segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

E que siga o futebol


De há muitos anos a esta parte há no futebol português jogos importantes e depois há os Benfica-Porto ou Porto-Benfica. São jogos complicados, intensos, várias vezes polémicos, alguns fazem história e ficam para a história. No próximo domingo, quase de certeza, vai assim mais uma vez. O F.C.Porto que está no segundo lugar do campeonato com os mesmos pontos do primeiro e do terceiro, tem muito mais a ganhar que a perder. Tem a ganhar, porque se conquistar um resultado positivo, fica em vantagem em relação ao clube da Luz, coloca Jesus e a sua equipa sob pressão, se perder não fica bem, mas não fica em situação irreversível. O F.C.Porto só ficará verdadeiramente mal, se não for Porto, se for incapaz de discutir o resultado, der uma imagem aquém do seu valor e das suas responsabilidades. Também importa referir que se há jogos que podem funcionar como um click, elevar a moral, confiança e a auto-estima, transportar para patamares superiores, técnicos e jogadores, são os Porto-Benfica ou Benfica-Porto. É com este espírito, um espírito de vitória, positivo, focado e concentrado apenas no jogo, que espero o F.C.Porto se apresente às 16 horas de domingo no estádio do seu maior rival dos últimos 25 anos. Adiante.

Diz a comunicação social que o Benfica no jogo frente ao Gil Vicente juntou à goleada uma boa exibição e nota artística. Dando de barato que a equipa de Barcelos está muito diferente, para pior, daquela que fez a vida negra à equipa de Jesus no jogo do campeonato e até vinha de uma derrota caseira frente ao Arouca por 0-3, é óptimo que o Benfica esteja a jogar bem, venha de uma vitória concludente. Como sabem, enquanto adepto do F.C.Porto, gosto de defrontar o melhor Benfica, tenho receio quando o meu clube defronta um Benfica que não está bem. Também diz a comunicação social que se não houver qualquer contratempo de última hora, a equipa do Benfica que entrará de início será a mesma que entrou frente ao Gil: Oblak, Maxi, Luisão, Garay e Siqueira; Matic; Markovic, Enzo Pérez e Gaitan; Lima e Rodrigo, isto é, um 4x1x3x2. Será? Não acredito. Jesus não vai mandar-se tanto para a frente, Markovic ou um dos dois pontas-de-lança, talvez Rodrigo, vai dar lugar a Rúben Amorim.
E que Porto? Um Porto que não vai em ondas, nem para prestar vassalagem ao andor. Sem medo e sem invenções, com concentração, coragem e a jogar para ganhar. Preparado para a pressão inicial, mas sempre que tiver bola, atacar, mostrar o fogo do Dragão, avisá-los ao que vai. Um Porto com Helton, Danilo, Maicon, Mangala e Alex Sandro; Fernando; Lucho e Carlos Eduardo, Varela, Jackson, Kelvin e mais perto de 4000 adeptos que respeitarão o minuto de silêncio, mas depois nunca mais se calarão.

Nota final:
Tivemos ao longo da nossa fantástica História bem retratada no Museu F.C.Porto by BMG, tantos e tantos grandes jogadores, desde Pinga, Hernâni, Cubillas, até Futre, Madjer, Vitor Baía ou Deco, por exemplo. Mas não somos o clube de nenhum deles, eles é que foram do F.C.Porto.

21 comentários:

  1. Para as coisas correrem bem na luz era o Pinto da Costa dar a palestra antes do jogo e a tática. Aí tinha a certeza que íamos comê-los vivos. Com Paulo Fonseca não tenho a mesma segurança mas espero sempre o melhor.
    Se o meio-campo estiver forte vamos controlar o jogo. Fernando, Lucho e Carlos Eduardo dão-me muita segurança, Herrera é um jogador que não está em condições (psicológicas) para participar nestes jogos. Depois espero um Varela motivado e no outro lado do campo alguém com genica para dinamizar o ataque, pode ser o menino Kelvin. Na frente com Jackson Martinez podemos marcar golo a qualquer momento.

    O perigo do Benfica é o contra-ataque e os golos caídos do céu, por isso a nossa defesa tem de estar atenta do início ao fim. Eles vão sentir muita falta de Cardozo e Salvio, 2 elementos que fazem a diferença nos clássicos. Por outro lado têm um jogador que costuma aparecer nestes jogos: Gaitán e que é preciso vigiar de perto.

    Como já disse, o FC Porto tem de dominar a meio-campo mas será também muito importante que os extremos estejam ativos e dinamizem o ataque, duas coisas que faltaram no jogo contra o sporting para a taça da liga.

    ResponderEliminar
  2. Estamos à vontade pro "afirmar"...

    Há um cidadão/desportista nascido no Porto,Cedofeita,que conquistou no futebol tudo que seria para conquistar no... MUNDO.

    E não é preciso ser bruxo para prever como vai ser... (o diabo seja surdo). Ignorância total...

    Tem sido chocante. E não vai ficar por aqui. Televisões privadas, tudo (mais ou menos) bem! Televisão Pública (paga por todos nós) onde já se viu?

    Um autêntico "circo" que nem o próprio Eusébio quereria ou mereceria.

    Registamos a colocação (como que envergonhada) da bandeira da FPF na urna mas faltando a do seu país... Moçambique.

    Afinal Eusébio era (e só...) MOÇAMBICANO! Como, aliás, o pós-25Abril veio confirmar!

    Está tudo preparado para domingo e tememos que não estejamos atentos... (com a estrutura antiga não teriamos dívidas)

    ResponderEliminar
  3. Pelas razões que aponta e por mais algumas que resultam do actual momento, este Benfica-FC Porto vai ser deveras especial.

    Mas nunca decisivo...

    DRAGÃO, SEMPRE!

    ResponderEliminar
  4. Vila Pouca,

    O FC do Porto na nova Luz, já disputou 10 jogos para o Campeonato, e a tendencia é-nos francamente favorável, da época 2003/04 até 2012/13, acumulamos 4 vitórias, juntamos 4 empates, e apenas 2 meras derrotas escassas. Se ontem tinhamos o síndrome da travessia da Ponte, não podemos, nem devemos esquecer esses tempos longínquos, e sobretudo que essa "ponte" sirva sempre de inspiração e da habitual transcendencia do FC Porto sempre que joga na Luz, jogar com ganas, jogar sem temores e medos, e jogar para ganhar, acredito que tal irá acontecer no próximo Domingo, apesar de reconhecer que o "nacional benfiquismo" comece já a criar uma onda que nos poderá ser desfavoravel, mas não é nas dificuldades que o FC Porto sempre se agiganta e supera?

    Relativamente ao onze para Domingo, não creio na titularidade de Kelvin e por razões várias, Licá será titular ( e sonho que este humilde e abnegado beirão, apesar de não ser um predestinado, faça o golo da vitória, e dedicá-lo especialmente ao Silva de Campanhã).

    Relativamente ao banco para Domingo, é expectavel termos várias e ricas opções: Fabiano, Otamendi, Defour, Herrera, Quintero, Josué, Kelvin, Quaresma e Ghilas, destes 9, dois terão de sair.

    Recordo porém o banco da temporada passada no empate a 2 golos: Fabiano, Abdoulaye, Castro, Izmaylov (com semana e meia de Dragão), e os putos, Tózé, Kelvin e Sebá. Com Defour como titular numa ala. isto é, temos para Domingo, mais e melhores soluções, assim haja um Porto vintage, com ganas, que saiba lutar e sofrer, mesclado com classe, e sobretudo nos limites da transcendencia, para arrancarmos um bom resultado, num Estádio onde habitualmente somos felizes.

    1 abraço,

    PT

    P.S. Estive ausente cerca de 2 semanas e tal, e em "ramadão" das novas tecnologias, aproveito para desejar em particular ao Vila Pouca e a todos os Portistas um excelente vinte14, e com um Tetra, claro!

    ResponderEliminar
  5. Golo de Iturbe. Roubou a bola e seguiu para a baliza onde conseguiu finalizar com sucesso.
    Está-lhe a fazer muito bem esta passagem por Itália, o miúdo agora até ajuda a defender mas parece-me um jogador talhado para o contra-ataque

    ResponderEliminar
  6. Caro Dragão Vila Pouca,acredito que neste jogo se aparecer um FC Porto muito empenhado, a denotar vontade, com engenho na finalização e boas ideias do primeiro ao último instante o triunfo será bastante provável.

    Força FCP!

    Abraço
    Castle Porto

    ResponderEliminar
  7. é um daqueles jogos em que está em disputa muito mais do que o simples resultado da partida.

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Caros Portistas,

    Muito bem DVP mas isso que refere no post a tal atitude à Porto este ano ainda não apareceu em nenhum jogo desta temporada o que deixa muitas dúvidas e desconfianças. Esperemos que isso de facto aconteça mas por mais que queira e depois da exibição em Alvalade não acredito que este treinador seja capaz de fazer algo de muito diferente, cheio de cautelas etc mas veremos o que nos espera.
    Se eles jogarem como diz um Porto concentrado e objectivo pode perfeitamente ganhar o jogo até porque temos melhor equipa é só uma questão de vontade e atitude.
    Vão mandar o duarte rouba 3 penaltis gomes para prestar o último favor e para ajudar à festa, o que só piora as coisas, sendo que com um verdadeiro Porto até podiam pôr o calabote que nós ganhávamos na mesma, só que esse verdadeiro Porto anda longe mas muito longe e perdido.

    SEMPRE F.C.PORTO
    CONTRA TUDO E CONTRA TODOS

    ResponderEliminar
  9. Nem mais. Já quando eu comecei a ser Portista, desde que me lembro, nos inícios dos anos 60, dizíamos o "Hernâni do Porto", o "Américo do Porto", o "Pinto do Porto", etc. e sempre o F C Porto esteve acima de tudo...!
    Quanto ao resto, venha o jogo, mas temos, a nossa estrutura tem, sobretudo, de estar com atenção em tudo o que se relacione com o encontro, pois eles vão aproveitar-se de toda esta encenação em torno do Eusébio para tentarem lucrar dividendos.

    Engraçado como eles andam atentos, pela parte deles, pois, por exemplo, desta vez, com o artigo relacionado, nunca o meu blogue teve tantas visitas de adversários, tais os comentários que tive de apagar...

    ResponderEliminar
  10. Caro Vila Pouca,

    Se ate o Porto Canal comeca o noticiario com o eusebio eu desisto de promover este canal!Que bonzinhos somos para quem nos odeia de morte! Estou em choque com o palhaco do Juca...

    Um abraco,

    Portista de Cascais

    ResponderEliminar

  11. .

    Meus caros portistas,

    Como tive oportunidade de dizer no Post anterior... esta vida são dois dias e o carnaval são 3. A morte de um ser humano, seja ele quem for, devia ser mais respeitada e com mai recato. O aproveitamento dos Canais Regionais de Tv do Mar da Palha atingiu as raias da insanidade!!
    Nem vale a pena dizer mais nada.
    Deixemos que curem a 'bebedeira'.
    A partir de amanhã, volta tudo ao normal.

    Para o próximo 5LB-FCP tendo em conta todas as condicionantes e variáveis actuais aposto num empate. Se fosse o Porto de há 1 ano atrás contra este actual Benfica, diria que iriamos lá ganhar fácil. Assim, tenho mais medo da nossa equipa e por isso não arrisco muito.

    Como portista queria e gostaria muito que fossemos lá espetar-lhes mais um prego (pois estão de rastos, nas lonas, quase em falência). Mas como a nossa equipa também não é de fiar, vou pelo empate. Um empate que nos permitirá depois até Março passá-los à frente e chegar a Maio com 6/7 pontos de avanço.

    Estou também à espera que o Estoril faça a sua parte, como é óbvio.

    Ou seja, nas minhas previsões, o verdadeiro Porto só vai aparecer daqui a 1 mês, mês e meio...
    Até lá, temos que ter paciência.

    Cumptos
    Somos Porto
    Somos Melhores
    A Caminho do Tetra

    ResponderEliminar
  12. Se dúvidas eu tivesse (e não tinha) sobre a valia do NGP, ficariam dissipadas neste fim de semana. Só mesmo um grande presidente seria capaz de derrubar este centralismo exacerbado e doentio vestido de vermelho. Transformar a morte de um homem neste espectáculo televisivo deplorável é ignominioso. Tenho 46 anos, vejo futebol desde que me conheço e não me recordo de ter visto o homem jogar. Recordo me de ele jogar no Beira Mar... Ver crianças, que nunca o viram jogar, a fazer a apologia dos seus feitos é típico dos regimes da norte coreanos. Dizem que foi um grande futebolista. O meu Pai, portista de coração, também o dizia. Acredito e tiro lhe o chapéu por isso. Também lhe tiro o chapéu por nunca o ter ouvido dizer mal dos adversários do seu clube do coração. Mas dai a transformar o seu momento fúnebre num espectáculo sectarista da alma benfiquista vai uma grande distância. Dizem que Eusébio e nacional. Pode ser, mas a bandeira sobre a sua urna só tinha uma cor e não vi os escudos da nossa bandeira. Ver os dirigentes, jogadores e tecnicos do clube do regime debruçados sobre a sua última morada foi digno de um enterro de um mártir palestiniano. Acho que Eusébio não merecia isto. Merecia um enterro de Estado. Só que, como noutros tempos, mistura-se Estado com Vermelho e chegamos ao Nacional Benfiquismo que infelizmente trouxe o pais ao estado em que estamos.
    Viva o Nosso Grande Presidente e Paz à alma do grande jogador Eusébio.
    Abraços de Dragão.

    ResponderEliminar
  13. Caros,

    Nao vos parece que o espectáculo destes 2 días là por baixo teve per si já promoçao QB?

    acham que vale a pena andarmos aquí a chamar atençao para isto e para aquilo e mais isto e aquilo e repetiçao do mesmo!!!???

    Temos de ter a inteligencia de perceber que já basta! caso contàrio somos "mais do mesmo..."

    Abraço
    Deacon

    ResponderEliminar

  14. .

    É por demais conhecida aquela estória de um Tirano que decidiu passear nu pelas ruas da cidade... e todos os seus súbditos com medo se prostavam, faziam a vénia e fazendo-se maravilhados diziam: Oh que bem vestido que o Rei vai!!!

    Até que alguém sem medo ou inocente ousou dizer a verdade:

    O Rei vai nu.... O Rei vai nu!!!

    - - -

    Assim, servindo-me desta parábola, rendo daqui a minha homenagem e admiração ao ex-Bastonário dos Advogados o Dr Marinho Pinto, que goste-se ou não, concorde-se ou não, hoje pelo menos teve a coragem de na RTP IN cerca das 23,30 horas dizer de viva voz alto e bom som, aquilo que muitos de nós pensamos e que aqui fizemos eco.

    O Eusébio para além de um bom ser humano, foi sem dúvida um grande jogador de futebol, um dos melhores do Mundo de todos os tempos. Ponto final parágrafo. Dai, até vermos o circo que as Tvs montaram em dose estriónica, histérica quase pindérica, por favor, vamos lá sossegar a pássara.

    Ainda por cima quando todos sabemos que foi usado, abusado e deitado fora quer pelo Regime Salazarista quer pelo Clube do Regime.

    Ainda por cima quando sabemos o que os tais do Clube do Regime sempre fizeram aos seus ídolos como Coluna, Zé Torres, Vítor Baptista, bento, Chalana... e virem agora uma vez mais, 50 anos depois, quererem confundir Portugal com o Clube de Carnide de Baixo.. alto e pára o baile!!

    Como bem descreveu acima o comentador anterior, alguns querem fazer renascer o tal Nacional-Ben-Chiqueirismo bacoco, balofo, bolorento à custa da morte de um grande jogador de futebol.

    Ou como sempre costumo dizer:

    Nem todos comemos palha!!!

    ResponderEliminar
  15. Que 'ganas' de chegar lá e ganhar.

    Lá estarei no meio dos lampioes Amo-te FC PORTO!

    ResponderEliminar
  16. Boas,
    Concordo plenamente ctg, mas penso que o porto não irá iniciar com Kelvin mas sim com Defour ou seja:
    Helton
    Danilo
    Maicon
    Mangala
    Alex Sandro
    Fernando
    Lucho
    Carlos Eduardo
    Defour
    Varela e
    Jackson
    a imagem do porto do ano passado com vitor pereira...sinceramente não sei será a melhor opção....mas penso que ele irá iniciar dessa forma.
    Quanto ao benfica tb acredito que não irá iniciar com markovic, mas sim com Ruben Amorim
    Oblak
    Maxi
    Luisão
    Garay
    Siqueira
    Ruben Amorim
    Matic
    Enzo Perez
    Gaitan
    Lima
    Rodrigo
    Um abraço
    O porto só têm que entrar em cima deles, pressionar alto.....sem medos de nada

    ResponderEliminar
  17. se me permitem uma pequena intromissão só para dizer 2 coisas:
    1- como benfiquista também achei um exagero a cobertura dada ao funeral do Eusébio, mas o Benfica e o o Eusébio disso não têm culpa só dá para verificar qual o nível dos nossos me(r)dia.
    2- em relação a Domingo não joga o Oblak mas sim o artur pois o JJ é mais teimoso que uma mula. Domingo lá nos encontramos

    ResponderEliminar
  18. Nós, os portugueses, desempenhámos um papel importante na libertação dos povos da antiga cortina de ferro. Pouco mais de 20 após a dissolução da antiga URSS, começamos a colher os frutos daquilo que ajudámos a derrubar: todas as melhorias alcançadas, nos países ocidentais, ao longo da existência da União Soviética, estão a ser atacadas, até salários são reduzidos.
    Actualmente, verifico que certos portugueses fazem referências críticas a Cuba e à Correia do Norte. E até há quem consiga saber
    que na Correia do Norte se fazem aproveitamentos como aquele que está a ser feito da morte de Eusébio. E eu fico preocupado, não vá acontecer a estes países o mesmo que aconteceu aos que ajudamos a libertar, com as gravosas consequências que se conhecem...

    ResponderEliminar
  19. para João Gomes:
    o Benfica não teve culpa?

    Foi o Benfica que pôs o corpo do Eusébio em exibição para as tvs. Assim como preparou o espectáculo na luz.
    Não ouvi ninguém do Benfica a criticar a cobertura do funeral, nem a pedir um pouco de recato.

    ResponderEliminar
  20. Partam os lampioes, destruam os canos de rega, estoirem os olofotes, furem as redes e derrubem o estádio!

    Humilhem a petulancia, calem as
    vozes estéricas, escarnecam dos
    palhacos do regime, limpem o cú aos pasquins e apontem o dedo (maior) às TVs da mouraria!

    Mostrem o nosso PORTO ao mundo e a razao porque somos o MAIOR
    CLUBE PORTUGUES.

    Ganhem aos impostores, às
    galinhas e aos frangos do
    aviário!

    Esfarrapem a camisola, rasguem os calcoes, rebentem as chuteiras...
    e tragam os 3 pontinhos da ordem
    para pudermos respirar melhor!

    Vencam esses caras, os freteiros
    e paineleiros, os biltres e os
    fantoches, os vendilhoes e os
    trauliteiros... e depois deixem-nos a bufar, a bracejar e
    a bradar palavroes...

    MOSTREM A RAZAO POR QUE SOMOS DIFERENTES; SOBERANOS E CAMPEOES.

    NAO HÁ MAIOR GLÓRIA DO QUE VENCER OS GLORIOSOS DO CLUBE DO REGIME!!

    ResponderEliminar
  21. A PROPOSITO DO NACIONAL/BENFIQUISMO, ~JUNTO O COMENTARIO DE UM AMIGO DAS LIDES VIRTUAIS.


    João Cottim Oliveira


    É ridiculo!
    Confirma-se que passamos da democracia à demagogia.
    Três dias de luto nacional pela morte de um futebolista.
    Quando recentemente morreu o Dr. Albino Aroso que tantas crianças e mulheres salvou e ficou-se, e bem, pelas condolências à família.
    Para este poder não é nada comparado com quem dá uns chutos na bola, até porque isso nos deu um 3º lugar no mundial de 1966. Sem dúvida, muito mais importante que a saúde materno-infantil.
    Ou será, porque um teve sempre ligado a uma instituição e sempre viveu em Lisboa e outro o não?
    É esta lóica que faz com um juiz se permita a dizer, que Eusébio como Amália (alfacinha) deve "ir" para o Panteão Nacional. Com juízes destes, que utilizam critérios demagógicos para analisar factos, intervindo quando se deviam abster a bem da Justiça, como pode ir bem a Justiça em Portugal? Será que o Panteão Nacional deverá passar a chamar-se Panteão de Lisboa?
    É isto, esta demagogia, esta falta de senso, de equilibrio, de competência que faz perigar a democracia que se esvai dolorosamente como na I República. Mesmo que formalmente a democracia exista, realmente a sua substância já morreu.
    Eusébio descanse em paz!

    ResponderEliminar