sábado, 6 de agosto de 2022

F.C.Porto 5 - C.S.Marítimo 1. Entrada forte e categórica do campeão


No início de mais um campeonato, o F.C.Porto, campeão em título, defrontou e goleou o Marítimo, entrou no campeonato da melhor maneira, à campeão


Com Diogo Costa no lugar de Marchesín - a única alteração em relação à equipa que começou o jogo da Supertaça -, João Mário, Pepe, Marcano e Zaidu, Danny Loader, Uribe, Grujic e Pepê, Evanilson e Taremi, a equipa de Sérgio Conceição não entrou bem.

Insulares entraram melhor, podiam, tiveram ocasiões para isso, marcar. Dragões com dificuldades de organização, contra a corrente do jogo chegaram à vantagem - mérito da recuperação alta de Zaidu, do passe de Evanilson e da finalização de Taremi.

Após o golo F.C Porto melhorou, a pressão tornou-se asfixiante, o VAR anulou o 2°, que só por acaso não surgiu no minuto seguinte. Com Hélder Malheiro a querer ser protagonista - vergonhosa a forma como poupou o 2° amarelo a Joel Tagueu e deu a Marcano -, portistas desconcentraram-se, valeu Diogo Costa a evitar o empate. Quando acalmou, o campeão aumentou e voltou a aumentar a vantagem, chegou aos 3-0 - marcou Evanilson, bisou Taremi.

O intervalo chegou com uma vantagem confortável do F.C.Porto, algo injusta para o Marítimo, numa 1ª parte bem disputada e com uma arbitragem sem categoria. 


Com um resultado que lhe dava tranquilidade, o F.C.Porto que veio das cabines com os mesmos que iniciaram a partida e logo no 1° minuto podia ter feito o 4°, Evanilson falhou clamorosamente. 

A pressão continuou forte, as oportunidades surgiam, com a eficácia da 1ª parte os azuis e brancos podiam ter marcado mais alguns golos nos primeiros 15 minutos. Algumas más definições, erros no último passe e egoísmo na razão para que o marcador não se alterasse.

Aos 67 minutos Sergio Conceição mexeu, tirou Uribe, Evanilson e Danny Loader, meteu Eustaquio, Toni Martínez e Galeno e quase em simultâneo, Marcano fez o 4° golo - antes, com Pepê a inventar, o Marítimo podia ter reduzido.

O ritmo, intensidade e pressão, naturalmente, baixou, mas não muito, Toni Martínez após excelente jogada de ataque e excelente cruzamento de João Mário, fez o 5°.

Foi altura do técnico do campeão voltar a mudar, saíram Taremi e Pepê, entraram Gonçalo Borges e Veron.

Reduziram os verde rubros numa má abordagem defensiva num lance de bola parada, o jogo terminou com o resultado em 5-1. 


Notas finais:

Depois de cerca de 15 minutos em que demoraram a carrilar e algumas falhas na circulação e transição, os campeões fizeram um jogo muito competente, golearam e se podiam ter sofrido um outro golo - Diogo Costa foi brilhante, mostrou que tem muito valor e é também guarda-redes de equipa grande - também é verdade que podiam ter marcado mais alguns.


Pepê no meio até pode vir a dar, mas nos dois jogos oficiais, manifestamente, não deu.

Bem pode o Conselho de Arbitragem pedir aos árbitros que estejam atentos aos protestos e hajam em conformidade. Com este nível de arbitragens, nem um santo consegue ficar calmo. São maus demais.


Caixa de comentários

86 comentários:

  1. Caro DVP e Amigos:
    O seu último parágrafo define a situação da nossa arbitragem que tende a resvalar para a prepotência!
    Bom começo.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Primeiros 15 minutos fracos , tal como já tinha acontecido contra o Tondela , com o golo de Taremi tudo ficou mais fácil , ainda que tenhamos apanhado um calafrio antes do segundo e terceiro golo .
    Na segunda parte alguns golos falhados que não devem acontecer , marcamos mais dois , e sofremos um golo já no fim , que era evitável.
    Foi boa vitória para começar , mas há muito trabalho pela frente , o que é natural , nestes dois jogos e no meio campo não jogou o fulcral Otávio e o substituto de Vitinha ainda não veio .

    Uma última palavra para mais uma arbitragem provocadora , tal como já tinha acontecido contra o Tondela , incrível como o jogador do Marítimo não leva o segundo amarelo e consequente expulsão , entre outras pérolas .
    Já contra os lampiões os árbitros expulsão jogadores adversários , tipo , toma lá aquela palha .

    ResponderEliminar
  3. Boas,
    Em relação ao jogo de Ontem gostei mas tenho ressalvar alguns aspectos
    O loader define mal no ultimo terço seja no passe, seja no momento de chutar a baliza, é óbvio que foi importante na recuperação da bola, mas um jogador que jogue naquela posição no fc porto tem q definir melhor caso contrário em jogo de maior exigência podemos lamentar as oportunidades
    Veron jogador que eu desconhecia, é um jogador parecido com o galeno, li aqui que era um Luíz diaz, mas não tem nada a ver, é um jogador que procura a baliza, rapido, tem sentido de golo, mas não é um tecnicista.
    A forma de jogar deste ano mudou, isto é, o Sérgio irá apostar em 2 medios uribe, grujic, ou eustaquio ou bruno costa, não me parece que pretende alguém com as características de vitinha, irá procurar alguém parecido com o Uribe ou o grujic daí se falar em Xeka, um jogador que pode dar uma perninha a central, livre e português e com experiência do estrangeiro.
    Este ano o SC vai jogar com os tais 2 medios com aquela característica na ala esquerda pepê (galeno) e direita Otávio(André Franco) e na frente taremi (loader ou veron) e evanilson(tony martinez).
    A matriz será esta... Obviamente poderá a ver situações com o Otávio no meio com uribe mas será algo excepcional nunca uma regra.
    Melhor em campo taremi, 2 laterais e o Diogo costa!

    ResponderEliminar
  4. Vitória convincente e clara embora o inicio de jogo fosse muito tremido. Os golos ajudam a melhorar.
    Loader quer tanto marcar que acaba por estragar muitas jogadas sendo nalgumas delas um pouco egoista. Tem de arrepiar caminho e corrigir alguns aspectos pois de contrário o banco espera-o.
    A arbitragem foi ridícula, tendenciosa e sempre a prejudicar-nos. Não expulsar o Tagueu foi a cereja no topo do bolo. Como é possível esta gente ser árbitro? Como é possível fazerem asneiras sobre asneiras e nunca serem castigados? A quem interessa a podridão que existe na arbitragem? A quem interessa um campeonato em que nos principais jogos naqueles que decidem campeonatos os padres têm o papel principal beneficiando sempre os mesmos? A quem interessa uma comunicação social tendenciosa e cheia de cartilheiros sem coluna nem credibilidade? Pobre futebol português que não passa de um pantanal e que no estrangeiro é alvo de chacota. Pelo que se viu nestes jogos preparemo-nos porque a caça ao Dragão começou a toda a força.

    ResponderEliminar
  5. OLHA O NORTE.
    O MARÍTIMO ENTROU A TODO O GAS E SAIU FROXO.
    O Marítimo entrou bem e ia surpreendendo um FCP distraído. O golo do FCP deu confiança e depois foi aquilo que se viu.
    Vitoria gorda sem espinhas, até podia ser pior mas ta bem assim.
    O golo dos ilhéus, foi oferecido pelo zaidu que estava distraído à espera do autocarro.
    Arbitragem, o mais do mesmo, dá-lhes azia o azul e branco. Autoridade a mais que protege a incompetência.

    ResponderEliminar
  6. O Zaidu pode ter uma ou outra displicência, mas também tem outras virtudes - a forma como se solta para o conta-ataque ou recupera rapidamente - que me fazem estar à vontade com as suas prestações. Está confiante, tranquilo, a um nível que não julgava possível. Não reconhecer isto é estar de pé atrás.

    O Loader está obsecado para marcar e essa sofreguidão tira-lhe discernimento, não o deixa fazer as melhores opções.
    Calma, moço, o golo vai surgir naturalmente.

    ResponderEliminar
  7. Uma boa exibição mas uma diferença algo exagerada no resultado. Em algumas fases, o Marítimo saiu com algum à vontade.

    O Zaidu tomou muitas decisões acertadas, bem mais do que era normal.

    O Loader ainda é curto. Com a entrada do Otávio será concerteza ele o excluído e o meio campo do FCP será melhor a atacar e mais seguro a defender. Depois ainda terá o André Franco à frente. Tem que ter calma e evoluir com a temporada.

    Apesar do golo, acho que com a entrada de David Carmo e a saída de Marcano ficaremos ainda mais fortes incluindo nas bolas paradas.

    Os laterais do FCP vão ser muito importantes e vão ter um desgaste muito grande. Na forma como o FCP está a jogar, acho que o Pepê vai ser muitas vezes utilizado para dar descanso ao João Mário.

    Em relação ao meio-campo, gostava de ver uma continuidade do Grujic. Nestas épocas poucos jogos tem feito seguidos e isso faz muita falta a um jogador.

    ResponderEliminar
  8. Excelente vitória!

    Zaidu está num nível que não o esperava ver. Confiante e criterioso com a bola nos pés. Juntando a isso a velocidade que tem, vamos ter lateral.

    Namaso tem um coisa que é boa que é a auto confiança. Pode trai-lo em alguns momentos mas vai dar frutos mais à frente pois tem muita qualidade.

    Taremi não pode sair. E continuar a faltar um 8 com mais dinâmica e qualidade. Que pena não termos contratado o Moutinho.

    Saudações portistas,
    Underkovaz

    ResponderEliminar
  9. Bom, jogo ganho pela eficácia, mas também pela "agressividade boa" que o Simões escrevia e bem hoje n´A Bola.

    Sem o "farol de ideias" Vitinha que já não está cá, e o outro "farol" que regressa para a semana, o FC Porto mascarou aquelas ausências com a pressão altissima, com 10 pitbulls a roubar bola (vejam o 1º golo). O resultado mais justo, poderia ser um 6-2 ou 7-3, porque o Maritimo também teve 3 oportunidades flagrantes. Estas equipas que jogam com o FC Porto, a sair a jogar desde trás, habitualmente dão-se mal, são trucidadas, com o FCP constantemente a provocar o erro do adversário, lembro-me por exemplo, de um surpreendente Famalicão (com o Pote e o Martinez), chegarem ao Dragão líderes pela 8ª ou 9ª jornada, e vieram jogar bem, a sair a jogar desde trás, foram atropleados e levaram 3 ...

    Eu adepto, gosto de sistemas táticos que ganhem, se ganharem bem, tanto melhor. Este Porto está a jogar num 4-4-2 losango mal amanhado, e mal amanhado porquê? O 4-4-2 losango, pede 4 médios puros, e o FC Porto está a jogar com dois nº6 (Uribe e Grujic, este como interior direito), o Pepê também a jogar por dentro (não é um médio), e o Loader que está a surpreender (falta-lhe definir melhor o último passe, e o "passe à baliza") a jogar como 10, quando o inglês é um ponta, ou um avançado, isto é, este losango tem apenas 2 médios puros, e o Grujic não tem vocação para jogar como médio interior, o Eustáquio faria bem melhor aquela posição, é a minha opinião.

    Voltando ao 4-4-2 losango, o Porto ganhou a Champions a jogar num 4-4-2 losango, mas, jogava com 4 médios puros, Costinha, Pedro Mendes (esta atual equipa do FCP, precisava de um nº 8 como esse Pedro Mendes), Maniche e Deco, não vamos comparar com este 4-4-2 losango que jogou ontem (e não estou a falar da qualidade do Deco e companhia, falo sim nas carateristicas dos médios que jogaram ontem), ou na Supertaça, o atual é um losango "remendado" com Pepê, Loader, e o Grujic como médio interior. Em Vizela já teremos Otávio, quem irá sair? Aposto no Loader, e será que o Grujic continuará como médio interior direito? naquela posição, repito, prefiro o Eustáquio.

    Quanto à arbitragem, complicou um jogo mt fácil, se há árbitros "caseiros", também há árbitros "forasteiros", e este Malheiro malhou sempre para o mesmo lado. Vamos estar atentos, porque nestes dois jogos oficiais, já há uma clara tendencia.

    O Hugo "bolinha", foi quase o "carro vassoura" na classificação da temporada passada, foi despromvido, mas foi salvo pelo limite de idade (os 45 anos), e o CA decidiu não prolongar ao "bolinha" o tal limite de idade, mas já o fez com o Ferrari de Monte Gordo, ou o empresário de carnes vermelhas de Vila Verde, porque estes tem mais de 45 anos de idade, e estão a apitar. Todavia, o CA convidou o "bolinhas" para ser VAR, ora vamos lá pensar, um péssimo árbitro, poderá ser um bom VAR? Na semana passada na Supertaça, o "bolinha" não viu um penalti do tamanho de um COMBOIO que todos nós vimos em casa? O "vasquinho da anatomia", ou o Esteves da margem sul, não eram péssimos árbitros? Vão transformá-los em bons VAR´s, ou premiá-los pela falta de jeito para a coisa? O Bruno que apitava com_Paixão, pasmem, terminou como VAR, por exemplo na Feira, fez verdadeiros milagres, e foram "só" 3 com influência direta no resultado final...

    PS Para o Delgado, o "Marítimo foi muito generoso com este Porto" ...

    ResponderEliminar
  10. Foi o primeiro jogo que vi com atenção, muita gente nas zonas interiores e os laterais a ficarem quase sozinhos quer no aproveitamento ofensivo do espaço exterior mas também muitas vezes nos momentos defensivos.
    Espero que com Octávio para o meio, Pepê passa para a lateral e reequilibremos mais nesse aspecto. Nesse sentido Veron pode ser muito importante uma vez que não acredito no Galeno.
    Gostei do Loader apesar de várias más decisões mas parece-me muito motivadas por uma grande ânsia de marcar golos e mostrar serviço, veremos.
    O resto preocupa-me. Na luz vejo uma decisão absurda de expulsão provocada pelo var, aqui transforma-se uma expulsão do Marítimo num amarelo para um jogador do Porto.

    Ps. Espero que neste mês que ainda falta para acabar o mercado, nenhum clube venha em desespero buscar Octávio ou Taremi

    ResponderEliminar
  11. Com o Manafá em recuperação, veremos como regressa, o FCP precisa de um lateral-direito e de um médio diferente dos que tem, para ficar com um plantel muito bom para poder discutir todas as provas internas e atingir objectivos mínimos na CL - se o sorteio não nos pregar uma partida.

    Para a frente temos Gonçalo, Loader, Pepê, Galeno - motivado e com algumas correcções - ir para cima sem medo (estar sempre alerta sem hiatos de concentração durante o jogo, definir quando ir para dentro, ou sair por fora, passar ou rematar) pode ser um jogador importante -, Veron, Toni, Evanilson e Taremi, dão para várias combinações e sistemas.
    No meio-campo, Uribe, Grujic, Eustaquio, Otávio, o tal médio e Bruno Costa e André Franco.
    Defesa, João Mário, o lateral que está em falta, Fábio Cardoso, Pepe, Marcano, David Carmo, Zaidu, Wendell.
    Guarda-redes, Diogo Costa, Cláudio Ramos, Meixedo.

    Não estou a incluir Rodrigo Conceição, João Marcelo, Bernardo Folha, Fernando Andrade...


    ResponderEliminar
  12. Poderemos ter problemas colaterais, ou poucas alternativas ora na direita, mas também na esquerda, é verdade, o Wendell foi titularissimo do Bayer Leverkusen uns 4 ou 5 anos, mas defensivamente, lembram-se do mês de janeiro, quando o Zaidu foi para a CAN? Pois é, todos suspiramos pelo regresso do Zaidu, quem diria... Há 3/4 anos, o Zaidu era central do Mirandela, e há 3/4 anos, o Wendell jogava Champions ou Bundesliga, e era titularissimo do Bayer Leverkusen, o Wendell com a bola nos pés, é irrepreensível, é brasileiro, mas defensivamente, tem nos dado alguns sustos, por exemplo, o Chiquinho do Estoril, fez do Wendell gato sapato...

    Vou jogar FM, Cannon e Hamache, são os dois laterais do Boavista, e são ambos Internacionais A...

    Posição 8, entre Xeka, e André Almeida, 6 anos os separam, mas o Xeka caia como sopa no mel neste Porto. Ó Lamachâ, o Xeka também foi central? Quando, em que clube? Ou temos outra teimosia em modo "Zaracho"?

    Sobre o Xeka, anda há dois meses para resolver o seu futuro, e está a "custo zero", pode beneficiar do programa regressar, é um "pormaior", por acaso conheço o empresário do Xeka, o Nélson ex presidente do Vilanovense, ainda ele não estava no futebol, nem tão pouco ia à bola...

    Vila Pouca, com 2 centrais bem trintões, será prudente o João Marcelo ficar como 5º central, e em simultaneo pode jogar na B!

    ResponderEliminar
  13. "Apesar do golo, acho que com a entrada de David Carmo e a saída de Marcano ficaremos ainda mais fortes incluindo nas bolas paradas."

    No que diz respeito à bola parada, o Marcano é o melhor central do FC Porto nos últimos 8/9 anos, melhor do que o Marcano, só mesmo o "goleador" Mangala. O David Carmo, na equipa principal do Sp Braga, fez apenas um golo, e que golo, foi na Escócia, no Rangers 3 Braga 1 ...

    ResponderEliminar
  14. Não quis dizer que o João Marcelo deva sair, deve jogar na B, quando for necessário irá à equipa principal. O que não deve acontecer é estar só na A e não ser utilizado. Idem para o Bernardo e o Rodrigo.

    ResponderEliminar
  15. ​Equipa B do FCP.
    ​Há uma constante que prevalece. Os resultados não são famosos, as arbitragens têm tendência para nos prejudicar, mesmo quando somos claramente superiores, como aconteceu hoje frente ao Covilhã, perdemos.

    ResponderEliminar
  16. Boas.
    Acho engraçado os comentários aqui sobre Zaidu, que está a surpreender pela positiva.

    Penso que não se deve cair na tentação de avaliar seja o que for, com pouco tempo de análise. As críticas que fizeram ao Zaidu foram injustas e quem as fez, errou. Este rapaz, ainda vai crescer muito! Basta ver a vontade que tem, é contagiante.

    Bom jogo do Porto mas isto é como acaba, não como começa.

    Já se nota um balde de água fria na comunicação social, achavam que o Porto com as saídas iria ficar muito mais fraco...

    Abraço.

    ResponderEliminar
  17. Porto B que dizer? Equipa sem imaginação e com jogadores que nada acrescentam. Que raio de avançado é aquele Wendel? Parece um grande perna de pau. Enfim mais um ano de sofrimento ver esta equipa jogar. Entram tantos jogadores mas nenhum vale nada. Aguardemos pir melhores dias.

    ResponderEliminar
  18. 3asifa, a minha análise ao Zaidu não é apenas pelo jogo de ontem, mas também pelo que fez em grande parte da época passada. E sim, está a surpreender-me, não pensei que pudesse atingir um nível que me deixa tranquilo quando joga. Tem ainda algumas abordagens erradas, desconcentrações evitáveis, mas também tem virtudes que fazem dele titular indiscutível... apesar do Wendell tecnicamente ser melhor e com a bola mais refinado. O problema é a parte defensiva...

    ResponderEliminar
  19. OLHA O NORTE.
    FCP B, O MAIS DO MESMO.
    O futebol do mister Folha é pobre, trapalhão, ele pode falar, dizer o que quiser, falta de sorte isto e aquilo, mas na verdade, não ganha, que é o mais importante. Já deu para perceber que é um treinador de equipa de sofrimento não tem mística quanto treinador, que é aquilo que o FCP não quer, mas que consente por algum motivo que desconheço.
    Eu vejo no FCP B, miúdos com qualidade com futebol, a perder com matrecos! alguma coisa está mal...

    ResponderEliminar
  20. Espero sinceramente que venha o tal médio interior , não tem de ser forçosamente uma "cópia" do Vitinha , até porquê é uma utopia procurar alguém com características iguais às dele .
    Terá de ser um médio diferenciado dos que já temos .
    Quanto ao lateral direito , o João Mário chega e sobra a nível interno , já a nível externo viu-se as dificuldades contra o Lyon , quando teve de apanhar com aquele calmeirão .
    Um lateral direito robusto , mais defensivo e mais alto , era o ideal ...
    Veremos , ainda faltam 3 semanas.

    Parabéns ao trolha , parece que fez mais um negócio extraordinário , 17 milhões por Ricardo Horta , um jogador que vai fazer no próximo mês 28 anos .

    Incrível como os Sportinguistas se dirigiam ao árbitro , há uma imagem do Nuno Santos em que com uma cara de poucos amigos interpela o árbitro como se quiser come-lo e este em vez do amarelar , foge , ai se fosse um jogador do FCP ...
    Espero que Sérgio Conceição tenha tirado ilações deste jogo dos viscondes , vi ali muitas falhas na defesa deles .


    ResponderEliminar
  21. Esta brincadeira do Pepe a médio centro tem de acabar. Mau para a equipa que tem um jogador no meio campo que não sabe jogar ali, e mau para o jogador que vai perder confiança a continuar com estas exibições. Pena porque estava com esperança que ele fosse o nosso MVP desta época

    ResponderEliminar
  22. OLHA O NORTE.
    OS PREPOTENTES DO APITO.
    Esta trupe do apito são prepotentes porque têm autoridade a mais, (mais para uns que para outros) podem fazer todo o tipo de merda que ninguém lhes pede explicações nem responsabilidade, são uns protegidos. O mister SC tem que ter mais cuidado porque faz falta estar ao banco e deixar que seja um espirra canivetes a mandar bocas, porque não faz falta lá nenhuma.

    EQUIPA B.
    SOBRE PENA... TEMOS QUE JOGAR MAIS.
    É importante ganhar jogos para dar mais confiança aos miúdos que vestem uma camisola de um clube que quer ou só sabe ganhar. É na equipa B, que está o futuro da equipa A. Já fomos campeões neste escalão, e agora não pudemos ser o bombo da festa a viver todos anos na aflição da descida.
    Ninguém pede para sermos campeões, mas temos que jogar melhor e suar a camisola e ganhar, porque Somos Porto, aqui o treinador é o responsável e se não for capaz, só tem que por o lugar à disposição. O FCP tem um presidente não um dono e como tal, há que por o FCP acima de tudo e de Todos.


    ResponderEliminar
  23. Sobre a equipa B e os bons resultados, façam o exercício sobre qual ou quais os jogadores da equipa B campeã que chegaram à equipa A. Depois o mesmo exercício sobre os que chegaram depois disso e com resultados modestos ou mesmo sofríveis no campeonato.

    Uma equipa B é quase sempre uma equipa desagregada. Esta semana, jogaram 3 jogadores que nem um treino devem ter feito, depois mais alguns que vieram dos sub19 e estão a ter o primeiro contacto com a realidade senior. Além disso, o adversário fez um golo e pouco ou nada jogou.

    Nos ultimos dois anos, Folha perdeu Francisco Conceição, Loader e Gonçalo Borges que fizeram pouco mais que época e meia. Perdeu Peglow por opção, perdeu João Marcelo, perdeu mais dois ou três do meio-campo.

    Temos que ter alguma paciência e esperar o natural crescimento da equipa, sabendo à partida que vai ser sempre uma equipa irregular. No final, o objetivo é mandar jogadores para a equipa A. Claro que é melhor habituarem-se a ganhar mas perceberem as dificuldades também ajuda. Já basta virem da formação a ganharem quase sempre com relativa facilidade.

    Não vi o jogo todo, mas li alguns elogios à prestação do Vasco. É um dos que deposito mais confiança. Espero vir a estar certo.

    ResponderEliminar
  24. Do nosso jogo no sábado já quase tudo foi dito. Fui vendo o jogo a espaços, mas do que vi a equipa teve uma entrada má em jogo onde as defesas do Diogo nos mantiveram com a baliza a zero. É um grande GR, espero que até ao fim da janela de mercado não haja nenhuma surpresa e que possamos mantê-lo pelo menos mais 1 época. Acima de tudo, a equipa teve uma eficácia alta nas oportunidades que criou e isso é de louvar. Muito bem o Zaidu na pressão alta. Talvez o golo na Luz tenha trazido ao de cima um Zaidu diferente? Pelo menos ele está confiante, até fez uma cueca a um jogador do Marítimo. Com 1-0 ainda tivemos alguns momentos em que o Marítimo criou algum perigo mas depois do 2-0 veio o terceiro e o jogo ficou praticamente sentenciado. Na segunda parte o jogo não teve tanta história mas ainda deu para as estreias a marcar na época do Marcano e do Toni Martínez. Os nossos avançados estão de pé quente, esperemos que seja para manter.

    Resumindo, foi justa a nossa vitória mas por números algo exagerados. O Marítimo não merecia perder por 5-1 face ao que fez. Saúdo o futebol que a equipa madeirense quis praticar no Dragão. Faz não muito tempo, eles vieram ao Dragão jogar à Lito Vidigal e queimar todo o tempo que podiam e sair com uma vitória que não mereciam.

    O que se disse do nosso jogo na generalidade da imprensa de Lisboa foi de rir. É a displicência do Marítimo, é o querer sair a jogar que não se pode fazer contra o FC Porto. Mas mérito nosso? Relevar o bom momento de forma do Taremi? Não senhor. Enfim, nunca mudem!

    Para finalizar, continuo a bater na mesma tecla. Falta um médio criativo a esta equipa. Veremos como iremos jogar em Vizela já com o Otávio de volta. Gostei do Namaso, mas ainda se nota que lhe falta decidir melhor no último terço e não forçar tanto as jogadas. Quase de certeza que será ele o preterido para entrar o baixinho na equipa. Não acredito que venha um lateral direito infelizmente. Só se houver uma oportunidade de negócio. Veremos.

    ResponderEliminar
  25. OLHA O NORTE.
    Equipa B
    Essa de chegarem jogadores novos para equipa B não justifica tudo. Na época passada foi aquilo que se viu. Em todas as épocas nas equipas, entram e saem jogadores novos! olhe por aquilo eu li, no Covilhã este ano entraram 14 caras novas. Diz o treinador do Covilhã, que preparou a equipa para jogar de maneira diferente, mas, marcaram cedo começaram (segundo ele) a defender o resultado para pontuar! diz, fomos felizes, mas o mais importante foram os 3 pontos.
    Não tenho nada contra a pessoa António Folha pelo contrário, como jogador foi grande, mas tenho contra o treinador. O que eu quero é que o FCP B A ou C ganhe. Fico triste se jogar mal e ganhar, mas, mais triste fico é se não ganharem.
    Dou a mão à palmatoria, peço desculpa, se tudo começar a melhorar e ver uma equipa à Porto daqui pra frente...

    ResponderEliminar
  26. O Covilhã salvou-se de descer na disputa com uma equipa da Liga 3, no play-off, baixou os custos nesta época, vai lutar para se manter.
    Dito isto, se é verdade que não é fácil o trabalho do Folha, às vezes os jogadores treinam na A, chegam na véspera dos jogos e o principal objectivo é alimentar a equipa principal e não ganhar títulos, não podemos deixar instalar no escalão imediatamente abaixo do principal, uma cultura de derrota. Ainda é cedo para tirar conclusões, mas não podemos esquecer que as duas últimas épocas foram mazinhas, a penúltima foi desastrosa, salvamo-nos da descida no último jogo. Os jovens crescem melhor e mais saudavelmente, num clima de vitórias, é essa a cultura do FCP.

    ResponderEliminar
  27. "No final, o objetivo é mandar jogadores para a equipa A"
    Não podia concordar mais com o Sr Mário.
    Já disse algumas vezes, o principal e talvez o único objectivo do treinador da equipa b não é colocar a equipa a jogar futebol, é preparar, aqueles que têm capacidade, para um dia poderem jogar na equipa principal, tudo o resto é secundário.
    Se é da necessidade ou estratégia, não sei, a verdade é que desde que o Folha é treinador, vi finalmente a equipa b a funcionar como fornecedor de jogadores á equipa principal, antes, por muito bom resultados que a equipa tinha ou bom futebol, isso não acontecia como agora, era apenas esporádico.
    Não sei se Folha é um bom treinador, mas também não espero que um dia seja promovido a treinador da equipa principal.

    ResponderEliminar
  28. A necessidade aguça o engenho. Não tem nada a ver com o Folha, tudo com a falta de dinheiro e incapacidade para contratar no passado, o SC tem tido a capacidade de aproveitar e valorizar os jovens.

    ResponderEliminar
  29. É verdade Sr Vila, o problema é que se fosse assim, deveríamos estar a lamentar os craques que não aproveitamos no passado, porque preferiamos comprar, e que foram despontar depois noutros clubes. Onde estão eles?

    ResponderEliminar
  30. Relativamente à B creio que o objetivo final é a manutenção e os resultados que permitam tal desiderato. Depois será preparar jogadores, dando -lhes experiência, tanto aos que sobem dos sub 19 como aos que chegam de outras paragens e esquemas táticos para eventualmente servirem a principal equipa, o resto é superficial. Todos nós lembramos do excelente futebol praticado pela equipa da primeira vez que António Folha treinou e não acredito que tenha sido ultrapassado. Não eram os jogadores diferentes? Talvez maior quantidade que tinha ascendido do escalão anterior? Nestes últimos anos não é isso que tem acontecido, onde chegam paletes de jogadores provenientes de todo o lado e que vão competir numa divisão onde a manha e a batota é fundamental.
    Ontem foi mais uma manifestação de futebol cobarde de uma equipa que fazia festa se empatasse mas que ganhou sem saber como.

    ResponderEliminar
  31. Joker, não concordo. Qualquer equipa do FCP, seja em que modalidade for, tem como primeiro objectivo, ganhar. No caso da B, também se junta valorizar, preparar jogadores para equipa principal.

    Pedro, não tenho na cabeça os jogadores que nessa altura saíram e depois afirmaram-se noutros lados - talvez o PO possa ajudar -, mas como futebol não é matemática, e só podemos especular, nunca saberemos o que teria acontecido se tivessem ficado no FCP e com um treinador que apostasse nos jovens.

    ResponderEliminar
  32. Onde estão os Campeões Nacionais da II Liga pelo Porto B, em 2015/16? Desolador... Aí vai:

    Andorinha Granada B.
    Gudiño Atalanta EUA.
    Jorge Fernandes VSC.
    Rafa Soares PAOK.
    V. Garcia Moreirense.
    Chidozie Hadjuk Split.
    Verdasca clube da Polónia.
    Chico Ramos Nacional.
    Pité Mafra.
    Tomàs Podstawski clube do Chipre.
    Fede Varela CSKA da Bulgária.
    Omar Govea Zulte da Bélgica.
    Graça Rio Ave.
    André Silva Leipzig.
    Isamel Diaz (lembram-se?) clube do Equador.
    L. Ruíz Rio Ave.
    Mata clube na Polónia.
    Ruben Macedo Nacional.

    Nesta geração mta promissora de 1995, há 5 nomes que estiveram num Mundial sub 20 em 2015, fomos eliminados nos quartos final pelo finalista Brasil nos penaltis, e eram titulares dessa selecção o Rafa, o Tomás, o Chico Ramos, o Ivo e o André Silva, havia grandes esperanças do FC Porto nesses 5 jovens, infelizmente, apenas o André atingiu um nível superior.

    ResponderEliminar
  33. Mas alguém pode afirmar peremptoriamente que noutra conjuntura e outro treinador alguns dos campeões não se afirmariam? Vitinha, Fábio Vieira, Diogo Costa, João Mário afirmavam-se numa conjuntura que comprava muito e não olhava para a formação e com treinadores que só queriam craques feitos, iam ter o protagonismo que têm tido?

    ResponderEliminar
  34. Caro Sr Vila, as circunstâncias são sempre importantes e é difícil fazer os ses para saber o que poderia ter ou não acontecido.

    O que quero dizer é que o facto de ganhar na equipa b não tornou os jogadores melhores nem mais preparados para o futebol profissional.

    A diferença de opiniões não tem nenhum mal, eu não concordo que na b, o primeiro objectivo é ganhar e depois sim, formar e valorizar jogadores. Na b, ganhar para mim é irrelevante, daí que defenda que o treinador não deva ser avaliado pelos resultados da equipa, mas pelos jogadores que a equipa vai sendo capaz de fornecer ao plantel principal, e repito, nem sei se Folha, enquanto treinador, é bom ou mau no sentido em que estamos habituados.

    A exigência de ganhar, para mim, não se perde ou ganha pelos resultados da equipa b. Penso que para muitos dos que vêm da formação até é bom este choque face às facilidades que tinham anteriormente.

    ResponderEliminar
  35. Na minha opinião, nas últimas 3 temporadas (incluindo esta), o Porto B não tem tido planteis consistentes, constantes, e regulares, isto é, tem havido uma desconjuntura na formação dos planteis da B, nomeadamente o núcleo duro de 14/15 jogadores, habitualmente, 5 são oriundos da Formação, são sub 19 ou sub 20 (com alguma imaturidade competitiva), depois há 5 jovens mt promissores e mais velhos, e que andam a transitar entre a B e a A, finalmente juntam-se mais meia dúzia de estrangeiros que precisam de um processo de adaptação, e alguns é mt questionável a sua qualidade.

    Para agravar este cenário, aquela que deveria ser a base desse plantel, os jovens que chegam da equipa Sub 19, na temporada 2020/21 não tiveram competição, porque não se disputaram os Campeonatos Nacionais de júniores (pandemia), como já defendi aqui, nessa temporada 20/21, o FC Porto deveria ter formado uma equipa, e competido na Liga Revelação, e colocar esses miudos SUB 19 nessa equipa sub 23, porque lhes daria competição, e acelerava o processo de maturação desses jovens que não competiram.

    Não vi o FC Porto B/Covilhâ, e quando não vejo, não opino, apenas fazia zapping para saber o resultado, porque em simultaneo estava a ser transmitido o Braga Sporting, e vi esse jogo.

    A propósito desse Braga Sporting, o Braga continua mt competitivo, mesmo perdendo o Horta (com uma dupla de pontas que vai causar estragos, o Vitinha e o Banza), vi um jogo à inglesa, com muitas oportunidades, muitos golos, e incerteza no resultado final, vi um jogo sempre "rasgadinho", isto quando a SportTv perdeu a melhor Liga do Mundo (a Premier), vá lá, ofereceram ao consumidor um bom jogo. Mas também vos confesso, como adepto do FC Porto, não gostava de ver um jogo daqueles da minha equipa em modo "eletrocardiograma nervoso".

    Só uma notinha final, é dos livros, não se deve mexer na defesa e no meio campo, só por extrema necessidade (lesões), ou para proceder a pequenos reajustes. O que fez o Gastão, o tal "novo Mourinho" em Braga? Jogou sempre com uma defesa a 5, mas, começou com Porro lateral direito (terminou o Esgaio), na lateral esquerda começou o Nuno Santos (terminou o Matheus Reis), o central da direita começou o Inácio (terminou o St Juste), o central da esquerda começou o Matheus Reis (terminou o Inácio), só o Coates manteve a mesma posição todo o jogo, foi sempre o central do meio.

    Aliás, suspeito que com estas mudanças todas, até os jogadores ficaram "confúcios", há um lance caricato, o Porro é substituido pelo Esgaio, e estava a sair pela linha lateral, o Ádan numa reposição de bola em jogo, vê o Porro na direita, e joga a bola para ele, o Porro encolhe os ombros, como quem diz, já não estou em jogo, e bola fora, lançamento para o Braga ...Como se essas mudanças todas não chegassem, ainda tirou o 6 Morita, e entrou o 6 Ugarte, foi portanto a versão professor Pardal do Gastão que apareceu em Braga, o meu desejo é que também invente no Dragão no próximo dia 20 de agosto!

    ResponderEliminar
  36. Mas, talvez o facto de nem sequer se olhar para a equipa B, é que fez com que essa equipa fosse campeã porque manteve o plantel certinho, trabalhou como uma verdadeira equipa.

    Isso não retira a responsabilidade de entrar sempre para ganhar porque jogar no FCP também implica isso mesmo. Agora, por exemplo, não faz sentido montar uma equipa resultadista só para ganhar o campeonato. Temos que tentar jogar um futebol olhos nos olhos, mesmo sabendo que pode não ser esse o melhor caminho para ganhar mas sim o melhor caminho para formar.

    DVP esta é uma das poucas vezes que discordo consigo. A equipa B terá que ter como principal objetivo servir a equipa A, nem que numa época aproveitemos apenas um ou dois jogadores. Se for campeã e não se aproveitar nenhum, então é um mau trabalho. Na altura, aproveitamos e bem, o André Silva.

    Claro que temos que ganhar jogos para fazer um campeonato equilibrado e permitir ao treinador continuar a pensar em formar em vez de ter que pensar apenas em resultados para se safar da descida.

    ResponderEliminar
  37. Mário, como disse num comentário, os contextos às vezes fazem a diferença.

    Pedro Ramos, não sei se me expliquei mal, mas se é óbvio que formar e preparar deve o principal objectivo da formação, incluindo a equipa B, a ganhar tende tudo a ser mais fácil.
    Não me esqueço e já referi no blog, uma das mais fracas equipas de juniores deu um dos melhores centrais do mundo, Ricardo Carvalho

    ResponderEliminar
  38. E porque no último fim de semana, se deu o pontapé de saída do Campeonato nº 89 disputado em Portugal, vou deixar alguns números.

    O FC Porto disputou 2501 jogos na I Divisão.

    Somou 1673 vitórias, 451 empates, e 377 derrotas, na I Divisão.

    O FC Porto marcou 5559 golos, e sofreu 2201 golos na I Divisão.

    Melhor classificação: Campeão por 30 X.

    Pior classificação: 9º lugar em 1969/70.

    Jogador do FC Porto com mais jogos na I Divisão: João Pinto 407 jogos.

    Jogador do FC Porto com mais golos marcados na I Divisão: Gomes 288 golos.

    Treinador do FC Porto, com mais jogos na I Divisão: Pedroto 236 jogos.
    (Sérgio Conceição soma 171 jogos no banco do FC Porto na I Divisão ou I Liga, está a 65 jogos de igualar Pedroto, para o ultrapassar, terá se treinar o FC Porto neste campeonato, e no próximo, recordo, termina contrato em 2023/24).

    Qual o FC Porto mais concretizador na I Divisão: 88 golos marcados em 38 jornadas, na temporada 1987/88, foi o Porto de Ivic, curiosamente um treinador ultra-defensivo.

    Qual o FC Porto com a defesa menos batida na I Divisão: Foram dois, 1979/80, e 1983/84, dois Portos de Pedroto, ambos sofreram apenas 9 golos em 30 jornadas, nos dois Campeonatos o FC Porto foi vice_campeão, e contrariou aquela velha máxima: "Uma boa defesa ganha campeonatos".

    ResponderEliminar
  39. Boas.
    Então a Sport tv perdeu a liga inglesa para a Eleven? E continuam a exigir 25 eur por mes? 😀

    Estive a ver a Eleven, 15.99 eur por um mês e tens liga inglesa, espanhola e liga dos campeões?

    Bem, quando a sport tv perder os direitos do campeonato português, extinguir se a.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  40. Vila Pouca, o Sérgio lançou os três Diogos (Costa, Dalot, e o Leite), o João Mário, Vitinha, Romário, ou os Fábios (o Silva e o Vieira), e o Francisco, mas lançou-os por convicção, ou por mera necessidade, porque não tinha jogadores feitos?

    Queres a minha opinião? Foi mesmo por necessidade, mas também assente na convicção da qualidade daqueles jovens.

    Em Portugal há fenómenos interessantes, em 1989, a Selecção sub 20, foi Campeão Mundial, pós esse Mundial, quantos jovens foram lançados no FC Porto oriundos da formação? Baía, F Couto, Jorge Costa, Morgado, Rui Filipe, Secretário, Jorge Couto, Folha, Toni Gama, ou Domingos (faltam alguns).

    O FC Porto venceu a Youth League em 2018/19 , quantos jovens foram lançados na 1ª Equipa do FC Porto depois daquele título Europeu: Diogo Costa, Tomás, Diogo Leite, Vitinha, Romário, Fábio Vieira, João Mário, Fábio Silva, Gonçalo Borges, Meixedo, ou o Francisco (este não esteve naquela equipa) ...

    Estes dois fenómenos, são curiosos, não são?

    ResponderEliminar
  41. Boa tarde

    "Abraham Marcus ´esquecido´ no escritório" alguém sabe se esta notícia da Queimada tem algum fundo de verdade?

    ResponderEliminar
  42. O principal algodão é mesmo o mercado e a carreira dos jogadores. O Vitinha e o Fábio não precisaram de jogar muitos jogos nem do Jorge Mendes para sairem. O Diogo Costa até me podia ter a mim como empresário. O Diogo Leite, quando teve oportunidade não conseguiu. O Chidozie e o Baró foram muito elogiados pela sua prestação na Luz e depois por uma razão ou por outra não deram continuidade.

    Vi alguns jogos do Peglow o ano passado e apesar se não ter sido um jogador regular, eu via um jogador com capacidade para chegar lá acima. Mais que alguns que lá ficaram mas também sei que tinha uma cláusula algo elevada. Mas se tivesse essa responsabilidade, não o perdia de vista.

    Não querendo chover no molhado. Deixemos o Folha trabalhar, ainda vamos na primeira jornada. Parece-me que temos todas as condições para virem mais jogadores para a equipa A mas temos que ter paciência. Não podemos é esperar uma geração, em que quase todos os onze, tenham capacidade para chegar à equipa A. Isso só acontece às vezes.

    ResponderEliminar
  43. "Vi alguns jogos do Peglow o ano passado e apesar se não ter sido um jogador regular, eu via um jogador com capacidade para chegar lá acima"

    Não era dificil mprognosticar talento no Peglow, afinal foi Campeão Mundial sub 17 em 2019, e esse Brasil tinha este tridente ofensivo titular: Veron, Kaio Jorge (Juventus), e o Peglow, acresce que, o Peglow foi habitual titular no vice campeão Internacional 2021, Brasileirão perdido em casa, com um empate a zero com o Corinthians na última jornada (vi esse jogo dramático, com o Flamengo noutro Estádio, á espera que o Internacional/Corinthians terminasse, para ser campeão), um jogo decisivo, e em que o Peglow jogou. No Porto B 21/22, havia Gonçalo, Varela, e o Peglow era a 3ª opção, porque tinha uma clausula de 5 M€, e por isso mesmo, nunca lhe foi dada essa regularidade, a prioridade era fazer crescer o Gonçalo.

    Na minha opinião, sabem qual foi o melhor modelo formativo do FC Porto? Situa-se ali no final da década de 80, inicio da década de 90, três clubes satelites, primeiro o Famalicão, depois o Gil, e finalmente o Tirsense, todos subiram à I Divisão, com uma dezena de jogadores formados no FC Porto, na temporada seguinte, esses jovens fizeram estreia na I Divisão, o Treinador era o Rodolfo, que esteve naqueles três clubes, Rodolfo que tinha sido treinador dos juniores do FC Porto durante 3/4 anos. Esse projeto vai terminar no Rio Ave, já com o Inácio (também ex treinador dos juniores do FC Porto), mas esse Rio Ave não foi promovido, mas também recebeu uma dúzia de jovens formados no FC Porto. Vou elencar nomes que estiveram naquele projeto, e posteriormente regressaram ao FCP: F Couto, Jorge Couto, Rui Filipe, Secretário, Agostinho Caetano, Folha, Rui Jorge, Jorge Silva (G Redes), Morgado, Tulipa, Bino, Paulo Alves (este não regressou mas foi Internacional A), e muitos mais.

    Vila Pouca, tu lembraste com certeza desse modelo formativo com aqueles clubes satelites, e os treinadores respetivos, ambos ligados ao FC Porto!

    ResponderEliminar
  44. Lembro-me dos tempos de Artur Baeta, Pavão, Lázaro, Rendeiro, etc., dos tempos do António Feliciano, Gomes, Rodolfo, Oliveira, João Pinto, Jaime Magalhães, Semedo, da do Costa Soares, também excelente e por quem passou também essa geração que referiste. Sempre tivemos grandes equipas na formação, embora com menos meios. Havia o campo de treinos das Antas quase sempre cheio e com um ambiente que nada tem a ver com o Olival - raramente enche - ou o Jorge Sampaio.

    ResponderEliminar
  45. Gostava que o porto contratasse o dodot do shakthar - lateral direito. Fala se no julien araujo...sinceramente nao conheço, joga na liga americana.

    ResponderEliminar
  46. Baeta e Feliciano, já é quase pré-história da formação do FC Porto, isso foi há mais de 50 anos. Por exemplo, o Pavão e o Rendeiro, ambos de Chaves, chegam ao FC Porto, via António Feliciano, sabias? O AF treinou o Desportivo em meados da década de 60, e no D Chaves também terminou a sua carreira de futebolista (uma das Torres de Belém, foi Campeão naquele Belém na década de 40), aliás, depois de deixar a formação do FC Porto, radicou-se mesmo em Chaves, ou em Orense.

    ResponderEliminar
  47. Paulo, mas a equipa B está precisamente a fazer o que faziam essas equipas satélite, até porque como sabe, os empréstimos são limitados.

    Claro que depois a equipa não pode subir mas aí cabe ao FCP filtrar os jogadores que sobem à equipa A, os que se devem manter na B e alguns que devam subir ao patamar intermédio, integrando uma outra equipa da primeira liga.

    Eu não tenho a curiosidade de ir verificar o percurso dos jogadores quando chegam ao FCP. No caso do Peglow o que me chamou mesmo a atenção foram as suas prestações na equipa B e parecer-me um brasileiro bom de bola mas já com um espirito de luta, muito mais europeu que a maior parte dos seus compatriotas. Eu via ali um possivel sucessor deste Pêpê.

    ResponderEliminar
  48. De facto o FCPorto por culpa de quem o dirige é motivo de chacota geral. Então um jogador não é inscrito porque um administrador pago a peso de ouro se esquece do processo na gaveta e vai de férias nas calmas? E não é chamado à responsabilidade? De facto espero que em 2024 a vassoura funcione e corra com estes incompetentes que se julgam donos do clube. E nós sócios fazemo-nos de mortos? Ah espera agora me lembro fazemos como o presidente.

    ResponderEliminar
  49. Quando se entrava nas Antas, havia, num mesmo espaço, o Estádio, a pista de Ciclismo e Atletismo, o campo de treinos e respetiva bancada, o pavilhão de treinos, piscina e o Pavilhão Americo de Sá...
    Um complexo desportivo variado, eclético, concentrado, onde se podia passar um sábado e um domingo animado, com imensa gente e sempre com atividades.
    A extinção de modalidades e a dispersão de instalações, tirou muito do que era o FCP, a meu ver...

    ResponderEliminar
  50. Vila pouca pelo que dizem vamos ter lateral direito Julian Araújo!
    Faz lembrar o Porro.

    ResponderEliminar
  51. OLHA O NORTE.
    HÁ FESTA NA MOURARIA.
    O Mundo Lampiónico da CS lisboeta, está viver momentos de grande euforia, deixaram de ser cabeçudos para serem fogateiros, lançam os foguetes e apanham as canas. Sempre a ganhar, vão arrasar tudo que lhes aparecer pela frente.
    Mais um grande investimento de milhões, mas desta vez é para levar a sério. Agora, não vai ser possível mais audiência para os outros a não ser para os Gloriosos matraquilhos do Regime.

    ResponderEliminar
  52. Lamachã, quem parece estar em grande é o Alexsandro...

    ResponderEliminar
  53. OLHA O NORTE.
    QUE TORTURA srs ouvintes.
    Ainda andam nos playoff mas os Schmidts & Compª já são os maiores de Portugal e alem fronteiras. É com esta pobreza de CS, que temos que levar todos os dias e a todas as horas. Confundem a fome com a vontade de comer porque estão em jejum e nem migalhas comem! sei lá eu, à quanto tempo...


    Sem cores clubísticas.
    O meu pesar a toda a família pela morte do pequeno grande jogador português F Chalana.

    VAMOS Á LUTA COM O QUE TEMOS.
    Tem sido sempre assim todos os anos, todas as épocas. Não há dinheiro!... "Só faz falta quem lá está, para ser novamente campeões".



    ResponderEliminar
  54. No dia em que o Conselho de Disciplina da FPF emitiu uma nota a dar conta da prescrição de 13 processos contra o Benfica, os mesmos incidiam sobre o apoio ilegal do Benfica dado a claques, e interdição respetiva, porém, no mesmo dia, e já à noite, os “No Name Boys” juntaram-se a adeptos do Hajduk Split, e semearam o pânico em Guimarães ...

    Ninguém conseguirá demitir, expulsar, enxotar ou desterrar, o Ricardo Costa de saias do CD da FPF? Isto é uma pouca VERGONHA!

    ResponderEliminar
  55. Mas ainda há dúvidas que o SLB é o clube português mais protegido pelas autoridades e Comunicação Social? Como bem frisou o Paulo Oliveira, no mesmo dia que se sabe da prescrição de vários processos por causa da claque ilegal apoiada pelo clube do regime, há um episódio lamentável nas ruas de Guimarães onde vários hooligans croatas com o apoio de alguns portugueses ligados aos NN vão tentar bater em pessoas que estavam na rua sem chatear ninguém e onde havia famílias com crianças. E agora vão-me dizer que esses mesmos portugueses eram adeptos do FCP, do SCP ou do Braga? Há uma claque ilegal chamada No Name Boys que tem laços com estes hooligans croatas. Há imagens na net das duas claques juntas, prints no facebook de adeptos do SLB a dizer "Todos os caminhos vão dar a Guimarães" e "No Name em peso em Guimarães". Vi até uma foto de um adepto croata a elevar uma camisola do SLB. Imagino se isto fosse com alguma claque amiga dos Super Dragões ou se isto fosse com adeptos do FCP. A CS pegava fogo, eram diretos atrás de diretos. O Macaco era tema central de conversa na CMTV durante as próximas semanas. Onde está o Rui Santos? Onde está o Delgado? O Serpa? O Manteigas? O Vilar? Ninguém sabe deles, vão-se calar que nem ratos como são ou separar as águas dizendo que o SLB não tem nada a ver com o sucedido e lavam as mãos como se este clube não anda há anos a apoiar esta claque fornecendo transportes e bilhetes como foi revelado nos emails. Isto é que o nosso clube tem de denunciar bem alto e não deixar isto cair no esquecimento. Se fosse ao contrário iam-nos fazer bem pior.

    ResponderEliminar
  56. Pela 1ª vez vi um jogo de André Almeida onde a minha atenção foi só para ele.

    É de longe o melhor jogador do Vitória, que me parece ter uma equipa fraca, no entanto foi ele que pegou no jogo e lhe dava ritmos. Tem boa técnica, passe longo e curto, é tao comprometido com o processo defensivo como o ofensivo, mas se calhar por estar habituado a ver 11 ou 16 fórmulas 1 aos fins de semana, achei o jogo do Vitória ao ritmo das trotinetes.

    Que o rapaz tem talento, tem, que tem um estilo de jogo apreciado por SC, tambem tem, agora se tem motor para meter a 6ª não sei. Se Sergio o quer é por que acha que sim

    Vamos esperar para ver o desfecho da novela.

    ResponderEliminar
  57. Depois de tudo que se passou em Guimarães com os adeptos croatas e os seus amigos dos NN, a pocilga do Record tinha de arranjar maneira de meter o FCP ao barulho. Então, foram os SD que, dizem eles, metendo o alegadamente para evitar problemas, vandalizaram carrinhas que transportaram adeptos do Hajduk e estavam estacionadas na Trofa. Continuam fiéis aquilo que sempre foram desde o tempo de Cartaxana e João Marcelino, uma pocilga mal cheirosa.

    ResponderEliminar
  58. Jocker azul é engraçado que no passado domingo fui ver ao vivo o chaves Guimarães e a conclusão que eu tenho sobre o André Almeida é exactamente a mesma, ou seja é um jogador lento na execução e joga para os lados dificilmente se vê a fazer um passe de risco.
    Obviamente que é jovem e caso vá para o fc porto pode crescer nesse capítulo mas neste momento no atual contexto nem convocado era.
    Também acrescento se o SC o quisesse ou melhor dizendo se fosse primeira opção ja estaria contratado digo eu... Eu se fosse em Janeiro fechava com ele, não entrava em loucuras, neste momento 3m€ é bem pago pela totalidade do passe, acima disso é uma "estupidez"
    Eu acho que a camisola 10 tem destinatário e hoje pode ser decisivo caso o Atlético mineiro seja eliminado da libertadores, estou a falar do ZARACHO, como já disse aqui o ZARACHO seria para substituir o Otávio, e este último irá substituir o vitinha.
    Lateral direito que se fala o tal Julian Araújo ao que se diz que é um aproveitamento os midia Méxicano para o promover, pois oxalá que venha faz me Lembrar na forma de jogar o porro do Sporting
    Por fim a baliza, se o SC quer o guarda redes do Famalicão, propor um empréstimo de 1 ano com opção de compra obrigatória daqui um ano, porque daqui um 1 ano o Diogo vai se embora já teríamos alguém para o substituir e já com um ano de casa

    ResponderEliminar
  59. Jocker azul,

    Também vi o VSC/Hadjuk, e ouvi a claque do Vitória a entoar de forma bem sonora, aquele cântico dos SD (os filhos da truta), o tal cântico que provocou os castigos aos jogadores do FC Porto, será que também eram os SD que estavam no Estádio do Vitória ontem?

    Subscrevo Jocker, o André é o melhor jogador do Vitória, mas o VSC joga num meio campo a 3, num 4-3-3 bem declarado, com um nº6, e dois médios interiores, sendo o AA habitualmente o médio interior direito. Pode o André fazer a posição nº8 no FC Porto que o obrigaria, a uma grande exigência fisica/tática? Pode, mas iria demorar algum tempo, até estar preparado. Recordo que o André Franco joga como médio interior direito (sendo canhoto), fará sentido o FCP contratar outro médio interior direito? Não me parece.

    Quantos médios temos atualmente neste plantel? São 6, Uribe, Grujic, Otávio, Eustáquio, Bruno e Franco (não incluo os jovens Folha, e o Vasco). Qual o perfil de médio que nos falta? Um médio box to box, que ande acima e abaixo, um transportador, com dimensão fisica e atlética, também com chegada. Por exemplo o Xeka, já não é um jovem, mas tem 5 anos de Liga francesa, jogou Champions, já tem maturidade, e não precisa de um processo de aprendizagem para jogar na posição 8, fisicamente é poderoso, anda acima e abaixo, tem golo, é português, e conhece a nossa Liga. Porém, o Xeka está a "custo zero", anda há 2/3 meses para casar, tem interessados, mas a coisa não ata, nem desata. Ou então, eventualmente no fecho do mercado, pode jogar um nº8, um "Grujic" emprestado, com opção de compra facultativa, foi assim nesses moldes que chegou o nº 6 Grujic em 2020. Um médio sul-americano jovem, argentino? Não me parece, já investimos neste mercado cerca de 47 M€ (juntado os 9+4 M€ do Grujic e do Eustáquio), e depois esse jovem precisaria de algum tempo para encaixar, com o Sérgio, estaria pronto daqui a 6/7 meses. Portanto, não descarto a possibilidade de não entrar mais nenhum médio.

    Na lateral direita, recordo que na temporada passada, fizemos a 2ª volta, e a Liga Europa, apenas com o João Mário, e as adaptações do Bruno, ou do Pepê. O Manafá dentro de dois meses regressa, e o Rodrigo poderá ser a alternativa direta ao João Mário, e vou mais longe, defensivamente, confio mais no Rodrigo, do que propriamente no Wendell (repito, no processo defensivo). Não me parece que seja contratado um lateral.

    Finalmente a baliza, agora temos essa tara de o plantel contar com 4 guarda-redes, neste momento temos três (eu, não vejo necessidade de contratar mais um guarda redes, mas o Sérgio quer 4...), provavelmente o Samuel Portugal será emprestado ao FC Porto.

    Concluindo, quando faltam 3 semanas para fechar o mercado, e na minha opinião, pode entrar, um, ou talvez 2 jogadores no plantel do FC Porto, um guarda redes quase de certeza (provavelmente emprestado), e eventualmente um nº 8, mas num negócio ou empréstimo de oportunidade, mas sublinho, esse médio terá de ser diferente dos 6 médios que o FC Porto já tem no seu plantel, não precisamos de um nº6, nem de um nº10, precisamos de um 8!

    ResponderEliminar
  60. Lamachã, mas vem o nº8 Zaracho (não era teimosamente um nº8?), ou vem o nº 10 Zaracho? Depois, pela tua leitura, com a suposta chegada do Zaracho, terias de proceder a duas alterações, primeiro, à passagem do Otávio para o corredor central (para fazer de Vitinha), e encaixar e adaptar o Zaracho à direita, e sem pré-temporada, isto num sector onde se ganham, e perdem jogos, um meio campo não é um puzzle, onde apenas se encaixam peças, e então com o Sérgio...

    Também te recordo que o A. Mineiro, é um dos clubes financeiramente mais poderosos do Brasil, só contratas o criativo Zaracho que joga no corredor direito, num intervalo entre os 15/20 M€, e temos "cabedal" para isso? É que já investimos neste mercado 47 M€...

    Se conheces verdadeiramente as movimentações ou o posicionamento do Zaracho, pergunto-te, é muito diferente do André Franco? Ou é muito melhor, porque é argentino, e tem um nome mais apelativo?

    ResponderEliminar
  61. OLHA O NORTE.
    UM PAÍS SEM AUTORIDADE VERGADO A UM CLUBE.
    Este país está a ficar tão nojento, que tudo isto que se passou em Guimarães é prova que a justiça a autoridade não funciona porque alguém não quer. O futebol está minado, há um clube que tem a proteção da CS da Justiça e dos políticos faz tudo o que quer a seu belo prazer e nada lhes acontece. O CD da FPF chefiado por aquela fulana vermelha é uma vergonha, esta sra tem todo o apoio dessa personagem que é presidente da FPF (espero que este sr quando acabar o mandato seja proibido de entrar no Dragão). Pena tenho que o FCP não se possa mudar para outro campeonato, fora deste país que não tem justiça nem autoridade.
    Eu de políticos, desses grupelhos, já nem quero ouvir falar, Portugal merecia melhor gente. Não gosto de ditadores, mas também não gosto anarquismo! desculpem o desabafo.
    Pelos vistos, depois de tudo que se passou com aqueles vandalhos croatas e NN ligados por vias e travessas ao Clube do regime, algum lixo de CS centralista está a tentar meter o FCP ao barulho! gente mais rasteira como esta, não há...

    ResponderEliminar
  62. PT, vamos la ver eu já ando aqui há uns anos......e como todo o respeito tenho olhos na cara para opinar sobre o que eu acho que é o melhor, isto não quer dizer que o treinador do fc porto acha igual como também tu, podes ou não achar.
    Em relação ao Zaracho o que eu acho poderia ser uma adaptação feliz no lugar do vitinha (também achavas que o joão mário poderia ser lateral direito? ou que o otávio poderia ser um jogador que pode fazer todas as posições do meio campo? também achavas que o Pepê poderia jogar a lateral direito!!!????
    Pois...., eu acho que o zaracho poderia jogar no lugar do vitinha!
    Agora o sergio conceição tem dado sinais na pré-epoca que o otavio poderia jogar a meio campo juntamente com o Uribe.....por isso é que toda a gente fala nisso e daí eu achar que o zaracho na perspetiva do treinador sergio conceição é um jogador que pisa e faz movimentos parecido com os do otavio no porto do ano passado ao contrário de outros jogadores que se fala por ai nomeadamente alcaraz ou o proprio André almeida (acho com pouca intensidade quer para o lugar do "Vitinha" quer para o lugar do "Otávio"), o próprio Xeka jogador que acho parecido com o Grujic com vantagem de jogar a central, PT (vai a tua encyclopedia e vai ver se não jogou no lille a central nas ausencias).

    ResponderEliminar
  63. Na minha opiniao so falta um numero oito (mas que seja bife...)... .

    ResponderEliminar
  64. O andre almeida parece me fraquinho... .

    ResponderEliminar
  65. Blogger dragao vila pouca disse...
    Lamachã, quem parece estar em grande é o Alexsandro...

    9 de agosto de 2022 às 21:46
    Blogger LAMACHA disse...
    Pois... Não me deram ouvidos. 🤣


    Quem, como eu, é um sócio e amante do GD Chaves, sabe, porque acompanhou todos os jogos do Alexsandro, que ali está uma certeza. Não um diamante por lapidar, apensar dos seus 23 anos mas uma certeza. Quem entra de caras numa equipa candidata á subida numa ultracompetitiva 2.ª Liga aos 22 anos, faz 34 jogos sem um único erro, faz cortes (quase) impossíveis, lidera aquela defesa e aquela equipa da forma tão categórica tem de saber que ali está um grande. Acompanhei Eustáquio e sabia que era um jogador para outros voos mas não punha as mãos no fogo por ele num grande como o FCP.
    Alexsandro sim, punha as mãos no lume por ele no FCP. E mais, a titular e a ser vendido por muitos milhões.
    2 milhões de euros (para o Lille) foi de borla.....

    ResponderEliminar
  66. Lamachã, eu vi 3/4 jogos do Zaracho no canal 11 (ontem não vi, jogo transmitido mt tarde pela SportTv), e o Zaracho é um criativo que joga na direita, dito de outra forma, está mt próximo do Otávio, porque também é agressivo, mas não é um nº 8, no A. Mineiro nunca foi um 8, o nº8 do A. Mineiro é o Nacho Fernández que por acaso também é argentino.

    Lamachâ, se precisamos de um nº8, vamos investir 15/20 M€, para adaptar o Zaracho à posição 8? Isso faz algum sentido?

    Adaptações de laterais? Extremos que baixaram para laterais, quantos queres? Ricardo Pereira, o Miguel (foi o falecido Chalana que o colocou na lateral direita), Coentrão, ou o Vieirinha, estão aqui 4 Internacionais A. O João Mário há dois anos na Luz (empate a um golo, o João Mário assistiu para o Uribe marcar e empatar), fez uma 2ª parte soberba como lateral, e prognostiquei então aqui que poderia estar ali um bom lateral (velocidade e capacidade técnica), e que não passaria de um razoável extremo (vai ao arquivo deste blog, e podes reler a minha opinião já com 2 anos).

    Quanto ao Xeka, ser 6 ou central, os gajos do TM não se enganam, posição principal: Médio centro, posição secundária: Médio defensivo ou médio esquerdo. O Xeka na Ligue 1, fez 9 golos, e juntou 9 assistências, para um central, ou trinco, não está mal... podes ver aqui:
    https://www.transfermarkt.pt/xeka/profil/spieler/290256

    Lamachã, conheces o criativo ou nº8 Nikola Vlasic? O West Ham emprestou-o ao Torino de Itália, um médio com mt golo, o que também preconizei no meu comentário às 9:42, era um empréstimo sem opção de compra obrigatória, de um nº8, tal como fizemos há 2 anos com o nº6 Grujic!

    ResponderEliminar
  67. PT vou te lançar um nome de um jogador muito apreciado pelo Sérgio, um 8 box to box, experiente do nosso campeonato e provavelmente viria barato, e não te admires nos últimos dias de mercado, caso o fc porto não consiga ninguém, o nome dele seja uma realidade FRANSERGIO!

    ResponderEliminar
  68. Sobre o Alexsandro, segundo uma fonte mal informada, não foi pelo preço nem pela qualidade do jogador que não veio. Não me perguntem porque foi, não quero especular.

    Lamachã, então íamos buscar um jogador de 30 anos? De certeza que não é por aí. Ou encontramos a solução que pretendemos ou não vem ninguém.

    ResponderEliminar
  69. OLHA O NORTE.
    A BOLHA DA QUEIMADA, NADA, SOBRE OS VANDALOS NN!
    Nada de admirar deste pasquim vermelho! o tal manteigas rançoso & Compª e a outra CS da capital do Império pouco ou nada dizem! há que proteger o Clube que alimenta esta cambada de vândalos.
    Segundo o JN os Vândalos estavam preparados para ir para a Ribeira vandalizar e agredir portistas! não sei se não lhes saía o tiro pela culatra. As camionetas alugadas que os transportou, era de empresa de um benfiquista, pura coincidência!...
    Não me vou alongar mais, só dizer, que este país parece, ou é, um paraíso para criminosos...

    ResponderEliminar
  70. Boas,
    nós já gastamos a volta de, 47m segundo o PO? As vendas e não estou a incluir o Diaz, andará a volta dos 80m, agora deste valor é preciso descontar comissões, etc, quanto entrou no clube?

    Dá para ver que, entre o que entrou e o que se já gastou, a margem é pouca.

    E depois também há um outro detalhe, que nestes comentários a maioria se esquece completamente, a situação financeira atual do clube. E eu tenho isso sempre presente.

    Dar agora 20m por um médio, desculpem, é a loucura total. E há um outro pormenor que ninguém fala, vamos acertar nas compras todas? Tudo o que já compramos e ainda vamos comprar, acertaremos em cheio. Será mesmo assim? A realidade diz nos precisamente o contrário.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  71. Hoje o Delgado escreveu sobre hooliganismo, e foi incapaz de responder às suas próprias perguntas, "portugueses associados aquela claque do Hadjuk?..." "Há uma claque de um clube português, associado á claque croata?", um Delgado inapto e incapacitado, foi incapaz de associar a coisa aos NN, o nome Benfica ficou isentado naquele episódio de hooliganismo...

    Mas, ironia do destino, vou "aspar" o que comentei aqui:
    "No dia em que o Conselho de Disciplina da FPF emitiu uma nota a dar conta da prescrição de 13 processos contra o Benfica, os mesmos incidiam sobre o apoio ilegal do Benfica dado a claques, e interdição respetiva, porém, no mesmo dia, e já à noite, os “No Name Boys” juntaram-se a adeptos do Hajduk Split, e semearam o pânico em Guimarães ..."

    Mas é curioso, o Delgado tão preocupado com o hooliganismo, não teve a perícia, ou a destreza de cruzar a prescrição daqueles processos contra o Benfica (e as suas claques ilegais), por parte do CD da FPF, para, no mesmo dia (ou noite), todos assistirmos a um ataque animalesco por parte da claque do Hadjuk, com o apoio e intervenção direta de uma "claque portuguesa" que, o Delgado foi incapaz de identificar.

    Ai se fossem os "porcos feios e maus, lá de cima", a narrativa do propagandista Delgado seria tão distinta, pobre "jornalismo"!

    ResponderEliminar
  72. "nós já gastamos a volta de, 47m segundo o PO? As vendas e não estou a incluir o Diaz, andará a volta dos 80m, agora deste valor é preciso descontar comissões, etc, quanto entrou no clube?"

    3asifa, segundo o Transfermarkt, o FC Porto já encaixou 86 M€ com transferências (sem o Diaz), e investiu 47 M€ com contratações (incluindo o Grujic, Eustáquio e o Marcelo). Portanto, temos um saldo positivo bruto de 39 M€ na "balança comercial".

    Se juntarmos os cerca de 39 M€ pela presença na Champions, o FC Porto nessas duas rúbricas, saldo da "balança comercial" (compras/vendas) + Champions, o FC Porto já encaixou 78 M€ (mas se atingirmos os oitavos da Champions, encaixamos entre os 15/18 M€), recordo que o FC Porto, tem um orçamento de 90 M€ para o Futebol profissional, isto é, eu, em modo "merceeiro de Coimbrões", com o lápis atrás da orelha, afirmo que a coisa está equilibrada, e não vamos andar em janeiro com as calças na mão, com a necessidade imperiosa de vender!

    ResponderEliminar
  73. Malta não sei se vem, que é o tal que o Sérgio gosta sobre isso não tenho duvidas, jovem, com boa escola PSG e com 2 empréstimos em clube com boa aceitação LE HAVRE e DIJON. Estou a falar de
    EBIMBE.
    Claro que não é um vitinha tem caraterísticas completamente diferentes, mais fisico, faz lembrar o que foi para o real madrid Tchouameni.
    Acredito que o Sérgio faria dele um jogador à porto
    O psg não conta com ele pode ser uma oportunidade boa para adquiri lo.

    ResponderEliminar
  74. O fransergio era uma boa hipotese se nao tivesse quase 32 anos

    ResponderEliminar
  75. Quando faltam cerca de três semanas para encerrar o mercado, pelos sinais que vão surgindo, o FC Porto não vai proceder a muitas alterações no seu plantel, deve entrar um guarda redes (o Sérgio gosta de trabalhar com 4, e temos 3), e pode, ou não chegar um nº8. Portanto, podem chegar 2 novos jogadores, já no sentido inverso, e como temos 4 pontas, o Andrade está na porta de saída, já o Bruno Costa, se o nº8 chegar, pouco espaço terá, um encaixe entre os 3/4 M€ com o BC, não será de desprezar.

    Posso ser diretor desportivo de bancada? Então, se me permitem, se já encaixamos cerca de 86 M€, e já investimos 47M€ em contratações (juntando o Grujic, o Eustáquio e o Marcelo), e como a "balança comercial" deve estar sólida, a frugalidade também é boa conselheira, e incentiva as oportunidades de negócio.

    Precisamos de um guarda redes, e de um nº8, ora vamos a isso, porque aqui na net tudo se torna mais fácil, quer a contratar, ou a vender. Samuel Portugal, guarda redes do Portimão, um empréstimo, e na troca levam o emprestado Nakajima (temos de assumir esta perda financeira), baliza resolvida. Posição 8, como ontem referi, via com bons olhos a contratação do Xeka que tem 27 anos (contratação puramente desportiva), português, 5 anos de Ligue 1, Campeão francês, jogou Champions, tem dimensão fisica e atlética, tem chegada, técnicamente razoável, um perfil tão do agrado do Sérgio, está a "custo zero", e temos também o programa "regressar".

    Vamos agora organizar o plantel de forma sectorial:

    G Redes 4 Diogo, Claúdio, Samuel Portugal e Meixedo.

    Laterais 5: João Mário, Rodrigo, Zaidu, Wendell e Manafá (lesionado).

    Centrais 5: Pepe, Marcano, David Carmo, Fábio Cardoso e Marcelo.

    Médios 6: Uribe, Grujic, Eustáquio, Xeka, Otávio e André Franco.
    (4 animais competitivos, ou 4 ladrões de bola: Uribe, Grujic, Xeka e Eustáquio, e 2 criativos: Otávio e Franco, um meio campo sem o perfume do Vitinha, mas super competitivo, com muitas soluções, e os 4 primeiros com uma grande dimensão fisica e atlética, e nada pecos técnicamente).

    Extremos 4: Pepê, Veron, Galeno e Gonçalo.

    Pontas 4: Taremi, Evanilson, Martinez e Loader.

    Na minha opinião, este plantel, oferecia-nos totais garantias, quer internas, quer externas (aqui, naturalmente superar a fase de grupos da Champions).

    ResponderEliminar
  76. Gosto muito deste plantel do FCP. Pelo segundo ano consecutivo é um plantel equilibrado.

    Este plantel tem experiência, juventude e jogadores com potencial financeiro. Devia ser sempre assim.

    Se tivesse que contratar alguém, seria efetivamente um médio. Uma vez que ainda não estamos estáveis em termos financeiros, eu contratava um com margem de progressão e, não um, para entrar no onze a curto prazo. A não ser que aparecesse uma grande oportunidade de negócio.

    ResponderEliminar
  77. "Se tivesse que contratar alguém, seria efetivamente um médio. Uma vez que ainda não estamos estáveis em termos financeiros, eu contratava um com margem de progressão e, não um, para entrar no onze a curto prazo."

    Mário, em tese concordo consigo, mas recordo-lhe que o FC Porto já fez 3 contratações, e todas elas na perspetiva desportiva/financeira, porque o Carmo, o Franco e o Veron tem todos grande margem de progressão. Daí que, defenda a contratação de um nº8 para jogar já (contratação puramente desportiva), porque essa é a grande lacuna do nosso atual plantel, seja o Xeka, o Xeko, ou um empréstimo com opção de compra facultativa, por exemplo, de um "Grujic" mas nº8, neste último caso (o empréstimo), o risco é nulo, se for um "Grujic" nº8, com rendimento desportivo, ativavamos a opção de compra, se for um Bazoer, "andor"...

    O Mário, e bem, nas contratações, está sempre a observar a relação qualidade/potencial (idade), pondera a perspetiva das mais valias desportivas e financeiras (repito, e bem), mas ao invês de contratarmos ou investirmos hoje num nº8 jovem, com grande margem de progressão, não poderemos pensar no Folha, ou no Vasco, na perspetiva do potencial? O Folha, conheço bem, é um 8 moderno, agressivo, intenso, com boa meia distância, o Vasco tenho de ver melhor, porque não o conheço verdadeiramente (se o Lamachã diz que está ali o novo Vitinha, não sei, mas o chief scout Lamachã, raramente se engana).

    Voltando ao Folha, e ao "Vasquinho da anatomia", por exemplo, em meados de Novembro a Liga pára, vai-se jogar o Mundial 2022, mas irá disputar-se a fase de grupos da Taça da Liga (com cerca de 4/5 jogos), devido ao Mundial, vamos ficar sem 3 médios, Otávio, Grujic e Eustáquio, provavelmente estará aí a grande oportunidade do Folha e do Vasco mostrarem serviço, e provarem que tem qualidade, aliado ao enorme potencial de dois putos com 19/20 anos, é a minha opinião!

    ResponderEliminar
  78. Vocês ouviram ontem o Gastão, Admnistrador financeiro do Sportém? Extraordinário, é treinador, presidente, diretor geral, diretor desportivo, mas também acumula a pasta das finanças, é o dono daquilo tudo.

    E qual é a mensagem que passa? Um Sporting "pobrezinho e remediado", com poucos recursos, tem de lutar com o excesso de opções dos outros dois rivais. Naturalmente, o Mais Futebol, e restante comandita, a tal boa imprensa, suporta e propaga essa tese que é uma falácia, como eu vou provar aqui.

    Fonte, Transfermarkt, quanto investiu o Sporting nas 3 últimas temporadas (desde a temporada 2020/21, e esta 2022/23, e o mercado ainda não fechou), o Sporting investiu 102 M€, incluindo o Fatawu (o investimento do Ganês que está no principal plantel, mas que o TM alocou investimento à equipa B), assim como o Trincão (10 M€, opção de compra obrigatória, por 50% do passe). Repito, o Sporting investiu 102 M€ em contratações nos últimos 3 anos, se juntarmos os 12 M€ que custou o Gastão, investiram nos últimos 3 anos, 114 M€. Sendo que, no Pote, Ugarte, Vinagre, Edwards e no Trincão, foram investidos 40,5 M€, mas em apenas 50% dos direitos económicos daqueles 5 jogadores.
    (o excentrico gastador JJ, em 3 anos no Sporting, investiu 90 M€ em contratações, já o "poupadinho" Gastão, em quase 3 anos, investiu 114 M€, incluindo a sua contratação, os tais 12 M€, ainda é o treinador mais caro da Europa).

    Em igual período, quanto encaixou o Sporting com transferências? 137 M€ (já com o Tabata), isto é, até ao momento, e com o Gastão, venderam 137 M€, e investiram 114 M€ (incluindo os 12 M€ do treinador), portanto, registam um saldo positivo de 23 M€, pelas minhas contas, vão ter que vender até ao fecho do mercado. Nestes 3 últimos anos, receitas da UEFA, registaram na última temporada, um encaixe na Champions de 45 M€ (tanto quanto o FC Porto que caiu na fase de grupos da Champions), já no 1º ano, foram eliminados pelo LASK Linz, num play off de acesso à L Europa, e encaixaram "bola"!

    Agora vamos fazer o mesmo exercico com o FC Porto, nos 3 últimos anos, o FC Porto investiu 103 M€ em contratações (o Sporting investiu 114 M€), o FCP encaixou 234 M€ em vendas (o Sporting encaixou 137 M€), o FCP regista um saldo positivo entre compras/vendas neste último triénio de 131 M€ positivos (o Sporting 23 M€ positivos). Encaixes na Champions, o FCP em 2020/21, encaixou 75 M€, em 2021/22 baixou para os 45 M€.

    E qual é a fábula que nos conta a imprensa escrita/falada? O Sporting investe mt pouco, e o FC Porto até contratou o David Caro por 20 M€, já meio Vinagre custou 10 M€, e foi uma verdadeira pechincha!

    Ontem, o Gastão voltou a içar a bandeira formação, quantos sub 21 da formação lançou nos últimos 3 anos titulares? Inácio e Nuno Mendes (FCP, Diogo, João Mário, Vitinha e Vieira), quantos jovens da formação o Gastão dispensou? Max, Quaresma, Jovane, Tiago Tomás e Joelson. Mas lançou o Esteves, ou Essugo com o Leça e o Penafiel... E com papas e bolos, o Gastão lá vai enganando alguns tolos...

    ResponderEliminar
  79. Sobre o eloquente e carismático "presidente" Dr. Vagandas, li há 2/3 anos na Tribuna do Expresso, o próprio a narrar um episódio de guerra, sim, ele mesmo em discurso direto, o médico capitão que, durante uma emboscada do inimigo no Afeganistão, parou só para ouvir um relato do Sportém, ou seja, pediu tréguas ao inimigo, e fez um intervalo na guerra.

    Confesso, quando li aquilo, tive de gargalhar, porque me recordei do soldado Solnado:
    “Cheguei à guerra eram 7 da manhã, ainda a guerra estava fechada, o inimigo combatia às segundas, quartas e sextas, e nós combatíamos às terças, quintas e sábados...”

    ResponderEliminar
  80. Se arranjarmos um jogador para ir direto ao onze por dez milhões, com perspetivas de poder gerar algum encaixe no futuro, acho uma boa oportunidade. Por 20, será loucura.

    Como também estou de acordo com o Lamachã, para mim, o jogador que já cabia no plantel, era o Vasco. Mas o SC não achou e portanto, vamos esperar para ver.

    Como referiu e bem o SC, Grujic (que custou os tais 10 milhões) não tem que ser o Vitinha. Aliás, a colocação dos laterais já denota uma mudança no jogo do FCP. Eu acho que o regresso do Otávio e a contratação do André Franco vão complementar a imaginação que tem faltado ao nosso jogo.

    ResponderEliminar
  81. Na minha opinião só fazia sentido contratar o Xeka se não tivessemos o Grujic. É o mesmo estilo de jogador. Não é o box-to-box mais criativo que precisamos. É essa peça que falta no puzzle.

    Saudações portistas
    Underkovaz

    ResponderEliminar
  82. Estive a ver os sub 17 e vejo bons talentos a despontar. Acho que também vamos ter boa equipa nos juniores.

    Especialmente o Rodrigo Mora. Para o ano já tem idade para assinar contrato profissional. Espero que não se ande a dormir.

    Pode não dar nada, mas se nem os que mostram agora talento e golos seguramos, então de nada vale haver formação.

    Quanto ao folha e ao Sousa acho que deve haver espaço para eles na taça da liga. Treinando e jogando (na b) perto de SC poderão mostrar o seu valor. Emprestar é que me deixa dúvidas, já perdemos dois centrais promissores que tiveram pouco jogo - Queirós e leite, e que agora nem sei onde andam.

    Difícil esta gestão. Pelos vistos quem a faz bem é o grande Amorim, que só tem lá um da formação.

    ResponderEliminar
  83. BSAD 2 - FCPB 3. Não vi, não posso comentar, mas foi uma boa vitória.

    ResponderEliminar
  84. Vitória muito dificil diante do vizela...galeno tem futebol para ser titular....pêpê no meio nao rende e otavio é melhor do que loader...o arbitro foi mais uma vergonha.....dois penaltis por marcar

    ResponderEliminar
  85. Vila Pouca, o Pepe viu um amarelo aos 62 minutos porquê? Disputa pelo ar uma bola com o Nuno Moreira, mas com o braço atinge a cabeça do adversário. Aos 70 minutos, o neto Mário Wilson, de forma decalcada, salta com o Martinez, e com o braço/cotovelo atinge o Martinez dentro de área, o árbitro manda jogar.

    No mesmo jogo, dois lances decalcados, no primeiro no meio campo, falta e amarelo, no segundo dentro da área, nem amarelos (seria o 2º), nem falta, e falta dentro de área... Deixo-te esta nota para o post do jogo.

    Não jogamos um "carvalho francês", e ganhamos o jogo a jogar por fora, e não por dentro, Pepê e Galeno foram fundamentais, pouca inspiração, e transpiração.

    Vi o BSAD Porto B, bom jogo, estivemos sempre por cima, e o Rodrigo foi o melhor em campo, quanto ao Vasco de que tanto falam aqui.... A sério que poderia ser o substituto do Vitinha? Daqui a uns anos, não sei, hoje, parecia-me o Chico Nelo, um médio jeitosinho, tenho de ver mais jogos ... Mas enfim, para alguns, o Tomás Esteves também era o melhor lateral do Mundo da sua idade, e o Tomás não ata, nem desara, vai para o 2º empréstimo para o estrangeiro, e para a 2ª liga...

    ResponderEliminar