Populares Mês

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009


Na época de 1996/1997 - primeira de A.Oliveira como técnico do F.C.Porto -, o clube do Dragão: dirigentes, técnicos, jogadores, associados, foram vítimas de uma campanha do mais rasteiro, que há memória. Nessa campanha, levada a cabo pela Sic - "Donos da Bola", havia na altura, quem chamasse ao programa "Porcos da Bola"- e pelo jornal Record, valeu tudo, para denegrir e desprestigiar, interna e externamente, a imagem do F.C.Porto. Durante esse período negro, houve um episódio, em que a deontologia e a ética, foram claramente violentadas e o jornalismo desportivo, desceu a um nível, muito abaixo, dos mínimos exigíveis. Refiro-me ao chamado caso "off-the-record", em que uma conversa informal, do técnico portista, com 9 jornalistas, sob o compromisso, aceite por todos, que não era para ser gravada ou publicada, não foi respeitado. O jornalista do Record, presente, gravou tudo e o jornal, na altura dirigido por essa figura inenarrável, chamada R.Cartaxana, violando todas as regras, publicou a conversa, fez grandes parangonas e vendeu lixo, durante vários dias.
Ao vasculhar nos arquivos do Dragão até à morte, encontrei um artigo de Miguel Sousa Tavares sobre o assunto, que coloco à disposição de todos. Trazer aqui e agora, este lamentável e vergonhoso, episódio, tem o objectivo de lembrar aos portistas, principalmente aqueles que nessa altura ainda não tinham despertado para as causas azuis e brancas, que nada do que temos conseguido, nos foi dado de mão beijada. Não, temos enfrentado e ultrapassado, tremendos
obstáculos, lutado, quase sempre sozinhos, contra tudo e contra todos e nesta época, pelo andar da carruagem, mais uma vez, é isso que vai voltar a acontecer. Tenho a certeza, que tal como em 1996/1997 - época do Tri - também agora, vamos sair vitoriosos.
PS - Publicar este artigo do M.S.Tavares, serve também, para dizer o seguinte: estou, às vezes, em desacordo com o que o Jornalista/Escritor, escreve e diz, sobre o F.C.Porto.
Concretamente, à forma como se refere a alguns profissionais portistas e às políticas desportivas do F.C.Porto - as incoerências, são tantas... mas reconheço-lhe a frontalidade, a determinação, a coragem, com que em situações difíceis, dá a cara pelo F.C.Porto, não há poucos anos, mas, e como se pode constatar, há décadas.
Nessa matéria, alguns, ainda têm de comer muita broa, para chegarem aos calcanhares do Miguel.
Clicar sobre as imagens para ler.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset