quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Está na hora de dar um grande murro na mesa


A propósito do que li hoje na Dragões Diário, "Se o futebol português não fosse uma mentira...", mesmo que não seja o meu estilo resumir tudo a factores externos e quem aqui vem já sabe porquê, mas deixo uma dica - colocar todas as culpas nos outros, é uma má prática, desresponsabiliza os que servem profissionalmente o F.C.Porto e isso não é saudável. Ontem não jogamos bem, mas bastava aproveitar uma das várias oportunidades para termos ganho - , gostaria de dizer o seguinte:
Sou do tempo do três para o Benfica e um para o Sporting, o F.C.Porto não tinha poder nenhum, éramos apenas uns tipos simpáticos, bons rapazes. Depois, primeiro com José Maria Pedroto e Jorge Nuno Pinto da Costa à frente de todos e depois com o actual presidente a ser o principal protagonista, o F.C.Porto com um grande coragem, foi à luta contra o status quo, não para conquistar todo o poder - isso é impossível num país descaradamente centralista e com o Benfica a merecer tratamento privilegiado por parte de uma comunicação social prostituída e que não é isenta, nem equilibrada -, mas para que o poder fosse repartido de forma que fosse a competência, qualidade e profissionalismo a fazer a diferença. E isso foi notório, o F.C.Porto transformou-se no melhor clube português, juntou ao sucesso interno um sucesso externo que até ultrapassou os sonhos dos maiores sonhadores. O F.C.Porto ganhava Champions, Taças UEFA e eles apitavam, apitavam, colocavam os apitos e os apitos eram apontados como as razões do êxito, sem perceberem o ridículo da situação. Alguns são os mesmos vermes, a mesma escumalha que perante as evidências e elas são tão grandes que até um cego as vê, não admitem que se toque nem com uma luva de pelica no clube que em seis jogos, teve ZERO, ZERO pontos na Fase de Grupos da Prova Rainha da UEFA. Mas continuando, como disse, no passado foi preciso o verdadeiro espírito de um Dragão criado, afirmado, sempre activo e de chama alta, para que o F.C.Porto deixasse de ser olhado de soslaio, um clube de gente simpática apenas, o coitadinho lá de cima, para ser o alvo a abater.
Agora estamos numa situação parecida, não temos força, poder, ninguém nos respeita, ninguém nos leva a sério, como tem sido evidente em tantas e tantas situações. Por isso era preciso um regresso ao passado, colocar o mesmo vigor, empenho e determinação, a mesma capacidade de luta de outrora, a mesma vontade e determinção para questionar os poderes instituídos e ao mais alto nível. Mas o que vemos? Uns posts do Baluarte do Dragão, uns tweets mais ou menos acutilantes, umas páginas mais ou menos afirmativas no Dragões Diário, os Universos Porto e da Bancada e o Francisco J.Marques. E não chega, como está à vista, não tem resultado, tem de se ir mais longe, tem de haver uma reacção forte e institucional do F.C.Porto. Quem tem de dar o murro na mesa tem de ser o líder, o director de comunicação e informação e tudo o resto vem depois. Por razões óbvias não vai acontecer, Jorge Nuno Pinto da Costa já não é o mesmo de há 30 anos, o que nos arrastava e mobilizava para as lutas pelo F.C.Porto, como são exemplo a manifestação junto ao Governo Civil ou a no caso da penhora, mas que para mim era fundamental, ai isso era.
 
Não é de hoje, já há anos que venho dizendo que um dos graves problemas que afectam a arbitragem são os critérios dos árbitros a que se junta agora, o VAR, essa nova tecnologia que podia ser tão importante, mas que no caso dos jogos do F.C.Porto só tem funcionado em nosso prejuízo. Nem preciso de fazer comparações com jogos dos nossos rivais, bastam dois exemplos recentes e sintomáticos: golo de Soares no F.C.Porto versus Sporting para a Taça da Liga; golo de Waris no Moreirense versus F.C.Porto de ontem.
No jogo da Pedreira, árbitro assistente não assinalou fora-de-jogo, Nuno Almeida validou o golo, Artur Soares Dias e Rui Licínio, mesmo que as imagens em nenhum momento mostrem a irregularidade, resolveram ser protagonistas, em vez de cumprirem o protocolo e ficar quietos ou pelo menos sugerir que o árbitro fosse ver as imagens, não, foram peremptórios, fora-de-jogo. Ora, como se viu, não há fora-de-jogo nenhum. O que vai acontecer à dupla que estava no VAR e tomou uma decisão altamente lesiva dos interesses portistas e da verdade desportiva?
Ontem e segundo uma explicação de um expert de arbitragem em quem confio totalmente, o assistente estava mal colocado, viu fora-de-jogo - também fiquei com essa sensação ao ver apenas as imagens televisivas, hoje com mais calma e com a imagem que anexo a opinião já é diferente -, mas cumpriu o protocolo, só levantou a bandeira depois da bola entrar, precisamente para que o VAR fosse chamado à liça. Não sei foi ou não e assim não sei se a responsabilidade é de Luís Ferreira ou do VAR, no caso Manuel Oliveira. Mas sei que os critérios dos árbitros e do VAR foram diferentes, nos dois jogos citados e sempre em prejuízo do F.C.Porto. Perante este e muitos outros lances que têm afectado o F.C.Porto esta época, não chega apenas falar do VAR com desdém. Não e não, é preciso ir mais longe, gritar que o VAR tem tido comportamentos totalmente antagónicos e sempre em nosso prejuízo, é preciso gritar que este VAR é uma vergonha!

Todas as equipas têm momentos bons e menos bons, Jesus dizia que o Sporting estava num grande momento antes da final-four da Taça da Liga, mas aquilo, apesar da vitória, foi mauzinho, agora diz ele, passou a jogar à italiana. O SLB também estava exuberante e em Belém a exuberância sem a paixão do Bruno tinha ido para o brejo. Portanto, mesmo havendo alguns jogadores que me parecem cansados, física e mentalmente, Aboubakar é o caso mais flagrante e outros tardem em aproveitar as oportunidades que tanto reclamam, Óliver por exemplo, uma equipa que acaba em força não pode ser uma equipa tão cansada assim. E mesmo não jogando muito, tendo sempre grandes dificuldades frentes a estas equipas e em campos pequenos, o F.C.Porto fez mais que suficiente para ganhar. Isto, sem deixar de repetir e sublinhar, apesar de ter acordado tarde para o jogo. E porque é verdade, se faltou eficácia, também faltou aquela pontinha de sorte que às vezes faz a bola bater na trave e entrar e outras sair. Quanto ao Sérgio ter feito más opções de início ou durante o jogo: de início discordo, se virem aquela equipa que entrou era a que eu coloquei no post de antevisão, já durante o jogo, a entrada a 2 minutos do fim do Sérgio Oliveira e que parecia não lembrar ao diabo, só não decidiu pelas razões conhecidas. E se isso tem acontecido o treinador se calhar já era genial.
Vamos entrar num ciclo terrível, onde se vai decidir muito sobre esta época. O treinador e a equipa podem contar com todo o meu apoio.

Apesar disto não vejo nenhuma razão para alterar nada da primeira-parte do post.

20 comentários:

  1. A verdade è esta dos três grandes a jogar tao mal e alguns à italiana, o Porto è o memos mal dos três, os ultimos dois jogos dos choroes foi zero os corruptos sem o krovanovic zero, nos os melhores mas se nos lesionamos ficamos iguais a eles, ainda ha muito campeonato e sofrimento e var a funcionar de forma perfeita em beneficio de choroes e corruptos, e Delois ainda veem comentadores dizer por isto e que o var e excelente quando da o penalty ao sporting mas ai contrario nunca funciona. Nao ha coincidencias is choroes dominam o var e os corruptos estao a meter cunha, nos? Sempre em nosso prejuizo.

    ResponderEliminar
  2. Vila Pouca tem razão. Já há anos que a liderança da SAD tem pecado e temos sofrido com isso.

    Quanto ao jogo jogado, é verdade que estamos a passar um momento menos bom, mas somos mais fortes que a concorrência e vamos trunfar, não duvido. Fevereiro vai ser um mês complicado e muito preenchido, temos de estar fortes. Aquela pontinha de sorte que não apareceu ontem, vai aparecer, não pode ser só para os outros.

    ResponderEliminar
  3. Bo noite caro MVP e caros portistas;

    Concordo inteiramente consigo caro MVP, a quem de direito (Jorge Nuno Pinto da Costa) fazer barulho onde o ouçam, e, onde possa criar ondas que permitam que esta pouca vergonha não se perpetue. Mas como a equipa na última entrada nos jogos, este parece-me cansado e pouco acutilante.
    Queria agradecer-lhe pela boa perspectiva dos dois foras de jogo nos últimos dois jogos em relação à falta de critério dos fiscais de linha e do VAR. Só vem mostrar que algo é premeditado para nos prejudicar, ou pelo menos sofrem de influências para que o discernimento seja sempre malicioso e faccioso.
    E aqui encontra-se o grande ponto da questão em relação a toda esta teia de influências montada e gerida pelo clube do regime.
    Existem sem sombra de dúvidas tráfico de influências e passo a citar o caso mais fácil de identificar por se tratar de alguém que passa de uma arbitragem, que para mim foi exemplar na aplicação de critérios e rigor para, duas aparições posteriores em jogos do nosso FC Porto num verdadeiro assalto à verdade desportiva. Falo, pois, de Artur Soares Dias.
    Aquando do jogo no estádio do Dragão para o campeonato entre FC Porto e Portimonense, faz uma boa arbitragem e sendo apertado pelos ''amigos de carnide'' quanto a erros que só os mesmos conseguem identificar ou, neste caso verdades completamente deturpadas da sua veracidade, consegue no jogo entre FC Porto e Vitória (Guimarães) mudar radicalmente o seu foco e enganar-se ostensivamente em nosso prejuízo. Qual a repercussão na CS em relação ao erros em nosso prejuízo? Pouca ou nenhuma.
    Outra entrada em cena no jogo da taça da liga entre FC Porto e Sporting em que consegue atropelar todos os regulamentos impostos ao VAR e numa situação de dúvida (dos adversários e gente menos honesta) anula um golo limpo ao FC Porto. Qual a repercussão na CS em relação ao erro em nosso prejuízo? Pouca ou nenhuma.
    Está aqui um exemplo fácil e perspicaz de toda esta rede montada pelo clube do regime e que já não engana ninguém que seja minimamente honesta. Quem erra (por vezes só no entender dos nossos adversários) a nosso favor é lançado ao descrédito, acusado de verme e condicionado por nós num ataque feroz pelo clube do regime e CS prostituta deste, enquanto, quando ''erram'' em nosso prejuízo o silêncio dos mesmos parece tumultuoso e se existe ruído os erros são humanos ou não existem.
    Está aqui a grande diferença que tem pautado a verdade desportiva neste país, cada vez mais centralista e prostituto deste mesmo centralismo nos últimos anos, em que passamos a ser, como nos tempos antes de José Maria e Jorge Nuno trazerem toda a chama que os caracterizou na luta contra tamanha desonestidade e centralismo instaurado, os meninos do coro que calam e consentem.

    Contra tudo e contra todos (foi o que sempre caracterizou o brasão abençoado). FC Porto sempre.

    JP

    ResponderEliminar
  4. Ou o lance é visível a olho nu do espaço, ou então é decidido sempre, mas sempre, contra o FCP. Quantos golos já nos anularam este ano? E aos outros?

    A campanha que FJM iniciou e está a fazer tem muito mérito e está a abaná-los, mas não chega. Os tentáculos ainda mexem, estão bem vivos como podemos comprovar em todos os jogos.

    Qualquer dia alguém perde a paciência.

    ResponderEliminar
  5. Será que o ordenado do hulk na China e com 30 e tal anos é superior ao do casillas?

    Eu sei que os contratos são para cumprir mas estavamos a precisar de um estimulo neste fecho de mercado e de um extremo direito

    Artur Chaves

    ResponderEliminar
  6. Artur Chaves, isso é a sério? Se é, é não ter noção de nada...

    ResponderEliminar
  7. Em relação ao hulk não, até porque tem contrato até 2020.

    Mas precisávamos de um estímulo desse género, sem dúvida.

    Artur Chaves

    PS: O vitória estava tão bem no jogo e de repente sai raphinha e entra rincon e tudo muda. Q mxrda de substituição.

    ResponderEliminar
  8. Silvestre
    Boa noite Vila Pouca, actualmente o futebol português está podre, pouca gente confia no mesmo porque não existe seriedade administrativa e competitiva,como é possível verificar jogo após jogo,onde os padres encomendados pelos lampiões vão ditando a sua sentença, mais ou menos óbvia e nesse panorama é óbvio que o FC Porto tem sido amplamente prejudicado,ora diante de tal contexto é necessário que a direção comandada pelo Senhor Presidente Pinto da Costa seja firme na defesa dos interesses do FC Porto em diversas vertentes e se faça ouvir bem alto, quiçá desse modo algo possa mudar.

    Depois o VAR pode ser uma ferramenta útil para a veracidade desportiva,mas a falta de critério e de igualdade da abordagem do mesmo dificulta que haja confiança nas pessoas que desempenham tal tarefa, bem como sobre quem os nomeia e classifica,ou seja não é actualmente possível confiar globalmente na arbitragem e isso deve-se em primeiro lugar aos árbitros, depois a quem os nomeia e tutela,dada a premente falta de isenção, rigor e seriedade que se vislumbra jornada após jornada.

    Finalmente o FC Porto tem de ser mais consistente e contudente, não pode dar minutos de vantagem aos seus oponentes como aconteceu ontem diante do Moreirense, dado que faltou na primeira parte um fio de jogo óbvio e prespicaz, depois é normal que alguns jogadores acusem desgaste físico ou mental,no entanto confio na equipa técnica liderada por Sérgio Conceição para lidar com tais situações no momento certo,posto isto é com expectativa que aguardo pelo próximo desafio, até porque dependemos somente de nós próprios para reconquistar o título de campeão nacional.
    Abraços
    Silvestre

    ResponderEliminar
  9. OS MISERÁVEIS.
    É verdade, foi com Pinto da Costa que começamos a ganhar cá e alem fronteiras mas o Polvo já existia, só que o presidente era mais novo e ia á luta, todos tinham respeito pelo FCP, hoje o presidente tem 80 anos e é ele que manda e ninguém faz nada sem que ele autorize.

    Se não tomarmos uma atitude concreta perante toda esta máfia, nos próximos anos não temos direito a nada.
    Tem que se dar um murro na mesa e no sistema, mas para isso precisa-mos de gente nova com conhecimento e que sirva o Clube e não se sirva dele.

    ResponderEliminar
  10. Todo o apoio do mundo a equipa e aí treinador. Quanto ao resto, tem que haver meus dúzia de " malucos" que ponha os vendilhões de Lisboa no seu lugar.

    ResponderEliminar
  11. Custa-me olhar para fora quando acho que a equipa se afasta cada vez mais das boas ideias que procurou no inicio da época. De resto, o murro na mesa depende da existência de uma Direcção e de um rumo, pelo que por aí não vamos lá. Apesar de jogar um futebol cada vez mais directo e pior, é na equipa que vale a pena acreditar e dedicar atenção.

    ResponderEliminar
  12. O Vila Pouca que suponho, saberá mais do que quem comenta (como eu) terá alguma explicação para o facto dos maiores prejuízos de que fomos alvo terem envolvido árbitros da AF Porto, vejamos:

    Aves - Porto: Penalty por marcar - Rui Costa (AF Porto, com o irmão no conselho de arbitragem)
    Porto - Benfica: Penalty por marcar, golo mal anulado - Jorge Sousa (AF Porto)
    Moreirense - Porto: Penalty por marcar, golo mal anulado - VAR Manuel Oliveira (AF Porto)
    Porto - Sporting: golo anulado em contradição com o critério seguido até à data - VAR Artur Soares Dias (AF Porto)

    É certo que também levamos com os artistas Verissimo, o Ferrari na taça da liga, o padre Esteves, mas não causaram estragos significativos.

    Como é que é possível tal postura? Em que estado está associação liderada pelo Lourenço Pinto (que também já teve melhores dias), que é por inerência delegado na assembleia geral da FPF? O que faz no conselho de arbitragem, na secção profissional, um pessoa honesta como o Bertino Miranda, no meio daquele mar vermelho? E o Paulo Costa na secção não profissional, que como árbitro já não era grande coisa, só lá anda para proteger os amigos e o irmão?

    É que acredito que os árbitros da AF Porto sejam assim tão piores que os demais. Mas a quantidade de erros é surreal.

    ResponderEliminar
  13. os miseráveis.
    GRANDE SENHORA PGR DRª MARQUES VIDAL. NÂO TENHA MEDO DO LIDER DO PS NEM DOS CENTENOS, RANGEIS OU VIEIRAS, META TODOS OS CORRUPTOS NA PRISÂO E AS MÀFIAS DA ARBITRAGEM SEM EXCEPÇÂO. OS PORTUGUESES PRECISAM DE GENTE COMO A SENHORA PARA TEREM ALGUMA CONFIANÇA E ESPERANÇA NESTE PAÍS.

    ResponderEliminar
  14. "Agora estamos numa situação parecida, não temos força, poder, ninguém nos respeita, ninguém nos leva a sério, como tem sido evidente em tantas e tantas situações", escreve muito bem Manuel Vila Pouca no seu post de hoje. Tem toda a razão e a culpa da nossa fraqueza não pode morrer solteira. Não basta mandar uns bitaites no Universo Porto da Bancada ou no Twiter quando a SAD e o presidente dormem com o o inimigo e nada fazem (ou fizeram) para evitar que os nossos principais adversários tomassem o poder. O FC Porto de hoje, aparentemente e infelizmente, nada mais faz do que recorrer ao modo calimero, embora com carradas de razão de queixa. Chateia perceber que ano após ano somos comidos por lorpas e os nossos dirigentes nos levam no embalo...

    ResponderEliminar
  15. Vila Pouca, deixo um off topic com o mercado de entradas encerrado, quanto ao mercado de saídas, a China continuará aberto até ao final do mês (por exemplo para o Vítor Pereira).

    Vejamos como ficou constituido sectorialmente o plantel do FC Porto, para abordar cerca de 19 a 20 partidas, nos próximos 4 meses.

    G Redes 4 Sá, Casillas, Vaná e Fabiano. (excesso de G Redes, quando ainda temos na B o Diogo Costa)

    Laterais 4 Ricardo, Maxi, Alex Telles e Dalot.

    Centrais 4 Marcano, Felipe, D Reyes e Osório.

    Médios 5 Danilo, Herrera, Oliver, André A e Sérgio Oliveira.

    Desequilibradores/criativos 5 Corona, Brahimi, Paulinho, Otávio, Hernani.

    P Lança/avançados 5 Aboubakar, Marega, Soares, Waris e Gonçalo P.

    27 Atletas no seu total, vamos pisar e repisar a questão do plantel reduzido em termos de quantidade? Qualidade, teremos de avaliar melhor quem chega, mas há posições com excesso de opções, baliza, e posição 9, em contraste, não há substituto directo ao Danilo. Portanto, de saída Layun (Dalot mais que preparado, faz direita e esquerda), 4 de entradas: Osório, Paulinho, Waris e Gonçalo.
    (se este Porto joga habitualmente com 2 P Lança, tem neste plantel 5 P Lança, parece-me que é um numero excessivo, creio que 4 seriam suficientes, isto porque na 1ª parte da temporada, com 33 jogos disputados, este plantel só contava com 3 P Lança, e, com o Soares lesionado cerca de 2 meses e pouco).

    O FC Porto com este reajuste com os 3 emprestados que chegaram, Osório, Paulinho e Waris, e 1 regressado, o Gonçalo, continua a registar 1 M€ de investimento no reforço do plantel (Vaná zero minutos). Nestes 27 actuais Atletas do plantel, há 8 regressados, 3 emprestados, e apenas a tal aquisição, o Vaná. Para termos noção do investimento feito neste plantel, e da sua frugalidade, recordo que o Braga investiu neste mercado de inverno cerca de 2,5 M€ em Figueiras e Lukic, e o VSC de Guimaraes cerca de 2 M€ no Welthon, a que se juntam outros investimentos que ambos fizeram no Verão!

    Observando os nossos rivais, começando pelo Sporting, contrataram 5 Atletas: Lumor, Misic, Wendel, Ruben R e Montero, 13 M€ de investimento (desconhecido o valor do Montero). De saída estão também 5 Atletas: Tobias, Jonathan, Matheus Bebeto, Medeiros e Alan Ruiz. O Sporting conta agora com apenas 3 centrais no plantel, e um numero em excesso de médios (nº6 e nº 8), William, Battaglia, Misic, Wendel, Petrovic e Palhinha, 6 no seu total. Passa agora a contar com 3 P Lança, com a adição de Montero!

    Finalmente o Benfica, emagreceu o plantel, mas também a folha salarial. Sairam 4 Atletas: Julio Cesar, Lisandro, Felipe Augusto e Gabriel, e os "reforços" foram promovidos da Equipa B, o central Ferro, e os médios Gedson e K Parks. Não se pense que o plantel do Benfica tenha ficado fragilizado, isto porque, contava com cerca de 30 Atletas na 1ª parte da temporada, e apenas tem 14 partidas oficiais para disputar!

    Termino, se este Porto for Campeão Nacional em Maio (como todos desejamos), será um verdadeiro case study na Europa do Futebol, porquê? porque contraria a tese de quem investe mais M€ em reforços, tendencialmente é Campeão, City, PSG, B Munique, são 3 bons exemplos! (o Sporting investiu entre 45/50 M€ em reforços).

    PT

    ResponderEliminar
  16. este ano ha um "pormaior" que por vezes a "malta" parece esquecer, so 2 se apuram pra champions, sendo que o segundo ainda vai ter de ir ao playoff.

    vamos ser honestos, quem ficar em 3o, pro ano vai ter de "apertar o cinto" a grande sobre pena de estoiro monumental, e olhando pra nossa casa que e' a que interessa, sabemos bem que se formos nos os 3os, estes 4 anos de seca, podem duplicar facilmente

    isto pra dizer que obviamente VAR's e afins estao com a cartilha afinada para os lados da segunda circular.
    por isso, ou jogamos pra eveitar "por nos pau" ou entao ja sabemos bem como isot vai acabar
    manu365

    ResponderEliminar
  17. Sei que não vem nada a propósito deste post mas, antes que seja tarde, gostava de enviar um grande abraço de solidariedade ao Folha, não só pelo grande trabalho feito até aqui, mas também pela confiança no que vai continuar a fazer . Relembro só que Jorge Fernandes, Galeno, Fede Varela e André Pereira constituem 40% dos jogadores de campo da equipa e ainda na passada 6ªfeira o 1º e o último foram dos mais decisivos na eliminação do Bayern . Um abraço

    ResponderEliminar
  18. Eduardo, já fiz o post e lá está uma nota sobre o António Folha.

    Eh, pá, queres explicações sobre a ida do Rafa a título definitivo para o Portimonense? Puxa pela cabeça, faz alguma coisa para te esclareceres, antes de vir mandar bitaites.

    PT, segundo li, tentamos alguém para a posição do Danilo e não foi possível. Com a vinda do Osorio, já há mais um central, DR pode ser em caso de emergência o 6.

    ResponderEliminar


  19. https://drive.google.com/file/d/1q2PYEpqC08_sOxRu5jM1d4zRqZrd_EUF/view?usp=sharing

    ResponderEliminar
  20. Talvez devesse continuar a aprender, até ao fim da época, com um homem como Jose Couceiro, mas se tiver sorte, saúde e mantiver a mente aberta à continuação dos ensinamentos, agora sob a batuta do Sergio, Gonçalo vai dar à equipa aquilo que só Brahimi dá: criatividade...muita, sempre fundamental, mais ainda com os Moreirenses desta vida.

    Se, por um lado, têm sido dias gloriosos para a Nação, aquela contínua falta de respeito e honestidade que os canalhas insistem em demonstrar sempre que a máquina azul e branca pode engrenar, fazendo até gala disso, aliada à ausência de descernimento dos jogadores na hora de decidirem um resultado - Sergio é também culpado, por ser o líder, mas o menos de todos - tira-me do sério, obrigando-me a lembrar do principal responsável por esta situação.
    Àcredito muito neste grupo. Sinceramente.

    ResponderEliminar