quinta-feira, 27 de novembro de 2025

F.C.Porto 3 - O.G.C.Nice 0. Mais um passo a caminho do apuramento directo para os oitavos-de-final

 

No 1º de três jogos em casa - os outros são o Malmo a 11 de Dezembro e o Rangers a 29 de Janeiro, com uma viagem à República Checa pelo meio, 22 do mesmo mês, para defrontar o Plzen - e que o podem catapultar para uma classificação entre os oito primeiros e o apuramento directo para os oitavos-de-final da Liga Europa, o FCP tinha pela frente os franceses do Nice e uma vitória seria um passo importante para o já referido objectivo principal.

Com Diogo Costa, Alberto Costa, Pablo Rosario, Kiwior e Francisco Moura, Alan Varela, Froholdt e Gabri Veiga, Pepê, Samu e Deniz Gül de início, o FCP entrou a marcar aos 21 segundos de jogo. Assistência de Pepê para o remate fulminante de Gabri Veiga. Dragões não podiam ter entrado melhor. Nice reagiu, subiu as linhas, Porto procurava sair para aproveitar o espaço, mas falhava na circulação, errava passes fáceis, complicava, não conseguia chegar à frente em condições de causar perigo. Era preciso acalmar, colocar mais qualidade na definição e no passe. Parecia que um vírus de passes errados se tinha instalado no conjunto de Francesco Farioli. Alberto Costa e Samu abusavam e o primeiro num erro grosseiro ia entregando o ouro ao bandido. Não pode ser, não se podem cometer estes erros.
Uma entrada a rasgar de Dante nem amarelo levou. Portistas, tolhidos, não conseguiam ligar uma jogada. Gül encostado à esquerda era incapaz de dar sequência às jogadas. Samu idem aspas. Muito mal. Mas o FCP tem alguns jogadores que falam outra linguagem, tratam a bola com carinho, a bola nos pés deles não chora. E assim, Froholdt e Gabri Veiga, construíram uma excelente jogada, o último com muita classe, fez o segundo dos azuis e brancos. De uma bola perdida no ataque, mais uma, os franceses desperdiçaram uma grande oportunidade. Aos 43 Samu perto do terceiro.

O jogo chegou ao intervalo com os portistas a vencer por 2-0, vantagem que era justa. Mas o Nice, mais por erros dos jogadores do FCP que por mérito próprio, podia ter marcado. E também fica a sensação que com Gül e Samu mais inspirados e a dar sequência às jogadas, estar no sítio certo, vantagem podia ser maior.
Era preciso que na 2ª parte não se cometessem os mesmos erros, os jogadores da frente, com excepção de Pepê que esteve bem, melhorassem o rendimento.

O jogo recomeçou com Bednarek no lugar Varela que ficou lesionado numa entrada muito feia de Dante, subiu para o meio-campo Pablo Rosario o tipo de jogador que qualquer treinador adora.
Era o Nico a ter a iniciativa, era fundamental ter cabeça, defender bem, sair com critério. Mas a primeira jogada com algum perigo dos franceses foi de mais um passe errado. Irra!
Por muito pouco Samu não aproveitou um erro do guarda-redes. Gül parecia bem melhor.
Uma má opção de Gabri Veiga, passou a Samu quando tinha uma melhor opção na direita, teve como consequência um lance para o VAR analisar, chamar o árbitro para possível falta de Dante sobre o internacional espanhol.
O árbitro foi ver as imagens, assinalou penálti e Samu chamado a marcar não desperdiçou e aumentou a vantagem para 3-0. E de mais um erro no ataque, mais um lance que podia ter custado caro aos portistas.
Com uma vantagem que dava conforto, Farioli tirou Deniz Gül e meteu Borja Sainz aos 68 minutos.
Importante não deixar o Nice entrar no jogo. E esteve quase a acontecer. O que desperdiçou  Kevin Carlos e que logo de seguida os franceses voltaram a falhar incrivelmente. Culpas de alguns portistas muito relaxados e desconcentrados, inventavam em vez de simplificar. Alberto Costa era o paradigma a sair para o ataque. Defensivamente muito bem.
Aos 73 minutos saíram Froholdt e Samu, entraram Rodrigo Mora e Luuk de Jong.
O jogo ia caminhando para o fim, Porto a controlar, sem pressas, Nice a tentar, mas sem muita convicção.
Mora tentou mais um daqueles golos, mas muito ao lado.

O jogo chegou ao fim com a vitória clara e justa, de um Porto que não foi brilhante e até cometeu erros que podiam ter custado caro. A não repetir. 

Com esta vitória estamos no bom caminho para o apuramento directo para os oitavos-de-final.

O FCP esta época fez um notável mercado e só alguém muito mal da cabeça ou por má-fé não o reconhecerá.

Nota final: 
Parabéns aos Sub-17 de Portugal brilhantes campeões do mundo.
O nosso Mateus Mide foi o MVP do mundial. Calma, miúdo, grandes paragonas, novo não sei quem, isso não é para o FCP... no Dragão privilegiamos o low profile.

Editorial da AVB na Revista Dragões, com uma frase fortíssima e que subscrevo:
«Ainda vamos ver o dérbi de Lisboa terminar com três pontos para cada um»
Eles gostavam de ter um FCP fraco, fofinho, que levasse a bofetada e desse a outra face, dentro e fora do campo. Enganaram-se. Não gostam? Paciência. Podem sempre rejeitar ou pedir sushi.

Ler o editorial na foto em baixo. Clicar na imagem para ler 




22 comentários:

  1. IMPORTANTE:
    https://www.ojogo.pt/futebol/artigo/fc-porto-indignado-com-alinhamento-entre-sporting-e-benfica-na-definicao-do-calendario-da-liga/18024617

    ResponderEliminar
  2. Não vi o jogo , fui acompanhado no YouTube (Porto canal) e depois vi o resumo na TV .
    A vitória era necessária para passar nos 8 primeiros lugares .
    Vencendo o Malmo e Rangers em casa deve bastar para seguir em frente sem recurso aos playoffs .

    Parabéns ao Yoan Pereira , Martim Chelnik , Bernardo Lima , Duarte Cunha , e ao MVP do mundial Mateus Mide , ele que foi elogiado por muitos ex jogadores , como por exemplo o Damien Duff .

    A santa aliança continua a tentar nos lixar , agora é a calendarização , para eles folga , para nós intervalos curtos entre jogos .
    Começo a acreditar que o beiça de camelo (vulgo terror dos túneis) e o cagandas são amantes ...

    ResponderEliminar
  3. Uma boa vitória, não pude ver o jogo, nas vi o resumo e não gostei das oportunidades dadas ao Nice, que podiam ter custado caro.
    Analisar, refletir, corrigir, e vamos com tudo para cima do Estoril.
    Quanto ao Mide e outros, isso mesmo, trabalhar para que não sejam endeusados e que mantenham os pés no chão.
    Parabéns ao Bino e aos miúdos sub 17 pelo título.

    ResponderEliminar
  4. Boas noites,
    Foi um bom resultado com uma exibição morna e como refere e bem, muitos erros há mistura.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Vitória merecida e exibição consistente, gostei do jogo do Pepe para mim um dos melhores. O Nice podia ter marcado , mas falhou todas as oportunidades por falta de pontaria. Estamos numa boa posição, e o próximo jogo em casa com o Malmo parece me ser o mais fácil ( hoje levaram três secos contra uma segunda equipa do Forest); vencendo esse jogo ficamos em boa posição para o apuramento direto.
    Parabéns ao Mateus Mide, prémio merecido, este miúdo tem muita classe, ainda hoje o golo é mérito dele e da forma como ele desbloqueia a defesa com um simples passe decisivo. Se alguém teve a oportunidade de assistir em direto, fica a nota para os comentadores da RTP. Passaram a transmissão a falar do jogador A e B do Benfica, e que o Benfica é quem tinha mais jogadores nesta seleção, e depois, se repetirem isto até à exaustão, no momento do anúncio do melhor jogador do mundial, ficaram surpreendidos e nem queriam acreditar ….figura patética. Um tal de Blesing (?) dizia….sim era possível era possível que fosse o Mide. Que gentinha doente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,
      Acompanhei na RTP e às 32 vezes que repetiram a palavra benfas, deixei de contar.
      Diria antes, Gentinha de m***@.
      Abç.

      Eliminar
  6. Boa noite DVP e todos os portistas, hoje valeu a vitória com números expressivos, mas a exibição foi qb, passes errados, muito espaço no meio-campo para o adversário explorar, saídas para o contra-ataque aos solavancos, neste momento a equipa parece cansada, voltamos ao futebol de passe de central para central, joga no guarda-redes e torna a passar ao central.

    Gosto do Farioli, fez o que nunca pensei que seria feito este ano, mas tirando o Frolhold, Veiga, Mora, parece que a bola está a queimar, então o Pepê está outra vez num estado de má forma física ou psicológica( será que joga sempre a titular para ser despachado em janeiro), Samu não consegue fazer uma tabela de frente para trás, manda sempre para o adversário e mete a equipa sempre em contrapé, espero e desejo que o Farioli consiga pôr aquele futebol que nós tanto gostamos no início da época, que tanto empolgou-nos e desejamos que viesse rápido o próximo jogo.

    Até nos lances de bola parada, cantos e faltas perdemos a capacidade de criar perigo, ainda ontem vi o Arsenal a marcar mais um golo assim, estávamos tão bem nesse aspeto de marcar em bolas paradas. Domingo com o Estoril é para ganhar bem, eles vem com a maleta no autocarro, porque na próxima jornada lampiões e lagartos vão jogar no salão de festas.

    Parabéns aos novos campeões do mundo o Matheus Mide não engana, então o pormenor do lance do 1 golo é de excelência. Abraço a todos os portistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Pepê ontem esteve mal? Não vimos o mesmo jogo. O treinador não pode fazer nada quando jogadores de um clube com a grandeza do FCP, erram passes fáceis, não dominam bem, complicam em vez de simplificar. O Alberto Costa quando tentou sair para o ataque, ou adiantava a bola, ou passava mal, deu origem a um contra-ataque que podia ser fatal. Isso treina-se diariamente, é básico no trabalho até das equipas do regional, se depois os jogadores no campo não fazem o óbvio... No início pensei ver um Samu diferente, mas já voltou ao normal. Não domina bem, não segura, não liga o jogo, não aparece para finalizar. Se o FCP tivesse outro tipo de avançado muito provavelmente as exibições melhoravam. Basta não inventar. O futebol é um jogo simples.
      Apesar de tudo o FCP está acima das expectativas, bem colocado em todas as provas e sem nada lhe ser oferecido.

      Eliminar
    2. Boa tarde DVD, não pondo em causa as suas sempre excelentes análises quer do jogo , quer dos jogadores para mim o Pepê desde o golo que falhou contra o Benfica caiu em termos anímicos e físicos, para mim o lugar dele é a extremo esquerdo( quando saiu o Luiz Diaz em janeiro, o Pepê mostrou o real valor), ontem achei que não dava profundidade a equipa e podia e devia ser um dos 1 a fazer pressão que fazia tão bem no início do campeonato, depois perde com muita facilidade a bola no drible não recuperando a seguir a mesma , embora a jogada do 1 golo é toda do Pepê

      Alguém sabe como está a situação contratual do Pepê, assim como dos novos campeões mundiais do sub-17

      Para acabar uma vergonha a situação do calendário, sempre que alguém clube jogue na quinta -feira, depois joga sempre a segunda, embora o Porto na próxima semana jogue quarta com o Guimarães para a taça da liga, mas vê-se bem para onde vai a direção da liga… razão tem o AVB que diz que Vagandas tem o Rui Costa no bolso. Abraço

      Eliminar
  7. Vitoria justa com algumas asneirolas á mistura. O FCP mostra raça, luta até ao fim mesmo a ganhar, é uma equipa séria nesse aspeto. A passagem quase garantida.
    Força Porto.

    O que se passa com aquela vergonhosa gente da LIGA.
    Aquele gajo que lá está é uma pessoa não grata ao FCP.
    Para que serve a LIGA? Só para beneficiar algumas equipas! Temos já exemplos escandalosos de gente vermelha que por lá passaram e nos prejudicaram, de que maneira...

    Portugal campeão Mundial de futebol sub 17.
    Parabéns a todos os jogadores, ao treinador Bino que foi um treinador competente.
    Não deixo em particular, de me congratular com os jogadores do FCP que mostraram que a formação do clube que representam está mais que viva, que o melhor jogador do torneio foi azul e branco...

    ResponderEliminar
  8. Ganhamos com toda a justiça, mas a exibição não foi muito famosa. Muitos passes e decisões erradas levaram a um jogo confuso. Valeram os 3 pontos, a subida aos 8 primeiros lugares e algumas exibições individuais.

    Espero que esta exibição do Gabri lhe dê a confiança para manter ou elevar este nível durante vários jogos. Foi este jogador que encantou Espanha ao serviço do Celta.

    Continuo a achar que neste momento Rosário deve ser o dono da posição 6 em detrimento de Varela. O dominicano é muito mais agressivo e arrisca mais com bola. Na frente ou Samu volta á forma do inicio da época ou arrisca-se a perder a vaga para De Jong. É impressionante como o Holandês muito dificilmente perde um duelo aéreo, ao contrário dos dois concorrentes.

    Agora que o calendário nos parece favorável, não convém entrar em facilitismos, para não termos dissabores. Se formos competentes vamos acabar a 1 volta numa excelente posição para alcançarmos o titulo.

    Por falar em calendário, pelos vistos os aliados da 2 circular já fizeram das suas. Se dos lados dos vermelhos nada admira, eles sempre forma porcos e tentaram de tudo para ganhar com fatores extra campo, dos lado dos verdes é ver a hipocrisia de quem se intitulava diferente e contra qualquer tipo de estratégias para se tirarem vantagens extra campo.

    Tranquilo, ganhando este campeonato o nosso "slogan contra tudo e contra todos" nunca fez tanto sentido, dado os acontecimentos desta época (arbitragens, jogo em Arouca, agora a calendarização). Só nos dará mais força para alcançarmos vitórias.

    Parabéns aos miúdos dos sub 17. Ser campeões da Europa é um feito, juntar a isso um titulo mundial é soberbo. É verdade que o Benfica é a equipa mais representada nesta seleção, quer na convocatória quer no 11 base, mas como sempre fala-se demasiado nos formados no Seixal e de menos nos formados no Olival. Os 3 melhores jogadores desta seleção são Mauro Furtado (Benfica), Bernardo Lima (Porto) e o melhor jogador da competiição, Mateus Mide (Porto). A melhor formação do mundo, Alcochete, não tem nenhum jogador no 11 base da seleção.

    ResponderEliminar
  9. Bom dia.
    3 pontos muito importantes.
    Exibição que baste,com altos e baixos.
    Mas como digo sempre,não jogamos sozinhos,nem contra pinos estáticos.
    Este Nice passa uma fase muito complicada,mas os jogadores têm qualidade para mais.
    Todas as condições para ficarmos nos oito primeiros e evitar o desgaste do play off.
    Uma nota para o Gabri Veiga.
    Estando bem fisicamente, é um predestinado.
    E tem aquela raça que nos caracteriza.
    Domingo,mais uma vitória.
    Força Porto.

    ResponderEliminar
  10. Alguns andavam preocupados, mas como se vê não havia razão.
    https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20251128-pt-diogo-rema-renova-ate-2029

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu era dos que andava muito, mas mesmo muito, preocupado,
      Agora respiro... aliviado!
      Acredito que andava "gato" por perto...

      Eliminar
    2. Que boa notícia ! O “dono da formação” em Portugal já andava a cheirar e a tentar levar mais um grande valor da nossa formação !

      Eliminar
  11. Boa noticia. Temos uma base de jovens oriundos da nossa Formaçao que nos podem ajudar a fazer equipa bem competitiva.

    Este anos a irregularidade deve se sobretudo a onda de lesões que continuam.

    ResponderEliminar
  12. Cada menos entusiasmado com o Samu. Não vejo como é que o FCP poderia rejeitar uma proposta de 50M ou algo parecido com esse valor

    ResponderEliminar
  13. Bom jogo, com algum amolecimento que deu 2 ou 3 oportunidades aos franceses (que por eles próprios não criaram nada), mas quando se está a ganhar 2-0 por volta da meia hora de jogo e se vai ter jogos importantes de 3 em 3 dias durante uns tempos, os jogadores tendem a poupar-se um bocadinho e depois estas coisas acontecem.
    Mas não aconteceu mal nenhum, siga para o Estoril.
    O Pablito, como lhe chama o Farioli, foi uma contratação preciosa mas nos fóruns de futebol os "experts" diziam o piorio dele. Hehe... enganaram-se, como de costume.

    A CS está completamente fod***. Eles a tecerem loas a toda a hora aos mininos do enfica, quem ouvisse todos os espaços informativos dedicados ao mundial sub17 até ficava a pensar que só lá havia jogadores do benfas, e depois quem vota decidiu que, afinal, o melhor do mundial foi um jogador do Porto, o Mide.
    Isto não se faz, isto é uma enorme traição que foi feita os jornaleiros tugas, ficaram completamente sem pé, e agora para se vingarem ignoram quase completamente o Mateus Mide e não páram de falar, estilo papagaios, na enorme geração do boifica e dos diamantes que lá há.
    Lol... em tantos que lá estiveram, o único bonzinho do benfas é o Mauro Furtado, o resto são jogadores banais, com corpo e pouco +.

    Ainda bem que o Rema já renovou, já andava a deixar-me afectar por tantos boatos que circulam por aí.
    O Diogo Costa que lhe siga o exemplo que também já começa a ser preocupante nunca + renovar.

    ResponderEliminar
  14. Caro DVP:
    Inteiramente de acordo com a sua análise ao jogo.
    Sobre o calendário está tudo dito!
    Parabéns aos sub 17 e ao Bino, Se tivéssemos melhores condições de trabalho para a formação tudo seria diferente para ainda ser melhor.

    ResponderEliminar
  15. No facebook:
    O regresso da Santa Aliança e Mourinho cada vez mais ridículo.

    A Comissão Permanente de Calendários da Liga Portugal - que pinta! - de que fazem parte oito clubes, reuniu para marcar os próximos jogos e o FCP sente-se prejudicado. É normal, já tinha acontecido quando do jogo em Arouca. Mas este regresso da Santa Aliança, mais os seus satélites, sempre prontos a dizerem sim aos interesses, particularmente do Benfica, tem uma virtude: O FCP que começou a época a não contar para o totobola, destinado a lutar com o SCB pelo 3º lugar, afinal conta e muito. E é isso que está na origem da Santa Aliança. Que nossa resposta seja forte e nem precisa de ser tão contundente como em Arouca...

    Mourinho só falou para a BTV, discriminou os jornalistas e estes o que fizeram? Repudiaram o comportamento, boicotaram as declarações? Isso é que era bom! Não só não tugiram nem mugiram, como se aprestaram a publicar as declarações do ex-Special One.
    A propósito:
    «- Que leitura faz do Nacional?
    - A leitura inicial que faço é que as equipas quando jogam contra o Benfica conseguem encontrar uma motivação extra, entregam-se ao jogo de modo diferenciado daquilo que normalmente fazem, só aí já há uma dificuldade acrescida.»
    A sério que essa cassete dos adversários quando defrontam o Benfica encontram uma motivação extra?
    - Ó Mourinho, isso é conversa requentada, isso sim, cheira a mofo que tolhe. E depois, o Nacional?! Que levou 10-0 frente ao Benfica naquilo que o jornal do Benfica, leia-se A Bola, apelidou de goleada do Século?
    É cada tiro cada melro, ó Zé!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Imagine-se o Farioli vir com esse tipo de conversa na conferência de imprensa , caía a Carmo e a Trindade ...
      Mourinho cada vez mais ridículo ...

      Eliminar
  16. Calendário do nosso clube até final do ano .

    FCP - Estoril (30/11/campeonato)
    FCP - Vitória SC (4/12/taça da liga)
    Tondela - FCP (7/12/campeonato)
    FCP - Malmo (11/12/liga Europa)
    FCP - E.Amadora (14/12/Campeonato)
    FCP - Famalicão (17/12/taça de Portugal)
    Alverca - FCP (21/12/campeonato)
    FCP - AVS (28/12/campeonato)

    São 8 jogos, alguns serão com certeza menos de 72 horas de diferença .
    Para a santa aliança tudo vale para nos lixar , já nem disfarçaram ...
    Poupar na taça da liga , e Malmo , mas seguramente Farioli saberá melhor que nós ...
    A nossa máxima prioridade é o campeonato , por isso cuidado , começando com este jogo com o Estoril , o derby está no horizonte , e os padres tudo farão para que percamos pontos nestes jogos ...

    ResponderEliminar