terça-feira, 13 de setembro de 2022

F.C.Porto 0 - Club Brugge 4. Noite de pesadelo


Frente ao tricampeão belga, uma equipa que marcou presença nas últimas edições da Champions League e com alguns resultados interessantes, o F.C.Porto não esteve à altura do seu prestígio na prova rainha da UEFA, fez um jogo muito mau, foi goleado numa noite que, sinceramente, não sei se é para esquecer ou para recordar e nunca mais repetir. Mas...


Ao minuto 4, contra-ataque, Galeno com possibilidade de fazer bem, quiçá golo, rematou muito mal. Estava dado o mota para a 1ª parte do F.C.Porto e de Galeno.

Dragões com algumas dificuldades em sair a jogar, Diogo Costa fez uma má reposição, corte de um médio do Brugge, bola na frente entre Pepe e João Mário, onde apareceu um avançado que foi derrubado pelo segundo, penalti, golo do Brugge.

Portistas reagiram, pareciam despertar, Pepê sozinho na cara do guarda-redes falhou um golo cantado. Mas esse domínio foi por pouco tempo, rapidamente começou a faltar clarividência ao jogo dos azuis e brancos, mais qualidade a passar e a definir, contundência no último terço. Galeno, muito em jogo, só fazia asneiras, João Mário ia entregando o ouro ao bandido, batia-se com o companheiro para ver quem errava mais, Pepe entrou na onda com um par de passes longos para ninguém, na frente era um deserto. Não admira por isso que os belgas, sem serem nada de especial, beneficiaram de um conjunto de erros dos portistas e quase marcaram o segundo golo.


O intervalo chegou com o Brugge em vantagem, frente a um F.C.Porto, mal, muito aquém das expectativas.


Para a 2ª parte saíram João Mário e Evanilson - que se passa com o brasileiro? Nem parece o mesmo jogador -, entraram Namaso e Toni Martínez.

Mas logo no 1° minuto, um erro incrível da defesa portista e médios, golo do Brugge. Se estava difícil, mais difícil ficou. E como de seguida com uma grande facilidade o campeão belga fez o 3°... 

Sérgio Conceição tentou mudar, atenuar o descalabro, entraram Gonçalo Borges e Veron, saíram Otávio - ter de jogar com o luso-brasileiro, ainda claramente debilitado, diz tudo sobre as alternativas ao dispôr do treinador - e Galeno.

Em esforço, só com o coração, o F.C.Porto tentou reduzir a desvantagem, mas foi o Brugge a estar mais perto do golo. Ainda entrou Wendell para o lugar de Zaidu, e com o brasileiro a cruzar muito bem, Namaso obrigou o guarda-redes a aplicar-se. No mais, algumas decisões em que fazer bem era fácil, até isso não foi conseguido - um exemplo, Gonçalo Borges com Veron sozinho ao seu lado a pedir um passe simples, fez asneira, nem isso conseguiu fazer. Já perto dos 90, com a defesa a ver jogar, o poste evitou o 4°, mas logo a seguir ele chegou e a goleada avolumou-se, atingiu números de pesadelo.


Apetecia-me dizer muita coisa, mas vou apenas repetir aquilo que já tenho dito.

Sérgio Conceição até pode ter cometido vários erros e, obviamente, também ter culpas no cartório nesta noite de pesadelo, mas não, não culpo o treinador, culpo a administração com o presidente à cabeça. 

O F.C.Porto não tem um único jogador capaz de ter um lance de génio, desequilibrar, decidir.

Na Champions não há milagres, não se pode ser competitivo com plantéis que todos os anos são delapidados dos seus melhores jogadores, sem que os substitutos tenham qualidade semelhante.

O treinador tem feito um excelente trabalho, mas nem sempre chega ter vontade, determinação, atitude, carácter, é preciso qualidade e a qualidade não é muita neste plantel portista. 

E agora, conseguir chegar aos oitavos só com um milagre.

Cair, mesmo com estrondo e não ficar prostrado, é uma marca do F.C.Porto, também com Sérgio Conceição. Espero sinceramente que isso não se perca também.


Caixa de comentários

145 comentários:

  1. É gritante a falta de qualidade de alguns jogadores... Então mesta competição é imperdoável

    Galeno!!????
    João Mario!!???
    Eustaquio!!???
    Sim, David carmo desilusão, .. 20m€ minha nossa
    Veron!!?? Não me vou enganar infelizmente, no seu primeiro jogo disse aqui o que ele é. Flop!
    Não retiro nada
    E podem me criticar a vontade

    ResponderEliminar
  2. Não restando qualquer dúvida, que o plantel tem perdido qualidade ano após ano, este ano, então, é gritante, hoje os jogadores pareceram todos piores do que são. Até o Diogo Costa parecia que não sabia jogar com os pés, ele que é dos melhores do mundo nessa matéria, idem para o Pepe.

    ResponderEliminar
  3. O resultado de toda a má gestão que temos vindo a atravessar, faz tempo... Hoje ficaram também patentes os equivocos e impreparaçao desta época...
    Muito mau, e mais não falo!!!

    ResponderEliminar
  4. Caro DVP e Amigos:
    Subscrevo na íntegra os cinco últimos parágrafos da sua comunicação.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Hoje ninguém deu uma para a caixa .
    Mas penso que o DVP tem razão quando fala na péssima planificação , quantas vezes falamos aqui que precisávamos de um médio diferenciado , que fosse um digno sucessor de Vitinha??? um playmaker , alguém capaz , que pensasse e executasse rápido ??? um lateral direito ??? Quantas vezes eu aqui disse que o João Mário devia ter concorrência a sério ??? quando nos entrava pelos olhos a dentro que era insuficiente e limitado , principalmente nos jogos europeus .
    Claramente que as lacunas não foram preenchidas , antes pelo contrário , a equipa está mais fraca que na época transacta .

    Hoje o que mais me impressionou foi facto dos jogadores da equipa belga terem sempre chegada primeiro ás bolas divididas , e sempre mais fortes nos duelos físicos , pareciamos uma equipe de juvenis .
    Os nossos laterais não sabem fechar , jogo após jogo é sempre os mesmos erros , David Carmo volto a dizer está muito verde para estas andanças .
    E a falta de Taremi foi muita , pois segura a bola , é bom nos movimentos e espaços que cria .

    Agora muito se vai jogar nestes 2 jogos com o Leverkusen , aonde estamos obrigados a ganhar ambos os jogos , sobre a pena até de falhar o terceiro lugar .
    Agora é ganhar ao Estoril .

    ResponderEliminar
  6. Boa noite a todos.
    É-me difícil culpar os jogadores, a limitação é evidente para este tipo de palcos.
    Dão o que podem.
    Ao Sérgio ninguém pode pedir mais milagres.
    A vida ensina-nos desde cedo que uma construção sólida demora tempo, mas a destruição do mesmo pode acontecer num instante.
    Seria de esperar que alguém com quase 85 anos disso soubesse.
    Mas está visto que não.
    Existe outro grande ditado popular: a ultima imagem é a que fica.
    Pinto da Costa está fadado para sair pela porta pequena. O seu ego é tão grande que isso será uma inevitabilidade, não é uma questão de se, mas quando.
    Burro velho não aprende línguas, e este já mostrou bem que lhe assenta bem o ditado.
    No restante, posso estar enganado, mas este tipo de resultados são o canto do cisne de uma época.
    Recuperar disto será tarefa impossível. A mazela psicologica vai ficar por bastante tempo.

    Saudações Portistas.

    ResponderEliminar
  7. Infelizmente concordo com o seu post...a jogarmos assim fica muito dificil ficarmos em primeiro ou segundo neste grupo da cl. O plantel é fraquinho! e SC tbm tem a sua culpa neste pesadelo. Ainda não estabilizou a equipa...está a tentar encontrar o melhor onze (sc já nos habituou a estes inicios de epocas periclitantes). Começou com marcano grujic e namaso...depois tirou o namaso o marcano o grujic por lesão...já tirou o evanilson e meteu o toni martinez...muitas indefinições que não ajudam nada a estabilizar o jogo da equipa. Eu não sei qual é o melhor onze, para isso está lá o SC...é pago para isso. Mas reconheço que é dificil o trabalho de SC porque todos os anos saem os melhores jogadores e os substitutos que entram são de menor qualidade. Fica dificil ser campeão com este plantel.

    ResponderEliminar
  8. Caro DVP,

    Nada a dizer. Muito para refletir. Mesmo um plantel com enorme déficit de qualidade deveria ser suficiente para não ser goleado em cada por uma equipa belga. A qualidade é baixa, os jogadores não rendem e o mister está desorientado. Concordo que o FCP não tem nenhum jogador de qualidade superlativa.
    Triste o que estamos a passar mas demos lucro. Isso é que importa

    ResponderEliminar
  9. Nada como jogos destes para se aferir da qualidade do plantel.
    Se em Madrid fizemos o suficiente para ganhar, quanto mais perder, apresentando os, actualmente, 11 melhores jogadores que temos, já hoje bastou termos de trocar 1 jogador e colocar outro vindo de uma lesão para apresentarmos um jogo miserável, uma espécie de Rio Ave 2.0. Futebol mareguiano sem Marega e sem pressão que então fazíamos. Sem nunca ganhar a 2ª bola e erros atrás erros na definição do último passe, talvez se perceba as dificuldades para chegar à baliza do adversário que, controlou sempre o jogo jogando como quis e quando quis, imensamente mais experiente que o oponente que teve de recorrer a jogadores que o ano anterior lutavam para não descer à 3ª divisão, a jogadores que eram suplentes de verdadeiros craques.
    Gostava de acreditar que o dr Fernando Gomes, O Formoso, tenha feito um orçamento para a época em curso sem contar com a passagem à fase seguinte, o que seria um verdadeiro desastre, mas bem na linha do que se tem feito estes últimos anos e sempre com o aval do Sr. Presidente.
    A coisa não dá sempre e só espero que não arranjam alguma golpada para culpar o treinador.

    ResponderEliminar
  10. Pego numa frase que ouvi. Não sei se foram os erros individuais que levaram aos erros coletivos ou os erros coletivos que levaram aos erros individuais.

    Não me lembro de um jogo inteiro que tenha sido tão mau na era SC.

    Agora, e tal como referiu SC, foram estes jogadores que ganharam ao Sporting e fizeram uma exibição muito competente frente ao Atlético Madrid.

    Serenar o ambiente e recuperar a moral porque o jogo do Estoril tem tudo para correr mal.

    ResponderEliminar
  11. Diogo Costa - Bom a jogar com os pés, pior que Marchesín em tudo o resto. Sobrevalorizado.

    João Mário - O melhor da nova ``fornada`` da Youth League, bom defesa-direito. Como sabe driblar, cruzar e sair a jogar, foi sendo encostado e transformado pelo treinador e pelos adeptos em ``patinho feio`` (no Porto actual, a única qualidade apreciada é ser raçudo... mesmo que não se jogue nada).

    Pepe - O único com classe. Por este andar vai ter que jogar até aos cinquenta.

    David Carmo - Parece valer bastante menos do que o que foi pago por ele. Quantos médios ``box-to-box`` não teriam cabido nestes 20 milhões? A confirmação de que Pinto da Costa é parte do problema e não da solução.

    Zaidu - Risível.

    Octávio - Jogador mediano, elevado a um nível que nunca teve. Especialista, tal como o resto do meio-campo, em falhar o que é importante. Mas é raçudo...

    Stephen Eustáquio - Certinho, apenas e só. É pouco.

    Uribe - Mediano a atacar, mediano a defender.

    Galeno - Trágico.

    Pepê - Voluntarioso. É pouco.

    Evanilson - Ridículo.


    Sérgio Conceição - A equipa joga perdida, aos repelões, como se não tivesse treinador.

    ResponderEliminar
  12. Boa noite
    Só um verdadeiro Dragão até à Morte consegue que eu, depois de um descalabro destes, posssa comentar alguma coisa.
    Só posso concordar na plenitude com o seu post, não acrescento nem tiro nada.

    Abraço

    ResponderEliminar
  13. Obviamente que os principais responsáveis são aquele …….. que abdicarão do projeto desportivo a troco de 40 milhões. Que venderam um autêntico craque, daqueles que sozinhos são capazes de transfigurar uma equipa, por uma ninharia hoje em dia.

    Depois a questão dos laterais, não consigo perceber o que se passa aqui. Já está visto que não têm qualidade para serem titulares de uma equipa como o Porto, mas como é que estão à 3 anos como donos da posição? O clube não tem dinheiro para laterais e gasta 20 milhões num central e outros 20 milhões em suplentes (Veron e Gruijic)? Ou o treinador é que prefere ficar com estes laterais e canalizar as verbas para esses jogadores? Gostava de saber.

    Apesar de concordar que os principais responsáveis são os dirigentes, hoje há também muita culpa de SC e dos jogadores. A equipa do Brugge vale menos 80 milhões do que a do Porto, portanto o que se viu hoje em campo não se pode desculpar com dinheiro.

    O que mais me assustou não foram os 4-0, foi termos jogado com uma equipa muito acessível, e ainda assim essa equipa ser muito mais equipa que nós. Com princípios e uma ideia de jogo.
    Enquanto nós voltamos a um passado recente de futebol direto, dos centrais para os atacantes. Nunca fomos capazes de pressionar com qualidade a equipa Belga.

    Desgastar o Pêpê a dez e a lateral direito não faz sentido, não rende e perdemos o nosso melhor extremo.

    Uribe e Eustaquio são jogadores muito parecidos. Muito fortes e agressivos na recuperação de bola, solidários, com qualidade de passe mas nenhum tem dinâmica para fazer a equipa jogar. Quando a equipa tem bola estão quase sempre parados e quando pressionados de costas para a baliza adversária, só jogam para o lado e para trás. Com eles em campo, na maioria das vezes vamos bater bolas na frente.

    Se pudéssemos juntar á qualidade de Evanilson há vontade de Toni Martinez tínhamos um super avançado. Mas neste momento o que um tem falta ao outro.

    David Carmo tem de mostrar muito mais e o Zaidu por muito voluntarioso que seja, nunca terá qualidade para ser titular do Porto. A sua melhor versão é apenas razoável para uma equipa como a nossa. Está na altura de se dar uma verdadeira oportunidade a Wendell, com 5/6 jogos consecutivos como titular e ver se serve ou não.

    ResponderEliminar
  14. Na minha opinião, o que vimos hoje, era o que veríamos muito frquentemente se não fosse o Porto treinado pelo SC. Quando falta o rigor, a concentração e o empenho que o mister transmite, vem ao de cima a falta de qualidade que alguns jogadores têm. João Mário (parece que regrediu), Eustaquio ou Galeno não podem ser titulares do Porto. Falta-lhes claramente qualidade. Do resto do 12, temos o Pepe, o Diogo, o Pepê, o Taremi, o Evanilson, o Otavio (época fraca até ao momento) e o Uribe num nivel superior, mas o resto são jogadores de nivel mediano.

    Hoje tudo correu mal e o SC também tem culpas no cartório. Mexeu mal ao intervalo tirando o Evanilson, e não mexeu no meio, onde estava o cerne do problema. As restantes mexidas também denotaram alguma desorientação.

    Há que dar a volta no sábado no Estoril, mas isto é um sinal claro do que esta direção tem feito à equipa de futebol. Sem SC, com os seus defeitos e qualidades, estavamos tramados.

    P.S.: não percebo as críticas ao Veron. No jogo de apresentação esteve muito mal (tinha sido apresentado 2 dias antes), mas no pouco que tem jogado tem mostrado qualidade e empenho. Já merece uma oportunidade a jogar de início.

    Saudações portistas
    Underkovaz

    ResponderEliminar
  15. OLHA O NORTE.
    O FCP FOI UMA VERGONHA EM TODOS OS SENTIDOS.
    Vamos ser honestos, os Belgas foram superiores em todos os aspetos física e tecnicamente, mereceram a vitoria 3, 4 até podia ser mais.
    David Carmo, 20 milhões! por favor, ainda não mostrou nada. A teimosia de SC com o João Mário a defender, aquilo é uma via verde. Toda a equipa foi um desastre, ofereciam a bola ao adversário o ultimo passe então!...
    Todos, desde do treinador, jogadores, todos falharam...

    O presidente!? o presidente, há muito que não existe! já me cansa falar da mesma coisa. Venderam o que de melhor tinham não deram nada de bom em troca, os que comprou são jogadores normalíssimos.

    PS:
    Pedir desculpas aos adeptos e aos sócios é pouco, deviam devolver o dinheiro aqueles que lá foram e saíram de lá frustrados.
    Não há milagres, provavelmente nem à Liga Europa vamos...

    ResponderEliminar
  16. Como portista foi das piores noites que já tive. Como é que é possível perder por 4-0 em casa contra o Brugge? Podemos justificar muita coisa com o plantel sim, mas hoje a equipa cometeu erros inadmissíveis. O treinador tem feito um excelente trabalho mas assim é difícil. Não há muito mais a dizer.

    Eu já não tinha grandes esperanças antes da época começar, agora então baixei drasticamente as minhas expectativas. O que eu exijo é apenas respeito e que lutem pelo símbolo que trazem ao peito.

    Para finalizar, o futebol tem destas coisas. Ganhar e perder faz parte deste desporto. Até podíamos ter perdido por 10-0, sempre Porto até ao fim.

    ResponderEliminar
  17. Demasiado mau para ser verdade!!!
    Mas infelizmente é!!!
    Se analisarmos bem o plantel facilmente compreendemos estás exibições.
    Ora vejamos, o G.R é bom e já tínhamos um bom suplente o Cláudio Ramos sendo que o terceiro devia ser o da equipa B, mas não chegou, tivemos que ir comprar o enésimo guarda redes.
    Os laterais são no mínimo fraquinhos, o J.M faz um jogo bom a cada dez mais, o Zaidu tem muita entrega mas tem má recepção, mau domínio, remata e cruza muito mal!!
    O Pepe não vai durar sempre, o Marcano não tem pernas, o David Carmo enfim 20 milhões??!!
    O Fábio Cardoso é para tapar buracos.
    De resto o Eustáquio, o Bruno Costa, o Gruijc, são jogadores banais, o Galeno é um trapalhão que raramente finaliza com critério um lance!!
    O Toni Martinez é um suplente que dá jeito, o Taremi é abnegado e inteligente a jogar, o Pepê é mal aproveitado e o Otávio é indiscutível nesta equipa (até tem que jogar sem condições como hoje) ao ponto que isto chegou...
    De resto o Presidente é o responsável por este descalabro e um dia haveremos todos os Portistas de saber como foi possível um clube que faturou e fatura como o Porto ter o passivo e as contas que temos, havemos de saber quem anda a delapidar o clube e inviabilizar o futuro do clube!!!

    ResponderEliminar
  18. ComPortistas,
    Acima de tudo, obrigado $AD!
    Como muitos aqui do tasco já antecipavam o que estamos atualmente a observar é apenas e só reflexo da qualidade das opções que compõem o nosso plantel. E isso, por muita intervenção e poder interno que o treinador possa ter, é da exclusiva responsabilidade da $AD! A eles devemos apontar TODA a responsabilidade do que passamos. Nas últimas épocas habituamo-nos a apanhar umas ensaboadelas de grandes equipas, mas até a essas davamos réplica,; hoje fomos completamente triturados por uma equipa de 2ª divisao Europeia e é muito dificil de aceitar que este é agora o nosso nível.
    Para além da titularidade do Otávio que como o DVP destacou era evidente que não reunia condições mínimas para ir a jogo mas tinha que ir num jogo crucial para as nossas aspirações nesta competição, a substituição que assistimos ao intervalo diz bem da pobreza das opções que temos esta época. Saímos ao intervalo a perder 0-1 e uma das substituições que fazemos, e que eu apoiei na totalidade!, é a saída do JM (que está a fazer uma época medonha) e o recuo daquele que é o nosso jogador mais imprevisível na saída com bola e drible para defesa direito (na 2a parte as únicas tentativas de sair a jogar vieram dos pés dele mas era defesa direito!!!). E isto apenas se entende porque não temos UM ÚNICO defesa direito no plantel disponível, temos apenas e só adaptações à posição à espera que o Manafá regresse! E o Manafá não era sequer titular na época passada quando se lesionou nem alguma vez atingiu um nível nesta posição que nos desse totais garantias! Mas o que fizemos entre a época transata e esta que agora se inicia? NADA! Não há magia, nem intensidade, nem dedicação, que seja capaz de disfarçar as debilidades do nosso plantel e esta competição é como o algodão: a qualquer momento as debilidades vão ser expostas sem apelo nem agravo porque elas estão lá e, infelizmente, são muitas e variadas!
    2 jogos, 2 derrotas e um caminho muito dificil para conseguir atingir um dos objetivos desportivo-financeiros da epoca: a qualificação da fase de grupos. Confesso que mantinha maiores esperanças a época passada (no grupo mais dificil que alguma vez nos calhou em sorte) do que nesta e infelizmente as minhas expectativas estão a confirmar-se e mais uma vez sublinho que não temos plantel para todas as competições, Mais!, Esta época corremos o sério risco de nem a qualificação direta para a Champions conseguirmos atingir. Estava escrito nas nuvens. Cabe a quem manda dar as devidas explicações pela sua inação.
    Um último desabafo. Por vezes dou por mim a pensar que uma época negra a nível desportivo, com consequências muito sérias a nível financeiro, se calhar é o caminho mais curto para a mudança que tem que acontecer no Clube como o conhecemos: esta $AD jamais poderá continuar em funções nas próximas eleições. Até lá será minimizar danos e começar a perceber qual ou quais alternativas de futuro se começam a desenhar.
    Infelizmente os piores auguros estão a confirmar-se e o cenário pode ainda piorar. Da minha parte continuarei a apoiar quem dá o que tem pelo Clube em campo e aquele que nos permitiu voltar a respirar e a atingir resultados que muitos pensariam ser impossíveis.
    "Se este plantel dá garantias? Claro que dá, etemos é que perguntar para quê???" Obrigado $AD pois a cada dia que passa ficamos a perceber melhor a resposta.
    Saúde
    Gilles27

    ResponderEliminar
  19. Estou doente com este resultado. No que o F C Porto se destacava das restantes duas equipas de Lisboa, estamos a ficar para trás.

    A passagem aos oitavos é agora uma miragem, e sinceramente não acredito nem sequer na liga Europa. Mais um ano em que os pontos para o Ranking vão cair a pique. Daqui a pouco estamos no pote 4.

    Enfim, muitos erros de gestão e de contratações.

    Este jogo e do Rio Ave foram dois sinais do que vai acontecer nesta época, por clara falta de qualidade, principalmente no meio campo.

    Saíram 3 jogadores do miolo e não fomos capaz de substituir nenhum deles por um jogador à altura.

    Estou muito triste. Se há coisa que me deixa mesmo em baixo é o nosso clube perder para as competições Europeias, pois é aí que se vêm as grandes equipas, e sinseramente neste ano não o conseguimos ser.

    ResponderEliminar
  20. Nesta horas e difícil dizer algo, pois rstamos atordoados, apenas uma coisa é inexorável:a Sad, com Pinto da Costa a cabeça, devia explicar- se( entretanto duvido que o faça). Será que teria sido difícil arranjar dois ou três craques emprestados?Cito só alguns: Alex Teles, André Gomes, Oliver, Auriol, Isco etc. Faz- me espécie ter 2 administradores para o futebol que juntos valem 25% do Antero( que tanto critiquei). Basta...

    ResponderEliminar
  21. Nao vi o jogo, apenas vi os golos. Bem, aquele 2o golo, nao hà palavras. Mesmo com plantel limitado, tenho que dizer que não entendo a injustiça com o Fabio Cardoso, que me recorde, nunca o vi ter um erro comprometedor. Do lado direito, ha que fechar a tranca, é um passador, mal por mal, o Bruno Costa nunca comprometeu naquela posição. Sabe se posicionar, sabe passar a bola, falta cabedal, mas isso tambem faltao ao Joao Mario. O Rodrigo Conceição nunca vi jogar, mas segundo leio também compromete defensivamente. Na esquerda, nada a fazer, o que o Zaidu tem o Wendel não tem e vice versa. O Sérgio Oliveira era titular de caras naquele meio campo, mas nao està là e ha que arranjar um medio, o Otavio tem de passar para ali e deixar o Pêpê na ala direita. Na esquerda metam là algum gajo que defina bem, ate pode ser o Wendel. Evanilson banco, e apostar no Martinez que sem ser grande espingarda, talvez com sequencia de jogos que nunca teve possa mostrar que vale mais. Taremi é claramente o melhor jogador deste Porto actual. Tem. Que jogar ali na posição 9,5.

    ResponderEliminar
  22. CONFRANJEDORA a exibição da equipa, não me lembro duma exibição tão pobre como esta. já vejo futebol a mais de 6 décadas, esta era uma equipa ao nosso alcance. a derrota para o campeonato por aqueles números não foi por acaso, a falta de VITINHA não explica tudo, nós que eramos uma equipa pressionante na procura da bola , deixamos os adversários jogar à vontade fazem ene passes até marcarem golo, aquela saída de bola está a tornar enfadonha tanto passe entre o gr e os defesas, na minha opinião está mal trabalhada

    ResponderEliminar
  23. Bom dia a todos,
    Ontem cheguei tarde do trabalho por isso nao vi o jogo mas quando cheguei e vi o resumo alargado e até tive vontade de chorar.
    Se tinha dito que o jogo com o Rio Ave era o pior da era Conceição, que dizer deste ?
    O que se passou com a vontade e garra dos jogadores ? Pode se perder um jogo... Claro.. Mas assim ? Contra o Brugge...
    Ainda bem que o Leverkusen ganhou o jogo deles senao era pior ainda.
    Agora é levantar a cabeca e reagir perante o Estoril que nunca é facil.
    Esperando que ontem foi um accidente.

    ResponderEliminar
  24. Boas.
    Vi o jogo. É fácil bater em jogos assim. Quando aqui, fiz o reparo de alguns exigirem ao SC o apuramento para os oitavos da champions, isso chocou-me.

    E disse, se não veio mais ninguém e querem oitavos, imagino se viesse. É preciso ter noção, sairam pelo menos 7 titulares, a começar, corona, sergio Oliveira, marchesin, diaz (vejam só o grande jogador q está a ser no Liv), vitinha, f vieira, mbemba e f conceição.

    Ontem na rtp 360, jorge andrade e o outro comentador disseram tudo com poucas palavras, "os que estão no poleiro habituaram se, a que o sergio fizesse milagres com duas ervilhas...há treinadores que aceitam trabalhar nestas condições ".

    Sim, há muitos treinadores que trabalham nestas condições. Mas o Sérgio está a 5 anos no clube e todos os anos, delapidam lhe o plantel. Mas este ano...foi uma coisa..brutal! Saiu muita qualidade.

    Quem aqui criticou o marcano e queria o carmo, que faça a sua penitência. Isto não é plug and play. Os que entraram, é quase sempre assim, precisam de tempo para se adaptar!

    Infelizmente este ano, saiu tanta qualidade que o Sérgio está obrigado a mete los cedo.

    E outro sinal mau, jogamos com o Octávio! É o único que dá ao Sérgio garantias. Mas arriscou.

    Este plantel não é tão mau assim. Dá para fazer um 11 competitivo internamente. Mas champions, é champions! O jogo ontem fez me lembrar a liga Europa em que fomos um desastre! Como me disse um colega, contra equipas mais fortes que assumem o jogo, safamo nos, quando temos de ter a iniciativa, é complicado.

    Tinhamos de alguma forma pagar a fatura da qualidade que saiu. Mais uma vez, temos de estar unidos e ajudar o Sérgio a ultrapassar, este mau momento que vamos passar.

    Se querem culpar, culpem a sad. Enquanto não resolvermos o problema financeiro meus amigos, não vamos sair disto. Fazer milagres com duas ervilhas, não acontece todos os anos.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  25. Sobre o "naufrágio" de ontem, ainda nada li na imprensa escrita, e pouco ouvi na imprensa falada (meti a cabeça na areia), deixo meia dúzia de notas avulsas, para tentar ser sintético:

    1 Ponto prévio. Faz hoje 4ª feira uma semana, fizemos um grande jogo em Madrid, ontem, fizemos um jogo péssimo. Recuso-me a ir do bestial a besta.

    2 Nas 25 anteriores presenças na Champions do FC Porto, apenas em duas edições, o FCP à 2ª jornada somava zero pontos, o Porto de Oliveira em 1997/98 (com Conceição jogador, num grupo com R. Madrid, Olimpiakos e Rosenborg), e o Porto de Adriaanse em 2005/06 (com Inter, Rangers, e o "tal" Artmedia, este também foi na 2ª jornada). O FC Porto nessas duas edições foi eliminado na fase de grupos, mas internamente foi Campeão, e também juntou a Taça de Portugal, edições 1997/98, e 2005/06, ou seja, fizemos duas "dobradinhas".

    3 Coletivamente, e individualmente, a coisa ontem, foi péssima, não há como negar, com tantos erros coletivos, e individuais, só poderia embocar naquele naufrágio. Depois no capítulo individual, poderemos questionar a má forma do João Mário (o Manafá está a ganhar ritmo na B, e não temos tempo), mas, na minha opinião, não podemos ter o nosso melhor desequilibrador, agarrado à lateral direita, porque perdemos o melhor Pepê, e não ganhamos um bom lateral.

    4 A nossa equipa ontem, foi pouco intensa, pouco agressiva, pareceu-nos cansada, estamos todos de acordo. Também recordo que o sector onde se perdem, e ganham jogos, é justamente no meio campo. Este ciclo competitivo de setembro, começou em Barcelos a 3 de setembro, depois a 7 de setembro em Madrid, no Dragão no passado sabado o D Chaves, e ontem 13 de setembro, o Brugge novamente no Dragão, portanto, entre 3 Set e 13 Set, disputamos 4 jogos oficiais, em apenas 10 dias. Quem foram os unicos totalistas nesse ciclo? Diogo na baliza (pacifico), Carmo no eixo da defesa (tem 21/22 anos), e a dupla do meio campo Uribe/Eustáquio. A nossa pouca agressividade, a pouca intensidade de ontem, não poderá ser explicada pelo cansaço fisico e mental da nossa dupla do meio campo? Fizeram 360 minutos de jogo (4 jogos consecutivos), em apenas 10 dias. Observem a gestão que o Sporting fez do Ugarte e do Morita, neste ciclo (ambos foram poupados), e não tem as opções do FC Porto.

    5 No próximo sábado, ainda a lamber feridas, vamos jogar num Estádio maldito (por exemplo, do Porto de Pedroto na década de 70), não temos alternativa, temos de ganhar, nem que seja aos trambolhões, porque esta coisa só se cura com vitórias, e nada melhor do que ir para uma paragem das selecções com uma vitória, porque não vamos poder remoer o naufrágio de ontem. E sublinho, o nosso grande objetivo é o Campeonato, e agora, mais do que nunca.

    6 Nota final, no pós jogo, surgiram na flash, dois jovens sub21, o Namaso, e o Gonçalo Borges, pergunto, onde é que estava o Pepe, o Otávio, ou o Uribe, capitães de equipa?

    ResponderEliminar
  26. Só umas palavras: Parabéns senhor presidente.

    ResponderEliminar
  27. Algumas notas:
    Para mim esta é a pior derrota de sempre para as provas europeias. Já perdemos por 5 com o Liverpool, mas este Brugge, sendo uma boa equipa, disse-o na altura própria, não é o Liverpool.

    Este é e sem margem de dúvidas, o pior plantel da era de Pinto da Costa na presidência do FCP.

    Como é possível o FCP não ter um director desportivo, tem dois administradores para o futebol para quê? Como é possível o FCP ter como agentes que negoceiam em seu nome sem qualquer credibilidade na praça, são dois chega rebos? Se não fosse o JM o FCP já tinha implodido, foi graças a ele e por várias vezes que nos salvamos. Desde as vendas do André Silva e Fábio Silva, até às vendas de Vitinha e Fábio, ou em Janeiro o Luis Díaz. JM pode ter todos os defeitos do mundo, ganhar muita pasta, mas o actual FCP só está vivo graças ao JM e ao SC.

    Sempre disse que nas competições internas íamos e acredito que vamos, ser competitivos, lutar por todos os títulos. Já na CL a minha fasquia baixava drasticamente. Mas isto vai para além da noite de pesadelo de ontem... não sendo tão bons como fomos em Madrid, também não somos tão maus como parecemos ontem.

    Presidente da junta, não sejas ridículo...

    ResponderEliminar
  28. Maruga

    Toda a gente bate e com razâo porque o FCP nâo existiu como equipa e nem indiviualmente mostrou a qualidade dos seus jogadores.
    A acrescentar tivemos um dos mais fracos adversàrios que me lembre que encontramos nas Champions.
    Nâo tivemos nem equipa, nem jogadores,nem técnicos e assim sendo nâo tivemos adeptos para ENTENDEREM este Futebol Clube do Porto, o que isso sim nâo se estranha!
    Mas estes jogadores que "nâo prestam"foram muito uteis e eram BONS ao ponto de serem muitos deles campeôes, mas como disse o treinador (que tem também e de que maneira) culpas no que aconteceu, estes mesmos jogadores fizeram um bom jogo em Madrid e perderam ( e seria bom revisitar porque perdemos)e ganharam ao Sporting!
    Sabemos que no futebol se passa de bom a besta muito ràpidamente! Mas servirem-se DESTE PALCO para bater APENAS na DIrecçâo (eu diria no Presidente) é ser tudo menos portistas e aqui a minha muita tristeza porque assim nâo estamos no FCP.

    ResponderEliminar
  29. Já agora para completar, apedrejaram o carro da mulher do Sérgio Conceição . É um acto lamentável e reprovável mas não apedrejaram o carro errado? Ou como sempre os responsáveis principais passam incólumes pelos pingos da chuva? Tornamo-nos num clube pobre com dirigentes ricos como dizia o outro e com razão.

    ResponderEliminar
  30. Maruga, pode haver um ou outro que aproveitem estes momentos para bater forte e feio no presidente e na administração, mas a grande maioria que aqui passa e comenta não faz isso.
    Agora, essa maioria aponta erros que são óbvios e não após aquele pesadelo de ontem, mas muito antes até do mercado fechar. É óbvio que este plantel é claramente inferior ao anterior, é óbvio que não se planifica nada, age-se por impulso e às vezes em desespero, com as consequências inerentes. Quantas vezes foi aqui dito que sabíamos da saída do Mbemba, Rúben Semedo e Marcano já quase que não contava e mesmo assim não contratamos em tempo útil um ou dois centrais, por isso tivemos de ir em desespero contratar um por 20? Quantas vezes dissemos que com Manafá lesionado e João Mário a estar longe do que prometeu, era preciso um lateral-direito? Quantas vezes aqui dissemos que era preciso um médio diferenciado, os que temos são muito semelhantes?
    Porque não fizemos? Porque estamos numa péssima situação financeira, com multas e ameaças de exclusão das provas europeias por parte da UEFA. De quem é a responsabilidade em 1º lugar? É minha, nossa, dos adeptos ou de quem dirige o clube e a SAD, e profissionalmente, sendo para isso muitíssimo bem pago?
    Não devemos faltar ao respeito, nem perder completamente a memória, mas todos têm o direito de apontar o dedo aos mesmos que quando ganham são idolatrados. Não podemos ser criticados e atacados de maus portistas só porque não vamos na onda do Viva o Rei, ou PC allez, PC allez, allez. Como não podemos andar sempre a arranjar bodes expiatórios, o líder passar sempre pelos pingos da chuva.

    ResponderEliminar
  31. Viatura com mulher e filhos de Sérgio Conceição alvo de apedrejamento.

    À saída do Estádio do Dragão, ao passar pela zona do Museu do FC Porto.

    O FC Porto viveu um verdadeiro pesadelo na noite de terça-feira, no Estádio do Dragão, ao ser goleado pelo Club Brugge, 0-4, em jogo da segunda jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Os momentos que se seguiram à partida também não foram nada fáceis, especialmente para a mulher e dois dos filhos de Sérgio Conceição [Rodrigo, de 22 anos, jogador do plantel portista, e José, de 7], cuja viatura onde seguiam foi alvo de apedrejamento por um grupo de adeptos à saída do estádio, na zona do museu do clube, confirmou O JOGO.

    A semente já tinha sido lançada à terra em Julho pelo dr Fernando Madureira, agora ela germinou e irá seguir o seu caminho acabando, se não levar primeiro uma poda e depois um enxerto, por dar os frutos prometidos.

    Sabe-se que o Sr. Presidente só fala em momentos festivos ou então quando abre as portas do Museu para receber alguma taça, tendo como alternativa os seus escritos na Dragões. Como não existem troféus ganhos e a revista só sai não sei quando, resta-nos por isso o dr. Vítor Baía para defender publicamente com denodo o treinador do FC Porto desta barbaridade.

    Mas será que vai acontecer?


    ResponderEliminar
  32. OLHA O NORTE.
    SER PORTISTA, ERA TER A DIGNIDADE DE SABER SAIR, NÂO SER SEMPRE O SR PRESIDENTE...
    Ser portista, é dizer bem de um presidente de 84 anos, a ganhar uns milhares, acomodado, que quer sempre o Senhor Presidente. Acompanhado de uma trupe de gente a bater-lhe nas costa para que o Sr presidente nunca lhes falte com nada. Muitos portista que passaram pelo FCP que o conhecem bem, dizem que ele já não é presidente é Dono.
    Ele é uma parte da historia do FCP, todos nós portistas reconhecemos, mas isso é passado, não tem que viver à sombra disso. Ele não é o dono e o FCP não lhe deve nada financeiramente. Tem que saber sair como um grande líder que foi e não estar agarrado ao passado...

    ResponderEliminar
  33. Caro DVP e Amigos:
    Carro da família de Sérgio Conceição apedrejado! É inadmissível, vergonhoso!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  34. Caros Portistas,

    Como é evidente e depois do fecho de mercado falta qualidade ao plantel, aqui o treinador também tem culpa porque o devia ter demonstrado na praça publica e não o fez. Confesso que me parece que vamos cair num buraco sem fundo, com os milhões que temos de pagar do empréstimo obrigacionista e a ter de vender em janeiro não sei onde vamos parar. Isto tudo é fruto da péssima gestão da sad e do Presidente.
    Este ano os corruptos encornados são ajudados todos os jogos já se ouviu alguém a falar?? veio o VB esse passa fome que lhe deram um tacho para estar calado e não levantar ondas, que mais parecia que estava num enterro. Sem champions vamos passar muito mal, mesmo muito mal e o pior é o que aconteceu ontem pode acontecer já para a semana mais uma vez com o Leverkussem. Quanto ao apedrejamento também já ouvi dizer que é mentira mas claro que os filhos da puta estão todos contentes e vão falar nessa merda durante dias e dias e culpa é da direcção que continua a receber essa gente nas conferências de imprensa, isto já não é de agora é de há muitos anos a esta parte, uma vergonha até nisto.

    FOMOS PORTO!
    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  35. O pior plantel, o pior jogo, o mais fraco adversário... Passámos de bestial a besta. Entendo as emoções do momento, mas não concordo. Foi um jogo mau demais, com péssima atitude como em vila do conde ou o ano passado com liverpool (curiosamente, apos grd jogo em madrid).

    Brugge subestimado, competente e experiente, pressionante e mt físico, mt eficaz na cara do DCosta, mas ao alcance de um FCP tb no máximo. Ainda tive esperança no intervalo, mas a oferta do 2º golo acabou com o jogo. Estavam CINCO a olhar para a bola a dormir, incluindo Pepe e Uribe. Não critico ninguém em especial, o desacerto foi total, a começar pelo DC. A bola queimava com a pressão belga.

    Está tudo em aberto qt à qualificação. Depende da reação dos jogadores e da preparação do SC.

    ResponderEliminar
  36. ComPortistas,
    O dia seguinte é sempre terrível para quem, como nós, respira Portismo e nem dormir consegue. Não tenho dúvidas que foi o pior jogo da nossa História no futebol internacional a que tive oportunidade de assistir nas nossas casas. Independentemente das vicissitudes do jogo, continuo sem encontrar explicação possível para um desempenho deste nível.
    De uma boa parte das declarações de ontem de SC percebi um sentimento de quase resignação com a situação atual. Comparar estas declarações com aquelas que aconteceram há um ano atrás no último atropelo do Liverpool, e que eu aqui expressei a minha crítica na forma e conteúdo, é comparar água com vinho. Algo está mal, muito mal.
    Por último, se se vier a confirmar esta vergonhosa e cobarde notícia da tentativa de apedrejamento a um veículo nde segui a família do SC e se o Clube se mantiver impávido, mudo e calado perante tal atrocidade, podemos estar a assistir ao início do fim de ciclo do SC. Era uma ironia suprema ver a $AD ficar com as calças na mão devido às ações de um bando de energúmenos que andou a alimentar durante todos estes anos e que hoje é mais um cancro ali instalado.
    Aguardam-se cenas dos próximos capítulos mas não tenho grandes dúvidas que estamos a caminhar para um final caótico desta liderança e quem a vier a seguir vai receber uma herança que vai ser muito difícil de resolver no curto prazo que trará consequências diretas no (in)sucesso desportivo & impacto financeiro conexo. Não havia necessidade mas a História ensina que os grandes líderes preparam atempadamente a sua saída. Infelizmente não será esse o nosso caso e tempos muitos complicados se aproximam de dimensões variadas que ainda não conseguimos antecipar.
    Saúde
    Gilles27

    ResponderEliminar
  37. Caro Dragão Vila Pouca, estou totalmente de acordo com o seu post!
    Quanto ao "andar da carruagem", não auguro nada de bom para o seu percurso!
    Estou muito triste e desiludido com a falta de rumo do nosso Clube!

    ResponderEliminar
  38. Pois é, Gilles, substituir um líder carismático e com um currículo impressionante, é sempre muito complicado, por isso sempre disse esperar que a última grande obra de PC ao serviço do FCP fosse criar as condições para uma substituição pacífica, calma, o mais consensual possível. Já perdi as esperanças. Vai ser complicado..

    ResponderEliminar
  39. "Apetecia-me dizer muita coisa, mas vou apenas repetir aquilo que já tenho dito.

    Sérgio Conceição até pode ter cometido vários erros e, obviamente, também ter culpas no cartório nesta noite de pesadelo, mas não, não culpo o treinador, culpo a administração com o presidente à cabeça.

    O F.C.Porto não tem um único jogador capaz de ter um lance de génio, desequilibrar, decidir.

    Na Champions não há milagres, não se pode ser competitivo com plantéis que todos os anos são delapidados dos seus melhores jogadores, sem que os substitutos tenham qualidade semelhante.

    O treinador tem feito um excelente trabalho, mas nem sempre chega ter vontade, determinação, atitude, carácter, é preciso qualidade e a qualidade não é muita neste plantel portista. "

    É por isto que é o meu primeiro comentário aqui em 10 anos de acompanhante do "tasco". Tudo dito de forma clara e simples e sem possibilidade de refutar pois é a mais pura realidade.
    Comento hoje apenas para dar uma força ao SR MVP porque acredito que nestes dias ainda pense mais se vale a pena continuar a chatear-se com isto quando quem manda parece que brinca com o amor dos adeptos ao clube. Sublinho o meu obrigado por manter este espaço aberto tanto tempo sem receber nada em troca. Isto é ser Porto, dar ao clube sem esperar nada receber. O contrário do que faz a SAD que tem tirado do clube tudo(€) quanto pode.
    Termino dizendo que o mundo não acabou, por mais que doa ver o estado em que vemos o clube. Não temos equipa para a europa mas conhecendo o Mister que temos, com todos os defeitos e qualidades do mesmo, numa coisa eu sei que posso confiar, se não fizermos mais e melhor não será certamente por não querem, mas sim por não poderem.
    Um abraço a todos os portistas em especial ao SR MVP, que não conheço, mas, com tanto tempo aqui a "ouler" as suas crónicas é como se já me tivesse sentado ao lado dele na bancada.
    Força Grande FC Porto!!
    Ass. João Reis(sócio 20179)

    ResponderEliminar
  40. Eu também achei o Sérgio Conceição demasiado resignado ontem no fim do jogo em comparação a outras ocasiões .
    Se é verdade que apedrejaram a viatura aonde seguia a família de Sérgio Conceição acho grave e lamentável , essa gente que vá pedir explicações ao senhor presidente .

    Mais do que falar dos jogadores que não vieram e deviam ter vindo , e da culpa de quem não os trouxe , e agora está calado.
    Dizer que jogar na Champions com estes laterais tão fracos a defender , não seria boa ideia a partir de agora jogar com 3 centrais ??? com o João Mário e o Zaidu a fazer as faixas e mais afoitos no ataque ???

    ResponderEliminar
  41. Boa tarde,

    estamos todos aziados, nem digo o tamanho da minha cabeça, o que me preocupa é futuro a curto e medio prazo do FCPorto ( alongo prazo é para os bruxos, e mesmo a curto prazo....).

    o FCPorto tem passivo superior a 500K euros, esta intervencionado pela uefa a seis anos (os dirigentes disseram sempre que no ano seguinte saìriamos, até hoje) e com ameaça de exclusao das provas, em outubro veremos...

    numa situação destas, é impossível (penso eu) ter um plantel para fazer figura na CL. Porque motivo chegamos a este estado? porque se gastam 15M em defesas direitos e não temos nenhum de qualidade? não temos academia, poderia enumerar dezenas de exemplos, como todos sabemos, a sensação que dá aos socios/adeptos, como eu, que não tenho informação de quem esta por dentro dos assuntos do FCPorto, é que somos dirigidos por incompetentes, sem qq estrategia e plano de futuro.

    até no caso do e mails, da batota despudorada do steua de lisboa, o FCPOrto tinha a obrigação de ser muito mais acutilante nas instancias proprias em defesa da verdade desportiva. Com vivemos neste feudo em que so existem os dois clubes da capital (os restante sao p fazer numero de circo), o FCPorto ainda vai pagar por ter denunciado a batota do steua de lisboa (não esquecer que este clube e o vizinho deturpam a verdade desportiva desde os anos 30).

    a justiça neste país é uma seita de escroques, sempre foi assim....

    Viva o FCPorto
    Saudações

    Manuel Cardoso

    o FCPorto está no beco, a curto prazo sem saída.....

    ResponderEliminar
  42. Boa tarde de novo.
    O apedrejamento deve ser visto à luz de quem quer que o treinador se chateie e saia, e como Pilatos, lave as mãos para dizer que o treinador não ficou porque não quis .
    Mas desconfio que , pela teimosia do treinador, não vai resultar. Vão ter que sujar as mãos desta vez.
    Acham que o Conceição é algum Adriaanse desta vida. Pobres diabos.
    Uma Administração que, neste contexto e perante o que a maioria dos Portistas vê, e não a minoria 'organizada' que é capturada por outros interesses, fosse despedir este treinador, essa ADM estaria a assinar a sua sentença de morte. Esta situação só confirma, se alguém tinha dúvidas, que a estrutura quer-se perpetuar para lá de 2024.
    Daqui até Abril de 2024 são mais ou menos 18 meses.
    Serão penosos extra-futebol. E afetarão, e muito, o futebol dentro de campo.
    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  43. Vila :


    Nunca me passou pela cabeça que o PORTO não ganhasse este jogo e , muito menos , que o perdesse da forma que perdeu - vulgarizado e humilhado !


    ... "Espero sinceramente que isso não se perca também." ...

    (Também nós , Dragões ) !


    ResponderEliminar
  44. Ainda não quero acreditar que apedrejaram o carro da mulher do Sérgio Conceição com os filhos lá dentro.

    Se for verdade, ai que ingratos! Ai que nomes feios me dá vontade de dizer. Atirem pedras é a sad! A esses, ninguém atira pedras. Já se percebe o papel das claques como guarda petroniana desta sad.

    Eu não quero acreditar.

    ResponderEliminar
  45. GRUGIC não joga porquê ?? é verdade a lesão dele não eram fractura de costelas jogou ao banco ou está muito gordo, já repararam com GRUGIC a jogar foi muito raro haver um resultado desfavorável

    ResponderEliminar
  46. "Quem pode ficar surpreendido é o Paulo Oliveira que acha que quando o Sérgio falou foi para o Adelino Caldeira e Fernando Gomes."

    Há dois timings bem distintos, o discurso do Sérgio em Braga, depois da final da Taça da Liga em janeiro de 2020, a afirmar que internamente o clube estava desunido. Referia-se a quem? Eu não sei, tu sabes?


    Depois, em junho de 2021, o Sérgio renovou com o FC Porto até 2024, numa cerimónia oficial que contou com a presença do presidente e restante admnistração, excepto os admnistradores Fernando Gomes, e Adelino Caldeira, ambos ausentes. Numa renovação de um quadro superior do FC Porto, tão importante como é um treinador, se para ti é normal a ausência dessas duas "vedetas", ok, são opiniões... Esses dois, e o tal Antero, não fazem falta nenhuma ao FC Porto. Sarabia no Sporting, Draxler no Benfica, para ler nas entrelinhas...

    Lamentável e execrável o suposto apedrejamento do carro do Sérgio, eu não quero acreditar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Senhor, conhece muito pouco do FC do Porto, quando critica AC e AH. Para que fique claro, sou amigo de AC e tenho pelo AH o respeito dea uma pessoa que sempre me tratou, mesmo quando eu o criticavam não foram poucas as vezes. Agora, é piada querer que AH não trabalhe, ele é profissional e enquanto esteve n9 Porto sempre foi optimo profissional. Engraçado, nunca o vi criticar Alexandre
      Costa que, junto co Zé Veiga, Paulo Gonçalves, Jorge Gomes e Janela, ao serviço de Brnfica, Sporting e Boavista, tudo fizeram para prejudicar o F C fo Porto e seu presidente. A título de exemplo( Camponaiorensex Porto do Paixão). A mim da me vontade de vomitar ver Alexandre Pinto da Costa na tribuna das Antas. AH saiu do F C do Porto porque não pactuada com Pinhos, Alexandres e quejandos, parasitas que. A sombra de Pinto da Costa, vivem a conta do F C do Porto.Reafirmo, o que já disse, Baía, Gomes Bibota e Gonçalves não valem um chave comparados com Antero( capacidade ptofisdional). Quanto a AC, só o lembro de que nunca perdeu um.processo e tem a seu cargo o Andebol( caso dexsucesso).

      Eliminar
  47. Sérgio tem imensas virtudes e qualidades. Por vezes transforma a água em vinho, mas parece-me ter tendência a falhar muito nas novas contratações. Não sei se por causa de condicionamentos do clube ou pelas suas convicções , ou pelas duas.
    Lembro-me assim rapidamente de Loum, Nakagima, Zé Luis, Saravia onde só aqui voaram cerca de 35 milhões sem nenhum retorno digno de nota.
    Agora temos o novo DC David Carmo, por 22 milhões e Eustáquio por 3,5. Quer um quer outro não me parecem acrescentar muito mais ao que já existe ou que seria adquirível por valores irrisórios noutros lados, e, o valor somado, daria pelo menos para renovar com os três jogadores jovens que saíram bem abaixo do valor real e que faziam a diferença entre tocar bombo ou violino. E todos sabemos que não é a tocar bombo que se interpretam obras de Mozart ou Bethoven

    ResponderEliminar

  48. Solidariedade para com a familia do nosso treinador, é lamentavel fazer, ainda por cima a pessoa que é a nossa ultima esperança!! Não admito, é uma acto de covardia merece a minha censura. Força Mister, há um portista verdadeiro não se faz isso!!

    O nosso Amor pelo Clube jamais será superado por qualquer tipo de derrota...é eterno
    Estamos mal! temos que ajudar a ultrapassar a situação e como? Dizendo o que tem que ser dito seja contra quem for....até contra nós for necessário

    Unir as tropas, ver quem pode ir a guerra e deixar de fora os cagões!!!
    Foi ensinado e criado dessa forma a amar o meu clube e quero continuar a transmitir esse ADN ao meu filho!!! Melhor pessoa para isso não tenho duvidas rigorosamente nenhuma é nosso treinador sobre isso não tenham a minima duvida.

    No sabado irão dar uma resposta cabal no estoril!!!

    ResponderEliminar
  49. OLHA O NORTE.
    CASO E-MAILs
    Diogo Faria, Francisco J Marques reus, o julgamento a cargo do sr dr juiz Carlos Alexandre o famoso juiz justiceiro. Reus julgados e condenados, o sr presidente PC, ilibado nada tem a ver com isto! mas o FCP condenado a pagar 1 milhão de euros já com desconto. Não sei a cor política e clubística do sr dr juiz e nem importa! agora, gostaria de saber qual atitude do FCP com réus, que pelos vistos trabalham para o FCP.
    Como ignorante nestas matérias de quem condena e quem é condenado, gostaria de saber: "Quem denuncia é condenado! quem pratica o crime é absolvido", ou... que confusão! explique por favor quem souber desta matéria!?...

    ResponderEliminar
  50. PO, o Antero é meu amigo, portanto, se voltas aqui com "O tal Antero", vais ter de mudar de nome outra vez para comentar no Dragão até à morte.

    Quanto ao resto, como só dizes o que te interessa, podias tentar saber se o alemão interessava ao FCP. Porque veio o Sarabia para o Sporting, etc. Ou como se processou a ida do Vitinha para o PSG e que fez toda a diferença entre cumprir ou não o acordo com a UEFA e não por em risco a presença do FCP nas próximas edições das provas europeias. Mas como persiste na teoria que os administradores FG e AC são os maus da fita, não gostam do treinador e por isso até boicotaram pela ausência a renovação de contrato do SC, OK leva a bicicleta. Mas anda direitinho, não caias na tentação de me voltar a afrontar. Senão vais amuar outra vez e desaparecer de cena.

    ResponderEliminar
  51. Dizem, dizem. Claro, o Antero espetou uma faca nas costas do FCP porque o Draxler veio para o Benfica. Portanto, um jogador que estava parado desde Março, que custa 5,5 milhões por esta época de contrato, devia ter vindo para o FCP. O teu problema é pensares que sabes muito das coisas, quando só sabes aquilo que encontras na net nos muitos sítios que frequentas.

    ResponderEliminar
  52. Exato, por exemplo, as informações que o Rui Pinto nos tem fornecido, são apenas parcialmente validadas.

    ResponderEliminar
  53. Ausência de Pepe e Otávio: "Atenção, não desvalorizando a experiência e a voz de comando destes jogadores, eu acho que temos uma equipa que percebe o que é pedido. O Matheus [Uribe] também tem voz de comando, o Diogo Costa está cada vez mais maduro a liderar a linha defensiva, o Taremi já tem a sua experiência. O importante é estarem todos disponíveis. O Pepe tem 39 anos e, por tudo o que apresenta a nível de caráter, é um capitão mas temos confiança em todos os jogadores".

    Estas são declarações de SC há 5 dias após o jogo com o Chaves.

    Também há 5 dias, perto do fim do jogo, ouvi "Pinto da Costa, allez, allez"

    A exibição de ontem foi preocupante, todos pareceram piores do que são, o plantel é pior do que tinhamos mas o Brugges não tem melhores condições que o FCP.

    Na minha opinião, ontem, a equipa foi surpreendida pela qualidade do adversário e nunca conseguiu entrar no jogo. Depois do segundo golo foi um descalabro emocional que tocou os mais jovens e os mais experientes.

    Não posso ilibar SC, como não ilibo os jogadores, nem a direção pelos erros financeiros acumulados há várias épocas.

    Este apedrejamento do carro da família de SC tem nesta altura, consequências inimagináveis. Todos sabemos a importância que SC dá ao bem estar da familia.

    Dias muito difíceis se adivinham porque uma ou duas vitórias, não vão chegar para acalmar definitivamente o ambiente. Têm a palavra, os jogadores, treinador, administração e adeptos.

    ResponderEliminar
  54. Faltou o Octávio que estava a jogar lesionado, e faltou o Conceição exigir à administração que compensasse o que lhe tiraram e não se conformar com estes jogadores medíocres que lhe deram. Anedota de equipa.

    ResponderEliminar
  55. Claro, tudo que o Rui Pinto diz, desde que te dê jeito, é verdadeiro, aquilo que não interessa, aí já não é. Mas o Draxler devia ter vindo para o FCP naquelas condições, ou não, e sendo assim porque a citação do alemão no Benfica?

    ResponderEliminar
  56. Caros,
    Fora a questão financeira o melhor que nos pode acontecer é nem em terceiro do grupo ficar. Não temos plantel para mais que uma frente, concentrando tudo no Campeonato, como o Sporting há 2 anos.

    Não se pode culpar o treinador que nos manteve ligados às máquinas nos últimos 5 anos. E com 3 títulos de campeão! Sem ele estaríamos a presenciar provavelmente os 8 títulos consecutivos do 5LB.

    Resumindo, foco no campeonato e provavelmente uma venda (Diogo Costa, já que não restam muitos) no mercado de Inverno ou Verão. Não auguro mais que isto.
    Viva o Porto.

    ResponderEliminar
  57. OLHA O NORTE.
    COMPRA E VENDA.
    Alguém aqui afirmou; por que é que foram buscar o GR ao portimonense! porque o Diogo Costa em janeiro ou mais tardar no fim da época, vai ter guia de marcha, o Clube está teso e precisa de vender os melhores activos. O sr presidente vende pescada à 5ªfeira porque é fresca e compra carapau à 2ª que é da semana passada.
    Sr presidente, não precisa falar aos portugueses, mas tem o dever de falar ao mundo Portista, se vai recandidatar ou não! não venha com a historia da Academia...

    ResponderEliminar
  58. Boa tarde
    Sobre a SAD nem me vou pronunciar, acho que já foi tudo dito. Só espero que nas próximas eleições não se esqueçam daquilo que tem vindo a acontecer.
    Relativamente à equipa, e nomeadamente ao onze tipo da segunda metade da época 21/22, saíram o Mbemba e o Vitinha.
    Não tendo o central tanta influência no modelo de jogo, será necessário inventar um novo modelo apenas porque saiu um jogador? Preparem alguém para fazer o mesmo...no inicio não vai fazer tão bem, mas mais tarde quem sabe?
    Gosto do SC, mas demasiadas vezes gosta de inventar, e normalmente os resultados são desastrosos.
    Desde o inicio da época que os equívocos são muitos, ainda não percebi onde joga o Otávio, o Uribe baralha-se a jogar com alguém ao seu lado, o Taremi joga colado à linha, enfim, demasiadas indefinições e demasiados erros.
    Não basta dizer que não é digno de estar no banco do FC Porto, é preciso aprender com os erros e não inventar.
    Nunca um treinador teve tanta gente do lado dele, e isso pode ser importante para colocar o nosso clube no trilho certo. Tem que ser ele a colocar definitivamente o dedo na ferida, e a referir sem hesitação que ele trabalha num sentido e a direção no outro.
    A partir de ontem isto só pode melhorar...digo eu!!!



    ResponderEliminar
  59. Sempre ao teu lado 💙💙
    Que não se confundam adeptos com um bando de energumenos.
    Porto é paixão, clube de uma cidade invicta que nasceu e prosperou pela força e coragem das suas gentes. Honra-me ser de um clube de pelo na venta e sangue na gelra. Mas aquilo que ontem se assistiu no pós jogo não pode nem nunca será associado aos valores que a Norte defendemos. Ou a direção do FCP toma uma atitude séria no apuramento das responsabilidades de tais atos ou ficará directamente associada a ela. O meu FC Porto, não pode continuar sequestrado por um bando de chupistas à sombra do PdC que infelizmente foi vencido pela saúde. É hora de dar um basta e acabar com as macacadas que até agora eram disfarçadas com sucessos desportivos à pala do ENORME SÉRGIO CONCEIÇÃO. É doentio o que está acontecer e eu como portista não me vou calar e dou a cara por aquele que ainda me faz acreditar e pelo qual me sinto representado, o Grande Sérgio Conceição 💙💪

    ResponderEliminar
  60. Vou deixar o meu onze para o estoril: diogo costa pêpê pepe david carmo zaidu grujic uribe otavio galeno taremi toni martinez

    ResponderEliminar
  61. "Rui Moreira reage ao ataque ao carro da família de Conceição e lembra Co Adriaanse
    14 Setembro 2022 às 15:57

    Presidente da Câmara Municipal do Porto e elemento do Conselho Superior do FC Porto reagiu aos acontecimentos da noite de terça-feira.

    Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto e elemento do Conselho Superior do FC Porto, reagiu esta quarta-feira na conta pessoal do Facebook ao ataque ao carro da família de Sérgio Conceição, onde seguiam a mulher Liliana e os filhos Rodrigo e José, na noite de terça-feira, após a goleada sofrida pelo emblema azul e branco diante do Club Brugge, 0-4, em jogo da segunda jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.
    Depois de uma noite triste no relvado do Estádio do Dragão, que não pretendo aqui dissecar, o automóvel conduzido pela mulher de Sérgio Conceição foi alvo de um ataque à pedrada nas imediações do estádio. Não sei quem foram os "heróis" autores dessa proeza. Duvido que venham a ser identificados. Mas deixo aqui a minha solidariedade pessoal ao Sérgio Conceição e à sua família. E um apelo, talvez inútil, a quem conheça os autores da proeza", começou por escrever, antes de admitir que desejava uma reação "mais enérgica" dos "dragões", lembrando ainda o ataque de 2006 a Co Adriaanse.
    "A bem da lei, da ética, dos princípios, do clube, da nossa sociedade, devem contar o que sabem. Gostaria que a reação do clube tivesse sido mais enérgica: não basta lamentar e acusar as autoridades competentes. É necessária alguma introspeção. Para onde vamos? Porque razão atraímos esta gente, e afastamos outros? Disse-o em 2015 [n.d.r: em 2006], quando houve uma emboscada a Co Adriaanse, digo-o agora de novo", concluiu."

    Eu não queria dizer mais nada sobre o
    crime cometido e apesar de não concordar com as recentes críticas de Rui Moreira a Sérgio Conceição, tenho, desta vez, de estar totalmente de acordo com estas declarações que induzem as suspeitas referidas no meu último comentário, ou seja, temo serem conhecidos os autores morais desta badalhoquice que compromete muita gente, inclusivamente o próprio Sérgio Conceição.

    ResponderEliminar
  62. Joker, para quem não quer ser presidente do FCP, Rui Moreira tem estado muito activo, mas diz o óbvio.
    Acho extraordinário é fazer posts no Facebook, quando tem responsabilidades como vice-presidente do conselho superior. Seria curioso saber como reagiria o presidente da câmara do Porto, se o líder da assembleia municipal, eleito na sua lista, começasse a fazer críticas a públicas a ao presidente da câmara. Mas como o conheço muito bem, já nada me surpreende. Com os votos cá de casa, podem ter a certeza, nunca será presidente do FCP.

    ResponderEliminar
  63. "Principal claque do FC Porto emitiu comunicado

    Os Super Dragões, principal claque do FC Porto, emitiu esta quarta-feira um comunicado sobre o sucedido no final do FC Porto-Brugge (0-4), ou seja, o apedrejamento da viatura onde seguiam a mulher Liliana e dois dos filhos de Sérgio Conceição [Rodrigo, de 22 anos, jogador do plantel portista, e José, de 7] por um grupo de adeptos à saída do estádio, na zona do museu do clube.


    A claque diz repudiar "veementemente os factos ocorridos" e garante ainda que o "apoio é incondicional ao plantel e à equipa técnica" do FC Porto.


    Comunicado

    "A Direção dos Super Dragões repudia veementemente os factos ocorridos na noite de ontem que envolveram o nosso jogador Rodrigo Conceição e a sua família. O nosso apoio é incondicional ao plantel e à equipa técnica!
    Apelamos a todos os portistas que se mantenham unidos na defesa intransigente dos superiores interesses do FCPorto e não se deixem influenciar por campanhas que visam denegrir e impedir o nosso clube de atingir o sucesso.
    Sábado, como sempre, estaremos no sítio do costume para lutar lado a lado com os nossos Dragões pela conquista de mais três pontos.
    A direção"


    Como publiquei o do Rui Moreira, aqui vai o dos Super Dragões.

    MVP
    De qualquer modo a convivência entre membros da estrutura directiva do Clube está em polvorosa, estão a contar espingardas. Lembro igualmente que Rita Moreira, irmã do presidente da Câmara, é (ou era) administradora não executiva, o que também ajuda a adensar a estória.
    Mas a coisa está confusa e enquanto sócios, apesar das opiniões, deveremos apoio à equipa e ao treinador e, sinceramente, não é este comunicado dos SD a demover as minhas dúvidas relativamente ao dr Madureira.

    ResponderEliminar
  64. "Isto" não era (foi ! ) mais que a anunciada /adivinhada / prevista e até ...sonhada em pesadelos -maus !! derrota , de uma política (?!) " desportiva " da SAD , que nos consome faz tempo !... Li , "comme d'habitude " todos os comentários expressos e , parece-me , que o que restará para dizer seria mais-do-mesmo . Entretanto , comungo da postagem do DVP e dos comentários do Ricardo Costa (14Setº -00:26 ) e do Gilles27 (às 00:41 e 12:07 ) que vão plenamente ao encontro do que penso . Outrossim , quero deixar bem claro e sinceramente à espera que a SAD Portista REPUDIE e se empenhe junto das autoridades competentes para que se descubra quem foram os energúmenos que apedrejaram o carro da esposa do S.C. . NÃO SE ADMITE !! Saudações de um Portista no Sul do País .

    ResponderEliminar
  65. Afinal é verdade. Que triste comunicado. Não dizerem nada era igual. Alguém no Twitter questionou "Dos 40 mil adeptos que foram ao Dragão assistir ao FC Porto-Brugge, quantos sabem em que carro se desloca a mulher e os filhos de Sérgio Conceição?".

    Não deve ser muito difícil perceber quem foram. Membros ligados as claques! Os mesmos que a sad, nem sequer tocam!
    Ingratos.

    Devem pensar, que somos todos tolinhos, e achar que o que está acontecer, é responsabilidade do Sérgio.

    Para mim, só ainda há uma questão que levantei em Janeiro e ainda não consegui entender. Sérgio, o que te faz correr? Tento colocar me no lugar dele e não consigo perceber, o porquê de ele ainda aturar isto.

    ResponderEliminar
  66. Falei alguma coisa sobre o grupo qe sempre achei e continuo achar fácil,mas vendo as 2 primeiras jornadas sinceramente só não quero bater o recorde dos mouros de zero pontos.
    Acredito e sempre acreditarei no meu porto mas já há muito em quem o governa nem sequer gere....
    O que andam a fazer ao mister já algum tempo é inaceitável e ontem ultrapassou os limites dos limites.
    Parece qe tamos a tirar a vez aos lá de baixo,será qe foram portistas?
    Até Acredito que sim ou não.
    Mas acreditando não são muitas as pessoas qe sabem as viaturas de quem são ou deixam de ser,alguém bem informado parece ter feito o que não devia fazer.
    Os comunicados do porto em relação a muita coisa já deixam a desejar há muito tempo,ou porque demasiado lentos ou porque não dizem rigorosamente nada que interesse ao adepto ao sócio ao simpatizante e mais importante também a bosta da comunicação social qe vai esmiuçar isto até ao tutano.
    Vamos ter direito pelo mau lado a mais horas e horas e dias a denegrir o nosso bom nome.
    Da minha parte já há muito os 2 líderes e mais alguns já tinham dado de frosque há muito tempo tanto o do clube como o da bancada,mas infelizmente muito jeito dão um ao outro seja pelo que for e não é de agora.
    Apoiarei o mister até um dia ele seguir o seu caminho porque por mais que invente ou não a culpa nunca será dele será sempre do governante qe lhe deu sempre xuxarro e nunca um bocadinho qe fosse de bife daquele de 10 centimetros de grossura a patrão mesmo como ele merecia.
    Ao invés disso ainda lhe retira tudo o que de bom ele consegue criar.
    Já lhe tirou o tapete vezes demais não sei até quando ele vai aguentar também.
    Porto clube é o meu e não de governantes e líderes de merda nenhuma.
    Vamos Porto sempre contigo até acha morte.
    Abraço a todos

    ResponderEliminar
  67. Reparem que no comunicado dos SD não mencionam o nome do treinador. Dizem o nome do filho, e apelam ao apoio à equipa técnica, mas mostrar solidariedade inequívoca ao treinador, vai no Batalha. A situação está volátil, e não sei por mais quanto tempo o Sérgio vai estar para se chatear com isto.

    ResponderEliminar
  68. Prefiro focar-me no futebol e ontem foi muito pouco.

    Nos últimos 12 jogos na Europa, o FCP ganhou 2! Foram 8 jogos na Champions e 4 jogos na Liga Europa.

    Fazendo um resumo de memória, as melhores prestações foram quando jogámos de uma forma realista, sem assumir o jogo porque cada vez que queremos assumir ou nos obrigam a tal, somos engolidos. E isso já aconteceu com Vitinha, com Diaz e todos os outros.

    O Brugges não é o Liverpool mas pelo que vi ontem é uma equipa que sabe perfeitamente as suas lacunas e sabe condicionar o adversário. Apanhou-se em vantagem e dominou como quis.

    O Evanilson não tem estado brilhante mas o Otávio e o Uribe também não. Porque é que que foram o Evanilson e o João Mário os sacrificados no intervalo do Rio Ave e do Brugges?

    No caso do Evanilson, também não estará ele a ser vitima da própria equipa?

    Estou de acordo com o que foi dito acima. Do onze tipo da segunda volta sairam Vitinha e Mbemba. Devido à saida do Vitinha mudou-se tudo e várias vezes. Havia necessidade? O Pêpê já nem sabe em que posição joga.

    Com isto apenas quero realçar que, apesar de tudo o que SC fez, também pode ser criticado pelas opções que toma. Antes quando a equipa perdia era sempre culpa do treinador, agora quando perde é sempre culpa do presidente.

    Como disse antes e reforço. O que aconteceu ontem tem responsabilidade dos jogadores, do treinador e da administração. Só os adeptos ficam de fora.

    ResponderEliminar
  69. Mário, numa derrota como a de ontem, não se pode deixar o treinador de fora das críticas, tal como os jogadores. Agora, pela parte que me toca, quando disse o que disse, quero deixar claro que tem mais responsabilidades o presidente e a SAD que o treinador. Por uma razão, o plantel é o mais fraco dos 40 anos de PC como líder do FCP. E por isso eu disse que acredito que vamos ser competitivos a nível interno, se fizermos uma gracinha e isto é chegar aos oitavos, é mais uma transcendência, não temos plantel para conseguir naturalmente o apuramento. Até podemos fazer umas gracinhas, como podia ter acontecido em Madrid, mas, desculpem-me o abuso, será sempre como uma equipa que apenas joga para a parte de baixo da classificação na nossa liga, conseguir um bom resultado na casa dos três grandes.
    Saíram Vitinha, Fábio, muito importante na segunda parte da época passada, Mbemba, Luis Díaz, mais o Sérgio Oliveira e Corona, este já não contava muito, mas tinha sido fundamental em outras épocas.
    A culpa que atribuo ao presidente é não ser capaz de criar as condições para proporcionar ao treinador um plantel melhor.
    E não é pedir muito, um lateral direito, um central e um médio bom. Mesmo assim, por razões que devem ser imputadas a quem dirige, ainda não teríamos um plantel que nos permitisse ter uma maior ambição na CL, não ganhá-la, mas e repito, conseguir um apuramento natural.

    ResponderEliminar
  70. DVP, estou completamente de acordo. Sairam muitos jogadores, sabiamos que seria um começo difícil, com muito trabalho para o treinador e que teríamos que ter paciência porque os jogadores que vieram não podiam substituir com a mesma qualidade os que sairam por 35 e 40 milhões.

    Agora, o que se passou ontem, foi mais que isso. Foi um conjunto de equívocos a nivel individual e coletivo. Começou logo com a entrada de Otávio na equipa. Não seria prudente começar no banco uma vez que não estava a 100%?

    Não acredito numa planificação da época, onde os jogadores que saem, que entram, as hipóteses, os valores, não sejam discutidos também com o treinador. Agora, o treinador também tem a consciência da situação do clube. Porque não pensar que foi SC que prescindiu de mais um DD. Não é o Ruben que diz que não vindo o avançado que queria, preferia os que estavam? Não pode SC pensar o mesmo?

    Eu espero que tenha sido percalço e que a equipa técnica e os jogadores, tenham a força para ultrapassar este momento porque acho que valem muito mais do que mostraram ontem.

    ResponderEliminar
  71. Jogo miserável de toda a gente. O Diogo Costa, mal, no 1° e 3° golos. O PEpe

    ResponderEliminar
  72. Na CL até pela sua intricicidade, o modelo de jogo apresentado em Madrid será o normal e habitual do FC Porto e até no Dragão depois de estarmos a ganhar.

    Não acho por isso que tenhamos feito algo de extraordinário e a derrota foi tão imoral que ontem o Atlético fez questão de sublinhar novamente. Penso até que a equipa principal, sem lesões, e com a entrada de alguns pode manter-se estável para aguentar os adversários.

    Mas se tivermos convulsões como as que temos tido, baixa de forma em João Mário, em Otávio, em Evanilson, juntando ao aparecimento de novos jogadores que substituíram outros recentemente e a deslocação para outros terrenos de outros que nos davam mais jeito nos seus devidos lugares, então temos criadas condições para a tempestade perfeita.

    Já nem falo em Zaidu, porque ele é o tipo de jogador que rende mais ou menos conforme a prestação da equipa.
    Nem da absoluta dependência de Taremi, o melhor jogador do campeonato português, pelo que corre, joga, faz jogar e ainda marca golos.

    Por fim os fanáticos da formação podem perceber que não basta apostar só no jogador, é necessário que este tenha aquilo que Vitinha e Fábio Vieira tinham e que fez que aparecessem mais depressa: entenderam mais rapidamente como puderam pôr ao serviço da equipa o seu talento.

    Penso que este ano vai ser tão ou mais difícil que o primeiro de SC.

    ResponderEliminar
  73. Como Portista recuso-me a aceitar que um Clube como o FC Porto seja governado ou gerido desta forma, por um bando de parasitas e sanguessugas, agarrados a quem outrora foi um líder exemplar, mas que por força dos anos, da idade, da saude e do seu ego se encontra em total declínio.
    Acrecento ainda que nao me revejo, nem aceito que personagens como Fernando Madureira tenham a relevância que neste momento lhe garantem total impunidade das suas palavras e dos seus atos.
    Podemos discutir se o jogador A ou B têm ou nao condições para jogar no clube, mas neste momento será uma discussao inútil... o problema é bem mais sério e complicado...
    Estarei solidário com SC se este apresentar a sua demissão era o que eu faria se fosse com a minha familia e a minha entidade patronal apenas emitisse um comunicado vazio e sem intenção de averiguação...
    Infelizmente só quando esta direcção abandonar o Clube iremos perceber a real dimensao dos danos provocados...
    Disto isto acrescento que continuarei a apoiar o meu Porto de forma inequívoca.
    Parabéns pelo trabalho do Autor do blog

    ResponderEliminar
  74. Estiveram todos muito mal. Diogo Costa, Pepe, Zaidu, David Carmo...uma coisa era jogar num sistema de 3 centrais, outra, é jogar só com outro central ao lado...mas Galeno e João Mário foram os campeões da asneira. O Galeno não conseguiu acertar uma, a rematar, a cruzar, a passar, a receber, uma coisa impressionante como se pode ser tão trapalhão. João Mário fez o penalty e foi um passador o tempo todo que esteve em campo. Incrível o 2° golo: Um jogador belga rodeado por 6 jogadores do Porto, consegue manter a posse de bola e servir um colega completamente solto na área...Zaidu devia estar lá mas não estava...que faz golo com facilidade. No 3°, + uma vez o Zaidu não estava onde devia estar, + uma vez 1 jogador do Bruges completamente solto na área a fazer golo com Diogo Costa mal batido. O Taremi, dá ligação a esta equipa, trabalha muito quer ofensiva quer defensivamente, ocupa bem os espaços e ainda faz muitos golos e muitas assistências, fez muita falta neste jogo. Atrevo-me a dizer, que com o Gil Vicente e o Chaves, sem as acções do Taremi, muito dificilmente teríamos ganho esses jogos. Não percebo porque é que o PêPê continua no meio e o Otávio na ala, o SC já devia ter rectificado isto, assim não dá, o PêPê está uma sombra do que já foi na época passada. Já estava habituado a jogos assim, no período SC, mas com o Liverpool, agora com o Bruges, era impensável.

    ResponderEliminar
  75. " Francisco J. Marques, diretor de comunicação do FC Porto, abordou esta noite, no Porto Canal, o apedrejamento do carro onde seguia a esposa e dois filhos de Sérgio Conceição após a derrota, por 4-0, com o Brugge

    "Muito lamentável e grave. Ato selvagem e cobarde, agredir com pedras a viatura onde vai a esposa e filhos do treinador, é absolutamente inconcebível", afirmou Francisco J. Marques, diretor de comunicação do FC Porto, ao abordar no Porto Canal o apedrejamento do carro onde seguia a esposa e dois filhos de Sérgio Conceição, após a derrota, por 4-0, com o Brugge.

    "A esposa [Liliana] de imediato apresentou queixa, as autoridades na altura não deram a devida atenção, mas a queixa foi apresentada", referiu, antes de dar conta de pormenores que tiveram lugar antes do apedrejamento.

    "Ao longo do dia de hoje foi possível perceber algumas coisas: o que podemos dizer é que estamos a prestar todo o apoio ao Sérgio Conceição e já se apurou que pouco tempo antes destas pedras terem sido arremessadas contra o carro, Rodrigo Conceição recebeu uma mensagem ofensiva e insultuosa de alguém que estaria no estádio. Na mensagem percebe-se quem é e já foi entregue às autoridades, nós não sabemos se é essa pessoa que comete a agressão. Mas há imagens que já foram cedidas às autoridade e que se vê a pessoa que faz isso e mais tarde ou mais cedo vai ser possível a polícia identificar o autor ou autores", disse ainda Francisco J. Marques.

    "O FC Porto está a fazer a sua averiguação e esta pessoa caso seja a pessoa, ou sejam outras, se forem sócios serão alvo de processo disciplinar para serem expulsas de sócias de acordo com o regulamento do clube. Estes atos não são aceitáveis na família portista", concluiu "

    O poder positivo das RS.
    Vamos lá saber quem são os artistas.

    ResponderEliminar
  76. Quando se suspira por um manafa está tudo dito quanto a qualidade deste plantel... joao mario este ano nao da uma pra caixa...sc vai ter que inventar novo onze para o estoril

    ResponderEliminar
  77. A prova da falta de planeamento que existe no Porto é que foram gastos nesta janela de transferência 48 milhões de euros e as lacunas na equipa mantiveram se quase todas.

    Apenas se “resolveu” a lacuna dos defesas centrais (e até aqui não foi propriamente bem resolvido, perdemos Mbemba e Semedo e contratamos Carmo por um valor proibitivo para a nossa triste realidade).

    De resto gastamos 10,5 milhões em Veron, 9 milhões em Gruijic e 3,5 milhões em Eustaquio que são jogadores “suplentes”. Antigamente estas contratações até faziam sentido, Veron tem muito potencial e Gruijic e Eustaquio podiam ser preparados para substituir o Uribe na próxima época (embora 1 deles bastasse).

    Agora se não há dinheiro, canalizavam-se as verbas para as posições cadenciadas do 11 inicial, as laterais e um 8.

    ResponderEliminar
  78. Caros Portistas,

    É realmente de lamentar e repudiar o ataque ao carro da mulher do SC nisto estamos todos de acordo e esperemos que apanhem o/os infractores e os irradiem do futebol.
    Agora o Francisco Conceição não pode fazer a volta de honra ao estádio a mandar calar os adeptos e sócios do FCP, isto também é inadmissível ainda por cima depois do jogo miserável que fizeram. Ainda ontem o Bonncci capitão da Juventus um senhor jogador e do futebol no fim proferiu a seguinte declaração" Só temos de nos calar e começar a trabalhar.É justo sermos assobiados pelos nossos adeptos" e com o CV que todos conhecem. Espero que quem de direito chame a atenção ao RC pois ele não é ninguém para mandar calar os adeptos e sócios do FCPORTO, há que pôr os pontos nos is a este menino que veio de onde veio, aqui é o PORTO C...!
    Os próximos 3 jogos podem definir o resto da época, Estoril (fora), Braga ( casa) Leverkussem(casa) menos que 3 vitórias e vamos penar o resto da época desportiva e financeira.
    Também gostava de pedir uma auditoria externa e independente às contas do clube pois chegar-me que estamos bem pior do que se pensa, mas já sei que não é possível.
    Gostaria e muito que o Presidente viesse botar faladora para acalmar as hostes e passar mensagem de tranquilidade para o futuro, mas... agora só aparece nas vitórias para dar umas bocas sem qualquer significado.
    Estou de acordo com os comentários, a falta que o Taremi faz fez a diferença, por isso as campanhas lançadas contra o jogador pela imprensa de lixo boa. Os adeptos e sócios do FCP que se virem contra estes fdp, estes sim uns verdadeiros cancro do futebol português.

    FOMOS PORTO!
    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  79. Desde que vejo o nosso clube a jogar com olhos de ver (anos 80), este é a pior derrota e exibição na Europa que me lembre. Podíamos ter perdido até por mais. Não jogámos contra um "tubarão" europeu.

    Das 10 maiores (3 ou mais golos) derrotas do clube na Europa, 8 são na era SC.

    Em termos de plantel, é notória a perda ano após ano de qualidade que depois não é reposta. Mas recordo que perdemos 4-0 com o brugge que tem um valor de plantel inferior (transfermarket).

    Mas nada é por acaso. E os pontos que mencionei relacionam-se.

    Outra questão que podemos discutir é a estratégia e a táctica. Acho que continuamos a jogar como equipa grande quando somos pequenos na Europa. Mourinho com planteis melhores jogava com 4 Médios + derlei fortes na recuperação. Defender muito bem e depois contra ataque (Marselha por exemplo) alternando com alguns momentos de posse de bola ou aproveitando bola parada (Manchester) . Mas defender bem primeiro.

    Depois no campeonato 4--3-3, muitas vezes.

    ResponderEliminar
  80. Dragões, o que mais chateia é que a equipa oscila entre exibições qb e momentos de paralisia coletiva. É importante ser realista e perceber que foram muitas saídas de monta e em pouco tempo e que há jogadores que não tem a maturidade que se quer. Exemplos Pepê, Carmo, João Mário e outros que posicionalmente nunca se vão encontrar tal como o Zaidú. Sobre o este é esforçado, rápido e tem melhorado mas a defender de forma sistemática está mal colocado. O Brugges estudou bem o Porto e percebeu bem as nossas fragilidades que neste momento são pouca pressão (a dita falta de agressividade) e laterais que por vezes deixam espaço atrás. Temos de ser frontais e dizer que talvez o Galeno seja um óptimo jogador para agitar o jogo mas vindo do Banco, ou que o Pepê tem de se aplicar mais. No terço final do campo vê-se uma incapacidade gritante de soltar a bola o que aborrece quem vê os jogos. Basta ver o jogo do Chaves por exemplo. Nada está perdido embora seja especialmente aborrecido ver os rivais bem em terrenos que vinham sendo os nossos. Dificil no grupo fazer os 12 pontos em falta mas 10 pontos podem permitir o apuramento. Dois jogos muito difíceis com o Leverkussen mas mais importante é o próximo jogo para aproveitar bem a paragem para organizar ideias e esperar que os rivais voltem com menos força. Como comentava alguém acima e bem, se calhar na Europa temos de jogar doutra forma e de maneira menos exposta. Agora mais que sempre precisamos do SC focado. Sobre o que aconteceu no pós jogo basta um mau adepto para estragar a imagem de um estádio cheio... é deprimente.

    ResponderEliminar
  81. Muito Bem, irriducibili (18:53, João Carreira (18:47, Dragão Vila Pouca (19:55), LMVA 21:41 e outros.
    Folgo em saber que ainda há Portistas LÚCIDOS, estão é mal aproveitados, são escorraçados, ou ignorados pelo sistema que tomou conta do nosso Clube.

    ResponderEliminar
  82. Preocupante neste jogo, também, foram os erros coletivos. Pois os individuais relacionam-se com a qualidade dos jogadores\planteis.

    No 1°golo o principal erro é o da reposição da bola do Diogo Costa. Vai bater na frente? Manda a equipa fechar. Depois j Mário "entra a queimar" quando devia ter deixado para o pepe e ia mas é fazer-lhe cobertura. Estava 2vs1. O resto da equipa tinha que recuperar.

    No 2° golo estava 5vs1. Recuperação ou falta. Pois era uma jogada perigosa à entrada da área. Zaidu não podia fechar mais do que estava, ao contrário do que já ouvi dizer. David Carmo, para mim, erra porque devia ter dado cobertura mais atrás e não ao lado (não havia ninguém para pôr fora de jogo) já que não ia atacar o portador da bola. Além disso está com os apoios paralelos o que dificulta muito a reação. Este erro preocupa-me.

    3°golo linha defensiva mal posicionada. Era o Uribe que estava a pressionar o portador da bola. O resto da defesa tinha que estar em linha com ele. Pepe procurou uma referência para marcar. Ok, pode ser uma indicação do mister mas a zona ficou desprotegida. Zaidu esteve bem a atacar a bola que é o que se tem que fazer a defender a zona mas falha tecnicamente. O que me preocupa mais é a questão coletiva: linha defensiva e indefinição de marcações (zona, mista ou individual?)

    No 4°golo novo erro da linha defensiva. Wendell coloca em jogo.

    Opinião de treinador de bancada. Mas não devo andar muito longe. Não concordo é que se arranje bode expiatório. Desta vez não estava Marcano nem Bruno Costa. Vejo erros coletivos também.

    ResponderEliminar
  83. OLHA O NORTE.
    OS ENCARNADOS BATOTEIROS.
    SACO AZUL.
    Vieira e Soares Oliveira assinaram de cruz, A polícia Judiciária fala em plano Criminoso! e agora sr dr Juiz!?...
    E-mails: Quando são julgados e castigados os personagens e o Clube sr dr juiz!?...

    SENTADOS, DE PÉ DEITADOS, FICAMOS AGUARDAR...
    O SR Presidente não se cansa de ser galardoado, homenageado e o clube às costas de SC. Já falou aos portistas do jogo miserável desta ultima 3ªfeira! já veio à CS pessoalmente pedir desculpas à família de SC!... Dois jogos pra liga dos Campeões sem pontuar e nem uma palavra! aliás, sempre nos habituou a falar só quando ganha...

    ResponderEliminar
  84. Não se resolve problema nenhum adiando. Só piora. E já estamos em contagem decrescente, 22, 23, 24. Durante quanto mais tempo o SC ficará. Porque o inevitável espera nos. Que é a mudança.

    Esta sad está morta a muito tempo. Clube sem chavo. E em casa em que não há pão, todos ralham e ninguém tem razão.

    Os adeptos só pedem a,b,c. Enfim, onde vamos comprar o que quer que seja, se esta sad faliu o clube.

    Vamos ver o roubo que vai ser nas contas com a prestação que o Porto está a fazer na champions. Não me admira que sejam obrigados a vender mais já em Janeiro.

    E quem leva com isto? O carro da mulher do Sérgio. Surreal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "E já estamos em contagem decrescente, 22, 23, 24"
      Lindo!

      Eliminar
  85. OLHA O NORTE.
    PARA QUE CONSTE.
    Parece-me, por o que leio na CS rastejante, e ouço de alguns amigos, mais até pelos comentários de portistas aqui da Tasca do Vila, que aquilo na SAD, SR presidente e outras figurinhas do antigamente que por lá andam, aquilo mais parece uma Babilonia, ninguém se entende!... Acho que chegou a hora dos portistas não Agachados, hipócritas, se preparem como deve ser para as novas eleições. Se ganharem, peçam uma auditoria, A Bem Do Clube FCP, para que tudo fique esclarecido e haja, paz, uma nova vida e um respirar diferente...

    ResponderEliminar
  86. O presidente ainda se mantêm no seu lugar pela história que construiu no clube, e os verdadeiros adeptos são aqueles que não costuma fazer ondas quer no estádio quer fora dele ....o presidente em relação a esses pouco ou nada passa cartão,....porque sabe que dali não virá grandes problemas independentemente de ganhar ou perder......
    Quem o presidente apoia os desordeiros...porque sabe que pode vir dali violencia, revolta, no estádio e fora dele e convém controlar essa malta!!! Mas as vezes vira o feitiço contra o feitiçeiro!!!

    Conclusão há que preparar o futuro desde já no ano de 2024.....e não é proximo das eleições que se vêm a terreiro falar e apresentar se....
    Acho que é o momento ideal é agora, estranho o AVB não ter falado sobre os ultimos acontecimentos...acho que é uma falha teria que marcar posição.....alias o muito provavel candidato e proximo presidente do nosso clube (rui moreira) já o fez.....

    Eu , Lamachã já vos tinha dito que era o Rui Moreira o proximo e ele tem se mostrado.....quem me disse foi o atual ministro da saúde!!

    ResponderEliminar
  87. Nuga, parabéns, grande e esclarecedor comentário. Aparece mais vezes, temos todos muito a aprender contigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Peço desculpa pela piada descabida. Fiz o comentário por impulso. Não acrescenta nada ao tema em análise, mas também não pretendo ofender ninguém

      Eliminar
  88. Li agora que o site do nosso clube foi alvo de um ataque informático , parece que tudo nos acontece agora ...
    Quanto ao ataque á viatura da família do Sérgio Conceição , dizer que , tenho uma teoria que envolve uma certa claque, mas não vou dizer ...
    Espero que com estes tristes acontecimentos o Sérgio Conceição não perca o foco , a vontade , a motivação e raiva de vencer , porque com isto tudo que tem acontecido é dose , desanima qualquer um ...

    PS - é só loas para os lampiões , que ganharam a um adversário que está em oitavo no campeonato italiano , que ano após ano tem perdido qualidade significativa , e que tinham no estaleiro 9 jogadores , na sua maioria titulares .

    ResponderEliminar
  89. Todos estes acontecimentos e movimentações são realmente preocupantes. Esta projeção que o Presidente tem dado ao Vitor Baía (parece-me óbvio que é o herdeiro da coroa...), tem levado a que surgissem situações nada expectáveis há uns meses, tais como os posts do Rui Moreira e do Fernando Madureira. Parecem-me posicionamentos claros para 2024, sendo que espero que o AVB se chegue à frente e oficialize a sua candidatura à presidência. Teria o meu voto.
    Esperam-se longos meses de turbulência no Dragao. Espero que não tenham um grande impacto na nossa equipa de futebol e no nosso mister.

    Saudações portistas
    Underkovaz

    ResponderEliminar
  90. Não bastava a humilhante derrota e eis que alguns idiotas resolvem arremessar pedras a um veículo que saía do estádio de dragão (poderei estar enganado mas se calhar foi o carro do SC como poderia ter sido de um outro qualquer elemento da equipa) e temos o funeral encomendado. Não há dinheiro, os jogadores são maus e o treinador está revoltado, venham as eleições, façam-se auditorias.
    Concordamos que:
    - a situação da SAD é má, os responsáveis, ainda que tenham recebido um sinal de descontentamento, quer pelo número de opositores quer pela percentagem de votos que receberam, foram eleitos com cerca de 68%. Em junho de 2020 como agora, os sinais apontam para um cenário negro, mas tínhamos acabado de vencer campeonato e taça e os responsáveis foram legitimados em eleições a dirigir o destino do clube por mais 4 anos.
    - o paradigma / estratégia da SAD sofreu uma alteração no decorrer da última década se olharmos ao modelo de gestão que existia e levou o clube às conquistas europeias.
    Esse modelo elogiado, unanimemente, pese alguns alertas de elementos da própria estrutura que acabaram por sair incompatibilizados, assentava em muitas contratações de jovens, por norma sul americanos, que eram posteriormente transferidos para as grandes ligas, a troco de grandes verbas com comissões igualmente grandes. Ora os grandes clubes das grandes ligas, e até os nosso rivais decidiram copiar o modelo e com isso mataram a galinha dos ovos de ouro. Coube à SAD mudar de paradigma e após um ciclo sem vitórias entrega os destinos do clube a um treinador que contratou quem quis e como quis, não ganhou nada (culpa própria mas sempre sozinho contra o manto protetor) deixando uma herança pesada. Sem títulos e com uma massa salarial tremenda a SAD decide mudar de estratégia, até por intervenção da UEFA e passa a reduzir a massa salarial a fazer menos contratações, maioritariamente jogares da liga portuguesa, a apostar na formação, saídas a custo zero, sem renovações e a vender os melhores ao preço possível. Em 10 anos com transferências o FC Porto lucrou cerca de 440 M€, contratou umas vez bem outras mal é certo, mas sobretudo contratou muito e neste momento estamos a pagar essa fatura. A direção os treinadores que têm passado pelo FC. Porto, os jogadores todos contribuíram para a situação atual do clube, pelo empenho e dedicação que lhe dedicaram ou dedicam.
    Se as decisões podiam ter sido outras, melhores? talvez sim ou talvez não mas são 40 anos sobretudo de vitórias.
    Sfelgueiras

    ResponderEliminar
  91. Realmente é muito frustrante esta fase em que nos encontramos. Parece que quando uma coisa corre mal, tudo o resto corre. Já não bastava termos perdido 4-0 em casa com o Brugge, ainda vemos uns idiotas ir atirar pedras ao carro da mulher do treinador que é dos menos culpados deste início de época. Parece que estão a fazer de tudo para que o homem se vá embora e depois quero ver quem segura o barco. Depois o calendário. Este fim de semana temos Estoril na Amoreira onde o ano passado só vencemos após uma reviravolta épica. Depois teremos Leverkusen no Dragão onde será crucial somar os primeiros pontos na Champions e honrar os pergaminhos do FCP nesta competição e logo a seguir Braga no Dragão. Este Braga joga muito bem à bola e por isso será um grande desafio. O Braga é das equipas que mais dificuldades nos tem colocado. Aliás, com SC o FCP já perdeu mais vezes frente ao Braga do que frente ao SLB. Não prevejo que os próximos dias sejam simples. Não estou a dizer que vamos perder os jogos todos, mas estou a dizer que a equipa tem de dizer presente porque se ficamos já muito para trás vai ser difícil recuperar mais à frente.

    E para finalizar, ainda temos de levar com a soberba dos lampiões sobretudo. Com a falta de humildade que é clássica a qualquer um deles e sempre com o apoio da CS, já festejam como se não houvesse amanhã. Uma coisa tenho de reconhecer. Este SLB joga muito mais que o ano passado e tendo também o SCP a melhorar de forma, gostava muito que a nossa equipa desse uma resposta. Vamos ver.

    ResponderEliminar
  92. Sfelgueiras, o problema é que não baixou a massa salarial. Já aqui disse, mas vou repetir, numa AG em que estive presente, acho que em 2014, discutia-se a passagem de 50% da Porto Estádio para a SAD, numa manobra contabilística. O administrador financeiro, já nessa altura o mesmo de agora, foi claro a dizer que a UEFA não ia permitir mais manobras dessas, estávamos a gastar muito com o pessoal, cerca de 60 milhões, era preciso baixar. Neste R&C que vai sair não sei qual o nº, mas não devo estar a errar se disser que no anterior foram perto dos 90 e este não deverá andar longe. Para além disso, o passivo que era de cerca de duzentos e tal milhões, passou para o dobro, temos capitais próprios negativos, estamos a ter dificuldades em honrar compromissos, em constante monitorização da UEFA, já pagamos multas, sob ameaça de exclusão das provas europeias. Antes para cumprir orçamentos, dependendo de anos bons ou maus, para ter contas equilibradas, vendíamos um jogador um dois, agora temos quase todos os anos de fazer mais de 70 milhões de mais valias, note-se, muitas vezes para atingir esse valor, as vendas têm de ser muito superiores a 100 milhões. Como vamos sair disto, quando vemos decisões de difícil compreensão, uma planificação que deixa muito a desejar, temos o pior plantel dos 40 anos de JNPC à frente dos destinos do FCP? Não sei, mas gostava que quem de direito descesse do pedestal e nos explicasse. Isto tudo quando as receitas de televisão, por exemplo, são mais do dobro.
    Termino com uma pergunta:
    Com este quadro será que os administradores vão ter a petulância de receber prémios de gestão? Porque em tempos de vacas magras, o topo da pirâmide não dá o exemplo e corta nas despesas da administração?

    ResponderEliminar
  93. Há coisas que nunca mudam. Qualquer jogador do Benfica que faça dois jogos bons já está no radar da seleção A Portuguesa.

    ResponderEliminar
  94. Eu estou curioso para ver as nossas contas e o orçamento para 22/23. Este ano só com Vitinha e Fábio deveríamos passar os 60 milhões de mais valias. Se não aparecer mais ninguém da formação, já só temos Diogo Costa. Se soubermos promover o jogador, fizer um bom mundial, pode ser que sozinho, gere mais valias de perto de 50 milhões. Já teremos uns milhões do Diogo Leite (ao que parece é obrigatório). Do Tomás nem por isso porque parece que mais uma vez não está a correr bem.

    Depois com as saidas consecutivas de SO, Corona, Diaz, Marchesini, Nakajima e Mbemba, teremos que obrigatoriamente baixar muito os custos com pessoal. Só assim faz algum sentido.

    Em relação aos prémios, vamos ter os de campeão e infelizmente também de gestão. Não concordo com os últimos mas não tenho dúvidas.

    ResponderEliminar
  95. O atirar de pedras foi nauseabundo , praticado por gente que maneira alguma devia frequentar o DRAGÃO, agora daí até se tentar branquear a noite mais pobre em termos desportivos que tenho memória, acho que foi o Toreense no tempo do actul selecionador nacional equipa de divisão secundária que nos eliminou para a taça, não me lembro duma noite tão vergonhosa como esta, se nas vitórias dou todos os louvores em primeiro lugar ao treinador, agora considero o culpado de tamanha vergonha

    ResponderEliminar
  96. Respeitosamente, discordo de: «temos o pior plantel dos 40 anos de JNPC». Bem sei das lacunas, bem sei da falta de rendimento de jogadores (Evanilson à cabeça), mas uma equipa que só perdeu um grande jogador (Vitinha), e que tem, entre outros, o iraniano, Otávio, Pepe, Grujic, Uribe, Pepê, David Carmo (dêem-lhe tempo), internacionais de vários lados, jogadores que ainda podem mostrar o que valem (cá estaremos para ver Veron), um bom guarda-redes, será assim tão má? Fizemos enorme campeonato no ano passado praticamente com estes jogadores. Vamos com calma.
    Sim, reconheço lacunas, mas não vamos do oitenta ao oito...

    Sr. João

    ResponderEliminar
  97. Sr. João, para consumo interno mantenho que vamos ser competitivos, discutir títulos. Para consumo externo, não acredito, mas como é óbvio, só quero estar enganado.
    Quanto a ser o pior plantel dos 40 anos de Pinto da Costa, mantenho, mas se você conseguir dizer-me um pior...

    ResponderEliminar
  98. Acho errado dizermos que "só" perdemos o vitinha esta época.

    Tendencialmente fala-se só nessa saída. Mas esta época perdemos muita gente importante. Senão vejamos:
    1) mbemba, titular e dos que teve mais minutos. Melhor época até agora.
    2) Luiz Diaz, nem vale a pena dizer nada, logo a seguir fomos eliminados da Europa e ficamos só com o campeonato com 6 pontos de avanço. Ainda assim podíamos ter perdido com o Sporting (estivemos a perder 0-2) mas conseguimos empatar com grande jogo de...? Isso mesmo, Fábio Vieira que também já não está.
    3) Sérgio OLIVEIRA, melhor médio há duas épocas. Reabilitado e com salário condizente ficava e resolvia grande parte da perda que foi o vitinha. Bastava duas vitórias na Champions e estava o salário pago pois não envolvia dinheiro em transferências.
    4) Corona, um jogador de classe mundial. É verdade que foi muitas vezes queimado a lateral direito como está a acontecer com o pêpe mas era uma mais valia. Se calhar a saída era mesmo inevitável mas nunca com contrato a acabar. Mais um enorme erro de gestão.
    5) Fábio Vieira, muitos golos e assistências. Resolveu muitos jogos. Para mim uma perda enorme principalmente para o campeonato porque tinha meia distância, último passe e golo.
    6) F Conceição, resolveu no Estoril por exemplo e noutros jogos mexia no jogo como poucos.

    A este todos somo todos os outros nos anos anteriores pois a qualidade do 11 e plantel nunca foi reposta desde a 1a época de SC.

    Por isso falar só no vitinha é pouco. Mas mesmo que fosse, por si só o vitinha revolucionou o jogo do Porto. E não veio ninguém sequer perto do seu nível.

    ResponderEliminar
  99. Mesmo no ano do Paulo Fonseca, em que veio o Licá e não sei mais quem, vão ver o plantel...

    No 1º ano do Sérgio só contratamos o Vaná, mas regressaram o Ricardo Pereira e o Aboubakar, havia Brahimi, Herrera, Danilo, Corona, Felipe, Maxi, Casillas, Sérgio Oliveira...

    ResponderEliminar
  100. Longe de mim tirar mérito aos jogadores atuais do plantel que também têm a sua valia e muitos estão "expremidos" ao máximo.

    Mas no melhor 11 da era SC Conceição, do atual plantel, cabem lá muito poucos.
    De resto, alguns exemplos:
    Laterais - Alex telles e Ricardo Pereira. Centrais - militao, Filipe, mbemba.
    Médios - Vitinha, SO, Fábio Vieira
    Alas - Luiz diaZ, Brahimi, Corona

    Entre outros.

    A qualidade nunca foi reposta. Já nem peço um upgrade.

    ResponderEliminar
  101. Se formos fazer um onze combinado entre o Benfica e o Porto, metemos facilmente 5 jogadores no onze do Benfica. Diogo Costa, Pepe, Uribe, Otávio e Taremi. E depois ainda temos jogadores com potencial para vir a lutar por um lugar no onze (David Carmo, Pêpê e Evanilson).

    Em soluções vindas do banco também não há grande diferença, até me parece que o do Porto é ligeiramente superior.

    Portanto nota-se aqui equilíbrio entre os dois. O Problema é que nestas 5 posições onde o Porto é mais forte o Benfica está bem também. Pelo contrário, em 3 posições em que o Benfica é mais forte o Porto está mal servido. Os dois laterais e o número 8 do Benfica tem um rendimento muito superior (e são bem melhores) do que os do Porto.

    ResponderEliminar
  102. Vila pouca ser o pior... Como deves calcular é arriscado!!????
    Diogo costa... Dos melhores que já tivemos
    Pepe... Melhor central de todos os tempos!
    David carmo... Bem ou mal português central 20m€ terá que render muito mais
    Uribe naquela posição ao mivel dos melhores que o Porto já teve nos ultimos anos
    PEPÊ...a porta da seleção brasileira, é jogador cabia em qualquer plantel nos ultimos anos
    Taremi... Os números falam por si, é jogador de rendimento, não tivemos assim tanto nos ultimos diria 20 anos, falcão, jackson e pouco mais
    Por fim evanilson.. Após a epoca do ano passado não se pode dizer que é fraco.. Esta passar uma má fase!

    Eu acho que ja se falou, ao plantel falta 2 laterais e centro campista diferenciado.... Por exemplo com um agustin almendra a equip jogaria de forma diferente
    Os nossos meio campistas são todos iguais em termos de características, ainda por cima o Otávio lesionou se o que piorou a situação

    Pior ainda não dá para experimentar jogadores porque o fc porto neste momento não pode perder pontos, mas eu gostaria de ver um meio campo a 3 uribe, folha dar algo de diferente (podia ser o baro que está a voltar bem no casa pia) e franco, com Taremi a ponta e pepê a esquerda o veron a direita
    Na defesa punha o Manafá pepe, Fábio Cardoso e wendell










    ResponderEliminar
  103. Meus amigos, tenho esta opinião - acho que o comentário do art dá um excelente lamiré -, mas nestas coisas cada um tem a sua e não quero impor a minha.

    ResponderEliminar
  104. O Porto, falido, foi campeão á 3 meses.
    No 1 mês desta nova época já estamos em polvorosa ao ponto de adeptos andarem a apedrejar familiares do treinador...

    Enquanto todos continuarem a fingir que nada se passa não saímos disto.

    Continuo perplexo com a dificuldade que esta direção tem para assumir qualquer coisa. Mesmo vendendo os melhores a meio da época, mesmo tendo sido intervencionado por terceiros, mesmo "ouvindo" zunzuns que as finanças estão tão más que as competições europeias estão em risco.
    Nada é explicado ao adeptos nem que seja por terceiros.

    O SC parece diferente este ano, mais resignado, não sei se pelo plantel se por algo que se passa dentro do clube ou se pelo desgaste de ter de se reinventar todas as épocas.

    O meu apoio á equipa será sempre incondicional, mas sem assumirmos o que está mal não vamos sair deste buraco.

    ResponderEliminar
  105. Sr João , não sei se este será o pior plantel dos últimos 40 anos como diz o senhor Vila Pouca , mas seguramente será o pior dos últimos 25 anos .
    Discordo quando diz que só saiu um grande jogador , para mim saíram 3 grandes jogadores , o Vitinha , o Fábio Vieira e o Mbemba .
    Quando o Vitinha foi vendido , esperávamos todos que o Sérgio Oliveira regressasse , este também ele foi vendido , até á última hora de 31 de Agosto estava convencido que vinha alguém para o substituir , enganei-me !!!
    Por exemplo o viscondes venderam o Matheus Nunes , foram logo contratados 2 jogadores para o seu lugar , um jovem grego , e o Arthur Gomes que por acaso fez um grande golo na Champions , e nós nepia , não contratamos ninguém , é isso que não percebo !!!
    O Fábio Vieira foi importantíssimo na segunda metade do campeonato , principalmente naquele jogo em casa contra os viscondes, em que conseguimos evitar a derrota graças a ele , não era titular , mas era muito importante , e se continuasse lutaria por um lugar no 11 .
    O Mbemba era um esteio na defesa , um óptimo parceiro para o Pepe , dos melhores centrais que já tivemos .
    O seu substituto, o David Carmo tem muito que comer feijão para igualar o congolês, mas mesmo muito!!! ainda na terça feira perdeu um sprint contra um puto de 17 anos no quarto golo dos belgas .

    ResponderEliminar
  106. Também concordo que o plantel é fraco, óbvio, como já aqui foi explicado.

    Não me recordo uma época ter saido tanta qualidade, saiu mbemba, no ponto de rebuçado, saiu corona, no ponto de rebuçado, saiu sergio Oliveira no ponto de rebuçado, saiu Diaz, o que dizer, vejam o que ele anda a fazer no Liv, saiu Vitinha, o jogador mais próximo do Deco que tivemos embora ainda esteja muito longe de chegar aos calcanhares dele, saiu depois o F Vieira, um jogador diferenciado e a crescer, saiu F Conceição que mexia com o jogo quando entrava, saiu Marchesin, dos melhores guarda redes que passou pelo Porto.

    Alguém aqui disse, só saiu "Vitinha"...sem comentários.

    E como alguem aqui disse e bem, a qualidade sai e não é reposta. Saiu Ricardo Pereira, no primeiro ano do SC, nunca mais o Porto teve um que se aproximasse. Saiu o Telles e olhas para a defesa e o que vês? Com respeito pelo Pepe, dois velhos! Isto é futuro? Não, não é.

    Mas se é o pior plantel dos últimos 40 anos, vejam a massa salarial do mesmo. A qualidade sai, a massa salarial é reduzida proporcionalmente? Não.

    ResponderEliminar
  107. Esqueci-me de falar do plantel.
    O facto de termos sido campeões na época passada não torna o plantel bom.
    Tivemos a sorte de 2/3 jogadores de qualidade fazerem muita diferença no nosso campeonato, da mesma forma que um Félix fez muita diferença.

    Tendo saído esses jogadores as lacunas ficam facilmente á mostra.

    ResponderEliminar
  108. Repito: temos lacunas, mas o Porto, analisando época por época... houve grande plantéis que deram pouco (Lopetegui, por exemplo, de onde saiu o 80 milhões Casemiro) e plantéis menores em qualidade que deram muito. A raça e o colectivo sempre foram muito importantes nos nossos feitos. Estejamos unidos.
    Acho que se bate demasiado nos laterais (só para dar um exemplo). Acho que Zaidu e Wendell são demasiado castigados pelos adeptos, e que não se salientam as suas qualidades. Etc. Etc. Toni M. é outro bom jogador que temos, muitos golos por minutos jogados desde que chegou ao Porto, e que deve substituir Evanilson.
    Já dizem que Veron é fiasco, mas eu vi-o jogar muito bem no Palmeiras e sei que precisa de tempo.
    Lembro-me de plantéis piores, mas não sinto que essa discussão nos leve a parte alguma.
    Estamos juntos. Quero exigência, mas não quer tirar o mérito a quem nos deu muito já --- estão quase todos cá ainda, observe-se.
    Sim, também eu queria reforços, sim, também eu queria que Direcção falasse nos momentos mais difíceis. Mas já so se desilude quem cegamente se deixa iludir.

    Sr. João

    ResponderEliminar
  109. Acho ainda cedo para definir este plantel do FCP. A ultima imagem é que fica e estamos a comparar um FCP campeão com uma exibição lamentável na última terça-feira.

    Para amanhã, eu treinador não tinha dúvidas. Mesmo onze de terça com a entrada de Taremi para o lugar do lesionado Otávio, ficando Pêpê na direita. Mais que qualquer um de nós, penso que são os próprios jogadores que vão querer dar outra imagem.

    ResponderEliminar
  110. Partilho aqui, pelo menos para mim, um dos melhores comentários que li e foi no site zerozero.

    "Sérgio Conceição é o responsável por, juntamente com o Vítor Bruno, o Dembelé e alguns outros, ter dado oxigênio a esta Adminstração que sequestrou o clube em nome do passado e que lhe hipoteca o futuro.
    Sem Sérgio Conceição esta Administração não tinha ganho as úlimas eleições porque o FC Porto não teria ganho nada nos últimos cinco anos e estaria provavelmente até fora da Conference League.
    Praticamente todos os adeptos e sócios do FC Porto (e o país desportivo em geral) anteciparam na preparação desta época o desastre para que esta direção está a encaminhar a equipa. Viram-no também em Janeiro, viram-no na preparação da época passada, viram-no antes. Vêem-no há, pelo menos, 8 anos.
    Usa-se a desculpa do fair play financeiro da UEFA como se não fosse esta direção que lá colocou o clube. Explicações?
    Vendem-se jogadores – não há dinheiro. Fazem-se ótimas e rentáveis épocas na Liga dos Campeões – não há dinheiro. Para equilibrar as contas fazem-se manobras de vendas e compras fictícias de jogadores (alô CMVM, está alguém aí?) e depois finge-se que se dá lucro. Todos os anos os sócios e adeptos esperam que seja o fim deste inferno e logo a seguir vem outra notícia que humilha a dignidade do clube?
    Jogadores saem a custo zero porque exigem “ordenados incompatíveis” com a realidade do clube. Então como é que o clube continua, com manifestamente com o plantel mais modesto dos últimos trinta anos, no vermelho com uma massa salarial absurda?
    Como se justifica que se paguem comissões absolutamente obscenas a empresários por transferências de jogadores que “só saem se baterem a cláusula”?
    Se Pinto da Costa não perde oportunidade de criticar os “tolos” das redes sociais, é porque sabe o que lá se diz. Então porque não dá explicações sérias às perguntas que lá se fazem? Porque razão só dá entrevistas ao Porto Canal sem perguntas incómodas? A CNN, a SIC, a CMTV, a RTP ninguém aceitaria entrevistar Pinto da Costa?
    Quando ainda antes do desastre com o Bruges, um comentador afeto ao clube disse na CMTV que Sérgio Conceição seria responsável pelo que acontecer porque foi “responsável pela formação deste plantel”, tornou-se evidente que estava aberta a caça à cabeça do Sérgio Conceição. Se é que não estava evidente com as declarações de sua eminência o líder da claque vieram tentar meter o Sérgio Conceição na linha. As pedradas são apenas a evidência.
    Como foi enxovalhado André Villas-Boas quando se mostrou interessado em se candidatar à presidência do FC Porto, depois de o próprio Pinto da Costa o ter apontado! É coincidência que Pinto da Costa, que sempre disse que nunca interferiria na sua sucessão, nomeou pela primeira vez quatro candidatos que poderiam vir a ser seus sucessores, nomeando exatamente aqueles que, pela relação pessoal e de respeito, sabia que nunca se iriam candidatar contra ele? Então porque é que quando um deles (AVB) se disponibilizou foi imediatamente atacado pelo próprio que o nomeou e pela guarda pretoriana da claque?
    A única responsabilidade de Sérgio Conceição é ser portista de coração, competente e um crente no trabalho, na dedicação e na fúria de vencer. A única responsabilidade de Sérgio Conceição é continuar à frente da equipa e disfarçar o desastre desta gestão. Todos os anos a expressão dos adeptos do FC Porto passou a ser “vamos lá ver o que o Sérgio Conceição consegue fazer”.

    A única responsabilidade do Sérgio Conceição é, por portismo, por respeito e por gratidão, deixar-se confundir a ele próprio com isto."

    ResponderEliminar
  111. Eu considero o sc o melhor treinador da história do fcp mas acho que tem alguma (muita) responsabilidade na construçao dos planteis...se ele nao estivesse de acordo com a contratacao deste ou daquele só tinha que bater com a porta. Acho que ate ele vai condescendendo com as vitórias e acredita que pode fazer mais com menos... . A mim o que me fode é que o benfica tem 18 milhoes para dar pelo enzo e o porto tem 20 Kilos para dar pelo david carmo....ha aqui qq coisa que me Escapa! Scouting, administracao, treinador, todos teem a sua quota de responsabilidade...uns mais outros menos mas todos teem responsabilidade .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que exagero! E o Artur Jorge que só ganhou a taça dos campeões europeus em 87? E o José Mourinho, que ganhou tudo o que havia para ganhar aqui dentro e lá fora, foi só uma liga europa e a liga dos campeões? E o Villas Boas que ganhou uma liga Europa e o campeonato? Por amor de deus, a memória é mesmo curta. Por o SC ganhar três campeonatos numa liga tuga, que prima pela competitividade, já é o melhor da história do porto? Gosto do SC e sei que no estado que o clube está, foi o que de melhor aconteceu. Agora não posso comparar o incomparável, que é ganhar uma liga dos campeões. A liga dos campeões para os clubes é como o campeonato do mundo das seleções. É só o maior trofeu que existe a nivel de clubes. E o Porto tem duas, uma com Artur Jorge e outra com Mourinho. O SC ainda não ganhou nada lá fora.

      Eliminar
  112. Para mim o José Maria Pedroto foi o melhor e também não ganhou nenhuma prova europeia

    ResponderEliminar
  113. 3asifa esses treinadores que referiu tiveram planteis do melhor que o porto teve ...nos ultimos 6 anos tivemos dos piores planteis da era pc...enquanto isso os nossos rivais gastaram neste tempo uma pipa de Massa...

    ResponderEliminar
  114. O artur jorge so tinha joao pinto futre madjer fernando gomes mlinarzick...mourinho tinha jorge costa ricardo carvalho vitor baia deco maniche alenitchev paulo ferreira ....avb so teve na minha opiniao o melhor plantel de sempre do porto rivalizando com um ou dois planteis de antonio oliveira hulk falcao guarin fernando Hilton James rodriguez varela otamendi....e agora temos o diogo costa taremi pepe é pouco

    ResponderEliminar
  115. José António, o AVB teve o melhor plantel de sempre? Parece me um grande exagero.

    Os laterais não eram de longe do melhor que já passou pelo nosso clube (Fucile, Sapunaru, Álvaro Pereira e Emídio Rafael).

    Os centrais eram bons (Otamendi, Rolando, Maicon e Sereno) mas nenhum perto do nível de um Ricardo Carvalho, Pepe, Fernando Andrade, Aloísio, Militao, etc..

    Médios tinha 2 dos melhores que por cá passaram, Fernando e Moutinho.

    E na frente igualmente, Hulk e Falcao. James era um jovem a começar a sua caminhada, fez 10 jogos a titular no campeonato.

    Tínhamos muito boa equipa, bem melhor que a atual, mas daí a ser a melhor de sempre. Na minha opinião tivemos várias equipas tão boas como essa, e até num passado bem recente.

    ResponderEliminar
  116. Quero so deixar mais uma nota: eu acredito no potencial do david carmo mas acho que pagar 20 milhoes por um central é muita fruta! Com tanto dinheiro gasto num so jogador depois nao Houve (ha) guito para colmatar outras lacunas do plantel. Abraço para todos os portistas que aqui Vêm

    ResponderEliminar
  117. ComPortistas,
    DVP, se me permite apenas um pequeno comentário e acrescento ao seu comentário relativamente à estrutura de custos da $AD. Eu não participei na AG que refere mas estive noutra AG 2 ou 3 anos depois onde a mesma promessa foi feita.
    Do R&C 20/21 consta o seguinte nas páginas 13/14:
    "Os custos salariais relativos aos plantéis de futebol, equipas técnicas e toda estrutura de pessoal das diversas empresas representadas neste consolidado, assim como os respetivos encargos fiscais e os seguros associados aos acidentes de trabalho, foram agravados em 2020/2021 pelo facto de as competições da época desportiva anterior terem terminado já neste exercício. Assim, os prémios atribuídos a jogadores e equipa técnica, nomeadamente pela conquista do Campeonato Nacional e Taça de Portugal 2019/2020, foram registados no período em análise. Esses prémios, que pertencem à temporada passada, penalizaram o resultado em 9.498m€". Total = 142MEuros sendo que ca. 60% se referem à rúbrica 'custos com pessoal' que incluem salários e prémios (92MEuros). O total de custos de pessoal sem prémios = 82MEuros.
    Ou seja, quando pensamos no valor das receitas a atingir ano após ano temos sempre que ter em mente que o orçamento de custos global desta sociedade caminha para os 150MEuros, sendo que 60% deste valor são devidos a "custos com pessoal" (ca.90MEuros) e os restantes devido a despesas associadas a 'Fornecimentos de Serviços Externos' (ca.30%). Chamo apenas a atenção que estamos a falar em milhões de Euros e que ao longo de todos estes anos há uma verdade absoluta: os valores dos custos totais nunca decresceram; o mesmo se verificou com os custos com o pessoal.
    No que toca aos Proveitos, e mais uma vez referentes à época 20/21, 80% do valor total (154MEuros) distribui-se entre provas UEFA (48% com 74MEuros) e Transmissão televisiva (32% com 49MEuros). Não é preciso melhor exemplo para retratar o impacto de uma Champions na atual estrutura de receitas e equilíbrio dos custos. Simplesmente brutal!
    Ou seja o equilíbrio financeiro desta sociedade é cada vez mais difícil de atingir pois já se foram os dedos, os anéis e acredito que a única garantia ainda existente (Estádio do Dragão) os sócios não permitirão a passagem total do estádio para a $AD...
    Só para terminar informo que temos cerca 210 MEuros de impostos para pagar a curto-prazo (50MEuros este ano e 130MEuros para o ano 23/24!!!!) e eu não estou a ver nascer uma fornada de 'craques' para equilibrar estas contas. E se a Champions falha... Ah! e a remuneração dos orgãos da $AD atingiu 2,8MEuros que incluíu quase 1MEuros de gratificações...
    Para amanhã apenas e só uma vitória!
    Saúde
    Gilles27

    ResponderEliminar
  118. É engraçado que nós adeptos só fazemos prognósticos mas é no fim. É como um colega diz, depois de se ganhar desvaloriza se.

    Mas para mim Mourinho foi o melhor de todos, desde que estou vivo.

    Vejam o plantel do Porto antes do Mourinho chegar. https://www.zerozero.pt/equipa.php?id=9&epoca_id=132&from_team=1119

    82% eram jogadores portugueses!

    Alguém algum dia lhe passaria pela cabeça, que iriam fazer o que fizeram? Nenhum. Zero.

    Recordo me muito bem desse tempo. O que Mourinho me fez sentir, mais nenhum o conseguiu. Levou me literalmente ao êxtase.

    Fico com uma frase que levarei para o túmulo. Mourinho teve a capacidade de fazer acreditar a galinhas, que conseguiriam voar! Aquele plantel criado por Mourinho, valia um chavo no início. E digo isto da perspectiva de fora, da Europa, quem olhasse para aqueles jogadores. Sim tínhamos o Deco, o Baia, o Jorge Costa.

    Olhar hoje, é um erro. É olhar para a obra feita. Mas para avaliares a grandiosidade da obra, tens de a avaliar do início! Ninguém de fora dava um chavo por aquele plantel. Repito, 82% eram portugueses.

    Vou dar o nome apenas de um Paulinho Ferreira. Zero. Quem era PF quando começou no Porto? Vocês hoje vêem o PF que acabou no Chelsea. Ou o Ricardo Carvalho...enfim.

    Mourinho para mim foi genial. Não só na bola mas na comunicação, era único. Era diferente. Criou. Inovou o futebol mundial. Acrescentou.

    Com o devido respeito Sérgio Conceição, tens de comer muito sal para chegares a obra do Mourinho.

    Volto a repetir, com Mourinho, uma galinha começava a acreditar, que tinha capacidades para voar. E não é que voava mesmo?

    A obra de Mourinho não foi ganhar na tuga, que com o devido respeito, lá fora, ninguém dá um tostão a nossa liga. Não é para mim um feito ganhar titulos em Portugal. É tudo a base da ratice e não do mérito. Mas para ganhares consecutivamente uma liga Europa e uma liga dos campeões, é obra! Único! Dificilmente repetivel!

    Para mim Mourinho, és o melhor que Portugal até hoje teve.


    ResponderEliminar
  119. Gilles27, "Chamo apenas a atenção que estamos a falar em milhões de Euros e que ao longo de todos estes anos há uma verdade absoluta: os valores dos custos totais nunca decresceram; o mesmo se verificou com os custos com o pessoal.", concordo em absoluto.

    Por isso não entendo a maioria dos comentários dos adeptos. É memória curta ou só olham se a bola entra ou só olham se vem o a ou b ou c. Esquecem se completamente dessa verdade universal que já está a levar o clube ao charco. É simplesmente insustentável.

    Quando aqui disse, contagem decrescente, e numerei os anos de forma crescente, 22, 23, 24, o adepto funk gozou. É o mesmo que ter dito, 3, 2, 1. É o titanic a tocar violino.

    E a minha intuição diz me que em 2024 das duas uma. Ou PC sai e vai ser bonito. Ou PC fica, eu acho que ele se vai recandidatar e estou já a dizer isso hoje, vamos ve lo a sair do Porto num caixão e o clube a cair de podre. Porque não acredito que o Sérgio Conceição ainda lá esteja no clube.

    ResponderEliminar
  120. Desde que comecei a ver o FCP e me recordo bem, o melhor plantel foi o de 1986/1987, dois internacionais por cada lugar, com excepção dos centrais, em que um dos quarto era o jovem Festas.



    ResponderEliminar
  121. 3asifa...Mourinho teve mérito na construção da equipa..
    Mas em Janeiro desses anos não lhe tiraram o Deco... E no final da primeira epoca não lhe tiraram Ricardo carvalho, derlei, maniche por exemplo...
    Eu gostava de ver o Sérgio Conceição com a mesma equipa durante 2 anos a história seria outra com certeza


    Nunca te esqueças que o Benfica não é penta por causa do Sérgio!??

    ResponderEliminar
  122. Em determinada altura da época passada, o próprio SC, disse que o seu melhor plantel tinha sido o primeiro.

    Eu, simples adepto, digo que o seu melhor plantel foi o da época passada. Um plantel equilibrado e com muita qualidade técnica. Infelizmente, este ano perdemos dois jogadores refinados que davam uma qualidade com bola que este ano não temos. Mas as preferências de SC sempre foram outras. A época passada foi uma excepção no tipo de futebol apresentado.

    Se não "recuperarmos" Evanilson, não jogarmos com Pepê à frente, vamos ser uma equipa a fazer tudo em esforço. Estes dois mais Taremi e Otávio têm que ser os nossos abre latas.

    Uma palavra para o benfica. Com campanhas ou sem campanhas, a verdade é que sabem valorizar os seus ativos. Renovações atempadas, cláusulas altas. Nós renovamos com cláusulas de 30, 40, 50. O Diogo bem trabalhado só sai pela cláusula que por acaso já devia ser mais alta. Se tiver a sorte de fazer um grande mundial, vamos ter várias equipas atrás dele. As coisas têm que ser planeadas com base na expetativa mesmo que depois não se confirme.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mário , se fosse só o Benfica , neste momento até os viscondes e o Braga valorizam mais os jogadores que nós .
      E depois o que adianta ter jogadores com cláusulas altas ??? , para acontecer como o Luís Diaz ??? que era de 80 milhões , e depois sai por metade ???

      Eliminar
    2. 100% de acordo com as duas ideias apresentadas.
      Eu critiquei muitas vezes SC pelo perfil de jogador que constantemente procura, dando preferência ao físico do que a técnica e inteligência.
      O futebol apresentado na época passada surge mais fruto de circunstâncias não planeadas.
      O Benfica quer gostemos ou não, fez o que devia para ser mais forte.
      Vendeu o seu jogador mais rentável, manteve a espinha dorsal e reforçou as posições que pretendia com jogadores de qualidade.
      E está a derrubar este mito que os treinadores portugueses são a última coca cola no deserto, contratando um estrangeiro mas com provas dadas.
      Nada disto iliba obviamente a falta de condições que o nosso clube dá ao treinador.

      Eliminar
    3. A ideia que tenho, ouvi o Sérgio dizer antes deste campeonato começar, o melhor plantel que ele teve foi o do ano passado! Não foi o primeiro! Só se o homem endoideceu. Como? Bolas, teve Luis Diaz e Vitinha. Não, para ele o melhor plantel foi o do ano passado.

      Eliminar
    4. Infelizmente num clube falido, que não tem chavo, vale zero teres clausulas altas. Estas a esquecer te que, não estás sozinho, tens os interesses do jogador, agentes. Se queres por cláusula alta, o clube tem de gastar mais! Ou achas que o jogador vai aceitar ganhar o mesmo, e aceitar simultaneamente ter cláusula alta? E onde o clube tem dinheiro para isso? Como já aqui disse, enquanto não tiveres finanças equilibradas e sem reduzir a divida altissima que o clube tem, bem podem ralhar, que devíamos fazer isto e aquilo. Não serve de nada. Vejam o comentario do Gilles27 e vejam o estado caótico que o clube está.

      Eliminar
  123. Eu tenho uma vaga ideia desses anos. Recordo me do Porto ter sido campeão europeu, 87, e do que isso significou. Vivenciei isso num pais estrangeiro e marcou me. Quem só vive em Portugal não tem noção do que significa para um emigrante. Eu agarrava me ao Porto, dava me forças para lutar no dia a dia, com pessoas que nos olhavam de lado.

    O feito tremendo que o Porto fez nesse ano, era uma equipa portuguesa que ousou fazer o inacreditável. Fazia nos acreditar que o impossível era possível.

    Hoje na minha vida sou assim e não gosto que me digam que é impossível. Tudo é possível excepto a morte. Devo isso a este clube. Por isso nunca me esquecerei de Artur Jorge, o protótipo do português nessa altura, com o seu bigode.

    Mas o Porto de hoje, e de há alguns largos anos para cá, já não tem nada a ver com isto. O mundo mudou, a sociedade mudou. A sad não mudou. Está completamente ultrapassada.

    ResponderEliminar
  124. Vou-me repetir, mas não importa, pela importância: todos os grandes clubes - mesmo os menos grandes -, tem um director desportivo, o FCP tem dois administradores para o futebol. Não há ninguém que seja capaz de tomar conta do lugar, ou não interessa que não haja director desportivo? Um director desportivo com poder - sempre em consonância com os interesses da SAD, obviamente - alguém que conhecesse o futebol português, europeu e mundial? Chegou a falar num que está no Famalicão, mas tão depressa se falou como se deixou de falar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui é que reside o buscais, não é qualquer um que se submete a aceitar a actual situação do Porto: um treinador que só dá Cavaco ao presidente e um presidente que tem problemas sérios, usa o filho e o Pinho como conselheiros, daí poucos estarem disponíveis para serem rainhas de Inglaterra. Então, nomeiam se duas pessoas amorfas e sem vontade propria( eng Gonçalves e Baia), que tudo aceitam em troca de um salário. Se reparar, SC da mais importância a Rui Cerqueira do que aos dois administradores para o futebol.

      Eliminar
  125. Olá, viva.
    Vou deixar a minha opinião sobre algo,que foi escrito ai nos comentários sobre os melhores treinadores do FC do Porto.
    Pedroto,nao sou eu que digo, mas antes a historia do futebol foi o treinador que melhor utilizou e desenvolveu a chamada pressão alta,tanto que depois passou o futebol passou-se a chamar futebol moderno.
    Com isto digo que o contribuo,de José Maria Pedroto,e o Porto que ele treinou teem um legado histórico e pioneiro no futebol moderno,que passou a ser chamado assim,depois de esse modelo tactico.

    Mourinho
    No Porto reaproveitou,o sistema de jogo que trouxe o clube a gloria e reconhecimento exterior,o modelo tactico que Pedroto desenvolveu no clube,o que para mim era SER Porto ,ter um modelo tactico (histórico) que foi as bases do futebol moderno,Porto este que largou esse sistema(esquema, ideia, filosofia)de jogo,com a chegada de Jardel.
    O Porto reinventou-se passou a jogar num 4 3 3 o melhor esquema tactico,se tens jogadores de classe mundial,o que poucas vezes acontece no clube em questão
    O que Mourinho explorou bem no Porto dele foi esse modelo tactico o 4 3 3 porque tinha jogadores de classe mundial para isso,quando era preciso competitividade era o modelo de Pedroto que ela usava.
    O que Mourinho trouxe de volta ao Porto foi o modelo de jogo que as equipas de orçamento reduzido devem usar,porque é o que melhor preenche o terreno de jogo.
    Um exemplo basico disso,foi alenitchev ser um banal,jogador

    ResponderEliminar
  126. Se temos necessidade absoluta de vender, não adianta muito fazermo-nos de fortes, apelar às cláusulas, agora todos sabem de tudo, pode dizer-se que pagam o que querem.

    Um treinador até pode ter um modelo e um sistema preferido, mas se tiver competência sabe adaptar-se e tirar o melhor rendimento da matéria prima que tem... se ela tiver qualidade. Este é o grande problema, o FCP tem perdido qualidade. Se não há um ou dois jogadores daqueles que são capazes de num rasgo decidir sozinhos, só com uma equipa colectivamente forte pode fazer a diferença.
    Esperemos que aquele Porto que pressionava alto e bem, regresse já hoje no Estoril.

    ResponderEliminar
  127. E para que serve o scouting? Eu sei a resposta, é uma fachada. Se o Porto tem scouting é o mesmo como se não tivesse.

    E um diretor desportivo, vamos designa lo por D, como seria a comunicação? Seria PC - D - SC? Não acredito nesse modelo. Sérgio só está no Porto porque a comunicação é PC - SC. No dia que lhe meterem um tipo no meio, ele baza. Eu bazaria.

    Aliás, a sorte do Porto foi ter tido um presidente que percebeu o que muitos não perceberam, o treinador comunica directamente com ele. Eu acho que houve um momento em que não foi assim e correu mal.

    Engraçado que nas empresas hoje, modernas, também já é assim. Chamam se empresas ágeis. O modelo de liderança militar baseado em hierarquia ou piramide, é muito bom na guerra, mas pessimo nas outras áreas. Vejam o estado do SNS, uma das causas é que se para se tomar uma decisão, tens de passar por a,b,c,d, até que chega ao topo e aprova.

    O Pinto da Costa nisso foi genial. Percebeu isso nos anos 80.

    E pergunto, imaginando a teia de interesses que o clube deve ter. Que poder o diretor desportivo teria? O trabalho dele acabaria por ser minado. Os grandes clubes, não têm a sad velha e ultrapassada que o Porto tem.

    Eu acho que para esse modelo funcionar, muita coisa no clube teria de mudar. E eu não acredito em mudança nenhuma com esta sad.

    É só a minha opinião pessoal.

    ResponderEliminar
  128. 3asifa, ou andas distraído, só lês o que te interessa. JNPC foi o melhor presidente da história do FCP - para mim não há discussão -, juntava a isso um grande conhecimento de futebol e gosto pelo desporto rei, era presidente e director desportivo, ou homem do futebol, o que quiseres. Só que JNPC tem 84anos, vai fazer em Dezembro 85, já não é o mesmo.Não era possível um diálogo tripartido, presidente, director desportivo, treinador, porquê?
    Reconheço o grande trabalho que o SC tem feito no FCP, sem esse grande trabalho e o trabalho do JM em momentos decisivos nos últimos anos, nem quero imaginar como estaria o FCP. Mas se o modelo de gestão fosse e devia ser, não é por razões que não quero especificar, o treinador tinha de aceitar. Não aceitava? Tinha de sair. Não há ninguém acima do FCP, ninguém está acima dos superiores interesses do FCP, são os órgãos sociais, eleitos, que têm de definir estratégias, como o Clube/SAD deve ser gerido.
    Achas por acaso que noutro clube que treine no futuro, o SC vai impor, o, só tenho como interlocutor o presidente?

    ResponderEliminar
  129. Olá a todos.
    Depois de onze escalonado para hoje, fico cada vez mais convencido que Sérgio está a implementar um modelo totalmente diferente do que até agora era conhecido, pressão alta dos avançados e médios com a defesa bem subida. Não me parece que com David Carmo e Fabio Cardoso seja possível aquilo, porque são jogadores mais posicionais, logo menos rápidos o que irá influenciar todo o jogo da equipa que, provavelmente, será mais de marcações à zona.
    Não quer dizer ser necessáriamente pior, mas é seguramente diferente.
    Se estiver enganado, cá estarei.
    A ver se ganhamos .

    ResponderEliminar
  130. Andre Franco e Rodrigo Conceição titulares...

    ResponderEliminar
  131. Não consegui terminar o meu comentário a pouco,
    Com o modelo de Mourinho,Alenitchev deixou de ser um banal jogador do plantel(muito mal gerido por Fernando Santos,e no ano seguinte não me recordo bem quem talvez Octávio,ja com deco tambem no plantel.

    Vilas Boas
    Teve muito merito no Porto,mas teve nesse ano uma dezena ou nais de jogadores,a fazerem a sua epoca de excelência (Guarim,Rolando,Sapunaru,beluchi,Alvaro Pereira,Hulk,Fernando,Mariano gonzalves,mais alguns até o Walter nesse ano estava magro)e alguns de classe mundial,Falcão,James,
    Moutinho e Otamendi.Tudo na mesma época
    Foi muito feliz,o vilas Boas na passagem pelo clube,por ter essa gente a jogar o melhor que alguma jogaram,foram raros o jogadores desse plantel,fazerem uma melhor epoca,So mesmo os de classe mundial,seguiram o trajecto com titulos de relevo,os 4 que mencionei,mais o hulk mas foi na Chinha a jogar a bola,que ganhou trofeus,acho que posso dizer que são trofeus,mas nao teem os mesmo pergaminho que os trofeus europeus,Minha opinião pessoal.

    Quanto ao treinador atual,alguem referiu que ele,é o treinador do Porto que mais sofreu golos,em jogos europeus em casa,o motivo creio eu,que seja que estuda mal os jogadores que tem a disposição para esses jogos,ou seja não quer jogar num modelo de contenção de bola(tentar sair em contra ataque),e deixar os adversários terem mais controle de esférico,e o Porto ter mais preenchimento tactico do campo,vai contra os adeptos,vai contra o historico do clube,vai contra a filosofia de jogo dele,mas no futebol,os melhores não ganham sempre mas que teres melhores jogadores em campo da sempre mais jeito.
    O exemplo melhor que posso dar,é o Pépé ser no plantel actual,o jogador que melhor sai em transição rapida(peca por ser um mau finalizador,deviam treinar insistentemente nos treinos com ele,a finalização),e o plantel é tão insuficiente,que o põem a lateral,dito isto quando ja se tem défice de qualidade individual,mudar o esquema tactico,é na minha opinião dar tiros nos próprios pés.
    Conceição fez um trabalho,de excelência no Porto,mas neste momento tem de jogar e treinar os que la têm,e andar a desvirtuar os poucos que la estão que ainda teem alguma classe mundial,a ele treinador não lhe fica bem em nada.
    E preocupado estava eu,quando nos comentários daqui apos o jogo de Madrid,so se falava de alguem com 39anos,muito algo esta de errado no Porto,se os adeptos depois de um jogo desses,so conseguiram ver qualidades num quarentão,tudo o resto banal,para o clube em questão.
    E ja agora espero que o Manafa,traga a velocidade que tinha antes da lesão para dar competitividade a esse lado do terreno.
    Boas

    ResponderEliminar
  132. Sinceramente nem sei o que dizer...eustaquio e andre franco estiveram mal mas isso nao explica tudo

    ResponderEliminar