Populares Mês

sexta-feira, 10 de abril de 2009


Notas introdutórias: os profissionais do Estrela decidiram regressar aos treinos esta semana.
Fazem-no porque, e cito:«não queremos vir a estar envolvidos em guerras, boatos e insinuações, que ponham o nosso profissionalismo em causa». Muito bem, é uma óptima notícia, mas convém perguntar, porquê só agora? Porque não fizeram essa reflexão antes do jogo com o Benfica, onde estiveram 10, repito 10 dias, sem treinar? Serão efeitos da quadra pascal, onde a evangelização mais se faz notar? Não, deve ser a verdade desportiva em todo o seu esplendor!
Há duas fortes razões para amanhã enchermos o Estádio do Dragão, mesmo sabendo que a hora não é a mais aconselhável - 21 h -, que no dia seguinte é dia de Páscoa, que o tempo não está famoso e normalmente, com o feriado de sexta-feira Santa, muita gente está para fora: uma é o apoio à nossa equipa no jogo frente a equipa da Amadora e o tributo que lhe devemos prestar pela magnífica exibição em Old Trafford. Outra, é para mostrarmos ao pr.da Liga, de forma inequívoca, o que pensamos a seu respeito e a respeito do seu comportamento, em relação ao F.C.Porto. Que pena o Ricardo Costa não acompanhar Hermínio Loureiro!...
Depois das notas introdutórias, que pela importância, deviam estar no início do post, falemos então do jogo da amanhã, frente à equipa da Reboleira.
É difícil a vida das Grandes equipas, dos Campeões...mal têm tempo para relaxar, descomprimir, gozar e muito menos, descansar, das as fortes emoções de uma jornada maravilhosa, como foi a de Manchester. A vida tem de continuar, os jogos sucedem-se, as vitórias são fundamentais e assim, é preciso jogar nos limites, dar o máximo, respeitar o adversário e ter uma postura igual à de terça-feira passada, pois a Liga ainda não está ganha e o perigo espreita a cada esquina. Não tenho dúvidas que vai ser essa a forma como os profissionais portistas se vão apresentar, porque é a sua forma de estar e é a cultura do F.C.Porto, onde impera a serenidade, o recato e a humildade, em comparação com outras culturas, onde se joga pouco, mas aparece e fala muito. Se for assim e porque somos superiores, naturalmente, ganharemos e daremos mais um passo importante rumo ao nosso objectivo principal - será? Realisticamente, é!-, que é o Tetracampeonato.
Sem contar com Lisandro - já para não falar de Fucile, que ainda não recuperou - e tendo em vista que o Campeão Europeu vem já aí, Jesualdo, vai ter de gerir muito bem o grupo, nomeadamente aqueles que possam estar mais fatigados. Mas o tempo em que se desconfiava do plantel do F.C.Porto, parece ter passado à história e tal como aconteceu em Guimarães, é natural que o técnico portista faça alterações e volte a apostar em Mariano, Farías e até A.Madrid, sem que isso assuste a exigente massa adepta dos Dragões - esta questão do valor do plantel azul e branco, vai, lá mais para a frente, ser motivo de muita conversa...
O árbitro é João Capela, auxiliado por Pedro Garcia e Paulo Soares

Convocados do F.C.Porto: Guarda-redes, Helton e Nuno; Defesas, Sapunaru, Rolando, B.Alves, Cissokho e Stepanov; médios, R.Meireles, Fernando, Lucho, Guarín, Mariano e A.Madrid; Avançados, Tarik, Farías, Rabiola, Hulk e C.Rodríguez.

Declarações do menino Fernando - melhor em campo na terça-feira-, no Superflash:
«O jogo de Old Trafford já passou. Agora estamos todos focados no Estrela da Amadora. Trata-se de um novo desafio e sabemos que temos de ganhar.»

«Com certeza que não vamos poupar esforços frente ao Estrela da Amadora. Iremos seguramente entrar muito fortes no encontro, até porque a vantagem sobre o segundo classificado é pequena e não podemos perder pontos.»

«Ficámos felizes pelo que fizemos contra o Manchester United, mas agora devemos concentrar-nos em pleno no Estrela da Amadora e dar o máximo para vencermos.»

«Não treinar é sempre mau para os jogadores. Tive oportunidade de trabalhar no Estrela da Amadora e sei que os treinos dão sempre mais ânimo ao plantel. É uma situação complicada, mas estou certo de que vão superá-la. Seja como for, independentemente dessa questão, acredito que vão entrar fortes e colocar-nos dificuldades. Teremos, portanto, de estar bem focados. Esperamos, acima de tudo, fazer um bom jogo e conseguir os três pontos.»

«É um desafio tão importante como todos os outros. Não é mais nem menos especial só pelo facto de já ter passado pelo Estrela da Amadora.»

«O nosso objectivo é chegar o mais rápido possível ao título. Temos, por isso, trabalhado forte e no imediato o que queremos é fazer um excelente jogo no sábado e vencer, de modo a ficarmos mais perto do que nos interessa.»

«Fico feliz por o treinador me ter elogiado. É um sinal de que o meu trabalho está a ser reconhecido e há que continuar a treinar para poder melhorar ainda mais. Motivado estou sempre. Afinal de contas, represento um grande clube.»

Antevisão de Jesualdo:
Sobre o que espera do jogo:
«Estamos tranquilos, como sempre estivemos. Temos alguns jogadores lesionados, outros à procura do seu momento, outros em projecção, mas sabemos bem o que podem e, fundamentalmente, o que querem dar. Estamos perante dois quadros claros para este jogo de amanhã [sábado]. Um, o Estrela tem feito bons jogos e está bem classificado, apesar dos problemas. Dois, o ambiente exterior está de acordo com as nossas ambições neste momento. Estamos em três frentes e queremos ajuda, queremos o apoio da família azul e branca, para as ultrapassar e conquistar»
Sobre o regresso aos treinos do Estrela:
«Estou muito contente por o Estrela ter treinado antes do F.C.Porto, um bocadinho triste por não o ter feito com o Benfica. Há que admitir que estejam mais cansados agora, porque fizeram um esforço maior durante a semana. Estou curioso por ver o que acontece amanhã».
Sobre o árbitro:
«Antes dos jogos as escolhas obedecem a critérios que não conheço. O árbitro vai ter uma tarefa fácil amanhã [sábado], desde que não a dificulte. Felizmente não temos o Fucile em risco de ver o quinto amarelo, por isso»
Sobre a entrega da Taça de Campeão:
«Ridículo. Ridículo. É a única coisa que posso dizer. Não se entende esta situação numa liga profissional, que tem equipas na Liga dos Campeões, que tem vencedores da Taça UEFA e campeões europeus.»

PS- A questão da renovação de Jesualdo, voltou a ser tema de conversa na C. de Imprensa desta tarde. É curioso, mas porque é que ninguém ainda perguntou ao Professor, se for Campeão, e for convidado a renovar, qual será a sua resposta? Aceita?
Já tinha feito referência no post sobre o jogo, ao extraordinário comportamento dos adeptos do F.C.Porto em Old Trafford. Hoje, como homenagem de agradecimento portista, deixo o vídeo que prova isso mesmo.
Vídeo retirado do blog:http://guerreirosdainvicta.blogspot.com

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset