domingo, 28 de agosto de 2022

Rio Ave 3 - F.C.Porto 1. Após várias entradas a dormir, esta teve consequências. Que sirva de lição


Depois da vitória do Benfica e derrota do Sporting, o F.C.Porto tinha em Vila do Conde a possibilidade de manter a invencibilidade e liderança do campeonato, deixar os viscondes de Alvalade a oito pontos. Fez uma 1ª parte deplorável, deu três golos de avanço, reagiu, mas apenas conseguiu reduzir com um golo no tempo de descontos. Com isso deixou a liderança, não cavou para o Sporting uma vantagem quase decisiva. 


De início com Diogo Costa; João Mário, Pepe, Marcano e Zaidu; Pepê, Uribe, Bruno Costa e Otávio, Taremi e Evanilson, o F.C.Porto encontrou pela frente um Rio Ave atrevido, bem organizado e sempre a procurar atacar ou contra-atacar. Assim, o jogo começou bem disputado, intenso, equilibrado, Rio Ave melhor, com mais critério na saída, marcou aos 22 minutos com o centro da defesa do F.C.Porto mal batida. A equipa de Sérgio Conceição tentou reagir, ainda marcou, mas o golo de Evanilson foi bem invalidado. 

Com o meio-campo mal preenchido, só com Uribe e Bruno Costa - Otávio e Pepê que deviam ajudar, manter a equipa organizada, andavam completamente perdidos, (o ex-Grémio definiu sempre mal, só fez asneiras) e João Mário um desastre a defender e a atacar -, a bola raramente chegava em condições à frente, pior a equipa dava muitos espaços que os de Vila do Conde aproveitaram para fazer o segundo golo iam decorridos 33 minutos e o terceiro aos 43.


Foi uma 1ª parte deplorável do campeão. Muito mal colectivamente, na organização, na pressão, com alguns jogadores a passarem completamente ao lado do jogo e com um resultado surpreendente, mas apenas para quem não estava a ver o jogo.


Depois de 45 minutos para lembrar e nunca mais repetir, não admira que Sérgio Conceição fizesse três substituições ao intervalo. Saíram João Mário, Bruno Costa e Evanilson - que se passa com o brasileiro? -, entraram Veron, Galeno e Toni Martínez.

Com Veron a entrar bem - mas a concluir mal -, Galeno a confirmar o excelente momento que atravessa, os portistas reagiram, melhoraram a qualidade de jogo, encostaram os vilacondenses atrás, criaram, mas desperdiçaram, oportunidades, algumas claras, um penálti a meia-hora do final por Taremi, quando podiam reentrar no jogo.

Não baixou os braços e continuou a insistir o conjunto da Invicta - Marcano deu lugar a André Franco, mais tarde entrou Danny Loader para o lugar de Taremi -, mas o máximo que conseguiu foi reduzir por Toni Martínez já em tempo de descontos e não marcou mais porque foi perdulário.


Se algo podemos retirar deste jogo, foi deixar claro algumas coisas:

Não podemos entrar a dormir nos jogos, sem aquilo que é a principal característica desta equipa: atitude, raça, alma, um espírito de combate digno de registo e já não foi a 1ª vez. Diogo Costa foi resolvendo alguns problemas, mas não pode resolver tudo


Entra pelos olhos dentro que o F.C.Porto precisa de um médio diferente, não pode ter apenas um lateral-direito, ainda por cima se esse jogador tão depressa joga bem como no jogo seguinte joga muito mal.


Parece que elogiar muito alguns jogadores tem um efeito contraproducente.


Não éramos a quinta maravilha, não somos tão maus como parecemos na 1ª parte. Que este jogo sirva de lição... para todos!


128 comentários:

  1. Irreconhecível, desilusão!
    Ponto positivo vai mexer com muita coisa
    1. Próximo 11
    2. Mercado de transferência
    Vamos aguardar até ao próximo sábado

    ResponderEliminar
  2. Caro DVP e Amigos:
    Concordando plenamente com a sua análise acrescentarei que há um jogador cuja ausência se nota fortemente: Mbemba.
    Hoje foi um aviso.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Caro DVP

    Nem mais. Andávamos ameaçar é desta vez aconteceu. Primeira parte horrível. É evidente a perda de qualidade quando comparado com o ano passado. Para além disso não podemos estar pendurados num jogador como Taremi. Estamos muito msl. Não é um jogador superlativo e já demonstrou ser pouco fiável.
    Ainda assim, só a péssima atitude dos jogadores explica o resultado ao intervalo. Simplesmente inaceitável. Espero que o SC faça em definitivo as as alterações que tem de fazer. Há jogadores que acham que basta a camisola para ganhar jogos.

    ResponderEliminar
  4. Se contra o Vizela fizemos uma péssima primeira parte , hoje em Vila do Conde a primeira parte foi uma mediocridade total , a pior de Sérgio Conceição desde que cá está .

    Tudo correu mal , muita displicência , marcações com os olhos , ninguém fazia compensações , um sem número absurdo de passes falhados , etc ...
    Foi muito mau , todos estiveram mal , mas hoje alguns bateram mesmo no fundo , o João Mário que já não tinha estado bem em Vizela , o Marcano que tão bem esteve nos primeiros jogos , mas hoje esteve ligado aos 3 golos sofridos , o Bruno Costa que não acrescenta nada a esta equipa , e o Pepê a fazer lembrar os primeiros tempos quando cá chegou .

    Faltam 3 dias para o final de Agosto , e para saber se vêm ou não vêm o tal médio , e um lateral direito , só com João Mário é muito pouco ...

    ResponderEliminar
  5. Parabéns ao Rio Ave pois foi melhor e ganhou sem espinhas. Como sócio do FCPorto hoje senti-me humilhado.
    É impossível ter como defesas João Mario e Zaidu. Não consigo entender como deixaram fugir Alex Teles e não conseguem comprar um defesa direito em condições. Como é possível Sergio Conceição colocar o nosso melhor extremo que sem sombra de dúvidas é o Pepê a defesa. Taremi esteve toda a semana lesionado e joga o jogo quase todo falhando um pênalti quando não podia falhar. Inadmissível. Que faz no banco um jogador que custou 20 M ?
    De qualquer modo uma equipa que quer ser campeã não pode perder desta forma contra o Rio Ave quaisquer que sejam os jogadores titulares. Já contra o Vizela foi a miséria que foi mas hoje ainda foi pior.
    Agora se calhar à pressa vão arranjar uns mancos para nos calarem e será mais dinheiro mal gasto. Tiveram tempo mais que suficiente para contratarem os jogadores necessários e não o fizeram. O trabalho desta sad com o sr presidente à cabeça é vergonhoso. É tempo de lhes pedirmos responsabilidades. Haja vergonha.

    ResponderEliminar
  6. Um dos grandes méritos do Porto de Sérgio Conceição é nunca ficar prostrado depois de cair, ser sempre capaz de reagir. Espero que mais uma vez aconteça.

    ResponderEliminar
  7. OLHA O NORTE.
    HOJE O FCP, CONSEGUIU SER PIOR QUE EM VIZELA.
    Volto a afirmar, aquele meio campo é uma vergonha, é um buraco. João Mário nunca, mas mesmo nunca, será um bom defesa direito, bom a subir a cruzar, mas a defender muito fraco.
    O Rio Ave ganhou bem, marcou 3 golos! há há que lhes dar mérito, mas, mas, aquelas baratas tontas do FCP nos 3 golos, fazfavor!...

    Mais uma vez, a entrada de Galeno e também do Toni Martinez ainda deu alguma alma ao jogo, principalmente nos últimos 10 minutos com mais alguns do tempo regulamentar podiam mudar o jogo! mas naquele momento era mais coração e pouca cabeça.

    Uma palavra a Taremi, é um bom jogador trabalhador, inconformado, mas em situações destas, psicologicamente não funciona! um penalti falhado, motivou mais o adversário e atirou por terra uma possível reviravolta.

    Deixaram sair por incompetência de uma SAD que só tem feito merda, a troco de uma quantia 5 milhões, um dos melhores abre-latas (defesas) do FCP, Francisco Conceição! podem pensar o que quiserem, esta é a minha opinião...

    ResponderEliminar
  8. Não tirando mérito ao Rio Ave, é caso para dizer que tudo correu bem aos vila condenses e tudo correu mal ao FCP. Mas o Rio Ave fez por merecer.

    Este foi o primeiro jogo que vi com atenção e apesar de tudo vi coisas positivas. Também algumas constatações negativas.

    Galeno - confiante e com boas tomadas de decisão. Está no bom caminho para se tornar importante no FCP

    Verón - vai ser reforço. Falta alguma consistência mas tem pormenores que não enganam

    David Carmo - percebo a manutenção de Marcano mas David Carmo é melhor central que o espanhol. Tem que aparecer já no próximo jogo

    Otávio - tem que aparecer mais no jogo e ser o substituto de Vitinha. Pelo menos enquanto não aparecer mais ninguém

    André Franco - entrou numa fase dificil e não se escondeu. Vamos ver como se porta, numa nova oportunidade

    Taremi - Não gosto de o ver descaido para a esquerda. Hoje esteve desaparecido do jogo. Ao intervalo, pensava que seria o iraniano a ficar no balneário em vez de Evanilson

    Bruno Costa - não é jogador para ser titular no FCP mas hoje acho que não foi pior que os seus companheiros de sector. Em termos táticos, fez sentido a sua saída

    Laterais - efetivamente são muito irregulares. Vamos esperar que tenham mais dias bons que maus

    Pepe - no primeiro golo reparte as culpas com Marcano. Se sai da sua posição, tinha que ganhar o lance ou fazer falta. No entanto, se sai, toda a defesa tem que acompanhar na subida. Marcano ficou para trás e colocou o adversário em jogo.

    ResponderEliminar
  9. Boas.
    Só ouvi o relato do jogo e vi o resumo. Não vou ser mais um que vem para aqui, para passar do 8 para o 80 e dizer que está tudo mal.

    Como o autor disse, não somos assim tão maus. As vezes acontece jogos assim. É lixado ser campeão, porque jogam contra nós motivados, somos o alvo a abater.

    É também evidente que sairam muitos jogadores, muitos mesmo, quase que dava para fazer uma equipa titular como corona, so, diaz, vitinha, f vieira, mbemba, f Conceição..

    Não se recupera disto tão cedo, leva tempo.

    Vai ser uma época muito estranha, com muitos jogos, paragens, enfim. Ninguém sabe o que vai sair disto.

    Oxalá o mercado termine o mais depressa possível porque isto faz muito mal aos planteis.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  10. Ontem correu tudo mal. No cômputo geral, vitória justa do Rio Ave. No entanto, eu acredito que se o Taremi tem marcado o penalty as chances de conseguirmos pelo menos 1 ponto eram altas. No fim falhou-se muita oportunidade e embora a derrota seja justa, 3-1 é pesado. Foi uma primeira parte para esquecer. A equipa simplesmente falhou em cada lance em que os da casa chegaram à frente. Está na hora de aparecer David Carmo no 11 quanto a mim. Depois nota-se claramente que não existe um elo de ligação no meio-campo. É tudo feito em esforço e bolas na frente que não resultam. Espero estar enganado, mas ou vem o tal médio centro ou vamos penar muito com exibições destas ao longo da época. Bruno Costa é esforçado, mas nunca pode ser titular no FC Porto. Já teve demasiadas oportunidades e nunca agarrou nenhuma. Das únicas vezes que gostei de ver o BC na equipa foi a lateral direito...

    Resumindo: nem tudo estava ganho antes, nem tudo está perdido agora. É ver o que correu mal e ver se no mercado ainda conseguimos trazer alguém que possa fazer a diferença.

    ResponderEliminar
  11. Mário essa questão do Pepe no 1º golo do Rio Ave mereceu alguma discussão no meu grupo de portistas. A minha opinião é muito parecida com a sua, só não totalmente convergente porque o Pepe sai, mas se até podemos aceitar que podia ter ficado a fazer contenção, sai para cobrir o jogador do Rio Ave que recebeu sozinho e podia rematar perto da área e enquadrado com a baliza. Mas como diz e bem, a partir do momento que sai, Marcano devia ter saído também. Bastava dar um passo à frente e o jogador do Rio Ave ficava em claro fora-de-jogo.

    ResponderEliminar
  12. Sinceramente penso que uma derrota assim era necessário quer para alguns jogadores, quer para o próprio SC.
    SC tem feito um trabalho fenomenal ao longo deste tempo, mas por vezes leva esta história da antiguidade ser um posto longe demais. O Carmo tem de aparecer, Marcano tem feito o suficiente para sair, um golo marcado tem disfarçado as suas insuficiências.

    A saída do Vitinha criou um problema gigante, ao ponto de estarmos a mudar toda a nossa forma de jogar e termos perdido o Pepê da época passada.

    Não sei qual a solução que melhor se adequa, sei que sem substituto não vai ser fácil.

    Dito isto, espero que não se perca a cabeça para fingirmos que vamos resolver o problema nestes últimos dias de mercado.
    Eu não me importo que não tenhamos capacidade de contratar um bom médio, agora isso devia ser admitido e explicado aos sócios e adeptos.

    ResponderEliminar
  13. Também foi importante que acontesses agora.
    Andamos a brincar com o fogo, com centrais lentos pela força da idade, laterais fracos para exigências porto (incrível qualquer equipa da 1 divisão tem melhores laterais do que nós a defender)
    Perdemos o coração da equipa em finais de Junho e continuamos sem ninguém a 3 dias de fechar a janela de transferência inadmissível
    Uribe ainda não renovou
    Gastámos 10m€ em veron e sinceramente ainda não mudei de opinião, ainda muito verdinho para calçar no banco de suplente..
    Não vejo diferença com o Gonçalo borges!!!

    André Franco entrou bem sem tremer definiu bem pena naquele remate não ter dado golo. Gostei

    Todos nós sabemos que o Diogo costa irá realizar a sua última época
    .. É perfeitamente normal pela realidade que se vive hoje em dia... Não seria altura de apostar em alguém para se ambientar e assumir na próxima época...?? Vamos comprar no fio da navalha?

    ResponderEliminar
  14. Depois de Marítimo e Vizela, à terceira, foi de vez. A sorte não dura sempre. Excelente altura para Marcano ir para o banco...David Carmo é muito melhor e é o futuro não o passado...e para despachar Bruno Costa. O SC, às vezes, é um bocado cabeçudo; Elogia fortemente o Galeno na antevisao do jogo e depois deixa-o no banco e mete o Bruno Costa? O Bruno Costa é capaz de ser o jogador + fraco do plantel, tapa uns buracos a lateral e pouco +. O Stephen Eustáquio e o André Franco são melhores e o Otávio é médio de raiz. Com Otávio no meio e Galeno no flanco o Porto é melhor do que com Bruno Costa no meio e Otávio no flanco, qualquer um sabe isso. E o PêPê anda a render zero fora da sua posição natural. Porquê inventar mal quando é mais fácil e óbvio inventar bem? O SC tem destas coisas nalguns inícios de época, foi assim que fomos eliminados pelo Krasnodar. A cláusula do Vitinha não ter sido accionada pelo Wolverhampton foi a melhor coisa que aconteceu ao Porto na época passada, em termos financeiros e principalmente a nível desportivo.

    ResponderEliminar
  15. Todos sabemos a incompetência que reina na nossa administração, Vitinha saiu à sensivelmente dois meses e ainda não foram capazes de o substituir, mesmo vendo jogo após que falta um jogador que seja capaz de ligar os sectores e criar jogo.

    Já sabemos que não há outro Vitinha, mas já tivemos outros médios bons nessas funções, Moutinho, Lucho, etc. (até os vermelhos conseguiram encontrar um bom (Enzo))

    Posto isto, e reconhecendo todas as qualidades de SC, e tudo aquilo (que é muito) que tem feito por nós, acho sinceramente que é o principal responsável pela derrota.

    1º- Não consigo perceber o porquê de alterar um esquema tático (4-4-2), que funcionou durante 5 anos, sendo inclusive o último o melhor, para um esquema que não favorece nenhum jogador do onze.

    Exige muito dos laterais, uma vez que não jogamos com extremos, têm de dar profundidade, e ele s não têm qualidade para isso.

    Retira Otávio e Pêpê das posições onde rendem mais, sendo que ao Brasileiro retira-lhe a possibilidade de por em prática uma das suas maiores virtudes, a velocidade. Além disso a posição de "numero 10" requer um jogador muito forte na definição, principalmente de último passe e visão de jogo, o que não é um dos pontos fortes de Pêpê.

    Pior de tudo é perdermos a vantagem que tínhamos em relação ao Benfica. Se partíamos á frente deles por mantermos a base e o treinador da época passada, os jogadores já conheciam o modelo de jogo e ideias do treinador, enquanto eles iam começar do zero. Perdemos essa vantagem ao mudar tudo. Aliás foi bem visível o desnorte tático da primeira parte, com a pressão a ser mal feita.

    2º Há jogadores que não tem nível para serem titulares do Porto. Percebo que Marcano e Bruno Costa façam parte do plantel, mas não podem ser titulares desta equipa.
    Começo a perder as esperanças que João Mário se vá tornar no lateral que precisamos, demasiado irregular.

    Isto ainda está a começar, espero que o mister volte ao esquema habitual, dê oportunidade aos que estão em melhor forma e que a SAD lhe dê condições (jogadores) para conseguirmos os nossos objetivos.

    É urgente fazer o diagnóstico do que se passa na parte final dos jogos da equipa B. São demasiados golos sofridos nestas duas últimas épocas, nesse período de jogo.

    ResponderEliminar
  16. Inexplicável exibição do fcporto ontem diante do rio ave...parece-me que há jogadores que não estão a merecer a titularidade! Bruno costa não é jogador para ser titular do fcporto...joão mário devia ser substituído por pêpê (bem sei que é uma adaptação mas não temos melhor do que pêpê), marcano devia ser substituído por david carmo, galeno tem de jogar de início e evanilson tbm anda em baixo de forma! Muita coisa tem de mudar! Caso contrário seremos comidos de cebolada pelo clube do regime!

    ResponderEliminar
  17. Boas.
    O pessoal aqui já está a tentar individualizar, arranjar culpados como se, uma derrota assim, 3 golos em 45 minutos, se pode culpar que foi o Marcano, ou o Pepe, ou o Bruno Costa, ou o Zaidu...foram todos!!

    Aceitam, que isto é só uma bola, os jogadores são humanos, não são máquinas e às vezes, há jogos assim. O real madrid já foi cilindrado por uma equipa da segunda/terceira divisão para a taça do rei. Na história dos clubes, acontece a todos.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  18. Um jogo menos conseguido, será normal, agora, depois do que aconteceu em Vizela, já não o é...
    Seja como for, temos plantel para fazer melhor do que fizemos, ate podiamos perder, mesmo sem reforços, e deixar outra imagem...
    Para além deste problema de entradas a dormir e com alguns erros de SC na formação da equipa, é inacreditável o planeamento da época, ou falta dele,( defesa direito, médio
    diferenciado e até, um avançado goleador, que em tres hipoteses, marque duas, não temos isso)provavelmente à espera de milagres...
    A falta de dinheiro, por incúria, não explica tudo.
    Posto isto, venha ou não venha gente nova, temos de melhorar e voltar a ser a equipa que dá tudo, durante todo o jogo.
    Já com o Gil...

    ResponderEliminar
  19. OLHA O NORTE.
    JÁ DIZIA NAPOLIÃO: POR PERDER UMA BATALHA NÂO PERDEMOS A GUERRA.
    Já perdemos um jogo que incomoda muito os portistas, que não gostam de perder nem a feijões, mas não perdemos o campeonato.
    Mas já deu para perceber que aquele meio campo aleixado, manco, não vai a lado nenhum. Com exceção Uribe,, o resto é só jogador para estorvar adversário e pouco mais.
    Na defesa do lado direito já lá passaram tantos, mas não serviu nenhum! há que adaptar jogadores com aptidões não para naquele lugar, isso é inventar, em alguns casos desperdiço.

    O SR É CATOLICO, MAS NÂO SE FIE MUITO NA VIRGEM.
    Que eu saiba, SC é daqueles lados de Coimbra e não de Vilar de Perdizes, embora já fizesse alguns milagres, mas sr presidente, não se fie muito virgem mesmo que vá a Fátima algumas vezes.
    Corte em algumas mordomias, abra os cordões à bolsa e traga alguém que faça a diferença e não mais um.

    Mister Sérgio Conceição.
    Todos nós sabemos, que puxas, exiges que todos os jogadores deia o litro, mas alguns, pela idade ou porque não querem, só dão 7 dl e meio.
    É obra, às vezes vejo-me apensar como é que um central que custou 20 milhões está ao banco!...
    SR presidente, SAD & Companhia, o mercado fecha na Quarta... vamos aguardar.

    ResponderEliminar
  20. Apesar do CAOS da primeira parte , na segunda parte com mais calma , com mais cabeça e mais discernimento tínhamos empatado ou até mesmo ganho o jogo , bastava o Taremi ter marcado o pênalti , e a seguir ao golo de Toni Martinez , o Otávio e depois o Galeno não terem escandalosamente falhado aquelas oportunidades , mas compreendesse que os jogadores estivessem já desesperados e que houvesse mais coração que cabeça.

    No lance do primeiro golo , o Pepe teve de sair da sua posição , pois o Bruno Costa e o Uribe tinham ficado para trás , Pepe tentou fazer oposição ao jogador do rio Ave , o Marcano é que devia se ter feito o mesmo movimento , ao não fazê-lo colocou o jogador do rio Ave em jogo .

    ResponderEliminar

  21. Perder à algo intrínseco ao desporto... faz parte do mesmo e ainda bem que assim é... mas perder assim? Não se admite a postura técnico/tática do FCP nos primeiros 45 minutos

    Que se tirem as profundas ilações do que aconteceu, se corrijam e alterem eficazmente e que no futuro não se repitam...

    Na minha modesta opinião, o que observei do jogo (antes de individualizar, o que não quero) é que a SAD está enterrada até aos ossos, perdão até ao tutano...

    SC, com todo o fervor portista que o caracteriza e sente, há uma fórmula que não conseguiu (nem conseguirá)

    É fazer omeletes sem ovos

    Talvez à primeira vista, pareça uma contradição face ao que o DVP teve a gentileza de me deixar publicar anteriormente... mas não considero que seja contraditório na fundamentação

    Muito obrigado ao DVP e cumprimentos a todos os PORTISTAS

    JPPCH




    ResponderEliminar
  22. 3asifa, diz-nos algo que já não saibamos e, principalmente, deixa-te de moralismos. O futebol é isto, é paixão, a discussão faz parte e desde que não ultrapasse os limites até é saudável. Mantenho o blog precisamente para isso. Ponto.

    ResponderEliminar
  23. Não podemos continuamente dizer que o FCP não traz ninguém para a posição do Vitinha por falta de dinheiro. Não me convenço com isso! Então se em anos anteriores, onde inclusivamente estávamos sob a alçada do FFP da UEFA, trouxemos jogadores fulcrais a rondar os 10M€ (Marche + Uribe, lembram-se?) vão-me convencer que o dinheiro é a principal razão para ainda não ter chegado ninguém? E o David Carmo por 20M€ mesmo sendo pago a prestações? Não é por dinheiro, mas sim por falta de planeamento estratégico. Ponto. Mesmo clubes em dificuldades financeiras conseguem acautelar saídas tendo um jogador pronto para assumir seja ele contratado consoante as possibilidades financeiras ou um miúdo da formação. Não há dinheiro, vamos para a luta com quem podemos trazer para o plantel. Nunca pedi jogadores de 20M€ porque sei perfeitamente da nossa situação, mas o FCP sabia que o Vitinha foi dos jogadores mais decisivos na época passada e entretanto já passou quase 2 meses desde que ele saiu e nada. Não sei se a ideia era esperar que o Bruno Costa pudesse substituir o Vitinha, mas toda a gente viu que na época passada começámos com Bruno Costa e mudámos para o Vitinha e a diferença foi substancial. Isto para mim é incompreensível.

    O SC não faz milagres. Vejo muito portista no Twitter a rasgar o treinador e a atribuir-lhe a culpa toda da derrota de ontem e se é verdade que não concordo com algumas opções, não podemos imputar-lhe a culpa de não ter uma solução alternativa para o meio e para lateral direito. Não tem culpa de se ter falhado um penalty crucial. Estas coisas acontecem infelizmente e tem acontecido menos vezes a nós do que aos nossos rivais nos últimos 3 anos.

    No futebol ganha-se uns dias e perde-se noutros e eu já fiz as minhas pazes com isso. Não iremos ganhar sempre, mas temos de fazer tudo para o conseguir. E aqui cada um tem o seu papel. O treinador analisar o que correu mal e corrigir já em Barcelos e a administração tem de tentar trazer alguém nestes últimos dias porque vai ser muito importante para a nossa época.

    ResponderEliminar
  24. Nao vou individualizar ninguem mas acho que o nosso plantel tem demasiado "carapau". E este ano para complicar as contas o braga parece estar ainda mais forte

    ResponderEliminar
  25. Já o disse nos 4 jogos anteriores, e repito, não gosto deste Porto a jogar no 4-4-2 losango, é notório que a equipa não se sente confortável. Com o Marítimo goleamos, mas o Joel teve duas oportunidades flagrantes, depois marcamos, e foi "bar aberto". Em Vizela, fizemos um jogo péssimo, e só não foi decalcado do jogo de ontem, porque o Vizela não foi eficaz. Com o Sporting, eles desperdiçaram 4 boas oportunidades (sublinho, os guarda-redes também jogam), e nós fomos eficazes. Vejamos, nas três primeiras jornadas, os nossos adversários, desperdiçaram uma dezena de oportunidades, e nós, fomos eficazes. Ontem, tivemos um Rio Ave mt eficaz, e o FCP na 2ª parte foi perdulário.

    Nos últimos 5 anos, como é que o Porto de Conceição se sentiu confortável? A jogar num 4-4-2 mas clássico, pontualmente um 4-3-3, devido a versatilidade do Otávio, ou quando o Marega ora jogava no meio, ou na direita. O Porto de ontem, quando é que foi mais acutilante, criou oportunidades, e encostou o adversário? Foi na 2ª parte, com o Uribe/Otávio no meio, Veron na direita, Galeno na esquerda, e com os 2 pontas. Vou mais longe, se tivessemos entrado com esse sistema (4-4-2 clássico), mt provavelmente teriamos vencido o jogo!

    De que forma, poderemos hoje subsituir o Vitinha? Como já o referi também, com dois enxertos, Otávio na posição 8, Pepê na meia direita (a ser Otávio), e Galeno na esquerda (a fazer de Diaz), e finalmente, com a dupla de pontas, esse formato é o melhor Porto, é a minha opinião.

    Quanto ao jogo de ontem, não vou fulanizar a coisa no Quim, ou no Manel, mas sim "coletivizar" o processo, estivemos mt mal coletivamente na 1ª parte, e quando o coletivo não funciona, não há milagres.

    Denominador comum dos Portos de Conceição, nas 4 primeiras jornadas, são equipas que perdem pontos de forma inusitada, a excepção foi o primeiro, o Porto de 17/18, entrou a cilindrar, e só empata a zero em Alvalade pela 8ª ou 9ª jornada, aí vão as surpresas iniciais :

    18/19 - 3ª jornada: FC Porto 2 VSC 3
    19/20 - 1ª jornada: Gil 2 FC Porto 1.
    20/21 - 3ª jornada: FC Porto 2 Maritimo 3. 4ª jornada: Sporting 2 FCP 2 (normal este resultado, mas na 6ª jornada perdemos em Paços).
    21/22 - 3ª jornada: Maritimo 1 FC Porto 1.
    22/23 - 4ª jornada: Rio Ave 3 FC Porto 1.

    Será normal, nas jornadas iniciais, o Porto perder no Dragão com o VSC, ou com o Maritimo? Como anormal também será perder em Barcelos, ou em Vila do Conde, isto quando essas equipas ainda nem estão afinadas, e estão a receber reforços numa fase precoce da temporada, outra nota, nessa fase ainda não há ressacas Europeias (a excepção foi o Gil, tinhamos jogado em Krasnodar). Este padrão tem uma explicação ...

    ResponderEliminar
  26. ...mau de mais para ser verdade e ,no entanto , é-o ! e que dor !Retirando que já contra o Sporting e apesar do 3 a zero a felicidade nos protegeu ,adivinhava-se que mais dia menos dia aconteceria este "desastre " (pareço o ...zandinga ! ) . Nos primeiros 45 m. foi como se um jeep nos passasse por cima , logo , foi uma ..."Jeepose " que nos vitimou . Individualizar os jogadores ,por tal "acidente " só se carimbássemos os onze !! Quem se salvaria da morte (anunciada em Vizela ; aqueles 15/20 iniciais contra o Marítimo ; o 1º tempo-quase todo - contra o Sporting ...) se os catalogássemos ?! Como diz o Vila Pouca , há que responder a esta "débâcle" já no próximo jogo , e esse tem sido o procedimento habitual nas equipas do Sérgio C. Atenção ! Não perder de vista que as coisas estão a correr de feição para os carnidenses e não podemos continuar a pôr-nos a jeito , se é que me faço entender ... Entretanto , há qu'inventar por aí um ...Vitinha para pôr ordem no edifício - temos mais 3 dias para o efeito ! Saudações Portistas.

    ResponderEliminar
  27. A questão é mesmo essa. Rúben Semedo não era opção, Mbemba ia sair, Marcano esteve lesionado, ninguém sabia como ia regressar, já tem 35 anos, Pepe 36. Prioridade n°1, um ou dois centrais. SC queria David Carmo como prioridade? Até podia ser, mas como acho que o SC também queria uma opção para o lugar do Vitinha, uma alternativa ao João Mário e ao Fábio Vieira, e o David Carmo era muito caro, teríamos de encontrar outro(s) centrais que tivessem o OK do treinador e fossem mais baratos. Prioridade n°2, um substituto de Vitinha, não um clone do actual médio do PSG, mas alguém diferente dos médios que temos. Depois, dentro da disponibilidade, uma alternativa ao João Mário e Fábio Vieira. Para o lugar do jogador do Arsenal, contratamos o André Franco, português, com escola, não é o Fábio, mas pode cumprir e ajudar. Com Manafá parado há muitos meses, era importante uma alternativa a João Mário e essa alternativa não pode ser o Pepê. Em alguns jogos, em que temos de apostar tudo, OK, mas excepcionalmente e não olhar para o plantel e ver que se não for o brasileiro é o Bruno Costa como aconteceu na época passada.

    ResponderEliminar
  28. O Carmo foi caro, pois. Mas com o pepe com 39 anos, Marcano 35, o Porto precisava de um central de categoria. E estou a assumir uma grande suposição, que realmente o vai ser!

    Penso que o Porto pensou muito bem antes de dar os 20m.

    Como dizia Capelo, os campeonatos ganham se na defesa.

    Problema? O Porto não tem só lacunas na defesa. Aliás, a anos que o plantel se tem vindo a degradar. Tem anos o problema do lateral direito por exemplo.

    Mas a causa de tudo isto é profunda, é o caos financeiro que o clube está. E nós aqui podemos chorar que não adiantará nada. Sem dinheiro, os problemas só tendem a gravar se.

    Chapa ganha e chapa gasta, quando vendemos por baixo e compramos por cima, é insustentável. Cada ano que passa, está cada vez pior a margem que o clube tem.

    Isto só está pendurado no Sérgio Conceição. Que já fez alguns milagres.

    ResponderEliminar
  29. A azia custa a passar. Perder sim mas depois de deixar tudo em campo durante os 90minutos o que não foi o caso. Displicentes, amorfos, desinteressados e trapalhões esta foi a nossa foto durante a maior parte do jogo de ontem. Só um cego não vê que precisamos de defesas laterais pois os que temos nem na equipa B. João Mario ainda tem desculpa pois convém lembrar que é uma adaptação e a culpa é de quem o coloca a jogar naquela posição. Este treinador teimoso já queimou Corona e prepara-se para fazer o mesmo a Pepê. É um crime lesa futebol colocá-lo a defesa mas o iluminado é que sabe. Está provado que falta um elemento para o meio campo que faça a diferença pois com estes não vamos a lado nenhum. Não admito que venham com a lenga lenga que não há dinheiro pois foi esta administração que nos levou a este ponto e para os seus chorudos ordenados e prémios o dinheiro nunca falta. Ricos portistas estes. Já agora podem elucidar-me o que faz Vitor Baía a não ser o aio do chefe que o acompanha tipo dama de companhia? Rico tacho. E Luis Gonçalves? Só serve para levantar a placa nas substituições? Eu ofereço-me para isso e não preciso de ordenado. O que se passa no clube é surreal e não vejo a hora dessa parasitagem ir para outras paragens. Quanto a reforços esperemos sentados pois não é agora à pressão que vão arranjar alguém. Para comprar mais mancos mais vale não vir ninguém e convercermo-nos que o campeonato este ano é miragem.

    ResponderEliminar
  30. E sem pretender "azangar" Barcelos, onde ganhamos 2-1 na temporada passada com grande dificuldade, com dois grandes golos, o primeiro num pontapé de Taremi a uns 40 e tal metros da baliza, e o golo da vitória do Sérgio Oliveira no lavar dos cestos, um senhor pontapé que entrou no "gavetão", e eis a importância do médio com boa meia distância, porque desencrava jogos...

    Mas, como sou um "fala-barato", ia-me perdendo com a Rosa Ramalho, bom, de 4ª feira a 8 dias, voltamos a Madrid, onde jogamos em setembro de 2021, justamente há cerca de um ano, sabem qual foi o onze do FC Porto que esteve mt perto de ganhar no Wanda Metropolitano? Com "sebenta", aí vai: Diogo, Corona, Mbemba/Pepe e Zaidu; Uribe/Grujic, Otávio, Diaz, Taremi/Martinez. O Pepe para "variar" lesionou-se, e entrou o Marcano. Daquele onze de Madrid, quem já não está cá? O "lateral" Corona, o Mbemba, e o Diaz, mas este já não está cá desde janeiro ... Interessante este exercicio do Wanda Metropolitano de setembro de 2021, confesso, fiquei a "meter moedas"!

    ResponderEliminar
  31. O DAVID CARMO custou 20 milhões ou mais fica no banco, o BRUNO COSTA por muito que se esforce não é jogador para equipa

    ResponderEliminar
  32. OLHA O NORTE.
    COMO DIZ O DITADO.- CADA MACACO NO SEU GALHO.
    Todos sabemos.... Porquê insistir, em João Mário a defesa direito, (isto sem tirar valor ao jogador, mas noutra posição) sai JM, vai Pepê para a defesa! até me dá arrepios na coluna. Zaidu,- não sei quê, não sei que mais, entra o Wandell, simplesmente não joga! foi pedido pelo treinador, ou não!?...
    Vinte milhões no banco, só porque Marcano marcou 2 golos e que provavelmente no fim da época vai embora reformar-se noutro clube.

    O BURACO.
    Aquele meio campo, coração de uma equipa, só tem Mateus Uribe, Grujic não me convence, dos outros nem falo, estão a aprender num clube grande como é o FCP. Vende dois estrategas Vitinha e FVieira mas não compensa com gente que pelo menos faça alguma diferença.

    ESTÁ CERTO, MAS NÂO CHEGA.
    Pelo que eu já li, houve grande reprenda e acertos com os jogadores, mas isso é o pai nosso de cada dia dos treinadores! quero é ver se depois no relvado tudo seja bem diferente...

    SÓ UM BITAITE.
    Na minha modesta ou ignorância opinião, nas equipas do SC, entre centrais e avançados o meio campo é sempre mal povoado! o meio campo nunca foi o forte do mister Conceição!...

    ResponderEliminar
  33. Sobre o Rui Moreira concordo com o que o Vila Pouca disse no Facebook. Espero que ele clarifique esta questão dos prints que surgiram na Internet. Nem está em causa ele ter opinião, mas tendo em conta a posição que ocupa no clube convinha ele vir a terreiro pronunciar-se. Como é óbvio a CS vermelha já veio pegar nisto e meter lenha na fogueira e aproveitar para meter nas capas. São um lixo.

    ResponderEliminar
  34. Olá
    Rui Moreira hoje a criticar jogadores por falta de qualidade e a Equipa Técnica por ser a mais cara da Liga.
    Esqueceu-se de mencionar os prémios de desempenho de uma administração que levou as finanças da SAD ao lugar onde se encontra....

    Eis os comentários:
    "Esta equipa com laterais fracos e subidos e centrais lentos parece o Argoncilhe", "Bruno Costa??????", "Miguel: veja quem saiu do plantel desde há um ano... e quem veio. Entretanto temos a equipa técnica mais cara da Liga", "Vergonha é não jogarmos nada" e "Centrais lentos e um meio-campo incompreensível"

    ResponderEliminar
  35. OLHA O NORTE.
    MAIS UM CANDIDATO A PRESIDÊNCIA DO FCP.
    Antes de mais espero que o sr Pinto da Costa não ande a festejar anos e glorificar-se do que já fez no FCP, são muitos anos de presidência espero que se reforme do FCP e do futebol. Todos os portistas estão gratos reconhecendo tudo que fez no FCP, só que já cansa são 84 anos de idade. Tudo isto bem a prepósito, das declarações de Rui Moreira que se prepara como é obvio à presidência do FCP, a maioria dos portistas já percebeu que o candidato de PC é o sr Victor Baía. Sendo assim já são três, RM, AVB e VB, venham mais candidatos ao nosso Glorioso clube, porque já chega, cansa de ser sempre o mesmo.
    PS: RM tem ainda o mandato na Camara do Porto a cumprir, mas isso não é obstáculo deixa alguém interinamente a presidir o resto do tempo que falta. Até porque todos os compromissos que prometeu a cidade estão concretizados e outro em vias de se concretizar, e bem,, nesse aspeto nada a dizer.

    ResponderEliminar
  36. Sobre os prints dos supostos posts de Rui Moreira, na era em que quase tudo é fake, onde vi isso? No record. O record inspira me confiança? Zero. O Rui Moreira é estúpido a esse ponto, sabendo que o que diz é usado contra ele? Acho que não é estúpido a esse ponto. Logo tendo a achar, é fake.

    Na hipótese que é verdade, então não foi só a equipa que esteve mal nesse dia.

    ResponderEliminar
  37. Rui Moreira ainda não veio formalizar e substanciar um desmentido?

    Ok... temos de saber gerir o tempo, mas aquilo que prolifera na nojenta imprensa lisboeta, exige uma postura dura e objectiva... e isso nada tem a ver com as pretensas ambições de RM presidir ao FCP.

    Tem a ver com verdade e dignidade, e que não maculem o nome, nem se sirvam do mesmo para atacar o FCP

    Obrigado DVP


    JPPCH

    ResponderEliminar
  38. Nota-se a raiva contida de alguns pelas opções do treinador que, no domingo, até lhes deu razões para se expressarem.

    Para mim só lhe aponto o dedo acusatório por ter posto de início Taremi que, segundo notícias semanais, teria estado lesionado e participado pouco nos treinos. Se não fosse titular provavelmente a estratégia seria outra, com outros intervenientes, mas não, optou por quem deu 3 ao sporting que, parece, acabou por ter o azar do Diogo Costa cumprir o seu papel.

    O FC Porto não tem jogado bem, uma característica das equipas de SC nos inícios de temporadas, é um facto, mas isso, opinião minha, não é suficiente para colocar em causa o seu trabalho, muito menos quando, neste momento, o rendimento da equipa e de alguns dos seus jogadores está longe das nossas ilusões.

    Também é verdade que um plantel sem as opções Diaz, Vitinha e Fabio é sempre pior se não houver compensações credíveis, porém aqui o trabalho é da responsabilidade de quem manda.

    Tenho muita dificuldade em acreditar naquilo publicado nas RS e que dizem ser atribuído a RM, mas se não for, o Sr Presidente da Câmara deverá desmentir.

    ResponderEliminar
  39. "A propósito da conversa de Rui Moreira no facebook que foi publicada em alguns órgãos de comunicação social. É mentira, desmente as notícias e se for o caso age em conformidade contra quem as publicou. É verdade, só tem de se demitir do cargo que exerce no Conselho Superior do FCP."

    Foi isto que coloquei no Facebook. Para mim é simples...

    ResponderEliminar
  40. Rui Moreira como já o disse aqui há mais de 4 anos será o próximo presidente do nosso clube! Esta a preparar se e bem para daqui ha 3 anos

    ResponderEliminar
  41. Lamachã, chamas a esta intervenção uma boa preparação para a presidência do FCP? Eu conheço muito bem Rui Moreira, o suficiente para dizer: com o nosso voto, em minha casa somos dois, não será.

    Como sabem bem os que frequentam o blog, não pertenço à direcção do clube de fãs do Sérgio Conceição, mas como procuro ser justo, mesmo sem saber por quanto fica a equipa técnica do FCP, acho o máximo que se coloque ênfase e se diga que é a mais cara da Liga. Até pode ser, mas SC e a sua equipa técnica são os mais baratos dos últimos 10 anos.

    Quando o FCP gere mal e por exemplo, saem jogadores a custo zero, ou são vendidos a preços que não são justos, nós reclamamos, a CS aproveita para descascar no FCP, mesmo que alguns deles pelo rendimento desportivo tenham pago parte substancial do investimento.
    Já quando se trata do SLB, Everton Cebolinha, comprado por 20, vendido por 13; Yaremchuk comprado por 20 vendido por 16; Weigl, comprado por 20, emprestado; rendimento desportivo dos três? Bola. Mas aí não se passa nada, fica tudo pela poupança dos salários e as alcavalas entram como garantidas.
    Não conheço a CS mais ligada ao desporto nos outros países, mas no nosso é miserável, portam-se como autênticos prostitutos ao serviço do Benfica.

    ResponderEliminar
  42. Eu analiso a intervenção do Rui Moreira como crítica a atual direcção do clube
    Se me perguntar se ele se deveria demitir das funções atuais no clube, acho que sim
    Se me perguntar se o timing era o correcto também acho que não
    Quanto a situação da equipa técnica tenho uma leitura diferente.? O que ele quis dizer penso eu, pagando bem ao treinador merecia plantel melhor!
    Finalmente todos nós criticamos de uma forma ou de outra atual direcção, e criticamos alguém que se mostra contra a atual direcção.. Em que é que ficamos!!!???
    É discutível a forma e o modo obviamente que sim, mas há que começar por algum lado

    ResponderEliminar
  43. Vila :


    ..."Não conheço a CS mais ligada ao desporto nos outros países, mas no nosso é miserável, portam-se como autênticos prostitutos ao serviço do Benfica." ...


    Mais nada !


    ResponderEliminar
  44. Eu não misturo Futebol e Política, não troco as estações do ano, é que são coisas distintas. Se aquela publicação é do RM, fica-lhe mesmo mt mal. Primeiro porque Rui Moreira é neste momento, vice-presidente do Conselho Superior do FC Porto, órgão social que tem uma função consultiva. Segundo, não gosto deste perfil de adepto (temos neste blog um bom exemplo, o SOLUAP), adeptos de apenas vitórias, e causticos e corrosivos nas derrotas, não, obrigado!

    Vila Pouca, sobre as "vendas" do Benfica, coleccionam muitos "milagres", lembram-se da "venda" do Roberto? Ou do ponta Castillo que esteve meio ano no Benfica, desvalorizou porque pouco jogou e nem marcou (e é ponta de lança), mas foi transferido pelo mesmo valor? O que dizer do RDT, custou 20 M€, em meio ano fez 3 golos no Benfica (um deles ao Vizela na Taça), e foi vendido pelos mesmos 20 M€ ao Español, Español que, nunca tinha investido mais de 12 M€ num jogador? E o futsalista Pedrinho, tinha custado 18 M€, num ano no Benfica fez um golo ao Vilafranquense, mas nem desvalorizou, porque foi transferido pelos mesmos 18 M€ para o Shakhtar (um milagre do Boto)? Finalmente o Yaremchuk, um ponta, habitual titular, fez apenas 9 golos no Benfica (poucos golos para um ponta), supostamente desvalorizou, mas não, foi transferido por 16 M€ + 3 M€ por objetivos, e foi transferido para onde? Para o Brugge da Bélgica, que habitualmente contrata entre os 5/6 M€, o jogador mais caro que contrataram foi o nigeriano Raphael Onyedika (21 anos) ao Midtjylland por 10 M€, mas os belgas, perderam a cabeça com o Yaremchuk que está perto dos 27 anos, e vai custar aos belgas 16 + 3 M€?! ... Mas alguém acredita nestas "vendas"? E a "robertada" é um bom exemplo, gerou "mais valias", quando foi transferido para o insolvente Saragoça!

    Uma nota final, o ex propagandista Brás, diretor desportivo encartado, tomou posse na temporada passada, quais foram as contratações da sua responsabilidade? Yaremchuk, Meitê, Gil Dias, Valentino Lázaro, e o Radonjic, 4 deles viajaram em jato privado com o Uber-jato Brás, mas todos eles já tem guia de marcha, ou foram devolvidos, o ex propagandista tem mesmo jeito para a coisa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela minha referência mas por muito que custe as verdades são para serem ditas e não escondidas.

      Eliminar
  45. Sou do tempo em que o Rui Moreira vinha aqui comentar...não acredito minimamente que ele tenha escrito ou dito aquelas palavras! Hj mais uma vergonha no estádio da luz. O Paços de ferreira levou apenas 5 suplentes....a cesar o que é de cesar

    ResponderEliminar
  46. Faltam 48h para o fecho do mercado e não quero acreditar que Não vamos ter contratações com qualidade.

    Atacar a época com este plantel é um suicídio.

    O FCP nos próximos 12 ou 13 dias tem 4 jogos. E vai haver mais períodos assim até Novembro.
    Como é possível não trazer mais ninguém?

    Não faço parte do clube de fãs do Sérgio Conceição (acho que tem qualidade, e sabe o que faz, mas não é a última Coca Cola do deserto), mas se não existirem contratações de jeito não o vou conseguir culpar caso não atinjamos os nossos objectivos.

    Cumprimentos

    Tiago Stuve

    ResponderEliminar
  47. Fiz bem em dar-te corda, ó tolinho, voltaste e confesso, que grande lição que me deste. Mas aconselho-te leres com atenção ou então a interpretar o que eu digo.
    Tolinho, disse e mantenho, Pepê na 1ª parte só fez asneiras, ele e o Otávio também na 1ª parte, andaram completamente desparecidos. Melhoraram ambos na 2ª, o Otávio mais na parte final, mas já estava o resultado em 3-0.

    Volta sempre...

    ResponderEliminar
  48. Devo dizer, há pouco, que enviei um e-mail ao dr Rui Moreira a questioná-lo sobre a veracidade ou não do assunto em voga. Como já me respondeu a um outro, vou ficar na expectativa.

    Mudando de assunto e sem querer tirar o lugar ás excelentes análises do PO, deixo ficar uma pesquisa acerca dos jogadores que passaram ou foram emprestados pelos 3 grandes, esta época, aos restantes clubes portugueses e que foi elaborado e publicado, hoje no Twitter, pelo DadiPortista:

    Estoril. Chaves Vitória SC

    Sporting
    Pedro Silva. Gonçalo Pinto. Bruno Gaspar
    Edson Mexer. João Queiroz
    Tiago Santos. Benny Sousa
    Gonçalo Esteves. Ricardo Guimarães
    Joãozinho
    Francisco Geraldes

    Benfica
    Martin Filipe. Nelson Monte. Bruno Varela
    Pedro Álvaro. Steven Vitoria. Delton Biai
    João Carvalho. Sandro Cruz
    Tiago Gouveia. João Teixeira
    Luri Tavares
    Serginho
    Tiago Araújo

    FC Porto. 0. Jorge Fernandes
    Mor Ndiaye. André André


    Arouca. Boavista. Casa Pia
    Ricardo Baptista
    Rafael Fernandes 0. Afonso Taira

    David Simão. Ricardo Mangas. João Nunes
    Ilija Vukotic. Diogo Pinto
    Bruno Lourenço.
    Salvador Agra

    Pedro Moreira Rafael Bracali Romário Baró
    Martin Tavares



    Vizela. Gil Vicente Famalicão
    Bruno Wilson. Bilel Aouacheria. Samuel Lobato
    Ivanildo Fernandes.
    Tomás Silva
    Nuno Moreira

    Manuel Balde. Tomás Araujo. Ivan Zlobin
    Raphael Guzzo. Alexandre Penetra
    Carraça Ruben Lima
    0 Danilo Veiga. Benny
    Heriberto Tavares
    Rio Fonte

    Diogo Queiroz
    Ivo Rodrigues

    Sta Clara. Paços Ferreira. Marítimo Rio Ave
    0. Jorge Silva 0. Leonardo Ruiz
    Tiago Ilori
    Antunes

    Tomás Domingos. Pedro Ganchas. Rafael Brito. João Ferreira
    Diogo Calila. Nico Gaitan. Diogo Mendes. Miguel Nobrega
    Celso Baúque. Pedro Amaral
    Ricardo Silva. Fernando Fonseca. Guga Rodrigues
    Rodrigo Valente. Rui Pires. 0. Samaris
    André Mesquita
    Rui Costa. João Graça
    Ukra
    Hernani
    Zé Manel
    André Pereira

    Portimonense. SC Braga
    Gonçalo Costa. Paulo Oliveira
    Borja
    Henrique Jocú. Yuri Medeiros
    Ricardo Matos
    André Horta
    Ewerton
    Paulo Estrela. André Castro


    Totais
    Benfica 46
    Sporting 28
    FC Porto 25

    Estejamos atentos aos minutos jogados e desempenho contra as anteriores equipas.

    Por último, o dono do blogue teve a homberidade de dizer que não pertence à direcção do clube de fãs de Sérgio Conceição, tem o meu respeito porque prezo a honestidade, já eu devo ser o presidente desse clube, embora não abdique das minhas criticas, como no último jogo.

    ResponderEliminar
  49. OLHA O NORTE.
    EU GOSTARIA, MAS RESPEITO OUTRAS OPINIÕES-
    Se calhar vou surpreender muitos comentadores portista aqui na Tasca do Vila!... Gostaria de ver nas próximas eleições a candidatura de Rui Moreira á presidente do FCP acompanhado de André Vilas Boas como o homem forte do futebol. Um pela estaleca como presidente da camara do Porto de 3 mandatos e com muito conhecimento do Clube e o AVB pelo seu grande conhecimento no mundo de futebol, equipas, jogadores e também conhecimento do nosso glorioso clube.
    Já sei, que sou tolo, lunático, era o que eu gostava e fico-me por aqui...

    ResponderEliminar
  50. Há dois anos, quando o Kritciuk ia matando o Nanu no Jamor, o Duarte Calabote, ou o Faustino fadista (entre outros) consideraram não ter havido motivos para a marcação do penálti.

    O Faustino fadista, hoje na SportTv afirmou que o "penálti" sobre o Bah, é clarissimo...

    E a propaganda ainda se queixa do pasteleiro? A sério?

    ResponderEliminar
  51. Tolinho, sabes porque não publico os teus comentários? Porque o respeito é muito bonito e eu gosto. Não admito faltas de respeito, principalmente de anónimos. Até podia saber quem és através do IP, mas seria pura perda de tempo, não mereces esse trabalho. Mas confesso, se mudares até publico, sabes porquê? Acho-te piada...

    ResponderEliminar
  52. OLHA O NORTE.
    UMA TOUPEIRA NO ANDOR.
    Olha o colinho, contra um Paços desfalcado, foi preciso o inteligente, o Dias, marcar uma grande penalidade para lhe dar a vitoria.
    Aquela merda de penalti comparada com a do Nanu contra o BSAD foi uma brincadeira. Nojentos, porcos...

    ResponderEliminar
  53. Aí, "pasteleiro", desde que foste ameaçado na Maia só fazes jeitos ao F.C.Porto.
    Vai ser bonito ver os números de contorcionismo que vão fazer alguns artistas, os mesmos que acharam que aquela saída do guarda-redes da BSAD, Kritciuk, e que mandou Nanu para o hospital, não foi penálti e o lance que originou o penálti que colocou o Benfica a vencer por 2-1, foi.

    Post no Facebook..

    ResponderEliminar
  54. O que publiquei ficou uma salgalhada imperceptível. Em breve farei melhor

    ResponderEliminar
  55. Observem o requinte da propaganda, no dia em que o pasteleiro apitava na Luz, editaram este post, justamente no blog de arbitragem do Benfica (é verdade, também tem um blog especifico só para a arbitragem), e estes "pormaiores" ontem foram fundamentais para somarem 3 pontos.

    http://influenciaarbitral.blogspot.com/

    P.S. Entretanto, os 3 especialistas da arbitragem do Jogo, foram todos unanimes ficou um penálti por marcar a favor do Paços (salvo erro, na última jogada do jogo), alguma televisão mostrou essas imagens, e escrutinou-as? Homessa!

    ResponderEliminar
  56. Bem... Precisamos de algum alimento para efetuar a refeição onde vamos?
    Ao hiper mais próximo
    Nós estamos igual, quando precisamos de um jogador e que não compramos em devido tempo onde vamos? Ao portimonense S. A

    PT há dias gozastes comigo por causa do luizinho... Queira deus!!

    ResponderEliminar
  57. Também gostava de ver uma repetição de outro ângulo do último lance do jogo, na área do Benfica. Mas como todos já sabemos como aquilo funciona, com a conivência da liga, tudo que seja contra o Benfica não se mostra.

    Sem querer atentar contra a integridade moral dos jogadores, apenas faço uma constatação, porque todos temos dias melhores e piores. Agora isso algumas vezes permite ganhar ou perder pontos.

    Dados Sofascore
    Sporting-Chaves: GR do Chaves melhor em campo
    Rio-Ave-Porto: GR do Rio Ave 2º melhor em campo
    Benfica-Paços: GR do Paços pior jogador em campo

    ResponderEliminar
  58. Ao que tudo indica Samuel Portugal que é guarda-redes do Portimonense vai ser reforço do FC Porto por 4 milhões. Estamos a falar de um GR que nem sequer segunda opção será, à partida, no nosso clube. Faz sentido isto? Numa altura em que precisamos de um médio diferenciado como de pão para a boca? Cada vez percebo menos a nossa política de contratações.

    ResponderEliminar
  59. Ele há coisas que não entendo, pagar 4 M€, pelo Samuel Portugal que provavelmente será o 3º guarda-redes do FC Porto? Ok, o Sérgio gosta de contar com 4 guarda-redes, mas a baliza era a prioridade?

    O Lincoln foi para a Turquia por 3,5 M€, e este médio tem todas as caraterísticas para ser trabalhado para a posição 8, porque é agressivo, intenso, mas também sabe pautar e pausar o jogo, e é fortissimo na bola parada...

    Planificação no FC Porto?! Isso não existe, custa-me tanto afirmar isto...

    ResponderEliminar
  60. Bom dia,

    guarda redes do Portimonense no FCPorto, como tínhamos dois guarda redes fracos, esta contratação, revela-se muito importante na luta pelos titulos e acesso aos oitavos da LC. Fico impressionado pela qualidade de gestão dos administradores e presidente do FCPorto.

    tudo o que muitos aqui escrevem acerca da reles imprensa de lisboa, a defender os interesses do cska alvalade e seteua de lisboa de forma tribal, esquecendo os outros clubes propositadamente, é verdade factual. Foi sempre assim desde que existe imprensa,tendo aumentado desde o principio do seculo para alimentar os imbecis que ganham dinheiro e os que os ouvem para ficarem mais ignorantes.... a felicidade do país!!!

    o que me deixa perplexo e não compreendo é passividade de todos os outros clubes, são mesmos todos, ignorados pela imprensa de lisboa e não REAGEM.

    confesso que sinto NOJO por todos estes factos que durante anos a fio, todos os que aqui comentam, mencionando os mais variados casos, sempre com o mesmo objectivo.

    por mim, todos os clubes, incluindo o FCPorto, deveriam acabar com o futebol neste país e todos os domingos cska alvalade e steua lisboa de agosto a maio, fariam o contentamento de tão enfezado país!!!!!!

    Viva o FCPorto

    Saudações

    Manuel Cardoso

    ResponderEliminar
  61. OLHA O NORTE.
    SE NÃO SABE, LEIA AQUI.
    Sr Roger Sehmidt, durma descansado que o vieira 2º ainda lhe vai dar mais uns craques, também, há mais pasteleiros arbitrar neste campeonato para lhe adoçar o Ego. Já agora, se é que ainda não sabe, tem uma Comunicação Social que lhe lambe os pés, traseiro se for preciso, para que o sr seja feliz. Não se esqueça, que treina o clube do regime, que embora estejam cheios de processos crimes, mas que aqui a eles, passa pelos intervalos da chuva. A Justiça é extra terreste, ET, todos desconfiamos mas não sabemos se existe! portanto faça a sua vidinha em paz do Senhor. TUDO A BEM DA NAÇÃO.

    PASQUINS, BOLHA, RECOR PIMBA: O jogo visto por eles à lupa pelo olho do cu. Não se passou nada, tudo limpinho.
    Jornal jogo. Penalti por marcar a favor do Paços Ferreira, Penalti marcado a favor do benfica muito duvidoso (penalti na minha opinião que só o pasteleiro viu). Conclusão: arbitragem com influência no resultado...

    ResponderEliminar
  62. Dar 4M por um jogador para uma posição não prioritária não reforçando aquelas em que se precisa diz bem da anarquia em que o nosso clube está mergulhado. Mas nestas coisas também é culpado o protegido do PO sobre o qual só se pode dizer bem pois o homem é perfeito.

    ResponderEliminar
  63. No ultimo dia de mercado é anunciada a contratação de... um GR?! UM lateral de jeito? Não? E UM médio diferente dos outros, com perfume e visão para entrar direto no onze?! Tb não? Quê, não sobra dinheiro das vendas do Diaz, Vitinha ou F. Vieira?! Ou preferem torrar em jogadores para a B?! Alguém me consegue explicar isto com alguma, nem que pequena lógica? Bem, se calhar sou um "pressinhas" e devia ficar à espera do ultimo minuto para anunciarem um médio qq emprestado e "cheio de vontade" de se mostrar ao Mister e aos adeptos 🤷‍♂️ até pq com o SC emprestados jogam tanto que nem sei como aguentam o ritmo... tic toc Mf's

    ResponderEliminar
  64. Vamos dar 4 milhões pelo guarda redes do Portimonense , quando despachamos o Marchesin praticamente de borla , há coisas que para mim não fazem rigorosamente sentido ...

    As missas voltaram em grande na Luz , um golo em claro fora de jogo , e um pênalti por marcar a favor dos de Paços .

    ResponderEliminar
  65. Finalmente uma contratação de um GR. Absolutamente prioritária. Só temos o Diogo Costa, Cláudio Ramos, meixedo e equipa b.

    Além disso, abunda qualidade e quantidade nos outros setores, principalmente no meio campo e laterais

    ResponderEliminar
  66. Um guarda redes ?
    Nao discuto a qualidade do Samuel Portugal e que seja bem vindo mas precisava mos dum quarto guarda redes ?
    Quando falta nos jogadores noutras posicoes?
    Enfim nao percebo....

    ResponderEliminar
  67. Já em jogos anteriores tinha reparado na qualidade de passes do adversário, agora no 1 golo são quase 30 passes e nós a cheirar a bola, isto é falta de treino ou pior incapacidade dos jogadores

    ResponderEliminar
  68. Ontem, na SportTv +, quem for à box, pode observar, + de 3 horas de emissão para acomapanhar o Benfica Paços, um jogo que, estava a ser transmitido pela BTV, uma estação concorrente da SportTv!

    Passei por lá, tinha o moderador, também um adepto do Benfica, era o Telmo Correia, o Zé Sousa sobrinho do António Sousa, Portista, mas bem alinhado com a benfiquização da BTV, a analise do Sousa aos lances polémicos, indicia isso mesmo, já no intervalo, e no final do jogo, o Faustino fadista "especialista" de arbitragem, e de fado, analisou a arbitragem.

    Sobre esse talentoso ex árbitro do Pombal, o fadista Faustino, ex árbitro da III Divisão (o último jogo que apitou foi um tórrido Cesarense/Sousense), mas ao intervalo, foi peremptório, o penálti é clarissimo (naquele lance do Nanu, o fadista considerou então, um choque normal e fortuito), mas, como não vi a analise no final do jogo, feita pelo Faustino fadista, fui à box, qual o meu espanto, um lance mt polémico na área do Benfica, entre o Koffi e o Grimaldo aos 94' (unanimidade n´O Jogo, penalti a favor do Paços ficou por marcar), porém, esse lance, nem mereceu analise do fadista, nem imagem, isto é normal? Enfim, a SportTv é uma sucursal da BTV, e o fadista é parceiro social do jubilado Rola!

    P.S. O Duarte Calabote, naquele lance do Nanu há dois anos, considerou que não era lance para penálti, de igual forma, também considerou que o lance entre o guarda redes e o Bah, também não era penálti, sublinho, pelo menos este, é coerente, já o fadista, não é nada, mas está bem acantonado...

    ResponderEliminar
  69. Vila Pouca, às 11 da manhã, quando foi pública a contratação do Samuel Portugal, e custo respetivo, deixei aqui uma critica a essa mesma contratação, porém, esse meu comentário não foi publicado.

    ResponderEliminar
  70. PO, todos os teus comentários foram publicados, se esse não foi não foi culpa minha. Aliás, está publicado um comentário teu das 11:10. Nem sempre posso ter a possibilidade para ver e moderar os comentários na hora. Há mais vida para além do blog...

    ResponderEliminar
  71. Era esse das 11:10, mas quando comentei, ainda não estava publicado, isto é, entrou o do fadista Fuastino, e o comentário anterior, das 11 horas, ainda não tinha sido publicado. Peço desculpa.

    ResponderEliminar
  72. Aguardar o fim do mercado e esperar por uma reação de SC. Eu se fosse jornalista, perguntava: "A política de contratações tem a concordância de SC?"

    ResponderEliminar
  73. A chegada de mais um GR com lacunas bem mais importantes para colmatar no plantel, infelizmente já não surpreende. É só mais uma das muitas asneiras que se têm feito ultimamente.

    Basta ver que nas últimas 3 épocas (incluindo este mercado de verão), conseguimos a proeza de mesmo tendo vencido 2 campeonatos, sermos dos 3 grandes, o clube com pior diferença no balanço compra/venda de jogadores.

    ResponderEliminar
  74. Absolutamente inacreditável estes milhões pelo gr...
    A não ser que seja para rodar uns milhões SAD / PdaC / Rodney Sampaio à moda daquelas trapalhadas SLB /Vieira /Zé dos Frangos /Atlético Madrid...
    Que é gr excelente, é. Figura de top do Portimonense que está igual FCP - terceiro lugar.
    Agora vir para cá para não jogar, como é que ele aceitou?
    A não ser que esta compra seja para vir quando Diogo sair! Ou hoje ou em Janeiro.

    ResponderEliminar
  75. Mas agora a excepção da saída de jogadores no mercado de Janeiro, vai virar regra? Quero acreditar que foi uma emergência. Já tínhamos pago uma multa de 300 mil euros, a UEFA ameaçou com a possibilidade de exclusão das provas durante 2,3 anos, foi preciso vender à pressa. Se isso passa a ser natural, é o fim da picada.
    Espero que não venha nenhum Carraça junto com o Samuel Portugal. Mas que andam a tentar, andam.

    ResponderEliminar
  76. Boas.
    Realmente, se ainda há alguma dúvida que o clube é roubado, isto não deixa dúvida nenhuma.

    Deixamos o Marchesin ir se embora, por 1m, e vamos comprar outro por 4m, tem 28 anos, 90% do passe.

    Então, pergunta mesmo parva, se houvesse alguém preocupado com os interesses do clube e não do seu bolso, não seria melhor, ter ficado com o Marche? Saia emprestado, mesmo que lhe tivessemos de renovar o contrato?

    Então se o Diogo, provavelmente sairá em Janeiro, deixámos sair um guarde redes da qualidade do marchesin, para gastar 4m por um mais fraco?

    Enfim. Há alguma dúvida?

    Abraço.

    ResponderEliminar
  77. "Espero que não venha nenhum Carraça junto com o Samuel Portugal. Mas que andam a tentar, andam."

    Bem, depois do nosso amigo Lamachã, falar com insistência no Lucas Cantoneiro, ou Luquinhas, será este habitual suplente do Portimão, com ares de futsalista, o sucessor do Vitinha? Nunca fiando... Bom, o cantoneiro é um oficio em vias de extinção, apenas subsistem as casas de pedra do Cantoneiro, algumas requalificadas, e aproveitadas pelo turismo.

    Recordo que os nomes falados para a baliza, andaram à volta de 3 brasileiros, o Luiz Junior de 21 anos do Famalicão (na minha opinião o melhor), mas o Famalicão já vende mt bem, e conhece o potencial do brasileiro, pediu 10 M€ (proibitivo). Depois também se falou no jovem Andrew do Gil, 21 anos, e um potencial brutal, um empréstimo, com uma opção de compra razoável (incluindo jogadores, já lá está o Carraça), seria a minha 2ª opção. Mas eis que chegou o "jovem" promissor Samuel Portugal com 28 anos, e que vai custar 4 M€, afinal, somos um clube rico...

    Quanto aos negócios com o Portimonense, são habitualmente extraordinários, mas nunca para o FC Porto:
    1 Manafá com meia temporada como lateral em Portimão (era extremo de formação), custou ao FC Porto 7 M€ (foi baratinho).
    2 Ewerton, um verdadeiro fenómeno do Entroncamento, custou ao FC Porto 2 M€, e nunca jogou oficialmente no FCP.
    3 Depois temos o Bruno Costa que regressou, e o FC Porto pagou 2,5 M€ ao Portimão, para o resgatar.
    4 O Rafa Soares, também resgatado ao Portimão, e custou 1,5 M€.
    5 O Paulinho, um futsalista brasileiro, esteve meio ano no FCP, custou cerca de 3 M€, e posteriormente foi devolvido ao Portimão por 2,5 M€.

    Por exemplo, o Beto que foi para a Udinese, e em estreia fez 11 golos na Serie A, numa equipa do meio da tabela, o potencial do Beto era mm brutal, sabem quanto custou o Beto à Udinese? Custou 7 M€, isto quando tinha 22/23 anos, o Manafá, há 3 anos, custou ao FC Porto 7 M€ (e é lateral), há coisas que não entendo, ou então, recuso-me a entender algumas "oligarquias" ...

    ResponderEliminar
  78. Custa ver o benfica com dinheiro para tudo e mais alguma coisa e o fcporto sem tostão para colmatar as principais lacunas do plantel. Um médio e um lateral direito no minimo para continuarmos a ser competitivos... .

    ResponderEliminar
  79. "Então se o Diogo, provavelmente sairá em Janeiro, deixámos sair um guarde redes da qualidade do marchesin, para gastar 4m por um mais fraco?"

    3asifa, mero feeling, em junho/julho de 2023, o Diogo será o encaixe "xixa", está escrito nas estrelas, e aí, o Marchesin irá provavelmente regressar (entendi a necessidade do Marchesin jogar, para ir ao Mundial), mas espero que "haja para lá umas clausulas" para o resgatar na próxima temporada o Marche, por 1 ou 2 M€, porque não vamos lá com o Samuel de Portugal...

    A talhe de foice, o presidente do Celta de Vigo, o Sr. Mouriño tem 79 anos (pelo apelido castelhano com ñ, deve ser TOP), onde é que eu já vi isto?

    ResponderEliminar
  80. OLHA O NORTE.
    UM PAÇOS DE FERREIRA, ROUBADO NA LUZ.
    Voltando ao jogo de ontem do benfica - Paços de Ferreira. Hoje na SIC, vi o lance que os outros canais miseravelmente não mostraram nem comentaram. Como é possível que um arbitro benfiquista como é o pasteleiro, viu o lance do penalti a favor dos lampiões que só pessoas mal formadas como ele, é que podem afirmar que existiu, e outro, esse sim escandaloso na área vermelha, com um empurrão pelas costas a um jogador do Paços, que o pasteleiro maldosamente ignorou. Influenciou o resultado! simplesmente Vergonhoso.
    Compram tantos craques, mas precisam sempre do Andor da arbitragem.

    ResponderEliminar
  81. Impressionante ao que nos reduziu aquele que nos fez grandes… É com profunda tristeza que assisto ao total desprezo e desrespeito que PC demonstra por todos aqueles que verdadeiramente amam o FCP…

    Quando o melhor que existe como notícia é um qualquer jogador dizer ir “ sim, é verdade…” Graveto é que nem vê-lo… Já para o portento Samuel… Essa necessidade premente… Mais palavras para quê?

    Resta-nos continuar a amar com tudo o nosso clube… Mas com inteligência e sem palas nos olhos. Se isso falha…

    Abraço.

    ResponderEliminar
  82. Boa noite a todos.

    Como diz o Eastwood, amar sempre. No resto, ter a noção que não temos plantel suficiente para podermos ser competitivos em todas as frentes. O campeonato será muito difícil perante o poderio evidente do SLB, que está a jogar tudo após 3 anos a seco.
    O Porto não passou de bestial a besta só por uma derrota.
    Mas chega um ponto em que a raça por si só não chega.
    Dei o benefício da dúvida após Vizela. Vila do Conde tirou-me as dúvidas.

    Saudações a todos e obrigado ao Vila Pouca por este espaço no onde podemos desabafar um pouco todos.

    Sinto-me sem vontade de acompanhar as cenas dos próximos episódios.
    Todos temos vida, e muitas vezes sacrificamos os nossos por um jogo de futebol.
    Amo o clube, mas assim fica difícil dispender emocionalmente tempo quando vemos este grau de decadência e rapinaçao.
    Era imperativo um médio diferenciado. Fui apoiante da vinda do Carmo, mas em perspectiva se este dinheiro todo impediu mais contratações, então tenho que fazer mea culpa.

    Mais valia não ter vindo.

    ResponderEliminar
  83. Os jogadores que vêm do Portimonense para o Porto, por + fracos que sejam, parece que são feitos de ouro, são sempre caríssimos. Os bons, vendem-nos para outras paragens, pelos mesmos preços a que nos vendem a nós o refugo. Há qualquer coisa aqui, pelo repetir das situações, sempre com claro prejuízo para o FCP, que cheira mesmo muito a esturro.
    Onde também cheirou muito a esturro, foi no galinheiro da luz apagada, com a actuação/Roubode Catedral do pasteleiro e seus comparsas. Mesmo a jogarem em casa, mesmo contra uma equipa desfalcadissima, os benfas, tiveram que ser levados ao colo pelo "árbitro que está nas mãos do FCP" para conseguirem ganhar o jogo. Se tivesse havido verdade desportiva, os 3 grandes teriam perdido todos, 2 em casa e 1 fora; Assim, com mentira, houve 1 que ganhou. Prá CS do regime, nada de anormal aconteceu, tudo na paz dos anjos.

    ResponderEliminar
  84. ComPortistas,
    Dúvidas houvessem, terminou há pouco mais uma miserável prestação por parte da $AD do nosso Clube no que refere à capacitação do plantel para uma época onde, uma vez mais, partimos com a ‘cabeça no cepo’ isto no que refere às consequências financeiras de eventuais maus resultados desportivos. Noto apenas que este nível de desempenho não é, infelizmente, caso único nos últimos anos. É uma situação que se repete e a evolução da situação financeira da sociedade que administram, que sublinho está há alguns anos em falência técnica, é apenas e só reflexo da competência, ou falta dela se preferirem, de quem dirige o nosso Clube.
    Tudo isto está à frente dos nossos olhos e só não vê quem não quer!. Neste ponto estou à vontade pois a atual Direção do Clube não mereceu o meu voto nas últimas eleições que, recordo, registou o maior número de votos contra da história do Clube mas ainda não foi suficiente para terminar um ciclo que, infelizmente para quem nos lidera, vai terminar por uma porta pequena que, se calhar, poderá não ser suficiente...
    Assumindo desde já que também nao sou Sergista considero que esta época desportiva será um grande desafio ao verdadeiro Portismo pois, acima de tudo, temos que ser honestos na crítica e se há uma evidência que resulta desta pré-epoca é que saíram 8 atletas, 7 deles potencialmente titulares no atual 11, e entraram 5 (já contando com o GR de última hora que todos sabíamos que acabaria por chegar em mais um negócio incompreensível com os amigos do costume quando comparado com aquele que foi feito com o Marche!), com apenas 1 destas novas contratações com potencial para ser titular de caras no atual 11 (mas que ainda não entrou). Ou seja não apenas não reforçamos um plantel que tinha carências óbvias nas laterais defensivas como nos deparamos com uma diferença ABISMAL de qualidade que nem o maior mágico conseguiria disfarçar numa época com calendário dito normal. Enfrentar uma época perfeitamente anormal em termos de calendário, com uma concentração de jogos nunca vista, com um plantel limitado na sua base e que tem claramente menos opções (o que irá levar a um desgaste muito maior dos nossos elementos mais importantes pois apenas e só não vão poder descansar e vão ter que ser utilizados até rebentar) será um desafio enorme para conseguirmos atingir os objetivos desportivos mínimos da época com consequências diretas a nível financeiro, isto é: qualificação direta para a Champions 23/24 e passagem da fase de grupos na presente época 22/23. E se um deles, ou mesmo os dois falham, não há Diogo’s nem mesmo Estádios que nos valham… e tudo isto é obra e graça de anos e anos de incompetência da atual $AD que os títulos conquistados sob a batuta do atual treinador, qual deles o mais importante?, conseguiram disfarçar.
    Votos de sucesso numa época que será desafiadora a todos os níveis, mesmo a nível interno. No dia em que a crítica tiver que ser feita que sejamos justos e honestos e não nos esqueçamos de apontar o dedo, em primeiro lugar, a quem dirige o Clube tal como é prática aquando o sucesso desportivo é alcançado.
    Gilles27

    ResponderEliminar
  85. Bom dia.

    É com muita pena e tristeza que vejo a forma como o nosso clube está a ser liderado ao nível do futebol.

    O clube está a afundar-se a olhos vistos, em falência técnica, porque vende os seus ativos a baixo custo e compra sempre aos mesmos jogadores cuja qualidade é muito duvidosa a alto custo.

    O Sérgio Conceição fez 3 autênticos milagres nas épocas anteriores, nomeadamente naqueles em que foi campeão. Talvez no último, aquele que tínhamos melhor equipa, fruto da sorte de o wolverhampton ter cometido um erro de não acionar a opção de compra do vitinha, esse milagre tenha sido o menor de todos.

    É com muita preocupação que olho para esta época pois só por burrice é que o Benfica não será campeão nacional e só com muita sorte é que o Porto conseguirá os objetivos mínimos que é o segundo lugar e a passagem aos oitavos da champions.

    Concordo inteiramente com o comentário do gilles 27 bem como muitos outros que demonstram a mesma preocupação que tenho.

    A ver vamos mas os jogos do Vizela e do rio ave demonstram muito do que vai ser esta época.

    Cumprimentos a todos os Portistas.

    Irei apoiar e sofrer até ao fim a aguardar por mudanças sérias na administração do nosso clube em breve.

    ResponderEliminar
  86. O Braga está a tentar contratar o Uros Racic, sendo que o Salvador disse que só entrava alguém se houvesse saídas. Quero acreditar que poderá significar que o Al-Musrati venha para o Dragao.

    Saudações portistas
    Underkovaz

    ResponderEliminar
  87. OLHA O NORTE.
    AGUARDAMOS SENTADOS.
    Estou aqui na foz do Douro desde as 6 da manhã, estou sentado olhar para o mar, está algum nevoeiro, vou aguardar serenamente que chegue um Don Sebastião para o meio campo do FCP. Também no aeroporto de Sá carneiro, está um primo meu, a ver aviões! sempre com muita atenção e em pulgas nas chegadas. Já lá se encontra uma banda de música para quando o craque chegar ter uma recção de arromba...

    OS VOOS DO ALGARVE PARA O PORTO SÃO BARATOS, há que aproveitar.
    SAMUEL PORTUGAL, tem um nome bonito, Portogal dá-lhe mais charme. Segundo a Bolha da queimada! proveniente do mesmo clube vai chegar um defesa direito para o FCP! aguardamos a surpresa. Nem tudo é mau de lá de Baixo principalmente do Algarve, como diz o cantor algarvio "Atira-te ao mar e diz que te empurrarii".

    ResponderEliminar
  88. Pinto da Costa tudo nos deu e tudo nos tirou. A idade tirou-lhe clarividência e deixou de raciocinar. Vive num mundo de ilusão bajulado por uma corte de parasitas aos quais o que interessa são os seus interesses e não os do clube. Como qualquer ditador agarrou-se ao poder e julga-se o próprio clube.
    Dito isto o que se passa neste momento a nível de entradas e saídas no plantel só me vem dar razão. O negócio Marchesin diz bem do que se passa e foi um crime lesa clube pois é vendido por 1M e vão agora buscar aos amigos de Portimão um redes por 4, isto é tão ridiculo que só nos apanhados , e parece que não ficam por aqui pois o defesa direito deles vai acabar por vir só para nos taparem a boca. Sérgio Conceição é responsável também pois patrocina estes negócios ruinosos. Para o amigo trolha de braga há 20M e para os amigos de Portimão também não falta dinheiro. Uma auditoria a estes negócios é urgente. Este ano iremos lutar para não ficarmos em terceiro lugar.É preciso pegar na vassoura e correr com esta gente toda.

    ResponderEliminar
  89. Surreal vender MARCHESIM por 1 milhão e ir buscar um por 4 milhões para suplente muito inferior, se houver uma explicação plausível digam , gastar 31 milhões sem um único jogador de mais valia é obra

    ResponderEliminar
  90. Amigo, pelas amostras de Vizela e Vila do Conde temos de ser realistas. Oxalá me engane ou vai ser um ano a sofrer em todos os jogos.

    ResponderEliminar
  91. Urge não confundir pessimismo com lucidez intelectual. Que esta direcção merece críticas, isso é um facto e é assim há já alguns anos, agora julgar que estamos derrotados à partida, isso nem pensar. Respeito sensibilidades distintas da minha, mas não percebo esse portismo.

    O Porto vai ser sempre competitivo a nível interno, basta olhar para o trajecto dos diferentes plantéis que o SC teve à disposição. Se dá para uma boa campanha europeia? É bem mais difícil, mas nunca fizemos brilharetes lá fora como favoritos.

    Penso que a insatisfação com a abordagem ao mercado é generalizada nos adeptos, agora o desafio é ver como o SC arruma as peças que tem à disposição, pois se é verdade que deveria chegar um médio, também é verdade que há quem ande a jogar fora de sítio (Pepê, por exemplo).

    ResponderEliminar
  92. Aires, o teu erro é assumires que a sad está lá para defender os interesses do clube, por isso custa te a compreender. Mas se pensares no interesse do bolso dos administradores da sad, faz todo o sentido! Porque ganhas dinheiro com a compra do guarda redes e vais voltar a ganhar dinheiro com a compra do Marchesin, se ele regressar, claro.

    ResponderEliminar
  93. Boa tarde, Caros Portistas.
    Raramente intervenho activamente neste espaço, mas quase diariamente faço a visita para conhecer melhor o estado do universo portista.

    No domingo estive a ver o FCP em casa de família (9 5lb, 2 viscondes e eu) num final de tarde de aniversário. É incrível o que pensam e argumentam sobre o FCPorto. Ver o jogo num qualquer café da capital não teria sido pior. A doutrina está lá toda e estou a falar de gente relativamente evoluída. No final saí muito aziado; dê por onde der não pretendo voltar a repetir a experiência.

    Pegando no comentário do PO em 30/8 pelas 19:19h, e no que referiu sobre “sobre as "vendas" do Benfica, coleccionam muitos "milagres", lembram-se da "venda" do Roberto ..., Castillo ..., RDT ..., Pedrinho, ...,"robertada"”, e eu acrescentaria o miúdo parvo que “venderam” ao AM por 126 milhões.

    Há pouco tempo adiantei, aqui neste espaço, a minha crença de que isto são ‘operações de lavandaria’; e só ficarei convencido do contrário, se os clubes envolvidos nestes negócios evidenciarem nas suas demonstrações financeiras estas saídas de fundos. Provavelmente terei que esperar sentado, porque, não se tratando de sociedades anónimas (desportivas ou não), não existe qualquer obrigatoriedade de publicação de R&C. Ainda assim, ficarei sempre desconfiado porque um qualquer artifício contabilístico camuflará estas situações. A questão é simples: será que estes clubes pagaram mesmo estes montantes? Não tenho dúvidas que estes negócios a acontecerem com o FCP, já teriam sido alvo de apertadas investigações e largamente explorados pela legião jornalística prostituída que nos governa.
    1 abç e viva o FCPorto.
    Luis Oliveira
    PS: Incrível. Como é possível um treinador que nunca ganhou nada ser idolatrado neste país de imbecis.

    ResponderEliminar
  94. Marchesín saiu porque, ELE quis! Também não me venham com essa conversa
    Se me disserem que não havia necessidade de contratar um guarda redes é outra coisa. Na minha opinião fizeram bem para preparar o futuro.
    Tenho informações que 2 espanhóis possam vir por empréstimo

    ResponderEliminar
  95. O braga foi buscar o racic...encaixava bem no porto

    ResponderEliminar
  96. Bom, se aqui ontem questionei alguns negócios FC Porto/Portimão, temos também de saber fazer a devida triagem dos mesmos.

    Por exemplo, hoje ao meio da manha, quando lia A Bola no café, um Portista questionava-me furioso os 31 negócios FCP/Portimão, observei atentamente os 31 negócios, e qual o meu espanto, o de maior volume, qual era? Nakajima 12 M€, pois é, o "flop" Nakajima foi contratado ao Al-Duhail do Catar, A Bola sabe disso, tal como o Nuno Vieira que assina a coisa, também sabe, mas o objetivo é mesmo atingir e inflamar o Portismo, tal como hoje fez aquele Portista que me questionou sobre aquela notícia. Mas que credibilidade tem aquele quadro com 31 negócios entre FCP e Portimão, se um deles, o mais volumoso (Nakajima), é mentiroso? Porque razão o Nuno Vieira e A BOLA, incluiram naquele quadro o negócio Nakajima?

    Na mesma página, é lançado o nome do Moffi, o lateral franco-marroquino do Portimão, supostamente há um interesse do FC Porto, não faço ideia. Mas recordo que o Moffi há dois anos, era um jogador livre, depois de cumprir dois anos no Tondela, seguiu a custo zero para Portimão, quando se falou então no interesse do FCP. Se a coisa se confirmar, vamos ver, aí sim, devemos questionar, porque razão o Moffi não foi contratado em 2021 quando estava a custo zero, e hoje, pode custar uns 5/6 M€?

    Para os mais cépticos, vamos ser muito competitivos (não conhecem o nosso treinador?), não tenham dúvidas, e como tenho memória, o melhor plantel do Benfica dos últimos 50 anos, situa-se ali na temporada 1992/93, há 30 anos (Silvino, Veloso, Mozer, Hélder, Schwartz, Paulo Sousa, Rui Costa, Kulkov, Mostovoi, Paneira, João V Pinto, Futre, sim Futre, Yuran, Pacheco, César Brito, Isaias ou Rui Águas), sabem quem foi Campeão Nacional 1992/93? O Porto de Carlos Alberto Silva (aliás, foi bi-campeão), com um onze modesto, operário, sem nomes sonantes, e com 8 jogadores formados no FC Porto. Aliás, o que ganhou o FC Porto com nomes como o Flávio, Herédia e Cubillas? Ganhou bola!

    ResponderEliminar
  97. Concordo com o Vila Pouca. Não vale a pena vir para aqui fazer o funeral à equipa. É início de Setembro e a época acaba em Maio de 2023. Todos os anos em que começamos mal é sempre a mesma conversa. Até parece que o FCP tem equipa para lutar apenas pela manutenção. Eu também estou desiludido com a construção do plantel, mas também não podemos achar que a equipa que temos atualmente não vale nada. Aliás, essa imagem é passada através da CS ao anunciar com pompa e circunstância as contratações do SLB rebaixando todos os outros clubes através dos "analistas" que têm nas TVs e nas colunas de opinião. Eu relembro que o nosso maior rival que, segundo alguns portistas dizem aqui que só não irá ser campeão por burrice, gasta todos os anos milhões e milhões em jogadores. Quantos desses milhões são escrutinados? Ainda agora despacharam o Carlos Vinicius que custou 17M€ por uns míseros 5M€. Eles podem ter um bom plantel (e têm, não desminto) mas isso por si só não garante nada. Relembro que no ano de regresso de JJ, eles iam jogar a triplicar, gastaram mais de 100M€ em reforços por época e isso não garantiu nada. Tal como o FCP investiu rios de dinheiro no primeiro ano do Lopetegui e acabámos por não ganhar nada.

    ResponderEliminar
  98. A política desportiva do nosso principal rival ainda é pior que a nossa, apenas os resultados estão a tapar algumas decisões que se fossem tomadas pelo FCP seriam motivo de falatório. A do Vinícius junta-se a outras já aqui dissecadas. Mas faz algum sentido dispensar o Verthongen e ir buscar outro central? Onde já se viu o director desportivo soprar para os amigos que vai chegar alguém, eles vão para o aeroporto e o director desportivo é o primeiro a aparecer para as fotos e as câmaras? Queremos isso para o FCP?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No slb está tudo bem, porque foram levados ao colo pelo pasteleiro e cúmplices, e porque na pré eliminatória e no play off da Champions, lhes saíram, uma equipa da 4a divisão europeia e outra dum país em guerra, que não tem onde treinar, jogar e que perdeu os melhores jogadores. Senão, com todo o dinheiro que têm gasto e com todos os jogadores que têm contratado, os adeptos do benfas ainda estariam + descontentes que os do FCP.

      Eliminar
    2. Não nos esqueçamos da vinda desse "craque" do Draxler , um jogador que vai para Carnide para desviar as atenções da fracassada contratação do Ricardo Horta .
      Draxler já não joga há praticamente 6 meses , tem um historial assustador de lesões , está "estacionado" no PSG há 3 anos , nenhum clube lhe pegava ...
      Até pode ser que o PSG lhe pague parte do salário, mas os lampiões vão pagar 2 ,5 milhões limpos de salário e outros 2,5 milhões de empréstimo .

      Eliminar
  99. Se há sector em que o Benfica se reforça muito, é mesmo com extremos, avançados e pontas, em contraste, contrata ou investe pouco em defesas (porque não são tão vendáveis no mercado), mas investe mesmo muito em pontas, ou extremos.

    Ora vejamos, entre a temporada 2017/18, e esta, 2022/23, quantos pontas ou avançados o Benfica contratou e investiu? valores que constam no Transfermarkt:
    Gabigol 1,7 M€ (taxa de empréstimo), Seferovic "custo zero", Castillo 7,8 M€, Ferreyra custo zero, RDT 20 M€, Carlos Vinicius 17 ME, Cadiz 2,5 M€, Darwin 34 M€, Waldschmidt 15 M€, Yaremchuk 20 M€, Rodrigo Pinho "custo zero", Petar Musa 5 ME.

    Portanto, o Benfica, nos últimos 6 anos, contratou 12 pontas e avançados (excluidos os extremos), e investiu 133 M€, três pontas foram contratados a custo zero, mas por exemplo, o Ferreyra, entre prémio de assinatura, e intermediação, segundo o R&C custou 4 M€, a que se junta o custo da rescisão (valor desconhecido, mas generoso, tal como o extremo Zivkovic), o Ferreyra, fez um golo pelo Benfica, foi no Bessa ao Boavista. Volto a sublinhar, o Benfica investiu 133 M€ em pontas (mas sem o "custo zero" de três).

    Vamos fazer o mesmo exercicio para o FC Porto, entre a temporada 2017/18, e esta, 2022/23, quantos pontas ou avançados o FC Porto contratou e investiu? novamente, valores que constam no Transfermarkt:
    Waris 5,2 M€, Fern. Andrade 1,5 M€, Zé Luís 10,7 M€, Evanilson 8,8 M€, Taremi 4,7 M€, e Toni Martinez 3,2 M€.

    O FC Porto, nos últimos 6 anos, contratou 6 pontas, e investiu 34,1 M€ (recordo, o Benfica nesse sector, em igual período, investiu 133M€ + 3 pontas a "custo zero").

    E títulos conquistados, e registos Champions do FC Porto e Benfica, nas 5 últimas temporadas? (esta só agora começou)
    O FC Porto conquistou 3 Campeonatos, e 2 Taças de Portugal, com duas "dobradinhas"!
    O FC Porto em 4 presenças na Champions, atingiu 2 X os quartos final, 1 X os oitavos final, e foi uma vez eliminado na fase de grupos. Sublinho, o FC Porto conquistou aqueles 5 títulos, num período em que estava intervencionado pela UEFA!

    Já o Benfica, nos últimos 5 anos, apenas conquistou um Campeonato (foi o milagre do Lage em 2018/19). Na Champions, o Benfica em 4 presenças, atingiu 1 X os Oitavos final, e foi 3 X eliminado na fase de grupos da Champions, numa dessas edições, somou zero pontos em 6 jornadas disputadas na fase de grupos (com Man. United, Basileia e CSKA de Moscovo).

    Agora para terminar, convido o Soluap a comentar estes factos que em cima deixei, pode ser Soluap? Agradeço-lhe!

    ResponderEliminar
  100. Apoiar sempre.

    Pese não concordar com muitas decisões do nosso Presidente, no sábado lá estarei em Barcelos com os meus filhos para apoiar incondicionalmente o nosso clube.

    Agora que é penoso acompanhar este mercado de transferências, não restam dúvidas.

    Iniciamos a época com um lateral esquerdo (Zaidu que continua a ser um jogador mediano a meu ver//Wendel nem parece entrar nesta equação), com um lateral direito lesionado (Manafá) e o João Mário (que apesar da última exibição, tem cumprido).
    Falta o tal médio diferenciado que toda a gente reclama...
    Enfim um plantel com algumas lacunas.
    Temo que a raça demonstrada pelas equipas do nosso mister não seja suficiente para ocultar alguma falta de qualidade deste plantel.

    Espero mais uma vez me enganar, e ver de novo, Pepe, Otávio e Cia celebrar nos Aliados.

    Johnny

    ResponderEliminar
  101. DVP, claro que não queremos isso para o Porto. Mas fizemos pior que eles fizeram com Vertonghen. Vendemos um GR internacional Argentino por 1M e fomos comprar um gr com 28 anos, por 4M.

    Sé é verdade que o Benfica (excetuando esta época que está a contratar com qualidade e com critério) tem feito compras absurdas, também é verdade que fazem vendas muito boas (mesmo que incompreensíveis).

    Desde a última vez que forma campeões faturaram 492 milhões, enquanto nós faturamos 323 milhões.

    Tenho visto quase todos os jogos da nossa liga, e não tenho problemas em afirmar que tenho mais medo ao Porto (falta de capacidade e qualidade equipa que a equipa possa ter) do que da equipa do Benfica.

    O Benfica tem boa equipa, mas nada de extraordinário, nós é que temos algumas lacunas.

    ResponderEliminar
  102. Alexandre, se estás atento, eu na altura disse que era contra a saída do Marchesín e expliquei porquê. E nem sequer foi 1 milhão, foi pelos salários já que terminava contrato no final da época. Também disse que para mim, dois guarda-redes e o 3º da equipa B, mas que o SC queria quatro e por isso ainda vinha um guarda-redes.

    Deixo isso dos milhões facturados para o PO, mas não devo estar enganado se disser que em contrapartida eles têm gasto umas dezenas largas a mais que nós em compras e o sucesso desportivo... Hoje deixou o Benfica o Vinícius, custou 17, sai por 5. Também nesta matéria não estarei enganado se disser que eles esbanjam muito mais. Agora, como disse num comentário anterior, os prostitutos da CS escrutinam muito mais o FCP que o SLB e por isso não falta quem compre que a gestão delEs é melhor do que a nossa. Mas a mim só compete analisar e bitaitar sobre a do FCP.

    ResponderEliminar
  103. Nas últimas 5 temporadas, balizadas entre a temporada 2018/19, e esta, 2022/23, quanto investiram os 3 Grandes, quando venderam?

    Fonte Transfermarkt:

    Vendas, ou encaixes últimos 5 anos:
    1º Benfica 564 M€.
    2º FC Porto 394 M€.
    3º Sporting 374 M€.
    (as vendas de Félix, e Darwin, inflacionam brutalmente os encaixes do Benfica, nesses 2 jogadores, o Benfica encaixou 200 M€)

    Investimentos, em reforços ou aquisições:
    1º Benfica 294 M€.
    2º FC Porto 210 M€.
    3º Sporting 184 M€ (incluindo os 12 M€ do Amorim).

    Nas três últimas temporadas (desde que Amorim chegou ao Sporting), o Sporting investiu mais do que o FC Porto. Nos últimos três anos, o Sporting investiu 120 M€, e o FC Porto 110 M€, mas a tese que prevalece, é que este Sporting é poupadinho, e "coitadinho", mas não, desde 2020, investiram mais que o FC Porto, e o Pote, Ugarte, Edwards, Vinagre, Trincão, nestes 5, o Sporting apenas detêm 50% dos seus direitos económicos (investiram 42 M€ em apenas 50% dos direitos económicos daqueles 5 jogadores). Um exemplo, como é que nos vendem essa teoria? O FC Porto contratou o Davic Caro por 20 M€ (100% dos seus direitos económicos), já o Sporting, contratou o Trincão por 3 M€ de taxa de empréstimo, + 7 M€ de compra obrigatória a pagar em junho de 2023, o que perfaz os 10 M€, mas, por 50% dos direitos económicos do Trincão. O David é Carmo e caro também, já o Trincão, foi uma pechincha!

    ResponderEliminar
  104. Em primeiro lugar, o jogo do Portox Rio Ave não foi assim tão mau como o pintam. Bem melhor, a não ser no resultado, wue o fo Vizela. Em termos ofensivos , foi um jogo razoável, apenas defensivamente e que fomos uma nódoa. Agora em termos ofensivos, veio ao de cima uma pecha das equipas de SC , muito má definição no último passe e na finalização ( SoVeton definiu mal seis situações de perigo). Se Tsremi marcar o penaltie. Possivelmente estaríamos a falar de uma remontada histórica. Haja vista que, após o holo deaos 90 minutos, tivemos 3 claras ocasiões de golo, como sempre mal definidas. Quer dizer que não temos problemas,claro que temos e vem grandes, mas internamente vamos estar a dar luta até só fim. Agora há que fazer algumas mudanças e esperar que este ciclo termine. Sou suspeito para falar, pois nunca gostei de do eng Gonçalves e acho Baía sem perfil, mas o grande problema do Porto é a falta de gestão capacitada na área do futebol, pois Pinto da Costa e finito( infelizmente)e os aulicos que o cercam( Gomes bibota, Eng Gonçalves e Baia) em termos de gestão de futebol valem muito pouco e estão a anos luz da capacidade de A Henriques, daí a proeminência para o bem e para o mal de SC. Ainda neste mercado se viu, sequer fomos capazes de aproveitar o facto de termos 2 pessoas no PSG que tem uma queda pelo.Porto ( Luis Campos e Antero).
    Mercado brasileiro, bons jogadores a baixo custo, em clubes falidos, Vasco, Fluminense etc), não temos interesse.
    Em suma, estamos a passar uma fase menos boa, para a exigência que colocamos nas coisas, mas vamos dar a volta por cima.
    Relação com o Portimonense, as coisas são bem mais complexas e ( quem empresta dinheiro quer receber lo, de uma forma ou de outra).
    O nosso futuro passa por termos investidores, sem direito a voto, apenas com o controle financeiro.

    ResponderEliminar
  105. Alexandre, vi meia dúzia de jogos do Benfica (2 particulares), na minha opinião, das 9 aquisições (contrataram hoje um americano a "custo zero", e passam a ter 6 centrais no plantel), mas das 9 aquisições, do que eu vi, três são reforços, o lateral Bah, o Enzo, e o Neres. O Musa já conhecia, pode espreitar o onze (e falei aqui nele, no Estupinan, no Banza, e no Navarro, os 4 pontas que se destacaram em Portugal), já o Draxler, vamos ver, não joga desde março.

    Creio que neste mercado, eles tiveram mais critério comparativamente a temporadas anteriores. Outra nota, este Benfica corre muito (está mt bem fisicamente, também estão mais adiantados), mas sublinho que o preparador fisico Kugel (fala português), foi Campeão Mundial no Brasil, e essa Alemanha desse Mundial corria muito, até provocou outro Maracanaço ... Naturalmente, é impossivel manterem este ritmo, vão ter de baixar os níveis fisicos, isto porque, começaram mais cedo, espero que em meados de outubro, surjam esses sinais!

    Globalmente, vamos ter um Benfica mais forte, um Sporting mais fraco (perdeu o meio campo, e o Sarabia), e um Braga com um Senhor plantel, então as opções ofensivas, são TOP, atenção ao Braga, se algum dos três Grandes se descuida ...

    "Ninguém ganha de véspera. Nem morre de véspera, só o peru do Natal".

    Vamos ser muito competitivos, não tenho dúvidas. Também não acredito que hoje surja um reforço, eu, apostava tudo no Eustáquio, repito, está ali outro mt fiável e competitivo António André!

    ResponderEliminar
  106. Arnaldo Santos, se me permite, será que não desaproveitamos o know-how do Luís Gonçalves no que diz respeito ao mercado ucraniano, mas também as suas relações? O Shakhtar tinha um plantel de grande qualidade, e houve uma debandada quase geral, um exemplo, o Marcos António, um nº8 de grande qualidade, foi para a Lazio por cerca de 8/9 M€, é meio Samuel Portugal!

    ResponderEliminar
  107. OLHA O NORTE.
    UM AVISO AOS MAIS CRENTES:
    Acabei de chegar a casa com o meu primo, as informações que eu tenho, é que não vai entrar mais ninguém no FCP a não ser o GR Samuel Portogal.
    Esta informação é dada aos portistas crentes que ainda estão de pé à espera do tal sucessor de Vitinha. Podem ir jantar ou ir ver a novela, porque novidades, novidades só no Continente...

    ResponderEliminar
  108. Será que pelo menos vamos resolver o problema dos excedentários? Falta colocar Nakajima e João Pedro.

    ResponderEliminar
  109. Bom, podem ver a novela, e também podem ir à novena. Vou-me antecipar duas horas. Comparativamente ao plantel com 27 jogadores que terminaram em maio a temporada, saíram 7, e entraram 8 (com 4 aquisições, 3 da B, e 1 regresso). Vou fazer as substituições por posição, mas com dois "enxertos", o Franco formatado como nº 8 (Vitinha), e o Veron como playmaker (Fábio Vieira).

    Aí vai:
    Marchesin / Samuel Portugal.
    Mbemba / David Carmo.
    Ruben Semedo / Marcelo.
    Vitinha / André Franco.
    Fábio Vieira /Veron.
    Francisco / Gonçalo Borges.
    Fern. Andrade / Dany Loader.
    Sobra ainda o Rodrigo Conceição que regressou do Moreirense.

    Vila Pouca, pelo que ouvi, o Nakajima está alinhavado com o Portimão. O João Pedro, e o Fernando Andrade, não faço ideia qual o destino de ambos.

    Outra nota, o ex guarda-redes da B, o Ricardo Silva que o FC Porto tinha partilhado passe com o Sta Clara, já não fica nos Açores, e irá para Portimão. Portanto, prevejo que daqui a um, ou dois anos, o FC Porto vai resgatar o Ricardo Silva ao Portimonense por 2,5 M€!

    ResponderEliminar
  110. Como é possível dar 4M por 1 jogador que está avaliado em 1.5M ? Mas afinal dinheiro parece que não é problema. Investigue-se. Com isto é que todos nós nos devíamos preocupar.

    ResponderEliminar
  111. Afinal até foi um negócio correcto a do SAMUEL

    ResponderEliminar
  112. Já temos defesa-direito. É o João Pedro. Com mais um esforço o Nakajima pode ser o médio.

    ResponderEliminar
  113. Afinal ainda é pior 1M por 20%. Espectáculo.

    ResponderEliminar
  114. Bom dia a todos,
    Ontem, cansado, fui me deitar cedo ha olhar para o mercado ha espera de uma surpresa de ultima hora...
    Hoje acordei cedo e... Nada
    Guardamos o Joao Pedro o Nakajima e compramos 20% do Samuel...
    Muito desiludido mas o Sergio Conceição deve ter ficado bem pior...

    ResponderEliminar
  115. Quando penso na perspectiva do Portimonense, grande cliente que eles têm connosco. Quando penso no dinheiro que demos pelo Naka, metade do passe, ai jesus. É que não vem nada de jeito dali...e o Porto insiste em fazer negócio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Naka não foi negócio com o Portimonense.. veio das Arábias

      Eliminar
  116. O João Pedro pelos vistos foi inscrito.. um gajo que andou 2 ou 3 anos emprestado a sei lá quantos clubes no Brasil. O Nakajima tenho pena. Queimou-se e pelos vistos não tem direito a uma segunda chance. Acho que poderia ser util à equipa tendo em conta que não chega nenhum médio. Mas não vale a pena.. a casmurrice reina no Olival e a burrice na SAD. Vamos ser competitivos cá dentro? Provavelmente dps de estabilizar a equipa.. lá fora? Dificil... falta muita qualidade. Mas a ver vamos. A toalha não vai ser atirada ja

    ResponderEliminar
  117. Caros, tendo em conta a experiência de casos no passado (Hulk?) a conclusão de que o Samuel custará 5M e a avaliação desse valor podem ser precipitadas. O que PdC disse ao Jogo foi: "... comprámos 20 por cento dos direitos económicos do jogador por um milhão de euros. Temos opção não obrigatória ... para comprar mais % ....". PdC não diz que as "% seguintes" terão como base a avaliação actual de 100% = 5M.

    ResponderEliminar
  118. E pronto, chegou o fim do mercado e surpreendentemente (ou talvez não), não conseguimos arranjar um substituto para um dos jogador mais influentes da nossa equipa.

    Gostava muito de conhecer a opinião sincera de SC, sobre o que achou deste mercado de transferências e quais as suas prioridades no reforço da equipa.

    Conseguimos gastar 51 milhões de euros e ficar com a equipa desequilibrada.

    Até o Braga consegue ter uma estrutura muito mais competente do que a nossa, que não consegue colocar excedentários, não consegue vender jogadores pelos valores correspondentes, não conseguem renovar contratos e não conseguem contratar jogadores.

    A minha vontade é deixar de pagar quotas. Até hoje nunca consegui, mas tanto desprezo pelos sócio há de fazer chegar o dia.

    ResponderEliminar
  119. Até que enfim que acabou.

    Acabou em grande, contratámos um GR com 28 anos, para 3a ou 4a opção e que avaliamos em 5 milhões.

    Se isto não é um negócio esquisito então não sei o que será um negócio esquisito.

    De resto, temos de ir à luta com os que temos. Mas atenção:
    1) De tantas contratações que o benfica faz todos os anos haverá um ano em que vão acertar. E esse ano parece ser este.
    2) Milagres de SC não acontecem sempre
    3) mesmo com este 11 e com este plantel temos obrigação de ganhar ao Rio Ave e a todos os outros que lutam para lugares abaixo do quarto
    4) A culpa não pode morrer solteira. Se até o treinador dos viscondes admitiu que planeou mal a época...

    ResponderEliminar
  120. Expectativa VS realidade
    A realidade às vezes é difícil de aceitar, mas não podemos fugir dela. A nível financeiro não podemos competir com slb, por isso não vale a pena criticar pq é que não se contratou este ou aquele jogador a crítica deve ser à gestão da SAD que nos trouxe a este ponto em que temos dificuldade em contratar os jogadores "que fazem a diferença". Operações de mercado em que os nossos rivais eram comidos de cebolada já não são possíveis nos dias de hoje.
    Por falta de liquidez a SAD vê-se obrigada a ter menos quantidade e qualidade e deposita as esperanças que SC e a sua equipa técnica façam milagres. Esta tem sido a politica desportiva e financeira do clube nos últimos anos.
    Parece-me que a nível interno temos equipa para lutar por tudo, a nível internacional, atendendo ao panorama actual não se pode exigir mais que passar a fase de grupos, e para isso também acho que o plantel é suficiente.
    Na baliza estamos muito bem servidos, nas laterais não perdemos qualidade, no centro da defesa bem servidos , no meio campo serão necessários ajustes mas mantendo Uribe e Otávio é uma questão do treinador perceber qual a melhor organização, na frente muitas e boas soluções.

    Em resumo: apesar de ficar mais perto de ganhar, nem sempre quem investe mais é quem mais ganha. A historia do FC Porto a nível nacional e internacional assim o prova.

    Sfelgueiras


    ResponderEliminar
  121. OLHA O NORTE.
    NOVIDADES, NOVIDADES, SÓ NO CONTINENTE.
    Excursões ao Muro das Lamentações, aceitam-se inscrições. Caviar do tejo só na luz, nós por cá comemos umas mílheras de pescada de sábado compradas na 3ª feira seguinte. Dinheiro da Banca emprestadado só a Lagarto, Mecenas no FCP foi um ar que se lhe deu. Daqui a 4 meses há mais... saídas, claro! Diogo Costa com guia de marcha, pra Clube meter mais uns milhões nos cofres enferrujados.
    Para que conste, acalmando os constatarios, diz o Sr Presidente:- Samuel Portugal custou 1 milhão por 20% o resto vai ser em prestações (façam as Contas)!... PC, Alé PC, Alé PC, Alé Alé. Qual é diferença de ser presidente ou ser Dono?-quem souber, responda.
    ESTÀ ABERTA A AUDIÊNCIA.

    ResponderEliminar
  122. Alguns dos últimos comentários fariam mais sentido no novo post, mas não pôde sair mais cedo...

    ResponderEliminar