Populares Mês

quinta-feira, 12 de junho de 2008




E para manifestar aos responsáveis do F.C.Porto, sem dúvidas ou hesitações, todo o apoio e toda a solidariedade, aconteça o que acontecer, amanhã na UEFA.
Faço-o por gratidão, mas também por convicção profunda, que as decisões, todas as decisões tomadas e as estratégias seguidas, foram aquelas que os responsáveis portistas entenderam ser as melhores na defesa dos interesses do clube.
Depois porque tenho memória e lembro-me muito bem o que era o F.C.Porto antes de Pinto da Costa e o que é o F.C.Porto agora.
Antes eramos os "Andrades", clube simpático, de gente fidalga, que recebia muito bem, desportistas exemplares, mas, títulos?!...Nada! Nadica di nada! Ou melhor, na longa travessia de 19 anos de deserto, ganhamos uma Taça de Portugal e um campeonato nacional...de Basquetebol!
Nas provas europeias de futebol quando passavamos a 1ª eliminatória era uma festa, mesmo que os adversários fossem equipas de 2ª categoria, como por exemplo, o Cardiff ou o Dundee.
Estavamos tão habituados às vitórias na Europa, que quando atingimos a final de Basileia - já na Presidência de P.da Costa - invadimos a pista do aeroporto de Pedras Rubras, loucos de alegria. Mas não quero falar muito do passado, seria fastidioso estar a relembrar tantas e tantas situações de desrespeito, de provocação, de prejuízos constantes, de brincarem com a dignidade de uma Instituição, que só tinha direito a migalhas. Seriam preciso mais de 100 posts e não é esse o objectivo.
Até porque agora somos Dragões, ganhamos tudo o que havia para ganhar - esse é o nosso grande Crime -, somos um clube conhecido e respeitado a nível internacional - isso de a nossa imagem estar afectada é conversa, em que é que o Calcicaos afectou o Milan ou a Juventus? - em Portugal, somos de longe o melhor clube, temos os melhores dirigentes, técnicos, jogadores e adeptos. Mas temos também, um projecto consolidado, assente em bases sólidas, que resistirá a todos os ataques, por mais rasteiros e miseráveis que sejam. É o que está a acontecer: um ataque claro, fora do campo, à hegemonia do F.C.Porto no futebol português.
Mas se não me admira que os nossos inimigos escrutinem diariamente tudo o que diz respeito ao F.C.Porto e ao seu Presidente, na ânsia doentia, de atacar e criticar, já me causa uma grande tristeza que portistas façam coro nessas críticas e coloquem tudo em causa. O Presidente do F.C.Porto é um ser humano, tem defeitos e tem virtudes, faz coisa bem feitas e mal feitas como todos, felizmente para nós portistas, os defeitos são claramente superados pelas virtudes e aquilo que fez em prol do nosso clube é esmagador em relação aos prejuízos causados.
Reafirmo portanto todo o apoio a P.da Costa que estou certo, quando tudo isto terminar, já sem a pressão que perturba o raciocínio, dirá de sua justiça, não se esconderá - nunca se escondeu dos inimigos ia agora esconder-se dos portistas? - assumirá as responsabilidades e se for caso disso, alterará o que for necessário, para que o F.C.Porto continue a ganhar.
Esta é a minha posição, admito que outros portistas pensem de maneira diferente, têm esse direito, mas sendo assim, não devem ficar pelas críticas dos jornais , da TV, da Rádio ou da blogosfera, devem criar as condições necessárias para o assunto ser discutido no local próprio: a Assembleia Geral do F.C.Porto. Se não o fizerem e persistirem nas críticas, não estão a ser bons portistas e aí podem contar com a minha firme oposição, dentro como é óbvio, das minhas modestas possibilidades.


M.Sousa Tavares na sua crónica semanal no jornal A Bola diz: " nunca mais vou esquecer nem perdoar o comportamento do Benfica". Eu ao Benfica junto ABola, o Record, o C. da Manhã, o Presidente da Liga, o presidente da C.Disciplinar da Liga, o João Leal da F.P.F., alguns jornalistas da R.T.P., com o Carlos Daniel à cabeça, idem em relação à TVI com o Manha e o Valdemar Duarte no cimo da lista e tantos outros que contribuiram e continuam a contribuir para este ataque miserável ao F.C.Porto.
Isto na área desportiva, pois na justiça, nem vale a pena falar. Saber que uma pessoa da índole de Carolina Salgado, é a testemunha " credível " de de toda esta tramóia, diz bem no estado em que se encontra a justiça portuguesa.
Nota final: quando eu era novito e mostrava ansiedade perante uma decisão que podia ser boa ou má, o meu avô dizia-me o seguinte: - pensa no pior. Se acontecer o que não esperas, não te custará tanto. Se pelo contrário, a decisão for de encontro aos teus desejos, a alegria será a dobrar -.
É este o meu estado de espírito: preparado para o pior!
A UEFA anulou a decisão de 1ª Instância.
Meus caros amigos é preciso calma, porque o processo volta à primeira forma.
Para já é uma vitória, só que ainda não é definitiva.
Esperemos pois com serenidade, na certeza absoluta, que o clube tem gente capaz de o defender contra tudo e contra todos.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset