domingo, 18 de janeiro de 2026

Vitória S. C. 0 - F.C.Porto 1. Sem jogar bem e frente a um excelente Vitória, valeu aos Dragões um Oskar polaco


Depois da vitória e eliminação do Benfica e já sabendo que vai jogar nas meias-finais com o vencedor do jogo entre o Sporting e o AFS, no regresso ao campeonato para a 1ª jornada da 2ª volta, o FCP tinha uma curta, mas difícil deslocação até Guimarães para defrontar o Vitória, única equipa que o derrotou nas provas internas, recém vencedor da Taça da Liga e por isso moralizado. 

O técnico portista fez alinhar de início Diogo Costa, Alberto Costa, Thiago Silva, Kiwior e Martim Fernandes, Alan Varela, Froholdt e Gabri Veiga, Pepê, Samu e Borja Sainz e os Dragões entraram precipitados, pouco inspirados, vimaranenses bem a sair para o ataque e mais perigosos. FCP nas poucas vezes que teve oportunidade de contra-atacar, Pepê com espaço errou um passe fácil para Froholdt que estava sozinho. Aliás passes errados no brasileiro, infelizmente, hoje e não foi só ele, são uma constante.
Portistas tardavam em encontrar-se, porque em vez de simplificar, jogar fácil,  complicavam. Para além disso, muita gente na linha defensiva, Varela muito encostado atrás, pouca no meio-campo, Samu muito sozinho na frente. Vitória muito melhor no jogo, frente a um FCP muito aquém do que se exigia.
Aos 26 minutos do nada, Alberto Costa ganhou um penálti. Chamado a marcar, Samu atirou contra a barra. Era o corolário de uma exibição muito apagada do avançado espanhol que não segurava uma bola, não ligava uma jogada. Na resposta, perigo junto à baliza de Diogo Costa. E a equipa de Francesco Farioli continuava a jogar e criar pouco. Nem de livre perto da área o FCP acertava na baliza.

O jogo chegou ao intervalo empatado a zero, com o FCP a fazer uma primeira-parte muito fraca. Equipa trapalhona, desorganizada, incapaz de ligar uma jogada com princípio, meio e fim. A única ocasião de perigo foi o penálti desperdiçado por Samu. O Vitória foi sempre melhor como equipa nos 45 minutos iniciais. 

Depois de uma exibição tão fraca, na 2ª parte jogar pior seria impossível. 
Farioli não mexeu e o jogo recomeçou e o FCP parecia incorrer nos mesmos defeitos. Gabri Veiga nem um livre em condições era capaz de marcar.
Samu só fazia asneiras atrás de asneiras. A primeira grande oportunidade do FCP foi aos 53 minutos, Gabri Veiga falhou em boa posição. Era preciso acalmar, acordar para o jogo, jogar futebol. Perto da meia-hora, parecia estar melhor o conjunto da Invicta.
Aos 60 minutos saíram Gabri Veiga e Pepê, entraram Rodrigo Mora e William Gomes.
Dragões pressionavam, superiorizavam-se, chegavam à frente com perigo. Mas o Vitória sempre que podia contra-atacava. A melhoria do FCP foi sol de pouca dura e valeu Diogo Costa a evitar o golo. Os jogadores só jogavam para trás. Quando foram para a frente Borja Sainz falhou incrivelmente. Logo de seguida Mora ficou perto do golo.
Aos 73 saíram Samu e Borja, entraram Oskar  Pietruzesvky e Deniz Gül.
Jogo muito disputado, muita atitude, mas era muito coração e pouca razão.
Aos 80 minutos Oskar que entrou muito bem, foi derrubado na área. VAR chamou o árbitro para ver, João Gonçalves assinalou e bem, penálti. Com Samu fora, foi Alan Varela a cobrar, marcou, adiantou o FCP. 
Saiu Alberto Costa e entrou Bednarek aos 88 minutos. Era preciso aguentar a vantagem mínima. Árbitro deu 8 minutos. FCP incapaz de controlar, trocar a bola, só defendia, raramente saía para o contra-ataque. 
Oskar Pietruzesvky era a excepção à regra, uma clara mais valia, ia para cima sem medo, ganhou o penálti da vitória, ganhou um livre junto à área, jogou muito bem nos 15 minutos que esteve em campo. Promete o jovem polaco.

O jogo chegou ao fim com a vitória, muito sofrida, do FCP, que não fez um bom jogo. A equipa de Francesco Farioli fez uma má 1ª parte, melhorou na 2ª, mas sem ser capaz de atingir o nível exigível e que esta equipa já mostrou ser capaz. O jogo com o Benfica deixou marcas físicas e o Vitória, que fez um grande jogo, também tem muito mérito no mau jogo do líder do campeonato.

Quando não se joga bem e se consegue os três pontos, óptimo, mas é preciso reflectir sobre o que esteve mal. E hoje colectivamente e individualmente, salvo raras excepções, não foi um bom jogo. Houve jogadores que passaram claramente ao lado do jogo. 


59 comentários:

  1. Na raça, contra uns gajos que batem em tudo o que mexe e a quem tudo é permitido.
    Barafustam por tudo, deitam-se para o chão de 2 em 2 minutos; e desconfio que há ali produto.

    O puto polaco impressionou-me. O Alberto e o Gabri estão a precisar de banco ou bancada. Desconcentrados, perdulários e o Gabri com ares de vedeta. O Tiago caiu do céu e o Kiwior é uma máquina. Do Froholdt está tudo dito.

    ResponderEliminar
  2. Preparem-se , as farmácias vão esgotar o stock das pastilhas rennie esta semana , principalmente na capital do império falido .
    Este Guimarães hoje jogou como de um final da Champions se tratasse .
    No final os jogadores vitorianos choravam , engraçado , no final do jogo contra o Sporting na mesma competição na

    ResponderEliminar
  3. Banco!!??? Precisa o Samu. Muito fraco...bem melhor esteve o Denis Gul

    ResponderEliminar
  4. (Continuação)
    Não vi eles chorarem .

    O Samu desastrado , e falhou um pênalti , o Gabri Veiga falha um golo cantado , assim como Froholdt .
    Tivemos a estrelinha de campeão .
    O Oskar Pietuszewski é um puto com grande futuro e vai dar um grande jeito para o que falta da temporada .
    Os centrais mais uma vez impecáveis .

    O Guimarães só teve uma ocasião clara de golo , teve um grande domínio nos primeiros 25' minutos , mas só isso .

    Venha o jogo contra de quinta-feira .

    ResponderEliminar
  5. Temos 2 extremos que não conseguem ir no 1x1, nem tão pouco criar uma jogada de perigo.
    Sobre o Gabri, melhor nem comentar...
    Valeram os 3pts, mas temos de subir o nível de jogo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dois não, três. Borja, Pepê e William. Voltou o Pepê que erra uma, duas, três vezes, alguns passes fáceis e depois abana a cabeça.

      Eliminar
  6. Jogámos pouco mas os vitós parecia que estava em jogo o caneco da champions, o que eles jogaram e se esfarrap
    Que diferença pró comportamento do Rio Ave e do Casa Pia, que andaram em campo mortos, contra os nossos 2 rivais, + pareceu que estavam muito muito contrariados por terem de estar ali a defender as suas cores.
    Como se costuma dizer, foi um daqueles jogos e um daqueles resultados que dão campeonatos.
    E que grande estreia do miúdo polaco. Sofre 1 penálti, provoca uma expulsão, ganha 1 livre perigoso, tudo isto em pouco + de 1/4 de hora, nos seus 1os minutos de jogo pelo Porto e só com 17 anos.
    Parece que temos jogador para desequilibrar a sério.
    Já agora, se ainda fosse Sérgio Conceição o treinador do Porto, talvez o miúdo jogasse 5 minutos daqui a 3 ou 4 meses.

    ResponderEliminar
  7. Esta noite não tenho qualquer razão para dormir mal, embora eu tivesse ficado mais cansado durante o jogo. Os campeões fazem-se desta maneira.

    ResponderEliminar
  8. Grande vitória. Já se começa a ouvir a velha conversa da “estrelinha de campeão”.

    Foi um grande jogo. O Vitória esteve melhor em vários momentos, sobretudo em termos de iniciativa, mas uma coisa é estar melhor, outra bem diferente é dominar. E isso nunca aconteceu.

    Olhando para o jogo com honestidade, tivemos claramente as melhores situações de golo. Na primeira parte, apesar de o Vitória ter estado mais por cima, criou apenas uma oportunidade verdadeiramente clara, no contra-ataque que deu origem ao penálti falhado. Do nosso lado, tivemos também uma ocasião claríssima: o penálti desperdiçado pelo Samu.

    Na segunda parte, as melhores oportunidades foram quase todas nossas. O Vitória teve uma grande ocasião, resolvida com uma enorme defesa do Diogo Costa. Nós, mesmo a jogar mal, tivemos uma bola ao poste do Borja, um falhanço inacreditável do Gabri Veiga na cara do golo, um remate mal executado do Rodrigo Mora dentro da área e, ainda, um penálti claríssimo que acabou por dar o golo da vitória.

    Apesar disto, segundo alguns comentadores da SportTV — cujo som desliguei na segunda parte — fomos completamente dominados, o resultado foi injusto e o Vitória até merecia vencer. Mas como? Tivemos quatro ou cinco oportunidades claras de golo, o Vitória teve duas. Aceita-se perfeitamente o empate como resultado possível. A derrota do Porto é que não faz qualquer sentido.

    É revoltante ver comentadores a distorcerem a realidade de forma tão descarada. A cara de enterro no final do jogo dizia tudo. Nós não pagamos para levar com este tipo de comentários. A narrativa vai ser sempre a mesma: o Porto não joga nada, ganha com a estrelinha e os árbitros marcam penáltis para nos fazerem um favor. Até o comentador assumidamente portista veio dizer que o Farioli tem de repensar os próximos jogos. Será que alguns “portistas” sentem a necessidade de alinhar neste discurso para manter o emprego?

    Uma palavra final para o Vitória e para o seu treinador. Têm uma bela equipa, jogam bom futebol, sem autocarros à moda do Zé, e apresentam jovens com muito talento e futuro. O extremo esquerdo é um jogador com enorme potencial.

    E já que falo em extremos esquerdos, fiquei muito impressionado com o Oskar P. Que impacto de um miúdo de apenas 17 anos. A mostrar à Sofia e ao Pedro Henriques, da SIC, que disseram que este era apenas um reforço para a equipa B, o quão errados estavam. Comentários desses só revelam incompetência e estupidez!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa enorme ocasião do Vitória é precedida de falta clara sobre o Samu. Mais um lance daqueles, muitos, que passam pelos pingos da chuva mas que inclinam o campo contra nós.

      Eliminar
  9. Caro DVP
    Vitoria importante, saborosa e com alguma felicidade. Nestes jogos mais intensos e no fundo separam os bons jogadores dos grandes jogadores é notório que há malta que ou tem de crescer muito ou já não dá para aturar muito mais. Pêpe está no segundo grupo. Fica borrado nestes grandes jogos. Depois temos Veiga, para mim a maior desilusão da epoca e sem justificar ser titular em nenhum momento e Samu. Um Jackson Martínez cocho seguraria mais bolas! Quando não há linha atacante, sobra a defesa e o aproveitamento de uma ou outra oportunidade. Foi o que se passou. O Vitoria jogou. Nós ganhamos

    ResponderEliminar
  10. Um resultado muito melhor que a exibição mas no final é isso que interessa.

    Mais do que cansado do jogo da taça, a equipa pareceu entrar ainda em modo festejo e foi atropelada em termos de intensidade. Demorou a sair desse marasmo.

    Se temos um muro na zona central, é justo referir que o Diogo Costa tem aparecido nos momentos em que é necessário.

    O Oskar que pelos videos me fez lembrar o Luis Diaz, no seu primeiro jogo, deixou-me impressionado. Com dezassete anos, fisicamente é já um jogador feito. Depois arrisca, é agressivo, é rápido e tecnicamente parece ter também grandes qualidades. Um upgrade sem dúvida.

    No final, as dificuldades deste jogo, acabam por ser positivas. Voltámos à terra. Falta muito jogo e ainda não ganhámos nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mário , já aqui tinha dito primeiro , ainda ele não tinha chegado , assim que vi os vídeos dele disse aqui , o Oskar Pietuszewski é um diamante , muito parecido com o Luís Diaz na maneira de jogar .
      Vai ser muito importante para o que falta jogar da época .

      Eliminar
  11. Caros Portistas,

    Valeram os 3 pontos, mais uma exibição fraca e com vários jogadores a passarem completamente ao lado do jogo. Demos mais uma parte do jogo, a jogar assim mais cedo ou mais tarde vai-nos sair caro. Não há possibilidade de vender o Pépé para as arábias?? já está na mesma miséria do costume e o grave é que joga sempre??. O Samu tem 2 tijolos nos pés não é capaz de segurar uma bola?? pqp O Gabri parece que só jogou 5 minutos, nem esteve em campo, enfim muito fraco.
    Na 1ª parte há muito mérito do guimas, agora a nossa equipa tem de ter plano B, jogar na profundidade, nos espaço concedido nas costas que é muito, não entendo. Perdemos a capacidade de pressionar alto com eficácia que o fizemos no 1º terço do campeonato. Fizeram o estágio no Algarve parece que ficaram ainda mais cansados?? Os jogadores deixaram de jogar para a frente como faziam, recebiam e viravam-se para frente, tabelavam em progressão, agora só jogam para trás, não entendo este retrocesso no processo e no futebol jogado. Na 2ª parte foi um pouco melhor e tivemos as melhores oportunidades ainda assim muito a desejar, assim não vamos lá, sobretudo a jogar com equipas mais fortes. Depois do que vi ontem fiquei preocupado com o que aí vem, muito desiludido com o pouco que jogamos. Na 5ª feira desenganem-se quem pensa que é fácil, os tipos correm muito e jogam, se não melhorarmos a todos os níveis provavelmente perdemos, que retrocesso inacreditável, inaceitável e incompreensível.
    A azia da CS é lindo, espectacular, agora estamos a pôr-nos a jeito.

    SEMPRE F.C.PORTO!

    ResponderEliminar
  12. Jogo a jogo! 3ª vitória consecutiva por 1-0. É uma equipa com uma alma fantástica! Ontem, nunca deixei de acreditar que ainda íamos lá chegar, porque quando não se sofre a confiança é muito maior. Vêm aí muitos jogos em poucos dias. Poupar a equipa e deixar descansar que está em baixo de forma. Alguns exemplos: 1) Pepê: Trapalhão, com percentagem de passos errados elevadíssima, finta-se a si próprio; 2) Alberto Costa: não sei se é porque tem estado muito no banco, mas ontem esteve mal principalmente a defender; 3) Gabri Veiga: falta de agressividade, falta de intensidade.
    Gerir bem equipa e resguardar os melhores para o campeonato. O Sporting é daqui a 3 jogos e temos que manter os 7 pontos até lá!

    ResponderEliminar
  13. É bom lembrar como estávamos há 1 ano atrás...

    Temos Equipa, mesmo quando algumas unidades não estão a "carburar" devidamente.

    Também devemos dar mérito a este Vitória que está a fazer uma época em crescendo e também se nota muito o dedo do seu treinador.

    Agora, pensava que nesta altura William Gomes por exemplo, já estivesse noutro patamar dentro da equipa (seria o substituto de Pêpe que precisa urgentemente de banco)

    Também é bom lembrar que se tivéssemos Luka de Jong disponível a equipa seria bastante diferente no capítulo ofensivo e talvez tivéssemos menos dificuldade em marcar golos...

    Ganhar os jogos da Liga Europa e Gil Vicente e Casa Pia antes do Sporting para "resolver" de uma vez por todas este campeonato...

    Abraço

    ResponderEliminar
  14. Uma vitória importante, em campo muito difícil, jogamos intensos mas com as dificuldades do costume na construção e na frente. Oskar deixou boas indicações, assim continue. Fazemos poucos golos e arriscamos a ter dissabores. É uma pena se não conseguirmos retocar estes setores, mas há que continuar a tentar melhorar esta parte, manter o espírito de luta, união e confiança, fazer das fraquezas, força, gerir bem para manter a competitividade e como sempre, se não der ópera, que vá dando bombo.
    E força Porto.

    ResponderEliminar
  15. Bom dia.
    Realmente o jogo de ontem foi quase uma miséria, principalmente nas atitudes dos jogadores do plano mais avançado, contudo, existe um problema que se chama cansaço. Se for só cansaço físico, tende a desaparecer mais depressa que e/ou fadiga psicológica acumulada. Vamos ver como se comportam nos próximos jogos, de resto todas as grandes equipas têm momentos destes durante a época, esperamos é que passe depressa.
    Bom jogo do VSC que o encarou como mais uma final, embora se notasse também que as duracel estavam a chegar ao fim.
    O Porto como já sabemos tem mais um jogo e deslocação importante ao terreiro do adversário ainda esta semana, logo também não podia entrar em grandes folias, sabia-se que tinha que haver contenção nas correrias, mas não explica a forma desastrada de passes e remates sem nexo que ultimamente têm vindo a acontecer. Por exemplo, o Gabri Veiga que há uns tempos ao bater os cantos o fazia de forma colocada e tensa, ultimamente ou escorrega, devolve a bola ao adversário, ou simplesmente não tem força para levantar a bola. Anda muito apático. O Samu tem dias que se baralha todo com a bola. O Pepê está a ser um desastre na construção de jogadas. O Borja ontem não deu uma para a caixa, enfim esperamos mesmo que atinem a bem do resto da equipa e do clube.

    ResponderEliminar
  16. Jogo muito,muito complicado.
    Há jogadores como Gabri Veiga,Frodo,Alberto , Pepê em subrendimento.
    Notou se muito a ausência do Rosário e do Bednarek (para mim o patrão da equipa)
    Rodar o possível quinta feira e trazer no mínimo um ponto para resolvermos em casa com os escoceses.

    ResponderEliminar
  17. Olá Portistas!
    Sinceramente discordo da maioria dos comentários negativos a este jogo. Primeiro não jogamos sozinhos, e ontem o Vitória fez um grande jogo, principalmente na 1ª parte, com grande intensidade (caiu na 2ª, pois seria impossivel manter aquele ritmo). Depois, consentimos novamente pouquissima oportunidade aos adversários, pelo que nunca somos realmente dominados, como alguns querem fazer querer na CS. As melhores oportunidades foram nossas e dominamos claramente a 2ª parte.
    Temos de facto jogadores irregulares, alguns porque não dão mais (Pêpê - jogador útil para o plantel, mas não para titular indiscutivel), outros porque são muito novos e necessitam de tempo para dar o passo em frente (Samu, Veiga, Borja, William, Mora) - veremos se dão ou não.
    Também discordo da análise ao jogo do Samu... quase todas as jogadas ofensivas foram ligadas por ele, através de passes diretamente dos centrais. Não ganhou todas, mas ganhou bastantes. Esteve muito desapoiado (mau jogo de Borja, Pêpê e Gabri), pelo que já muito fez ele e evoluiu bastante no segurar a bola de costas (no ano passado perdia 9 em 10, agora ganha 6/7 em 10), faltando apenas melhoria a definição do passe - invariavelmente, depois de rodar bem e sair da marcação do central, poucas vezes entrega a bola nas melhores condições no ataque.
    Quanto ao Gabri, já vimos a importância e a qualidade que teve em alguns jogos, mas recordo-me do nosso Mister falar num problema nas costas, pelo que pode estar a jogar condicionado - é quase sempre o primeiro jogador a sair, nunca jogando mais do que 60 min..
    Calma, percebam onde estavamos há 9 meses atrás, apenas. A época tem sido quase um milagre, e um excelente trabalho da direção (ainda precisa de mais 1 ou 2 mercados para com melhores finanças, retocar ainda mais o plantel), assim como da equipa técnica e da equipa.
    Da minha parte, máximo apoio à equipa! Bem merecem... nunca faltou atitude, garra e qualidade (umas vezes mais outras menos, mas nunca tivemos uma vitória no campeonato que não fosse merecida, ou que tivessemos jogado muito mal e tido muita sorte).
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com o comentário.
      Não foi assim tão mal jogado pelo nosso Porto! O Vitória jogou foi muito bem e se calhar mais do que se estava à espera.
      Também concordo que o Samu teve um papel importante, certo falhou um penalty (à barra! Não mandou a bola para o Castelo!) E algumas recepções de bola ( mas evolui a olhos vistos desde o início da temporada. Prendeu os centrais do Vitória e foi sempre a referência no ataque permitindo refrear o impeto vitoriano.
      Na segunda parte, estivemos quase sempre por cima, com mais uma bola no poste e outras situações de perigo.
      Acho que o discurso de que o FC Porto não está a jogar bem...Já cansa e não corresponde exactamente à verdade.
      Eu chamo-lhe adaptação e pragmatismo.

      Eliminar
  18. Se fosse uma situação pontual, um caso isolado, tudo tranquilo. Assim é preocupante! Já são vários os jogos em que jogamos da mesma maneira, temos muitas dificuldades em criar jogo ou ter posse de bola e desbloqueamos os jogos com uma bola parada ou um erro do adversário.

    Há claramente um Porto até ao clássico frente ao Benfica para o campeonato, um Porto ofensivo, pressionante a campo inteiro, agressivo e vertical e um Porto após esse jogo, mais cauteloso, defensivo e com um futebol mais mastigado. O porque disso ter acontecido, não percebo.

    Já aqui disse várias vezes que me faz imensa confusão ver o trinco do Porto baixar para a linha dos centrais quando perdemos bola, tira-nos completamente a possibilidade daquela pressão alta asfixiante que já conseguimos fazer. Com bola, o nosso jogo é unidimensional, apenas procuramos colocar bola no Samu.

    Com o jogo atado, é verdade que se notam muito as dificuldades dos nossos extremos, pouco capacitados no 1x1. O miúdo Polaco ainda numa fase de adaptação conseguiu ter mais atrevimento e qualidade nos duelos com o lateral, do que os outros 3 juntos. William tem mais qualidade do que Borja e Pepê no 1x1, mas tem de variar o seu jogo, ele agora quer fazer sempre a mesma coisa, fletir para o meio e chutar.

    Já aqui tinha dito e vou repetir, Samu não tem arcaboiço mental para bater penáltis. Não digo isto agora porque falhou. Vejamos só o que aconteceu ontem, falhar um pénalti acontece a qualquer um, mas o espanhol ficou completamente afetado por isso. Um jogador que não sabe reagir à adversidade não pode ser o batedor.

    Tirando Diogo Costa, não houveram grandes exibições de jogadores nossos. Espero sinceramente que Farioli esteja atento a estes sinais por demais evidentes porque agora na segunda volta as coisas vão apertar, muita equipa a jogar para o pontinho, temos de ter mais variabilidade de jogo para criar oportunidades.

    ResponderEliminar
  19. Bom dia DVP e restantes Portistas, ontem uma vitória muito difícil mas muito saborosa, na 1 parte estivemos pouco acertivos no meio -campo e parte ofensiva, não conseguíamos sair e ficou pior depois do penslty falhado por Samu( se corre mal uns passes fica nervoso e tudo corre mal a partir daí), Veiga nunca se conseguiu libertar da marcação e pareceu que estava enfadado… o banco vai fazer-lhe bem e ao Pêpe.

    Na 1 parte o que nós valeu foi mais uma vez os centrais, Martim, e Frolhold, que máquina !!! Seja a defender, a ocupar os espaços vazios quer a atacar, nunca para.

    Na segunda parte entramos melhor, falhamos 2 golos cantados ( Veiga e Borja) a juntar com o penalty falhado estava o assunto resolvido, mas mesmo assim o Comentador Nuno Coelho ( ex jogador do Arouca, já não bastava o Tonel) dizia que o Porto teve muita sorte, esteve com a corda na garganta e qualquer toque na área do Porto era duvidoso.

    Acerca do árbitro permitiu muita agressividade aos jogadores do Vitória, então o Samu do Vitória fez 3 faltas que davam contra-ataques e a cotovelada do NFoye no Thiago, assim como no tempo que demorou com o Var para marcar o penslty decisivo, estiveram a rever a jogada toda ao pormenor para ver se existia alguma irregularidade.

    Acerca do novo Jogador polaco , este ano acertamos com o 3… embora achasse que demos muito dinheiro por um jogador de 17 anos, ontem achei que já tem postura de jogador com maturidade, bem fisicamente e não tem medo de ir ao confronto quer atacar como a defender.

    Uma palavra final para Diogo Costa, aquela defesa ao minuto 68 na linha de golo, foi qualquer coisa de assombroso, para mim foi o momento decisivo do encontro.

    ResponderEliminar
  20. Alguns de nós não estarão a exigir demais a esta equipa?
    O que esta a acontecer este ano ao FCP é qualquer coisa de fenomenal.
    Reconstruir uma equipa completamente em cacos, desanimada e em tão pouco tempo, com meia dúzia de jogadores, transformá-la numa máquina competitiva, com um espírito de equipa que há muito não se via, é notável.
    A equipa defende bem, raramente está mal posicionada (quantos golos sofremos de bola corrida1?) e raramente dá fífias.
    Thiago Silva é uma verdadeira alternativa e não um "tapa buracos".
    Claro que não temos temos alas de topo e ponta de laça mortífero e quando estes não funcionam a equipa ressente-se.
    Por isso, exigir sim, mas acima de tudo há que louvar o trabalho feito até agora, pois se inspiração não é muita, a transpiração, o compromisso é total.
    Neste altura o FCP atravessa uma fase de muita pressão, pois até o facto de ainda não ter perdido e apesar da vantagem que tem relativamente aos adversários, faz que por vezes o medo de perder pontos tire a clarividência aos jogadores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muita malta com memória curta. Eu sei que sofremos muito com os resultados de 1-0, mas a equipa técnica e a direção teem feito um trabalho notável.
      Lembrem-se onde estavam as nossas expectativas há meia dúzia de meses atrás!

      Eliminar
    2. Também estou a apreciar as novas saídas alternativas para a frente embora com algum risco mas se engata …. Além disso sabemos que o nosso treinador não tem hesitação em defender um resultado mínimo do que arriscar para mais!
      O treinador também está a aprender a adaptar ao nosso campeonato e vejo capacidade dele de evoluir e adoptar formas de jogar adequadas ao nosso campeonato.

      Eliminar
  21. Pela parte que me toca não exijo demais, exijo o básico. Exijo que o Pepê à vontade e com a bola controlada, com Froholdt na esquerda sozinho, seja incapaz de fazer um bom passe. Exijo que os jogadores joguem fácil, não compliquem, não inventem, façam as opções óbvias e não as mais difíceis. Exijo que na frente os alas não façam sempre as mesmas jogadas, não interiorizem, variem, joguem com os laterais que lhes entram nas costas. Exijo que o Samu receba, toque e vá, não force rodeado por vários jogadores. Isto é uma exigência normal numa equipa como o FCP. Repito, nada contra a atitude, determinação, vontade, crença que dura até aos 90 minutos. Mas a qualidade de jogo tem deixado a desejar e não é preciso muito para melhorar, basta fazer o mais, não fazer sempre as jogadas erradas.
    O FCP com a dupla Bednarek e Kiwior joga mais à frente, Thiago Silva protege-se mais, fica uns metros mais atrás.
    Enfim, exigências normais.

    Agora, que está equipa está acima das melhores expectativas, está. Mas pode melhorar sem ser preciso muito, bastam pequenos ajustes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo, sem tirar nem pôr. A critica construtiva nunca matou ninguém e ver ou reportar o que está menos bem, pode contribuir para um melhor desempenho. Não tapar o sol com a peneira.

      Eliminar
  22. Está temporada faz lembrar (e muito!!!) a de 2011 com AVB a treinador , aonde ganhamos tudo .
    As parecenças e as coincidências são muitas .
    Nessa altura também em janeiro tivemos jogos em que tivemos muitas dificuldades , mas não caímos , eram vitórias arrancadas a ferros , suadas .
    Claro que nessa altura , havia Hulk , Falcão , João Moutinho , a equipa era muito melhor .

    Muito bom seria a vinda de um ponta de lança diferenciado por empréstimo .
    Mas entendo que não seja fácil nesta altura .
    Entretanto os lagartos fizeram o maior gasto da sua história num mercado de inverno , gastaram mais de 20 milhões , isso quer dizer que eles vão com tudo , tanto no campo , como fora dele .
    Cabe a nós vencer estes jogos que temos , Gil Vicente em casa , Casa pia fora e Sporting em casa .
    Se vencermos ficamos com via aberta para o título .
    Convém na quinta feira rodar a equipa , a prioridade é o campeonato , o plantel não dá mais .

    ResponderEliminar
  23. Um Vitoria agressivo a não deixar jogar, um FCP encolhido a não aproveitar as poucas oportunidades que teve.

    Falta um verdadeiro matador, Samu jogador esforçado mas um pouco trapalhão.

    O FCP teve um jogo contra os passarinhos da 2ª circular que foi desgastante. Depois quem é que não quer ganhar ao melhor ao que vai na frente.

    Já deu pra ver que o FCP conseguiu ter uma equipa jovem mas já entrosada, mas que falha em alguns pormenores. Farioli sabe que ainda falta corrigir algumas situações.

    Há sempre estrelinha para quem vai na frente, que nos guie até o campeonato acabar.

    O puto, o Oskar é atrevido vai levar alguma porrada, que seja dentro da grande área se possível.

    Continuamos a olhar pra trás, isso é que me dá gozo e arrepios, cólicas, gastrites a toda a trupe da 2ª circular.
    FCP Sempre.

    ResponderEliminar
  24. Olá bom dia
    Nem tudo está bem como em qualquer equipa do mundo, mas está em construção uma grande equipa para o presente e para o futuro desde que este treinador e alguns jogadores continuem por mais alguns anos. Vejam só este promenor: ontem terminamos o jogo que do meio campo para a frente é uma equipa quase de sub20....vejam só: Oscar 17 anos, Mora 18 anos, William Gomes 19 anos, Gul 21 anos, Vitor Froolfd 19 anos, Martim 20 anos....inacreditável...depois temos o Samu 21, Alberto 22, Gabri 23, Borja e varela 24 e
    varela, Kivior 25 e Diogo costa 26....só a Bednarek 29 e tiago Silva 41 ...para destoar.
    Isto é um equipa da miúdos a jogar com séniores....Não conheço mais nenhuma equipa assim na europa. Estes miúdos ainda tem muita margem de progressão. Se com esta idade jogam e tem este espirito, imaginem daqui a 4 ou 5 anos...
    Grande Trabalho do AVB e do Farioli.
    Porto Sempre

    ResponderEliminar
  25. Este ano temos de ser campeões. Não ganhar significa estar 4 anos sem vencer, somos o maior clube de Portugal. Temos de ganhar estes jogos nem que seja por meio a zero.
    Sobre o Samu, acho que vai ser uma grande venda. Está a ser trabalhado e deve sair no final da época. Posso estar enganado, mas vamos vender o rapaz por uma fortuna.
    Teve um jogo injusto que lutou sozinho sempre contra 2 jogadores, que o agarravam constantemente. Acho que está a fazer os possíveis e a evoluir….
    O Pepe é diferente, não dá mais , espero que o vendam no final da época.
    Como alguém aqui disse acho que o Gabri anda a jogar condicionado. Ele já mostrou muito mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também me parece que o Gabri não está bem fisicamente.

      Eliminar
    2. Já entendi bednarek como suplente, Thiago silva não pode jogar para a liga Europa.

      Eliminar
    3. Para mim, em primeiro lugar um jogador tem de ser inteligente. É verdade que o Samu está muito marcado, constantemente pressionado. Mas aí é que entra a inteligência. Jogar simples, ao primeiro toque, toca e vai. Muitas vezes ele agarra-se à bola, quer fintar, não consegue, perde a bola.

      Eliminar
  26. Com o Gabri em sub-rendimento, acho que o meio-campo (a casa das máquinas) fica desequilibrado, desgasta o Viktor e não está a funcionar.

    ResponderEliminar
  27. Caro DVP:
    Foi muito importante esta vitória independentemente da exibição.
    Concordo que por vezes se complica o que seria fácil de executar. Vamos ter sempre jogos
    muito complicados. Nada de facilidades.
    Já não posso ouvir os comentadores da sport tv!

    ResponderEliminar
  28. Boa tarde caros DVP e demais FCPortistas frequentadores deste espaço.
    Continuo a dizer, não vejo equipa em PTG capaz de derrotar o FCPorto. Grandeza é isto mesmo, contra tudo e contra todos.
    Uma nota sobre as decisões de arbitragem: ontem pénalti deTelmo Arcanjo sobre Oskar não deu cartão amarelo (era o segundo); ontem pénalti contra o Senegal ( o da confusão) e cartão amarelo para o defesa que cometeu a falta. Em que ficamos??? No 2º caso o jogador tentou jogar a bola (certo, tirou o adversário do caminho); no 1º caso não há qq tentativa de jogar seja o que for.
    à hora que escrevo, estão os do CM Lixo/Now a destilar contra o FCPorto. Adoro vê-los nestes propósitos, o Pedro... e um tal Gonçalo são demais.
    1 abç e viva o FCPorto, juntos somos melhores.
    Luis Oliveira

    ResponderEliminar
  29. 17 vitórias em 18! Difícil exigir mais desta equipa e principalmente perante o que aconteceu nos últimos anos (e não apenas no ultimo ano).
    Esta equipa é obcecada por controlar todos os momentos do jogo e não permitir nada aos adversários e faz com que arrisque muito menos e dê pouca margem para arriscar aos criativos que existem (!), como mora, veiga, agora Oskar, e menos, mas também Pepê e William.
    A verdade é que jogando menos bem, esta equipa nunca perde o norte e faz-me sempre acreditar até ao ultimo segundo, mesmo a jogar lentamente. E ontem, mesmo perante um jogo menos bom, tivemos pelo menos 4 oportunidades claríssimas!
    Agora acho piada voltar a ver ao fim de alguns jogos menos conseguidos (serão mesmo? eu lembro-me bem do que eram jogos menos conseguidos estes últimos anos..) os mesmos comentários de sempre com uma surpresa sempre renovada, como o Pepê erra passes, é displicente, etc.
    Enfim.. Nenhum de nós, sendo sério e honesto, esperaria este rendimento este ano. Fala-se de taça de portugal, campeonato, liga Europa...
    Há que, definitivamente, ter orgulho nesta equipa e apoiar!
    Para mim, esta equipa, mesmo que eventualmente venha a jogar pessimamente, desde que continue a ganhar, conquistou o direito de ser aplaudida de pé!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa é, efetivamente a grande diferença. Esta equipa faz-nos sempre acreditar. Já não via isso no FC Porto há alguns anos. É estranho vermos equipa mesmo quando as coisas estão a correr pior e o adversário está por cima e a equipa molda-se ao que o jogo oferece. Essa é a grande virtude que estamos a ter este ano.

      Eliminar
  30. Meus amigos, vamos lá a ver. Uma coisa é o FCP estar a fazer uma época notável, muito acima das expectativas. Outra é nós vermos uma exibição fraca, dizermos que foi fraca, apontarmos os erros e defeitos, alguns dos quais se vão repetindo. Essa sempre foi a prática por aqui.

    Olhem, uma coisa que merece elogios é o treinador receber e lançar um miúdo de 17 anos e com poucos treinos. Isso é um sinal que para Farioli não interessa a idade, se está cá há muito ou pouco tempo, não é preciso esperar meses até perceber os processos, saber como a equipa funciona, etc. Arriscou, petiscou, agora é preciso gerir as expectativas, é apenas um miúdo.

    ResponderEliminar
  31. Boa tarde DVP e restantes portistas, estou as 17:55 a lanchar com uns amigos meus num café/Restsurante e está a dar a lixeira CM( até parece que não existe outro canal em portugal nos cafés etc, minha casa nunca) , está a dar o lance do Frolhold com 1 jogador do vitória na área do Porto( sempre em loop enquanto o programa esteve em direto), então o antigo relatador da RR e antigo diretor de comunicação dos lagartos e antigo diretor da empresa de José Veiga e que está a contas com a justiça e quem teve juízo foi o Maniche que lhe acertou o passo no canal 11, Sr Pedro Sousa, a intoxicar a opinião pública, mais o Marco pina e um tal de Gonçalo e um artista de óculos estão chateados porque os especialistas da arbitragem da comunicação social dizem que este lance não é penalty … já os iluminati da lixeira dizem que é penalty e toca intoxicar as pessoas, tudo cartilheiros avencados com agenda escondida, nunca jogaram a bola e esse Marco Pina nunca apitou 1 jogo na 1 divisão ou competições europeias.

    Está em marcha uma campanha a dizer que o Porto é beneficiado, porque a temperatura negativa na segunda circular e está a tolar o cérebro e é preciso que o Porto perca pontos até ao jogo com os lagartos.

    ResponderEliminar
  32. Na B há falta de atitude, são bipolares ou falta de organização?
    Fazem um jogo bom e a seguir 2 ou 3 de bradar aos céus.

    ResponderEliminar
  33. Aqueles canais Cm e Now com aquele rançoso, marco pina o outro nojento pedro galo mesmo depois do Marco Ferreira explicar ao pormenor os lances, estes dois nojentos anti\portistas primários, não ficaram convencidos e com um ar de enjoados comeram mal o esclarecimento.
    Dois canais nojentos + vermelhos que a cabeça do c.....

    Quanto á equipa B do FCP vi um pouco da 1ª parte não quis ver mais. Por favor cheguem a um acordo com o treinador, não tem categoria para treinar nenhuma escalão do FCP .

    ResponderEliminar
  34. Revi o jogo ontem e a minha conclusão é a seguinte: Foi um jogo de combate, tal como parafraseou muito bem Varela; "quando não podemos jogar lutamos". E foi isso. De resto nada mais podemos apontar à equipa na entrega, na entreajuda, na raça e na competência defensiva onde temos jogadores como há muito não se viam por cá. Apenas no ataque é confrangedora a incapacidade de Samu e Pêpê em darem continuidade a uma jogada, mas isso não é de agora.

    ResponderEliminar
  35. Acabadinho de sair, ainda está quente no facebook:
    Pedro Galo, com a camisola do antiportismo primário vestida - também veste a do sportinguista doente -, anda há semanas a tentar descobrir um penálti por marcar contra o FCP. Esta semana não fugiu à regra e contra quase a unanimidade dos analistas e comentadores de arbitragem, lá viu um penálti por marcar contra o FCP.
    Ainda sobre Pedro Galo, o que dizer da tirada que o Conselho de Arbitragem está a influenciar o campeonato porque não nomeia João Pinheiro para o Dragão, Luz e Alvalade? Será por essa razão que o FCP lidera o campeonato com sete pontos para o 2º classificado e dez para o 3º? Será que se o FCP for campeão lá virá o disco riscado de sempre, o campeonato está viciado, foi o sistema, os árbitros, foi tudo menos mérito do FCP?

    É preciso denunciar, SEMPRE!, o comportamento deste antiportista e que desde os tempos em que estava na Bola Branca, na altura sob o comando de Ribeiro Cristóvão, faz dos ataques ao FCP o seu modus operandi.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais um palhaço de circo a dar palha para burros.
      Todo o Portista atento conhece esse cromo há anos,Sr.Vila.
      Mas faz muito bem em relembrar.

      Eliminar
  36. Para além dos parciais comentários do Pina, os comentários a vermelho da CM foram insultuosos para com o FUTEBOL CLUBE DO PORTO. Espero que seja tomada uma posição por quem de direito.

    ResponderEliminar
  37. A comunicação social tem feito muito eco nas palavras do empresário do Kenneth Taylor que esteve para vir para cá , e só não veio porque o Ajax não quis , porque segundo o empresário , o Ajax via o nosso clube um pouco como do terceiro mundo .
    Como somos nós os visados a comunicação social um pouco por todo o lado fez referência .
    Mas não deixa de ser irónico que um clube que recusou 30 milhões de euros do Wolverhampton , e depois 22 milhões de euros do nosso clube , depois acabe por vender por 15 milhões de euros ao Lázio de Roma , quem é terceiro mundista ? nós ou eles ?
    Depois claro , desportivamente estão no chão , no outro dia para a taça o Ajax enfardou 6-0 do AZ Alkmaar , no campeonato estão a 18 pontos do primeiro , na Champions levam na boca de todos , e estão nos últimos .
    Se isto não é ser terceiro mundista ....

    Uma coisa também engraçada .
    Na altura quando o Marcano regressou ao nosso clube depois de ter saído a custo zero , e pagamos 3 milhões de euros , a comunicação social e papagaios criticaram esta prática .
    Agora também os lampiões se preparam para fazer o mesmo que nós fizemos , indo resgatar um jogador com quase 33 anos , pagando entre 6 a 7 milhões de euros .
    Cá estarei para ver se a comunicação social será também implacável como foi connosco .

    ResponderEliminar
  38. Boa tarde DVP e restantes portistas, hoje mandaram-me um vídeo com Tiago a defender o Porto ontem na Cmtv e a meter o suposto antigo árbitro Marco pina numa posição super desconfortável acerca do lance em causa do Frolhold … fossem todos com o Tiago que não o conhecia. A narrativa está montada e temos de ter cuidado futuramente com os padres e os seus acólitos( Var).

    Sei que estamos numa posição de recuperação financeira, mas devia vir um avançado, seja por empréstimo ou um achado, Samu e Dennis Gull parece a mim que ficamos curtos, Samu sinto que está a melhor, mas errando 1 ou 2 passes fica num estado de ansiedade terrível e o Gull entrando parece que ficamos curto. Acho que defesa-esquerdo com o Martim, Moura e Kiwior vai dando para as encomendas, acerca do médio parece que o Farioli vai puxar uns miúdos da B ou mesmo os que foram campeões mundiais ( Mide a cabeça). Hoje gostava imenso que o Vitinha partisse aquilo tudo e amanhã o Francisco Conceicao( não gostei da forma como saiu do Porto, mas é um portista) partisse os lampiões para acabar a época para os lampiões

    ResponderEliminar
  39. Boa noite caro Sr. Vila Pouca, apesar de não o fazer habitualmente, continuo a acompanhar os textos que vai publicando aqui, com a diferença que hoje apeteceu-me comentar.

    1. Este jogo com o Guimarães foi realmente mal jogado por parte do Porto (como já tinha sido com o Santa Clara), mas creio que os adversários já apanharam o tipo de jogo que o Porto faz e anulam os pontos chave (o médio defensivo e o Froholdt, que sofreu uma marcação intensa e provocatória com o intuito de o destabilizar e resultou). Valeu o resultado.

    2. As exibições do Pepê, na minha opinião, tem sido muito positivas ao longo de toda esta época. Sei que podem não concordar, mas tem sido muito importante em termos defensivos e em termos ofensivos é o único jogador a desequilibrar (ou a tentar fazê-lo) em todos os jogos. Sabendo que não é um jogador cheio de técnica, tem tentado fazer pela vida e ajudado bastante o Porto com a sua irreverência. Compreendo que por vezes as coisas não saem bem e, depois da época passada, existe alguma azia no adeptos mas, para mim, continua a ser o maior desequilibrador do Porto nesta época, mesmo falhando passes e fintas.... Não vejo ninguém melhor (William Gomes só sabe puxar a bola para o pé esquerdo e tentar rematar e é demasiado previsível, o Borja não sabe fintar e só o consegue fazer em velocidade com pequenos toques para o lado, o Gabri Veiga passa bem mas a fintar não vi nada e no Guimarães piorou, o Mora quer entrar com a bola pela baliza dentro e parece o Pepê só que pior mas tem potencial para muito mais, e acho que tem melhorado no capítulo defensivo e trabalhado mais para a equipa).

    3. O polaco Oskar impressionou pelas notas que mencionei no ponto 2, e preparem-se porque vai perder muitas bolas e cometer erros crassos, mas precisamos destes jogadores. Temos muitos jogadores de corrida, físicos, empenho e compromisso defensivo, mas em jogos mais bloqueados, precisamos deste tipo de jogadores que vão para cima sem medo e arriscam a finta - creio que só assim conseguimos desmontar defesas fechadas como a do Santa Clara. Devíamos ter mais 1 ou 2 jogadores assim. E se bem se lembram, nos tempos áureos do Porto haviam vários desequilibradores (Deco, Maniche, Derlei, Capucho, Alenitchev / Hulk, James, Guarin, Beliuschi ). Atualmente, nem por isso, e o último que tivemos foi uma máquina no Porto e continuou a sê-lo no Liverpol e agora no Bayern - Luis Diaz.

    (cont.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Litos .
      Ultimamente as ditas equipas pequenas jogam como se não houvesse amanhã contra nós , foi assim em alguns jogos da primeira volta , em casa com o Estoril , nacional , e fora em Moreirense e Açores , agora em Guimarães , e próxima contra Gil Vicente em casa e de certeza que não vamos apanhar o Casa pia fofinho de Alvalade .
      São as malas de dinheiro a funcionar .

      O Pepê fez um grande jogo contra os lampiões , já em Guimarães ...
      Não passa disto ...

      Só uma correção , o Pepe quando veio estava no Besiktas e não do Real Madrid .


      Eliminar
    2. Tem razão, o Pepe veio do Besiktas - erro meu, mas o ponto queria fazer notar mantém-se. Em relação ao Pêpê, acho que ninguém do meio campo para a frente esteve bem em Guimarães, nem no Santa Clara por exemplo. E ele nunca foi nem será um fora de série, mas é um jogador ligeiramente acima da média no plantel atual do Porto.

      Já sabemos que, normalmente, somos o alvo a abater. Este ano, em primeiro lugar no campeonato e sem "casos que nos beneficiam" nos nossos jogos para criar confusão vai ser ainda mais complicado, mas tenho confiança neste grupo de trabalho que está a par da ideia que temos de fazer mais que os outros se queremos ganhar alguma coisa.

      Eliminar
  40. (cont.)

    4. A equipa B continua a claudicar e é tempo de repensar se o líder da equipa tem qualidade para o ser. Continua a parecer curto para a qualidade dos jogadores que temos, e acho que seria o momento de trocar - não sei por quem, mas lutar pela manutenção 2 anos seguidos indica algo. Tive oportunidade de ver a 2ª parte do jogo com o Feirense e a equipa parece perdida, e só melhorou quando entraram o Mide, Bernardo e o Melninchenko. Quem de direito que decida, mas chegar ao final da época a lutar pela manutenção não é o caminho, especialmente em 2 anos consecutivos.

    5. Parabéns à equipa feminina , que conseguiu ultrapassar o Marítimo nos penalties, após um empate a 1 no tempo regulamentar. Aqui temos um exemplo de um projecto que está no bom caminho, e em breve estará na primeira divisão (cheguei a duvidar que tal seria possível em tão curto espaço de tempo, mas agora credito). No entanto, será preciso paciência para estabilizar na primeira divisão e espero que os adeptos sejam pacientes com esta equipa (jogadoras e técnicos), que tem tido um percurso exemplar.

    6. Para finalizar só queria dizer que espero que o Farioli não desfaça a dupla de centrais de sucesso para integrar a "vedeta" Tiago Silva. Da última vez que o Porto fez isso perdemos uma vantagem de 7 pontos e o campeonato para arranjar espaço para o sr. Pepe que veio de Real Madrid (não colocando em causa a sua qualidade, mas naquele momento a defesa estava muito bem , em vez de ter integrado o Pepe e deslocado o Militão para defesa direito). Veremos como corre e confio no Farioli que é diferente do Conceição - pelo menos põe o Oskar a jogar, se viu qualidade nele, e não a secar no banco como o "Ceição" fez com o Diaz.

    P.S. Até nas polémicas, os jogos têm-nos corrido bem. Nada a apontar até ao momento, ao contrário do que acontece na 2ª circular com penalties fantasmas que os vão mantendo na luta e na taça. É injusto, mas prefiro assim, contra tudo e contra tudo seguimos fortes.

    Saudações portistas a todos, e perdoe o texto demasiado comprido.

    ResponderEliminar
  41. A equipa B do FCP vê-se que tem jogadores jovens mas com qualidade, agora, como equipa a praticar futebol está longe de ganhar o quer que seja. Há que mudar.

    Na equipa principal do FCP nota-se a falta de um matador.
    Espero pra manhã uma vitoria, temos argumentos porque somos melhores.

    Voltando a falar daquele rancoroso pedro galo capão, do benfiquista pina-maníaco e toda aquela trupe vermelha do canalbenfica, o ódio ao FCP, chega a ser fastioso doentio. Com a chegada do capão chefe de dos agachados, o sínico, tudo piorou. Consegue por todos a dizer sim, aquilo que brota pela matraca, até o sabichão vaidoso cá do norte passou a segundo plano
    Aquela casa, é um clube de ilusionistas, alquimistas conseguem fazer de um pintelho um fio de pesca, haja paciência.

    ResponderEliminar
  42. Olhem este pardalito a pedir aos árbitros e nossos adversários para nos dificultarem a vida no campeonato.

    https://www.ojogo.pt/futebol/artigo/mourinho-fc-porto-ganha-1-0-no-ultimo-minuto-ganha-1-0-com-um-penalti-ganha-1-0-com-sorte/18043153

    ResponderEliminar