Jorge Costa, personificou o que é ser Porto - felizmente há muitos que ainda andam por cá de quem se pode dizer o mesmo. Um exemplo, João Pinto, mas podia dar outros e que não precisaram de ser da formação, nem eram portistas desde pequeninos. Fernando Gomes como exemplo dos que já partiram, mas podia dar outros exemplos semelhantes obedecendo ao mesmo critério. E o que é ser Porto? Para mim não é nem nunca foi juras de amor eterno, beijos no emblema, portismo apregoado, mas depois não praticado, ou, sinais dos tempos, praticado à la carte. Ser Porto é muito simples: é ser um grande profissional. Porque um grande profissional dá tudo, honra a camisola, tem respeito, no caso, pelo FCP e pelo portismo. E que gosto de resumir numa frase: no limite, até podemos perder os jogos todos, mas não podemos, nunca, sair do campo sem a certeza que demos tudo para ganhar.
- Senhor presidente AVB nesta tragédia que enlutou duas famílias, a do Jorge Costa e a do FCP, às quais acrescento todos os amigos do Bicho, o senhor enquanto líder do FCP teve um comportamento verdadeiramente exemplar que, tenho a convicção, enche de orgulho a esmagadora maioria de todo o universo que torce pelo FCP. Tudo o resto não é importante... A Grandeza, tal como o FCP, não se apregoa, pratica-se.

Moro longe, só vi à distância pela televisão, mas foi impressionante e gratificante ver tanta unanimidade no respeito e na admiração pelo nosso Eterno Grande Capitão Jorge Costa, vinda de todos os quadrantes, nestes 2 tristes dias.
ResponderEliminarE tanta mágoa, sentida, em quem com ele partilhou balneários, fossem do FCP ou da Selecção.
Todos o classificaram como alguém que punha o Porto acima de tudo, de facto, nos treinos e nos jogos, com episódios de sacrifício quase inacreditáveis como o contado pelo Dr. Domingos Gomes.
De realçar muito a atitude quase heróica do nosso presidente, que aguentou 1 dia inteiro em pé, junto ao corpo de Jorge Costa, autêntico guardião do colaborador e amigo. Foi um rude golpe este para AVB, era bem visível no rosto dele. Muito injusto, para os 2.
Esqueci-me, no comentário que fiz antes, de referir o comportamento mesquinho, rancoroso, lamentável, + uma vez, do ex-treinador SC.
ResponderEliminarMas não tem grande importância, realmente, como bem disse o Vila Pouca no final do seu post.
Boas noites,
ResponderEliminarSem dúvida meu caro Sr.Manuel, o FCPorto não é para se apregoar mas sim para praticar. Estou muito triste , foi sempre o maior exemplo de como um jogador há Porto deve ser. Obrigada Jorge Costa.
AVB tem tido um comportamento á altura .
ResponderEliminarJorge Costa ficará para sempre na nossa memória , na história do nosso clube , na galeria dos melhores .
A melhor maneira de honrar a sua memória , é os nossos jogadores irem para os jogos com o mesmo espírito de missão de ganhar os jogos como ele fez sempre quando vestia a camisola sagrada azul e branca .
Plenamente de acordo com tudo.
ResponderEliminarOrgulho enorme neste presidente!
Jorge Costa teria com certeza uma importância enorme na estrutura mas esperemos que AVB não perca a força que tem e também tenha sorte nos resultados porque a merece.
ComPortistas,
ResponderEliminarTem sido um início de mandato maldito onde tudo, ou quase, mais parece que se virou contra nós. E quando as costas folgam e se começa a perceber o caminho a seguir, pimba! Toma lá mais esta!
Partilho a mensagem que lhe dediquei: "E eis que pouco depois de terminar os meus 50ties me ofereci a minha primeira camisola… dedicada a ti, Bicho, não apenas por tudo o que vencemos quer a nivel nacional, onde fomos hegemónicos, como também a nível internacional, onde atingimos feitos inimagináveis, um a seguir ao outro, até ao topo do Mundo em 2004!, com a tua inconfundível voz e jamais esquecida forma de liderança pelo exemplo. Mas verdadeiramente o que mais sobressai em tudo o que contigo aprendi é a forma como sempre defendeste o nosso Clube, literalmente até ao teu último segundo: leal, independente, desinteressada de qualquer protagonismo e inabalável na defesa intransigente do que é Ser Porto pela tua própria cabeça! Obrigado por tudo e por muito mais que as palavras jamais conseguirão expressar. Até sempre e para sempre Senhor Porto!"
O que vale é que amanhã o Sol nascerá outra vez e estou certo que melhores dias virão
Gilles27
PS. Totalmente de acordo com o comentário sobre o Presidente AVB e a sua forma de estar. Que elevação, que cumplicidade, que simplicidade para mostrar todo o seu respeito e admiriação por quem agora partiu.
Caro DVP,
ResponderEliminarAssino por baixo. Comportamento verdadeiramente exemplar de AVB. Sinto-me totalmente representado. A partida de Jorge Costa é um golpe fortíssimo, pela tragédia que representa e por colocar novos desafios na gestão do presidente. AVB merece, mais do que todos, todos os éxitos desportivos. Assim vai ser, estou certo.
« - Senhor presidente AVB nesta tragédia que enlutou duas famílias, a do Jorge Costa e a do FCP, às quais acrescento todos os amigos do Bicho, o senhor enquanto líder do FCP teve um comportamento verdadeiramente exemplar que, tenho a convicção, enche de orgulho a esmagadora maioria de todo o universo que torce pelo FCP. Tudo o resto não é importante... A Grandeza, tal como o FCP, não se apregoa, pratica-se!»
ResponderEliminarEsta frase merece ser escrita com letras douradas. Merece André Vilas Boas e merece-o Jorge Costa.
Enorme orgulho ter AVB como Presidente do FCPorto !
AVB tem tido um comportamento exemplar desde que assumiu a presidência do clube, este foi só mais um caso. É verdade que já cometeu erros, principalmente a nível desportivo na época passada, mas o balanço tem sido muito positivo.
ResponderEliminarRidículo como muitos que apelidaram Jorge Costa como traidor e tentaram impedi-lo de ir ao funeral de PC, venham agora elogiar o eterno capitão e ver nele o verdadeiro ADN Porto.
Corre na internet a intenção de vários adeptos, colocar a frase de Jorge Costa numa tarja, com a alteração: "André, queremos que saibas que estaremos sempre ao teu lado, pelo nosso FC Porto". Acho que seria uma óptima forma de homenagear Jorge Costa e mostrar afeto e reconhecimento a AVB neste momento difícil.
Alguém dizia: A morte é uma certeza, mas continua a surpreender quando chega sem aviso e leva a pessoa que todos nós gostamos.
ResponderEliminarO presidente AVB, pode ter defeitos (quem não os tem) mas é um "Homem" de sentimento, um portista do coração. Viu-se na morte do presidente Pinto da Costa, mesmo depois de ser mal tratado. Esta homenagem bonita, sentida a Jorge Costa, mostrou o reconhecimento a um jogador que foi o exemplo do que é ser jogador à Porto.
Não sei qual é o Santo protetor do futebol do desporto em geral, mas Deus é grande. Vamos continuar a ser o maior Clube português porque confio neste presidente.
Verdadeiros portistas, vamos puxar todos para o mesmo lado, assim tudo é mais leve, mais rápido para que sejamos todos felizes.
AVB, tem à sua maneira, o ADN do nosso "BICHO"!
ResponderEliminarTudo o que tem feiro (dito), revela um grande amor ao clube, para ele uma avaliação CINCO ESTRELAS!
Temos a sorte de ter alguém a comandar o nosso PORTO, que ama realmente o que faz!
Parabéns AVB!
O AVB para além de um portista a sério, é um homem corajoso e inteligente. Deve ter o nosso apoio incondicional e este deve ser público e bem audível.
EliminarBoa tarde, Sr. DVP e Amigos FCPortistas.
ResponderEliminarAssino por baixo da sua análise do momento do FCPorto, do grande capitão Jorge Costa e do nosso Presidente. Bem haja.
O universo FCPortista só pode estar muito orgulhoso com as demonstrações de grande elevação do Presidente André Vilas Boas. Estou certo de que será o primeiro a concordar com a (sua) muito feliz definição do que é ser FCPorto “é ser um grande profissional, [...], honra[r] a camisola, [ter] respeito pelo FCP e pelo Portismo”. AVB tem vindo a mostrar como se pratica a Grandeza do FCPorto.
Obrigado Presidente.
1 abç e viva o FCPorto.
Luís Oliveira
A vida continua, o luto demora a passar,cada um a sua maneira tenta passar esta fase, mas o nosso capitão quereria que a gente(como ele fez a vida toda) fizesse..pensar no bem do nosso clube..espero que o presidente encontre aa forças necessárias para seguir o caminho que traçou desde o início desta época e que pelo menos bons sinais tem deixado..umas delas é escolher um sucessor do nosso eterno capitão..mais que bons reforços encontrar alguém que a sua maneira preencha a lacuna deixada pelo capitão..eu escolhia um ex jogador (tipo domingos) para o lugar do nosso eterno capitão..e para o lugar do zubizzareta que ainda nao de forma oficial tenha deixado o clube..escolheria o regresso do Antero. Segunda lá estaremos a empurrar a equipa..
ResponderEliminarSeria o momento ideal para ser o Pepe, mas duvido que ele aceite.
EliminarPara ser quem? O Pepe? Seria o cúmulo. Pepe não tem perfil, nem portismo - é um símbolo, sim, mas do pintismo - para preencher o lugar. Para além disso seria uma traição ao Jorge Costa. Nem a brincar se deve conjecturar uma possibilidade dessas.
EliminarO Pepe?? O clube do Pepe (desde que morreu Pinto da Costa), é a FPF. E é a isso que se anda a bater.
EliminarHá quem diga que de insubstituíveis o cemitério
EliminarEstá cheio
Mas discordo
A posição que o Jorge ocupava é substituível mas o homem o atleta a decência a honra isso esperemos que ainda perdure no balneário
O Homem
O meu nome seria o Fernando Couto.
EliminarNunca entendi nunca ter sido chamado a casa.
Acho que faria um bom papel.
file:///C:/Users/Vila%20Pouca/Downloads/FR1274926.pdf Mais que cantar o nome do presidente, ou homenageá-lo no estádio, quero é realçar aquilo que tem feito para voltar a colocar o FCP na senda do êxito - este é apenas mais um dos muitos episódios levados a cabo por AVB e por todos aqueles que o acompanham. Estar do seu lado, apoiá-lo, ser solidário, principalmente nos momentos difíceis, dizer que a cada dia que passa sinto mais orgulho de ver que o meu clube tem a dirigi-lo alguém à altura da sua grandeza e dimensão. Alguém que junta a um portismo tão grande como o meu, uma postura low profile que sempre foi a imagem de marca do FCP.
ResponderEliminarO Jorge Costa é um símbolo eterno do FC Porto. A pedir uma área própria no museu a preparar nos próximos meses.
ResponderEliminarO AVB fará o seu caminho e lá chegará. Dois homens com eles no sítio.
Soren, você tem toda a razão ao dizer que o clube do Pepe é a FPF. Todavia, se quisermos unificar o FC do Porto talvez tenhamos que dar oportunidades aos que estão do outro lado da barricada. Acha boa ideia?
EliminarNum mar encapelado, desde um processo difícil de transição, de aperto económico, forças de bloqueio e as infelicidades que nos têm levado figuras carismáticas, AVB tem provado ser um Presidente à altura do FCP.
ResponderEliminarCom o apoio dos verdadeiros Portistas, teremos o nosso FCP de volta.
No próximo jogo penso que seria simbólico AVB sentar-se no banco no lugar de Jorge Costa.
ResponderEliminarDaí para a frente, vários nomes podem ser conjeturados e não necessariamente apenas ex-jogadores.
O perfil está bem presente. Portista, disciplinador, bom discurso, boa imagem, corajoso e com conhecimento de futebol, balneário.
Sendo um ex-jogador acho que Costinha poderia ser equacionado.
Penso que seria monumental o AVB sentar-se no banco neste primeiro jogo; ideia fantástica! Obrigado, Mário fcp.
EliminarEstou ansioso para ver o FCP-Vitoria SC. Com casa cheia só penso nos três pontos, estou confiante, a equipa já deu provas que é capaz. "Antes dos jogos mostrem a camisola nº 2 de J Costa que também foi de J Pinto à equipa, é no balneário e não no museu que ela deve estar acompanhado sempre a equipa, é o símbolo da Raça do ADN de jogar à Porto.
ResponderEliminarSe o VP me der licença vou aqui lançar mais um desabafo.
"Metrobus"
Já não falo desses srs presidente da Metro, nem do ministro. mas vou falar do presidente da Camara em fim de mandato Rui Moreira. Ainda bem que este sr se vai embora, de mim não teria mais nenhum voto. Um individuo que diz que até ao fim do mandato não queria ouvir falar da Metrobus, para além de ser um vaidoso, mostrou desprezo pelos portuenses, principalmente por aqueles que lhe deram os votos.
Sentimos vergonha desta gente, de ignorar os munícipes que não têm culpas de andarem de costa viradas uns com os outros e não serem responsáveis.
A cerca das entrevistas dos jogadores do nosso clube ;
ResponderEliminarO nosso presidente falou em ter sócios e adeptos noutros mercados então acho uma boa estratégia os jogadores falarem pelo menos nesta fase
Independentemente do que aconteceu ao nosso querido eterno capitão (e sim o João pinto também é um eterno e querido capitão )
A vida continua
Queremos ganhar segunda feira e que a bola role
Se tivesse que pedir algo em nome do jorge não seria retirar números
Seria simplesmente seguir este caminho desta direção que ele escolheu apoiar e ser parte activa e ganhar no presente e no futuro com bases fundações honra e hombridade
Grande CAPITÃO nos deixou ! Um legado da prática efectiva de SER PORTO !! Descanse em PAZ o NOSSO JORGE COSTA ! Numa longa e extensa lista de PORTISTAS Nº 2 , injusto seria escolher o ... MAIOR : Júlio Cardoso ? Avelino ? Vianinha ? Alfredo ? Virgílio ? Gualter ? João Pinto ? Secretário ? logo , que a mítica camisola com esse nùmero, se mantenha e SAIBA POR MERECÊ-LA e HONRÁ-LA quem a vestir e fôr atribuída ! ( uma sugestão : porque não ao ALBERTO COSTA - Portista de nascença e credo ?!!! ...) . Saudações Portistas . Força FCPORTO ! (Em Tempo : Bem haja , AVB , pelo seu carácter , sentido de responsabilidade e SEMPRE PRESENTE em tudo o que concerne ao NOSSO CLUBE . O tempo é de UNIÃO : que TODOS NÓS a saibamos praticar no dia -a-dia !! )
ResponderEliminarSem querer ser moralista, nem criticar ninguém... Em tempos também vi o Pepe como uma boa alternativa ao Jorge Costa, de qualquer das formas e dada a sua experiência posso estar 100% errado! O motivo da mensagem não será tanto esta... Não vou criticar, mas dar uma opinião de q não me revejo no FC Porto Pintismo nem no FC Porto AVB! Vejo-me apenas no FC Porto, sua génese atual e passada! Ambas são importantes para o FC Porto futuro...
ResponderEliminarVotos q 2a feira seja o 1o passo para o justo tributo ao Jorge Costa e Pinto da Costa, etc, no final do campeonato e com a sua conquista!
Gosto do FC Porto atual, mas também gostei no início da última época! Muito cuidado com o embandeirar em arco e com os padres!
Só há um FCP. Não há um FCPC, por mais que alguns queiram, nem nunca haverá um FCAVB. Porque tenho a certeza disso, o actual presidente nunca permitirá.
ResponderEliminarDepois, mas o FCP deve alguma coisa à minoria que não se conforma, a esmagadora maioria porque perderam as mordomias, muitos faziam do FCP um modo de vida e que modo de vida faustoso eles tinham. Mas essa minoria cada vez mais pequenina, que aproveita tudo para atacar, que insulta o presidente, canta o nome do anterior na sua cara para provocar, pinta as paredes com insultos, merece qualquer aproximação? Não. E eles não querem, querem continuar a agitar, insultar, como fizeram ao Jorge Costa apelidado de traidor, quase impedido de entrar na igreja no velório de JNPC. Dar a outra face a essa gente?
O que espero de AVB é que continue a gerir bem o clube e SAD, tenha aprendido com alguns erros e tenha muita sorte, porque por tudo que tem feito pelo FCP bem merece.
Quanto a mim os cães ladram e a caravana passa. Alguns até se trincam, mas o dragão até à morte para eles é tempo perdido. Parecem tolinhos a responder a comentários, como se alguém os fosse ler... coitados, cheios de certezas, mas não passam de uns ignorantes.
Se o dragão até à morte ainda existe, é apenas porque há reconhecimento, como há no Facebook, mesmo sem abrir os posts a todo o público, ou no Xis. Apesar do trabalho e da canseira que agora menos, mas já dura vai a caminho dos 19 anos.
É um prazer ler o seu blog
EliminarQ venham mais 19
Boa tarde a todos
ResponderEliminarAlguem viu algum voto de pesar por parte da camara do Porto ou mesmo do Rui Moreira como presidente? Ja agora quem vêem como substituto natural do nosso Jorge Costa?
Cumprimentos
Não sei se a CMP reagiu institucionalmente, mas o presidente Rui Moreira reagiu em pelo menos dois posts.
Eliminar«A nação portista está de luto com a morte de Jorge Costa, o capitão dos capitães. Com o FC Porto, ergueu todas as taças possíveis, numa longa carreira dedicada ao clube. De jogador a director desportivo, foi um líder nato.
Jorge Costa foi um dos poucos que sempre soube honrar a mística azul e branca: do tempo do velhinho Estádio das Antas ao Estádio do Dragão, foi denominador comum na formação de várias gerações de jogadores.
Jorge Costa era um apaixonado pelo futebol, um jogador capaz de deixar tudo em campo pela sua equipa, um exemplo de brio, um combatente leal.
Deixa-nos cedo, traído pelo seu grande coração que só quem privou com ele fora dos estádios conhecia.
À família, amigos e ao FC Porto endereço as minhas sentidas condolências.»
Igual ao Jorge Costa não é possível arranjar, mas o perfil mais parecido que encontro nos ex jogadores é o de Pedro Emanuel.
EliminarA postura do Presidente AVB tem sido de uma honradez notável, que dignifica o Clube.
ResponderEliminarQuando ganhamos a Youth League e vi nessa equipa jogadores como Diogo Queirós ou Diogo Leite fiquei esperançoso e pensei que tínhamos ali um sucessor do Jorge Costa, mas as minhas expectativas foram frustradas. Mas acredito que encontraremos no futuro um jogador com o mesmo perfil dos antigos capitães.
Para o lugar de que actualmente desempenhava Jorge Costa ocorreu-me o nome de Domingos Paciência, desconheço se que tem alguma actividade em curso, mas seria um perfil mais aproximado ao do eterno “Bicho”.
Num comentário acima o 3asifa falou no Pepe, mas o Manuel VP disse tudo e subscrevo na íntegra, falta-lhe sobretudo portismo e seria um desrespeito para Jorge Costa colocar Pepe no lugar dele.
O Domingos é o director técnico da FPF. Não acredito que deixe o cargo para vir para o FCP
ResponderEliminarEquipa B, Brandão disse que mereciam ganhar, mas não ganhamos, a mesma conversa da época passada.
ResponderEliminarEu vi o jogo, mas não acho que tivéssemos merecido ganhar. O nosso guarda redes fez a defesa do jogo. De salientar a presença de Lucho e de Rui Barros. Isto mostra que a direcção quer estar atenta a tudo o que se passa na equipa B.
EliminarLi em algures o nome de Costinha para suceder a Jorge Costa. É de facto um homem com carácter, inteligente e com muitos conhecimentos, mas não foi “nado e criado” no FCPorto. O que pensam de João Pinto? Enfim, apenas uma ideia…
O Costinha é lagarto de coração e, na minha modesta opinião, não tem o perfil adequado
EliminarVila Pouca,
ResponderEliminarSendo assim fica posta de lado a hipótese Domingos.
Relativamente ao nosso actual capitão de equipa, Diogo Costa, na minha opinião pessoal, e vendo o efeito que ele tem em campo junto dos colegas, parece-me estar longe da presença emocional que tinha Jorge Costa. Não vi em Diogo Costa aquela liderança e motivação extra transmitida à equipa/balneário, que o Bicho possuía, para atravessar períodos mais complicados, parece-me que está mais próximo de Vítor Baía, que também tinha uma presença mais “suave” na liderança dos colegas de equipa.
Diogo Costa capitão, é quase nula a sua presença em campo para esta responsabilidade. Além de não ter perfil é guarda redes. Há que eleger alguém mais interventivo e mais próximo de todos os colegas.
ResponderEliminarEquipa B
Brandão diz que merecíamos ganhar, não parece que seja assim.
Não jogamos nada, equipa sem ideias.
Ao prof. Brandão falta raça, não me parece a pessoa acerta para aquele lugar. Nunca vi grandes jogos na época passada e parece que esta vai pelo mesmo caminho,( falta-lhe alem da raça mais qualquer coisa...) aqui AVB tem que estar mais atento.
Domingos era pessoa certa, jogador da casa, foi treinador e pessoa com bom discurso. Costinha não sei, foi jogador do Porto, tem discurso mas...
Concordo. AVB tem estado irrepreensível. Tanto agora como quando foi JNPC. Teve uma postura à altura do FCP. O que lhe tem faltado são os resultados desportivos porque tudo o resto tem sido bem feito. Também temos tido muito azar para num curto espaço de tempo termos perdido estas referências do portismo. Mas há alturas assim infelizmente, em que parece que nada está a nosso favor. Veremos o que traz a nova época, espero que possamos começar bem!
ResponderEliminarRelativamente ao lugar do Jorge Costa, creio que há coisas que irão ser impossíveis de substituir. Especialmente naquilo que era o carácter e o amor ao clube que o Bicho tinha. Para além do simbolismo. Será difícil substituí-lo mas o FCP como clube grande que é, irá trazer alguém para a função para dar continuidade ao trabalho que tem sido desenvolvido.
Jorge Costa era o Jorge Costa o Capitão dos Capitães
ResponderEliminarQuem vejo com capacidade de Ocupar o Lugar:
PEDRO EMANUEL.
Nao sendo possível , temos que arranjar alguém , BOM Conhecedor do Futebol Português e do País MUITO, Muito CENTRALISTA.
Preferencialmente Portista , anti portista é que nao.
Nao desgosto da hipótese Costinha, mesmo nao sendo portista de gema.
Boas tardes.
ResponderEliminarE se fosse o SC?
Isso só pode ser uma piada.
EliminarEssa não! Ainda há poucos dias ofendeu publicamente o Presidente do FCP em pleno Dragão.
EliminarNem que fosse um grande exemplo da mística Porto, nem que estivesse disposto a ganhar o salário de Director do Futebol que deve ser bem mais baixo que o de treinador da equipa A.
Depois de tudo o que tem feito, nem pensar.
Na época passada vi muitos jogos da “B” , e, apesar de ter perdido a maioria desses jogos, qualquer das exibições foi bem melhor do que a paupérrima exibição de ontem !
ResponderEliminarMas ainda mais preocupante sao a postura e o discurso do treinador.
E fico, por aqui . . .
A melhor forma de homenagear o Jorge Costa é ganhar o jogo. Se à vitória se puder juntar uma boa exibição, melhor. A partir do início do jogo foco e concentração total, não é uma jogo particular, o adversário não vem para homenagear ninguém, vem para competir e se puder, ganhar.
ResponderEliminar