Populares Mês

sexta-feira, 16 de outubro de 2015


No futebol não há vencedores antecipados... mesmo que o favoritismo de uma equipa seja notório. É o caso do jogo de amanhã entre o Varzim S.C. e o F.C.Porto a contar para a 3ª eliminatória da Taça de Portugal. Não podemos nem devemos olhar para a nossa filial nº1, um clube com história e tradição e porque os poveiros estão na segunda liga e não faz muito tempo foram goleados pela nossa equipa B, tudo vão ser facilidades, são favas contadas, já estamos na 4ª eliminatória. Nada disso! Temos de olhar para o Varzim com respeito, porque sabemos bem que nestes jogos as equipas mais fracas não têm nada a perder, dão tudo, transcendem-se, o futebol está cheio de grandes e desagradáveis surpresas. Nós portistas também temos a nossa conta de eliminações prematuras e dolorosas. Portanto, sendo este embate com o Varzim entre jogos das selecções, com tudo o que isso significa - há quem só tenha treinado hoje, depois de muitos dias fora e grandes e cansativas viagens - e um jogo importantíssimo para Champions, é natural que os menos utilizados sejam chamados à liça, tenham a sua oportunidade de mostrar serviço. Que a agarrem, mostrem atitude, qualidade, que estão aí e contam. Desde 2011 que o F.C.Porto não ganha a segunda prova mais importante do calendário futebolístico português. Está na hora de voltar a ganhar... ou pelo menos tentar com muita força.

O árbitro é Manuel Oliveira. Não sei quem são os auxiliares, ao contrário do que acontece nos jogos do campeonato, a FPF não torna público os seus nomes.

Convocados do F.C.Porto:
Guarda-redes, Helton e Casillas;
Defesas, Lichnovsy, Martins Indi, Cissokho e Layún,
Médios, Danilo, Herrera, Evandro, Imbula, André André e Bueno;
Avançados, Varela, Tello, Aboubakar, Dani Osvaldo, Brahimi e Corona

Equipa provável:
Helton, Layún, Lichnovsky, Martins Indi e Cissokho, Danilo, Evandro e Imbula, Varela, Dani Osvaldo e Tello

Antevisão de Lopetegui:
«Esperam-se as dificuldades normais de um jogo de taça, que é um jogo único e esse é o encanto da Taça. Isso obriga-te a ganhar o jogo. Queremos ganhar, pois queremos continuar na prova. O Varzim tem adeptos, história e tem também a ilusão de surpreender num jogo destes»

«Perguntam sempre pelos favoritismos e digo sempre que não paramos a pensar nisso. pensamos, isso sim, no jogo em si, no adversário e em como colocar em campo todas as nossas virtudes no momento certo»

«Qualquer jogador está pronto para ir a jogo e o objetivo não é dar minutos, é ganhar o jogo»

«Todos voltaram em boas condições. Claro que alguns com mais cansaço que outros, por jogarem mais ou por viagens mais longa. Mas estamos precavidos para isso. Trabalhamos nas paragens com os jogadores que estão cá e esperamos pelos outros para trabalharmos todos juntos. Se as paragens são boas ou más, não vou responder».

«Benfica e Sporting? Só tenho olhos para o FC Porto e para a competição que temos amanhã. Não quero opinar sobre outros assuntos»  

Histórico dos confrontos entre Varzim e F.C.Porto para a Taça de Portugal:
O FC Porto e o Varzim já se cruzaram em 5 Edições da Taça de Portugal, registam-se 6 confrontos entre ambos, sendo que na Edição de 1967/68 a duas mãos, com duas partidas. Os Dragões nesses 6 desafios para a Taça de Portugal com a sua filial nº 1 o Varzim,  venceram os 6 jogos: dois na Póvoa de Varzim, e quatro nas Antas,  com um esmagador acumulado de 22-01 em termos de goal-average. Todavia, se esse histórico é extraordinariamente favorável ao FC Porto na Taça de Portugal, mas contrasta com um quadro de algumas dificuldades em partidas disputadas na Póvoa a contar para o Campeonato Nacional. Por exemplo, na temporada 1979/80 à 28ª Jornada, um empate a zero na Póvoa do FC Porto de Pedroto, fez abortar um Tri Campeonato!

Nessas 5 Edições em que FC Porto e Varzim se defrontaram na prova Rainha, os Dragões alcançaram a Final da Taça de Portugal em três ocasiões, tendo vencido duas dessas Finais, o que é sem duvida um bom presságio para a presente Edição.

Vejamos agora esses 6 confrontos entre Dragões e Varzim a contar para a Taça de Portugal, com resultados, e marcadores respectivos:
1965/66 Varzim 0 FC Porto 1 - golo : Valdir.
1967/68 Varzim 0 FC Porto 4 (1ª mão) - golos: Djalma 3 e Manuel António.
1967/68 FC Porto 5 Varzim 1 (2ª mão) - golos : Manuel António 3, Valdir e Custódio Pinto.
1984/85 FC Porto 1 Varzim 0 - golo : Eurico.
1996/97 FC Porto 4 Varzim 0 - golos : Domingos 2, Sérgio Conceição e Slagalo (auto-golo).
2002/03 FC Porto 7 Varzim 0 - golos: Marco Ferreira 3, Jankauskas, Clayton, César Peixoto, e o G Redes Nuno Espirito Santo (GP).

E como na Edição 1967/68, FC Porto e Varzim se cruzaram na Taça de Portugal, e os Dragões venceram então o unico título da década de 60, vamos recordar o onze escalado por José Maria Pedroto, nessa Final,  FC Porto 2 V Setubal 1:
Américo; Bernardo da Velha, Valdemar, Rolando e Atraca; Pavão, Eduardo Gomes e Custódio Pinto, Jaime, Djalma e Nóbrega.  Valdemar e Nóbrega foram os marcadores dos dois tentos dos Dragões!

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset