golos, o pior é o de Szabo, mas este com apenas 22 jornadas, Adriaanse disputou 34 jornadas.

    Outras notas estatísticas, ou curiosidades:

    Quais foram as maiores goleadas do FC Porto nos 87 campeonatos disputados: FCP 12 Académico do Porto 1 (temporada 1938/39), e FCP 12 Carcavelinhos 1 (campeonato 1941/42).

    Maior goleada do FC Porto com um Grande: FC Porto 10 Sporting 1, temporada 1935/36.

    Treinador do FC Porto com mais jogos para o campeonato: José Maria Pedroto, treinou o FCP em 236 jogos para o campeonato, isto em três décadas distintas, 60 (3 temporadas) 70 (4 temporadas), finalmente década de 80 (duas temporadas, meia temporada já doente).

    Jogador do FC Porto com mais jogos no Campeonato: João Pinto 407 jogos.

    Jogador do FC Porto com mais golos marcados no Campeonato: Fernando Gomes, fez 288 golos com a camisola do FCP (superou mesmos os 300 golos, infelizmente no Sporting).

    PS Vila Pouca, esta coisa de comentários com perfil, na minha opinião, está a exceder as melhores expectativas.

    ResponderEliminar
  25. Vila :



    A primeira parte nem por isso mas a segunda parte já valeu a pena !


    Abraço

    ResponderEliminar
  26. Eduardo, essa questão dos 14 mil no Dragão é uma boa questão. Até estou curioso com a aderência aos LA. Parece que há quem ainda não tenha percebido que vivemos novos tempos, é fundamental ter preços mais acessíveis, ter mais respeito e consideração pelos adeptos, que são tratados como meros clientes, e não colocar preços fora da realidade desta altura.
    Uma Bancada lateral, com CL, para quem foi ver o BSAD, Arouca e Moreirense, fica por 245 euros, em 2019/2020 ficou por 190.
    Para além disso, com a história do cartão de adepto, há uma claque, o Colectivo 95, com provas mais que dadas de um portismo praticado, exemplar, não tem sido tratada como devia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, também estou nessa expectativa assim como conclusões da renumeração- afinal quantos somos? Do Colectivo não sabia e não me estranha . O que estranho é, na altura das eleições ninguém se lembrar destas coisas...

      Eliminar
    2. Já agora, respeito também no horario dos jogos. FCP com o guimaraes no final de novembro as 20:30 no domingo (quem for ao estádio entre sair e chegar a casa ha sai 23h). E o jogo com o portimonense por acaso é fora mas senao tinhamos um jogo em casa à sexta às 19h.

      Eliminar
  27. Como é possível o Javier Garcia nunca joga conra o Boavista!!

    ResponderEliminar
  28. 1 O Benfica jogou na 3ª feira em Kiev Champions, está hoje a jogar 2ª feira com o Boavista, e pelo que ouço sentiu algumas dificuldades, apesar da ressaca de quase uma semana, ou 6 dias de descanso entre jogos.

    2 FC Porto e Sporting, jogaram Champions 4ª feira, e jogaram ontem Campeonato, com os regulamentares 3/4 dias de descanso.

    3 O Braga joga agora com o Tondela, mas jogou na 5ª feira em Belgrado, natural adiar jogos para 2ª feira, para quem joga Liga Europa que se disputa à 5ª feira, mas o Benfica não está na Champions?

    Já aqui tinha chamado à atenção para esta absurda calendarização, ou este regime de excepção para o Benfica. Naturalmente estas coisas, desvirtuam a verdade desportiva, mas como é o Benfica ...

    O VSC joga amanhã Taça da Liga na Covilhã, e sábado recebe o Benfica em Guimarães, mais uma "coincidência".

    O "sorteio" e as chaves desse "sorteio" da Taça da Liga, foi uma coisa risível (vi em direto), um verdadeiro "conto de farsas", infelizmente patrocinado pelo Helton e pelo Jorge Andrade que tiraram "bolinhas" e "chaves" pré-cozinhadas!

    Acabem com a Taça de Reservas, é uma VERGONHA para a Liga de Clubes!

    ResponderEliminar
  29. Lamacha se jogasse era a mesma coisa...ta velho

    ResponderEliminar
  30. Quantos somos? Somos seguramente muitos menos. Tive um amigo bem mais novo que eu, baixou cerca de 20 mil lugares. A filha do Vitinha nasceu no início do mês, o pai fez dela sócia, o número é 108080.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok. Eu já o escrevi aqui : baixei 26.000 após ter baixado 20.000 na penúltima. É esta a minha curiosidade/preocupação aliado ao fato do modo como nós somos tratados. Para quem andou a falar tanto na ausência de público ter estes preços agora nos bilhetes...

      Eliminar
  31. Vi agora um resumo na TV do Benfica Boavista, e, o Hugo "bolinhas", volta a espalhar magia, 60 minutos de jogo, Benfica 2 Boavista 1, o Otamendi comete um penálti claríssimo, se fosse convertido, seria o 2-2, e com 30 minutos para jogar..

    Isto é só "azar", incompetência pura e dura, ou outra coisa qualquer? Quando é que este "Internacional" é despromovido? E o Rui Costa também? Ambos apitam na I Liga há 15/16 anos, imaturos não são, mas incompetentes, com certeza, é uma vergonha!

    O Benfica, em duas semanas/jornadas consecutivas teve erros arbitrais com clara influência nos dois resultados? Isto não será "coincidência" a mais?

    Amanhã, mais uma vez vamos ler, unanimidade entre os especialistas, para variar, um penalty ficou por marcar contra o Benfica...

    ResponderEliminar
  32. Caro DVP e Amigos:
    Uma boa segunda parte com golos de belo efeito.
    Seria importante a resolução da continuidade dos jogadores que estão em final do contrato.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  33. Caros Portistas,

    Fizemos um bom jogo com uma eficácia acima da média mas não me encheu as medidas, não deixou de ser um jogo bem conseguido e com notas positivas. Vejo por aí Portistas que mais parecem os corruptos encornados só porque demos 5 ao Moreirense??
    Alguém me consegue explicar porquê os bilhetes para o cartão de adepto no Dragão são mais baratos do que para os sócios?? é que há muita gente que tem cartão de adepto que nem sócia do FCP é, isto não faz sentido nenhum, depois admiram-se que nem conseguem meter mais de 14000 num dia de sol e a horas decentes.
    Os padres estão de volta e em força e o FCP já emitiu algum comunicado?? Pior o SC ainda elogia aquela corja na esperança de os melhorar mas está muito enganado.

    FOMOS PORTO!
    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  34. Paulo Oliveira também vi o penalty não assinalado contra o slb nessa jogada do otamendi. Já na jornada passada eles venceram o Santa Clara por 5-0 (resultado dilatado, nada a dizer da sua superioridade) mas quando o jogo ainda estava em aberto o GR deles deveria ter sido expulso e isso não aconteceu. Estou a começar a ver um padrão, o andor vermelho parece estar de volta.

    ResponderEliminar
  35. @PO: só para provocar um pouco :) "qual o Porto Campeão, com mais golos marcados? Foi o Porto de Ivic na temporada 1987/88, fez 88 golos, mas Ivic é o treinador do FC Porto, mais conotado com "trincos e ferrolhos",..." A média de 2,31g/j é boa, embora não seja a melhor (SC, VP, AVB, FS, AO, tds fizeram melhor 1 época). No ano do Ivic houve extraordinariamente 20 equipas. Se retirarmos os resultados contra as duas piores (salgueiros 5-1, 5-0 e covilhã 4-0, 1-1), a média dos restantes 34j baixa para uns banais 2,1. A defesa de facto muito boa.
    Curiosidade: em 2 eliminatórias da taça, empatámos em casa, com estoril (2ªlig) e boavista (5º no fim da época), obrigando a jogos de desempate (com o boavista ganhámos nos penalties). Quantas redes sociais se incendiariam hoje?

    ResponderEliminar
  36. O2T, o Ivic foi contestadíssimo, apesar de ter ganho 4 títulos e só não ganhou a na altura TCE, porque fomos uns anjinhos em Valência com o Real Madrid e cá também. Tanto que saiu e entrou o Quinito. Mesmo sem redes sociais. J´aqui referi muitas vezes, o FCP nunca foi um clube fácil para os treinadores, mesmo para os melhores e mais ganhadores.

    ResponderEliminar
  37. O2T,

    Objetivamente e factualmente:

    1 o melhor ataque Campeão do FC Porto, é o de Ivic.
    2 o 2º pior ataque Campeão do FC Porto, é o de Adriaanse.
    3 O pior foi o de Szabo, na temporada 1934/35, mas em apenas 22 jornadas, fez 43 golos.

    1 O Porto de Ivic, Campeão 1987/88, em 38 jornadas fez 88 golos, média de 2,3 golos/jornada.
    2 O Porto de Adriaanse, Campeão 2005/06, em 34 jornadas fez 54 golos, média de 1,5 golo/jornada.
    3 O Porto de Szabo, Campeão 1934/35, em 22 jornadas fez 43 golos, média de 1,9 golo/jornada.

    Vamos excluir o primeiro Campeão em Portugal, o Porto de Szabo, porque disputou apenas 22 jornadas.

    1 Ivic, um treinador muito conotado com os "trincos&ferrolhos", foi Campeão no FCP, e marcou 88 golos, média de 2,3 golos/jornada.
    2 Adriaanse, um treinador de cariz mt ofensivo, esse Porto jogava em 3-3-4, foi Campeão, e marcou 54 golos, média de 1,5 golo/jornada.

    O Porto de Adriaanse, jogava habitualmente com este onze: Helton, defesa a 3 com Bosingway, Pepe e P. Emanuel na esquerda; meio campo a 3, com Assunção, Meireles e Lucho, finalmente, Lisandro na direita (o argentino nesse seu 1º ano, jogou na direita), Quaresma na esquerda, e 2 P Lança, McCarthy e Adriano, este onze declaradamente tracção à frente, fez apenas 54 golos no campeonato, facto!

    O que pretendi com esta comparação Ivic/Adriaanse? Ivic um treinador ultra defensivo apresentou registos concretizadores muito bons. Em contraste, um treinador mt ofensivo (Adriaanse), apresentou registos concretizadores mt baixos, todavia, ambos foram Campeões.

    Conclusão, nem sempre tudo o que parece, é!

    ResponderEliminar
  38. E o Ivic foi o treinador que se as vitórias na altura valessem 3 pontos, seria o que cavaria a maior distância para o 2º lugar.

    PO, aquela derrota com o Artmédia, depois de termos chegado aos 2-0 e feito uma exibição excelente, a que se juntou a derrota com o Benfica no Dragão - acho que foi a única vez que o Nuno Gomes marcou ao FCP -, fizeram que que ele deixasse de lado algumas ideias, mesmo com apenas três defesas, tivemos muitos jogos em que vencemos apenas por um golo. Mas foi o treinador que mais me impressionou após um mês de trabalho, notou-se logo a marca dele. Também jogou contra ele o péssimo feitio.

    ResponderEliminar
  39. Agradeço o post que o DVP nos forneceu e dispôs... deveras interessante no conteúdo e na análise...

    Todavia, nos comentários sobressai uma preocupação legítima com as renovações e com as políticas que a SAD relativamente a este problema...assume

    Deste modo, em consonância considero que quer estruturalmente quer funcionalmente a SAD tem estado muito mal

    E, os sócios, simpatizantes e adeptos não mereciam esta política

    Peço desculpa... foi só um desabafo

    JPPCH

    ResponderEliminar
  40. Vila Pouca, o Adriaanse foi o Yustrich do século XXI, um disciplinador, fundamental essa disciplina nessa temporada, porque vinhamos de uma temporada anterior amotinada, com cerca de 35 jogadores utilizados, e 3 treinadores.

    O que relevo em Adriaanse, lançou, disciplinou, e potenciou, talento e qualidade, foi mais de meia equipa, ou 6 nomes: Helton, Bosingway, Pepe, Assunção, Meireles e Quaresma.

    Nota negativa, pós 25 de abril, nenhum treinador do FC Porto somou apenas derrotas em clássicos com o Benfica para o Campeonato, sem "sebenta", Adriaanse é o único (foram duas derrotas, numa só temporada), naturalmente falo em temporadas desportivas completas, com pelo menos 2 clássicos para o Campeonato. Aimoré Moreira ganhou na Luz, Monteiro da Costa ganhou na Luz, mais recentemente Vítor Fernandez também ganhou na Luz, ou Hermann Stessl em 2 anos no FCP, ganhou os dois clássicos ao Benfica nas Antas, e juntou uma Supertaça com uma goleada, na tarde do Jacques!

    Na Champions, para além do "nosso" Artmedia, na penúltima jornada no Dragão com o Rangers, se tivessemos ganho (empatamos), seguiamos em frente para os oitavos, já a derrota na Escócia, foi surreal, "pra frente é que é caminho", perdemos 2-3 na Escócia, e fomos melhores, com um bis do Pepe. Poucos sabem, antes de chegar ao FCP, na temporada anterior 2004/05, Adriaanse foi semifinalista na Taça UEFA, treinava o modesto Az Alkmaar, aliás, perdeu a final da Taça UEFA em casa, e já no lavar dos cestos, com aquele golo do Miguel Garcia aos 120 minutos, e o Sporting de Peseiro chegou à final da Taça UEFA, ainda dizem que o Peseiro é "pé frio"? já o Adriaanse é "baiano"...

    ResponderEliminar
  41. Interessante observar as muitas, ou poucas aquisições que o FCP fez, em décadas distintas, desde a década de 60, até à atual década 20 deste século XXI. Porque é impossivel elencar as aquisições do FCP nas últimas 60 temporadas (possivel é, mas seriam necessários muitos "lençois"), vou deixar as aquisições que o FC Porto fez, em temporadas com terminação 2, 1962, 1982, 2002, ou 2022, onde estamos hoje.

    Temporada 1961/62 Tr Jorge Orth, 5 aquisições:
    Azumir (Vasco da Gama), Atraca (Farense), Custódio Pinto (Montijo), Juca e Mesquita (ambos Académica).

    Temporada 1971/72, Tr António Teixeira, 2 aquisições:
    Flávio (Fluminense), e Jacinto (Benfica).

    Temporada 1981/82, Tr Hermann Stessl, 4 aquisições:
    Jacques (Braga), Júlio Carlos (Boavista), Penteado (Leixões), e Ali Queta (Montijo).

    Temporada 1991/92, Tr Carlos Alberto Silva, 7 aquisições:
    Tózé (Beira Mar), Timofte (Timisoara), Jorge Andrade (Boavista), Valente (U Madeira), Neves (D Aves), Mihtarsky (Levski) e Ricardo Oliveira (Vizela).

    Temporada 2001/02, Tr Otávio (até me custa digitar o nome do lacrau), 13 aquisições:
    Costinha (Monaco), Mário Silva (Nantes), Frederik (VSC), Paulo Santos (Alverca), Ibarra (Boca Juniors), McCarthy (Celta de Vigo), Rubens Júnior (A. Paranaense), Paulo Costa (Reggina), Rafael (Paços Ferreira), Esnaider (Saragoça), Quintana (Olimpia), Kaviedes (Valladolid) e Alecsandro (Cruzeiro).

    Temporada 2011/12, Tr Vítor Pereira, 10 aquisições:
    Lucho (Marselha), Defour e Mangala (ambos S. Liége), Kleber e Djalma (ambos Maritimo), Bracalli (Nacional), Danilo e Alex Sandro (ambos Santos), Janko (Twente), Iturbe (Cerro Porteño)

    Temporada 2021/22, Tr Sérgio Conceição, 4 aquisições:
    Wendell (B. LeverkusenI), Fábio Cardoso (Sta Clara), Bruno Costa (Paços Ferreira), e Pepê (Grémio).

    Curiosamente, nesta temporada, regredimos 40 ou 50 anos, nem uma mão cheia de aquisições fizemos, a contrastar com a dezena de aquisições feitas nas duas ou três últimas décadas anteriores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falta o grujic. E melhor poucas contratacoes mas acertadas, do que vir camioes de jogadores.
      Foram boas contratacoes, temos um plantel mais forte que no ano passado, aliado ao fato dos jovens estarem mais maduros.
      Atenção, estou apenas a olhar ao plano desportivo.

      Eliminar
    2. 2001/2002...errado, Alessandro e Rubens Junior ja vinham de epocas anteriores com Fernando Santos. Mais o Mccarthy e Kaviedes vêm em Janeiro jà com Mourinho ou em vesperas disso...

      2011/2012, Janko e Lucho chegam em Janeiro e safam o campeonato. Julgo que o Danilo tambem so chega em Janeiro e lesiona se logo, e o Alex Sandro só chega ja em Junho 2012 apesar de ja contratado.

      Eliminar
  42. Pegando noutro tópico e no seguimento de uma notícia em destaque no site do Jogo, o Luis Díaz é o homem do momento tanto no nosso clube como no seu país de origem. O Valderrama, uma das maiores senão a maior estrela de sempre da seleção colombiana, disse que ele é o melhor jogador colombiano da atualidade. Um tremendo elogio. Com o talento do Díaz, se ele mantiver a cabeça no lugar e esta evolução pode catapultar o nosso jogo para outros níveis esta época e pode ser um dos maiores encaixes da nossa história. Assim trabalhemos para que tal aconteça.

    ResponderEliminar
  43. O tempo vai passando e a renovação de DIOGO COSTA e FÁBIO VIEIRA nada de nada, que má gestão de activos, quanto ao guarda redes tem tudo ara ser um dos melhores do planeta e aquele pé esquerdo do médio é do outro mundo, até quando se vai prolongar esta espera ??
    21 de Setembro 2021 14:18

    ResponderEliminar
  44. Aires, calma, acho que els renovam antes da AG do dia 27...

    ResponderEliminar
  45. Ontem no jogo contra o Boavista mais uma roubalheira contra o Santa CLara idem aspas e procissão ainda vai no adro.

    ResponderEliminar
  46. Ainda a propósito do penalty a favor do Boavista ontem na Luz, minuto 60, resultado 2-1, o Boavista se converte o penalty, faz o 2-2, a meio hora do final do jogo.

    Como é que eu vi o lance? O extremo Ntep do Boavista, entra bem dentro da área sobre a esquerda com a bola dominada, surge o Otamendi tenta desarmá-lo, só que, antes do Otamendi jogar a bola, jogou no joelho do Ntep e derrubou-o, penalty claro.

    Foi essa a leitura do Coroado, e do Duarte Calabote na Bola, num lance tão óbvio, o Leirós e o Fortunato tiveram uma leitura distinta, "Otamendi jogou a bola", pois jogou, mas antes de jogar a bola, tocou no joelho do Ntep.

    Curiosa a avaliação do Duarte Calabote na Bola: "Hugo Miguel errou num lance em que era dificil detectar a falta, mas no resto esteve bem..."

    E o Hugo "bolinha" esteve bem, e não teve influência no resultado final? Tão curiosas estas avaliações do Duarte Calabote para o amigo "bolinha".

    E em duas jornadas consecutivas, o Benfica beneficiou de três erros grosseiros, todos com influencia direta no resultado final, e quem os apitou? Dois árbitros que já apitam há 15/16 anos, Rui Costa, e Hugo "bolinha", quando é que são despromovidos perante o festival de disparates que todas as temporadas acumulam? Entretanto, na Comunicação social, tanto silêncio e em duas jornadas sucessivas...

    ResponderEliminar
  47. "Falta o grujic"

    Rui Machado, o Grujic já estava cá na temporada passada, daí ter sido excluido, isto apesar de estar emprestado.

    A propósito, o Grujic está talhado para jogos da Champions, esteve sempre a bom nível, se fizer duas jogatanas contra o Liverpool, já nem estranho que seja resgatado, tal como outro sérvio, o Matic, andou de empréstimo em empréstimo no Chelsea, sem lá ter jogado, depois foi envolvido no negócio David Luís, como contra-peso (valeu então 5 milhões), 3 anos depois o Chelsea contratou-o por cerca de 25/30 M€...

    ResponderEliminar
  48. Na minha opiniao so falta outro ponta de lanca no plantel. Se o taremi ou o toni martinez se lesionam as opcoes ficam limitadas ao evanilson.

    ResponderEliminar
  49. Facebook e twitter, sobre Luís Aguilar:
    Este mentiroso, especulador, verdadeiro artista da cartilha, como se fosse pouco, árbitros e assistentes, 4º árbitro, VAR e AVAR, os jogos também passassem a ser arbitrados, à posteriori, pelo Conselho de Disciplina, passando pela Comissão de Instrutores da Liga.
    Estaria aberta a caixa de Pandora para que em todas as jornadas, os clubes, à imagem e semelhança dos chorões e queixinhas de Alvalade, passassem a fazer queixa uns dos outros, com tudo o que isso significaria para normalidade do futebol português, que, note-se, já tem complicações que chegam e sobram.
    PS - Tem analistas de arbitragem que têm grandes dificuldades de visão.

    ResponderEliminar
  50. A sic noticias abriu o noticiario das 8 com a candidatura do rui dos túneis à presidencia benfa,assunto de relevância nacional!!!... comentários do dito aguilar e dos marretas do costume. Nem ouvi, mudei de canal, mas é demonstrativo de como se faz a propaganda e intoxica a opinião pública!!!

    ResponderEliminar
  51. eu tenho dito aqui que espero que não deixem sair o luis diaz por menos de 50 milhões...mas avaliando bem a coisa eu acho que ele vale 80 milhoes. Sancho do man utd custou mais já para não falar do flop félix. A ver vamos se a administração é hábil para o vender pela cláusula de rescisão.

    ResponderEliminar
  52. Era muito importante segurarmos estes miudos...mas nao estou a ver esta administracao nesse caminho.

    ResponderEliminar
  53. O cambalache com o v. Guimarães para sair do fair play financeiro!
    Agora percebes o que o nosso presidente foi fazer no jogo braga /Guimarães
    Braga o negócio diogo leite
    Guimarães o negócio dos miudos
    E vamos andando
    Pelo menos renovem de forma séria e transparente com Fábio vieira e Diogo Costa

    ResponderEliminar
  54. Lamachã, até podemos resolver o problema do FPF, com essa ideia "luminosa" que foi vender jogadores que nem 500 mil valem, por 15 milhões, e comprar dois pelo mesmo preço para tudo dar certo no negócio, mas não resolvemos a questão fundamental, que é financeira.

    ResponderEliminar
  55. "2001/2002...errado, Alessandro e Rubens Junior ja vinham de epocas anteriores com Fernando Santos. Mais o Mccarthy e Kaviedes vêm em Janeiro jà com Mourinho ou em vesperas disso...

    2011/2012, Janko e Lucho chegam em Janeiro e safam o campeonato. Julgo que o Danilo tambem so chega em Janeiro e lesiona se logo, e o Alex Sandro só chega ja em Junho 2012 apesar de ja contratado."

    1 Erro assumido, o Rubens Junior e o Alessandro "cambalhota", foram contratados na temporada 1999/00 com Fernando Santos, posteriormente foram ambos emprestados ao A Paranaense o RJ, já o Alessandro esteve emprestado ao Fluminense e Cruzeiro. Ambos regressaram em 2001/02, mas não eram contratações, mas sim regressos. Obrigado pela sua correcção.

    2 McCarthy e Kaviedes, ambos foram contratações da temporada 2001/02, chegaram no mercado de inverno, mas justamente nessa temporada 2001/02, onde está o erro? O Mourinho entrou no FCP em janeiro de 2002, a meio dessa temporada 2001/02.

    3 Lucho e Janko, ambos chegam em janeiro de 2012, e para a temporada 2011/12, onde está o erro?

    4 Os laterais Danilo e Alex Sandro, ambos contratados ao Santos, e ambos chegaram na temporada 2011/12, o Alex Sando foi o primeiro, no mercado de verão, em julho 2011, praticamente jogou Taças nessa temporada no FCP, o titular era o Alvaro Pereira. O Danilo Luíz, só chega no mercado de inverno, em janeiro de 2012, uma exigência do Santos, devido à Libertadores que o Danilo conquistou. O Danilo lesiona-se no FC Porto numa eliminatória da Liga Europa com o City em fevereiro de 2012, e só regressa no final desse campeonato 2011/12. Portanto, ambos foram contratados na temporada 2011/12, onde está o erro?

    ResponderEliminar
  56. Bem, nessas transações estritamente entre os clubes o saldo pode ter ficado zero, mas no processo certamente que uns empresários lá sacaram umas comissões que foram os clubes que pagaram e relativo a dinheiro que nem foi gerado. Em príncipio não percebo por que seria necessário envolver empresários nisto dado que os clubes envolvidos têm relações entre si e têm pessoas que certamente chegam para se ocupar destas negociações mas ...

    ResponderEliminar
  57. OLHA O NORTE...
    CHORINGAS SEMPRE.
    Um Clube como o SCP, que insiste para a punição de Pépe, no mínimo ou é burro ou anda a treinar! ou, não têm espelho no Clube para verem as faltas iguais ou piores que fazem (Palhinha & Companhia) ou então, o presidente ou alguém da comunicação do clube, quer-se mostrar para justificar o que ganha! valha nos Deus...

    ARBITRAGEM: OU PÁRAM DE BENEFICIAR OS LAMPIÕES, OU ISTO, VOLTA SER MAIS UM CASO DE POLÌCIA.
    Contra o Arouca uma expulsão para lhes facilitar a vida, Stª Clara, expulsão e penalti, que o Pasteleiro VAR e fraquinho arbitro deixaram passar "A Bem dos Lampiões" no jogo do Boavista penalti grosseiro por marcar, 2º golo procedido de falta e no 3º golo tenho duvidas se o Rafa não estava fora de jogo! FCP e outros clubes, tem que estar atento as este colinho dado aos toupeiras e a procissão ainda vai no Adro! assim sr Bazofias também eu era campeão.

    UM PORTISTA, UM NORTENHO DE GEMA!!!
    O Sr Fernando Gomes da FPF, mais conhecido por facadinhas, criou na capital imperial mais propriamente no Vale do tejo a Cidade do Futebol! tudo bem, gastou dinheiro dos milhões que a FPF tem à custa de todos clubes, jogadores de todo o país, mas pregunto eu, aqui no Norte só porque somos cá de Cima não temos direito a um investimento igual ou parecido! os Clubes e jogadores não são filhos da mesma Pátria da mesma Nação ou são filhos bastardos sr Facadinhas nortenho de gema!!!

    ResponderEliminar
  58. Parece que não foram só os negócios com o Vitória, também com o Sporting foi a mesma coisa. Para além do SC, parece que o JM também faz parte da administração financeira da SAD portista.

    ResponderEliminar
  59. Em relação a essa questão da venda e compra de juniores por 15 milhões, não estava mesmo nada à espera. Alguém tem que explicar bem explicado estes estratagemas porque só geram desconfiança e dão a entender (pelo menos a mim) que em vez de estarmos a dar passos no sentido de reduzir massa salarial e caminhar para uma gestão desportiva mais eficaz, optamos por estas soluções de recurso e empurrar problemas com a barriga.
    Mas se nem na questão do Vitinha tivemos explicações, bem posso esperar sentado.
    Para finalizar, está visto que o Corona e o Mbemba vão à sua vida em Junho. Espero que o Fábio e o Diogo seja para manter. Mas como vamos resolver o caso, por exemplo, do Sérgio Oliveira? É certo que ainda estamos no início de época e ele ainda pode vir a entrar na equipa se melhorar a sua forma mas era um ativo importante que podia ter sido vendido por algum dinheiro e em vez disso está a estagnar. Temos muitas soluções de qualidade para o meio campo e sinceramente vejo Uribe, Vitinha, Grujic e até Bruno Costa à sua frente nesta altura. Isto quando habitualmente jogam 2 médios por jogo. No máximo 3 se jogarmos na Champions ou precisarmos de guardar uma vantagem.

    ResponderEliminar
  60. Vila pouca.. Resolveram pelo menos já podem transacionar jogadores para cobrar as comissões.. Para o bem de alguns bolsos

    ResponderEliminar
  61. O FCP sempre teve uma gestão de risco, PC era o melhor nessa matéria, mas agora... que Deus nos ajude. Que JM e SC+equipa façam alguns milagres... caso contrário a coisa não vai ficar bonita.

    ResponderEliminar
  62. OLHA O NORTE...
    SERÁ UM GATÃO ESCONDIDO COM O RABO DE FORA.
    Se o JM é Jorge Mendes tudo bem! não sei se o coração dele é azul e branco, sei que é um empresário de sucesso, cheio de milhões. Este não foi um dos monstros criados por PC como JV e outros, mas, que teve o empurrão do velho Papa para chegar onde chegou, lá isso é verdade, e, também com muito do seu próprio mérito, temos que reconhecer. Como é que ele ajuda o FCP! é ele que se serve do FCP ou FCP beneficia com ele! que é uma boa opção, é, mas, como! será, que o velho Papa também não tira algum benefício com dele! nestas coisas de negócios, ninguém, principalmente no futebol e na política, dá pérolas a porcos! no bom sentido da palavra claro.

    ResponderEliminar
  63. Um negócio só é bom se agradar a todas as partes. Obviamente, uma coisa é negociar numa posição forte, outra é negociar numa situação muito fragilizada.

    ResponderEliminar
  64. OLHA O NORTE...
    QUANDO NÂO HÁ JUÍZO.
    Caro VP, entendo, com pena minha e de toda a família portista. Depois, e já lá vai algum tempo! de ter de andar " ao pai e ou tio". a vender os anéis e se calhar esmolar, como vai ser o negócio!!!

    ResponderEliminar
  65. Creio que a larga maioria Portista, não se revê nestas "engenhosas engenharias" financeiras, tanta maquilhagem artificial, o problema é quando acordarmos de manhã, e a tal que "engatamos" numa noite de copos&copas, afinal já não é a mesma ...

    Todos preferimos '«contas à moda do Porto»', sem estas "chico-espertices", isto quando desportivamente, estivemos às portas da Meia Final da Champions, com uma campanha notável, e pasmem, nem um futebolista foi transferido neste mercado de verão, isto apesar daquela montra Champions, em contraste, o futsalista Pedrinho, marcou ao Vilafranquense, e valorizou de forma brutal, ele há coisas que confesso, não entendo!

    Bom, pelo que li/ouvi, com estas "engenharias", em termos contabilísticos não se verifica qualquer aumento do ativo, apenas se regista um aumento dos fluxos monetários.

    O Senhor Presidente, e o "admnistrador financeiro" do FC Porto, não tem nenhuma explicação para nos deixar, a talhe de foice, a Galp não quer voltar a resgatar esse verdadeiro tá-lento das finanças? Só pergunto, um TOC faria pior?

    ResponderEliminar
  66. Neste momento parece-me que os portistas devem ter duas preocupações relativamente a este movimento. Foi tudo feito de uma forma legal? Serviu para sair do fpf? Se sim, a ambas, fico mais descansado mas como é evidente, foi apenas uma operação de improviso e sem qualquer planeamento. Foi empurrar com a barriga para a frente.

    Mas neste empurrar, estou mais optimista que o ano passado e porquê?

    Primeiro, parece que estamos a voltar ao normal e o futebol não foge dessa regra. Ora isto vai ter concerteza um efeito positivo nas transferências.

    Segundo, temos nesta altura duas ou três pérolas que valorizaram e outras que estão a valorizar. Eu vou meter o pescoço no cepo mas arrisco a dizer que se não tiver lesões, no final da época Diaz não sai por menos de 60 milhões e não vou mais longe para não parecer lunático. Há largos meses a propósito de uma "discussão" sobre o negócio Galeno eu disse que acreditava que Diaz ia ser o maior negócio ds história do FCP e acredito hoje ainda mais que acreditava há um ano.

    Depois temos um Otávio cada vez com maior visibilidade e ainda por cima com passaporte português e selecionável.

    Se conseguirmos valorizar estes dois jogadores como penso ser possivel, já teremos substitutos naturais dentro do plantel e poderemos guardar as nossas jóias da coroa mais uma época e fazer com que rendam desportivamente e financeiramente.

    Bem, está escrito o que penso. Espero estar certo porque seria bom sinal para o FCP.

    Mbemba e principalmente Corona já são, para mim, cartas fora deste baralho.

    ResponderEliminar
  67. Mário, se não tomarmos medidas estruturais, baixar e muito, custos com o pessoal - dizia FG em 2014 que já estavam altos e tinham de baixar e só aumentaram -, voltar a contratar com critério, de preferência gente jovem, com capacidade, talento, valorizar e transferir, acabar com saídas a custo zero, construir a Academia para potenciar melhor o muito talento que temos, vamos andar sempre com a corda ao pescoço.

    Quantos os negócios vitorianos, foi uma habilidade para apresentar contas positivas, mas que não resolve a questão de fundo. Continuamos com muitos problemas financeiros.

    ResponderEliminar
  68. Há uma coisa que não consigo entender e penso estar a repetir-me...como é que um plantel com tantos jogadores da formação não consegue baixar os custos com pessoal...há qq coisa que me ultrapassa.

    ResponderEliminar
  69. E mais acrescento: que diabo será que jogadores como manafá, zaidu, martinez, taremi, claudio ramos, fabio cardoso, bruno costa, etc estão a ganhar assim tanto!? Sinceramente faz-me confusão esta coisa do custos com pessoal estar a aumentar.

    ResponderEliminar
  70. Os erros foram muito pesados e vão demorar anos a serem corrigidos. Eu já tinha feito o ano zero mas também compreendo que é difícil fazê-lo no clube ganhador como o FCP.

    Agora acho que foram dados passos pequeninos apesar deste ano ter falhado claramente a venda de SO, Corona e Mbemba. O que isto mudava incluindo custos com o pessoal. Vitinha ainda bem que falhou.

    Se olharmos para os jogadores que acabam contrato em 2023, existem apenas dois que me preocupam. Francisco Conceição e Uribe. Ou seja, estes são para mim os prioritários. Não concebo que Diogo Costa e Fábio Vieira não estejam já garantidos.

    Todos os outros já têm contratos mais longos. Ainda por cima, temos uma série de criativos com grande potencial que como se sabe, valem muito mais dinheiro que defesas.

    Já voltámos a contratar jogadores mais novos. Agora é voltar à politica de vender na altura certa. Uribe e Marchesin, por exemplo, a haver propostas razoáveis seriam bem vendidos no próximo ano independentemente dos possíveis negócios Diaz e Otávio.

    ResponderEliminar
  71. Falando do negócio com o Vitória demonstra desespero da direcção.. Batemos no fundo.... Pedir ajuda a um clube que se aliou aos benfas para não irmos a champions!!
    Vergonhoso




    ResponderEliminar
  72. Na questão das renovações é preciso ter em conta em que condições são feitas. Por exemplo, o Fábio Silva renovou, mas com condições que deram 10 milhões aos intermediários, 30 para o FCP. Acho que foi um bom negócio, apesar do FS ser ainda muito jovem e poder vir a desmentir esta teoria. E também é preciso colocar a questão: será que se não fosse nestas condições o FS renovava com o FCP?

    As coisas não estão fáceis e quando se está em baixo, se negoceia sobre pressão...

    ResponderEliminar
  73. Concordo em absoluto com o MVP neste último comentário, mas já estamos em baixo há tantos anos...

    ResponderEliminar
  74. É um facto que nestas 2 últimas épocas as restrições foram enormes devido ao covid 19

    ResponderEliminar
  75. Lamachã, se formos por aí, o que dizer da troca com o Sporting? Marco Cruz daqui para lá, Rodrigo Fernandes de lá para cá, negócio de 4 milhões?

    ResponderEliminar
  76. Jornal a bola nojento como sempre. FC Porto na capa, como não podia deixar de ser nunca por boas razões. "Dinheiro que não se vê", mas em letras pequenas "operação é legal". Quem nasceu para ser pequenino nunca será grande. Gostava de ter visto uma capa destas a questionar os negócios do slb mas pedir isso a um jornal que é presidido por lambe-traseiros do clube de Carnide é como pedir a um padre que se converta ao islão. Esta seria mais uma boa oportunidade de meter estes invertebrados em sentido.

    ResponderEliminar
  77. Claramente. Até parece que é uma originalidade portista e vitoriana.

    ResponderEliminar
  78. Na 5ª feira passada, numa capa, num recôndito cantinho inferior d ´A Bola, título pós jornada Champions: "FC Porto teve a vitória na mão"...

    Uma semana depois, qual a capa de hoje d´ A Bola? XXL ... Bem, no interior, uma entrevista ao Piriquito, ex membro do C. Fiscal da FPF, esse tal que dava informações oficiais da FPF ao Pedro Guerra, mas os e-mails tramaram-no, pois é, esse benfiquista encardido, também "bitaitou" em meia página sobre os negócios FCP/VSC, o "diretor" Serpa também o fez, e na penúltima página, o "baninho" também abordou a opacidade do futebol, foram cerca de 4/5 páginas a abordar esses negócios FCP/VSC, eu não concordo com os mesmos, mas são legais...

    E agora eu pergunto, onde andava essa comandita toda, no jogo duplo, no mala ciao, no saco azul, ou no e-toupeira? Esses sim, processos ilegais, e com más práticas, pergunto, onde estiveram os Serpas, Delgados, baninhos e quejandos?

    Dentro desses critérios editoriais inclinados, ainda ontem, no canal onze da FPF, no "futebol total", cerca de uma hora e meia de programa, a abordar, dissecar e examinar a MAIS MAIOR GRANDE Academia do Seixal, e os 15 anos feitos ontem? Julguei eu, o canal onze segue a linha editorial da BTV? Como tenho repetido aqui, o diretor daquele canal, o GORDO de Torres Vedras, é o verdadeiro artista, da rádio TV e disco, e da cassete pirata, mas o artista ainda tem tempo para chamar gordo ao Cândido Costa, isto quando o Pedro Galo deve andar nas 7 ou 8 arrobas, aliás, já terá ultrapassado o Pedro Guerra ...

    Taça da Liga, os nossos dois adversários na Taça da Liga, empataram ontem em V Conde, Rio Ave 2 Sta Clara 2, um resultado positivo para nós, isto porque com uma vitória, e um empate, carimbamos o acesso à final four, em outubro vamos aos Açores, e em dezembro, o Rio Ave joga no Dragão. Vi esse jogo ontem, e o Fábio Melo (filho do ex auxiliar do Jorge Sousa, o José Luís Melo), tudo fez para o Sta Clara vencer o jogo, dois penaltis mt discutiveis a favor do Sta Clara, e critério distinto em lances idênticos na área do Sta Clara, mt questionável essa arbitragem, repito tudo fez para que o Sta Clara vencesse o jogo, um jovem com tiques de prepotência, e de arrogância, com alguma vaidade à mistura, é o árbitro que quer ser protagonista, na linha do pasteleiro internacional...

    Outra nota, esta especialmente para o Sérgio, o VSC na 3ª feira jogou T Liga na Covilhã, o Pepa mudou os onze que tinham jogado em Arouca 3/4 dias antes, e venceram 2-0 na Covilhã...

    ResponderEliminar
  79. Está a empurrar se com a barriga problemas estruturais...assustador! Vamos lá ver se o pc e administradores dao a volta ao texto... .

    ResponderEliminar
  80. Caro DVP e Amigos:
    Eu afirmo que seria impossível o CD não abrir um processo disciplinar ao Pepe, depois da queixa dos calimeros e da amplificação dos diversos canais anti portistas. E, o Pepe vai ser castigado pois além do mais é um facto que ele tem sido um verdadeiro baluarte.
    Penso que o nosso sector defensivo merece reflexão e Mbemba deveria serenar e continuar pois a qualquer momento se tivermos o azar de ficarmos sem pepe e Marcano, será complicado.
    Já agora, meu caro DVP, aqui a "tasquinha", sem anónimos está muito mais desanuviada, despoluída e agradável.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  81. OLHA O NORTE...
    CHORINGA È SEMPRE CHORINGA.
    CD primeiro arquivou o caso do Pepe, os Choringas recorreram, e a prima dona vai abrir um processo! isto só acontece porque as instancias do futebol portuguès é uma anedota, basta olhar para o caso do caceteiro Palhinha. Claro que os rastejantes da comunicação lisboeta davam pulos de alegria, logo mandaram umas bitaitadas para agradar ao patrão. Nojentos.
    Vamos aguardar, para ver se isto tem pernas para anda.

    ResponderEliminar
  82. Andebol, Champions League, FCP venceu por 28-27 os fortíssimos alemães do Flensburgo.

    ResponderEliminar
  83. ComPortistas,
    Mais uma vez quem ainda não foi ao Caixa não perca a próxima oportunidade. São momentos de portismo único e inesquecíveis! Esta equipa de andebol, como aqui já escrevi, é das melhores da nossa história entre todas as modalidades. O Magnus na entrevista respondeu à pergunta sobre a sobrecarga de jogos que a diferença está na cabecinha, têm tempo para descansar e muitas opções para ir a jogo. E a história continua por escrever. Orgulho azul e branco!
    Outro dia dei por mim a ouvir no Porto Canal dois personagens que mais parecem apóstolos do absurdo com palas a comparar a nossa gestão desportiva (no caso, as saídas a custo zero) com casos como o Messi (!!!!), Donnarumma e até Sergio Ramos. Segundo essas mentes brilhantes o mundo do futebol mudou e a nós resta-nos assistir impávidos e serenos e, se possível, gritar Aleluias a esta gestão! Surpreende-me ue estes senhores não saibam que o que nos distingue dos demais e nos permite competir ao mais alto nível é sermos melhores, em alguns casos brilhantes até. E isso não acontece se ficarmos de braços cruzados a ver a caravana passar e a fazer vénias a uma gestão fossilizada que apenas fala aquando das eleições com umas promessas soltas. O Clube continua numa situação deplorável, a cada nova época continuamos ligados às maquinas, ou aos $$$ da Champs se preferirem, e se essa frente não nos corre de feição ficamos numa posição muito dificil. E quem não vê isto é grave, muito grave. Nós não podemos continuar a ter um desequilíbrio tão grande entre custos e receitas; simplesmente não podemos. Ah! E para os mais esquecidos, o Covid chegou em 2020 apenas; o nosso desequilibrio vem muito antes disso.
    Na segunda-feira lá estaremos para ouvir as doutas explicações do nosso Dir. Financeiro. Espero bem que não se esqueça dos 20M do Vitinha e que nos esclareça se o equilibrio que justificava ser alcançado pela subvalorização de passes de jogadores que não estavam cotados no transfermarket se, no sentido contrário, é afetado pela perda de outros que, embora cotados, saem a custo zero ou não renovam contratos. Estou muito curioso para saber se sempre se confirma aquela anormalidade no orçamento da época 21/22, em particular custos com pessoal. Até lá podem surgir algumas renovações. Se assim for deveríamos convocar nova AG a seguir para conseguirmos finalmente ter a cidade FC Porto tão badalada aquando das eleições mais concorridas na nossa história mas rapidamente dedicada ao esquecimento.
    Saúde para todos
    Gilles27

    ResponderEliminar
  84. OLHA O NORTE...
    CHORINGA É SEMPRE CHORINGA,
    O scp, agora denunciou agressões no jogo de hóquei em Valongo! tadinhos, este clube é um bombo de festa, não têm espelho para ver a merda que fazem e provocam! haja paciência.

    O VELHO PAPA
    PARECE QUE ESTAVA EM CAMPANHA ELEITURAL.
    Anda tão preocupado com os sem abrigo, e veio mandar bitaite na TV. Todos nós já sabemos que ele é do Coração da cidade, todos temos pena e cada um de nós dentro das suas possibilidades ajudamos este flagelo em todo mundo e os autarcas com certeza também estão atentos.
    Sr PC, fale das contas do FCP aos sócios dos negócios e de tudo que diz respeito ao Clube, pense no futuro, calçar as pantufas e dar oportunidade a outros mais novos,

    ResponderEliminar
  85. Pepe se quiser faz o seguinte:
    Encosta a FPF a parede dizendo ou arquivem a denúncia ou não jogue mais pela selecção
    Vamos ver se o Ronaldo irá gostar!! E o seleccionador

    ResponderEliminar
  86. 1a parte do jogo é o que já estamos habituados, infelizmente.

    O colosso Gil consegue fazer 7 remates é nós com 4. Enfim.

    Pode ser que tudo seja diferente na 2a parte e seja um momento raro, ter dois jogos seguidos sem sofrer.

    Os miúdos têm que agarrar as oportunidades, senão já se sabe.

    ResponderEliminar
  87. Mais um jogo sofrível. Não sei as razões pelas quais o Sergio Oliveira foi encostado...bem sei que não podem jogar todos mas sergio oliveira na epoca passada marcou 20 golos! Será que foi encostado por andar com a cabeça noutro lugar!? Enfim, nunca saberemos... .

    ResponderEliminar