Populares Mês

sexta-feira, 9 de agosto de 2013


Não gosto de treinadores teimosos, casmurros e que na ânsia de fazer diferente, colocar o seu cunho pessoal, estragam tudo que vinha de bom, só param quando batem contra a parede. Mas gosto de treinadores ousados, com ideias e convicções e que lutam por elas, porque acreditam que é o melhor para as suas equipas e que não desistem logo à primeira contrariedade.
Vem esta pequena introdução a propósito de aqui no blog e também em conversa com amigos portistas, haver quem tenha dito: «Temos um ADN, modelo, sistema, táctica, etc., ganhador e que vem de há anos a esta parte, para quê mudar?» Não vi, nem creio estar no pensamento de Paulo Fonseca, uma revolução, apenas vi e creio ser esse o pensamento do novo treinador do F.C.Porto, ligeiras alterações e aí, a mais notória é a organização do trio do meio-campo. O que Paulo Fonseca quer e não vou ser original, é, mantendo a mesma consistência defensiva do passado recente - muito dificilmente se ganham campeonatos a defender mal -, melhorar a forma de atacar, mas para ganhar mais depressa. Dizer-se, por exemplo, que jogar com duplo-pivot, é jogar mais defensivamente, só pode vir de quem não percebe nada de futebol. Dependo tudo das dinâmicas e o triângulo invertido, pode facilitar a vida aos laterais. No Porto da época passada e só com um trinco, a tendência era de um lateral mais ofensivo que o outro. Com o duplo-pivot pode haver mais liberdade para os dois laterais. Se ainda por cima, quem joga à frente for capaz de fazer o vaivém, então, Fucile e Alex Sandro amanhã ou outra qualquer solução no futuro, ficará com a vida muito mais facilitada. O jogo frente ao Vitória, primeiro oficial de Paulo Fonsecaao comando da equipa Tri-campeã e frente a um conjunto muito fechado, vai certamente dar para ver melhor o que vai na cabeça do novel treinador dos Dragões.

Lista de convocados:
Guarda-redes, Helton e Fabiano;
Defesas, Fucile, Maicon, Otamendi, Mangala e Alex Sandro;
Médios, Fernando, Lucho, Defour, Quintero, Herrera e Josué;
Avançados, Varela, Jackson, Ghilas, Kelvin e Licá.

Olhando para a convocatória, subscrevo-a totalmente.

A minha equipa provável:
Helton, Fucile, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Fernando, Lucho e Quintero; Varela, Jackson e Kelvin.

Árbitro é Artur Soares Dias, auxiliado por Rui Licínio e João Silva.

Antevisão de Paulo Fonseca:
«Não estamos ansiosos, mas sim motivados e confiantes. Não escondo que existe uma grande vontade de que o jogo chegue o mais rápido possível, mas vamos encará-lo com tranquilidade e ambição»

«Se voltarmos atrás no tempo, vemos que o FC Porto venceu as últimas quatro edições sentindo algumas dificuldades. O Vitória de Guimarães transcende-se nestes momentos e estamos à espera de um jogo difícil, não só por termos pela frente um adversário de grande valor, mas também por se tratar de uma final»

«O mais importante é o clube conquistar mais um título, mas não escondo que quero muito ganhar, acima de tudo por se tratar de uma final e da disputa de um troféu»

«Neste clube a exigência é sempre máxima e nós temos de saber lidar com essa pressão. Fico particularmente feliz por saber que vamos ter muitos adeptos a apoiar-nos neste jogo e isso aumenta a nossa obrigação de ganhar e proporcionar um bom espectáculo de futebol. Queremos muito dar aos nossos adeptos a alegria da conquista de mais um título»

Antevisão de Helton:
«A ambição de conquistar títulos nunca acaba. Esta é mais uma oportunidade que temos de conquistar mais um título e, quando temos oportunidades destas, temos que as agarrar com unhas e dentes. No FC Porto joga-se sempre para ganhar e todas as competições são especiais”, afirmou Helton, que procura também ele erguer o troféu da Supertaça pelo quinto ano consecutivo. “É sempre bonito levantar um troféu e ficar com ele do nosso lado. É com essa ambição e com essa vontade que vamos entrar para este jogo»

«Não existem segredos aqui. Existe apenas uma ambição desmedida e um tremendo respeito pelos adversários, algo que nem sempre acontece em relação a nós. Não chega estudar, é preciso ir para dentro do campo, respeitar o adversário e dar o máximo para fazer o nosso trabalho o melhor possível»

Notas finais:
O Paços de Ferreira vai jogar frente ao Zenit nos play-off da Champions, jogo a disputar no Estádio do Dragão no dia 20 deste mês. Gosto muito do Hulk, mas neste caso, para além de ser português, não gosto de rafeiros e afins.

Ainda não há confirmação oficial, mas parece que Rolando vai para o Inter. Desejo-lhe boa-sorte e que faça uma boa época. Desejo também que depois os italianos exerçam o direito de opção.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset