domingo, 14 de maio de 2017

F.C.Porto 4 - Paços de Ferreira 1. «O espírito de campeão vive? Apenas nos nossos adeptos».


O título do post é uma homenagem ao Colectivo 95 que foi impedido de mostrar uma tarja com a frase «O espírito de campeão vive? Apenas nos nossos adeptos», mas também também aos Super-Dragões e aos adeptos que não fazendo parte das claques estiveram sempre e incondicionalmente ao lado da equipa, nunca lhe faltando com o apoio. Não faço ideia porque não lhes foi permitido mostrar a tarja, porque, como já aqui disse muitas vezes, esta época, ao contrário das últimas épocas, nunca faltou apoio à equipa, no Dragão e fora dele, nunca houve grande contestação, se há época onde os adeptos deram muito mais do que receberam foi esta. Portanto, agora que já não havia nada a ganhar ou a perder, mostrar uma tarja de descontentamento é legítimo, não permitir que fosse mostrada, é lamentável. Não sei quem tomou a decisão de não permitir que a tarja fosse exposta, mas sei uma coisa: só sairemos deste ciclo negativo quando os profissionais, dirigentes, técnicos e jogadores, tiverem a humildade de perceber que é legítimo a quem dá muito, apenas pedindo em troca profissionalismo, dedicação, paixão, coragem e crença, tem todo o direito de manifestar descontentamento por mais uma época em branco.
Enquanto adepto apaixonado do F.C.Porto, preocupa-me muito mais ver o treinador dar os parabéns ao Benfica/clube do regime, enquanto o clube pelos seus canais de comunicação fala de polvo, Liga Salazar, etc.

Último jogo no Dragão, o jogo de despedida de mais uma época em branco no que toca a títulos. Foi um Porto que venceu com total justiça, um Porto superior em todos os capítulos do jogo, mas como aconteceu muitas vezes, demasiadas vezes, a ter um rendimento irregular. Dominava, mas foi o adversário que marcou; reagiu bem, deu a volta, no início da 2ª parte fez o 3-1 e voltou aquele futebol trapalhão, arrastado com pouco brilho. Hoje deu para vencer, até golear, mas às vezes não deu, só deu para empatar. Também porque hoje foram assinalados dois penalties, coisa única esta época e por acaso, apenas por acaso, claro, longe de mim estar a fazer insinuações de qualquer espécie, é apenas uma constatação, quando o F.C.Porto já não tem qualquer espécie de chegar ao título. Mas atenção, ainda assim, Artur Soares Dias não fez uma boa arbitragem, prejudicou o F.C.Porto.

A primeira-parte começou com o F.C.Porto a ter mais bola, a conseguir algumas jogadas bem construídas, interessantes, mas a mesma pecha de sempre, uma incapacidade total de materializar a superioridade em golos. O Paços, quase sem ter feito nada, limitando-se quase só a defender, ameaçou duas vezes, à terceira, num ressalto que traiu Casillas, chegou à vantagem. Não tardou o F.C.Porto em reagir, reagiu com qualidade e rapidamente deu a cambalhota. Herrera a cruzamento de Corona e Brahimi de penálti, a castigar uma falta sobre si próprio, marcaram e colocaram justiça no resultado ao intervalo.

Para a 2ª parte, Diogo Jota substituiu Corona e logo aos 2 minutos, após excelente passe de Herrera, fez o 3-1 e praticamente sentenciou o jogo. Depois e em particular com a entrada de Danilo para o lugar de Brahimi, o adiantamento de André André e a passagem de Otávio para a esquerda, a qualidade de jogo baixou, a superioridade portista manteve-se, mas o futebol não fluiu como tinha acontecido em alguns períodos, em particular na 1ª parte. André Silva que esteve melhor que um desinspirado Soares, ainda aumentou a contagem e colocou a vitória em números mais condizentes com a superioridade portista.

Concluindo:
No último jogo no Dragão e perante 25.416 espectadores, o F.C.Porto não fez um grande jogo, mas foi digno, venceu naturalmente e mesmo com tudo já decidido, procurou deixar uma boa imagem junto dos seus fiéis adeptos.

71 comentários:

  1. Sinceramente, apetece me dizer o seguinte:
    Com estas atitudes até parece q somos adversários, demos tanto esta época, não temos direito a indignação, pagamos para pertencer a um clube mas no fundo não madamos nada somos uns bonecos...e alguns serves dele para se encherem enfim...
    Atitude do NES ao dar os parabéns aos larápios desrespeitou todo o trabalho q tem sido feito pelo CHICO....a leitura q eu faço é q o treinador não quer continuar só pode. Mas os adeptos do Porto n tem voto na matéria.!!!
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. O Nuno para mim acabou como diz e bem o MANUEL VILA POUCA "Enquanto adepto apaixonado do F.C.Porto, preocupa-me muito mais ver o treinador dar os parabéns ao Benfica/clube do regime, enquanto o clube pelos seus canais de comunicação, fala de polvo, Liga Salazar, etc." faço minhas as suas palavras, é um pau mandado do seu empresário

    ResponderEliminar
  3. Sinceramente... já não há muito a dizer. Ou até há...
    A única coisa q quero reforçar é q estou profundamente envergonhado com o meu clube, pelo episódio com o Colectivo e revoltado e estupefacto com NES!!!
    A partir de hoje, como não acredito mais nele, desejo que PdC saia do clube. E em breve!!!
    E por mim encerro a época.

    ResponderEliminar
  4. A primeira nota que deixo e que cheguei já quase em cima do apito e não consegui cumprimentar os meus amigos aqui do tasco para fecho de época no dragao..um abraço a todos..outra é para os verdadeiros portistas que nunca abandonam o seu clube mesmo quando já tudo está decidido..falando por mim foi muito frustrante mais um ano perdido..fui a muitos jogos fora também e chegando ao fim de mãos vazias e muito triste mesmo..quanto ao jogo tudo dito..e bem dito

    ResponderEliminar
  5. Caros Portistas,

    Depois de hoje NÃO VOLTO A PAGAR COTAS ENQUANTO O NES FOR TREINADOR DO F.C.P. E NÃO FOREM PEDIDAS DESCULPAS PUBLICAS AOS COLECTIVO 95, ATÉ PARECE QUE O SALAZAR TAMBÉM ESTÁ NO DRAGÃO!
    O Presidente vai sair pela porta pequena e tarde...isto de dividir para reinar não leva a nada, bem pelo contrário e como a inteligência do Presidente foi parar não sei onde, não sei onde vamos parar...

    FOMOS PORTO! FOMOS PORTO! FOMOS PORTO!
    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  6. OH DVP, claro que os SD só apoiam a equipa. Só apoiam a equipa, só apoiam o treinador, só apoiam o roupeiro e só apoiam uma administração da SAD que, mutuamente, os apoia também. Aliás, que os controla. Deixemo-nos de hipocrisias. Um exemplo são os Colectivo: apoiam quando há que apoiar, contestam quando há que contestar.

    ResponderEliminar
  7. O meu segundo comentário e para o presidente e para o NES..hoje pela primeira vez desde que me conheço saquei de um papel branco e abanei na direção da tribuna..nunca tinha feito igual..mas hoje fiz quando não deixaram os coletivo exibir as tarjas..foi perto da minha bancada e toda a gente sentiu aquilo como revolta..para o nosso futuro ex treinador..sim apartir de hoje para mim é assim que o considero..ouvir os parabéns e dizer que os números são uma realidade e brincar conosco..ele pode pensar o que quiser..mas se não concorda com a política do clube só tem um caminho.. RUA.. algo vai mal..o clube diz que é uma liga da mentira que a classificação e uma mentira..e o treinador diz que o Benfica e justo campeão? Andamos a brincar? Fodasse..eu não gosto de passar por burro..

    ResponderEliminar
  8. Num jogo de final de época, a Equipa respondeu bem, respeitando o publico presente no Dragão, com um jogo bem conseguido. Porém, questiono, se a Equipa precisasse desta vitória, e o Paços entrasse a ganhar (como hoje aconteceu), será que a Equipa teria destreza e serenidade para dar a volta ao resultado, sem a ansiedade habitual das ultimas partidas?

    Numa analise simplista, e sumária a este campeonato, afirmo que o mesmo foi perdido fora de casa, vejamos, o FC Porto fez 31 pontos a jogar fora do Dragão, com 8 vitórias, 7 empates, e apenas 1 derrota. O Benfica fez 36 pontos (mais 5 pontos que o FC Porto, os tais 5 pontos que se refletem na actual classificação), com 11 vitórias, 3 empates e 2 derrotas. Mas volto a reforçar, nesta 2ª volta o Benfica venceu 4 jogos fora de casa, e todos sofridos, e por magro 1-0 (Braga, Feirense, Moreirense e Rio Ave), 4 vitórias com o habitual bamburrio, e com golos marcados ora a terminar a 1ª parte (Feirense e Moreirense), ora nos 15 minutos finais (Braga e Rio Ave), nos tais dois momentos decisivos de um jogo, nunca o FC Porto neste campeonato teve essa fortuna!

    O campeonato no Dragão, correu dentro de uma normalidade relativa, 14 vitórias, e 3 empates, dois deles inesperados, e fatídicos, V Setubal e Feirense. 0 Benfica na Luz, também juntou as mesmas 14 vitórias, e os mesmos 3 empates. Isto é, FC Porto e Benfica fizeram ambos 45 pontos, em 17 jornadas a jogar em casa, e, como em cima vimos, a diferença esteve nos jogos fora!

    Outro mero indicador de que este campeonato foi equilibrado (mas não se reflete no actual registo pontual), falo justamente no goal-average, FC Porto e Benfica na Jornada 33, marcaram 70 golos, e sofreram igualmente 16 golos, um registo no GA "gemeo", e como aqui muitas vezes alvitrei, este campeonato poderia ser uma réplica do Campeonato Calabote (imaginem este campeonato registar neste momento igualdade pontual, e com uma jornada por disputar...), isto é, houve pormenores e "pormaiores" que criaram esta diferença de 5 pontos na actual classificação, ora erros próprios, fruto da falta de maturidade competitiva desta jovem equipa, ora provocada por erros grosseiros da arbitragem, hoje foram assinaladas 2 GP justissimas, em contrate, com o V Setubal e Feirense, ficou um par de GP por assinalar em cada jogo, caso fossem concretizadas o FC Porto hoje acumularia mais 4 pontos!

    A sensação de um campeonato perdido com Lopetegui em 2014/15, repetiu-se 2 anos depois, se com Lopetegui tinhamos um melhor plantel, e de de enorme qualidade e opçoes ofensivas, com NES tivemos uma Equipa comprometida com os objectivos, mas imatura em termos competitivos!

    Finalmente, uma leitura talvez rebuscada, ou não, algumas substituições indiciam 3 despedidas do Dragão? Assim, ao minuto 63, Brahimi despediu-se do Dragão? e de entrada, e quando o jogo nem pedia Danilo, este entrou também para uma despedida? Tal como a entrada do André Silva, essa sim uma substituição assertiva, mas que tambem poderá soar a despedida!

    PT

    ResponderEliminar
  9. NES a dar os parabéns aos vencedores da Liga Salazar é um acto de afronta às estruturas. E até parece que nem lhe custa ser prejudicado.

    Como ontem já tinha dito, hoje era o dia dos penaltis concedidos. Eu tinha vontade de chutar a bola para a VCI.

    ResponderEliminar
  10. Resultado melhor do que a exibição.
    Enfim, as mesmas (poucas) virtudes e os muitos defeitos (os habituais).
    Esta equipa não demonstra saber o que está a fazer em campo.
    Pouca profundidade atacante, uma nulidade em termos de eficácia no que diz a contra-ataques e remates certeiros, falta de capacidade para impor o seu jogo, falta de ambição.
    Não estou nada crédulo em relação à próxima época, creio que será mais do mesmo.
    Em relação à estrutura do clube (SAD), parece-me que a mesma está deveras ultrapassada.
    É triste, mas é o que penso, o nosso PORTO, está moribundo!

    ResponderEliminar
  11. Anónimo das 23:25, exemplo és tu que nem nome tens. Eu vou ver todos os jogos do F.C.Porto e vejo os Super-Dragões a apoiarem a equipa. Ou não apoiam? E como não sou como tu, anónimo, porque não gostei do que fizeram ao Colectivo, cá estou eu, com rosto e com nome a dar a cara contra uma decisão lamentável.

    ResponderEliminar
  12. Quero agradecer a grande lição de vida que o NES me deu hoje. Já sei que um dia, quando for na rua e me assaltarem, devo dar os parabéns ao gatuno. Sempre a aprender.
    Quanto ao resto... dois penaltis? ainda gozam descaradamente connosco, é triste. Vimos situações muito mais flagrantes a não serem assinaladas e hoje é isto. Ou é gozo ou é para, no final, aparecermos com 9 ou 10 penaltis a favor e dar a ideia de que não temos razão de queixa. Ainda sobre gozo, parece que os corruptos ontem distribuíram cartolinas no galinheiro onde se lia que essa era a cartilha deles. Tão espirituosos que eles são...
    Sobre a censura à faixa, uma nota: devemos muito ao presidente, mas antes dele já existia o FCP. Tal como continuará a existir. Não queira o sr.presidente fazer figura de Robert Mugabe, que aos 93 anos ainda (des)governa o Zimbabué. Das qualidades de um verdadeiro líder fazem parte o saber ouvir os seus e o saber quando sair. Não é censurando quem sempre apoiou e quer o melhor para o clube que se vai a lado algum. E, repito, o FCP não é propriedade privada de ninguém, mesmo daqueles que lhe deram imenso. Porque também foi o clube que lhes deu a visibilidade de que gozam.
    Termino ainda com África (e não só): a Costa do Marfim, a Nigéria, o Brasil, a Birmânia, construíram novas capitais em locais remotos do país, a fim de lhes dar mais desenvolvimento (certo, ao mesmo tempo também foi para encher os bolsos a alguns), o Egipto prepara uma nova capital para descongestionar o Cairo, o Canadá, a Austrália, os EUA, etc, não têm a capital na maior cidade. Aqui, no país dos broncos, continua-se a insistir em levar tudo para Lisboa e Vale do Tejo. Mais estações de metro, mais aeroporto, mais, mais... para os outros ficam as sobras. Desde o século XVI, para não dizer antes, vivemos uma macrocefalia que levou a um crescimento desproporcionado da capital em relação ao resto do país. E, mesmo assim, continuamos a ver as gentes saírem às ruas em Castelo Branco, Beja, Portalegre... em regiões desprezadas pelo poder central, do qual o clube corrupto é um símbolo maior. Custa-me ver gente a festejar na minha terra (Castelo Branco), mas então no Porto... enfim... e lamento que não haja um benfiquista que reconheça o óbvio, que o campeonato foi ganho graças a factores extra-futebol. vale tudo para ganhar? parece que sim. É por isso que o país está como está, com uma dívida pública que nem nos piores dias. Conclusão a tirar? somos um país de gente desonesta. Porque se não se importam de ganhar dessa forma no futebol também não se importam de o fazer no resto. É triste. Saúde. João.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Brilhante. Nem mais. Um pais de gente desonesta que tal como nao se importa de ganhar sem olhar a como no futebol tambem nao se importa de ganhar a vida sem olhar a meios. Paulo

      Eliminar
  13. Silvestre

    Boa noite Vila Pouca,o jogo de hoje mais uma vez demonstrou a inconsistência da nossa equipa que entrou mal, depois conseguiu reagir à adversidade do golo sofrido,teve um ou outro bom apontamento,foi ampliando com mérito e naturalidade a vantagem no marcador,mas repentinamente voltou a jogar aos solavancos, portanto a prestação foi globalmente suficiente.

    Depois foi surreal ouvir Nuno Espírito Santo a dar os parabéns aos lampiões que ganharam este campeonato graças aos gamanços ou condicionamentos arbitais que rodearam o FC Porto,bem como ao manto protector que projectou os lampiões na impunidade ou através do colinho,como se pode comprovar através da situação de Pizzi e diversas arbitragens habilidosas que ocorreram ao longo da época,ora esta situação comprovou que Nuno Espírito Santo não tem o mínimo estofo para continuar a ser o treinador do FC Porto e oxalá saia o quanto antes, pois necessitamos de um Treinador com outra quilometragem, abordagem ao jogo e com um discurso​ convergente com os interesses do nosso clube.

    Finalmente lamento profundamente o ocorrido com o Colectivo 95, espero que haja um pedido de desculpas a essa claque e que não volte a suceder qualquer episódio semelhante.

    Abraço
    Silvestre

    ResponderEliminar
  14. Um abraço ao Colectivo. Quando se fala tanto em Liga Salazar, não faz sentido a censura no clube que se afirmou na democracia.

    Deviam era tapar a boca ao Nuno. Dar os parabéns ao clube do regime, nas circunstâncias em que comprou o campeonato, é dar uma facada pelas costas a todos os que defendem o Futebol Clube do Porto.

    Sou a favor da estabilidade e estaria de acordo que continuasse como nosso treinador na próxima época, acreditando que apreenderia com os erros cometidos. Mas assim, deixou de haver condições. Por mim, nem se sentaria no banco em Moreira de Cónegos.

    Anda aqui o Vila Pouca, o Vassalo, o Baluarte, o Universo Porto da Bancada, o Dragões Diário, entre muitos outros indignados, a por a nu toda a podridão que grassa no futebol português, expor o quanto o nosso clube é prejudicado e as papoilas favorecidas, semana após semana, e vem o bonzinho expor-nos a todos ao ridículo?

    Desculpe o vernáculo, mas não consigo dizer de outra forma o que me vai a alma: ó Nuno, vai p’ró caralho.

    ResponderEliminar
  15. Uma imensa vergonha...
    - as declarações (absurdas e populistas) do treinador;
    - os déspotas que não permitiram que a tarja fosse exposta;
    - a "coragem" de marcar penaltis depois do campeonato ter sido entregue, para manipular as estatísticas (deviam ter atirado a bola deliberadamente para o lado, em sinal de protesto).
    Nada disto é Porto.

    ResponderEliminar
  16. Importante manter a cultura de vitória, mesmo que já não conte para nada. É preciso maximizar o número de pontos e manter o plantel com a pressão de um clube como este: ganhar sempre! Habituem-se, aqui é para GANHAR SEMPRE. SEMPRE!

    Nota para as declarações do treinador no fim, dando quase a certeza de ficar na próxima época. Não seria a minha opção após ter visto a baixa qualidade de jogo que a equipa apresentou esta época no geral. Mas se assim for, que se faça uma análise bastante profunda ao insucesso:

    Modelo de jogo
    - porque jogámos de forma tão directa, com uma percentagem de bolas longas na frente exagerada?
    - o que aconteceria se não tivéssemos uma percentagem de aproveitamento das bolas paradas absurdamente alta? E se os adversários nos bloquearem nesse ponto na próxima época?
    - o que é preciso para que a equipa tenha capacidade para jogar de forma diferente e que se aproxime mais do sucesso?
    - queremos manter um modelo de controlo excessivo que penaliza a capacidade criativa ou queremos alterar para um modelo mais arrojado que defende com poucos mas bem?
    - há alguma lacuna na equipa técnica que impeça a equipa de trablhar aspectos que melhorariam a qualidade de jogo?

    Plantel
    - em que posições estiveram as maiores fragilidades do plantel?
    - que jogadores terão maior probabilidade de serem vendidos?
    - como se pode colmantar essas fragilidades e vendas sem recurso a investimentos avultados?
    - deve o plantel ser construído apenas com o modelo base como principal referência?
    - deve o plantel privilegiar o recurso a jogadores formados no clube, mesmo que não tenham a qualidade suficiente para lutar pelo título?
    - deve o clube voltar a reforçar a apostar num scouting intenso para contratar os melhores talentos?

    Comunicação
    - queremos manter um modelo comunicacional onde a denúncia dos erros é feita por mail ou num programa do canal próprio?
    - queremos manter um modelo onde o treinador prefere a protecção da indústria em detrimento da protecção do clube? e se em vez da protecção da indústria estiver em causa a protecção da própria imagem? como deve o clube reagir internamente quando a mensagem do treinador for contraditória com a mensagem do gabinete de comunicação?
    - queremos manter um modelo de tratar todos por igual quando nos tratam de forma diferente e abaixo dos principais rivais?

    Sentem-se. Falem disto. Preparem bem a época. Ninguém vos vai desculpar se voltarem a falhar. Faltam 3 meses para começar a nova época, tempo mais do que suficiente para corrigir os erros. Se houver qualidade e competência deste treinador para corrigi-los. Eu acho que não há, mas cá estarei para reconhecer o contrário e festejar!

    ResponderEliminar
  17. Se eu mandasse, o NES não orientava nem mais um meinho no FC PORTO. Este indivíduo já nem sequer se devia sentar no banco em Moreira de Cónegos. Hoje já falou como ex-treinador do Porto e sabia disso quando deu os Parabéns aos ladrões. É a azia pura de um crónico derrotado. Depois de ter sido corrido do Valência, agora corrido do Fc Porto. O tio Mendes vai ter que arranjar um guião bem rebuscado para lhe encontrar um novo emprego...

    ResponderEliminar
  18. Boa Noite. Não vou comentar nada do jogo. Porque o que ouvi do treinador no flash e o que li depois sobre o que se tinha passado com o Colectivo é de tal gravidade ... Então anda o DD,o Universo, o DVP e alguns blogs mais a lutar contra a Liga Salazar e no Dragão tem-se o mesmo procedimento do fascismo para com uma claque? Querem acabar com ela ? Não se pode criticar? Só os SD é que contam e por isso têm o direito de boicotar treinos como há 2 épocas, têm o direito de reunir com treinadores, têm o direito de vir na frente da comitiva no regresso do Funchal? Pergunto : O que está a acontecer ao clube? Como é possível o treinador dar os parabéns ao "campeão"? É para continuar??? Um abraço.
    E.Silva

    ResponderEliminar
  19. Boas,

    em relação ao discurso do NES nada que surpreenda, é o Porto do treinador e da cúpula. O Porto do Universo Porto da Bancada, do Francisco, dos Blogs e dos Adeptos é outro.

    Saudações Portistas
    Carlos Torres

    ResponderEliminar
  20. Vergonha o NES a dar os parabéns aos ladroes que tudo roubaram. Vergonha o árbitro a marcar 2 penalties a nosso favor agora que está tudo decidido depois de nos andarem a gamar o ano todo.
    O NES está ao serviço do empresário dele , esta treta do Somos Porto e para inglês ver...mas o homem e um fraco e espero que saia. Jogos lentos, previsíveis e sem chama. Mas alguém gostou de ver a nossa equipa a jogar? E estas últimas jornadas ? Incompreensível a sucessão de empates quando tínhamos tudo a ganhar.
    Quanto ao campeonato foi uma vergonha. Tudo começou com a expulsão do Alex Telles em Vila do Conde, prosseguiu em Alvalade com os golos com a ajuda da não, o roubo em Tondela e a partir daí a equipa perdeu confiança e pontos. Depois do golo contra o Braga a equipa encontrou se e com a chegada do Soares chegamos a empolgar. Mas depois entre roubos, ajudas aos lampioes, sorte deles e azar nosso perdemos. Este ano tínhamos tudo para ganhar não fosse os árbitros .
    Na verdade andamos a criticar o presidente e a estrutura e tudo mas mesmo assim não fomos campeões porque fomos roubados. Fomos roubados , roubados e roubados jogo após jogo. Se tivessem marcado pênalti contra o Feirense como marcaram contra o Estoril? Se tivessem marcado pênalti a favor do Rio Ave? Etc etc etc. e os cartões? A vergonha do Pizzi...o Luísao a apertar o pescoço ao árbitro? A agressão do Samaris? Vs a expulsão do Brahimi? Os cartões ao Filipe?
    Ainda falta a final da taça... espero que o Guimaraes ganhe...mais uma competição manchada pelos ladroes al serviço do Polvo e o roubo de Chaves.

    ResponderEliminar
  21. As declarações de NES no final do jogo são uma caricatura do que é o nosso clube hoje em dia: um clube desorganizado e desorientado, sem lider e sem rumo. Espero que no final da época NES faça as malas, que o acompanhe na viagem uma série de jogadores e que se comece a pensar seriamente em alternativas para a liderança do FCP. Este grande clube é composto por uma massa adepta inteligente e dotada de sentido crítico.. Qual o objectivo de tentar calar os próprios adeptos que obviamente têm dois olhos na cara e dois dedos de testa? Abafar a sua crescente insatisfeição e indignação? Impedir que a nação portista comece a pensar na possibilidade de que provavelmente o ciclo Pinto da Costa ESTARÁ A CHEGAR AO FIM? Que moral temos para classificar a competição que disputamos de Liga Salazar, numa sarcástica alusão ao periodo e circunstancias que se viviam nos tempos de dita personagem, se em casa lhe imitamos os modos? Pinto da Costa crê que pelo lugar que tem reservado na história do clube é intocável.. mas não é

    ResponderEliminar
  22. O colectivo é hoje a claque do porto: independente e corajosa. Os SD estao a dormir demasiado próximo do olimpo.
    O NES com as declarações de hoje termina o seu ano politicamente correcto, e confirma que nunca teve coracao de dragao.

    Sera jj ou MS, penso que pinto da costa nao vai resistir ao jj se ele estiver à mao.

    ResponderEliminar
  23. Curto e grosso: o treinador não tem mais condições de continuar ao leme após dar parabéns(!?!) ao boifica.

    Já li em muitos e muitos comentários pela bluegosfera e redes sociais portistas esta sua frase, não com as mesmas palavras, mas com o mesmo sentido:
    "Enquanto adepto apaixonado do F.C.Porto, preocupa-me muito mais ver o treinador dar os parabéns ao Benfica/clube do regime, enquanto o clube pelos seus canais de comunicação fala de polvo, Liga Salazar, etc."

    Como escreveu o Vassalo e tantos outros: "Então passamos - e bem! - o ano inteiro a denunciar a podridão deste regime salazarento e de "desígnio nacional", e vem o treinador dizer "parabéns ao campeão"?"

    Curto e grosso: este treinador sem sal, sem gosto, sem tempero e sem molho já pode ir à sua vida. Já fomos meninos bonzinhos e politicamente corretos e... sempre comidos...

    É pra continuar assim? Se assim é, vamos voltar a médio prazo a ser um simpático clube do norte, que vai entrar nas competições só pra ...competir...

    A coisa tá feia...

    ResponderEliminar
  24. NES como treinador és fraquinho, como líder de homens és um incompetente e um nabo do caralho! Cada tiro cada melro.

    Muda a fralda, e vai treinar cavalos para o Gerês!

    tou mesmo f*did* com esta abécula

    ResponderEliminar
  25. Voltar a 1968: Pedroto demite-se de treinador contra o que chamou a "Lei da rolha" imposta por Pinto de Magalhães.
    Só os mais velhos se lembram disto.
    Mas os sinais de fim de reino abundam...

    ResponderEliminar
  26. Ler o dragões diário a dizer que quem não perceber que este campeonato foi decidido por coisas extra futebol e ouvir ontem o nosso treinador á aqui algo que me está a escapar.. ou só eu e que sinto isso?

    ResponderEliminar
  27. Acho um piadão, gente que nem coragem tem para ter nome, falar em cobardes para a frente e para trás.

    Magro, achas mesmo que o treinador quis dar a entender que fica, ou quis marcar posição em função do contrato que tem?

    Como sempre disse aqui, as claques servem para apoiar, não servem nem para fazer baderna nem para servir de escudo protector de ninguém quando corre mal. Vi e disso fui dando conta durante a época um apoio enorma das claques, dando mais, muito mais do que receberam. Idem para o apoio de muitos sócios fora das claques, nunca fui fora, mas tenho amigos que foram e disso me foram dando conta, também foi notório para quem via os jogos na televisão. Ontem, infelizmente já com tudo decidido, foi perfeitamente compreensível a atitude do Colectivo, a tarja não era insultuosa, devia ter sido permitido que fosse mostrada. Não foi, daí o meu destaque no post, uma forma de solidariedade para com portistas que deram muito mais do que receberam. Se não houve mais do que isto, espero que quem dirige o clube tenha a humildade de pedir desculpas. Não é um acto de fraqueza, é um acto de nobreza. Só sairemos desta situação juntos, o inimigo está lá fora.

    ResponderEliminar
  28. "
    Magro, achas mesmo que o treinador quis dar a entender que fica, ou quis marcar posição em função do contrato que tem?"

    Acho que ficou claro que o nosso amigo sacristão já se vê fora e quer mamar o ano de contrato que tem a receber. E assim se vê o que vale o Somos Porto.

    ResponderEliminar
  29. faço a pergunta como anónimo, pois podia escrever um qualquer nome. Mas com respeito. Nestes 4 anos em que o Benfica ganhou 10 títulos nacionais, a arbitragem foi responsável por todos? É que eu sou daqueles que quando o F C Porto ganhava, era por mérito e não por favores de árbitros. O que dizem para mim conta pouco. Como dizia alguém, o campeão é sempre justo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. V.Exª será o único opositor a dizer isso.
      Pena que só saibamos essa manifestação tão pragmatica quando o seu clube está a ganhar.
      Por mim, sem esquecer os nossos e muitos erros, contínuo a pensar o mesmo: o seu clube foi escandalosamente empurrado para cima.

      Eliminar
  30. O que dizer do dragões diário de hoje?

    "No Porto não há censura, mas essa tarja aqui não entra"

    Quo vadis meu FC Porto???

    ResponderEliminar
  31. Caro DVP,

    Em relação ao jogo, nada a dizer sobre a vitória. Foi justa. Contudo, sublinho os 2 penaltis assinalados quando na realidade existiram outros (noutros jogos), muito mais evidentes e que não foram marcados. Isso permitiu, por exemplo ir para ao intervalo a ganhar. Coincidências?
    Também assinalo que nos primeiros minutos, bastou uma equipa conseguir fazer 2, 3 passes seguidos para colocar a organização do FCP em cheque. É obra.

    Confesso que me faz muita impressão esta letargia, este conformismo (que felizmente este seu blog não é exemplo) que reina pela família portista. As claques têm dado muito apoio mas também não percebo que se apoie sempre sem demonstrar o mínimo de tristeza. Não me refiro a assobios e espera aos jogadores, mas acho que por exemplo algumas mensagens (via tarjas) que não insultuosas são uma forma correta de o fazer. A pergunta é porque é que os SD nunca o fazem? Mesmo perante situações (como na Madeira) que deixam qualquer portista á beira de um ataque nervos.

    Sobre NES, assinalo 2 situações: uma o facto de ter esgotado as substituições aos 60 minutos. e todas elas bem feitas. Caso raro, diria inédito e que apenas vinca a incapacidade de tomar boas decisões perante pressão. É um treinador sem arrojo, sem a ambição e a coragem necessária para comandar o FCP. A segunda nota vai para o inacreditável comentário de cumprimentos ao campeão, já assinalada na primeira pagina por toda a imprensa do clube do regime. Um desrespeito ao apoio que todos os portistas deram este ano. Um yes man do mais básico. Um individuo sem personalidade.

    Finalmente, quero deixar uma nota muito particular ao Porto Canal e ao pós match. Um portista ouve o programa e fica com a sensação que está tudo bem. Que se vive um ambiente são e que NES não tem qualquer responsabilidade nisto muito menos o presidente da SAD. Há malta que pensa que isto se inverte apenas com comunicação. Estão enganados.

    Alguém que liberte o meu clube sff.

    Raoc

    ResponderEliminar
  32. Como a imagem de Jorge Jesus de joelhos perante a magia de Kelvin, assim está o FCP colectivamente - de joelhos, manietado e impotente perante a força de um polvo tentacular que o asfixia. A vingança dessa noite, da reviravolta na Taça de Portugal, dos 5-0 deu-se fria e com toda a força, malvadez e cinismo de quem a concebeu nos corredores de alguma loja maçónica.
    Isto é o regime.
    Um regime que controla as instâncias do poder, aglutina em todos os quadrantes possíveis peões e afunila a sua comunicação para ser uma só repetida 100 vezes para que se torne "verdade".
    Não só detém o poder mas também faz passar muito bem a percepção de que tem esse poder.
    No FCP, o presidente só fala quando ganha, a comunicação fala uma coisa e o treinador fala o seu contrário.
    O treinador, depois de dar os parabéns a tão falso campeão, espetou uma facada nas suadas costas dos seus próprios jogadores e eles sentem isso, sentem-se desprotegidos, abandonados, impotentes perante tamanhas adversidades de quem é suposto ser isento.
    Por isso, só por isso mas também por questões técnico-tácticas, NES não pode continuar e esta é a altura certa de trazer um ex corrido do Sporting (tal como Bobby Robson).

    ResponderEliminar
  33. É uma pena ver uma época que, contra tudo e contra tolos, chegou a estar muito bem encaminhada, acabar de forma tao triste e com tantos tiros nos pés. Em relaçao à história das tarjas entao, nem sei o que dizer...

    Espero que haja uma reflexao crítica e se consiga reestablecer a uniao do universo portista para a próxima época. A grande dúvida é quem será o treinador, mas sobre isso ainda há tempo para pensar.

    Força Porto!

    PS: Como adepto resta agora seguir as modalidades: no andebol, basket e no hóquei o Porto ainda pode ser campeao!

    ResponderEliminar
  34. Caro DVP e Amigos:
    Confesso que fiquei de boca aberta com a proibição da exibição da tarja do colectivo!
    Mais admirado fiquei com o facto de NES ter dado os parabéns ao Polvo!
    Como é possível falar-se em liga Salazar e acontecerem estes dois comportamentos tão contraditórios?
    Se eu mandasse, no jogo de ontem, os dois penalties tinham sido pontapeados para a linha lateral!
    Eleições antecipadas no FCP. Já!
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  35. Caro Vila Pouca

    Parabéns ao NES! Igual a si mesmo: amorfo, falas mansas,passivo,dificuldade em entender o jogo,etc,etc!Mas com uma virtude: obedecer à voz do DONO!"VAMOS LÁ DAR-LHE UMA OPORTUNIDADE"!!!!!!
    Absolutamente inaceitável a censura que fizeram ao Colectivo 95!!!!
    Não auguro bons ventos para o nosso F. C. do Porto!

    Abraço

    VIVA O PORTO

    ResponderEliminar
  36. DEMITA-SE ESPIRITO SANTO

    REVOLTA COM ESTA ATITUDE DE UM TREINADOR QUE DÁ OS PARABÉNS Á EQUIPA DO REGIME SALAZARISTA

    DEMITA-SE ESPIRITO SANTO

    REVOLTA QUANDO VOCÊ ABANDONA OS JOGADORES A MEIO DO RELVADO QUANDO ESTES ESTÃO A PROTESTAR COM O ÁRBITRO

    DEMITA-SE ESPIRITO SANTO

    REVOLTA QUANDO VOCÊ TEM PELO MENOS DOIS EXTREMOS DE CATEGORIA E NOS JOGOS FAZ ADAPTAÇÕES DE MÉDIOS PARA EXTREMOS

    DEMITA-SE ESPIRITO SANTO

    REVOLTA QUANDO VOCÊ NO INICIO DA ÉPOCA NÃO TEM TOMATES PARA DIZER Á SAD E AO PRESIDENTE QUE NÃO PODE INICIAR UM CAMPEONATO SÓ COM UM PONTA DE LANÇA NO PLANTEL

    POR TUDO ISSO E MUITO MAIS DEMITA-SE JÁ


    DEMITA-SE PRESIDENTE

    QUATRO ANOS COM ZERO TITULOS

    QUATRO ANOS DE SILENCIO E QUANDO FALA ERA MELHOR ESTAR CALADO

    VOCÊ TEM QUE EXPLICAR PORQUE É QUE DISSE NO FIM DO JOGO COM A EQUIPA DO SALAZAR QUE A ARBITRAGEM TINHA SIDO BOA , QUANDO VOCÊ SABE QUE FOMOS CLARAMENTE PREJUDICADOS

    POR TUDO ISSO E MUITO MAIS DEMITE-SE JÁ

    CARLOS OLIVEIRA
    PORTO

    ResponderEliminar
  37. Caro Vila Pouca,

    De regresso à mouraria depois de me despedir do Dragão nesta Época de triste memória e depois de um jogo sem história com a vitoria natural e justa do FC Porto.

    No Estádio não me apercebi do porquê do Colectivo ter abandonado o Dragão, só mais tarde soube do motivo. No mínimo lamentável a decisão do ou dos responsáveis do FC Porto. A minha solidariedade para com a claque do Colectivo.

    O facto de NES ter dado os parabéns aos vermelhos e se a opinião dos sócios e adeptos do FC Porto contasse, era motivo para rescisão com justa causa.

    Abraço e...

    FC PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar

  38. Estive no Dragão tb não me apercebi da razão da saida dos C95, lamentavel a atitute de quem impediu a tarja.

    Quanto ao futebol.
    Como o penalti assinalado pode mudar o jogo!

    O que seria o FCP-Setubal, o Paços-FCP, o sbl_Estoril, o RioAve_slb, o Estoril-slb, o FCP Feirense, entre outros, se os árbitros aplicassem as regras de forma igual?

    Este campeonato foi uma roubalheira!

    Ouvir NUNO dar os parabéns de ler o Dragões Diario ou ou vir O Universo Porta de Bancada que é a voz oficizl do FCP ( pois o presidente não se ouve) é preocupante!

    Por regra sou contra mudanças de treinadores!
    Apoiava a continuidade de VP e Lopetegui,

    Nuno não teve um plantel com a qualidade do de Lopetegui,
    Mas Nuno tem um grande defeito, quer agradar a gregos e troianos!

    Ou veste de vez a camisola, e não com frases feitas, ou então Adeus!

    Nessa hipótese gostava de ver Pedro Emanuel no FCP!




    ResponderEliminar
  39. DVP, confesso que li as declarações, não as ouvi. Posso ter sido induzido em erro, muito comum com a imprensa que temos.

    Se interpetei bem o que li, acho que ele fica. Mas agora fiquei curioso para ouvir!

    Ainda assim, não sei o que prefiro: um treinador que diz "tenho contrato" ou um treinador que disse "se o presidente entender não sou eu que vou criar problemas" (e depois criou...).

    É por isso que acho sempre que a melhor opção é ficar calado.

    ResponderEliminar
  40. Veio-me uma frase com este tipo de merdas que acontecem:

    "São mais as coisas que nos separam do que as que nos unem"

    E muito mais não digo...

    Porra, que tiro nos pés, já não bastavam os ressaltos, agora os ricoCHETES!

    Até o "Salazar" bira-se contra nós!

    Um gajo chora,chora de verdade, revolta-se, baba-se, cospe-se todo e vê um treinador da nossa equipa com uma frieza do outro mundo felicitar desta forma o adversário depois de tudo o que se passou???

    Isto é real?

    Isto não é Fair-Play!!!

    Isto é Fere de Morte!!!

    Aceitava de todo as felicitações noutras circunstancias, e se ele tivesse a CORAGEM de denunciar também ao longo da época tudo o que realmente se passou.

    Oh pá, eu respeito, custa-me muito, e digo-o de coração, acredito piamente que o Nuno têm as melhores das intenções, quer tentar ser coerente ao máximo com a sua personalidade e com aquilo em que acredita, um treinador diferente com outro tipo de abordagem e postura no Futebol.

    Mas, isso não custou um Titulo?
    O que é que ele pensa sobre isso?
    Vai ganhar alguma vez algum com este tipo de discurso?

    Oh pá, alguém percebeu alguma coisa, se ele ficava ou não com aquilo que disse?
    Nem ontem na penúltima conferencia de imprensa foi convincente!

    Por mim, até esquecia a sua falta de soluções em jogos "chaves" da época, a sua leitura e componente técnica ou táctica devido a natural falta de experiência neste seu primeiro ano e dava-lhe o beneficio da dúvida.

    Mas já lá vão quatro anos sem ganhar...

    Porra eu até valorizo parte do trabalho que fez, jogar meia época com o André Silva e Jota, que juntos quase que têm a idade do Jonas não é obra?

    Enquanto eles tÊm Jimenez, Mitroglou e Jonas...

    É incrível para uma equipa no fio da navalha, que, começou a preparar segundo o Presidente na entrevista do Porto Canal o ano passado criteriosamente a pré época muito antes dos seus directos adversários, correr o risco de poder jogar sem um único avançado no importantí$$imo jogo contra a Roma, se o André Silva por exemplo se lesiona-se.

    Mas com este tipo de postura e mais grave, com o que disse ontem assinou a sua própria sentença.

    Até um treinador 1000% Benfiquista a treinar o Porto era humanamente impossível não se indignar perante o que aconteceu esta temporada.




    Alexandre Bosque






    ResponderEliminar
  41. Por muito que eu queira falar no assunto do Colectivo, mas ja ha tantas opinoes iguais ou parecidas com a minha. Vou falar num outro assunto, que ando a matutar desde o jogo, se alguem me conseguir explicar de uma forma explicita, agradecia.

    Porque de meter o Diogo Jota no inicio da segunda parte?

    Agora explico o porque da minha pergunta, ele nao é jogador do nosso clube, ele nao vai ser jogador do nosso clube porque nao estou a ver a darem 22 milhoes por ele.

    Porque nao demos algum tempo para tentar mostrar algo ao Rui Pedro? ao Joao Carlos? ao Ruben? Ao Andre Silva ( sei que ele entrou mais tarde ) ao Oliver ( que passou de indispensavel a nao utilizado )???

    E so consigo ver isto com 2 formas de pensamento, primeiro ou foi para dar ao Jota o merecimento da epoca que fez, que apesar de tudo foi um jogador sempre esforçado, ou entao, foi a pedido do Mendes para tentar valorizar um bocado mais o seu jogador.

    Sendo NES o treinador, acredito muito mais na segunda. Quem quiser dar a sua opiniao agradeço desde ja

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Respeito a sua opinião, mas não tem qualquer fundamento nem sou apoiante dessas teorias da conspiração.

      Eliminar
    2. No estádio fiquei com a ideia que Corona se lesionou.
      No banco para jogar na ala só estava o Jota.

      Eliminar
  42. Tiago Stuve Figueiredo disse...
    O que dizer do dragões diário de hoje?

    "No Porto não há censura, mas essa tarja aqui não entra"

    Quo vadis meu FC Porto???
    .........

    Parece me a explicaçao dada pelo DD aceitavel. Os jogadores nao merecem ser postos em causa.Ainda para mais com o jogo a decorrer.
    Mas comprendo a FRUSTRAÇAO da Claque perante 4 anos de Insucessos .

    Mas o que acho é que os RESPONSAVEIS do FCP e da Claque (que tem um resgisto SERENO) deveriam reunir se, esclarecer o que há a esclarecer e entenderem se em nome do interesse do Clube.

    ResponderEliminar
  43. Ainda ontem antes de entrar para o estádio defendi NES com unhas e dentes, junto do Vila Pouca e companhia, dizendo que o titulo foi-nos roubado pelo polvo e não tanto pela táctica do treinador! Aliás palavras também de todo o Universo portista oficial e ainda hoje o DD destaca esse fenómeno para desculpar a censura á tarja do Colectivo!
    Horas depois o gajo trai-me que nem uma desgraçada ao dar os parabéns ao clube do regime!!!
    Bem sei que lhe fica bem as palavras de circunstância e o afirmar de posição de técnico educado e polido, mas caramba. Não havia necessidade!

    Assinando a sua sentença, não vejo sinais de retoma neste FC PORTO que sem mais nem menos se tornou numa monarquia onde o rei velho e envaidecido não abdica nem quer abdicar!

    ResponderEliminar
  44. Anónimo das 13h16

    Preocupante como comes tudo o que a direcção te dá a comer...

    Como se a tarja fosse (só) para os jogadores...

    ResponderEliminar
  45. Só duas notas:
    - fiquei revoltado com os parabéns do NES, mas, por mais que apeteça mandá-lo embora só por isso, não se pode decidir de cabeça quente, porque a estabilidade é um valor importante.

    - fiquei revoltado com os parabéns do NES em ano de polvo, mas tb não gostei de ver o coletivo a criticar a equipa em vez do polvo.

    Porto sempre! Oliveira 31136

    ResponderEliminar
  46. eu não queria falar assim. Mas mesmo antes de ler o seu post de hoje, respondi ao mail que me trouxe o DD, que espero chegue ao destino. Penso exactamente como diz o VP, e dirá qualquer portista, se atento. Estes fenómenos de massas, tem de ter gente esclarecida a dirigi-las, e não perceber que as bases são sempre muito mais radicais que as cúpulas, é estarem no local errado. Proibir? Valha-os Deus.

    Mas o que me leva a deixar aqui o meu ponto de vista, é a posição, legítima, do treinador, mas que não deixa de ser muito esclarecedora. Dar os parabéns ao Benfica? Confesso que não compreendo. Não por se tratar do inimigo, mas porque reflecte uma consideração sobre a competição. Até nem espero solidariedade com a direcção do clube que serve, mas apenas e só por coerência e respeito por si próprio. Achará que o vencedor desta competição merece parabéns? Gostaria de saber porquê.

    ResponderEliminar
  47. Pedro Sousa foi mesmo a pedido do dito empresário, não me admira nada que o Jota para o ano vista a camisola do clube do enxofre, quanto aos parabéns eu já tinha dito no Sábado e só falta mesmo a saída do castigo do tipo do murro

    ResponderEliminar
  48. FRASE do ANO:

    "Até um treinador 1000% Benfiquista a treinar o Porto era humanamente impossível não se indignar perante o que aconteceu esta temporada"

    ResponderEliminar
  49. #enquantoformosbonsrapazessomossemprecomidos
    #ofcportoédossocios
    #nesoquefizesteéindesculpavel

    ResponderEliminar
  50. NES deu os parabéns ao Benfica.
    Depois de tudo o que aconteceu esta época, não se podia ter carimbado com um maior atestado de incompetência para ser treinador do FC Porto.
    Obrigado e adeus.

    ResponderEliminar
  51. Até o Felisberto se convenceu :) .. abraço á todos os camaradas que estiveram na tertúlia do costume .

    ResponderEliminar
  52. Os parabens deram-se o ano passado, e no ano anterior (no primeiro ano do julen e neste nao reconheço mérito, apenas sorte e arbitros).
    Não reconhecer mérito este ano não significa ignorar o que de bom eles fazem: estabilidade da equipa, mescla de experiencia com juventude, poucos erros de casting na equipa, e várias opções na frente. E adeptos calejados por vitorias que são mais pacientes...

    Agora resta aguardar pelo novo treinador. NES, teve a sua época, teve tempo, oportunidades. Se lhe damos outra oportunidade, depois da falta de coragem para assumir a defesa do clube... é para quem manda decidir.

    Com Marco Silva ou Jorge Jesus disponivel eu não dava. Sem eles, dava.


    ResponderEliminar
  53. Concordo com o Vila Pouca, NES marcou posicao em relacao ao contrato... NA verdade, disse o que disse, de forma lamentavel, em relacao à benfaria, continua com a mania de ser politicamente correto e mandou o recado... Tenho contrato, näo gostam entäo corram comigo mas paguem!!!
    O que me leva a concluir que se calhar para o ano vamos ter mais do mesmo, a acabar mal a meio da temporada, ou entäo mudamos muito, mas nö acredito... Esperar para ver!!!
    E censura no Clube, isso é que näo...

    ResponderEliminar
  54. No Estádio também não me apercebi do motivo do abandono do Colectivo.
    A frase como o Vila Pouca a transcreve aqui, merece repúdio e explicações dos responsáveis que a censuraram.

    A ser verdadeira a que vem transcrita no DD, tem intuito de dividir e estou de acordo que a tivessem censurado.

    ResponderEliminar
  55. Boa tarde!

    Não quero ser injusto com o Nuno (pois não sei todos os pormenores)... mas pelo que é dado a "ver" concluo que o Nuno quer agradar mais ao seu empresário do que ao Clube que lhe paga atualmente o ordenado... Lopetegui defendeu muito mais o FCP e os seus jogadores (e teve de o fazer sozinho!!) do que o Nuno... é algo que me causa estranheza (ou não... se o principal objectivo dele for não fechar as portas a nenhum clube no futuro e for agradar ao seu empresário)...
    Não sei qual será a melhor solução para o nosso clube... sei que agora que temos uma comunicação mais de acordo com a nossa dimensão não podemos ter um treinador que não está na "mesma onda" e quer ser o tipo simpático para o "inimigo"...
    Para a próxima época ... ficando o Nuno considero que é essencial que isso mude (mas não acredito que ele mude...)... não sei... qual é que deverá ser a estratégia para tentar inverter este ciclo negativo? (dado o contexto em que nos encontramos?)

    ResponderEliminar
  56. Esta época existiram aspectos positivos, aspectos negativos. Há que pesar os prós e contras.

    Houve muita arbitragem negativa. Há a esperança que para o ano tudo será diferente neste campo.

    Mudar de treinador não significou melhorias nos últimos anos. Mas cabe a quem elegemos tomar as decisões para que foram eleitos.

    No último acto eleitoral, a esmagadora maioria disse que continuam a acreditar neles. Que tomem a decisão, mais adequada de acordo com as informações que têm, e não há ninguém mais bem preparados do que eles, que acompanham diariamente os trabalhos.

    Eu sinto um grupo saudável pelas declarações públicas dos jogadores e a comportamento solidário durante os jogos.

    E sou apologista que os treinadores devem cumprir o contrato desde que a extensão do mesmo seja razoável. Duas épocas como tem o NES acho normal e até desejável. Da minha parte merece cumprir.

    Há muita gente a criticar o NES pelos parabéns ao campeão a uma pergunta com essa intenção de provocar e nada ingénua. NES respondeu igual a si próprio. Ele é assim. Já tivemos treinadores com outro comportamento e os resultados foram os mesmos.

    Mas no fundo, também houve muito portista que criticando o FC Porto por falar muito nas arbitragens e não nas culpas próprias também se prestaram a fazer o mesmo que o NES acabou por dizer. Li, em alguns locais de portistas que o Benfica tinha mérito.

    O que eu desejo, é que a época seja preparada com a maior tranquilidade possível, pois se vamos todos os anos à procura de uma caça às bruxas, temo o pior para os próximos tempos. O futebol está farto de nos dar exemplos. Jorge Jesus é um deles.

    ResponderEliminar

  57. Estou muito curioso em saber a opinião do painel do Universo Porto da bancada, amanhã, sobre este assunto das tarjas, se vai alinhar pelos adeptos ou pela SAD...SE é que o vai abordar!

    Cheira a veneno, dentro do clube. A léguas!

    Pode enganar-se alguém durante algum tempo...
    Pode enganar-se muita gente, durante muito tempo...
    MAS não se pode enganar toda a gente durante todo o tempo!

    ResponderEliminar
  58. Aqui até pode passar um ou outro comentário insultuoso, mas é se eu não me aperceber, porque não tenho tempo para ler todos, mas se vir vai para o lixo agora, como sempre foi no passado, seja com que treinador for. Agora, só um anormal é que não percebe que uma coisa é criticar tudo e todos, colocar tudo e todos em causa depois de vários anos de sucesso ter um de insucesso, outra é fazer críticas após quatro épocas em branco. Mas mesmo assim, não há baldas, só se me passarem ao lado.

    ResponderEliminar
  59. Para mim JNPC está a fazer como o Shaka Zulu, a "desmantelar" peça à peça o império que construíu. Esta destruição "foi patrocinada em parte" pelos SÓCIOS e adeptos "PORTISTAS" aquando das últimas eleições. Não apareceu um único candidato, para além do JNPC (e votaram nele).
    Quanto a NES eu apoiei a sua contratação mas quando ele não aproveitou Hernâni, Rafa Soares, Reyes e emprestou Aboubakar para trazer Depoitre perdi as ilusões. Em todo o caso Marcano e Brahimi subiram de nível e a fortaleza do "DRAGÃO" aguentou-se, honra lhe seja feita.
    Mas substituir NES e contratar Marco Silva ou Pedro Emanuel ou Sérgio Conceição, ou o Prof. Luís Castro, ou Pedro Martins não mudará NADA no FCPORTO. É que a estrutura "AZUL E BRANÇA" não consegue influenciar os órgãos que regem o futebol português (Liga, Conselho de Justiça e APAF). Por outro lado com que jogadores o NOSSO TREINADOR vai poder contar depois do tsunami chamado "fair play" financeiro? Teremos um departamento de scouting capaz?

    Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar
  60. Oh DVP, por favor, não se faça de desentendido. Eu repito, é claro que os Super Dragões apoiam sempre a equipa. Só apoiam a equipa, repito mais uma vez. E sobretudo, só apoiam a administração. Quando contestam (só em situações que vão para lá do limite e que os obrigam a não cair no ridículo) são sempre os jogadores e o treinador a pagar o pato. Mais a cima nunca vão, nem podem. E é mais, oprimem quem exerce o seu direito à crítica à administração. "Cala-te oh palhaço!"... vai-me dizer que nunca ouviu esta exclamação ser dita alto e bom som, e de modo agressivo e intimidatório, por destacados membros da claque numa AG? Vai-me dizer que, já por mais do que uma vez (a seguir ao Guimarães-Porto de 2013/14 e ao Belenenses-Porto de 2016/17, por exemplo), não houve vários sócios a serem escorraçados pelos ditos membros das imediações do estádio só porque, ordeiramente, contestavam a direcção? Vai-me dizer que nunca foi abordado, ao pé de uma das bilheteiras, pelos candongueiros do costume e também eles membros desta claque? Vai-me dizer que, em determinados jogos das modalidades, para os quais o SD têm entradas grátis, não são vendidos maços e maços de bilhetes por vias (vamos lhe pôr um nome pomposo, vá) não oficiais? O VP tem todo o direito de se desviar deste assunto. O espaço é seu e aceito que tema represálias. Não se faça é de desentendido ou tente pintar outro quadro, porque sabe perfeitamente qual é a realidade.

    De qualquer forma, se ainda tem dúvidas, convido-o a dar uma vista de olhos aos comentários feitos por adeptos comuns (com nome e apelidos) ao último post dos SD, na sua página do Facebook. Até esta hora, 100% desses comentários apontam na mesma direcção. Mas não, eles é que estão errados. Toda a gente aponta ao mesmo problema, mas está tudo a ver as coisas mal.

    Anónimo das 23:25

    ResponderEliminar
  61. Anónimo Anónimo disse...
    No Estádio também não me apercebi do motivo do abandono do Colectivo.
    A frase como o Vila Pouca a transcreve aqui, merece repúdio e explicações dos responsáveis que a censuraram.

    A ser verdadeira a que vem transcrita no DD, tem intuito de dividir e estou de acordo que a tivessem censurado.
    ........

    Em novo comunicado o Colectivo 95 publica as frases e aquilo nao tinha nada de mais sobretudo apos 4 anos de frustraçao.
    Mas agora o importante era dialogarem e ENTEnDEREM SE.
    De resto o COLECTIVO 95 é quase uma claque exemplar se é possivel falar assim.

    ResponderEliminar
  62. Mais do que ter perdido mais um campeonato, preocupa_mr neste momento o seguinte:
    O nosso treinador vem dar os parabéns ao adversário ( depois da luta para desmascarar a liga salazar).
    Os super dragões são assobiados no Dragão( a sua casa), quando cantam slb..slb..filhos da ( como se não fosse verdade.
    O dragoes diário, perde tempo e energia s atacar uma das nossas claques.
    Nad redes sociais assiste_ se a uma inédita troca de comunicados entre coletivo95 e sad.

    ResponderEliminar
  63. É óbvio que as claques, não é só no FCP, ganharam uma importância e uma influência desmesurada. Mas esta questão das claques não é nova, já várias a abordei, sempre segundo o mesmo princípio: servem para apoiar as equipas do FCP, para isso devem ter alguns benefícios, mas e já disse isto, tinham de ser sócios do clube. Tudo que vá para além disso está errado. Mas agora com a dimensão que algumas atingiram e a influência que têm não é fácil alterar. Mas no futebol actual e olhando para o ambiente no Dragão, por exemplo, se não fossem as claques aquilo era complicado.... e fora, nem se fala.

    ResponderEliminar
  64. Pessoal,
    Já o disse e não me cansarei de o dizer..........o TUNEL DAS ANTAS tem que voltar, eles andam com o rui costa a pressionar tudo e todos parecem um anormal, então quem já o viu na luz só lhe falta andar com chicote, dá se ao luxo por ter sido quem é ameaçar tudo o que gira a volta da arbitragem e delegados inclusive.
    Não me admire que no benfica na época toda, apenas um jogador levou com 5 cartões amarelos (deve ser inedito no futebol europeu).
    O que é necessário?
    - Gente que não tenha medo de os ameaçar como antigamente......FERNANDO COUTO, PAULINHO SANTOS, JOÃO PINTO (que me tem desiludido pensei que ia ser mais interventivo nesse capitulo), um FERNANDO GOMES, A TANTA GENTE COM ESSE PERFIL QUE CUSTA ME que o nosso clube do fundo do coração esteja a ser gozado por esse interveniente no jogo, ainda por cima no nosso estádio. Ex: ontem foi notório assinalarem dois penalty´s e não houve ninguém que dissessem a quem marcasse para dirigir a bola em direção ao arbitro com sinal de protesto!!!! o jogo já não valia nada, rigorosamente nada, era um sinal de protesto é assim se começava a preparar a epoca!!!!!
    - um capitão a serio!!!! DANILO, E FELIPE gajos que se impõem fisicamente, nada de brincadeiras, deu um exemplo, o Danilo é campeão europeu, não é um jogador qualquer, os próprios arbitros tem que ter respeitinho (naquele famoso lance com o arbitro que o atropelou) não sei como capitão teria sido expulso....há que pensar nessas situações e o porto do antigamente até nesse pormenores era implacável.
    - Apostar em jogadores portistas, e nas camadas jovens temos muitos, vejam o Fernando Fonseca, jogou na madeira e foi dos melhores em campo nem se notou o Maxi, e no fim do mês faz a diferença, e no final de época ainda faz mais.
    Apostar no diogo como central não há que ter medo, entrar aos poucos...
    O Casilas que eu admiro, grande profissional, não pode continuar no porto com o vencimento que têm é insuportavel, apostar em josé sá e no guarda redes do feirense Vaná
    Quanto ao treinador terá que ser alguém que seja inteligente, conhecedor da nossa realidade, seja querido no dragão, um bom discurso, e QUE SEJA BEM RODEADO.
    E aproveitar os conhecimento do luis gonçalves para contratar na america do sul bom e barato com fez na skaktar.

    ResponderEliminar
  65. Esteve muito mal quem mandou retirar as tarja. não acho que a mensagem fosse ofensiva, retrata apenas um estado de espírito geral dos adeptos que estão a seco há 4 anos. Não se pode andar ano após ano a pedir a presença do adeptos no estádio onde a equipa joga, não lhes retribuir com titulos e ainda achar que não há lugar a indignação. Quem ficar para a próxima época (jogadores, treinadores dirigentes), tem que sentir que leva uma dívida por pagar, têm que levar esse peso nos ombros caso contrário vamos ter mais do mesmo nos próximos anos. Embora se reconheça empenho e atitude aos jogadores é importante que num clube como o FC Porto só a superação é aceitável.
    Quanto a NES, não teria sido a minha escolha, revelou dificuldade ao nivel tático e de interpretação dos jogos, para além disso o discurso numa época onde fomos claramente prejudicados foi sempre muito soft. Não acredito que tenha muitas condições para continuar.
    SFelgueiras

    ResponderEliminar
  66. Boa tarde!
    Só receio que na próxima época o que de melhor existiu nesta época se perca.
    A ligação adeptos com a equipa. Os jogos fora foram qualquer coisa de extraordinário. Enchentes e apoio.
    Espero que isto que está a acontecer passe antes da pré época e na próxima época se volte a sentir o apoio.
    Pedro Santos

    ResponderEliminar
  67. Caro MVP,

    Em relação à censura, acho inaceitável. A direção, se apregoa a liberdade, não pode dar estes tiros nos pés. E, na minha opinião, as tarjas não eram nada demais.

    Quanto ao NES, já aqui deixei a minha opinião. É muito fraco em todos os aspectos. Tacticamente, tecnicamente é mau comunicador. Por isso acho que devia sair.
    Hoje estive a trocar mensagens com um amigo de longa data.
    Ex-membro dos super, assim como eu, nos anos 90.
    Nesses tempos, eram o Rui Teixeira, Saul, Trilho e o Cult.
    O Macaco era o maluco assim como um rapaz com alcunha de fogaça!
    Esse meu amigo disse algumas coisas que me deixam triste a ser verdade.
    Vou colar algumas coisas da conversa:

    "cada vez mais há pessoas descontentes, a pressão é grande, e ou tentarem secar tudo a volta deles estão a darem-se tiros nos pés. A operação fenix ainda vai no adro tb e não vai correr bem para o antero lampião

    por falar nesse corno
    que desviou o layun
    é empresário dele
    não assumido pois quem é o oficial
    é o ex advogado do Porto Raúl Pais da Costa
    o mesmo que tratou dos negocios do villas boas para a china

    o antero continua a ter acesso a tudo da sad visto que a sua mulher ainda trabalha lá
    daniela diogo
    está a tentar desviar os mexicanos dos seus empresários
    o layun teve um desentendimento com o nes num treino

    o NEs é o menor dos problemas
    já tiveste piores e foram campeões
    O PDC não fala com ele desde do inicio do ano
    e foi feito neste fim de semana uma proposta formal ao JJ por parte do Porto


    ficam indignados com os colectivos
    ou com o costa ou o centeno
    mas ninguém fala da presença do dona da w52 na tribuna vip na luz


    Francisco J Marques é o Dias da Cunha do Porto
    um fala do polvo o outro do sistema
    e não se preocupam com o mal que está no clube


    luis Gonçalves luta para fazer a limpeza total mas caldeira não deixa"


    E falou também na questão dos bilhetes para os jogos fora.
    Uns tiveram bilhetes de borla para vender como é a quem quiseram e quem lá dormiu não teve direito porque só colocaram meia dúzia à venda.

    Sinceramente custa-me a acreditar mas o que se vai vendo, acaba por entroncar em algumas coisas.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar