terça-feira, 20 de maio de 2025

Três notas sobre o F.C.Porto e um PS sobre o varandim


 

Primeiro é importante olhar para dentro:
O FCP deu muitos tiros nos pés, teve dois treinadores - para já é claro que a chicotada não resultou, não houve qualquer evolução. E pior, as dúvidas se Martín Anselmi é o homem indicado para colocar o FCP na senda do êxito avolumam-se. "Surpreendemos o Nacional". Primeiro, não era o Barça ou Real, era apenas o Nacional. Depois, a surpresa nem 10 minutos durou. O Nacional percebeu, ajustou, o FCP desapareceu e só voltou a aparecer na 2ª parte e apenas após o penálti, expulsão e golo. O treinador do FCP tem de perceber em que clube está, não pode ter este discurso. Veremos o que acontece no Mundial de Clubes... - jogou quase sempre abaixo dos mínimos exigíveis, qualquer equipa, mesmo aquelas que apenas lutam para se manter, lhe criou dificuldades, tirou pontos. E, portanto, é preciso reflectir, olhar para dentro, ver onde erramos, melhorar e alterar o que for preciso para que na próxima época apareça um FCP mais forte, mais à altura das suas responsabilidades no campeonato português e não só.

Mas sem deixar de olhar para fora:
E aí é importante dizer que esta temporada houve outros factores que também contribuíram para a má temporada do FCP. Refiro-me às arbitragens. O FCP não pode permitir e deve questionar quem de direito, primeiro através dos canais indicados, mas se não houver receptividade, se as explicações não convencerem, é preciso dar um valente murro na mesa. Porque é que os árbitros que erram a favor do FCP - o único que me lembro foi no jogo com o Farense disputado no estádio do Algarve -, são encostados, mas se errarem e errarem muito, com decisões inacreditáveis como aconteceu no Bessa, não só não são encostados como nomeados na semana seguinte para jogos importantes? Com esta mensagem o Conselho de Arbitragem, vou ser simpático, mesmo que não seja a intenção, passa a ideia que beneficiar o FCP tem consequências, prejudicar não se passa nada. Se a isto juntarmos o facto do árbitro desse jogo de Faro, Tiago Martins, estar no limite de idade e não ser convidado para continuar a arbitrar, ao contrário de outros, mesmo que seja um árbitro e VAR de quem o FCP tem muitas razões de queixa, então podemos concluir que muito provavelmente as intenções são mesmo a de passar a mensagem pretendida, errar contra o FCP, OK, a favor nem pensar.
Também é preciso não esquecer a originalidade do FCP, por acção de VAR, ver transformados dois golos em penáltis contra. Não acredito que se isso se passasse com os nossos rivais de Lisboa as decisões fossem as mesmas. Como também é fundamental questionar o porquê de ser muito fácil decidir contra o FCP, mas a favor é tudo esmiuçado ao pormenor, mesmo que os lances sejam claros e as irregularidades notórias. 
Uma, houve outras, das razões porque deixei de apoiar JNPC e apoiei AVB, foi porque o FCP perdeu força, poder, influência, de clube mais que respeitado, era temido, a clube que passou a ser e não estou a exagerar, autenticamente gozado - as outras deixei claro o que pensava sobre elas na altura das eleições, primeiro em 2020 e depois em 2024. Espero que o actual presidente exija respeito, o FCP volte a ser um clube com uma voz forte no futebol português. O FCP não quer ser favorecido, nem tratamento privilegiado, mas exige o respeito devido à sua grandeza, exige o mesmo tratamento que é dado aos seus rivais. 

Nota final: 
Para além do que referi anteriormente, importa acrescentar que FCP não perdeu competitividade esta época, já vinha a perder há vários anos. O FCP chegou a ser hegemónico, dominar o futebol português em todos os sentidos. Não perdeu essa hegemonia e esse domínio com AVB, perdeu com JNPC. Ganhou títulos nos últimos anos? É verdade, mas muito longe dos tempos áureos. AVB só tem um ano de presidência. Fazer comparações com o melhor do passado não é correcto, nem ajuda nada nesta caminhada que todos queremos venha a ser vitoriosa no futuro. Esperemos que mais a curto que médio ou longo prazo.

PS - O varandim tinha de lamber o SLB. A resposta foi um coro de assobios ainda maior com o que Moedas foi mimoseado.

82 comentários:

  1. A questão do treinador é complicada .
    Vamos mandá-lo embora ? ou apostar nele ?
    O mundial de clubes como último teste e provar o que vale ?

    Na arbitragem , AVB , deve ser implacável , o que se passou nalguns jogos não é normal , os árbitros e VAR "enganam-se" com muita frequência contra o FCPorto , erros que contra os rivais de lixoboa nunca se vê .

    AVB , ainda só está na presidência há 13 meses , pedir tudo , e exigir tudo é irealista .
    Mudar os maus hábitos dos últimos 10 anos da anterior administração não serão fáceis , mas AVB com tempo lá irá conseguir .

    Quanto ao presidente do Sporting , a sorte dele vai mudar em breve ...


    ResponderEliminar
  2. Nesta fase há 2 jogadores que podiam vir ajudar a equipa e tinham entrada de caras na equipa titular pela qualidade que têm e pela experiência
    AL MUSRATI
    DIEGO CARLOS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lamachã, o AL Musrati é lento, 10 jogos numa época e o Diego Carlos, confesso que não conheço, mas jogar 4 jogos numa época no Fenerbche não me enche as medidas...

      Eliminar
    2. O Diego Carlos jogou no FCP B, depois saiu e até fez uma carreira interessante, mas não pode ser por aí...

      Eliminar
  3. Caro DVP:
    Concordo consigo. Estamos quase a terminar o ano "zero" (falta o mundial de clubes) com um dilema muito grande com o treinador (fico com a idéia que ainda não se apercebeu do grande Clube onde está) e com uma quantidade significativa de jogadores para sair e sem grandes possibilidades para comprar qualidade face ao mercado e á nossa situação financeira. Milagres ou ofertas bancárias não são para nós.
    Quanto á política com o exterior algo terá de mudar.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo.
      O Anselmi não faz ideia da exigência do Nosso Clube.
      Então dá relação adeptos -equipa ainda menos.

      Eliminar
  4. Acho que devemos deixar trabalhar o AVB e no final do mandato cá estaremos para o elogiar ou criticar. A tarefa é difícil mas vamos acreditar que é possível ganhar também no plano desportivo!

    ResponderEliminar
  5. Notas certeiras, quanto ao treinador, não me convence, não tem plano B, não me acredito que mude e sim, não sabe onde está, vê-se nas atitudes e discurso, com pena, por tudo, acho um enorme risco manter, não me acredito que o Mundial seja diferente do que temos visto, espero muito estar enganado, e este estado de coisas, com o calendário apertado, deixa grandes desafios e decisões à Direcção.
    Mais facil de resolver é a atuação sobre a arbitragem, assim a Direção trace um rumo, ima estratégia e seja atuante, intervindo quando tiver que ser, de forma dura.
    A receção aos Campeões realmente teve momentos hilariantes, desde o inefável moedas, até ao varandas, em momento comovente de amor na 2a circular...

    ResponderEliminar
  6. Concordo com tudo o que escreveu. Acrescentaria o seguinte: desde que Antero Henrique saiu do Porto (e segundo me constou na altura, devido à entrada do filho Alexandre na estrutura do clube), que o Porto entrou em declínio - foi desde Vitor Pereira sair do Porto, e atravessámos um calvário também de maus resultados, más exibições e más políticas desportivas a todos os níveis. Mais, no meio de tantas vendas e conquistas, como é que não conseguimos estar à frente dos rivais em termos de estruturas como academia por exemplo? As pessoas tem memória curta, e Pinto da Costa fez uma grande obra no Porto, mas creio que nos últimos 10 anos estragou muito daquilo que tinha construído - Sérgio Conceição conseguiu milagres quando teve jogadores, depois disso... foi uma lástima de futebol e figuras ridículas. Agora é tempo de recuperar, mas o rastilho é curto porque os adeptos do Porto estão habituados a ganhar. Vilas Boas tem de crescer rapidamente e isso não é fácil. Já aqui mencionei, creio que o facto de ter 3 ex-treinadores responsáveis pelo futebol pode prejudicar o julgamento dele enquanto líder de um clube que deve ter uma postura de delegar e não de intervir. Isto é apenas uma especulação minha. E concordo com a opinião sobre Anselmi - acreditei na mensagem, mas em termos práticos não se vê nenhuma evolução, nem sequer organização no futebol praticado. Receio ter sido um erro de casting, mas também não concordo que o próximo deveria ser o do Nacional ou do Santa Clara ou mesmo o Carvalhal - acho que seriam riscos grandes também. Tem a palavra o presidente, agora ou no final do mundial de clubes - se a toada for a mesma, deve sair.

    Noutro ponto, aproveito para perguntar o seguinte: os jogadores do FC Porto estarão drogados?
    Declarações de Pêpê:
    «Expectativas elevadas: "As expectativas são as melhores possíveis. É o primeiro Mundial de Clubes neste formato e estar entre as 32 melhores equipas do mundo é algo muito gratificante e esperamos ter um bom desempenho e alcançar o nosso objetivo de todas as competições, que é ganhar o título."»
    Declarações de Diogo Costa:
    «Objetivos do FC Porto na prova: “Obviamente que, primeiramente, é passar à fase de grupos e aí em diante é chegar à final. E claramente que queremos ganhar a final, queremos ser campeões dessa competição e é isso que um clube destes pensa.”»

    Nem os jogadores do Barcelona falam assim. Ambição é uma coisa, mas depois desta época soa ainda pior. O discurso deveria ser o de entrar em todas as competições para ganhar, mas ir jogo a jogo respeitando o adversário - este tipo de comentário irrita-me. Não é ambição, é falta de senso de realidade... talvez seja só eu que penso assim.

    Saudações portistas a todos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sobre a 1ª parte do teu comentário nem vou falar, mas é tão óbvio. Mas tentou-se passar a ideia, FALSA, que o Antero fugiu. Não fugiu, foi empurrado. E não vou acrescentar mais nada, não vale a pena. Mas quem quiser somar APC, com Operação Pretoriana e o que lhe deu origem, facilmente concluirá o que aconteceu.

      Ambição, sim, mas haja bom senso, noção da realidade. Bastava uma frase para responder à pergunta: vamos dar tudo para prestigiar o FCP e o futebol português. Ponto

      Eliminar
    2. Caro Mr Litos,

      Completamente de acordo no que respeita às declarações estapafúridas dos jogadores. Era isso que vinha comentar. Mas não há um responsável pela comunicação que oriente esta malta? A frase dita pelo DVP chegava e sobrava. Irmos lá para ganhar?! A jogar o que jogamos?! Parece que depois do "ganhar a liga europa" ninguém aprendeu nada. Nós vemo-nos alfitos para ganhar jogos contra quem quer que seja quanto mais competições.

      Em relação a Antero, de tempos a tempos volta-se a essa conversa. E bem, pois muitas coisas não se devem deixar cair no esquecimento para que não se repitam erros.

      Mas creio que a carreira de Antero e do FCP depois da separação mostram quem estava errado. Infelizmente para nós foi o clube que errou.

      Se não me engano Antero sai na altura em que se escolheu Lopetegui ou NES, não foi? Estou a fazer confusão? Ou foi depois com a escolha de SC? Tenho ideia de na altura se falar que o treinador de Antero era um(Marco Silva?) e PC escolheu outro. Não tenho a certeza disto mas creio que foi o que se "ouleu" na altura e que isso terá sido a gota de água.

      Uma ideia que creio que também se tentou passar(não faço ideia se era verdade) era a de que Antero pretendia substituir PC. Como se viu, ainda tinha que esperar muito tempo infelzmente. A verdade é que se tornou "persona non grata" no reino do dragão. E quanto a mim injustamente. Creio que foi durante o tempo em que "mandou" no futebol que tivemos a nosso período mais competente. Sem menosprezar PC e a restante direção claro.

      Eliminar
    3. O Antero foi empurrado. A gota de água foi a contratação do NES. Na reunião antes da final da Champions League em Milão, onde o Antero esteve, ficou combinado que não havia decisões sobre o treinador antes dele regressar. Quando regressou a contratação do NES já era um facto consumado.
      Isto até pode ser especulativo, mas se o Antero criou condições para o FCP ter aquele extraordinário Museu, a renovação da Constituição, com ele e era um claro objectivo, o FCP podia já ter um Centro de estágio. Mas era preciso que JNPC passasse sempre pelos pingos da chuva, o bode expiatório fosse o chamado benfiquista de Vinhais. Quem mais contestou o Antero? Onde esteve o principal foco de contestação? Super-Dragões. É só somar dois mais dois

      Eliminar
  7. No final desta época, num balanço, é inevitável falar do treinador. Até para antever a nova temporada que aí vem.
    Com o jogo do Bessa, até sofremos o golo do Boavista, estivemos bem, gostei. Mas não podemos decair à menor contrariedade, Duramos 30 minutos e depois a estratégia, e a força mental dos jogadores, desmorona-se como um castelo de cartas, não pode ser, temos de saber reagir às contrariedades do jogo. Dei o benefício da dúvida para o embate com o Nacional e foi uma tremenda desilusão. Se Diogo Costa não tivesse defendido a grande penalidade e fosse o empate? Como teria decorrido o resto do jogo? A estratégia montada pelo treinador Martin Anselmi não resiste ao decorrer do jogo … reprovou no teste.
    A decisão cabe ao Presidente a manutenção ou o afastamento do treinador, e AVB poderá ter outros dados que nós adeptos não temos, mas não vejo evolução nem capacidade para em Martin Anselmi para montar estratégias vencedoras. Não parece que seja apenas o facto de não ter bons jogadores à disposição no plantel.

    ResponderEliminar
  8. Embora concorde que não podemos mudar de treinador ao sabor do vento, que é preciso saber dar tempo para evolução, mas que este argumento não sirva para termos a liderar a equipa um inepto demasiado tempo e prolongado à espera da tal propalada “melhoria” ou “evolução”. Lembro-me dos tempos do Paulo Bento ao leme do Sporting, em que em 4 anos ficou por 4 vezes em 2º lugar, foi um inédito vice-campeão nacional (quando tivemos o Tetra com o Jesualdo), e conseguiram tal proeza porque o benfica estava fraco (ficou duas vezes em 4º), mas o Presidente sportinguista dizia constantemente para os adeptos “pró ano é que é”, “Paulo Bento está a crescer e evoluir”, era um discurso de resignação, ao mesmo que Paulo Bento vinha com o palavreado da “tranquilidade”, e tiveram bons plantéis. Ora não quero esta mentalidade no FC Porto. Muito bem que não podemos pedir a cabeça do treinador ao primeiro mau resultado, mas não podemos deixar instalar um espírito de “deixa nadar” à espera crentes que surja uma melhoria ou evolução quando os jogos dizem exactamente o contrário.

    ResponderEliminar
  9. Mais um post na mouche. Temos um defeso muito importante pela,frente, precisamos de remodelar o plantel, e trazer jogadores com outra capacidade e mentalidade. Há que rentabilizar a direção desportiva que nas palavras do presidente e cara é um grande investimento.
    Sobre o treinador repito a minha opinião, se no Mundial de Clubes não mostrar nada melhor ir embora. Já agora as declarações dos jogadores do Porto sobre o Mundial de Clubes são patéticas…
    Esta ano fomos gama dos a torto e direito. O presidente não deu prioridade ao tema uma vez que não estivemos na luta, mas se queremos estar na luta isto não pode continuar assim.

    ResponderEliminar
  10. Coloquei um quadro no post e que acrescenta e explica muito da razão do 2º ponto. Não me digam que é normal, que não é.

    ResponderEliminar
  11. Para contrariar tal estado de coisas é necessário contratar alguém que diria garantias de êxito, obviamente que nunca existem garantias totais de 100% nessa escolha, mas as probabilidades são melhores.
    Sei muito bem que em termos financeiros não temos possibilidades de contratar treinadores com experiência ganhadora, e não existem Artur(es) Jorge(s), Mourinhos ou AVB(s) em qualquer esquina que em, início de carreira, se revelam treinadores vencedores.
    Como disse muito bem o Manuel Vila Pouca, um bom treinador faz toda a diferença, basta vermos mal JNPC entrou em 1982 que resgatou JMP e foi logo um acrescento de mentalidade e qualidade de jogo na equipa. Herman Stresll era boa pessoa, nada pessoal contra ele, mas não estava ao nível de Pedroto. E numa altura que não havia dinheiro para grandes contratações, quem viveu essa altura sabe que não “havia € para mandar cantar um cego” e o esforço que foi feito para fazer regressar Gomes de Gijon. Mas ao final da 2º temporada estávamos em Basileia a fazer tremer a Juventus, e encostamos às cordas o benfica de Erikson.

    ResponderEliminar
  12. Caro DVP,
    Como sempre toca no ponto. Eu acredito em AVB mas haja paciência. Para além de termos de aguentar um futebol ridículo e um conjunto de más decisões, que repito se entendem e a que dou todo o benefício de dúvida, ainda temos que aguentar calados esta falta de respeito semanal contra o FCP.? É por mais evidente e não vejo qualquer reacção do FCP, do presidente ou alguém da estrutura. Não é possível falar de vez em quando. É preciso intervir sempre que isto acontece. Estou muito desiludido com este tipo estratégia. Não consigo dizer de outra maneira.
    Por fim ainda tenho aguentar soundbites de quem esteve muito abaixo fo que é exigido, a propósito do mundial de clubes. Será que ninguém é caosz de pôr no sítio o Pêpe e o DC a propósito das declarações sobre uma vitória no mundial de clubes. Estes tipos não tem qualquer noção do ridículo. É a conclusão que eu tiro.

    ResponderEliminar
  13. A caminho pela cláusula de rescisão (30m€) YEREMAY HERNADEZ do Dep. Corunha!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lamachã, anda meio mundo atrás dele, gente cheia de dinheiro e vem para o FCP?

      Eliminar
  14. Caros Portistas,

    Concordo com tudo do post do DVP. Ao ver o quadro dos cartões fiquei escandalizado, como é possível esta disparidade entre os 3 grandes?? O FCP tem de exigir explicações publicas sobre esta disparidade.
    O FCP dos últimos 3 mandatos de JNPC deixou de falar de arbitragens, com isso fomos perdendo força perante os roubos, depois JNPC tornou-se amigo do orelhas que lhe ensinou como se calava as vozes discordantes nas TVs, Baia e Koeller que falavam mal da sad, ele chamou-os, deu-lhes um tacho a cada e acabou com as ondas, basicamente toma lá e está calado, más companhias dá nisto, para além da política desportiva e financeira ser um caos, também com FG a gerir era de prever, ia falindo a camara do Porto agora imaginem. Se virem bem nas penúltimas eleições o José Fernando Rio teve 35%, já estava tudo farto e os sinais foram dados, não mudaram, quando apareceu o AVB fiquei contente e votei nele para mudança a todos os níveis. Todos sabemos que Roma e Pavia não se fizeram num dia mas há coisas que têm sido uma desilusão, sobretudo porque ele esteve tantos anos no FCP e não sabe os princípios básicos ser Porto?? foram, umas atrás de outras, a principal é a disciplina, como é possível o Pepé depois das declarações que fez contra o treinador não ter sido logo posto à parte?? que falta de noção é esta?? depois o Presidente do FCP tem falar quando somos prejudicados e quando os outros são beneficiados , há que exigir castigos aos árbitros, caso contrário seremos sempre comidos. Outra grande desilusão foi não cortar relações com os clubes de lixoboa depois de não terem dado as condolências por JNPC, uma falta de noção total. Outra desilusão do Presidente, quando entrevistado sobre a liga europa dizer que somos candidatos a ganha-la?? desde quando o Presidente do FCP fala assim, isso são os mouros que falam assim depois ganham bola. Claro que o burro do Pepé e o DC também falam assim, um disparate e uma vergonha para nós adeptos, isso nunca foi ser Porto. Quanto ao treinador está tudo dito e creio que no mundial não vamos lá fazer nada, o que me preocupa é sermos humilhados como nos jogos com os corruptos, se isso acontecer ou uma má prestação o treinador tem de ir embora, custe o que custar, não podemos começar uma nova época com este treinador, isso seria jogar à roleta russa só com balas na pistola.
    O varandim continua a fazer felácios ao rui bosta, quero apostar como os corruptos ganham a taça no domingo? assim fica tudo bem, ficam todos contentes e continuam a fazer felácios uns aos outros.
    Espero que o Presidente acorde e deixe de ser bom rapaz, comece a chamar os nomes pelos bois e a pôr a boca no trombone caso contrário corre o risco de nem terminar o mandato.

    SEMPRE F.C.PORTO!

    ResponderEliminar
  15. É completamente irrealista e desajustado achar que o FC Porto está no mundial de clubes para ganhar como foi irrealista e desajustado achar que tinham equipa para ganhar a Liga Europa. E ser o Pêpê a dizer isto ainda torna a coisa mais ridícula...

    Mas a bola está do lado deles e são eles que têm de fazer tudo por tudo para obter bons resultados...

    Anselmi por Lage? Fod*-se...

    Não gosto que se faça "barulho" quando as equipas são prejudicadas pela arbitragem, porque normalmente "assobia-se para o lado" quando as mesmas equipas são beneficiadas...

    Mas o problema da arbitragem não está nos árbitros mas sim quem gere a arbitragem. Mais de metade destes árbitros já provaram que não tem capacidade para apitar jogos de futebol (seja em que divisão for) mas continuam a trabalhar por mais "merda" que façam.
    Precisamos sobretudo de melhor formação, tentar uniformizar critérios, fazer com que os jogadores e treinadores sejam mais sérios na forma como encaram o jogo, etc...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa treta toda dos arbitos é a infeliz realidade. Veja-se o caso de ontem na final da prova rainha em que o careca quase leva nas trombas e para não parecer muito mal, puxou a muito custo de um amarelo ao jogador dos galitos em contrapartida naquele celebre Moreirense - Porto, atropela o Danilo e ainda o consegue expulsar.
      Outra situação que tem sido recorrente em toda a época, quando há um cartão a mostrar aos jogadores do Porto, fazem-no com rapidez e raiva, até se põem em bicos de pés. Vejam se tal acontece em relação aos concorretes.

      Eliminar
  16. Continuamos a ser ignorados mal tratados por aquela trupe chauvinista que mandam no futebol e em tudo que mexe neste país. De lá de Baixo nem bons ventos nem bons casamentos, quanto mais nos acobardarmos mais eles nos f....

    Foi assim durante anos e anos sempre que atravessava-mos a ponte já estava-mos a perder.
    O FCP sempre foi uma cobaia para a arbitragem em punições de bradar aos céus, que nunca foram aplicados aos da 2ª circular.

    Não queremos ser o bombo da festa desta tribo, somos o melhor clube português e reconhecidos em todo mundo, é só ir ao museu.

    Com André ou qualquer outro presidente, temos que nos dar a respeito e não é um tretas ou um outro cujo qualquer que nos tente humilhar.

    Calabotes do passado, Emais, padres, vigarices do presente cagadeiras penhoradas, temos que nos ver livre desta pilhagem de uma vez por todas. Tem que haver alguém no FCP que os tenha no sítio e nos defenda desta podridão.
    FCP Sempre.

    ResponderEliminar
  17. Mais uma vez digo, MST em assuntos que não envolvam o futebol jogado nas 4 linhas é um grande comentador. Quando fala do jogo, é uma desgraça. O Anselmi eu ainda tenho dúvidas se é ou não treinador o Lage tenho a certeza, não é.

    Ainda agora se viu no jogo do título, não tem estofo. Nem sequer teve coragem de fazer o óbvio, deixar o Di Maria no banco para depois o poder usar quando verdadeiramente precisou dele, quando Sporting baixou linhas e o Benfica não tinha ninguém em campo capaz de inventar espaço onde parece não existir.

    Quanto aos cartões já tinha visto. Não é de admirar, então o Otamendi passou uma volta inteira sem ver um cartão amarelo, entre os 2 jogos contra o Sporting. E só no último devia ter visto 2.

    O Varandas é mais do mesmo. Foi prejudicado no jogo do título e nem uma palvra no fim do jogo (no Dragão já chorou por bem menos), nos festejos do título só faltou pedir desculpa ao Benfica por ter ganho o campeonato.

    A sua subserviência ao Benfica é tão grande que nem os dele o suportam, apenas o toleram enquanto ganha, porque quando deixar de ganhar (que pode não demorar muito), depressa será corrido pelos Sportinguistas.

    ResponderEliminar
  18. Um dos motivos porque cada vez menos vejo futebol tuga, quando és minimamente racional, é perceberes que o futebol tuga é uma autêntica palhaçada, o quadro dos cartões estatisticamente diz tudo. É lindo a aberração do Porto estar no top 4 e coincidência das coincidências o Sporting está em ultimos e o Benfica em ultimo! E outra grande coincidência é o Benfica não ter apanhado um vermelho. Mas quem vê futebol cá a décadas, sabe que é assim, como numa época em que o Benfica não teve qualquer penalty contra, etc. Para quê realmente perder um cêntimo com isto, quando não há qualquer isenção. Sobre o estado do clube, vai ser muito difícil como já aqui foi dito, os adeptos tem hábitos de rico porque ganhamos muito nas décadas anteriores e o clube não tem um tostão. Vai haver paciência? Se não houver uma coisa eu sei, o clube vai acabar por ser vendido. Espero bem que os verdadeiros portistas tenham noção disso, temos uma espada em cima da cabeça. Se formos pelo caminho do caos, é isso que vai acontecer e depois é ver clubes como Ac Milan, United, etc, no estado em que estão onde os adeptos bem podem chorar, berrar, de nada serve, não têm controlo nenhum.

    ResponderEliminar
  19. O jornal o Jogo é portista? É que os pasquins de Lisboa acertam mais vezes nas contratações que este folheto que se diz voz do Norte!
    Isso e as "qualidades" intrínsecas dos nossos jogadores que "estatisticamente" são dos melhores do Muindo. Pena é andarmos a vegetar há 4/5 anos...
    Faz muito falta um editor verdadeiramente portista, isso sim.

    P.S. digo isto porque em tudo o que é CS e redes sociais dizem que Gabri Veiga está praticamente fechado (até o Fabrizio Romano que raramente falha uma o diz!), e este folheto de noticias diz o... contrário! Até pode ter razão, mas são mais as vezes que não acerta uma (o Anselmi foi um deles, tendo sido o Record o primeiro a anunciar, o Fábio Vieira idem aspas, aspas e outros mais) enquanto que o nosso inimigo figadal A Bola, raramente falha nestas noticias. Incrível!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A melhor coisa a fazer é não ligar a rumores. Já é o 2º jogador de meio-campo associado ao FCP, outros para outros sectores irão surgir, mais vale esperar para ver. Fabrizio Romano às vezes acerta, outras vezes não acerta, tal como tantos outros especialistas de mercado que existem por aí.
      Agora, um jogador que tem pouco mais de vinte anos, internacional espanhol, vai para a Arábia Saudita porquê? Ganhar dinheiro e deve ser bem alto o seu salário. Para além dos valores pelo passe, será que a ser verdade, abdica de uma parte substancial do que ganha para vir para o FCP?

      Eliminar
    2. OJogo quando há uns bons anos atrás tinha o Manuel Tavares como diretor tinha conhecimento das movimentações de mercado do FCPorto.
      Desde a sua saída,sabe bola,zero.
      Já há muito tempo que deixaram de ser um jornal do norte.
      Lambem os da segunda circular sempre que podem.
      Audiências e cliques assim o exigem.
      Quanto ao jogador em questão ,vamos aguardar.

      Eliminar
  20. Começo por dizer que não dou um clique nos outros desportivos que não O Jogo portanto não sei o que vem lá.

    Mas pensando pela minha cabeça ficarei muito surpreendido se este jogador vier cá parar.

    Nunca o vi jogar mas lembro-me de ler notícias quando o Carvalhal estava no Celta dizendo que era a nova estrela do clube e que tinha clubes de nomeada interessados nele. Seguiu para as Arábias muito jovem o que foi um pouco surpreendente.

    Agora, ao que parece, pretende voltar à Europa para não perder a carruagem da seleção. Não acredito que não existam clubes mais apetecíveis do que o nosso. Nunca conseguiremos pagar o que pagam clubes ingleses ou um Atlético de Madrid que também estão interessados, segundo O Jogo. O Celta também o quer recuperar. Parece-me um alvo muito difícil. Aliás, como os que foram sendo avançados nos últimos tempos.

    A única razão que vejo para se estar a tentar contratar este jogador é se ele já tiver dito que tem interesse em jogar cá. Investir tempo numa negociação e depois o jogador dizer que não quer vir seria uma perda de tempo.

    Veremos se é mesmo uma hipótese realista. Mas também me lembro de pensar o mesmo em relação a Nico Gonzalez. Vi uns vídeos dele e pensei logo que seria areia a mais para a nossa camioneta e a verdade é que veio.

    Como todos os anos digo, grande parte do sucesso de uma época consegue-se na pré-época. Seja com contratações atempadas e acertadas seja com o trabalho de balneário e de campo.

    Esperemos que este ano se consiga ter o plantel completo no 1º dia da pré-época. Para que depois o treinador só tenha que ir cortando quem achar que está a mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nico, Samu, jogadores que não pareciam ao nosso alcance, vieram, porque não este? O que é facto é que no Transfermarkt a probabilidade de transferência para o FCP está nos 70% e o Fabrizio Romano também não é muito de rumores por rumores, costuma acertar. A ver vamos.

      Eliminar
    2. Certo Negroni, apenas digo que ficarei surpreendido se vier, tal como fiquei com o Nico. O Samu nem o conhecia de lado nenhum quando chegou.

      É mais que óbvio que nos vamos tentar reforçar bem no meio campo. Este Gabri Veiga provavelmente seria o tipo de jogador que precisamos mas se não for este que seja um do mesmo nível. Não há-de ser o único que por aí anda com estas características e qualidade. É mesmo esperar para ver.

      Eliminar
  21. Creio que Gabri Veiga já terá a sua vida financeira resolvida depois de dois anos na Arábia (penso que foram 20 milhões em salários...) e poderá estar disponível para jogar no FC Porto com aquilo que o FC Porto poderá pagar...

    É uma óptima maneira de recomeçar na Europa, terá muitos minutos, será uma das estrelas da companhia e é fácil perceber que terá boas possibilidades para rapidamente ir para um dos grandes europeus...

    O FC Porto podia por exemplo trocar Pêpê pelo Gabri. Acredito que o brasileiro veria com bons olhos ir para a Arábia ganhar milhões...

    ResponderEliminar
  22. Caro DVP e prezados portistas,

    O nosso plantel, desde o início da época, pareceu desalinhado com os objetivos e a exigência histórica do FC Porto. O que se passou com o antigo treinador — goste-se ou não da figura — teve impacto. E foi evidente: afetou o foco, a união e o compromisso de vários jogadores.

    E sejamos claros: há atletas neste plantel que não têm qualidade para representar o FC Porto. Uns por falta de intensidade (e aqui, com muita pena minha, incluo o Fábio Vieira — se não muda de atitude, arrisca-se a ser mais um João Félix: bons pés, mas incapaz de entrar verdadeiramente no jogo). Outros, pura e simplesmente, não têm qualidade — nem atitude para compensar.

    É justo reconhecer que a nova administração está a tentar arrumar a casa. E acredito genuinamente que estão a fazer o melhor que conseguem com a herança difícil que receberam. Mas há coisas que me preocupam. Muito.
    Falo da ambição, da direção desportiva, da mística — do que faz o FC Porto ser o FC Porto.

    Dou o exemplo da equipa B: foi notória a melhoria depois de algumas boas aquisições a meio da época. No entanto, confesso-vos que o discurso do treinador não me convence. Parece satisfeito só porque os jogadores “participam” no jogo. Isto, no FC Porto?! É curto. Demasiado curto.

    E depois temos as promessas sem pés nem cabeça. Primeiro, o presidente diz que vamos ganhar a Liga Europa. Agora, o capitão da equipa principal vem dizer que no Mundial de Clubes “vamos fazer e acontecer”.

    Apoio o clube em todas as circunstâncias. Mas detesto que me tratem como lampião. As galinhas é que vivem de frases feitas, de ilusões, de serem “os mais maiores grandes”. Aqui, sempre foi o trabalho, a seriedade e o respeito pela inteligência dos adeptos.

    Queremos um clube com mística, com identidade, com garra e com competência em todos os setores.

    Viva o FC do Porto, sempre!

    Saudações portistas,
    HMF

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os jogadores não são crianças, têm de saber o que devem ou não dizer. Não têm noção da época que fizeram? Do que vão enfrentar? Têm de ser brifados?

      Eliminar
    2. Caros Portistas,

      Caro HMF, 100% de acordo e ainda mais, nesta casa tem de se lutar para ganhar sempre, se derem mais que os outros isso está sempre mais perto de acontecer, no FCP não há impossíveis mas os pés bem assentes na terra e sempre jogo a jogo, batalha a batalha para se tentar chegar a ganhar a guerra. Há coisas que me ultrapassam nos nossos adeptos de hoje em dia.
      Essa do Gabri é mais uma à lampião ao nível do cavani, alguma vez um jogador que ganha 10 milhões vem ganhar 1 ou 2 limpos para o Porto?? mesmo que viesse vem rico e vai andar a esforçar-se para quê?? Se querem trazer alguém de jeito tentem o Ruben Neves, que é dos nossos, sente o Porto, sabe o que é o Porto e deixará a pele em campo pelo Porto, para além de ser grande jogador. A mim preocupa-me estas parecenças dos nossos adeptos com os adeptos dos lamps, não sabem o que é ser Porto?? gostam destas novelas mexicanas?? O problema é que nem o Presidente dá o exemplo, tristeza!

      SEMPRE F.C.PORTO!

      Eliminar
  23. Qual o tecto salarial do FCP ? Um jogador que ganhava 10 milhões quanto vai ganhar no FCP? Vamos aguardar com calma para perceber o que vai acontecer.

    ResponderEliminar
  24. Boas noites,
    Caro Manuel, esse quadro dos cartões fez me lembrar alguém ter dito algo assim,"não precisamos de grandes jogadores e treinadores, precisamos simplesmente das pessoas certas nos gabinetes certos".
    Abraço

    ResponderEliminar
  25. Presidente da FPF e da LIGA em sintonia, apoiam um dos candidato pra a presidência do Chaves. Só pode ser vermelho, tenham vergonha...

    Gabri! Quem é esse play? Não queremos voltar ao antigamente e fazer novela, tratem das coisas de outra maneira, não metam o pé na poça como fizeram na contratação do treinador MA.

    Se há conversa da treta que me incomode é a bazofia. Até parece que fizeram um bom campeonato para porem a fasquia tão alta. Deixem-se de bazofias sejam mais realistas.

    Nova época, novo ano, mais responsabilidade. Há muito trabalho pela frente, é preciso gente capaz com outras capacidades, já deu pra ver quem interessa e quem está a mais. voltar ao mais do mesmo, jamais...
    FCP Sempre.

    ResponderEliminar
  26. Sobre a época está tudo dito. Para mim enquanto portista foi uma época de desilusão. Das piores que tenho memória.

    Quanto ao treinador continuam as dúvidas. Eu tenho muitas. Não há dúvida que no México e na América Latina ele tem reputação e é/era um treinador em ascensão. Pode parecer fácil falar agora, mas quando saiu VB eu achei que precisávamos de um treinador de perfil diferente. Mas AVB é que é o presidente, ele é que tem de tomar estas decisões difíceis. Vou esperar para ver o desempenho no Mundial de Clubes, mas se formos para lá jogar o que se jogou esta época e sairmos de lá humilhados, penso que AVB terá de substituir MA.

    Quanto ao plantel e aos rumores, parece claro que o FCP vai procurar acrescentar qualidade em alguns setores. O meio campo parece-me prioritário mas a defesa central também. Veremos o que se irá conseguir. Não tenho expectativas quanto a jogadores concretos. Só quero que se contrate de forma cirúrgica e acertada. Aguardemos.

    ResponderEliminar
  27. Basquetebol, play-offs, meia-final, jogo 1, à melhor de 5: FCP 91 - SCP 81. Dragões em vantagem por 1-0. 1ª parte fraca, trapalhona, mal defensivamente, muitos lances livres falhados. Muito melhor a 2ª, em particular o 4º período.

    ResponderEliminar
  28. Sofremos a bom sofrer no basquete. Como é que é possível jogar-se tão mal, a todos os níveis, durante quase 3/4 do jogo? Estes calimeros vivem do Ward, do Barber e do porco Ventura, têm de ser muito + condicionados do que foram, não podemos andar a dormir + de metade do jogo porque depois pode já não dar para ganhar.
    A arbitragem, dava para rir se não fosse grave. Metade das faltas ou + do sporting ficaram por marcar, como de costume, e anti desportivas só se arrancassem olhos. Os árbitros adoram-nos, em todas as modalidades.

    ResponderEliminar
  29. Um grande treinador pode fazer a diferença. Veja-se o Nápoles de Conte. Perdeu Osimhen e Karavskelia e mesmo assim foi campeão e não tinha o melhor plantel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas
      Gosto da sua opinião aqui.
      O inter está a um jogo de fazer a época perfeita.
      Só espero que isso não aconteça,caso o Taremi marque o golo do título.
      Caso contrario que seja,a época perfeita para eles..
      Vamos opinar,sobre outro assunto.
      Amorim e Anselmi,foram duas apostas de risco.
      Com uma ideia de jogo parecida.
      O primeiro, tornou-se no maior fiasco do man u,como treinador.
      E Anselmi,vai andar lá perto de ser o mesmo.
      Portanto a pergunta,seria. Devemos despromover,quem aconselhou Anselmi.
      Ao,invés de haver adeptos ainda a espera,do que o figura.Vai fazer no mundial.
      Para terem a certeza,que não serve,como treinador.

      Qualquer treinador que jogue com uma táctica de 3 centrais,não é para o Porto.
      Haver adeptos,que admitam,para mim,não faz sentido.
      Ter uma direcção que escolheu um treinador, assim,é uma aberração.
      É não perceber,o legado que JMP deixou.
      E com isso,existe a frase
      SOMOS PORTO,,é a minha interpretação dessa frase.E a unica real lógica para essa frase.
      Todos os outros Portos vencedores,tinham imenso do sistema de JMP.
      A unica exceção foi o AVB,mas essa tambem foi uma epoca atípica.
      Pois quase todo o plantel,fez a melhor época como jogadores profissionais.
      Ex,Guarim,Belushi,Alvaro Pereira,Sapunaru,Rúben Micael,Rolando.e talvez Hulk e James.
      E outros que não sabiam jogar mal,Moutinho,Falcao,Otamendi e Fucile .
      Portanto
      A frase agora é

      JÁ FOMOS PORTO

      Eliminar
    2. O Amorim é tema recorrente.
      Há aqui um trauma.

      Eliminar
  30. Continua com muitas dificuldades em percebes o que dizes, mas é seguramente defeito meu...

    ResponderEliminar
  31. Peixeirada, cacetada, charatoda, complexada, é por isso que nao vao a lado nenhum. Estão bem onde estão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os lampiões leixonenses de Matosinhos são antiportistas raivosos e complexados. Que continuem na 2a se não for possível descerem +, que estão lá bem.

      Eliminar
  32. E simples.Se o inter não ganhar na final da champions
    E espero que isso aconteça, a não ser que Tarem marque o golo da vitória do inter.
    Ira ser a velha história mais vale um pássaro na mão,que 4 a voar.
    Taça,supertaça,campeonato e champions.

    Sobre quem apostou,em Anselmi.
    Devia ser despromovido.
    E acreditar que futebol moderno,pode encaixar com sucesso 3 centraisNuma equipa como o Porto
    É uma utopia absurda.
    Sobre a frase,Somos Porto.

    Somos Porto,porque criamos uma ideologia de jogar,que preservamos, por muitos anos.
    Com uma identidade própria em campo,alteramos a identidade de jogo deixada pelo mestre Pedroto,com a entrada de Jardel para o 11 pela primeira vez.
    Passamos para 4 3 3.
    Mas o 4 3 3 é o melhor desenho táctico para ter em campo.
    So que ai necessitas ter jogadores,que saibam ser decisivos em campo e preencher o campo.
    Estou deserto para ver o Porto contra o Palmeiras.
    Para tirar duvidas sobre o real valor do Porto de Anselmi.
    Para ver as rotinas,processos,mecanismos e esquema em frente a melhor equipa sul americana dos últimos 5 anos.

    Falaremos na altura certa




    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom, bom, foi o treinador que vem fazer citações de literatura de cordel para as redes sociais quando o Porto perde com o slb.
      Piorou o trabalho do Fonseca no campeonato e na Champions, mas como ganhou a Supertaça ao Inter e eliminou o mesmo Inter nas meias da taça que depois perdeu para o Bolonha, já deve ter estado bem. O slb dele lá foi o Inter, fez umas graças mas valeu-lhe de pouco, esteve muito mal no resto e vai levar um pontapé no cu no final da época.
      Gostava que o Inter ganhasse a Champions, precisamente porque joga com 3 centrais. O Inter é a prova provada de que se pode ser uma equipa de topo mundial, sofrer pouquíssimos golos e ganhar muitos títulos, a jogar com 3 centrais.

      Eliminar
    2. Negroni
      Por acaso está época está a ser um pouco atípica..

      Está semana o Tottenham,ganhou um título.
      Aberdeen ao fim de 35 anos,(se não estou em erro)ganhou a taça da Escocia.
      O Bolonha,ganhou.E dai

      Agora se tu me perguntas,se Conceição e AVB,podiam ser uma nova dupla,.
      Na direcção do clube.
      Como foram PdC e JMP,( não na plenitude,isso é exigir demasiado) podiam ser a nova dupla do futebol moderno.
      Com o miste, a ter o ensinamento civico,do presidente.
      E o president, a ganhar as ganas do mister.

      Isso não tenho duvidas.

      Se iria ter sucesso.
      Não sei.

      Mas pior do que está.

      Não sei se ficaria.

      Repito liderança de AVB,mas coadjuvado pelo mister.
      Num prol,comum
      O interesse de servir o FCP


      Eliminar
  33. Basquetebol, play-offs, meia-final, jogo 2 à melhor de 5, FCP 83 - SCP 64, Dragões na frente por 2-0. Excelente 1ª parte, boa vantagem ao intervalo, 21 pontos, 2ª bem gerida, vitória sem discussão. A eliminatória segue no pavilhão João Rocha.

    ResponderEliminar
  34. Grande equipa de basket do Porto...espero que não deixem fugir a final.

    ResponderEliminar
  35. Em relação aos cartões, não admira muito o número de cartões recebidos, até porque este ano passamos muitos jogos a defender mais do que a atacar, e com isso é normal haver mais cartões para a equipa que defende... Dizendo isto, não invalida que o Benfica não ter nenhum vermelho, quando o Otamendi (pelo menos), deveria ter sido expulso em meia dúzia de jogos, é de admirar. Mas o Porto tem de jogar muito mais, antes de entrar na argumentação dos cartões - nos números da tabela que apresenta, o Sporting por exemplo teve 7 expulsões, apenas superado pelo Boavista com 10.

    Relativamente ao debate da táctica, parece-me uma não questão: existem histórias de sucesso com todas as variantes conhecidas, senão não existiriam. Vamos ficar presos à história? O Sporting também não jogava com 3 centrais, mas depois dos ajustes do Amorim, estava a cilindrar desde o início desta época e se o Amorim não sai, seriam campeões 10 jornadas antes do final, na minha opinião. O "segredo", está na capacidade do treinador em criar um bom grupo de trabalho (perfil dos jogadores importa, não só técnico, mas também psicológico), capacidade de liderar e motivar, e organizar a equipa em termos tácticos. Se é 442, 433, 451, 352, 343, etc. é absolutamente secundário... Dito isto, até ao momento não vi nada em Anselmi que justifique a aposta, mas também não acreditava que o Amorim continuasse após ficar em 4º lugar e os resultados foram o que se viram...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sr Litos
      Efectivamente todos os sistema,são validos...
      E com sucesso.

      E como uma casa de leitões,so num vende pizzas,porquê não quer.
      O carvão e os fornos já lá estão.
      E com um pouco de sorte ainda fazem,broa .
      Para vender

      Eliminar
    2. Boas

      Sr Litos
      Expressei-me mal.
      Minhas desculpas.

      Então,o clube tem um modelo táctico,criado pelo mestre Pedroto.
      Testado com imenso sucesso,dos primeiros troféus internacionais só o do jogo na Holanda,tem uma ligeira alteração.

      Na minha,opinião.
      Portugal e Fernando Santos,são campeões europeus,a seguir,os modelos de jogo,que Pedroto desenvolveu.

      E para o Porto,qualquer sistema de jogo,serve.

      Porque a ideia ter,jogadores fisicamente aptos para competir, e saber ser sirugíco no meio do terrreno,e saber ter posse de bola,e ter processos e mecanismos de como a saber soltar,para estender o jogo.
      E saber fluir a bola.

      Tudo isso,não serve.

      Qualquer coisa,dá igual

      Eliminar
  36. Na Amadora a falta sobre Fábio Vieira no início da jogada não foi assinalada, a jogada prosseguiu e deu posterior penálti e o 2º golo do Estrela. O VAR, a talhante de Vila Verde de nome Manuel Mota, esqueceu-se de ver o lance todo. Agora na final da taça, bem, já foram ver o lance todo e invalidaram o golo. Vá lá perceber-se estes critérios... melhor, até os percebo bem.

    ResponderEliminar
  37. Ouvi as declarações do presidente da república, fiquei tão enojado que quase deitava o jantar fora

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Junte ao presidente selfies a presença do primeiro ministro.
      Um senhor Monte de espinho que passou de ,"Portista"a apoiante de e só da "seleção nacional"
      Este país é o que é.
      NOJO

      Eliminar
    2. Tinha a televisão ligada, estava a falar com um grupo de amigos, ouvi, nem acreditava no que estava a ouvir, tive de voltar atrás.

      Eliminar
  38. O Nehuén Perez , o Otávio e Zé Pedro são uns craques comparados com o António Silva , que conseguiu ficar ligado aos três golos dos lagartos ....
    Mas ele lá estará na seleção ....

    PS - Gostei de ver a cara sorridente do Luís Montenegro ao lado do desesperado Rui " terror dos túneis" Costa , Hahahahaha ...

    ResponderEliminar
  39. Caro DVP
    Taça de Portugal - estou muito desiludido com o resultado. Deviam ter empatado no período regulamentar, empatado no final do prolongamento, e terem ido aos penaltis, sempre empatados, até ao Natal.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  40. “Queria cumprimentar a Federação Portuguesa de Futebol, pelo sucesso da Taça. Entreguei nove das 10 Taças possíveis nos meus mandatos, e esta foi talvez a melhor final de todas. Mostra o nível dos clubes, das massas associativas, dos seus presidentes e dos jogadores”. Foram estas as declarações de Marcelo Rebelo de Sousa

    Entretanto, Juventus na Champions, mais 3 milhões para o FCP

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O presidente do regime gosta é dos 2 clubes do regime. O dizer-se adepto do Braga é só para enganar os tolos.
      Óbviamente que aquilo que disse só pode ser entendido como menosprezo velado do FCP, que esteve presente em 6 dessas finais, ganhou 4 e perdeu duas nos penáltis. Presidente crápula antiportista. Nunca votei nele, felizmente.

      Eliminar
    2. O Marcelo Rebelo de Sousa a passar a mão no pêlo aos da segunda circular .
      Há mais de 40 anos que vejo as finais de taça , independentemente lá estarmos ou não .
      Posso dizer com toda a certeza que esta final de taça deste ano é seguramente das piores que já assisti , primeira parte fraca , com os lampiões a dominar ligeiramente , segunda parte do pior que já assisti , sem motivos de interesse , com o pênalti escusado no fim .

      Os lampiões finalmente já conhecem o Mateus Reis , que grande pisadela na cabeça do Belotti .

      3 milhões para os cofres do nosso clube , muito bom , nunca pensei que a Juventus conseguisse um lugar na Champions .
      Que comprem o Francisco Conceição de vez ...

      Eliminar
    3. Politica e futebol neste momento é uma miséria, só de ver o presidente do benfica ladeado pela esquerda por uma figura ilustríssima da nossa politica, causa núseas, o ilustrissimo Sr Isaltino das cadeias.

      Eliminar
  41. Mais importante que as declarações do Rebelo de Sousa, são os 3 milhões que o FCP vai receber da Juventus, o resto é conversa da treta.

    A final da taça entre estes dois da 2ª circular, mostrou que não é necessário muito das vezes tomar comprimidos pro sono, foi um jogo sem interesse.

    Neste jogo a única coisa a realçar foi aquele bicho o provocador do costume o mateus lagarto, dar um pontapé seguido de um pisão com a bota na cabeça do jogador italiano do benfica. Tem que ter uma punição severa das entidades competes ou radica-lo do futebol...

    ResponderEliminar
  42. O sr.Presidente é um defensor do centralismo, como sabemos.É tambem um daqueles Portugueses que descobriu que era democrata no dia 24 de Abril de 1974!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora nem mais... E quantos deles viraram democratas depois da revolução...

      Eliminar
    2. Grande erro recebê-los de braços abertos, ainda hoje pagamos isdo

      Eliminar
  43. Mais 3 milhões para o FCP é que é de louvar. Venha o dinheiro que precisamos de reforçar a equipa.

    Quanto à final da Taça e às declarações do presidente Marcelo não me espantam. É um presidente da república que sempre viveu do politicamente correto e do agradar às massas. Uma final entre os da 2ª circular é mel para ele. A mim o que me dói verdadeiramente é o FCP não estar no Jamor. Quero ver o clube de volta às decisões.

    ResponderEliminar
  44. Ainda bem que ele está de saída, já cansa a sua conversa da treta. Muita das vezes calado fazia fazia melhor figura.

    Viram ontem as imagens junto a jaula de 4 rodas de um jogador calimero a levantar a fotografia e a cantar enaltecendo a proeza cobarde daquela coisa que diz que é jogador de futebol e não passa de arruaceiro caceteiro. tem que haver um castigo severo ou irradia-lo do futebol.


    ResponderEliminar
  45. Caro DVP:
    Acabei de ler as declarações de MRS. São gravíssimas, sectárias, centralistas e ofensivas para todos os Clubes e adeptos que participaram na taça de Portugal. São despreziveis. Que o nosso F.C.P. registe a ofensa e exija um desagravo.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  46. Ele ainda se arrassta por lá! Se saisse ontem já era tarde. Da- me secessão que é uma criatura que desconhece o rediclo.

    ResponderEliminar
  47. Boa tarde a todos,

    Relativamente às declarações de Marcelo, não são totalmente surpreendentes, mas acho que devemos tirar uma página do livro de Pinto da Costa, no seu auge, e responder de uma forma clara e evidente, mas de forma 'irónica'.

    Toda a gente tem direito à sua opinião. E este Presidente, o que mais te feito, é dar opiniões. Tem o seu direito. Agora pegando no que ele aborda, vale a pena ressalvar outro aspeto.

    Ele refere que dos 10 anos em que foi Presidente, entregou a taça 9 vezes. O que quer dizer que não esteve numa delas. E dirão os meus amigos qual foi? Pois é, vale a pena recordar.

    Ano de 2022. F. C. Porto x Tondela. Nem ele nem o Primeiro-Ministro. A 'desculpa' foi a de estarem presentes no Conselho Europeu dado que iria começar a presidência portuguesa da Comissão. Se António Costa ainda se perceberia, já o homem que gosta de andar 'debaixo do guarda-chuva' a passear, percebe-se menos essa ausência.

    Faltaram, pois, àquela final que, provavelmente, a par do Aves x Sporting, mais significaria o espírito da Taça, que tanto propalam que é a 'Taça do Povo', onde os pequenos se agigantam. E onde tivemos um Tondela, já despromovido, a representar o Portugal do interior esquecido e ignorado, donde supostamente o Sr. Presidente tem as raízes(??), que encheu uma bancada e meritoriamente chegou à final e se bateu bem.

    Aí, Marcelo não 'pôde' estar.

    Direi eu, e o Porto também o deveria, que das 10 finais de Marcelo, essa será a sua favorita, pois foi aquela em que 'os do costume' da classe política não estiveram. Aqueles que não fazem nada, nem nunca fizeram pelo Desporto. Sim, aquele desporto que é muito mais que o futebol, daqueles atletas das modalidades esquecidas, que, sozinhos, contra a maré, às suas custas, lutam para praticar o desporto que amam, e um Estado que nada faz, para além de lhes cobrar impostos, para que tenham sucesso.
    Mas depois quando é as medalhas, ou as festas, lá aparecem os 'artistas do costume' para a fotografia, a condecorar e a parabenizar.

    Marcelo, no fundo, mostrou o que é a nossa classe política de hoje, figuras tristes. E depois perdem-se horas a discutir porque é que nas eleições tantas pessoas votam em partidos de protesto e anti-sistema.

    Olhem para Marcelo, e para 'os do costume' e as figuras tristes que aparecem para a feira das vaidades.

    É isso que temos que fazer, chamar os bois pelos nomes, e perguntar a que propósito é que aparecem nestes dias a mandar postas de pescada.

    Saudações Portistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Basta ver o comportamento da polícia para com os adeptos do FCP na época passada e comparar com a final de ontem.

      Eliminar
  48. https://www.ojogo.pt/124423159/benfica-anuncia-medidas-em-face-dos-graves-acontecimentos-na-i-liga-e-na-taca-de-portugal/

    Se o ridículo pagasse imposto estes indivíduos eram o ouro do país 😁😂

    ResponderEliminar
  49. Comunicado do Benfica, uma vergonha. O pior é que vai funcionar!!

    ResponderEliminar
  50. Os palhaços do colinho já a condicionar os árbitros e a estrutura. Que grandes batoteiros vigaristas.
    Este comunicado era sair-lhes o tiro pela culatra.

    ResponderEliminar