Populares Mês

terça-feira, 8 de outubro de 2013


Ainda na reflexão sobre o F.C.Porto que iniciei ontem, mais algumas notas. Uma, tendo por base o artigo de Miguel Sousa Tavares - Miguel, regressa por favor, temos sentido a tua falta no Dragão. Não, não é sobre a perseguição a Varela, nem sobre Helton, Paulo Fonseca, Defour, Quintero, etc., é sobre o défice físico alarmante da equipa, na teoria do Miguel que não subscrevo. E a outra é sobre mística.
Joguei futebol, vejo futebol há muitos anos, acompanhei de perto o trabalho de alguns grandes treinadores, de Pedroto até Mourinho, passando pelo fantástico Bobby Robson. Posso discutir com qualquer um sobre técnica, táctica, modelo, sistemas, etc., nunca me atreveria a dizer que a equipa tem um alarmante défite físico, não tenho conhecimentos para isso. Não é porque uma equipa joga mal, está amorfa, lenta, não pressiona ou pressiona mal, que se pode dizer que a equipa não está bem fisicamente. É natural que possa haver em um ou outro jogador, algum desgaste, Lucho, por exemplo, foi notório no jogo de Arouca a partir de certa altura, mas extrapolar não é correcto. A partir física está muito ligada à parte mental e se uma equipa não estiver bem psicologicamente, confiante, pode parecer cansada, sem pernas, nem condição física e o problema ser outro. Aprendi isto já faz muito tempo, quando a ver um jogo do F.C.Porto, disse: "Não podem como uma gata pelo rabo, estão fisicamente de rastos." A seguir marcamos um golo e a equipa que parecia de rastos tornou-se rápida, poderosa, arrancou para uma parte final de grande categoria, deu a volta, venceu e convenceu. Alguém a meu lado exclamou: "Com que então estavamos de rastos..."
Meus caros, nestes tempos em que tudo está ao alcance de um click, num clube altamente profissionalizado e com um departamento médico de grande competência - nesta matéria a ligação entre a parte técnica e a parte clínica é importantíssima na gestão do esforço. Análises, exames, tempos de descanso, cargas físicas, etc. tudo é tratado ao pormenor no F.C.Porto -, a questão física não se coloca. Lamentavelmente, quando as exibições não são famosas ou quando há uma ou outra lesão muscular, a questão vem sempre à baila.

Mas se não acho que a parte física seja um problema, não direi o mesmo da mística, ou falta dela, que se nota no F.C.Porto. Não discuto o profissionalismo dos jogadores do F.C.Porto, nem a liderança do capitão Lucho, que considero excelente, mas falta ao F.C.Porto e não é de agora, aquela alma, raça, mística e espírito de Dragão que nos caracterizava. Sinais dos tempos, de um plantel cada vez mais estrangeirado, menos jogadores nascidos no clube e alguns desses ainda não se afirmaram e já estão a pensar em dar o salto. Aqui também os treinadores têm uma importante palavra a dizer. Fazer discursos que motivem, mobilizem, galvanizem, são muito importantes e nos últimos anos, salvo a excepção, depois traída, de Villas-Boas, falta chama ao discurso dos misters do F.C.Porto.
Quando vejo estas imagens e o que elas significam da tal raça, alma, mística e espírito do Dragão que transformou o F.C.Porto, ainda me arrepio, sinto saudades. Espero que esta marca de distinção, mesmo que se possa atenuar, nunca desapareça totalmente.

Capítulo Iturbe:
É natural que olhando para o rendimento actual de Varela e Licá e com Iturbe a marcar golos e a jogar bem no Verona, haja quem quem se questione porque não ficou o "Mini Messi" no F.C.Porto. Eu também me interrogo porque Kelvin não é, ao menos isso, convocado, por exemplo. Só que como não estou lá dentro, não tenho os dados todos, não sei as razões, não especulo, não coloco em causa, como alguns fazem, a seridedade e o carácter de quem dirige e quem treina o F.C.Porto. Como isto não é como começa, é como acaba e porque atrás do tempo, tempo vem, aguardemos e desejemos todos que Iturbe brilhe a grande altura em Itália. Será bom para ele e para o F.C.Porto.

Mike e Melga estão de regresso...
- Melga, toda a gente diz que se o Sporting vencer no Dragão passa para a frente de campeonato. Sabes dizer-me o que acontece se o F.C.Porto ganhar ao Sporting?
- Que disparate Mike, nem parece teu, o F.C.Porto fica 5 pontos à frente dos calimeros.
- Ah, pois é, não sabia que existia essa possibilidade... Mas esta, Melga, aposto que esta não sabias: o F.C.Porto ofereceu 15 milhões de euros pelo Danny... esse mesmo que estás a pensar, o rafeiro do Zenit.
- Ahahahahah, não me faças rir, se era para o moço ser bem recebido no Dragão, coisa que não vai acontecer, o côro de assobios vai estar bem afinado, mais valia terem dito que ele era portista desde pequenino, decorava o quarto com posters do Fernando Gomes, chorava cada vez que o F.C.Porto perdia. Talvez os portistas acreditassem mais nesta teoria. Já que estamos em novidades, vê lá se sabes esta: o Vítor Kasparov Serpa está todo lixado com Marcelo Rebelo de Sousa,. Sabes porquê?
- Ah!, sei, sei, Marcelo disse no domingo que o Kaspa diz que é do Belenenses, mas é do Benfica e o Kaspa passou-se.
Mike, quem está de parabéns é o árbitro Manuel Mota que arbitrou o Estoril/Benfica. É verdade que marcou um penalty contra os estorilistas que absolve totalmente a dupla Proença/Bertino, mas expulsou o Maxi. Mike, ele expulsou o Maxi! Foi aos 88 minutos, o Benfica vencia e jogava com mais um jogador, mas ao fim de sete anos, Mike, sete anos!, foi o único que os teve no sítio e pôs o sarrafeiro na rua. Vamos abrir o champanhe e brindar ao Mota.
- Viva o Mota! Viva! Mota és grande, grande Mota!
- Melguinha - repara no carinho com que te estou a tratar -, o que achas dos grandes elogios de Luisão a Vieira?
- Mike, o que acho?! Puxa saquismo típico de alguns brasileiros. O Vila Pouca até me disse quando falamos sobre o assunto, que no F.C.Porto também há disso.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset