Populares Mês

domingo, 20 de julho de 2014


Sami, o patinho feio das aquisições portistas, mostrou ontem e dizem que já frente ao Venlo tinha feito pela vida, que pode ser uma bela surpresa e ao contrário de muitos prognósticos fazer parte do plantel do F.C.Porto para a temporada 2014/2015. Está feliz e entusiasmado por estar no F.C.Porto, mostra isso no campo sempre que é chamado à liça. Com os belgas do Genk apareceu no centro do ataque um Sami desinibido, agressivo, despachado, com a baliza nos olhos e sem medo de arriscar. Ainda é cedo para juízos finais, mas se vai haver uma primeira triagem já esta semana, não acredito que o ex-Marítimo faça parte parte da primeira lista de excluídos.

Adrián no jogo que fechou o estágio do F.C.Porto apareceu a jogar pelo meio no ataque portista. Não fez nada de muito relevante, mas não concordo com algumas opiniões que dizem que ali não dá, o espanhol ex-Atletico de Madrid é para jogar nas alas. Acho que em jogos onde o favoritismo não for do F.C.Porto, estou a pensar especialmente em alguns das provas europeias e são precisas cautelas, defender bem e contra-atacar, desde que bem servido, quando faz o pique para o espaço vazio nas costas dos defesas, Adrián pode ser importante. É diferente de Jackson, claro que é e não veio com a missão de substituir uma provável saída do colombiano, mas também pode jogar como avançado pelo meio ou segundo avançado e ser muito útil.

Tello, esse sim, é um ala, prioritariamente pela esquerda, não estou a ver Lopetegui a colocá-lo no meio, mesmo que o jovem oriundo da formação do Barcelona também seja rápido e até mais técnico que Adrián. Ontem era quase impossível ver um bom Tello, apenas fez três treinos, ainda não tem capacidade física para ganhar duelos individuais, nem capacidade explosiva para sair dos dribles. Quando tiver, aí outro galo cantará e Tello será uma figura do F.C.Porto e da Liga Portuguesa. Isto se a lógica não for uma batata e às vezes, no futebol, é. Mas se com a dupla Tello mais Alex Sandro, para a frente não há problemas, atenção aos equilíbrios, a organização à perda de bola, principalmente se do outro lado também for tudo prafrentex - se Quaresma e Danilo forem os da época passada, embora não acredite.

Óliver Torres ainda é um menino e tem cara de menino, ainda precisa de aprender a definir melhor, a ser mais objectivo na zona de finalização, mas tem grande qualidade. Com ele a posse é segura, porque a bola sai quase sempre redondinha; com ele temos alguém capaz de transformar pequenos em grandes espaços, de, com criatividade e porque não, génio, deixar os avançados em boa posição para marcar. Falta saber como se comporta na transição defensiva.

De Evandro já falei quando o contratamos, mas para mim é um candidato a titular. Tem a vantagem de atacar e defensor com equilíbrio.

Pelo à vontade e maturidade e qualidade que já mostra, Rúben Nevez deve fazer parte do plantel principal do F.C.Porto e a partir de agora. A gestão da sua utilização entre a equipa A e B deve ser feita com critério e com cuidado, mas é junto dos melhores que Rúben deve trabalhar diariamente. Chega dessa história de assimilar processos, queimar eatapas e outras frases pomposas, mas que nos deixa com a sensação, como aconteceu com outros no passado, que se tivesse havido coragem poderiam ter tido outras oportunidades de Dragão ao peito.

Soltas sobre o F.C.Porto:
Djalma foi novamente emprestado ao turcos do Koyaspor.
Bolat também viajou para a Turquia, vai jogar por empréstimo, ao contrário de Djalma, com opção de compra, no Galatasaray.
Philip Cocu, treinador do PSV, declarou que Steven Defour quer jogar no clube de Eindhoven. OK, mas estão a fazer as coisas ao contrário. Primeiro deviam entender-se com o F.C.Porto e depois sim, dar conta conta da vontade do jogador.

Curiosidade do dia.
A Bola, também conhecida pelo panfleto da queimada, tem no seu site uma pergunta curiosa:
«Com Casemiro, FC Porto torna-se no mais sério candidato ao título?»

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset