Um Dragão cheio, lindo e a fervilhar de entusiasmo assistiu à apresentação do FCP 2025/2026. Frente a uma grande equipa como é o Atlético de Madrid e a uma semana do início do campeonato, o FCP mostrou que se ainda não está no máximo, nem tal seria de esperar, mas está num processo evolutivo e já num bom momento e pronto para o início da prova rainha do futebol português.
Com um onze muito próximo daquele que iniciará o jogo com o Vitória, Diogo Costa, Alberto Costa, Nehuén, Jan Bednarek e Martim Fernandes, Alan Varela, Victor Froholdt e Gabri Veiga, Pepê, Samu e Borja Sainz, o conjunto de Francesco Farioli, até à pausa para hidratação, esteve muito bem. Pressão alta feita com critério e que permitiu boas recuperações, boa dinâmica, algumas boas jogadas, faltou apenas mais assertividade na frente que desse sequência ao trabalho dos médios que saltam linhas e aparecem na ataque com regularidade. Pepê aos 18 minutos falhou uma grande oportunidade na cara de Oblak.
Depois e até ao intervalo continuamos a ver coisas interessantes, Borja Sainz perdeu uma boa chance para o FCP, Julian Álvarez num excelente remate fez estremecer a barra de Diogo Costa. Já em cima dos 45 minutos, aquele que foi o melhor dos Dragões, Victor Froholdt, num trabalho excepcional, adiantou os azuis, colocou justiça no resultado.
No recomeço o FCP perdeu gás, baixou o ritmo, pressionou menos, recuou, deu a iniciativa ao Atletico que com um onze todo novo, estava mais fresco.
Aos 67 minutos entraram Zé Pedro, Grujic, Eustaquio, Mora, William, saíram, Alberto Costa, Nehuén, Froholdt, Gabri Veiga e Borja Sainz. E quanto se chegou à pausa da 2ª parte os azuis e brancos já tinham equilibrado o jogo, que perdeu qualidade com as muitas substituições.
Aos 77 grande jogada de Rodrigo Mora, só faltou o golo que esteve muito perto. O espírito tem de ser esse...
De seguida saíram Pepê e Samu, entraram Denis Gül e Namaso. E os Dragões já tinham recuperado a capacidade de pressionar e com isso a qualidade subiu, embora sem atingir os níveis da 1ª parte. Apenas era preciso definir bem e, principalmente, não inventar.
O jogo chegou ao fim com a vitória justíssima do FCP.
Diogo Costa e Alan Varela os únicos que jogaram o tempo todo.
Resumindo: não querendo embandeirar em arco, acho que não corro grandes riscos se disser que vamos ter um FCP bem melhor que nos últimos anos.
Luuk de Jong é reforço.
Ponta de lança experiente, pode ser muito importante.
Foge à regra de contratar jogadores jovens, valorizar, transferir com mais valias. Mas todas as regras têm exceções. Há jogadores que podem não dar mais valias financeiras, mas podem dar desportivas. É o que espero deste PdL dos países baixos. Sem secar Samu, pode ajudar também no crescimento do internacional espanhol.
Como é que nestes novos tempos em que todos sabem tudo, o FCP conseguiu esconder este jogador e apresentá-lo de surpresa?
Ficou demonstrado que os entendidos que sabem tudo, os Vítor Pintos desta vida, não sabem nada.



Gostei muito do que vi .
ResponderEliminarEstamos no bom caminho , aquele Victor Froholdt não engana , é craque , e vai ser um dos esteios da equipa , o Borja Sainz tem capacidade , o Pepê quer redimir-se da época passada , vejo-o diferente , o Bednarek é á patrão , de resto o Samu tem de segurar mais a bola e também rececionar .
Luuk de Jong vai ajudar e muito o Samu e a equipa , espero que o espanhol aprenda com ele .
Agora fica a falar um lateral esquerdo , e veremos o Nehuén Perez nestas primeiras 4 jornadas , se encarrilhar tudo bem , se não , vir outro central .
Mal posso esperar pelo jogo daqui a uma semana com o Guimarães .
Estou com fé que , esta temporada vamos ser felizes .
Caro DVP:
ResponderEliminarO nosso dragão é dos estádios mais lindos do Mundo!
Pelo que vi, estou confiante pois penso que as aquisições foram acertadas e temos um treinador com os pés assentes no chão.
Vamos esperar que a equipa tenha uma boa evolução.
Pepê pode vir a melhorar ( eu quero que sim) mas devia ter saído na altura que o merecia.
Um abraço.
Correndo o risco de ser mal interpretado, mas continuo a achar que com Gabri e Victor Freholdt, jogadores que aparecem perto da área, pedem toque, tabela, o Samu tem de ser capaz de fazer isso. Aliás, no golo, se a tabela do Victor fosse com o Samu será que o dinamarquês recebia o mesmo passe?
ResponderEliminarEu cada vez fico mais convencido que o Samu não vai titular. Para esta forma de jogar, não me parece que sirva. Vejo muito mais facilmente o De Jong, Namaso, ou até o Mora a jogar na frente no lugar do Samu
EliminarMuito bem Presidente, muito bem.
ResponderEliminarPasso a passo sem euforias.
Hoje sim..grande jogo da equipa!!
ResponderEliminarO Bernadarek veio trazer tranquilidade a defesa..parecia que já jogava cá há muitos anos e o viktor que jogador!! Intensidade pulmão e qualidade muito acima da média temos jogador
Sainz já demonstrou mais do que no último jogo
Estamos fortes gostei do que eu vi.
Victor Froholdt explica a cada jogo como se pode ser um grande jogador com um futebol simples.
ResponderEliminarTotalmente de acordo... .
EliminarClaramente. E acrescento, é um jogador está em campo para jogar e não para a "piscina" - vi 2 ou 3 lances em que podia ter caído (por falta clara) e o adversário via amarelo, mas tenta sempre avançar - eu admiro muito isso num jogador.
EliminarO Porto apresentou-se num nível bastante elevado...vitória justa pela margem miníma. Froholdt parece-me ser craque. Ainda é cedo, mas arrisco dizer que este ano temos um plantel mais equilibrado... . Nota; gostei de ver o Grujic a central!
ResponderEliminarTambém gostei do que vi. Temos melhores jogadores e o mais importante mais atitude. Agora, se o Mora não encaixa no esquema táctico do Farioli, é para mandar o treinador embora para ontem. O maior talento do futebol português desde o Cristiano. É o mesmo que o Guardiola achar que o Messi não encaixa o sistema tático. Mas tenho fé que o Mora vai ser aproveitado
ResponderEliminarÉ isso mesmo. Farioli para a rua, já! Admite-se não colocar a titular o novo Messi?
EliminarVamos deixar o treinador trabalhar , e ignorar o "off the Record" e queijados , sim ?
EliminarBom dia.
ResponderEliminarComeça a parecer cada vez mais uma equipa.
Há jogadores que não enganam, outros em adaptação e um ou outro que dificilmente darão mais.
Penso que o FCP ganharia em ter 3, 4 Jogadores escandinávos, menos complicados e fortes no confronto. Assim, poupariam jogadores mais técnicos do desgaste e tornariam a equipe mais coesa. Sairá para além das contas? Que traria mais equilíbrio à equipa e à época é quase uma certeza.
Como não podia deixar de ser, estamos em época alta do melão, só que nem sempre abrem como nós queremos, racham! É o caso da capa de hoje do rascardo, não é azul, é azia. Já em contra-mão a bolha, faz o que muito poucas vezes fez, compôs a capa com maior relevo do FCP e do novo jogador apresentado.
Saudações e continuação de boas prespetivas desportivas para o FCP.
Gostei! Quando estava a ver a apresentação e vi o Luuk de Jong, nem queria acreditar. É que estamos a falar de um jogador conhecido internacionalmente e ninguém soube de nada. Nem o Fabrizio Romano que costuma estar sempre bem informado. Muito bem. Veremos como ele se vai adaptar ao FCP mas em teoria, vai ser positivo para competir com o Samu.
ResponderEliminarQuanto ao mais importante que foi o jogo, já mostrámos boas dinâmicas. E frente a um adversário forte como o Atlético de Madrid. A diferença que um 8 faz numa equipa. Victor Froholdt do que vi, tem sido o melhor reforço da época. Nota-se uma diferença de andamento grande na equipa. Também gostei do Bednarek. Acho que temos um plantel muito mais equilibrado este ano. Sem entrar em euforias, e sabendo que partimos de trás, podemos ter esperança em fazer uma época muito mais positiva. Veremos como os nossos rivais se apresentam sendo que já sabemos que eles irão fazer muito mais capas de jornais. Só temos de fazer o nosso trabalho de forma tranquila
Caro DVP,
ResponderEliminarGostei do que vi. Não sei o que vai dar mas é inevitável reconhecer que pelo menos existe uma ideia muito clara de jogo. Pressão alta mas acima de tudo uma agressividade muito, muito superior ao que vinha acontecendo. Vi pela primeira vez desde há muito, o FCP a colocar um avançado adversário em fora de jogo! Repito, foi executado de maneira propositada. Que diferença!
Muito bem o presidente. Temos um defesa experiente para apoiar os jovens que temos para esta posição e o mesmo acontece agora com a vinda do avançado holandês. O reforço dinamarquês encheu o campo!
Vamos ver mas parece que temos equipa.
O AS ainda trazia a possibilidade de Luuk De Jong ser a bomba de mercado do Sevilha.
ResponderEliminarhttps://as.com/futbol/primera/de-jong-la-bomba-del-sevilla-n/?ssm=TW_CC
Pois é, mas afinal foi “bomba” no dragão! Parece me que pode ser um excelente reforço, ( apesar de já ter visto muitas “viuvas” e criticarem porque é velho e não deu nada em lado nenhum dizem elas….) veremos como se adapta……estou confiante pelo que se viu até agora da equipa! Luis chamusca 17538
EliminarAh Ah Ah muito bom.
Eliminarcomo já li aí em cima, a capa do rascord cheira a tinto(Vitor) de pacote... Que azia. Comunicação social rasca. Nojo.
Estamos a sair das trevas e a ver a luz. Com um pouco mais de entrosamento a equipa vai voltar aos bons velhos tempos.
ResponderEliminarContinuo a gostar ver o lourinho Froholdt parece que já cá anda á muito. Mora de certeza, mais jogo menos jogo vai ser titular é um jogador que desequilibra. Se o Francisco era um abre latas, este o Mora o que é!?
Vitoria justa de uma equipa que já mostra raça e pulmão.
Foi um investimento forte, AVB tem ADN à Porto, tenho fé, confiança no presidente era a pessoa certa para substituir PCosta.
Vamos deixar que que os super dotados da CS continuem falar das novelas do Félix, Giokras, dos Vieiras, do mundo verde da FPF, daquela banda desenhada que é alegria dos pequeninos e a satisfação dos adultos. Com menos ruído seguimos enfrente pra ganhar, Somos Porto.
Parece que alguns (serão os mesmos?) estão a criar um novo clube: f. C. Mora. É com estas atitudes que destruímos os talentos. Endeusamos e depois julgam-se os novos Messis. O Mora tem muito talento, mas brilhou precocemente em virtude de uma equipa muito fraca. Deixemo-lo crescer sustentadamente, quer sendo titular, quer entrando como suplente. Será bom para ele, para a equipa e para todos.
ResponderEliminarO Mora deixar de ser ele e + 10, como era na época passada por causa do plantel sem soluções, só lhe vai fazer bem.
EliminarVai obrigá-lo a ter de fazer +, a ter de crescer, para ter lugar no 11 ou nas principais opções, o que só pode ser bom para ele e para o Porto.
As viúvas do costume agora também são viúvas do Mora titular à força. São tão tristes coitadas.
O Vitor pinto de mãos arder pois pôs as mãos no fogo a dizer com sua informação privilegiada
ResponderEliminarQue o mora era titular contra o atlético(quanto ao mora lutar por um lugar só o faz crescer) talvez nos toque um atlético na taça de Portugal
E o querido Luuk
Vais nos dar umas vitórias
Apesar de fazer 35 anos este mês tem qualidade tem pedigree
A bola parece estar a tentar ser simpática connosco ,o jornal,
ResponderEliminarPrimeiro tiro a ilação q já nos temem
E segundo estou para ver até quando fazem de conta que nos respeitam
Phodite amigo,manda essa malta phoderse
EliminarEheheheh
EliminarAssim não. Estão a habituar-nos mal com estas surpresas e a criar uma grande ilusão para a presente temporada.
ResponderEliminarGostei muito daquilo que vi, essencialmente na primeira parte e atenção que este Atlético tem uma equipa recheada de excelentes jogadores. Coletivamente vi uma equipa com identidade em campo. Uma equipa bem orientada, com grande mobilidade (Martim Fernandes com bola aparecia constantemente em terrenos interiores por exemplo), dinâmica com bola, bem distribuída em campo, capaz de pressionar alto sem se expor em demasia e com uma boa agressividade.
Mais, quando apresentamos em campo o dobro da intensidade do que em qualquer jogo da temporada passada e ouvimos no final o treinador dizer que ainda estamos longe da intensidade que quer para a equipa, é de ficar com água na boca.
Vimos uma equipa sem cometer nenhum erro básico como cometíamos em quase todos os jogos na época passada, uma equipa confiante e serena, que jogou meia hora com uma defesa composta por Zé Pedro na direita, Gruijic e Prepic como centrais e Zaidu como defesa esquerdo e não concedeu uma oportunidade de golo ao Atlético.
Ainda é cedo, mas arrisco-me a dizer que não falhámos em nenhuma contratação. Uns mais outros menos, mas todos os reforços aparentem ter qualidade para poderem ajudar e não menos importante são todos agressivos e proativos na luta pela posse de bola.
Não à como não destacar o menino Dinamarquês, parece um veterano. Simples com bola, intenso e agressivo sem ela e um raio de ação enorme. Enche o campo.
De Jong foi uma boa surpresa (nos dias de hoje assinar com um jogador com algum cartel e nome no futebol europeu e fazer as viagens até aos estádio sem que ninguém soubesse, é um feito). Acredito que apesar da idade ainda será bastante útil pela sua bola relação com o golo e forte jogo aéreo.
Um pormenor..o autocarro deveria a partir de agora fazer o percurso que fez ontem antes do jogo...sentir os adeptos....!!!
ResponderEliminarTenho de ter algum cuidado, não quero criar grandes expectativas para depois a desilusão não ser grande. Mas quando o trabalho é bem feito e envolve todos os jogadores, os processos estão bem definidos, criam-se automatismos, o colectivo funciona, não é uma ou outra substituição que faz a equipa perder completamente a identidade.
ResponderEliminarVamos ver no sábado, frente a um Vitória sempre difícil e que, tenho a certeza, já não vem ao Dragão de peito feito como foi apanágio de qualquer equipa nos últimos tempos.
A equipa fez um bom jogo frente a um atlético que é sempre forte. E não não está assim tão atrasado na preparação da época pois lá liga começa só uma semana depois da nossa.
ResponderEliminarA imprensa portuguesa tem destas coisas. Também Incluem o Gabri Veiga nos gastos quando foi contratado antes do dia 30 de Junho. Ocultam o mercado altamente meticuloso do clube em que se verifica uma relação de despesas e gastos pouco significativa ( contas já feitas aqui por VP) com transferências, Incluem uma supertaça não oficial de um clube e omitem uma liga 2 a outro para parecer que determinado clube tem mais títulos no futebol sénior. Não que tenha muito orgulho na liga 2 mas é um título oficial do futebol sénior.
Quanto ao jogo e ao não embandeirar em arco, concordo. Mas nota-se claras melhorias, principalmente defensivamente. Apenas consentimos uma oportunidade de golo, e num remate fora da área que é indicador de que não havia espaço. Equipa bem mais pressionante, sem cometer erros básicos, laterais mais contidos mas a defender bem a dois corredores (inclusive zaidu a defender um cruzamento do lado oposto e a posicionar-se mais próximo do central do seu lado)e a atacar pela certa (cruzamento do Alberto para sainz).
Mas convém não esquecer a última época em que a meio do campeonato podíamos ser líderes isolados e já com uma supertaça no bolso.
O facto de termos um grupo de 16 ou 17 jogadores que dão garantias é também um forte upgrade. Ter no banco claudio ramos, Moura (creio que temporariamente) , eustaquio, mora, de Jong e William é já bastante bom.
Não vamos dar tiros nos pés e dar corda a quem só nos quer mal. Deixem estar o Mora sossegado, não façam do dele aquilo que ainda não é. Já se lê Messi e Mora na mesma frase e todo este exagero só é mau, inclusive para o miúdo.
ResponderEliminarÉ das promessas mais entusiasmantes do futebol mundial mas ainda tem de crescer, principalmente a nível coletivo. Parece que este ano vai ter uma equipa mais capaz de o ajudar, que lhe permita evoluir sem carregar nas costas o peso de ter de ser ele a desiquilibrar.
Não tenho duvida que vai jogar muito esta época e que vai ser importante para a equipa, umas vezes a saltar do banco e outras como titular. Não podemos também menosprezar Gabri Veiga. Abdicou de muito para estar aqui e também tem muita qualidade.
Foi uma apresentação e pêras, talvez a melhor apresentação de sempre da equipa aos adeptos.
ResponderEliminarO estádio cheio que nem um ovo, as lendas FCP-At. Madrid, a homenagem ao Diogo Jota e ao irmão, a surpresa absoluta Luuk de Jong, o jogo bem jogado contra a grande equipa europeia At. Madrid.
Esta direcção capricha para dar todas as condições à equipa e aos adeptos, se + não dá é porque de certeza não pode.
A equipa promete voltar a ser o Porto à Porto dos bons velhos tempos, com Froholdt a ser o dínamo, o motor de alta rotação. Incrível como um miúdo de 19 anos que está no Porto há 10 dias já tem uma influência tão grande nesta equipa.
Longe vão os tempos de SC em que qualquer jogador por melhor que fosse precisava de "estagiar" durante meia época ou + para estar habilitado a jogar no "complexo" sistema de jogo que ele implementou no Porto.
Com tanta gente acabada de chegar, tão jovem e a mostrar já bastante valor, acho que só podemos esperar uma grande equipa com o passar do tempo, digna dos pergaminhos do FCP.
Estou mortinho por que comece a época.
Muito entusiasmado com o início da nova época.
ResponderEliminarOs sinais parecem ser muito positivos.
Também partilho da mesma sensação em relação ao Samu, mas tendo em conta os últimos anos podemos ser assim tão exigentes?
Relativamente ao plantel, se conseguirmos, fica a faltar apenas mais um defesa esquerdo e um médio ou extremo (dependendo se Mora conta para médio ou extremo).
Apenas fico bastante reticente que nesta renovação/revolução no plantel, Pepê permaneça depois de tudo o que aconteceu. Por muito que se tenha retratado (tardiamente e provavelmente a mando da estrutura), ter permanecido constantemente como titular depois de praticamente ter despedido um treinador e ter tido a performance lamentável nos últimos 2 anos. A única explicação que encontro é que não chegou nenhuma proposta minimamente razoável..
Estou de acordo com Pedro.fcp27. Pepê deveria ter sido despachado pelo que fez na época passada. Acabou por fazer com que Victor Bruno fosse despedido. Para mim esse foi um erro que a direcção cometeu. Bem hajam.
EliminarJá escrevi sobre isto, mas vou repetir. Espero que o Rodrigo Mora e quem o acompanha, pais e empresários, não se deixem afectar por comentários e análises de "especialistas" que de futebol percebem muito pouco.
ResponderEliminarQuais são os clubes que podem pagar os 70 milhões da cláusula? Real, Barça, City, United, Chelsea, PSG? E como obviamente não acredito que ele queira ir para a Arábia Saudita, em qual desses clubes seria Mora e mais 10? Nenhum! Portanto, só será bom para o Rodrigo Mora ficar no FCP, grande clube e que está nas provas europeias, luta pelo título, está no seu habitat natural, junto da família, dos amigos, sair para quê? Tem tudo a ganhar para a sua carreira. 1º consolidar-se como titular, 2º, com este Porto mais forte colectiva e individualmente, muito provavelmente, vai ter mais espaço - há outros que também merecem atenção -, vai continuar a brilhar, ganhar mais valias com Francesco Farioli que me parece ter boas ideias e está a conseguir colocá-las em prática. Ontem, mesmo na 2ª parte após um reinício em que os madrilenos estiveram por cima, a equipa manteve a mesma organização, equilíbrios, após as substituições terem entrado alguns jogadores que às vezes persistem em complicar em vez de simplificar. Por exemplo, Namaso tem vários colegas sozinhos e no espaço vazio, o que fez? Em vez de tocar para lá, tentou fintar, perdeu a bola, originou um contra-ataque que não deu, mais podia ter dado mau resultado. Ou Zé Pedro, mas aí como esteve a lateral-direito dou-lhe um desconto.
Boas VP.
EliminarQue diferença de atitude de 3 meses atrás, apesar de ter jogadores diferentes. Já se nota um pouco a mentalidade. Se calhar mais um ou dois jogadores mais caros do que 4 ou 5 por metade.
Quanto ao Mora, gosto muito como jogador mas ainda tem de crescer um pouco, claro que também tem de jogar mas não sei se será sempre.
Esse namaso também devia ir. Ouvi dizer que o Jota Silva podia vir para o Porto, não sei se será verdade.
E o k me dizem a figura do Rodolfo na cmtv
ResponderEliminarUma vergonha
Viva FCPorto
Também assisti. Continua traumatizado e a fazer estas figuras tristes na tv. E é pena, pois foi dos primeiros jogadores do Porto a que aprendi a admirar. Sempre do contra, atacar a direcção,mais parece um rival do que um verdadeiro Portista.
EliminarViva o Porto!
Os sinais são positivos. Acho que estamos no bom caminho a todos os níveis. Para nos tentar destabilizar o lixo da CS lisboeta tenta criar cenários tipo Mora. Só temos de pensar pela nossa cabeça e com a lógica muito bem expressa pelo DVP deixá-los a pastar na sua erva
ResponderEliminarHoje em dia existe uma pressão brutal para aparecer o novo Messi e o novo CR7 e todos os miúdos de 17 e 18 anos que façam 3 ou 4 fintas por jogo e marquem 10 ou 11 golos por época já são as novas Coca Colas do deserto. E a verdade é que clubes como o Real Madrid, Man City ou PSG perdem facilmente a cabeça. Então é normal a pressão para que Rodrigo Mora jogue com regularidade. Isso não faz bem ao jogador, mas cabe a quem o rodeia ajudá-lo a perceber que tem de evoluir e escudar o jogador de pressões desnecessárias. Ele é um grande talento, mas como todos os grandes jogadores tem de haver trabalho por trás. Acredito que ele se vai impor naturalmente. Acima de tudo tem que estar o coletivo e vai jogar quem estará a melhor nível sem amuos nem desvios de comportamento. E aqui espero que AVB tenha aprendido a lição da época passada.
ResponderEliminarIsto foi puro ilusionismo tirar coelho da cartola em dia de apresentação. Boa sorte para Luuk de Jong com muitos golos ao serviço do FCP.
ResponderEliminarO Pedro e o Lobo, mas, um lobo com pele de cordeiro, f..... prefiro o Pedro. Mudou de cor, hoje é mais verde que a erva daninha! Não sei, a cor dele era vermelhão. Por este andar, ainda vamos ver um chouriço disfarçado de alheira na FPF.
Sábado é a doer, espero um Porto de boa casta, só a vitoria interessa.
Espero que esta época seja de um Dragão com fogo de vitorias, precisamos de alegrias.
FCP Sempre.
ZINCHENKO...NO FCP!
ResponderEliminarQUALIDADE
Gosto muito do Zinchenko, seria uma clara mais valia para o FCP. Mas vai fazer 29 anos, seria caro na contratação e no salário. O FCP pode contratar esse tipo de jogadores, mas como excepção e já contratamos o Jan Bednarek. E depois temos o Moura, ainda o Zaidu e o Martim Fernandes provou que pode jogar ali. Agora se o Arsenal quiser ver-se livre do jogador, apenas exigir o pagamento do salário...
ResponderEliminarVila pouca ele joga em várias posições
ResponderEliminarLateral esquerdo
Medio
Extremo esquerdo
Num tiro matava se 3 coelhos e com qualidade!!!
Caro DVP:
ResponderEliminarSobre o Mora direi o seguinte: se houvesse algum problema ele não teria entrado daquela forma , com aquela soberba jogada a que só faltou, por milímetros o golo. Mas que dá gosto vê-lo a jogar lá isso é iquestionável. Há que confiar no bom senso do treinador.
Fiquei triste com as palavras do Rodolfo, especialmente pela animosidade.
As melhoras Bicho 🙏
ResponderEliminarForça "Bicho", um Dragão quebra, mas não torce. Vais conseguir superar mais este problema, como superaste tantos outros enquanto jogador e já como treinador.
ResponderEliminarA vida é uma coisa deveras delicada. Num momento está-se bem e a seguir deixa de se estar.
ResponderEliminarMuita força e saúde para o Jorge Costa. Que tudo corra pelo melhor.
Triste Notícia! O verdadeiro espírito do que é ser dragão...
ResponderEliminarPaz à sua alma!
Cresci a reconhecer a alma do Dragão no Jorge Costa!
Obrigado por tudo.
Fod-se, fod-se, fod-se! O nosso "Bicho" não resistiu e deixou-nos. Paz à sua alma. Os sentimentos à família, amigos e ao FCP na pessoa do presidente AVB.
ResponderEliminarO Portismo, que está a tentar reerguer o clube, também está a ter um ano de merda. Que tristeza tão grande... descansa em Paz, Capitão.
ResponderEliminarOs meus sentimentos à família do Jorge Costa...um dos símbolos maiores do FCPORTO.
ResponderEliminarJorge Costa simbolizava para mim ser Porto. Enfim, a vida é isto. Paz a sua alma.
ResponderEliminarIa caindo quando soube há uns minutos, na televisão.
ResponderEliminarNão somos nada. Num momento estamos muito bem e de repente acaba tudo.
Paz à sua alma.
Os meus pêsames a todos os que lhe eram próximos e ao seu e nosso FCP.
Inacreditável a notícia do Jorge Costa. Estou em choque. Os meus mais sentidos sentimentos.
ResponderEliminarQue notícia tão triste. Como portista nascido em 1985, é e será a minha memória definitiva do que deve ser um capitão do clube que todos amamos. Permanecerá no nosso Olimpo.
ResponderEliminarBoa tarde, Sr DVP e restantes Amigos FCPortistas.
ResponderEliminarDesapareceu um de nós, figura incontornável do nosso FCPorto; todos estamos de luto! Percebe-se porquê a sua, ultimamente, aparente apatia.
Condolências à Família e Amigos e ao FCporto na figura do nosso Presidente. RIP.
Quanto ao nosso FCPorto, começo por parabenizar o nosso Presidente, tem estado muito bem, renovo-lhe o meu incondicional apoio. Passo a passo, sem euforias, só temos de fazer o nosso trabalho, tranquilamente.
Estamos fortes gostei do que vi frente ao AM; voltou a ansiedade gulosa na espera do próximo jogo. Parece que esta época será nossa.
Froholdt pegou de estaca e, atrevo-me a dizer, está a superar as expectativas que depositámos a partir das imagens ‘youtube’ (Sr DVP, por príncipio não avaliamos jogadores com base em imagens...), algo me diz que só o vamos ter esta época.
Gostei do Grujic (a central??) e (muito) do Varela. O Martim, na esquerda derivando para o interior, é trabalho de treinador e pode vir a ser a grande adaptação/descoberta da época.
Mora tem muito talento, mas precisa ainda de muito ginásio e cabeça trabalhada para lutar pelo seu lugar. Numa palavra ‘crescer’. Samu, já por aqui expressei a minha opinião, mas ‘não digo mal do cavalo, senão não o vendo’. A contratação do LdJ é de uma enorme visão estratégica. Chapeaux à direcção do FCPorto.
Por fim, os da época passada que não dão mais do que o que já se viu (Pêpê, Namaso, Gul, Zé Pedro, ...).
Na apresentação registei a entrada do João Costa no detalhe de evitar pisar o brasão abençoado. É à (FC)Porto.
Grande abraço a todos. FCPorto só há um, o nosso.
Luís Oliveira
Fiquei sem palavras. Um lamento do tamanho do mundo. Portista como poucos, homem de família... 53 anos!
ResponderEliminarUma grande dor e já muitas saudades! O grande capitão parte e deixa-nos muito tristes. Estou chocado. Já nem sequer quero saber do jogo de sábado.
ResponderEliminarOs meus sentimentos à família e amigos. Grande capitão e como um dia lhe chamou Co Adriaanse "Sr. Porto".
ResponderEliminarJamais será esquecido por tudo o que deu ao FCP e pelo que representava.
Não consigo deixar de ter os olhos marejados...
ResponderEliminarO Jorge partiu, a Lenda será eterna...
Descansa em Paz, Capitão.
Um soco, um murro no estômago. Quando todos estávamos a crescer e a virar o rumo ao navio, bem como a alegrar-nos por este início de época, eis que aparece (mais) uma calamidade. Vamos reerguer- nos claro está! Sentimentos para a família e para todos nós , portistas . Até sempre Capitão!
ResponderEliminarNão me acredito,fds.
ResponderEliminaro meu ídolo de infância junto com o Baía.
A vida é uma cabra.
Paz á sua alma, Eterno dragão
Captain, my Captain...
ResponderEliminarRIP Grande Bicho e obrigado.
Solidariedade com a Família.
Porque somos demasiado Grandes e não é um pequeno hiato na conquista do principal título do futebol português que belisca a nossa Grandeza, se já tínhamos todas as razões para mudar a história recente, agora temos mais um.
ResponderEliminarJorge Costa estará sempre no espírito dos portistas, sejam eles simpatizantes, adeptos e sócios, bem como, espero, no espírito daqueles que servem profissionalmente o FCP.
Substituir Jorge Costa não é fácil. Mas o FCP saberá encontrar alguém que tenha um perfil semelhante. Não digo igual porque isso é impossível.
Morreu um dos grandes símbolo que encarnava o espírito do clube , do dragão ,
ResponderEliminarMorreu um lutador , um vencedor , um líder , um ícone .
É angustiante ver alguém como ele partir , até sempre campeão , até sempre capitão , até sempre "Bicho" .
Infelizmente já tinha tido um problema grave há 3 anos , e com este calor insano que faz nestes dias provavelmente foi-lhe fatal .
As minhas sinceras condolências á família e amigos .
Caro DVP:
ResponderEliminarPartiu o grande Capitão. Jamais serás esquecido BICHO! RIP.
Caro DVP,
ResponderEliminarQue dia triste. Perdemos o nosso capitão. Aquele que mordia a língua. Estou desolado
Grande Capitão, a tua luta acabou, serás sempre uma inspiração para a família Portista, descansa em paz, meu Capitão
ResponderEliminarhttps://www.fcporto.pt/pt/noticias/20250805-pt-nunca-seras-esquecido-capitao?fbclid=IwY2xjawL_OmxleHRuA2FlbQIxMABicmlkETFBNHJMWFBZb0ZNNmJSWEN2AR5lOV3jBXTu2FivjA0my5xgCpfhhRq0EPn5cQw4DOQIoprCrPNFu26E8PPfuA_aem_sxU2cR5x-lTdZW2dUx7SUw
ResponderEliminarRecebi a notícia do falecimento do nosso Capitão através do telefonema de um amigo, nem queria acreditar quando ele me disse, fiquei em choque.
ResponderEliminarOs meus sentimentos à família de Jorge Costa.
Que grande chapada, Jorge Costa representava a alma e garra de um verdadeiro portista. Um exemplo de dedicação e empenho, luta e sacrifício em prol do FCPORTO, logo de todos nós portistas.
ResponderEliminarDescansa em paz capitão.
Foi ma surpresa triste a morte de Jorge Costa. Depois de uma festa tão bonita no Dragão no passado domingo onde ele este presente. A vida é isto de alegria e tristezas.
ResponderEliminarAté sempre capitão, paz a sua alma.
As minhas condolências á família aos amigos e a toda a Nação portista.
Um grande capitão, e uma personificação do espírito FCP infelizmente desapareceu neste dia.
ResponderEliminarO meus sentimentos á sua família, com a certeza que será eterno na memória dos adeptos.
1dia triste. Uma época triste do nosso clube. Baixar bem a cabeça para depois levantar bem alto! Para mim, produto de 82, expoente máximo como líder e capitão do nosso FC Porto! Ingrato o filho q perde o pai tão cedo...
ResponderEliminarMuito mau, fica o meu agradecimento e obrigado pelo exemplo, conduta, entrega, amor, dignidade Pelo meu clube! Lamento.
Estou triste...sem palavras🖤💙🥲
ResponderEliminarDescansa em paz grande Capitão. Jorge Costa será para sempre um dos grandes do nosso grande FCPORTO. Sentimentos à sua família
ResponderEliminarO Capitão dos capitães partiu para jogar noutra Equipa....mas ficará para sempre um de nós!
ResponderEliminarSem palavras para este triste acontecimento! Um portista dos grandes. Se fechar os olhos e pensar em FCP só me vêm 4 nomes à cabeça: Pinto da Costa, Pedroto, João Pinto, e ele Jorge Costa! Nome mítico da nossa história!
ResponderEliminarAs minhas condolências....:(
"O Captain! My Captain!"
ResponderEliminarQue notícia triste. És e serás sempre a minha grande referência do que é ser Porto.
Partir assim, tão cedo e de repente... , sem o clube do coração estar no seu devido lugar.
Difícil!
Sentimentos à família.
Há já bastante tempo, vi uma entrevista dele, penso que.na sua casa em Cascais onde ele abordou o problema cardíaco que tinha tido; são sempre mazelas que ficam. Alguém mencionou acima de que o calor tórrido que vocês aí têm tido poderá ter sido um factor para que esta tragédia tenha acontecido. Paz à sua alma e coragem à sua família. Só há um Porto. Viva o Futebol Clube e todos os que o servem com amor e dedicação. Assim seja!
ResponderEliminarMais uma grande perda no universo Portista, depois da partida do presidente mais marcante da história do clube, parte também o jogador e capitão mais marcante da história do clube.
ResponderEliminarDescansa em paz eterno capitão.
Notícia triste o falecimento do capitão Jorge Costa, a par do João Pinto e de Fernando Gomes, um dos maiores símbolos como jogadores do FC Porto. As minhas sentidas condolências para a família a amigos próximos.
ResponderEliminarMorreu o homem, mas não morreu o jogador Jorge Costa. Ficará para sempre na historia do FCP como era ser jogador á Porto. O capitão, o bicho dentro campo, mas o amigo de quem todos gostavam.
ResponderEliminarObrigado pelas vitorias e os trofeus que ajudas-te a conquistar.
Até sempre Bicho.
Quem lhe pôs o nome bicho ,foi o Fernando Couto,o que é feito dele?
ResponderEliminarAfastou -se do nosso Porto?
Melhor nome para o cargo eu não vejo.
Agora há que fazer o luto, libertar a tristeza, a mágoa, a dor, nestes dias que vão até ao funeral do Eterno Capitão Jorge Costa, mas depois o FCP vai ter de voltar a competir, e espero que os jogadores do Porto sejam + fortes do que eram antes, guiados pela memória do grande Jorge Costa e que se transcendam em cada jogo para poderem no fim da época dedicar-lhe o campeonato e + títulos.
ResponderEliminarNão pode ser de outra forma.
Nos meus 50 anos de portismo foi o capitão que mais me representou. Raça, agressividade, atitude, inteligência, liderança, ambição, companheirismo, independência e assertividade. Para mim será sempre o exemplo do que deve ser um capitão do FCP.
ResponderEliminarÉ preciso não esquecer João Pinto que deu a camisola número 2 a Jorge Costa, porque viu nele o grande sucessor do ADN do FCP. Dois exemplos da raça de jogadores à Porto.
ResponderEliminarÉ este o cardápio que tem que ser incutido a todos jogadores...
Volto ao Blog, de onde nunca me afastei, apenas deixei de comentar, com uma enorme carga de revolta e tristeza, pelo momento que todos os Portistas estamos a passar.
ResponderEliminarNão é justo, mas os bons também partem.
Jorge Costa era um dos bons. Era nosso, e isso ainda dói mais.
Todos nos sentíamos representados por ele.
Na raça, no brio, na dedicação e no Amor ao F.C.Porto.
A melhor forma de o respeitar é dar continuidade a tudo o que deu ao Clube.
Não devo estar enganado se disser que o Grande Capitão, está feliz, por tudo o que deu ao F.C. do Porto, e por ter partido enquanto estava ao serviço do Seu/Nosso Grande Amor.
Força pelo F.C. do Porto.
A grande homenagem que a equipa pode prestar a Jorge Costa, é uma vitoria já no próximo jogo 2ª feira e depois o campeonato se possível. Se todos jogarem com a mesma raça de Jorge Costa conseguimos...
ResponderEliminarNa minha opinião a camisola 2 deve ser retirada .
ResponderEliminarAinda na terça feira revi a célebre final da liga dos campeões de 2004 , contra o Mónaco .
Jorge Costa fazia parelha com Ricardo Carvalho , e que exibição , sempre seguros , assertivos , imperiais , não dando hipóteses aos monegascos .
Das melhores duplas de centrais que já passaram no nosso clube , mas também o Carlos Alberto , um espalha brasas , os laterais , Paulo Ferreira , Nuno Valente , sempre certinhos , Costinha , Maniche e Deco , um meio campo de luxo , com Pedro Mendes , e o suplente Alenitchev , Derlei na frente , e Baía na baliza , uma equipa de sonho , com 3 títulos internacionais , e com bicampeonato por cá .
Bom artigo do MST .
Deixou de estar entre nós o maior símbolo vivo do nosso clube!
ResponderEliminarPena é que tenha retornado a casa tão tarde, contingências da vida (incompreensíveis), por culpa de alguém!...