domingo, 12 de dezembro de 2021

F.C.Porto 1 - S.C.Braga 0. Difícil, mas justo

 

Após a saída da Champions, com tudo o que isso significa em desgaste físico e mental, o F.C.Porto venceu e com justiça, a difícil equipa do S.C.Braga, num jogo que podia ter tornado mais fácil, em particular no excelente início da segunda-parte.


Uma entrada em jogo que não foi famosa por parte do F.C.Porto, muitas dificuldades em romper linhas, muitos passes para o lado e para trás, cruzamentos para o guarda-redes, primeira jogada com algum perigo, remate de Vitinha aos 14 minutos. Na resposta e na primeira vez que o Braga chegou à frente, bola no poste de Diogo Costa.

Estava o jogo assim, quando Luis Díaz - quem havia de ser? -, após um passe fantástico de Uribe, adiantou o F.C.Porto, iam decorridos 22 minutos.

Pepe, lesionado, saiu quase ao bater da meia-hora e se o jogo dos portistas não permitia muito ao Braga, depois não fluía, faltava alguém que preenchesse o espaço que Taremi normalmente ocupa, muitas dificuldades em sair organizado, criar perigo, os passes para Diogo Costa continuavam, apenas os dois colombianos se exibiam a um nível alto. Já só nos descontos o golo esteve iminente, mas Grujic não marcou e se marcasse estava deslocado.


Assim, num jogo que não foi famoso, muita luta, mas pouca qualidade de jogo, a vantagem dos Dragões ao intervalo era justa.


No regresso entrou Zaidu, saiu Wendell, novamente lesionado.

E os portistas iniciaram bem a segunda-parte. Com mais qualidade no último passe e mais critério na definição - passar, cruzar, muito mal João Mário, ou rematar -, podiam ter aumentado a contagem.

Depois de Vitinha ter ameaçado, boa intervenção de Matheus e mais tarde, minuto 69, saírem Evanilson e Grujic, entrarem Taremi e Sérgio Oliveira, o Braga a desperdiçou um golo cantado, os azuis e brancos  corriam riscos. Riscos que podiam ser evitados, se Zaidu em boa posição, marcasse. Num período que já estava melhor a equipa de Sérgio Conceição podia ter feito o segundo, matado o jogo. Não fez, ainda sofreu num ou outro lance de bola parada, mas acabou por conquistar os três pontos, com inteiro mérito e manter a liderança.


Agora é descansar - o jogo da Taça da Liga é apenas para cumprir calendário -, e preparar bem o ciclo de jogos complicados que estão aí e vão durar até ao final do ano.


Sinceramente, não vejo qualquer razão para haver desconfianças em relação a Fábio Cardoso. Não há necessidade de Pepe correr riscos de agravar a lesão.



97 comentários:

  1. O melhor de tudo foram os 3 pontos. Exibição muito fraca em que mais uma vez acabamos a sofrer. A desculpa do jogo da LC não serve pois eles tiveram menos 2 dias de descanso. Em janeiro é urgente a compra de um ponta de lança que não desperdice tanto. O padre fez o seu papel, mas teve azar. Estive a apreciar todas as jogadas em qye Zaidu interveio e a conclusão é só uma: desastre total! Não dá sequência a uma jogada, não faz um centro em condições, como é possível um jogador tão limitado ser jogador, e titular, do Porto? Enfim sofrimento escusado se aproveitassemos as oportunidades que criamos. Se Diaz sair em janeiro vamoa ter muito a sofrer.

    ResponderEliminar
  2. Jogo complicado como se previa, mas 3 pontos muito muito saborosos. Este Braga é sempre uma equipa complicada e consegue muitas vezes equilibrar os jogos contra os grandes (tirando quando se esquecem do guião de jogo e levam 6 na Luz). A vitória é justa, mas mais uma vez se voltou a notar a falta de um avançado que não tenha problemas em meter a redondinha lá dentro porque se o 2-0 calha de vir mais cedo não teríamos sofrido tanto. Mas é o que temos e portanto é com estes seguiremos. De lamentar as lesões do Pepe e do Wendell mais uma vez. Penso que é urgente arranjarmos uma forma de trazer um central de qualidade em Janeiro que ajude a dar conta do recado porque já vimos que o Marcano é cada vez mais carta fora do baralho devido à condição física, o Pepe tem sofrido algumas lesões nestes últimos 2 meses e portanto sobra o Fábio Cardoso e o Mbemba (que convém relembrar que está em fim de contrato). Concordo com o Vila Pouca relativamente à nota sobre o Fábio. Não entendo tanta desconfiança porque cada vez que entrou (e relembro que muitas vezes entrou para substituir o Pepe) tem correspondido. Não é o Pepe obviamente mas é difícil jogar ao seu nível. Na minha opinião o Fábio Cardoso deveria jogar muito mais vezes e espero que tenha essas oportunidades.

    Agora rodar a equipa toda contra o Rio Ave e para o próximo fim de semana entrar com tudo em Vizela!

    ResponderEliminar
  3. A hipótese do Díaz sair em Janeiro não se coloca. Se saísse não perderia nem mais um segundo do meu tempo a mandar e receber as bitaitadas da malta.

    ResponderEliminar
  4. Boa noite.

    Bom jogo e vitória muito importante. Pena nao ter entrado o 2-0 no início da segunda parte para que o jogo tivesse sido mais tranquilo.

    Em relação à taça da liga, penso que foi revogado o artigo que obrigava à participação / inscrição na ficha de jogo de jogadores que cumprissem determinados requisitos.

    Penso que podemos (e devemos) rodar a equipa toda e colocar a jogar todos aqueles que têm menos minutos.

    Algo como
    Marchesin
    Nanu Fábio Cardoso Mbemba Manafá
    Bruno Costa Fábio Vieira Corona
    Pêpê Chico Martinez

    ResponderEliminar
  5. Bom dia

    Jogo fraco de facto, de um lado e do outro, muita dificuldade em circular a bola.
    Não tenho o habito de individualizar mas faz muita confusão ver o Zaidu abordar lances como se estivesse numa peladinha, não entendo que um jogador mediano ao qual é dada a oportunidade de jogar num grande esteja ali a dar un s chutes a ver se acerta, um desastre de facto.

    Abraços

    ResponderEliminar
  6. Vila Pouca, confesso, depois de ler o primeiro comentário neste post, fico motivadissimo depois da vitória de ontem, também subscrevo a tua leitura do jogo... Agora se me permites.

    1 "A desculpa do jogo da LC não serve pois eles tiveram menos 2 dias de descanso".
    Do Braga que jogou com o E Vermelha, foram poupados 6 titulares (Yan, Diogo, Raul, Medeiros, Galeno e Vitinha), ao intervalo o Paulo Oliveira saiu, e o Braga tinha 7 jogadores frescos na 2ª parte, pelos 60 minutos, também saíram o Al Musrati e o André Horta. O Carvalhal soube manter a equipa sempre fresca fisicamente, porque promoveu e muito a rotatividade, e não o fez na Luz, num cenário também idêntico, e ontem até reconheceu esse erro da Luz!

    2 "Em janeiro é urgente a compra de um ponta de lança que não desperdice tanto"
    É verdade, já tivemos Jardel, Falcao ou Jackson, mas hoje não temos, e o golo, ou os matadores estão caros, e são conhecidas as nossas limitações financeiras, como é sabido. Com urgência, vamos contratar um Yaremchuk por 17 M€, ou um Paulinho por 20 M€? Yaremchuk fez 4 golos nesta Liga, o Paulinho fez 3 golos, já o Taremi que nem 5 M€ custou, já soma 7 golos na Liga...

    3 "Estive a apreciar todas as jogadas em qye Zaidu interveio e a conclusão é só uma: desastre total!"
    São conhecidas as limitações técnicas do Zaidu (não tem escola, foi "formado" no Mirandela), se cumpre mt bem no processo defensivo, ofensivamente não esconde algumas limitações. Nas duas últimas edições Champions, o FC Porto disputou 16 jogos, e o Zaidu fez esses 16 jogos na Champions, 14 deles como titular. Ontem, o mais evoluido Wendell voltou a lesionar-se, pergunto, quem deveria entrar para aquela posição? O Zaidu que é lateral esquerdo e estava no banco, ou baixava o Diaz para lateral?

    Estamos na 14ª jornada, somamos 38 pontos, somos líderes (não isolados), quais os melhores Portos dos últimos 25/26 anos, á 14ª jornada (desde que a vitória vale 3 pontos):
    1995/96- Porto de Robson 38 pontos.
    1996/97- Porto de Oliveira 38 pontos. (com Jardel)
    2010/11- Porto de Villas Boas 38 pontos. (com Hulk e Falcao)
    2021/22- Porto de Conceição 38 pontos.

    Soluap, quando aqui deixar uma critica construtiva, ou positiva, acredite que vou soltar o fogo, só uma pergunta, está zangado com o Mundo, não está?

    PS Não gostei do nosso jogo, mas há três explicações, depois deixo a minha opinião.

    PS 1 Tinha previsto no post anterior que o Carvalhal ia mudar 5 peças, mudou 6, isto relativamente ao E Vermelha, acertei não no onze inicial, mas sim no dez inicial do Braga, contava com o Raúl a titular (porque o Diogo Leite estava impedido), mas o Raúl nem ao banco foi.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não estou zangado com o mundo simplesmente não vejo tudo com palas azuis. Não temos dinheiro para comprar o tal ponta de lança? E quem o gastou depois de ganhar milhões desbaratando equipas vencedoras? O Porto está acima de qualquer presidente ou treinador.

      Eliminar
  7. OLHA O NORTE.
    VIVA O LUÍS DIAZ.
    Vitoria merecida, mas com muito sacrifício...
    Ai, Ai, se não houvesse Luís Diaz, não sei o que seria deste FCP de tanto desperdiço!
    João Mário que costuma fazer cruzamentos com peso conta e medida, ontem, não esteve nos seus melhores dias.
    Quando não se mata, é sofrer até ao fim! nada a que já não estejamos habituados.

    ResponderEliminar
  8. Só vi a partir dos 30 minutos mas estou como o Soluap pois sobre o Zaidu a constatação na sequência dos outros jogos parece-me gritante. Ele não consegue dominar a bola, a imagem que tenho dele é dum passe feito pelos colegas para a lateral e ele sózinho deixá-la sair com aquele ar de "desta vez foi azar". Se com a boa corrida e poder físico consegue chegar à frente, a partir daí é perfeitamente inócuo. A defender contra equipas que atacam já vimos o que aconteceu recentemente no penalty junto à linha da grande área e no lance com a bola por alto com o baixote Salah. O PO virá já dizer que o Zaidu foi o "melhor defesa" da Champions no ano passado mas, também lateral mas penso que na direita, o Secretário também foi para o Real Madrid e não era grande pistola, às vezes as coisas correm bem mas a verdade vem ao de cima. Quanto ao Wendell sinceramente não sei o que os adeptos já viram nele de tão positivo. Para além de parecer ter lesões crónicas, parece ter pouco controlo emocional (ontem lesionou-se mas na jogada parece-me que ele é que ia "partir a perna" do adversário). Como atleta parece-me demasiadamente baixo e de passo curto, óbviamente e contrapondo com o Zaidu sabe jogar bem à bola mas não é vertical, as suas "voltinhas" seriam mais apropriadas para médio (ou para futebol de 5...). Seria bem vindo um estudo do PO sobre os anos do Wendell na Alemanha e porque o clube o deixou sair para o FCP este ano. Quanto ao Fábio Cardoso tenho grande dificuldade em avaliar centrais porque o trabalho deles por exemplo nos cantos ou nos centros para a sua área com muitos jogadores à volta é pouco visível embora sendo esse o fundamental e o mais difícil. No 1 para 1 contra avançados é o central que lá está mas se estivesse outro jogador qualquer com pendor defensivo podia fazer o mesmo, cortar a bola pelo chão. Nos pormenores individuais de passar/receber a bola para/de o colega do lado, fazer uns passes para a frente e correr uns metros com a bola os jogadoes a esse nível são todos bons, por isso nada a destacar de negativo ou positivo no FC. Por isso a avaliação que faço sobre o FC é se a equipa com ele sofre golos ou não (acima da média) e o que se constata é que não sofre, por isso acho-o relativamente bom, não é por aí que o FCP terá problema. Quanto ao Pepe, é pena mas racionalmente devereia ser o seu último ano como jogador.

    ResponderEliminar
  9. Compreendo a importância do Pepe na equipa do FCP. Mas que diabo, mais vale parar e recuperar totalmente - até porque, repito, FC tem dado garantias - que andarmos nisto do joga, sai, tem de ficar de fora, recupera, entra, sai outra vez. Não querendo especular, acho que a gestão do Pepe não tem sido a melhor.

    ResponderEliminar
  10. O jogo menos conseguido dos ultimos que o FCP fez. SC mudou mas pareceu-me que Grujic não esteve bem no processo ofensivo, Evanilson sentiu falta da muleta Taremi e aconteceram muitas definições erradas no ultimo passe.

    Não faz sentido sequer pensar na saída de Diaz em janeiro, nem em termos financeiros. Pode ficar acertada mas para sair no verão.

    A propósito, será que não cabiam dois Vitinhas no FCP? O do Braga também vai ser um grande jogador.

    ResponderEliminar
  11. A propósito do "jogo a feijões" com o Rio Ave, deixo o regulamento da Taça da Liga, quanto a jogadores a utilizar, ou limitações respetivas:

    "Artigo 15.º
    Obrigatoriedade de participação de jogadores
    1. A partir da segunda fase, inclusive, os clubes são obrigados a fazer participar nas suas equipas em cada jogo pelo menos cinco jogadores que tenham sido incluídos na ficha técnica (efetivos ou suplentes) em um dos dois jogos oficiais imediatamente anteriores da época em curso, salvo caso de força maior,comunicado à Liga Portugal com a antecedência mínima de cinco dias antes da realização do respetivo jogo e, desde que, os motivos invocados sejam considerados pela Liga Portugal como justificados.

    2. Os clubes são também obrigados a incluir na ficha técnica como efetivos, em cada jogo disputado, pelo menos dois jogadores formados localmente, tal como definidos no Regulamento das Competições (atual n.º 11 do artigo 77.º).

    3. Os jogadores incluídos na ficha técnica nos termos do número anterior têm que ser utilizados em pelo menos 45 minutos do jogo, salvo em caso de força maior."

    O ponto mais importante é este:

    "A partir da segunda fase, inclusive, os clubes são obrigados a fazer participar nas suas equipas em cada jogo pelo menos cinco jogadores que tenham sido incluídos na ficha técnica (efetivos ou suplentes) em um dos dois jogos oficiais imediatamente anteriores da época em curso"

    Este ponto 1, permite por exemplo, que no jogo com o Rio Ave, jogue um misto da Equipa A (tem de constar 5 jogadores que tenham sido titulares ou suplentes em um, ou dois jogos anteriores) e Equipa B, por exemplo, podemos jogar com a dupla de centrais da B (Marcelo/Zé Pedro), na minha opinião, por exemplo, o Mbemba e o Fábio Cardoso devem ser poupados, isto porque temos apenas dois centrais disponiveis para Vizela, e é um risco que é desnecessário correr.

    ResponderEliminar
  12. Do resumo que vi, notei que o Braga teve jogadas, não muitas, em que podia ter feito golo, o que seria complicado para quem falha tantos golos no ataque e assim se coloca a jeito.
    Wendel faz me confusão, entra/lesionado...
    E assim vamos andando!!!
    Azar ou problemas crónicos?
    O Pepe, estou de acordo, mais vale parar algum tempo e regressar vem, corre o tisco, assim, de arrumar um dua drdted por muito tempo e é pior.
    Os Colombianos, excelentes, mais uma vez.
    Agora, descansar os titulares e dar minutos aos outros, esperando que aproveitem e não vão a jogo por frete, com o Rio Ave.

    ResponderEliminar
  13. "O PO virá já dizer que o Zaidu foi o "melhor defesa" da Champions no ano passado"

    Tone da Eira, os jogadores do FC Porto, para mim, são sempre os melhores, quanto mais não seja, porque são nossos, também não sou adepto da estigmatização, ou ainda da "assobiadela". Já reconheci as limitações do Zaidu no processo ofensivo, mas no contexto Champions, entre ter um Grimaldo, ou um Zaidu, eu treinador de bancada escolhia sempre o Zaidu, para consumo interno, já tomaria outras opções.

    Mas, não foi o PO que elegeu o Zaidu como lateral esquerdo da 4ª jornada da Champions 2020/21, foi mesmo a UEFA. O Zaidu, também fez parte da equipa-revelação da Champions na Edição passada, também não foi o PO que o elegeu, foi mesmo a UEFA...

    Quanto à Champions, recordo-lhe, o Zaidu nas duas últimas edições da Champions, foi duplamente titular, com City, Olimpiakos, Marselha, Juventus, Chelsea, Liverpool, A. Madrid, 14 jogos (jornada dupla), foi também titular em Milão, e só no Dragão com o Milão foi suplente, mas entrou após a lesão do Wendell. Portanto, o FC Porto nas duas últimas edições Champions, disputou 16 jogos, o Zaidu foi titular em 15, e suplente utilizado com o Milão no Dragão. Isto são factos, provavelmente o "burro do treinador" não percebe nada disto, mas as 4 Champions do Porto do Conceição, foram assim tão más, com os recursos limitados do FC Porto?

    Mas ó Tone da Eira, eu ainda sou um "bota de elástico", porque considero que a grande prioridade de um lateral, é mesmo o processo defensivo. Aliás, a propósito de laterais, o futebol mudou muito (por exemplo, a moda da marcação zonal, mas os Italianos ainda defendem ao homem), mas ainda sou do tempo em que os laterais nos cantos, se colavam aos postes, e defendiam os postes respetivos (o primeiro, ou o segundo), mas hoje no futebol moderno isso é uma coisa "arcaica", e eu afirmo que o Griezmann nunca faria aquele golo, se o João Mário estivesse a defender/proteger o poste direito, como se fazia há 30 ou 40 anos atrás... Aquele golo ainda me provoca uma enorme azia...

    ResponderEliminar
  14. Caros Portistas,

    Não fazendo um jogo de excelência jogamos o suficiente para ganhar tranquilamente. Mais 3 pontos muito importantes para o nosso objectivo principal.
    Curioso, os 3 médios que o SC pôs a jogar, gostei! preferia o Grujic na posição de trinco em vez de Uribe, apesar de reconhecer que Uribe para mim é o jogador mais importante deste FCP logo atrás do LD.
    O Taremi é um excelente jogador e penso que a jogar sozinho na área tendo essa rotina vai fazer muitos mais golos, veremos se esta formula de 4-3-3 é para manter, espero que sim pois bem oleada rende muitos mais golos e muito mais futebol. O Zaidu de facto é muito fraco mas é o que temos... só não entendo porque não o ensinam e não treinam essas situações??
    O jogo em Vizela será deveras importante para podermos receber os corruptos encornados com 4 pontos de avanço, claro está que nos vão enviar o pior padre para nos lixar com F, teremos de ser muito melhores.
    Só uma nota, se venderem o Luis Diaz agora em Dezembro deixo de ser sócio, BASTA!
    O Basket fez falta de comparência, mais uma e somos expulsos. Porquê não comparecem e depois abandonam o campo?? não sei se há penalizações para esta situação mas parece-me ainda mais adequado e vergonhoso para a modalidade, provavelmente chegaria ao estrangeiro.

    FOMOS PORTO!
    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  15. O problema para mim e falei disso no post do jogo, foi que só com um avançado pelo meio, o Otávio mais encostado do que o normal na direita, Uribe atrás e Vitinha e Grujic praticamente lado a lado, sem que nenhum deles ocupasse aquele espaço entre linhas que Taremi normalmente ocupa, a ligação não funcionou tão bem, havia demasiados bracarenses para os avançados portistas.

    Wendell, para mim, é bem melhor que Zaidu e é um excelente jogador. Mas um jogador precisa de ter regularidade, só assim ganha confiança, ritmo, pode mostrar valor. Ora, falta saber se Wendell tem tido um conjunto de azares, ou se é um jogador fisicamente instável. Só qualidade não chega. Portanto, Zaidu, porque pode ter de ser necessário muitas vezes, ter de ser um jogador capaz de dar conta do lugar. Para isso é fundamental que seja mais concentrado - perde bolas fáceis, daquelas que até eu dominava sem dificuldades - e menos trapalhão na hora de centrar e definir. Não pode ter rapidez para chegar à zona da área adversária e depois, sozinho, ser incapaz de levantar a cabeça, limitar-se a despachar e seja o que Deus quiser. Não, tem de melhorar nessa parte. E se até os miúdos melhoram...

    ResponderEliminar
  16. "O problema para mim e falei disso no post do jogo, foi que só com um avançado pelo meio, o Otávio mais encostado do que o normal na direita, Uribe atrás e Vitinha e Grujic praticamente lado a lado, sem que nenhum deles ocupasse aquele espaço entre linhas que Taremi normalmente ocupa, a ligação não funcionou tão bem, havia demasiados bracarenses para os avançados portistas."

    Assino por baixo, mudamos o sistema, não jogamos com dois pontas como habitualmente, excesso de unidades no meio campo, e naturalmente alteraro u as dinâmicas da equipa.

    Depois acrescentaria o factor fisico, apenas o Uribe não jogou com o Atlético, um jogo de enorme exigência fisica e mental, em contraste o Braga mudou mais de meia equipa.

    Finalmente, o factor eliminação da Champions, expetativas frustradas, ora com a própria derrota, ora por se perder a "montra" Champions, se até eu adepto, ainda estou com asia, como estará a equipa ...

    O jogo menos bom, na minha opinião, teve três explicações/razões, e foram estas três:
    1 Mudança do sistema, não melhorou as dinâmicas da equipa, faltou um Taremi a jogar entrelinhas, até poderia ser o Fábio Vieira.
    2 Factor fisico, impacto da ressaca Champions.
    3 Factor mental, lidar com a frustração da derrota, e da eliminação da Champions, e respetiva perda da "montra".

    ResponderEliminar
  17. FC Porto vs Lazio na Liga Europa. Olhando aos adversários que havia podia ser melhor, mas olhando para as equipas que já defrontámos este ano na Champions nem é assim tão mau. Esta Lazio de Sarri jogando primeiro no Dragão virá com uma estratégia de linhas mais baixas a sair para o contra-ataque para depois em casa tentar a qualificação. Temos todas as condições para passar. Penso que tudo dependerá de como o grupo encarar esta Liga Europa. Se for para jogar em modo Champions podemos ir longe, mas se jogarmos como jogámos há 2 anos vamos sentir dificuldades. Até lá muita água irá passar por debaixo da ponte.

    ResponderEliminar
  18. E regressamos a Itália, onde nos últimos anos temos sido felizes, e o Sérgio vai jogar com a "sua" Lazio onde foi ídolo. SC no FC Porto já se cruzou com a Roma, Juventus, e Milão, com 3 vitórias no Dragão, e eliminou as três equipas (o Milão acabou por ser eliminado pelo FCP).

    Lazio que tem um tridente ofensivo de respeito, Felipe Anderson, Pedro Rodriguez e Immobile. FC Porto 4 Lázio 1 (uma grande Lazio), um dos melhores, senão o melhor jogo que eu vi o FC Porto fazer na Europa, e ainda nas Antas.

    Lázio ocupa o 7º lugar na Seria A, ali colada à Juventus, a propósito, o Gastão até pediu o Lille, mas evitou as 4 favas (Liverpool, Bayern, City, ou R Madrid), mas a "estrelinha" nunca falha, uma Juve que anda perdida na Serie A, e sem o Ronaldo, o Sporting teve um bom sorteio, dentro do que havia. Felizmente o Braga teve o "brinde", ainda bem, porque também foi espoliado com o E Vermelha.

    Calendário oficial/oficioso do FCP em Fevereiro:
    05 Arouca fora.
    12 Sporting casa.
    17 Lazio casa.
    20 Moreira fora.
    24 Lazio fora.
    27 Gil casa.

    ResponderEliminar
  19. F.C.Porto - Lazio. Muitas curiosidades à volta deste jogo e também muitas e gratas recordações. O F.C.Porto 4 - Lazio 1, meias-finais da Taça UEFA, época 2002/2003, que viríamos a vencer, foi das melhores exibições que vi a uma equipa do F.C.Porto e vi muitas.

    ResponderEliminar
  20. Caro DVP e Amigos:
    Obtidos 3 pontos muito importantes perante um adversário difícil e demasiado agressivo. Costumam ser mais macios noutros campos...
    Pepe deve parar até recuperar totalmente. Wendel é melhor que Zaidu, tecnicamente, mas é pouco vertical. Taremi vai melhorar e com golos. Uribe está um esteio.
    Basquetebol - fim anunciado, que lamento.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  21. PO, sendo os jogos a 17 e 24 de Fevereiro, como estamos de calendário?

    ResponderEliminar
  22. A UEFA deu uma de futebol português, fez porcaria e agora vai repetir o sorteio da CL?

    ResponderEliminar
  23. Vila Pouca já tinha deixado isso, está no meu comentário das 12:40 de hoje.

    Um exercicio que faço habitualmente é observar o valor de mercado das equipas (Transfermarkt), porque habitualmente esse exercicio define favoritos (quem tem melhores jogadores, tem melhores planteis, tem melhores equipas, e são essas que ganham mais vezes), ora vejamos como está a coisa neste sorteio do play off da Liga Europa:

    FC Porto 265 M€/ Lazio 311 M€.
    Braga 119 M€/ Sheriff 21 M€.
    Atalanta 415 M€/ Olimpiakos 113 M€.
    Leipzig 497 M€ /R Sociedad 387 M€.
    Barcelona 659 M€ / Napoles 518 M€.
    Zenit 173 M€/ Bétis 220 M€.
    B. Dortmund 603 M€/ Rangers 105 M€.
    Sevilha 415 M€/ D. Zagreb 109 M€.

    Nestes confrontos, e relativamente ao valor de mercado dos planteis do TM, o FC Porto/Lazio, e o Zenit/Betis, são as eliminatórias mais equilibradas neste sorteio, mas também recordo que este Barça, não é de fiar...

    Mas à partida, Sevilha, Atalanta, B. Dortmund, e Braga, tem o passaporte para os oitavos.

    Depois há 4 eliminatórias equilibradas: FC Porto/Lazio, Zenit/Betis, estas duas eliminatórias, tendo por base o valor de mercado dos planteis, já o Leipzig/R Sociedad, e Barcelona/Napoles, é suportado pelo "achismo", ou pelo momento menos bom que passam atualmente Barça e Leipzig.

    ResponderEliminar
  24. Bom dia,

    as vezes fico perplexo com alguns comentarios (assim como aceito o mesmo se alguem ler os meus).

    o FCPorto teve mais dois dias de descanso.Teve impacto negativo de não ser apurado, o braga tb teve algum impacto negativo, podia ter sido apurado diretamente. O braga muda 6 elementos e jogou sempre fresco,e a qualidade mantem-se?? se o FCPorto alterasse 6 elementos, tinha boas hipoteses de perder o jogo, mesmo jogando fresco!!! Ontem no final do jogo quanto valeria o plantel do braga 25K euros ou 250K euros....

    no dia seguinte a eliminação da CL, li comentarios acerca da possibilidade de o FCPorto ir a final ou ganhar a liga europa. Penso que devem confundir a LE com a liga deste retangulo, onde 10 equipas em 18, nada jogam.Já se esqueceram que a dois anos ficamos em 1º do grupo, sem saber como aconteceu. Levamos banhos de bola no dragao e fora e fomos eliminados a seguir, sem discussão.

    existem pessoas mais otimistas outras pessimistas, mas temos de ter a noção da realidade. O FCPorto não tem equipa p ganhar a LE, acho que nem é preciso elencar as razões, coletivas e individuais.

    Eu nada percebo de futebol, tento usar o bom senso e o meu racional. O FCPorto ha muitos anos que tem uma fraca qualidade de passe e circulação de bola, enquanto que o braga, e viu-se a espaços, a muitos anos que faz do coletivo a sua força.Este ano o FCPorto, neste capitulo, até esta melhor, que os anos anteriores.

    a questão fundamental do FCPorto é de que o dirige(reformados muito bem pagos).

    defesas direitos 15K e continuamos com o JM que da os primeiros passes como dd.
    Loum custou 7,5K, emprestado.Pépé custou 15K, so estes quase 40K euros.

    Eu que nada percebo disto, nunca gastaria 40K euros, nestes jogadores, alguns, antes de chegarem ao dragão, só de os ver em video, fiquei gago...... como é POSSÍVEL, pessoas com dezenas de anos de futebol decidirem estes disparates que arruínam o FCPorto.

    a relação do FCPorto com a descomunicação da capital (não existe em mais cidade alguma, exceto o Porto Canal), que enaltece ou esconde conforme as conveniências dos clubes dos regimes, steua de lisboa e o cska de alvalade, por mais que me esforce, não consigo entender. Este tipo de descomunicação social já não existe na europa, ´so neste retangulo com 900 anos de estupidez e imbecilidade (nem o feudalismo passou por aqui....)

    Saudações

    manuel cardoso

    ResponderEliminar
  25. Foi uma vitória sofrida mas o importante foi alcançado! Mais três pontos. Sinceramente não acho que zaidu tenha jogado mal. Cumpriu defensivamente! Ofensivamente tem algumas limitações sobretudo na recepçao e passe... .

    ResponderEliminar
  26. Vocês querem ver que neste sorteio repetido, o Gastão agenciado pelo Dr. Raúl "portista", vai mesmo acertar no Lille, e o bruxo da Reboleira vai a Liverpool? É que o JJ não tem saudades nenhumas do Bernabeu, ou do minuto «oitchenta e otcho», é o JJ e o seu amigo Zé Malhoa, não são nossos, são mesmo do Mundo, e ambos tem Mundo, e, " Cai pimba nela", "katé a barraca abana"!

    ResponderEliminar
  27. Um FCP com o nível exibicional da Liga dos Campeões (um pouco mais eficaz) é candidato a ganhar a Liga Europa.

    Jorge Rocha

    ResponderEliminar
  28. O jogo de ontem contra o Braga foi o que tem sido norma está temporada , muito domínio , mas pouco aproveitamento ofensivo .
    Á falta de um avançado na nossa equipa , Diaz tem feita a diferença , Taremi é razoável mas irregular , precisamos de alguém com mais qualidade , nem que seja emprestado .

    Ontem o padre em Famalicão fechou os olhos a um pênalti clarissimo a favor dos da casa , e marcou uma falta inexistente num lance que deixaria um jogador do Famalicão isolado .

    Quanto ao sorteio da liga Europa , saiu a Lazio , uma equipa média italiana , volto a dizer , o campeonato é a nossa máxima prioridade , o jogo da primeira mão calha entre um Fcporto-sporting e um Moreirense-FcPorto , que podem ser fulcral e crucial paras as contas do título nacional , espero que o SC seja coerente , inteligente e promova rotatividade na liga Europa.

    Palhaçada no sorteio da liga dos campeões , uma farsa .

    ResponderEliminar
  29. Cardoso.é óbvio que na última Liga Europa que vencemos havia muito mais qualidade; o histórico das prestações do FCP após as saídas da CL, também nunca foram famosas; mas lembro que com o AVB e quando defrontamos o Sevilha, estávamos num período da época que não era brilhante, foi na LE e após a eliminação dos espanhóis que arrancamos para uma segunda parte da temporada brilhante. Portanto, vamos indo e vamos vendo, acreditar e sonhar não paga imposto nem é proibido.

    No mais, concordo, como também acho que um clube no fio da navalha financeiro tem de ser muito mais criterioso a contratar, nestes tempos muito difíceis não se pode dar ao luxo de esbanjar tantos milhões em jogadores que não fazem a diferença.

    ResponderEliminar
  30. Manuel Cardoso sobre as competições europeias é óbvio que o FCP, olhando realisticamente aos valores dos plantéis das equipas que estão na LE, não é um dos maiores favoritos a ganhar a competição mas tem de perceber que em todos os clubes há adeptos mais otimistas, outros mais pessimistas e depois há os adeptos que são um pouco o misto dos dois. Eu acho que se o FCP encarar a LE como encara os jogos da Champions tem hipótese de chegar longe. Não digo ganhar, mas chegar longe. Acha impossível? Mesmo com todas as condicionantes e erros de palmatória que foram cometidos ao longo dos anos fizemos frente a equipas como City, Juventus, Chelsea, Milan e Atlético (excluo o Liverpool e nem falo das vitórias contra equipas como Roma, Marselha e outras que fomos defrontando ao longo dos últimos anos na CL). No futebol tudo pode acontecer, são 11 contra 11 e muitas vezes as surpresas acontecem. Agora tudo vai depender de como correrem as coisas dentro das 4 linhas. Até podemos jogar bem e ficar pelo caminho.

    Quanto às contratações penso que é prematuro estar já a dizer que o Pêpê é um flop. Concordo que 15 milhões é um valor elevado e que por esse valor um jogador tem que chegar ao FCP e mostrar que é uma mais-valia e concordo que o scouting tem piorado a olhos vistos nos últimos anos tirando algumas exceções. Também concordo que com 15 milhões poderíamos ter optado por outro jogador para outra posição, mas eu vou dar ao Pêpê o benefício da dúvida porque já vi casos de jogadores que chegam e não têm uns primeiros tempos fáceis e depois acabam por mostrar resultados.

    ResponderEliminar
  31. Pedro, não acho que o scouting tenha piordo, acho que é mais, não é tido nem achado, a maioria das vezes, quando e já defendo isto há décadas, não devia vir ninguém sem que o scouting se atravessasse por escrito, sobre as capacidades desse jogador ter as características necessárias para jogar no FC Porto. Depois a outra parte, a financeira é outra história.

    ResponderEliminar
  32. Vila Pouca sim, quando me referi ao scouting queria referir-me a todo o processo que envolve a contratação de jogadores. Hoje trabalhamos pior a esse nível. Tirando alguns bons jogadores que trouxemos (porque nem todos foram maus obviamente e muitos infelizmente nem soubemos rentabilizar ao deixá-los sair a custo zero), têm vindo muitos com altos encargos e pouco retorno desportivo e financeiro.
    Por acaso temos tido alguns jogadores da formação com qualidade nos últimos anos mas quando poderíamos aproveitar e capitalizar isso construindo uma Academia de formação ao nível de um clube como o FCP, não. É um projeto (que parece-me) em águas de bacalhau. Mas enfim, isso é outra conversa.

    ResponderEliminar
  33. Zaidu pode não ser um portento de técnica, mas é sem duvida um jogador à Porto, pelo empenho, pela garra e pelo esforço com que se aplica em cada jogo e pelas provas deixadas, quer na Liga Nacional quer na CL. Por isso merece o respeito de todos os adeptos, que o deveriam encorajar e moralizar ao invés de o estarem constantemente a humilhar.
    Era bom pararem de malhar no Zaidu de uma vez por todas
    Até porque não é dele a culpa dos problemas recorrentes da equipa, falta de concretização e falhas de posicionamento defensivo, antes pelo contrário, vejo-o muitas vezes a tentar apagar fogos por culpa de outros.

    ResponderEliminar
  34. Eu cá sou dos adeptos optimistas mas tendo algum realismo.

    Se o FCP foi aos quartos de final da LC há um ano, lutou com o Chelsea pelo apuramento para as meias, não tem nenhum adversário que seja claramente superior na LE, porque razão não pode lutar pela vitória? O rendimento este ano também não foi bom? Daí a ganhar vai uma grande distância porque mesmo o Bayern, City, PSG ou Liverpool, só um pode ganhar. Agora todos vão lutar por isso.

    O plantel do FCP é equilibrado e melhor que o do ano passado. Pelo menos, no banco, sentam com alguma frequência dois ou três jogadores que no ano passado eram titulares e temos um jogador diferenciado - Diaz - como não tinhamos há muitas épocas.

    Segundo vi ontem no Porto Canal, desde que SC chegou ao FCP, este é o ano em que no campeonato precisa de menos remates em média para fazer golo. Ninguém diria porque temos tido um futebol com mais qualidade e parece sempre que concretizamos pouco.

    Ontem, foi um jogo menos conseguido. Por muito que pareça estranho, pareceu-me que com Taremi ganhamos maior agressividade defensiva do que tivemos ontem com Grujic.

    SC explicou o que pretendia com as mudanças e pareceu satisfeito com o rendimento dos jogadores.

    ResponderEliminar
  35. Boa Tarde,

    Pedro Nuno, leio as "cronicas" de MVP a muitos anos (comento poucas vezes) e apesar de portista como todos nós, não efabula, é muito realista a descrever os jogos do FCPorto. É evidente que todos os clubes têm adeptos de todos os quadrantes. O diagnostico será sempre mais correto, se a realidade andar por perto e os objetivos que queremos alcançar.

    como diz MVP sonhar não paga imposto, eu tb sonho, mas tenho outra parte do cerebro a dizer-me não sonhes demais, senão a queda é maior......

    tenho 63 anos, serei sempre um contribuinte liquído do FCPorto, com esta direção e com as que virão, espero eu.....

    já comentei aqui que penso que o treinador as vezes é pouco realista. todos sabiamos que o ultimo jogo com o AM seria decisivo, o milan dificilmente ganharia ao liverpool, mesmo com alterações, o empate a zero chegava, com estes pressupostos Uribe, para mim, nunca poderia jogar com o liverpool, para estar disponivel com o am, senão sofrermos golos, passamos aos oitavos, entao a equipa deve ser arquitetada nesse sentido. Na corunha qd ganhamos a LC, não demos a minima hipotese do corunha marcar (penso que so teve uma meia oportunidade). Corunha tinha goleado milan e liverpool. Defender bem tb é arte... SC gosta de jogar olhos nos olhos com todos....

    apenas quis realçar o valor da realidade, sabendo que tem o lado subjetivo....

    na LE com jogos a quinta e domingo sera que temos plantel para aguentar o ritmo, sendo o campeonato o principal objetivo desportivo e financeiro ? eu acho que não e temos que optar. A velha maxima do futebol, vamos indo e vamos vendo....

    não disse que Pépé era flop, mas quando se investe 15K euros o dossier tem de estar bem sustentado, quem sofre é sempre o FCPorto.

    Saudaçóes

    Manuel Cardoso

    ResponderEliminar
  36. Foi uma boa vitória. Difícil mas justa. Espero que o fcporto jogue o clássico com 4 pontos de avanço sobre o rival. Quanto ao Zaidu acho que as críticas são imerecidas. Mas quem me deixa sem palavras (pela positiva, claro) é o Luís Diaz. 80 milhões é pouco. Um dos melhores extremos do mundo.

    ResponderEliminar
  37. Diz-se por aqui...nos comentários... tão mal, de práticamente todos os jogadores do Porto...tirando o Luís Diaz, o Pepe, o Vitinha e o Uribe...que até me custa a crer que este Porto, esteja com os mesmos 38 pontos, à 14a jornada, dos melhores Portos das últimas 25 épocas. Deve ser engano, ou então o SC é um treinador mesmo extraordinário, pra tirar tanto de tão pouco.
    Em relação à Lázio, teóricamente foi bom. Desde Mourinho, o Porto tem-se superiorizado praticamente sempre às equipas italianas. Eliminamos a Lázio, o Nápoles, a Roma...duas vezes...,a Juventus, ganhámos e empatamos ao ACMilan esta época, ganhámos por 1-0 em casa e perdemos 2-1 fora com o Inter no tempo de Adriaanse, ficámos em último no grupo da CL mas se fosse a eliminar teríamos passado. A única vez em que fomos eliminados...se não estou enganado...foi com José Couceiro, contra o Inter de Milão. O que resumindo, dá, desde Mourinho incluído, 7 vezes em que nos superiorizamos a equipas italianas de topo e uma vez em que fomos inferiores. Não está nada mau! Penso até que, na Lázio, tendo em conta este historial e bem recente, e sendo eles cabeça de série, não devem estar muito contentes com a fava que lhes saiu. Mas claro, não se pode embandeirar em arco, há que dar tudo como se fosse um jogo de Champions para seguir em frente. É perfeitamente possível ganhar a LE. O único colosso que lá está, é o colosso de pés de areia Barcelona, que neste momento é uma equipa banalissima.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ha equipas superiores ao Barcelona como o napoles e sobretudo a atalanta que para mim e a equipa mais temivel da liga europa.

      Eliminar
    2. Estava apenas a querer referir-me ao nome, ao estatuto! Em termos de nome, não há lá + nenhuma equipa que possa ser considerada colosso; Colosso histórico ou colosso financeiro. Não há lá um Liverpool, um Bayern, um RMadrid, um MUnited, um Chelsea, um PSG, um MCity. Mas há lá, pelo menos, meia dúzia de equipas melhores que o actual Barcelona. Mas um Porto ao melhor nível, ao nível a que jogou contra a Juventus ou contra o Chelsea, a época passada, ou até contra o ACMilan esta época, pode perfeitamente superiorizar-se a qualquer uma das melhores equipas que estão na LE. E vencê-la. Até tem plantel para rodar, a pensar no campeonato, um pouco como na época de Vilas Boas. O problema é que agora o benfica e muito + ainda o sporting, estão muito + fortes que nessa época.

      Eliminar
  38. Porto- Lázio onde o Manuel já referiu e eu reforço..apanhei a minha maior molha em toda a minha vida..fui com o meu pai e só me lembro de cada golo que q gente festejava quando nos íamos a sentar na cadeira..a mesma já tinha uma quantidade enorme de água que mais parecia uma piscina..dos melhores jogos do porto que assisti ao vivo..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também vi esse jogo ao vivo, e é verdade, choveu que se fartou, apanhei uma molha que se não foi a maior que apanhei na vida andou lá muito perto.

      Eliminar
  39. João (ex comandante) para mim o melhor jogo de sempre do FC porto nas competições europeia...foi um massacre inigualável....A Lázio dessa altura era o manchester city de hoje em dia!!!

    ResponderEliminar
  40. Ontem na CI, o Sérgio Conceição afirmou: "estou habituado a contar com 5 centrais..."

    Eu respondo, sim, mas é mais não. O SC está na sua 5ª temporada consecutiva no FC Porto, fez sempre mais de 50 jogos/temporada (52+57+56+53), joga habitualmente com 2 centrais, isto é, 4 centrais no plantel são suficientes.

    Centrais do FC Porto neste consulado de SC:

    2017/18 Felipe, Marcano e Diego Reyes, em janeiro 2018 entrou Osório.

    2018/19 Felipe, Militão, Mbemba, Diogo Leite, em janeiro de 2019, saiu Chidozie e entrou Pepe.

    2019/20 Pepe, Marcano, Mbemba e Diogo Leite. Marcano lesionado no último terço, pós paragem do campeonato.

    2020/21 Pepe, Mbemba, Diogo Leite, Sarr e Marcano (toda a temporada lesionado, fez meia dúzia de minutos na última jornada).

    Objetivamente, só em 18/19 o FCP contou com 5 centrais no plantel, todavia, quando Pepe chegou em janeiro/2019, o Militão foi desviado para a lateral direita. Na última temporada 20/21, o Marcano esteve toda a temporada lesionado, tinhamos 5 centrais no plantel, mas apenas tivemos 4. Na temporada 2017/18, a obra de mestre do Sérgio, recordo, arrancamos a época com apenas 3 centrais, Felipe, Marcano e Reyes, só em janeiro de 2018 foi contratado o Osório (fez apenas um jogo no Restelo com o Belém).

    Contexto atual, Pepe com 38 anos (a caminho dos 39), não abdica de fazer uns 9/10 jogos/época pela Selecção, Marcano com 34 anos, esteve parado um ano com ligamentos cruzados, portanto, dois trintões, com factores de risco agravado, portanto, sobram Mbemba e Fábio Cardoso, são aliás os dois centrais disponiveis neste momento.

    Quase concluindo, os 38 anos do Pepe, com lesões recorrentes (tempo de recuperação mais lento devido à sua idade), se juntarmos os 34 anos do Marcano, com possiveis sequelas dos ligamentos cruzados, provavelmente pedem um central, também na perspectiva de preparar o futuro, mas também recordo que temos uma equipa B, e o Marcelo poderia ser o 5º central deste plantel.

    Na revista Dragões, o Presidente escreveu isto: "Estar na Liga Europa, não era o que desejávamos, mas a possibilidade do reencontro do Sérgio Conceição com a Lazio e a coincidência de a final ser disputada em Sevilha dão-nos alento para tentarmos construir mais uma página bonita da nossa história".

    Agora termino mesmo, e a propósito da lembrança do Presidente, nesta edição, a Final da Liga Europa disputa-se em Sevilha, tal como em 2003, mas ainda a propósito de centrais, se chegarmos a essa Final, só teremos 4 centrais disponiveis, porquê? Porque o Ruben Semedo não pode entrar em Espanha!

    ResponderEliminar
  41. Ainda a propósito desta edição da Liga Europa, no play off de acesso aos oitavos, estão 16 equipas, e nos oitavos final já estão 8 equipas qualificadas, isto totaliza 24 equipas que podem disputar esta competição.

    Bom, o site Transfermarkt, é um bom indicador para qualificar os planteis, ou a valia dos mesmos, querem saber quais os planteis mais valiosos, mas também os menos valorizados nesta edição da Liga Europa? Aí vai:

    1º Barcelona 659 M€.
    2º B. Dortmund 603 M€.
    3º Napoles 518 M€.
    4º Leipzig 497 M€.
    5º Sevilha 415 M€.
    6º Atalante 415 M€.
    7º R. Sociedad 387 M€.
    8º B. Leverkusen 387 M€.
    9º Monaco 368 M€.
    10º West Ham 354 M€.
    11º Lyon 335 M€.
    12º Lazio 311 M€.
    13º FC Porto 265 M€.
    14º Bétis 220 M€.
    15º E. Frankfurt 200 M€.


    Aquelas são as 15 equipas com planteis mais qualificados, ou avaliados acima dos 200 M €, depois seguem-se 7 equipas, com planteis avaliados na casa dos 100 e picos M€, Braga 119 M€, Zenit 173 M€ (o que está mais próximo dos 200 M€), Olimpiakos 113 M€, D Zagreb 109 M€, Rangers 105 M€, Galatasaray 109 M€, S. Moscovo 125 M€. Na cauda dessas 24 equipas que irão participar no play off de fevereiro, ou nos oitavos final da Liga Europa em março, está o E. Vermelha avaliado em 57 M€, e o surpreendente Sheriff avaliado em 21 M€.

    Nos Quartos final da Liga Europa (estarão presentes 8 equipas, daquelas 24), prognostico que aqueles 9 últimos planteis menos qualificados (avaliados abaixo dos 200 M€), nenhum deles estará nos Quartos final, eventualmente, poderá surgir um outsider, mas não mais que isso, porque o crivo da qualidade aperta, e começa a prevalecer a lei do mais forte, ou então, o Sheriff desvirtua o habitual padrão das competições da UEFA!

    PS Em abril, quando se disputar os Quartos final desta Liga Europa, venho cá reler este meu comentário, sobretudo para avaliar o meu prognóstico.

    ResponderEliminar
  42. Como é possível termos sido eliminados da taça da liga pelo Sta Clara uma equipa que não ganha a ninguém. Enfim....às vezes somos portinho.

    ResponderEliminar
  43. F.C.Porto 1- Rio Ave 0.
    Não vi o jogo, não posso dizer nada. Quem quiser mandar uns bitaites...

    ResponderEliminar
  44. Soluap, é tão possível como ser eliminado pelo Torrense, Atlético, Fátima, por exemplo. O teu portismo confunde-me. És sempre muito rápido no gatilho para cascar e muito lento para elogiar.

    ResponderEliminar
  45. Não percebi porque é que não jogou o PêPê de início em vez do Corona...que já não devia contar porque não joga nada, nesta fase, péssimo profissional...e porque é que jogou o SO, quando podia ter jogado logo de início o Bernardo Folha. De resto, 100% de acordo com as escolhas de SC.
    O jogo, o mesmo de sempre, oportunidades criam-se, mas marcar golos é muito mais complicado. Ou vai ao ferro, ou passa ao lado ou o gr defende. Depois, o adversário vai à baliza do Porto uma vez, cria logo grandes problemas; Não fosse o Cláudio Ramos e muito provavelmente tínhamos perdido o jogo.

    ResponderEliminar
  46. Vi o jogo sem prestar grande atenção.

    Ficou me na retina a defesa do Cláudio Ramos (o ponto alto do jogo), o falhanço do Corona e uma assistência sublime do Fábio Vieira para o Toni Martinez desperdiçar frente ao redes.

    Foi um jogo fraco.

    ResponderEliminar
  47. Caros Portistas,

    Claro que as capas dos pasquins de hoje abordam o tema das buscas em letras pequenas, se não fossem FDP eram FDGP.
    Ainda bem que não vamos à final four da taça lucilo, eles que se matem ahahahah
    Ganhar em Vizela é muito importante!

    FOMOS PORTO!
    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  48. Sinceramente nada de relevante... Apenas cumprir calendário
    Ganhar os próximos 3 jogos é fundamental

    ResponderEliminar
  49. Não tendo visto o jogo, vi o resumo, e de facto, a defesa, extraordinária, de Cláudio Ramos teve uma grande importância na vitória do FCP. De um possível 0-1, passou a 1-0.

    ResponderEliminar
  50. Além de Cláudio Ramos pela defesa decisiva, destaque óbvio para Fábio Vieira.

    Penso não exagerar se disser que fez cinco assistências para golo e não foram marcações de livres ou cantos. Deixou os colegas cara a cara com o GR ou em grandes condições de finalizar. Em termos defensivos nota-se uma evolução e o querer pressionar melhor que fazia antes.

    Há jogadores que estão a fazer uma despedida do FCP, nomeadamente Corona, Nanu e Manafa, e outros que com trabalho vão aparecer em um ou dois anos. Bernardo Folha, Gonçalo Borges e o J. Mendes.

    ResponderEliminar
  51. OLHA O NORTE
    GANHOU A MELHOR EQUIPA.
    A equipa B do FCP com alguns reforços da A, ganhou ao Rio Ave que desperdiçou a melhor oportunidade que teve durante o jogo. A sorte e a justiça na mesma jogada, encarregou-se de dar a vitoria a quem mais fez por isso. Bom treino para SC VER alguns jogadores da equipa B.

    SÓ AGORA.
    O HOMEM DA MALA, que nada declarava ao fisco de milhões que metia ao bolso, grande amigo de de Vieira na compra & vende de jogadores, $enfiquista de $alma e $oração foi de CANA! ontem já era tarde!...

    ResponderEliminar
  52. Sobre o jogo de ontem concordo com o Luis Negroni. Não se percebe como é que o Corona entra de início em detrimento do Pepê ou até mesmo do Gonçalo Borges (que entrou muito bem). Aproveito já para dizer que na minha opinião, eu deixava sair o Corona nem que fosse por 1 milhão de euros agora em janeiro. Este Corona é uma sombra completa daquilo que já foi e não só não acrescenta como até atrapalha não só em questões de salário (que não deve ser baixo) mas também em questões desportivas no sentido em que temos jogadores para valorizar que podem jogar no lugar dele como o Pepê, o Gonçalo Borges ou até mesmo o Fábio Vieira. Resumindo o jogo, falhámos 3 oportunidades de golo cantado (2 pelo Corona + 1 pelo Toni Martinez), estivemos a um palmo de ter sofrido golo na única vez que o adversário vai à baliza e acabámos por marcar na sequência dessa defesa (enorme defesa do Cláudio Ramos). É uma pena não irmos à Final Four mas, sinceramente, se é para ficar de fora de alguma competição do mal o menos que seja esta taça. No fim de semana da Final Four estaremos focados no campeonato que é o nosso principal objetivo. Agora venha o Vizela que esse sim é o jogo que importa.

    Notas finais: 1) gostava de destacar a humildade e profissionalismo do Cláudio Ramos. Fez mais de 100 jogos pelo Tondela a um nível muito bom tendo sido chamado à seleção, chegou ao FCP no Verão de 2020 tendo-se estreado apenas ontem, faz uma defesa espetacular e na flash demonstrou um profissionalismo e uma humildade assinaláveis. Isto sim é de um jogador à Porto.
    2) Então o César maletas é detido, são realizadas buscas no SLB e no SCP e parece que nada se passou? Onde estão os diretos do estádio da Luz e Alvalade? Onde estão os jornalistas que chegam antes da polícia? As aberturas de telejornais com as imagens do Boaventura ao lado da de Rui Costa e Varandas? Porque foi isso que fizeram nas buscas ao FCP. Nas capas dos pasquins é só branquear a ver quem lava melhor a imagem dos grandes de Lisboa. No Record, o Boaventura nem aparece no separador do SLB, aparece ao lado. Mas quando era uma noticia do Pedro Pinho ou do Alexandre Pinto da Costa aí alto lá que eles estão ligados ao FCP. A cereja no topo do bolo é ver aquele espécime que se intitula de jornalista chamado Tânia Laranjo na CMTV a dizer que operação se chama “Malapata” porque tanto SLB como SCP tiveram azar em se ter cruzado com o César! Vale tudo… Mas siga que no sábado já lá está o Paulo do CM a ter direito à segunda pergunta ao Mister na CI.

    ResponderEliminar
  53. Pdro, essa tirada da Tânia Laranjo é genial, devia até ser considerada a frase do ano - talvez faça uma brincadeira com isso...

    Acredito que o Pepê não entrou de início por ter dao positivo ao Covid e ter estado em quarentena vários dias - mas subscrevo a parte do Corona.

    Era óbvio que o César das maletas tinha um rabo de fora do tamanho de um campo d efutebol, mas como estava ligado ao Vieira... agora como Vieira já não existe, já foi apagado do mapa, o Maleteas já caiu em desgraça.

    Seria bom que se averiguasse quem é que fazia aquelas denúncias anónimas em jogos do FCP. É que tenho a nítida sensação que o Maletas, apertado, chiba-se todo.

    ResponderEliminar
  54. Bom dia,
    Foi um jogo interessante para ver alguns jogadores menos utilizados. Dos jogadores que actuaram da equipa B parece-me que o João Marcelo é o que tem mais hipoteses de dar um contributo à equipa principal. Creio que o Pepe não terá sido titular por estar a recuperar de Covid, aliás era notório o seu cansaço no final do jogo.
    Fábio Vieira em clara melhoria nos aspectos defensivos. Ofensivamente, não temos outro jogador que ofereça o ultimo passe como ele.
    Toni Martinez acusa uma falta de confiança preocupante para quem é a nossa primeira opção a sair do banco. Loader tem bons pormenores mas ainda está verdinho.
    Relativamente ao corona, já deveria estar há muito a treinar à parte. Está visto que não vai ser opção útil e vai rejeitar a sua saída a que custo for agora em Janeiro pois está à espera de ficar com todo o jackpot para ele e para o empresário. Curioso que os 3 mexicanos corona, herrera e reyes deixaram zero nos nossos cofres.
    Manafa e nanu para tentar rentabilizar financeiramente pois está visto que desportivamente acrescentam pouco.
    Saudações portistas
    Underkovaz

    ResponderEliminar
  55. Só vi o resumo , grande defesa do nosso guarda redes antes do nosso golo .
    Fez bem SC em deixar os titulares de fora , o jogo com o Vizela é bem mais importante .

    Apertem com o César Boaventura , estou certo que tem muito que falar , as falcatruas com o Vieira , as malas do dinheiro para pagar jogadores adversários para facilitar contra o Benfica , numa gravação foi apanhado com o Vieira , a tentar despachar o professor bomboca , quando este já não dava nada .

    De facto foi um fartote de riso com a Tânia Laranjo , o César Boaventura não tem nada a haver com o Benfica ? ahahahahahaha ...
    Desculpe discurdar em cima do Pedro Nuno , mas a cereja no topo do bolo para mim foi quando a Tânia das laranjinhas podres , achou e confundiu que havia um jogador chamado Odysseas e outro chamado Vlachodinos quando na realidade são a mesma pessoa , fartei-me de rir !!! Foi corrigida pela pivô , e depois ficou com cara de parva !!!
    Só num país como Portugal se pode chamar jornalista á alguém como a Tânia Laranjo sem nos deixarmos todos de rir no processo .
    Ouvindo a CS fica ideia que a PJ foi à Luz e a Alvalade á procura de filhoses .

    ResponderEliminar
  56. O positivo deste jogo, a oportunidade que foi dada a 6 jovens da equipa B de se mostrarem, uma sub-nota, gosto do Borges, tem ali coisas de Nani, aquela ginga desconcertante, não sei como é mentalmente. A juntar aos miudos da B, foram também dados minutos a quem não os tem, desde o Claúdio, ao Nanu, o Bruno. O Cláudio foi titular absoluto 5 anos no Tondela, foi ali que chegou a Internacional A com todo o mérito, mas no FC Porto tem à sua frente 2 grandes guarda-redes, mas já lá vou à baliza.

    Voltando à baliza, é quase criminoso termos no nosso plantel dois guarda redes de enorme qualidade, naturalmente, o Marchesin não está satisfeito com a sua condição (mas uma lesão roubou-lhe o lugar), com esta eliminação da Champions, "voaram" 9,5 M€, não será possivel o Marchesin "tapar aquele buraco orçamental"? Por exemplo, o novo-rico Newcastle, luta pela permanência, e precisa de acrescentar qualidade ao seu plantel, e um encaixe com o Marchesin, provavelmente seria do agrado do FC Porto, porque temos o Diogo, e o próprio Marchesin não diria que não a uma proposta da Premier League, isto é, poderá ser um negócio que agrada a todas as partes, o Marchesin está avaliado em 9 M€ no Transfermarkt.

    Alternativa ao Diogo na baliza? O Cláudio, aliás, recordo os suplentes do então jovem Baía, Cândido Rego, Vítor Nóvoa ou o Padrão (curioso, empresário do Marchesin), acredito que o Cláudio também oferecia totais garantias.

    Agora termino, em modo Portismo moderno (ou outra coisa qualquer), há cerca de dez anos, o Porto de Villas Boas nesta mesma Taça da Liga, perdeu no Dragão com o Nacional, empatou em Barcelos com o Gil que estava na II Liga, e, foi eliminado da Taça da Liga na fase de grupos...
    "Enfim....às vezes somos portinho".

    PS Não me desagradou o Corona de ontem (ainda está longe do que pode, e deve fazer), mas os melhores lances da primeira parte, saíram dos pés de Corona. Curioso, o Corona, ou o Otávio, são extremos/desequilibradores, mas ambos com pouco golo, em contraste, o Diaz sempre teve golo, já o Pepê, também é azougado, e parece-me também ter golo, em cerca de 200 minutos, o Pepê já fez 2 golos...

    ResponderEliminar
  57. Ahahah! Ouvindo a Tânia Bêbeda e o resto do maralhal da TV dela e das outras todas do regime, chegamos à conclusão de que afinal o slb e o sporting são apenas umas pobres e lamentáveis vítimas. Ahahah! A operação chama-se "Malapata" por causa do azar que benfica e sporting tiveram, do César Boaventura...e boaventura até é sorte... se ter atravessado no caminho deles. Se calhar, até os obrigou a aceitarem os serviços dele à força, de metralhadora ou motoserra em punho. Ahahah! Isto não é jornalismo! Isto é humor pimba!

    ResponderEliminar
  58. Gostei muito de ver os miudos...fabio vieira e pêpê estiveram muito bem! Corona muito perdulario - devia sair em janeiro... .

    ResponderEliminar
  59. O jogo nao foi muito bom mas deu para ver outros jogadores.
    Gostei do Borges parece me que Podemos ter um futuro grande ala neste muido.
    Depois o Claudio Ramos que sempre foi um bom guarda redes (de acordo com o Paulo Oliveira Podiamos vender o Marche e guardar os outros dois).
    Agora é trabalhar para ganhar os très jogos que faltam antes do novo ano.

    ResponderEliminar
  60. Como sempre lá estive e o jogo não foi de todo desagradável.
    Fábio Vieira fez um grande jogo, em particular nas recuperações de bola. Mesmo na grande defesa do Cláudio, é ele que aparece a tentar evitar o remate do jogador do Rio Ave.
    Dos jogadores da B que se estrearam, o Gonçalo Borges e o Marcelo parecem ser os únicos já preparados para aparecer na A.
    Por outro lado, Corona é, definitivamente, uma carta fora do baralho e Conceição está a perder muito fulgor.

    ResponderEliminar
  61. Rúben Semedo pode estar a caminho do fc porto. Manolas está a caminho do olympiakos!

    ResponderEliminar
  62. Não percebo este Braga! Contra o Porto, esfarrapam-se sempre todos, ganhar-lhes por um custa que se farta. Contra outros, levam 6, levam 5, não jogam nada. Mas que raio de equipa é esta?

    ResponderEliminar
  63. OLHA O NORTE
    OLHA A $ALA do ventura.
    É um rapaz cheio de sorte, fez jus ao nome BOAventura, não ficou de SACO deram-lhe a pulseira eletrónica! é NATAL ninguém leva a mal.
    Será que o crime compensa! vamos ver! há crápulas, vigaristas, cheios de sorte.
    Tanta merda que têm feito em prol do benfica, mas ninguém ainda foi preso! será que ELES mandam nisto tudo!...

    ResponderEliminar
  64. Umas notas sobre esta Taça Maldita. O FC Porto nas 15 edições da Taça da Liga, esteve em 4 Finais todas perdidas (O Braga esteve nas mesmas 4 Finais, ganhou duas, e perdeu outras duas), o FCP esteve também em 6 Meia Finais, e foi 5 X foi eliminado na fase de grupos.

    Atentem, o FC Porto nas suas 15 últimas presenças na Champions, foi 5 X eliminado na fase de grupos (05/06, 11/12, 13/14, 15/16 e 21/22), isto na maior competição do Mundo entre Clubes. Já o FC Porto na Taça da Liga, em 15 presenças, regista também as mesmas 5 eliminações na fase de grupos da Taça da Liga, e esta hein?!

    O FC Porto na Taça da Liga, foi 4 X eliminado dessa prova nos penaltis, pelo Fátima, pelo Benfica no Dragão numa Meia Final, pelo Sporting noutra Meia Final, e novamente pelo Sporting numa Final, isto é, em 4 decisões nos penaltis, o FC Porto perdeu as 4. Se juntarmos as Meias Finais e Finais que perdemos com golos que sofremos no "lavar dos cestos", 18/19 na Final com o Sporting, 19/20 com o Braga do Gastão na Final, e em 20/21, com o Sporting do Gastão na Meia Final (duplo bamburrio Jovane nos descontos), enfim, ponham Taça Maldita, ou Taça Malapata (expressão hoje tão popular) nisso...

    Para que conste, como adepto não valorizo essa competição, mas já chega ...

    Sabem qual é a minha maior preocupação com esta Taça da Liga? Vou recuar cerca de 40 anos, e recordo que o FC Porto na década de 80, à boleia da Supertaça, começou a ganhar lastro ganhador (num período em que ganhava poucas vezes), isto para depois engordar com Campeonatos, Taças de Portugal, e Taças Europeia. Já na 1ª década deste século XXI, o Benfica à boleia da Taça da Liga, venceu 7, das primeiras 9 edições da Taça da Liga, e voltou a criar hábitos ganhadores. Finalmente o Sporting, nos últimos 4 anos, ganhou 3 Taças da Liga, e nesta edição volta a outra Final, isto é, o Sporting também está aproveitar este balanço ganhador na Taça da Liga, ou a criar hábitos vencedores com essa competição menor... Já entenderam a minha preocupação com esta Taça Maldita? ...

    Bom, mas nem tudo pode ser mau, perspetivo um Benfica/Sporting para 29 de janeiro na Final da Taça da Liga, agora observem este calendário do Sporting para 2022.
    Janeiro:
    08 Sta Clara fora.
    12 T Portugal 1/4.
    16 Vizela fora.
    22 Braga casa.
    26 Sta Clara T Liga 1/2.
    29 Benfica Final TL (alguém tem dúvidas desta Final?).

    Fevereiro:
    02 B SAD fora.
    06 Famalicão casa.
    11 FC Porto fora.
    15 City casa.
    19 Estoril casa.
    26 Marítimo fora.

    Será que o Sporting tem "cabedal" para jogar, recuperar, viajar e voltar a jogar, e em 4 competições distintas? Bom, o trevo do Gastão tem sido infalível, se até o próprio o reconhece...

    PS- Vi ontem o Boavista 5 Braga 1, acreditem, o Boavista em 5 remates enquadrados com a baliza, fez 5 golos (eficácia a 100%), não, não é "tanga", quanto ao Braga, o Carvalhal não merece ter uma defesa daquelas, aquilo mais parece um queijo suiço, no Dragão com 2 centrais suplentes, e com um bloco médio baixo, deu para disfarçar, também recordo, temos em Braga um central emprestado ...

    ResponderEliminar
  65. Pelos vistos o nosso mister não irá estar no banco em Vizela e no Dragão frente ao clube do regime para a Taça. E é para isto que serve o Conselho de Arbitragem. Para fazer queixinhas ao CD da FPF.

    Paulo Oliveira por acaso não estava nada à espera desse atropelamento do Boavista ao Braga. Não vi o jogo, mas estive a ver o resumo e há muitas culpas no cartório dos jogadores do Braga. Pena que contra nós não cometam tantos erros. De qualquer das maneiras deve ter sido a melhor exibição que o Petit já fez numa equipa por si treinada.
    Ultimamente tenho acompanhado o Braga para ver a evolução do Diogo Leite e ultimamente ele tem estado desastrado. Muitos erros, uns por mau timing de entrada na bola que têm provocado alguns penaltys contra, outros em que simplesmente é batido no 1vs1... Ele precisa de jogar para melhorar, mas tem que efetivamente melhorar senão poderá começar a entrar numa espiral negativa como o Diogo Queirós.

    ResponderEliminar
  66. O Diogo Leite em velocidade não vai buscar nenhum avançado. Assim sendo, devia ocupar o espaço de forma inteligente e ser agressivo no ataque à bola, para disfarçar essa lacuna. O problema é que nem uma coisa nem outra e não é falta de experiência.

    O Diogo desconcentra-se facilmente e por vezes parece que não está no jogo. Ou mete os pés ao caminho ou vai por aí abaixo.

    Por falar em centrais, se for verdade o que vem no Jogo, parece-me que Rúben Semedo seria bem vindo.

    ResponderEliminar
  67. Pedro Nuno

    Também tenho acompanhado o Diogo Leite no Braga e concordo com o que disse...ele tem estado desastrado. Para voltar ao Porto tem de melhorar muito.

    ResponderEliminar
  68. Caro DVP e Amigos:
    É tanta a "perseguição" ao FCP por parte da CMTV que não consigo entender que tenham direito a respostas nas nossas conferências de imprensa!
    BASTA!

    ResponderEliminar
  69. "Rais parta" o PS final que deixei a propósito da defesa do Braga, tentei ser discreto com o Diogo, nem referi o nome dele (fui mais discreto com o Saravia depois de ter visto a Cipa América 2019), mas sublinho, o Diogo não tem sido o único, isto porque o Paulo Oliveira, e o Raúl Siva, também não tem estado melhor, para agravar a coisa, o Al Musrari tem baixado de rendimento... O Diogo Queiros, que aliás eu gosto mais, no Valladolid na II Liga, também tem jogado mt pouco, e essa dupla de Diogos prometia tanto, mas pergunto, "já" tem 23 anos? ou "só" tem 23 anos? Bem, o Ricardo Carvalho, ou o Bruno Alves, andaram 4 ou 5 anos emprestados, isto até estacionarem, já o Couto e o Jorge Costa, só precisaram de dois anos de empréstimo para regressarem!

    ResponderEliminar
  70. DrummerKzar, são masoquistas, ou então agora tornaram-se tão bonzinhos que levam e bofetada e dão a outra face.


    Diogo Leite e Diogo Queirós, o segundo teve poucas ou nenhumas oportunidades, o primeiro não as agarrou. Mas concordo com o Paulo Oliveira, agora as carreiras duram muito mais, só têm 23 anos, ainda vão muito a tempo. Precisam é de ter a humildade de perceber o que tem estado mal, melhorar e não se deixar abater.

    O Hulk, para além de um grande jogador e gostar muito do FCP, é um cavalheiro.

    ResponderEliminar
  71. Boa vitoria no hóquei. Foi pena o Gonçalo ter falhado 2 livres diretos, pois se calhar íamos mais confortáveis aos calimeros, assim vai ser difícil, mas se jogarmos concentrados podemos ganhar a taça.
    A perseguição da lixeira da manhã ao Porto e a Pinto da Costa continua a grande velocidade. São capas e capas a impingir banha da cobra a incautos. Como é possível terem entrada no Dragão e haver quem lhes responda? Sobre o César maletas não fazem capas. A CS portuguesa é uma comunicação em que só o escândalo é o objetivo, pois a exatidão e imparcialidade para essa gente não conta. Era preciso tomarmos providências, mas como não o fazemos damos carta branca a mais e mais ataques.

    ResponderEliminar
  72. O Diogo Leite é bastante lento , não tem a agressividade necessária para ser um grande central e tem falhas de concentração que são fatais , apesar de ser ainda relativamente jovem , não acho que vá melhorar muito nos próximos anos .

    Lendo a entrevista do Hulk , ainda acredito que possa vir para o nosso clube .
    Só não está cá agora por causa dos filhos , que com a pandemia já não via a 9 meses quando estava na China .

    ResponderEliminar
  73. Parece que o inter, o milan e a atlanta já andam atrás do beto. Não sei se ele é um craque ou não, mas pelo preço acho que devia ter sido aposta por parte do fcporto. Abraço a todos os portistas.

    ResponderEliminar
  74. Só queria deixar aqui uma pergunta. Alguém acredita na verdade desportiva deste campeonato depois de não ter sido marcado um pênalti descarado contra os calimeros em Barcelos? Mas isto não é brincar com todos nós que gastamos tempo e dinheiro a acompanhar esta competição? Como é possível estes sujeitos com palas que só veem o que querem serem árbitros????

    ResponderEliminar
  75. Este Sporting não quebra. Não pode ser só sorte.

    Acho estranho as equipas adversárias não se fecharem mais e\ou explorarem e criarem mais situações de 2 contra 1 com os laterais do Sporting que fazem todo o corredor (exemplo: ajax) . Pois o Sporting a jogar em contra ataque é uma coisa em ataque organizado é outra. Depois a bola parada com golos muito iguais (bola ao 1 poste, toque para o 2 poste e alguém a aparecer \ simular canto curto para arrastar bola na zona de penalty para coates normalmente).

    Estas equipas só jogam na retranca contra nós?

    De qualquer maneira vai ser muito difícil ganhar este campeonato. Pois o Sporting defende-se bem nos contra-ataques ao contrário de nós que se vier o tal central podemos melhorar esse aspecto.

    ResponderEliminar
  76. Como disse e bem o treinador do Gil, o VAR interviu e bem na expulsão do Fujimoto, e no pénalti, mas naquele lance que poderia ser mt decisivo, para colocar o Gil em vantagem, aVARiou ...

    Quanto ao jogo, resultado mentiroso, com uma primeira parte equilibrada, a melhor oportunidade nesse período é do Gil pelo Talocha, é verdade, o Sporting beneficia de um pénalti desnecessário, e no limite da grande área sem qq perigo aparente, o guarda redes teve mérito, e defendeu. Segunda parte na mesma toada, até que, mais do mesmo, surge novamente a sorte do jogo, o central Ruben Fernandes comete um erro (não provocado, estava solto), e faz uma assistência para o Nuno Santos, mas, a bola ainda ressalta no cu do central Lucas Cunha, e esse desvio tira o guarda redes da trajetória da bola. De seguida, o Navarro tem uma boa oportunidade para empatar. No 2º golo, para variar, o Pote remata de fora de área, o Inácio tenta desviar-se da bola que ia para fora, e faz golo, novamente o Navarro tem outra oportunidade para reabrir o jogo, mas não marca ... A partir do 2º golo, o jogo acabou, porque o Sporting teve mt espaço, com um Gil mais subido, e fizeram o 3º aos 93`...

    Já não há palavras, para este Sporting do presidente, director-geral, diretor desportivo, e treinador Gastão Amorim, é o homem dos 7 instrumentos, e a vaca teimosamente não azeda o leite...

    São mt sólidos defensivamente? Facto.
    Interpretam mt bem a defesa a 3? Facto, ninguém em Portugal o faz melhor.
    Funcionam como uma verdadeira equipa, e são solidários? Facto.
    Não criam grande caudal ofensivo? Facto.
    Não criam grandes oportunidades? Facto.
    Continuam permanentemente a ter a sorte do jogo? Facto. (os dois primeiros golos "bamburrio" que fizeram hoje, são um bom exemplo)

    Não vi o Benfica Sporting, mas pelo que se disse, e escreveu fizeram um bom jogo na Luz, mas como não vi, não opino.

    ResponderEliminar
  77. Hoje aconteceu mais uma jogada que me leva a concluir que, de facto, de arbitragem não percebo nada.
    Um jogador remata para golo, o defesa vai de braços abertos, corta com o braço um golo certo e não é penálti?

    ResponderEliminar
  78. Só queria deixar aqui uma pergunta. Alguém acredita na verdade desportiva deste campeonato depois de não ter sido marcado um pênalti descarado contra os calimeros em Barcelos? Mas isto não é brincar com todos nós que gastamos tempo e dinheiro a acompanhar esta competição? Como é possível estes sujeitos com palas que só veem o que querem serem árbitros????

    18 de dezembro de 2021 às 21:49

    Hoje aconteceu mais uma jogada que me leva a concluir que, de facto, de arbitragem não percebo nada.
    Um jogador remata para golo, o defesa vai de braços abertos, corta com o braço um golo certo e não é penálti?

    18 de dezembro de 2021 às 23:51


    tive anos a fio, muitos anos em que além de ver o nosso Porto tb ia vendo outros jogos do nosso campeonato.
    agora cheguei ao ponto de até n ver o nosso clube.
    é uma treta, uma farsa o nosso campeonato.

    ResponderEliminar
  79. Os pasquins da capital,como sempre,procederam ao branqueamento do roubo de Barcelos que desvirtuou a verdade desportiva daquele jogo. Fosse connosco e por certo teríamos aberturas de telejornais e capas com grandes parangonas. Qual a reação do nosso clube, que é o principal prejudicado? Nada! O habitual silêncio. Não acham todos os sócios e simpatizantes que é tempo de mudar o nosso paradigma? Mas para isso é preciso mudar de gente, e isso aí é mais difícil, pois para muitos o presidente é mais importante que o próprio clube. Esquecem-se que ele FOI, já não É. A gratidão não pode sobrepor-se à presente incompetência. Por falar nisso a prometida Academia por onde anda?

    ResponderEliminar
  80. Sem querer falar de árbitros, continua a ser muito difícil para mim que continuemos a falar de sorte nas vitórias do sporting.

    Atenção que ao contrário de Porto e Benfica a equipa do sporting não quer dominar os adversários mas sim controlar os jogos.

    ResponderEliminar
  81. O padre fez o seu trabalho em Barcelos , com a cumplicidade do sacristão (VAR) .
    Escandaloso como não se marcou aquele pênalti contra os viscondes .
    .
    Sem saber ler nem escrever ganharam , tanto o primeiro golo , como o segundo são autênticas "chouriçadas" , incrível a sorte que aquele Rúben Amorim tem , nunca vi nada assim .

    ResponderEliminar
  82. O Porto B a falhar golos é tal qual a equipa principal. Mas que falta de classe da maioria dos seus jogadores na altura de finalizar.

    ResponderEliminar
  83. Soluap, e como ficou o resultado? Esqueceste-te de dizer que o FCP B venceu por 1-0? A vitória não conta para nada, só os golos desperdiçados é que merecem comentários. Estranha forma e ser portista a tua...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim e depois? Com tanto desperdício é sofrer até ao fim e eles só não empataram por milagre. A jogar em casa a nossa obrigação é ganhar, ou não?

      Eliminar
  84. Quanto ao jogo do sporting também vi os lances, mas não vi o jogo. Se é certo que têm tido alguma sorte, tenho que admitir que eles estão muito bem. O treinador está a fazer um grande trabalho, isso é indesmentível. Atrevo-me a dizer que é um dos melhores Sportings dos últimos 40 anos. Óbvio que o campeonato não irá ser fácil de conquistar, não me lembro de nenhum título que tenhamos ganho nos últimos anos que tenha sido fácil. O clube do regime à hora que escrevo passeia em casa frente ao Marítimo, uma equipa que nos faz geralmente suar cada ponto conquistado frente a eles.

    Ontem li a entrevista do Hulk e realmente fiquei com a convicção que ele só não regressou por causa da família. Não fora isso e acredito que ele teria aceite a nossa proposta. E que jeito que dava. Relembro que marcou 36 (!) golos em 2021. Isto aos 35 anos. É um jogador fenomenal. Gostava de o ver no FCP mas não sei até que ponto seria possível neste momento portanto é melhor não ter esperanças.

    ResponderEliminar
  85. Cuidado hoje a noite que nos nao temos uns amiginhos como o Marítimo ou o Braga sempre a abrir as pernas contra nos.
    Hoje é ganhar porque eles ja estam a descansar.

    ResponderEliminar
  86. Taça Intercontinental para o Porto, em hóquei, ganha em pleno pavilhão do Sporting, há minutos! Já há tanto tempo que não ganhavamos um troféu internacional em hóquei! Temos estado em inúmeras finais internacionais mas temo-las perdido todas. A malapata está quebrada, com este treinador, agora que continue a ganhar cá dentro.

    ResponderEliminar
  87. Um jogo que podia estar mais que resolvido e só não está porque alguns jogadores entraram em modo de recreio em frente da baliza.

    ResponderEliminar
  88. Soluap, não venhas com essa arrogância para cima de mim. Ok? Estou farto das tuas bocas sempre na mesma direcção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Arrogância? Mas eu disse alguma mentira? Aqui só se pode escrever com paninhos quentes,é?

      Eliminar
  89. Não te vou dar corda. Já disse, és muito lesto a mandar bocas, muitíssimo lento a apontar virtudes e a elogiar. E como não gosto desse tipo de portismo... Ponto final.

    ResponderEliminar