sexta-feira, 13 de julho de 2012

Os novos equipamentos e Pedro Moreira


Dito o que tinha de ser dito sobre a extinção do basquetebol - lamentavelmente e a apesar da notícia ter deixado em choque muitos portistas, o F.C.Porto ainda não tugiu nem mugiu... Sr Presidente, o senhor é respeitado e ouvido com atenção pela esmagadora maioria dos portistas. Porque não utiliza um dos canais do clube, Porto Canal, por exemplo, para clarificar o antes e explicar o depois, desta lamentável história? - e porque a vida do clube continua - ninguém conte comigo para voluntarismos de net, vamos fazer isto, mais aquilo e depois, alguns avançam, mas quando olham para trás, estão sozinhos. Gato escaldado, de água fria tem medo. Alguém alguma vez se preocupou com o aparato exagerado e a "cagança" de tanta gente que pertencia ao staff do basquetebol, em contraponto às duas outras modalidades, Andebol e Hóquei? Quando eu denunciava isso, alguém me ligou? O basquetebol, talvez porque sou do tempo em que o futebol ganhava pouco, foi responsável por grandes alegrias que vivi no início da década de setenta do Século passado( tempos de Dale Dover ) e chegou a ser a segunda modalidade na hierarquia dos meus gostos clubistas, mas ultimamente era a última. Porque será? Claro, não se justifica a extinção, nem a forma como foi conduzida, mas é pena que poucos se tenham preocupado com os sinais... -, dois assuntos para o post de hoje. Um, a questão dos equipamentos; outra, quando se fala e bem, de C.Atsu, Kelvin, Iturbe, por exemplo, vejo muito pouca gente a falar de um jovem de quem gosto muito, Pedro Moreira.

Agora que é oficial que os equipamentos vão ser os da foto - a cor dos calções, qual é: azul marinho, preto no alternativo? - que encabeça o post, ver aqui, mantenho, no essencial, a opinião expressa há tempos atrás e que é esta:
«O alternativo, na impossibilidade de ser branco, o meu preferido - foi há pouco tempo e é preciso alterar... -, gosto do previsto para a nova época, até por razões sentimentais: foi este o equipamento da histórica temporada 2003/2004, época em que vencemos a Champions, foi com o alternativo que jogamos e vencemos a 2ª mão das meias-finais, na Corunha e garantimos o passaporte para Gelsenkirchen.
Sobre o principal, a confirmar-se que é o da foto, sinceramente, não gosto. Faixas demasiado largas, mais branco que azul, faixa central em branco, em vez de azul, a minha preferência. Tem algumas semelhanças com o da época 1977/78...»
Nesta questão, os gostos não se discutem... Mas atenção, é apenas uma questão de gosto pessoal, porque, sinais dos tempos, não podemos ficar agarrados a sentimentalismos que já fazem pouco sentido.

Pedro Moreira:
É um médio que chegou da formação do Boavista, é internacional sub-19 e sub-21, esteve emprestado a vários clubes, Boavista, Portimonense, fez a última época no Gil Vicente, está em estágio, mas com a situação indefinida, no último ano de contrato com o clube. Gosto dele, porque tem andamento e sabe jogar - não dá muito nas vistas, mas está lá, sempre a dar sequência, sente-se a sua presença -, pode fazer várias posições no meio-campo, é português. Duas coisas que gostava de ver e uma, para muitos, heresia: gostava que renovasse e fizesse parte do plantel. Entre Pedro Moreira e Castro, se a questão fosse assim colocada e decidida por mim, claramente, Pedro Moreira.

O postal para Prangins de hoje é dedicado ao jornalista da Antena, Pedro Ferreira:
- Meu caro, o avançado colombiano recentemente contratado pelo F.C.Porto e que já marca golos no estágio, chama-se Jackson Martínez, e não Jackson Rodríguez.

32 comentários:

  1. Quanto à questão do Basquetebol, aguardemos por informações oficiais. Tudo o que se possa levantar agora é especulação.

    Em relação ao Pedro Moreira, confesso que não o conhecia muito bem, mas não desgostei de o ver no jogo contra o Servette. Discordo é na parte de ser melhor que o Castro, para mim não é. O Castro no meu plantel do FC PORTO 2012/13 tinha lugar, mas como não sou eu que decido...

    Espero, no entanto, que se valorize mais os jovens portugueses...

    ResponderEliminar
  2. Caro Vila Pouca

    Concordo csg no que toca ao Pedro Moreira!

    gostava só de o informar a si e a todos os portistas que afinal o 1º penta da história foi do Sporting...de acordo com o jornalista da antena 1 aquando da apresentação do torneio 5 violinos essa equipa foi o 1º tri e penta da história do fut portugues...

    Xiça que o alcool é mt!!!

    Por aquilo que percebi do jornal ojogo afinal o basket nao vai acabar...só a SAD...


    Saudações portistas!

    ResponderEliminar
  3. Vi e apalpei ontem na Sportzone o novo equipamento principal. Os calções são da mesma tonalidade da risca horizontal da manga, i. é, azul escuro. Do que vi, não gostei... do que apalpei gostei ainda menos!!!
    Mas, independente do meu gosto pessoal, que seja o equipamento do TRI!!!

    Eu gosto muito do Castro, não só pelo que joga, mas também pela paixão Portista que transmite. Apesar disso não me sinto confortável para fazer opção entre Castro e Pedro Moreira por conhecer muito pouco deste último.

    Já quanto a Atsu... não engana... é craque. Gostei muito de o ver em alguns jogos da época passada no Rio Ave e fiquei maravilhado com a exibição que fez contra o Servette.

    Saudações desPortistas!!!

    ResponderEliminar
  4. Pedro Moreira jogou no Portimonense e quase não jogou no Gil.

    Castro jogou 2 épocas a alto nível no Gijon. Já para não falar nas 2 épocas brilhantes no Olhanense. Tem perfil de líder.

    Entre Castro e Pedro Moreira: Sem qualquer dúvida Castro.

    ResponderEliminar
  5. Bem, quanto ás camisolas, sempre me identifiquei com as listas azuis e brancas e nunca brancas e azuis!
    O azul, sempre foi a tonalidade predominande! Compreendo as imposições/pressões dos patrocinadores, mas a SAD do clube ainda tem uma palavra a dizer, ou não?...

    ResponderEliminar
  6. Gosto do Pedro Moreira, sabe jogar tem sentido tactico não me surpreendia se ficasse na A ou mesmo na B dada a sua idade.

    ResponderEliminar
  7. HA MUITO DITO PORTISTA A EXIGIR TUDO MAS NEM UM "tostão" DÃO PARA O CLUBE.

    sÓCIO CORRESPONDENTE SABEM O QUE É ISSO ?!...

    eU AINDA AGORA COM MUITO SACRIFICIO VOU RENOVAR 3 LUGARES ANUAIS MAS TENHO MUITA GENTE PORTISTA EM MELHOR SITUAÇÃO CUJA MILITANCIA É FRACA MAS QUER tudo...

    ResponderEliminar
  8. Anónimo Adriano, você é um escroque da pior espécie, é um cobarde, não aparece em lado nenhum a dar a cara e a criticar e tem o topete de vir ao blog, armado em valentão, mandar bocas e dizer que toco no assunto ao de leve?
    Vá chatear o cara...

    ResponderEliminar
  9. Realmente estes equipamentos estao horriveis. Entao o conjunto do equipamento principal com calcoes que nao lembram a ninguem.

    O marketing do clube este ano vai sentir mas tb ate duvido que exista esse departamento a funcionar como de um grande clube se tratasse.

    Que comece a bola a rolar porque esta semana nao trouxe assim boas noticias. E hoje e sexta 13. Sera que pelo menos podem mudar a cor dos calcoes?

    Dragon fire

    ResponderEliminar
  10. Cumprimento o meu esclarecido consócio Manuel Vila-Pouca, por uma vez mais e sem papas na língua, como eu e mais uns tantos e tantas, dizer sobre o staff do basquetebol Portista, durante anos a fio.

    Com efeito, foram muitos anos dedicados ao mise-en-scène, com custos elevadíssimos. Dirigentes que não estavam de borla, seccionistas, preparadores-físicos, analistas, anotadores de nada, aguadeiros, estatísticas da trêta, roupeiros, nutricionistas, secretariado e pegadores do andor.

    Durante uma época, pediram-me para ser o speaker do basquetebol, no Pavilhão de Matosinhos. Sabia quem ganhava dinheiro. Não conheci quem não ganhava dinheiro.

    Cuidei de saber como era, para poder contar como tinha sido.

    Muitas dificuldades práki e prákulá e ainda práli e prálá.

    Nunca foi minha intenção ganhar dinheiro extra, mas se todos ganhavam, eu não era filho de nenhum cabo miliciano e não andava a lenha, logo quis saber como seria.

    Não tive direito a nadinha. Limitei-me a ser PORTISTA. E conhecia desde sempre, quem dirigia a Secção.

    Mas não augurei nada de bom. Era demasiado evidente que o tempo, ir-se-ia encarregar de fazer mossa. E o nosso amigo Vila Pouca sabe como poucos, o que se projectava.

    Aí está. Não sendo um facto consumado, o Basquetebol do FCPORTO não será o mesmo.

    É impossível determinados custos. Nem vou falar de salários mensais de autênticos pesos-mortos.

    Aguarde-se por comunicação oficial, única forma séria de ser-se informado.

    No que concerne ao Pedro Moreira, subscrevo a conclusão do Vila Pouca. Entre ele e o Castro, Pedro Moreira sem dúvida. Mentalmente muito mais organizado que o Castro. Este, poderá ser muito útil a muitos Clubes. No FCPORTO, não tem estofo para fazer parte do plantel. Por muito Portista que seja, o que é. Mas é curto.

    ResponderEliminar
  11. O Pedro Moreira ao ser chamado a estágio significa que o FCP não dorme...que tenha sorte pois valor tem.

    ResponderEliminar
  12. Dragon fire, é um espanto, tu não gostas dos equipamentos, achas horríveis, Ok, mas partes logo para as criticas, dizendo que o departamento de marketing não serve, etc. Já te perguntas-te, se não haverá mais quem goste, do que quem não goste?

    ResponderEliminar
  13. Boa Tarde,
    Equipamentos a meu ver, são bem giros, mas o que me chamou logo à atenção foi aquela grande risca branca no meio, mas por um lado é muito bom o emplastro da meo ter desaparecido. O alternativo também não desgosto, mas preferia um branco.

    Abraço

    ResponderEliminar
  14. Eu quando falo no departamento de marketing, isto dos equipamentos e a ponta do ice bergue.
    Claro que sei se existe mais gente que gosta ou nao, basta ver colegas meus que compram as camisolas por colecao e quando olharam para estas nem sabiam que dizer.
    Eu se fosse a comprar nao comprava nenhuma, e que visto o equipamento principal no seu todo, mete medo. Eu se fosse a eles eliminava o azul porto das camisolas e punha td roxo, azul escuro preto, enfim...

    Dragon fire

    ResponderEliminar
  15. E lá foram os deputados que se assumem como adeptos do clube da batota ao estádio da escuridão(dava muito nas vistas um cadastrado ser recebido na AR)e curioso foi verificar que entre os mais faladores e erntusiasmados estavam os "eleitos"pelo distrito do Porto,entre outros um tal de honório novo e o habitue manuel dos santos...tornando assim ainda mais actual a prática dos parolos que querem ser mais papistas que o papa!Que sejam desse clube da sempre batota até que casa com a sua profissão de engana tolos,mas que sejam anti portistas e "representantes"dos cidadãos do distrito do Porto...p... que os pariu.Acordem e denunciem estes vendidos ao centralismo..rua com os traidores.

    ResponderEliminar
  16. Alice, Honório Novo e Manuel Seabra, não Manuel dos Santos, esse também é muito bom moço, mas não é deputado. Já foi.

    ResponderEliminar
  17. Não há dinheiro, não há presidente da FPB honesto e pronto lá vai o Basquetebol profissional do FCPorto ao charco! e assim sendo os Abutres Vermelhos serão campeões todos os anos, num campeonato que a partir de agora é ao nível do NBA.

    O PORTO É GRANDE VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  18. Isto é como tudo, há quem goste e quem não goste dos equipamentos. Eu acho que o principal está bastante agradável, é um novo impacto como é óbvio pela mudança das riscas e do branco no meio, mas mesmo assim não me faz mudar a minha opinião positiva. O alternativo não critico também, parece ter um bom contraste das cores.

    Quanto ao Pedro Moreira, durante o tempo que teve em campo no jogo de quarta-feira, cumpriu, vejo uma maior evolução futura nele do que no Castro, e espero ve-lo mais tempo em acção para ver como se comporta quando for nos jogos com mais pressão.

    Agradou-me também no jogo de quarta o Atsu e o David.

    ResponderEliminar
  19. Aconselha-se a LEITURA atenta no artigo de opinião do Rui MOREIRA do "Gabriel & Daniel Lda" e do "Pragal Colaço" .

    ResponderEliminar
  20. Gosto destes equipamentos, faz-me lembrar épocas históricas do FCPorto. Mas espero que seja com estes equipamentos que possamos levantar a Liga dos Campeões.

    Abraço

    ResponderEliminar
  21. Acho mais engraçado o equipamento com que eles treinam do que o principal, mas isso também é uma coisa que sei que quando os vir vestidos pela primeira vez vou gostar, portanto, isso dos equipamentos para mim é passageiro.

    Quanto ao basket, sou um pouco suspeito, nunca foi modalidade que gostasse muito, mas respeito as pessoas que gostam.Nunca acompanhava com afinco todos os jogos a não ser as fases finais de playoff's, portanto, incluo-me naqueles portistas que nunca fez nada para que a modalidade fosse mais promovida.Será essa a paga? Provavelmente é! Mas tambem se não temos condições para ter uma equipa forte e competitiva ao nivel do bom nome do clube, prefiro assim, custava-me mais ver nós a levar malhas de Benficas, Ovarenses etc.. do que acabar, e pode que não seja uma situação permanente, tenho fé que um dia vamos voltar a ter basket.


    Abraços

    ResponderEliminar
  22. Nem de propósito, acabei de escrever aqui, fui ao meu facebook e vi isto...http://sicnoticias.sapo.pt/desporto/2012/07/13/fc-porto-nega-extincao-da-modalidade-de-basquetebol...será ?

    ResponderEliminar
  23. Bem, quanto ao Basquete não me pronuncio porque nunca segui as modalidades extra-futebol. Apenas por uma questão de dar luta ao galinhame seria bom que continuasse, mas se, como muitos aqui referem, é mais vaidade que outra coisa, então que se acabe com a equipa profissional e mantenha a formação.

    Quanto aos equipamentos, valha-nos nossa Sra do agonio de tão mauzinhos que são. O primeiro é simplesmente doutro clube que não o Porto. O segundo é o equipamento secundário do Arsenal que foi apresentado em Inglaterra à quase 2 meses atrás.

    Só digo que o Porto e os adeptos que todos os anos compram as réplicas do equipamento da equipa principal mereciam muito melhor.

    ResponderEliminar
  24. Alguém que se diz bem informado disse-me o seguinte:
    -O Basket não vai ser extinto.
    A SAD será extinta e entraremos na Liga 1 ou lá o que seja!!!
    Atrás de nós haverão outros clubes a tomar a mesma iniciativa. Inclusivé...o clube do regime!!!
    Não há espaço e dinheiro para uma Liga Profissional de Basket!...
    É uma guerra entre o nosso clube e o presidente da FPB que nem sei o nome...
    FC Porto, Madeira SAD já foram. A Oaverense será a próxima...

    MAs no fundo o clube do regime está como gosta. A jogar sozinho...

    ResponderEliminar
  25. Caro Vila Pouca,

    Quanto ao Baskett tenho pena, mas parecia inevitável não só pelos custos envolvidos mas também, convenhamos, por se tratar de uma competição da treta. Bastará recordar a desistência do CAB na meia final e o desiquilibrio geral da competição. Engraçado é verificar que o rato Saldanha apareceu agora, logo agora...

    Eu gosto dos equipamentos!

    Um abraço,

    Portista de Cascais

    ResponderEliminar
  26. Foram aceites as candidaturas de todos os clubes com direito desportivo, excepto o FCPorto que não apresentou a devida candidatura
    .

    Está portanto disponível uma vaga na LPB, pelo que todos os clubes interessados em participar no referido Campeonato, devem enviar a sua candidatura, sem direito desportivo, a esta prova até ao próximo dia 19 de Julho.

    Lembra-se que o sorteio das provas calendarizadas no âmbito dos clubes da LPB, se realizará no dia 23 de Julho pelas 18,00h na sede da FPB,bem como para a necessidade de todos os clubes estarem inscritos até ao dia 20 de Julho

    SITE DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE BASQUETEBOL

    ResponderEliminar
  27. Os gostos não discutem, mas quando se trata de avaliar o equipamento do nosso clube acho que se deve mesmo discutir.

    - de facto, o equipamento principal tem a barra central demasiado larga. Além disso não gosto da gola e do rebordo das mangas em preto [foi essa côr que me pareceu]. Acho também que as letras "meo" são demasiado grandes parecendo entaladas entre as listas azuis.

    - o alternativo é giro, mas acho que ficava melhor com os calções brancos e não gosto mesmo nada do emplastro e da côr de fundo da "tmn".

    Maldita publicidade que dá cabo do look dos equipamentos!

    ResponderEliminar
  28. Eu ficava com o Pedro Moreira e também com o Castro.

    Não sei quem foi que teve a ideia do novo equipamento principal, porque sinceramente acho que não foi uma ideia muito feliz.

    Quanto ao Basquetebol, é aguardar por uma informação oficial e esperar que continue.

    Abraço

    ResponderEliminar
  29. Boas Vila Pouca ,sobre os equipamentos, adorei ver ,tem o simbolo do Porto não é verme...lho está lindo de qualquer das maneiras,no ano passado já se diziam mal dos equipamentos .

    TE AMO PORTO...

    ResponderEliminar
  30. Boa noite.

    Quanto aos equipamentos eu acho feios, sinceramente são os piores que me lembro.
    Deixe-me só falar de um sr que fala dos socios correspondentes como se fossem socios de 2º, eu sou socio correspondente porque moro a 230km do porto, se morasse no porto ou perto teria o maior prazer do mundo em ser socio de bancada e ter lugar anual, agora informar esse sr que por ex numa numa viagem ao porto de gasoleo e portagens dava para pagar as quotas de 4/5 meses de socio de bancada, imaginem quem faz isto durante a epoca 7/8 vezes... por isso se ás vezes não se ajuda mais é porque a vida de cada um não permite e é preciso entender isso... quanto ao pedro moreira acredito que seja bom jogador mas tenho duvidas se pode ser uma solução de qualidade para o nosso meio campo e a mesma opiniao tenho do castro que tb é bom lembrar que no gijon desde que saiu o preciado pouco jogou e estamos a falar de uma equipa que desceu á 2ª divisão.

    ResponderEliminar
  31. Quanto ao basket, aguardemos a posição oficial do Clube.

    Equipamentos: Gosto do alternativo, acho o principal também com uma risca branca central demasiado larga, mas hoje em dia, há que fazer sempre diferente... São os novos tempos que me estão a afastar destas coisas aos poucos...Nunca em relação ao meu PORTISMO, claro.

    Do Pedro Moreira, não conheço o suficiente para me pronunciar, só desejo que os jovens de valor e sobretudo portugueses, que tenham reais oportunidades... Isso é que é importante...

    ResponderEliminar
  32. O que eu vou dizer quase que vai soar a cliché mas não faz mal... O mais importante no equipamento é o símbolo e quando acompanhado pelas quinas... melhor ainda... Até vestidos com um saco de serapilheira mas com aquele símbolo orgulhosamente exibido no peito os equipamentos me pareceriam fantásticos... Para a vitória, sempre!!!

    ResponderEliminar