quinta-feira, 6 de novembro de 2025

F.C.Utrecht 1 - F.C.Porto 1. Claramente, dois pontos perdidos


Depois de uma vitória muito difícil frente ao S.C.Braga e no meio de uma polémica criada porque alguns resolveram transformar um filme de animação para miúdos num filme de terror, o F.C.Porto voltou à Liga Europa para na 4ª jornada defrontar, nos Países Baixos, o F.C.Utrecht. 

Também a pensar no próximo jogo para o campeonato em Famalicão, mais um obstáculo com um elevado grau de dificuldade e com pouco tempo para recuperar, Francesco Farioli fez entrar de início o seguinte onze: Diogo Costa, Martim Fernandes, Bednarek, Prpić e Zaidu, Eustaquio, Pablo Rosário e Gabri Veiga, Pepê, Deniz Gül e Borja Sainz. E o jogo começou com o Utrecht a pressionar alto e muito agressivo, FCP com dificuldades em sair e Pepê em três intervenções a fazer três asneiras. Quando pela primeira vez conseguiu sair com critério, aos 12 minutos,  Gabri Veiga isolado falhou por muito pouco uma clara oportunidade de golo.
Aos poucos o FCP começou a ter bola e chegar ao último terço com perigo. Aos 16 minutos foi Borja Sainz a falhar o golo depois de ficar sem ângulo ao ultrapassar o guarda-redes. Depois faltou decisão para finalizar. Tanta cerimónia para rematar à baliza... e amarelos a Prpić e Pepê por reclamar. Porque não se limitam a jogar à bola? Porque se colocam a jeito para ser expulsos?
O FCP já estava por cima, dominava, mostrava que era superior, mas faltava alguma coisa na hora da verdade. Para além de que há jogadores que persistem em complicar os lances mais simples.
Um bom exemplo: aos 42 minutos Eustaquio sozinho e já bem perto da baliza, em vez de rematar de primeira, quis inventar, perdeu uma boa chance.
De uma falta clara que o árbitro não assinalou, incrível como não viu, o Utrecht podia ter marcado.

Ao intervalo o nulo persistia. E, resumidamente, tirando os minutos iniciais e os dois últimos, culpa da cegueira do escocês que arbitrava o jogo, FCP bem melhor, mas incapaz de marcar apesar de ter algumas oportunidades. Depois há jogadores que persistem em transformar aquilo que é fácil em difícil. 

Para o 2° tempo Francesco Farioli manteve o mesmo onze e o jogo recomeçou com o FCP a perder uma bola na frente - Pepê, sempre ele - o Utrecht recuperou, falta da defesa portista, golo. Mais uma vez um desvio que traiu Diogo Costa. E é isto. Do nada, muito por culpa própria, Dragões a perder. 
Aos 52 minutos saiu Pepê - já devia ter saído ao intervalo -, entrou William.
Porto acusou o golo, não reagiu, só fazia asneiras e faltas já no último terço.
De uma recuperação a meio-campo e quando estava mal no jogo, golo de Borja Sainz na recarga depois da defesa do guarda-redes que agrediu Gabri Veiga e foi expulso.
Apesar do golo do empate, Farioli não estava a gostar, tirou Martim Fernandes - que também devia ter ficado nas cabines - e entrou Alberto Costa, também saiu Eustaquio e entrou Froholdt.
Contra dez era preciso acalmar e não entrar no jogo dos da casa que beneficiavam de um árbitro fraco, e procurar o 2° golo. Mas estava difícil, apesar de só dar Porto. Depois de uma grande defesa do guarda-redes, entrou Samu para o lugar de Deniz Gül.
Os azuis e brancos dominavam e pressionavam, mas não encontravam as melhores soluções para finalizar. E a culpa era do FCP que tinha jogadores que só inventavam. Quando se fazia bem e isso não aconteceu muitas vezes o guarda-redes estava lá.
O árbitro deu 7 minutos dava para dar a volta. Gabri Veiga e Borja Sainz eram os únicos que rematavam com algum perigo. A incapacidade para marcar um golo era flagrante.

O jogo chegou ao fim com o empate a um, resultado que penaliza o FCP, num jogo que o mostrou que era melhor, mas também mostrou alguns problemas que esta equipa enfrenta quando tem de atacar contra blocos baixos. Contra dez durante muito tempo, mais de meia-hora, dominando e encostando o Utrecht atrás, o conjunto de Francesco Farioli foi incapaz de marcar um golo - porque não Samu e Deniz Gül na frente no forcing final?
Depois há jogadores que parecem apostados em fazer sempre as mesmas asneiras, inventar, complicar - Pepê e Martim Fernandes que saíram e Zaidu que ficou os 90 minutos, mas não sai disto, são bons exemplos.

Era jogo para ganhar, apesar do adversário ser uma equipa muito física - para contrariar isso era fundamental pensar e executar rápido, circular bem - e que com apoio de um público que apoiou sempre, lutou por cada bola como se fosse a última. Está tudo em aberto, as alterações foram muitas e isso notou-se, mas fica um sabor a desilusão, a sensação nítida de dois pontos perdidos.

65 comentários:

  1. Mais um jogo em que os problemas se repetem. Se continuarmos a jogar de forma lenta e previsível acho que temos mais probabilidade de resultados menos felizes se repetirem. Não acho que falte criatividade mas sim rapidez..
    Dito isto, não acho que este resultado comprometa em nada um eventual sucesso nesta competição portanto foco total no jogo de domingo que vai ser muito difícil

    ResponderEliminar
  2. Não vi o jogo , nem nenhum resumo ainda .
    Mas pelo 11 inicial fizemos e bem muitas poupanças .
    No jogo de domingo em Famalicão o campo terá uma inclinação do tamanho dos himalaias para nós , vai valer tudo !!! mas mesmo tudo para não ganharmos !!! muito cuidado !!!
    Na liga Europa temos ainda de fazer 3 jogos em casa e 1 jogo fora , mais que suficiente para passar nos primeiros 8 lugares .

    ResponderEliminar
  3. Fica difícil contra estas equipas em que é preciso pensar e executar rápido, circular bem, ter jogadores que mesmo em bolas fáceis, parece que são incapazes de dominar de primeira, tocar, dar uma linha de passe. A bola parece que tem picos, nunca fica no pé, depois lá têm de ir em esforço, o jogo fica preso, não flui, facilita a vida ao adversário.

    Não tenho nada contra nenhum jogador, mas apesar de ser bom rapaz, um tipo bestial, que faz bom balneário, o Zaidu é o lateral-esquerdo que precisamos? E este Pepê que voltou aos piores momentos das épocas anteriores? Começou bem a época, mas agora só faz asneiras? E o Martim que tem talento, potencial, mas continua atardar em ser um jogador regular, são mais os baixos que os altos?

    Podíamos ter praticamente garantido hoje o apuramento. Mas faltou alguma coisa. Não gosto que colocar à posteriori as opções dos treinadores, mas contra 10, só um avançado na área rodeado de defesas do adversário?
    Porque não manter o Gul e juntar-lhe o Samu? Sempre eram dois homens na área e a vida ficava mais complicada a vida dos defesas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já critiquei imenso Pepê e disse que deveria ter sido um dos primeiros a sair na limpeza do plantel. Ja fiz meo culpa depois de várias boas exibições este ano mas realmente voltaram as performances do passado. Será que o bom momento era só para garantir a renovação? Esperemos que não…
      Esperar que outros jogadores duque já aqui estavam como zaidu consigam jogar bom futebol é esperar o impossível. Resquícios do efeito Conceição e outros.. há de passar..

      Eliminar
  4. Boa noite a todos, primeiro gostei do facto de ter mudado o 11 para gerir para domingo que é o jogo mais importante da semana.
    Depois muito desiludido porque o adversario era muito fraco e mesmo mudando o 11 tinha-mis tudo para ganhar este jogo, mas a deixar uma primeira parte toda sem jogar com ritmo e depois fazer sempre mas escolhas nao pode dar.
    Mas prontos como disse o Dragonguard ainda temos jogos para passar nos 8 primeiros.
    Domingo vai ser muito dificil e inclinado pelos do costume, por isso temos que jogar muito mais.

    ResponderEliminar
  5. Mas há coisas que o jogo de hoje me deixaram satisfeito. Um grande Gabri, um bom Borja e com golo e o miúdo croata que tem tudo para ser um enorme central.

    ResponderEliminar
  6. Boas.
    Realmente não há muito a dizer para além de que vimos o mesmo jogo.
    Um pequeno reparo; daqui a uns instantes vamos assistir ao que o saloio do dudu vai anunciar em relação às arbitragens da última jornada.

    ResponderEliminar
  7. Negativo: Falta alguém com fantasia e capacidade de drible em espaços curtos. O Mora é o único com essas características. Ao contrário da maioria não gostei do Gabri. É demasiado perdulário e é muito displicente em alguns lances. O lance da expulsão é uma palhaçada. O Zaidu foi mais do mesmo. O Pepê faz asneiras umas atrás das outras.
    O golo é ridículo, não podemos sofrer um golo destes. E é mais um num ressalto com algum azar à mistura, mas quem defende uma bola parada desta forma, põe-se a jeito.

    De resto gostei da equipa. Rasgos de classe do Prpic a contrastar com alguma inexperiência natural. O Pablo no meio do seu futebol atabalhoado foi um muro de trabalho. O Gul esteve bem. O Borja é aquela máquina, não desiste de um lance, pressiona e dá estabilidade defensiva. É um jogador à Porto. Hoje o Martim esteve melhor.

    A arbitragem foi uma palhaçada do princípio ao fim. Na primeira parte dizem que os holandeses foram perigosos nos últimos minutos. Foram mas porque o senhor árbitro “não viu” uma gravata ao Gul e um empurrão descarado ao Eustaquio.
    Na segunda parte mais do mesmo, faltas umas atrás das outras não marcadas aos holandeses no meio campo e um penálti claro sobre o Pablo.
    Uma espécie de arbitragem a la Nottingham.

    ResponderEliminar
  8. Peço desculpa pelo engano no post anterior.
    A comunicação do xuxu é amanhã e não hoje como havia escrito.

    ResponderEliminar
  9. Caro DVP
    Fica um sabor a pouco, pois penso que o adversário estava ao nosso alcance. Para além do Pepe e do Martin também achei o Rosário demasiado pegado à bola

    ResponderEliminar
  10. Boa noite Sr Vila e todos os portistas, vi o jogo de hoje e foi mais do mesmo contra equipas que jogam com 2 autocarros e meio, embora tenhamos feito várias alterações o modelo mantém-se contra estes tipo de equipas, futebol sem profundidade, laterais pouco abertos, então o Zaidu em vez de abrir vinha para o meio… vi que o banco fez bem ao Gabri Veiga e ao Borja. Gostei do Pablo Rosario a 6

    Não percebi na ponta final em que ficamos a jogar com mais 1,ficando o Samu e Dennis a jogar juntos e saindo o Zaidu… Borja faria o corredor esquerdo, mas Farioli jogou pelo o seguro.

    Farioli está a fazer um trabalho soberbo a frente do Porto, 2 empates e uma derrota e o resto só vitórias, nem o mais dos optimistas portistas sonhava tanto depois do ano passado horrível, mas deve repensar a forma de jogar contra equipas com 2 autocarros e meio, então em portugal são quase todas, estamos a entrar no esquema e abusar de trocas de bola entre centrais e guarda-redes e não existem passes de rotura … bem sei que nos falta Luk De Jong, jogador que troca de primeira muito bem

    Por final vi com alegria a derrota do Braga, contra nós comem a relva e tudo sai bem a eles, hoje o Gorby que tanto jogou contra nós, só deu 2 golos aos belgas … faltou-lhes a confiança que os homens da Apaf dão as equipas que defrontam o Porto, permitindo entradas duras etc e enervando depois os jogadores do Porto.

    Por mim era sempre árbitros estrangeiros apitar em portugal. Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também adorei ver o Braguilha a levar no pêlo, em casa.
      Amigos destes, que nos espetam uma faca pelas costas à 1a oportunidade, desejo-lhes o pior.
      Que percam tranquilamente com o Moreirense no domingo que 3 derrotas seguidas faz um ramalhete + composto que só duas.

      Eliminar
  11. Boas noites,
    Árbitro caseiro. A expulsão, se fosse o nosso jogador , era expulso.
    Necessitámos de upgrade em alguns setores.
    Alguns jogadores nossos continuam medianos , na senda do que foram e são hoje.
    Domingo vale mais do que hoje. Ainda estámos na prova.
    Os comentadores psicofanáticos , que distilam ódio ão FCPORTO, julgam que estão no Bangladesch, para essa gente toda que julgam e sentenciam só lhes digo, a verdade dos factos vistos cega-lhes a mente...
    Abraço

    ResponderEliminar
  12. Não temos profundidade em qualidade o plantel, para jogar duas competições, e fez bem Farioli em fazer a rotação contra esta equipa holandesa fraquinha. O campeonato da vergonha é a prioridade , e a liga Europa é uma competição interessante e com algum prestígio, mas não temos chance de estivar e rebentar com a equipa. Positivo o Prpic - este miúdo não engana e tem muito futuro. O Borja apesar de a bola não lhe chegar, corre e luta muito. O Diogo e o Bnederek sempre sóbrios e seguros. O Gul e o Rosário também estiveram bem. Depois o Zaidu, enfim, não da mais, o Pepe voltou a sua pior versão, e o Martim que tanto prometeu quando apareceu, não acerta uma. O Eustaquio sempre muito lento a passar e a decidir emperrou muitos lances. Enfim , a manta é curta, mas o adversário era muito fraco. E como sempre no primeiro remate que fazem , lá levamos mais um golo em que a bola ressalta no defesa e engana o guarda redes. Finalmente o Gabri. Este jogador desconcerta me, tanto é capaz de fazer um 80 e na jogada a seguir um 8… o golo sofrido e claramente resultado da forma displicente e pouco intensa como aborda o lance, por outro lado as jogadas de ataque que fizemos passaram sempre por ele. Mas parece que lhe falta qualquer coisa, seja intensidade ou mais liderança e decisão afirmativa. Que saudades tenho do Deco…
    O árbitro fraco, calhou nos mais um , desta vez um escocês, que não acertava uma, a expulsão foi ridícula, se fosse ao contrário não gostava de ver um jogador nosso expulso assim.
    E lá tivemos que levar com o dr Freitas Lobo e os seus comentários….haja pachorra.
    Domingo sim temos de entrar com os melhores, temo que vai ser muito parecido com o jogo do Moreirense. Será que vão mandar para lá o Veríssimo?

    ResponderEliminar
  13. Dar prioridade ao campeonato poupando jogadores, logo se verá no próximo domingo. Na minha opinião, ontem sem poupanças tinha praticamente tudo resolvido, mas Farioli é que sabe.

    Quanto ao jogo em si, fomos melhor em tudo mas o que conta é o golo. Muitos salamaleques pra chutar à baliza seguido de algumas asneirolas.

    Arbitragem; Se estes incréus aqui fazem vista grossa aos lances do FCP, ontem aquele zarolho precisa de ir ao Adão oculista. Não viu faltas do adversário que nos podiam sair caras, expulsão exagerada, penalti por marcar, na minha opinião, enfim arbitro fracote.
    FCP Sempre.

    ResponderEliminar
  14. Gostei da rotação no 11 e da nossa primeira parte. Apesar das 8 alterações, na primeira parte fomos capazes de retirar quase por completo a bola ao Utrecht. Pressionámos alto como já não via o Porto fazer à algum tempo e apesar de jogarmos com alguns jogadores de menor qualidade e outros em baixo de forma, construímos situações que nos deviam ter levado a sair para o intervalo com uma vantagem tranquila no marcador.

    Na segunda parte tudo piorou principalmente com o golo da equipa Holandesa. A equipa ficou intranquila, começou a errar mais e depois da expulsão esbarrou no autocarro da equipa da casa (um problema que nos tem afetado nos últimos jogos).

    Acho que mais uma vez Farioli foi demasiado conservador, quando a equipa da casa ficou reduzida a 10, devia ter lançado Mora e abdicado de Zaidu ou Rosário, uma vez que o Português é o jogador mais talhado do plantel para combater defesas baixas.

    Ainda assim acho que desta vez o problema esteve muito mais nos jogadores do que no treinador. Acho que começa a faltar humildade e espirito de trabalho a algumas unidades.

    A palavra mais simpática que posso ter para defenir Zaidu como jogador é horrível. É demasiado limitado para fazer parte do nosso plantel.

    O pior é que não é o único problema nas nossas laterais, neste momento não temos um lateral em boa forma. A Moura falta capacidade física, Martim parece apostado em seguir as pisadas dos irmãos Esteves (muito potencial mas ainda não é tudo aquilo que pensa ser) e o Alberto Costa tem uma enorme capacidade física mas algumas limitações técnicas, tem de voltar a saber jogar com elas, como já o fez esta época, simplificar em vez de complicar.

    Pepê também passa por um momento de forma mau e isso tem se refletido na equipa. O Brasileiro estando bem é o extremo com mais capacidade no 1x1 do Porto, o que nos tem faltado e ainda ontem foi evidente.

    Gostei muito do jogo de Pablo Rosário. Não é um portento de técnica mas é um jogador que não joga só para o lado e para trás. Arrisca no passe, é agressivo e forte no jogo aéreo. O Varela que se cuide.

    ResponderEliminar
  15. Dudu sobre o penalti do Benfica - Arouca: "A imagem facultada pelo VAR, em termos factuais, é de ‘matar’ qualquer árbitro, pois mostra uma bola parada num braço em volumetria. Faltou a imagem do contexto, toda a jogada, para perceber que esta mão não poderia ser punida. Esta mão tinha várias atenuantes para estar ali colocada. É mais uma aprendizagem. As imagens traíram uma boa decisão do árbitro.” Consequências? A senhora do VAR, Cláudia Ribeiro, foi AVAR no FCP - SCB. Sem comentários

    ResponderEliminar
  16. Tudo dito mas penso que este talves seja o adversário mais fraco que o FCPorto teve pela frente esta época. Era obrigação do Porto golear e não tentou fazê- lo. Achoque está a ser caracterristico a equipa contentar- se em não sofrer mas não se preocupa em marcar. Somos previsíveis demais, lentos, sem criatividade, sem profundidade, sem capacidade de resolver no 1x1, do meio para a frente falta coragem e determinação para rematar a baliza.
    Há jogadores que não cabem nesta equipa: Gull (marreta), Pepé (atrapalhão), Rosário (marreta), Martin (perdido), Zaidú (zero), Eustáquio (previsivel e lento).
    O treinador tem que se cnformar que o Rodrigo Moura é o melhor jogador do FCPorto e que deve jogar a titular e com liberdade total de assumir a construção do ataque.
    Dá sono assistir a minha equipa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para glorificar o Mora não precisas de chamar marretas a jogadores. O Mora foi titular com o Braga. Viste-o? Eu não, infelizmente. Os craques, aqueles que são eles mais 10, são os que emergem quando a equipa precisa, levantam-na, decidem jogos. O Mora é esse jogador? E depois chamar marreta ao Pablo Rosário depois de ter feito um bom jogo...

      O jogo de ontem deu-te sono? A mim não. Mas é assim, quando corre mal aparecem sempre gente nova bitaitar.

      Eliminar
    2. O marreta do Gul deu a vitória contra o Moreirense .
      Já o marreta do Rosário é só um dos melhores jogadores desta temporada do FCP , seja quando joga de início ou a entrar .
      O Mora ainda não justificou o estatuto de intocável , de titular absoluto .

      Eliminar
    3. Ele há cada portista + marreta, minha nossa senhora.

      Eliminar
  17. Bom dia DVP!

    Sigo o Blog há mais de 10 anos, não perco um post, devo ter comentado umas duas ou três vezes. Em relação ao jogo de ontem, claramente o resultado foi pior que a exibição, pese embora as poupanças e a má entrada na segunda parte. A equipa não está com o fulgor do início de época, ainda assim, tem entregado resultados na maioria dos jogos, algo que uma equipa grande deve fazer, quando não sai com nota artística, sai com fato macaco. Domingo sim é fundamental ganhar, para depois encarar a pausa das seleções para fazer os ajustes necessários.

    Dito isto, sinto que devo expor aqui, embora provavelmente não surpreenda a maioria dos presentes nem muito menos o VP, o autêntico destilar de veneno, pseudo-portismo maldoso e revanchista de alguém que ainda não conseguiu aceitar os resultados de Abril de 2024, e naturais consequências. Falo do antigo speaker Fernando Saul, que não perde um resultado menos positivo para lançar o seu post venenoso, situação recorrente durante toda a época, sendo que por outro lado não teve uma palavra de elogio aos jogos bons, nem tampouco faz referência às constantes roubalheiras que temos sido alvo (algo que ele fazia recorrentemente noutros tempos, inclusive em jogos de rivais). Não me segurei mais e respondi-lhe no post do Facebook:
    “Não, não estás doente, estás contente do Porto não ganhar, como ficas sempre desde Abril de 2024. Não tens qualquer moral para falar quer quando joga bem, quer quando joga mal, ganhe ou perca, porque com o teu ídolo que agora está nas Arábias também perdíamos em casa com o Estoril do Vasco Seabra e estavas caladinho. Onde estavas no sábado a denunciar a expulsão perdoada ao Sudakov? Onde estavas nestes dias a defender o que alegadamente se fez ao padre Veríssimo?, algo que elogiarias 200 % se fosse antigamente. Tens os posts todos prontos a destilar, e sim, a equipa não tem estado tão bem, mas o teu único e só objetivo é o ódio e a divisão. Com viúvas destas, não precisamos de rivais”.

    Resultado? Ao fim de 20 minutos, e já com 10 likes no comentário, este é removido por ele, tal como são removidos todos os que discordam dele, ficando só os que lhe fazem caixa de ressonância, dando a ideia de que a opinião dele é unânime naquele espaço. Mas não sem antes receber mensagem privada de alguns portistas a elogiar a minha intervenção, provavelmente com receio de o fazerem no post.

    Desculpe o testamento, mas aqui fica. Saudações a todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sobre o Saul não quero falar. Desde que apoiei a candidatura de AVB houve quem compreendesse, houve uma minoria que não aceitou e cortou. OK. É para o lado que durmo melhor.

      Eliminar
    2. É pá , deixem lá as viúvas em paz , já que elas não nos deixam ...
      O que ele escreve ou deixa de escrever não interessa ...
      10 likes ? que fartazana ...
      Os verdadeiros portistas têm mais que fazer , se eles continuam a carpir mágoas ...

      Eliminar
    3. A mama acabou não foi? É duro. Não sou portistas. São é portistas do guito.

      Eliminar
    4. Ora nem mais! A mama acabou.
      Gente desta não faz falta.

      Eliminar
  18. Bom dia,
    Não gostei, aliás não tenho gostado ultimamente
    Muita posse, mas uma posse sem conteúdo, sem ideias, falhas básicas, a equipa não estica o jogo, joga afunilado, lateralizações constantes na entrada da área, sem remates, nem tentativas, minguem assume o risco, o lance com o Eustáquio (pode rematar e puxa para dentro e… perde) e de bradar aos céus, a saída do Denis é impercetível, o Martim Fernandes, não está a acrescentar nada, de promissor a banal, o Zaidu definitivamente não dá, não consegue evoluir pelo corredor, com espaço livre e só sabe dar bola para o central e vir para terenos interiores enfim, o Pepe já renovou e anda a brincar
    O R Mora vale mais, do que o valor que lhe estão a dar, na minha opinião merece mais oportunidades, neste tipo de jogos, está a ser desperdiçado o talento e provavelmente o valor de mercado
    Valem os centrais, os três, o Diogo Costa tem estado muito bem, os golos sofridos são esquisitos, ressaltos etc., mas aquelas trocas a saída da área causam-me arrepios, um dia que corre mal
    Peço desculpa pelo desabafo, mas provavelmente iludi-me e estou a cair na real.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. José Rodrigues não adianta falar do Rodrigo Mora com as imagens dos golos bonitos e excelentes exibições na época passada. Temos de falar do Mora que temos visto esta época. O Mora ainda no domingo foi titular. Justificou claramente a aposta, mostrou que tem de ser ele e mais 10? Tomara eu até pela afinidade que tenho com o facto dele ter começado no Dragon Force de Custóias, terra onde vivo há mais de 44 anos, que ele fosse na prática tudo isso. Mas não tenho visto. O meu meio-campo é Pablo Rosário, Gabri Veiga, Froholdt. Mas eu sou apenas um bitaiteiro.

      Eliminar
    2. O Farioli devia fazer isso já com o Famalicão. Pôr o Rosário a titular e o Varela no banco.

      Eliminar
    3. No início da época torci para que R Mora ficasse. Mas a verdade verdadinha é dura, tem se visto muito pouco. Infelizmente o que aconteceu lhe o ano passado só lhe fez mal. São sempre as expectativas. Uma equipa do Porto fraquinha fez sobressair o miudo. Mas o miúdo este ano mostrou muito pouco. E se continuar assim é melhor ser emprestado no final da época ou em Janeiro. Eu também adoraria que ele explodisse mas não está a conseguir. Sobre as ilusões, só se ilude quem é novo. Eu gosto de avaliar ao fim da primeira volta, se não podes errar. Avaliar com base em 2,3 jogos podes errar. Sim entramos a matar mas deu logo imediatamente para perceber uma coisa, não íamos aguentar aquele ritmo. O dinamarquês já não é o mesmo, o rapaz tem jogado quase sempre. É um modelo baseado na parte física, eu tenho a esperança que vamos conseguir algo mais. Os adversários no início não conheciam o Porto, era novidade, tiramos também partido disso. Mas a cada jogo é mais difícil. Os adversários já começam a perceber como criar dificuldades. Mesmo assim, esta equipa não tem nada a ver com o ano passado. E estamos na frente. É jogo a jogo. Tenho a esperança que seja uma fase e voltaremos a ser aquela equipa intensa, com intensidade e aliado a garra e crer que esta equipa já mostrou, é difícil de parar isto por um adversário tuga. Agora pés na terra.

      Eliminar
    4. SR. Vila, provavelmente não me fiz entender, já agora, bitaiteiro sou eu que nem de perto nem de longe tenho o seu conhecimento e capacidade de análise.
      Em relação ao Mora referia-me a este jogo (e outros com defesas acampados à entrada da área) em concreto, com eles frechados lá trás, penso que o R. Mora na segunda parte fazia algum sentido, tentar resolver, motivar e valorizar.
      No seu meio-campo e penso que no de 99%, o Gabri Veiga e o Froholdt são indiscutíveis, também gosto do Pablo Rosário, tem uma entrega extraordinária, mas, no meu entender arrisca um pouco à entrada da área, para mim o melhor Varela tem mais futebol que o melhor Pablo Rosário.
      Já agora o defesa esquerdo deles, que segundo li, acaba o contrato em junho, não ficava mal na nossa equipa
      Cumprimentos

      Eliminar
  19. 1a parte de domínio absoluto, com equipa muito rodada, falhou-se apenas na finalização, ficámos a dever a nós próprios não virmos para o intervalo a ganhar por 2-0, pelo menos.
    O único lance de perigo deles, mesmo a acabar a 1a parte, nasce de uma falta ostensiva que fica por marcar sobre o Gül, incrível a cegueira do árbitro.
    Aliás, o árbitro esteve péssimo, faltas e + faltas evidentes por marcar a nosso favor, que depois davam contra ataques + ou menos perigosos. E não marcou 1 penálti evidente a nosso favor e há 1 jogador deles que podia ter visto vermelho logo no início e nem amarelo viu. A única vez que errou a nosso favor foi na expulsão ridícula do gr, devia ter sido amarelo para ele e para o Gabri.
    Na 2a parte entrámos mal, + uma das já corriqueiras e ridículas perdas de bola do Pepê, livre a favor deles, má abordagem ao livre nossa, azar e golo.
    Do nada, eles estavam a ganhar e a partir daí o Porto, nervoso, já não jogou tão bem como na 1a parte.
    Mesmo assim, marcou-se o golo do empate, teve-se + algumas oportunidades mas podia perfeitamente ter-se ganho, sem dificuldades e isso não aconteceu.
    É futebol, há adeptos + pipoqueiros e que ainda não viveram muita coisa porque são novos, que pensam que isto é um festival, sempre a abrir, mas não é, mesmo nas melhores épocas com as melhores equipas acontecem coisas destas e piores, até no ano bombástico do AVB treinador houve momentos assim e piores.
    Agora é ir a Famalicão deixar tudo em campo e ganhar, como se fez com Moreirense e Braga, se possível jogando melhor futebol. Contra tudo e contra todos.

    ResponderEliminar
  20. Bom resultado com oito mudanças
    Domingo é para ganhar
    E desculpe mestre vila pouca
    Chamem o Mantorras
    Eheheheh

    ResponderEliminar
  21. Uma nota pessoal: aqui ninguém precisa de me tratar por senhor. Vila Pouca, Vila como me tratam os amigos pessoais que vêm aqui, DVP, tudo menos senhor.

    José Rodrigues, o problema é que o melhor Varela tem aparecido pouco e o Pablo tem tido mais influência que o Varela.

    O Samu houve ali um período em que pensei que ele tinha evoluído naquilo que são os seus defeitos. Recepcionar em condições, segurar ou passar bem conforme as circunstância que pede a jogada. O problema é parece que voltamos ao Samu que tem imensas dificuldades nessa características. E para nosso azar o Luuk está lesiona faz tempo. Ter alguém como ele, que junta qualidade à experiência, podia ajudar muito. Aliás, o melhor período do FCP foi com ele e com o Froholdt em grande. Mas já gostei mais do dinamarquês neste jogo.

    ResponderEliminar
  22. Já aqui referi que o início de época deu a esperança/ilusão que o FCP tinha uma plantel fantástico e que isto ía ser um passeio, o campeonato ía ser ganho com facilidade e até se ía ganhar a Liga Europa.
    A época é longa, há altas e baixas de forma, quer individual quer coletivamente.
    O Plantel não é equilibrado qualitativamente (se é que existe algum .
    Assim, quando há mexidas nos jogadores, as fragilidades vêm ao de cima.
    Depois de cerca de uma década com planteis qualitativamente abaixo das exigências de um clube como o FCP, temos de dar tempo ao tempo. Muito foi feito esta época, mas há muito mais para fazer.
    Os objetivos estão a ser cumpridos e apesar de nem sempre se jogar bem (o que é normal), a equipa continua competitiva.
    Claro que se deve criticar e apontar erros, mas sempre a puxar para cima e não destruir ou dividir.
    Todo o foco no jogo com o Famalicão.
    Uma vitória em Famalicão e vamos ter o país futebolista a arder.

    ResponderEliminar
  23. Boas
    No princípio da temporada,cheguei a pensar que o Porto ia pedir empréstimo por o Carlos Forbs.
    Se não estou em erro ele foi jogador Farioli,o ano transato.
    Por isso,estava com essa esperança.
    Por ser português,e nunca ter atuado na primeira liga.
    Não vale a pena falar de Mora,enquanto ele não for (ensinado)a jogar emtre linhas e perceber os índices de como soltar a bola.
    E lançá-lo contra uma das melhores equipas do campeonato,sem saber jogar nessa posição.
    Foi para calar os críticos.
    Que o Mora deve jogar.

    O Pablo,é um bom reforço,e pode muito bem gerir a posição do Varela.
    Só tem um senão,.Importante,é que adora subir no terreno.
    Ter um trinco,que se esquece de fechar talvez,seja mais um rosário em campo.
    É mais um para ser,(ensinado)

    ResponderEliminar
  24. Tivemos 3 jogos fora em 4. Agora vamos ter 3 em casa nos outros 4. Temos grandes chances de acabar nos 8 primeiros se fizermos o nosso trabalho e o ambiente do Dragão ajudar.

    Quanto ao Mora, é muito novo e também precisa de minutos para crescer com a equipa. O Gabri é bom mas também tem defeitos e é um jogador muito mais experiente e com muito mais jogos como sénior nas pernas.
    O Mora para crescer precisa de minutos. Não vai ser a jogar 20 minutos por jogo e a ser titular em jogos complicados uma vez cada 6 semanas que vai evoluir com a velocidade com um titular indiscutível evoluirá.

    Com as cabines telefónicas que os nossos adversários criam, que nascem de blocos muito baixos com o pessoal todo metido na área, é preciso um jogador que tenha um rasgo que mais nenhum consegue ter sem ser o Mora.
    Vimos isso contra os galináceos no Dragão. No final só não nos deu a vitória por milímetros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Soren o Mora já fez vários jogos a titular. Tem de mostrar que já é indiscutível. Enquanto não for assim tem de aguardar

      Eliminar
    2. Também não estou a pedir para ser titular, muito menos todos os jogos, mas pelo menos para ter mais minutos.
      O miúdo tem muito potencial e precisa de mais de 20 minutos por jogo para evoluir. Sendo que em alguns jogos nem entra. E com o baixar de bloco mais pronunciado dos nossos adversários nos últimos jogos é um abre latas como poucos.

      Eliminar
  25. Boas
    Agora é oficial.
    O recorde dos lampinhoes de votantes,não serviu.
    Para porra alguma.
    De Guinness.
    Vou ter de se contentarem,com um recorde de sagres.
    Da rolote,da rotunda.
    Que nunca tinha vendido tantas

    ResponderEliminar
  26. Caro DVP:
    Será que entendi bem as suas palavras? Então, segundo o "Dudu" a senhora VAR matou o árbitro, mas beneficiou o SLB e pelo assassinato recebeu o prémio de ser VAR no FCP x SCB!? Bendito benefício que se sobrepôe ao prejuízo!
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro, citei as palavras dele. Mas é curioso a forma como desvalorizou o erro.

      Eliminar
  27. Existes 3 coisas no futebol muito importantes,união,dinâmicas e entrosamento.
    No Porto atual.
    Essas 3 existem defensivamente.
    Ofensivamente,duas saltam a vista união e dinâmicas.
    Entrosamento não é muito visível.
    Aqui o mister,tem de persistir mais no treino.

    Pêpe,tem de se afirmar como o lider,e dar razão a todos os treinadores que passaram pelo Porto.
    Que sempre apostaram nele a titular.

    ResponderEliminar
  28. https://www.ojogo.pt/opiniao/artigo/o-televisor-da-coacao/18017222

    É isto, meus amigos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, mas curioso que nenhum canal até agora convidou ou ou entrevistou algum jurista especialista em direito desportivo para esmiuçar o caso. Só ouvimos um conjunto de bin ladens anti portistas a bramar e vomitar ódio. Eu fui a conta da ratazana no Instagram e no Facebook e denunciei as páginas na classificação de incentivo ao ódio e violência. Se todos fizerem isso pode ser que lhe fechem a cloaca.

      Eliminar
    2. Bom artigo de opinião. Merece divulgação.

      A mim o que me surpreende ( ou nao, pois vivemos em Super Centralismo ) é no lance do Torneio da Pontinha, NAO existir ninguém, achar ( ao que parece) que a validação de tal Golo, Nao contribui em Nada, para os Jovens verem os árbitros com respeito ???

      É que aquilo parece me UMA VALIDAÇAO ESCANDALOSA.

      Péssimo exemplo ???

      Eliminar
  29. Parece que houve alguém do comentariado ( Lisboa) que "chamou" Charlatao a AVB ???!!!!

    Se assim for , o FCP que ANALISE e que TOME AS MEDIDAS QUE ENTENDER.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Houve sim senhora. Espero que se te o dito cujo no mocho por difamação.

      Eliminar
  30. No facebook:
    Já o referi anteriormente em comentário, mas pela importância é preciso repetir a dar mais destaque:
    Sector da arbitragem, corporativistas selectivos e cobardes.
    O que disseram e fizeram estes cobardes quando no início da época e antes do jogo da Supertaça o Benfica fez um comunicado demolidor contra o árbitro nomeado, por acaso Fábio Veríssimo? Aproveitaram para marcar uma posição, dizer, por exemplo: "Já começam as pressões sobre os árbitros e agora até antes dos jogos?" Não! Ficaram calados. Onde estavam estes cobardes e agora tão solidários com um deles, quando o presidente do Benfica e à porta do balneário do árbitro Tiago Martins, rodeado de pessoas, tratando-o por tu, lhe deu uma grande descascadela? E que junto com o que aconteceu no final da Taça de Portugal, teve como consequência que Tiago Martins que atingiu o limite de idade, não foi convidado a continuar a arbitrar, apenas ficou como VAR, ao contrário de Hélder Malheiro, nas mesmas condições e cujo histórico a arbitrar jogos do Benfica são mais de duas dezenas de jogos sem derrotas para o clube da Luz? Pois, não estavam. Um episódio com o FCP e é vê-los todos unidos a rasgar as vestes e marcar posição. Tão sensíveis num caso, nem quiseram saber nos outros. Bando de cobardes que nem disfarçam os dois pesos e duas medidas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o Vagandas ?
      https://www.abola.pt/video/nao-ha-um-sportinguista-que-nao-esteja-traumatizado-quando-ve-joao-pinheiro-2023121016281624119

      https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-betclic/sporting/amp/varandas-confrontou-joao-pinheiro-ao-intervalo

      Este indivíduo chegou a ir à cabine do árbitro no intervalo de um jogo ….



      Eliminar
    2. Concordo absolutamente !
      Uma grande cambada de hipócritas! Coitadinhos...

      Tudo é mais difícil quando se é FC Porto, temos sempre montanhas à nossa frente, enquanto os outros se pavoneiam no vale. Mas isso faz-nos diferentes! Mais fortes e resilientes, não baixemos os braços nunca!


      Eliminar
  31. Quem chamou charlatão ao AVB foi a fofinha da Sofia. Mas já teve resposta: tranquila Sofia, o AVB até gostas do que tu gostas...

    ResponderEliminar
  32. Vivemos num país altamente centralizado num país a cheirar a medo em cada a esquina, cheio de corruptos, de chulada por tudo quanto é sítio, de portas escancaradas, com leis mansas que vão de mal pra pior, que me leva a dizer, "depois não se queixem".

    A arbitragem, CS, são fruto de toda esta bandalheira todos concentrados na capital. Agora como tudo na vida dá jeito, residir no centro das decisões. Quando temos um clube do regime, o vizinho que mora no outro lada rua, cheios de poder, que têm um retaguarda com gente que mexe no futebol, na política na justiça, todos os outros clubes tem que fazer pela vida, no nosso clube FCP, faz das tripas coração para continuar a ser o melhor.
    Arbitragem: Como diz o dono da tasca corporativista, covarde, sers da verdade que não reconhecem os erros, que com aquele pequeno instrumento que se chama apito, podem decidir um campeonato ou uma descida de divisão. Enfim é o que temos.

    ResponderEliminar
  33. Vejam o lance e leiam o que disse Duarte Gomes sobre a expulsão do Nico Gongález em Barcelos e comparem o lance e o que disse sobre Sudakov: https://www.abola.pt/noticias/a-analise-de-duarte-gomes-a-arbitragem-gil-vicente-fc-porto-2025012007223787770 «83' Muito bem o VAR a recomendar ao árbitro que trocasse o segundo cartão amarelo por vermelho direto a Nico González, devido a falta grosseira que colocou em risco a integridade física de Zé Carlos. Não pareceu haver malícia por parte do médio espanhol, mas houve força excessiva e risco de lesão grave para o gilista. Decisão indiscutível.»

    ResponderEliminar
  34. Depois das palavras de Farioli na CI, os Centralistas vão estar de serviço e por uns tempos ???

    Daqui para a frente vai ser só "defeitos" ?!

    ResponderEliminar
  35. Muito grave o ataque da sofia oliveira ao nosso Presidente. Terão que haver consequências... O Porto não pode deixar esta anormal sem resposta....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vi essa .
      Mas se a pindérica se excedeu , só pode haver uma consequência por parte do nosso presidente e clube , processo para cima dela .
      Aliás se eu fosse ao AVB tinha uma pessoa permanente a ver estes ditos "programas" , quem se esticasse levava logo com um processo crime em cima .
      Não pode haver contemplações com gente desta laia , que é paga para falar mal de nós ...

      Eliminar
    2. Não estava a par desse tema, mas depois do que começaram a escrever aqui fui averiguar as declarações, e são de facto lastimáveis. Cheias de ódio! Nunca pensei que ela destestasse assim tanto o FCP e o nosso presidente. Lamentáveis no mínimo!! Foi longe demais

      Eliminar
  36. Boas.
    Estou a ver o Chaves / Porto B na sportv e qual o meu espanto, logo no início da partida, uma besta quadrada que eu desconheço como comentador, vem falar no clima de intimidação que se vive em relação aos arbitros.
    O que me espanta não é a sportv ser subserviente a essa escumalha toda, espanta-me o facto do FCP ainda não ter já arranjado alternativa a esta banda de camelos.

    ResponderEliminar
  37. Boas
    Vila,isto nada a haver com o Porto,mas porque o Porto está a ser treinado por italiano,e toda a massa adepta elogia o sector defensivo do mister.

    Este fim de semana,foram jogadas 4 partidas em Italia com um golo marcado até agora nesses jogos.
    Esta é a escola Italiana.

    ResponderEliminar
  38. Bom jogo da B, primeira arbitragem séria e uma vitória para o FCP.
    Não é preciso ajudas, só é preciso que sejam justos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro e este lance?
      O FCP B ganhou em Chaves 1-0. É um grande e surpreendente resultado. Mas reparem neste lance. Acham que o jogador do Chaves merecia o quê? Amarelo ou vermelho? https://www.facebook.com/watch?v=1384237963131179 Nem cartão viu...

      Eliminar
    2. É claramente cabeça em riste sobre o jogador do Chaves.

      Eliminar
  39. Rectifico. A informação que tinha era que nem cartão levou, mas levou amarelo. Entrada de sola era vermelho

    ResponderEliminar