domingo, 10 de novembro de 2024

S.L.Benfica 4 - F.C.Porto 1. O FCP pode sempre perder, mas não pode perder assim...



Depois de uma derrota difícil de engolir frente à Lazio, esperava-se que na Luz não aparecesse um FCP marcado por esse resultado negativo, estivesse em campo um Dragão com as virtudes do Olímpico de Roma e sem os defeitos e erros grosseiros cometidos na capital italiana.

Por seu lado o Benfica depois de um exibição confrangedora em Munique frente ao Bayern, era previsível que tentasse e desde o 1° minuto dar uma imagem diferente. O FCP que iniciou com Diogo Costa, Martim Fernandes, Nehuén, Tiago Djaló e Francisco Moura, Eustaquio, Varela e Nico, Fábio Vieira, Samu e Galeno, com muita dificuldade em contrariar o bom começo de jogo do adversário. 
O Benfica entrou a pressionar, tentar dominar, FCP defendia e não permitia grandes veleidades, quando saía faltava alguma qualidade na definição e no passe. Mesmo assim o primeiro remate com algum perigo foi de Galeno. Respondeu o Benfica por Di María. Varela, uma desgraça, lento a executar, perdeu uma bola perto da área, livre, amarelo para o argentino. No livre valeu uma excelente defesa de Diogo Costa. O meio-campo do FCP era permeável defensivamente, com bola era lento e sem critério.
Aos 30 minutos, Martim Fernandes muito ingénuo, primeiro hesitou em disputar a bola, depois marcou com os olhos, deu espaço, golo do lateral Carreras. Benfica na frente. E quase de seguida só não entrou o 2° por acaso. Muito mal os azuis e brancos. Com a defesa muito permeável pelas laterais, sem meio-campo e quando não há meio-campo dificilmente há ataque.
Em vantagem o Benfica recuou, deu a iniciativa ao FCP, ficou à espera do erro que era frequente acontecer em cada posse dos portistas.
Com os defesas dos Dragões a parecerem sinaleiros e a levantarem o braço a pedir um fora-de-jogo que não existia, a bola de Pavlides bateu no poste com Diogo Costa batido. Sorte para o conjunto de Vítor Bruno.
Aos 43 minutos, Fabio Vieira já bem junto à linha da grande área e com o seu melhor pé, o esquerdo, rematou fraquinho para defesa fácil de Trubin.
Já em cima do minuto 45, contra a corrente do jogo e na 1ª vez que fez bem, a bola foi à linha do fundo, Moura cruzou, Otamendi falhou, Samu marcou e empatou o jogo.
Já em cima do final dos quatro minutos de descontos, Galeno fez tudo bem menos o último passe. Com melhor execução podia ter criado uma boa oportunidade de golo.

O jogo chegou ao fim dos 45 minutos empatado, melhor o resultado que a exibição do FCP que fez pouco para merecer não ir a perder para as cabines.
Para a 2ª parte é preciso mexer, tirar Varela muito mal e já amarelado e meter alguém.

Ao contrário do esperado, Varela continuou em campo e a dar muito espaço na zona central. Primeiro o Benfica ameaçou por Aursnes, depois num livre perto da área de Tiago Djaló, teve de compensar aquele buraco, valeu que o livre não levou perigo.
Os encarnados voltaram a entrar melhor e o grande problema do FCP continuava a ser o meio-campo que era zero. Consequência, passe à queima de Eustaquio, mais uma vez, Martim muito mal, perdeu a bola numa zona proibida, conta-ataque, golo de Di María.
Reagiu o FCP, Fabio Vieira rematou para a defesa de Trubin.
Mas quando se permite ao adversário jogar à vontade, ter espaço, tempo para pensar e executar à vontade, não admirou o terceiro golo do Benfica. 
Só depois de estar a perder por 3-1, o treinador do FCP mexeu, tirou um desastrado Martim Fernandes, manteve uma nulidade chamada Alan Varela e tirou Eustaquio que não estando bem, estava melhor que o ex-Boca. Entraram João Mário e Pepê. Mais tarde saiu Francisco Moura e entrou Namaso. 
Era penoso ver a forma como os Dragões se exibiam. Não havia reacção, a equipa arrastava-se em campo, nem cócegas fazia.
Alan Varela que devia ter saído ao intervalo, porque não saiu é um verdadeiro mistério, voltou a fazer asneira da grossa. Mal posicionado, chegou tarde à bola, chutou a cabeça de Otamendi na área, penálti, Di María fez o 4°.
Aos 86 saiu Fábio Vieira e entrou Gonçalo Borges.
O jogo chegou ao fim com a vitória clara, 4-1, do Benfica e até podia ter atingido números mais dilatados, da única equipa que esteve em campo. A outra fez gazeta, não honrou a camisola, não dignificou o manto sagrado. A exibição do FCP foi péssima, muito abaixo dos mínimos exigíveis. 

Nota final:
Não tenho memória de um Dragão com tão fraco e com tão pouca chama como hoje.
O FCP pode sempre perder, mas não pode perder assim...



112 comentários:

  1. Caro DVP,
    Isto hoje vai encher com pintistas e não só. Vi o jogo. Foi muito mau e está claro que estamos em modo Octávio Machado. Honestamente não é um ou oitro jogador. É o basico do.futebol. o FCP é uma equipa sem organização ofensiva e defensiva, sem plano de jogo, sem nada. Os jogadores não sabem o que fazer e como fazer. Falta orientação. Podemos perder mas assim não. A segunda parte é inadmissível. Nem ao nível dos juniores. Nesta fase é claro que o mister acerta às vezes mas não tem um método claro. Será sempre o meu treinador enquanto la estiver mas demonstra falta de talento para estas andanças.
    Vamos passar tempos muito difíceis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando o treinador tem a oportunidade de corrigir o que estava mal e não corrige nada, só podia dar nisto. Não é meu costume vir aqui comentar durante o jogo ou ao intervalo, mas no meu grupo disse e todos disseram o mesmo, que o Varela porque só fez asneiras e já tinha amarelo, devia ter saído. É preciso tirar um curso superior para ver o óbvio?

      Eliminar
    2. Exatamente caro DVP. Pensei o mesmo. Se bem se recorda o Vitor Pereira também passou uma fase muito difícil mas tecnicamente percebia o jogo. A equipa estava organizada. Esta equipa não está. Bem sei que é preciso tempo mas não temos o basico. Infelizmente o mister não demonstra capacidade para isto. É um desafio acima da sua competência atual. Por isso digo que estamos num momento Octávio Machado. Adjunto que subiu a principal e foi para mim o pior que vi até hoje.

      Eliminar
  2. Uma vergonha !!!
    O segundo golo e o terceiro golo do Benfica são inadmissíveis numa equipa com as nossas exigências ...
    O Martim Fernandes de facto , e nestes jogos contra os nossos rivais dá ideia que fica paralisado .
    O Alan Varela , tal como em Roma foi o pior em campo , desconcentrado , inexistente , o que se passa com ele ???

    AVB tem de ter uma conversa com Vítor Bruno , pois falhou e levou baile do Lage , tem de deixar de ser "o adjunto" , não ser mister Nice guy , VB deve ter um voto de confiança , mas tem de fazer merecer essa confiança , deixar de discurso fraco , opaco e pouco mobilizador .

    Hoje foi uma derrota pesada como foi aqueles 3-0 á uns atrás numa final da taça da liga contra eles , e na supertaça do ano passado eles ganharam por 2-0 , jogo esse em que podíamos ter perdido perfeitamente por 3 ou 4 ...

    PS - Vêm aí a brigada da viúvas , pintistas , sergistas , macaquistas, em 3...2...1...





    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dragonguard, acho que não devemos fazer separações, pois só há um Porto. Vamos carpir as mágoas juntos, pois assim é menos doloroso. Viva o FCP!

      Eliminar
    2. Caro Horácio , quem faz as separações são eles , isso depende deles ...

      Eliminar
  3. Péssima exibição do FCPORTO...realmente não se percebe como o Varela não foi substituído...nem devia ter entrado de início!

    ResponderEliminar
  4. Os jogadores, equipa técnica, comunicação falharam!
    A equipa esteve sempre mal posicionada, a estratégia de esperar e não pressionar facilitou a equipa adversária
    Quem deixa pepe no banco para um jogo destes ainda está muito verde para essas andanças
    Quem ao intervalo não mexe na equipa nomeadamente tirar 2 jogadores martim e varela é que anda a dormir do sono
    Estive a ver o jogo na casa do porto de chaves e disse o ao intervalo...se não mexer perdemos infelizmente não me enganei
    E pergunto eu , se tivesse a perder ao intervalo teria mexido ..treinador ba minha opinião limitado

    ResponderEliminar
  5. Parece claro que este Porto é muito fraco a defender.

    Falta claramente um trinco de qualidade.

    Tenho duvidas da qualidade de Peres, principalmente pelo valor que custou. Até agora nao vi nada de especial.

    Nao entendo a nao titularidade de Pepê.

    Tirar Varela para substituir por quem? Existe alguém da qualidade de Varela no plantel do Porto? Mesmo jogando mal é muito melhor que qualquer um que esteja no banco.

    Já se esqueceram que Grujic sempre que jogou esta época não trouxe nada à equipa.

    Custa-me dizer isto, mas parece-me claramente que tambem falta um treinador de qualidade. Em todos os jogos com adversarios mais fortes perdemos quase todos.

    ResponderEliminar
  6. Pensar que há portistas que acharam que o FCPORTO estava melhor servido com Vítor Bruno do que estava com Sérgio Conceição.

    Equipa perdida em campo, incapaz de pressionar o adversário, ... uma tristeza.

    Nesta horas, vê se o carácter, dos jogadores, do treinador, ... do presidente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. C.Silva explique lá isso do carácter do dos jogadores, treinador, presidente. Portanto, quando o FCP levou 5 de Liverpool no Dragão, explique qual foi o carácter dos jogadores, treinador, presidente que é para eu perceber. Mas se não quiser ir ao Liverpool vá às 3 derrotas em 4 jogos com o Estoril.
      Você estava em pulgas para que acontecesse um resultado assim. Mas tranquilo, o pintismo e o sergismo está consigo.

      Eliminar
    2. Explico:

      - Um presidente com carácter, teria falado logo após o final do jogo e PROTEGIA o seu treinador.

      - Jogadores com carácter, teriam pressionado o benfica a ganho bolas.

      - Um treinador com caracter, não teria feito o que fez a SC.

      Estou fodido depois de uma noite mal dormida, nunca tinha visto o FCP levar 4 dos mouros.

      Eliminar
    3. Presidente com carácter tem de saber arrefecer e não falar a quente. Então se compararmos com os últimos anos de JNPC, concluiremos que só aparecia para se vangloriar dos sucessos, nos insucessos teríamos de esperar por uma nota na Revista Dragões.

      Jogadores com carácter é verdade, teriam tido outra atitude. Mas qual a atitude em alguns jogos da época passada? Onde esteve você nessa altura? Eu estive aqui sempre. É uma questão de carácter.

      Um treinador com carácter não teria feito o que o VB fez? Uma mentira não é por ser muito repetida que passa a ser verdade.

      Eu também passei mal a noite, tão mal como quando o FCP perdeu jogos contra equipas fraquinhas em casa, ou quando vi o FCP sofrer a sua maior goleada em casa em jogos europeus. Nunca tinha visto o FCP levar cinco secos no Dragão e nas Antas. Mas estive sempre aqui. Também é uma questão de carácter.

      Eliminar
  7. Caro DVP:
    Utilizando a tolerância que tenho apregoado direi: foi muito MAU!
    Diogo Costa foi o único que esteve bem.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  8. Desilusão completa, uma equipa cheia de pecados. Os sócios e adeptos mereciam mais.
    Ouvi o VB dizer que a equipa estava cansada, viagens, jogos blá, blá. Sr treinador isso é conversa pra boi dormir. O FCP hoje foi uma vergonha, uma equipa vulgaríssima, não por perder, mas sim, a maneira e com os números com que perdeu.
    Varela não é o jogador que o FCP
    precisa, é um jogador vulgar, lento nada de especial e o tal jogador que ia fazer jogar a equipa FV, se não dá mais que aquilo, aquele meio campo é uma porta escancarada.
    Conclusão: não só, mas principalmente hoje, este FCP deixou-me desiludido envergonhado...

    ResponderEliminar
  9. Nem sei que dizer. Como não vi o jogo, só ouvi o relato, não dá para falar com muito pormenor do que aconteceu, mas mesmo assim, deu para ficar com a clara sensação de que o FCP, especialmente na 2a parte, não jogou nada, foi uma equipa completamente sem alma nem futebol. O Varela fez um jogo desastroso, deu bem para ver isso pelo relato, devia ter sido ele a sair em vez do Eustáquio, porque estava amarelado e porque estava a jogar bem pior. Posso estar enganado, mas com este esquema de 2 médios defensivos, a equipa adversária tem grande espaço para manobrar ofensivamente e acaba por colocar jogadores soltos na área do FCP em situações de golo flagrante com grande facilidade. No esquema anterior, com Varela, Nico e Pepê, acho que a ocupação dos espaços era bem melhor e obstaculizava-se muito + que jogadores adversários surgissem soltos na área ou perto dela. Se calhar é por isso que o Varela parece muito pior esta época. O Nico, + recuado do que tem jogado muitas vezes esta época e hoje também, entre o Varela e o Pepê, complementava-o melhor do que faz o Eustáquio, que acaba por ser uma espécie de duplo do Varela. Assim fica um buraco, que as equipas adversárias aproveitam para criar perigo e oportunidades de golo. O VB tem de se deixar desta coisa de 2 médios defensivos muito posicionais, nos jogos grandes e da Liga Europa, pôr uma equipa bem articulada, que se desdobre bem defensivamente e ofensivamente, senão vamos continuar a não jogar nada nestes jogos fora contra grandes equipas e a perdê-los uns atrás dos outros. Os números não mentem: Em 4 jogos fora (sporting, slb e Liga Europa), 4 derrotas, 11 golos sofridos e apenas 4 golos marcados. E esta equipa de hoje, para mim, foi a + mal montada desses 4 jogos, tirando o do Bodo/Glimt. Nos jogos contra equipas pequenas e médias estamos melhor que na época passada, mas nos jogos contra equipas grandes, fora pelo menos, estamos pior, muito pior, e não houve uma mudança assim tão grande no plantel que justifique isso. Acho que VB quando tem alterado a estrutura da equipa, e alguns jogadores, para estes jogos grandes, tem-no feito mal.

    ResponderEliminar
  10. A atitude foi miserável
    Cheios de medo, complexados, sem agressividade.
    As vezes que 1 jogador do Benfica passava por 3 e 4 do Porto foram demasiadas.
    A atacar, receio de avançar, de correr jogadores parados , a esconderem se.
    O discurso do treinador ao fim a dizer que a primeira parte foi boa, demonstra dissonância cognitiva, se visto de forma positiva, desonestidade intelectual se virmos num prisma negativo.
    Não há nada.
    E sinceramente, compreendo poder se errar, avaliar mal e afins.
    Mas a falta de atitude é intolerável.
    Esperemos bem que isto não seja uma mudança estrutural na cultura e atitude do clube, que foi o segredo do seu sucesso, apesar de ler agora demasiadas vezes na net adeptos falarem do passado do Clube como se tivessem estado a apoiar um sporting ou belenenses dessa vida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mau passado, não é o do grande futebol e dos grandes títulos, é o do FCP galinha-dos ovos-de-ouro para muitos, que pôs o FCP neste estado. Ou na época passada, 3 derrotas em 4 jogos com o Estoril, derrotas patéticas como a que aconteceu em Arouca ou em casa com o VSC, empates e vitórias arrancadas a ferros com equipas pequenas em casa e fora, uns atrás dos outros, 3° lugar no campeonato a 18 pontos do 1° lugar, era bom? Na época passada, em Arouca, por exemplo, a atitude que o FCP pôs em jogo, foi tão deplorável como a deste jogo com o slb, só que estavam lá o SC e o PdC, e isso faz toda a diferença para muita gente.

      Eliminar
  11. Quando parecia que finalmente tinha encontrado uma fórmula que funcionava e vinha a fazer bons jogos inclusivamente em Roma onde fez um bom jogo e podia ter ganho, chega a este jogo e volta à fórmula do início da época onde não se jogava nada? E ao intervalo não muda nada deve ter achado que estava tudo bem, não percebeu a sorte que teve de chegar ao intervalo empatado.
    Demasiado mau.

    ResponderEliminar
  12. Caros Portistas,

    Depois deste jogo o treinador vai continuar e o Presidente vai mantê-lo, agora não iremos a lado nenhum, é mais um Peseiro ou Couceiro, com a agravante que ninguém vai acreditar, qualquer erro vai ser assobio a fundo, esta é a realidade e ninguém a vai mudar. Falta tudo a esta equipa, atitude, posicionamento, combinações e sobretudo futebol. Não é com falinhas mansas que lá vamos.
    Estou duplamente desolado, primeiro pela exibição/resultado segundo por ver que há adeptos do FCP que não o mereciam ser, estão a criticar tudo, dantes é que era, que tristeza... basicamente azia a duplicar.Não vai ser fácil esta época.O campeonato já foi e o resto vai ser muito difícil, não tenho a mínima duvida.
    Há jogadores que parece que estão a desaprender em vez de evoluírem??
    Tudo muito mau para ser verdade, esta é a realidade!

    VAMOS PORTO!
    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  13. Boa noite, infelizmente desloquei-me ao nosso outrora salão de festas e vi ao vivo uma exibição confrangedora.

    Parece-me que o cansaço da batalha física que foi o jogo de Roma pode ter tido algum peso mas pensei que o brio e a ambição de alargar a nossa vantagem face aos vermelhos poderia ter sido suficiente para pelo menos sermos competitivos algo que infelizmente estivemos longe de ser.

    Gostava que de uma vez por todas o Fábio Vieira não jogasse na ala porque deixa o lateral desprotegido a defender e fica longe de poder usar a sua melhor arma - o último passe vertical a partir duma posição entrelinhas.

    Acho que se deveria repensar a utilização do Vasco Sousa porque dá uma rotatividade e reação pressionante à perda de bola que neste momento nenhum médio do FCP consegue ter.

    Nestes jogos, nestes ambientes é preciso mostrar mais fome porque tá a faltar muita garra dentro de campo está tudo muito conformado e hoje vi até alguma apatia no banco quando o jogo estava longe de estar perdido.

    Que a paragem das seleções traga mais muito mais energia e mais trabalho táctico não se ganham jogos através da

    ResponderEliminar
  14. Ponto prévio: foi uma exibição miserável e há jogadores muito mal física e mentalmente. Mas mais que a derrota, o que me deixa triste é apreensivo e a reacção dos adeptos. Parece que há gente satisfeita, só pelo prazer de castigar a nova gestão e justificar o injustificável. Há que dar um basta nestes imbecis que , de portistas pouco têm. Até o senhor J Marques se arrolou o direito de vir para a praça pública fazer alusões levianas e imbecis.

    ResponderEliminar
  15. Depois da pobre exibição em Alvalade, tivemos este filme de terror. Lamento mas não metemos medo a ninguém com esta atitude em campo

    ResponderEliminar
  16. Boas

    A semana que tinham para demonstrar estamina,de campeões.
    Virou uma desatina de trapalhões,este jogo foi mau demais,tendo em conta que são 90 minutos.
    A única coisa boa,é que já não perdem mais,esta semana, porque acabou

    ResponderEliminar
  17. Boas.
    Apenas pude ver 15 m do jogo por motivos pessoais, e já li bastante sobre o assunto. Não jogamos grande coisa e faltou chama. Normalmente o FCP transcende-se nestes jogos e não é preciso falar de SC porque muitos outros treinadores também o fizeram.
    Falta experiência a VB, ser treinador principal não é o mesmo do que adjunto. Aí começam as dúvidas e os receios, de perder e ser goleado. É o preço que temos de pagar, de ter assim um treinador jovem e inexperiente.
    Do pouco que vi a equipa pareceu me cansada e lenta.
    VP, porque não ter jogar um pouco com o Mora ou VS, porque o Grujuc e Franco não tem lugar no porto.
    Além disso porque não ir um buscar um preparador físico ao UK, como já tivemos Rogar Spry? Alguém com maturidade para fazer jogos mais intensos.
    Pessoalmente não gosto de ver capitão um guarda redes.
    Esperemos que as coisas melhorem.

    ResponderEliminar
  18. Pior do que perder, é jogar sem raça, sem intensidade e sem vontade de ganhar!

    Varela, Martim Fernandes com exibições medíocres.

    N.Perez claramente a provar ser uma contratação falhada. Está longe de ser o central que o Porto precisa!

    Época difícil, sobretudo pela forma como a equipa está em campo, onde se denota fragilidades em todo o processo de jogo. Ontem foi mais um jogo mau, muito mau. Com esta atitude dificilmente lá vamos!!

    ResponderEliminar
  19. Disse que só falaria do treinador no final de uma volta completa e vou manter. Não há nada a dizer sobre este jogo a não ser, que é a primeira goleada que levamos no novo estádio da luz, ou seja, há 26 anos (dados do zerozero). Não me recordo de um Porto tão mau na luz. Varela não deveria jogar, não está bem, problema? Não temos ninguém para o substituir. Quando digo ninguém, refiro alguém com as características dele. Começo é a ter muitas saudades do Pepe defesa, a falta que ele faz. Não há muito mais a dizer sobre este jogo, a não ser, que o caminho vai ser muito longo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos, temos. Para o lugar deste Varela e já o tinha referido antes, não foi pelo jogo de ontem, o Eustaquio a seis é bem melhor. Aliás, era isso que o VB devia ter feito ao intervalo, mas isso fica para depois.

      Eliminar
  20. Muito gostava de ouvir o Jorge Costa acerca do que pensa da actual situação do nosso PORTO.

    ResponderEliminar
  21. Mais do que o resultado e a exibição..todos aqui apontamos dedos a jogadores,mas quando o coletivo nao rende todos eles parecem piores do que são..ate o defesa esquerdo do porto ontem com todo o respeito pelos atletas em causa me fez recuar a epocas atrás..nem parecia o mesmo jogador. Repito pior que o resultado foi a total desorganização e nao saber ler o jogo que um simples adepto como eu lê e nao preciso de curso...ao intervalo tirava logo o varela e o martim Fernandes..se não o fez aos 5 minutos da segunda parte ja os tinh tirado logo..isso e de treinador..agora assim parece de "cagao".Vamos ter um campeonato diferente apartir deste jogo..não sei se o presidente deveria ter tomado uma posição..nestas alturas uma palavra do líder máximo acho que ajudava uma pouco toda a gente.

    ResponderEliminar
  22. Foi uma miséria, mas o maior culpado foi mais uma vez o treinador. Mas como não se deve nem pode pedir a sua demissão, vamos continuar até só fim do campeonato com este futebol miserável.
    Que masoquista nós somos ......

    ResponderEliminar
  23. Tudo isto tem uma história até chegarmos aqui, ligada à péssima gestão dos últimos anos de Pinto da Costa, a qualidade da equipa foi decrescendo, fomos conseguindo milagres aqui ou ali mas era claro o que se estava a passar. Esta Direção herdou um fardo tremendo a nível financeiro e naturalmente não conseguiu contratar os jogadores que precisavamos e de qualidade extra, sobretudo a meio campo, tal como teve de se virar para uma solução interna, de um treinador que conhecia o plantel e os cantos à casa, dentro das possibilidades económicas e até com algum reconhecimento que poderia dar um bom timoneiro principal, aproveitando o "ouro da casa" que nem por isso está a ser rentabilizado.
    Toda uma gestão de risco, se desse bem, fantástico, dando menos bem ou mal, seria um processo difícil de gerir, sobretudo num período de transição como o nosso, em que as viúvas e o hábito de ganhar seriam pouco tolerantes, iriam criar ruído, esquecendo que com SC também jogavamos pouco, levamos algumas capilotas estrangeiras e perdemos com equipas de menor valia.
    Mas ... apesar disto tudo, por esta altura deveríamos estar bem melhor com o plantel que temos e sobretudo nota-se que estamos a perder o espírito combativo que nos levou sempre à transcendência, deixando a pele em campo, ontem esteve totalmente arredado do jogo e isto é o que mais custa.
    Impõem-se uma profunda reflecção nesta paragem de campeonato, quer da equipa técnica, jogadores e Direção, para voltarmos a ser competitivos.
    Nós adeptos e sócios, temos de ter consciência que as coisas iam ser difíceis, vão continuar a ser, temos de apoiar, mas também temos de ter espírito crítico, falar do que está mal e deve ser melhorado, pois com o que temos temos obrigação de fazer melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "O fraco rei faz fraca a forte gente" (Luís de Camões)

      Eliminar
    2. Totalmente de acordo consigo Jorge Aragão. Estes lunáticos anti-AVB e anti-Porto acham que havia dinheiro para ir buscar um treinador feito, com experiência e provas dadas.

      Desde cedo disse que não me parecia uma boa escolha, mas devido às circunstâncias, era uma escolha com lógica. Afinal, VB conhece 80% deste plantel há vários anos. Contudo, e como temos visto, o trabalho não tem sido bem feito. As coisas teimam em não melhorar e o cerco começa a apertar ao VB.

      MS

      Eliminar
  24. É um momento de tristeza para todos os portistas. Basta dizer que há mais de 60 anos que o Benfica não marcava 4 golos ao FCP, portanto, a grande maioria de nós nunca tinha visto nada disto.

    Agora, o jogo ficou para trás e há que olhar ao que mais uma vez correu mal. E mais uma vez, o problema começa na frente.

    Samu é um goleador mas não sabe pressionar e a equipa ainda não se conseguiu adaptar. Pressionamos individualmente e raramente acertamos colectivamente.

    Depois, com Fábio à direita, expomos constantemente o lateral, neste caso o Martim. Tinha antecipado o João Mário a jogar a extremo e o Fábio no meio, precisamente para proteger mais o Martim que mais uma vez, se viu um para um e dois para um, várias vezes. Ainda por cima, viu o amarelo relativamente cedo e a origem do segundo golo, vem precisamente daí. O Varela faz mais um passe curto e o Martim não pode abordar o lance com firmeza sob pena de levar segundo amarelo.

    Depois, no meio campo com Eustaquio, Varela e Nico foi tudo uma confusão. Pareceu-me ver o Nico a dizer várias vezes ao Varela que aquela era a zona dele porque o Nico ontem tinha outras funções que não têm sido as habituais.

    Varela está em sub rendimento e ainda faz saltar mais à vista as dificuldades do meio campo do Porto.

    O Perez ora parece um super defesa ora parece um defesa vulgar. Vamos ver se consegue estabilizar o rendimento.

    Em termos ofensivos, não conseguimos ter qualidade na saída porque nem nas bolas longas. O Samu é alto mas não tem bom tempo de salto e raramente ganha uma bola.

    Enfim, nestes jogos mais renhidos, muito trabalho pela frente.

    Confio em AVB e JC para avaliarem a qualidade de trabalho do treinador porque certamente perceberão muito mais que a maioria de nós e estão a seguir o trabalho de perto.

    Agorab tenho a certeza que ninguém ficou satisfeito com o jogo de ontem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Completamente de acordo com a exposição que sofreu Martim Fernandes com o Fábio Vieira encostado á direita.

      Aliás, para mim é um mistério pq ficou Pepê no banco, depois de ter sido poupada na quinta feira.

      Pepê, na minha opinião, deveria ter jogado de início na frente lado direito.

      Eliminar
    2. Só agora vi a conferência de imprensa de VB, afinal Pepê estava adoentado... menos mal.
      Mas, trocá-lo pelo Fábio Vieira e esperar as mesmas coisas... erro de palmatória.

      Eliminar
  25. Sigo este blogue há já bastantes anos. Concordando umas vezes com o Vila e discordando outras com ele. Ontem para mim foi o teste que definiria VB. Ou ia ou rachava e infelizmente para todos rachou e rachou com estrondo. Na minha opinião, esta Liga vai se decidir nos jogos dos chamados grandes, porque a nível de qualidade a mesma é muito mais fraca do que em anos anteriores e aí VB demonstrou que nao tem capacidade para enfrentar jogos onde o nível de exigência aumenta exponencialmente. Falta lhe algo. Fico com a sensação que fica totalmente perdido, tolhido, com o medo de perder. E isso num treinador do FCP é fatal. O Presidente tem neste momento uma decisão muito importante a tomar e que ira influenciar e muito o resto da sua presidência. Assumir que errou no treinador e procurar uma nova solução ou manter VB e assumir ter de lidar com todas as consequências que daí resultarem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto ao treinador, numa circunstância semelhante, época 2011/2012, se o FCP agisse como tu preconizas agora em relação ao VB, nunca o FCP teria sido bicampeão com o Vítor Pereira. Que e já agora recorde-se, não passou à fase seguinte da Champions, ficou em terceiro lugar atrás do Zenit e pior, do Apoel de Chipre. Mas concordo, e sempre foi esse o meu modo de estar. Não peço a cabeça de treinadores antes do final da época, até porque salvo uma ou outra excepção - Robson e Mourinho -, nunca a chicotada resultou, e mesmo com esses os objectivos, sempre ganhar o campeonato, não foram atingidos. E depois, quem está lá é que tem de analisar bem se com a saída vamos melhorar a tempo de cumprir o principal objectivo. É demasiado cedo para desistir do título, mesmo que as circunstâncias estejam muito difíceis. Não desistir tem de ser o lema. Abanar, reflectir sobre o que melhorar e ganhar. No fim veremos. Quer no 1º titulo de Vítor Pereira - quando perdemos em Barcelos já ninguém dava nada por nós e fomos campeões, quer no 2º depois do empate no Marítimo idem aspas e em ambas as épocas fomos campeões.

      E se já segues o blog há muito tempo, sabes que eu não fujo, estou aqui nas horas boas e más, mesmo quando a azia é muita e me apetecia desaparecer, faço o post e comento. Tu, pelos vistos, hoje resolveste comentar.
      Como alguém disse há tempos, quando se ganha às vezes isto está muito tranquilo, quando perde é um corrupio. Não faz mal e nem é coisa nova. Já nem comento, sempre foi assim.

      Eliminar
  26. Vítor Bruno preparou muito mal estes 2 jogos (Roma/Luz) , muita inexperiência ...
    Já aqui tinha dito no princípio da semana , que tinha de poupar jogadores em Roma e ter feito uma boa gestão .
    O Bruno Lage contra o Bayern poupou 4 ou 5 titulares , fez gestão , o Benfica jogou na Alemanha em 30 , 40 metros a pensar em nós .
    Já nós pusemos a carne toda no assador em Roma , num jogo de grande desgaste ...
    Não deixa de ser estranho que os dois argentinos (Perez/Varela) que tão bem estavam a jogar , tenham estado tão mal nestes dois jogos ... cansaço ???
    Galeno devia ter jogado no lugar de Martim Fernandes e Pepê na do Galeno .

    Como era expectável , lá apareceram as viúvas , aonde eles estavam quando levamos 5-0 duas do Liverpool , ou quando perdemos com esse colosso do Brugges em casa por 4-0 , quando fomos eliminados pelo Krasnodar ???
    Ou aquelas derrotas em vila do conde há 2 anos por 3 -1 , e em Paços de Ferreira aonde fizemos uma exibição confrangedora , as 3 derrotas no ano passado contra o temível Estoril em 4 jogos .
    É pá , se não querem serem portistas e serem só pintistas/sergistas/macaquistas , então ao menos não atrapalhem ...

    ResponderEliminar

  27. Bom dia a todos,

    Antes de mais tenho que fazer um autocritica a minha mesmo. Comento mais no blog nas derrotas que nas vitórias, talvez por este ser um bom espaço de partilha e procurar pessoas com a mesma dor, posto isto, vou fazer o "esforço" de ser presente nas vitórias.

    Quanto ao jogo e mais a frio, acho que este é um momento crucial da época para nós. Sinceramente não sei se o VB fica ou sai. Já disse anteriormente que não vejo nele capacidade para dar o salto para treinador principal, no FCP.

    Mas digo que é um momento crucial porque fizemos 2/3 jogos bons desde do inicio do ano, e ainda assim estamos a 6 pontos, quando tivemos quase todas as saídas teoricamente + complicadas (SCP, SLB, Santa Clara, Guimarães) com a excepção do Braga. Acho que estamos na luta, mas temos de dar mais... muito mais.

    A começar nos jogadores: Varela, só faz asneiras, Fábio Vieira, Samu (alguém lhe diga que tem de fazer pressão), Galeno, etc...

    A equipa técnica, sinceramente acho que o VB precisa de crescer em tudo, mas principalmente na comunicação que hoje em dia é quase tão importante como o conhecimento tático, pois perdem-se jogos e jogadores só na forma como comunicamos. Para quem diz que vai atacar os jogos, os treinos, etc. a equipa ataca que é uma m****!

    Juntando a isso, acho que "não tem experiência ao seu lado", Nuno Piloto só foi adjunto da B-SAD (há 3 anos), o Vitor Gouveia, 4 anos na seleção de Angola... mas tudo isto já sabíamos.

    No geral temos que ser mais Porto!

    ResponderEliminar
  28. Comentei porque ontem foi das coisas mais fraquinhas a que assisti por parte de um treinador do FCP. Estou á vontade porque nunca fiz parte do coro de críticos do VP. Para alem que o FCP do VP nunca apresentou esta falta de qualidade, nem o VP teve uma postura medrosa como o VB tem tido sempre que defronta uma equipa com mais qualidade. Foi em Alvalade, foi com o United, foi com o Hoffenheim e foi ontem com os lampiões. Se acha que o VB é a solução, contra isso nada. São opiniões. No fim logo se verá e cá estarei para dar a mão à palmatoria. Em relação ao comentar, não torno a cometer esse sacrilégio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes comentar à vontade, não é sacrilégio nenhum, não sejas tão sensível. Apenas constatei um facto. Apareceste hoje. E sobre VP olha que não, olha que não. Lembro-me bem o que foi dito após o empate à 5ª jornada em Aveiro, contra o Feirense e o que se pedia nessa altura e o que foi dito após a derrota em Barcelos por 3-1 - única nos dois anos de VP.
      Mas estás enganado numa coisa. A questão não achar que o VB é a solução. É não pedir a saída do treinador, quem tem de analisar e ponderar não sou eu, sou apenas um bitaiteiro. E como disse, baseado no que aconteceu em circunstâncias semelhantes.
      Depois de termos sido campeões europeus com Mourinho, fomos buscar o Del Neri e ainda no início da época, mandamo-lo embora. Nessa época tínhamos uma grande equipa, tivemos 3 treinadores e o título foi parar à Luz. Será que com o italiano a treinador teríamos feito pior? Será que nessa altura não teria sido melhor fechar ainda mais o ciclo, despachar alguns verdadeiros artistas que gozaram e boicotaram o trabalho de Del Neri e nunca mais foram os mesmos com Fernandez e Couceiro que tinham sido com o Zé Mourinho?

      Eliminar
  29. Foi um grande erro na segunda parte , querer sair a jogar de pé para pé , naquela altura crucial e previsível cansaço , tem de ser pontapé longo para a frente , se ganhas a bola , tens a oportunidade dos medios ganhar a segunda bola , se o adversário a ganha já estamos em posição de defesa .
    E claro perdendo a bola de pé para pé , a equipa fica partida , originando o contra ataque que nos foi fatal .
    Vítor Bruno que apreenda , só os burros nunca aprendem...

    ResponderEliminar
  30. Equipa cansada, pelas viagens e os jogos realizados! E eles, não tiveram a mesma dose. Das duas uma, ou o benfica tinha tomado o chã de tília ou o FCP fisicamente não está preparado para estas andanças.

    Qual é o problema de o treinador VB o Presidente AVB e o diretor de Futebol JC terem uma conversa de rabo de orelha, porque de futebol percebem eles. O treinador VB também anda a aprender, o empate a derrota pra Liga Europa quando os jogos estavam nos últimos minutos para terminar, só mostra falta de traquejo do treinador, ou não será bem assim!?

    Vamos ser realistas, VB preparou mal este jogo, deu pra ver. Não há desculpas, não soube fazer as substituições certas, demorou muito tempo, e o que fez não deu resultado nenhum. É o culpado nº 1 desta humilhação.
    Com isto não estou a pedir a cabeça do treinador, estou a falar daquilo que todos viram.

    O presidente AVB saiu mais cedo, porque o que estava acontecer há muitos anos que não estava no cardápio do FCP pelo contrário.

    Caros portistas, o passado já lá vai, deixaram-nos uma fatura muito gorda pra pagar, agora, no presente, também não vamos andar com paninhos quentes pra tapar seja o que for. Como diz o ditado "quem não se sente, não é filho de boa gente". Vamos ter muito trabalho pela frente e corrigir muita coisa.
    FCP Acima de Tudo e de Todos.

    ResponderEliminar
  31. Mais uma vez a nossa organização defensiva e as transições defensivas são apenas inexistentes.
    Pensar que tivemos este resultado por causa do jogador a ou b é não perceber nada.

    O meu receio com VB foi sempre que ele tivesse um modelo de jogo demasiado parecido com SC. Infelizmente é isso que tem vindo á acontecer e com a perda de agressividade (foi impressionante não ganhar uma bola dividida em todo o jogo) estas lacunas que sempre foram claras anteriormente, ficam ainda mais expostas.

    VB tem esta época para provar que tem capacidade de criar o seu caminho, que é capaz de ter as suas próprias ideias e operacionaliza-las. Veremos se é capaz ou não de identificar os erros e corrigi-los.

    As minhas exigências para esta época sempre foram baixas, porque continuo a dizer que em termos de plantel estamos muito abaixo dos nossos rivais. O que exigo ao treinador é a criação de um modelo de jogo claro com princípios que fiquem á vista de todos e que possamos perceber que com reforços em posições chave o nível da equipa irá subir facilmente.

    Espero que ganhe confiança e deixe de duvidar tanto de si e da equipa mudando facilmente a forma de tentar jogar consoante a suposta valia do adversário.

    Estarei no próximo jogo lá a apoiar a equipa.

    ResponderEliminar
  32. Que noite horrível. Podíamos perder 4-1 ou mais até, mas ao menos saber que a atitude estava lá, que tentámos. Mas a equipa apresentou-se de uma forma que não dignifica nada a nossa camisola. Foi assim com o Bodo Glimt também. Com estes gajos não queremos perder nem ao berlinde. Vamos ver como a equipa volta da paragem para as seleções, mas se continuarmos a apresentar-nos desta maneira amorfa tenho muita pena mas VB não terá condições para continuar a ser treinador do FCP. Mas cada coisa a seu tempo.

    ResponderEliminar
  33. Um jogo terrível que podia ter acabado com números ainda piores. Além das más exibições convém ter em conta que a equipa perdeu 10 ou 15 vezes a bola a sair a jogar sempre da mesma maneira com a bola aos centrais. o treinador já rodou toda a linha de centrais sem grande sucesso e coloca os jogadores fora de posição para pôr outros na posição (ver Fábio Vieira). Poupou o Pepê em Roma para ir para o Banco na Luz, a solução com a equipa a levar um banho e colocar o namaso que nem devia calçar na B. Enfim, temos um treinador muito fofinho, adorável para todos a começar pelos rivais. o FCP não vai lá com treinadores porreirinhos nem simpáticos, a minha dúvida é se temos um paulo fonseca 1.1. ou um peseiro 0.5. Duvido que passemos a fase de grupo da Liga Europa e em circunstâncias ditas normais este treinador ia passar o natal com o schmidt, mas como não sao circunstâncias normais teremos de esperar por junho. mete dó ver a equipa a jogar sem qualquer ambição e de forma desplicente.

    ResponderEliminar
  34. Bom dia. Penso que desde o jogo com o MU e logo de seguida com o Braga que afirmei junto de outros portistas que não antevia grande futuro com o VB na liderança da equipa. O campeonato não está perdido, muito menos o 2º lugar, porém, a sensação que dá é que o Porto irá claudicar se continuar a exibir-se desta forma. Por outro lado, o FCP teve um início de calendário bastante complicado, algo que os nossos adversários não tiveram. Já jogámos vs Sporting, Benfica, Guimarães e Santa Clara, todos fora e Braga em casa, pelo que podemos rapidamente ganhar alguns pontos aos nossos adversários diretos. Abraço

    ResponderEliminar
  35. Não vi (para a BTV nem um cêntimo) e como tal não vou comentar o jogo. Desiludido com a pesado resultado. É tempo de por os pés no chão, fazer uma reflexão profunda de toda a estrutura, separar o trigo do joio e preparar o que aí vem. Ainda nem chegamos a metade e ainda teremos de os rivais em casa. De qualquer modo temos de subir de nível em todos os parâmetros e rapidamente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os meus amigos ingleses não conseguem compreender como é possível o benfica ser autorizado a transmitir os jogos que faz em casa, na btv. Penso que só em Portugal isso acontece.

      Eliminar
  36. Já podemos dizer que o VB é demasiado curto para esta andanças ou ainda é demasiado cedo? É que não vale a pena apontar o dedo aos jogadores, porque o problema é coletivo. Quando fazemos uma exibição onde não há uma exibição positiva (e nós sabemos que temos jogadores de qualidade) o defeito só pode estar num sítio, treinador.

    E este jogo deu-nos 5 provas do quão limitado é VB:

    1- Voltou a repetir um meio campo que já jogou junto em diversas ocasiões (incluindo na época passada) e que nunca funcionou. Pior, quando jogam os 3 a equipa joga sempre mal, não tem dinâmica, os jogadores não se entendem nas zonas que cada um pisa e como são 3 jogadores com mais características defensivas do que ofensivas, temos dificuldade em atacar.

    2- Voltamos a ter uma estratégia onde não se percebe qual o momento de pressão. Chegamos ao cúmulo de haver mais do que um lance em que o Benfica saia curto desde o seu GR e conseguiam chegar á nossa área sem ter de ultrapassar 1 dos nossos jogadores. Nós não pressionávamos, só acompanhávamos. O Benfica conseguiu limitar a nossa construção e nós temos um GR que joga bem com os pés. O deles não joga e nós nem isso fomos capazes de explorar.

    3- Era reconhecido por toda a gente que apesar das limitações, com a equipa técnica anterior nos jogos grandes impúnhamos uma grande agressividade, atitude e pressão alta. Coisas que funcionavam e o desempenho nesses jogos foi largamente favorável. VB fazia parte dessa equipa técnica, ajudava a preparar esses jogos, porque não mantém uma das poucas coisas que estava bem?

    4- Teve a sorte de marcar um golo antes do intervalo, o que lhe permitia começar do zero na segunda parte, mas nem assim. Foi fraco o suficiente para voltar a cometer os mesmos erros. Nada que me tivesse admirado sinceramente, aliás mal marcamos golo, festejei efusivamente e logo a seguir comentei com amigos que foi a pior coisa que nos aconteceu. Porque se não tivéssemos sofrido VB ia fazer alterações ao intervalo, assim desconfiei logo que ia manter tudo igual.

    5- Gere muitas vezes em função dos jogadores e não em função da equipa. Depois da boa exibição de Eustáquio e da má de Varela, na quinta feira, disse aqui que muito provavelmente Namaso ia ser sacrificado na Luz. Porque o Eustáquio está bem, mas não há coragem para sentar o Varela, como não há para manter o Galeno no banco. Assim é muito mais cómodo para o treinador encostar os jogadores que têm menos estatuto (já fez isso algumas vezes esta época). Perdemos mas pelo menos o grupo deve estar contente.

    ResponderEliminar
  37. Vai sendo muito previsível perceber quais são as opções de VB. As equipa são a imagem dos seus treinadores e a nossa equipa não foge á regra. Nos jogos grandes somos uma equipa medrosa, indecisa e sem sangue na guelra. É só compararmos a nossa exibição em campo com a flash interview de VB no final do jogo, são muito similares, uma apatia que dói.

    Nos últimos anos perdemos algumas vezes contra o Benfica, por diversas razões, mas nunca por falta de atitude e medo com ontem.

    Fui só eu que fiquei com a impressão que esta Benfica vale pouquinho? Não vi nada de especial naquela equipa e o que torna tudo ainda mais doloroso é que mesmo assim, a goleada foi justa. Então como é que pode uma equipa que parece claramente melhor do que a outra em termos individuais sair goleada de um jogo de forma justa?

    Já é mau termos de aturar os Benfiquistas e ainda temos de levar com as piadinhas de alguns portistas. Mas essa gente não tem olhos na cara? Não vê os escândalos que surgem todas as semanas em que o Porto saiu lesado, o estado de saúde em que se encontra PC e até o desaparecimento de alguns que queria tomar o Porto de assalto? Acham que perante tudo isto algum dia nos vamos arrepender de ter votado AVB? Tenham juízo.

    Neste momento temos apenas um problema, que é a equipa técnica. Obviamente que pelo menos até ao fim da época VB vai continuar, nos jogos contra equipas inferiores as coisas têm corrido bem, vamos esperar que seja suficiente para ganhar o campeonato ou que VB vá evoluindo como treinador, mas que obviamente não estava preparado para uma equipa desta dimensão, parece-me claro.

    ResponderEliminar
  38. Sou da opinião que só nos finais das épocas é que se devem demitir treinadores. Ainda para mais estamos em tempos de vacas magras, com uma situação financeira calamitosa.

    ResponderEliminar
  39. Bom dia a todos,

    Em relação ao jogo acho que não há nada a acrescentar. Foi uma desilusão..
    Em relação ao VB questiono-me..
    É um "homem do futebol" pelo pai. Alguém que nasceu no seio da bola e que imagino tenha bebido muito do conhecimento do mesmo. Esteve 13 anos como adjunto e no entanto semana após semana dá mostras de algum amadorismo na gestão dos jogadores e leitura do jogo. Esperava bem mais dele..

    ResponderEliminar
  40. Malta penso ser unanime a pessima exibição da nossa equipa. O culpado n.º 1 é o treinador dito por ele. Como é possivel ter jogado tão bem contra o AVS com Samu e namasso na frente e pepe de um lado e Fábio vieira do outro...e passado 15 dias altera se tudo para ir jogar ao galinheiro??
    Eu lembro que o Taremi e o Evanilsson na luz jogavam a titular, eu lembro que na luz jogou o Zé luis e Marega e ganhamos...o treinador é receoso isso já deu para ver.....o jogo da lazio o fc porto entrou a medo, recuado...são ordens do treinador!!
    Isto começou mal na supertaça em 15 min levar 3 golos...é um sinal, que pouco de nós deu importância porque ganhamos, mas.........a entrada da equipa nesse jogo foi com medo do adversário e ontem foi igual, na lazio igual.....levamos um banho de bola do arouca em casa, para não falar dos hoffenheim parecia o bayern de munique....vamos ser sincero falta pulso e garra desta equipa que tem bons jogadores...
    Continuo achar que o treinador é cagão em relação a tudo, aos jogadores, a massa adepta, a comunicação social, ao adversário....é a ideia que me transmite

    ResponderEliminar
  41. Em relação ao Fábio Viera
    'O FC Porto poderá pagar ao Arsenal uma taxa de empréstimo variável em função do número de participações do atleta nas diversas competições que o clube disputar. "
    O porto paga menos quanto mais jogar ou vice versa?
    Alguém sabe?

    ResponderEliminar
  42. Quando contratamos o Fábio tive esperança que ele pudesse fazer a diferença, fosse o Fábio que fez o Arsenal contratá-lo. Este Fábio é uma sombra e questiono-me: será que tem de jogar, há objectivos a cumprir? O Varela é um desastre absoluto, não defende, não ataca, é amarelado com frequência porque demora uma eternidade a pensar e a executar. O Fernando, polvo, não era um primor com a bola na construção, mas varria a zona central da área, fechava e compensava muito bem e as subidas dos laterais e dos médios com maior vocação ofensiva.
    Há uma frase do meu amigo André que retenho: Paulinho, vai lá para a frente, faz o teu trabalho que nas outras tarefas eu cumpro por ti. Varela é novo, ainda está a tempo de ser um médio consistente, capaz de dar aquilo que se pede a um jogador do FCP. Não depende só dele, mas depende muito dele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo que saiu na imprensa, aquando da contratação, o FCP pagará mais (salário e empréstimo) quanto menos jogue.

      Mas a questão, é que tem de ser utilizados onde mais são mais valorizadas a suas qualidades de definição e de passe, e não onde mais é evidenciada a sua falta ritmo para defender.

      Eliminar
    2. Também eu estou desiludido com Fábio Vieira , eu que me fartei de pedir o regresso dele .
      Que decepção ...

      Eliminar
    3. Acho que as características de Varela é para jogar a 6 sozinho , e encarar o jogo de frente . Problema é que duplo pivot recebe muitas vezes a bola com pressão do adeversario e como não e bom na proteção e tecnicamente limitado , perde bolas e faz falta a seguir . Fernando era 6 jogava sozinho e não complicava , mas ao lado teve Moutinho lucho ou belluschi e a conversa era outra .
      Para jogar Fábio nestas condições que ponha a o mora vai cometer erros mas ao menos vai aprender

      Eliminar
    4. E outro detalhe Varela e Eustaquio não funciona e está bem visto . Neste momento ou joga um ou outro . Por alguém a jogar com o Nico com capacidade de ter bola e fazer passes de ruptura . Mas saber também pautar o jogo ( ah esse jogador não existe no plantel )

      Eliminar
    5. A mim o que me custa mais no VB é que identifica os erros , sabe o que está mal mas tenho impressão que tarda a corrigir . Vitor Pereira era um mal amado , mas o homem percebia muito do jogo , adorava a forma como resumia o Benfica de Jesus a uma equipa banal de chutar para o Cardoso para depois ganhar as 2 bolas . Podemos comparar a conjuntura mas a competência ainda não . Esperar para ver

      Eliminar
  43. Boa tarde. Eu gostava é que alguém me explicasse como é possível ver inúmeras vezes uma estratégia que não funciona (sair sempre com a bola da defesa) e que coloca uma enorme pressão no primeiro e segundo passe e continuar a permitir que as equipas melhores e que fazem mais pressão ganhem frequentemente a bola numa zona adiantada do terreno. O SAMU não ganha bolas por alto... O Nico? Isto de mudar de treinador e jogar da mesma forma...

    ResponderEliminar
  44. Ainda atordoado, prefiro mil vezes estar aqui do que com PC e SC
    Será que VB é o treinador que precisamos? Parece que não, parece sempre em esforço, continuamente a tentar provar a tudo e todos que é o homem, e isso só faz mal a ele e ao Porto.
    Continuo a achar que temos jogadores, temos que pô-los nos locais/alturas do jogo corretas e já agora na altura da época correta!
    O nosso ataque é uma nulidade…Galeno? Está mal, descansa alguns jogos! Varela! idem! O Eustaquio faz um jogo mais ou menos e vai logo para titular, o homem é limitado!
    Precisamos de um modelo novo, disso não restam dúvidas, alguém tem que pegar na bola e criar, distribuir…e esse é o protegido do meio campo, não se esgota como um louco em tarefas defensivas porque tem colegas lá para isso, e está fresco de ideias para desequilibrar! - se o Fábio, o Jaime ou o Mora nao servem para isto, então não sei quem.
    Ainda assim, se tivesses empatado com o AVS por exemplo e agora com o Benfas estávamos meio contentes…é o Benfas, há 60 anos…

    ResponderEliminar
  45. O Vítor Bruno tem de refletir muito nesta paragem para seleções .
    Tem de haver mudanças , tanto no discurso do mesmo (ontem foi confrangedora!!!) , na metodologia de trabalho , técnica , como tática e de gestão de recursos .
    Nestes jogos , há que não inventar .
    Este jogo de ontem em particular , fez- me lembrar o da supertaça no ano passado , aonde também perdemos porque começamos a trocar a bola em zonas proibidas , muito baixas , com o Benfica a pressionar alto , quando se perde a bola é fatal ...
    Ora , tendo Vítor Bruno estado nesse jogo como adjunto devia ter apreendido essa lição do seu antecessor , pelos vistos não aprendeu , o que é grave ...

    ResponderEliminar
  46. Varela não dá mais que aquilo foi mais um caso perdido do tempo do outro sr,. O tempo que se perdeu para o contratar e dar lucro ao cujo, que por lá andou nas milongas e nas tangarias.

    Quando não se tem um Deco, Octávio ou um Vítinha para fazer jogar aquele meio campo é mesma coisa que ir à caça sem cão. Costuma-se dizer quem não tem cão caça com gato nem isso temos.

    O que mais me impressionou foi Dona Maria correr tanto, para uma sra com aquela idade! ...
    Foi uma equipa que bebeu Red Bull de saqueta. O ratoeira dos tuneis já os tinha avisado não me obrigue a ir ao túnel dar a homilia ao padre falem com o pintas que foi motorista do padrinho.

    Nunca mandem embora o VB no dia que mudarmos de treinador, é uma maravilha ouvi-lo filosofar apos os jogos.

    Nem pensem ir buscar alguém à B do professor Brandão aquilo é um encanto ver a equipa jogar futebol. Talvez na equipa das meninas, quem sabe que esteja lá joia, o ouro da casa.

    Sr Francisco Email, deixe-se de tangas a mandar bocas, o seu trabalho é só casos de policia. Tanto trabalho e tudo em águas de bacalhau aí sim lamente-se.

    Para o octávio danado & compª, já lhe deu um badagaio de tanto se enervar, tenha calma e coma caldos de galinha, sabe que o Inem demora horas a dar assistência e pode ir desta para melhor.



    ResponderEliminar
  47. Meus Caros,
    A opinião é livre e todos podemos justificar a derrota em função da nossa percepção individual - alguns acham que se deve à falta da atitude, outros ao treinador, outros à gestão em sentido lato, etc. Para mim, a explicação é muito, muito simples: não há dinheiro, não há palhaço. Diogo Costa à parte e Galeno a espaços, quantos jogadores de nível elevado tem o FC Porto no seu plantel atualmente? Talvez alguns deles ainda venham a subir muito de rendimento e a alterar esta ideia - Samu, por exemplo, demonstra grande potencial de progressão. No entanto, a tendência é esta e será muito difícil quebrar o ciclo, porque a ausência da Liga dos Campeões agrava o fosso para os rivais e depois tudo isto se torna numa pescadinha de rabo na boca. Não digo habituem-se, mas o panorama não permite grandes optimismos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o Benfica que jogadores de nível elevado tem? O 11 do Benfica é superior ao nosso? Que jogadores do nosso 11 trocava pelos do Benfica?

      Eliminar
    2. O plantel do Benfica é globalmente superior, embora não seja nada do outro mundo, obviamente. Se pudesse juntar os dois onzes base, teria menos jogadores do Porto: Diogo Costa, obviamente, depois Galeno, Samu e assim de repente não vejo mais nenhum. Talvez Pepê... às vezes.

      Eliminar
    3. Pronto já percebi, não precisa de dizer mais nada.

      Eliminar
  48. ComPortistas,
    Nem nos meus piores pesadelos sonhei ler um título com um resultado tal como consta neste post...
    Perante tudo o que envolveu o lançamento desta época, nas suas dimensões múltiplas, a única forma de conseguirmos atingir o principal objetivo da época (top2) era termos competência, coragem e determinação e, acima de tudo, uma fé inabalável de que somos capazes de o fazer. Se nada, ou muito pouco disto se observa (estamos no 5º mês de treino, 4º de competição), é natural que as dúvidas surjam e tudo seja posto em causa. Convenhamos que não é apenas o VB que está a ser posto em causa, é naturalmente quem o escolheu. Todos sabíamos do risco desta opção e do facto de termos de apresentar resultados no imediato. Quando, no início de novembro, apresentamos desempenhos muito pobres nos principais jogos a doer e, consequentemente, já não dependemos de nós para podermos vir a ser campeões algo, de facto, não está bem.
    Das declarações do VB de ontem, com a cabeça quente e, se calhar, depois de ter ouvido o que não queria no balneário, retive um ponto que me pareceu muito frágil. Quando ele se refere à situação física da equipa, à falta de frescura, de reação, de pensar rápido, desenvolvendo esse discurso desculpando-se por jogar de 3 em 3 dias. Mas eu dei por mim a pensar? Mas isso não faz parte do treino? Não é uma das responsabilidades da equipa técnica a preparação física do plantel e o planeamento de picos de forma em função do calendário competitivo??? Está a escapar-me algo aqui? É que este ano sempre que apanhamos adversários capazes nessa componente do jogo, na intensidade que empregam ao mesmo, sofremos a bem sofrer (veja-se o Bold por exemplo).
    Ontem não perdemos apenas um jogo, que faz parte de qualquer competição. A forma como perdemos, o que não fizemos em campo deixa marcas. A melhor descrição que li sobre o jogo de ontem foi 'mais parecemos as galinhas a jogar no Dragão, borradas de medo'. Isto não é ser Porto pelo que algo tem que mudar e mudar rápido!

    Não acredito que o AVB opte por mudar a equipa técnica. Se o fizesse ficaria numa posição demasiado frágil para quem está a começar. O caminho faz-se caminhando, e não conheço outra resposta que não seja na forma de trabalho, sério, competente e ambicioso. Ainda muita água vai passar por baixo da ponte.
    Gilles27
    PS. Naturalmente que não incluo na família Portista todos aqueles que rejubilam com a nossa desgraça. E, conforme era expectável, estão todos aos saltos a sair dos armários. Quem deseja o mal ao seu Clube, pode ser muita coisa (viúvo, Pintista, ladrão, mamão, etc, etc) mas Portista não é!

    ResponderEliminar
  49. Contra equipas pequenas, estamos a jogar +, há + ideias no jogo, ganhamos com + facilidade e marcamos muito + golos que na época passada, é indesmentível. Quando chegam as equipas grandes, aí é que a porca torce o rabo. Falta-nos agressividade, pressionar a saída de bola, pressionar a equipa adversária, não a deixar jogar, ficamos a vê-los jogar, não lhes caímos em cima. Na época passada tínhamos isto, quase sempre, nos jogos grandes, embora nos faltasse futebol para desmanchar as equipas pequenas. Ganhámos o que não tínhamos com SC mas perdemos o que tínhamos: o sangue na guelra, a mentalidade.
    Só que uma equipa verdadeiramente grande, tem de ter isso, ande por ande andar, não pode só jogar benzinho com a bola no pé, tem de ter espírito de equipa grande. Acho que esta falta de raça, de mentalidade, tem muito + a ver com a liderança de VB, infelizmente, do que com as saídas de Pepe, Francisco Conceição e Evanilson. O plantel não é assim tão diferente mas a mentalidade - que nos fazia dar malhas de 5 secos ao slb - está muito diferente, para pior.
    Mas não estou a defender a saída do treinador, nem pensar. Há que lhe dar todas as chances. Parte do trabalho tem sido bem feita e nada impede que continue, a outra, pode ser que venha com o tempo, as pessoas mudam, amadurecem. O que é facto, é que, como se costuma dizer, olhando só para o essencial, temos ganho os jogos que eram de ganhar e perdido os que eram de perder, com a excepção do Bodo/Glimt. Friamente, perder fora, com sporting, slb e Lázio, é alguma coisa do outro mundo? É assim tão mau? Na época passada fizemos melhor? Mau, era se tivéssemos perdido em casa com o Estoril e arrancado um empate a ferros com o Arouca. Se continuarmos neste registo, e estivermos melhor em casa nos jogos grandes, podemos ser campeões ou pelo menos lutar pelo título até ao último suspiro. Isto é que é ver as coisas de forma racional, sem se deixar levar por emoções de terríveis humilhações e coisas parecidas.
    Por falar em resultados humilhantes, o Manchester City levou 4-1 do sporting e já vai em 4 derrotas consecutivas e não vai deixar de ser o Manchester City. O Real Madrid, campeão europeu e espanhol em título e equipa com + títulos do mundo, levou 4 secos em casa do Barcelona, perdeu logo a seguir, também em casa, por 3-1, com o fraco ACMilan de Paulo Fonseca, e não vai deixar de certeza de ser o enorme Real Madrid. O slb, na época passada, no Dragão, foram massacrados o jogo todo pelo FCP, não criaram uma única oportunidade de golo, práticamente não fizeram um remate, levaram 5 secos mas podiam perfeitamente ter sido 7 ou 8, e não deixaram de ser o slb. A "terrível" humilhação de perder por 4-1 com o slb, que já não acontecia há 60 anos, dizem, impressiona-me pouco. Está claro que os lampiões e a CS lampionica vão fazer grande alarde disso, para compensarem um bocadinho os 5-0 que temos aplicado ao slb com alguma regularidade. Mas quem é portista, tem de se cagar para isso, só nos atinge o que nós queremos. Há é que continuar o que está bem e melhorar o que está mal. Se o Amorim tivesse sido despedido depois de ter sido 4° no campeonato ou depois de, logo de seguida, ter ficado fora da Liga Europa com o + que humilhante 1-4 em casa com o Zé Ninguém Lask Linz, nunca o sporting teria chegado ao ponto em que está agora. Quando um treinador está há pouco tempo num clube, só uma situação de total descontrolo, com maus resultados uns atrás dos outros e o treinador a não conseguir ter qualquer efeito positivo na equipa, como aconteceu com Otávio Machado, deve levar ao despedimento do treinador. Isto é ponto assente e tem sido uma pedra basilar no sucesso do FCP. É para continuar a seguir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E por falar em racional, o Atlético de Madrid deixou de ser o que era por ter levado 4-0 desta equipa que ontem nos ganhou 4-1 ? E o SC deixou de ser o SC quando levámos 5 do Liverpool ? Independentemente do que se tenha passado - não vi o jogo - não perdemos com um "mija na escada" . Por muito que nos custe temos de reconhecer que têm um plantel bem superior ao nosso e é isso que faz com que haja todo este alarido a começar por um ex-dirigente qual cão raivoso que está por ter sido "despedido" por esta direção .
      Curioso também que muitos dos que estão aqui a escrever neste post não façam referências a esbanjamentos escandalosos falados nos últimos dias da semana passada e agora estejam a "chorar" pelo SC, JNPC & Cª ...

      Eliminar
    2. Sobre "Friamente, perder fora, com sporting, slb e Lázio, é alguma coisa do outro mundo? É assim tão mau?", o grande detalhe aqui, é que foste goleado! Segundo li, isso já não acontecia a 60 anos. Friamente podes perder sim, mas há perder e perder! Eu não me recordo de um Porto tão mau contra um Benfica como este.

      Eliminar
    3. 3asifa, na época passada o slb levou 5-0 no Dragão, foram 5 de diferença não foram 3, jogaram ainda muito menos do que nós jogámos agora, morreu alguém, o slb acabou? Mas porque é que nós havemos de ser burros e ir no jogo da CS e dos nossos inimigos que é precisamente isso que eles querem: ver o FCP de pantanas, uns contra os outros, ingovernável. Por causa de um mau jogo e de um mau resultado? Então o slb já tinha implodido, com tantas malhas de 5 a seco que tem levado de nós, com zero pontos na champions, com remontadas de taças, com campeonatos festejados no nosso salão de festas. Temos de ser inteligentes. Foi apenas um mau jogo, um mau resultado, ponto final. Acontece a todos: ao Real Madrid, ao Manchester City, ao Bayern, ao Atlético Madrid, ao PSG, ao slb nem se fala.

      Eliminar
    4. Pelo nivel de certos comentários, parece que ao invés de Portistas, há Vitor Brunistas.
      Menorizar o desastre de ontem, onde o melhor ainda foi o resultado, dada a miséria de atitude, medrosa, complexada, de Andrade que se vislumbrou ontem, é insultuoso para quem é portista e se identifica não só com as vitórias, mas sobretudo pelacatitude destemida, corajosa, combativa e ambiciosa que fez do mosso clube o maus titulado e tdmido de Portugal.

      Eliminar
  50. Não vale a pena estarmos a bater nos jogadores porque, tirando um ou outro caso de sub rendimento (Varela é o mais evidente), não se trata de um problema individual.

    Num passado recente já vimos Galeno, Pepe, Nico, Varela e Fábio Viera jogarem com agressividade e pressão alta asfixiante sobre o Benfica. Os jogadores são os mesmos e mais, em muitos jogos não tinham um quarteto defensivo tão bom atrás como têm este ano. Já jogamos de bloco subido e peito feito contra o Benfica com Manafá, Fabio Cardoso, Mbemba e Zaidu.

    E não me venham dizer que a equipa pressiona mal por causa do Samu. O City é a equipa que melhor pressiona no mundo e tem um avançado de características físicas semelhantes ao Samu.

    Há jogadores com tarefas diferentes na pressão alta, tem de se dar ao Samu um papel que ele consiga cumprir (também não estamos a falar de um jogador que não se mexe) e colocar o Nico perto do Samu não me parece que ajude em nada, já que é um jogador fisicamente parecido e com a mesma debilidade no arranque.

    ResponderEliminar
  51. Caro DVP,
    Percebo a intervenção do Presidente mas honestamente não creio que seja um problema de atitude. Antes fosse. Entramos na espiral negativa, com muita pressão, cujo primeiro impulso é castigar os atletas e reafirmar a confiança no treinador. Filme já visto. Por outro lado, é verdade que Vitor Pereira sofreu e muito mas e há um grande mas nunca por falta de organização da equipa. Dizia-se que era tudo lento, previsível e lateralizado mas não desorganizado. Recordo bem de ele dizer que não queria jogos partidos. Não é o que temos atualmente. Parece-me diferente este contexto. Oxalá esteja enganado e tudo se componha mas parece-me efectivamente que tudo depende de uma mudança forte de atitude, comportamento e capacidade do treinador. Espero que aconteça.

    ResponderEliminar
  52. Temos problemas na zona central ( a casa das máquinas). O Varela está uma nódoa. O Eustáquio é o que é. O Nico é mais médio avançado (10). O Gruijc (?), o André Fraco (?).
    Faltam ali um 6 e 8 de qualidade e intensidade

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Nico nunca foi um 10. É médio defensivo (6) de formação, tanto que chegou a ser apontado como substituto de Busquets na primeira equipa, mas viria enquanto sénior a jogar muitas vezes a 8 e muitas com duplo pivot.

      Eliminar
  53. O Varela precisa do Nico por perto para lhe filtrar muito do jogo adversário. Aí, as debilidades do Varela não se notam, ou não se notam tanto. Com o Eustáquio ao lado no lugar do Nico, essa filtragem não acontece, o Eustáquio é muito igual ao Varela, e o Varela fica muito pior. Com 2 pivots defensivos defendemos pior que só com um: imagine-se o que seria o Fernando "O Polvo" a jogar com outro Fernando ao lado, em vez de ter lá um Lucho ou um Moutinho! Ia ser lindo! E ficamos também muito pior no desdobramento ofensivo, como é óbvio. Quando na época passada o SC abandonou esse duplo pivot e passou a jogar o Nico no lugar do Eustáquio, o futebol do FCP melhorou muito, também com o Pepê a médio ofensivo/segundo avançado centro.
    VB devia ter insistido na equipa que jogou contra o AVSSAD. Com ligeiras alterações, para dar + consistência, em jogos contra adversários + fortes. Neste jogo com o slb, porque não jogou de início o trio do meio campo que já vem oleado da época passada (Varela, Nico, Pepê) e com João Mário a extremo para protecção do Martim Fernandes ? Apesar de tudo, o João Mário defende bem + que o Fábio Vieira e leva um bom número de assistências. Ficávamos com uma equipa bem + articulada e distribuída no campo e com melhor capacidade defensiva no flanco direito e no centro do terreno. O Pepê no banco é incompreensível, poupou com a Lázio e voltou a poupar com o slb? Pra que jogo? Não há + nenhum a seguir, é a paragem para as selecções.
    Também gostava de ver o VB a ser capaz de pôr no banco ou na bancada jogadores com muito estatuto, se isso se justificasse. Tirar da equipa Otávios, Ivans Jaimes e Martins Fernandes, é facil. Tirar Varelas ou Galenos ou Diogos Costas, é muito + difícil.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas o SC sentou o enorme Iker Casillas!

      Eliminar
    2. Pois sentou e, mais tarde, teve que repor porque o Sá começou a dar umas barracas. Se assim não fosse, juntamente com o Herrera na Luz, o FCP não era campeão....

      Eliminar
  54. "O FCP pode sempre perder mas( NUNCA ! ) pode perder assim "... Parafraseando-o com um reforço : NUNCA ! como nunca vi , que me lembre , ( e já vou nos 78 ) um FCP a jogar tão mal na LUZ ( no nosso Salão de Festas por excelência !!) como ontem . Até o FCP do Quinito , aqui há bastos anos , conseguiu um zero a zero !! ... Pessoalmente , com o vellhíssimo defeito de NÃO GOSTAR de perder nem à sueca , senti-me tão envergonhado com a humilhação de ontem à noite , que nem saí à rua , hoje . Não crucifico ninguém , não sinto saudades do Sérgio , nem do JNPC , tão pouco dos "muchachos" que com ele (Jorge Nuno ) constituíam a cúpula que arruinou o N/ Clube mas , algo terá que mudar ... penso eu de que ... Saudações cordiais a todos . VIVA O FCPORTO ! VIVA !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João, nem me fale nesse jogo. Sofremos um verdadeiro amasso, fizemos um remate à baliza, se a minha memória não me atraiçoa, Geraldão de livre a meio do meio-campo. Depois achei um piadão quando ouvi o Quinito dizer, os meus campeões estão tristes, queriam ter ganho. Em vez de dizer que foi mau, não jogamos a ponte de um corno, dourou a pilula, passados uns dias, pumba, levamos 5-0 frente ao PSV.

      Eliminar
  55. Depois do slb perder em casa com o Feyenoord por 1-3 (que podiam perfeitamente ter sido os 4 que nós levámos ou +), a não jogarem nadinha, houve esta algazarra toda? E depois da + miserável exibição que já vi a uma equipa portuguesa na Europa, com o Bayern há poucos dias, até o Casa Pia ou o antigo Desportivo das Aves jogam/jogavam + contra os grandes, houve algum ruído na CS? Há adeptos portistas que não têm noção nenhuma das coisas, que é o que os inimigos do FCP querem. Temos de deixar de fazer o jogo que os nossos inimigos querem. AVB fez o que havia a fazer, manter total confiança na equipa técnica e sacudir os jogadores. Ou por terem um tipo porreiro no banco em vez de um ditador, já não precisam de correr e pressionar os jogadores adversários? O treinador tem a culpa principal mas os jogadores estiveram longe de comer a relva. De certeza que VB não lhes disse: Não façam muitas ondas, não se esforcem muito, deixem-nos jogar à vontade.

    ResponderEliminar
  56. Não tenho memória de uma derrota destas contra os lampiões, ontem foi mau demais. Se tivesse sido caso único esta época, mas….nao foi. A equipa tem tido muitas oscilações…mas temos de entender que temos um novo treinador , que por acaso nunca foi treinador principal. Temos uma dupla de centrais que fez 4 jogos junta, e estamos em Novembro. Temos um lateral direito com 18 anos que fez o seu primeiro clássico na Luz. Falta um patrão no meio campo…mas já falta há vários anos ….e o nosso matador é um miúdo de 20 anos, com muito potencial e está farto de fazer golos mas não é um jogador feito. Tudo junto perdemos 5 ou 6 titulares da época passada, época passada em que fomos medíocres. Certo, demos 5-0 aos lampiões…mas acabamos a lutar para não ficar em 4 lugar com o Braga e a 18 pontos do título…. E treinados pelo bem amado Sérgio Conceição. Factos são factos….
    A grande verdade é que não temos dinheiro. E sem dinheiro não podemos ir buscar um treinador de topo. Li aqui alguém dizer que o. Neheum Peréz não presta? Mas o rapaz não foi convocado para a seleção Argentina que é umas das melhores do mundo? Coxo não deve ser….
    Concordo com o Varela, o Fábio Vieira, o Galeno, já são demasiados jogadores chave em baixa de forma…isto é responsabilidade do treinador. Eu não o quero demitir, mas sinceramente não gosto da comunicação de VB. não gosto mesmo. Mas ele é que tem de treinar a equipa e dar a volta à situação. O objetivo este ano deve ser no mínimo o segundo lugar, e esse que eu saiba ainda está ao nosso alcance.
    Quanto aos apoiantes do Sérgio Conceição que estão aos berros nas redes sociais : VÃO DAR BANHO AO CÃO! Depois do que ele fez na renovação do contrato do filho perdeu o meu respeito. Ė isso e andar a pagar viagens ao macaco e macaca enquanto caminhamos para a falência …..esta gente não tem a mínima noção.
    Se formos ler os comentários da maior parte dos frequentadores deste blog em Julho e Agosto o tom era claro. Este vai ser um ano de transição, temos de arrumar a casa, atalhar caminho, fazer a recuperação financeira, ser assertivos nas contratações e não cometer erros de casting e dar £ a mamões. Esse era e é o caminho. Agora de repente queremos fazer o mesmo que fazíamos em épocas douradas nesta situação catastrófica?
    Vamos ter mais oscilações como esta, a má notícia é esta, mas se chegarmos ao final da época e conseguimos ir a champions será um feito épico. Contra adversários que investiram muito mais do que nos, o caminho faz se caminhando.
    Um abraço para todos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na minha opinião a recuperação económica é o fundamental. Claro que perder para as toupeiras da maneira que o fizemos deixa-me ficar envergonhado. Só há um Porto. Viva o.FC do Porto!

      Eliminar
  57. Sou nortenho e sportinguista . Não pretendo enganar este blogue que aprecio ler, devido a bons comentários. Mas adoro o FCPorto. Ainda mais quando está em causa as capacidades das gentes do Norte. tenho a dizer o seguinte: Concordo com quase tudo que foi dito, mas a Vida Ensinou-me uma coisa: VB basta olha e percepcionar a sua postura , chamada linguagem gestual para se verificar que não tem as qualidades exigidas a um treinador, ainda por cima do FCP. Como tal, a ponderar o seguinte: demitir tão prematuramente o treinador? dar-lhe mais tempo e sofrer as consequências? não queria estar na pele de AVB. Mas uma coisa sei; VB NUNCA será um bom treinador de futebol. Pergunta: como é possível ser durante 13 anos (li por aqui) adjunto e cometer erros grosseiros? resposta: Limitado intelectualmente. Um treinador do FCP tem de ter um carácter forte, capacidade de resistir aos ataques de Lisboa (imprensa) etc. VB não tem essas qualidades logo... Seja que Deus quiser. Admiro (melhor...admirei...) Pinto da Costa. S Conceição é verdade que também falhou...contra equipas pequenas. também não pretendo Sc a líder. mas ouvia...Não ha equipa como FCP em jogos na Europa. isso acabou. às tantas não fui muito claro no meu comentário. Mas o que digo é apenas um apreciador de futebol, sem fanatismos. Espero sinceramente que o FCP saiba reagir a este momento adverso. E também espero não ser insultado por ser sportinguista e amar o club da cidade do Porto. Club que tanto prestígio deu à cidade e para pena minha espero que continue a dar...peço desculpa mas não acredito VB seja capaz.

    ResponderEliminar
  58. Bem haja este blogue. comento como mero apreciador de futebol. Sou nortenho e isso fez-me gostar do FCP apesar de ser sportinguista. Se me permito o dono do blog na minha opinião VB não tem capacidade para fazer FCP reagir. Porque basta olhar a sua linguagem gestual, a sua natureza de Homem ( cagão, como ja li aqui) ou seja o ADN da pessoa humana, para se chegar a conclusão que não será capaz. Pergunta sacramental: como é possível ser durante 13 anos adjunto e não saber ler um jogo etc etc? desculpe o Homem em si e os comentadores deste blog. a resposta é: é uma pessoa muiiito limitada. AVB admiro e se calhar vai manter VB como treinador e percebo a razão. mas também de ponderar sobre as consequências. na minha vida digo: "basta ver o "toque de bola"... isto é a sua ineptidão para treinador. E logo do FCP....pois, sou sportinguista mas percebo a diferença tratamento da imprensa de Lx e como sou nortenho inocomda-me, porque não sou fanático. Para acabr. gosto de ler este blog porque vejo comentários muito bons. Eu se fosse o AVB: arranjava ouyro treinador e claro, nunca o S Conceição. Digo porque nã acredito em VB. Simples.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos lá a ver, se não vais ter de te preocupar com o João Pereira tanto ou + que nós com o VB. Isto não é uma varinha mágica que entra um, sai outro e fica tudo igual. Com o Braga já houve um cheirinho do que aí vem, palpita-me, valeu-vos o Braga ter rebentado aos 60 minutos por ter menos 2 dias de descanso e viagens nas pernas, senão, a despedida do Amorim era capaz de ter sido bem amarga.

      Eliminar
    2. Preocupa-te com o João Pereira, que sempre teve excelente linguagem corporal e lingual...de arruaceiro, vamos ver o que vai dar como treinador do Sporting (óbviamente que lhe desejo todo o insucesso e + algum), e deixa o Vítor Bruno para o presidente e os adeptos do FCP. Conheço alguns portuenses benfiquistas e sportinguistas, mas nenhum adora o FCP, são todos antiportistas ferrenhos.

      Eliminar
  59. Quanto ao jogo foi horrível e deprimente, ver o meu Porto levar 4 e ainda por cima não ter atitude alguma.
    Quanto ao resto, uma época que não está a correr bem e que se nota muitas falhas.
    O nosso treinador já mostrou não ter estaleca para aquilo que tem tido pela frente e as falhas têm sido muitas e gritantes. Após a pré época vi muitas escolhas duvidosas na escolhas que foi tendo, além disso demasiada rotatividade que não dá para a equipa consolidar processos e ganhar ritmo. Também já deu para ver as suas más abordagens ao jogo e diversas leituras no decorrer do mesmo. Somos uma equipa previsível ofensivamente e muito desequilibrada defensivamente, aliás acho que em organização defensiva somos uma das piores equipas. A reação a perda de bola é muito má, temos jogadores que não equilibram enquanto temos bola e depois também não existe as coberturas essenciais.
    Há jogadores que quando estavam em boa forma saíram da equipa e outros que mesmo em baixo de forma se mantêm. E outros que por cometerem erros individuais por culpa da exposição que a equipa se tem sujeitado, acabaram por sair.
    Olhando para tudo é urgente uma mudança, enquanto estamos dentro dos nossos objetivos e temos tempo para recuperar.
    Não percebo porque Otávio desapareceu, porque o Vasco deixou de jogar e porque o João Mário não volta a sua posição de origem. Isto são só 3 exemplos onde eu podia dar mais.
    Não podemos continuar desta forma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Otávio desapareceu porque só fazia asneira grossa e agora está lá o Tiago

      Eliminar
    2. Estamos atrás do rivais em qualidade de jogo e em qualidade de plantel. Não é um problema de treinador. Precisamos de começar a melhorar o plantel

      Eliminar
    3. Dizer que o Otávio desapareceu porque cometeu erros é curto. É preciso avaliar o seu desempenho e perceber onde e porque errou. A nossa organização defensiva é tão vulnerável que acaba por precipitar o erro individual. Otávio era o "bombeiro" da nossa defesa, fruto da sua disponibilidade física muitas vezes era ele que tinha que cobrir os seus companheiros.
      Mais uma vez, olhando para a nossa organização defensiva é notória a falta de um médio que consiga equilibrar defensivamente e que tenha um raio de recuperação grande.
      O Tiago Djaló entrou muito bem e na minha opinião não seria pela entrada dele que o Otávio teria que sair. Acho que o Nehuén tem cometido falhas e como estamos a dar muito espaço para os adversários jogarem acho que é essencial jogar com dois centrais rápidos, com leitura de jogo e que saibam sair a jogar.

      Quanto ao melhorar o plantel, não me parece que este plantel deva muito a outros planteis de sucesso que tivemos. O que é notório, e isso sim, é a falta de capacidade no atual treinador para orientar a equipa nas diversas situações.
      São demasiados erros básicos para um treinador a este nível.

      Eliminar
  60. Eh, pá, compreendam o sportinguista. Quem passa muito tempo comendo migalhas, quando tem mais comida no prata lambuza-se todo.

    ResponderEliminar
  61. Caro Manuel Vila Pouca ... o meu Amigo tem a memória dos "velhos " Portistas (como eu ) que de tudo se lembram bem , principalmente daqueles terríveis 19 anos a que NÃO queremos regressar e para que isso seja possível há que continuar a DEFENDER o N/ FCP nos maus momentos , como é a norma -de SEMPRE- no seu blog . Abraço amigo cá deste SUL soalheiro e bem carente de ...água .

    ResponderEliminar
  62. Boa noite
    Era bastante previsível esta situação acontecer, fruto da aposta num treinador sem qualquer experiência como treinador principal e que foi o "policia bom" toda a carreira e de grande parte deste plantel. O que poderia ser a atenuante, pelo facto de ser a pessoa na estrutura com mais anos no clube, logo conhecer bem o clube e os jogadores, fosse mascarar a inexperiência, isso não aconteceu e muito por causa do seu feitio(muito mole) que, infelizmente, não funciona no FCP, já não funcionou com Paulo Fonseca ou NES p.e..
    E se há dificuldades financeiras, mais uma razão para se investir num bom treinador, porque é este que tem de fazer a diferença, se houveram 15 milhões para 50% do passe de um avançado desconhecido(independentemente de estar a correr bem), haveriam 4 ou 5 para um treinador de jeito e não acredito que não houvesse quem quisesse vir treinar o FCP com condições favoráveis para o clube no 1º ano e fazer um ajuste nos próximos ( o Flick fez isso no Barça).
    Ou então que procurassem um treinador estrangeiro novo com um futebol atrativo, o Brighton foi buscar um alemão de 30 anos ao St. Pauli, não acredito que não haja treinadores com boas propostas de jogo disponíveis.
    Este ano, é a época que menos se exige á equipa a nível de títulos, desde que se veja atitude, qualidade e sobretudo uma ideia de jogo.
    O FCP ainda vai a tempo de mudar este paradigma esta época, o presidente não pode ter medo de assumir o erro, este ano os títulos são menos importantes que os alicerces que se podem criar para o futuro.

    ResponderEliminar
  63. Boa noite a todos.
    Uma derrota destas custa muito a aceitar.
    Acho que temos jogadores, possivelmente falta a raça para irmos mais longe.
    O discurso do treinador sinceramente não me agrada, e os jogos ganham-se nos pequenos pormenores. Melhores dias virão. Porto sempre!

    ResponderEliminar
  64. Boa noite caro Vila Pouca! É preciso ter um grande estômago para responder ao idiota do jota marques no X, muitos parabéns por isso! Quanto ao resultado, hoje somos nós, amanhã são eles, o futebol é assim, o que me incomoda é o discurso do treinador, parece um menino de coro, e a segunda coisa que me irrita é a vontade do treinador em desmontar a equipa, porque substituir os laterais por extremos é uma ideias peregrina dos treinadores que não sabem o que fazem. Mourinho algum dia substituiu um lateral? Jesualdo Ferreira algum dia fez algo do género? A estrutura defensiva não deve ser alterada durante o jogo, a não ser que se queira ser goleado. O anterior treinador era exímio em fazer estas coisas e foi goleado várias vezes muito por causa disto. Enfim... Um grande abraço

    ResponderEliminar
  65. Como alguém já aqui disse, factualmente, para o campeonato, só perdeste fora, repito, fora, contra o Sporting e Benfica. O pormenor aqui foi a forma como perdemos com o Benfica que é simplesmente inaceitável. É a grande nódoa até agora do VB. De resto, nada a dizer nos restantes jogos do campeonato. Esta conversa sobre o VB não faz sentido nenhum, alguns estar a questionar que não é treinador para o Porto, é muito cedo para se dizer isso. Não gostei do Tiago Silva na cmtv insinuar que o problema possa estar no treinador. Ainda é muito cedo. Só se fala do Ruben Amorim mas esquecemos que já ficou em quarto lugar! O Varandas não o mandou embora! Muitas das vezes a diferença entre o sucesso e o insucesso está nisto, é o que conseguir ter mais estabilidade. E muitas das vezes a instabilidade vem de dentro, como este Tiago. Já ao Lage já se nota alguns a tentar fazer lhe a folha, nota se, basta estar atento e ouvir alguns comentadores. As pessoas em Portugal emprenham pelos ouvidos, quero lá saber se um treinador fala bem, quero é que seja competente. Se o Porto quer um treinador que comunique bem que contrate um agente imobiliário, ai a comunicação vai ser top, mas a banha da cobra também. Rubens só há um, e já se foi embora.

    ResponderEliminar
  66. Também é importante que se diga
    Fala se em formação de jogadores que é necessária...é verdade!!
    Mas também é necessário formar TREINADORES!
    Pensando friamente não é fácil encontrar treinadores com mistica do nosso clube...o nosso treinador tem que ser especial para incutir aos jogadores o que é ser jogador do fc porto
    E começa na comunicação do próprio treinador que não galvaniza a massa adepta...o discurso é muito igual...é irritante
    Faz me lembrar o Paulo Fonseca
    Confesso que me desiludiu no capítulo da comunicação
    Em termos técnicos também já o disse aqui é cagão...se eu como simples adepto sinto, imagino os jogadores que lidam com ele todos os dias...não auguro nada de bom num futuro próximo

    ResponderEliminar
  67. Não percebo o discurso conformista e de coitadinho sempre que as coisas correm mal. "Não temos equipa", "não temos dinheiro", "são muitos jogadores novos", "pouco tempo de trabalho do novo treinador"...

    Deixemo-nos de desculpas, a nossa equipa está avaliada em 351.75 milhões a do Benfica em 335.50 milhões!

    Diogo Costa, Djálo, João Mário e Cláudio Ramos são internacionais Portugueses e tenho a certeza que em pouco tempo Martim e Moura também o serão. Wendell, Galeno e Pepe são internacionais Brasileiros, Perez internacional Argentino, Samu e Gul foram chamados ás seleções principais Espanhola e Turca respetivamente. Varela, Nico, Vasco, Moura, Fábio Vieira, Martim, Moura e Brás são/foram presenças assíduas nas respetivas seleções nos diversos escalões até aos sub 21. Já nem vou falar de outros jogadores que são internacionais por países de menor expressão.

    O problema do treinador estar á pouco tempo e a equipa ser nova não se coloca quando falta coisas tão básicas como coragem e agressividade. Não é preciso muito tempo de treino para incutir essas coisas, para além de que os 5 meses de trabalho já deveriam ser mais do que suficientes para que a equipa mostrasse progressos principalmente na forma como defende (quer quando está em bloco mais baixo quer em transições). Sem esquecermos o facto de que o treinador que nos acaba de golear tem menos 2 meses de trabalho no seu cargo do que o nosso treinador.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acha mesmo que é pelo tempo de serviço que estas coisas se vêem? O Simeone levou 4 do mesmo treinador que tem agora 2 meses...Aqui a antiguidade não é um posto. E como em tudo na vida tem de haver união , muita união e não arrasar ao fim de 4 meses quem teve tomates para aceitar um convite para treinador principal do FCP.

      Eliminar
    2. Sim, quem teve tomates para aceitar um convite para treinador principal do FCP...e nestas condições extremamente difíceis.

      Eliminar
  68. "Rei fraco faz fraca a forte gente"
    Isto faz-me lembrar filmes já antes vistos, como antes da entrada de Mourinho quando a equipa jogava uma lástima, e onde ele a transfigurou e reforçou com jogadores portugueses quase anónimos. E, também, antes da entrada de SC, os treinadores anteriores não acrescentavam nada ao jogo e aos jogadores tornando-os fracos e banais, como, infelizmente, temo que seja o caso presente.
    Nota-se claramente a falta de impacto e convicção no discurso, mas, pior ainda, falta de agressividade, individual e colectiva da equipa nas recuperações e disputa de bola, e também graves deficiências de posicionamento defensivo em lances corridos e, especialmente, de bola parada (que já vêm do tempo de SC) que têm originado golos decisivos, bisonhos e inaceitáveis, fazendo os jogadores parecerem baratas tontas na colocação e preenchimento de espaços e levando-nos a questionar, muitas vezes injustamente, o seu real valor.

    ResponderEliminar
  69. Jogos até final do ano
    Moreirense (fora) taça de Portugal
    Anderlecht (fora) liga Europa
    Casa pia (casa) campeonato
    Famalicão (fora) campeonato
    Midtjylland (fora) liga Europa
    Estrela Amadora (casa) campeonato
    Moreirense (fora) campeonato
    Boavista (casa) campeonato

    É para ganhar e fazer folha limpa .
    Depois de domingo , é imperativo dar uma resposta cabal do descalabro que foi ...
    Fez bem AVB dar uma reprimenda no fim do jogo aos jogadores , mas terá em privado de dar uma palavra ao Vítor Bruno , tem de mudar , ter uma postura mais de acordo com o seu status quo , ter uma posse e discurso mais mainstrain .
    Vítor Pereira teve muitas dificuldades , mas tinha o discurso , a posse , a inteligência de rapidamente aprender e evoluir , deixando o "Adjunto" que havia em si ...

    A RTP a fazer fake news , é lamentável !!
    Dizem eles que o Sporting pagou 10 milhões ao Braga pelo Amorim , falso !!! foram 14 milhões e 600 mil + 800 mil de terem falhado várias tranches de pagamento (juros) , no total 15 milhões e 400 mil .
    A RTP presta um péssimo serviço público ...

    ResponderEliminar