Populares Mês

terça-feira, 28 de dezembro de 2010


O post de hoje, 28 de Dezembro e como acontece sempre desde que há "Dragão até à morte", é para dar os parabéns ao Histórico Presidente do F.C.Porto, Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa - criador dos Dragões e o grande responsável por o F.C.Porto ser tão temido, invejado, ganhador, o melhor clube português - que faz anos neste dia. Não vale a pena citar o currículo do Líder azul e branco, ele é tão conhecido como extenso, com dezenas e dezenas de títulos, em todas as modalidades, o que obrigaria, não a um, mas a três posts. Assim, ao mesmo tempo que dou os parabéns e o felicito pelo 73º aniversário, desejo-lhe as maiores felicidades e que esta data se prolongue por muitos e muitos anos... Espero também, às muitas prendas que certamente receberá, junte algumas lá para Maio... E, para terminar, como bem lembrou há dias atrás o amigo Fernando Vargas, faz hoje 10 meses que o F.C.Porto perdeu pela última vez para o campeonato, o que não sendo nada de extraordinário, num clube habituado a bater recordes, é algo que merece um brinde particular: brindemos então a J.N.P.Costa, ao F.C.Porto e a esse feito digno de relevo...Tchim, Tchim!!!

Para completar e retirado do jornal O Jogo:
"Best of"

Batalhas
"Quando nos quiseram tirar a Taça de Portugal do Estádio das Antas, com o argumento que o Estádio Nacional era 'muito helénico'. Na verdade, era porque o FC Porto estava na final. Acabámos por vencê-la e disputar a final aqui."

"A batalha do rebaixamento do Estádio das Antas. Dentro da Direcção, havia muita gente contra: uns diziam que passava um rio por baixo, outros que havia um cemitério, e só tive apoio do Óscar Cruz, responsável das obras. Tive oposição interna e depois externa, com o pedido de subsídios que eram sempre recusados. Só andaram para a frente graças ao ministro Valente de Oliveira, que acabou por desbloquear a questão."

"A construção do Estádio do Dragão. O célebre Plano de Pormenor das Antas. Uma batalha terrível em que quem mais devia lutar por este equipamento fez tudo para o destruir e bloquear de todas as maneiras. Foi uma batalha ganha, e todos temos orgulho no nosso estádio e na sua envolvência."

73
Pela 20ª vez desde que chegou à presidência do FC Porto em 1982, Pinto da Costa celebra o seu aniversário em primeiro lugar no campeonato.


O homem que existe para lá do presidente
>> Dinheiro
O dinheiro é importante para que as pessoas possam ter uma vida digna, possam manter a sua independência e possam ajudar quem precisa e mereça. Agora, a obsessão pelo dinheiro... às pessoas que estão obcecadas, costumo dizer que não dá para o levar no caixão. As pessoas devem gozar a vida e proporcionar o bem-estar a quem as rodeia e é para isso que o dinheiro serve.

>> Trabalho
O trabalho é um direito e uma obrigação de todas as pessoas e a sua falta é um dos principais problemas da nossa sociedade. Pelo menos, daqueles que querem trabalhar, porque há muitos que não querem e preferem viver de subsídios. Mas é dramático perceber que há muita gente que quer trabalhar e não pode. E mais ainda quando, ao mesmo tempo, ficam sem trabalho famílias inteiras. É um dos problemas que este país tem de encarar de frente e ultrapassar.

>> Amizade
A amizade é um sentimento único e sublime. Traduz o lado positivo da vida. É, de facto, raro e especial perceber que se tem uma pessoa de quem se pode dizer, no verdadeiro sentido da palavra, que é nosso amigo. Por definição, um amigo não o é por interesse, mas sim por se identificar com os interesses e o carácter do outro. Só o prazer de usufruir da sua companhia e de, muitas vezes, ter o privilégio de lutar ao seu lado por aquilo em que ambos acreditam é um privilégio. Especialmente quando as amizades perduram muitos e muitos anos, como acontece sempre que são verdadeiras.

>> Amor
O amor também não é mau. Em muitos aspectos, é semelhante à amizade. O amor fraternal pode ser fantástico, o amor no seio da família é muito importante e o amor entre duas pessoas é especial. É algo que nos leva a fazer tudo o que está ao nosso alcance para proporcionar o bem-estar às pessoas que amamos e também um sentimento que nos proporciona uma felicidade ímpar. É um sentimento fundamental para a realização de qualquer pessoa.

>> Sexo
O sexo do meu tempo, que é o que ainda mantenho, é algo de normal, mas que, para mim, só tem significado, quando as duas pessoas se entregam totalmente e com amor.

>> Casamento
Há dois tipos de casamentos: um que eu não compreendo, embora tenha sido promulgado e, portanto, sobre esse não falo. Sobre o casamento tradicional, entre homem e mulher, digo que é um relacionamento especial que começa por ser muito bonito, mas pode acabar feio. Quando uma pessoa toma a decisão de casar, naturalmente, está convencido que está a tomar um passo importante e seguro, que muitas vezes não o é. Por isso é que há tantos divórcios. Eu já tenho dois e não vou ficar por aqui porque estou a planear casar uma quarta vez. Mas todos reconhecemos que um casamento que dure 50 anos é algo de fantástico.

>> Escola
A escola é absolutamente fundamental em qualquer sociedade que pretenda ter um futuro. É com base naquilo que aprendemos na escola que partimos na aventura da vida e por isso mesmo deve haver todo o investimento e todo o cuidado com essa área da sociedade para dispensarmos à educação a atenção que merece.

>> Justiça
A Justiça é sempre atacada, por tudo e por todos, mas parece-me que exageradamente e de uma forma injusta. Em todos os ramos e actividades há melhores e piores profissionais, mas acho que a Justiça, mesmo tardando, ainda se faz neste país. E eu acredito na Justiça.

>> Fé
A fé ou se tem ou não se tem. Eu tenho. Fui criado no seio de uma família católica, o que muitas vezes não é suficiente, porque muitas pessoas acabam por perdê-la. Eu mantenho a minha fé e as minhas crenças e tenho motivos para isso porque nos momentos mais complicados nunca a perdi e sempre senti que há uma ajuda que ultrapassa o aqui que é explicável e natural.

>> Espírito de Missão
Todos nós temos obrigações perante os outros e, quando podemos ser úteis, muitas vezes temos de colocar o nosso próprio interesse para trás das costas e fazer aquilo que é mais importante para a comunidade.

>> Natal
Vejo sempre o Natal como um momento de felicidade. Ainda este Natal tive a felicidade de estar com a pessoa que amo e com a minha filha. Não me restarão muitos Natais, mas ainda espero poder passá-lo com a mulher que amo, com a minha filha e com o meu filho. Gostava que nos pudéssemos juntar os quatro.

Família
A família é a base de uma sociedade saudável e funcional. É fundamental para o bem-estar de cada um de nós, para nos sentirmos parte de algo maior e mais importante que nós próprios.

5 Jogadores
PELÉ
CRUYFF
DI STÉFANO
MADJER
EUSÉBIO
"Só fica de fora o Maradona, não por falta de qualidade, mas por falta de espaço"

Equipas
AJAX de Cruyff
BARCELONA de Guardiola
REAL MADRID de Di Stéfano
FC Porto de 1987
SPORTING dos Violinos

Clubes
Barcelona

Miúdos em que viu mais potencial
VÍTOR BAÍA - "Nem sequer era titular, mas percebi logo que era especial e mandei assinar contrato com ele"
RICARDO CARVALHO - "Ia ser dispensado para o Trofense, mas eu não deixei"
DECO - "Quando o vi, com apenas 18 anos, percebi logo o potencial que tinha"
JORGE COSTA - "Vi-o ainda júnior, estava para ser emprestado ao Penafiel e eu já não queria que ele fosse"
ROMÁRIO - "Queria ficar no FC Porto quando veio cá com o Vasco da Gama, e percebia-se o jogador que viria a ser"

Vitórias
Viena'87
Tóquio'87

Sevilha'03
Gelsenkirchen'04
VITÓRIA EM PENAFIEL - "Ganhámos com um golo do Bobó. Foi o último jogo em que o Pedroto esteve no banco. Sabia que ele ia para Inglaterra para tratamento, embora ele ainda não o soubesse"

Derrotas
Juventus em Basileia, na Taça das Taças
"Essa e as duas Supertaças europeias que perdemos, não me lembro de mais..."

Dirigentes
Dr. CESÁRIO BONITO - "Foi um grande dirigente e lutador em prol do FC Porto e do Norte"
SANTIAGO BERNABÉU - "Com quem privei quando ainda era director e que me impressionou pelos conhecimentos de futebol"
JOSEP LLUÍS NÚÑEZ - "Grande presidente do Barcelona"
Fernando Martins - "O presidente máximo do Benfica"
AFONSO PINTO DE MAGALHÃES - "Ao lado de quem fui dirigente durante três anos"

Treinador com mais potencial
"Acredito que o António-Pedro Vasconcelos merecia uma oportunidade no Benfica e o Eduardo Barroso no Sporting. Mas mais a sério..."
LEONARDO JARDIM - "O actual treinador do Beira-Mar parece-me poder fazer uma boa carreira"
VÍTOR PEREIRA - "Membro da equipa técnica de André Villas-Boas e um valor seguro para o futuro"

Mulheres bonitas
"Para mim, a beleza é interior, tanto como exterior. Por isso..."
A minha MÃE
a minha filha, JOANA,
as minhas irmãs ALICE e EDUARDA
e a FERNANDA MIRANDA

Locais
Porto
Viena
Sevilha
Natal (Brasil)
ROTUNDA DO AEROPORTO EM LISBOA - "Gosto sempre de lá passar quando me venho embora"


Datas com história

28 Dezembro 1937
Nasce na freguesia de Cedofeita, no Porto.

20 Dezembro 1953
Torna-se o sócio número 26 636 do FC Porto. A quota é de 20 escudos.

1962
Começa por ser vogal da secção de hóquei em patins.

26 Fevereiro 1967
Passa a ocupar funções no pugilismo, onde conhece Reinaldo Teles.

Maio 1969
Empossado como director das Actividades Desportivas Amadoras.

13 Maio 1976
Aceita o convite do presidente Américo de Sá para assumir funções como director do departamento de futebol.

23 Junho 1976
José Maria Pedroto é anunciado como treinador para a época de 1976/77.

18 Maio 1977
O primeiro troféu como director do futebol: a Taça de Portugal.

11 Junho 1978
Ponto final no jejum de 19 anos. O FC Porto sagra-se campeão nacional.

Verão 1980
Abandona a Direcção, sendo substituído no departamento de futebol por Teles Roxo.

17 Abril 1982
É eleito presidente do FC Porto, com 4573 dos 5024 votos contabilizados.

23 Abril 1982
Empossado presidente. Nesse ano, o hóquei em patins vence a Taça das Taças e o ciclismo ganha a Volta a Portugal.

1983
O basquetebol sagra-se campeão nacional.

16 Maio 1984
O FC Porto perde a final da Taça das Taças diante da Juventus.

21 Junho 1986
O FC Porto sagra-se campeão europeu de hóquei em patins. Nesse ano, o voleibol conquista o título nacional.

7 Janeiro 1985
Morre José Maria Pedroto, "o treinador de Pinto da Costa".

Maio 1985
Campeão nacional, com Artur Jorge como treinador.

17 Dezembro 1986
Vitória sobre o Benfica por 1-0, na inauguração do rebaixamento do Estádio das Antas.

27 maio 1987
O FC Porto sagra-se campeão da Europa vencendo o Bayern de Munique por 2-1, no Estádio do Prater.

13 Dezembro 1987
Campeão do mundo em Tóquio, Japão, ao derrotar, na neve, o Peñarol.

13 Janeiro 1988
Conquista da Supertaça europeia com dupla vitória sobre o Ajax.

Junho 1990
O hóquei em patins conquista o segundo título de campeão europeu.

28 setembro 1993
O FC Porto comemora 100 anos de vida.

Maio 1994
A equipa de hóquei em patins vence a Taça CERS, feito que repetiria na época seguinte.

27 Agosto 1994
Na madrugada deste dia, um acidente de viação tira a vida a Rui Filipe.

7 Maio 1995
O FC Porto, treinado por Bobby Robson, ganha em Alvalade, sagrando-se campeão.

12 Maio 1996
O bicampeonato é uma realidade. Oitavo título em 12 anos para Pinto da Costa.

18 Setembro 1996
Já com António Oliveira como treinador, o FC Porto conquista a Supertaça Cândido Oliveira derrotando o Benfica, por 5-0, em pleno Estádio da Luz.

17 maio 1997
Pinto da Costa conquista o tri que escapara ao clube em três ocasiões.

30 Junho 1997
Os associados aprovam por unanimidade a criação das SAD para o futebol e o basquetebol.

3 Janeiro 1998
Pinto da Costa toma posse para cumprir o sexto mandato. Já soma 16 anos como presidente do FC Porto.

26 abril 1998
O FC Porto iguala o Sporting conquistando quatro campeonatos seguidos.

12 Abril 1999
O andebol ganha o campeonato, o único título que faltava a Pinto da Costa em 16 anos como presidente.

30 junho 1999
A festa do penta no Estádio das Antas. Uma semana antes, o FC Porto garantira a conquista do título com uma vitória em Alvalade.

5 agosto 2002
É inaugurado o Centro de Treinos e Formação Desportiva Porto/Gaia.

23 abril 2003
Pinto da Costa completa 20 anos na presidência portista.

21 maio 2003
O FC Porto conquista a Taça UEFA ganhando ao Celtic, por 3-2, na final disputada no Estádio Olímpico de Sevilha.

16 Novembro 2003
É inaugurado o Estádio do Dragão, com capacidade para 50 mil espectadores e um dos 10 estádios do Euro'2004.

25 novembro 2003
O FC Porto recebe o Manchester United para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, no primeiro jogo europeu no "Dragão".

31 Dezembro 2003
Pinto da Costa é sócio do FC Porto há precisamente 50 anos. Numa cerimónia organizada pelo Conselho Cultural recebe a roseta de ouro.

26 maio 2004
Pinto da Costa festeja na Alemanha o segundo título europeu do FC Porto com uma vitória na final por 3-0, diante dos franceses do Mónaco. Este é igualmente o jogo da despedida de José Mourinho.

12 Dezembro 2004
Com Victor Fernandez a treinador, o FC Porto conquista a sua segunda Taça
Intercontinental, diante do Once Caldas.

24 janeiro 2004
O último jogo oficial no Estádio das Antas.

4 Dezembro 2004
Pinto da Costa lança o livro "Largos dias têm cem anos".

17 abril 2007
Pinto da Costa cumpre 25 anos à frente do FC Porto.

23 abril 2007
É lançada a primeira pedra do Dragão Caixa, o pavilhão multiusos do FC Porto, que será inaugurado oficialmente esta noite.

5 abril 2008
O FC Porto goleia o Estrela da Amadora e conquista o tricampeonato. O 23º do clube, 16º da era Pinto da Costa.

16 Junho 2008
UEFA confirma FC Porto na Champions, depois das dúvidas levantadas pelas averiguações decorrentes do processo Apito Dourado. Foi a primeira parte de uma importante vitória jurídica dos portistas, que viria a concluir-se quase um mês depois - 15 de Julho - quando o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) encerrou em definitivo o assunto.

23 Abril 2009
27 anos depois de ter tomado posse, Pinto da Costa concretiza um dos grandes objectivos, inaugurando o pavilhão das modalidades, baptizado como Dragão Caixa.

10Maio 2009
Os dragões ganham por 1-0 ao Nacional e confirmam matematicamente o tetracampeonato. O segundo da história do clube, algo que só o Sporting tinha conseguido até então.

30 Maio 2009
O FC Porto vence no Jamor o Paços de Ferreira, por 2-0, e conquista a 14ª Taça de Portugal, a 10ª da era presidencial de Pinto da Costa.

9 Agosto 2009
Outra vez o Paços de Ferreira como adversário, agora na Supertaça. O FC Porto vence e carimba a 16ª do currículo de troféus.

24 Abril 2010
FC Porto vence a Oliveirense e sagra-se eneacampeão de hóquei em patins. Nove títulos consecutivos, feito inédito na modalidade.

16 Maio 2010
Mais uma final da Taça de Portugal: o FC Porto vence o Chaves, por 2-1, e conquista a 15ª Taça.

7 Agosto 2010
Estreia oficial de André Villas-Boas. O FC Porto vence o Benfica, por 2-0, e garante a 17ª Supertaça .

Ufff...!!!!, eu bem disse. Curvem-se perante o Maior Dirigente Desportivo da História do Desporto Português

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset