quinta-feira, 12 de julho de 2012

Não e um rotundo não, ao fim do Basquetebol do F.C.Porto


Compreendo, sinto na pele todos os dias, que os tempos estão difíceis, o dinheiro está caríssimo, mas tenho a certeza que com boa vontade, colocando e discutindo o assunto nos locais próprios, será possível manter uma modalidade de grandes tradições no F.C.Porto. Recuso-me a aceitar que depois do Voleibol, do Atletismo, acabe o Basquetebol? E a seguir será a vez do Hóquei e do Andebol? Como fica o ecletismo no F.C.Porto? Para que serve o Pavilhão? Quem é o mentor ou os mentores desta estratégia? Não me venham com o pretexto de que a culpa é da FPB. O comportamento do presidente da federação foi lamentável, é verdade, mas não pode servir de desculpa para uma decisão tão radical. Questões financeiras? Deve ser brincadeira quando o futebol tem um orçamento de 100 milhões. Não podia haver um pequeno gesto de solidariedade, quando é o F.C.Porto que está em causa? Mais, tomam-se decisões desta importância sem que os sócios e adeptos tomem conhecimento, vindo a saber pela CS? Para que servimos nós? Não, assim não há paixão que resista. Por este andar não tardará muito que até o futebol fique em causa... O meu Porto não é isto! Se os novos tempos vão ser assim... terei de repensar tudo. Até o respeito e consideração que tenho pelas pessoas.

49 comentários:

  1. 100% de acordo consigo! Que grande choque!

    Parece que todos os anos por esta altura temos uma má surpresa!...É preciso ter um coração muito forte!

    ResponderEliminar
  2. Muito má notícia. O FCPorto não é isto! Está em causa muito mais do que uma simples decisão....está em causa a História FCPorto, a mística, o respeito pelos sócios, o ecletismo, 88 anos de vitórias de uma grande secção....Tenho para mim que isto de acabar com o basquetebol possa ser para fazer o futsal, mas mesmo assim é muito mau

    ResponderEliminar
  3. Caro Dragão Vila Pouca,

    Revejo-me em cada palvra do seu post.

    ResponderEliminar
  4. O Vila Pouca disse tudo e assim fico sem quase nada para dizer. Só uma particularidade: soubemos pela CS, mas não foi por um órgão qualquer, foi pela Bola.

    ResponderEliminar
  5. Caro VP. Reconheço o mérito a quem fez do nosso clube o que é hoje mas não podemos compactuar com este tipo de gestão arbitrária porque os sofredores são os sócios e os sócios são o clube? Seguidismo cego nunca!!! Esta atitude é imcompreensível e sem o mínimo de decência ou frontalidade para com a massa associativa. No site absolutamente nada!!! Mas quem são estes senhores afinal? PORTO SEMPRE!!!!

    ResponderEliminar
  6. E por estas e por outras que vou estar atento aos premios dos administradores.

    Mas sem um patrocinador forte as modalidades vao a vida nos clubes todos. A ferpinta principal patrocinador deve ter deixado de dar dinheiro e assim ficamos atados.

    Eu nao gosto de basket mas td o que mete Fcp importo me. Mas pondo me a pensar como gestor, que receitas tem o basket? O stempin deve ter um ordenado que as receitas em casa no pavilhao nao lhe chegam para pagar. Mas fico a espera do que diz o Porto sobre isto.

    Mais uma vez Rui Moreira e de lhe tirar o chapeu, ja tinha dito a tempos a proposito do futsal que o clube nao tinha condicoes para ter futsal e que ja era dificil aguentar as que tinha. Ele domina e o resto e conversa.
    E mt importante ler e compreender as suas declaracoes.

    Dragon fire

    ResponderEliminar
  7. A nossa raça é do antes quebrar que torcer, é de lutar atá à morte pela nossa causa, é de sangue suor e lágrimas pelo nosso símbolo, temos uma tradição de luta até desumana contra os crimes que sobre nós tentam constantemente cometer (ver hóquei), caímos e sabemos levantar-mo-nos, não me conformo que se isto for verdade seja sob pretexto de federações ou dos ursos que a gerem, era dar um tiro no pé e já tínhamos desistido no futebol à mtos anos. Se o mote é a crise, procurem-se investidores, convoquem-nos a nós sócios para ajudar mesmo em tempos difíceis, não nos apontem é a faca, não apontem a faca nem nos afastem de quem gosta de nós e de quem nos adoramos como Moncho Lopez que na ultima" Dragões" no Pnto 1 dos 11 que inúmera tem umas palavras que nos levam à admiração e quem com ele privou sabe a excelência de pessoa e a capacidade que tem juntos com os atletas de nos dar mtas alegrias, que tudo isto não passe de um enorme pesadelo.

    ResponderEliminar
  8. Olá
    A ser verdade....será um dia muito triste para o FCPorto, quando tal decisão se efectivar...

    Augusto

    ResponderEliminar
  9. Caro Dragão Vila Pouca,
    Lamento o fim do Basquetebol. Mas há coisas que não batem certo... talvez ficaremos a perceber mais a frente...

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com
    www.artigosonlineanaandrade.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. É de facto uma péssima notícia, e não condiz em absoluto com a imagem de um clube eclético.

    Imagino como estarão os atletas e os adeptos apaixonados pela modalidade.

    ResponderEliminar
  11. E nem uma palavra no site do FC PORTO!!!!!!!!
    Espero e desejo que seja mentira eu que treinei (não cheguei a jogador por morar longe das Antas!!!) esta modalidade no extinto pavilhão Americo de Sá no tempo do... Dover!

    Será que a administração SAD recebeu um prémio por tal feito????

    DOZE modalidades extintas!!! De clube eclético vamos para clube esquelético!

    Felisberto Costa

    ResponderEliminar
  12. Como disse no facebook, foi mais ou menos o que está no post que pensei ao ouvir a notícia na TSF.
    Começo a fartar-me de birras e quejandos, como no caso do Atletismo, em que, para mim, at+e deu algum jeito a mudança de legislação, para acabar com a modalidade.
    No Basket, também muito estranho, perdemos o campeonato, se o tivessemos ganho, a modalidade acabava? Lá porque o presidente da federação é mentecapto, não explica nada!!! Senão acabava o hóquei...
    Não há apoios??? Não me acredito... Ou então alguém não consegue fazer bem o seu trabalho.
    Não podemos ter uma equipa cara, com um treinador caro? Reduz-se o orçamento... Aposta-se nos jovens...E o pessoal só teria de compreender.
    O ecletismo já é uma miragem - e não é de agora...
    Em breve o pavilhão será para alugar, para eventos ou conferências religiosas..
    Um dia triste...

    ResponderEliminar
  13. Interrogações:

    Só futebol tem condições para o PROFISSIONALISMO no nosso país ?

    O campeonato com greves (Guimaraes) e desistencias(Madeira Sad) desperta algum interesse a tvs e patrocinadores ?

    Os adeptos iam em numero aceitavel regularmente ao Dragao Caixa (com bilhetes a 1 EURO!!!) ?

    E quanto viam com regulaidade a modalidade no Portocanal ?

    ResponderEliminar
  14. Espero que a decisão não seja irrevogável. Era uma pena que assim fosse e confio que não irá ser.

    Há modalidades que devem ser mantidas a qualquer custo. Deve haver aqui uma estratégia que, a seu tempo, se saberá qual é.

    ResponderEliminar
  15. É uma grande perda, uma notícia horrível para a história do Futebol Clube do Porto. Espero que voltem atrás na decisão.

    Nuno

    ResponderEliminar
  16. Para muitos adeptos a crise é uma ficção e às tantas raramente ou nunca colocam os pés no Dragaozinho.
    Claro que é pena mas é a vida.
    Olhem para o Glasgow Rangers. Sabem como desapareceu ?
    Já manter o Futebol em grande nivel não é nada mas mesmo nada facil.
    É que os atletas das modalidades nos dias de hoje são profissionais . O amadorismo ou quase já lá vai e ainda é preciso pagar os impostos, segurança social etc !!!...

    ResponderEliminar
  17. o basquetebol, como todas as outras actividades desportivas, são um desporto ou um espectáculo. No segundo caso, prefigura-se a construção de uma equipa com qualidade, de modo a criar retorno, pelas assistências que promove. A competição também tem de assentar em moldes profissionais e sérios.
    No panorama actual, extinguir a secção, ou fazer uma folga sabática, fará muito bem ao pseudo-desporto em Portugal.
    A atitude tida no atletismo demonstra-o à saciedade.
    O clube tem de reagir assim, num país cada vez mais centralista e sem vergonha.
    Estou totalmente de acordo cpm a paragem da secção.

    ResponderEliminar
  18. Boa noite.

    Para o basquetebol não á dinheiro mas para pagar premios altissimos aos administradores da sad já á... dia triste para o porto e para os fãs de basquetebol que comesta decisão do porto mais ano menos ano vai acabar em portugal!

    ResponderEliminar
  19. Que dia mais negro, quando abri logo as páginas na net.
    Parece um pesadelo :(

    ResponderEliminar
  20. Prefiro esperar porque no site oficial prá já, num termo bem brasileiro, "neca de pitibiriba"=nada.

    Mas o Glasgow Rangers já foi à vida, o Berlusconi vendeu hoje o melhor zagueiro do Brasil, Thiago Silva, mais o Ibra pelo preço do Hulk, 65 MI.

    Vamos esperar uma palavra oficial do NGP.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  21. Eu, como actual proprietário de um Dragão Caixa Seat (dois, se incluirmos o da minha namorada que ela raramente usa) que esteve em quase todos os jogos de basket nos últimos 10-15 anos, incluindo a última época, jamais me pronunciarei contra esta medida.

    Se o basket acabar os portistas terão o que merecem. E o que, para quem acompanhou a equipa desde o regresso às Antas/Dragão com o Caixa, o que querem.

    E o resto é treta.

    Eu gostaria de saber quantos dos "indignados" comentadores actualmente meteu dinheiro no basket durante os últimos anos.

    ResponderEliminar
  22. A SAD já ajuda as modalidades e muito: tem metido milhões lá nos últimos anos via créditos ao clube.
    Como é que acham que elas têm sobrevivido?
    Graças aos sócios e adeptos que se importam com as modalidades?

    Tanta hipocrisia.

    O basket é o meu desporto preferido, vejo uns 95% dos jogos em casa, já colaborei com a secção na tentativa de encontrar soluções para uma ou outra situação, até nas camadas jovens, e, nesta altura, não tenho grande problemas se esta for a solução.
    Há uns anos seria diferente, mas agora? Já tinha aqui dito quando acabou a época: as modalidades são aquilo que os portistas quiserem.

    Para mim chegou a altura de dar o braço a torcer e admitir que os portistas que querem basket são uma minoria tão pequena que não é possível mantê-las com uma qualidade que prestigie o clube.

    Conversetas e indignações são baratas.
    ____

    "Posição" defendida por portista que não conheço mas com a qual concordo quase na integra.

    ResponderEliminar
  23. ".. Desde que em 2000/2001 o tempo de presidência de Pinto da Costa ficou associado à mudança anual de equipamentos, passando o F C Porto a ser como qualquer clube dos que não tinham nem têm camisola certa, já nada me admira.."

    Pelo amor de Deus. Os equipamentos mudam desde os anos 20 e anualmente desde a década de 80.

    O senhor Armando Pinto ou é muito novinho ou tem memória muito curta.

    ResponderEliminar
  24. Sou sensível a muitos argumentos, dos que concordam e dos que não concordam e até compreendo alguns dos argumentos do F.C.Porto - um dos quais, é que uma SAD que dá sistematicamente prejuízo, não pode sobreviver -, mas continuo a pensar que, mesmo no actual conjuntura, era possível haver basquetebol esta época, preparando em conjunto com os associados, os profissionais e responsáveis pela secção, uma solução para o futuro.

    Lamento que não seja assim, lamento que fiquemos a saber de uma notícia destas pelos jornais, espero que num futuro próximo, seja possível discutir com calma e no local certo, tudo sobre o ecletismo do clube.

    Há muita gente revoltada, gente que pela presença constante, apoio e entusiasmo pela modalidade, merece todo o respeito e tem o direito de se sentir maltratada.

    Outra nota, a pior coisa que podemos fazer é culpar o futebol. O futebol, para além de ser a principal modalidade do clube, pelo prestígio e sucesso e nome FCP, é que vai conseguindo encontrar quem se queira juntar e apoiar o clube, sendo parceiros comerciais do Basquetebol Hóquei e Andebol do F.C.Porto.

    ResponderEliminar
  25. A SAD ajudar as Modalidades?
    É impossível, ilegal e dá prisão.

    ResponderEliminar
  26. Claro, são os exitos do futebol que permitem arranjar com frequencia patrocinios e outras receitas para as modalidades.

    ResponderEliminar
  27. «A SAD ajudar as Modalidades?
    É impossível, ilegal e dá prisão.»

    Ai sim? Então se a SAD paga ao clube por jogar no estádio, por exemplo, 10 e passar a pagar 11, isso é ilegal?
    Claro que não e seria mais 1 para ajudar as modalidades. Penso e não saio daqui: com boa vontade e alguma solidariedade, era possível não acabar com o Basquetebol em cima da hora, quando já havia compromissos assinados, jogadores contratados, etc.

    ResponderEliminar
  28. Assino por baixo todas as linhas deste seu post Vila Pouca.
    Na mouche.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  29. Boa noite,

    Caro DVP como várias vezes comemtei aqui para certas questões financeiras (para além da paixão) que neste último ano de crise instalada não percebia certos negócios (Defour/verso Castro, valores de aquisição do Danilo e Alex, pq nãp se vendeo o AP tendo os exemplos de BA e maisReles...., quando se percebia pelos Rel da SAD e confirmado com o 3º Trim que via com preocupação o futuro do FCP, infelizmente parece confirmar-se embora ache que o FCP está a seguir o mau exemplo deste governo está a cortar nos sitios errados.
    Espero esta medida seja para distribuirem prémios à SAD

    Saudações

    ResponderEliminar
  30. Caros Portistas,

    Estou desolado!
    Vou deixar aqui alugumas perguntas:
    O aumento das cotas não foi para financiar as modalidades?
    Todos os indignados são sócios do F.C.PORTO?
    Como é possível deixar o Prof. Moncho Lopes e jogadores contratados nesta situação?
    Onde está o anónimo que me respondeu quando eu disse que cada vez mais se perde a identitade do ser Porto?? Isto não é nem nunca foi ser Porto...
    Acham normal num clube como o F.C.PORTO sabermos de isto pela cs??
    Como é possível os novos equipamentos saírem na net antes de o próprio clube os anunciar??
    Estamos a entrar na mourarização, assim não, ISTO NÃO É PORTO nem nunca foi...
    DVP estou absolutamente de acordo com tudo o que diz.
    Quero ver as comissões...
    Vamos aguardar para ver se é verdade...

    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  31. Faço minhas as suas palavras VILA POUCA, é um autêntico murro no estômago

    VIVA O BASKET DO PORTO

    ResponderEliminar
  32. Péssima notícia. Cada vez me identifico menos com estes novos tempos e a gestão que vai sendo feita

    ResponderEliminar
  33. Totalmente de acordo com o post.

    Estou chocado pela forma e conteúdo da decisão... afinal, sou sócio e sei da decisão pela CS?!...

    ResponderEliminar
  34. O dinheiro do futebol nao pode ser usado no basket, é ilegal sao 2 coisas diferentes

    ResponderEliminar
  35. Caros Portistas,

    Gostava de saber como foi possível o pasquim da queimada ser o 1º a dar esta triste notícia??
    Já é a 2ª vez que acontece não sei quem é o informador do pasquim mas há fuga de informação há...

    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  36. Teófilo, sem paternalismos bacocos, pensa rapaz. Se alguém comunicou ao presidente da FPB que o Basquetebol profissional do F.C.Porto ia acabar, achas anormal que o cavalheiro tenha passado a notícia ao panfleto da queimada, em 1º lugar?

    ResponderEliminar
  37. Caro Vila Pouca, muitas são as vezes que não concordo consigo, mas hoje estou em plena sintonia. Não poderia estar mais de acordo. É de facto lamentável que se acabe com uma modalidade como o Basquetebol, tal como já foi lamentável a extinção das outras.

    ResponderEliminar
  38. Muito bem DVP, até pode ter sido por aí, mas a do Hóquei quem foi?? foi o presidente da FPP??

    ResponderEliminar
  39. Ao Snr. Anónimo 05.35, os Portistas não são ignorantes como é lógico não se pode usar o dinheiro do futebol para as outras modalidades, mas pode-se usar a publicidade a quando do acordo, bastava 5% dos contratos publicitários serem para as outras modalidades, outras maneiras haveriam, mas acho que a vontade de encerrar o BASKET DO PORTO é maior que procurar soluções.


    VIVA O BASKETBOL DO PORTO

    ResponderEliminar
  40. Caro Dragão Vila Pouca

    Nunca vi nenhum jogo ao vivo de qualquer modalidade que não seja o futebol. Mas isso não quer dizer que não as aprecie, principalmente, o basquetebol. Se nunca senti na pele o que é estar anos sem ganhar nada no futebol, como o Vila Pouca, o mesmo já não posso dizer do basquetebol. Ainda sou do tempo em que o Porto de Stringfelow ou Steve Rocha mordiam os calcanhares do Benfica de Lisboa ou Miguel mas não chagava para lhes ganhar. E fui sempre acompanhando a modalidade e as consecutivas derrotas "ao cair do pano". Eles eram mais fortes e não havia volta a dar. Este ano dos jogos que pude ver na televisão, principalmente o último jogo da final, resultava claro que alguma coisa não estava bem. De nossa parte o último jogo foi inenarrável e o Benfica ganhou bem mesmo jogando muito mal! Quero com isto dizer que espero que esta notícia não tenha sido confirmada, por não passar de uma armadilha/brincadeira de mau gosto do nosso clube. Cá para mim, o Júlio Matos telefonou ao presidente da federação dizendo-lhe, em primeira mão que o basquetebol não continuava, para que ficasse claro que ele é um veio de transmissão do Benfica e do seu pasquim oficial. E também para vir à comunicação social dizer as palavras que se dizem dos defuntos adversários ah e tal tinhamos as nossas divergências mas sempre foi coerente e leal e tinha muita história e agora o campeonato não vai ter qualquer ponta de competitividade e tal e desculpem lá qualquer coisinha, voltem por favor!

    Desculpem a parvoíce mas isto não ser percebe. Eu não sou sócio, mas se fosse ficaria indignado com tamanha falta de respeito. Assim como simples adepto tenho que me aguentar!

    Abraço.

    ResponderEliminar
  41. Vejo aqui algumas pessoas um tanto confusas com a existência de duas entidades: o clube Futebol Clube do Porto e a Sociedade Anónima Futebol Clube do Porto SAD, sociedade na qual o clube FCP detém apenas 40% das acções.
    A SAD não é do Clube, não tem de ajudar as modalidades do clube, nem pode legalmente fazê-lo, salvo por estratagemas de moralidade algo duvidosa ao arrepio do conhecimento de todos os accionistas.
    Mas há algo em que a SAD pode realmente ajudar o Clube, legal e moralmente: é abdicando de receber a percentagem das quotas pagas pelos associados do Clube a que contratualmente tem direito, permitindo que esse dinheiro ajude a manter activas as modalidades do clube.

    ResponderEliminar
  42. Hugo disse...
    Péssima notícia. Cada vez me identifico menos com estes novos tempos e a gestão que vai sendo feita
    ___

    O problema agravado e muitissimo pela CRISE (os patrocinadores fogem e as Tvs não estão interessadas) é que as ditas "Modalidades Amadoras" estão altamente PROFISSIONALIZADAS E o país não comporta isso, sobretudo neste momento que atravessamos.

    Até para manter o Futebol no actual nivel ( que é Elevadissimo) é preciso ter uma gestão cuidado e o Fim do Glasqow Rangers deveria sensibilizar nos a todos.

    E depois há nitidamente uma Desproporção entre o descontentamento que gera o fim da equipa profissional de basquete e a média de assistencias no Dragão Cx ou as audiencias no Porto Canal.
    Desporporção significativa.

    ResponderEliminar
  43. Já alguém ouviu um director do FC Porto dizer que a secção de Basquetebol ia acabar? Por enquanto só li e ouvi notícias baseadas na "palavra" (cof... cof...) do lampião investido em presidente (cof... cof...) da Federação Portuguesa de Basquetebol do Lisboa.

    ResponderEliminar
  44. O basquetebol do FC Porto tem uma SAD própria criada em 1997, a FC Porto, Basquetebol, SAD. É uma entidade independente do clube, tal como a FC Porto, Futebol, SAD, embora estejam umbilicalmente ligadas ao clube. Se a SAD do Basquetebol faliu, isso significa que o basquetebol regressa ao clube. Bem-vindo seja!

    ResponderEliminar
  45. http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=582290


    "O FC Porto negou a extinção da secção de basquetebol, embora não revele se a modalidade continuará a ser administrada através de uma SAD ou passará para a égide do clube.
    Uma fonte revelou à Lusa que a modalidade iria continuar...."

    quer dizer o quê? que o basket sénior continua ou só os escalões de formação?

    ResponderEliminar
  46. Ai sim? Então se a SAD paga ao clube por jogar no estádio, por exemplo, 10 e passar a pagar 11, isso é ilegal?
    Claro que não e seria mais 1 para ajudar as modalidades. Penso e não saio daqui: com boa vontade e alguma solidariedade, era possível não acabar com o Basquetebol em cima da hora, quando já havia compromissos assinados, jogadores contratados, etc.


    Esse dinheiro do estádio vai para outra sociedade - a que paga a construção e gestão do estádio - e não para o clube.

    Vila Pouca, nos últimos anos o clube acumulou uma divida de mais de dez milhões à SAD. As modalidades já vivem à conta da SAD. Não fosse isso, e já não existia nenhuma.

    A verdade é que fora meia dúzia de gatos pingados, ninguém quer saber. E se ninguém quer saber, que sentido faz manter o status quo? E se é para manter, de onde vem o dinheiro?

    ResponderEliminar
  47. Boa tarde,

    As dificuldades financeiras para mim não são justificação para esta decisão, embora saiba das dificuldades de obtenção de receitas.
    Não me importo nada que o FC Porto compita só com atletas portugueses da sua formação, que tantos valorosos jogadores tem dado ao basquetebol nacional. Se Moncho Lopez fica caro, tragam Alberto Babo, portista de coração, treinador que conhece o clube como a sua palma das mãos.
    O FC Porto não é só futebol, muito dinheiro se tem esbanjado na aquisição de futebolistas de qualidade duvidosa. Os empresários tomaram conta das SAD's e ditam muitas vezes as suas políticas de contratações, embora não com tanta veemência no nosso FC Porto, graças ao nosso Presidente.

    Sempre me orgulhei do ecletismo do nosso clube, e cujo estatuto de Instituição de Utilidade Pública sempre honrou, substituindo-se ao Estado na função de proporcionar aos jovens a prática desportiva.

    O Basquetebol é uma modalidade histórica e merece que Pinto da Costa lute pela sua manutenção.

    Depois do fim do atletismo por causa do idiota Fernando Santos, não quero mais uma machadada.

    Espero uma decisão oficial do clube.

    Abraço

    Paulo

    pronunciadodragao.blogspot.pt

    ResponderEliminar