sábado, 11 de março de 2017

O Dragão voltou...


Cautela e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém, controlar os excessos de euforia e evitar andar entre o 8 e o 80, é meio caminho andado para o sucesso.
Este Porto não é uma equipa perfeita, isso não existe, mas está bem melhor, é uma equipa cada vez mais compacta, organizada, equilibrada, tem processos definidos, um modelo que se consolida a cada semana que passa. É uma equipa que agora ainda está mais sólida a defender, mas já tem outras virtudes, um meio-campo mais próximo daquilo que se exige e uma equipa como a da F.C.Porto - embora continue a faltar capacidade de tiro exterior. Uma prioridade para a próxima época -, um ataque que tem desde Janeiro um avançado daqueles que se costumam apelidar de matadores, Soares e como  Brahimi está muito bem, mesmo com Corona lesionado, quem tem jogado, André Silva - calma, rapaz, nada de desânimos. Não é a sofreguidão, os excessos de ansiedade, o querer fazer tudo e mais alguma coisa, que vai fazer com que marques mais golos. Joga simples, não inventes, toca e vai para o espaço, verás que os golos vão surgir naturalmente. Mas se não marcares e com o teu trabalho, permitires que outros marquem, óptimo, não é por isso que vais merecer críticas - e também Diogo Jota, têm correspondido, a equipa marca golos, à coesão defensiva juntou-se uma eficácia atacante que se aplaude.
Portanto, se quando as coisas não estavam bem, Nuno Espírito Santo(NES) mereceu críticas, agora que as melhorias são notórias, é justo que o treinador do F.C.Porto mereça elogios. Aliás, para mim, Nuno também tem aprendido e crescido muito, tem sido um processo de aprendizagem para todos.

Com as vitórias a sucederem-se, aumenta a confiança e a moral de todos, tudo fica mais tranquilo e sereno, como é dos livros, é muito melhor e rende mais, trabalhar em cima de vitórias. Encontrado o caminho, é este o caminho que todos temos de seguir, sabendo que ainda não ganhamos nada, os perigos estão à espreita, é preciso continuar, dentro do campo a conseguir vitórias, fora dele a denunciar aquilo que não está bem.
Como disse ontem, há uma onda de apoio que aumenta todos os dias, não há dúvidas, as romarias aos estádios onde joga o F.C.Porto, sucedem-se, o Dragão voltou. Espero que só termine em Maio e na Avenida dos Aliados, com a equipa na varanda da Câmara Municipal do Porto.

Absolutamente lamentável, próprio de uma organização de quarto mundo, o que aconteceu ontem em Arouca: já iam decorridos 30 minutos de jogo e ainda havia pessoas a ser revistadas para poder entrar no estádio. E se essas pessoas, provavelmente a sua grande maioria, depois fazerem dezenas de quilómetros numa estrada complicada, a uma sexta-feira à noite, terem pago 17 euros pelo bilhete, mostrassem o seu legítimo direito à indignação de uma forma menos pacífica, de quem era a culpa? Não era desses adeptos, de certeza, mas lá viria a conversa sobre os malandros dos portistas.
É com isto que o senhor presidente da Liga, Pedro Proença, se devia preocupar. Mas ele preocupa-se com outras coisas, entregar troféus e fazer grandes elogios a jogadores e treinadores do clube do regime, num tempo impróprio, porque numa altura em que o campeonato está ao rubro.
- É, Pedro, querer uma Liga melhor, ao nível das melhores Ligas da Europa, devia ter como principal objectivo criar boas condições para os clientes, o público que paga e não é tão pouco como isso, para ver os jogos.
Um exemplo: quando os adeptos se portam mal, mesmo que seja apenas através de cânticos, os clubes são multados. E agora, como é, o que tens a dizer àqueles que pagaram para ver 90 minutos e só viram 60?

O deplorável comportamento de Mário Rui, jornalista da Antena 1 desporto.
A história já é conhecida, Manuel Machado fez as declarações que se seguem sobre Soares:
"Tiquinho Soares parece que não passou pelo Nacional. De facto, chegou em `bruto`, corria para trás, quando os outros corriam para a frente. Houve um quadro técnico que, durante um ano e meio, o ajudou e não ouvi em nenhum momento, neste período que foi para o FC Porto, referência ao quadro técnico do Nacional, que o detetou lá num Candal ou num Rio Tinto qualquer do Brasil.
Como ser humano, espero que vá o mais longe possível. Desejo-lhe a maior sorte. Há duas coisas na humanidade que a mim me incomodam. Uma é a ingratidão e a outra é a ganância. Quando as pessoas, por omissão, que é o caso, denunciam alguma ingratidão não terei grande coisa a dizer".
Errou, não sabia que o avançado do F.C.Porto, em entrevista a Rui Cerqueira, no Porto Canal, disse:
"O treinador Manuel Machado ajudou-me bastante no que eu tinha de melhorar. Ensinou-me muito. Estou-lhe muito grato". Quando soube, o assunto foi esclarecido, Soares e o actual treinador do Arouca, entenderam-se, tudo está resolvido. Manuel Machado até ganhou uma camisola de Soares, algo que no momento vale muito. Mas que um jornalista, concretamente, Mário Rui, na Antena 1 desporto, na noite de quinta-feira, tenha passado uma peça com as declarações de Manuel Machado e mesmo tendo conhecimento do que Soares tinha dito na referida entrevista a Rui Cerqueira, mais, também tinha conhecimento da peça que o programa da Renascença, Bola-Branca, tinha colocado no ar às 18:15 do mesmo dia - sei, porque foi ele que me disse quando falei com ele ao telefone, perto das 23 horas -, a elas não fizesse qualquer referência na peça com as declarações do treinador do Arouca, diz muito sobre a forma como o jornalista em questão funciona. Mário Rui, sabendo o que sabia, ao omitir as declarações de Soares, permitiu que quem ouviu a emissão desportiva da Antena 1, fizesse um juízo de valor negativo do jogador brasileiro do F.C.Porto. Mário Rui, como lhe disse pelo telefone, teve um comportamento vergonhoso, não foi sério, não teve ética, nem deontologia, não cumpriu com a sua função de jornalista, pior, quando a exerce numa rádio de serviço público.

PS - Obrigado, Paulo Montes, por teres alertado os portistas que Arouca não é Turim... estamos sempre a aprender!

34 comentários:

  1. o que é "interessante" é que essa espécie de de jornalista que cita, não vai ser de nenhum modo, incomodado pelas chefias. E porquê? Exactamente por ter assumido a linha editorial da casa, que como sabemos, é de um paroquial regionalismo.
    É o que temos de "regionalismo encapotado"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estando aqui os valores da profissao em causa e o proprio codigo deontologico, para mim, a radio PUBLICA nao pode deixar o caso passar em claro. A incompetencia (inclinaçao/ou pior) tem de ser irradiada.

      Eliminar
  2. A paciência não faz parte do nosso vocabulário, nem tão pouco a compreensão. Mas sempre acreditei nesta equipa e neste treinador, embora também tenha tido os meus momentos de raiva e frustração, como adepto que sou, para com a equipa, o treinador, o Pinto da Costa, o roupeiro, o meu vizinho de cadeira que por acaso até é meu irmão, e mesmo as escadas que do Dragão que me fazem cortar a respiração, vejo a equipa crescer a olhos vistos e o treinador também. Ambos vão evoluindo o que me leva a crer que chegado o momento crucial estaremos em condições de apagar luzes e ligar sistemas de rega.

    Creio bem que o trabalho de NES bem merece um dragão de ouro! Pegou numa equipa em farrapos, deu-lhe carinho e sobretudo deu-lhe tempo! Coisa que em futebol julgamos impossivel! Mas para mim a grande reviravolta foi operada com a entrada do engº Luis Gonçalves. O homem percebe mais de futebol a dormir que alguns treinadores e comentadores da nossa praça de olhos abertos. A contratação de Soares - que eu aplaudi no momento em que se soube - é de mestre e de confiança! Realmente o engº é a nossa eminência parda, mas de absoluta sabedoria.

    E por último e sem ofender alguns portistas mais sensiveis, onde andam os que chamaram senil a Pinto da Costa? O edificio tremeu, mas não caiu. A pedra sofreu erosão mas mantem-se firme! Os nossos adversários multiplicaram-se, mas não nos diminuímos! O apito dourado anda todos os dias na boca lamacenta de uns quantos avençados com direito a vouchers e kits e camisolas e umas linhas brancas á entrada da porta 18! Mas o Dragão aí está. Pode ter adormecido, mas não morreu!
    Mesmo que não se ganhe este campeonato - algo que não acredito - a semente foi lançada e dará frutos e dos bons!

    Arouca não é Turim? Pois, como Dortmund não é... Lisboa!

    ResponderEliminar
  3. Victor, esse é o problema, teríamos de multiplicar as queixas por muitos milhares, ou então os programas do Porto Canal denunciarem estes artistas

    ResponderEliminar
  4. Também reparei que André Silva não gostou da substituição. Calma jovem... já nos deste tanto... é só uma questão de tempo... os golos estão a surgir... e se não aparecerem, caramba miúdo tu trabalhas tanto que ninguém te pode cobrar mais... mas acredito que vão surgir naturalmente. sim... Tenho também que reconhecer... não acreditava muito em NES e agora está a provar-me que estava errada. Ainda bem... desculpa NES.
    Agora é manter a concentração e ganhar, ganhar e ganhar.

    ResponderEliminar
  5. ...já agora o que argumentou esse Mario Rui? É possível saber-se?...

    ResponderEliminar
  6. Ainda bem que a questão entre Soares e Manuel Machado ficou resolvida a bem pois simpatizo com os dois. Já agora faça-se justiça a Manuel Machado pois sempre achei que ele é que era o grande obreiro do Soares.
    Esta questão para mim não me é indeferente pois acompanho o percurso do Soares desde os tempos do Nacional. Foi um jogador que me caiu no goto desde esses tempos e cheguei a dizer a alguém: "gostava de ver este Soares a jogar no Porto". Mal eu sabia a prenda que ele é... Soares é mesmo muito FIXE.

    ResponderEliminar
  7. Ega, disse que não tinha que dizer nada sobre as declarações do Soares, mesmo já as conhecendo, disse, acha que vou fazer o que fez a Renascença?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...o jornalismo está de rastos. A NET, sendo um instrumento de comunicação extremamente perigoso, quando usado de forma capiciosa, desmascara os maus profissionais, porque os bons, esses, vão emergir sempre.

      Eliminar
  8. E justo o elogio a Nuno..também fui dos que criticou quando o nosso treinador quando ele realmente errou..agora tem evoluído como a equipa..já tínhamos defesa construída..agora já temos meio campo..só nos falta o ataque com a indefinição entre andre Silva e corona..mas a espinha dorsal está construída e é só manter..este campeonato vai ser duro com a agravante de o nosso adversário já estar habituado a ter uma reta final destas..estamos vivos e bem vivos..

    ResponderEliminar
  9. Silvestre

    Boa noite Vila Pouca, realmente é notório o crescimento da nossa equipa em termos de jogo e confiança,o que permite maior solidez, discernimento e consistência, para além disso é óbvio que Nuno Espírito Santo tem vindo a ganhar maturação, que as suas ideias estão melhor assimiladas ou desenvolvidas,bem como que o balneário está mais forte e firme, graças tanto ao treinador como ao Sr. Eng.Luis Gonçalves e a João Pinto, portanto temos boas bases para sustentar a nossa esperança num final de temporada feliz e consagrado com a reconquista do título de campeão nacional.

    Depois é cada vez mais evidente que Brahimi está focado sobretudo em dar o máximo de si mesmo para benefício do colectivo,o que é de enaltecer, dado o valor e a genialidade do jogador, por outro lado é importante que André Silva tenha menos ansiedade e outra consistência, pois capacidade não lhe falta, logo com serenidade os golos vão voltar a surgir.

    Finalmente caro Vila Pouca é de lamentar o amadorismo da Liga de Clubes, liderada por um distraído Pedro Proença, pois é inconcebível que diversas pessoas que pagaram o seu bilhete para ver o jogo de ontem, só tenham visto parte do mesmo, devido a uma organização caótica e irresponsável por parte do organismo que tutela a competição, para além disso o jornalista Mário Rui com a sua vergonhosa atitude manchou a sua reputação,a imagem da Antena 1 e prestou um péssimo público,como tal deveria ser objecto de uma chamada de atenção também por parte da entidade patronal.

    Abraço
    Silvestre

    ResponderEliminar
  10. Tudo pode descambar de um momento para o outro, pelo que temos de manter a concentração até ao final.

    Mas NES está-me a surpreender, pois galvanizou a equipa e os adeptos como não pensei ser possível no início da temporada. Nota-se compromisso, dedicação, espírito de equipa e até alegria. Se continuarmos nesta toada,o título não nos vai fugir.

    #hapaniconogalinheiro

    ResponderEliminar
  11. Num país a sério esse jornalista que de jornalista só tem o nome já teria sido responsabilizado pelo mau serviço prestado mas aqui neste país de faz de conta vale tudo desde que seja para prejudicar o azul e branco. Imbecil é o que esse sujeito é. Temos de agradecer o aviso desse tal Montes que nos avisou que Turim não é Arouca. Ficamos muito sensibilizados. Mas espero que façamos melhor figura que aquela que o seu querido clube fez.Temos de nos manter atentos e vigilantes pois ainda não ganhamos nada, o nosso calendário é difícil e os árbitros não nos vão dar tréguas. É preciso continuarmos unidos e desmascarar como muito bem faz o Universo Porto da Bancada toda a diferença de critérios com que somos julgados. Alguma vez o Paixão marcava a nosso favor estes 2 pênaltis como fez a favor dos Calimeros? Nunca!

    ResponderEliminar
  12. Um comentário tardio devido a coisas da vida mas sempre vai. Dá gosto ver jogar este Porto e perceber a mais valia que é Soares que resolveu o que muitos andavam a reclamar desde o princípio da época [MVP por exemplo] um avançado experiente para jogar com os alas e meter a bola na baliza adversária. Sem esquecer e saudar o trabalho meritório de NES que acaba por ser surpreendente depois do titubear da primeira volta. Quanto aos temas do post, Pedro Proença mais uma nulidade de Lisboa preocupado com o politicamente correcto, passando ao lado da sua principal missão que é valorizar a Liga de que é presidente, na linha de gel do seu amigo Duarte Gomes, Pepa e do Jorge do Braga, por exemplo. Quanto a Manuel Machado e o jornalista que faz por esquecer no caso de Soares é o costume; Lêem e vêem todos o mesmo e como dizia esse triste oportunista Scolari muito apreciado pelos simpatizantes dos clubes da capital "o Porto é muito longe". Bom Domingo

    ResponderEliminar
  13. Basta o FC Porto dar um ar da sua graça, ficam todos em pânico e logo as coisas (re)começam a ser feitas por outro lado, com Ânimo redobrado, pois esse fator está sempre presente e alerta.
    Nada que nos surpreenda... Por isso, como de costume, criar as condições para sermos sempre melhores, evitarmos os erros premeditados e virarmos a adversidade a nosso favor,motivando as tropa,s sendo concentrados, humildes, empenhados, à Porto...
    E força Porto.

    ResponderEliminar
  14. E o jornalismo público de sarjeta..se o porto for campeão está época nem sei o que eles vão dizer..não tem espinha..basta ver as capas de sábado à seguir a nossa vitória em Arouca..VERGONHOSO

    ResponderEliminar
  15. Um comentário fora do tema se me permite: é efetivamente estranho o comportamento da nossa equipa de hóquei, pois parece ter-se instalado uma certa fatalidade nos duelos cruciais.
    Gandes jogadores, portismo entre eles, compromisso - do treinador não emito opinião porque aconteceu mais ou menos o mesmo com o insuspeito Tó Neves - mas falência de resultados ao nivel das decisões.
    Claro que ainda estamos a tempo de, em Réus, revertermos o aparente destino da eliminatória, mas, bolas, iniciamo-nos sempre a ganhar nos jogos determinantes e acabamos normalmente por perder. E já vem de há anos....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, a esta equipa falta maturidade...talvez a saída de RV tenha sido precipitada.

      Eliminar
    2. Já agora foi lamentável a claque assistir ao jogo de basquetebol contra as galinhas e depois deixar o hóquei com meia casa, será que a claque só apoia quando se joga contra os de Lisboa?

      Eliminar
  16. As capas dos pasquins de hoje dizem tudo acerca da sua parcialidade. No grande Porto deviam ser proibidos.É que nem disfarçam o azedume que têm contra nós. Não os devíamos deixar entrar nas nossas instalações a não ser o devido por lei mas não lhes devíamos responder e dar-lhes todo o nosso desprezo.

    ResponderEliminar
  17. Até há 3 semanas atrás, era só posts e comentários sobre os árbitros, a roubalheira do SLB, toda a gente queria o presidente fora, que estava ultrapassado, que o NES não era grande coisa e não deveria ter sido escolhido, que o AS devia descansar e devia entrar o belga, etc. Toda a gente repetia estas coisas com uma convicção que a mim me parece algo doentia. Ninguém queria ver o bom que havia na equipa, mesmo tendo a melhor defesa do campeonato e a equipa andar a morder os calcanhares do SLB. Em vez de se puxar pelos putos, que se vê que são bons, não, era só bota abaixo.
    Agora, passados 2 ou 3 resultados excelentes e mais umas boas crónicas do Felisberto, começa-se aqui a virar o disco. É o que se chama: andar a reboque da equipa.
    Vocês já têm idade para ter juízo e saber alguma coisa do que é o futebol!
    Fico contente com a mudança e espero que a equipa voz faça perder o pio todo lá para Maio, mas mesmo assim fico à espera de algumas coisas...

    Madjer

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vá lá Madjer, diga que coisa está á espera...não me diga que está com medo que lhe tirem o mérito do calcanhar de Viena..

      Eliminar
  18. Madjer, esse comentário é um absurdo, no DAM não faz qualquer sentido. O autor não recebe lições de portismo de ninguém e quando digo ninguém, é de ninguém mesmo. Quando era preto, dizia-se que era preto, quando é branco diz-se que é branco. O resto é conversa de alguém que, ao contrário de mim, que estou aqui - e no estádio -, nos bons e maus momentos, há dez anos, alguém que dedica muito do seu tempo a fazer alguma coisa, pouca, mas é o que é possível, pelo FCP, só aparece para mandar uns bitaites de vez em quando.

    ResponderEliminar
  19. Caros Portistas,

    Atentem neste pormenor, na Jornada Champions de 4ª Feira jogaram 4 Equipas Europeias L Campeões: Barça, PSG, B Dortmund e Benfica. Querem saber em que dias essas 4 Equipas jogam internamente? Aí vai:
    O B Dortmund jogou ontem!
    O Barça irá começar a jogar agora!
    O PSG joga hoje ao serão!
    Finalmente, o Benfica, com um estatuto diferente, só joga amanhã, ou provavelmente jogou na 5ª feira L Europa!

    Sobre o Tiquinho, há mês e meio quando chegou, aplaudi a sua contratação, e neste blog reforcei "acreditem que é um jogador à Porto e o Portismo vai gostar" (afirmei-o porque já o conhecia do Nacional e VSC). Também referi então, que o Soares não era propriamente um "matador", mas tinha golo, mas era sim um P Lança batalhador e trabalhador. No Nacional em ano e meio tinha feito 11 golos no Campeonato, e em Guimaraes em metade desta temporada juntou 7 golos na Liga (o Marega com menos jogos, registava então 10 golos), então também apontei para o Tiquinho uma meta de 9/10 golos para meia temporada no FC Porto para este campeonato, isto observando os seus registos anteriores!

    No final do mês de Janeiro, quando o Tiquinho chegou, alvitrei também que jogaria a par do André Silva, e este seria o grande beneficiado com o trabalho de sapa que ficaria para o Soares, permitindo ao André maior frescura e destreza na hora de atirar ao golo, nada disso aconteceu, porque o André Silva não aumentou o seu registo de golos marcados com a chegada do Soares, mas há um Atleta do FC Porto que irá aumentar o seu registo de golos, já lá vamos.

    Vejamos, desde que Soares chegou, o FC Porto marcou 20 golos em 6 Jornadas, quem os marcou? Soares 9 golos, André Silva 3, e Diogo Jota 3 golos, depois, Ruben, Layun, Brahimi, Danilo e Oliver, 1 golo cada. Curioso, o Jota quando titular absoluto do FC Porto, marcou 4 golos no Campeonato (hat-trick na Madeira com o Nacional, e um golo ao Benfica), nas ultimas 6 Jornadas, com a chegada de Soares, perdeu a titularidade, mas marcou 3 golos (e poderia ter marcado mais, tantas as oportunidades que dispôs nos ultimos jogos), isto é, quem verdadeiramente beneficiou com a chegada de Soares foi o Jota (não foi o AS), isto em termos de golo, e mesmo perdendo um lugar no onze!

    Registos estatísticos interessantes:

    Em 19 Jornadas sem Soares, o FC Porto marcou 37 golos, média por jogo de 1,94!
    Em 6 Jornadas com o Soares, o FC Porto marcou 20 golos, média por jogo de 3,33 (e com partidas dificeis, Sporting, Guimaraes ou Bessa)!

    Estes registos confirmam, a minha "muleta", a estatística, é como o algodão ...

    PT

    ResponderEliminar
  20. Bom, e vou terminar, tal como terminei o meu anterior comentário, Tiquinho Soares, vou aqui deixar excertos de um post que li algures na blogosfera em Janeiro, justamente quando o Tiquinho foi contratado, é esse post tão assertivo, quanto bem intencionado, e merece ser referenciado, mas também recordado:

    "Os números lançados na imprensa apontam para 5,6 milhões de euros por 80% do passe. Se for o caso, estamos a falar da 2ª maior transferência da história do V. Guimarães, que tinha pago pouco mais de 500 mil euros por Soares há meio ano. 16 jogos depois, sai por 10 vezes mais. O mérito a quem o merece: fantástica transferência para o V. Guimarães do ponto de vista financeiro, e leva a imaginar se o FC Porto consideraria hoje ir buscar Soudani, Edgar, Saganowski ou Baldé se lá estivessem."

    "...se colocarem um jogador como Ghilas, Suk, Aboubakar ou Bueno (curiosamente, ou não, tudo jogadores emprestados pelo FC Porto) em Guimarães, qualquer um deles pode marcar tanto ou mais do que Soares. O que levanta desde logo a questão sobre se o FC Porto estará a fazer a gestão mais acertada dos seus recursos: fará sentido ir comprar fora se temos igual ou melhor em casa?"

    "É também verdade que o FC Porto tem tido um aproveitamento negativo na contratação de pontas-de-lança da nossa liga. Pensar nos grandes goleadores da nossa história é pensar em jogadores que tenham tido pelo menos uma média de 0,35 golos por jogo. Nos últimos 25 anos o FC Porto contratou 17 pontas-de-lança a clubes portugueses, e só Derlei (0,42) e Edmilson (0,36) estiveram acima dessa média."

    "Que consiga dois pares de golos importantes e que não seja já cedido a um clube turco daqui a meio ano, é o que se deseja - e o que surpreenderá. E como sempre, os adeptos saberão separar o negócio do jogador. O jogador merece o apoio dos adeptos. O negócio, quando o FC Porto decidir revelar os detalhes, a seu tempo o dirá. Desmentir a avaliação de 7 milhões de euros já teria sido um bom princípio."

    PT

    ResponderEliminar
  21. Madjer,

    O seu comentário, está descontextualizado, sobretudo em termos temporais. Afinal, há três semanas atras, o FC Porto já tinha vencido o clássico, tinha ganho em Guimaraes e no Bessa, dois Estádios tradicionalmente dificeis. O Tiquinho então já somava 5 golos, e até o belga Depoitre nas ultimas 10 semanas, apenas foi convocado para o jogo com o Nacional na passada semana, porque estavam então 3 Atletas indisponiveis! (a ultima vez que o Depoitre jogou, foi a 3 de Janeiro em Moreira de Cónegos, na T Liga)

    Mas eu pergunto, o Portismo não deve coerentemente relevar e se entusiasmar com as melhorias exibicionais e de resultados da nossa Equipa, desde há 6/7 semanas para cá? O Portismo não se deve unir em torno da Equipa, para continuarmos a navegar esta onda vitoriosa?

    E não são 2 ou 3 resultados excelentes como refere, são 9 vitórias consecutivas no Campeonato, só o AVB e o Mourinho em 2002/03 registam melhor sequencia de vitórias (e nem sabemos quando irá parar esta sequencia de vitórias). E o Portismo não se deve empolgar e entusiasmar com estas melhorias exibicionais e de resultados? Recordo também, que na Jornada 11, no final do mês de Novembro, estavamos no 4º lugar, e a 7 pontos do Benfica. E não devemos tirar o "chapéu" ao NES e à Equipa pela extraordinária reviravolta e melhorias apresentadas? Tal como devemos criticar construtivamente a Equipa, quando as coisas não funcionam tão bem, por exemplo, não gostei da disposição e exibição da Equipa com o Estoril, afirmei-o aqui, e expliquei porquê!

    Respeito o seu comentário, mas confesso que não o entendi!

    PT

    ResponderEliminar
  22. Silvestre

    Boa noite Vila Pouca,o importante é continuar a presistir na luta incessante pelo título, contra ventos e marés,com união, tenacidade e brio, pois tudo é possível e embora tenhamos pelo meio um mportante compromisso em Turim é perante o Setúbal que será disputada a próxima final, dado um triunfo nesse desafio nos colocará em situação previligiada de navegar com a reconquista do título à vista.

    Abraço

    Silvestre

    ResponderEliminar
  23. Deveria haver um Estatuto do Adepto com o objectivo de proteger os interesses do consumidor no papel de torcedor, obrigando as instituições responsáveis a estruturarem o desporto em Portugal de maneira organizada e segura como existe em vários outros países!

    ResponderEliminar
  24. Caros Portistas!

    Se formos campeões de futebol nesta época, como espero, terei imensa curiosidade em conhecer o que muitos dos freteiros da comunicação social comentarão sobre essa boa nova... Até que ponto o peso dos milhares de Dragões (os outros que se apregoem aos milhões...), manifestado quer através dos estádios que ajudam a encher, quer pelo acrescido entusiasmo em seguir a imprensa escrita desportiva, poderá influenciar o comportamento anti-Portista tanto da arbitragem como da comunicação social? Ser-se campeão (jogando limpinho, limpinho, e até com um importante saldo acumulado de razões de queixa) exercerá algum tipo de influência sobre quem tem medo de ser justo com o FC Porto?

    Sobre o hóquei em patins e restantes modalidades, temos este ano boas perspectivas de sermos campeões em todas elas. Mas a que merece reticências é mesmo essa. O Vila Pouca, parece-me, tocou num dos principais pontos em que o FC Porto se fragilizou por responsabilidade própria - a saída do Reinaldo Ventura. A prova está nos jogos disputados contra o Barcelos, em que a actuação dele foi determinante. Ir ganhar à Oliveirense e ganhar em casa ao clube do regime são incógnitas de menor fé, mais que os desafios das restantes modalidades. Mas continuo a ter fé!

    Abraço Portista!
    PB

    ResponderEliminar
  25. Dinâmica de vitória, talvez o factor mais crítico para o sucesso (acima inclusivamente da qualidade de jogo).

    3 jogos importante se avizinham:
    - sair de Itália de cabeça erguida: não espero a passagem, mas espero um bom jogo. E espero marcar...
    - Setubal em casa para ganhar de qualquer forma: não esquecer que tiraram-nos 2 pontos na primeira volta, e tiraram 5 pontos ao benfica...
    - na luz para ganhar. E para mostrar que eles não são o que se pinta.

    É isto que devemos esperar nos próximos 3 jogos. Para chegar ao que eu disse logo após o empate em Paços, quando a negatividade abundava:
    "Num momento em que a moral da nação Portista está em baixo, vou deixar uma mensagem diferente: isto ainda não acabou!

    Em Maio estaremos em 1º lugar.

    8 de janeiro de 2017 às 00:44"

    ResponderEliminar
  26. Costa & Costa
    Apesar do bom momento que atravessamos, de se estar jogo a jogo a melhorar para cada vez mais nos aproximar-nos do nosso objectivo que é sermos campeões, temos que estar em alerta máxima porque os tentáculos do polvo neste momento estão a mexer-se para os lados da arbitragem que é quase toda vermelha, e a preparar novas emboscadas, novas ratoeiras para conseguir os seus objectivos que é ganhar através batotice.
    Cuidado e caldos de galinha, nunca fizeram mal a ninguém.

    ResponderEliminar

  27. Mais uma vez temos vindo a verificar que a "obra" não é de um em especial seja ele o Soares, o NES, o roupeiro ou PDC, mas sim de muitos, ou seja de todos os que amam o FCP.

    Todos juntos, mas em que cada um individualmente deve realizar e muito bem o seu papel, chegraemos cada vez mais longe.
    A onda não pode esmorecer...mesmo que nos deixem entrar 30 minutos para lá do inicio do jogo, pois isto só terminará na Avenida dos Aliados. Até lá e sem descanço gritamos a uma só voz....POOOOORRRRRTTTTTTOOOOOOOOO!

    Allez Porto. É esta a força que os faz tremer.

    PS; Acredito que seremos imbativeis em Turim. Haja ambição e aquela força que o "Bicho" tão bem caracterizou na sua entrevista.

    ResponderEliminar


  28. Este não foi o mesmo do recente Boavista-FCPorto?

    http://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/vitoria-guimaraes/noticias/interior/toze-revela-o-que-disse-ao-arbitro-do-v-guimaraes-estoril-5720542.html

    ResponderEliminar
  29. Kosta, não, este é o artista do Sporting-FCP, Tiago Martins, o do Boavista foi o Fábio Veríssimo.

    ResponderEliminar