Populares Mês

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012


O Sporting/F.C.Porto, de amanhã, é um jogo muito importante para o futuro do F.C.Porto no campeonato, Liga Zon Sagres. Não é decisivo, nada disso e seja qualquer for o resultado, nada ficará resolvido, mas ninguém duvide, uma vitória portista será um grande passo em frente, um sinal forte para que encaremos a segunda volta com muito mais confiança e tranquilidade. E que Porto em Alvalade, depois de uma pausa competitiva de 17 dias? Que ritmo? Que dinâmica? Que atitude? Disse-me alguém, conhecedor do que a casa do Campeão gasta, que quando temos tempo para preparar um jogo, ninguém o prepara melhor que nós. Acredito e por isso confio que estaremos ao mais alto nível, preparados para tudo, no covil do leão. E quando digo preparados para tudo, é tudo mesmo, desde gritarias a cada falta marcada, cenas de teatro calimero, ex-polícias a mandar bocas junto ao túnel, etc. Mas o que esperar do nosso adversário, claramente favorito no dizer de Rogério Alves e com o caça dragões??, Ismailov, já nos convocados? Qual vai ser a postura da equipa de Domingos? Para mim, uma postura de contra-ataque, ou como gosta de dizer Paciência, em transições rápidas - as transições estão para Domingos, como a tranquilidade está para Paulo Bento. Um Sporting com quatro defesas, João Pereira na direita e Insúa na esquerda, com Onyewu e Polga no centro, à frente de Rui Patrício; quatro médios, André Santos e Schaars pelo meio, Elias pela direita e Capel pela esquerda, com Matías Fernández no apoio a R.Wolfswinkel. Um Sporting de tracção à rectaguarda, jogando no erro, povoando o meio-campo e procurando sair em contra-ataque, apoiando-se na velocidade, principalmente de Capel. Acredito que os estudamos bem e saberemos como os contrariar e ganhar. Foi em Alvalade, já lá vão 681 dias e 52 jogos, que perdemos pela última vez para o campeonato. Que essa derrota esteja longe do pensamento dos jogadores portistas.

O árbitro é Pedro Proença, auxiliado por Tiago Trigo e Ricardo Santos

Convocados do F.C.Porto:
Guarda-redes: Helton e Bracali;
Defesas, Maicon, Alvaro Pereira, Otamendi, Rolando, Mangala e Alex Sandro;
Médios, Fernando, Moutinho, Belluschi, Defour e Souza;
Avançados, Hulk, James, Kléber e C.Rodríguez

Equipa provável: Helton, Maicon, Rolando, Otamendi e Alvaro, Fernando e Moutinho, Djalma, Belluschi e James, Hulk

Antevisão de Vítor Pereira:
Atendendo à tabela classificativa, este jogo é importante para o FC Porto e fundamental e decisivo para o Sporting?
No que nos diz respeito, é um jogo importante, no que toca ao Sporting terá de perguntar ao Domingos. Queremos manter-nos na liderança e por isso queremos ganhar.

Que ilações tirou do jogo do Sporting em Vila do Conde, a que assistiu?
Fiz uma análise, como faço para qualquer adversário. Fizemos o nosso trabalho normal durante a semana.

O que espera do jogo?
Penso que será um jogo intenso, de qualidade, e é isso que espero da minha equipa. E penso que o Sporting estará dentro da mesma matriz.

Como está a equipa?
Trabalhámos bem durante a semana. Temos de jogar ao nível do que vínhamos fazendo nos jogos anteriores para obter um bom resultado.

As declarações de elementos do Sporting parecem ir no sentido de passar a pressão para o lado do FC Porto, que é o campeão em título. Como encara o clássico?
Sabemos a importância deste jogo. Queremos ganhar e preparamo-nos para isso. Relativamente à pressão… Queremos ganhar os três pontos, o Sporting também. Num clássico todos têm a suas responsabilidades. Estamos focados na nossa equipa e em ganhar o jogo.

Uma derrota afasta o Sporting do título?
Essa é uma questão que não me diz respeito. Ainda faltam muitos jogos, mas claro que o Sporting ficaria a uma distância considerável, provavelmente das duas equipas que vão à frente. Porém, o Domingos é que terá de responder a isso. A nós compete-nos trazer os três pontos e continuar na liderança.

Este jogo surge numa boa altura da época? Vai contar com o Djalma em Alvalade?
Relativamente à primeira questão, já manifestei a minha opinião. Deve haver uma paragem de Natal, porque Portugal é um país católico, mas na passagem de ano isso não se justifica. Tivemos uma semana de trabalho, adaptámo-nos à realidade e preparámo-nos para a equipa estar ao nível do jogo. Quanto ao Djalma, tem treinado durante toda a semana e até hoje continuo a contar com ele para a convocatória. O FC Porto tem boas relações com a Federação Angolana e espero a qualquer momento receber a confirmação de que ele pode jogar em Alvalade.

Domingos disse que a equipa do Sporting ainda comia "papas Cerelac". Acha que é uma equipa em formação ou já com tempo suficiente?
Não sei com que sentido o Domingos disse isso. Ele é que sabe a equipa e o plantel que tem. Não quero emitir a minha opinião, porque quem melhor do que ele para falar com propósito da sua equipa?

Como encontrou o Danilo fisicamente?
Vamos ver. Está a chegar, vamos ter algum cuidado. Logo que sintamos que está em condições para ajudar contamos com ele. Agora ainda não é possível.

O presidente disse que vai ficar dois anos no FC Porto. Interpreta isso como um voto de confiança?
Dois anos são os que tenho para cumprir no contrato. O presidente avalia a competência e sabe porque me escolheu. Agora, no futebol é preciso apresentar resultados e ir provando competência. Espero estar aqui dois anos e se possível continuar por mais alguns.

Pediu algum ponta de lança neste mercado de Inverno, até porque o Walter estará de saída?
O Walter está de saída, porque teve poucas oportunidades e é natural que queira outra coisa para a sua vida. Ele tem qualidade e vai à procura de jogar mais. O mercado é um mês de entradas e saídas, as equipas fazem um estudo das suas necessidades e depois o clube vai trabalhando. Só posso falar dos jogadores que estão cá e estou satisfeitíssimo com o que tenho. Se surgir alguma coisa estarei aqui para fazer o comentário devido.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset