Populares Mês

sexta-feira, 7 de junho de 2013


Mesmo sem confirmação oficial, Paulo Fonseca vai ser o treinador do F.C.Porto - seria o fim da picada que o processo chegasse até aqui, tivesse um retrocesso e o ex-técnico do Paços não viesse para o Dragão. E sendo assim, fica a minha opinião...

Se no post em que apontava as razões porque não queria Jorge Jesus no F.C.Porto disse isto:
«Porque tem toda a credibilidade, não pela bazófia, mas pela obra feita e perto de 30 anos a ganhar, mais do que nos atreveríamos a sonhar; porque, como se viu ainda agora nas eleições que tiveram lugar no sábado passado, é um Líder incontestável e incontestado; no F.C.Porto presidido por Pinto da Costa manda quem pode e obedece quem deve. Assim, tem o clube todo direito e toda a legitimidade para contratar, um dia, Jorge Jesus. Não será por isso que deixarei de ser portista, sócio e até o lugar anual - só deixarei se esse dinheiro me fizer falta para o essencial. Mas, para mim, isso significaria, mais que engolir um sapo ou um elefante, seria engolir um Jardim Zoológico», não vou mudar de opinião, até porque Paulo Fonseca não tem para mim os anti-corpos que tem o Mister Chiclete, que fique claro. Mas e digo com sinceridade, sair Vítor Pereira para entrar Paulo Fonseca? Não me parece um passo em frente. Porquê? Primeiro recupero o que disse no post sobre Vítor Pereira:
«...a questão que se coloca é: deve Vítor Pereira continuar? A minha resposta é... depende! Se o F.C.Porto pensa em fechar um ciclo, tem possibilidades de encontrar alguém, não de topo, daqueles caros, muito badalados e que já passaram por grandes clubes europeus, mas alguém já com provas dadas e que quer dar um passo em frente num clube que para além de jogadores, projecta treinadores para as melhores equipas e melhores campeonatos europeus, então sim é bom para o clube e para Vítor Pereira que sai por cima, ganhador, deixa as portas abertas para o futuro. Se não tem essa possibilidade e as alternativas são Domingos Paciência, José Peseiro, Paulo Fonseca, Rui Faria ou e vad retro Satanás, Jorge Jesus, então, meu querido Vítor Pereira!»
Depois, Paulo Fonseca tem uma carreira bonita, tem trabalho meritório em vários clubes - de divisões inferiores, 1º Dezembro, Odivelas, Pinhalnovense e Desportivo das Aves - e muito bom trabalho em Paços de Ferreira, mas estará preparado para um clube como o F.C.Porto? Um clube onde a pressão é enorme - basta ver o que aconteceu com Vítor Pereira, Bi-campeão e em 60 jogos apenas uma derrota - e vai encontrar um plantel de campeões habituados a níveis de qualidade de treino elevadíssimos, onde a mínima hesitação é a morte do artista? E é fundamental mostrar à vontade, confiança, conhecimento? É que Vítor Pereira pode ter defeitos, mas no trabalho diário e isso é dito por quem já trabalhou com ele e quem assistia ao trabalho dele, é de top. Não conheço bem o percurso Paulo Fonseca, nunca estive atento ao seu trabalho, só vi o Paços nos jogos com o F.C.Porto e aí, praticamente só tinha olhos para o meu clube; não sei se é um treinador com um grande discurso para dentro e para fora e isso é muito importante num clube como o F.C.Porto. Mas sei que no F.C.Porto é o treinador e apenas ele, que motiva, galvaniza, mobiliza. Outra hipótese, só excepcionalmente, como já foi o caso de Pinto da Costa e antes de grandes finais. OK, há uma rectaguarda que protege as costas aos treinadores, no F.C.Porto os técnicos têm a vida facilitada, mas não vamos voltar a ter os mesmos problemas que enfrentou Vítor Pereira no início da época 2011/2012? Quero dizer, jogadores a olharem para o treinador de pé atrás?
Finalmente e isso é óbvio, pelo tempo de espera, Paulo Fonseca, não é a primeira escolha. Sinceramente, tanto tempo, tantas expectativas, para sair um treinador que estava mesmo à mão?

Notas finais:
Dito o que precisava de ser dito, novo treinador do F.C.Porto é Paulo Fonseca e a partir de agora, passará a ser o meu treinador. Terá de mim, neste pequeno tasquinho, todo o apoio e consideração, analisarei e elogiarei ou criticarei, conforme goste ou não goste, não permitirei, como nunca permiti com nenhum treinador, faltas de respeito. Desejo-lhe a melhor sorte do mundo e muitos sucessos. Nunca ninguém me ouvirá a dizer, se as coisas correrem mal - o Diabo seja surdo e mudo -, eu já sabia, eu bem avisei, etc.

Agora esperemos pela apresentação para sabermos qual vai ser a composição da equipa técnica. Neste momento fala-se apenas em Nuno Campos, Pedro Moreira que já eram adjuntos no Paços e acompanham Paulo Fonseca no F.C.Porto.

Todos nós temos opinião sobre esta matéria, uns acham muito bem, outros preferiam outro. OK, eu também tenho a minha opinião... Mas agora que é Paulo Fonseca, não vale a pena dizer mais nada. Assunto encerrado. Vamos todos apoiar e torcer pelo TETRA.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset