terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Moreirense F.C. 0 - F.C.Porto 0. Entramos mal, acordamos tarde, não fomos eficazes, desperdiçamos 2 pontos


No post de antevisão tinha dito o seguinte:
«Tenho muito receio destes jogos, tem sido frente a equipas como Desportivo das Aves, Tondela, Feirense, Estoril, por exemplo, que o F.C.Porto tem sentido mais dificuldades, particularmente nos jogos fora de casa. Campos pequenos, relva quase sempre em mau estado, equipas fechadas e que dificultam a profundidade de uma equipa que gosta de ter espaços, são factores que têm criado problemas ao conjunto de Sérgio Conceição, as exibições não têm sido brilhantes e as vitórias têm sido conseguidas com dificuldades. Recordo que nas Aves deixamos dois pontos, no Estoril estamos a perder ao intervalo. Para além disso, como já disse e repito, a nós ninguém dá nada de borla, o VAR só por uma vez decidiu a nosso favor e uma coisa que já estava decidida, amanhã todos os cuidados são poucos, é preciso um grande Porto, um Dragão a chispar e desde o primeiro minuto.»

Lamentavelmente, confirmaram-se os meus receios, Mais uma vez o F.C.Porto teve muitas dificuldades, desperdiçou dois pontos preciosos. Com isso não só não aproveitou a oportunidade para se distanciar do Benfica e colocar pressão no Sporting, como pode, em caso de vitória da equipa de Jesus, frente ao Vitória S.C., deixa de ser líder, mesmo que o líder seja à condição - recorde-se que faltam disputar os segundos 45 minutos do jogo do Estoril, aos Dragões. E se o resultado é injusto, a equipa de Sérgio Conceição merecia vencer, o facto é não venceu e não venceu, mais por culpas próprias que por pecados alheios - arrumo já a questão: não me pareceu penalty sobre Felipe, o golo de Waris pareceu-me em fora-de-jogo, acho é que 5 minutos de desconto foram pouco tempo, se tivermos em conta o jogo entre Belenenses e Benfica, então nem se fala.

Com José Sá, Ricardo, Felipe, Reyes e Alex Telles, Herrera, Óliver e Paulinho, Marega, Aboubakar e Brahimi no onze inicial, o F.C.Porto entrou mal, pouco intenso, lento com e sobre a bola, pouco dinâmico, teve algumas oportunidades para marcar - Aboubakar, Paulinho, Óliver e Brahimi podiam ter feito melhor -, mas não fez uma primeira-parte brilhante, nunca foi claramente dominador, nunca sufocou e encostou às cordas um Moreirense que até procurou jogar no campo todo.

Na segunda-parte, apesar do livre de Alex Telles só não ter entrado por duplo milagre, primeiro na defesa do guarda-redes, depois no corte do defesa quando Felipe ia recargar com a cabeça e já se gritava golo, ter acontecido ao minuto 50, foi após a entrada de Soares para o lugar de Paulinho, iam decorridos 68 minutos - o brasileiro fez uns bons 45 minutos, mas era preciso meter mais gente na frente -, que o F.C.Porto passou a atacar com mais critério - Tiquinho melhor que um desinspirado Aboubakar -, o último reduto do Moreirense vacilou, o golo esteve iminente, mas a bola não entrou. Já com Waris no lugar do camaronês, passou a haver mais versatilidade, já no tempo de descontos e com Sérgio Oliveira na batuta e melhor do que Óliver, o reforço ex-Lorient até marcou, mas não valeu. E lá foram 2 pontos à vida.

Notas finais:
Num campeonato equilibrado e em que ninguém nos dá nada, temos de encontrar maneira de vencer estes jogos frente a equipas que apenas lutam para não descer. É verdade que em campos pequenos, relvados que não são famosos, não é fácil jogar, mas se o espírito da parte final, tivesse sido o da parte inicial, até pode ser especulativo, mas atrevo-me a dizer que tínhamos ganho fácil.

Agora que o mercado vai fechar, é preciso estabilizar, olhar para a frente que os jogos vão-se suceder e não há tempo para ficar a carpir mágoas.

51 comentários:

  1. Caros Portistas,

    Estou desiludido, triste e muito chateado. Mais uma vez entramos a dormir, porquê?? Desde o ano novo que ainda não fizemos um jogo de jeito. Não se podem falhar golos fáceis, é inacreditável.
    Hoje podíamos ter arrumado com os corruptos e não fomos capazes de ganhar ao Moreirense????
    assim não!! não gosto de ser pessimista mas ou melhoramos muito nos próximos jogos com os 2 exportings ou vamos por aí a baixo. Quanto à arbitragem é mais do mesmo ninguém do nosso clube vem falar, nem exigir árbitros estrangeiros portanto estamos à espera de quê?? que percamos outra vez???
    Estou mesmo lixado, como é possível?? é que este filme já o vimos nos últimos 4 anos e só a sad Presidente é que não querem ver???

    FOMOS PORTO!
    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  2. O título do post é completamente verdade MAS...

    Isto de andar a competir com regras diferentes dos outros é VERGONHOSO!
    Uns jogam mal e são levados ao colo, nós jogamos mal e...somos empurrados para baixo!!!

    Não se trata de escamotear a realidade mas...comentar um jogo neste contexto FALSO... não faz sentido!

    Sérgio...se estás revoltado ou frustrado, não me pareceu NADA feliz a flash interview nem a CI!!!

    Para finalizar...se o clube não reage nem toma uma posição oficial DURA sobre o q se passa nesta liga DA TRETA... então...ponho já o meu coração de lado!

    PS- perante o ciclo terrível q se aproxima...ou o grupo se reencontra...ou o risco de repetir um fracasso aumenta exponencialmente! Mantenho a minha crença intacta mas...tenho de ver TODOS a remar prá frente!

    ResponderEliminar
  3. Boa Noite . A eficácia foi-se ? Brahimi é desde logo o que dá mais nas vistas na construção de oportunidades, mas a ausência de centros em condições(Ricardo então tem estado muito desajeitado) e a "ausência" de Aboubakar - que é recorrente em alguns períodos da época - e a ineficácia de Soares ( Não basta estar dentro é preciso ser competente ... ). Estamos numa altura crucial da época : muitos jogos, lesões, pressão psicológica, jogadores novos; em capacidade de luta não há dúvidas mas isto só não chega para ganhar jogos!Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Caro DVP,

    Isto hoje deve encher. Que desilusão! Dá ideia que se acabaram as pilhas. Entramos a ver o que dava e não deu. Falhamos golos incríveis mas ainda assim fica aquela sensação que não fizemos tudo o que deveríamos. Deixamos correr demasiado tempo.
    Há jogos que se ganham a partir do banco e hoje não tivemos banco e pareceu-me que todas as mexidas foram tardias. Meter o Sergio oliveira, ou outro qualquer, a 3 minutos dos 90?!!! Para mim foi um erro de palmatória. Falhamos por culpa própria e o Mister tem de fazer alguma reflexão. Há jogadores em baixo de forma. Brahimi é um deles. Marega parece um pouco cansado e depois também não entendo a manutenção de Oliver tanto tempo. Joga a um ritmo muito baixo e sem intensidade.

    Tudo isto ainda dói mais quando sabemos que os nosso rivais, que também passam por estes momentos, arranjam sempre ajuda divina do VAR ou outra coisa qualquer para ultrapassar estes jogos.

    Quando tínhamos tudo para descolar mais uma vez não conseguimos. Estou realmente lixado com F.....

    Raoc

    ResponderEliminar
  5. OS MISERÁVEIS.
    Vamos por partes: Parece que a uns jogos a esta parte estamos a perde o gás e jogo de hoje principalmente na 1ª parte faz/favor. Criam-se golos e não se marcam, Cansaço mental, ou falta de jeito.
    Arbitragem, mais uma vez na duvida marcam-se fora de jogo e anulam-se golos e não se marcam grandes penalidades.
    O VAR para o FCP é uma mentira de uma matilha de mal intencionados. A arbitragem é feita e mandada por gente incompetente e presa aos tentáculos de um Polvo Mafioso.

    ResponderEliminar
  6. O fora de jogo é no mínimo duvidoso, e talves pudesse ter sido assinalado penalti sobre o Filipe, mas pede-se mais ao porto a jogar com um dos últimos, pede-se mais velocidade mais determinação, os jogadores pareciam apáticos, aboubakar e brahimi completamente ausentes.. às vezes menos gente na frente se calhar ajudava e reforçar o meio campo, esta fórmula começa a encontrar cada vez mais resistência principalmente contra adversários que povoam o meio campo

    ResponderEliminar
  7. Boa noite Vila Pouca

    Hoje estou preocupado, a equipa quer mas não consegue...

    Notou-se que na 1ª parte alguns jogadores estavam sem intensidade, Marega, Aboubakar e Brahimi, qualquer um destes 3 não jogou bem, parecem presos fisicamente e psicologicamente e dai tantos lances falhados e jogadas perdidas...
    Tanto que o jogador mais intenso na frente foi o Paulinho, pois era o mais esclarecido...

    Ou seja, na perda da bola reagiam rápido mas depois não existia o pequeno pique para ganhar vantagem em posse, o tal cansaço físico e com isso as mas decisões...

    Na 1ª parte por 4 vezes pudemos marcar ou pelo menos rematar com perigo, mas Oliver rematou frouxo, Aboubakar ao lado e fraco, Brahimi nem acertou bem na bola, e o Paulinho rematou com o pé direito por cima da trave...

    Mas SC ao começar com um meio campo a 2 com Herrera (na Posição de Danilo) falhou muitos passes, e Oliver mais a frente, mas também complicativo e ambos lentos na criação de jogo...
    Hipotecou a hipótese de jogar em 433 com posse e circulação de bola...
    Parece que o 442 (ate porque agora ficamos com 5 avançados) esta para singrar...
    E confesso, não sei se isso e bom, pois continuar a pedir pernas aos jogadores não augura nada de bom, pois ou a equipa começa a marcar golos para ganhar moral e melhorar a qualidade de jogo, ou pode-se perder tudo o que já se fez de bom esta época.

    Assim, neste 442, era sempre necessário que o extremo entrasse para o meio e o lateral subisse e cruzasse, mas como o adversário jogava muito atrás, as diagonais dos avançados foram nulas... o Marega nem existiu neste jogo...
    Falta um plano B, pois o plano A já esta mais que estudado...

    Na 2ª parte e após a entrada de Soares e depois de Waris (Marega encostou na direita, mas sem explosão) e (Aboubakar saiu, parece esgotado) e com um Brahimi sem ideias e também esgotado, (isso fazia com que se agarrasse muito a bola e a perdesse).
    Ou seja, nunca tivemos uma equipa em pleno...

    Mesmo assim, na 2ª parte merecíamos marcar, mas do merecer ao marcar mesmo vai uma grande diferença, mas não se pode falhar tantos golos, ainda que de futebol bem jogado se tenha visto pouco, muitas bolas bombeadas e hoje não tivemos um pingo de sorte para a bola entrar num ressalto qualquer...

    Então aquele lance do Felipe onde o central adversário se antecipa na linha de golo foi de bradar aos céus...
    E o Soares parece que perdeu o Dom de acertar na baliza... parece bruxedo...

    Quanto ao arbitro:
    O golo anulado parece-me fora de jogo, infelizmente sem linhas e sem uma boa colocação de câmaras não se pode tirar as duvidas...
    Mas já sabemos que os padres este ano já nos colocaram de ponta e somos um alvo a abater...
    No lance do penalti sobre o Felipe foi igual ao do não assinalado ao Marcano na 1ª jornada, mas este custou pontos...

    3 empates em que se decide sempre contra nos, normal portanto (Aves, vermelhos e Moreira), jogos onde estas equipas se metiam la atrás e como estamos a perder ao intervalo com o Estoril (e só ver em que posição estão 3 destas equipas e ver a dificuldade que estamos a ter...)...

    Infelizmente acho que nesta altura SC gostava de ter um período de paragem para recarregar baterias de vários jogadores...
    Em vez disso vamos ter jogos de 3 em 3 dias...

    Confesso, não estou optimista...

    Abraço, Gil Lopes

    ResponderEliminar
  8. Penalty claro.
    E so traçar as linhas e verificar que o golo e legal.
    Mas o VAR era o sr. MANUEL OLIVEIRA....

    ResponderEliminar
  9. Melhor flash interview de sempre!
    (a do redes do Moreirense)

    ResponderEliminar
  10. Silvestre
    Boa noite Vila Pouca,fomos demasiado permissivos ou macios na primeira parte,por isso oferecemos metade do desafio ao oponente, posteriormente na segunda parte fizemos de tudo para vencer,no entanto faltou discernimento e contudência,como tal o desfecho foi amargo.

    Depois sinceramente não percebi a opção de Sérgio Conceição por Oliver em detrimento do Sérgio Oliveira,pois o mesmo é demasiado soft, enquanto o Sérgio pode dar à equipa outra visão,mais objetiva e contudente, para além disso o Herrera tão recuado não rende o que sabe e pode,por fim as substituições foram tardias.

    Finalmente o VAR em relação ao FC Porto é cego e mudo,algo que lança muitas suspeições,por exemplo o lance sobre Felipe parece-me grande penalidade e tenho dúvidas que Waris estivesse em fora de jogo,mas enfim o FC Porto tem de dar e fazer mais para ultrapassar qualquer obstáculo sem esperar nada dos outros.

    Abraços
    Silvestre

    ResponderEliminar
  11. Silvestre
    Boa noite Vila Pouca,o nosso Treinador Sérgio Conceição tem efectuado um relevante trabalho com o plantel que tem tido, agora para além de Gonçalo Paciência,Waris e Paulinho, apreciaria que viesse um central e outro médio diferente dos que temos, nomeadamente capaz de galgar terreno e de rematar sem pedir licença,ao estilo de Guarín, até porque o nosso Treinador assim o merece,mas enfim veremos o que sucederá neste último dia de mercado.
    Abraços
    Silvestre

    ResponderEliminar
  12. A equipa está cansada e a perder lucidez. Este mês próximo vai ser terrível.Vamos ver se nos equilibramos e recuperamos. Sérgio disse que era uma maratona, nesta prova há um período difícil em que se quebra, parece tudo perdido, mas depois o físico recupera e acelera-se de novo. Esperemos que seja assim e que não deixemos a concorrência descolar demasiado.
    Foram dois pontos muito importantes perdidos, temos de tentar dar tudo no Estoril...
    Também me parece que não há penalti e que há fora de jogo, não foi pela arbitragem.
    Descansar um bocadinho e pensar já no Braga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Completamente de acordo.
      A paragem de 2 semanas no natal,foi péssima.
      Há um antes e um depois na nossa qualidade de jogo,nível físico e...mental.
      Os jogadores estão completamente desgastados.
      Muito comprometedor este empate,por culpa nossa.
      Moreira,Aves?
      Assim não é possível.
      Abraço

      Eliminar
  13. Já tinha comentado ontem. Mesmo a quente mantenho a minha opinião.

    O cerne da questão deste tipo de jogos é este, não podemos dar 35 minutos de avanço!

    Depois não nos podemos queixar da perda de tempo, lesões, substituições, ansiedade. Começa a ficar muita pressão.

    Pois é isso que acontece na última meia hora e, lá está, não acontece na 1a. Ontem pusemo-nos a jeito e merecemos.

    Mais do que a tatica ou os jogadores este é que o problema. Pois na última meia hora encostámos o moreira às cordas e tivessemos ainda uma 2a parte e eles quebravam.

    Este para mim é o ponto essencial, embora me pareça discutível brahimi e paulinho neste jogo. Dois bons jogadores mas que procuram muito o corredor central, sempre sobrepovoado por este tipo de equipas.

    Artur Chaves

    PS: Falhamos em mais um momento chave e isso é que me preocupa e me deixa a dúvida se esta equipa vai ter o tal estofo para lutar nos momentos decisivos. Não é o empate em si mas o momento em que ele ocorre.

    ResponderEliminar
  14. Para mim o pênalti e claro,desnecessário mas para mim e pênalti,já o fora de jogo penso que seja correto .
    O que mais me preocupa de ontem e a condição física de alguns jogadores com braimi a cabeça que depois de quase 1 Semana para recuperar deram o estouro como uma castanha..imagino agora com a sequência de 3 em 3 dias..muito preocupado mais até do que com o resultado.
    Outra questão que eu pensei que com o Sérgio isso ia acabar e no início de época isso não se notou e a situação de entrar a dormir e depois ir atrás do prejuízo..

    ResponderEliminar
  15. O porto vai ser campeão não tenho duvidas contra tudo e contra todos este ano não vai escapar!

    ResponderEliminar
  16. tudo bem que temos culpa propria, mas quer os lagartos quer os lampioes qd nao jogam a ponta dum corno, teem spre aquele ajudzinha divina que nos nc temos, e isso no final vale pontos.
    o VAR que foi tao celere a anula ro golo do soares ontem nem foi preciso pra confirmar ou nao que waris estava fora de jogo.
    e vai se a ver e aquele pontinho dado por paixao ao slb ainda lhe spode ser mt precioso.
    ciclo de 5 jogos sendo que 4 serao em casa.
    po rmim como ja tenho dito, a champions e' pra poupar, nao e' o nosso objectivo e nao precisamos de provar nada a ng "la fora" ou chavoes como "prestigio" e dinheiro.
    com a equipa de rastos ou se gere ao que se vai ou entao vamos assistir a mais jogos como ontem.
    manu365

    ResponderEliminar
  17. Não terá sido pela arbitragem e pelo VAR que empatamos. Não soubemos aproveitar o deslize do nosso adversário o que nos traz o receio de que não temos estofo de campeões, se bem que a concorrência também não a tem. Sérgio Conceição tem espremido o sumo da equipa até ao limite que ontem pareceu cansada e sem chama. Aparentemente os reforços [Waris e Paulinho] são jogadores banais e Soares faz-nos lembrar Pena que também começou cheio de tesão e depois foi o que se (não) viu. Gonçalo Paciência traz a esperança de se acabar com a pólvora seca mas como tem o problema de estar frequentemente lesionado, veremos. Pela frente há jogos importantes onde não podemos voltar a vacilar. O empate de ontem foi um balsamo para o Benfica. Finalmente os pesos e as medidas das arbitragens e do VAR que nos atiram para baixo pelo que se exige que a SAD, o presidente, ou seja lá quem for, resolvam essa pouca vergonha que não pára de nos prejudicar...

    ResponderEliminar
  18. Pessimo. Terceiro jogo este ano a um nivel muito fraco, o que nao é mau de todo... O pior é ter desperdiçado oportunidade de encavar de vez o regime. Parece-me que SC errou na tactica (oliver e paulinho, num campo destes?), e foi lento a mudar.

    Equipa cansada e sem brilho (e apatica na primeira parte) isto sim é alerta...

    ResponderEliminar
  19. O golo é limpo,o penalty escandaloso.
    Tenho dito.
    Abraço

    ResponderEliminar
  20. OS MISERÁVEIS.
    Dizem os entendidos que os pequenos são sempre os mais prejudicados, rolem a bobina atrás e vejam que com o FCP é ao contrário.
    Arbitragem é uma praga no desporto em geral principalmente no futebol, esta associação de mal feitores fazem, decidem resultados se quiserem.
    Eu era a favor do VAR se fossem honestos mas o VAR é feito pela mesma canalhada de essa Associação de MF, por isso digo mais Chulice para arbitragem NÃO.
    Presidente PC e compª façam um vídeo de todo o prejuízo do FCP e mandem para a Arbitragem, FPF, LIGA...

    Sr Sérgio Conceição treinador do FCP, ontem na conferencia de imprensa após o jogo disse e bem, que para se ganhar tem que se ser muito e muito superior ao adversário e marcar muitos golos se não, não nos deixam ganhar, isso é tão verdade como algodão, sempre foi assim, tens que incutir isso nos jogadores, é a nossa Sina.

    Agora vem aí a filial nº1 do benfica ao Dragão no próximo Sábado, pergunto quem é o Ladrão que nos vai arbitrar desta vez!?...

    Sr Pinto da Costa & Compª mexam-se e bem depressa porque se não vamos ver o Filme da época passada e os Sócios já estão fartos de verem o mesmo.

    Para terminar: Vieira na prisão JÁ e Bruno Kalimero Arguido imediatamente, são duas pragas do futebol português.

    ResponderEliminar

  21. A equipa está mesmo cansada (já na época dourada de AVB, Janeiro e Fevereiro foram fraquinhos!)

    Estes 2 próximos jogos dirão muito do que valemos realmente...

    Mas reforço o que já tinha comentado ontem: jogámos pouco, sem discernimento e em esforço. O Moreirense teve ZERO oportunidades. O Sá foi um espectador! Agora...sobre o penalty NÃO marcado e sobre o golo anulado, pergunto o seguinte:

    - Mesmo sabendo que o Filipe cabeceia a bola antes do soco do redes...desde QUANDO pode levar um soco na cara, já até fora da pequena área e...não ser falta??!!! Por acaso este lance é diferente com o do Marcano no dragão (não sei se com o Estoril...)?! Quando um jogador tenta interceptar a bola e falha, atingindo o adversário...não é falta??!! Pois...

    - Sobre o golo anulado, por acaso é diferente do da Taça CTT, ao Soares?! Já existem por aí muitas imagens com linhas que permitem ver que Waris (não os outros) está em jogo. Foi anulado?...APENAS porque éramos nós, o FCP!!! VERGONHA SEMPRE!

    De resto mas SEM NUNCA ESQUECER esta podridão e estas regras profundamente desiguais e que causam mossa...temos de jogar mais e, de preferência...mais cedo! Depois até podemos descansar com bola.

    Venha o Braga...depressa!

    PS - a capa da bolha de hoje é...DE VOMITAR!!!

    ResponderEliminar


  22. Ok...Isto é muito giro...fica bem, mas continuo na minha; Para quando uma queixa em tribunal contra estes senhores?

    Eu pelo menos já estou farto de ver este filme, e depois de 4 anos sempre a bater no ceguinho e a clamar por justiça, não avançamos para a mesma?

    https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/porto/noticias/interior/fc-porto-aponta-a-arbitragem-futebol-portugues-e-uma-mentira-9086602.html

    O acumular de situações, é que levam ao desespero.
    Tendo isso em consideração e não ficando contente quando vejo o capitão a ter medo de meter o pé com tudo para ganhar uma bola dividida aos 70 minutos de jogo, compreendo que o mesmo o faça porque melhor do que ninguém ele deverá sentir que não vale o esforço nem a chatice de ganhar uma lesão. Se os líderes não se chateiam, eu que estou a ganhar o meu e que levo nas canetas vou-me chatear?

    Sejam felizes...e mais uma vez grito bem alto alto...
    É contra tudo e contra todos, estejam eles onde estiverem!!!!!


    ResponderEliminar
  23. «Entramos mal, acordamos tarde, não fomos eficazes, desperdiçamos 2 pontos»

    Também, mas não só...

    ResponderEliminar
  24. Apesar da profunda azia matinal e de ser evidente que a equipa está imersa numa mini crise de confiança ainda é cedo para se dizer à boca cheia que não vamos ser campeões. Mesmo que o sbordem vença hoje e nós não consigamos dar a volta ao Estoril só temos um ponto de atraso. Ainda há 42 pontos mais em disputa, sendo que os 3 grandes ainda se defrontam entre si.

    Esta fase vai passar e vamos voltar a ser goleadores. Eu sei que custa acreditar depois das péssimas entradas em jogo e das exibições medíocres nos últimos jogos mas o Sérgio vai dar a volta à coisa. As bolas vão voltar a entrar com ou sem padres. Se for preciso marcamos mais 2 golos roubados pelo VAR até eles não terem hipótese de roubar mais.

    Tenham calma. Estamos bem dentro da luta, mesmo com os roubos do costume.

    ResponderEliminar
  25. Pedro Pinto, vou-te responder como respondi a um amigo do facebook a propósito do mesmo assunto:
    «Meu caro, porque é que os critérios mudam sempre em nosso prejuízo? Porque será que o Sporting é o clube que tem sido mais beneficiado pelo VAR? Eu sei, mas deixo isso para os profissionais do FCP resolverem»

    Com todo o respeito pelo trabalho e coragem do FJM, mas é normal a sensação que a pessoa mais importante no FCP é o director de comunicação e informação? Isto vai lá apenas com uns tweets ou com uns Baluartes? A capa da Bola? E os editoriais e o que está no site e no interior do jornal e na Bola Tv? E quais as consequências? Ainda na CI de antevisão o jornalista da Bola Tv veio logo a seguir ao do PC e teve direito a resposta. Como disse o Kostadinov, se os profissionais não querem saber... eu já estou farto.
    Finalmente, como sabe quem frequenta o tasco, não gosto de resumir tudo aos árbitros. OK, quando jogam mal, Benfica e Sporting têm outras vantagens, OK houve um golo que vendo as linhas de fora-de-jogo parece mal anulado, culpa de um assistente mal colocado, mas mesmo jogando mal, como é possível ontem em quatro claras oportunidades e não fazer um golo?

    ResponderEliminar
  26. Bem, depois de ler aqui que levar um murro na cabeça dentro da grande-área não é penalti...

    Agora sim, acho que já vi de tudo.

    ResponderEliminar
  27. Costa, ainda bem, eu espero ver muita coisa... até porque certezas absolutas não tenho nem nunca tive.

    ResponderEliminar
  28. O que vale é que agora o único estádio pequeno a que vamos, onde nem metem as linhas de fora-de-jogo, é a Paços de Ferreira.

    Acho que ontem o FC Porto perder não merecia, de todo, mas ganhar também não porque não fez o suficiente para isso. Excepção feita ao livre na barra de Alex Telles não houve mais nenhum lance de golo iminente, só falhanços, um de Brahimi e um ou dois de Soares que podia ter feito melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh anonimo,só podes estar a brincar?
      Uma oportunidade?
      Ah ah ah ah
      Que jogo estiveste a ver,os da segunda circular?

      Eliminar

  29. DVP, completamente em sintonia!
    Mas sobre o facto de NEM um golo termos marcado...a Lei de Murphy é tramada!
    Aquele lance do Brahimi a falhar o remate na cara do redes...aquele do Felipe quase na linha de golo a ser cortado in extremis...enfim...o pior é que nos últimos anos tem acontecido vezes demais!

    Sobre a capa da bolha e tendo total consciência de toda a merda que vomitam cá para fora, apenas me chamou a atenção o facto da capa ser AZUL! É preciso serem muito FdP, cínicos e rasteiros! Sobretudo porque o azul é o fundo de uma notícia sobre o regime (e não foi a 1ª vez!!!). De resto é para mim uma AFRONTA ter o meu clube a recebê-los em nossa casa! VERGONHOSO!

    ResponderEliminar

  30. Ainda sobre o golo anulado ontem (que nos dava... a VITÓRIA!!!), um comentário que li e que espelha bem o que sinto:


    "O mais chocante não é achar que este lance é fora de jogo ou não. O mais chocante é no minuto 95 num lance que resume-se a +2 para nós ou -2 pontos o fiscal automaticamente invalidar a acção do VAR marcando fora de jogo. Pior, fazê-lo estando mal situado em campo e sem qualquer condição de avaliar justamente o lance. É agir de má fé.

    Esta é a grande questão.
    Ha 3 lances de duvida - herrera contra o benfica, soares contra o sporting, e waris contra o moreira - em que os fiscais de linha inviabilizam a intervenção do VAR.

    Na duvida devem deixar seguir e o VAR que decida...
    Mas a tusa de nos foder é tao grande que o instinto é levantar o pau..."

    ResponderEliminar
  31. Na minha modesta opinião o FC Porto jogou mal, jogadores apáticos e desinspirados mas a arbitragem não foi isenta. O lance do fora de jogo é dos mais fáceis de analisar por um fiscal de linha, pois o cabeceamento é feito praticamente na linha de fora de jogo. As imagens, devido ao ângulo da camara, são de difícil análise mas em campo é dos casos mais fáceis. Para mim ele teve dúvidas, e a ordem é em caso de dúvida deve prejudicar o FC Porto.

    Acho que a nossa direção continua mt quieta, deveria ser mais interventiva em especial em exigir igualdade de tratamento. Não armar peixeirada mas de acordo com os regulamentos fazer o que for possível e dar conta pública de tal.

    O polvo continua instalado, e se não nos mexermos vai continuar tudo igual.

    Nada está perdido mas temos de aprender com oa erros. Ainda só agora vamos a meio da prova, ainda falta muito jogo e pontos até ao fim.

    Abraços

    ResponderEliminar
  32. @ Dragão VC,

    Então se não era penalti, terá ficado por marcar uma carga do Filipe com a cabeça ao punho do GR amenésico do Moreirense ?!
    Ou será que vamos analisar o lance pela intenção do GR !?
    Acho que não há necessidade de querermos ser mais papistas que o Papa...

    ResponderEliminar
  33. Não consigo esconder, estou com "Ásia", e até me custa digitar meia dúzia de linhas, mas vamos a isso!

    1 Despacho já a questão da arbitragem. Opinião pessoal, GP por assinalar (todos os especialistas o confirmam, ontem e hoje), golo bem anulado pelas imagens sem linhas!

    2 O Moreira jogou apenas para o "pontinho", porém, sem criar teorias conspirativas, mudou estratégicamente, isto relativamente ao jogo com o Benfica. Ontem colocou dois camiões TIR no meio campo (Alfa Semedo e Boubacar), os dois alas também baixavam para apoiar os laterais, e apenas o Tózé e o Edno eram as duas unidades que tentavam incomodar. Não foi esta a estratégia do Moreirense com o Benfica, jogou com um meio campo mais macio, por exemplo sem o Boubacar. Ontem o central Belkaroui, não tentou sair a driblar, como tantas vezes fez com o Benfica, numa delas deu o 2º golo!

    3 A minha "muleta" a estatística, deixa-me sempre interesssantes indicadores. Por exemplo, entre 30 de Dezembro, e a 1ª parte com o Estoril, o FC Porto sofreu 6 golos em 5 partidas. Pós Estoril, resolvido o problema defensivo com a nossa baliza a zero, mas, em contraste, em 3 jogos e meio (desde o Estoril), em 315 minutos, marcamos apenas 1 golo ao Tondela, isto quando falamos numa equipa com um dos maiores registos goleadores do FC Porto neste século. Pergunta, abaixamento do Abou, Marega e Brahimi? Provavelmente...

    4 Opinião de Treinador de bancada. Cada jogo obedece a uma estratégia diferente, o jogo de ontem num campo acanhado e curto, um adversário com 8/9 homens atras da linha da bola, pedia outros protagonistas, por exemplo, o acutilante Maxi (Ricardo poupado), Sérgio Oliveira em modo fato macaco, e a jogar longo (Oliver como duplo pivot, é esforçado, mas não é a praia dele, sobretudo num jogo como o de ontem), finalmente, Soares fez mais em 20 minutos, do que o Abou em 70, era também um jogo talhado para o Tiquinho, e se foi convocado, e utilizado, deixou quanto a mim de ser assunto. Naturalmente, bem mais fácil fazer o euromilhoes ao sabado!

    5 A rotatividade equilibrada e ponderada com esta densidade competitiva é quase obrigatória, rotatividade essa que não deve mexer em pedras nucleares do eixo. Isto é, não defendo uma rotatividade sem critério à Lopetegui, numa eliminatória da T Portugal no Dragão mudou 8/9 peças, e perdemos 1-3. Danilo e Marcano só foram poupados por lesão, o Telles vai parar quando surgir algum desconforto muscular? O Brahimi estará refeito do problema que teve em Moreira para a Taça?

    6 Em 17 jornadas da 1ª volta, esta Equipa perdeu 6 pontos (3 empates), nesta 2º volta, com 3 jornadas disputadas, esta mm Equipa já perdeu 2 pontos, e está a perder uma partida ao intervalo, isto com 2 adversários do funda da tabela, para refletir!

    (elenquei meia duzia de pontos, mas o "testamento continua, porque os carateres estão a conspirar contra mim)

    PT

    ResponderEliminar
  34. (Continuação)

    7 Entronca na questão rotatividade, ou no rátio qualidade/quantidade deste plantel. Ontem estiveram 18 Atletas na ficha de jogo (entre eles o Jorge F da B), e de fora, por razões várias ficaram 10 Aletas ausentes: Vaná, Fabiano, Dalot, Marcano, Osório, Danilo, Otávio, Hernani, Corona e Gonçalo. Vamos voltar a repisar a questão do plantel curto? Mesmo que o Vaná ou o Hernani possam sair hoje?

    8 Nacional 1 FC Porto 1 (Benfica tinha perdido em V Conde), FC Porto 1 V Setubal 1 (Benfica tinha empatado em Paços) , FC Porto 0 Feirense 0 (Benfica tinha empatado em Alvalade), ontem, mais do mesmo, isto já é uma tradição dos ultimos 3/4 anos, ou será mesmo falta de "estofo"?

    9 Alguém o referiu, o Porto de AVB em Janeiro/Fevereiro sofreu então uma quebra de resultados, mas também um abaixamento exibicional, foi facto, porém, o Porto de AVB perdeu nesse período com o Nacional para a T Liga, empatou em Barcelos para a T Liga, e em Fevereiro perdeu no Dragão com o Benfica para a T Portugal na 1ª mão, todavia, não comprometeu no Campeonato!

    10 Termino, entre 3 Fevereiro, e 25 Fevereiro, teremos 7 partidas, em apenas 22 dias, 3 delas a meio da semana (incluo o Estoril), sequencia: Braga, Sporting TP, D Chaves, Liverpool LC, Rio Ave, Estoril 2ª parte e Portimão. Se "tropeçarmos"... Eu sei, o Sporting também está no mm barco, mas o Benfica não tem mesmo nada para fazer a meio da semana ...

    PT

    ResponderEliminar
  35. Boa tarde caro MVP e caros portistas;

    Não vou falar sobre o jogo porque está tudo dito, não jogamos muito e das oportunidades que tivemos não as soubemos aproveitar. Também não sou do que está à espera do pênalti da salvação ou de um lance no mínimo, mas dos mínimos discutível. Mas todas as equipas tem os seus momentos menos bons, entradas em jogo em ritmo baixo e dificuldades na finalização em certas partes da época, todos concordamos. Agora não podemos escamotear tudo aquilo o que tem acontecido ao nosso FC Porto nesses jogos, e falo nos dois empates consentidos nas Aves e ontem em Moreira de Cónegos. Se existe um pênalti que é pênalti e um fora de jogo inexistente estes tem de ser marcados e não assinalados respectivamente.
    Tenho de concordar que precisamos de ser mais e melhores mas isso não é possível durante os 34 jogos do campeonato, existem momentos, e devido à carga de jogos em que os treinadores tem de gerir esforços e as circunstancias do jogo por vezes também bloqueiam o nosso jogo.
    Tanto ontem como na Vila das Aves vimos equipas de bloco baixo, com muita gente no seu meio campo defensivo e devido às reduzidas dimensões do terreno vemos um jogo atabalhoado e não muito pensado. É complicado para o nosso futebol. Temos de ser mais hipócritas na hora de finalizar as oportunidades que dispomos.
    O que quero dizer com isto tudo é que os campeonatos ganham-se nestes jogos e quando jogadores e treinadores veem que são constantemente prejudicados nestes jogos, é difícil manter critérios e as hostes começam a ficar nervosas. Se é pênalti marca-se, e se em caso de dúvida num fora de jogo deixa-se seguir. Vamos ter mais jogos assim e o que me deixa apreensivo é que estes lances prejudicam o FC Porto mesmo quando não somos tão competentes e/ou felizes e como consequência adulteram a competição.
    E só quero deixar uma nota; pensem o quanto difícil deve ser para uma equipa saber que tem de jogar, não só com um adversário que estaciona o autocarro, como, com uma equipa de arbitragem constantemente tendenciosa para nos prejudicar, principalmente em jogos destes em que por vezes as coisas não nos correm tão bem.
    A grande diferença para os nosso adversários, é que eles sabem que existe uma ''estrelinha'' (árbitros) para eles e para nós nunca.
    E pensem que enquanto um árbitro erra a nosso favor já sabe o que vai sofrer na CS enquanto erros para os outros são escamoteados pela mesma CS que nos põe no pelourinho. Ou alguém ouviu falar da arbitragem da última segunda-feira no Belenenses-Benfica????

    Contra tudo e contra todos. FC Porto sempre.

    JP

    ResponderEliminar
  36. Pelo menos o penalty é CLARISSIMO.

    MAIS UM e sao tantos que nem a explicaçao da INCOMPETENCIA chega.

    SAD VAMOS LÁ TOMAR POSIÇAO. Esta na hora. Nao chega só treinador e o FJM.

    Li na net esta frase que julgo ser para arbitragem portuguesa :

    "adoraria ter um trabalho onde poderia ser um incompetente de primeira, ganhar milhares de euros e, ainda, ter gente a defender-me"

    e acrescento eu : e Nunca ser despedido.

    ResponderEliminar
  37. Alterações nas equipas da Champions League confirmadas até final desta semana, recordo que são permitidas 3 alterações (com critério definido), isto relativamente aos inscritos em Agosto!

    No FC Porto entraram no plantel 4 Atletas: Osório, Paulinho, Waris e Gonçalo Paciência (á partida irá entrar, formado no Clube).

    Até agora, apenas o Layun saiu, hoje poderá ainda surgir uma, ou outra saída, provavelmente o Vaná (não inscrito na Champions) e o Hernani serão emprestados!

    Aí vai o meu palpite relativamente aos inscritos para a Champions:

    3 entradas: Osório, Paulinho e Gonçalo Paciência (uma duvida, o Waris poderá ser inscrito, em detrimento do Paulinho? porém, há 4 avançados/P Lança incluindo o Gonçalo).

    3 saídas: Layun (confirmada), Otávio (duas lesões na mm temporada não ajuda nada), e o Hernani.

    Amanhã ou depois, já teremos esta confirmação oficial do reajuste para a Champions!

    PT

    ResponderEliminar
  38. Anónimo das 12:03:

    Estás a ser irónico ou a brincar, não?
    Não merecia ganhar???
    (...) Só falhanços, e um ou dois, quê???

    Não sei se têm reparado nesta questão, mas o nosso guarda-redes nos últimos jogos até podia ser o Óctavio!

    Não me recordo enquanto adepto, em que um nosso guarda redes tenha passado tantos jogos sem qualquer tipo de interferência directa no jogo.
    Já parece um quarto árbitro com luvas!

    E, se me permitem, porque já deixei aqui a minha opinião, e não retiro o mérito e o talento do nosso jovem guarda-redes. Que tenha um longo futuro nas redes portistas, era bom sinal!

    O único reparo que possa fazer enquanto "palpiteiro da bancada" ao Sérgio Conceição, e não sou de apontar o dedo, como o autor do blog pode constatar, até nem a outros comentadores.

    É que nestas situações, que começa a faltar mais discernimento, como constatamos ontem, a todos, treinador incluído, porque somos humanos, e na questão da arbitragem se continuar assim pode levar há loucura...
    Casillas/Sérgio nas suas idades/experiência não devem ser muito distantes, e penso que o guarda redes espanhol era muito, mas muito mais importante dentro do campo do que fora dele...
    E mais uma vez realço o seu ENORME profissionalismo, pela forma e atitude como viveu aquela segunda parte ontem no banco!

    Por isso acho incompreensível a sua ausência do jogo, e baseio-me no facto de que este deve ser o seu último ano de dragão ao peito, e então aí o José Sá para a próxima época, podia entrar tranquilamente na equipa.
    E este é mesmo um ano X, que está muito em jogo, não só para nós enquanto adeptos, mas também para toda a estrutura portista.

    Mas claro, a coisas muito mais importantes que esta, a começar pela falta de sorte, hey tu!
    Estou a falar contigo, por onde tens andado?

    E...nergiaS, oh se faz favor, aí no dragão vasculhem o perímetro e alguns geradores...

    Os tais falhanços da primeira parte e o lance do Filipe na linha de golo é pura ficção cientifica, e sem duplos!

    Por falar em ficção cientifica, o guarda redes do Moreirense, que até pareceu um bom rapaz na flash interview, será que viu o filme do director Couceiro no Dragão o ano passado?

    E viram aquelas rezas e braços para o céu ao intervalo de joelhos junto á baliza?
    É que, depois de aquele lance e a segunda parte... será que no último dia de mercado, podíamos contratar pelo menos...um especialista em Feng Shui para ter junto ao nosso banco de suplentes?

    Viram também o Dudu, na sua analise a arbitragem da taça da liga.
    Adeus taça Lucílio Baptista, olá Taça Video Arbitro Sporting Club.

    Seria também pedir muito a algum dirigente portista, saltar do conforto do porto canal para uma estação, não lunar, nem rodoviária, mas que tivesse assim, pronto... mais repercussão pública, estão a ver... e fazer um pequenote briefing com tudo o que se está a passar nos últimos tempos.

    Éh que, se isto continuar assim, e já vimos coisas que nem em filme sonharíamos ver... a parecer pela simples impressão do Já vali Tudo, não me admirava nada, que o próximo árbitro do Porto Braga mandassem o Bruno Paixão, do VAR, pouco interessa quem, não?


    Alexandre Bosque





    ResponderEliminar
  39. E eu a sair daqui, e a ver o comunicado do F.C.P

    Onde é que é para assinar?


    Alexandre Bosque

    ResponderEliminar
  40. Ainda estou de ressaca. Dormi mal, muito mal...
    Tudo corre mal..a azelhice, falta de sorte, arbitros e o Var..De facto, temos graves queixas de três jogos e não vai ficar por aqui.

    Jose Carlos - Rio Tinto.

    ResponderEliminar
  41. Uma equipa que quer ser campeã entra assim?? E depois da mouraria ter empatado?

    Sinceramente não percebo! Mas pior é que entramos a passo, a jogar devagar devagarinho em vários jogos e a equipa e o treinador continuam sucessivamente a cometer este erro e parece que não se dão conta!

    Estamos na pior fase da época, estamos a perder com o Estoril que estava em último e perdemos pontos contra Aves e Moreirense que estão nos últimos lugares, assim fica difícil!

    Mesmo a nível físico temos jogadores que estão nas lonas, A.Telles acaba o jogo de rastos e aqui SC tem responsabilidade, era obrigatório pelo menos na Taça da Liga fazer descansar o Alex até porque o Layun na esquerda dava segurança...o mesmo para outros jogadores.

    Quanto ao fora de jogo, concordo mas no lance do Filipe não tenho a mesma opinião, penalty claro, o gr sai em falso e ao socar a bola bate na cabeça do Filipe.

    Mas como dizia ontem o M. Queiroz até nisto precisamos de crescer...

    ResponderEliminar
  42. Revendo agora as imagens, parece que o golo afinal era legal. Waris está em jogo no momento do passe.

    A pergunta é: para que serve afinal o VAR?

    Se não serve para tirar as dúvidas neste lance não serve para nada, ou é para continuar a prejudicar uns e favorecer outros?

    ResponderEliminar
  43. Boa tarde,

    Penalti claro....
    Golo limpo...

    mas, o Filipe falha um golo "cantado", não me pareceu muito bem o estado dele.....
    O Paulinho, tem tudo para fazer golo, envia por cima, não pode...
    Oliver, numa recarga tem tudo para fazer golo, remata em força contra o boneco. perde muito tempo a fazer rotundas.
    O Sérgio Oliveira entrou tarde e passes verticais não são os melhores para cabecear e desviar para a baliza.
    O campo não ajuda, não devia ser permitido jogar futebol de onze em campos de sete.
    Não podemos ser melhores, nós sabemos que temos de ser muito melhores.
    Obrigado
    José Rodrigues

    ResponderEliminar
  44. Houve muita transpiração mas pouca inspiração .
    O Aboubakhar anda apagado nos últimos jogos , Brahimi fez um jogo fraco , Oliver devia ter saído mais cedo e alias deveria ter sido logo o primeiro .
    Começo a ficar preocupado , nos ultimos 3 jogos e meio (Estoril, Tondela , Sporting , Moreirense) só um golo , é muito pouco .
    Ainda assim faltou uma pontinha de sorte , aquele livre ao ferro do Alex telles e que bate na cabeça do guarda redes e depois quando o Felipe aparece para cabecear para o golo um defesa tira com um pontapé , é um lance caricato e surreal , depois já se sabe jogamos contra 14 mais VAR , mas isso todos sabemos .

    ResponderEliminar
  45. Costa, não é VC é VP, se há coisa que não quero é ser mais papista que o papa. Portanto, essa gracinha do Felipe bater no punho do guarda-redes não é necessária, OK? Disse no post aquilo que vi na televisão, pareceu-me que a bola já estava longe quando o guarda-redes toca no Felipe, não teve nada a ver com o que aconteceu no F.C.Porto -Estoril, murro de Moreira que deixou Marcano KO. Foi assim que eu vi, como não sou de verdades absolutas, admito estar errado e ter sido penalty como diz o tribunal do Jogo por unanimidade. Portanto, ponto final no assunto, há outras coisas para além dos erros dos árbitros que importa falar.

    ResponderEliminar
  46. "João Correia reafirma que Vieira não é arguido, apesar de confirmação da PGR"

    é esta a defesa deles, dizer que não.

    ResponderEliminar
  47. Finalmente a Sad acordou e vai pedir uma reunião ao CA sobre os roubos de que temos sido alvos. Duvido que sirva para algo essa reunião, pois quanto a mim é o mesmo de eu ser roubado e pedir uma reunião com o ladrão. Se as pessoas que integram a CA fossem sérias já tinham tomado decisões e castigado os incompetentes que nomeiam, e que está mais que provado não são sérios, não era preciso um clube pedir uma reunião para agirem, o que de qualquer modo não farão. Quanto a mim o caminho certo a seguir era fazer uma exposição bem documentada à UEFA, mostrando com factos a dualidade de critérios existentes para situações iguais mas que são ajuizadas em função da cor das camisolas. Não era preciso ir mais longe bastava comparar o golo que ontem nos anularam com aquele marcado pelo Dost em Vila do Conde que lhes deu a vitória. Aqui não vale a pena reclamar pois os roubos e as nomeações provocatórias vão continuar.
    É evidente que os nossos problemas não se resumem somente aos padres. É inadmissível entrarmos nos jogos a dormir, sem raça, sem crença, sem velocidade, sem vontade de os resolver rápido, dando quase sempre a primeira parte de avanço, vejam-se os casos das Aves, do Estoril e de ontem. Sérgio Conceição ainda não conseguiu resolver esse problema. Ele próprio tem as suas culpas pois por vezes demora muito a reagir e faz substituições tardias, veja-se o caso de ontem que mandou entrar SO a poucos minutos do fim. Não se compreende. Também não se compreende como Brahimi, Oliver e Abou estiveram tanto tempo em campo sendo ontem umas autenticas nulidades. Não entendo também a gestão do plantel pois se todos dizem que ele é curto, como se manda embora Layun e se empresta Rafa Soares não tendo um substituto à altura para o caso de Teles se lesionar. É brincar com a sorte. Os nossos avançados não podem falhar tantos golos pois assim vai ser difícil ganhar o campeonato. Fiquei com boa impressão dos reforços Paulinho e Waris. Os próximos jogos dirão se temos ou não estofo de campeão. Hoje é o ultimo dia de mercado era bom que aparecesse um extremo que fizesse a diferença. Mas isso sou eu a sonhar.

    ResponderEliminar
  48. Concordo com a excelente análise do post e acho que o principal problema neste momento é o cansaço da equipa, o que vendo a altura da época em que estamos é claramente preocupante. Mas também vejo vários aspectos positivos, que me fazem acreditar que vamos ser campeoes:

    - Somos capazes de criar oportunidades;
    - Os reforços prometem;
    - O SC merece a minha total confiança;
    - Os nossos rivais nao estao percisamente numa forma melhor.

    Quanto ao lance do Felipe: é penalty, mas estes lances raramente sao assinalados...

    ResponderEliminar
  49. caro MVP,
    qdo fizer o post logo pegue na capa da bola com as ossanas ao negocio embalo e mega hiper formacao do seixal...pq vai a ver se, e afinal nao ha embalo nenhum..."que passou-se"?
    manu365

    ResponderEliminar