domingo, 3 de agosto de 2025

F.C.Porto 1 - A. Madrid 0. A festa foi bonita, o Dragão estava lindo e a fervilhar de entusiasmo, a equipa promete


Um Dragão cheio, lindo e a fervilhar de entusiasmo assistiu à apresentação do FCP 2025/2026. Frente a uma grande equipa como é o Atlético de Madrid e a uma semana do início do campeonato, o FCP mostrou que se ainda não está no máximo, nem tal seria de esperar, mas está num processo evolutivo e já num bom momento e pronto para o início da prova rainha do futebol português.
Com um onze muito próximo daquele que iniciará o jogo com o Vitória, Diogo Costa, Alberto Costa, Nehuén, Jan Bednarek e Martim Fernandes, Alan Varela, Victor Froholdt e Gabri Veiga, Pepê, Samu e Borja Sainz, o conjunto de Francesco Farioli, até à pausa para hidratação, esteve muito bem. Pressão alta feita com critério e que permitiu boas recuperações, boa dinâmica, algumas boas jogadas, faltou apenas mais assertividade na frente que desse sequência ao trabalho dos médios que saltam linhas e aparecem na ataque com regularidade. Pepê aos 18 minutos falhou uma grande oportunidade na cara de Oblak.
Depois e até ao intervalo continuamos a ver coisas interessantes, Borja Sainz perdeu uma boa chance para o FCP, Julian Álvarez num excelente remate fez estremecer a barra de Diogo Costa. Já em cima dos 45 minutos, aquele que foi o melhor dos Dragões, Victor Froholdt, num trabalho excepcional, adiantou os azuis, colocou justiça no resultado.

No recomeço o FCP perdeu gás, baixou o ritmo, pressionou menos, recuou, deu a iniciativa ao Atletico que com um onze todo novo, estava mais fresco. 
Aos 67 minutos entraram Zé Pedro, Grujic, Eustaquio, Mora, William, saíram, Alberto Costa, Nehuén, Froholdt, Gabri Veiga e Borja Sainz. E quanto se chegou à pausa da 2ª parte os azuis e brancos já tinham equilibrado o jogo, que perdeu qualidade com as muitas substituições. 
Aos 77 grande jogada de Rodrigo Mora, só faltou o golo que esteve muito perto. O espírito tem de ser esse...
De seguida saíram Pepê e Samu, entraram Denis Gül e Namaso. E os Dragões já tinham recuperado a capacidade de pressionar e com isso a qualidade subiu, embora sem atingir os níveis da 1ª parte. Apenas era preciso definir bem e, principalmente, não inventar.
O jogo chegou ao fim com a vitória justíssima do FCP.
Diogo Costa e Alan Varela os únicos que jogaram o tempo todo.

Resumindo: não querendo embandeirar em arco, acho que não corro grandes riscos se disser que vamos ter um FCP bem melhor que nos últimos anos.

Luuk de Jong é reforço.
Ponta de lança experiente, pode ser muito importante.
Foge à regra de contratar jogadores jovens, valorizar, transferir com mais valias. Mas todas as regras têm exceções. Há jogadores que podem não dar mais valias financeiras, mas podem dar desportivas. É o que espero deste PdL dos países baixos. Sem secar Samu, pode ajudar também no crescimento do internacional espanhol.

Como é que nestes novos tempos em que todos sabem tudo, o FCP conseguiu esconder este jogador e apresentá-lo de surpresa?
Ficou demonstrado que os entendidos que sabem tudo, os Vítor Pintos desta vida, não sabem nada.

10 comentários:

  1. Gostei muito do que vi .
    Estamos no bom caminho , aquele Victor Froholdt não engana , é craque , e vai ser um dos esteios da equipa , o Borja Sainz tem capacidade , o Pepê quer redimir-se da época passada , vejo-o diferente , o Bednarek é á patrão , de resto o Samu tem de segurar mais a bola e também rececionar .

    Luuk de Jong vai ajudar e muito o Samu e a equipa , espero que o espanhol aprenda com ele .

    Agora fica a falar um lateral esquerdo , e veremos o Nehuén Perez nestas primeiras 4 jornadas , se encarrilhar tudo bem , se não , vir outro central .

    Mal posso esperar pelo jogo daqui a uma semana com o Guimarães .
    Estou com fé que , esta temporada vamos ser felizes .

    ResponderEliminar
  2. Caro DVP:
    O nosso dragão é dos estádios mais lindos do Mundo!
    Pelo que vi, estou confiante pois penso que as aquisições foram acertadas e temos um treinador com os pés assentes no chão.
    Vamos esperar que a equipa tenha uma boa evolução.
    Pepê pode vir a melhorar ( eu quero que sim) mas devia ter saído na altura que o merecia.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Correndo o risco de ser mal interpretado, mas continuo a achar que com Gabri e Victor Freholdt, jogadores que aparecem perto da área, pedem toque, tabela, o Samu tem de ser capaz de fazer isso. Aliás, no golo, se a tabela do Victor fosse com o Samu será que o dinamarquês recebia o mesmo passe?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu cada vez fico mais convencido que o Samu não vai titular. Para esta forma de jogar, não me parece que sirva. Vejo muito mais facilmente o De Jong, Namaso, ou até o Mora a jogar na frente no lugar do Samu

      Eliminar
  4. Muito bem Presidente, muito bem.
    Passo a passo sem euforias.

    ResponderEliminar
  5. Hoje sim..grande jogo da equipa!!
    O Bernadarek veio trazer tranquilidade a defesa..parecia que já jogava cá há muitos anos e o viktor que jogador!! Intensidade pulmão e qualidade muito acima da média temos jogador
    Sainz já demonstrou mais do que no último jogo
    Estamos fortes gostei do que eu vi.

    ResponderEliminar
  6. Victor Froholdt explica a cada jogo como se pode ser um grande jogador com um futebol simples.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claramente. E acrescento, é um jogador está em campo para jogar e não para a "piscina" - vi 2 ou 3 lances em que podia ter caído (por falta clara) e o adversário via amarelo, mas tenta sempre avançar - eu admiro muito isso num jogador.

      Eliminar
  7. O Porto apresentou-se num nível bastante elevado...vitória justa pela margem miníma. Froholdt parece-me ser craque. Ainda é cedo, mas arrisco dizer que este ano temos um plantel mais equilibrado... . Nota; gostei de ver o Grujic a central!

    ResponderEliminar