sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

F.C.Porto - S.C.Braga. Um bom jogo para acabar com algum nervosismo que se vai notando


S.C.Braga, boa equipa, bons jogadores, vai ser, não tenhamos dúvidas, um adversário motivado e difícil. Mas também por isso, é o adversário ideal para verificar se tantas teorias sobre a equipa de Sérgio Conceição e que vão desde o cansaço físico e mental, até baixa de forma evidente em alguns jogadores, passando por azias mal disfarçadas, têm confirmação ou é apenas só fumaça, como dizia o outro. No futebol a fronteira entre uma equipa que hoje está bem e amanhã já está mal, passa muitas vezes por pequenos pormenores. Uma bola que bate na trave e não entra e uma bola que bate na trave e entra; um VAR cego e um VAR com olhos de lince. Mesmo reconhecendo que ultimamente tem havido um maior desequilíbrio e menos brilhantismo nas exibições do F.C.Porto - más entradas, algum adormecimento com vantagens mínimas, mais lentidão nas saídas, menor capacidade de pressão e intensidade e pouca eficácia -, repito, para o campeonato, salvo o jogo da Vila das Aves em que considero o resultado justo, mesmo quando não ganharam, os Dragões foram sempre superiores e estou a incluir nesta análise o jogo de Alvalade frente ao Sporting.
Assim e como conclusão, acredito que amanhã teremos um Porto forte, determinado, um Porto à altura das responsabilidade e pronto a acabar com algum nervosismo que já se vai notando aqui e ali. 
Que todos os intervenientes estejam à altura do jogo. Não queremos que nos dêem nada, mas estamos até à ponta dos cabelos com o que nos têm tirado. 

A minha equipa:
José Sá, Ricardo, Felipe, Reyes e Alex Telles, Herrera, Sérgio Oliveira e Paulinho, Marega, Soares e Aboubakar.

Em França, o árbitro que chocou com um jogador do Nantes, o tentou rasteirar e depois o expulsou, sem qualquer razão, apanhou 3 meses de castigo. Em Portugal, como se viu no episódio entre Danilo e Luís Godinho, não só não aconteceu nada ao árbitro, como tivemos de assistir à pouca vergonha de ver um assessor de imprensa da FPF a tentar passar para a opinião pública uma verdade alternativa do que aconteceu.

A propósito da notícia da lixeira da manhã - Sérgio Conceição de candeias às avessas com Soares e Aboubakar, após intervenção do presidente Pinto da Costa, ficou zangado e até cancelou o treino - e como tese:
Mesmo com treinadores experientes, carismáticos, líderes na verdadeira acepção da palavra e com grande currículo, há por vezes conflitos nos grupos que é preciso gerir, nem tudo é sempre um mar de rosas. E portanto, se tivesse qualquer ponta de verdade, mais que o conflito propriamente dito, preocupava-me saber que no F.C. Porto há gargantas fundas.
Dito isto, Sérgio Conceição negou peremptoriamente tudo que a lixeira da manhã deu à estampa. Sendo assim, é apenas mais uma entre muitas mentiras, calúnias, disparates, falta de ética e deontologia em que aquela lixeira é fértil, uma encomenda num momento em que Benfica e Luís Filipe Vieira estão na boca do povo e por más razões. O espantoso disto tudo, pelo menos para mim, é ver um jornalista da CMTV na conferência de imprensa, fazer perguntas e ter respostas.
 
«O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) impôs uma multa de 804 euros a Sérgio Conceição, depois de o treinador do FC Porto ter dado um soco no banco de suplentes em Moreira de Cónegos.»
Alguém me sabe informar quanto pagou de multa Fábio Coentrão pela cena, muito pior no banco de suplentes do estádio do Bonfim?

Depois de efectuado o teste de resistência à bancada topo Norte do estádio António Coimbra da Mota, que a foto documenta, e que deu a bancada como aprovada, a Liga deu luz verde para que a bancada esteja aberta ao público no Estoril - Sporting do próximo domingo.
Que tudo corra bem...

20 comentários:

  1. Custa-me dizer, mas o SC tem aquilo que procurou.. ou seja o Lixo da Manhã apenas provocou porque o treinador Sérgio Conceição teve a desfaçatez de desafiar o Presidente Pinto da Costa quando disse que nem ele mudaria a sua maneira de pensar e agir e também "desautorizou" o Francisco J. Marques... Aconselho o Sérgio Conceição a ter mais recato.. e previno o presidente PC de que se as coisas correrem mal vai se ver aflito para se ver livre do SC..
    Com os melhores cumprimentos
    A. Martins

    ResponderEliminar
  2. Amanhã é para ganhar e mais nada jogue quem jogar. De outro modo adeus campeonato.
    Off tópic que dizer do castigo aplicado a SC por bater no banco ? O polvo Meirim no seu melhor.Porque é que Coentrao que fez pior não o foi? Porque é que os seus insultos racistas também passaram ao lado? E nós pagamos e calamos? Que faz o nosso departamento jurídico perante este autêntico gozo de que somos alvo? Nada? Mas ninguém defende o clube? Não temos uma voz de comando? Somos um clube à deriva? E nós sócios perante estas vergonhas aceitamos tudo sem fazer barulho? A mentira que é o futebol português faz com que ninguém acredite nele e nas suas competições viciadas.

    ResponderEliminar
  3. A.Martins, você está a ver o filme mal, se não correr bem com o Sérgio, já é o quinto. Portanto, torça para que corra bem com o actual treinador, para bem de todo o portismo e também para o principal responsável pelo clube e SAD.

    ResponderEliminar
  4. Caro sr Vila Pouca.. talvez não me fizesse entender bem.. não quero que as coisas corram mal. Mas que não gostei das atitudes que referi não gostei mesmo... ele tem de entender que é funcionário do clube e não querer demonstrar que é diferente dos outros com exemplos que deu. O SC em obrigação de saber que a comunicação social adversa está sempre á procura de qualquer sinal para denegrir o clube. Ele que reflita bem no que diz...
    Cumprimentos portistas
    A. Martins

    ResponderEliminar
  5. Temos de ganhar. Ponto. SC tem sido brilhante, apesar das asneiras recentes (a equipa inicial no estoril, erro ja reconhecido pelo SC, o oliver no Moreirense (adoro o oliver mas naquele campo nem pensar) e as tardias mudancas). Tenho muito mais confiança no SC hj do que em qualquer membro da SAD.

    Nao entendi o Paulinho fora da champions... Um bocado mau para a autoestima dele.

    ResponderEliminar
  6. A.Martins, o Sérgio Conceição não é assim agora, sempre foi assim e as pessoas do FCP sabem-no muito bem.
    Curioso, o Sérgio já fez tanta coisa boa, elogios?, nem vê-los, agora uma lixeira resolve dar uma notícia falsa, você atira-se ao Sérgio...

    ResponderEliminar
  7. Caros Portistas,

    Amanhã precisamos de ganhar e ganhar bem para que a confiança volte à equipa e aos adeptos.
    Acho que o SC esteve muito bem na não resposta aos fdp do cm. Ó martins vai pregar para outra freguesia que aqui é só para Portistas.
    Esperemos para ver quem é o Padre que nos vão mandar e não entendo porquê a CA não nos recebeu?? aos corruptos recebem logo e a nós mandam-nos esperar?? mais uma vez a direcção a dormir.
    Sinceramente em relação à bancada eles vão abri-la mas não vão vender a totalidade dos bilhetes para salvaguardar a segurança. Será que o delgado da liga foi o mesmo que aprovou para o jogo com FCP?? cuidado que esse também faz parte dos corruptos e pode não querer saber... sinceramente espero que corra tudo bem. Os corruptos vão querer jogar com Estoril fora da Amoreira, estaremos atentos...
    FORÇA PORTO VENÇE POR NÓS!

    FOMOS PORTO!
    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  8. Silvestre
    Boa noite Vila Pouca, espero que possamos alcançar com maior ou menor dificuldade um desfecho positivo diante do Braga para continuar a nossa caminhada rumo à reconquista do título de campeão nacional.

    Depois é normal que alguma comunicação social invente disparates sem o mínimo nexo para desviar as atenções do estado lastimável dos lampiões,onde o cidadão Luís Filipe Vieira utiliza o site oficial do clube para se defender no processo LEX e o treinador Rui Vitória completamente desorientado se mete ao barulho, enfim aquilo é um circo.

    Finalmente estranho a multa a Sérgio Conceição e a ausência de algum castigo aplicado a Fábio Coentrão, sobretudo pelas palavras ditas a Marega que não podem passar impunes.

    Abraços
    Silvestre

    ResponderEliminar
  9. 11 para amanhã:
    Sá, Ricardo, Filipe, Reyes, Atelles, Herrera, Sérgio Oliveira, Oliver, Marega, Aboubakar e brahimi. 4-3-3 porque é o braga. Equipa forte no meio campo. Ao intervalo de não correr bem, soares por Oliver.

    Acho que estamos numa fase de desconfiança sobre a capacidade da equipa. Demos parte fraca na 1a parte em moreira com a agravante de que podiamos aumentar a distância para o slb.

    Num cenário optimista, se ganharmos todos os jogos até ao Sporting, inclusive, podemos ficar a 5 pontos dos 2 rivais. Parece impossível!

    São estes os próximos jogos: braga casa, chaves fora, rio ave casa, portimonense fora e Sporting em casa. Com os 45 minutos do Estoril.

    Destes o do Estoril e o do Sporting são os mais complicados. O 1o por termos de virar em 45min e o 2o por ser o segundo classificado. Com o chaves e em Portimão temos que aproveitar o futebol positivo dos adversários que vão errar se pressionados. Isto teoricamente...

    Ficam depois 9 jornadas por disputar. Vamos a isso!?

    Artur Chaves

    ResponderEliminar
  10. Manhoso mais manhoso não há

    Sérgio Conceição foi multado em 804 euros por ter “danificado o acrílico lateral” do banco de suplentes durante o jogo de Moreira de Cónegos, mas Fábio Coentrão não foi multado por ter socado repetidamente o acrílico do banco de suplentes, partindo-o, durante o Vitória de Setúbal-Sporting. E porquê? Porque só num dos casos, o do treinador do FC Porto, o relatório da dupla de delegados da Liga mencionou o sucedido. Assim de repente, até pode parecer uma questão de sorte ou de azar, mas não é, porque entre os dois episódios há apenas 11 dias de intervalo e até um nome em comum: Rui Manhoso compôs, num e noutro jogo, a dupla de delegados… Não foi por acaso que o FC Porto pediu, faz tempo, a demissão de Reinaldo Teixeira, o chefe dos delegados da Liga. Mais do que manha, já é falta devergonha.
    .....
    O delegado era o MESMO!!!!!!!!!.........

    ResponderEliminar
  11. Bom dia caro MVP e caros Portistas;

    A multa a SC é mais do que justa e nisso acho que todos estamos de acordo, agora a falta de rigor dos delegados da liga é gritante, neste caso do sr. Rui Manhoso, que, segundo a newsletter Dragões Diário conseguiu assinalar o acto de SC no relatório mas a caneta deve ter perdido tinta no caso de Fábio Coentrão, visto o seu acto não ter sido referido no relatório do mesmo delegado. Ainda aqui acha que isto não é tudo premeditado para nos mandar para baixo? E às claras...

    Outro exemplo parte semana sim, semana sim sr. nas nomeações da liga tanto para as equipas de arbitragem, tanto para as equipas auxiliares de VAR. Vamos de ter de ser muito melhores uma vez mais, temos duas raposas dentro do nosso querido e amado estádio: Hugo Miguel e Nuno Almeida no VAR. Cuidado...

    Para o jogo de hoje espero que a ansiedade de termos de entrar bem, não nos tire discernimento. Temos de seres perspicazes e entrar fortes. Apostava no 4.3.3. Meio campo forte e dinâmico:
    José Sá, Ricardo, Filipe, Osorio, Alex Telles, Reyes, Herrera, Paulinho, Warris, Aboubakar e Marega
    embora ache que a equipa vá ser esta:
    José Sá, Ricardo, Filipe, Reyes, Alex Telles, Herrera, Sergio Oliveira, Paulinho, Brahimi, Aboubakar e Marega

    Brahimi parece-me cansado e coloquei Reyes a trinco para o preparar para o jogo frente ao Liverpool. Em contra partida gostei do jogo que realizamos contra o Sporting depois da saída por lesão do Danilo mas acho imperativo termos uma solução para o jogo contra o Liverpool logo acho que Reyes que tem feito a posição na sua selecção merece a oportunidade.

    Contra tudo e contra todos. FC Porto sempre.

    JP

    ResponderEliminar
  12. Sem querer ofender pessoas susceptiveis, digo que o FC PORTO mais parece os judeus em pleno nazismo!

    ResponderEliminar
  13. Duas notas:
    Uma, se de repente deixar de andar por aqui por uns tempos, não estranhem, o computador está a dar o badagaio, devo ter de comprar outro.

    Ontem tinha deixado no ar a questão, castigo a Sérgio Conceição por dar um murro no banco, versus nenhum castigo a Fábio Coentrão por ter feito algo ainda pior no banco do estádio do Bonfim.
    A decisão de castigar é do CD, mas o CD age em função dos relatórios que lhe chegam. Se num faz referência a um comportamento que deve merecer castigo e o mesmo delegado, noutro muito pior, não diz nada, o CD não pode agir, mas deve pugnar para que esse delegado ser imediatamente suspenso. O mesmo devem fazer o presidente da Liga e da FPF, em nome da credibilidade das competições.
    Chega de manhas e manhosos.

    ResponderEliminar
  14. Bom, esta é uma fase pouco habitual neste Porto do Sérgio, 315 minutos de jogo, e apenas 1 golo marcado, qual o diagnóstico para esta recente escassez de golos? Muito provavelmente o cansaço acumulado do Brahimi das assistencias, e do Aboubakar que concretizava (a ultima vez que marcou, foi ao VSC, no inicio de Janeiro). Não incluo neste grupo o Marega, porque esse não revela sinais de cansaço, não esteve bem em Moreira? Não, porque não teve espaço, naquele relvado curto e acanhado para aproveitar a velocidade e explosão do Marega. Se este diagnóstico for assertivo, qual a solução? Provavelmente fazê-los descansar (Abou e Brahimi), e levar a jogo o Soares, e talvez dar oportunidade ao Corona à esquerda (do que já vi na Selecção, rende mais na esquerda), com o Paulinho na direita!

    Problema Danilo. Também já o referi, o Porto de Mourinho 2004, quando não tinha a ancora Costinha, baixava o Maniche, o Pedro Mendes entrava, e jogava a par do Maniche. Portanto, nesta versão Porto, não há Danilo, baixa o Herrera, e o Sérgio Oliveira faz-lhe companhia, para jogarem a par. A melhor temporada do Sérgio O, foi em Paços 14/15, esse Paços do Paulo Fonseca jogava com duplo pivot: Seri e Sérgio, era então uma associação perfeita. Hoje, teremos um Braga forte, cuja a chave da Equipa está na dupla de "bestas" : Danilo e Vukcevic, portanto, precisamos de dimensão fisica e atletica no meio campo, e o Oliver não nos dá isso!

    A talhe de foice, se temos apenas 5 médios neste plantel (não incluo o Paulinho e o Otávio neste grupo), o André A fez uma entorse, recordo que nesta temporada o André A já tinha feito também uma entorse, e então esteve parado 3 semanas a 1 mês, isto é, neste mês carregado com 7 partidas, iremos abordá-las com apenas 3 médios, e provavelmente o Reyes ou o Osório possam ainda ser um recurso para a posição 6 !

    Se não tenho muitas certezas relativamente ao onze do FC Porto para hoje, tenho quase todas as certezas quanto ao Sp Braga, e ao onze que irá apresentar em 4/4/2: Matheus; Marcelo, Viana/Raul (cuidado com a bola parada ofensiva) e Jefferson (curioso, 5 brasileiros na defesa, incluindo a baliza), Danilo/Vukcevic, Esgaio na direita, Ricardo Horta na esquerda, e 2 P Lança móveis, Paulinho e Wilson que procuram a ala, mas vão para dentro!

    O lugar comum à Lopetegui: "Jogo muito dificil", porém, hoje teremos um adversário muito dificil, e vou explicar porquê. Este Braga entra mal no campeonato, 3 derrotas nas primeiras 5 jornadas (derrotas com o FC Porto, na Luz e em Setubal), e depois desse mau ciclo inicial, arranca numa sequencia de vitórias no campeonato, mas recordo também os jogos fora na L Europa: ganha na Alemanha ao 4º classificado da Bundesliga, empata na Bulgária com o Campeão daquele País, e perde 1-2 com o Vice Campeão Turco, porque o ex Braga Mossoró fabricou uma GP, e enganou o arbitro perto do fim. Internamente, empatou em Alvalade (e merecia a vitória), e foi empatar na Luz para a Taça da Liga. Portanto, em 5 partidas fora de Braga, e com elevado grau de dificuldade, o Sp Braga só perdeu na Turquia por 1-2, e perdeu, com uma GP forjada pelo Mossoró. Fica explicado o grau de dificuldade deste Sp Braga?

    E termino, "se os golos são como o ketchup», espero que termine este jejum de golos, mesmo perante um adversário mt dificil!

    PT

    ResponderEliminar
  15. Três notas ainda sobre o rescaldo do mercado de transferencias de inverno.

    O Porto de NES, na temporada passada, tinha nesta altura o mesmo numero de partidas para fazer no campeonato e Champions, apenas não estava na T Portugal, quem então entrou, e quem saiu?
    Entrada 1 : Soares.
    Saídas 4 Evandro, Sérgio Oliveira, Varela e Adrian Lopez.

    Passado um ano, curiosa a inversão nas entradas e na saída, quem entrou? quem saiu?
    Entradas 4: Osório, Paulinho, Waris e Gonçalo.
    Saída: Layun.

    Portanto o plantel do NES mingou no inverno, e o plantel do Sérgio esticou, com a curiosidade da relação 1/4 e do 4/1...

    Sobre as inscrições para a UEFA, se era pacifica a entrada do Osório (castigo do Felipe), e a entrada do Gonçalo (protegido pela qualidade, mas também pelo facto de ser formado no Clube), a duvida como então já tinha referido aqui (antes de sair a lista definitiva), estaria entre o Paulinho e o Waris. Na minha opinião pessoal, deveria ter entrado o Paulinho, porque P Lança há 4 inscritos, e o Jwaris será o 5º, porém, na minha opinião, esta não foi uma decisão meramente técnica, porquê? O Waris foi provavelmente seduzido pelo FC Porto para jogar na Champions (nunca o fez). E o Paulinho? O Paulinho, é o tipico relaxado e descontraído "brazuca" bom de bola, que, caso fosse inscrito, cogitaria : "cheguei, e sou eu, e mais dez...", não foi inscrito na Champions, e foi espicaçado, para internamente provar no relvado a sua qualidade!

    Concluo, há no actual plantel posições com muitas unidades, por exemplo, a baliza, são 4 G Redes, quando ainda temos o Diogo Costa na B, assim como, na posição 9: Abou, Marega, Soares, Gonçalo e Jwaris, são 5, recordo que em 33 partidas já disputadas, tivemos 3 P Lança, quando faltam disputar entre 19/20 jogos teremos 5 P Lança, um numero excessivo, mesmo para gerir expectativas ao quinteto de P Lança, e pergunto, a solução estará no mercado ainda em aberto na China?

    A propósito, o Layun teve uma estreia feliz no FC Porto em Setembro de 2015 (com 4/5 dias de FC Porto), num Arouca 1 FC Porto 3, hoje, o Layun fez estreia pelo Sevilha (também com meia duzia de dias de Clube), porém, com um "empate" em Eibar de 1-5!

    PT

    ResponderEliminar
  16. Porque gosto muito de Futebol, e este é um vício com mais de 45 anos, também gosto de ouvir quem sabe e conhece o Futebol, por fora, e por dentro. Se já aqui relevei a capacidade do Couceiro potenciar jovens talentos (Mikel e Gonçalo, dois bons exemplos), o Couceiro é também um Mestre de Futebol, na linha do Jesualdo, porém, por vezes não gosto da concepção de jogo das Equipas do Couceiro, viradas para o catenaccio, com algum anti-jogo á mistura, em modo Meirim!

    Bom, ontem ouvi atentamente o Couceiro na TVI, e partilho convosco algumas opiniões, e revelações do sobrinho-neto do Peyroteo.

    Perguntaram ao Couceiro, "este será um campeonato a três e com indefinição até ao fim?". A resposta, "o padrão dos campeonatos em Portugal, são disputados a dois, a excepção foi 2004/05 em que o campeonato na penultima jornada estava aberto para os 3 Grandes, e ganhou o Benfica de Trapattonni... A partir de Março, com 6/7 jornadas por disputar, já saberemos se teremos uma luta a três..."
    (nessa mesma temporada, o Couceiro treinou um FC Porto amotinado, ressaca M ourinho, e esse campeonato foi decidido na jornada final no Porto: no Bessa, e no Dragão, não me esqueço do golo do Joeano da Académica no Dragão ao cair do pano, porém, esse golo nada mudaria, a não ser que o Boavista marcasse no Bessa ao Benfica. Subscrevo a opiniao do Couceiro, em Março teremos mais dados, mas em Portugal o padrão é ficarem apenas dois candidatos para o sprint final).

    Outra pergunta, numa luta a dois, ou a três, o que poderá ser decisivo para um dos três ser Campeão? "nas jornadas finais, o ponto fica mais caro, as equipas fecham -se mais em busca do pontinho para cumprirem objectivos, em jogos fechados, em que pelos 70 minutos os Grandes estejam empatados, é importante/fundamental o equilibrio emocional para se jogar com critério, sem o fazer de cabeça perdida, mas sim, com paciencia, procurar marcar e ganhar (quando afirmou isto, logo me ocorreu o FC Porto V Setubal de Março de 2017), a Equipa que revelar esse mesmo equilibrio emocional nas jornadas finais ganhara o campeonato..."
    (estratégicamente este Porto do Sérgio, foi preparado para fazer uma fuga e distanciar-se confortávelmente dos seus perseguidores, em modo ciclismo, e posteriormente gerir essa fuga durante o campeonato, esse plano falhou por duas razões, erros de arbitragem, e manifesta infelicidade na concretização, nomeadamente nos 2 clássicos, isto é, hoje estamos na 20ª jornada, este Porto poderia estar perfeitamente distanciado a uns 7 pontos do Sporting, e a cerca de 10 pontos do Benfica. Se me perguntarem, este Porto revela, ou dá sinais de ser uma Equipa com o tal equilibrio emocional para enfrentar duras etapas de montanha perto da meta? Sinceramente, não, e, tenho uma opinião sobre Sporting e Benfica, mas, não a deixo).

    Finalmente, perguntaram ao Couceiro qual o melhor futebolista que treinou, ele esquivou-se à resposta, mas foi por outro lado : "quem melhor conhece os futebolistas, são os proprios colegas de Equipa, são eles que melhor os avalia, por vezes, em reuniões individuais com os meus Atletas, peço-lhes para avaliarem os seus colegas individualmente. Vou cometer uma inconfidencia, o meu central José Semedo foi formado no Sporting, e jogou muitos anos em Inglaterra, recentemente disse-me isto: Mister quer saber o Top 3, ou os 3 melhores que jogaram comigo? 1º C Ronaldo, 2º Quaresma 3º Gonçalo Paciencia..." e acrescentou o Couceiro: "o Gonçalo tem todas as caraterísticas para chegar ao top Europeu..."

    PT

    ResponderEliminar
  17. Jogue quem jogar hoje é para ganhar. Não podemos é dar meia parte de avanço como costumamos fazer.
    Em relação à multa de SC e à ausência dela a FC pelo mesmo motivo, se isso tem a ver com o delegado reportar ou não o acontecimento a conclusão só pode ser uma: o delegado ao jogo, que como próprio nome diz é manhoso, não é uma pessoa séria nem isenta pelo que não pode exercer um cargo que exige imparcialidade e honestidade. Os srs da liga da fpf ou quem tem poder para tomar decisões deve simplesmente afasta-lo.Pela parte da Sad do Porto tem de ser feita pressão para que tal aconteça pois situações iguais não podem ser resolvidas de maneira diferente. Não basta fazer umas queixinhas no Dragão diário e nem falo nos blogs pois essas queixas não chegam a lado nenhum.Tem de ser quem dirige o clube a tomar uma posição firme e a exigir consequências. Uma das coisas que mais me entristece no clube é assistir à inércia ao comodismo e à inação de quem nos dirige que não faz uma das missões primordiais para que foi eleito que é a de defender o clube. Até quando continuarão com esta atitude? Até quando nós socios pactuamos com o nosso silêncio para este estado de coisas? Até nos roubarem mais uma vez o campeonato? Aí será tarde. Acordemos desta letargia antes que seja tarde.

    ResponderEliminar
  18. Caro PT, o Couceiro esqueceu-se de 2006/7, onde aí sim o campeonato foi decidido a três na última jornada. Ao intervalo o Sporting era campeão, mas conseguimos ganhar 4-1 ao Aves (que tinha NES na baliza)e fomos campeões com 1 ponto de avanço sobre o Sporting de Paulo Bento e com 2 pontos de avanço sobre o Benfica de Fernando Santos. Chegámos a ter uma boa vantagem essa época, que desperdiçámos com uma 2ª volta sôfrega.

    Concordo com a análise de que este plantel estaria melhor preparado para gerir uma vantagem pontual que seria justíssima a esta altura, mas esta é a realidade que temos. Resta-nos ganhar os jogos todos até receber o Sporting na 25 jornada, pois não me parece que tenham assim tanto estofo como parecem ter. Isto, é claro, descontando padres, missas e outros "azares" que só nós temos.

    ResponderEliminar
  19. PT,

    Concordo. Também tenho dúvidas sobre o "estofo" desta equipa na recta final.

    Por isso acho importante ganhar os jogos até ao Sporting. Depois logo se verá. Tal como disse no comentário.

    São tão importantes esses jogos que até marginalizava (com uma rotação bem pensada) as outras competições pelo meio. Podemos ficar com 5 de avanço (!) o que dava margem para essa tal recta final.

    Artur Chaves

    ResponderEliminar
  20. Tiago Alves,

    Esqueceu-se o Couceiro, e eu também me esqueci, porque não fui à "sebenta", e obrigado pela correcção. De 2006/07, apenas me recordo sem "sebenta" que na penultima jornada ao intervalo o FC Porto perdia na Mata Real, e o Sporting era Campeão ao intervalo da jornada 29 (o Adriano empatou em Paços nos 15 minutos finais), na ultima jornada com o NES na baliza do D Aves, o FC Porto empatava a um golo no Dragão ao intervalo, e o Sporting era também virtualmente Campeão no intervalo. Isto é, ignorei literalmente o Benfica do Fernando Santos, mas a classificação final, foi esta, (agora com sebenta): 1º FC Porto 69 pontos. 2º Sporting 68 pontos. 3º Benfica 67 pontos. Este sim, foi o campeonato mais equilibrado e disputado até ao fim pelos 3 Grandes!

    Artur Chaves,

    Creio que estamos a falar de coisas distintas, "estofo de campeáo" é uma Equipa revelar mentalidade competitiva, e isso esta Equipa do Sérgio tem "carradas" para dar e vender, equilibrio emocional é outra coisa, porém, esse equilibrio é fundamental em partidas decisivas, isto é, as equipas com "estofo" tem uma forte mentalidade competitiva, mas, também devem ser equilibradas mentalmente!

    Por exemplo, este Porto na Champions revelou ter "estofo", porquê? Porque revelou ter uma forte mentalidade competitiva, e, não falhou em momentos decisivos, no Monaco (Jornada 2), com o Leipzig no Dragão (jornada 4), e na Turquia (jornada 5), um "tropeção" que fosse em qualquer uma dessas jornadas, e o Porto não estaria hoje nos Oitavos. Internamente, este Porto ainda terá de ser testado, em Março no Dragão com o Sporting, e em Abril na Luz, serão os testes maiores para esta Equipa revelar se tem, ou não "estofo"! (ontem tivemos um mini-teste, e a Equipa correspondeu muito bem)

    Porém, isso não invalida, e volto a afirmar, esta Equipa ao chegar ao minuto 70/80, empatada com uma equipa pequena/média, é importante/fundamental o equilibrio emocional para se jogar com critério, sem o fazer de cabeça perdida, mas sim, com paciencia, para procurar marcar e ganhar, e quanto a mim, esta Equipa não tem esse perfil, bastará apenas observar o banco e o nosso Treinador, mas, as Equipas do Pedroto tinham habitualmente o tal "estofo", e o Treinador Pedroto era também ele inquieto!

    PT

    ResponderEliminar