sábado, 14 de julho de 2012
Évian T.G.F.C. 0 - F.C.Porto 1. Menos entretido, mais competitivo
Frente a um adversário com muito mais andamento, mais capacidade, melhor organizado e estruturado e que não teve nada a ver com aquele Servette, o F.C.Porto foi obrigado a aplicar-se mais, a ser mais rápido, a pensar e a executar melhor, a ser mais equipa. Conseguiu-o durante uma hora, sem grande brilhantismo, alguns descompensações e desequilíbrios, mas com boas jogadas, uma pressão e ritmo interessantes. Assim, o jogo foi menos conseguido, menos entretido, mas mais competitivo, logo, serviu melhor os interesses portistas nesta altura da época. A partir dos 60 minutos, com a saída de mais de meia equipa, a coisa complicou-se e o Évian podia ter chegado à vantagem que seria penalizadora, mas que podia ter acontecido em duas ocasiões, pelos menos. Tudo porque com a saída do meio-campo todo; de Kléber para a entrada de um Janko claramente em dificuldades e ainda mais estático que o costume; de Djalma que dava profundidade e criava desequilíbrios; e ainda James, que fazia a ligação e tinha bola; a organização perdeu-se, a estrutura abalou - valeram os centrais que foram aguentando a coisa...- e nunca mais se nada de interessante até ao fim, com a excepção do golo de Maicon, num livre exemplarmente marcado.
Notas finais:
Acho que estes jogos servem para rodar jogadores e é importante que joguem todos, mas mantendo a base e fazendo entrar dois ou três, de maneira que a juventude esteja enquadrada pelos habituais titulares, possa ter confiança e o equilíbrio necessário para mostrar serviço Mudando quase tudo, as coisas não funcionam e a imagem que fica, muitas vezes, não corresponde à realidade e ao valor de quem entra naquelas circunstâncias.
Sobre quem jogou e se tivesse que escolher o melhor, dos mais "velhos", seria Fernando. Dos mais novos, uma nota negativa e duas positivas. A negativa é para Atsu que não repetiu a boa exibição frente ao Servette. Abúlico, lento a pensar e a executar, o jovem talento do F.C.Porto acusou e de que maneira, tantos elogios, alguns claramente excessivos que lhe foram feitos. Foi bom, estas exibições menos conseguidas servem para ele colocar os pés na terra, pensar que para se ter sucesso tem de se continuar a trabalhar muito, a manter a humildade e aprender todos os dias. Está lá tudo, mas ainda há um longo caminho a percorrer.
As positivas, uma vai para Fabiano Freitas que se estreou na equipa do F.C.Porto. O guarda-redes que veio do Olhanense e estava destinado a voltar a Olhão, se aquela aberração de proibir os empréstimos entre clubes da 1ª Liga não fosse aprovada e que ainda não tem a situação clarificada, foi importante, decisivo mesmo e com duas excelentes defesas, uma milagrosa, teve uma grande contribuição na vitória do F.C.Porto. Outra vai para Kelvin que no pior período, foi o melhor, o único que conseguiu ter bola, esticar o jogo, criar desequilíbrios. Sobre o jovem brasileiro, uma questão se coloca: o que fazer com ele? Ficar no F.C.Porto, ir entrando, aprendendo e jogando pela equipa B? Ou emprestá-lo e como não pode ser a uma equipa da 1ª Liga, aproveitar o interesse do Servette?
Acabou o estágio e o saldo é positivo. Se pensarmos que há muitos jogadores que ainda não estiveram no estágio, temos razões para estar optimistas, a não ser que venha por aí um tsunami que varra o Dragão. Nada nos indica que possa vir, mas se vier, aí, mesmo que tenhamos já algumas alternativas em vista, não será a mesma.
FC Porto 1-0 Evian TG por simaotvgolo12
Boas VP,
ResponderEliminaro que dizer sobre o jogo ??? pouco, o Porto jogou mal, o Evien fez aquilo que a maior parte das equipas do nosso campeonato vão fazer ... defender e jogar no contra-ataque.
Sem Danilo, Rolando, Alex Sandro, Alvaro Pereira, Moutinho, Hulk, Varela, Sapunaru, etc, é complicado trabalhar desta forma. Por isso mesmo, é que acho que o jogo foi fraquinho e ainda as dimensões reduzidas do campo não nos permitiram espaço para os nossos criativos darem espaço á sua imaginação.
Um abraço
http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.pt
Um jogo de preparação, com uma equipa de recurso sobretudo nas laterais e que acabou numa manta de retalhos, mas como tem de ser na pré-época.
ResponderEliminarDo que vi, preocupa-me sobretudo a contínua falta de qualidade de passe a meio campo.
Dos jogadores que gostei, os guarda-redes muito bem, Djalma,esforçado, uma boa alternativa... Fernando...
Iturbe não esteve mal, num período em que andavam uns por cada lado, mas tem de amadurecer, o Kelvin esteve expedito e também tem de crescer.
Ah, e os centrais...
É de lamentar que numa altura destas não se possam ter os jogadores todos operacionais para uma preparação adequada.
Muita coisa a rever, desde a data limite de transferências, até ao calendário das provas de seleções...
Boa noite,
ResponderEliminarMais uma vez não pude assistir ao desafio ... isto de ser recém casado dá muita canseira :D
Apenas assisti à bonita festa dos nossos emigrantes no final da partida.
Tenho muito respeito e admiração pelos nossos emigrantes, e por conseguinte apreciei a decisão da estrutura técnica proporcionar à família portista da Suíça a confraternização com a equipa.
Quanto ao jogo pelo que rezam as crónicas, o adversário era mais forte, pelo que as dificuldades foram maiores.
Terminou o estágio na Suíça, que foi positivo.
Permitiu rodar jovens jogadores, que aproveitaram a ausência de muitos atletas.
Agora há que continuar a trabalhar, temos bastantes soluções, e só se sair Hulk ou Moutinho, teremos de recorrer ao mercado.
Nota final para o seguinte: A RTP vergonhosamente não apresentou o resumo da partida no Telejornal. Continua o facciosismo do canal público. Oh Carlinhos se te vejo em Paredes arranco-te os olhos e cago-te nas buracas.
Abraço e bom fim de semana
Paulo
pronunciadodragao.blogspot.pt
Só vi os ultimos 20 minutos do jogo, duas boas defesas do Fabiano e o bom golo do Maicon.
ResponderEliminarÉ pena ainda faltarem tantos jogadores, mas isso também serve para ver aqueles que tem estofo para cá continuar.
Abraço
Caro Dragão Vila Pouca,
ResponderEliminarNão vi o jogo, por isso não posso dizer grande coisa sobre o mesmo.
Cumprimentos
Ana Andrade
www.portistaacemporcento.blogspot.com
www.artigosonlineanaandrade.blogspot.com
Aconteceu aquilo que eu pedi, mais uma vitoria.
ResponderEliminarTemos sucessor para o Helton!... por aquilo que eu vi do Fabiano Freitas vamos ficar bem servidos futuramente.
O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO
Boa tarde,
ResponderEliminarCaro DVP não concordo.
Para mim o mais regular e melhor dos mais veteranos da equipa foi Maicon, regular a defender e o melhor avançado. fernando muito perdulário e fraco a passar a bola (caraterística que não vejo evolução). Quanto aos menos veteranos o Kelvin indescutivelmente terá que rodar noutra equipa pois que isto não é futsal e tal como se está a fazer com Iturbe (indescutivelmente doutro quilate) o futebol é um jogo onde o coletivo é o mais importante e o individualismo terá que ser em prol da equipa e não para apontar para o nº das costas.
Mais uma vez fico com a sensação que os avançados do FCP de serviço não são para marcar a diferença, como já várias vezes escrevi o Kléber não tem técnica de recepção e por vezes não demonstra determinação/garra (talvez se o Iturbe cedesse um bocadinho), resta-me a esperança do jackson colmatar esse iato.
No que diz respeito aos GR é complicado a substituição do Helton mas se não fosse quem é (o passado) e talvez perdesse o lugar para Fabiano, talvez venha a acontecer a situação da sua chegada ao FCP numa oportunidade ganhou o lugar ao VB.
Quanto à minha velha questão parece que VP continua a apostar em Defour em prejuízo do Castro e FCP (parece que vai seroutro Sousa tentativa de altenativa de Fernando).
saudações
Silva Pereira, vai sair daqui a umas horas um post sobre o Maicon...
ResponderEliminar