Populares Mês

domingo, 22 de abril de 2012


Com a naturalidade das coisas previstas, o F.C.Porto venceu o Beira-Mar e o universo portista está calmo, sereno, tranquilo, acredito, confiante e feliz. Assim e antes da semana que pode ser decisiva, uma pausa no F.C.Porto e um olhar, mesmo que seja de esguelha, sobre o Barça/Real, sem esquecer a outra derrota dos catalães, em Londres, frente ao Chelsea.
Não vi a primeira-parte do jogo de ontem, mas quando ia a caminho do café Velasquez, onde antes do jogo do F.C.Porto me encontrei com o Miguel Lima do blog Tomo II, fui ouvindo os comentários na Antena 1 sobre o que se ia passando em Camp Nou. Fiquei a saber, pela voz desse "génio" da rádio chamado Paulo Sérgio, que o Real estava melhor e a ganhar, justamente, com um golo, disse ele, de Kendira???
A segunda já vi, não muito atento, mas o que vi, junto com o que tinha visto na quarta-feira, leva-me a concluir que ao Barcelona de Pep Guardiola, falta um plano B. Isto é, se o Barcelona tem Messi inspirado, joga frente a equipas que saem para jogar ou quando se apanha em vantagem e o adversário tem de se abrir à procura do prejuízo, as coisas ficam facilitadas e a equipa azul-grená pode jogar o seu futebol tricotado, de pé para pé, sempre a circular até encontrar e normalmente encontra, os espaços para finalizar e ganhar. Já quando as equipas adversárias estão na frente ou se mantém o nulo que lhes interessa, o Barça tem muitas dificuldades, malha, malha, mas, como se viu na quarta-feira e ontem, não vai lá e a melhor equipa do mundo perde. Ora, nestes jogos, falta à equipa da capital da Catalunha um plano B, outra forma de lá chegar, falta ao Barça um ponta-de-lança, um homem de área, capaz de ganhar lances de cabeça, obrigar os defesas a ficarem de costas para a bola... E como tem o conjunto de Guardiola gente capaz de ir à linha e cruzar bem, para, por exemplo, um jogador como Radamel Falcao... Que desperdício, Pep!
Dito isto, mesmo gostando muito mais do Barcelona, por razões óbvias, que do Real e não esquecendo a forma, pela porta dos fundos, por culpa exclusivamente própria, como Mourinho saiu do F.C.Porto, não posso deixar de dizer que o setubalense é muito mais versátil, muito mais hábil, muito mais rato, muito mais treinador que o catalão - não estou a falar na forma de ser, de estar no futebol. Aí, o treinador dos campeões espanhóis leva clara vantagem. Acredito que no Barça e com os mesmos planteis, Mourinho ganharia tanto como tem ganho Guardiola, tenho dúvidas se Guardiola, no Real, faria melhor que Mourinho. Junto como argumento o facto de Mourinho já ter ganho no F.C.Porto, Chelsea, Inter e vai ganhar no clube de Madrid e Pep só ter ganho ao serviço do Barcelona.

- Serpa, para que não andes por aí a dizer que só te "bato", hoje elogio-te e publico o teu "Porque hoje é sábado", sobre Pinto da Costa.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset