sábado, 5 de julho de 2025

Uma explicação é devida...


Porque deixaram de aparecer alguns comentários incluindo um meu - talvez porque foi atingido o limite -, resolvi fazer este post para deixar a explicação e os recuperar aqui. O último que aparece é o do José António, vou recuperar os seguintes publicando-os com o meu nome.


27 comentários:

  1. 3asifa:
    «Há muita gente ainda hoje que não percebeu que o clube faliu. Portugal gosta muito de eufemismos, gosta de deturpar a realidade com palavras mais soft, mas a realidade é essa. A dívida cresce sempre mais depressa do que desce. O fogo queima árvores mais depressa que o tempo que levam a crescer. Isto é a realidade. Achar que vamos reduzir a dívida em dois segundos é para os tolos. O Lyon é mais um clube em que a realidade se abateu. O avb disse 12 anos, eu acho que foi optimista. Porque simplesmente não acredito numa disciplina financeira que resista a tanto tempo porque basta ver os comentários aqui, a pressão que se faz para se gastar e gastar dinheiro, é assustadora. Não há quase ninguém que ouse ir contra o rebanho. A pressão para se despedir treinadores, para se contratar jogadores é enorme quando o clube está falido. O meu maior receio é que o clube venha a ser vendido porque aí acabou. Aí não adiantará chorar, berrar, porque o clube deixará de ser da cidade, dos adeptos, passará a ser de um fundo qualquer. E se isso acontecer numa cidade como o Porto é muito triste. Oxalá o pessoal tenha bom senso e perceba que o clube está numa situação muito complicada. E também perceba que muito do que o Avb diz não corresponde a realidade, adorna a realidade porque ele próprio não pode dizer a verdade nua e crua porque os adeptos caem em cima do clube. Quando ele disse que o clube estava melhor financeiramente, obviamente que faltou a verdade mas eu compreendo porque um capitão de um navio não pode estar sempre a tirar a esperança as pessoas. Mas qualquer pessoa com dois dedos de testa sabe perfeitamente que não vamos resolver o problema financeiro na próxima década. E basta um deslize para dar cabo de tudo. É esta a situação miserável que a anterior sad criminosa deixou o clube.»

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 3asifa, a sustentabilidade do FCP assenta em três pilares principais: receitas televisivas, transferência de jogadores e Champions League - depois há as quotas, lugares anuais, receitas dos jogos, marketing, merchandising, patrocínios, etc. Se não tens boas equipas e para teres boas equipas tens de ter bons jogadores, não tens sucesso desportivo, logo dificilmente cumpres dois dos principais sustentáculos. Portanto, tens de arriscar, mas gerir bem o risco, procurares condições para teres uma cada vez melhor formação com condições que cativem miúdos e pais, contratar bem, desenvolver, valorizar, transferir com mais valias. Se te limitas às despesas em função das receitas, nunca mais quebras o ciclo, sais da cepa torta, cada vez que afundas mais.

      Eliminar
    2. Caro Sr Vila Pouca, concordo plenamente com aquilo que o Sr diz- aliás, concordo quase sempre 100% com as suas análises. Como podemos exigir que se gaste dinheiro quando não o há? Eu penso que essas pessoas não se importam de dever a todo o mundo- possivelmente é assim que gerem a economia nas suas casas. Poderia chamar a isso uma política caloteira? Talvez. Todos querem grandezas, mas muitos deles nem sequer têm um
      penico onde possam urinar. Que sociedade esta em que vivemos.!!! O GIGANTE, PINTO DA COSTA, deixou-se ludibriar pela corja com que se rodeou. Há umas semanas atrás, o Alexandre Pinto da Costa disse o que eu já tinha dito há anos: nos últimos anos, o seu pai, não soube rodear-se das pessoas certa para os lugares certos. Quando no passado lhe perguntavam -ao Pinto da Costa qual era o segredo do seu sucesso, ele dizia: ‘é saber rodear-me das pessoas certas para os lugares certos’. E mais não digo, porque tudo isto é tão claro como a água. Muito obrigado pela grande lição que nos deu com as suas sábias palavras. Tenha um óptimo Domingo. Só há um Porto. Viva o Futebol Clube do Porto!!!

      Eliminar
  2. Meu:
    «Se o critério de exigência desportiva e comportamental que alguns têm com o presidente AVB fosse o mesmo para JNPC nunca este teria estado 10 anos, quanto mais 42 à frente dos destinos do FCP. E fala quem sabe...»

    ResponderEliminar
  3. JPinto:
    «Os 50 milhões do Nico, apenas deram para ajudar a evitar mais multas.
    Espero que os sócios e adeptos do FC Porto tenham a noção que não temos dinheiro para renovar o plantel. É bem possível que tenhamos que jogar com muitos jogadores jovens da nossa equipa B e juniores durante uns anos, enquanto o navio não endireita. Ou isso ou uma injecção de capital brutal com um plano de imenso risco, quer seja na oferta de mais obrigações, ou com a venda do clube.»

    ResponderEliminar
  4. Dragonguard:
    «Paz á alma do Luís Jardim .
    Um grande portista .
    Alguém que trabalhou com os melhores músicos , artistas , grupos de pop/rock do mundo .

    O legado financeiro deixado pela anterior administração vai perdurar por uns bons anos , como se pode ver pela multa dos 750 mil euros por parte da UEFA .

    Não gostei do sorteio da liga de clubes .
    Sei que temos de jogar contra todos , mas , já não é de agora , parece feito de régua e esquadro para os da segunda circular .»

    ResponderEliminar
  5. Olha o Norte:
    «É verdade Vila, e andamos nós portistas a ser engados durante muito tempo.
    Foi a desgraça total, graças à mudança parece estar tudo resolvido.»

    ResponderEliminar
  6. Olha o Norte:
    «Luis Jardim grande produtor musical nacional. Também fez musica para cantores conhecidos internacionais.
    Portista apaixonado, morreu aos 75 anos. A toda a familia e amigos o meu pesar.»

    ResponderEliminar
  7. Luís Negroni:
    «Por algum motivo se encaixou 110M com Nico e Galeno e só se gastou 12M em 2 miúdos sul-americanos. Era preciso ter resultados muito positivos neste exercício que terminou a 30 de Junho para compensar o desvio negativo de 50M dos 2 exercícios anteriores, perante a UEFA. O legado financeiro (e de plantel) da anterior direcção, era brutalmente mau.»

    ResponderEliminar
  8. Já agora, algo que não me passou despercebido e que me fez muita impressão, foi ver o Vitor Baía com óculos escuros a assistir a um jogo no mundial de clubes. Quem o convidou, quem lhe pagou a viagem, hotel e sei eu lá mais o quê? Custa-me ver o clube no estado a que chegou, e pessoas como o Vitor que fizeram a sua escolha, venderam-se sei eu lá por que valor, e fecharam os olhos quando viu perfeitamente que o clube estava a ser roubado, não há outra palavra, fechou os olhos, encobriu o que estava a acontecer, andou caladinho, e agora é convidado pelo clube? Fazemos tábua rasa, fazemos de conta que nada aconteceu? Se há coisa que não perdoo são traições. Sim, trair, quando dizes que amas o clube quando não realidade o que amas é o guito. Que diferença abismal entre o carácter e a discrição de um Diogo Jota por ex ou do Vitor que sempre gostou da ostentação. Não me esqueço que foi jogador do clube mas isso não lhe dá um direito especial. Se o clube o convidou, depois de ele ter pertencido a anterior sado, eu não consigo entender.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Vítor Baía se esteve no mundial não foi a convite do FCP. Os que foram a convite do FCP foram João Pinto, Rui Barros e depois Teófilo Cubillas, Lucho González, isto assim de repente.

      Eliminar
    2. Em lado nenhum li ou ouvi que tenha ido lá convidado pelo FCP. Deve ter ido a expensas próprias, ninguém o pode impedir de ir onde lhe apetecer.

      Eliminar
  9. A diferença do Diogo Jota para o resto, e porque nota-se, que era amado, veja-se o Liverpool, o plantel esteve presente no funeral, o Cristiano não. É esta a diferença. O Cristiano foi um bom jogador mas como pessoa, ser humano, exemplo, deixou muito a desejar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rúben Neves e Cancelo, tinham jogado à noite, nos States, cansados, meteram-se num avião e poucas horas depois cá estavam, a prestar homenagem ao colega de selecção e amigo.
      O capitão da selecção, que estava perto, em Málaga, com o seu iate, era só interromper as férias por umas horas e dar cá um saltinho, não apareceu, nem no velório nem no funeral.
      Ser humano muito fraco... o "Rei Naldo".

      Eliminar
    2. Onde escrevi Málaga queria escrever Maiorca, que é o correcto.

      Eliminar
    3. Concordo inteiramente, CR foi grande jogador e grande atleta mas como pessoa, o seu carácter deixa muito a desejar. Tinha dito que tinha jato privado, e penso que disse que ia ao funeral. Jamais podia faltar o capitão da seleção. Que vergonha.

      Eliminar
  10. De portistas da treta está o FCP cheio. Os grandes porti$ta$ que esmifraram o FCP até ao último euro, despareceram como ratos de porão, valia tudo, o FCP pagava. Miseráveis, pulhas, hipócritas, ladrões, desta trampa nem o inferno os quer...

    ResponderEliminar
  11. O AVB deixa falar o coração, devia ser mais racional, calculista, mas os comentários sobre Diogo Jota foi apenas uma forma de enaltecer o jogador e o homem que colaborava com o FCP nos jogos de computador, dizer o quando era estimado e querido. A entrega dos cartões foram apenas um acto simbólico, o facto de dizer que estava a ver da possibilidade de regressar ao FCP no verão de 2026, até podia ser algo que o jogador desejava e seria a última oportunidade de um regresso ao abrigo do Programa Regressar que termina no final de 2026. Mas para os profissionais da má-língua, viúvos, viúvas e traumatizados do 27 de Abril de 2024, se o presidente do FCP disser que está sol radioso, mas houver uma nuvem no céu, logo vão gritar que ele está a mentir, o céu está nublado. Se o meu e da esmagadora maioria dos portistas durante vários períodos da história do consulado de JNPC à frente dos destinos do FCP, fosse o mesmo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto de ter um presidente assim, emocional, quando se justifica. Aliás, PdC também era bastante emocional, de maneira diferente. Isso não impede que sejam racionais, frios, quando tem de ser, quando estão a defender os interesses do FCP.

      Eliminar
    2. Nunca irão perdoar AVB de lhes ter tirado a papa doce .
      AVB foi simpático e afável nas suas palavras de ontem , eles ou são burros ou mal intencionados (se calhar as duas) .

      Gosto e agrada-me a possibilidade de Lucho Gonzalez fazer parte da equipe técnica de Farioli .

      Incrível como no sorteio da liga para o campeonato , o Benfica não tem uma única deslocação fora da grande Lisboa nas primeiras jornadas , para que eles se possam resguardar nas pré eliminatórias da liga dos campeões .
      Já nós é um início duro , Guimarães em casa , Barcelos na segunda jornada , Alvalade na quarta jornada .
      Não existem bruxos , mas lá que existem ...

      Eliminar
    3. O programa informático que faz o sorteio da liga é + 1 que gosta muito do slb e pouco do Porto. É que é sempre a mesma coisa. Se fosse ao contrário, já o ratazana Santos e outros do género estavam fartos de falar em programa viciado em benefício do Porto. Uma coisa muito estranha estes sorteios...

      Eliminar
  12. Gostava muito de ver Alvaro Djaló no Porto
    ...se viesse por empréstimo seria ótimo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode dizer-me quem é esse jogador Álvaro Djaló, e em que clube está a jogar neste momento? Muito obrigado!

      Eliminar
    2. Está a jogar no Bilbao. Era do Braga! Joga a extremo... .

      Eliminar
  13. Para que já é oficial: https://www.facebook.com/share/v/1C5yppGaaC/

    ResponderEliminar
  14. Em primeiro lugar saúdo a sua elevação e tempo perdido para recolocar aqui os comentários que seriam perdidos, o que originaria provavelmente algumas ideias erradas de censura. Bonito gesto.

    Em segundo lugar, em relação ás críticas a AVB e JNPC devo dizer que isso tem a ver com o momento do clube: o Pinto da Costa entra a seguir a 2 titulos de 77/78 e 78/79, depois de ter quebrado 19 anos sem ganhar o título, e começa a vencer em 84/85, dando início a uma era dourada do clube com títulos nacionais e internacionais, e creio que foram esses anos que lhe deram crédito para os últimos 10 anos na presidência do clube que foram sofríveis. No caso do AVB, eu acho que entra a seguir a uma fase de vitórias e por isso o adepto, mal habituado, cobra muito mais de todas as decisões. Diria que é a mesma coisa que terminar em 2º lugar no campeonato - se andarmos o ano todo em 5º lugar, acaba por ser excelente, mas se andarmos o ano todo em 1º já é terrível, mesmo sendo o 2º lugar em qualquer um dos casos.

    ResponderEliminar
  15. https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20250706-pt-a-mentalidade-e-a-uniao-estao-acima-de-tudo

    Gostei, gostei muito, das palavras de Farioli aos meios de comunicação do FCP.
    Mas a partir de agora vai ser precisa acção, muita acção.

    ResponderEliminar