Populares Mês

sábado, 2 de janeiro de 2010


Em Águeda, casa emprestada da Oliveirense, disputou-se, finalmente, o jogo em atraso da eliminatória da Taça de Portugal, entre a U.D.Oliveirense e o F.C.Porto. A equipa Tetracampeã apresentou-se com a melhor equipa possível, apenas com a excepção de Beto no lugar de Helton e de Orlando Sá no lugar do lesionado Falcao. Num relvado em mau estado e que foi ficando pior a cada minuto que passava, prejudicando a equipa mais evoluída tecnicamente e que tinha as despesas do jogo, o F.C.Porto demorou a adaptar-se, não começou bem e embora dominando, nunca foi capaz de mostrar grande futebol nem de criar grande perigo. Mas a partir do meio da primeira-parte, as coisa mudaram, o detentor da Taça tomou conta do jogo, foi ameaçando várias vezes, vindo a concretizar uma, por Raúl Meireles, já ao cair do pano, chegando ao intervalo a vencer com justiça e por um resultado que se ajustava ao que foi o desenrolar da partida.

Na segunda-parte a equipa portista não entrou bem e isso foi aproveitado pela equipa de Oliveira de Azeméis que arrebitou, acreditou e criou lances de perigo, que podiam ter custado caro à equipa azul e branca. Não custou, mas ainda foi no melhor período da equipa da 2ª Liga que o F.C.Porto marcou o 2º golo, num rápido lance de contra-ataque, que começou numa recuperação de Fernando, que saiu a jogar, colocou em Meireles, passe de morte, a rasgar, para B.Alves, bola no poste e Rolando, sozinho a um metro da baliza, empurrou. A partir daí e porque logo a seguir a equipa de Pedro Miguel ficou reduzida a 10 jogadores, por expulsão correcta de Laranjeira, a partida ficou resolvida e o marcador só não foi ampliado porque Orlando Sá não aproveitou a oportunidade de oiro que Jesualdo lhe ofereceu e falhou a transformação da grande penalidade que tinha estado na origem da expulsão do capitão da Oliveirense.

Tudo somado: partida entretida, vencedor justo e boa réplica da equipa aveirense. Para o F.C.Porto e depois da pausa natalícia, foi um jogo que obrigou a equipa a trabalhar, a correr, a lutar e isso é bom para o que aí vem.

Os jogadores: Beto, uma má reposição, que emendou com uma boa defesa e uma saída a soco incompleta, que só por acaso não teve consequências, num jogo em que não teve muito mais que fazer, não deram garantias que o ex-Leixões esteja no ponto para reivindicar a titularidade a Helton.
Os laterais: muito bem Álvaro Pereira durante todo o jogo, defendendo e principalmente, atacando muito e bem, com excelente entendimento com C.Rodríguez. Sem ter estado mal, Fucile esteve uns furos abaixo do seu colega do outro lado.
Centrais: melhor Bruno que Rolando, que apesar de ter marcado, ainda teve algumas hesitações que não devia ter.
Meio campo: gostei dos três. Belluschi e Raúl tiveram passes excelentes, atacaram, defenderam e criaram. Fernando, ainda errou alguns passes, mas fez uma partida de qualidade. Pergunta: porque não faz mais vezes o trinco do F.C.Porto, aquilo que fez hoje - recuperou a bola, saiu a jogar, criou o desquilibrio próximo da área adversária e contribuiu para o golo da tranquilidade?
Não me agradou nada a forma como se magoou no fim do jogo, com o joelho a sofrer uma grande torção. Espero que não seja nada de grave!
Ataque: bem Varela, mas melhor claramente na primeira-parte. Muito bem, no tempo todo, C.Rodríguez, o melhor em campo. Orlando Sá fez um jogo esforçado, mas nota-se a falta, natural, de ritmo e de conhecimento do jogo com os colegas. Pena que tenha falhado o penalty, pois o gesto de Jesualdo, para lhe dar moral e confiança, merecia melhor sorte.
T.Costa, Mariano e Yero, ganharam minutos e pouco mais...

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset