O jogo de ontem confirmou: no Dragão o F.C.Porto pode bater-se pela vitória mesmo frente às melhores equipas do Mundo. Uma segunda-parte notável, do melhor que vi no belo anfiteatro do F.C.Porto, a remeter-me para a época 2003/2004 e para o F.C.Porto - Manchester, sendo que este Chelsea é bem melhor que a equipa na altura treinada por Sir Alex Ferguson. Apenas nos minutos finais e numa reacção natural, a equipa de José Mourinho esteve por cima, podia ter empatado, mas seria uma grande injustiça para o conjunto de Lopetegui e também para os mais de 40 mil Dragões que tiveram um comportamento exemplar. Foi, pois, mais uma grande noite europeia, daquelas que trazem prestígio e colocam o F.C.Porto, mais uma vez, em destaque no mundo do futebol. Estamos felizes, orgulhosos, mas não eufóricos nem embandeiramos em arco. Porque não é o nosso estilo, porque o passado recente nos obriga a ser cuidadosos. Em condições normais esta vitória daria uma tranquilidade e uma confiança inabalável para o futuro, mas como Dragão escaldado de água fria tem medo, cautela e caldos de galinha...
Julen Lopetegui disse ontem no final do jogo: "O F.C.Porto tem sempre a mesma atitude e não se pode duvidar da atitude dos meus jogadores"; "Temos uma enorme vontade de ganhar cada jogo. Por vezes, as coisas não correm bem, comentem-se erros, mas a vontade dos rapazes é indiscutível".
O treinador do F.C.Porto saiu a terreiro na defesa dos seus jogadores, acho muito bem que o faça, só lhe fica bem. Mas e a título de exemplo, ontem, mesmo em vantagem e frente a uma equipa poderosa, nunca o F.C.Porto recuou para segurar a vantagem, nunca se entreteve a trocar a bola cá atrás, pelo contrário, procurou sempre marcar, chegou a encostar os ingleses às cordas e a defenderem-se de qualquer maneira, meteu muito gente na frente, criou chances mais que suficientes para não ter de passar pelo sofrimento daqueles minutos finais. Aqui, repito, mérito no Chelsea que como grande equipa que é, procurou com tudo o golo do empate nos minutos finais. Como explicar então Moreira de Cónegos e em particular aquela primeira-parte? Na segunda, não jogando bem, longe disso, a equipa teve mais vontade, mais determinação, mais oportunidades para marcar. É óbvio que depois de chegar à vantagem ao minuto 83, custou muito sofrer o golo do empate e perder 2 pontos, mas aí foi por desorganização, desequilíbrios e não falta de atitude.
Não sei se se lembram, mas em Março deste ano fiz um post com o título:Mentalidade Champions versus mentalidade campeonato, onde procurava explicações para o comportamento diferente da equipa do F.C.Porto nas duas provas. Esta temporada, quer queiramos quer não, mesmo que a mensagem de dirigentes e técnicos, seja que a grande prioridade é o campeonato, continua a haver um Porto para consumo interno e outro para consumo externo. E não vai ser fácil mudar essa motivação e essa maior apetência pela visibilidade que dá a prova rainha da UEFA e a competição entre clubes mais importante do Mundo. Também não nos podemos esquecer que sendo o F.C.Porto um clube de Champions e dos que conta com o maior número de participações; com um modelo desportivo que assenta nas receitas da Champions; muitas vezes só conseguimos cativar determinados jogadores graças a essa participação - várias vezes acima da média e com grandes resultados desportivos; é natural que no subconsciente dos profissionais do F.C.Porto seja a Champions a prioridade.
Mudar esta mentalidade, incutir nos jogadores - não em todos...- que temos de encarar todos os jogos com a mesma atitude e o mesmo espírito, é o grande desafio que se coloca a todos no F.C.Porto. Como disse no post de ontem, metade daquele Porto que derrotou o Chelsea, chega e sobra para a grande maioria dos jogos em Portugal.
Notas finais:
A FPF não esteve ontem no Dragão, nunca está, por exemplo, na fase de qualificação para o Euro 2016, mais os particulares, andaram sempre longe do Porto. Portanto nada de novo, não admira que prefiram outras tribunas. Fernando Gomes também não é uma surpresa, é mais um portuense e portista deslumbrado pela capital do império falido, que esquece as raízes, o clube a quem deve tudo. A desculpa que a FPF esteve representada no F.C.Porto - Chelsea, por um vice-presidente, Elísio Carneiro, é curiosa. Quem conhecia o senhor?
O BATE Borisov a tal equipa fraquinha, fraquinha, pior que o Astana, ontem ganhou à Roma. Como é possível? Na época passada jogavam de chancas e passado um ano já cometem uma proeza destas? E ainda por cima estamos em Setembro, não há frio nem neve em Borisov...

- Tu sabes que não foi nada disso, pois sabes, Zé?
Várias vezes Paulo Teixeira Pinto bicou Lopetegui por não apostar desde já em André Silva. O jovem ponta-de-lança do F.C.Porto foi vítima de uma entrada que o arrumou por várias semanas, pois PTP nem uma palavrinha sobre o assunto deixou nos seus artigos de sexta e sábado.
Confesso que ontem no F.C.Porto-Chelsea a contar para a Youth League, quando aos vinte e poucos minutos o F.C.Porto perdia por 0-3, temi o pior... mas a reacção da equipa de António Folha foi extraordinária, chegou ao empate e podia ter ganho no fim. Parabéns!
também há o facto de o campeonato serem 30 ou 34 jogos e na champions serem só seis e para haver mais as coisas têm de correr bem. os jogadores têm um sentido de urgência devido a isso, sabem que há pouca ou nenhuma margem para errar. no campeonato como os adversários são mais fracos há também um relaxamento, isso acontece a todas as grandes equipas.
ResponderEliminaracho que isto se resolve com uma pitada de jogadores da formação, jogadores com mística como já tivemos muitos no FC Porto que não deixam ninguém adormecer.
Moreirense - Porto. Brahimi lesionado ou com medo de se lesionar? Teria pedido para sair se estivesse a jogar na champions? É perante estas atitudes que se constrói o espirito de dar tudo em todos os jogos. Repercussoes? Não parece ter havido...
ResponderEliminarÉ incontornável o facto de o Futebol Clube do Porto ter vindo a revelar
ResponderEliminaralguma bipolaridade entre as atuações que tem vindo a fazer em alguns jogos fora do Dragão na I Liga com equipas menos apetrechas em valores individuais e nos confrontos em que defronta clubes de outro gabarito na Liga dos Campeões. Não deveria ser assim, mas é verdade.
É certo que as grandes exibições acontecem a maior parte das vezes entre equipa renomadas, de que antecipadamente se reconhece categoria acima da média e, porque, por mais paradoxal que pareça, torna-se mais fácil praticar bom futebol contra quem joga bem e é considerado mais forte do que nos confrontos com equipas tidas por "fracas". Claro que a motivação não é igual naquelas situações para as equipas constituídas com jogadores mais dotados, que veem a maior parto do tempo de jogo a ver a bola a voar por cima das suas cabeças, os jogos constantemente interrompidos por falsas lesões e jogadores que acertam mais nas canelas do que na bola.
No jogo de ontem à noite não dei conta do lance no qual um jogador do nosso Clube (Marcano?) e agarrado pela camisola e derrubado dentro da área na sequência do lance fantástico em que interveio Ruben Neves e a bola bateu no poste, aos 82'. Falta flagrante para penalti sem discussão e quiçá expulsão de Cahill (? se o árbitro Lahoz tivesse visto. Nem me atrevo a pensar que o ter deixado passar sem castigo a mão de Marcano com o jogo a terminar tivesse sido uma compensação do excelente árbitro espanhol do lapso atrás referido, que, em qualquer caso e ao contrário do que lhe é próprio, não logrou fazer uma arbitragem de acordo com a categoria e prestígio que lhe são reconhecidos.
Grande jogo, grande vitória, grande noite a de ontem no Dragão- Que seja o arranque para uma época memorável-
DRAGÃO, SEMPRE.
Pintas, no teu comentário, colocas em causa o jogador, o treinador e o médico e depois rematas, com... repercussões? Não parece ter havido.
ResponderEliminarSe um jogador profissional age da maneira que insinuas, não tem futuro, o grupo vai rejeitá-lo na hora, já para não falar no líder da equipa técnica que se permitisse esse comportamento perdia o respeito de toda a gente em pouquíssimo tempo. E depois de ver o tornozelo do Maicon, então nem se fala.
Dei um exemplo do que me pareceu um comportamento em que o jogador se posicionou acima da equipa. Podia ter dado o exemplo contrario e para esse tinha escolhido o Maicon claramente
ResponderEliminarO jogo de ontem (ou os jogos da Champions da época passada e desta), fez-me perguntar porque raio embirro com Lopetegui!
ResponderEliminarEstá á vista de todos que o FC PORTO de Lopetegui dá-se bem com quem quer apenas e só jogar futebol. No jogo pelo jogo este sistema táctico (mais a vontade dos jogadores) é quase brilhante (excepção á noite negra de Munique), porque não obriga a um desgaste psicológico de ter pela frente adversários que além de batatais com autocarro estacionado, tem jogadores que a partir dos 80 minutos caem como tordos com lesões que dá vontade de rir.
Ora é precisamente nesta diferença abismal, como salienta e bem o Remigio, que Lopetegui também tem que fazer a... diferença! Ou como salienta e bem o Vila Pouca ao dizer que "Mudar esta mentalidade, incutir nos jogadores - não em todos...- que temos de encarar todos os jogos com a mesma atitude e o mesmo espírito, é o grande desafio que se coloca a todos no F.C.Porto. Como disse no post de ontem, metade daquele Porto que derrotou o Chelsea, chega e sobra para a grande maioria dos jogos em Portugal.
Um treinador tem que incutir aos seus jogadores que é tão importante para o clube que lhes paga o salário, vencer o Gervide, como dar 3 ao Bayern!!!!
E um treinador tem que saber que se na Europa pode andar de Ferrari, na liga portuguesa tem que saber usar a 4L.... mas isto sou a falar, já que sou um embirrento por natureza!!!!
Não ha duvidas que a atitude terá que ser a mesma em todos os jogos, a imagem daquilo q aconteceu olha por exemplo na epoca 2003-2004
ResponderEliminarCaro DVP,
ResponderEliminarÉ essa bipolaridade que temos de combater. Se o fizermos estou convencido que podemos entrar num ciclo muito positivo. Penso sinceramente que a chave do nosso sucesso interno está na resolução desta questão. Não é fácil. O mister tem um papel crítico neste aspecto mas os jogadores, pelo menos alguns menos utilizados na champions tem a obrigação de concorrer pelas oportunidades.
Este ano o campeonato é muito, muito importante.
Raoc
Pintas, esses comentários são uma treta. Lançam a confusão e depois provar que é verdade? É quase impossível. Só o jogador sabe o que sentia. Vir com esses comentários rascas é só mesmo para lançar a confusão, desestabilizar. Pões em causa um jogador do FC Porto, acho que não há necessidade disso. Além do mais o nosso Presidente não anda a dormir, nem a restante direção, nem o departamento médico, nem o treinador. Se houvesse alguma coisa não iam facilitar.
ResponderEliminarTodos nos queremos entrega máxima em cada jogo.
ResponderEliminarMas muitos avaliam a prestação em função do resultado.
Se o Chelsea tem empatado no ultimo de nós, os que elogiaram os jogadores e treinadores ainda o fariam ? Acredito que muitos seriam críticos e não elogiosos...
Duas notas que queria registar. A primeira- No jornal da tarde de hoje a nossa vitória so apareceu às 13.38h! Amanha nao poderei ver a que horas passara a vitoria das galinhas em Madrid mas estou curioso!
ResponderEliminarA segunda - um amigo meu que adora galinhas disse.me assim de tarde "ganharam ontem....mas o chelsea nao joga nadinha meu deus. Esta epoca estao muito maus...." à noite disse.lhe "para o benfica estar a ganhar o at.madrid nao deve estar a jogar nada. Estao muito fracos " e ele reponde..."nao, nós é que nao os deixamos jogar"
Conclusao... é como a historia do ano passado do bate borisov...as nossas vitorias sao contra mortos as deles grandiosas exibicoes.
Ab
o benfica teve a sorte que teve o ano passado no dragão, fez 2 remates e marcou 2 golos, valeu-lhes o Gaitán. mas claro, amanhã nos jornais vão ser considerados deuses, os melhores da europa.
ResponderEliminarEstou com azia, hoje.
ResponderEliminarVamos FCP!
Eu lamento, mas estou em total desacordo!
ResponderEliminarNão acho que o problema seja motivação ou atitude, como todos enchem a boca para falar. Não tenho visto em nenhum jogo falta de atitude ou empenhamento.
O problema desta equipa chama-se INTENSIDADE e isso não tem a ver com atitude!
Num jogo como o de 3.ª feira, mais equilibrado, sem termos de "ir pra cima deles", a equipa é forte, tem qualidade e equilibra frente a qualquer adversário.
Quando as características do jogo são outras, exigem a tal INTENSIDADE ofensiva constante, aí é que esta equipa se perde, falta fluidez, objectividade e assertividade de processos.
O treinador é o mesmo, os jogadores são os mesmos, mas os problemas variam de jogo para jogo e é nesse tipo de jogo que estão as nossas dificuldades (e desenganem-se aqueles que pensam que a vitória frente ao Chelsea resolve o que quer que seja)
Boa noite Caros Portistas,
ResponderEliminarPara quem ainda não viu:
https://www.facebook.com/PortoCampeaoSempre1/videos/469968613174995/
Existiu um penalti contra nós. E este? Ninguém viu?
Parece que sim. Escandaloso. No estádio pareceu -me penalti a nosso favor, com estas imagens enviadas por um amigo fiquei sem duvidas. Que eu visse ninguém da descomunicacao social falou nele. Pois, não interessa.
Abraço.
José Marques
Norte, tens o direito de discordar, mas discordo quando dizes que o problema desta equipa é falta de intensidade. Se fosse esse o problema, como podia o FCP aguentar um jogo de ritmo alto, frente a uma grande equipa e habituada aos grandes andamentos da Premier League? Para mim, como se viu na primeira-parte de Moreira de Cónegos, e em outros jogos, a equipa marca um golo, abranda, fica à espera que aconteça, não continua a pressionar, para forçar o erro, não tem a mesma motivação que para fazer acontecer que tem na CL. Na CL somos capazes da transcendência, nas provas internas isso só acontece excepcionalmente. É natural que seja assim, jogar frente a um Chelsea ou Bayern é muito mais apelativo, mas se não encontrarmos um ponto de equilíbrio, corremos riscos de voltar a fazer bonito na prova rainha da UEFA e ver o campeonato fugir.
ResponderEliminarBom dia caro DVP. Permita-me que o cumprimente num dia em que estou feliz. Carlos Moura - Lagos
ResponderEliminarCaros Portistas,
ResponderEliminarO problema dos nossos jogadores é que pensam que em Portugal no nosso campeonato não têm de se empenhar da mesma maneira porque mais tarde ou mais cedo acabam por marcar e ganhar, só que já se viu que não é assim e continuam com a mesma displicência o que nos deixa a nós adeptos furiosos porque sabemos perfeitamente que só estando a ganhar por 1 há sempre a hipótese de o árbitro fazer uma das dele ou um lance fortuito dar um golo ao adversário. O que falta a esta equipa é aquilo que o Sir Robson dizia Killer instinct, ou seja marcar 3 e depois esperar que os adversários joguem que se abram que mamam mais, isto é simples mas ao que parece ainda não aprendemos.
O corno de Paredes hoje vai abrir o telejornal com a vitória dos carneiros encornados querem apostar??
Confesso que ao saber da vitória dos carneiros encornados fiquei supreendido, porque não esperava mas quantas vezes nós já ganhamos ao ATM em Espanha?? os carneiros encornados é que já não ganhavam em Espanha há 33 anos, pobres coitados, ao menos contribuiram para o ranking da uefa na champions, não é mau.
Claro que hoje lá vêem os pasquineiros todos falar da extraordinária vitória dos carneiros encornados, isto é que foi, a nossa não fizemos mais que a nossa obrigação com um Chelsea tão fraquinho é normal, enfim triste País o nosso.
No próximo Domingo depois de irem votar espero que todos os adeptos do Porto que poderem vão ao Dragão para mantermos a media acima dos 40.000 espectadores, já só faltam mais 4 mil acho que equipa merece.
SEMPRE F.C.PORTO
CONTRA TUDO E CONTRA TODOS
Ser campeão nacional para alem de ser a prova máxima ou seja rainha do futebol, dá logo acesso imediato à prova mãe europeia. São 26 jogadores todos eles treinam e são compensados monetariamente para dar o máximo em todas as provas, quando não se pode dar opera pode ir mesmo com música brejeira.
ResponderEliminarDomingo com o Belenenses espero ver a mesma atitude que houve na 3ª feira passada.
Costa do Castelo.
Bom dia,
ResponderEliminarSó para dizer que aqueles que desvalorizaram a vitória por 1-0 ao 5LB devem reflectir um pouco. De facto, na primeira parte contra os vermelhos a equipa não esteve muito bem, mas como se verificou ontem, eles não são tão fracos quanto querem fazer parecer. Apesar de ontem terem sido massacrados na primeira parte, na segunda conseguiram criar muitos problemas ao AM. O maior passo para o nosso insucesso é subestimar a capacidade dos outros!
Cumprimentos
Eu acho que o problema está identificado. .mau era se assim não fosse..quando ouço casilhas que chegou este ano a dizer que a atitude tem de ser a mesma contra o chelsea e moreirense tenho a esperança que as coisas vão mudar..e aí neste aspecto e que eu aponto o dedo ao lopetegui. .acho que não minha opinião ele (ainda) não consegue entrar ou fazer passar a mensagem da importância do campeonato..se o faz e os jogadores ou alguns jogadores não o cumprem..terá de ter consequências..porque é notória a atitude competitiva de um jogo para o outro..e não estou a dizer que é feito de propósito pelos jogadores..mas que o seu sub consciente não é o mesmo isso esta a vista de todos.
ResponderEliminarJP, também tinha essa curiosidade.
ResponderEliminarFelizmente pude confirmar e abriu o jornal da tarde da RTP.
Ao contrário do jornal da tarde de 4ª que só tivemos direito de antena a partir das 13.38.
Nada de novo nem que não se tivesse à espera.
O Marcano não marca na recarga do Danilo ao poste porque é travado, mas isso não interessa a ninguem.
Adorei obviamente o jogo contra o chelsea, grande ambiente, apenas a ressalva de que falhamos mesmo muito golos. No fim de tudo, podiamo-nos ter lixado. Não se podem / devem falhar tantos golos. O Begovic também não é nada peco...
Abraço e poupem o Lopetegui porque o homem percebe...
Bom, a Equipa e nós adeptos (nós por arrasto), somos decididamente bipolares, descemos do céu ao Inferno num abrir e fechar de olhos, mas naturalmente o comportamento da Equipa em grandes jogos, contrasta com partidas menos conseguidas em que somos favoritos internamente!
ResponderEliminarRelativamente a Lopetegui, em termos internos, teve o ano zero na temporada passada, e com essa experiencia capitalizou conhecimento, e pode e deve corregir o que nos desagrada (em termos exibicionais e de resultados), em contraste, Lopetegui já provou ser um Treinador de grandes palcos, um Treinador de Liga dos Campeões e quem não o reconhecer está de má fé!
Por exemplo, o FC Porto tem nestas ultimas 13/14 temporadas um figurino tactico assente num 4-3-3, curiosamente, Mourinho em 03/04 muitas vezes jogou em 4-4-2, mormente na Final de Gelsenkirchen (Costinha/Pedro Mendes/Maniche/Deco), Mourinho que em 02/03 jogava habitualmente em 4-3-3. Curiosamente, Lopetegui na temporada passada usou invariavelmente o 4-3-3, e nesta temporada, em 3 partidas de grau de dificuldade elevada, utilizou e com quase total assertividade e resultados o 4-4-2, modelo que tão bons resultados garantiu em 2004 a Mourinho. Desdenhar do desenho tactico do FC Porto em Kiev, com o Benfica e Chelsea, repito só o poderá fazer por má fé. Poucos o referiram, mas na 4ª Feira com o Chelsea, a entrada de Layun para a direita para fechar a porta ao desequilibrador Hazard, pouco ou nada foi relevada, mas foi essa uma leitura perfeita e lucida!
Mas não é tudo, nos jogos Champions, estranhamente ou não, observo no banco um Lopetegui mais sereno, mais calmo, mas também mais lucido, nas partidas internas, sobretudo fora do Dragão, vislumbro um Lopetegui, nervoso, agitado, e provavelmente transmite à Equipa essa mesma ansiedade. Serei o unico a observar essas diferenças posturais e comportamentais de Lopetegui?
Bom, teremos um mês de Outubro, previsivelmente ameno, a menos que a Equipa nos volte a pregar uma partida, teremos o Maccabi de Israel no Dragão, mas recordo o Wrexam ou mais recentemente o Artmedia, e esses adversários menos cotados, convidará à prudencia. Em Novembro iremos pela 1ª vez a Israel e recordo também que nenhuma equipa Portuguesa ganhou em Israel, e a Selecção já ali perdeu 0-3 (com o Portista Amaral na baliza), daí nunca fiando em favoritismos balofos!
Calendário do FC Porto em Outubro :
04 Belem casa (O Belem joga hoje com a Florentina no Restelo)!
16/17 Varzim fora T Portugal (Estadio tradicionalmente dificil para o FC Porto, pese embora o Varzim estar hoje na II Liga, em 1980, uma derrota na Povoa do FC Porto abortou o Tri Campeonato)!
20 Maccabi casa L Campeões!
25 Braga casa (Braga jogará com o Marselha 3 dias antes na L Europa)!
31 U Madeira fora!
Como poderemos comprovar, 5 partidas, e em todas o FC Porto parte como favorito à vitória (sabemos, o favoristismo nunca ganhou uma partida), todavia, esperamos todos um mês de Outubro, e um Outono apenas com vitórias!
1 abraço,
PT
....ou seja, embora os objectivos finais sejam identicos, os caminhos para o sucesso da equipa de futebol, para a Sad, podem não ser coincidentes com o dos adeptos. Podemos pensar assim?
ResponderEliminarPS
Norte, com todo o respeito, como podes ter intensidade se não tiveres atitude? Ou o contrário?
Ruben Pinto,
ResponderEliminarRuben Pinto, as imagens que provam a existência de penalti está no link mais acima - 1:26.
Abraço a todos os Portistas.
José Marques
Abriu o jornal da tarde Ruben?!! Grandes cães!! Esse director devia ser amarrado a uma árvore com uma colmeia por cima!
ResponderEliminarCaro Vila Pouca
ResponderEliminarNão sou muito dado a tácticas. Mas percebo quando há atitude ou não. E, este ano, penso que ainda não vi falta de atitude. A diferença está em que é completamente diferente jogar contra equipas de futebol ou contra " equipas pequenas" de futebol. Ainda ontem assisti a parte de um jogo entre uma equipa de futebol e uma "equipa pequena" ...e não é que a equipa pequena ganhou? E se um daqueles cantos contra nós tivesse entrado? Teríamos ganho aos lampiões? Com equipas que jogam...aí o FCP torna-se melhor.
Abraço
Para que não haja Mosquitos por cordas, é importante esclarecer certas notícias antes que a boataria se propague.
ResponderEliminar
ResponderEliminarVila Pouca,
Só gostava de dizer que reactivei o meu blog com um formato diferente de tudo o que existe na Bluegosfera.
http://fcpsempredragao.blogspot.pt/
Nesse contexto gostaria de te pedir permissão para usar algumas frases de vez em quando, de posts que caibam no arranjo gráfico para tal.
Por exemplo, em relação ao jogo do Chelsea, podia ser qualquer coisa do género:
Vila Pouca, Dargão até à Morte
"Na segunda-parte, rectificado o que era preciso, os azuis e brancos arrancaram para uma exibição de tal forma consistente, constante, empolgante, com uma qualidade de jogo acima da média e nunca vista esta época."
MVP tem a ver com a noticia do rascacord ? Não acredito em nada daquele pasquim
ResponderEliminarVIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO
João, usa e abusa.
ResponderEliminarAires, não podemos deixar propagar o boato, temos de atacar logo
João Gonçalves, o link que deixaste, dá permissão negada... vê lá isso.
ResponderEliminarVila Pouca,
ResponderEliminarPenso que era por estar como privado.
Já coloquei publico a ver se está resolvido esse pormenor.
Obrigado pelo aviso