terça-feira, 12 de novembro de 2024

Como as semelhanças são muitas, para Vítor Bruno o mesmo raciocínio aplicado no passado a Vítor Pereira



Um post tipo testamento, mas que creio ser importante agora, como parte dele achei importante dizer quando o escrevi em 24 de Setembro de 2011. Também porque vejo algumas semelhanças entre essa época 2011/2012 e esta. 


Na altura o FCP treinado por Vítor Pereira e na 6ª jornada tinha empatado a dois no Dragão frente ao Benfica, depois de na anterior ter empatado a zero em Aveiro, casa emprestada do Feirense. Apesar de nas 4 primeiras jornadas o FCP ter ganho os seus jogos e já ter conquistado a Supertaça, a contestação ao treinador era uma constante, os apelos à sua saída eram muitos. E foi isto o que escrevi: 

- Caríssimo Vítor Pereira, como homem do futebol e treinador do F.C.Porto sabes bem que os treinadores são sempre o elo mais fraco, os primeiros a serem criticados e contestados, mesmo quando e como tese, os maus resultados acontecem por erros grosseiros dos jogadores - por exemplo, falham golos de baliza aberta ou dão abébias atrás que não se admitem. Acontece aos melhores e basta olhar aqui para o lado, para Madrid, onde o "Special One", o melhor do mundo, só porque em dois jogos, frente a equipas que apenas lutam para não descer, perdeu 5 pontos e não marcou um único golo, muito pior do que tu, portanto, já é muito contestado. É a vida, como dizia o outro e no F.C.Porto, clube habituado a ganhar, sempre, onde a exigência é enorme, não podia ser diferente. Assim, como portista atento e que procura ser objectivo, construtivo, ao mesmo tempo que quer o melhor para o seu clube e obviamente para ti; que está consciente das dificuldades que este defeso e uma pré-época muito agitada, originaram; junto a uma herança pesadíssima que herdaste - a época anterior foi histórica, das melhores de sempre do F.C.Porto e as comparações são inevitáveis; herança que traria dificuldades ao mais pintado e também por isso, o André Villas-Boas se pirou; permite-me, com toda a estima e consideração, dizer-te o seguinte: desde que Pinto da Costa é presidente e já lá vão quase 30 anos, os treinadores marcantes e que fizeram história, eram quase todos pró-activos, que arriscavam sem medo, técnicos ousados, daqueles que acreditavam ser preferível errar por acção que por inacção, mas que também que não olhavam a nomes, nem a currículos, na hora de tomar decisões. É isso que espero de ti: ousadia, rasgo, determinação e principalmente, convicção. Nada de hesitações, nem medo de arriscar, a sorte, meu caro Vítor, protege os audazes. Estás numa das melhores universidades do mundo, a universidade do Dragão e aí só passam os mais capazes. Tu és capaz, vais passar e com distinção. E acredito, não porque és o treinador do F.C.Porto e a um portista pede-se que esteja com o seu treinador, nada disso, mas porque te acho competente, inteligente, trabalhador, alguém com a humildade suficiente para analisar, reflectir e se for preciso, mudar o rumo. Quando me referi a Mourinho era para isso mesmo, para te dizer que errar todos erram, até os melhores, depois aqueles que são capazes de aprenderem com os erros, arrepiarem caminho, alterarem e melhorarem, são os que fazem história.No F.C.Porto, como sempre acontece, o objectivo principal é o título... Confio e deixo para memória futura, a firme convicção que vais ser Campeão. Claro que não vai ser fácil, nem terás as facilidades da temporada anterior que foi atípica, mas meu caro, isso nem é importante, o importante é cumprir o objectivo, nem que seja com um ponto de vantagem.

 

Hoje é o momento de dizer algo parecido a Vítor Bruno e o raciocínio é muito parecido: 

- Meu caro Vítor Bruno aproveitando esta pausa para as selecções, permite-me que te diga o seguinte: Sem pensar em ninguém em particular, sempre me irritou aqueles treinadores que acham que os adeptos percebem pouco de futebol, falam para não estar calados, reagem ao sabor da onda, leia-se resultados. Para esses treinadores quase que é preciso ter doutoramento para falar de futebol. Não acho nada disso. O futebol é um jogo fácil de perceber e se um adepto não é capaz de ir ao campo dar um treino, há coisas que são tão básicas que qualquer adepto sabe avaliar. Por exemplo: se uma equipa joga bem ou mal - não vale dizer o importante é ganhar. É verdade, mas é dos livros, quem joga bem está sempre mais perto da vitória. Domina os processos defensivos e ofensivos; se reage bem à perda da bola, sem bola não dá espaços, é compacta, organizada... Se com bola é rápida a pensar e a executar, define com critério, passa e finaliza bem. Sabe controlar o jogo, marcar os ritmos. Sem esquecer os lances de bola parada que nos últimos tempos têm uma taxa de eficácia muito próxima do zero e como estes lances são importantes no futebol moderno... Por isso, Vítor, a um treinador e em primeiro, pede-se que faça um bom diagnóstico. Ultrapassada essa importante etapa, então, é fundamental escolher bem as terapias mais correctas para resolver os problemas; Ora, Vítor, se o treinador do FCP, achou que a 1ª parte não foi má, não fez um bom diagnóstico. Assim, como não agiu em conformidade, não mudou nada, só por acaso a 2ª parte não seria igual. Foi. Com a única diferença a ser, infelizmente para o FCP, enquanto na 1ª parte o Benfica apenas marcou um golo - podia ter feito pelo menos mais dois -, na 2ª fez três e a consequência foi uma derrota que deixou marcas. Vítor, há lemas que são máximas no FCP: Até podemos perder todos os jogos, mas nunca podemos sair do campo sem a certeza que fizemos tudo para vencer. Mais vale perder, tentando tudo para ganhar, que perder porque não tivemos a coragem de querer ganhar. Coitados daqueles que mesmo quando corre mal, ou como aconteceu anteontem, muito mal, ficam prostrados a carpir mágoas, incapazes de se levantar. Somos da cepa, mais vale quebrar que torcer, a sorte protege os audazes. Tiveste a oportunidade de treinar um grande clube como é o FCP, por tudo que o rodeia, com particular ênfase na exigência, é um curso numa das melhores universidades do mundo do futebol. Não a desperdices.

Caixa de comentários


130 comentários:

  1. Boas tardes,
    Mau jogo.
    Nada está perdido, bem longe disso.
    Quanto ao VB, como já referi em comentários anteriores,pensei sinceramente que, AVB, contrasse um estrangeiro, não aconteceu, portanto o VB e o meu treinador. É um pouco limitado? Tem sido, assim como alguns jogadores, não é verdade?
    Penso, que os resultados têm vindo a desculpar o mau futebol.
    Por fim, também penso, na grande limitação que é este pinheiro e outros iguais ou piores do que ele, que na mínima oportunidade prejudica logo o FCPorto, os corruptos não precisavam daquele penalti para ganhar, assim como algumas faltas que não eram e ele marcou, e, não falando de alguns amarelos, exemplo GB olhou para o fiscal de linha, amarelo, em contrapartida,os ídolos desse mangloide, pode á vontade manifestar todo o tipo de reação e advertência,nada.
    Creio, que CD vai multar em 2.50€ pelo comportamento dos goa, que não claque ,por apoio ao espectáculo

    ResponderEliminar
  2. Não querendo me repetir do meu último comentário no outro post .
    Será mesmo que este treinador pode mudar ??? evoluir ??? sair da casca de adjunto ???
    Vítor Pereira teve de evoluir , e evoluiu a todos os níveis , endureceu o seu discurso , deu murros na mesa , fazia-se ouvir e respeitar , tanto de dentro como de fora , e isso salvou-o , e consequentemente o fez triunfar , com 2 campeonatos em dois anos .
    Será Vítor Bruno capaz do mesmo ??? , espero que sim !!! mas na minha humilde opinião vejo muitas relutância e tenho sérias reservas ...

    ResponderEliminar
  3. Boas

    Estes números da derrota,irão ser o cartão de visitas do Vítor Bruno,mesmo que ganhe o campeonato.

    As pessoas do Porto,jamais esquecerão.

    Ele que ponha isso bem na cabeça.
    E nem se pode queixar de falta de reforços.

    O brilho da vitória da supertaça,está ficando nublada.

    Está a faltar a leitura,de como saber jogar os jogos grandes,e conseguir vencer.
    Não faltou só a alma no domingo,faltou uma liderança inóspita em jogo.
    Os erros individuais,dos jogadores,só eles não fizeram aquela horrível segunda parte,faltou,saber,ver,ler,intervir,corrigir,segurar e acima tudo liderar.
    Vitor Bruno não fez nada disso,no domingo.Só assumir as culpas não chega, não É treinador do Porto, só para assumir culpas.
    É para enaltecer as gentes do Porto,que ele tem trabalhar,e no domingo humilhou toda essa gente.
    Não quero ser bairrista,mas no domingo não foi um clube do norte,que foi a luz,os que foram estavam desnorteados na totalidade,do que é ter um norte na vida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Portanto, se o FCP for campeão, se calhar é melhor não festejamos, porque no campeonato perdemos 4-1 com o Benfica.
      Coitado do FCP se alguns portistas do passado tivessem esta mentalidade.
      O Benfica levou sete do Sporting e foi campeão à frente de um FCP que nessa época foi campeão europeu.

      Eliminar
    2. Incrível esta mentalidade portista de agora. Dar um amasso ao slb ou não ser amassado pelo dito cujo, é + importante que tudo, até que ser campeão. O slb quando foi campeão depois de ter levado 7 do sporting, os benfiquistas foram todos para o Marquês chorar um rio de lágrimas em vez de festejarem...LOL. E nós, no final da época passada, fomos todos para os Aliados festejar os 5-0 ao slb, apesar de termos ficado em 3° no campeonato...LOL.

      Eliminar
    3. Boas
      Eu não falei,em festejos.

      O Vítor Bruno,está a fazer uma época razoável

      Mas ninguém se esquece que ele quis,evoluir como treinador,(com todo o seu direito),mas era adunto,de alguém que as pessoas do clube simpatizavam,e agora isto,estara sempre na memória futura dos adeptos.

      Eliminar
    4. Boas
      E não esquecer para além deles não serem do outro,os que nos ganharam neste fim de semana.

      Em caso de vitória nossa,encostavas um rival na corrida as cordas.

      Portanto não foi só a derrota,foi também a perda de oportunidade de ouro,de marcares uma presença forte no campeonato,se ganhasses.

      Os 5 0 da época nao tiveram relevância na liga nem os 7 1 também.

      Este teve importância, atrasaste em relação ao primeiro, e podes perder o segundo lugar,e não afirmaste posição forte, a vista dos oponentes.

      Eliminar
  4. DVP, não concordo muito com a comparação. A única semelhança que vejo entre VP e VB é terem passado no Porto de treinadores adjuntos a principais.

    Vejo mais diferenças que semelhanças:
    1- VP já tinha sido treinador principal antes de ser adjunto de AVB. VB é uma estreia absoluta como principal. Para além da experiencia, ter sido treinador antes permitiu a VP ir buscar pessoas que já tinham trabalhado consigo antes, para formar a sua equipa técnica, VB teve de formar agora a sua, do zero.

    2- O contexto de VP era muito diferente do de VB. Se por um lado VP herdou uma grande equipa, já consolidada e vencedora, o que é uma vantagem, por outro encontrou uma massa adepta mega exigente pela época de sonho que tínhamos vivido, assim como um balneário com jogadores consagrados (e os egos que isso acarreta).

    VB chega num momento em que a exigência (para a maioria dos adeptos) é menor, fruto das más épocas (principalmente a anterior) e tem um grupo mais jovem que á partida será mais fácil de controlar.

    3- As equipa de VP não jogavam bem, mas a sua equipa apresentou desde cedo princípios bem vincados, sendo a vertente defensiva um aspecto muito bem trabalhado e que lhe permitiu vencer o campeonato. Na atual ainda não se viu nenhum principio ou ideia vincada.

    4- O discurso de ambos é muito diferente. O de VP era rudimentar, básico até, mas claro enquanto que o de VB é elaborado e por vezes pouco preciso.

    5- VP mostrou coragem desde cedo, quer em discurso quer na disposição da equipa em campo (principalmente em jogos grandes), VB não tem (principalmente em jogos contra equipas próximas do nosso valor).

    Sinceramente acho que nesta fase Vitor Bruno está mais para Paulo Fonseca do que para Vitor Pereira (comparando quando ambos eram treinadores do Porto). Vejo semelhanças nas indefinições, no discurso elaborado, na falta de coragem e no fundo na falta de preparação para treinar um clube do nível do Porto.

    Não que não a possa vir a ter, até porque não considero Paulo Fonseca mau treinador, agora não sei é se teremos a paciência e tempo de esperar que isso aconteça.

    Se VB já era visto com desconfiança, já haviam adeptos que assobiavam antes desta hecatombe, agora será pior. Esta enorme mancha será difícil de apagar e temo que sempre que as coisas corram menos bem se comecem a ouvir mais assobios ou lenços brancos, com as consequências que isso traz para a equipa.

    Ainda não é tarde para se inverterem as coisas, não temos nenhum objetivo hipotecado, VB tem a palavra. Ou aproveita esta paragem de seleções para dar um enorme abanão naquilo que são as suas convicções, ideias e principalmente ter a coragem que um treinador do Porto tem obrigatoriamente de ter (e aqui coragem não é relativamente á postura do treinador, mas sim á postura mais arrojada e trabalhada da equipa dentro do campo) ou outra goleada aparecerá (porque os indícios já cá estavam, em vários jogos contra equipas da nossa valia permitimos sempre várias oportunidades de golo e/ou sofremos 2 golos ou mais) e a situação será insustentável para todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. VP tinha a vantagem de ter um plantel de excelência, no mercado de verão só saiu o Falcao, no de inverno saíram mais alguns. Tinha sido treinador principal na formação e se não estou em erro no Santa Clara.
      VB nunca foi treinador principal, mas dirigiu a equipa do FCP em vários jogos, trabalhou com o SC, Augusto Inácio e não sei se mais alguém. Ter dois ou três anos de treinador principal ou os anos de adjunto do VB, não vejo grande diferença. O plantel é claramente mais fraco.
      Mas a verdadeira questão é que foram desde cedo muito cedo contestados, com pedidos de demissão. VP ficou e ainda bem. Compete a VB criar as condições para continuar. Como disse, acho que o Dragonguard, temos uma sequência de jogos que podemos e temos de ganhar. Se o fizermos, se continuarmos na Taça de Portugal, seguir em frente na Liga Europa nem que seja através do Play-off, temos uma 2ª volta em que recebemos Sporting e Benfica e tudo está em aberto.
      Seremos, será o VB capaz de manter a chama do Dragão acesa e nas lutas? Acredito que não vai desperdiçar esta oportunidade e vai justificar a escolha.

      Eliminar
    2. Na questão dos pedidos de demissão concordo. Até porque se compreendo as críticas depois de um jogo como o da Luz, é verdade que já se ouviram assobios no Dragão em jogos em que não se justificavam.

      Sinceramente o VP também não era/é o estilo de treinador que eu aprecie, mas obviamente que independentemente de gostar ou não reconheço os méritos de quem os tem.

      Até ao momento, comparativamente com a época passada, VB melhorou a equipa em jogos contra equipas mais pequenas e piorou a equipa em jogos contra equipas fortes. Pelo meio manteve os defeitos que já foram aqui elencados, que vêm de épocas anteriores (má transição defensiva e bolas paradas).

      A avaliação que se faz ao trabalho do treinador neste tipo de jogos (grandes) também está ligada á percepção que cada um tem em relação à valia da equipa. Quem acha que não temos grande/boa equipa tenderá a desculpabilizar o treinador, quem acha (como eu) que temos boa equipa, ao nível dos nossos rivais, tenderá a achar que se deveria fazer mais.

      Não peço a cabeça do treinador, não vejo grandes vantagens nesta altura, nem sequer grandes soluções viáveis disponíveis. Como já disse noutros comentários ainda há tempo
      mas VB entra agora numa fase decisiva, ou mostra que tem arcaboiço ou a sua continuidade será impossível.

      Outra exibição (e não estou a falar do resultado) deste nível (principalmente contra um dos rivais) para mim é inconcebível, não pode voltar a acontecer.

      Eliminar
  5. Tanto Vitor Pereira como Vitor Bruno foram contestados mas VP tinha à sua disposição um plantel de alto quilate... .

    ResponderEliminar
  6. O que se dizia na altura era que o VP era muito competente e muito estudioso da arte futebolística, conhecimentos dos quais o AVB tirou o melhor proveito.

    ResponderEliminar
  7. Quero dizer que estou 200% com VB. O grande mal dele, para muitos, é não fazer cara de mau nem ter maus modos nem passar culpas, como o anterior. Quando vejo alguém a ser linchado na praça pública, nunca fico do lado dos linchadores, sou sempre solidário com o linchado, mesmo que ele tenha culpas. Só se as coisas descabarem muito, como no tempo do Otávio Malvado, o que não é o caso, é que não há outro remédio senão mudar de treinador. A comunicação social com a ajuda de muitos portistas (viúvas e não só) está a trabalhar bem para ver se as coisas descambam no FCP (onde estava esta CS, quando ainda há tão pouco tempo o slb levou 3, que podiam ter sido 4 ou 5, em casa, do Feyenoord?). Eles sabem bem, que se o FCP ganhar os próximos 6 jogos como ganhou os 6 a seguir a Alvalade, vai chegar a meio do campeonato com 15 vitórias e duas derrotas. Um registo apenas 2 pontos pior que o do AVB treinador. E entretanto, slb e sporting vão jogar entre eles, e vão jogar os 2 com o VSC e o slb também com o Braga, e o FCP até pode chegar ao fim da 1a volta muito perto do 1° lugar, se continuar como tem estado, tirando os jogos na casa dos 2 rivais. E na 2a volta, havemos de receber os 2 rivais, o slb vai fazer muitos jogos fora de grau de dificuldade elevado (o reverso da medalha de uma 1a volta feita à medida), o Sporting sem Amorim não vai ser a mesma coisa (um pino não é um treinador), ser campeão continua a ser perfeitamente possível. Eu prefiro ser campeão com duas derrotas com o slb (como aconteceu com CoAdriaanse), do que ser 3° com malha de 5-0 ou + ao slb. Há portistas que parecem preferir o contrário.

    ResponderEliminar
  8. Vão me desculpar comparar Vítor Pereira com Vítor Bruno é arriscado.
    O Vítor Pereira era um estratega que não tinha medo ...a nivel interno sempre deu baile a um treinador que tinha um grande plantel a seu dispor Jorge Jesus. Fizeram finais de liga Europa!!
    Vítor Pereira não gostavam dele porque era um jogo de posse....e os adeptos não apreciavam
    Mas em termos tácticos e leitura de jogo não há comparação possiel com Vítor bruno . Vitor bruno chego a conclusão que é um bom adjunto...olhe por exemplo de um Jorge Costa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lamachã, a não ser que me tenha expressado mal, a comparação não é entre a qualidade dos treinadores, mas sobre as semelhanças na contestação, na falta de paciência, nos pedidos de demissão. Comparar agora um treinador que foi bicampeão, foi campeão na Grécia e acho que também na China, com o VB que tem uns meses de treinador, não fazia qualquer sentido.

      Eliminar
  9. É verdade que Vítor Pereira herdou uma equipa campeã , um plantel constituído por bons jogadores .
    Mas também é verdade que teve muitos problemas , que teve dos resolver , a saída do Falcão antes do fecho do mercado , teve de lidar com a rebelião de jogadores que lhe quiseram fazer a cama , como o Álvaro Pereira , Rolando , Belushi , Guarín , foi complicado ...
    Depois no ano seguinte , a saída de Hulk no último dia de mercado ...
    Fomos muito injustos e ingratos com Vítor Pereira , tendo em conta as nuances , as dificuldades , as circunstâncias desses dois anos .
    Com Vítor Bruno tem de haver tolerância , dar tempo , de maturar .
    Temos um bom plantel , mas falta claramente um líder , uma voz de comando dentro de campo , um farol ...
    No final do ano farei uma análise do trabalho de VB .
    Tem de arrepiar caminho , examinar o que mau foi feito , corrigir , melhorar , e por em prática o melhor doe cada jogador , em prol da equipa .

    ResponderEliminar
  10. Caro DVP,
    Percebo a comparação de cenários mas tenho realmente dúvidas quanto a VB. Há malta que congela quando chega a estes lugares de topo e pressão máxima. O Vitor Pereira demorou mas havia um sentido e um modelo. Havia método e coragem. Neste momemto e com VB isso não se sente. Depois tudo conta. A mensagem que sentiu a equipa cansada é simplesmente desastrosa. A leitura de jogo não parece ser forte, enfim um conjunto de comportamentos que têm de melhorar. Por outro lado, a intervenção do Presidente no balneário tem o condão de puxar as orelhas aos jogadores mas também responsabilizar o treinador. O presidente não pode andar acudir o mister. Seria um.pessimo sinal. Quero acreditar que com tudo o que se passou VB dê o click. Está nas mãos dele. A ver vamos porque nada está perdido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. RAOC, não vale a pena estar com muitos rodeios. Ou VB mostra que é capaz, ou vai ser muito difícil voltar a ter uma oportunidade como esta de treinar um grande clube.
      Espero que AVB não seja um presidente que cede à contestação e à pressão. Como tese, espero que se tiver de mudar de treinador(es), apenas o faça com a certeza que é esse o passo certo, não porque os adeptos contestam, pressionam, mostram lenços brancos.

      Eliminar
    2. Tal e qual. Não pode ser de outra forma

      Eliminar
  11. Se depois do Rúben Amorim ter sido 4° no campeonato, quando perde 1-4, em casa, com um tal de Lask Linz, e fica fora da Liga Europa, o Varandas o tivesse despedido, na lógica do que querem agora muitos portistas que o AVB faça ao VB por muito menos, o sporting não seria a equipa ganhadora e fortíssima (até a nível europeu) que é hoje. Tem que haver estabilidade para os treinadores, os clubes que mudam constantemente de treinador, por dá cá aquela palha, não ganham nada e caem em crises profundas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. RA já tinha mostrado no Braga que poderia dar em bom treinador, deixou o Braga em 2 quando foi para o SCP.
      VB era e é uma incógnita, não dá para comparar.

      Eliminar
    2. Dá, dá, para comparar. 1-4 na luz, com o slb, o VB; 1-4 em casa, com um tal de Lask Linz, o RA. Qual fez pior? Quanto ao background, o RA vinha de levar o Sporting ao 4° lugar do campeonato, o VB vinha de 9 vitórias em 10 jogos com o FCP no 2° lugar. Qual fez melhor?

      Eliminar
    3. Mas tu não percebes que isso só aconteceu porque no ano anterior o Rubén tinha sido campeão com uma equipa que não ganhava um campeonato à 19 anos? E que na maioria desses anos no Natal já tinha acabado a época para eles? Em circunstâncias normais, qualquer treinador de um grande com esses números, é despedido.

      Ele não foi despedido nesse ano porque conquistou essa margem, esse direito ao benefício da dúvida no ano anterior (e mesmo assim foi contestado pelos adeptos).

      É perfeitamente natural haverem dúvidas sobre VB. Eu não estava de acordo com a escolha de VB no início da época, não porque tivesse alguma coisa contra ele, nem podia ter uma opinião sobre a sua forma de liderar porque nunca tinha sido principal, mas pela simples razão de que preferia um corte radical com o passado (sim, porque existem mais treinadores para além de VB e SC, não querer um não quer dizer que se quer ou se aprecia o estilo do outro).

      Depois de ser o escolhido, não contestei a escolha e apoiei. Depois de ver algumas coisas que não me agradam nada, crítico e ainda continuo a dar o benefício da dúvida, porque ainda é possível modificar e alcançar os objetivos.

      Se acho que VB vai ter essa capacidade? Sendo sincero acho que não, os sinais não são os melhores. E digo isto não porque me apetece dizer mal, mas porque a inatividade dele ao intervalo do jogo na Luz, onde depois de uma estratégia falhada teve a oportunidade de modificar alguma coisa e não o fez. Pior no final do jogo achou que a primeira parte foi equilibrada e aceitável.

      Como já não é o primeiro jogo em que nos apresentamos assim, tenho algumas reservas se será capaz de fazer o diagnóstico correto e alterar. Espero estar enganado e que consiga dar a volta.



      Eliminar
    4. Alexandre, o 4° lugar no campeonato e o 1-4 logo a seguir com o Lask Linz, em casa, foram antes de ganhar o 1° campeonato. O Rúben chegou, viu, e enfardou forte e feio. Mas não foi despedido, apesar do péssimo início (pelo contrário, foram-lhe dando jogadores que melhoraram muito a equipa), e depois, foi o que se sabe.

      Eliminar
    5. Negroni a eliminação contra o Lask foi no 2 ano de Amorim, no ano em que foi campeão pela primeira vez.

      Na época em que assinou pelo Sporting, pegou na equipa principal do Braga no final de dezembro e nos seus primeiros 9 jogos á frente dos Arsenalistas ganhou 8 jogos e empatou 1. Dessas 8 vitórias 2 foram contra o Porto, 2 contra o Sporting e 1 contra o Benfica. Algumas dessas vitórias contribuíram para a conquista de uma taça da Liga.

      Viria a assinar na mesma época pelo Sporting, que estava em 4 lugar antes dele chegar (em Março de 2020 ) e por lá ficou. Não é verdade que enfardou forte e feio, em 11 jogos que disputou não sofreu nenhuma humilhação, sofre 2 derrotas, 2-0 no Dragão e 2-1 na Luz.

      Amorim foi contratado pelo que mostrou no Braga e o objetivo não era ser campeão naquele ano, era começar a preparar o seguinte. Tem 0 haver com VB e o que estamos aqui a debater.

      Eliminar
    6. OK, já percebi que gostas muito do Amorim. Mas podias permitir ao VB, que não tem a arte de ser sonso como o RA, que pelo menos, tivesse direito a fazer alguma da merda que o RA fez de início (4° lugar na 1a meia época e saltar da Liga Europa no início da 2a época, em casa, por 1-4, com o "mija na escada" Lask Linz, antes de ser campeão levado ao colo pela arbitragem, com o FCP a sofrer roubos de igreja consecutivos, no estádio nacional, em Braga e com o Boavista). Sou daqueles que não deram nem darão nunca os parabéns ao Sporting pelo título de 20/21. Não jogavam nada, ganharam n jogos por meio a zero, com golos de penáltis por mergulho nos descontos, o FCP foi deitado abaixo de forma escandalosa em inúmeros jogos e tinha melhor equipa e melhor futebol. Foi um enorme tributo da arbitragem, esse campeonato. Nem torturado eu lhes daria os parabéns. Foram justíssimos campeões na época passada mas em 20/21 o título foi roubadissimo ao FCP. O RA, fez muita merda antes de acertar.

      Eliminar
    7. Não é uma questão de gosto, podemos gostar ou não mas temos de reconhecer a competência.

      Olha já que falamos aqui de VP, acho que as suas épocas no Porto têm mais haver com o 1º titulo de Ruben Amorim. Duas equipas que não era bonito vê-las jogar, mas que por culpa da grande competência defensiva que tinham (a máxima é muita antiga, os ataques ganham jogos as defesas campeonatos), ganharam campeonatos.

      Eu permito ao VB fazer merda, até porque já sabíamos que isso iria acontecer (não há ninguém no mundo que comece a exercer uma função nova e não cometa erros), agora não posso admitir que vá jogar á Luz como se fossemos o Famalicão. Há coisas básicas que no Porto nunca podem faltar.

      Eliminar
  12. Caro DVP:
    Já expressei no facebook a minha opinião sobre o que escreveu, concordando com a sua postura e criticando um comentador portista que na CMTV reiterou que VB estava ferido de morte. Sou um dos que passou 19 anos de deserto e roubo mas para mim quero sempre que o FCP ganhe independentemente de quem o dirija ou treine. Reitero a necessidade da tolerância.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  13. Até ao momento , VB ainda não me convenceu a 100%.
    Sabemos que é a sua primeira vez como treinador principal, mas como já estava a 5 anos no clube, conhece a maioria dos jogadores, sabe da exigência dos portistas, esperava que tivesse pelo menos uma ideia de jogo definida.
    À 11 jornada continua com experiências e com uma qualidade de jogo medíocre.
    Depois desta vergonha com o SLB, espero que tenha descoberto onde está a falhar e qual o caminho a trilhar para obter sucesso.
    Num ano de vacas muito magras temos de ter paciência, pois é com estes jogadores e treinador que vamos continuar a lutar .

    ResponderEliminar
  14. Nunca é fácil passar de adjunto para principal, os adeptos vêem sempre isso como uma opção de recurso, um penso rápido á espera que mais cedo ou mais tarde surja uma verdadeira solução.

    Os próprios jogadores ficam sempre na dúvida porque é alguém que já conhecem que de repente passa a ter uma relação diferente com o grupo.


    Eu não sei se ele vai ser ou não capaz de estar á altura do desafio, mas é muito engraçado ver que quando não se ganha a culpa é do "discurso", da cor da camisola, da postura do corpo, da cor dos olhos... Enfim nada diferente do que se ouviu na altura do VP. Ler agora tantos dizer que os adeptos na altura apenas não gostavam do modelo de posse de VP, quando na altura até se dizia que uma vassoura fazia o mesmo que ele...

    ResponderEliminar
  15. Acho um exagero toda a pressão e críticas colocadas em cima do VB por causa desta derrota. As viúvas, órfãos e quejandos sairam logo a terreiro esquecendo tempos recentes. Herdámos uma situação catastrófica, temos um plantel reconhecidamente menos valioso que outras épocas, tivemos uma boa entrada no campeonato que, na pior das hipóteses nos colocará 1 ponto atrás dos vermelhos que têm de vir a nossa casa e perante uma expectativas baixas no início da época parece que caiu o Carmo e Trindade. Claro que foram cometidos alguns erros mas vamos com calma esperar que as coisas vão melhorar. O que não podemos é dar palco a esses abutres anti portistas que só querem fomentar a discórdia e divisão e o elo mais fraco é sempre o treinador

    ResponderEliminar
  16. Os calimeros, deviam ir ler "O Sapo e o Boi", do senhor La Fontaine. Andam muito inchados e ainda rebentam como o sapo da fábula que queria ser tão grande como o boi. Pensando até no bem deles, era bom que agora com o "João Sem Coleira" a treinador, encaixassem 2 ou 3 maus resultados, para desincharem, porque senão ainda rebentam e depois é um problema grave de higiene pública.

    ResponderEliminar
  17. Boa Noite,
    Boa derrota e merecida! Estranhamente nem nos conseguimos justificar no árbitro...
    Relativamente aos arautos da desgraça q possivelmente já crucificaram esta direção e este treinador... é relembrar q são os unicos já titulados este ano! E essa mm incompetência não alimenta o sucesso do clube! A procissão ainda vai no adro! Podemos estar descansados pois temos pessoas mto competentes... e acho q temos 1bom plantel q nos permita lutar por aquilo q nos é sempre exigido, repito sempre - Campeonato!
    Armando-me em treinador, o q m parece obvio:
    1. João Mário deve ser titular, pois o Martim ainda está 1pouco verde... neste particular o VB debilitou os dois... estão piores q no inicio de época!
    2. Não tenho uma opinião da nossa dupla de centrais, mas parece-m q o Djalo se exibe em bom nível, e o Neheun não...
    3. Se o Varela não serve a trinco q opte pelo Sousa ou Eustaquio... gostava d ver mais x este primeiro!
    4. O ano começou com o VB a colocar um incremento de criatividade na equipa em relação ao SC... penso q essa aposta tem-se perdido!
    5. Não concordo e ainda não vi por merecer passadeira vermelha ao Fábio...
    6. A quem já fez o funeral a este FC Porto ou é pouco inteligente ou mto pouco competente relativamente a este desporto!
    7. Parabéns ao preparador das galinholas, pois podiam jogar mais 90m q ainda jogavam com mais velocidade... estou a ser 1pouco irónico e eventualmente 1pouco injusto! Os jogadores do FC Porto e bem - normalidade, foram abaixo na 2a parte...

    6a jogo de Portugal! Desde já o meu agradecimento ao filho da Dona Dolores e selecionador por fazerem parte da nossa seleção! Com esta dupla é quase certo q não irei ver o jogo e não tardará muito q deixo de perder tempo a ver a seleção jogar!

    ResponderEliminar
  18. Boas noites,
    Concordo com a comparação com VP, a constatação era enorme e, eu era crítico do VP, contudo, reconheço que VP tinha um futebol mais seguro e com melhores jogadores, ou seja,mais comprometidos com o jogo. Também teve a sorte, mas, ele acreditou sempre e, foi feliz e nós também , já agora um obrigado VP.
    O VB pode ter errado, mas pior estiveram os jogadores, que não correm, e, correr aqui não é fazer cem metros, mas sim , rápidos em todas vertentes do jogo, assumirem o jogo e serem mais solidários para com o coletivo.
    Abraço

    ResponderEliminar
  19. A comparação entre VP e VB só pode ser circunstancial.
    VP herdou uma magnífica equipa (AVB teve ao dispor dos melhores planteis de sempre do clube) mas conseguiu com um futebol por vezes aborrecido e alvo de contestações absurdos montar uma equipa de uma segurança, controlo e atitude inatacáveis.

    VB, descontando todos os motivos de carácter financeiro e de contexto desportivo que herdou, tem se revelado, para minha tristeza, fraco, muito fraco.

    Não falo das conferências de imprensa, que são questão menor, pous há excelentes treinadores pessimos na CS e o inverso também.

    O insuportável é perceber a falta de organização, sobretudo defensiva, que nos jogoscao vivo se torna dolorosa de observar.
    A falta de capacidade em motivar, em criar im espirito de confiança.
    A equipa é mole, medrosa, pouco agressiva e essa responsabilidade é apenas do treinador.
    Tacticamente a equipa é facilmente manobrada sem resposta pelos Bodos dessa vida.
    Mas é mesmo a questão de atitude ( falta) que impressiona.
    O olhar vago e meio de pânico ainda o jogo estava empatado que se via em muitos dos nossos jogadores, é apenas culpa dev1 pessoa:
    VB

    ResponderEliminar
  20. Bom dia a todos,

    Acho que se pode e deve criticar o treinadores dada a exigência do clube. Isso não significa que se deva pedir a sua demissão. Se acho que o VB tem o que precisamos acho que não, mas se a direção tem a convicção de que o treinador tem as ideias certas deve dar tempo suficiente para trabalhar as mesma e relembro que hoje em dia o tempo para treinar e incorporar as ideais é muito escasso, 1 pausa para seleções por mês onde metade do plantel desaparece, quando regressam jogam de 3 em 3 dias.

    O que eu espero para ver é o VB dar o próximo passo e tornar a equipa mais forte contra os mais fortes, porque contra os restantes estamos bem melhor que o ano passado com jogadores e plantel bem mais fraco.

    E volto a lembrar que fomos ao (e na segunda volta recebemos no dragão) SCP, SLB, Santa Clara, e VSC, as equipas mais consistentes até agora.

    Só temos de "comer" relva nestes jogos.

    PS - Eu tenho a convicção que o resultado de domingo é mais demérito do FCP que o mérito do adversário.

    ResponderEliminar
  21. Foi uma derrota humilhante, mas por morrer uma andorinha não acaba a primavera.
    Já como muitos assim como eu, aqui o disseram, o FCP tem um presidente, um diretor de futebol que sabem muito de futebol e do ADN do Club. VB como treinador principal está a dar os primeiros passos e logo num grande clube, tem que ser ajudado e ele não se pode melindrar se tanto o AVB ou JC lhe der umas dicas. Têm que reunir muitas vezes este trio para analisar o que está bem e o que está mal, assim, pode ser uma grande ajuda.

    Agora há ratazanas, viúvas o que lhes queiram chamar, algumas que tanto mal disseram de JNPC e agora a troco de um almoço ou de outra coisa qualquer, não passam de umas putas alcoviteiras, sempre á espera da desgraça para levarem e trazerem.

    Vou-me repetir mais uma vez: Se PC se soubesse retirar à 10 ou + anos a esta parte, não andasse com más companhias, ficava para a historia como o melhor presidente dos presidentes do mundo do futebol. Não o fez, não soube, não quis. Foi um grande presidente mundial, mas não é a mesma coisa.

    Quanto ao Clube ratoeira Vermelho, prepararam-se bem, eles lá sabem como.
    Com foguetes tochas, isqueiros só faltou os verilaites tudo antes do intervalo. É neste tipo pirotecnia que eles são famosos e nada lhes acontece, porque Justiça desportiva assobia pro lado, são todos da mesma cor.

    Vamos aguardar até quando o estado de graça vai andar por aquela 2ª circular. Eles são muitos, são protegidos, são residentes da capital do Reino de Portugal, mas um dia destes também se podem foder com uma pancada Santa, venha ela das entranhas da terra ou do céu, vamos aguardar. A felicidade e a infelicidade andam sempre de mãos dadas, nunca se esqueçam disso...

    ResponderEliminar
  22. Colocaram no meu grupo de amigos uma entrevista de Mielcarsky ao Jogo. Aconselho a que que leiam. Está bem bem expressa, por exemplo, a diferença entre o JNPC que apoiei e admirei fervorosamente e o JNPC dos últimos anos.

    Sobre o VB, vou repetir pela última vez. Teve uma grande oportunidade de treinar um grande clube, onde a exigência é máxima, treinar o FCP é como tirar um curso intensivo, um doutoramento. Ou se aproveita, e fica-se pronto para tudo, ou não se aproveita e dificilmente se tem outra oportunidade dessas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei essa entrevista do Mielcarski .
      Na retina , essa do Pinto da Costa segurar Fernando Santos , e de ameaçar rescindir com os jogadores que não concordasse com ele nessa matéria , claro que nessa altura Pinto da Costa ainda era Pinto da Costa ...
      No fundo , AVB está um pouco nessa mesma posição agora , se deixa cair agora VB ...
      Esperemos nós portistas , que , VB aproveite estes dias , para rapidamente e com a ajuda de AVB e Jorge Costa , se impor , tanto no discurso como na tática e atitude em campo ...

      Eliminar
    2. Embora parecendo que não tem grandes adjuntos, na verdade, o VB tem 2 grandes "adjuntos": AVB e JC. Que podem ajudá-lo muito a dar a volta e a ser bem sucedido.

      Eliminar
    3. Dragonguard, claramente isso. Deixar claro aos jogadores que VB é pra continuar por muito tempo e que + depressa algum deles vai prá equipa B ou prá bancada do que sai o VB. Se o presidente fosse fraco, e com o pouco tempo de cargo que tem, com as viúvas a saírem todas das tocas para contestarem, à menor oportunidade, como se viu agora, e estava o caldo completamente entornado.

      Eliminar
  23. Caros DVP e demais Portistas do tasco,

    não consegui comentar o tópico do jogo. Há muito tempo que não me caía tão mal um jogo. Foi desligar a TV e enfiar na cama e esperar que no dia seguinte não tivesse que falar com muita gente. Senti-me humilhado.

    Portanto abstive-me de comentar pois não o conseguiria fazer de forma racional. O resultado foi muito mau, mas a forma como (não) jogámos foi tenebrosa. E não vi sequer 10min de equilíbrio inicial nem coisa que se pareça. Vi logo nos primeiros minutos que a coisa só por milagre não correria mal. Espaço por todo o lado, nem pressão alta nem contenção, incapacidade para ligar jogo,etc.

    Enfim, ainda nem consigo falar disso racionalmente. Só quero esquecer e andar para frente. Espero sinceramente que todos no clube se tenham sentido tão mal quanto eu. E que dêem a devida resposta no futuro próximo.

    Hoje de manhã li n'O Jogo uma entrevista do Mielcarski. Creio que devia ser mostrada à garotada toda que temos no plantel. Muito do que lá vem escrito é que nos fez ganhar tanto.

    Em relação ao treinador e ao tema deste post, já o disse aqui, creio que não se pode comparar com o contexto do Vítor Pereira. São coisas diferentes até porque o VP já tinha sido treinador principal profissional e da formação do nosso clube. Tinha outra bagagem. E podia-se gostar ou não do estilo de jogo, mas via-se uma identidade clara. E organização, muita organização.

    Neste jogo na Luz a abordagem de VB foi completamente despropositada do início ao fim. Desde o plano de jogo de contenção (que só entendo pelo medo de rebentar a equipa cedo por causa do jogo de 5a) passando pelo 11 inicial e por fim até ao não mexer ao intervalo. Foi tudo mau. Assumiu a derrota mas isso era o óbvio. Ninguém precisava que ele o fizesse para saber isso. Mas também houve demasiados jogadores que "escolheram" aquele jogo para fazer a pior exibição da época.

    De qualquer forma, continuo a achar que VB deve continuar até ao fim a menos que haja uma hecatombe. Toda a gente erra, quem tem menos experiência erra ainda mais, mas a diferença está em como se lidam com os erros. E eu quero acreditar que VB vai aprender com eles.

    Temos uma equipa com grande potencial, mas não temos, nem de perto nem de longe, uma grande equipa. Acredito que o treinador consiga transformar esse potencial em rendimento o mais rápido possível. Temos 2 clássicos na 2a volta em casa portanto nessa altura teremos que ganhar pois perdemos a margem de erro. Até lá é tentar encurtar distâncias.

    Nada está perdido, mas precisamos de melhorar muito. Com urgência.

    Força VB, aperta com eles(e contigo). E força FCP! Hora de apoiar pois o nosso desagrado já foi mostrado. Espero que o tenham percebido.

    PS: azar do caraças, temos a pausa das seleções para prolongar este sofrimento. Era jogar logo no dia seguinte para esquecer este jogo mais rápido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acho que os jogos europeus podiam ter influência na frescura física das equipas. O Benfica jogou um dia antes de nós, fizeram 4 alterações no 11 e quase não passaram do meio campo em Munique, logo o desgaste físico foi pouco. Já nós tivemos um jogo exigente fisicamente.

      O problema é que a nossa equipa não apresentou uma quebra de rendimento no decorrer da 2 parte, apresentou-se mal desde o apito inicial. Foi tudo tão mau que nem dá para nos escudarmos nessa desculpa.

      Outro aspecto foi o que aqui já debatemos depois do jogo contra o Bodo Glint. Facilitamos nesse jogo já a saber que iríamos ter estes dois jogos duros em 3 dias nesta fase. Os 3 pontos na Noruega teriam permitido olhar o jogo em Roma de outra perspectiva, de modo a chegarmos mais frescos ao clássico.

      Eliminar
    2. Em relação ao seu PS
      Meu caro , esquecer não !!!
      É lembrar-lhes a porcaria que fizeram no domingo , todos os dias nos próximos 2 meses !!!
      Para que não falte mais atitude e querer , e de ganhar estes jogos todos até pelo menos á meia final da taça da liga contra o Sporting ...

      Eliminar
    3. Dragonguard,

      Expressei-me mal... Eu é que quero esquecer. Eles devem ser lembrados deste jogo em todos os dias desta época para que tal exibição não volte a acontecer. Ficaram na história do clube pela negativa.

      Alexandre F.,

      quando referi a questão física foi precisamente na influência que a mesma possa ter tido na estratégia para o jogo. Mas não acho que tenha tido influência porque houve problemas maiores.

      Eu fiquei estupefacto como logo nos primeiros minutos se viu que a ideia de não ser tão agressivo a pressionar ia correr mal. Pois mesmo assim não estávamos compactos o suficiente para impedir passes dentro do nosso bloco. E aí meu amigo, não há cá cansaço. Isso foi no início do jogo. Eles jogavam a seu bel-prazer.

      Acho que tentámos ter uma abordagem ao jogo que é diferente do habitual e isso não foi benéfico. Pois nem fizemos o que é costume nem nos sentimos confortáveis a fazer o que não é costume.

      Claro que agora é fácil, mas eu preferia levar 4 batatas mas entrar a pressionar no campo todo do que aquilo que vimos que nem consigo qualificar.

      Outra coisa que não me entra na cabeça foi colocar o Nico naquela posição. E pior, não corrigir ao intervalo(o mais tardar, porque nada impede substituições na 1a parte).

      Mudámos para nos adaptarmos ao adversário como se eles fossem muito melhores. Não havia necessidade disso. Namaso era o elemento que nos andava a dar possibilidade de defender melhor na linha da frente e de repente entra lá o Nico, que passou ao lado do jogo todo, e não percebi para quê. Estaria o Namaso assim tão cansado?

      A questão do Pêpê foi por problemas físicos portanto aí o Mister está desculpado.

      Creio que a escolha daquele trio do meio campo mais a postura de contenção passaram a mensagem errada aos jogadores. E a verdade é que muitos deles se borraram todos.

      Eliminar
    4. João, concordo com quase tudo, exceto que a abordagem foi diferente do habitual. Nos jogos de maior dimensão temos abordado sempre assim (pelo menos Sporting, Manchester, Braga, Hoffenheim, Lazio e Benfica). Não fazemos pressão alta, nem temos o bloco baixo, fica a equipa estacionada a meio, tornando fácil a tarefa de quem ataca.

      O que correu melhor foi o jogo da Lázio, creio que por estar Namaso atrás do ponta, que de todos que já lá jogaram, é o que mais ajuda a equilibrar a equipa. Mas obviamente que o problema não fica completamente resolvida apenas com a troca de um jogador, tem de ser resolvido mais a fundo, coletivamente.

      Eliminar
  24. Há quanto tempo não temos um jogador daqueles que conseguem tirar coelhos da cartola, craques mesmo? O Sporting ganhou o 1° campeonato com o RA porque, claramente, baixou as expectativas. Nós, com a cumplicidade do presidente, não só não fizemos isso como assumimos favoritismo à LE. Para mim não faz sentido, principalmente na prova europeia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O último jogador que era craque que tivemos , que conseguia tirar coelhos da cartola , foi o Luís Diaz , e esse foi embora há 3 anos ...

      Eliminar
  25. O Vitor Pereira tinha um plantel de jogadores consagrados enquanto nos hoje temos um plantel em construção. Vitor Pereira tinha um líder como João Moutinho, ou Fernando no meio campo, hoje quem é o líder desta equipa? Tínhamos a explosão de Hulk e o talento James, e agora?
    O que mais me preocupa no Vitor Bruno é o decréscimo de forma da equipa e de alguns jogadores chave. Vejamos, então o N Peréz começou bem e ganhou o lugar e parece me estar a baixar, o Martim tem oscilado muito, e o João Mário também, o Varela o ano passado evoluiu muito, mas nos últimos jogos só tem feito asneiras. O Galeno tem vindo a piorar e tem feito as piores exibições desde que o contratamos. O Pêpê é um mistério, está sempre a mudar de posição e o treinador ainda não sabe o que fazer com ele. O Nico estava numa fase ascendente, mas eclipsou se nestes últimos jogos, começou a 10, depois a 8 e às vezes faz duplo pivot. O Fran Navarro desapareceu, o Gul parece me muito verde, mas agora parece que é a segunda opção? O Fábio ora passa a 10 mas entra sempre an ala direito? Até o Diogo Costa tem comprometido em vários jogos, coisa nunca vista. Ou seja pela indefinição do VB, ou pelo treino, vejo muitos jogadores fora de fora e piores que no ano passado ou neste início de época. E depois a comunicação do VB parece me vazia de conteúdo. Basta a ver a quantidade de vezes que fala nos jogadores entranhados, que temos de estar entranhados, enfim, neste aspecto da comunicação não me parece nada assertivo. Será que os jogadores o entendem?.
    Sobre o futuro estamos na luta, não faz qq sentido demitir o VB, um porque não perdemos nenhum dos nossos objetivos de vista, dois não temos dinheiro.
    Os próximos jogos até ao Natal parecem mais acessíveis e temos de dar tudo para os ganhar, depois no mercado de inverno se for possível dar um retoque na equipa e despachar uns dois ou três pesos mortos como o André Franco, Grujic, ou o Fran Navarro, e tentar arranjar um médio em condições e um segundo avançado ou extremo.
    O Benfica não é nenhum papão, e o sporting vai ser uma incógnita sem o RA, imaginem este jogo de Braga sem ele no banco…

    ResponderEliminar
  26. Acho que o problema não está no VB mas sim na qualidade do plantel...infelizmente pelos erros cometidos nos ultimos anos de gestão de PC este é o plantel possível. Se ganharmos 1 campeonato e 3 ou 4 taças (de portugal, da liga e supertaça) nos próximos 4 anos já fico satisfeito.

    ResponderEliminar
  27. Boa noite,
    Temos aqui alguém q na remontada do FCPORTO contra o Sporting disse mal do Vítor Bruno e presentemente tb o diz?!
    Se sim q se acuse q vai levar a taça! Excluem-se lampiões!

    ResponderEliminar
  28. Por norma sou contra mudancas de treinador a meio da temporada pelo que vou ser coerente, até porque não vejo grande alternativas.
    Mas VB tem de mostar trabalho rapidamente, nomeadamente na parte defensiva. Será que a restante equipa técnica está á altura de um clube da nossa dimensão?
    O VP tinha um bom plantel mas com o problema de após aquela época fabulosoa, muitos jogadores sonharem com transferências milionárias e terem ficado frustrados

    ResponderEliminar
  29. Recordo-me que o SC era criticado porque mudava muito. Jorge Jesus o mesmo, etc, etc. Não é do cu é das calças, o adepto só sabe fazer crítica fácil quando perde. Quando ganha fica calado.

    ResponderEliminar
  30. Caros Portistas,

    Temos um dilema dos grandes na minha perspectiva, mandar embora o VB a meu ver teria de ser agora que ainda nada está perdido, mais adiante só se for para preparar a próxima época. O AVB não o vai mandar embora, vai-lhe dar mais uma oportunidade mas ...
    Creio que o VB não vai dar mais que isto,(Deus queira que esteja redondamente enganado) fraco comunicador, fraco a preparar os jogos e muito fraco a falar com os jogadores, fala com eles como se estivesse a falar com os filhos. Um treinador tem de gritar com eles até o bronco do JJ que nem falar sabe grita com eles e põe-nos na ordem. O maior problema a partir de agora é que já ninguém acredita nele, isso é o pior que pode acontecer a qualquer treinador/clube, (lembro-me sempre do Kloop quando chegou ao Liverpool e os primeiros jogos não correram bem e ele vem falar para os adeptos a dizer" é preciso os adeptos acreditarem") creio que maior parte já não acredita, ao mais pequeno erro vai ser assobios e provavelmente muitos lenços brancos, não tenham dúvidas, daí o grande dilema.
    Quanto aos adjuntos não sei quem são nem sei se são bons, agora em termos de treinador de guarda redes deixamos ir embora um dos melhores, se não o melhor Português, disso tenho a certeza, portanto não admira a descida de rendimento do DC. As bolas paradas é um problema que já vem há muitos anos, não é de agora, agora não entendo como não sabem que os cantos se marcam para a zona do pénalti com os jogadores a atacarem a bola de frente, isto é básico e aprendi ao ler uma entrevista do Sir Robson, há coisas que nunca mudam no futebol. Preparador fisico já aqui disse, vão buscar um alemão que saiba da poda, as equipas alemãs são sempre fortíssimas fisicamente, vejam o Barça desta ano tem treinador alemão já está a jogar muito mais e com muito mais intensidade, há coisas que só não vê quem não quer. Se fosse para buscar alguém, esse alguém seria VP um treinador que muito critiquei na altura aqui, verdade, agora dadas as circunstancias conhece o clube, já tem mais experiência e não vai apanhar jogadores contrariados que não o deixaram desenvolver o seu trabalho como queria e podia.
    Temos 8 jogos entre taça, LE e campeonato até próxima paragem qualquer coisa que não sejam 8 vitórias entramos em descendência total até mudarem de treinador com a agravante de podermos hipotecar algumas provas.

    VAMOS PORTO!
    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  31. Infelizmente a galinha dos ovos de ouro, foi parar a outros galinheiros. Ficou a galinha velha, que não dá ovos, já não se fazem omeletas. Não há ovos, temos que fazer das tripas coração, sempre foi assim o lema da casa.
    Como diz o povo, são novos e não pensam, mas tem que haver alguém lá dentro e na equipa que lhe abram olhos as mentes e os ponham a pensar o que é ser PORTO...


    ResponderEliminar
  32. Teófilo, obviamente que o Diogo Costa tem um problema no que toca a sair da baliza, mas não é recente, basta lembrar o Portugal - Marrocos, em que estava na porta de saída e esse erro arrefeceu o entusiasmo de alguns clubes. Não sei quem era esse grande especialista no treino de guarda-redes a que te referes e como nessas questões apenas posso avaliar pelo comportamento do guarda-redes, vejo que mantém exactamente as mesmas virtudes e defeitos de tempos atrás. Há guarda-redes que por mais que trabalhem esses itens, vão ter sempre dificuldades. Sendo que para mim o melhor de todos que vi na conjugação dos dois factores, nos postes e fora deles, foi o Vítor Baía, houve outros guarda-redes extraordinários que passaram pelo FCP, que vi, eram muito bons entre os postes, embora bons fora deles, não eram extraordinários como o VB. Américo, Fonseca e Józef Młynarczyk, por exemplo.

    ResponderEliminar
  33. Creio que na altura, sabendo que era uma aposta de risco, a maioria acreditou em Vitor Bruno, tinha boa imagem nos adeptos, até trazia consigo o conforto de nunca ter perdido quando tinha de orientar os jogos. Conhecia a casa, o plantel, podia fazer uma boa transição, inovar, era acessível em termos económicos ...
    Mas a sensação que dá é que lhe pesa muito a herança que recebeu, tem um discurso hermético e parece que anda ao sabor das ondas, inseguro, bloqueado, o que é uma pena, para ele e para o Clube.
    Tem de refletir muito, tentar mudar, mas não vai ser fácil pois já tem uma imagem pouco positiva colada. Se emendar e existirem melhoras a olhos vistos, pese as carências no plantel, isso passa, senão vai ser complicado.
    Quanto ao resto da equipa técnica, também me parece que haverá alguma falta de qualidade, sobretudo na questão física.
    Não podendo nós termos expectativas demasiado altas, também temos que exigir mais, pois somos capazes de fazer melhor e sobretudo, ganhe-se ou não, temos de ter o Espírito do Dragão.
    Despedir ou não o treinador, é algo sempre complicado, geralmente não dá certo, a não ser que os resultados não apareçam e se parta com outro para preparar já uma base para o ano.
    Esperemos que VB e o plantel dêem uma resposta positiva cabal.

    ResponderEliminar
  34. Em relação ao nível de contestação podemos encontrar algumas semelhanças sim. Eu só acho é que existem grandes diferenças noutros aspetos e algumas pessoas já referiram aqui. O próprio FC Porto estava num contexto diferente. Tinha um plantel muito bom (apesar de alguns dos grandes jogadores da época de AVB não estarem a ter o mesmo rendimento acabando alguns por sair em Janeiro), vinha de um ciclo ganhador onde só tinha perdido o campeonato do túnel nas épocas anteriores, apenas tinha 1 rival a sério na luta pelo título e não estava tão desfasado a nível de qualidade de plantel em relação aos rivais. Eu acho este plantel mais equilibrado que o do ano passado, mas temos vários jogadores novos e o próprio VB ainda está a aprender muita coisa. O que me preocupa realmente é a forma como nos apresentámos em campo nos jogos grandes. Não vejo aquela concentração, motivação e vontade de vencer que uma equipa do FCP deve ter e que para nós é imagem de marca (especialmente contra o SLB). Isso, para mim, explica os dissabores nos últimos minutos que tivemos nos jogos contra Lazio e Man Utd e explica também as abébias defensivas que damos nestes jogos. Como é possível o SLB chegar tantas vezes à nossa área com esta facilidade? Vi algures no X uma estatística do número de defesas do Diogo Costa em comparação com outras épocas e isso explica alguma coisa. Espero que depois da pausa a equipa se possa apresentar de uma outra forma. Temos um ciclo de jogos contra equipas teoricamente inferiores ao FCP, não podemos vacilar.

    ResponderEliminar
  35. Jorge, na questão da preparação física não me meto, não tenho capacidade nessa matéria, já disse muitas vezes. Mas há um exemplo que costumo dar sobre esse assunto. Já aconteceu comigo e acredito com muitos mais. Quantas vezes estamos a ver um jogo, dizemos a equipa não pode com um gato pelo rabo, arrasta-se? Acho que várias. Essa equipa de repente marca um golo e fica com um grande speedy, parece estar no pico da forma física? Mais uma achega, o Zé Mário que tu conheces, está no gabinete de performance, o preparador físico, agora chamado de fisiologista, é o Óscar Tojo, alguém muito conceituado na matéria. Resumindo, não acho que seja por aí.

    O grande problema para mim está no meio-campo. Temos de organizar o meio-campo, é dos livros, o meio-campo é o sector nevrálgico das equipas, depende muito desse sector o rendimento da equipa do FCP.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. DVP, mas porquê termos alterado um 11 (Diogo, Martim, Perez, Djálo, Moura, Varela, Nico, Pepê, Fábio, Namaso e Samu) que jogou o melhor futebol desta época, quem em 2 jogos marcou 9 golos e não sofreu nenhum?

      Sendo que, como já debatemos, a única alteração que se compreenderia seria a troca de Varela por Eustáquio.

      Eliminar
  36. Visto de fora, não há muito sinais que nos indiquem que os problemas vão ser corrigidos, mas se AVB mantém o treinador é porque acha que ele consegue dar a volta.

    E AVB para além de perceber de futebol, já foi treinador e está por dentro de tudo o que se passa com a equipa, não acredito que se achasse que neste momento existisse alguma solução melhor do que manter VB, o mantivesse apenas para evitar reconhecer que errou. AVB não me parece esse tipo de pessoa.

    Resumindo, com aquilo que me é possível ver, não confio no treinador mas confio no Presidente!

    ResponderEliminar
  37. Olá Manuel, quanto ao meio campo, estamos plenamente de acordo, é algo que está mal há já muito tempo, com reflexos graves no rendimento das equipas.
    Na parte física parece-me a equipa com indices físicos baixos, por isso ter referido essa questão e depois, tens razão, não têm dado algumas vezes aquele extra a que estavamos habituados, ADN Porto...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  38. Alexandre F, ele alterou na Luz porque o Pepê estava doente, gastroenterite, não tinha capacidade física para jogar 90 minutos - ainda está doente. Acredito que a equipa que o VB tinha em mente seria DC, MF, NP, TD e FM, AV, NG e SE ou FV, Pepê, SO e WG - Galeno porque nestes jogos costuma brilhar.

    Há uma coisa que tenho como certa. VB é um tipo inteligente, o pai foi um excelente treinador, cresceu no futebol, está há vários no FCP, primeiro como adjunto, mas não era um adjunto qualquer, era o braço direito do SC, quem o substituía quando estava castigado. Deve estar preparado, precisa de se libertar, pensar que tem de agarrar o touro pelos cornos, aproveitar uma oportunidade que se falhar poderá não voltar a ter. Ganhar é a única solução. Para que a imagem do treinador que não serve se esbata e a contestação da minoria que não se conforma com os resultados de 27 de Abril - alguns parecem abutres a pairar -baixe a bola.

    ResponderEliminar
  39. Não podemos deitar fora o bebé com a água da lavagem. O VB não é o incapaz que muitos querem agora fazer dele. Pode ser verdinho, pode não conseguir transmitir a mentalidade que o SC conseguia transmitir, mas pôs a equipa a jogar e a ganhar com relatividade facilidade em 80% dos jogos: os jogos contra equipas pequenas e médias.
    Muitos portistas já não se lembram do sofrimento incrível que era, na época passada, ganhar a qualquer equipa pequena, fora e em casa. Das 3 derrotas com o Estoril; Da derrota com o Arouca fora (com o golo mais anedótico que vi o FCP sofrer desde que vejo futebol) e do empate arrancado a ferros contra a mesma equipa em casa (e foram precisos 2 penáltis e cerca de 20 minutos de descontos); E de muitas outras vitórias e empates arrancados a ferros e com muito pouco futebol jogado. Os jogos em que jogámos bem e ganhámos folgadamente, contra equipas pequenas e médias, foram muito raros. Se é assim tão fácil conseguir a superioridade que o VB tem conseguido relativamente às equipas pequenas/médias, porque é que o tarimbado SC não conseguiu? Muitos portistas só se lembram dos brilharetes contra slb e Arsenal no Dragão, que não nos deram, de concreto, nada de especial. Eu preferia ter perdido por 1 ou empatado com o Arsenal e ter ganho por 1 ao slb, mas ter ganho os jogos contra Estoril e Arouca, ter feito + 11 pontos, e com isso ter ficado em 2° lugar e a poucos pontos do 1°. Estaríamos neste momento na Champions e com + 20 e muitos milhões de euros encaixados, o que dava imenso jeito.
    Se houver grande contestação a VB e à equipa, no Dragão, com assobios, apupos e lenços brancos, por tudo e por nada, arriscamo-nos a deitar fora o bebé com a água da lavagem. Arriscamo-nos a que a equipa fique numa situação tal, que AVB não tenha outro remédio senão mudar de treinador. E de certeza absoluta, que esse treinador não será um Klopp, um Allegri ou um Sarri. O FCP não tem dinheiro para esses treinadores e mesmo que tivesse eles não queriam vir, muito menos agora. Treinadores como um Peseiro, nem pensar. Treinadores como um Daniel Sousa, que foi despedido ao fim de 4 jogos no Braga, com 2 empates e duas vitórias contra equipas pequenas, nada garante que fizesse melhor que o VB. Não daria para virem treinadores muito diferentes destes 2 últimos. Portanto, o melhor, o + inteligente por parte dos portistas, é dominarem as emoções, não se deixarem levar pela CS do regime, e continuarem a apoiar a equipa e o treinador. A parte da mística, da raça, muito importante nos jogos grandes, o AVB e o JC podem ajudar muito nisso, mística e raça portista têm eles de sobra. Umas palestras de vez em quando e especialmente antes dos grandes jogos, no tom certo, estou convencido que vão pôr os jogadores a jogarem com + garra, + atitude, + à Porto nesses jogos. Com uma ajuda da estrutura (que voltou a existir) e com a ajuda dos adeptos, o VB e a equipa podem conseguir os objectivos que todos nós portistas (ou quase) queremos. Apesar de toda a contestação que tem havido, eu continuo a acreditar.

    ResponderEliminar
  40. Força Presidente! A esmagadora maioria dos portistas estão consigo.
    https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-betclic/fc-porto/detalhe/sad-do-fc-porto-concretiza-renegociacao-da-divida-financiamento-de-115-m-com-juros-de-562

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem não há-de ter gostado nada desta notícia, é o Koehler. Força AVB, nosso grande presidente que há-de colocar-nos outra vez onde já estivemos e merecemos estar!

      Eliminar
  41. Não houve num rival um treinador
    Q ganhou o campeonato sem ganhar clássicos
    Assinariam por baixo ser campeão se ganhar clássicos?

    ResponderEliminar
  42. Há um pormenor aqui que ainda não vi nenhum comentador falar, que é psicologia humana. Se um grupo de trabalho está 7 anos com um homem, refiro-me ao ex treinador do Porto, e deram o litro por esse treinador, e de repente passam a ter outro, que é adjunto, e têm de dar o litro por um lider diferente, a psicologia diz-nos que isto não é linear. Isto leva tempo. Do plantel actual contei 20 jogadores nesta situação.

    ResponderEliminar
  43. E se ganhar clássicos na segunda volta?

    ResponderEliminar
  44. Será que entre o que ganha o Vítor Bruno e ganhava o Sérgio (salário) não paga o Samu
    Não estamos nas vacas gordas ....

    ResponderEliminar
  45. Sinceramente pergunto,não é o ano zero?
    Vai se construir a destruir?
    Tomará ao nosso presidente ter capacidade financeira de 2010

    ResponderEliminar
  46. Fico a pensar que há quem ache que o nosso presidente é craque da gestão e afins e de futebol não percebe nada
    As vezes mais vale rezar á virgem que ser a Maria..

    ResponderEliminar
  47. Phodithe, tenta resumir num comentário, em vez de os multiplicares

    ResponderEliminar
  48. Tudo nos conformes, de acordo com as promessas eleitorais . Aprendam que não duramos sempre é caso para dizer aos opositores . Os resultados positivos no futebol hão-de aparecer mais sustentados . Só falta uma coisa : resultados da auditoria . Sem que, para mim, seja uma fobia é muito importante para que a família portista veja, de uma vez por todas, o que levou a isto! Viva o FCP.

    ResponderEliminar
  49. Caro DVP
    Boa notícia sobre finanças, cumprindo mais uma promessa eleitoral.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  50. Caro DVP,
    Quem perceber um pouco que seja de finanças vai chegar à conclusão que a operação que o FCP anunciou hoje é uma grande notícia. Mais do que cumprir uma promessa eleitoral, vai permitir uma gestão bem mais aliviada do dia a dia sem hipotecar o futuro do clube. Parabéns ao presidente e ao nosso director financeiro. A competência vê-se desta maneira. Bem sei que o.que importa são as vitórias mas estou confiante que com esta decisão demos um passo muito importante para a sustentabilidade e a continuidade competitiva. Parabéns a toda a equipa que concretizou esta operação.

    ResponderEliminar
  51. É verdade que temos de ganhar jogos e conquistar títulos. Mas quanto melhor for a situação financeira, mais possibilidades temos de ter melhores jogadores, melhores equipas, estaremos melhor apetrechados para os conquistar, no futebol e nas modalidades. Acredito que nos próximos anos não estaremos tão condicionados e poderemos gerir e planificar melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais! Este é o caminho para no médio,prazo termos uma equipa competitiva

      Eliminar
  52. Parabéns ao nosso presidente , cumpriu o prometido , vai permitir melhorar a situação financeira , respirar melhor ...
    Já o Rafael Koehler que se preparava para dar uma golpada no nosso clube , já veio mandar veneno , haja vergonha !!! , aonde é que 5,60 % de juros é mau ???
    Ele que provavelmente se para lá fosse com a quadrantis seria mais do dobro de juros !!!

    ResponderEliminar
  53. Caro DVP, não tenho comentado muito ultimamente e não quero ser dos que só comenta nos momentos maus. Tento por princípio ter um discurso aglutinador mesmo na tormenta. Olhando para VB a opinião com que fico é a seguinte: o homem parece que percebe muito da teoria da bola, a parte prática é que deixa a desejar e deixa a desejar porque o Futebol é executado por homens e não vejo a capacidade de jogar no grito, sendo que os jogos grandes há que comer relva, até podemos perder mas há que dar a vida passo a expressão e não vejo em VB de momento a capacidade de por a equipa a volta dele com esse espírito que não parece sequer ser o dele (suponho eu que se quer diferenciar de SC nesse aspeto). Outra coisa que não me agrada é o nível comunicacional porque faz lembrar uma versão 2.0 mais jovem do Manuel Machado de calções, o futebol é um jogo simples e a comunicação do mesmo também é. Por fim se VB pode evoluir? Esperemos que sim que a equipa melhore e que cale todos os nossos medos de uma época infrutífera. Ao final do dia somos todos portistas e juntos vamos ganhar.

    ResponderEliminar
  54. Se alguém saber que explique, isto no observador "As obrigações vão pagar durante os primeiros três anos um juro anual em novembro de cada ano, e, de novembro de 2028 a novembro de 2049, vão ser reembolsadas por prestações constantes (capital e juros), o que representa uma maturidade média ponderada de 16,5 anos". Quanto no total o clube paga de juros? Nos primeiros 3 anos paga 5.65m? E nos restantes? Eu n quero acreditar que vamos pagar 5.65% todos os anos, porque só em juros pagariamos 141.25m!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 3Asifa , são 5,60% de juros , na totalidade dos 25 anos a pagar .
      Já agora aconselho-te , deixa esse antro de cheganos que é o observador , é só gente resabiada , aziada , mal-formada , de mal com a vida ...

      Eliminar
    2. Cada um procura a informação onde quer. Há por aí muita informação bem estruturada onde se pode analisar a operação financeira que o FCP realizou. Como não sou especialista perguntei a um amigo que percebe dessas coisa e de forma resumida foi isto que ele me transmitiu: "É uma nova dívida para fechar outras e transformar algumas que estão a taxas superiores. Para além disso, algum para investimentos e alguma liquidez de curto médio prazo. Não sendo a solução ideal, é o que se pode arranjar."

      Como tenho a certeza absoluta que a única coisa que move os CS são os superiores interesses do FCP, mesmo com a consciência que não há milagres, a situação continua difícil e só vai mudar com corte nos custos supérfluos, mais critério nas compras e melhores vendas, mais promoção da marca e melhores receitas naquilo que podemos negociar, estou tranquilo e confiante. E se pensar o que nos esperava com o Koehler, então nem se fala...

      Eliminar
    3. 3asifa, qualquer pessoa que peça um empréstimo a 25/30 anos, para comprar uma casa, por exemplo, vai pagar + do dobro do que pediu. Quem empresta, tem que compensar a inflacção e de ganhar o seu, é um investimento que faz, não é um acto de caridade. Só com a inflação ao nível actual (2,4%), a 25 anos, o dinheiro desvaloriza + de 60%. É perfeitamente normal, o FCP ir pagar 115+115+alguma coisa, é assim em todos os empréstimos de longo prazo. Pagar 2,2M sobre 20M em 3 meses, é que é completamente anormal.

      Eliminar
  55. E que tal, dar os parabéns a Sérgio Conceição pelo seu aniversário?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dá tu, estás à vontade, assim como todos aqueles que o quiserem fazer. Eu como nunca dei a nenhum treinador, ia dar ao Sérgio Conceição por alma de quem?

      Eliminar
  56. O FINANCIAMENTO PROMETIDO POR AVB, e a reação dos derrotados, Viúvas e Afins.
    "Os Cães ladram e a Caravana Passa".



    ResponderEliminar
  57. O senhor João Koehler é tão portista , tão portista , que se ele lá estivesse , por cada 75 milhões que emprestasse , queria 25 milhões (um terço!!!).
    Sim senhor , que grande portismo !!!

    ResponderEliminar
  58. O Sr. Koehler acha mal, porque deixou de ganhar (roubar ao FCP) muito bom dinheiro, muitos milhões fáceis. Por exemplo, na antecipação da 2a tranche do Otávio, que funcionou como um empréstimo de muito curto prazo, de 3 meses apenas, o FCP pagou em juros 2,2M sobre 20M. Ou seja, 11/12% em 3 meses. Alargando para um ano com estas condições, seria à volta de 45% ao ano!!! Isto é que era bom, pró Sr. Koehler, porque eram ele e os parceiros da Quadrantis que metiam o dinheiro fácil ao bolso. Aliás, o padrão da Quadrantis do Sr. Koehler, pelo que dizem os jornais, era 12/13% ao ano e em prazos curtos/médios, no máximo 5 anos. Como pode ele vir dizer mal de um empréstimo com menos de metade de taxa de juro que os que a Quadrantis fazia e a muito mais longo prazo? É preciso que se tenha uma grande cara-de-pau.

    ResponderEliminar
  59. Não percebo esta discussão sobre este empréstimo.

    Da mesma forma que não festejei termos saído da alçada da UEFA, também não consigo congratular-me por este financiamento, pelo contrário, apenas sinto vergonha pela sua necessidade.
    Este empréstimo é apenas um instrumento, necessário sem dúvida, de troca de dívida para tentarmos baixar os custos financeiros anuais, que na época passada chegaram a uns inimagináveis 30m.
    O trabalho desta direcção está ainda a começar e o seu sucesso dependerá da sua capacidade de recuperação financeira e dos resultados no futebol profissional. Não há forma de existir sucesso sem termos uma boa gestão desportiva, algo que há muito não existe no nosso clube.
    Digamos que num clube que andava a mendigar pelos seus sócios para poder pagar salários, mesmo depois de antecipar toda e qualquer tipo de receitas a que podia deitar mão, é uma tarefa gigantesca.

    Alguns dos que lá andaram e nada fizeram para resolver os problemas, vêm agora sem vergonha, dizer que a solução é aumentar receitas e fazer uma "vaquinha" entre os sócios para resolver os problemas financeiros do clube.

    Enquanto esta direcção continuar neste caminho lógico, claro e focado na resolução dos problemas existentes, mesmo que algumas coisas possam correr menos bem, terá o meu apoio incondicional.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro Ramos, acho que devemos congratular-nos por retirarmos 6 ou 7 milhões à massa de juros que pagamos anualmente. 6M aqui + 6M ali + 6M acoli, e as contas vão ficando cada vez melhores, não há poções mágicas.

      Eliminar
  60. Bastava este Vitinha no FCP para tudo ser diferente. A capacidade que ele tem de por a equipa a jogar é impressionante. É este tipo de jogador, como era João Moutinho nos seus melhores anos, que marcam ritmos, sabem quando soltar ou manter, encontram espaços do nada, pensam e executam rápido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sr Vila Pouca, o senhor não poderia ter mais razão naquilo que disse. Ainda há poucos minutos quando estava a ver o jogo, Portugal v Polónia pensei exactamente a mesma coisa. Além disso, a bola quando sai dos seus pés parece teleguiada. É uma delícia ver aquele homem jogar. Quinino diria que gostaria de o comprar só para o ter a jogar no seu quintal/jardim. SÓ HÁ UM PORTO! Bom fim de semana para todos os Portistas.

      Eliminar
    2. Além disso sinto-me vaidoso pelo facto dele ter sido aluno da minha sobrinha quando frequentou a escola primária na freguesia de Bairro. Ela sempre o achou um miúdo extraordinário. Que pena ele não estar connosco, e tudo seri diferente!…

      Eliminar
  61. E pensar que vendemos 2 craques de nível mundial (Vitinha e Luís Diaz), juntos, por muito menos do que outros venderam um Flop Félix. Até me dói, o portismo, quando penso nisso.

    ResponderEliminar
  62. Caro DVP:
    Vitinha teve um forte contributo nesta vitória e a sua entrada penso que foi decisiva, Custa muito ouvir um tal Batista (SIC) dizer que até nem o aprecia pois a sua forma de jogar é sempre a mesma! Que falta nos faz o Vitinha!
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro, deixei uma nota no site da SICN, a dizer que quem faz uma análise dessas sobre o Vitinha, devia ser inibido de falar sobre futebol.

      Eliminar
    2. 🤣😂🤣 bem dito . Vitinha significa futebol ⚽️

      Eliminar
    3. O Batista, não passa de um atrasado mental anti-portista.

      Eliminar
    4. O João Neves ao pé do Vitinha não passa dum rapaz esforçado. Mas os cartilheiros conseguiram por ele quase + 20M que nós pelo Vitinha. Espero que com a actual administração, daqui por uns anos, voltemos à normalidade: Os que melhor vendem, porque somos os melhores.

      Eliminar
    5. O Joao Neves tem 1173 minutos vs 1100 minutos de jogo do Vitinha. Se achas que é esforçado, a realidade desmente isso.

      Eliminar

    6. Boas

      João N esse sim,um jogador parecido com o Moutinho.

      Vitinha,é ultimo jogador que o Porto teve, que podia tirar (Coelhos da cartola) Diaz era individual(craque) ,Vitinha no colectivo.

      Falta um selecionador,que ponha o a equipa a correr em torno de onde ele pode pôr a bola.

      Quanto a lacuna do Vitinha,é um mau finalizador,de quase tudo,cabeça, bola corrida,bolas parada,sem isso nunca vai chegar hà categoria de craque

      Eliminar
    7. Esforçado, não tem a ver com tempo de utilização. Tem a ver com o estilo do jogador, de ir a todas, de disputar todos os lances, de se esfarrapar todo, de dar também muito pau. Compensa a falta de génio futebolístico com muito suor (e alguma porrada). O Vitinha é genial, tem grande visão de jogo e põe a bola no melhor sítio, da melhor forma, na melhor altura. o João Neves é apenas um jogador muito esforçado com alguma qualidade técnica.

      Eliminar
  63. Grande vitória do hóquei em Braga, num rinque sempre muito difícil. A perder 0-3 ainda fomos ganhar 8-3, apesar de uma arbitragem que só apitou a nosso favor quando a vitória já estava garantida. Boas vitórias também no andebol e no basquete.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que grande remontada! Viva o Futebol Clube do Porto! Só há um Porto.

      Eliminar
  64. Caro DVP:
    8Bom sábado com vitórias no futebol, andebol, hóquei e basket.

    ResponderEliminar
  65. Ó sportinguista mas quem pensas que és para vir aqui criticar os comentários que se fazem? Vai dar uma volta...

    Pode haver várias razões para o João Neves ter mais minutos que o Vitinha que esteve lesionado. Sem tirar valor ao João Neves, o ex-Benfica, não a capacidade que o Vitinha tem e já aqui o referi.

    ResponderEliminar
  66. Compararem o Vinha com J Neves é a mesma que comparar A Obra do Mestre com o mestre de obras...

    ResponderEliminar
  67. Pessoal , já viram o conselho de disciplina da FPF , que condenou o Nuno Santos a 8 jogos de suspensão , sendo que pode cumprir enquanto que está gravemente lesionado .
    CD da federação sempre a proteger os clubes de Lisboa ...
    Somos um país tão pequenino e centrista ... e atenção , se o Nuno Lobo for para presidente da FPF ainda pior será ...

    ResponderEliminar
  68. Peço desculpa Vitinha. Ainda ontem deu pra ver no empate com a Croácia, foi mais uma vez o melhor jogador em campo.

    ResponderEliminar
  69. O CD da FPF e os clubes da 2ª circular é tudo um compadrio de amigos, compadres, comadres, é tudo uma boa vizinhança. Ali não começou Portugal, mas é Portugal, depois, depois todo o resto é para turista passear...

    ResponderEliminar
  70. Ontem uma viúva (adepto azul, com mistura de cor amarela) num Canal de TV, aquele que dizia "Vocês sabem daquilo que eu estou falar", o Malvado espilra canivetes. Alguém, lhe chamou atenção daquilo que ele dizia a uns anos atrás do presidente destituído PC, quando o empurraram de treinador para sair pela porta do cavalo. O cujo ficou tão furioso que cuspiu, espilrou canivetes. Como diz o ditado "Com quem ferros mata, com ferros morre. Não havia necessidade, mas!..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu lembro-me bem disso, Olha o Norte; até lhe chamou cobarde!!! Nunca é tarde demais para perdoar…

      Eliminar
  71. O Octávio Machado era conhecido por "Lacrau"...

    ResponderEliminar
  72. Quem lhe deu o nome de lacrau foi Salgueirista benfiquista quando o espilra canibetes era treinador do Salgueiros.
    Aqui alguém mais velho, de certeza que se lembra que o sr JMPedroto nessa altura mandou tirar todas as fotografias dele que estavam no clube FCP por ele ser bom rapaz...

    ResponderEliminar
  73. Por aquilo que vou lendo JNPC infelizmente o seu estado de saude está
    a piorar. Espero que recupere o mais rápido possível é meu desejo e da maioria dos portistas.

    ResponderEliminar
  74. Boa tarde

    Gosto que o Porto não dê como terminado o caso Cardoso Varela. Do que vi, ele o Mora e o Quenda eram os que sobressaiam no euro. Pode ser que ainda se recupere e que se evite futuras situações

    Sobre o resto a CS bem tenta pôr veneno... AVB e a nossa direção só tem que manter o rumo, os portistas continuam e continuarão A apoiar...

    Quanto ao VB, não me tem agradado discurso, acredito que isso possa ser melhorado, temos gente experiente e competente na direção desportiva além de AVB que pode ajudar a encaminhar o discurso.

    ResponderEliminar
  75. Pinto da Costa, podia ter-se ficado só pelo livro infantil "O Nosso Dragão Chama" (em colaboração com a escritora de livros infantis Adélia Carvalho), que já está em pré-lançamento online e vem para as bancas a 5 de Dezembro. Este, pode ser uma boa prenda de natal prós miúdos + novos. O outro, devia ter ido pró cesto dos papéis e nunca ter visto a luz do dia.

    ResponderEliminar
  76. Jogo difícil pra Taça de Portugal contra o Moreirense. O Azul e Branco deve ser a cor do fato macaco, algumas ideias pra equipa enfiar a bola lá dentro. O sentimento é dar uma reposta uma sapatada a toda esta mini crise...

    ResponderEliminar
  77. Boas

    PdC disse no lançamento do seu livro que algumas vitórias do Porto se deviam ao Fernando,ainda pensei que era o Gomes o melhor marcador da história do clube,não ele disse Madureira.
    A idade deve estar a afetar a memória, por certo.

    No dia seguinte a manifestação de apoio dos gunas a Madureira, aquém ele devia partilhar o espólio do clube.
    Veio a público,que o mesmo usufruia de subsídio de férias e de natal nsólito,as férias de todos os que iam com ele,eram apresentadas como como despesas de trabalho e o clube,pagava.

    Agora que esta direcção explusou o de sócio,ele,e outros do seu círculo próximo, PdC deve ter ficado ainda mais doente.
    Aqui vai del rei

    Espero que esta direcção do FC do Porto consiga,arranjar muitas provas para ser reacercido do património que essa figura,expoliou do clube.

    Tudo isto com o supervisionamento e aval,de PdC.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há momentos em que os laivos de desumanidade são manifestamente infelizes.

      Eliminar
    2. Depois disto tudo que se vai sabendo , como ainda existem macaquistas ??? , vai para lá da minha percepção .
      É o fim da macacada !!!

      Eliminar
  78. A ganância pelos milhões de euros de operadoras de televisão com exclusividade de transmitirem os jogos. Serem eles os donos os Srs do futebol, deixando muitos portugueses que têm poucas possibilidades (a vida não está fácil) de verem alguns jogos em canal aberto, a partir de Janeiro segundo o governo, vão ter que transmitir alguns jogos internacionais e nacionais em canal aberto.
    As comadres dos canais das TVs já andam a cagar postas de pescada e a marcar posições.
    Aqui na Tasca quem estiver mais bem esclarecido sobre este assunte que explique melhor.

    ResponderEliminar
  79. Pedro Miguel, isto é simplesmente vergonhoso, fazer do FCP uma empresa de favores, de viagens a troco de nada só de amizade. Alguém que era um simples presidente e não dono, como de uma empresa se tratasse,
    Isto é mesmo caso de polícia. Penso que esta direção está a par de tudo, que siga em frente, obrigando a que seja restituído o roubo de milhares lesa Instituição FCP.
    Isto é Portismo F.....!?

    ResponderEliminar
  80. Para alguns atletas que pensam que são mais espertos que outros que não dão o
    Litro nao suam as camisolas serão sempre penalizados
    Vou contar uma historia bíblica: Jesus Cristo quando subiu ao Monte Sinai antes disse aos discípulos em sacrifício a Deus levem a pedra maior que puderem. Assim foi, só que judas traidor armado em Chico esperto levou a mais pequenina que pode. Chegram ao cimo cheios de fome e JC transformou as pedras em pão e o Judas passou fome que se fodeu.
    Conclusão da história quem não trabuca não mandruca.

    ResponderEliminar
  81. Tanto benfica, Sporting, Lage, Amorim tanta 2 circular. Tanto, verde, vermelho que esta gente da CS centralista lisboeta vão morrer estúpidos até às entranhas, parecem Os Marretas cansa...

    ResponderEliminar
  82. Vila

    Por um acaso,eu sigo mais ou menos o Brasileirão.
    O VP,foi treinador do corinthias e fez um trabalho razoável,mas o timão lutava para não descer de divisão,.
    VP com um desenho táctico rígido defensivo ,consegui chegar a final da copa do Brasil (equivale a taça de Portugal),perdeu,se não estou em erro para o Flamengo.

    Na época seguinte,o Flamengo que tinha ganho a taça libertadores,contratou
    VP,e ele ficou marcado como o pior treinador da história do Flamengo,tanto que o suposto pior clube do Brasil fez,um post online, que desafiava o mengão para um jogo e,quem ganhasse ficava com o VP.
    O timão,lutava para não descer,o VP não foi mal.
    Mas no mengão,que tinha um plantel dos melhores da América latina,ele foi o pior treinador deles,até a data.
    Outro parecido com o VP,é toni o filho do lampião Toni,enquanto esteve no Cuiuiba esteve bem,foi para o timão também só fez bosta.
    Treinadores com um processo táctico muito defensivo,não dão para futebol atraente de se ver,em planteis que sejam montados para serem ofensivos

    ResponderEliminar