Depois da goleada ao Benfica e antes de ir a Londres defrontar o Arsenal, o FCP desceu até ao Algarve para disputar um jogo da 25ª jornada frente ao Portimonense.
Agora a seis pontos do 2° lugar e a 7 do 1°, sendo que o Sporting ainda tem um jogo em atraso, o FCP estava obrigado a vencer. Venceu natural e tranquilamente, por números correctos, coloca pressão nos seus adversários que estão à frente.
De início com Diogo Costa, João Mário, Pepe, Otávio e Wendell, Francisco Conceição, Alan Varela, Nico González e Galeno, Pepê e Evanilson, os Dragões entraram dominadores, depois de terem apanhado um pequeno susto numa bola metida nas costas de Pepe, que podia ter trazido perigo para Diogo Costa, na resposta, Nico adiantou os portistas, com assistência de Galeno, aos 7 minutos. Não demorou muito o conjunto de Sérgio Conceição ameaçar o 2°, Pepê isolado atirou à barra. Depois, Francisco apertado atirou à baliza, a bola bateu num defesa, passou perto do poste. Estava bem o FCP.
Tentou reagir o Portimonense, chegou algumas vezes à área dos, hoje apenas azuis, mas sem grande perigo.
Os portistas em vantagem, continuavam com mais bola, mais perigosos, podiam ter marcado, valeu a grande defesa do guarda-redes dos algarvios, a remate de Nico, os de Portimão praticamente só defendiam.
Apesar de praticamente só dar Porto, era preciso ser mais criterioso e contundente no ataque, não abrandar, manter a concentração e não começar a inventar, ir com mais vontade atrás do 2° golo. Era preciso não cometer os mesmos erros de Barcelos.
Na parte final dos primeiros 45 minutos, já era uma equipa portista em ritmo baixo, um futebol muito pouco fluído, jogadores a receber parados, muito apostados em deixar passar o tempo.
Assim, ao intervalo, vantagem mínima e justa dos Dragões, mas uma exibição que não entusiasmava. Importante que Sérgio Conceição no balneário lhes desse um forte abanão.
Para a segunda-parte, portistas com o mesmo onze, mas a inspiração não era muita. Passes errados, futebol previsível, nas poucas vezes que fez bem, criou perigo.
Prova disso, foi o 2° golo. Galeno recuperou uma bola mal cruzada, foi para dentro, rematou ao poste mais longe e aumentou a vantagem aos 59 minutos.
Com dois golos à maior, a equipa nortenha pôde sair com mais espaço, Galeno aos 67 minutos e sozinho, foi displicente, falhou uma oportunidade clara.
O Porto controlava, mas não podia facilitar, deixar os algarvios entrar no jogo. Francisco Conceição que não estava tão inspirado como frente ao Benfica, esteve muito perto do 3°.
Ao minuto 76 saíram João Mário e Nico, entraram Jorgie Sánchez e Eustaquio.
Sem o Portimonense ameaçar, numa transição de qualidade, aos 79 minutos, o mexicano, entrado há pouco, assistiu Pepê para o golo três.
Mais tarde, 85 minutos, Sérgio Conceição voltou a mexer, saíram Galeno, Pepê e Evanilson, entraram Namaso, Gonçalo Borges e Iván Jaime.
O jogo chegou ao fim com a vitória natural e tranquila da melhor equipa, que sem fazer um grande jogo cumpriu os objectivos e coloca pressão nos da frente.
Agora é preparar bem o jogo de terça-feira em Londres frente ao Arsenal. É um jogo de grande grau de dificuldade, frente a uma máquina goleadora, muito forte individual e colectivamente, que continua favorita. Só Porto de alto nível e tal como no Dragão, tacticamente irrepreensível, pode sonhar.
Bom jogo do Porto, com 3 belos golos. Que pena as duas recaídas com Arouca e Gil Vicente, agora estaríamos à frente, mesmo que à condição, e eles teriam que ganhar os respectivos jogos para nos ultrapassarem. Mas que continue a jogar-se assim e a ganhar jogos até ao final do campeonato, para pelo menos se terminar a época de cabeça levantada, e quem sabe, numa posição melhor. Contra o Arsenal, vai ter de ser uma exibição perfeita, se quisermos ter hipóteses de passar a eliminatória. Que pena só agora estar a jogar a melhor equipa e a começar de mostrar o futebol de que é capaz. Muitas culpas da administração, que fez as contratações em cima do joelho. A arbitragem, também nos tem deixado em paz, só volta a incomodar se voltarmos a apertar os 2 da frente.
ResponderEliminarVitória incontestável .
ResponderEliminarPara terça feira , é preciso perfeição , transcendência , espírito de sacrifício , tem de ser um jogo á imagem daquele que foi no Dragão .
Jogo sólido numa vitória justa. Fomos muito superiores vencemos bem. Boa sore para Londres!
ResponderEliminarVitória sem espinhas...Foi inteiramente merecida...Domínio total e absoluto! Gostei muito desta exibição!
ResponderEliminarA equipa ainda não está no ponto, longe disso, mas desde que estabilizou neste onze está mais equilibrada, mais organizada, já consegue ter bola, circular, defender e atacar melhor.
ResponderEliminarAgora, tenho noção que em Londres é uma montanha que temos de escalar e só uma exibição a roçar a perfeição e uma pontinha de sorte, pode permitir uma passagem que seria um feito extraordinário.
O Arsenal joga muito e tem um meio-campo e ataque de luxo. A defesa, sendo boa, não está no mesmo nível.
força Porto, boas vitorias, o novo meio campo começa a mostrar serviço, o novo centralao idem.. vamos a Londres, eu acredito!
ResponderEliminarBoa vitória, com alguma tranquilidade, Nico a marcar, agora é preparar bem para subir a montanha arsenalista. Muito difícil, não impossivel.
ResponderEliminarE força Porto.
OLHA O NORTE.
ResponderEliminarUm golo madrugador deu tranquilidade à equipa, que parece mais segura mais serena. foi um jogo só com um sentido, vitoria justíssima.
Contra os Bifes, é aplicar a tática que nos brindou no Dragão com uma vitoria, e depois, depois seja o que Deus quiser.
Para que conste, nos jogos do FCP somos todos portistas, só a vitoria nos interessa não estamos divididos, o FCP está a cima de tudo. Agora em relação à eleição de um novo presidente, aqui sim, estamos divididos, queremos o melhor para o FCP e o melhor é a mudança...
Vila ;
ResponderEliminarJogo tranquilo ... com chuva intensa :
Grande molha !
Bom dia Sr.Vila.
ResponderEliminarExibição compentente e segura.
Não peço nada para Terça feira.
Estou seguro que nesses jogos os jogadores dão tudo.
Agora claro que temos a plena consciência do poderio do Arsenal.
Vai ser muito dificil,mas...vamos ver.Somos Porto!
Abraço.
Sérgio, bendita chuva, vocês bem precisam. Pena nós não pudermos exportar lá para baixo...
ResponderEliminarCaro DVP e Amigos:
ResponderEliminarVitória incontestável com dois jogadores do meio campo a marcar.
Estou a gostar de Otávio e Nico e Pepê estão a subir. Francisco a calar a boca a um membro do CS que o amesquinhou.
Em Londres é muito difícil mas eu acredito.
Abraço.
Boas noites caro DVP e saudações Portistas.
ResponderEliminarBom jogo ontem. Hoje em hóquei tbm valeu e muito. Terça espero que abraçamos o jogo e joguem sem medos.
Abraço.
Boas
ResponderEliminarJogo bem conseguido,vitória sem contestação.
Pena não estar 4 a 0 perto da hora do jogo.
Será que em londres,vai dar para pôr mais uma unidade no meio campo e pedir a Galeno para ser a referência de ataque, e ressalvar Evanilson para dar mais volumetria para o segundo tempo.
Jogo parecido com o do Gil Vicente mas com a diferença que conseguimos matar o jogo embora mais tarde do que merecíamos.
ResponderEliminarVejo uma equipa motivada e crente. Vai ser muito difícil para nós mas também para eles. É nestes jogos que SC é especial. Acredito mesmo que vamos seguir em frente.
Caros Portistas,
ResponderEliminarBoa vitória e + 3 pontos, já só faltam 27. Só pude ver até à meia hora de jogo e nesse período depois do 1º golo o Pêpê falha o 2 zero de forma incrível e teria resolvido o jogo muito mais cedo, o que daria para fazer outra gestão, foi pena!
Quanto ao Arsenal não temos nada a perder e tudo a ganhar, agora se viermos de lá com uma goleada será muito mau para o que falta época. Espero que o SC os surpreenda e comece o jogo a pressionar alto para tentar aproveitar o erro e marcar. Eles vão entrar a pressionar altíssimo e a grande intensidade portanto se os surpreendermos pode ser que resulte, só espero não ser goleado e que honremos a camisola. VAMOS MÁGICO PORTO! Uma nota, espero que os 4000 portistas que estiverem nos emirates puxem a sério, se assim for eles não terão hipótese, este apelo do treinador deles de criar um ambiente incrível só demonstra que somos muito mais fortes na bancada e também somos fortes no campo sentindo esse apoio, VAMOS PORTO!
Grande vitória no hóquei jogo muito difícil e foi importante. Nas restantes modalidades também vitórias. Na equipa B também mais uma vitória importante para fugir aos lugares de descida, já os juniores mais uma derrota e contra os corruptos em casa, muito fraca esta equipa...
FOMOS PORTO!
SEMPRE F.C.PORTO
Boas,
ResponderEliminaras últimas declarações do PC, só mostram que ele mente com os dentes todos. Ou então, já perdeu a noção mesmo. Disse isto, "...Enquanto for presidente do FC Porto, seja um mês, dois meses, dois anos, vinte anos, mais também não [risos]... lutarei sempre para que o FC Porto seja um clube único, dos dragões, que faça frente realmente àqueles que são os nossos inimigos...". Mais 20 anos?! Vocês acreditam mesmo, quando ele disse que este mandato seria o último? Ele nunca sairá do clube por vontade própria!
3asifa, + depressa se apanha um mentiroso que um coxo!
EliminarSe o 15° classificado da 1er League fez sofrer o Arsenal até aos 86 minutos, porque é que nós não havemos de os fazer sofrer até ao apito final do árbitro? Estou completamente convencido que se jogarmos ao nível a que jogámos no Dragão e com uma pontinha de sorte, podemos perfeitamente passar aos 4°s da Champions. O discurso do Arteta só mostra que ele está com medo de nós. Vamos lá jogar à Porto e fazer + um feito pra juntar a muitos outros da nossa brilhante história.
ResponderEliminarEste fim de semana, correu quase tudo bem, só os sub19 borraram completamente a pintura. Mas como não vi o jogo, não posso falar muito, até pode ter sido uma questão de arbitragem, não sei. Ou então, dos melhores dos sub19, aqueles que brilham na Youth League - Diogo Fernandes, Martim Fernandes, Gabriel Brás, Rodrigo Mora, Anhá Candé - terem jogado pela equipa B. É uma questão de gestão dos jogadores, mas se fosse eu a decidir, tendo em conta a importância deste jogo contra o slb para a atribuição do título de campeão do escalão, tinham jogado pelos sub19. E na máxima força, duvido muito que tivessem perdido, a equipa do Porto tem estado muito melhor que a do slb na Youth League, é melhor que a do slb.