Populares Mês

sexta-feira, 14 de agosto de 2015


Julen Lopetegui na antevisão do jogo de amanhã disse que o F.C.Porto perdeu vários jogadores titulares da época passada e é preciso ter isso em conta. Não é um discurso pouco ousado, procurar desculpas, é a constatação de uma realidade, colocar as coisas no devido lugar, travar excessos que na época passada foram perniciosos. Ouvindo e lendo alguns pseudo-entendidos, agora como há um ano, parece que nem é preciso jogar: o título vão ser favas contadas para o F.C.Porto. Para mim é claro e não tenho dúvidas: se por um lado Lopetegui sabe e diz que saíram jogadores titulares, por outro sabe também que recebeu jogadores de qualidade reconhecida, alguns com grande experiência e daqueles que precisam de muito pouco para se integrarem, entrarem logo na equipa. Como sabe que os portistas esclarecidos não esperam logo de início grandes recitais, show de bola, mas esperam um Porto com atitude, competente e com capacidade para fazer valer a sua maior qualidade individual e colectiva, já amanhã, frente a um adversário que também teve os seus problemas e saídas importantes. E ao treinador do F.C.Porto também não lhe passa ao lado que a sua equipa não pode defraudar o entusiasmo de uma massa adepta que mais uma vez esgotou o Dragão. Assim como o Mister já percebeu que no F.C.Porto podemos não ganhar, mas ninguém pode sair do estádio com a sensação que não se fez tudo para ganhar. Como também sabe que no F.C.Porto a exigência é grande, a pressão também, não há tempo para ter tempo. Por isso eu digo que não chega entrar com o pé direito, é preciso entrar com os dois pés. Isto significa entrar forte, marcar superioridade, justificar favoritismo, ganhar. É preciso e desde já, um Porto ambicioso, que deixe sinais de esperança e não de desconfiança. Mas também é necessário portistas empenhados e não emprenhados pelo que lêem e ouvem.

Nota final:
No início de mais uma época que todos desejamos seja de sucesso, todos os que vierem por bem serão bem-vindos. E vir por bem não é só dizer sim, é também dizer não, mas com respeito, objectividade e espírito construtivo.

O árbitro é Fábio Veríssimo, auxiliado por Paulo Soares e Pedro Felisberto.

Convocados do F.C.Porto:
Guarda-redes, Casillas e Helton;
Defesas, Maxi Pereira, Maicon, Marcano, Martins Indi, Alex Sandro;
Médios, Rúben Neves, Danilo, Imbula, Herrera, André André e Evandro;
Avançados, Tello, Varela, Aboubakar, Osvaldo, Brahimi, Hernâni e Bueno.

Equipa provável:
Casillas, Maxi, Maicon, Marcano e Alex Sandro, Rúben ou Danilo, Imbula, André André ou Herrera, Varela, Aboubakar e Tello.

O FC Porto nas últimas 10 temporadas regista em jormada de estreia 8 vitórias e apenas 2 empates, ambos a Norte, em 2008/09 em P Ferreira e em 2012/13 em Barcelos!

Em Setembro de 1974, Gomes fez estreia na 1ª Jornada e 1ª equipa do FC Porto como titular com 17 anos e 9 meses, num FC Porto 2 - CUF 1 e logo com um bis do então jovem Gomes, ainda junior dos Dragões, e foi então o melhor marcador do FC Porto com 14 golos apontados nessa temporada de estreia.
 
Ruben com 17 anos e 5 meses (o mais jovem de sempre), tal como Gomes, foi titular e marcou também em Jornada de estreia, na temporada passada (com o Marítimo), e superou aquele record de Gomes.
 
Aimoré Moreira, e Lopetegui foram os Treinadores estrangeiros que lançaram precocemente o então jovem Gomes, e o jovem "veterano" Ruben, em jormadas inaugurais, e com golos de ambos em estreia!

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset