sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

F.C.Porto 1 - G.D. Chaves 0. E foi feita a vontade de Sérgio Conceição...


A atravessar um período conturbado, com jogadores castigados e outros que ainda há pouco chegaram, mas já estão de saída, o FCP recebeu o G.D.Chaves, último classificado do campeonato e venceu por 1-0.

Com Diogo Costa, João Mário, Zé Pedro, Fábio Cardoso e Wendell, André Franco, Varela, Eustaquio e Pepê, Taremi e Toni Martínez, o conjunto de Sérgio Conceição entrou a dominar perante uma equipa do Chaves curta, com muitos atrás da linha da bola, defendendo praticamente com todos. Azuis e brancos tinham muita bola, circulavam, atacavam pelas laterais, procuravam interiorizar, mas tinham dificuldades em desmontar a organização defensiva dos transmontanos, que, quando podiam, saíam bem para o contra-ataque.
Aos 28 minutos Rúben Ribeiro que já tinha amarelo, atirou com a bola contra Toni Martínez, apenas levou uma reprimenda do árbitro. O banco do FCP protestou, amarelo para Luís Gonçalves.
Já passava da meia-hora quando os portistas ameaçaram, por Eustaquio, mas apenas ganharam um canto.
Até ao intervalo apenas em cima do minuto 45 o golo dos Dragões esteve iminente.

Assim, até ao intervalo, domínio do FCP, muita posse, pouquíssimas oportunidades, muita generosidade, mas pouca criatividade, zero genialidade e nenhum golo.

Para a segunda-parte o FCP entrou com o mesmo onze e com a mesma toada dos primeiros 45 minutos.
Fábio Cardoso podia ter feito melhor, na sequência, amarelo para Alan Varela.
Quando o Chaves facilitou, Taremi não aproveitou. Mas não tardou o golo, excelente João Mário a interiorizar e de pé esquerdo a finalizar, mostrando como se deve fazer.
Apesar do golo Sérgio Conceição não podia estar contente, fez três substituições aos 62 minutos. Tirou Taremi, Toni Martínez e Alan Varela, entraram Evanilson, Francisco Conceição e Galeno.
Em vantagem, mas pela diferença mínima, importante não relaxar, ir à procura do 2° golo.
Aos 67 Dragões muito perto de aumentar a vantagem. Primeiro por André Franco, excelente defesa do guarda-redes, depois na recarga por Chico, no minuto seguinte foi Pepê a falhar. Era um bom período do FCP, mas não durou muito.
Ao minuto 80 saiu Wendell e entrou João Mendes.
No mesmo minuto os flavienses só por acaso não empataram. Benny completamente sozinho, bola na barra de Diogo Costa.
O Chaves subiu as linhas, portistas já acusavam alguma intranquilidade, tinham dificuldade em sair com critério, fazer bem. A diferença mínima mantinha-se.
Saiu João Mário, entrou Grujic, faltavam 3 minutos para os 90.
Já em cima dos 90, Galeno sozinho atirou para a bancada. Na resposta Diogo Costa salvou os azuis e brancos e os três pontos. O jogo terminou com o Chaves a procurar atacar e o FCP a defender a vantagem.

Concluindo:
Mais uma exibição fraca, mais um jogo ganho pela diferença mínima. Nem frente ao último os adeptos do FCP têm um jogo descansado. Mas se Sérgio Conceição disse na antevisão que ficava contente com o 1-0...

96 comentários:

  1. Vi. Jogo, mas custa muito ver a fraca qualidade e sempre a mesma falta de criatividade. Valha nos Diogo Costa e o poste, porque hoje poderia ter sido mais um Arouca ou Estoril. Demasiado confrangedor é deprimente. Nem consigo dizer que o Taremi esteve mal, e que este ou aquele também não. Muito fraco

    ResponderEliminar
  2. A miséria habitual. E a habitual alucinada flash de Sérgio Conceição.

    Bom 2024 a todos

    ResponderEliminar
  3. Boas

    O mister está ciente da realidade do que estes jogadores conseguem deixar em campo.
    Portanto 1 0 já e suficiente.


    Agora o Porto merece mais que isto.
    Mas não treina bem,estilos maneiras,ideias,processos, táticas ou seja la o que queiram chamar,de funcionarem como um colectivo ofensivamente.
    Todos tem culpa na estrutura,a exceção dos da limpeza e roupeiros.
    Deveriam fazer mais e melhor do presidente, administradores, a passar por os jogadores, preparadores fisicos,médicos e técnicos.
    Mais e melhor é preciso para Ser Porto.Para este ano ainda se possível.


    Boas entradas

    ResponderEliminar
  4. Já cansa ver o fcp a jogar mal... . Acho que o fcporto faz bem em arrumar a casa...tem excesso de jogadores mediocres!

    ResponderEliminar
  5. Sérgio Conceição: «Com futebol espetáculo e um empate ninguém sairia contente...» Claro que não. Mas também pode ser, será que não dava para jogar um bocadinho melhor e ganhar com alguma tranquilidade ao último classificado?

    ResponderEliminar
  6. "Queria lembrar às pessoas que com tudo o que a equipa cria, com tudo o que a equipa faz, muitas vezes não somos espetaculares, é verdade, mas o tempo dos violinos já acabou, agora temos de ter homens de trabalho, que seguem à risca a organização, que deitem cá para fora o talento que têm. É preciso que as pessoas entendam que nem sempre se pode jogar a mil à hora, sermos verticais, incisivos, chegarmos à baliza num dois, três passes." - SC.

    Vamos ficar por aqui. Jogamos em casa contra o último classificado, que tinha 38 golos sofridos em 14 jogos. O SC viu uma equipa do Porto a criar muito neste jogo e só não ganhamos por 5 ou 6 por causa da 3º equipa.

    Eu vi uma equipa que apenas não empatou por mero acaso, e tive de sofrer e contar os minutos para o jogo terminar.

    ResponderEliminar
  7. Falta qualidade e criatividade na equipa. A falta de qualidade não é apenas responsabilidade dos dirigentes da SAD também a tem o treinador. Jogar com um trinco a 8 é teimosia e é um modelo esgotado, só SC continua a acreditar que um dia Eustáquio será Vitinha. Não exigir ou identificar laterais de qualidade idem. Jogamos no passe para o lado e para trás (se puder ser no gk melhor).
    Poucas ideias, muito passe errado e sinceramente mesmo marcando hoje o golo da vitória João Mário tem falhas defensivas inaceitáveis para o nivel de exigência e até para a experiência que já tem.
    A equipa necessita mais quem pense o jogo porque, dos que o suam tem de sobra.

    ResponderEliminar
  8. Vila Pouca,

    Dar dava, mas quando se deixa os melhores no banco. Ivan Jaime e Chico. O que esperamos ? Gostamos de andar a jogar com Francos e Eustaquios e Tonis, gostamos de nos auto sabotar. Porque não entrar com os melhores? E aos 20 minutos estamos a ganhar 2 ou 3 a zero e aí metemos os tonis e os francos e gerimos. Epa este clube ta uma confusão.

    ResponderEliminar
  9. Agora é tempo de pandeireta , quem não gosta do som tem que se habituar 😂

    ResponderEliminar
  10. Bom dia Sr.Vila.
    Mais do mesmo... fraquinho.
    Um martírio assistir a isto,e ainda vamos a meio .
    O SC vive numa galáxia paralela.
    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Bom dia,
    Não discordo do texto, mas ressalvo...
    1. O Chaves com a atitude de ontem estaria nos 10primeiros!
    2. O mm Rúben Ribeiro q atirou a bola ao Toni Martinez foi o mm q minutos antes esteve 1quase tete à tete com o arbitro, nisso foi coerente em nao mostrar o 2o amarelo...
    3. O ano passado perdemos o campeonato qd o Uribe pisou 1jogador, pq o coitado ainda não sabia gravitar... ontem vi "tesouras" e cotovelos na área, e rigorosamente nada... nem os cornos da SportTv q contra o Gil foram os primeiros a alertar o VAR... foi uma arbitragem execrável!
    4. Tb discordo das opções do SC, pq teoricamente estamos mais fracos do q quando a época começou.. parece-m q não é o caminho!

    ResponderEliminar
  12. Infelizmente vi o jogo todo, e digo infelizmente porque não fui capaz mais uma vez de ver o que o treinador viu, e já agora o que a grande maioria que encheu o estádio (!!!!) aprovou - uma miséria…
    Nasci nos 70, e vi tudo, as loucuras do Ivic, do Adrianse, do Otávio!!!!, da probeza de jogo do Fernandez, do Peseiro!!, mas não tenho dúvidas do que vou dizer: nunca se jogou tão mal de forma repetida.
    Que ninguém na estrutura veja isto é o que mais me preocupa…
    “O tempo dos violinos acabou” - completamente ao lado, outra vez, ele ganha pelo espetáculo, se o adepto for ao estádio para ganhar pela margem mínima deixa de ir, ou deixa de ver, e ele fica sem emprego.
    O espetáculo não é truques de malabarismo ou cruzamentos de letra, é trocar a bola de forma consistente com uma lógica de chegada e criação de oportunidades de golo, uns entram outros não, mas constrói-se - isso é o espetáculo caro SC.

    Dói, quando são executantes do ultimo classificado, que tem o à vontade de receber a bola, fazer o 1-2 melhor do que nós, e passar em drible e força por 3 gajos no meio campo e criar situações de perigo!!!! Mas o que é isto????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Loucuras do Adriaanse? Demorou a engrenar, mas quando a equipa assimilou os conceitos de jogo do Adriaanse, o FCP era uma máquina de futebol ofensivo espectacular, é até insultuoso comparar o futebol jogado com o holandês com a miséria que se pratica actualmente.

      Eliminar
  13. Segundo o Duarte Gomes, ficou por marcar a nosso favor 2 penalties e um jogador deles deveria ter sido expulso. Muito boa arbitragem sim senhora. https://www.abola.pt/futebol/noticias/a-analise-de-duarte-gomes-a-arbitragem-do-fc-porto-chaves-2023123000065906513

    ResponderEliminar
  14. Mais um jogo sofrido com os problemas do costume.
    A meu ver, vai ser quase sempre assim, espero que, se vierem reforços, venham rápido, para entrar logo e não andarem a marinar, e serem despachados depois...
    Estamos a atravessar na equipa, um momento conturbado, com a sensação de que mais cedo ou mais tarde cairemos com estrondo, num ano em que não podiamos falhar e que pode criar um fosso com a segunda circular, sempre bem acolitada, veja-se mais um caso dos vmoc.
    Tudo fruto de uma direção anquilosada e à deriva, incapaz de tomar boas decisões e agora de um SC que dá a ideia de andar perdido e a limpar balneário , curiosamente com reforcos recentes, que nunca o foram. Culpa de quem?
    A adensar, a campanha eleitoral, com os problemas que pode criar.
    Espero sempre enganar-me, mas é o que sinto de momento.
    Que o novo ano traga mais clarividência e boas soluções.

    ResponderEliminar
  15. Meus amigos, sou do tempo dos 19 anos sem meter a mão ao prato, isto é, sem ver o FCP campeão. As arbitragens eram muito más, algumas vezes tão escandalosas que nem vale a pena recordar, mas também não ganhávamos porque não tínhamos equipas ao nível das dos dois principais rivais de Lisboa. Com JNPC e Pedroto, depois com JNPC sem Pedroto, infelizmente cedo desaparecido, o FCP começou a mudar o paradigma. Grandes plantéis, grandes equipas, apareceram sucessos retumbantes, muitos para além do sonho. As desculpas com as arbitragens passaram para a Segunda Circular, uns até fizeram luto, passavam a vida a queixar-se, ficaram conhecidos como os calimeros de Alvalade. Outros ameaçaram boicotar todas as provas, era uma choradeira sem fim, o FCP só ganhava porque controlava o sistema, os árbitros, a AFP isto e mais aquilo, etc. Tudo, mesmo quando o FCP provava lá fora e de forma exuberante, porque ganhava cá dentro.
    Agora estamos num tempo em que nos queixamos demasiado dos árbitro. O árbitro errou ontem? Errou, errou muito, mas que diabo, era o Chaves, último classificado, com uma quantidade de golos sofridos assustadora. Temos de ganhar estes jogos tranquilamente e não ganhamos porque jogamos muito pouco. Há opções que francamente não entendo, não há evolução, a regra é jogar mal, as excepções são os bons jogos. O FCP já não era isto há muito tempo, tem de deixar de ser isto se quer atingir os seus objectivos. E os objectivos esta época são ainda mais importantes, estar na CL em 2024/2025 é fundamental.
    Por exemplo, que mensagem se passa para a equipa que vai defrontar o último, quando se diz que já se fica contente com uma vitória por 1-0?

    ResponderEliminar
  16. Perante o último classificado e de longe com a defesa mais batida do campeonato trememos e quase sofremos o empate no fim .
    Os nossos jogos são sempre a mesma coisa , muito suor , mas poucochinho de futebol , muita luta , pouca clarividência , altamente sofríveis , com nervosismo , pouca articulação entre sectores , não há fio de jogo , tudo denunciado e sem rasgo .
    Somos o Sétimo ataque do campeonato !!! empatado com o Arouca e Farense !!!

    Cheira-me que a saída de Navarro e Veron só serão as primeiras de várias que estarão em calha , a contratar que seja com critério e ponderadas , já chega de incompetência !!! tanto do treinador como da direção !!!

    ResponderEliminar
  17. OLHA O NORTE.

    Seja o ultimo, o do meio, o primeiro, se não é do cu é das calças, não temos soluções. O FCP é uma equipa que joga com muita garra mas no ultimo passe no ultimo terço é uma miséria. Por vezes estica demasiado a corda e logo se põe a jeito, e ontem não fugiu á regra.

    Temos que falar da arbitragem deste jogo. Não nos respeitam, este sr de ontem como arbitro é mais um zero à esquerda tem com curso de futebol de rua, não houve muitos casos, mas os que houve foi de bradar aos céus, quem viu o jogo sabe bem, assim como o pintas do VAR, que estar la ou não estar foi a mesma coisa.

    O sr presidente, espero eu, não vai ser homenageado todos os dias. nem todos os meses faz anos, começa a ser uma carta fora do baralho. O treinador está espremido, diz algumas coisas acertada mas outras francamente.

    Esta do Navarro! Deve ser um grande negócio, estou para ver. Taremi com 31 anos já não tem mais nada a dar ao FCP é o momento de o vender, se não é mais um a custo zero. Enfim, vamos aguardar sem grandes entusiasmos este mercado de Janeiro. não temos cheta$$$, mas...

    Há que mudar, não ser o mais do mesmo, Abril é o dia D, os sócios vão ter esta grande oportunidade de virar a página. Ideias novas outras gentes com frenesim, sangue na guelra, mobilidade e como diz o brasileiro tesão para engrenar dar mais movimento ao CLUBE que se encontra quieto, parado manso...

    ResponderEliminar
  18. Imaginem que SC via o Nico fazer o que o Grujic faz sempre que joga. Penaltis estupidos (ontem e com o leixoes), perdas de bola comprometedoras, amarelos ridículos. Imaginem!!

    ResponderEliminar
  19. Olhando para o jogo, até nem foi muito mau. Tivemos mais posse, fomos criando jogo ofensivo mas oportunidades de golo iam sendo poucas. Fruto da ligação de jogo que a equipa não tem. Uma das coisas que me saltou a vista foi que não andamos ao chuto para a frente.

    Vamos entrar agora no mercado de inverno e penso que é fundamental o ataque ao mercado, com bastante critério para que quem chegue possa vir acrescentar e até fazer a diferença. Nesse contexto o nosso campeonato poderá ter duas/três opções válidas e ainda trazer alguém de outros campeonatos que realmente dê um toque diferente a equipa.
    O Sérgio tem razão quando diz que o mercado de inverno muitas vezes vem estragar e que só se deve retocar, mas olhando para a equipa penso que não deve ser esse o caso, bem pelo contrário. Temos uma equipa descaracterizada, sem ligação e isso tem feito a diferença.

    No nosso campeonato destaco o Otávio Ataíde do Famalicão e o Pedrão do Portimonense. Dois centrais muito fortes que penso estarem a altura do desafio. O Otávio um canhoto que nos faz muita falta e até mais novo e esta seria a minha escolha.
    Samu do Vizela, um médio que liga muito bem o jogo e como não temos no nosso plantel. Também canhoto e que bem precisamos deles.
    Jota Silva do Guimarães, um ala/avançado com características muito boas para substituir o Taremi e dar a equipa outras valias.
    Estes seriam as minhas 3 opções olhando para o atual plantel. Leonardo Lelo e Rafik Guitane seriam outros jogadores a ter em conta para atacar e trazer no final da época.
    Olhando para outros campeonatos, Fernando Reges terminou o contrato com o Sevilla e é um jogador que podia encaixar e estabilizar o nosso meio campo. Tem sido lá que não conseguimos ter equilíbrio e que nos faz muita falta um jogador que saiba interpretar os diversos momentos do jogo. Além da experiência e do conhecimento do Clube, foi sempre um profissional exímio, lembro até de quando podia ter saído a custo zero e não o fez, algo que relevo porque mostra o seu caracter, ao contrario de outros que batem no peito e que na primeira oportunidade se foram embora.
    Depois era tentar ver um jogador que fizesse a diferença, se é que é possível. Se não fosse possível penso que também temos plantel que com os tais ajustes pode bater-se pelos títulos que temos como objetivo.

    Olho mais para aquilo que são os equilíbrios e as ligações de jogo, que é onde temos pecado no meu ponto de vista.

    E que se continue arrumar a casa porque realmente temos muito jogador que não encaixa neste Clube. Temos 37.5M empatados e que não tiveram rendimento desportivo nem sequer nos vão dar o retorno financeiro investido. Sinal que ainda podemos ir até determinados valores mas é preciso critério e projeto para os jogadores se integrarem com sucesso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Fernando Reges ??? mas para quê ??? não precisamos dele , tem 36 anos , e vai para o Brasil , quer dizer , o Moutinho não veio , e vinha o Fernando Reges ??? , não faz sentido nenhum .
      Desses jogadores de equipas pequenas que cita , acho que não trazia nenhum deles para o nosso clube .
      Precisamos de jogadores que entrem de caras para o 11 titular , não de alternativas de banco , para isso prefiro que se aposte nos nossos jovens .

      Eliminar
    2. Como eu disse, é a minha opinião.
      Em relação ao Fernando, 36 anos hoje em dia para os jogadores não representa aquilo que representava noutras alturas hoje temos um com 40 que dá lições a todos os outros da sua posição. Basta ver o rendimento que o Fernando tem apresentado . Além dos custos serem muito mais baixos, podia trazer a experiência necessária que falta naquela posição para equilibrar a equipa.
      Quanto aos outros jogadores, na minha opinião, mais uma vez, encaixavam naquilo que precisamos. Conhecedores do campeonato, conhecedores de como o Sérgio gosta de jogar, e têm as características necessárias para o que se pretende naquelas posições.
      Contratar fora aquilo que hoje em dia pedem milhões já não é para nós. E no mercado de inverno dispensável adaptações dessas.

      Eliminar
    3. O Fernando Reges para vir , vinha a sentar o Varela para o banco , não faz sentido .
      Mais sentido fazia ter vindo Moutinho no verão e o Hulk há 2 anos , e não vieram .
      O Pedrão do Portimonense comete erros graves , o Otávio do Famalicão tem entradas impetuosas , fala-se do Gabriel Pereira do Gil Vicente que confesso , não conheço .
      Vem aí Janeiro e uma reabertura de mercado agitada no nosso clube , a aguardar ...

      Eliminar
    4. Não vinha sentar o Varela, até porque o Varela pode jogar mais a frente, onde podemos tirar mais partido das suas características.
      Moutinho e Hulk teriam feito sentido, não discordando, mas seguiram os seus caminhos. Hoje falo de Fernando que é a opção em aberto. Embora não acredite no seu retorno apenas vejo um vejo um possível negócio numa das nossas lacunas.
      O Pedrão não o vejo cometer muitos erros, falta-lhe o salto para continuar a sua evolução. O Otávio seria a minha escolha, sem dúvida.
      Quanto ao Gabriel, do que vi, ainda está atrás do Pedrão e do Otávio, mas também é um jovem com potencial.

      Eliminar
    5. Não estou a ver o Varela a jogar mais á frente , mas pronto , até porque era a 6 que jogava no Boca Juniors .
      O Moutinho e o Hulk só não vieram porque Sérgio Conceição vetou ambos .
      O central deve vir de fora .

      Eliminar
    6. O Varela não jogava só a 6, também jogava mais a frente e foi assim que apareceu.
      Moutinho e Hulk ao que parece foi o treinador que não quis, coisa que também não percebo. Só percebia se não fosse política do Clube, coisa que até é.
      Vamos ver, venha quem vier, só espero que seja para jogar e deter rendimento.

      Eliminar
  20. Mais um jogo igual a todos os outros desta época. FCP com dificuldade em criar oportunidades de golo, passivo na defesa apesar da clean sheet e a sofrer no fim como é hábito. Raro é o jogo em que não passamos por calafrios no final quando estamos a ganhar. Valeu os 3 pontos e só mesmo por isso. Pensei que contra o Chaves no Dragão a equipa se conseguisse libertar um pouco mais, mas ainda jogámos pior que contra o Casa Pia.

    Parece-me que há jogadores que lhes falta confiança. Têm a bola no pé e não sabem o que fazer com ela. Ou não soltam ou passam diretamente para o adversário. Não há um rasgo de criatividade que faça a diferença. É tudo muito em esforço neste FCP. Porque não joga Iván Jaime? Porque não começámos logo com o Francisco Conceição se já vimos que ele é um agitador e tem conseguido fazer alguns golos?

    ResponderEliminar
  21. Jogou-se muito mal como de costume, mas teve-se oportunidades suficientes para fazer um resultado + tranquilizador. Falha-se demais e depois fica-se à mercê do acreditar que é possível da equipa pequena que tenta tudo nos minutos finais com um FCP que o permite porque já está muito desgastado e nervoso. Não percebi porque não jogou de início o Evanilson, que é o único dos habituais titulares que tem tido um bom...aliás excelente...coeficiente de golo e pra se ganhar é preciso marcar golos. Já nem falo no FConceição, que pelos golos e assistências que tem feito nos poucos minutos que tem estado em campo, merece bem + ser titular que um Pepê que não tem produzido práticamente nada. Mas o SC é um visionário, vê coisas que os outros não vêem no Pepê e no Taremi e não se cansa de nos dizer isso.

    Mas também tem que se falar na arbitragem quando acontecem coisas que não dá pra engolir. Porque nos bons velhos tempos, também tivemos alguns grandes jogadores e grandes equipas, e perdemos alguns títulos, não por sermos piores que os outros mas muito por causa duma arbitragem que não nos respeitava nada. No período áureo de PdC, tínhamos grandes equipas, melhores que as dos rivais, o que era meio caminho andado para se vencer títulos, mas a arbitragem respeitava-nos e até tinha medo de nós, o que também ajudava bastante. Agora, e viu-se + uma vez neste jogo, os árbitros e vars, + do que estarem-se cagando pra nós, fazem gosto em nos prejudicar. Até o Dudu viu os 2 penaltis e a expulsão, o que é um atestado de que foram lances + do que ostensivos. Mas um árbitro novato, que até é da associação do Porto, sentiu-se à vontade, em nossa casa, para cagar em nós, e esse estado de coisas também tem que mudar e muito pela acção de dirigentes fortes que não sejam de comer e calar.

    ResponderEliminar
  22. Vila Pouca é verdade que o FCPorto tem que jogar mais e ser superior mesmo contra as arbitragens mas este var foi o árbitro que, por coincidência com certeza, ajudou o Benfica a vencer este mesmo chaves com um penaltizinho de raspão ... Isto está a tornar-se cada vez mais escandaloso e vai piorar... Eles vão fazer de tudo para colocar o FCPorto fora da Champions...

    ResponderEliminar
  23. Um dos problemas do Fernando era jogar no duplo pivot, foi por isso que saiu do City e era muito mais novo. Vinha agora com 36 anos jogar num FCP que joga com duplo pivot? Não é esse o problema porque o verdadeiro Varela ainda não tenha aparecido? Vamos andar novamente a contratar por contratar, para daqui a uns meses dispensar? Gabriel Brás, Martim Fernandes, Vasco Sousa e vamos em frente.
    Espero que por uma vez nos últimos tempos, Jorge Nuno Pinto da Costa seja o presidente transformou o FCP num clube de topo mundial.
    Chega de um presidente histórico, com um currículo impressionante, refém de um treinador...

    ResponderEliminar
  24. O treinador não quer os que lhe deram com o acordo dele, é fazer serventia dos jovens da B e dos Sub19. É como ele diz, estamos em tempo de vacas magras, não dá pra comprar no início da época e ele deitar tudo fora em Dezembro e depois voltarmos a comprar em Janeiro e ele voltar a deitar tudo fora em Junho. Que utilize o GBrás, o MFernandes, o JMeireles, e porque não, o RMora e o ACandé, já vi miúdos de 16 anos jogarem a bom nível em equipas A. Não podemos é cair num tempo de vacas esqueléticas no FCP, por culpa dum treinador que até é muito provável que vá embora já em Junho.

    ResponderEliminar
  25. Exceptuando a já habitual deficiente finalização até esta altura na liga, o FC Porto de SC produziu um jogo consistente defensivamente - o GD de Chaves nas pouquíssimas chegadas perigosas à grande area do FC Porto só por uma vez podia ter feito golo, quando atirou à trave, já que na outra proporcionou uma grande defesa a Diogo Costa - alternando o ataque, tanto no interior como exterior, através de uma circulação de bola muito interessante embora falhando, mais vezes vezes que o habitual, o último passe. Globalmente foi se calhar das exibições mais conseguidas no campeonato, pena os golos não aparecerem como deveriam.

    Para isso haverá múltiplas justificações, para os mais variados gostos, tendências, campanhas ou estados de espíritos, mas para mim, que só vejo da bancada ou sentado no sofá e também acho que deveria jogar o Júlio em vez do Nando ou o Rodrigues em vez do Tavares, continuo a acreditar na competência de um homem de 49 anos, que acumula mais de 500 jogos como treinador principal de futebol e, excepcao feita aos inimigos invejosos portugueses que nem aos calcanhares lhe chegam, é elogiado pelos seus mais categorizados pares no futebol europeu.

    Como não há ninguém que pague a pronto no futebol profissional, nem os árabes, não vejo qual o drama de se dispensar, emprestando-os, mantendo a expectativa de singrarem noutros sítios e podendo, pelo menos, não perder dinheiro, jogadores que acabaram por não justificar o investimento inicial, mesmo sendo escolhas do treinador. Uma coisa é pensar que se fez bem o trabalho de estudo e chegar-se à conclusão que se pode apostar num determinado jogador, outro, bem diferente, é lidar com esse mesmo jogador diariamente. O segredo disto tudo está no treino, o jogo ao domingo é uma consequência. Já sabemos que pimenta no cu dos outros...mas em termos de tentativa erro, os inimigos da capital dão lições de mestre, então o do Seixal...

    ResponderEliminar
  26. Concordo com o Vila Pouca em relação ao mercado. Com os parcos fundos que temos à nossa disposição íamos buscar quem mesmo? O próprio treinador já disse que só faria sentido ir buscar alguém que saltasse direto para o 11. Esperemos que mantenha a sua palavra. Eu a ir ao mercado apenas contrataria um central, mas um daqueles que entraria direto na equipa. Avançados só se fosse mesmo uma oportunidade excelente e alguém que, mais uma vez, viesse realmente acrescentar. Fora isso temos na equipa B miúdos com potencial excelente. Rodrigo Mora, Vasco Sousa, Martim Fernandes, Gabriel Brás e Jorge Meireles. Temos aqui matéria-prima para potenciar. Já nem falo do Wendel Silva que tem marcado vários golos na equipa B também, caso seja necessário um avançado. Se os outros clubes lançam os jovens e têm sucesso, porque não fazer o mesmo?

    Chamo a atenção para a equipa do Estoril que hoje deu 4-0 ao Farense em casa. Vamos lá novamente a breve trecho... Com as devidas diferenças, claro, mas este é um belo exemplo de que não precisamos de ter 11 Messis em campo para jogar bem e marcar golos a equipas da 1ª Liga.

    ResponderEliminar
  27. OLHA O NORTE.
    O TEMPO do Sr presidente e do treinador acabou, terminou, tudo tem um tempo um fim. Ambos ficam na historia do FCP por muitas coisas boas mas outras menos boas, mas tudo que é de mais é moléstia.

    Não acredito se AVB ganhar como eu espero, o SC seja seu treinador pelos motivos que todos nós aqui já falamos, "interferir em tudo que mexe no FCP", ficará se intender até o final d,época, de certeza, que AVB não vai ser refém, seja ele qual for o treinador.

    Navarro mal chegou já está de saída (empréstimo com opção de compra) só pode ter aval do treinador. Outros provavelmente vão sair caso Toni Martinez, este de certeza que tem mercado.
    Vendas a preço de uva mijona e compras de pechisbeques a preço da prata para não falar de ouro como foi o David do Carmo.

    Hoje a equipa B voltou a perder em casa com o Nacional. Mais uma arbitragem que deixa muito a desejar, isto só para dizer que qualquer ratazana do apito nos perdeu o respeito.
    Não temos uma voz com pulso e murro na mesa, temos umas queixinhas e pouco mais.
    ALEZ, ALEZ PORTO, ALEZ...

    Andamos aqui a pedir ou dar palpites que gostava-mos deste ou daquele jogador. o sapatinho da chaminé do FCP fichou pra obras e o pai Natal agora é AVÔ...

    Um Ano Prospero para todos, com muita saúde.





    ResponderEliminar
  28. Caro DVP e Amigos:
    Até eu gostei do 1-0 pois confesso que no limiar do encontro temi o pior. Estamos a jogar mal, a atravessar um momento difícil e crucial, a ver sair jogadores que vieram para fortalecer e ainda a ser vítimas de arbitragens manhosas.
    Aguardo preocupado o desenrolar da situação. BOM ANO de 2024 para todos.
    Abraço

    ResponderEliminar
  29. Sou a favor que não se gaste um cêntimo em Janeiro. Não acredito nem nunca acreditei nos milagres do mercado de inverno. Os bons jogadores estão indisponíveis. Quer dizer, se não acertamos no mercado de verão, vamos agora acertar em Janeiro! Seria deitar mais dinheiro no lixo. E com o tempo que um jogador com SC leva a entrar na equipa, só para o ano mesmo. Já vi este filme acontecer várias vezes quando se desfalca plantéis, um ano para o galheiro. Este ano as minhas expectativas são zero, se ganharmos alguma coisa ouro sobre azul. Que seja um ano para preparar a próxima época. Isto acontece muitas vezes. A época passada do Sporting foi assim. É como vejo realisticamente as coisas. Sem dinheiro, os jogadores que vieram, verdes, bruto, outros uns flop's, só o tempo corrige isto. Só o tempo pode tapar a cratera que o Otávio deixou. Ainda me recordo quando ele chegou ao Porto. Não dava uma para a caixa! Foi um jogador feito a imagem do clube. Provavelmente por isso, nunca saiu, porque o mercado tinha dúvidas que resultasse noutro clube.

    ResponderEliminar
  30. A verdade nua e crua é que não temos jogadores com qualidade mínima para jogar no Porto.
    Sendo assim não há treinador que consiga fazer milagres.
    O Sérgio pactuou com isto durante estes anos, é cúmplice e corresponsável com o estado atual do plantel. Aceitou sempre a deterioração do plantel, talvez convencido que era ele sozinho que ganhava títulos. Neste momento está perdido e não consegue ver soluções. Aposta nos jogadores que melhor conhece e que jogam juntos há mais tempo, convencido que a garra e disponibilidade em campo serão suficientes para ir vencendo. Mesmo com o pouco que temos era necessário mexer/alterar, apostar de uma maneira séria nos jogadores mais talentosos, Chico, Ivan Jaime, Gonçalo Borges, Baró por ex. estou convencido de que os jogadores mais decisivos/influentes por tempo jogado seja mesmo o Chico e o Gonçalo.
    O Sérgio esta a ser derrotado pelo seu ego.
    Espero que não se gaste mais dinheiro em janeiro. O Sergio teve os reforços que quis e despachou um que não quis, parece que estava com medo que Moutinho se tornasse mais importante na equipa que o próprio Sérgio. Agora que haja coragem para assumir e parar de nos atirar areia para os olhos.
    Venha um presidente com coragem e sabedoria para arrumar com esta balbúrdia

    ResponderEliminar
  31. Boas

    Percebo que não haja violinos,e por causa disso tenham de trabalhar mais.
    Isso é uma verdade inegável.
    Agora a nossa organização não mostra talento algum.
    Neste momento em campo, ofensivamente somos desorganizados.
    Ninguém sabe onde que terrenos pisar,quem pauta o jogo e principalmente ninguem faz ruturas e desequilíbrios de movimentos que criem espaços para ter liberdade para finalizar.

    A desorganização é tanta,que ainda não está ninguém no plantel para substituir quem saiu..

    E não deve ser difícil encontrar um central que possa entrar para o 11.

    E o mister tem currículo para mostrar mais futebol jogado e organizado.

    Está na altura da direcção mostrar que tem poder negocial do nivel dum clube como o Porto.
    É preciso trazer empréstimo de qualidade,se não há poder financeiro.





    ResponderEliminar
  32. Sobre o João Moutinho, seria interessante saber-se o que disse o João ao presidente quando lhe comunicou que não esperava mais e ía assinar pelo Braga.

    ResponderEliminar
  33. O futebol mais ofensivo e espetacular que vi jogar ao fcporto foi o do Co Adrianse... .

    ResponderEliminar
  34. Boas entradas e bom ano para todos os portistas...

    ResponderEliminar
  35. Nota: o de Co Adrianse foi o futebol mais ofensivo que vi mas é preciso dizer que o treinador teve ao seu dispor um plantel de sonho...pepe. quaresma. Mcharty. Lucho. Bosingwa. Anderson

    ResponderEliminar
  36. Realmente é incrível como a memória colectiva deixou tantos portistas saudosistas daquela máquina ofensiva que supostamente era o Porto do Co Adriaanse.
    Seria por jogar só com três defesas? Não seria certamente por deixar Anderson e Diego fora das opções para que pudesse jogar o Jorginho. Não terá sido com toda a certeza pela prestação europeia (olá Artmedia) nem pelas duas derrotas no campeonato com os lampiões, façanha felizmente muito rara para as nossas cores. Acima de tudo não seria certamente pelo número de golos marcados, uma vez que foi o segundo pior ataque do Porto no campeonato português em todo o período temporal em que PdC esteve à frente do nosso campeonato com 54 golos em 34 jornadas e 11 vitórias por 1-0.
    Para máquina ofensiva diria que faltavam… golos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podemos agradecer esse campeonato nao ao Adriaanse mas sim ao Adriano que chegou a meio da época vindo do Nacional e marcou uma serie de golos decisivos.

      Eliminar
  37. O problema que tivemos com o Co Adrianse foi sermos eliminados precocemente da Europa. A partir daí, ele começou a utilizar o sistema de três defesas e o resultado foi espectacular. Até o “Harry Potter” gostava dele! Agora, fiquei muito desapontado com a dispensa do Fran Navarro, no qual nós depositávamos grandes esperanças. Penso que não teve as oportunidades que outros tiveram e têm. Posso estar enganado, mas penso que será mais um tiro que estamos a dar nos pés. Afinal, foi o nosso técnico que o quis. Alguém se lembra do Paulinho Cascavel?… só espero que não se desfaça do Ivan Jaime. O nosso futebol de constante pressão alta exige imenso desgaste, e depois ficamos demasiado cansados para resistir os 90 minutos, e os adversários já sabem disso…
    Desejo a todos em geral, mas aos Portistas em especial, um saudável e vitorioso Ano Novo.
    Quero agradecer ao nosso enorme, Senhor Vila Pouca tudo quanto de bom nos tem proporcionado com as suas crónicas sem “palas azuis e brancas”.

    ResponderEliminar
  38. Eu acho que o melhor Co Adriaanse foi aquele até ao Benfica, com a derrota em casa com o Artmedia a ser um jogo contra natura. Estávamos a fazer uma grande exibição, a ganhar dois a zero, falhamos golos atrás de golos, a poucos minutos do intervalo eles reduzem, aquele golo teve efeitos catastróficos, na 2ª parte foi um desastre. A partir daí CO mudou e para mim, para pior, jogávamos menos, ganhávamos com mais dificuldades, estivemos em risco de perder o campeonato. Foi aquele golo do Jorginho em Alvalade que nos salvou. Mas tomara-mos nós muitas épocas dessas, com uma dobradinha no Jamor frente ao Setúbal.

    Um Ano Novo com saúde e cheio de sucessos pessoais e profissionais é o que desejo a todos.
    Desportivamente que o FCP esteja na CL 2024/2025.

    ResponderEliminar
  39. Bom dia Sr.Vila.
    Bom ano! Muita saúde e paz para o Senhor e toda a sua familia.
    Para a Nação Portista, espero um ano de união,e com muitos sucessos desportivos em todas as modalidades.
    VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO!

    ResponderEliminar
  40. Não deixa de ser irónico que até de Coo Adriaanse se fale , ele que de certa maneira era teimoso e disciplinador como o nosso atual treinador , imbirava com Ricardo Quaresma , e punha-o no banco , apesar dele já ser um craque na altura .
    Perdeu duas vezes com os lampiões treinados por Ronald Koeman , ganhamos o campeonato , mas não foi nada fácil , o jogo de alvalade foi crucial , e os lampiões perderam pontos na parte final desse campeonato , também em certa medida porque nesse ano chegaram longe na Champions (quartos de final) .
    Ganhamos também a taça e fizemos a dobradinha , foi um ano estranho , pois conseguimos os objectivos internos , mas lá fora falhamos completamente na Champions , numa fase de grupos até acessível , só ganhamos um jogo , ao inter de Milão , não conseguimos ganhar nem ao artmedia nem ao Glasgow Rangers .

    Li que Wendell Silva da equipe B será o substituto de Navarro , e espero que sim .

    Boa passagem de ano para todos e feliz 2024 , com saúde e conquistas do nosso clube .

    ResponderEliminar
  41. Para o Manuel Vila Pouca, amigos daqui e famílias, um excelente 2024, com saúde, boa disposição, que o resto vem...
    Esperança que o azul e branco, que anda desbotado, avive de novo as cores, ganhe sustentabilidade, bom senso e nos dê alegrias.
    Feliz 2024.

    ResponderEliminar
  42. OLHA O NORTE.
    PARA QUE CONSTE, (Esquecendo um pouco a miséria Franciscana do nosso querido FCP). Aquela trupe de vizinhos da 2ª circular com todos aqueles artistas de 100 melões outros de circo, vêm-se cagados para ganhar. Felizmente para eles, há o regalo do boi que é a coisa da vaca mimosa (que os satisfaz), os animais de duas patas que tocam assobio, Tochas, very light tudo isto lhes dão felicidade. Exemplo mais que esmifrado, os Calimeros, lagartixas, os Gatos, vão passar o ano em primeiro lugar, graças a 4 ou 6 pontos oferecidos por árbitros catedráticos de bem gamar. Ontem para não fugir a regra a mesma vergonha. Mas não só, e aqueles milhões da Banca dados perdoados gamados aos portugueses, bondades de um bom Sobrinho$$$! dá um feliz ANO CALIMERO 2023.
    Aguardamos todos sentados claro, que as Estâncias do futebol, arbitragem, a policia a nossa grande Justiça, ou então, legião estrangeira ou a FBI, já nem vou para KGB, resolva tudo a bem da verdade desportiva e dos malabarismos da Banca. Não somos doutores como vagandas, mas também não somos totós...

    ResponderEliminar
  43. Acho que é muito + louvável o trabalho do Jesualdo, que veio logo a seguir, do que o do Adriaanse. Prefiro passar 4 em 4 fases de grupo da Champions, do que ficar em 4° lugar num grupo da Champions e com equipas completamente acessíveis (nunca + ouvi falar no "terrível" Artmedia). E mesmo no campeonato, era muita parra e pouca uva, desenfreadamente ao ataque, mas golos, eram precisos não sei quantos requerimentos para meter 1. O futebol era + vistoso do que o de agora, sem dúvida, mas no que diz respeito a golos era práticamente igual. Valia-nos termos muito melhor plantel que agora e os nossos 2 inimigos lisboetas terem piores plantéis que o nosso. Ganhamos o campeonato e a taça, foi bom, mas não tenho saudades nenhumas de Co Adriaanse. Jesualdo logo a seguir, provou que era possível fazer bem melhor com aquele plantel.

    ResponderEliminar
  44. E o Tal milagre para ter as Contas positivas? Novidades? Delfim 41248

    ResponderEliminar
  45. Mas há outra virtude na vinda do Co Adriaanse. Foi meter ordem numa casa que estava toda esfrangalhada. Quando exagerou, quando não percebeu que tinha de abrandar a pressão, dar mais liberdade, os jogadores reagiram e ele saiu. Isso e mais um avançado holandês que queria e não lhe deram.

    ResponderEliminar
  46. Feliz ano novo com muita saúde e paz.

    ResponderEliminar
  47. Pois é, PdC e FG nunca + falaram nem de Academia, nem de empresas americanas que iam rentabilizar ao máximo tudo o que é equipamentos e espaços do FCP, nem de Naming, ia acontecer tudo até final do ano, os capitais próprios iam passar a positivos ou quase, mas estamos a 31 de Dezembro e não aconteceu nada. É só aldrabices e depois o AVB é que é o falso, que diz uma coisa e faz outra. Esta direcção promete mil e uma coisas e nada se concretiza, já não têm nenhuma credibilidade.

    ResponderEliminar
  48. https://www.google.com/amp/s/www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-betclic/fc-porto/amp/pinto-da-costa-creio-que-o-projeto-da-academia-vai-ser-apresentado-ate-ao-fim-do-mes

    O presidente, como podem ver no link, disse no dia 13 de Outubro, durante a apresentação das contas, que até ao final desse mês o projecto da Academia ia ser apresentado. Já estamos em final de Dezembro e nada.
    Pode ser que apresentem tudo junto, incluindo a recandidatura.

    ResponderEliminar
  49. Muito interessante esta discussão sobre Co Adriaanse.

    Os resultados foram mistos, dobradinha foi óptimo, mas os resultados nos jogos não foram espectaculares. Mas esta memória de futebol de ataque demonstra que aos adeptos não interessa apenas os resultados mas também a forma como se tenta lá chegar.

    Por outro lado também mostra como o clube hoje em dia é tão diferente.
    Ele foi contratado para pôr ordem na casa e nesse aspecto foi um sucesso, mas quando se virou contra o plantel e contra o contra o clube a dobradinha não o salvou.

    SC teve o mesmo efeito quando chegou. Pegou num grupo em que ninguém acreditava e foi campeão, colocou ordem na casa.
    Infelizmente o clube agora não é o mesmo, e SC, para o bem e para o mal, tornou-se a peça central do clube e a direcção, por culpas próprias óbvias, tornou-se refém dos resultados de SC.

    Devemos muito a SC, espero sempre o melhor, embora estou descrente que a qualidade do nosso futebol vá sofrer alterações.

    Feliz ano novo.

    ResponderEliminar
  50. Co Adriaanse foi daqueles exemplos em como antes era fácil ganhar troféus no FCP. Se fosse hoje em dia dificilmente repetiria aqueles feitos. Os nossos rivais estão muito mais fortes do que naquela altura. Mas ganhou troféus e com isso deixou a sua marca. Para mim o trabalho do Jesualdo teve muito mais valor. Só foi pena aquela última época dele (campeonato do túnel) em que ficámos em terceiro atrás do Braga, mas ainda assim ganhámos a Taça de Portugal e a Supertaça.

    A questão dos golos marcados é que esta época é mesmo a pior de SC porque a regra tem sido sermos dos melhores ataques. Mesmo no ano passado em que a qualidade de jogo não era a melhor, tínhamos claramente uma dinâmica de ataque muito superior. Continuo a achar que a perda do Otávio foi muito importante para este ponto. O baixinho era uma peça absolutamente fulcral da máquina e o treinador não arranjou ainda outra forma de jogar. Por acaso no outro dia estive a rever algumas coisas da época passada e ganhámos em Alvalade precisamente sem Otávio, mas tínhamos Uribe que nesses jogos sobressaía sempre... Dos nossos reforços o único que tem estado minimamente bem tem sido o Varela mas mesmo ele sei que pode dar mais.

    ResponderEliminar
  51. ComPortistas,
    Antes de tudo, votos de um excelente 2024 a todos os níveis! No que refere ao que nos une aqui neste cantinho exemplarmente gerido pelo Exmo DVP, e que muitas vezes e cada vez mais frequentemente mais parece um muro das lamentações, confesso que as expectativas são diversas. Faço parte da geração de portistas que cresceu com a afirmação do Porto como a principal equipa nacional que foi capaz de atingir feitos quase impensáveis a nível internacional. Tudo isto aconteceu sob a liderança do Presidente mais titulado do mundo do futebol e que ficará na história para todo o sempre. Contudo, e como tudo na vida, nada é eterno e este ano de 2024 teremos aquelas que prometem ser as eleições mais concorridas desde que o atual Presidente foi eleito (há mais de 40 anos). Compete a cada um de nós convencer cada um dos sócios a ir a votos com o objetivo de cada um de nós dizer presente neste momento que é, na minha modesta opinião, de fulcral importância para o Clube como o conhecemos.
    Do ponto de vista desportivo, e uma vez atingido o principal objetivo desportivo da época com a passagem aos 8avos da Champs (não pretendo ser mauzinho mas da forma como o Presidente o parafraseou pareceu ser mesmo assim), a nossa realidade no burgo não augura nada de bom. Estamos há demasiados meses a jogar um futebol do mais pobre que tive oportunidade de presenciar e não se percebe como vamos conseguir sair daqui. Se juntarmos a isto opções na construção (Moutinho???) e nos retoques (Navarro???) do plantel (só para mencionar os mais GRITANTES) criamos um imbróglio donde apenas os muito crentes acreditam que vamos conseguir sair vencedores. Eu sou um otimista por natureza e evidente que nesta dimensão desportiva todo o histórico acumulado muito contribuíu para este otimismo. Mas este ano, e talvez por tudo o que vivemos
    Ficaram a faltar as outras duas promessas avançadas na entrevista de Dezembro: 1) as máquinas num qualquer terreno algures no concelho da Maia para a tão prometida Cidade Desportiva, e; 2) o 'milagre dos Capitais Próprios' que, como que por magia, se iriam multiplicar até chegar a positivos. O Presidente que eu conheci fazia primeiro e falava depois; o atual fala do que não sabe e perdeu a noção que as gentes do nosso Clube não comem gelados com a testa e não vão esquecer estas promessas perdidas assim como a ausência de qualquer condenação do mais grave acontecimento da história do Clube na noite do dia 13 de novembro 2023.
    Saúde para todos!
    Gilles27

    ResponderEliminar
  52. Vila, até pareces que és bruxo. São muitos anos a levar com o pregador de promessas. Quantas recandidaturas com a promessa da Academia.
    Bom Ano de Saúde e Amor.

    ResponderEliminar
  53. Boas saídas e ainda melhores entradas pró Vila Pouca e pra todos os portistas que aqui vêm.

    Um 2024 cheio de saúde e coisas boas pra todos e pró nosso FCP.

    ResponderEliminar
  54. O FCP quis o regresso do Felipe com 34 anos?
    O Wendell da equipa B pode subir à equipa A? E o Navarro foi emprestado?
    David Carmo na equipa B a tapar o Gabriel Brás?

    Que 2024 traga discernimento a todas as pessoas que dirigem o FCP.

    ResponderEliminar
  55. O futebol mais ofensivo que vi foi o do Co Adrianse mas não quer dizer que tenha sido o melhor. Pedroto. Artur jorge. Mourinho. Jesualdo. Avb. E sobretudo sergio conceição foram melhores. Abraço

    ResponderEliminar
  56. Pedro, há os saudosistas e há os data analysts da bola que olham para uns gráficos e umas estatísticas e detectam automaticamente modelos de jogo.

    Vou usar o mesmo método e tirar uma conclusão do mesmo estilo: FCP com Adriaanse sofreu 16 golos no campeonato, Mourinho em 2003 sofreu 26, logo defensivamente o FCP de Mourinho era uma desgraça.

    ResponderEliminar
  57. Gostei do que li na entrevista ao JN do AVB. Coisas concretas e bem pensadas embora me esteja marimbando pró Futsal. Que formalize a candidatura rapidamente e comece a concretizar + coisas, as eleições são já em Abril, os sócios precisam de ficar a saber tudo, com tempo, de equipas, medidas, soluções, que o FCP está muito doente, não pode esperar muito + tempo.

    ResponderEliminar
  58. Já que se falar da era do Porto do Co Adriaanse... Alguém se recorda quantos penaltis o Porto teve nessa época de 2005-2006?

    ResponderEliminar
  59. Brownie percebo o raciocínio e estou longe de ser defensor da estatística e de folhas de excel para se apreciar futebol, acho mesmo que isso até tem contribuído em grande parte para alguma perda de fascínio do jogo.
    No entanto se eu disser que me causa estranheza tanta gente referir-se ao Porto do Adriaanse como uma máquina ofensiva porque me lembro de ganharmos constantemente pela margem mínima e de achar que o sistema era muito forte defensivamente (Paulo Assunção e Pepe em modo beast) mas que ofensivamente vivia muito das arrancadas do Bosingwa e tínhamos dificuldade em criar lances de perigo, tem um determinado impacto.
    Se disser que em 40 anos e tal anos de PdC essa época do Co Adriaanse está no top3 das equipas do Porto que menos marcaram no campeonato acho que tem outra relevância.
    Mas falando novamente de forma totalmente subjectiva acho que o Porto do AVB (com Belluschi e sem Guarin), o Porto do primeiro ano do Mourinho que venceu a taça UEFA e o Porto do Bobby Robson eram equipas bem mais ofensivas que a do Adriaanse. Parece-me é que se confunde o facto de jogar só com três defesas com o facto de a equipa ser muito ofensiva.

    ResponderEliminar
  60. Estimado Sr. Vila Pouca, em primeiro lugar quero desejar-lhe a si a aos contertúlios do blog as maiores felicidades para o ano que agora começa.
    Se me permitir gostaria de deixar aqui um link para a entrevista que AVB deu ao Jogo, como leitura de início de ano.
    Votos de um 2024 repleto de sucesso para o nosso FCP!

    ResponderEliminar
  61. https://docs.google.com/document/d/1jb1e5OtNZDJf9D4UTEtjgJ64mw1b9RNz/edit?usp=drivesdk&ouid=116137505259179385429&rtpof=true&sd=true

    ResponderEliminar
  62. O AVB deu uma entrevista ao JN , no site está um vídeo com uma pequena parte dessa entrevista , em que fala da academia. , dos terrenos , na possibilidade de ser eleito ter uma equipe de futebol feminino e uma equipe de futsal .

    Uma vez que se fala do interesse no central do Brest , o Lilian Bressier , fui ver uns vídeos , parece um jovem com talento e potencial , bom no desarme , no duelo físico , bom posicionamento , sabe sair a jogar , entre outras coisas , num lance , faz um carrinho acertando na bola e depois acaba por acertar no jogador (sem falta), e dei por mim a pensar que fazer aquilo cá , os padres imediatamente lhe fazem a folha ...

    ResponderEliminar
  63. Ainda não li com a devida atenção a entrevista de AVB, mas sobre o futsal, antes de se avançar para uma nova modalidade é importante pensar nas infraestruturas. Com apenas um pavilhão como vamos conciliar andebol, basquetebol, hóquei, voleibol feminino e futsal, já não falo nos jogos, mas nos treinos? Não esquecer que também há a formação nessas modalidades.
    O futebol feminino é pacífico, a UEFA vai obrigar os clubes que participam nas suas provas a terem.

    ResponderEliminar
  64. Entrevista interessante de AVB ao JN para abrir o ano. Mais uma vez gostei da postura dele. Independentemente da preferência de cada um, saúdo a candidatura dele e saúdo a forma como está a avançar sempre com o máximo respeito por Pinto da Costa e criticando com elevação nunca seguindo uma política de terra queimada. Estes próximos meses serão fulcrais para o FCP. Aproxima-se as eleições mais importantes para o clube desde há largos anos. Sobre a Academia começo a ficar preocupado, porque hoje é o primeiro dia de 2024 e continuamos com o mesmo nível de informação no que ao projeto diz respeito.

    ResponderEliminar
  65. Boa tarde, parece que na entrevista AVB fala de um novo pavilhão a construir num terreno perto do atual centro de treinos do Olival. A ideia seria ampliar o Olival e construir aí a academia, para além do novo pavilhão. Parecem ser boas ideias, faz mais sentido ter tudo no mesmo sítio.
    Bom ano para todos

    ResponderEliminar
  66. Agradeço ao Gustavo ter colocado aqui o link da entrevista para quem quiser ler.
    Sobre o conteúdo, muito do que ele defende já nós aqui falamos e defendemos. Scouting, remunerações, regresso à política de formar e contratar bem, valorizar, vender com mais valias. A equipa B não pode ser um espaço onde todos os anos se colocam jogadores e raramente se aproveita alguém. A estrutura do futebol profissional não pode ser esta tristeza onde dois juntos - Vítor Baía e Luís Gonçalves - não formarem um. Com mais um pavilhão, como ele diz na entrevista, então sim, já faz mais sentido nova ou novas modalidades, desde que haja capacidade para que sejam competitivas e capazes de lutar por títulos, o prestígio do FCP assim o exige. Enfim, boas ideias que se tiverem correspondência numa boa equipa, pode fazer da candidatura uma candidatura vencedora, mesmo contra JNPC. Com todo o respeito, nada a ver com as candidaturas de NL e JFR.

    ResponderEliminar
  67. Ainda a propósito de futebol de ataque... curioso, o FCP de Co Adriaanse, considerado um treinador de ataque, teve uma média de golos marcados de 1,58. O de Ivic - na 1ª passagem -, considerado um treinador defensivo, teve uma média de golos marcados 2,31.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querem ver que afinal Adriaanse jogava com 2 autocarros lá atrás?

      Eliminar
  68. «Qualquer portista minimamente inteligente ao ver esta entrevista fica descansado quanto à possibilidade de PC ser sucedido por AVB»

    Esta frase é de um amigo no grupo privado do Facebook a que pertenço e define na perfeição o que penso da entrevista.

    ResponderEliminar
  69. Resolvi dar uma vista de olhos pelas reações dos adeptos do FCPinto da Costa e é de rir.
    Queixam se do timing da entrevista
    Queixam se da escolha do jornal
    Queixam se do futsal

    Não há paciência

    ResponderEliminar
  70. https://twitter.com/MJSD_burg/status/1741866321338314865?t=SWXkXwfUKixH0MgidfkHiw&s=19

    A boa entrevista de André Vilas Boas ao JN.

    ResponderEliminar
  71. Pois, é curioso, o paupérrimo futebol da actual equipa, tem uma média neste momento de 1,47 golos marcados, práticamente igual à média do "fantástico" futebol de ataque do Adriaanse. Se uma equipa defender muito mas bem e contra-atacar melhor, pode ter uma média de golos marcados muito alta, como aconteceu com Ivic. Se atacar muito mas mal, pode ter uma média de golos marcados muito baixa, como aconteceu com Adriaanse. Portanto o que conta, é que seja qual for a filosofia futebolística que se resolva seguir, ela seja bem implementada tendo em conta as características dos jogadores que se possui no plantel.

    Lembro-me da equipa que foi implementada pelo Jesualdo na sua 3a época no FCP, que quase nunca tinha posses de bola por aí além, deixava as equipas adversárias terem bastante posse de bola, mas que com Lucho e Meireles a ocuparem muito bem os espaços do meio campo e a recuperarem muitas bolas com a segurança nas costas do "polvo" Fernando, e 3 avançados "explosivos" lá na frente, era absolutamente letal no contra ataque. CRodríguez num flanco, Hulk no outro e LLopez no meio, muito bem servidos por RMeireles e LGonzalez, davam cabo de tudo e de todos. Pra mim, era uma delícia ver aquele futebol altamente eficiente e sem dispêndios exagerados de energia. Mas havia muitos portistas que diziam mal na altura, que aquilo não era futebol de equipa grande. Se calhar, gostam + do futebol muito raçudo, com muito + posse de bola mas muito + desgastante e ineficiente da equipa actual. Pra mim, essa equipa de Jesualdo, foi das equipas + bem montadas que já vi no FCP, e mesmo lá fora, estivemos muito perto de eliminar o MUnited quando ele era MUnited, nos 4os da Champions, quando fomos eliminados por aquele golo quase do meio campo do CRonaldo, com algumas culpas para o Helton.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O poder das estatísticas é realmente fascinante: transforma Ivics em Guardiolas e Adriaanses em Trapattonis.

      Com excepção da temporada actual, as equipas do Sérgio tiveram todas elas médias de golos por jogo superiores a 2.75.

      Afinal temos um génio do futebol ofensivo dentro de portas e ainda nos queixamos.

      Eliminar
  72. Vila Pouca, eu diria de outra forma: Depois da entrevista lida, qualquer portista minimamente inteligente, fica aflito com a possibilidade de PdC eventualmente não ser sucedido por AVB em abril.

    ResponderEliminar
  73. Obrigado Gustavo pelo link da entrevista .
    Gostei muito de ler a entrevista do AVB .
    Claramente que este tem uma visão e uma estratégia virada para o futuro , sendo profissional , transparente , enérgico , e responsável .
    Houve alguns tópicos que ficaram de fora .
    Este é o momento da verdade do nosso clube , a continuidade da atual direção é apostar na inércia , nos vícios instalados , no parar do tempo , na letargia , empobrecimento tanto financeiro com instituicional .
    Urge mudar ...

    ResponderEliminar
  74. Brownie, não inventes, nem estragues a conversa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem é que aqui inventou o que quer que seja?

      Tu olhas para as médias e estatísticas que quiseres e tiras as tuas próprias conclusões, eu tiro as minhas.

      Eliminar
  75. Boa noite e um bom ano para todos nós
    Saúde e sucesso
    Antes de mais a candidatura do AVB demonstra que estamos perante alguém que não tem medo, convicto e organizado, isso paea mim já merece o meu aplauso
    Não tenham dúvidas que o AVB já foi pressionado a não concorrer, já foi ameaçado a não concorrer, e um homem que não virou a cara a luta demonstra que temos HOMEM para aquilo que aí vem não só internamente mas sobretudo externamente... Já fico descansado
    Quanto as ideias, não me surpreende vai ao encontro daquilo que temos falado ao longo destes últimos anos de um modo geral

    ResponderEliminar
  76. Eu vi o porto de co adrianse jogar em 3 3 4. Nunca tinha visto nada semelhante. Já tinha visto equipas jogarem em 3 5 2 ou em 3 4 3 mas em 3 3 4 foi a primeira vez. Dizia o co adrianse que jogar com 4 defesas na liga portuguesa - onde a maioria das equipas utiliza o autocarro- era jogar com menos um.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade. O sistema de 3 defesas de Co Adriaanse (com a sua variante 3-3-4) não tinha nada a ver com o sistema de 3 defesas de agora tão na moda, era muito mais ofensivo.

      Eliminar
    2. Pois era, mas o Pepe da altura e o Bosingwa apanhavam todos em velocidade. O Pedro Emanuel na esquerda do trio também dava boa conta do recado com o seu posicionamento impecàvel.

      Embora hoje em dia o Pepe a libero tambem ainda podia ser uma posiçao favoravel as suas caracteristicas.

      Eliminar
  77. Brownie, estás a fazer-te desentendido. Aquilo que se disse, com o exemplo do Ivic, é que as estatísticas não provam nada, sobre treinadores mais ou menos atacantes. Mas resolvesse vir com tangas, sobre o Co Adriaanse usar dois autocarros, desconvesar e eu não gosto de quem desconversa. Percebeste? Espero que sim...

    ResponderEliminar
  78. Caros Portistas,

    Bom ano para todos em especial para DVP, muita saude e que o FCP seja campeão!
    Li atentamente a entrevista do AVB, tem boas ideias, claras, algumas fazem sentido sobretudo na questão da academia, estar perto do Olival para mim também faz todo o sentido. Falta uma auditoria exaustiva às contas e saber o que já foi assinado e contratado. Não ouvi uma palavra sobre o que tem de ser feito em relação aos orgãos de comunicação social e qual o tratamento que terão caso de não nos respeitarem, o que acontece toda a hora. Qual a solução que tem para acabar com estas arbitragens vergonhosas e constantes, aguardemos pelo programa e se terá alguns pontos sobre estes pontos fundamentais.

    FOMOS PORTO!
    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  79. OLHA O NORTE.
    Entrevista de AVB foi séria, educada, objetiva com futuro. O FCP como grande clube mundial que é, precisa de alguém que se mova, atualize o club, que seja bem gerido e sempre orgulho nacional e principalmente o defensor o baluarte desta nobre e sempre leal cidade do Porto e toda sua região.

    Deixo aqui um apelo; sempre que haja algo de interesse do nosso FCP seja entrevistas, opiniões para que toda a família da tasca tenha conhecimento, colocar um link, porque nem todos têm acesso a vários tipos de comunicações. Claro, sempre com o consentimento do dono da Tasca VP.

    ResponderEliminar
  80. Só espero que 2024 seja um ano de sobriedade e lucidez para SC e que ele se foque apenas e só na equipa e em extrair o máximo de cada jogador dentro da mesma e da posição em que cada um,renda melhor.Continuo a acreditar que SC é o melhor líder para a equipa quando se trata de tirar dela o máximo de aplicação, garra e dedicação, mas por  outro lado, parece-me que foi durante o tempo de SC que se cometeram dos mais incríveis erros de contratação e outros erros inqualificáveis como venda e recompra de Galeno e agora a de Francisco Conceição. Se é certo que se compraram bons jogadores como Marchesin, Uribe, Mbemba,Luis Dias, Varela, Taremi, outros jogadores como David Carmo, Nakajima, Zé Luis, Waris, Loum, Saravia, cuja contratação, ainda mais atendendo ao preço que custaram, revela bem um déficit avaliação do rendimento e capacidade  de cada jogador.
    Jogadores sem capacidade de recepção, cuja bola lhes ressalta nas pernas cada vez que a querem dominar, com pouca intensidade, sem capacidade de marcação ou antecipação, que raramente entregam uma bola direito,  há-os por aí às carradas mas a custar bem menos. 

    ResponderEliminar
  81. Caros DVP e demais portistas,

    desejo um feliz 2024 para todos, com uma inversão total daquilo o que foi o nosso clube em 2023 que apesar de ter trazido alguns troféus deixou a nú que a continuar assim serão cada vez menos a entrar no museu.

    Agradeço também, aos companheiros que colocaram a entrevista de AVB aqui no tasco pois na minha santa terrinha compro o JN 363 dias por ano. Dia 1 de janeiro e 25 de dezembro não há sítio nenhum onde comprar a jorna. E ainda sou daqueles que gosta de a ler em papel portanto não sou assinante online. Óptima entrevista e que espero que seja a do futuro Presidente do nosso clube. Terá o meu voto quase de certeza.

    Tenho continuado a acompanhar o nosso clube(cada vez mais um sacrifício mas do qual não consigo abdicar apesar do sofrimento que me traz) e obviamente acompanho também as publicações e comentários aqui no tasco.

    Não tenho comentado para não enfiar a carapuça de "bitaiteiro das redes sociais" mas principalmente porque não tenho nada de novo a acrescentar ao que vinha dizendo até à semana do jogo da luz. Daí para cá percebi que o Mister iria continuar a querer continuar a jogar da mesma forma com jogadores diferentes e percebi que as coisas iriam continuar a correr mal. Não me iludo pela proximidade ao 1º lugar. A jogar assim é sempre mais provável que se percam pontos em qualquer jornada do que chegar ao fim em 1º. Continuarei a sofrer em todos os jogos mas não consigo mais defender que se deve dar tempo. Passou meia época portanto a pré-época em andamento de que falava já está feita. E mal feita a meu ver. Adiante.

    O meu comentário é mais no seguimento do debate em torno do futebol ofensivo/defensivo e principalmente de Co Adriaanse.

    Os carros não andam mais depressa se tiverem mais rodas à frente. E o 3-3-4(que até foi mais um 3-3-1-3 na parte final) não significou que a nossa equipa era muito ou pouco ofensiva. Tinha muita gente à frente mas não jogava assim tão bem a atacar, na minha opinião. Excepto o Bosingwa que era uma mota na direita(mas que dificilmente sacava bons cruzamentos) O Pedro Emanuel(por vezes acho que era o Marek Ceh),o Pepe e o Paulo Assunção raramente saíam cá detrás. O ter muita gente à frente obrigava os adversários a bater na frente sem critério e aí os que lá ficavam limpavam tudo. Daí poucos golos sofridos. No ataque era muita gente com qualidade individual mas nem por isso havia assim tanta qualidade coletiva. É a minha opinião.

    Olhar apenas para os golos marcados e sofridos pode indiciar alguma coisa mas não diz tudo. E eu lembro-me dessa equipa a jogar e não gostava(aliás houve muita pressão para o treinador sair, até uma espera lhe fizeram com very lights de baixo do carro e tudo). Ganhámos porque fomos melhores(e outros não era nada de especial) mas não foi seguramente das nossas melhores equipas.

    As melhores equipas que vi jogar a nível ofensivo(tenho alguma capacidade de avaliação talvez de 97 para cá) foi a de AVB e a de Mourinho(02/03) que aliava excelentes intérpretes a uma ideia de jogo coletiva de excelência.

    Gostei muito da de António Oliveira

    De Jesualdo, de Vítor Pereira e de Lopetegui(ó sacrilégio, o culpado de todos os males!!) gostei de alguns momentos.

    E gostei mesmo muito do FC Porto do Sérgio Conceição na época de 21/22 com Vitinha e Otávio a pautar, com Taremi, Diaz e Evanilson a faturar, Uribe a equilibrar e as subidas na direita de J. Mário a desequilibrar. Foi a que gostei mais desde 10/11. Será que terei que esperar mais 10 anos para ver outra deste género?

    Abraço a todos e força FCP!! 3 pontos no dérbi de sexta já que jogar bem fica lá para o fim da época.

    ResponderEliminar