domingo, 7 de maio de 2017

Parece uma cassete, mas convém ir repetindo...


Agora que o 2° lugar está virtualmente garantido e a matemática ainda nos permite acreditar em milagres, coloquemos a cassete antes de começar o Rio Ave - Benfica, porque calculismo não faz parte da ementa do tasco. Não é normal, natural, lógico que o F.C.Porto mereça ganhar os jogos frente a Vitória de Setúbal, Braga, Feirense ou Marítimo? É! O que não é normal é não ganhar, principalmente se dois desses jogos forem no Dragão - não refiro propositadamente o jogo da Luz, um empate na casa do clube do regime só é um mau resultado em circunstâncias excepcionais. Como se verificou posteriormente, se o F.C.Porto tivesse ganhado os seus jogos,  o empate na Luz era um óptimo resultado. Portanto, se uma equipa falha consecutivamente, merece críticas, sim, assobiar para o lado, encolher os ombros, não apontar erros, seria estranho, não seria Ser Porto. Fazer sentir aos profissionais, sejam eles dirigentes, treinadores ou jogadores, o nosso descontentamento, é o dever de qualquer adepto que se preze, obviamente, desde que seja feito com respeito, objectividade e de forma construtiva. Até porque se há época em que os portistas e de uma forma particular as claques, salvo uma ou outra excepção, têm tido um comportamento correcto, nunca têm faltado no apoio à equipa, é esta. Idem para com o treinador. Dos últimos que passaram pelo Dragão, incluindo aqueles que venceram, nenhum teve tanta margem de tolerância como NES. E fiquemos por aqui em relação ao actual técnico...

Outra questão que me mete confusão é a história do F.C.Porto não ser candidato ao titulo, ninguém apostava nos Dragões e sendo assim, se ficarmos em segundo sempre é melhor que ficar em terceiro, como aconteceu na temporada anterior. Discordo completamente. Se é verdade que o F.C.Porto não era o principal candidato - o principal favorito é sempre o campeão da época anterior e pelo que fez na mesma temporada, o Sporting partia à frente do F.C.Porto -, pela sua história, em particular nas últimas décadas, pelo investimento que faz no futebol profissional - se não é para lutar pelo 1º lugar, então corte-se algumas dezenas de milhões no orçamento da SAD e a começar por cima. Se for esse o caminho para 2017/2018, até posso aceitar, mas têm de me explicar muito bem... -, os Dragões são sempre candidatos ao título. Dito isto, é natural que em determinado período da época, quando o F.C.Porto estava a passar um mau momento e a 7 pontos do líder Benfica, não imperasse o optimismo, alguns pressagiassem uma catástrofe. Mas a grande maioria não deitou a toalha, não desanimou, manteve sempre a chama alta, mesmo nesse período difícil, nunca ninguém abandonou a equipa, pelo contrário.
Só que o futebol é fértil em surpresas e as coisas mudaram. O clube do regime abanou, cedeu vários pontos, o F.C.Porto encostou na frente, ficou a depender apenas de si para chegar à liderança, melhor, bastava apenas vencer em casa frente ao Vitória de Setúbal para ultrapassar o Benfica, liderar. A equipa de NES falhou aí e depois nunca fez o que era preciso, em várias circunstâncias, Braga, novamente em casa frente ao Feirense e ontem nos Barreiros, o F.C.Porto falhou rotundamente. É verdade que foi prejudicado em vários jogos, mas também é verdade que nunca mostrou aquilo que era necessário para se afirmar como um candidato com estofo.

Não é um balanço final, nunca podia ser, porque se estamos ligados à máquina, ainda não morremos. Mas fica aqui e agora a minha posição, antes de começar o Rio Ave - Benfica, um jogo que seja qual for o resultado vai deixar sempre em nós um certo mau estar.

58 comentários:

  1. Boa Noite .Para mim está excelente e também tinha que dizer o mesmo antes de saber o resultado dos outros, porque o mesmo não servirá para retirar nada do que aqui está escrito . Um Abraço
    E.Silva

    ResponderEliminar
  2. Parece-me que a equipa luta, mas sem discernimento, confiança, e estratégia.

    NES trouxe coisas a este Porto que faltavam, mas ainda nos faltam as de cima. 5 empates em 7 jogos custa muito a entender.

    ResponderEliminar
  3. Liguei há pouco a Sport Tv para ver o resultado do Rio Ave (não estou a ver para não me chatear) e foi tiro certeiro: 38 minutos e penalty não marcado a favor do Rio Ave. Os benfas, sem ajuda do homem do apito, não passam em Vila do Conde. Pelos vistos, o gajo já começou a fazer por isso. Nós temos falhado em momentos chave, mas não podemos esquecer que jogámos muitas vezes contra 14 enquanto os corruptos jogam com 14. Saúde. João.

    ResponderEliminar
  4. Como tenho dito e apesar de me ter estendido um pouco em relação ao treinador, o balanço deve fazer-se no final do campeonato.
    Hoje não tenho ilusões quanto ao resultado em Vila do Conde...
    Quanto a nós, a equipa não teve o tal estofo para aguentar a pressão e falhou, apesar de ajudada pela benfaria que tremeu, nos ressuscitou, e afinal, pagamos na mesma moeda...oferecendo o título de bandeja, quando o poderíamos conquistar...
    Mesmo com uma das maiores roubalheiras a nível da arbitragem, devíamos ter feito melhor.

    ResponderEliminar
  5. Arbitragens que nos prejudicaram e muita incompetência, não só dos jogadores como é óbvio, como suporte das nossas desilusões e desdita do FC Porto. Brindemos então ao Belenenses por nos garantir desde já o acesso directo à CL.

    PS: Salvo qualquer imponderável, Domingo ver-nos-emos no Dragão.

    Um abraço e...

    FC PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
  6. Caro DVP,

    Estamos em sintonia. Repito a ideia que ontem me veio à cabeça no final do jogo: o polvo vai ganhar um campeonato perdido por NES.

    Raoc

    ResponderEliminar
  7. Silvestre

    Boa noite Vila Pouca,esta temporada merece uma profunda reflexão sobre qual o propósito do FC Porto que embora tenha sido gamado ou condicionado também revelou falta de estofo, fluidez de jogo e consistência, portanto a culpa da nossa situação actual tanto é dos árbitros gatunos que nos gamaram como de quem orientou a nossa equipa e das prestações da mesma, dado que após nove triunfos consecutivos nos últimos sete jogos empatamos cinco,ora para um propalado candidato ao título tal facto é surreal e inconcebível, logo não na altura de efectuar o balanço global da temporada várias coisas devem ser ponderadas ou consideradas.

    Depois em relação ao futuro é premente repensar a estratégia de abordagem ao mercado, procurar dar outra olhada à prata da casa e quiçá apostar seriamente numa mudança a nível de comando técnico, pois se em princípio não partimos como principais candidatos ao título espero e desejo que tenhamos a capacidade suficiente para lutar pelo mesmo dentro das quatro linhas com outras prestações,bem como contra tudo e todos que tentarem nos condicionar,mas veremos qual será a postura do Presidente Pinto da Costa,bem como do Sr. Eng. Luís Gonçalves e restante SAD.

    Finalmente ainda bem que reforçamos a nossa defesa com Francisco J.Marques, Bernardino Barros e José Cruz, pois graças a tais Senhores tem sido possível defender publicamente a honra e o bom nome do FC Porto,bem como denunciar os tentáculos do denominado polvo lampião,mas só isso não chega é necessário repensar a equipa que joga dentro das quatro linhas e quem a comanda, dado que só assim poderemos ser felizes,por outro lado é de realçar o apoio incondicional em torno da equipa tanto por parte das claques,como de outros sócios ou adeptos que nunca baixaram os braços e calaram a sua voz em prol do FC Porto, isto é de louvar.

    Abraço
    Silvestre

    ResponderEliminar
  8. Pessoal,
    Fazendo uma especie de balanço o melhor jogo do porto foi contra o benfica na 1 volta o resto praticamente foi paisagem nada de especial.
    Vejam a liga dos campeões um grupo onde deveríamos fazer 15 pontos tivemos dificuldades para ficar em 2º.
    A única competição que fomos eliminados por culpa do arbitro foi na eliminatória da taça de portugal
    A taça da liga foi péssima para não dizer rídicula.
    Por fim o campeonato, independentemente dos erros de arbitragem, se não ganharmos o campeonato é por culpa propria isto é quem não ganha ao feirense, nem ão pouco ao setubal em casa nesta altura do campeonato dificilmente terá merito em ganhar.
    É incompreensivel uma equipa que não esteja preparada psicologicamente para lutar pelo campeonato, equipa amorfa, sem ritmo, culpa exclusivamente do NES.
    Ao longo destes anos andamos a brincar com os treinadores incompetentes, pensavam eles que qualquer treinador era campeão, mas não é assim
    Falhamos; em LEONADRO JARDIM, JESUS, MARCO SILVA enfim ..........agora temos o que merecemos para não falar em CONTRATAÇÕES DE JOGADORES PESSIMOS, SEM ESTOFO DE CAMPEÃO ENFIM.
    Nota: um treinador a serio ontem fazia o seguinte apos o empate
    Tirava o marcano colocava o corona e tirava o andré andré que já não se arrastava e punha um avançado ai sim era ter tomates agora o que fez foi de um treinador de equipa pequena,,,,,,,,,,,,farto de INCOMPETENTES pagos a peso de ouro convém não esquecer
    Para o ano há mais

    ResponderEliminar
  9. Penalty sobre o Rafa Soares. Igual ao da semana passada assinalado na luz. Mas não passa nada e ainda diz o comentador da Sportv como se não fosse: uma disputa de bola normal e não há nada. Este país está doente. ..
    Depois bola do Goncalo e poste! A sorte não quer nada connosco e só quer tudo com os mete nojo ...corres lhe tudo bem...sempre.

    ResponderEliminar
  10. Mais um campeonato para os batoteiros. Como é possível o Rio Ave sofrer um golo destes? Como é possível o anormal do Heldon falhar um golo daqueles? Comecemos com tempo a arrumar a casa e a contactar um treinador de classe. Não há dinheiro? Reduzam-se os ordenados dos burgueses acomodados da Sad.

    ResponderEliminar
  11. Ontem não dormi, amanha vou trabalhar com olheiras, daqui a 3 meses há mais, o título está entregue, o benfica ganhou por ser o menos mal dos três grandes, está è a verdade! Os últimos 2 campeonatos do benfica foi demérito dos outros 2, e se os outros continuarem assim... eles ficarão felizes. Árbitros prejudicam mas o Porto do passado não havia árbitros que os valham.

    ResponderEliminar
  12. Aqui pelo tasco há assinantes da Sportv? É que sendo eu Inácio, só se fosse masoquista, rico ou gostasse de ser gozado em direto é que poderia ser assinante de uma miserável tv. Aquilo mete nojo. O pior, é que todos os anos está pior, onde o Benfiquismo e Sportinguismo é total. Não há um, apenas um jornalista pivot, comentador afecto a um clube que não seja esses dois. Quanto ao campeonato, apenas por culpa própria, mesmo roubados, demos o campeonato. José Carlos - Rio Tinto

    ResponderEliminar
  13. A vaca dos batoteiros de Carnide que jogam como equipe pequena que são,está sempre presente,mas «,igualmente presente os artistas de plantão..hoje o Mostóvoi Pinheiro,jovem mas já muito habilidoso,escamoteou um pénalti mesmo às sua frente do Rafa boifiquista sobre o Rafa do Rio Ave e aos 6e poucos minutos numa entrada a roçar o vermelho directo do cervi,nem amarelo mostrou..porquê..porque era o 2 e rua...e assim se constrói o resultado,Se fosse o Porto era logo rua.Depois o palhaço rabeta provoca,ao sair o banco do Rio Ave e nada.Depois todo o banco boifiquista a insultar o lateral esquerdo do Rio Ave e nada se passa.
    A VERGONHA deste país..este tem a gente que merece..pintado de gentalha do Norte!!!mascarada de vermelho..o clube feito para os enganar e explorar e os lerdos uivam e deliram em serem enrabados..que lhes faça bom proveito

    ResponderEliminar
  14. E a RTP que já transmite jogos das champions às quartas?

    Pedro Santos

    ResponderEliminar
  15. Há muita coisa errada que foi se disfarçando com as ilusórias vitórias que fomos conquistando e que nos fez ficar perto da liderança.

    Por exemplo: não há suplentes que dêem garantias, caso os 2 laterais ou os dois centrais titulares fiquem impedidos de jogar, como visto há dois anos em Munique.

    Também não há no meio-campo um maestro, aquele que joga e faz jogar, que assume a responsabilidade, que bate as faltas, que cobra os cantos, não há... o mais próximo disso é Otávio e Oliver, mas não rendem o que podem e devem render nestes esquemas híbridos-malucos inventados pelo híbrido treinador.

    Depois, há uma carrada de jogadores no plantel que são vaga-lume, intermitentes, que num jogo jogam muito bem, no jogo a seguir desaparecem... não há a regularidade exibicional acima da média exigida a qualquer jogador que jogue num clube de top como o FCP.

    Mas o que realmente me intriga é: faltam dois jogos pra acabar o campeonato, portanto já lá vão 9 meses, e a impressão que temos é que não há plano de jogo... dá a impressão que os jogadores continuam perdidos, sem saber o que fazer em muitas situações, com e sem a bola...

    Isto dá o que pensar, principalmente assistindo a qualquer joguinho das ligas européias, onde todas as equipas, sem exceção, mesmo as mais fraquinhas, tem plano de jogo bem definido...

    Mais um ano de seca, muito por culpa das arbitragens, mas muito por culpas próprias....
    Algo tem de mudar, porque com este plantel desequilibrado e este treinador, vai ser mais do mesmo na próxima época...

    ResponderEliminar
  16. Manuel tem repetido uma frase ultimamente em relação ao treinador que me está a deixar com a pulga atrás da orelha..quanto ao resto tudo dito mais uma vez..e bem dito..hoje além da má notícia dos vermelhos foram as palavras do presidente do sporting..pode tomar medidas radicais e depois sobrar para nos.se é que me entendem..

    ResponderEliminar
  17. Nem rico, nem masoquista nem com gosto de ser gozado. Mas como moro na zona de Lisboa e o Dragão fica um bocado longe, ponho a Sport TV durante um mês quando há jogos importantes do Porto. Qual é o problema? sou eu que pago a subscrição... Saúde. João.

    ResponderEliminar
  18. Comandante, nem penses, se esse que estás a pensar, viesse fechava o tasco.

    ResponderEliminar
  19. Costa & Costa.
    Não há muito a dizer, mais uma mal aposta do presidente no treinador, de um treinador que é um empata, sem discurso, de um FCP que não joga à Porto. Por mim por vários motivos já aqui escalpelizados, saía o treinador e o presidente, já começo a ficar farto de muita coisa que se passa no meu clube.
    Ainda bem que o sporting perdeu, porque eu, já nem no 2º lugar acreditava.

    ResponderEliminar
  20. Garantir o 2o lugar foi o menos mau. Tem de ser efetuado um grande trabalho para se conseguir os tais milhões e ainda conseguir uma equipa competitiva para o ano (o nosso saudoso scouting tem de voltar a funcionar). A chave da época que vem estará claramente no treinador. Quem? Alguém com conhecimento do futebol português, ambicioso e que potencie jovens. Quem será o resultado desta equação?

    ResponderEliminar
  21. Este porto e um equívoco
    NES e um equívoco

    ResponderEliminar
  22. O Vila Pouca fecha o blog se o JJ aterrar no Dragão ? Não diga isso homem que depois arrepende-se e comemora o titulo com o gajo. Se não for daqui a 2 meses não tardará muito...está escrito nas estrelas.


    Abraço, Orlando Dias

    ResponderEliminar
  23. O porcalhão do Jesus custa no mínimo 8 milhões ano, por metade trazíamos um treinador do top 10 mundial, até traríamos ou jardim ou o silva, porque dar no mínimo 8 pelo o que os outros mandam fora? Aliás com 3 milhões traríamos um treinado melhor que Jesus isso não tenho dúvidas, para que correr mos o risco de sermos gozados humilhados e o porto passar a ser o Jesus, deixaria de existir porto antes de Jesus, poupem me e demasiada humilhação não somos os cagoes de Lisboa para aturar tamanha humilhação, era levar com vermelhos com verdes e com o Jesus dentro da minha casa, se as coisas corressem mal, nunca mais nos levantaríamos tal o gozo e humilhação e ainda levar com o jesus que faria um contrato para nunca o mandarmos embora sem pagar para aí uns 10 milhões, contratos tipo mourinho no Chelsea. Seria travessia no deserto por 3 anos e falidos. O sporting com o Jesus e Bruno Azevedo irá implodir, salvar o sporting e meter a bomba dentro da minha casa não! Acredito que o nosso único rival hoje e o benfica, o sporting auto enterra se, com 3 jogadores muito bons que entrem de estaca repito ganhamos o próximo campeonato, até com o aprendiz de treinador nes, que e uma boa pessoa ressalvo.

    ResponderEliminar
  24. Orlando Dias, se o JJ vier para o FCP, o Vila Pouca não só fecha o blog, como faz outra coisa: não compra lugar anual que tem desde que eles foram criados ainda no estádio das Antas.

    ResponderEliminar
  25. Caros Portistas,

    Vamos ver se ganhamos ao Paços em casa para assegurar o 2º lugar que dá acesso directo à champions. Analisando ao pouco que jogamos não é nada mau, estilo Paulo Bento nos lagartos. Quanto ao jj vir para o Porto o DVP não compra lugar anual isso já fiz ano passado contra a passavidade do nosso clube, se isso acontecer deixo de pagar cotas. DVP FECHAR O TASCO É QUE NÃO!
    Vamos convocar uma Assembleia geral extraordinária e pedir explicações ao Presidente por mais um ano de miséria e com um orçamento que pagaria os orçamentos de todos os clubes da 1ª liga excepto o dos dois grandes, como é possível chegar aos ultimos 7 jogos e empatar 4 já não contando com o salão de festas?? Quem foi o responsável pela contratação do Depoitre?? foi o treinador 2º o que o Presidente disse na televisão que nem sabia quem era, mas o Presidente também disse na ultima entrevista que deu que nunca mais iria deixar os treinadores contratarem quem queriam como fez JL, afinal em que ficamos, estamos à deriva ou continuamos à deriva?? batemos o fundo ano passado e este?? resultados são os mesmos?? uma coisa é certa tivemos mais atitude mas é muito pouco para tantos milhões, porquê não veio o Sergio Conceição que todos temos a certeza que tinha posto a equipa com muito mais raça e muita mais vontade em vez do Peseiro?? quem foi o responsável??? há muitas perguntas que têm de ser postas ao Presidente e que teremos de obter respostas e não passar à frente Presidente, nós somos o Porto. Veremos o que Fernando Madureira irá fazer mas pelo que se vê irá continuar calado e a ser um yes man.
    Fomos expoliados pelas arbitragens mas não jogamos a ponta de um corno e foi por isso que não ganhamos nada porque dantes também eramos roubados e gahávamos na mesma, porque 1º falavamos quando era encessário e 2º ganhávamos na mesma porque jogávamos muito e bem, nem precisavamos que fossem justos, sempre foi assim. Nós não somos como os burros dos corruptos encornados e não justificamos tudo com as arbitragens como agora esta direcção quer fazer querer. Depois não consigo entender um treinador que diz que criamos muitas oportunidades quando todos vimos que isso não é verdade está a falar para quem? para o seu amigo o corno de Paredes??? que tristeza, deixarmos os vermes dos corruptos encornados serem tetra quando tivemos tudo nas nossas mãos para os impedir. Vejam no golo do Marítimo, o Herrera nosso capitão??? nem salta à bola fica a olhar??? que frustação ainda mais por pura incomptência própria, como dizem os outros, para o ano há mais!

    FOMOS PORTO!
    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  26. Só um comentário para o companheiro Silvério das 22:32.
    O Porto é hoje um clube de implantação nacional e já era tempo de deixarmos o regionalismo de parte - queremos crescer ou fecharmo-nos num gueto regional?
    Insultar os benfiquistas do Norte é igual a insultar os Portistas de Lisboa e do Sul, já chega ter que levar com benfiquistas e sportinguistas aqui em Lisboa, dispenso as parvoeiras dos nossos.

    ResponderEliminar
  27. Nota introdutória: JJ não vem. É teimoso e mesmo que recebesse proposta recusava, porque quer ser campeão pelo sporting. Está claro? JJ NÃO VEM!

    Acabe-se com o rumor já.

    Mas se um dia vier (daqui a alguns anos), iria fazer um bom trabalho, porque no Porto teria o que não teve nos outros sítios: redea curta! E limitar-se-ia ao que sabe, que é o trabalho de campo.

    Não vem já. E desconfio que nos próximos 2-3 anos também não, porque nao vejo o sporting com estabilidade para ser campeão nem dinheiro para despedi-lo.

    ResponderEliminar
  28. Do meu ponto de vista privilegiado, compreendo e assino por baixo a observação do Silvério. Nortenhos orgulhosos e que se sentem descriminados pelo poder central e sem identificação cultural com a capital, prestarem vassalagem a um clube símbolo do antigo regime e do "Lisboa é Portugal e o resto á paisagem" é, no mínimo, ridículo. Pessoas que, provavelmente, futebol à parte, cospem em Lisboa/Sul sempre que podem que sejam coerentes e não venerem um símbolo do que odeiam.

    ResponderEliminar
  29. A verdade é que com exibições fraquinhas e empates sobre empates onde não se podia deixar de vencer ajudámos demasiado a máfia montada pelo Carnide há quatro anos e que se tem vindo a refinar de época para época. E o pior é que não se vê o FCP a tomar uma posição oficial de força contra o polvo instalado em todos os sectores. Eles também não jogam um car..., mas têm sempre a mãozinha protectora dos apitadores a salvar os pontinhos... Vídeo-árbitro?!... É fundamental!!! Mesmo que não seja remédio santo contra a roubalheira instalada, sempre dificulta bastante! Basta ver que nas já distantes 3 épocas em que os árbitros foram tirados por sorteio o Carnide nunca ganhou um campeonato...

    ResponderEliminar
  30. Magro, não tenhas tantas certezas assim. O Bruno está neste momento a pensar em relação ao Sporting, o mesmo que eu e muitos portistas estamos em relação ao FCP. Para isto não é preciso ter um treinador dos mais caros da europa. Eu digo, podemos baixar drasticamente o orçamento e obter os mesmos resultados.

    O problema do JJ não é falta de competência para treinar, isso ele tem, é o resto... Já fiz há anos um post sobre as razões porque não queria JJ no FCP. Mantêm-se actuais.

    ResponderEliminar
  31. Espero bem que JJ não venha nunca para o FCP. Este é mais um treinador que, embora lhe reconheça algumas qualidades para potenciar alguns jogadores, só funciona bem em clubes com "colinho" como ficou provado nos benfas. De resto é um pé frio, à laia de NES, que falha sempre nos momentos importantes e cruciais. Assim sendo, não tendo ele o apio institucional da arbitragem e do sistema, vale tanto como um Peseiro ou um PF.
    Espero e desejo que não se repitam mais erros de casting.
    É preciso um treinador com experiencia, acertividade, carater, personalidade, capacidade de leitura de jogo, empatia com os jogadores, capacidade de liderança natural e capaz de se hipotecar sem medo em defesa do clube e da equipa.
    Para mim, dentro do panorama nacional, Pedro Martins parece-me ter essas qualidades, já que a opotunidade e momento para Marco Silva e LJ já passou.

    ResponderEliminar
  32. Vila pouca,
    Não tenho pretensões em ser advogado do JESUS, (não me importava LOL) mas falando sobre o assunto, a morte do pai pode ter mudado a sua forma de estar em termos comunicacional, porque em termos técnicos, estamos todos de acordo que ele é bom e tem provas dadas.
    Antes de ele chegar ao benfica o que é que eles ganhavam??? o que é que eles ganhavam??
    Alguma vez pensaram eles em ir a duas finais de liga europa seguidas???
    O tetra deles tem o cunho do JJ
    Mais, hoje em dia todos jogam em 442 de quem foi o mentor na ultima decada??? Foi ele
    O Sonso bem lhe pode agradecer, ele montou um esquema tatico que dá resultados em Portugal, o sonso nunca, jamais, jogou em 442, em guimarães era o 443
    Penso vila pouca que é mais pelo feitio dele que não gostava de o ver no dragão do que em termos técnicos....
    Na semana passada já vos disse aqui que o proximo, julgo que o nuno tem os dias contados, será o PEDRO MARTINS pk a partir daí poderá desencadear várias alterações a nivel téncico no que diz respeito a 1º liga.

    ResponderEliminar
  33. DVP, estamos 100% de acordo quanto às virtudes e defeitos do JJ. Onde nao estamos de acordo é na contençao dos defeitos.

    Acho que ele no Porto nunca teria o discurso que teve até agora, porque sabe que no Porto conta com duas coisas:
    1- uma massa adepta exigente como em nenhum dos outros dois, que nao teria problema em aperta-lo
    2- uma estrutura que nao lhe permitiria ter excesso de protagonismo

    A confirmar daqui a 2-3 épocas.

    ResponderEliminar
  34. Bom dia

    Eles (pseudo-jornalistas, arbitros-comentadores) são leais até ao fim (afinal precisam de se aggarar ao sistema vermelho para sobreviverem), até neste jogo ainda continuam a camuflar a forma como o clube do regime ganha nesta liga Salazar.

    Vi apenas o resumo alargado do jogo e depois a avaliação do ex-arbitro pedro henriques
    Em Vila do Conde, penaltie claro para o Rio Ave sobre o nosso Rafa Soares, um penaltie tão claro como o que fez o Lica do estoril na semana passada, um é apitado, outro não.
    Depois o pedro henriques lá descortina um lance na area do rio ave para equilibrar a coisa, mas diz ele, que o jogador do rio ave escorrega mas sem querer rasteira o defesa do benfica, logo é penaltie claro.
    Mas depois, quando cervi (que já tinha amarelo) escorrega e rasteira o nosso Rafa, já vem dizer que podia não ser amarelo, que ele escorregou, etc..., lance aos 60m. que podia alterar o jogo.

    Mas isto a comunicação social não fala, quando já hoje vi como foi a declaração do Luis Castro sobre o penaltie não assinalado sobre o Rafa, e ninguem da comunicação social lhe fez perguntas sobre o mesmo, então está tudo dito.

    E isto é algo que já nos sabemos, comunicação social submissa ao poder vermelho, a salientar erros nossos e a perdoar esses mesmos erros ao clube do regime (conferencia de imprensa pos jogo do moreirense-benfica onde o benfica ganha 1-0 e o luisão tem aquela entrada ao tendão de aqulies do adversário, capas de jornais onde é mais importante salientar a ausencia de layun em detrimento de Vitoria do FCP).

    Na terça no universo Porto de bancada estes casos concerteza serão falados, e bem pelos nosssos comentadores, mas precisamos de mais VOZ na comunicação social generalista.

    Eles estão com os tentaculos do polvo bem implantados, é contra este sistema que temos de lutar, e está mais que na hora do Presidente fazer algo que mude isto, senão mais vale sair, e ai com gente nova, pode ser que façam mais barulho e isto se altere.

    Agora não é não fazendo nada que isto vai mudar, antes pelo contrário.
    Se julgamos que eles vão deixar de jogar nos bastidores do futebol e da politica só porque ganharam, então é melhor nem participarmos num campeonato viciado á partida nestes ultimos 4 anos (é so analisar bem a forma como somos empurrados para baixo pelos arbitros logo nas primeiras jornadas...)


    Claro que a elaboração de um plantel em condições com um treinador a sério, que perceba do assunto e naquilo que se vem meter também ajuda e pode até fazer a diferença pela positiva.
    Tenho a certeza que Bobby Robson, Mourinho, Jesualdo ou André Vilas Boas tinham ganho este campeonato contra tudo e contra todos.

    Mas NES pelo seu percurso no Rio Ave, Valencia e FCP já mostrou que não tem estaleca para um clube que precisa de ganhar 8 de 10 jogos, e que facilmente se contenta com solidez defensive, mesmo que não ganhe...
    Além de se incompatibilizar com jogadores que não sejam do seu empresário favorito (J.Mendes), isto no Valencia foi o que claramente aconteceu...

    (Parte 1)

    ResponderEliminar
  35. (Parte 2)

    Por isso digo que temos de melhorar muito, muito mesmo, repare-se agora passado uns anos que quando Lopetegui veio já existia a cartilha dos comentadores do benfica, onde quero chegar, na altura, aos primeiros deslizes do nosso treinador eles começaram a passer logo a ideia que era um flop, só porque o modelo de jogo, posse de bola não se adequava aquilo a que estavamos habituados, com isto muitos adeptos passaram a ser criticos logo á partida do Lopetegui, (é claro que o treinador também errou), a questão é que deixamos que a comunicação social de lisboa nos influenciasse pela negativa.

    E ai como adeptos também temos de melhorar, muito mesmo.

    Tenho familiares do benfica que ainda hoje me dizem que o Rui Vitória é o gajo com mais sorte no Mundo, eles no fundo sabem que ganham á custa das manobras do seu presidente, só não admitem.

    p.s.:
    Dia 13 joga o benfica, o Papa vem a Portugal e o fado da comunicação social vai ser tanto que até já enjoa.
    Só falta o Salazar, mas o L.F.Vieira faz bem esse papel, tal como está isto nestes dias...

    Abraço e quem de direito faça muito mais do que o que tem feito para mudar este estado de coisas.

    Gil Lopes

    ResponderEliminar
  36. os elogios do DD ao senhor Pinheiro, valeram uma multa pelo "cunho", ditada pelos doutos conselheiros, daquela coisa federativa que eles crismam de CD.

    Ontem, o senhor Pinheiro demonstrou a "qualidade" que os assiste, e que lhes promove carreiras. Afinal sempre são 2 mil e 500 euros por cada "exibição". Aplicar a lei da vantagem numa situação daquelas, e falo do penalty para o Rio Ave, ontem em Vila do Conde, diz-nos bem do estado a que isto chegou.
    O paroxismo é tal, que também outros doutos juízes, estes do basquete de lisboa, conseguiram expulsar o Moncho Lopez!
    Ao que chegamos...

    ResponderEliminar
  37. Manuel não sou ninguém para lhe dar conselhos só lhe dou a minha opiniao..mas se um dia acontecer também teria de engolir muitos elefantes..mas era até a altura de á bola entrar e se ele nós tirar deste buraco até o abraço..ele tem mais defeitos do que virtudes..mas uma que temos falado aqui com muita frequência e o facto de ele não ter medo de queimar os dedos..e um bronco mas se tiver de dizer as coisas diz..estamos aqui a falar de coisas que se calhar nunca vai acontecer mas se por acaso se confirmar a vinda dele só lhe digo isto NÃO DESISTA POR ELES..CONTINUE POR NÓS..tem aqui muita gente que o segue incondicionalmente..eu incluído.

    ResponderEliminar
  38. Bom Dia . Antes de pensar na próxima época, há que fazer o balanço desta que agora finda . Se me é permitida a sugestão, o PT será a pessoa mais indicada para, por exemplo, nos apresentar os seguintes dados estatísticos : Nº de jogadores utilizados, percentagem de utilização de cada um deles, Nº de golos por posição (penaltys excluídos), percentagem de concretização de livres directos e outros que considerem importantes . Tenho a certeza que estas estatisticas dirão muito do que foi a época da nossa equipa . Um Abraço.
    E.Silva

    ResponderEliminar
  39. Dia 13 vai ser o dia perfeito para o centralismo lixoboeta, saudosistas dos tempos da outra senhora... Fado, futebol e Fátima...

    ResponderEliminar
  40. Apesar de toda a ajuda que o SLB teve, não nos devemos alhear das nossas próprias culpas. Falhamos sempre que tivemos a chance de passarmos ou igualarmos os encarnados e nem sempre por culpa do árbitro, Os árbitros não são responsáveis pelo futebol miserável que jogamos a época toda, os árbitros não são os responsáveis pela péssima e para mim surpreendente escolha feita por PC em NES. Os árbitros não são os responsáveis pela total falta de arte de NES em manter a mesma equipa em 2 dois jogos seguidos, Os árbitros não são os responsáveis pela total falta de coragem de NES. O grande culpado de mais uma época, a todos os níveis miserável é do nosso presidente, pois é este e só este que escolhe os treinadores, e nestes últimos anos só escolheu MERDA. Já que infelizmente não aparecem candidatos que possam mandar PC gozar a sua reforma onde bem entender, só resta uma solução, mandar já de imediato NES para a rua e desta vez, escolher um treinador a sério, que ponha uma equipa a jogar sempre para ganhar, sem medo de algum adversário, ou seja a jogar à PORTO.

    Valdemar Martins

    ResponderEliminar
  41. Caro Gil, se a comunicação sicial em Portugal é toda lisboeta, como é que você quer que o Porto possa entrar nas TV, rádios e jornais de Lisboa?
    O Porto Canal é o que temos, mais nada. A cidade morreu em matéria de comunicação social.
    José Carlos - Rio Tinto

    ResponderEliminar
  42. Por favor pode addicionar nos seus links o meu site:

    http://www.footlive.com/

    livescore football
    Saudações portistas

    ResponderEliminar
  43. Victor, isso é tudo verdade, mas você lembra-se até melhor do que eu, do que era o futebol português no passado e o que foi preciso fazer para alterar o rumo. Pergunto-lhe: o que devemos fazer agora que estamos numa situação parecida?

    Jorge, nem me fales, ouvi a Antena 1 às 12:30 e ainda bem que ainda não tinha almoçado... Falarei disso no próximo post.

    ResponderEliminar
  44. Perdemos este Campeonato, e não foi o Benfica que o ganhou, pese embora tantos bamburrios que eles acumularam.

    Temos e devemos olhar para o que não fizemos bem, e o ultimo jogo nos Barreiros é um bom exemplo. Depois de um bom jogo em Chaves, o Nuno mudou estruturalmente a Equipa na Madeira. Herrera não jogava há mais dois meses, foi opção, Corona estava no banco (com o Maritimo a jogar "fechadinho"?), o Otávio que sempre jogou como 10, ou na esquerda, jogou pela 1ª vez na direita. Concluindo, tanto experimentalismo numa fase crucial, só podia correr mal. Depois, quanto às mexidas, o Nuno na Madeira não agiu, nem antecipou cenários quando a Equipa precisava de controlar o jogo, e posteriormente matar o jogo (pelos 60 minutos, Corona e Oliver deviam de ir a jogo, e de saída, Otavio o habitual "estoiro" e Herrera um médio que não sabe pausar e controlar o jogo), infelizmente o NES só reagiu após o golo do Marítimo.

    Falta maturidade competitiva, estofo a esta jovem Equipa? estamos todos de acordo, mas quando é que o FC Porto teve também uma pontinha de sorte neste campeonato? Talvez aquela defesa do Casillas no Dragão com o Sporting, mas um G Redes está lá, para isso mesmo ...

    Observem o que fez o Benfica nestas duas ultimas jornadas : Estoril e Rio Ave, duas vitórias merecidas? Longe disso, o Estoril em 15 minutos da 2ª parte humilhou o Benfica, dispondo de 5 oportunidades flagrantes para virar o jogo (comparativamente, observem a 2ª parte do FC Porto Feirense). Ontem em V Conde, foi mais do mesmo, tiveram uma boa entrada na 2ª parte, mas o jogo foi equilibrado, com oportunidades equilibradas, a mais flagrante a do Gonçalo (quando me lembro que o unico remate enquadrado com a baliza nos Barreiros, deu golo do Maritimo...). E pergunto, este Benfica tem estofo de Campeão, ou estará abençoado pela sorte do jogo? (é que a coisa já transita da temporada passada). Continuando, o Benfica nesta 2ª volta venceu 4 jogos fora: Braga, Feirense, Moreirense e Rio Ave, 4 vitórias todas por magro 1-0, em qual daquelas 4 partidas o Benfica mereceu verdadeiramente vencer? Opinião pessoal, nenhuma delas. Qual é mesmo a ideia de jogo do Prof de Ginástica? É "bater nela", e depois alguma individualidade (e tem muitas), logo decidirá. Arrisco-me a afirmar que o Prof "bomboca" com a vaca que o protege, pode ambicionar a ganhar a Champions (e se tivesse arbitros à medida...)

    Já dou de barato as arbitragens, mas sempre recordo que com o Estoril e Rio Ave, com as partidas a zero, ficaram duas GP por assinalar (Licá e Rafa Soares). GP na Madeira de Felipe sobre o Keita? A ser falta, é fora de area!

    Continuo a remoer, e a não aceitar o desfecho deste campeonato, aliás, nestes 4 ultimos campeonatos, o unico que o Benfica ganhou merecidamente foi o 1º, com este eixo: Oblak, Luisão/Garay, Matic ou Fejsa/Enzo, e Rodrigo/Lima. Os outros foram servidos com o apito encarnado, acompanhada pela sorte inusitada quase divina!

    PT

    ResponderEliminar
  45. Para o Diogo Pereira o Fransérgio não pode jogar a trinco. Pois mas ele é médio defensivo.
    Mas ele é jogador do SCBraga. E depois, o FCPORTO não o pode contratar?
    Para o Diogo Pereira o Rui fonte vai trazer água ao Soares e ao A. Silva quando tiverem sede? Sabe, o FCPORTO tem contas a pagar. Quem lhe garante a si que os dois não sejam negociados. Quanto a Rui Pedro é bom jogador mas tem 19 aninhos.
    Para o Diogo Pereira o Whelton é gordo e que para isso já temos o Walter. De facto o Whelton tem 1.80 cm e tem 73 kilos.
    Para o Diogo Pereira o Herrera é um pouco melhor que o Sérgio Oliveira. Eu não acho isso.
    Para o Diogo Pereira o Aboubakar não quer o FCPORTO nem o FCPORTO o quer e assim se fará um bom encaixe. Mas e se o FCPORTO não o conseguir vender, vai empresta-lo a outro clube, porque no final de contas o "PATRÃO" não é o FCPORTO é o Aboubakar.
    Quanto ao Ghilaz, será este pior que o Depoitre, o Adrián López ou o Pablo Osvaldo?
    Pois é "mano" por contratações e ideias destas é que andamos a penar.
    E de facto, NÓS OS PORTISTAS paramos no tempo, em 2013 mais precisamente.

    Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar
  46. Para a proxima epoca precisamos de arrepiar caminho, ja vimos que os lampioes ganharam este campeonato e o do ano passado em esforco e ajudados. Agora ha coisas que devemos resolver:

    - vender bem os jogadores emprestados: Aboubakar, Martins Indi a cabeca e outros como o improvavel Marega. Amealhar o mais possivel nesses negocios.

    - limpar do plantel jogadores que nao acrescentam valor ou estagnaram. Herrera, Depoitre a cabeca;

    - trazer um treinador que joge para ganhar todos os jogos. Este ano foi o que nos custou o campeonato, tantos empates com jogos mediocres. Perdemos demasiados pontos por cobardia. Jogo lento e previsivel, muito lateralizado. NES nao da!

    - vamos perder alguns bons jogadores, fala se de Danilo, Filipe, Braihim e Andre Silva. Dos quatro preferia manter o Andre Silva e o Danilo. Gosto do Brahimi mas acho que nao se enquadra no denominado jogador a Porto!

    - Temos bons valores emprestados. Ricardo Pereira, Rafa Soares, Galeno na equipa B parece me um jovem com potencial, Omar Gouvea, Mikel Agu, alguns destes podem ser segundas linhas baratas para o plantel e mais comprometidos que alguns que la andam.

    - Finalmente reforcos. Precisamos de extremos rapidos, e um medio 8 que controle o jogo no meio campo. Falta nos um Moutinho / Guarin / Lipscei / Emerson / Maniche, um toodo o terreno que de pau, transporte a bola, crie zonas de pressao no meio campo. Falta nos esse jogador desde a saida do Moutinho e nunca mais fomos a mesma equipa.

    E uma pena perdermos este campeonato assim. Desde a eliminatoria com a Juventus a equipa voltou ao estado letargico do inicio da primeira volta. E o NES nao conseguiu dar a volta a situacao...

    ResponderEliminar
  47. Vamos entrar numa profunda reflexão, e para ontem, exige-se uma restruturação desportiva e financeira. Afinal, 4 planteis com orçamentos a rondar os 90/100 M€, ganhou uma Supertaça num quadriénio. Fará sentido o Maxi e o Casillas, terem ambos um custo a rondar os 10 M€/ano? E nem está em causa a qualidade dos Atletas, mas esses salários são um perfeito absurdo para a realidade do FC Porto!

    Urge reaproveitar o que temos em casa, ora emprestados, ora jovens da Equipa B, contratar bem, com critério, e principios de frugalidade. Não tenho ilusões, o André Silva, o Danilo, o Brahimi, o Felipe irão gerar encaixes fundamentais. A Taça das Confederações pode valorizar o Herrera e o Layun, estão ambos "fresquinhos". Há emprestados com mercado, seja o Ricardo (não creio que regresse), o Indi ou o Quintero (fala-se em 10 M€, era com um "laçinho" este Iturbe 2), neste trio perspecivo uns 40 M€ de encaixe conjunto. E muita "tralha" emprestada, alguns com passes partilhados, podem também em conjunto gerar um interessante encaixe : D Reyes, A Fernandez, J Angel, Abdoulaye, Josué, Sergio Oliveira, Adrian Lopex, Bueno, Marega, Aboubakar, Ghilas, Suk, mas há mais. Atentem só nos P Lança emprestados: Aboubakar, Ghilas, Suk, Marega, Adrian Lopez, Bueno, e acrescento o dispensavel Depoitre, convenhamos, é um completo desvario, e em alguns casos, um absurdo desaproveitamento de recursos existentes, por exemplo, o Suk não poderia fazer de Depoitre nesta temporada, e acrescentar mais qualidade, comparativamente ao Belga?

    Sim, eu sei, o FC Porto não é um Banco, ou uma Entidade Financeira, mas não devemos desprezar esta necessidade, não só pelo fair play UEFA, mas também pela preocupação que essa componente financeira tem gerado no nosso seio, sobretudo pelas consequencias dramaticas que podem causar num futuro próximo!

    Como perspectivo o próximo plantel do FC Porto? Provavelmente a penalização da UEFA para a próxima temporada, passará pelo FC Porto apenas poder inscrever 22 jogadores na primeira lista, ao contrário dos habituais 25 (tal como aconteceu com o Sporting há dois anos). Esta punição terá consequencias na formação do proximo plantel, isto é, teremos mais jovens formados no FC Porto no próximo plantel, alguns podem ser inscritos na Lista B.

    Perspectivo alguns regressos: Garcia, Rafa, Mikel, ou Hernani (não temos no plantel ninguem com as caracteristicas do Hernani). Algumas promoções da B : Omar Gpvea, Chidozie (gosto deste jovem, mas creio que há ali um problema com o empresario), Fonseca, Rui Pedro, ou o Ismael tem talento, mas nesta temporada apagou-se, o Galeno tem qualidade, parece-me um jogador interessante. Quanto a reforços, apenas 2/3 mas cirurgicos, e dentro dos principios de frugalidade, por exemplo o Welthon do Paços de Ferreira.

    Termino, por onde deveria começar, Treinador, não creio na continuidade do Nuno (e os mentideros começam a confirmá-lo), nessa perspectiva de mudança, há dois nomes que se enquadram numa nova politica desportiva do FC Porto, Pedro Martins, e Luís Castro, se este ultimo sempre teve grande sensibilidade para a Formação e concilia bom Futebol, o Pedro Martins no Maritimo ou no Vitória tinha ou tem o habito de se abastecer e potenciar jovens da Equipa B. O Marco Silva pode entrar nesta equação? Poder, podia, mas provavelmente vai estacionar num Clube de média/alta dimensão da Liga Inglesa!

    PT

    ResponderEliminar
  48. O dragao vila pouca, no "post" de ontem perguntou se falava a sério. Sim.
    São as minhas opiniões. Opiniões de um leigo, que podem estar erradas, mas que estão livres de cartilhas.
    Peço desculpa só poder responder-lhe agora.

    Abraço

    Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar
  49. A Marcha da Treta:

    Federação Portuguesa do Faz de Conta

    Conselho de Indisciplina

    Comissão de Incompetentes da Liga

    ABAF

    Lúcifer B

    Venha J

    Costas Quentes

    Eu que por aqui até sou um tipo moderado, mas depois de ver o Porto já no "chão" e continuar a assistir a arbitragens como a de Vila de conde, é demais, ultrupassaram-se todos os limites desportivos.

    E mais insuportável é cairmos novamente na ambivalencia dos "ses"
    4 Anos...

    E falam aqui tanto do “Estofo de Campeão” ou, da falta dele, ok compreendo, mas isso deixa-me sempre com um pouco de comichão, deve ser do excesso de ácaros…

    Estofo,ok, nós então não temos, têm o Benfica!

    Um super estofo transgénicÓimaculado, que não assentam amarelos, vermelhos, expulsões, penaltys, nem castigos, mas sim num sistema de molas em forma de sorte em pó e ressaltos, auto golos e fífias descomunais entregue em tecido de cartilha e oferecido em forma de vouchers!

    Congratulamo-nos bem á pouco com os 35 anos de presidência do nosso presidente, vimos as peças e resumos que passaram na televisão sobre todos os feitos e conquistas, sentimos o enorme respeito e admiração, fica-nos o revivalismo, mas “cadê” dele nestes últimos quatro?

    Nos dragões de Ouro deste ano, Francisco J.Marques devia receber metade das estatuetas, ou uma do tamanho da coragem que teve em se expor e denunciar todas estas trafulhices numa casa que já parecia um mosteiro, não pela idade dos monges, mas sim pelos seus longos retiros e misteriosos silencios.

    Pena é, que não chegasse mais cedo...

    Dia 13, Benfica Campeão, não, não pode ser esse o designio, ou...

    Será?

    Já estava escrito?

    Hum...

    Vai haver ai um contra milagre Afonsino.

    Guimarães Conquista a Luz e Panteras Negras rompem o tetra.


    ÓXALÀ!



    Alexandre Bosque

    ResponderEliminar
  50. Duas notas numa discussão que já vai longa:

    1. Perdemos o campeonato para o rival mais por demérito nosso do que por influência de terceiros, leia-se polvo e erros de arbitragem.

    2. Estamos num ponto francamente delicado da nossa história enquanto clube - a influência da estrutura dirigente aparenta ser débil, o presidente apresenta-se também já frágil e salvo newsletters e comunicações no facebook não vemos o clube a ser reactivo e a lutar como outrora.

    Em suma, assumir o fracasso e mais importante do que identificar importa corrigir e lançar uma candidatura séria para lutar por algo mais do que "quase ganhar". E não é preciso voltar à estaca zero, há que ser cirúrgico.

    ResponderEliminar
  51. Dragão do Sul,

    Não tenho todos esses dados, mas tenho alguns.

    Por exemplo, o FC Porto em 47 jogos oficiais disputados nesta temporada, utilizou 28 Atletas. Sendo três deles da Equipa B: Fonseca, Inácio e Rui Pedro. No Mercado de Janeiro foram dispensados 5 AtLetas: Varela, Adrian Lopez, Evandro, Sérgio Oliveira, e Kelvin (entrou em Janeiro, jogou uns minutos com o Moreirense, e logo saiu).

    No campeonato até agora, os 3 melhores marcadores foram: André Silva 15 golos, Soares 12 golos, e Diogo Jota 7 golos.

    No campeonato, houve uma grande "democraticidade" quanto a marcadores, foram 18 os Futebolistas do FC Porto a marcar (a Liga retirou o golo que foi de Alex Teles, ao Agayev no FC Porto Boavista, mas o golo é do Telles). No actual plantel principal, apenas o Boly, o João Teixeira e naturalmente o Casillas não marcaram para o campeonato! (o Rui Pedro da B, marcou 2 golos no campeonato).

    Registos de minutos acumulados neste campeonato, e tendo por base o minimo de 1000 minutos jogados (corresponde a mais de 10 jogos disputados), podemos definir um onze base, e depois 5 suplentes/titulares, com os tais mais de 1000 minutos jogados. Onze base: Casillas, Maxi, Marcano/Felipe e Alex Telles; Danilo, André André e Oliver; Corona, Diogo Jota e André Silva. Depois acrescentamos mais 5 titulares (com mais de 10 jogos disputados minimo): Layun, Otavio, Herrera, Brahimi e Soares. Portanto, em termos de Campeonato, o FC Porto teve cerca de 16 titulares. O sector mais estavel do FC Porto foi a defesa, Casillas, Marcano, Felipe e Telles, acumulam mais de 40 jogos como titulares, Marcano e Felipe 44 jogos, apenas falharam 3 partidas (são os mais utilizados no plantel), naturalmente, o menos utilizado Boly com 6 jogos disputados, este jogou nas 6 ausencias dos habituais titulares, estes ultimos registos, englobam outras competições!

    Bom, mas como sempre afirmo, nada é bom, ou mau, se não for por comparação, assim, fui observar o ultimo FC Porto Campeão, 2012/13 com V Pereira, e identifiquei quantos titulares tinha esse ultimo Porto Campeão. Seguindo o mesmo critério, numero de minutos jogados (minimo 1000 minutos no campeonato). Equipa base : Helton, Danilo, Mangala/Otamendi e Alex Sandro; Fernando, Moutinho e Lucho; James, Varela e Jackson. Depois, com mais de 10 jogos disputados, surgem Maicon e Defour. Concluindo, o ultimo Porto Campeão contou apenas com 13 titulares 11 + 2, em contraste, o actual Porto de NES como em cima vimos, contou com 16 titulares 11 + 5.

    Naturalmente, não se pretende avaliar cada onze, ou planteis respectivos (não comparo o Sandro com o Telles), mas apenas registar as opções válidas dentro de dois planteis distintos. Se o Porto de VP tinha escassas opções (o Defour foi ala na Luz, num 2-2)), o Porto de NES tinha/tem mais opções, isto em termos comparativos!

    1 abraço,

    PT

    ResponderEliminar
  52. Uma síntese perfeita da época! infelizmente...

    ResponderEliminar
  53. Depois do campeonato perdido é hora de fazer balanço e pedir explicações e atribuir responsabilidades para:
    1- Quem foi o responsável por contratar um treinador sem provas dadas e que a única vantagem a seu favor é ser amigo do peito,ao qual até telefona numa conferência de imprensa, do traidor Jorge Mendes?
    2 - Quem é o responsável pela construção de um plantel tão caro, desequilibrado e sem classe como este?
    3 - Quem concordou com a compra de Boly, Depoitre e um flop como Oliver por 20M ?
    4 - Quem se calou cobardemente ao longo de toda a época não defendendo o clube como era sua obrigação perante os roubos de que fomos e continuamos a ser vítimas?
    5 - O amadorismo e laxismo apoderou-se do clube e atingiu o pico no sábado ao cair no ridículo de nem corretamente o nome de um jogador estar inscrito na camisola.Vergonha!
    Lá diz o ditado popular que "à primeira quem quer cai,à segunda cai quem quer" e nós caímos à terceira à quarta e pelos vistos à quinta senão forem tomadas medidas urgentes. Precisamos de explicações de quem dirige! Não pode continuar tudo como se nada de mau se esteja a passar. Se os Srs da Sad são fortemente recompensados em bonus quando se ganha o campeonato porque é que agora não são penalizados por estes resultados desastrosos?
    Este é o campeonato da vergonha e da falta de verdade desportiva, dos roubos arbitrais todas as semanas, da dualidade de critérios disciplinares de um órgão que se diz de disciplina e que devia ser imparcial. Todos nós sabemos isso! Também nos anos anteriores se passou o mesmo e que fez a Sad para reverter a situação? Nada!
    Está na hora de mudar. O clube não é de Pinto da Costa o clube é dos sócios. PC deu muito ao clube mas também recebeu muito em troca e ainda recebe tal é o seu apego ao lugar.
    Se por teimosia sua ainda mantiver este incompetente treinador devolverei na hora o meu cartão de sócio.

    ResponderEliminar
  54. A parte desportiva já foi. Agora começa a guerra para arranjar 100 milhões euros até 31 julho. E isto não é invenção. Foi dito por Fernando Gomes CEO da SAD portista.

    ResponderEliminar
  55. JC, dispensamos esses e continuamos com o meio campo mais fraco que há memória. Andamos a pagar 20 milhões por Oliver que os adeptos adoram e não faz uma assistência, um golo, não tem um rasgo de criação. Assim, como poderemos alguma vez voltar a ganhar? São os próprios adeptos que querem manter aquilo que não rende absolutamente nada.

    ResponderEliminar
  56. Quando Pinto da Costa escolheu NES ninguém ficou convencido, ninguém ficou confiante na conquista do título. No final de contas o 2º lugar até nem é mau mas é uma classificação que não interessa ao FC Porto. Aqui o objectivo é sempre o 1º lugar, que nos escapa há quatro anos.
    Com a entrada do Soares, apenas em janeiro, ficámos com um plantel bom. Agora estamos obrigados a vender e a reformular o mesmo. Tem palavra a direção.
    Vamos atacar a nova época com NES? Tem palavra a direção. Eu gostava que viesse alguém melhor porque assim vejo as coisas complicadas.
    Por isso a direção tem de se deixar de brincadeiras e colocar o clube no lugar que merece. Os últimos passos parecem-me terem sido dados nesses sentido, espero que assim continue.
    António Onofre

    ResponderEliminar
  57. Depois de Jorge Jesus nunca percebi a fixação de muitos portistas em Marco Silva. Deve ser alguma forma de reverência aos produtos da "capital do império". Porque não a fixação no professor Rui que apesar do insuportável sonso que é lançou jogadores da casa [como Sanches, Guedes ou Semedo] enquanto que o nosso NES ia acabando com a prata da casa. O sonso até conseguiu transformar um "matreco" [Pizzi] num jogador utilíssimo ao Benfica apesar de gozar de uma gritante impunidade disciplinar. Marco Silva deve ter uma fada ou um Fado que o protege para ser tão lembrado para treinador do Porto. A certa altura entre ele e Paulo Fonseca escolheu-se o melhor e foi o que se viu e o que se vê já que Paulo Fonseca é campeão lá fora e desde que saiu do Porto tem dado cartas.

    ResponderEliminar
  58. Vila Pouca – o que fazer, parte I

    Sempre foi reagindo energicamente às golpadas, que o clube se foi afirmando.
    O que acontece, é que por artes que ninguém descortina, a política do clube também é defender o negócio!

    Mas isto agora tem clubes e SAD’s, e a “porra” está aí.

    ResponderEliminar