Populares Mês

sábado, 12 de dezembro de 2015


O pacto para a Liga Europa é interessante, mas tenho a certeza que o grupo de trabalho sabe qual é a prioridade das prioridades e por isso tem consciência do que está em jogo na Choupana. As derrotas, mesmo as mais difíceis de digerir, ultrapassam-se com vitórias, os três pontos conquistam-se com atitude, raça, espírito guerreiro e de conquista. Também com qualidade de jogo, mas nesta altura de intranquilidade, falta de confiança e instabilidade, nem se seja na amarra. E não é necessário acrescentar mais nada.

Não sou especialista em comunicação, mas nem preciso ser, basta estar atento para perceber que enquanto o nosso principal rival tem os freteiros e recadeiros sempre disponíveis para passarem as mensagens que interessam ao clube do regime, ora branqueando ora extrapolando, no caso do F.C.Porto nada disto acontece. E como o silêncio é ensurdecedor, ninguém diz nada sobre nada, a instabilidade no Dragão atinge muitas vezes dimensões desproporcionais à realidade dos acontecimentos. Um exemplo paradigmático.
Faz agora um ano que abordei em post o assunto, mas como vem a propósito volto à carga. Na época 2013/2014, o Benfica ficou em terceiro lugar na fase de grupos da Champions com 10 pontos, foi para a Liga Europa. O F.C.Porto, na altura orientado por Paulo Fonseca, também foi para a mesma prova, mas com 5 pontos. No panfleto dos amigos dos nossos dirigentes, o panfleto da queimada, dirigido pelo amigo Serpa, era um drama, 10 pontos normalmente davam para passar, o Benfica devolvia o orgulho português, o F.C.Porto era uma tragédia europeia. Passado um ano, o F.C.Porto seguiu para os oitavos-de-final como vencedor do grupo e 14 pontos, o clube do regime com 5 ficava fora das competições europeias, nem para a Liga Europa ia. Exaltaram a prestação do F.C.Porto? Nem pensar. Fizemos apenas a nossa obrigação. Cascaram no Benfica? Nem pensar. O campeonato era a grande prioridade. Esta época, o F.C.Porto com os mesmos 10 pontos do Benfica, segue para a Liga Europa, o Benfica continua na Champions. Treinador do F.C.Porto trucidado, num coro onde os exemplos de má-fé e desonestidade intelectual são mais que muitos. Gente do futebol, treinadores, jornalistas e comentadores, a analisarem de uma forma que me leva a concluir que cada vez percebo menos destas coisas. Vejo todos os jogos do F.C.Porto, vejo que mesmo quando joga em 4x3x3, os centrais alargam o espaço entre si, os laterais projectam-se, o trinco desce e ocupa o espaço entre os centrais, ficando a equipa numa táctica muito parecida com aquela que jogou na quarta-feira, a única diferença foi a falta do chamado ponta-de-lança. Até ao golo do Chelsea as coisas estavam bem, o lance mais perigoso tinha sido do F.C.Porto, Brahimi a rematar para uma boa defesa de Courtois. Portanto, quem de boa-fé, até ao golo, pode afirmar que a táctica não estava a resultar? Ninguém! Depois do golo, sim, Lopetegui esteve mal, precisava no mínimo de dois golos, devia ter mexido, arriscado, não o fez, nem ao intervalo, merece críticas. Isto não é defender o treinador, é a verdade dos factos.
Obviamente, para quem só quer bater no treinador basco do F.C.Porto - alguns até pela cor da camisa pegam -, isto deve ser um delírio. Não estou contente - como pode um portista como eu estar contente, quando, tal como acontecia na longa travessia do deserto, são as modalidades que ultimamente nos animam a alma? -, mas enquanto Lopetegui estiver à frente da equipa terá sempre o meu apoio, nunca concordarei com aqueles que o insultam, seja no aeroporto seja nas redes sociais ou em outro lugar qualquer. Faço-o, não porque é Lopetegui - não o conheço de lado nenhum -, mas porque é o treinador do F.C.Porto e tudo o que está a acontecer só serve para desestabilizar e criar instabilidade. Faço-o porque quando se apoia um treinador após forte contestação, tem de ser incondicionalmente. Mas e repito: quando quem tinha obrigação de falar se cala; quando ninguém diz nada sobre nada; ninguém quer saber dos sócios, adeptos e simpatizantes para nada; fico cada vez com menos paciência para defender estas teorias. Como diz um amigo meu: parecemos tolinhos a remar contra a maré, agarrados a um clube que já não existe, tal como nós o conhecemos. 

O árbitro é Jorge Sousa, auxiliado por Bertino Miranda e Álvaro Mesquita.

Convocados do F.C.Porto:
Guarda-redes, Helton, Gudiño e Casillas;
Defesas, Maxi, Martins Indi, Maicon, Marcano e Layún;
Médios, Danilo, Herrera, Evandro, Imbula, Rúben Neves;
Avançados, Tello, Brahimi, Aboubakar, Bueno, Varela e Corona.

Equipa provável:
Casillas, Maxi, Maicon, Marcano e Layún, Rúben Neves, Herrera e Imbula, Corona, Aboubakar e Brahimi.

Antevisão de Lopetegui:
«Que jogo espero na Madeira? O Nacional está forte em casa. É uma boa equipa. Bem orientada pelo Manuel Machado que aproveita as circunstâncias. Temos de superar as dificuldades que uma boa equipa nos vai colocar.»
«Como está a equipa depois da saída da Champions? Temos uma grandíssima motivação para lutar pelos títulos. O primeiro e mais importante objetivo é a Liga.»
«Contestação dos adeptos? Só falo do Nacional. Não me interesso de mais. Sou treinador, quero a minha equipa focada em tentar fazer uma grande partida e dar resposta, tal como sequência, para tentar chegar a maio e festejar com todos, mesmo os que não estão agradados agora.»
«Sporting? Cada coisa a seu tempo. Estou focado no Nacional.» 
«Estamos convencidos que vamos ganhar a competição mais importante, em maio. Temos que chegar bem fisicamente aos jogos.»
«Se tenho condições para continuar no cargo? Não falo de rumores. Só estou aqui para falar da partida contra o Nacional. Quando se começa a falar de algo, podem inventar. Com todo o respeito do mundo, não vou responder.»
«Temos uma sequência de jogos sem perder na Liga. Estamos a tentar dar resposta ao único foco que temos. Atenção que não estamos tão mal. Não estamos tão mal. Atenção.» 

«Temos uma sequência dura de jogos, já se sabia. Mas temos que lidar com estes problemas. Temos que tratar de procurar o melhor para a equipa. Quero fazer as coisas com lógica. Tudo que fazemos é com lógica e com um trabalho de corpo e alma. Depois há uma sequência de jogos. O adiamento do jogo com o União da Madeira mudou algumas coisas mas temos de gerir o plantel.»

«Estamos focados no Nacional. É o que é importante para mim e para a minha equipa. O resto não me interessa nada.»

«Se conversei com Aboubakar não te vou dizer. Falo com todos. Não estamos preocupados. Jogou várias partidas.»

Histórico dos confrontos entre Nacional e F.C.Porto:
O Nacional vs FC Porto de amanhã, será o 17º confronto para o campeonato. Na década de 90 (estreia do Nacional no futebol de primeira), com 3 desafios disputados ainda nos Barreiros e com 3 vitórias dos Dragões, neste Século e já na Choupana, com 13 desafios disputados entre nacionalistas e Dragões. No seu balanço total e em partidas a contar para o campeonato disputados na Madeira, o FC Porto venceu 11 jogos, empatou 3 jogos e foi derrotado em 2 partidas com o Nacional, os Dragões nesses 16 jogos, marcaram 31 golos, e sofreram 13 tentos.
Vejamos agora os 13 últimos resultados do FC Porto na Choupana e neste Século, a contar para o campeonato, tendo como adversário o Nacional e com  marcadores respectivos :
2002/03 Nacional 1 - FC Porto 2, golos: Derley e Ricardo Carvalho.
2003/04 Nacional 0 - FC Porto 0.
2004/05 Nacional 2 - FC Porto 2, golos: Diego e McCarthy.
2005/06 Nacional 0 - FC Porto 1, golo: Hugo Almeida.
2006/07 Nacional 1 - FC Porto 2, golos: Lucho e Bruno Moraes.
2007/08 Nacional 1 - FC Porto 0.
2008/09 Nacional 2 - FC Porto 4, golos: Hulk 2, Lucho e C Rodriguez.
2009/10 Nacional 0 - FC Porto 4, golos: Falcao 2 e Varela 2.
2010/11 Nacional 0 - FC Porto 2, golos: Varela, e João Aurelio (AG).
2011/12 Nacional 0 - FC Porto 2, golos: Janko e Alex Sandro.
2012/13 Nacional 1 - FC Porto 3, golos: James, Lucho e Mangala.
2013/14 Nacional 2 - FC Porto 1, golo: Jackson.
2014/15 Nacional 1 - FC Porto 1, golo: C Tello..
Maicon capitão do FC Porto chegou a Portugal e o Nacional foi o seu 1º Clube na Europa, isto em 2008, após uma temporada na Choupana transitou para o FC Porto!
Lucho marcou em 3 vitórias do FC Porto na Choupana. Varela já marcou também por 3 vezes na Choupana e em 2 vitórias do FC Porto!

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset