Populares Mês

segunda-feira, 30 de junho de 2014


Malta amiga, estou de volta!
Apesar do tempo não ter estado fantástico, passei umas férias magníficas em terra de boa gente e boa comida, estou pronto e de baterias carregadas para mais uma época de luta. Não tenho nada bombástico para anunciar, nem trago grandes trunfos na manga, mas há algumas notícias que as gaivotas - este ano os passarinhos não apareceram...- me foram transmitindo durante estes dias de pausa para relaxe. E embora engrace e confie mais nos passarinhos e desconfie das aves marinhas, acho que elas seriam incapazes de me enganar - ai delas! Vamos lá a ver o que as bichanas disseram: por exemplo, Martins Indi, já é Dragão, mas os números, 8,5 milhões de euros, que vão circulando, não correspondem à verdade - vai ficar mais barato... Vamos ter mais um médio, um avançado e dois alas, mas nada de um novo guarda-redes, o que é estranho, perante tantas notícias sobre o costa-riquenho Navas. Também nada de nomes, mas uma certeza: tudo jogadores de qualidade, capazes de melhorar um plantel que cada vez fica mais notório, não sendo o melhor plantel do Mundo, tinha gente para fazer muito mais, colectiva e individualmente. No que diz respeito ao rendimento dos jogadores, vendo o que rendeu no Brasil e o que rendeu em Portugal, o caso mais paradigmático é o do mexicano Herrera. Já falei dele num dos posts antes das férias, mas volto à carga. Sabendo que tanta gente o achou caríssimo e sabendo que o F.C.Porto, se quisesse, já podia ter um belo lucro com a sua transferência, concluo que Herrera é um exemplo notório que certos juízos de valor definitivos que se fizeram sobre o médio mexicano, esquecendo todas as condicionantes que envolveram a época atípica do F.C.Porto sob o comando de Paulo Fonseca - não, meu caro José Manuel Conceição, não vou colocar no post o que me disseste sobre os comentários do nosso ex-técnico na RTP, muito menos compará-los com os do também nosso ex-técnico Vítor Pereira...- foram extemporâneos.

Já é certo, Óliver Torres vai jogar no F.C.Porto na época 2014/2015. Importa dizer alguma coisa sobre este jovem que conheço mal, mas de quem dizem maravilhas. Um, que apesar de Quintero e outros médios que fazem parte dos quadros do F.C.Porto, o talento nunca é de mais, só atrapalha os treinadores medíocres. Os bons treinadores gostam que ter muito talento à sua disposição e depois vão gerindo esse talento com mestria, umas vezes utilizando uns, outras outros, às vezes até dois jogadores com características idênticas, conforme as circunstâncias, desde os adversários até ao momento de forma, passando por determinados jogos em que ter dois abre-latas é melhor que ter apenas um. Portanto, mais que para nós, Óliver é muito bem-vindo para Julen Lopetegui e isso é que conta. Dois, dizem as notícias que vem emprestado por um ano, sem opção de compra. Sobre isso importa dizer o seguinte: não é nosso costume, nem a nossa marca, ter jogadores nessas condições, estar a potenciar e a valorizar jovens para depois não ter outro rendimento para além do desportivo, caso se confirmem as promessas sobre o jovem que pertence ao Atletico de Madrid. Mas como ainda não é público em que condições Óliver ingressa no F.C.Porto, manda o bom senso que tenhamos a calma e a ponderação necessária, esperemos as explicações que com certeza serão dadas na altura própria por quem de direito.

Alguém conhece este jovem chileno de nome esquisito, Igor Lichnovsky, que veio para a equipa B? 

Não vou tecer grandes comentários sobre a participação da selecção portuguesa no Mundial, disse na altura da convocatória final, que no grupo de Paulo Bento havia vários jogadores presos por arames, não alimentei grandes expectativas, por isso não me sinto defraudado, nem desiludido. Espero que Bento aproveite e bem a boa onda e o facto de se chamar Paulo e não Carlos, para deixar de procurar fantasmas - essa do bufo é tão ridícula como a participação portuguesa em Terra de Vera Cruz - e de nos tratar como atrasados mentais, que foi o que ele fez ontem para justificar ter deixado Quaresma de fora. Basta ver quem eram dois dos jogadores com mais possibilidades de contraírem lesões no Brasil, segundo o relatório médico que Bento recebeu: Cristiano e Vieirinha.

Fait diver:
Os italianos da Gazzetta dello Sport estão impressionados com o valor da cláusula de rescisão, 60 milhões de euros, do avançado japonês Tanaka, novo reforço do Sporting que foram logo tentar saber quem era o novo craque leonino.
Estes italianos sabem pouco de bola ou andam desatentos. Tanaka é um craque na mesma linha do indiano Sunil Chhetri. E sendo assim, tal como no passado vieram charters de indianos, vão vir  charters de japoneses.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset